Dilma ‘passa o rodo’ em Marina na TV

Opinião do blog

Passei boa parte do tempo do debate entre os candidatos a presidente de ontem, na Record, conversando ao telefone com um dos jornalistas mais argutos da atualidade. Ele não se conformava com o desempenho de Dilma. E tinha razão. Não paro de me espantar com a incapacidade dessas pessoas públicas de se expressarem em… público. É impressionante.

Dilma, como disse o meu amigo ao telefone, parecia um autômato. Ensaiada, engessou-se em um modelo protocolar em que se esforçava para não gaguejar nas respostas decoradas, lutando furiosamente contra uma memória que parecia traí-la a cada silaba proferida.

O diabo é que o desempenho de Dilma – lento, gradual e seguro – não diferia muito do de Serra, que, a despeito da sua imensa experiência eleitoral, chegou a ficar acuado num canto pela beligerância de Marina, que, por sua vez, passou a crer no que jamais acreditara, isto é, que poderia ser mais do que mera arma do PSDB para impedir o PT de fechar a eleição no primeiro turno, lucrando com isso nada além de “musculatura eleitoral” para uso futuro.

Quem melhor se saía, a meu ver, era Marina. Mais segura, na posição de outsider e com chances crescentes, vitaminada pelas pesquisas, sabendo que anda roubando alguns pontinhos de um lado e do outro, parecia cada vez mais confiante, sobretudo diante de dois adversários reais acuados e de um quarto adversário que, nestas eleições, representa, em caráter secundário, caráter e idealismo empolgantes, mas escasso senso de realidade.

A estratégia da candidata do PV, porém, só durou até que despertasse a guerrilheira dentro do robô publicitário em que converteram a candidata do PT. Dilma, agora tenho certeza, cresce quando acuada e afrontada. O pefelê Agripino Maia já passou por essa experiência, há algum tempo, e ontem foi a vez de Marina.

A ex-laranja verde de Serra, que também foi membro do governo Lula por quase oito anos, desceu ao nível do tucano ao explorar o caso Erenice com viés nitidamente eleitoral.

Marina cobrou Dilma por ter acontecido, em sua gestão na Casa Civil, alguma coisa que não poderia acontecer sem o seu conhecimento. Fez clara insinuação sobre a honra daquela que foi sua colega no governo por anos a fio. Foi nesse momento, creio eu, que Dilma ganhou o debate.

A petista respondeu que eventuais crimes ou infrações que ainda venham a ser apurados na Casa Civil não diferirão do crime de venda ilegal de madeira desmatada que envolveu gente do ministério comandado por Marina, o do Meio Ambiente, arrematando que, em relação ao caso de corrupção em sua pasta, tomou as mesmas medidas que a candidata verde tomara na dela.

Marina acusou o golpe. Logo após a resposta de Dilma, chegou a vez de Serra escolher um adversário para perguntar. Escolheu Marina visando que esta usasse parte do  minuto e meio da  resposta para contestar a acusação da petista, mas a chance não foi usada. Marina respondeu a questão de Serra, que nada tinha que ver com o tema corrupção.

O resto do debate se resumiu a preocupação de todos, menos de Plínio, de não levarem gol. Serra recuou de um denuncismo que não lhe trouxe nada, eleitoralmente, e Dilma voltou a se robotizar.  Marina, porém, saiu contundida. Dilma a pintou como uma oportunista que fez uso eleitoral de problemas que ela também teve em sua gestão no Meio Ambiente.

Não é à toa que a mídia esconderá o que acabo de relatar sobre o debate de ontem na Record.

Mas, enfim, a meu juízo aquele debate seria útil a Dilma se ela conseguisse não se embananar muito com respostas protocolares e decoradas e se tivesse oportunidade de passar uma rasteira em Marina, que vem lhe tomando votos. A meu ver, a estratégia petista foi a que funcionou melhor.

*

Assista, abaixo, à íntegra do debate


121 comments

  • Marina Silva tem que explicar isso aqui,antes de assumir essa moralismo jesuítico execrável que vem assumindo.O Zequinha Sarney é do PV,do partido de Marina Silva:
    http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/megae

    Megaescândalo do governo Roseana segue sem punições
    02/05/2010 18:11h

    Processo do ‘caso Usimar’ está na Justiça Federal há mais de um ano e meio; Roseana Sarney, Jorge Murad e mais 38 pessoas são réus no processo, que resultou das investigações da PF e do MPF sobre o desvio de R$ 44,2 milhões da Sudam para uma indústria de autopeças que nunca foi construída

    Agora, o governo Roseana Sarney quer vender o terreno da ‘fábrica fantasma’, mesmo com o ‘caso Usimar’ estando ainda sub judice; um diretor da empresa Aço Maranhão confirmou que a empresa está em negociações com a secretaria de Indústria e Comércio

    ……………………………………………

    OS RÉUS DO ‘CASO USIMAR’

    6. Fábio Vaz de Lima (técnico agrícola, marido de Marina Silva, hoje pré-candidata à Presidência da República; não se sabe seu papel no "caso Usimar")"

  • Quando Serra disse que sabe fazer conta e que foi professor era só relatar o vídeo em que ele eera uma conta simples de percentagem, quando ele se refere aos medicamentos genéricos e de ter sido ministro da saúde, relembrá-lo do vídeo onde ele fala que para não pegar gripe suína recomenda ficar longe dos porquinhos. E para arrematar quando perguntado sobre a vice-presidência de Arruda na chapa, seria bom relembrá-lo sobre o vídeo que passou no Bom dia Brasil em que o Alexandre Maluf Gracinha apresenta o Serra dizendo: Num plano maior o lema da campanha seria "Vote num careca e leve dois". Abraços e todo o cuidado é pouco

  • Sinceramente, não sei o que deu no Plínio, naquele momento em que deveria responder a Serra, fazendo o comentário final sobre uma pergunta instigante feita pela jornalista da Record. Era uma bola picando, daquelas para "se entrar com bola e tudo". Plínio tergiversou, alegou ter se perdido na questão, e se absteve de atacar Serra. Muito estranho aquilo.

    • O Plínio tá pior que a encomenda. Que bandeiras do PSOL o Plínio defendeu ontem a noite? Que a Dilma é um fantoche? Que a Dilma veio da esquerda pra direita? Que a Dilma aumentaria o mínimo se ela fosse do povo? Beirou o patético!!!
      O Plínio decepciona a todos, pois é o único que não tem NADA a perder e no lugar de reivindicar os reais desejos da esquerda que ele representa, ele assume o discurso golpista da desqualificação da candidata governista. O Plínio não falou de reforma-agrária, não defendeu a agricultura familiar, passa longe das discussões sobre soberania estatal sobre os setores estratégicos do país. O Plínio é uma decepção como representante dos anseios da esquerda. É a cara do PSOL.

      • Caro Ricardo Gonçalves, se você soubesse, mesmo, o que é esquerda, saberia que a primeira e grande decepção da dita cuja é um tal Luiz Inácio, por acaso, presidente da República.

        • E o que é esquerda para você, Décio? É persistir nos devaneios de estatização dos bancos, reforma agrária radical, expropriação da burguesia, revolução proletária? Acorda, rapaz! Sonhar é bom, mas a vida corre aqui deste lado!…

          • Deuzulivre, DiFini, o que descreve não é um sonho, mas, um pesadelo pior do que dar de cara com o Fred Krueger. Agora, achar que o PT é um partido de esquerda, porque supostamente – eu disse, supostamente – representa trabalhadores e promove uma ou outra ação de cunho assistencialista!!!!!……DiFini, eu não acredito mais no coelhinho da Páscoa, faz tempo, meu caro.

          • OK, Décio. Então me diga que outro partido, ou grupo de partidos, que não o PT e seus aliados, dentro do atual contexto político brasileiro, tem representado melhor os interesses dos trabalhadores, se mostra implicitamente comprometido com a Democracia, assume uma posição consequente à esquerda do espectro político e, claro, quais resultados concretos esse suposto partido ou grupo partidário tem obtido, no sentido de melhorar a distribuição de renda, de corrigir a estrutura social injusta que temos, de fazer o país crescer, de criar empregos, de facilitar o acesso dos mais pobres à educação, de garantir para o país uma posição soberana no meio internacional. Isto para começar. Seria o PSOL? O PSTU? O PCO? O PCB? O PSDB/DEMo/PPS? Estou curioso.

