Bolsonarista “denuncia” aos EUA simpatizantes do Hamas

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

A União Brasileira de Mulheres (UBM) enviou ofícios à Embaixada dos EUA no Brasil, ao Ministério das Relações Exteriores e à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados questionando a iniciativa de parlamentares bolsonaristas que têm associado autoridades, organizações e intelectuais brasileiros ao grupo terrorista Hamas.

Na sexta-feira (20), o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) disse ter enviado à representação norte-americana uma lista com os nomes daqueles “que, publicamente, já manifestaram apoio ao grupo terrorista Hamas”. A presidente da UBM, Vanja Andréa Santos, é uma das pessoas citadas.

Deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) durante live nas redes sociais
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) durante live nas redes sociais – @gusgayer no Instagram

A lista passou a ser replicada por bolsonaristas nas redes sociais. A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) divulgou alguns dos nomes e pediu que todos eles tenham seus vistos para entrada nos EUA cancelados.

“Pautamos a paz, a vida e a liberdade do povo palestino e de tantos outros oprimidos”, diz ainda. Fundada em 1988, a entidade está presente em 25 estados do país e reúne, atualmente, 2.690 filiadas.

Representada pelo advogado Carlos Nicodemos, da banca NN Advogados Associados, a UBM questiona à embaixada, ao ministério e à comissão parlamentar se chegou a ser tomada alguma providência em relação à denúncia de Gayer. A entidade também solicita audiências para discutir a questão.

Como mostrou o Painel, Gayer citou no ofício parlamentares do PT, do PSB e do PSOL, além de ministros, intelectuais e entidades. Zanatta, por sua vez, fez um vídeo dizendo que se inspirou em iniciativa do senador republicano Marco Rubio de sugerir o cancelamento de vistos americanos de pessoas que estariam supostamente apoiando ações do Hamas.

A deputada listou nomes de deputados do PT, do PC do B, do PSOL e do PSB e disse que iria encaminhá-los à Embaixada dos EUA no Brasil, assim como ao senador americano.

Folha de SP