Janaína chora volta da esquerda por cima

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Alves / Agencia O Globo

Por que Bolsonaro não apoiou sua candidatura?

Não sei por que Bolsonaro optou pelo astronauta (Marcos Pontes). Com todo respeito, não vejo nele a defesa das pautas que o presidente diz defender e a capacidade de fazer uma resistência com consistência ao STF. Mas sei que Bolsonaro não me apoia porque eu tenho independência. O que eu considero justo, eu apoio. Do contrário, não.

Como a direita chega nas eleições deste ano?

Houve muitos erros. Desde o início, sinto muita falta de humildade. Falta de interesse em conquistar outros grupos, querer reaproximar pessoas que se afastaram ou foram afastadas. Foram os erros da direita que estão trazendo a esquerda de volta.

Acha provável a vitória de Lula?

Existe uma resistência do lado do bolsonarismo em reconhecer essa possibilidade. E, quando eles resistem, eles não buscam conquistar mais eleitores. Estou muito preocupada, acho que tem grandes chances de a esquerda voltar.

Qual é sua avaliação do governo Bolsonaro?

Acho que ele errou no início da pandemia, com aquele discurso minimalista. Mas acertou quando conseguiu fazer o Auxílio Emergencial, trazer vacinas e defender a não obrigatoriedade de imunização. Na economia, enxugou a máquina. Acho que fez um bom governo. Mas peca nos excessos, em dar muito espaço para o grupo mais radical e não conseguir fazer movimentos de conciliação.

A disputa pelo Senado de SP seria um exemplo?

O Lula conseguiu juntar praticamente todos os partidos de esquerda em torno de um nome. O Bolsonaro não só não conseguiu, como parece que faz questão de prejudicar. Ele tem essa dinâmica de governar no conflito.

Como seria sua atuação no Senado?

Fazer resistência a projetos de legalização do aborto, de legalização de drogas, são pautas com as quais tenho compromisso. A legislação sobre aborto no país é ponderada. E pretendo nacionalizar projetos meus de acelerar processo de adoção, de colocar pediatra para crianças no sistema público de saúde, fazer um sistema de abrigamento de crianças que moram nas ruas.

Bolsonaro e a direita são críticos ao STF. A senhora vê excessos?

Sim. O Supremo tem errado muito, como na anulação de tantos casos da Lava-Jato e nas buscas e apreensões contra pessoas que não têm foro privilegiado. Tecnicamente, vejo fundamento nas críticas do presidente, acho que o erro é a forma de fazê-las.

O Globo