No mesmo dia, Zambelli tem PF e Conselho de Ética

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EVARISTO SA / AFP

A devassa que policiais federais fazem no apartamento e no gabinete parlamentar de Carla Zambelli nesta manhã não será o único problema enfrentado pela deputada federal neste dia. Logo mais, às 11h30, Carla Zambelli vai encarar o parecer de João Leão (PP-BA) no Conselho de Ética da Câmara.

A PF investiga Zambelli por supostamente contratar o hacker Walter Delgatti para fraudar as urnas eletrônicas e tentar inserir no sistema do CNJ um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Já na Câmara, ela é acusada de ter extrapolado as prerrogativas parlamentares ao xingar o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) durante uma audiência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado que contou com a presença do ministro Flávio Dino (Justiça), em 11 de abril.

João Leão afirmou já ter concluído seu parecer, mas se esquiva de comentar o teor dele, que pode simplemente absolvê-la, adverti-la ou puni-la com cassação, o que é pouco provável. Há no Congresso um consenso de que é preciso advertir alguns parlamentares para “criar exemplos” e conter alguns excessos entre os colegas.

O Globo