  • Concordo com o Eduardo, a Dilma estava totalmente irreconhecível, mandaram ela se comportar de um jeito e tiraram toda sua caracteristica, sinceramente não gostei, e acho que ela perdeu votos neste debate, que sirva de aviso aos que dirigem a sua campanha para não cometer o mesmo erro no debate final da Globo, porque lá a coisa é bem pior. DEIXEM A DILMA SER ELA MESMA!…

  • Plínio me decepcionou ontem, ao usar a maior parte do seu tempo, desde a apresentação, para fazer apelo moral. Esperava algo diferente, como ele vinha fazendo, em vez desse discurso de que "o Psol não tolera corrupção". Ele fez o mesmo que acusou a Marina de fazer: demagogia. Quando a Dilma disse que, no governo Lula, a PF teve mais autonomia e realizou muito mais operações, sua resposta foi de uma ingenuidade imensa. Ele quis dizer o quê? Que antes havia menos operações porque havia menos corrupção? Por favor…

  • É preciso nos colocarmos no lugar da Dilma antes de criticar seu desempenho no debate. O tracking Vox/Ig dando queda lenta, mas constante, liderança, possibilidade – menos remota – de segundo turno, enfim, era a única que tinha algo a perder. Considero natural a insegurança dela, qualquer erro pode ser fatal.
    Basta ver quando ela ia dizer ao Plínio que sempre fora de esquerda. Imaginam o que a mídia faria se ela completasse a frase?

  • Os melhores momentos do programa foram as participações dos jornalistas, que foram "justos", com perguntas incisivas para todos, inclusive para o tucano. No resto, foi mais do mesmo: A Dilma contida, não querendo escorregar em nenhuma resposta na reta final, o Serra acuado, consciente que não estava num debate da Globo ou Band, a Marina mais ácida inclusive com a Dilma, até levar uma invertida da petista e o Pliínio com seu humor indefectível, disparando para todos os lados. Achei morno!

  • Eu não gostei do desempenho de nenhum. Dilma estava realmente autômata; Serra estava como sempre, também, desprovido de verdade, tudo nele soa farsa, mentiroso. Marina estava belicosa e tem realmente uma fala irritante, e o que é pior, ela enfia o alicate em vc, te fere e finge que não é com ela. Plínio faz o papel de bobo da corte. Fico a me perguntar se aquilo que ele fala é o que o PSOL tem a oferecer ao país. Pelo que vi no candidato aos governos da Bahia e Rio, mais o Plínio, esse pessoal do PSOL, à exceção do Chico Alencar que ainda tem lucidez, parece combinado a chamar a atenção da sociedade avacalhando a própria sociedade, por mais injustiça que se cometa.

  • Levando em consideração os princípios de vida "cristã" que Marina defende, não havia verdade nela, algo que se exige de quem é cristão. Tanto ela quanto Serra, banalizaram Deus. Gente, pelo amor, tira Deus de política. Sem falar que ela cobrou de Dilma princípios de Administração Pública e o próprio marido envolvido em falcatruas. Dilma foi a mais verdadeira, ainda que se irrita, quando alguém fala algo sobre ela e fica visível que aquilo é uma acusação falsa e ela se irrita. Aliás, Plínio e Marina estavam ontem dispostos a tirá-la do sério o tempo todo. Serra fugiu de uma questão e voltou a falar sobre Anvisa, o eleitor percebeu de imediato que ele mentia.

    Saiu algo de verdadeiro quando Dilma falou que gostaria de que o povo acreditasse nela de que ela é capaz e está preparada para dar continuidade a mudança social em que o país está passando como fruto da gestão de Lula. Gestão esta que ela tem orgulho de fazer. O Celso Freitas também estava muito chato com o tempo, algo que deveria ter sido corrigido e ele atrapalhou Dilma três vezes, por conta disso.

  • Eduardo,

    Tem pastores que estão mostrando vídeos para os seus "fiéis" dizendo coisas do tipo: Que o cancer da Dilma não curou e que o Temer é que vai assumir e ele é a reencarnação do demônio. Que a Dilma mata criancinhas através do Aborto, que ela vai aprovar o casamento entre gays etc. Minha funcionária chegou em casa hoje tentando convencer minha esposa a não votar na Dilma devido ao fato de que, se ela ganhar, será o fim dos tempos.

    O que vc acha disso? É um movimento deplorável mas está em curso em igrejas. Até que ponto isso pode mudar o quadro?

      • Tem efeito sim… a prova está aí com a Marina acreditando que o segundo turno terá duas mulheres.
        Se a Dilma não concentrar fogo na Mrina ela crescerá e forçará o segundo turno.
        Aliás, a Dilma vai ter que começar batendo porque o manchinha vai partir com a faca nos dentes pra cima dela. Só lhe resta reagir à altura e bater na Globo terão que engulir…

  • A Marina ficou o tempo todo com o samba de uma nota só, Serra também com o samba de uma nota só sobre saúde e os ataques as estatais. Dilma ficou repetindo também a aprovação de um governo bem avaliado. Cabe ao eleitor decidir, pois mesmo falando que não há proposta, o que existe de real é o de Dilma, pois está falando de uma continuidade que se quer. Mas continuidade com avanços. Mas é necessário mais controle emocional de todos eles. Plínio na tentativa e experiência de promotor, desqualifica tudo e todos, jamais daria um voto a ele. Acaba sendo uma pessoa depreciativa, vc pode falar de ideias que nem todos comungam sem ser depreciativo e nem tão pouco no tribunal, no papel de ministério público que acusa. Ele não me faz ter simpatia nenhuma pelo PSOL.

  • Eu achei que Dilma foi orientada a “se segurar”, a não levantar bola ou dar a chance de que aquela conversa de carrancuda e arrogante fosse explorada. Enfim, como você disse, ela não estava à vontade. No momento em que ela foi “Dilma” mesmo, passou esta rasteira na Laranja-Verde.

  • As dificuldades da candidata Dilma são bem maiores, do que qualquer outro candidato, considerando sua situação de liderança na campanha. Não se saiu mal não, afinal ela precisa tomar cuidado mesmo, está na frente de víboras traiçoeiras. Eu gostei, na minhas análise ela foi bem.

  • Situação complicada do Serra. Atacar ou não Dilma? Fugiu do confronto . A tal verde está nos seus calcanhares.
    Está difícil pro tucano . A Dilma está melhorando sua perfomance. Não está habituada com o microfone. Mas irá se acostumar. Questão de tempo. Ela tem muito ( e o Brasil também ) aa perder. Os outros são francos atiradores.Gostei quando Dilma declarou que " neste governo não existe a figura do engavetador " .Pode causar um pequeno problemas as mentiras religiosas que navegam pela internet.Perto da minha casa existe uma igreja evangélica , onde um tal pastor, em vez de orar, aproveita o espaço com o templo lotado e senta o pau na Dilma, falando um monte de idiotices.Minha esposa e filha estão se afastando desta seita e estão muitos bravas.Os comentários é que este tal pastor adora uma grana.

  • The Independent:
    Uma ex-guerrilheira a ser a mulher mais poderosa do mundo.
    http://www.independent.co.uk/news/world/americas/

    "Isto marca o final da demolição do "estado de segurança nacional", um arranjo que os governos conservadores na Europa e os EUA, uma vez considerada o seu melhor artifício para limitar a democracia e as reformas, um status quo podre, que manteve uma grande maioria da América Latina na pobreza, favorecendo seus amigos ricos."

  • A Dilma perdeu a oportunidade ímpar, de responder ao Serra sobre suas críticas ao aparelhamento do Estado. Deveria ter falado que foi no governo FHC que colocaram apadrinhados, sem nenhuma competência em cargos vitais, como o genro do FHC, Paulo Renato Souza etc e o principal, o próprio Serra no ministério da Saúde, que não sabe diferenciar uma camisinha de um comprimido.

  • Acho que Dilma deveria sair das amarras do Marketing, pois está muito robotizada vendo o segundo turno chegar. Ela teve uma atitude não verbal, com um movimento de braço, quando pareceu ficar sem paciência com o mal funcionamento do áudio que revelou a sua "braveza firme". Por um momento fiquei encantado com aquele gesto. Essa é a Dilma que precisa aparecer

  • Me pareceu que a Dilma estava com o rosto inchado. A maquiagem excessiva, do rosto, é que lhe dá aquele ar de autômato. Ela não precisa de tanta maquiagem para aparecer bem no vídeo.

