Haddad revisita tragédia golpista dos anos 2010

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse em entrevista ao podcast O Assunto, com Natuza Nery, que o Brasil viveu uma década trágica na economia e que será tema de estudos ao longo dos anos. Segundo ele, para reverter o que o país perdeu nos últimos anos, é preciso estabilizar a economia para que ocorra o crescimento.

“Nós não podemos voltar a continuar crescendo 1% em média, que foi o que aconteceu na última década. Foi uma década trágica na história brasileira. De 2013 a 2022, foram 10 anos que vão marcar a nossa história e são anos que vão ensejar muitos estudos para saber o que de fato aconteceu. Espero que essa década tenha ficado para trás e que 2023 inaugure um novo ciclo”, diz.

Haddad diz ainda que foi apresentado ao presidente Lula na última sexta-feira (7) o Plano de Transição Ecológica, que ele considera a grande marca do governo atual. “Foram mais de duas horas no Palácio do Alvorada, sem telefone, assessor … Ele estava concentrado na apresentação, com todas as oportunidades de transição para trazer ao Brasil oportunidade de emprego e renda, colocando o país no século 21”, completa o ministro.

“Eu vi os olhos do presidente brilhar”, complementa Haddad.

Haddad diz que o plano tem mais de 100 ações que vão se desdobrar em quatro anos, indo desde o crédito de carbono, passando pela reforma tributária, até a exploração de terras raras. “É um mapeamento muito amplo das oportunidades”, conclui.

G1