Governo quer que ministra do Turismo se demita

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentam convencer a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a pedir demissão como uma saída honrosa diante da pressão do União Brasil pela sua saída. A bancada do partido na Câmara quer que o substituto seja o deputado Celso Sabino (PA).

Lula tem se empenhado para que a saída da aliada ocorra da forma menos traumática possível. Ao mesmo tempo, o marido de Daniela, Waguinho, prefeito de Belford Roxo (RJ), tenta obter contrapartidas do governo com nomeações de cargos no Rio e liberações de recursos.

Uma ala do governo quer que a saída da ministra seja sacramentada antes da viagem de Lula para a Europa na próxima segunda-feira à noite. Mas o presidente, segundo auxiliares, não demonstra pressa para solucionar a questão.

No sábado, Lula visitará o Pará, com agendas em Belém e Abaetetuba. Há expectativas que Sabino participe dos eventos com o presidente. O deputado foi orientado, porém, a ter uma participação discreta para não dar a impressão de que já está nomeado para o ministério antes da saída de Daniela.

O grupo político de Daniela entrou em litígio com o União. Após divergências com o presidente nacional do União, Luciano Bivar (PE), Waguinho trocou o partido pelo Republicanos. A ministra pediu ao Tribunal Superior Eleitoral para também deixar o partido.

O Globo