  • Do detabe todo, gostei muito da " porrada " que o "maluco beleza da 3a. idade Plinio" deu no Serra quando o tucano levantou a bola para o Plinio atacar o governo Lula e a Dilma na questão da política externa brasileira e suas relações com países ditos autoritários e que não respeitam direitos humanos.

    Plinio não entrou na do Serra e começou com um: não concordo absolutamente com isso, o Brasil tem todo o direito de ter relações com o Irã, com a Venezuela e outros países e não me venha voce dizer que os Estados Unidos são algum exemplo de respeito aos direitos humanos no mundo!
    Disse que o Irã tem sim direito de ter a bomba atômica, pois os EUA e Israel tem a bomba. A cara de merda do Serra não tem preço.
    No mais gente, acho que a Dilma foi bem num debate morno, para a Dilma que está na frente, é melhor não fazer marola e empate é goleada, quem tem que virar o jogo é o tucano Serra e ele está passando muito longe disso nos 4 debates que já ocorreram.

    • Concordo. E o Plínio dizendo para a Dilma que se a polícia federal está atuando mais é porque tem mais corrupção no governo. O cara pirou. Quer dizer que se a polícia federal atua menos é porque não tem corrupção, como no governo do FHC? E como no governo dos Tucanos em São Paulo, onde não existe investigação alguma, então a corrupção não existe? Tenha dó. Só critica a Dilma, o Serra bem de leve. Que postura ridícula.

  • Caro Eduardo, eu também achei que a resposta da Dilma foi o ponto alto do debate.

    Dilma estava no compreensível papel de não fazer marola, mas sem empolgar ninguém. Aliás, o debate todo não empolgava.

    Quando eu ví o uso irresponsável e mentiroso que a Marina fez do caso da Erenice, no mais puro estilo Reinaldo Azevedo, fiquei furioso e comecei a falar da situação da Marina quando ministra, pensando que a Dilma deixaria passar essa, para evitar explorações posteriores dos fatos pela imprensa em relação ao Governo Lula. Porém ela respondeu direta e firmemente, acertando um contragolpe certeiro na Marina, de forma espetacular. Falou exatamente o que eu queria que ela falasse naquele momento. Foi uma cartase e uma alegria.

    Acho que a Marina se perde completamente fazendo-se de porta-voz do PIG e tentando surfar nas baixarias da imprensa. Justamente essa imprensa que tanto a atacou e tão injusta foi com ela. Sinceramente essa atitude abalou a confiança que eu tinha no caráter pessoal da Marina. Fico triste com isso e espero que ela não enverede por esse caminho, que só lhe trará os piores dissabores porque ela não é uma representante legítima do PIG que pode muito bem usar ela agora, mas que será seu pior algoz quando ela não tiver mais utilidade para eles.

  • A MARINA VAI COLOCAR A NATURA A FALANCIA SE FOR ASSIM, CADA VEZ PIOR NOS DEBATES, DIZ QUE DESEJA DEISCUTIR PROGRAMA DE GOVERNO E NAS OPORTUNIDADES QUE TEM SO FALA MASL DO GOVERNO LULA E DA DILMA, A MARIAN ESTA PERDIDA, MELHOR QUE ELE ATÉ O PLINIO E O SERRA. A DILMA FOI MUITO BEM SEGURA, BEM POSTADA, EQUILIBRADA, ESTA BEM NA FITA, COM CARA DE 'SÓ' PRIMEIRO TURNO

  • Veja só esta: um garoto amigo do meu filho acabou de entrar numa univesidade publica que é a UFRPE, através do enem, programa que todos sabem é do gov. Lula/Dilma, e vai cursar o seu tão sonhado curso de Ciência da Computação. Se pai, já com mais de 50 anos, acabou de concluir a tão sonhada graduação, pois antes era impossível. A mãe dele também se graduou e já vai começar uma Pós. O Padrão de vida deles deu um salto, estão todos em empregos sólidos e já compraram o tão sonhado carro zero. Só que tem um detalhe: eles são evangélicos, mais prescisament da Igreja do Nazareno, aqui em Recife, no bairro elitista de Boa Viagem e ele afirmou para meu filho que ele e a família não votarão em Dilma, sabe porque ? Por que o pastor da igreja está dizendo e mostrando nos seus sermões que DIlma: 1. Vai aprovar a união homossesual; 2. vai aprovar o aborto indiscriminado; 3. É travesti; e 4, pasmem: Ela, na época da ditadura, teria sido estuprada por um militar e que por conta disso odeia militares. E como ele pretende seguir carreira militar no futuro (se é isso que realmente vai acontecer), afirma que será vítima do ódio e das atrocidades que Dilma deverá cometer contra os militares para se vingar do "estupro". É de doer.

  • Essa Marina Verde nao passa de fantoche!!! È um produto falsificado! Cuidado nao tem certificado de garantia! Podem comprar gato por lebre: votar na ondinha verde e ganhar a serrinha azul no 2° turno! Nao caiam nessa! Estao vendendo a Marina como passagem do Serra para o 2° turno! Essa è mais uma manobra da midia que herdou o papel dos antigos coroneis !! Esse tempo ja passou! Vamos acabar com esse Mito chamado Midia e eleger Dilma no 1° turno!

  • É incrível!
    Edu, acho que você estava assistindo um outro debate.
    Tem certeza de que assistiu o debate da Record?
    O que aconteceu, de verdade, foi que Dilma foi encurralada no corner e tomou tantos golpes que lhe acertaram o fígado e a ponta do queixo, que ficou grogue durante a maoir parte do debate.
    Todos esses golpes foram desferidos pelo Plínio, que, não tendo nada a perder, adotou uma postura agressiva e sarcástica com todos, mas, principalmente com a Dilma.
    Aliás, com a Dilma, por razões óbvias.
    Não entendo como pode a Dilma ter ganho o debate, tendo apanhado mais do que vaca na horta!!!

      • Sinceramente, Eduardo, tenho dúvidas quanto ao resultado das urnas. Embora sem combinar com os "russos" (os eleitores?), o plano da oposição foi bem estruturado, nele incluso, na minha avaliação, a candidatura "verde". Denúncias repercutidas à exaustão na imprensa, divulgação via internet e púlpitos (aí com enorme repercussão) de todo tipo de boato sórdido e, quem sabe, a denúncia-bomba de última hora a impactar, sem chance de defesa, os desavisados. Confesso, que nunca inclui em minhas preces questões eleitorais. Agora, abri uma exceção.

      • Se a Dilma vai ganhar a cadeira do Planalto é outra coisa, não é disso que falo e você sabe.
        A questão é que você não cansa de pintar inverdades, na maior cara de pau.
        A Dilma esteve a anos luz de distância de ganhar o debate.
        Repito, Dilma apanhou mais que vaca na horta.

  • Pois é, pessoal… Independentemente das pilantragens anti-Dilma promovidas por pseudo-pastores em pseudo-igrejas ou igrejas-galpão; apesar da maciça campanha de desinformação e desconstrução das imagens de Lula, de Dilma e do PT promovida pelo PIG; e, também, contra todas as expectativas da direita rancorosa e do conservadorismo cego, dentro de apenas 6 dias, Dilma Roussef será, com quase toda certeza, eleita presidente. Esta campanha serviu para entendermos melhor como funcionam (ou não funcionam…) o ímpeto retrógrado do conservadorismo e a fúria rancorosa e preconceituosa da direita; para percebermos a quais instru(excre)mentos essa ala política recorre com maior frequencia (sejam eles instituições ou meros indivíduos) e, também, para refrescar nossa memória sobre seus métodos de ação e nos ajudar a diferenciar melhor os verdadeiros democratas, daqueles que "botam pose de", sem sê-lo de fato. A lastimar, a quase absoluta ausência de um debate produtivo sobre o destino do Brasil e suas possibilidades; ausência esta que, em grande parte (se não totalmente), se deveu à falta de conteúdo da campanha demotucana. Os demotucanos não vieram a esta eleição para discutir o Brasil ou propor programas alternativos; mas apenas para jogar m… e descaracterizar a administração Lula, o PT e os petistas, de todas as formas que pudessem. Apesar dessa falta de debate, acredito que algumas metas a perseguir no futuro imediato tenham ficado claras para nós progressistas; especialmente, no que tange ao estabelecimento de um código de ética ou regulamentação da ação da mídia (desnecessário dizer que se trata de regulamentação, e não de restrição, censura ou coibição da mesma). Nestes poucos dias que faltam, nossa tarefa primordial no estado de São Paulo, tem que ser levar Mercadante ao segundo turno. Ao que parece, há boas chances de que isso ocorra e não devemos esmorecer! Se os demotucanos forem derrotados para o governo do estado aqui em São Paulo e, também, em Minas Gerais, o demotucanato estará virtualmente extinto… Os deputados que forem eleitos pela legenda, nessa situação, certamente debandarão… O que é um cenário meio idílico, mas não de todo impossível. Ele depende de nosso esforço eleitoral e nosso empenho pessoal nesse reta final da campanha. Vamos lá, então, que o sucesso está logo ali!

