PEC da transição só será votada dia 16

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz

Após uma intensa rodada de conversas com Lula, líderes e presidentes da Câmara e do Senado ontem, Wellington Dias bateu o martelo de que a PEC da Transição deve ser apresentada somente após o feriado da proclamação da República, na terça-feira. Dias pretende arrematar o texto para entregá-lo já na quarta-feira, pós feriado. Explica Dias:

— Todo esforço é para o máximo de entendimento com a Câmara e Senado e encontramos um ambiente de muito compromisso com este objetivo em favor do nosso povo, evitando assim alterações em uma Casa, o que é legítimo na regra democrática, mas poderia causar atraso na votação, e temos um tempo bem curto até o final do ano Legislativo.

O coordenador do orçamento na equipe de transição considera que duas metas foram abraçadas por líderes: “colocar o povo mais pobre no orçamento e garantir capacidade de investimentos para ajudar no crescimento econômico, criando um ambiente de confiança para mais investimentos privados”.

De qualquer forma, o fato é que ao contrário do que se imaginava o objetivo de fechar o texto hoje não foi alcançado. Há ainda muitas reações contrárias às propostas e elas precisam ser aparadas. Mais: ainda não se tem, pelo lado do governo eleito, a segurança, que a PEC tenha votos suficientes para ser aprovada.

O Globo