Governo cria grupo de trabalho sobre preço do gás

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Ao participar do seminário “Gás brasileiro para a reindustrialização do Brasil”, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta segunda-feira (17/4), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, anunciou a criação de um grupo de trabalho do governo para discutir a redução no preço do gás natural no país.

Segundo Alckmin, o grupo contará com representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), de Minas e Energia (MME) e da Fazenda, além da Petrobras. O grupo foi sugerido pelo presiente da Fiesp, Josué Gomes da Silva.

“O grupo de trabalho foi sugerido pelo Josué e vai incluir não só a Petrobras, mas outros setores da iniciativa privada que usam gás natural. Vai trazer bons frutos para a redução do preço do gás”, afirmou Alckmin.

O governo estuda utilizar a estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) – que gere os contratos de partilha na exploração de reservas em águas ultraprofundas e comercializa a parte do petróleo dessas áreas que cabe à União – para subsidiar a construção de novos gasodutos no país.

“Vamos nos juntar em um grupo de trabalho para discutir a redução do preço do gás. Todos os mecanismos são importantes e, eventualmente, isso pode passar pela PPSA”, confirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que também participou do evento na Fiesp.

Mais cedo, como noticiado pelo Metrópoles, a Petrobras anunciou a redução no preço do gás natural vendido às distribuidoras. A partir do dia 1º de maio, haverá uma redução média de 8,1%. O ajuste faz parte da atualização trimestral nos contratos com as distribuidoras.

Metrópoles