  • Voto Dilma, graças ao Lula estou cursando uma Universidade Federal, em 2010 foi criada a UFFS Universidade Fronteira Sul(RS, SC, PR) 2600 VAGAS, uma dela minha, Agronomia, nao tinha como pagar uma particular, agora eu curso de graça, obrigado Lula, voto DILMA

  • A cada dia a Marina me irrita mais. O Plínio acusa a Dilma de não ter pertencido ao mesmo PT que ele ajudou a fundar. Alguma coisa contra o PDT? E por quê o Plínio e a Marina não ficaram para melhorar o tal PT? Ser pedra é muito mais fácil que ser vidraça. São covardes juntamente com a Heloísa Helena e outros fundadores do PSOL. O PSOL nem pensa em ganhar as eleições presidenciais. Não querem. Não suportariam. Não é fácil ser vidraça. Chego a me perguntar: quem é pior, o Plínio, a Marina ou o Serra? Hoje realmente tenho dúvidas. O Serra pelo menos não me engana mais.

    • Quem mais me decepcionou foi o Plínio, ele é superficial fas piada para esconder o pouco conteúdo que possue, não tem conhecimento para aprofundar um assunto ,por exemplo, no debate anterior(TV) sequer sabia o que acontece com a indústria nava,l ontem afirmou que o REUNI seria a mando do banco mundial para baixar a qualidade do ensino ,bela teoria conspiratória. NEsse caso não seria mais interessante não fazer o REUNI já que seria melhor pra eles dominarem um povo sem estudo do que um com estudo ruim.

    • A sra. Neila Alkmin não é aquela que previu que Afif Domingos seria presidente do Brasil? Me lembro que ela falava também de um metal preciosíssimo que o Brasil descobriria. Bem, este Brasil é tão rico que já pode ter descoberto sim. Quanto ao Afif…

    • A Dilma parece com aqueles times que estão ganhando o jogo e pensam costurá-lo até o final na defesa trocando bolas. Estatísticamente tomam gol nos minutos finais ou nos minutos de prorrogação.
      No debate da Globo o Bonner vai partir pra cima dela com a faca nos dentes, o ela deveria fazer? Tomar -a faca e cravá-la até ao cabo sem dó alguma do manchinha. Põe respeito logo de cara. Quem bater leva.
      A Marina é sua maior ameaça e a mulher só tem uma tema, caramba! O trololó pode ser tirado do sério facilmente ela vai insistir na Erenice.. uma simples menção de sua filha o deixará apoplético. O povo quer ver alguém que vai assumir a presidência com autoridade para pôr a casa em ordem.
      PT, assessores não deixem os marketeiros apitar nesse quarto de hora podem por tudo a perder.

  • voto em dilma porque quero a continuidade de lula lula governou para pobre e classe media baixa ele tem todo o meu respeito faltou algumas coisas e claro que faltou mas com certeza ele digo lula nos permite hoje sonhar com a democracia um pais mais justo . obrigado lula>

  • Décio, não adianta tentar contaminar o blog. Vocês não entendem o quanto este governo infliu a estima dos brasileiros. Aqueles brasileiros que passavam fome e você nem se dava conta disso, hoje eles fazem todas as refeições que você também faz. São quase 30 milhões de pessoas que saíram da linha da pobreza e 36 que subiram pra classe média. Meu caro, isto sim é política social. Lula não governou para 1% da população apenas, a elite branca à qual está nadando o PSDB e a mídia hipócrita, que não aceita um presidente de origem trabalhista. O Brasil hoje é vitrine mundo afora, é o país dos recordes de indicadores econômicos. Há muito o que fazer, como um investimento maçiço na educação e saúde, pra que o brasileiros possam continuar a viver bem. DILMA representa esta continuação. Ainda bem que metade da população brasileira concorda comigo e vamos elegê-la no domingo. A vocês, só resta espernear e esperar mais 4 anos. Parabéns Eduardo.

  • Edu, pensei que estava errada quanto ao desempenho de Dilma no debate de ontem, que aliás, foi o 1º que assiti. Mas vejo que você também captou muito bem o pífio e desastroso comportamento da Dilma. Fiquei chocada com a falta de astúcia dela. Estava completamente robotizada, nervosa, insegura e não conseguia dar respostas a altura das provocações feitas pelos jornalista e adversários.

  • Continuação

    O que mais me deixou decepcionada foi quando perguataram a ela sobre o papel da mídia e a censura: ficou tateando e não deu a resposta que eu como eleitora estava esperando. O Plinio sim, botou o PIG no seu devido lugar, detonando a oligarquia midiática deste país. O Serra dispensa apresentações. Achei a Marina segura nas respostas, quando era provocada. Também não irei votar nela, pois a acho uma traíra e boneco de ventríluco nas mãos dos qua a cercam. Mas seguramente, ontem, ela foi muito bem. O velho Plínio é impagável, com sua visão socialista, que infelizmente não o colocará na presidênia.
    Fico imaginando, como será o desempenho da Dilma no reduto tucano: a Globo. Vão massacra-la e ela ficará acuada e não saberá se defender. O melhor momento dela onte, foi na resposta que deu a Marina, já mencionado por você.
    Aja coração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Também teve outro momento no debate em que a Marina se deu mal com Dilma. Foi quando ela perguntou sobre o analfabetismo e Dilma respondeu. E na réplica carimbou Marina de só filosofar a questão e não apresentar proposta alguma. Marina ficou tão irritada com essa cacetada e a outra mencionada no blog que na replica da questão do petróleo quando Marina falou do modêlo norueguês e Dilma afirmou que era esse modelo que a Petrobrás persegue, a Marina, sem mais nem menos, num comentário fora do contexo,, disse que isso era o que dava o governo apresentar uma candidata despreparada. Ficou rídiculo! Penso também que cada debate que passa a Dilma fica melhor. Nâo podemos esquecer que ela é governo e está em primeiro lugar.

    • No meu entender o único que passou da esquerda para a direita (já que serra nunca foi esquerda e a Marina é apenas uma traíra) foi o Plínio, pois, passou da esquerda para uma posição de política adolescente de estudante, sendo que a única coisa que ele poderia assumir com seu discurso "altista" era um grêmio estudantil.

      • Mas que a análise de Plínio foi correta, isso foi. Dilma e o PT hoje são de direita, e não adianta negar. Só sendo um analfabeto político para achar que as políticas entreguistas do Lulla são de "esquerda". Aliás, ele mesmo afirmou que "quem continua sendo de esquerda aos 60 anos tem um parafuso a menos na cabeça". Se o chefe falou, não serão vocês que irão negar né?

    • O Plinio ficou irado com a Dilma no debate da RedeTV porque ela carimbou ele de bobo da corte. Ele queria dar o troco, mas não faz sentido em dizer que o PDT está mais à esquerda que o PT

    • Não foi contestado porque a última palavra no bloco era dele, meu caro. Mas a trajetória política de Dilma prova que ela tem razão. Do trabalhismo brizolista para o PT, ela nunca mudou de lado. O resto fica por conta das frases de efeito de Plínio.

