Inflação em queda deixa BC mal na foto

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima

O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou expansão de 2,9% em 2022 na comparação com o ano anterior, informou a instituição nesta quinta-feira (16).

Como são períodos iguais, o resultado foi calculado sem ajuste sazonal — que é um tipo de “compensação” para comparar épocas diferentes do ano.

Apesar do crescimento em 2022, o ritmo de alta mostrou desaceleração em relação ao ano anterior, quando houve uma expansão maior: de 4,68%.

O resultado oficial do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, será divulgado somente em 2 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O mercado, segundo pesquisa realizada pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras na semana passada, estima uma alta de 3% para a economia brasileira em 2022.

A queda no ritmo de crescimento da economia brasileira aconteceu em um cenário de alta da taxa básica de juros para conter pressões inflacionárias.

No ano passado, em meio à campanha eleitoral para a Presidência da República, a Selic, fixada pelo Banco Central, subiu de 9,25% para 13,75% ao ano — o maior nível em seis anos.

Preocupado com o impacto do juro alto no crescimento, nos investimentos e no emprego, o patamar da taxa de juros está sendo questionado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele tem cobrado o presidente do BC, Roberto Campos Neto, a reduzir a Selic. Também tem indicado que pode manobrar para mudar as metas de inflação dos próximos anos, o que possibilitaria, em tese, uma redução mais rápida dos juros nos próximos meses.

Campos Neto, que tem mandato até 2024 em um BC autônomo, entretanto, tem alertado que um aumento da meta de inflação, neste momento, pode ter o efeito contrário ao desejado, ou seja, impulsionaria ainda mais a alta dos preços.

Cabe ao Conselho Monetário Nacional (CMN), formado por Campos Neto, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, definir as metas de inflação.

Haddad informou recentemente que o CMN, em reunião a ser realizada nesta quinta (16), não deve avaliar uma possível revisão das metas de inflação.

Além dos juros elevados, o alto nível de endividamento da população, e uma inflação ainda acima das metas fixadas pelo governo, também têm freado nível mais alto do nível de atividade econômica.

G1