Relação Lula -STF será o oposto da de Bolsonaro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: O Globo

O início do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promete ser marcado por uma mudança nas relações com o Judiciário, especialmente com o Supremo Tribunal Federal (STF). Em seus primeiros movimentos, Lula e aliados sinalizaram que querem deixar no passado a tensão que marcou o mandato de Jair Bolsonaro (PL), e atuar de maneira mais harmônica.

Nos bastidores, há articulações sobre pautas importantes para o novo governo, como ações que tramitam no STF e podem causar um impacto bilionário sobre as contas públicas, além dos planos para mudar as regras de acesso às armas. Lula também discute os nomes que entrarão na Corte já em 2023, após as aposentadorias de Rosa Weber e Ricardo Lewandowski.

Internamente, o STF já anunciou mudanças, como a nova regra que estabeleceu um prazo máximo de 90 dias para pedidos de vista. Segundo levantamento recente do GLOBO, há quase quatrocentos processos nesta situação. No Ao Ponto desta quarta-feira, a repórter da sucursal do GLOBO em Brasília Mariana Muniz explica a nova dinâmica e o que se pode esperar nessa nova relação entre os poderes.

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Filipe Barini, sempre abordando acontecimentos relevantes da atualidade. O episódio também pode ser ouvido na página de Podcasts do GLOBO. Você pode seguir a gente em plataformas como Spotify, iTunes, Deezer e também na Globoplay.

O Globo