      • É isso aí! E não vou esquecer o a turma do PSOL dançando com os corruptos históricos – com direito a beijinhos no Artur "franga-de-granja" Virgilio no final daquela CPI corrupta dos Correios. Quem está na direita? Os que trabalham para resgatar a população excluída pelo Capitalismo ou os que dançam com os lobistas dos capitalistas no Congresso saindo por aí repetindo chavões e ignorando o mundo real?

        Parte da chamada esquerda brasileira ainda não aprendeu que em primeiro lugar temos que nos unir e definir quem é o nosso verdadeiro inimigo. Depois de definido e alijado do poder o inimigo de classe, voltamos ao debate e à disputa política e ideológica. Mas, parece que alguns são sado-masoquistas e gostam que os inimigos retornem e imponham mais algumas décadas de repressão e sofrimento para que eles apareçam como como heróis do povo e vanguarda do proletariado. Haja saco!

  • Quer apostar,Edu,que vão "encontrar' outra ligação do PT com as FARC nos computadores de Mono Jojoy,o líder morto recentemente???????????
    http://resistir.info/colombia/comunicado_27set10….

    O estranho caso dos computadores das FARC

    25/Setembro/Aporrea.org – É bem estranho o caso dos computadores das FARC. Depois de 7 toneladas de explosivos, 30 bombas "inteligentes" de 500 libras [226,8 kg] cada uma, dirigidas ao sítio onde abateram Jojoy, todos os corpos destruídos… e os computadores permanecem intactos.

    Num verdadeiro alarde de investigação informática (in situ?) as Forças Militares da Colômbia já dizem que os computadores têm 11 vezes mais informação que o de Raúl Reyes.

    Dizem os militares que estes computadores têm impactos de bala e estilhaços. Sobre nenhum deles, ao que parece, caiu uma bomba ou meio quilo de explosivos.

    Eles ainda não têm, de forma oficial, o número de mortos e suas identificações – mas já têm o inventário tecnológico. Foram muito diligentes para isso: 15 computadores, 94 memórias USB e 14 discos duros externos, com seus modelos e marcas. Até "já sabem" qual era o do comandante morto.

    Mais importante que o trabalho de identificação de humanos é o outro: 40 peritos neste momento trabalham a marchas forçadas para descobrir as palavras passe dos computadores e terem acesso a uma informação que consideram chave para o desenvolvimento de futuras operações contra a Farc.

    Curiosidade: Não encontraram um só telefone, dizem, mas as botas do comandante abatido tinham um chip para rastreio por satélite.

    O original encontra-se em http://www.resumenlatinoamericano.org , nº 2276, 26/Setembro/2010

    Este artigo encontra-se em http://resistir.info/

  • O PSDB e o DEM(oniacos) dizem que o Serra ganhou o debate, o PV a MArina e o PT é o único que fica falando que o adversário ganhou ( estranho né?) São coisas que não entendo.

  • Na minha opinião a afirmação mais idiota foi quando a Marina questionou o Serra por cortar um programa social . Serra respondeu que as pessoas melhoravam de vida e saiam do programa. Primeira vez na história do Brasil que um programa social diminuiu por falta de clientes!!!

  • Independent: Dilma será mulher mais poderosa do mundo
    ATE O JORNAL O ESTADÃO(PIG) ESTA PUBLICANDO ISTO?! (abaixo)

    Reportagem do jornal britânico The Independent sobre a eleição presidencial no Brasil diz que a candidata do PT, Dilma Rousseff, se prepara para ser "a mulher mais poderosa do mundo". Para o jornal, "sua amplamente prevista vitória na eleição presidencial do próximo domingo será saudada com alegria por milhões".

    De acordo com o Independent, Dilma "marca o desmantelamento final do ''Estado de segurança nacional'', um arranjo que os governos conservadores nos Estados Unidos e na Europa já viram como seu melhor artifício para manter um status quo podre, que manteve uma vasta maioria na América Latina na pobreza, enquanto favorecia seus amigos ricos".

    O jornal explica que a petista será "a mulher mais poderosa do mundo" porque, como chefe de Estado, ela terá um cargo superior ao da chanceler alemã, Angela Merkel, e ao da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. Além disso, "seu enorme país de 200 milhões de pessoas está festejando sua nova riqueza em petróleo".

    "A taxa de crescimento do Brasil, que rivaliza com a da China, é uma que a Europa e Washington só podem invejar", diz a reportagem, que inclui um perfil biográfico da candidata à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
    
    é DILMA 13

  • O único senão que tenho a falar contra Dilma no debate de ontem, foi a expressão fechada, não sei se por cansaço, dor (ela está com o pé estrupiado) ou porque estava apreensiva mesmo, pelos possíveis ataques.
    Acho que a Dilma foi melhor no debate sim! E olha que eu sou a mais pessimista, exigente e paranóicas de suas torcedoras.
    Dilma foi mais propositiva e nos momentos que teve que se defender, o fez com categoria.

    Serra nem vou falar nada, porque atualmente, só sinto pena daquele ser mentiroso e demagogo.

    Marina tem um discurso raso como um pires. Não sai da cantilena do "sou a terceira via", "proponho um desenvolvimento com sustentavel", porém não se aprofunda em nenhum tema. Um dos pontos altos de Dilma foi justamente sinalizar essa característica da Marina: "Marina, vc não explicou como faria…"
    Marina é dissimulada, escorregadia e como disse o Plínio, em temas fáceis ela faz um discurso austero, mas quando o assunto é espinhoso, recorre aos tais plebiscitos.

    Plínio é minha grande decepção nestas eleições.
    Primeiro porque é arrogante e grosseiro em seus ataques, sempre abaixo da linha da cintura.
    Segundo porque esse "purismo" dos ultra-esquerda me dá nos nervos… Pô, a época de se fazer revolução socialista acabou no momento em que o mundo se globalizou. Não dá mais! É inviável!

    Pra mim, Plinio está senil. É um Tiririca, só que esclarecido.

  • E o Serra fala o que vem na cabeça, mente na maior cara dura. Falou que a avaliação da educação paulista é a melhor do Brasil e nem por isso ele se vangloria!!! O cara tem um nível intelectual alto. O nível moral é inversamente proporcional!

  • doc. público O ESPOSO DE MARINA, Sr Fábio Vaz de Lima, parece ter algo em comum com Roseana Sarney: é acusado de irregularidades na extinta Sudam. Lima e Roseana teriam beneficiado ilegalmente a Usimar em São Luís, com recursos do Fundo de Investimento da Amazônia. O processo, com onze Número: PROC/200137000080856
    Orgão de Origem: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
    Origem: MARANHÃO
    Volume: 11 Apensos:19 Folhas:3097 Qtd.juntada linha: 0
    SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
    Ramo do Direito
    Assunto
    DIREITO ADMINISTRATIVO E E OUTRAS MATÉRIAS DE DIREITO PÚBLICO | Atos Administrativos | Improbidade Administrativa
    Folhas 3097
    Data de Autuação 19/04/2004
    PARTES
    Categoria Nome
    REQTE.(S) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
    REQDO.(A/S) ROSEANA SARNEY MURAD
    (…)
    REQDO.(A/S) FÁBIO VAZ DE LIMA
    (…)
    REQDO.(A/S) ALEXANDRE FIRMINO DE MELO FILHO” http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcesso….

  • Acho que a Marina tem a atitude de quem não tem nada a perder, muito pelo contrário, ela não precisa de agitação para ganhar uns votos. Agora, deveria tentar encurralar o Serra e não a Dilma… ou ela acha que os votos que ela ganhar serão, eventualmente da Dilma? Dúvido. Vocês perceberam que muitos bacanas declararam seu voto na Marina, a candidata vaselina. É que declarando o voto na Marina não se comprometem perante a sociedade "do bem" e acham que fazem o papel de moderninhos, progressistas… com certeza! A mulher é bem careta, evangélica total e contra o aborto, o que dizer do casamento gay etc… façam-me o favor.

  • Caro Eduardo,

    A mídia não reclama de censura aí ?

    E no Paraná fica sem pesquisa até o fim da campanha ? Até a palavra "voirou na Isto È foi proibida ?

    Não abre um precedente para proibir as pesquisas nacionais também ?

