Bolsonaro pode ser obrigado a listar todos os presentes que recebeu

Todos os posts, Últimas notícias

Bolsonaro ficou com joias avaliadas em R$ 500 mil após fim de mandato- Foto: Arte O Globo

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para que determine que Jair Bolsonaro apresente uma lista completa com todos os presentes que recebeu quando ocupou o cargo de presidente.

O senador aponta que, só no mês passado, foram revelados quatro casos de presentes envolvendo peças de diamantes recebidas por Jair Bolsonaro do regime da Arábia Saudita que acabaram no seu acervo privado, desobedecendo a norma do TCU.

Em 2016, a corte de contas estabeleceu que os presentes recebidos por presidentes devem ser incorporados aos acervos pessoais só quando forem personalíssimos e apresentarem valores simbólicos. Kajuru destaca que, em março, surgiram quatro casos de joias com valores vultosos revelados pelo jornal “O Estado de S. Paulo” destinadas a Bolsonaro pelo regime da Arábia Saudita.

“Destaca-se que o ex-presidente omitiu os segundo e terceiro conjuntos de joias, portanto era inevitável que novos presentes surgissem. A imprensa noticiou que dezenas de caixas contendo pertences do ex-presidente foram despachadas para uma propriedade do ex-piloto Nelson Piquet. Isso demonstra a necessidade de apuração”, escreveu.

O senador solicita ao TCU que exija do ex-presidente apresentar “um inventário completo de todos os presentes que recebeu ao longo do mandato, especialmente quanto às descrições e avaliações”. Kajuru aponta que há indícios de que a moralidade e impessoalidade não foram premissa essencial de sua gestão, sobretudo nas relações diplomáticas”.

O Globo