Em oposição a Maia, PSB terá candidatura própria na Câmara

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse nesta quarta-feira (30) que o partido decidiu apoiar a candidatura do deputado João Henrique Caldas (PSB-AL), conhecido como JHC, à Presidência da Câmara. A eleição está marcada para sexta-feira (1º).

A legenda chegou a ensaiar uma articulação com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), candidato à reeleição, mas desistiu de apoiá-lo após ele fechar um acordo com o PSL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Segundo Siqueira, a decisão de encampar o nome de JHC foi unânime entre os deputados federais da sigla. “Ele é o nosso candidato, escolhido por unanimidade da bancada”, disse.

O PSB vinha tentando costurar a formação de um bloco parlamentar de esquerda com PDT e PCdoB. A ideia inicial era encontrar um consenso em torno do nome que apoiariam na eleição.

No entanto, esses dois partidos indicaram que pretendem apoiar Maia na disputa, embora não tenha havido ainda anúncio oficial por parte deles.

Questionado se a formação do bloco iria adiante, Siqueira respondeu apenas: “Esses partidos estão apoiando o candidato do presidente Bolsonaro”.

Desde a época das eleições de outubro, o PSB já havia adotado uma postura crítica a Bolsonaro e se colocado como oposição.

Do G1