  • A Marina é mais perigosa que o Serra. Se ela for para o segundo turno com a Dilma ela ganha. Explico porque. Todos os eleitores do Serra votarão nela. Se o Serra for para o segundo turno, que se Deus quizer, não vai acontecer, nem todos os eleitores de Marina votariam no Serra. Conheço 5 que vão votar na Marina e depois, se acontecer, votariam na Dilma. Não entendo essas pessoas, mas cada um faz o que acha certo. Fiz uns cálculos com o resultado do Tracking Band/Ig/Vox de hoje. Se a Dilma aguentar mais 2 dias sem cair de 49% ganhamos isto. Se considerarmos que os 10% de indecisos distribuidos assim: 2% para Dilma, 3% para Serra e 5% para Marina (é uma distribuição conservadora e razoável, concordam?). E se considerarmos ainda os 3% de votos brancos e nulos, teremos ao final: Dilma 52%, Serra 28% Marina 19% e outros 1%. E que papelão da Marina!!!!

    • Duvido muito que Marina ganhe um hipotético segundo turno, prezado José Eduardo. Quando confrontada com o fato de ter sido governo por muitos anos, ela fica sem discurso de oposição. Seria fácil mostrar isso na TV e dizer: para manter o que está bem, melhor que seja quem ainda está governando.

      • Apoiado sr. Ivan Lima. Hoje dia 28/09, na rodoviária de Barbacena, estávamos no guichê da Transur, no aguardo de um ônibus Prados-Juiz de Fora, que iria passar às 8 e 55. E vi um eleitor da Marina. Conversamos. Ele disse que o PT fez pior do que o PSDB e entrou com aquele papo de Mensalão. Eu disse que ainda não estava nada provado. Ele respondeu, como não? eu repliquei dizendo que as acusações da imprensa não são prova judicial. Ele disse que Marina saiu do PT por não aguentar a corrupção. Aí eu lembrei a ele, que além do sr. Fábio Vaz de Lima, estar envolvido com a Roseana em corrupção, ela demorou a sair do PT. Ele me disse, dentro do seu ponto de vista é isso. Aí eu senti que ele balançou. Disse que uma pessoa que fica 30 anos num partido e depois sai, não pode ficar falando mal desse partido, pois se o partido é podre, então ela foi CONIVENTE. Aí a discussão parou. Voltamos a conversar outros assuntos, até que o ônibus chegou.

  • Para mim Eduardo Marina não existe, traiu Chico Mendes e toda a sua filosofia de vida.Votar nela nem pensar.
    Gente nós temos que ser atuantes nesse fim de campanha, temos que encher com e-mails o corregedor eleitoral, para dar um basta nessa senhora Cureau, hoje na Folha de São paulo ela mais se parece braço do PSDB do que vice-procuradoran eleitoral.Leiam a reportagem no Blog do Nassif e do PH, no tijolaço, no vi o mundo, tá tudo lá.
    e-mail do corregedor [email protected]
    e-amil do procurador geral [email protected],mpf,gov,br.

  • Marina não me convence.
    Pessoas muito certinhas me assustam.
    Dilma deu um chega prá lá em Marina.
    Dilma pode ser nervosa,gaguejar ,titubiar ,não ser boa em debates,o meu voto não mudo de jeito nenhum.É Dilma.

  • Na verdade, a traíra da Marina, está as serviço do Serra e do PIG, com objetivos claros de tentar angariar votos para levar a eleição para o segundo turno. Mas, felizmente, o povo já percebeu essa jogada e vão continuar votando na Dilma para ela seguir em frente com os projetos do Lula. Veja o que saiu em Carta Maior:

    MARINA É O ÚLTIMO CARTUCHO DE SERRA

    O movimento ambientalista brasileiro encontra-se diante de uma encruzilhada histórica: tem oito dias para decidir se integra o campo de forças que lutam pela transformação do Brasil numa sociedade mais justa e sustentável, ou, ao contrário, como lamentavelmente sugere o comportamento de alguns de seus porta-vozes e lideranças lambuzadas com a atenção da mídia, se assume a condição subserviente de pé-de-palanque da direita e da extrema-direita unidas no interior da coalizão demotucana. Chico Mendes, por certo, não hesitaria em escolher seu lado se, na reta final de uma disputa política, como agora, tivesse objetivamente duas opções de poder: um governo amarrado em torno dos compromissos históricos de Dilma e Lula ou um Brasil submetido ao comando da alarmante dupla Serra e Índio da Costa. Resta saber qual será a escolha de Marina Silva. A ver./Carta Maior

  • Dilma leva esta eleição no primeiro turno. Quem viver, verá.

    Edu, hoje vi, ouvi e fiquei pasma. Tres babas, no parquinho, conversando sobre política, não aguentei e entrei na conversa, Resumindo, todas vão de Dilma. Perguntei o que achavam dos outros candidatos. Serra, um enganador; Marina, falsa e Plínio ( que chamaram de velhinho) engraçado.

    Beijinhos para Vitória.

  • Agora sim, o verdadeiro debate está no ar. Depois da peleja da Record, onde os torcedores do motosserra esperavam que ele terminasse por cima, viram um homem com a cara de exausto, de fim de festa, sem forças, que vem metendo os pés pelas mãos, prometendo as coisas a qualquer momento e em qualquer lugar, enfim, perdido. O que está claro, é que acabou o gás do coitado. Acho que ao deitar-se ele deve pensar: De que diabos eu agora acuso o Lula e a Dilma? Ou, o que é que ainda falto prometer? Só que agora o problema é mais embaixo; ele está preocupado porque Marina Traíra vem crescendo, a conta gotas, mas vem. E como o que Dilma vem perdendo é muito insignificante, ele está morrendo de medo de ficar em 3º lugar, como já ocorre em alguns estados do país. Estão corretos todos os que dizem que Dilma está meio engessada, como um autômato, etc, mas vale lembrar, que a mesma está bem distante dos adversários, consolidada em torno de 50% em todas as pesquisas e é a única que tem algo a perder, inclusive, relebrando 2002 e 2006, a essa altura a situação de Lula era pior que a dela hoje, a seis dias da eleição. Tudo bem, ela poderia ser um pouco arrojada, demonstrar um pouco mais de descontração e se afastar do lugar comum das respostas decoradas, digamos assim. Porém, se a tal bala de prata não produzir o efeito "bomba atômica" como está sendo apregoado, nada alterará o quadro atual das pesquisas, porque além de ser preparada e ser a única com capacidade de Continuar o que vem dando certo, encontra nos adversários pessoas sem propostas convincentes, que acusam sem provas e a população na sua grande maioria já entendeu e não está engolindo.
    Sobre algumas igrejas evangélicas pregarem o voto contra Dilma, isso é comum e não são todos que entram nesse papo pra boi dormir. Há os mal intencionados e os covardes, como é o caso do sujeito que foi citado num comentário anterior, lá do Recife, que conseguiu entrar para a faculdade, a mãe e pai, graduações, reconhecem que foi tudo por causa do governo LULA/DILMA e votam contra. Quem é demoníaco nessa história? Mas tenho amigos evangélicos que votam de cabo a rabo em DILMA e em todos os candidatos da coligação e digo mais: Pernambuco vai dar uma surra tão grande nesse candidato metido a besta, que nunca mais ele virá fazer política por aqui. Grande abraço e vamos à vitória no 1º turno!!!!

  • Dilma deu o murro na cara que a a traíra, ecocapitalista e vendida Marina Silva merecia. Também estava achando o desempenho de Dilma sofrível(embora, de certa forma, justificável : tem muito a perder e pouco a ganhar com esses debates. Isto é, possui uma larga vantagem, e provavelmente não crescerá mais ou crescerá muito pouco. Debates para ela só são um risco para, se sofrer um baque, perder votos. Já o empate, isto é, aquele desempenho que, embora não brilhante, não a compromete, mantém tudo como está, sem abalos; é para Dilma uma vitória). Mais espantoso foi o também sofrível desempenho de Serra : não joga pelo "empate"(mantendo-se tudo como está, haverá a vitória de Dilma em primeito turno. Portanto, empate é derrota); sem lucrar nada com a cautela, o tucano mostrou-se tão "amarrado" quanto Dilma. Continua…

  • GEEEEEENNNNNNNNNNNTEEEEEEEEEE!
    aonde q essa Marina é Cristã?
    a Igreja condena o Aborto e o uso da Maconha,
    e pra um jornal daqui de minha cidade (bauru/interior de sp) ela declarou q vai fz um peblicito para a aprovação,
    que eu saiba, a igreja católica condena, to errada?

