Nota Pública sobre a entrevista de João Doria no programa “Olho no Olho”
Na entrevista feita com o Governador Dória no programa “olho no olho” fica claro a ignorância dele e da jornalista sobre o setor público e a prestação de serviços a população deste Estado. Aliás ignorância inclusive sobre a Constituição Brasileira e Estadual.
Senhor Governador e jornalista, quando falamos em concurso público para exercer um cargo na administração estamos dando oportunidade ao cidadão de concorrer a esse cargo ao contrário dos apadrinhamentos, opção de muitos políticos do executivo.
A estabilidade a que o senhor Governador se refere como emprego eterno, foi colocada pelo legislador não pensando no servidor concursado, mas na proteção do Estado. É ela que evita que maus políticos obriguem seus servidores a descumprirem a legislação de forma ditatorial e quase escravista, sob pena de demissão.
Talvez o senhor desconheça que a estabilidade não eterniza o mal funcionário que pode sofrer processo administrativo e ser demitido sem direito algum, nem mesmo o fundo de garantia porque para os servidores o governo não deposita FGTS.
Aliás Governador e jornalista vocês também ignoram que o servidor público, diferentemente do trabalhador da iniciativa privada, que paga até determinado teto, paga 11% sobre seu salário bruto e continua pagando depois de aposentado.
Ficamos com uma pergunta aguardando resposta Governador: os seus funcionários na iniciativa privada eram tratados dessa forma pelo patrão Dória?
O cidadão sabe que seus direitos universais, contemplados no artigo sexto da Constituição Federal, de educação, saúde, transporte, segurança, justiça, moradia, etc., só chega até ele através das mãos dos servidores, mesmo com as trapalhadas e desrespeitos dos seus governantes, preocupados em destruir os serviços públicos e seus direitos.
Essa entrevista é uma EXCRESCÊNCIA Governador, e deixa claro que enquanto tivermos um governo como o seu nosso país não poderá ser considerado sério.
José Gozze
Presidente da FESPESP
Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo