Mais 70 bolsonaristas viram réus por 8/1

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar réus mais 70 denunciados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. Fátima de Tubarão e Serere Xavante estão entre os alvos.

O relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, abriu o plenário virtual na segunda-feira (14), com voto a favor para que mais 70 entre invasores, autores intelectuais e incitadores, aos ataques à Praça dos Três Poderes virassem réus.

Os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Roberto Barroso e Luiz Fux, junto das ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber acompanharam o relator do inquérito.

Já os ministros André Mendonça e Nunes Marques, ambos indicados para a corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seguiram a decisão de Moraes, mas com ressalvas.

Cada ministro analisou as denúncias de forma individual.

O STF deve iniciar os julgamentos das primeiras ações penais dos atos golpistas no início de setembro. A PGR já defendeu a condenação de ao menos 60 réus.

Estaremos pedindo pauta para Vossa Excelência para julgar as primeiras ações penais referentes aos atos violentos ocorridos em 8/1 para Vossa Excelência, quando entender adequado, possa pautar para o início de setembro.
Ministro Alexandre de Moraes

Até o momento, o STF transformou 1.290 pessoas em réus por autoria ou participação nos atos golpistas. A PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou 1.390 pessoas.

Eles podem responder pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, ameaça, perseguição, incitação ao crime e dano e dano qualificado.

Entre os alvos está Fátima de Tubarão, que aparece em vídeo dizendo: “Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!” no Palácio do Planalto.

O indígena José Acácio Serere Xavante também está entre os alvos. Ele é acusado de ameaçar integrantes do STF e convocar pessoas armadas para impedir a diplomação de Lula (PT).

Uol