    • Quem disse que essa Marina vai guanhar se Deus quizer no dia 3 de outobro a vitoria vai para a nossa presidente Dilma ela que é a melhor pessoa para governa esse nosso brasil no dia 3 de outobro vote 13 para o Brasil seguir mudando vote nela em DILMA 13 sera a melhor pessoa o presidente ta com ela

    • de maneira alguma Fernanda, esta certissima. caso seja aprovado o tal "plebicito" que venha acompanhado de tratamentos para as "vitimas" dos abortos e da droga.
      Maria Socorro.

  • Já a ecocapilatista/traíra, saiu da sua máscara de "pobre boazinha" e, provavelmente motivada pela possibilidade de; mesmo não impedindo a vitória de Dilma em 1º turno, ganhar votos extras e quiçá retirar o 2º lugar de Serra, o que a credenciaria para vôos mais altos, como candidata da direita em 2014; passou ao explícito papel de franco-atiradora. Estava ousada, repetindo todos os chavões da mídia conservadora(tentando mostrar-se como contrária a Serra e a Dilma, embora, de maneira mal disfarçada, sempre protegesse um pouco o tucano), parecendo ter à sua frente apenas dois "autômatos", cheios de dedos e um Plínio de Arruda Sampaio que, ao contrário de você, acho que nestas eleições rasga sua grande biografia ao, sem conseguir passar de forma clara e racional sua proposta de extrema-esquerda, limita-se a chavões, frases feitas ou a um humorismo, tolo e desarrazoado, que mais parece servir como reforço aos clichês midiáticos, voltados a atingir Dilma e o PT. Continua…

  • Continuação : A postura de Plínio indica que a fanática Heloísa Helena parece ter feito escola e mais uma vez, ao contrário do que eu esperava, o PSOL lançou uma candidatura que mostra a verdadeira natureza daquele partido, bem longe da extrema-esquerda e compatível com uma agremiação protocolar. Assim, diante de dois autômatos e um "bobo da corte", a ecocapitalista/traíra crescia, chafurdava-se até que, excitada pelo crescimento e pelas possibilidades que sua ambição começava a desenhar-lhe na mente, esqueceu-se de seu hipócrita "bom mocismo" e, NUMA REVELAÇÃO RARA DE QUE REALMENTE É, resolveu atacar Dilma(no melhor estilo "fezes" da Veja)através do moralismo imbecil alardeado pela ditadura midiática(somente contra aqueles que não apóia). E AÍ A TRAÍRA SE FERROU! OFENDIDA, DILMA MOSTROU QUE TEM CARÁTER, INDIGNA-SE, SAIU DA ARMADURA, A QUE DEIXOU-SE PRENDER PELOS "MARQUETEIROS", E DEU À TRAÍRA UMA RESPOSTA, NATURAL, VERDADEIRA, CORRETA, SEM ENSAIOS, FIRME, REDUZINDO MARINA SILVA AO QUE ELA É ; UM NADA!…

  • Gente, esta semana é decisiva, fiquei emocionado vendo o comicio em SP hoje a noite, vi pelo site do PT, mesmo depois de encerrado o comicio a multidão continuou na praça dançando, cantando.
    Nem a chuma os fez arredar o pé
    Tudo isso tem razão, o governo Lula foi bom para o Brasil, viva o povo brasileiro.

    Estamos na última semana de campanha, como disse Lula, vamos sair às ruas, adesivar, pedir o voto para Dilma,

    Na minha opinião devemos alertar os simpatizantes de Marina para a importância deles votarem em Dilma para encerrar este setembro de baixarias do Serra,

    vamos combater estas SPAM na web contra a nossa candidata http://josecarloslima78.blogspot.com/2010/09/os-7

  • Dilma não é experiente em debate. Marina sim. Serra sim. E o resultado de todos os debates de uma maneira geral, é que se Dilma não ganhou nenhum deles, também não é um desastre frente aos mais experimentados. Também todos sabemos que ganhar um debate é uma coisa e ganhar a eleição é outra coisa. Pra ganhar a eleição são necessários muitos outros fatores, e neste caso, os experienetes Serra e Marina não possuem. Resultado da ópera : não significa grandes coisas “ganhar” ou “perder”, debates. Será que os 10% de indecisos vão se decidir com base apenas do que eles entenderam dos debates? Acho pouco provável. Tem mais lenha nesta fogueira.

    http://easonfn.wordpress.com

  • Continuação : A ecocapitalista/traíra acusou o golpe, quase foi à nocaute(deve ter pensado em ligar para seu amiguinho Reinaldo Azevedo e pedir-lhe os sais emprestados. Ou talvez desejado receber novas orientações da ditadura midiática). Amuou-se, encolheu, perdeu a ousadia, escondeu-se novamente na hipocrisia, e não ousou mais atacar Dilma. Como todos os covardes, corre diante da primeira tapa! Com isso, Dilma "ganhou" o debate(uma vez que, embora vinhesse de um desempenho sofrível, não levara nenhum baque e conseguiu produzir o único baque da ocasião). Posso estar enganado, mas acho que também retirou alguns votos dos "indecisos"(aqueles sem consciência política e que seguem apenas o que o "vento" do momento lhes apontar)da ecocapitalista/traíra. Conseguiu provavelmente também anular uma possível "sabotadora" no debate da Globo(acho muito difícil que, depois da merecida surra, a traíra ouse ameaçá-la naquela ocasião)deixando esse papel apenas para Serra, que o fará sabendo dos riscos que corre em caso de revide(com sua ficha mais suja do que pau de galinheiro!).

  • Continuação : Em suma, esse debate mostrou à Dilma que, COMO QUALQUER UM DE NÓS, SÓ TEM A GANHAR QUANDO É ELA MESMA, LIBERTANDO-SE DAS TOLICES E AMARRAS DOS "MARQUETEIROS"(UNS IDIOTAS QUE NÃO ENTENDEM DE POLÍTICA E NEM DA VERDADEIRA EMOÇÃO. VÊEM O SENTIMENTO COMO UM PRODUTO)E QUE DEVE AGIR ASSIM NO DEBATE DA CANALHA GLOBO, JÁ QUE ISSO A LEVARÁ A TRIUNFAR NAQUELA OPORTUNIDADE. É CLARO QUE PRECISA TER CAUTELA MAS, EVIDENTEMENTE, JÁ POSSUI ESSE SENTIMENTO DE FORMA NATURAL(COMO INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA E RESULTADO DA INTELIGÊNCIA POLÍTICA QUE POSSUI)NÃO PRECISANDO CRIÁ-LO ARTIFICIALMENTE ATRAVÉS DE UMA A ROBOTIZAÇÃO DOENTIA, FEITA POR GENTE SEM QUALQUER COMPROMETIMENTO IDEOLÓGICO COM SUA VITÓRIA

  • Debate brasileiro é o mesmo que os últimos minutos do carnaval na quarta feira de cinzas: LIBEROU GERAL.
    É estarrecedor que alguém creia ser possível vencer uma eleição baseado nessas tolices televisivas.
    Da minha parte, tenho mais o que fazer, ou seja: conquistar mas um votinho que seja para Dilma através do convencimento e da persuasão.
    Saudações PT…

  • Talvez esse seja o motivo do silêncio de Marina:

    O marido da ex-ministra se enrolou com a Justiça há oito anos no Maranhão, onde seria instalada a indústria de peças automobilísticas.

    É fria

    O Ministério Público Federal apurou repasse de notas frias no projeto de R$ 1,38 bilhão. A relatora do processo é a ministra Ellen Gracie.

    Mapa do tesouro

    Fábio Vaz de Lima chefiava o influente GTA, “holding” de 200 ONGs que comercializa madeira apreendida pelo… Ministério do Meio Ambiente.

    Sem comentários

    Fábio Vaz de Lima estava lotado no gabinete de Sibá Machado, suplente de Marina.

  • Esse negócio de falar em público e com tantos holofotes e microfones não é fácil pra ninguém. Nem todo mundo tem talento para isso. O negócio da Dilma é administrar, é ter idéias boas e executá-las. Ter liderança e copetência técnica para a realização.

