Presidente da CPI distrital perde paciência com reaças

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Após dois deputados distritais bolsonaristas criticarem a esquerda, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Chico Vigilante (PT), disse que os parlamentares “não querem investigar nada” e só pretendem xingar e usar a CPI para produzir vídeos para postar nas redes sociais.

A treta no plenário da CLDF ocorreu durante a sessão desta quinta-feira (21/9), quando o coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra era ouvido pela comissão.

Primeiro, Thiago Manzoni (PL) disse que a esquerda voltou à Presidência da República “com rancor, com ódio do povo brasileiro, ódio da bandeira brasileira, ódio das instituições de segurança pública, ódio da polícia”.

Segundo o deputado do PL, a extrema-esquerda quer acabar com a polícia. “A Polícia Militar do Distrito Federal é uma instituição honrada. E os erros que determinados indivíduos eventualmente tenham cometido têm que repousar apenas sobre eles e não sobre a polícia do Distrito Federal. Porque esse discurso eu já conheço: você chama a polícia de bandido, fala que é violenta, que mata, que faz isso, para depois pedir o fim da polícia. É isso que eles querem”, declarou.

Em seguida, o Pastor Daniel de Castro (PP) disse que o “DNA” da direita “não é corrupto”. Ele fez uma comparação entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O nosso presidente [Bolsonaro] pode ter seus defeitos e problemas, mas não foi preso nem condenado em três instâncias. Não nos meçam com essa régua. Respeite a direita, até porque tem muitos aí que falam e vão embora, porque não aguentam embate”, afirmou.

Por fim, antes de encerrar a sessão da CPI, Chico Vigilante disse que não vai permitir que a comissão se torne “palco da extrema-direita do Brasil”. “São pessoas que não têm argumento, não têm proposta, não querem investigar nada. Vêm aqui, faz xingamento e vão embora. Isso eu não aceito”, declarou, irritado.

“Nós não estamos produzindo videozinho para as redes sociais. Estamos em busca da verdade”, enfatizou o presidente da CPI.

Chico também criticou a fala do Pastor Daniel de Castro contra a descriminalização das drogas e do aborto. “O que é que tem a ver uma discussão que está no Supremo Tribunal Federal com o Poder Legislativo e a CPI? E estão mentindo, dizendo que o Supremo quer legalizar [o aborto], quando o que quer é descriminalizar, para não penalizar a mulher duas vezes”, disse.

Metrópoles