STF cola em Valdermar por causa de minuta

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Imagem: EVARISTO SA / AFP

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) pediu que a PGR (Procuradoria-Geral da República) avalie a abertura de um inquérito contra o presidente nacional do PL.

O pedido foi protocolado no Supremo pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) A decisão de Rosa é “praxe” ou seja, segue o rito do Supremo para abrir ou incluir alguém em um inquérito Valdemar afirmou em entrevista que havia propostas golpistas “na casa de todo mundo” após Jair Bolsonaro (PL) ter perdido as eleições para Lula (PT).

O presidente do PL disse ter destruído os documentos.

Uma das minutas foi encontrada na casa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres, no âmbito das investigações sobre os atos golpistas em Brasília no dia 8 de janeiro.

Fabiano Contarato, líder da bancada do PT no Senado, justificou que a destruição dos documentos seria “para benefício próprio ou de outrem”, e acusou Valdemar de incorrer “em crime previsto no Código Penal”: supressão de documento.

Ao UOL, o senador afirmou que uma investigação serviria para provar se Valdemar participou ou não de uma iniciativa golpista.

Como diz certo adágio, ‘falar, até papagaio fala’. Já numa apuração criminal, do ponto de vista técnico, havendo evidência constitutiva de gravíssima imputação, o investigado tem o ônus legal específico de comprovar suas contra-alegações, para desconstituir, modificar ou impedir a prova acusatória” Fabiano Contarato.

UOL