CPI põe Cúpula do Exército em pânico

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz

Apesar de uma forte pressão das Forças Armadas, a CPI mista dos Atos Golpistas prepara-se para convocar um desses três generais para depor: os ex-ministros da Defesa Freire Gomes (de Lula) e Paulo Sergio Nogueira (de Jair Bolsonaro) e Gustavo Henrique Dutra, o ex-chefe do Comando Militar do Planalto durante do 8 de Janeiro.

O Exército avalia a convocação como um “assunto delicado”, “que causa mal estar”. O chefe do Estado Maior do Exército, general Fernando Soares e Silva, já disse em conversas com integrantes da CPI que esses depoimentos serviriam para “desmoralizar o Exército”.

Nos últimos dias, houve uma grande movimentação para que a CPI desistisse da convocação. Em vão, ao menos até agora. Um destacado integrante da CPI afirma que um dos três deve prestar depoimento:

— É mais provável que seja o general Dutra, mas existem ainda negociações em curso.

CPI do Golpe: Moraes autoriza compartilhar inquéritos, laudos e análises periciais
​​​​​​​Além das discussões sobre esses três militares, a CPI deve aprovar na semana que vem depoimentos de um dos dois generais mais próximos de Jair Bolsonaro na presidência: Augusto Heleno e Braga Neto. Há uma decisão para que apenas um dos dois seja convocado.

O Globo