Bolsonaro diz que ser presidente facilitaria dar golpe

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu que a tendência é se tornar inelegível no julgamento que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta quinta-feira. O colegiado volta a analisar uma ação movida pelo PDT por questionamentos feitos pelo ex-mandatário ao processo eleitoral, sem apresentar provas, em uma reunião com embaixadores realizada em julho de 2022.

Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, Bolsonaro diz nunca ter atacado o sistema de votação do país. Segundo ele, adversários querem puni-lo “pelo conjunto da obra”.

— A tendência, o que todo o mundo diz, é que eu vou me tornar inelegível. Eu não vou me desesperar. O que que eu posso fazer? Eu sou imbrochável até que se prove o contrário. Vou continuar fazendo a minha parte — disse.

Na entrevista, Bolsonaro considerou “absurdo” a inclusão, na ação do TSE, dos acontecimentos de 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, e negou ter incentivado um golpe de Estado para continuar no poder.

— Se fala em golpe no Brasil desde 1964. Não é de agora. Sempre alguém fala que tem que ter medida de força, tem que ter não sei o que lá. Mas, quando acabaram as eleições, eu mergulhei. Se alguém acreditou [que seria dado um golpe]… Porque qualquer medida de força, você tem que pensar no “after day” [no dia seguinte ao golpe]. A coisa mais fácil é tomar alguma coisa [o poder] estando no governo. Mas e o “after day”? — disse o ex-presidente.

Na entrevista, Bolsonaro chamou de “imbecil” o trio acusado de planejar um atentado com explosivo perto do aeroporto de Brasília e disse nunca ter apoiado a depredação do patrimônio público na capital federal. A despeito das conclusões da Procuradoria-Geral da República, que denunciou 1.390 bolsonaristas pelo 8 de janeiro, ex-presidente atribuiu os atos de vandalismo a apoiadores do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

— Tem certos absurdos. Botaram na ação do TSE até o 8 de janeiro, que ainda está em investigação, inclusive em uma CPI. Agora na Rússia teve um levante, do grupo Wagner. Foram dezenas de milhares de homens armados para um lado e para o outro, com tanques nas ruas. No Brasil o golpe foi de senhorinhas com uma Bíblia debaixo do braço. De senhorzinhos com a bandeira do Brasil nas costas — destacou Bolsonaro.

Questionado sobre a reportagem do Financial Times sobre uma atuação do governo americano, nos bastidores, em defesa da democracia do Brasil, Bolsonaro disse que nunca recebeu recado e que falava em voto impresso desde 2010. O ex-presidente negou que a reunião com os embaixadores, pela qual agora é alvo da ação no TSE, tivesse como objetivo apontar a possibilidade de fraude na eleição.

— Quando me reuni com os embaixadores, falei que deveríamos manter um sistema [eleitoral] transparente. Porque a pior coisa que pode acontecer é acabar uma eleição e existir uma suspeita. Ninguém falava em fraude — pountou o ex-presidente, que voltou a lançar dúvidas sobre a atuação de ministros da Corte eleitoral durante o pleito. — Agora, qual foi o comportamento do Tribunal Superior Eleitoral durante as eleições?

Na entrevista, Bolsonaro disse que o ministro Alexandre de Moraes “teria já enquadrado todo mundo para não pedir vista” da ação do TSE.

Ao ser perguntado se ainda achava que teria ganhado as eleições do ano passado, Bolsonaro disse que o caso é “página virada”. Ao jornal, o ex-presidente disse que “não vai se desesperar” com o resultado do julgamento no TSE e que será possível reverter um eventual condenação.

— Olha, eu conheço a composição das cortes superiores. Que é possível, é. Agora, quando a gente fica sabendo que uma autoridade importante —usando um pleonasmo abusivo aí—bate no peito e fala: “Salvamos a democracia ano passado”… se salvou foi com interferência.

Bolsonaro disse à “Folha de S. Paulo” que pode deixar o país após o julgamento do TSE.

— Eu tenho um convite para trabalhar nos Estados Unidos. Lá vivem, eu calculo, 1.4 milhões de brasileiros. Não sei o número exato. Fui convidado para ser garoto propaganda lá. De venda de imóveis — contou Bolsonaro, que relatou ter movimentado estabelecimentos comerciais de Orlando, na Flórida, quando lá esteve, em janeiro. — Fui numa hamburgueria e encheu de gente. Eu enchi a pança e não paguei nada. [risos]. O meu cachê foi comer de graça.

No entanto, ele disse que pretende continuar na vida pública, diante do que viu, em março, durante o Conservative Political Action Conference (CPAC), evento que reúne lideranças da direta global.

— Eram mais de mil pessoas, o Trump estava. Quem ficou na frente inclusive pagou US$ 5.000. Eu não paguei porra nenhuma [risos]. Falei de improviso. Daí um macho lá gritou: “Eu te amo”. Na terceira vez que ele gritou, eu falei: “Eu sou o ex mais amado do Brasil, sabe” [risos].

Durante a entrevista, Bolsonaro diz que a mulher, Michelle Bolsonaro, tem feito “um trabalho fantástico” e “aprendeu” a discursar em eventos políticos.

— Eu não conhecia esse lado dela. Na convenção do PL no ano passado [Michelle discursou], todo mundo se assustou. Ela não foi treinada, nada — afirmou o ex-presidente, que comentou a possibilidade de Michelle ser candidata. — Se ela quiser, ela pode sair candidata. Mas o que eu converso com a Michelle é que ela não tem experiência. Para ser prefeito de cidade pequena já não é fácil. Lidar com 594 parlamentares [entre deputados e senadores] não é fácil também. Eu acredito que ela não tem experiência para isso. Mas é excelente cabo eleitoral.

Bolsonaro também comentou o processo sobre as despesas de Michelle, que eram pagas pelo coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência. Ele disse que a mulher sacava dinheiro da conta pessoal dele e rebateu por que não fazia os pagamentos diretamente.

— É manicure, é não sei o quê, umas frescuradas todas. Então era para não entrar meu nome lá e não ficar toda hora usando o meu cartão. Daqui a pouco eu tô pagando algo para um cara que tem problema. Se eu boto Pix para um cara que cuida de cachorro, por exemplo, mas está também na boca de fumo? — disse.

Questionado sobre a possibilidade de candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Bolsonaro disse que o ex-ministro é “excelente gestor”, mas evitou firmar apoio a ele.

— Pode ser. Teria que conversar com ele — destacou. — Por enquanto… Eu tenho a bala de prata, mas não vou te dizer, para você não ficar perturbando, no bom sentido. Eu tenho a bala de prata, mas não vou revelar.

O Globo