Rosa Weber inicia gestão com recados a Bolsonaro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Em sua segunda sessão do plenário como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), a ministra Rosa Weber afirmou nesta quinta-feira (15) que a democracia é um “valor inegociável” e que devemos defendê-la e aperfeiçoá-la continuadamente.

A fala de Rosa, que abriu a sessão do Supremo, foi em homenagem ao dia internacional da democracia e acontece três dias após a sua posse -naquela ocasião, ela deu uma série de recados velados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem feito ataques à corte.

“Reafirmo neste 15 de setembro de 2022 a nossa fé no regime democrático consagrado em nossa Constituição, de que o STF tem a guarda por expresso comando constitucional. Refletir sobre a democracia não constitui mero exercício teórico, mas necessidade inadiável que a todos se impõe”, afirmou Rosa.

“Não se resume ela, a democracia, reitero à exaustão, a escolhas periódicas, por voto direto, secreto e livre, de governantes. Democracia é muito mais, englobando diálogo, tolerância e respeito às minorias, em especial as mais vulneráveis, cuja defesa está consolidada na jurisdição constitucional das liberdades, uma das funções mais relevantes e irrenunciáveis desta Corte Suprema”, acrescentou.

Além de Rosa, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), também se manifestou sobre a data. Ele disse que democracia também significa respeito às instituições, aos direitos fundamentais, à igualdade e à separação de poderes.

Nas redes sociais, o ministro Luis Roberto Barroso afirmou que “a democracia foi a ideologia vitoriosa do século 20, tendo derrotado todas as alternativas que se apresentaram: comunismo, fascismo, nazismo, regimes militares e fundamentalismos religiosos”.

Folha