Mulheres estão mais indecisas sobre voto

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

O eleitorado feminino aparece mais indeciso que o masculino na última pesquisa Datafolha, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, com dados divulgados na sexta-feira (9). Segundo o instituto, 26% das mulheres declararam que ainda podem mudar de voto, contra 18% dos homens. A margem de erro da pesquisa nesses segmentos é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

As eleitoras também aparecem com menos certeza na pergunta espontânea, em que o eleitor não é apresentado os nomes dos candidatos. As que dizem não saber em quem votar são 22%, número que cai para 11% entre os homens. A margem de erro na espontânea é de dois pontos percentuais.

Na pergunta espontânea, a diferença no nível de decisão entre homens e mulheres é registrada desde antes do início da campanha. Em 16 de dezembro, por exemplo, levantamento do instituto apontava que 44% das eleitoras diziam que não sabiam em quem votar, contra 28% dos homens.

O número vem caindo desde então em ambos os gêneros, mas as mulheres aparecem mais indecisas que os homens em todos os levantamentos.

A pesquisa estimulada divulgada na sexta apontou que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% dos votos no primeiro turno, contra 34% de Jair Bolsonaro (PL). Na espontânea, o petista aparece com 39% contra 31% do atual presidente.

A pesquisa ouviu 2.676 pessoas, entre 8 e 9 de setembro, em 191 municípios. A margem de erro da pesquisa estimulada e espontânea é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O código da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-07422/2022.

G1