Partidos querem ainda menos mulheres e negros na Câmara

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Avançou uma casa a discussão para se construir um texto que perdoe multas dos diretórios nacionais e estaduais que não conseguiram cumprir as cotas ao destinar recursos eleitorais às mulheres e negros e nem prestaram contas corretamente.

Mas, mais que isso, a discussão caminhou também para que seja reduzido de 30% para 15% o limite da cota estipulada para gastar nas eleições de candidatas mulheres e de negros.

Essa redução foi um dos principais assuntos da última reunião, na quarta-feira passada, que contou, inclusive, com a presença de Arthur Lira.

Na reunião, a Soraya Santos propôs que a redução ocorra de forma gradual, baixando inicialmente para 20% e, depois para 15%. Mas não houve acordo.

Presidentes partidários já querem a redução imediata de 15% sob a alegação de que não há candidatas mulheres e candidatos negros suficientes para gastar os recursos nas eleições de 2024.

Essas mudanças devem ser aprovadas a toque de caixa na semana que antecede o feriado de 7 de setembro, porque precisam ser votadas na Câmara e no Senado e sancionadas por Lula até 6 de outubro, prazo de um ano antes das eleições municipais.

Para fechar o texto a tempo, a penúltima reunião contou com advogados, responsáveis por formular a proposta que deverá ser levada ao plenário.

O Globo