CIA espionou Lula, Dilma e ex-presidente do Equador

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

A CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, teria espionado, por intermédio de uma empresa espanhola, conversas mantidas pelo ex-presidente do Equador Rafael Correa com Lula e Dilma Rousseff, além de outros líderes latino-americanos. As informações são do jornal El País.

O que aconteceu:
A UC Global, SL, empresa responsável pela segurança da embaixada do Equador em Londres, teria espionado Correa. Posteriormente, teria vendido informações confidenciais ao sucessor do líder equatoriano, Lenín Moreno, e para agências de espionagem internacionais, a exemplo de CIA.

Investigações da Corte Nacional do Equador encontraram no computador do dono da empresa, o ex-militar espanhol David Morales, um disco rígido com o nome CIA e uma pasta com detalhes confidenciais das conversas entre Correa e ex-presidentes da América Latina.

Além das conversas de Correa com Lula e Dilma, também foram gravados os encontros com a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e com o ex-presidente do Uruguai, José Mujica. As gravações teriam ocorrido entre os dias 18 e 24 de março de 2018. Os conteúdos das reuniões não foram divulgados.

A empresa também teria gravado encontros de Correa em sua residência em Bruxelas, na Bélgica, para onde o equatoriano mudou após o fim de seu mandato, em 2017. Os filhos de Rafael também teriam sido espionados por meio de vírus-espiões em seus aparelhos eletrônicos.

As espionagens da empresa ainda envolviam as reuniões com Julian Assenge, fundador do WikiLeaks, que à época estava refugiado em Londres. As descobertas sobre a pasta e o monitoramento das reuniões do ex-líder do Equador com personalidades latinas foram realizadas por peritos designados pela defesa do próprio Assange à Justiça.

Empresa

Morales e sua empresa deixaram de realizar a segurança de Correa em 2019, após um funcionário da companhia revelar que o empresário havia solicitado relatórios com informações das reuniões e atividades pessoais e políticas do ex-presidente do Equador.

UOL