Planalto ainda tem vestígios do 8 de janeiro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Henrique Gomes/g1

Destruídas na invasão de vândalos golpistas ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro, a galeria de fotos dos presidentes da República ainda não foi reaberta.

A Presidência da República afirma que reconstituição da galeria de imagens está em execução e que montagem será realizada em breve, mas não informou em que data isso irá ocorrer.

A galeria de fotos dos presidentes da República é formada por quadros com imagens de todas as pessoas que foram eleitas para exercer a Presidência da República.

Além da foto e nome, o quadro também exibe data de nascimento e também um painel com informações sobre os períodos de mandato de cada presidente.

De acordo com o governo, o órgão do Palácio do Planalto responsável pela documentação história da Presidência trabalha na organização das fotos dos presidentes e das informações sobre os mandatos presidenciais cumpridos por eles.

“A reconstituição da Galeria de ex-presidentes da República está em execução. A Diretoria de Documentação Histórica da Presidência da República trabalha atualmente na organização das fotos e das informações e a montagem será realizada em breve”, disse a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) em respostas a questionamentos do g1.

A Secom foi questionada se os responsáveis pela montagem da nova galeria de fotos encontram alguma dificuldade para reunir os retratos de presidentes ou de informações, mas não respondeu ao questionamento.

Localizado no andar térreo do palácio, o painel formado pelos retratos dos presidentes é um dos pontos de visita do Palácio do Planalto. A galeria fica exposta numa parede revestida por pedras de mármore.

A galeria de fotos dos ex-presidentes exibia fotos de todos os chefes do Executivo nacional desde Deodoro da Fonseca, presidente do Brasil entre 1889 e 1891, até o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além de fotos dos ex-presidentes, a galeria também conta com a foto do atual mandatário do país. Essa imagem é a única colorida da galeria. Todas as outras são em preto e branco.

O rol de fotografias dos presidentes passou por uma reformulação para que seja inserida a foto de Pedro Aleixo. Ele era vice-presidente de Arthur Costa e Silva. Aleixo foi impedido de assumir a Presidência da República em 1969, depois do afastamento de Costa e Silva em razão de problemas de saúde. Uma junta militar assumiu e meses depois o general Emilio Garrastazu Médici tomou posse na presidência. Pedro Aleixo teve o mandato de vice considerado extinto.

A última mudança na galeria antes da destruição pelos bolsonaristas foi realizada em 2 de janeiro, após a posse de Lula. Na ocasião, a foto colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi trocada por uma em preto e branco. Além disso, foi adicionada ao rol de imagens a fotografia colorida do petista.

G1