    Teve um tempo em que o país estava cheio de gente boa de conversa, mas na hora de governar…

    Vamos tomar o nobre Brizola. Na palavra era quase imbatível, parecia um repentista, mas governando sempre deixou a desejar. Sinceramente, não vejo a menor necessidade de ganhar debates. Tem que ganhar nas realizações.

  • Eu mencionaria ainda o fato de Dilma ter dito a Marina que ela tinha de falar COMO faria aquilo que afirmava. Que falar por falar é fácil. Tudo que Marina afirma é sem explicação de como fazer. Marina disse que Dilma e Serra são iguais, mas ela, Marina diz que fará isto e aquilo sem nunca dizer como. A diferença do Serra é só que ele diz que "sabe fazer contas", que é "economista". O discurso de Marina é monolítico, tudo converge para o "sustentado e ecológico". Diz que a geração de energia no Brasil é poluidora, mas quando perguntada se completaria as usinas de Belo Monte e outras do rio Madeira não disse que era contra, quando todos sabem que ela saiu do ministério do meio ambiente porque estava dificultando aquelas obras. Insinuou também que é contra a exploração de petróleo no Brasil. Isso parece que passou despercebido de todos.

  • DiFini, infelizmente o Edu vetou meu post,, mas, vou tentar novamente: sinceramente, para mim, a primeira e fundamental ação, que resultou na maior distribuição de renda que esse país já viu, foi a implementação do Plano Real. Qualquer coisa além disso é assistencialismo que deveria ter prazo de validade.
    Não importa se o FHC não é o pai da criança, mas, sim, foi quem o introduziu na economia brasileira.
    Dado o volume e a intensidade das reivindicações, dos interesses que envolvem a dinâmica social, implementar é o que importa e FHC conseguiu fazê-lo, com maestria.
    Quanto ao partido, reputo a social democracia como detentora do melhor projeto, aquele que melhor se encaixa na cultura do Brasil, com um Estado mais enxuto e, portanto, com mais tempo e visão para promover o social – afinal, promover o social não cabe à iniciativa privada, mas, exclusivamente ao Estado –
    e induzir o país ao crescimento.
    Cabe ressaltar que o Brasil não tem a menor vocação para o socialismo.
    É isso aí.
    Abraços

    • FHC fez tudo com maestria. Dominou a mídia, aprovou a própria reeleição, entregou a preço de banana quase uma centena de estatais porque eram cabides de emprego e péssimamente administradas por seus "competentes" áulicos, amigos, parentes,etc, elevou impostos e juros e diminuiu gastos com tanta eficiência que estagnou o país, além de deixar a infra estrutura em frangalhos, com direito a apagão,estradas esburacadas, ferrovias praticamente paralizadas, universidades e hospitais sucateados, e,com toda essa "redução de gastos" e mais o dinheiro das privatizações, entregou o Brasil falido, sem reservas e sem dinheiro para cumprir suas obrigações. E, ainda assim, com grande maestria, consegue convencer uma pequena parcela da população de que é um grande mestre.

  • eu notei isso tambem , ela nao precisa dar respostas decoradas ou sei la o que , tem que ser mais autentica e passar logo o rodo marina traira e no ze nazista. nao pode dar mole , tem que ganhar no segundo turno. quem é esse imbecil desse marqueteiro idiota, que esta planejando essa campanha da dilma. ela tem que falar o que sabe desses dois pilantras vendedores da patria. e publica meu comentario , porque nao tem nada de ofensivo.

  • Nem Datafalha esconde vitória de Dilma

    Mesmo no Datafalha, Serra se mexe tanto quanto o Pão de Açúcar.
    Mesmo se houvesse segundo turno, e mesmo no Datafalha, Dilma venceria fácil: 52% contra 39%
    No Centro-Oeste/Norte, Dilma tem 44%, contra 31% de Serra e 17% de Marina.
    No Datafalha, no “Sul Maravilha”, Dilma, 39%, fora da margem de erro. O jenio tem 35% e a Bláblárina 10%.
    Na região Sudeste, onde fica São Paulo, “território do jenio”, o Datafalha é obrigado a admitir que a Dilma está disparada na frente de Serra: 41 x 31, e a Bláblárina Silva empata com o Gabeira: 10%.
    Dilma vence em SP, MG, ES e RJ.
    No Nordeste, aí, dá pena do Jarbas, quer dizer, do Paulo Souto: Dilma vence por 59% contra 19% de Serra e 11% de Marina. 20 milhões de votos de frente. http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/09/2
    bom acho q nao tem jeito mesmo certo? rs

  • Dilma será eleita no primeiro turno.

    A DataFalha mente e quer jogar a eleição presidencial para o segundo turno. Mas em São Paulo a DataFalha esconde e não divulga pesquisa que indica claramente que haverá segundo truno em São Paulo. Eles usam a política do que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde.

  • "A petista respondeu que eventuais crimes ou infrações que ainda venham a ser apurados na Casa Civil não diferirão do crime de venda ilegal de madeira desmatada que envolveu gente do ministério comandado por Marina, o do Meio Ambiente,"

    É a primeira vez que vejo um candidato governista se defender de uma acusação de corrupção no governo do qual faz parte lembrando de UM OUTRO CASO de corrupção no MESMO governo do qual faz parte. Eita tiro no próprio pé!!

    • Só há uma forma de montar um governo impermeável a integrantes que se corrompam: há que contratar anjos para trabalhar, ainda que até entre os anjos houve um que se corrompeu. Há corrupção no governo de São Paulo ou no dos EUA. Apontar o dedo para casos de corrupção como prova de que o governo em que ocorreu é corrupto não passa de malandragem eleitoral.

        • Eu fico cada vez mais embasbacado com a capacidade dos filhotes de tucano de repetir o discurso vazio vezes a fio.

          O troll aqui, por exemplo, gosta de afirmar coisas sem levantar as premissas que o levaram a tal conclusão, muito menos a lógica que a possibilitou (vide os outros posts do rapaz).

          Creio que isso é reflexo de leitura contumaz da Veja.

          Essas pessoas ficam achando que o modelo Veja de discurso é o válido. Afirme contundentemente e você não precisará argumentar, muito menos provar.

          Fazer o que…

  • Dilma tem que citar os "escândalos" serristas que nunca foram e não estão sendo investigados de acordo, como o caso Barjas Negri das ambulâncias, Alston – explicar o que é, em poucas palavras, porque ninguém só Alston, como a propaganda está fazendo na tv, ninguém sabe.
    E responder a jornalistas com mania de lhe imputar a pecha da corrupção, que o governo Lula foi marcado muito mais pelo AVANÇO, CONQUISTAS SOCIAIS, a proclamação da Escravatura Financeira (FMI), o resgate do patriotismo. Ela falou mas só nas considerações finais.

  • Srs,

    recentemente, em outro post, me envolvi em uma discussão sobre o apoio do Estado de S. Paulo ao golpe de 1964 com o Sr. Diego Cóstola, cuja participação na conversa foi dizer que sabe mais história que 99% dos leitores desse blog, me chamar de desastrado, caluniador, e chegou mesmo a dizer que eu não tinha nada que ter entrado na conversa. Tudo o que eu enviei para ele foram os seguintes links, que, por serem muito interessantes, compartilho com vocês:
    http://www.fafich.ufmg.br/compolitica/anais2006/B
    http://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=rhr

    Depois disso, o cara ainda diz que não há nenhuma evidência de que o Estadão tenha apoiado o golpe, que é tudo acusação leviana, de quem não conhece a história. Haja paciência…

    • Esse trecho, publicado pelo Estadão em 19 de Abril de 1964, é impressionante:

      "Que o Presidente Castelo Branco (…) não perca de vista que a segurança e o futuro de nossas instituições democráticas estão menos na legalidade formal que imediatamente lhes dermos do que na decisão e na energia com que a protegermos agora."

      Ou seja, a segurança e a democracia devem ser garantidas pelo golpe, não importa que seja ilegal.

  • Porque o PT não faz queixas ao Ministério Público, ao TSE, solicitando investigações por parte da Polícia Federal sobre esses emails abjetos caluniando a Dilma? Stanley Burburinho listou os emails falsos e suas origens, e a lista se encontra no Conversa Afiada: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/09
    Processo judicial é o mínimo que essa gente torpe e desclassificada merece.É muita vilania!
    Esses crimes contra a honra não podem ficar impunes!
    Já eu gostei demais do desempenho da Dilma na Record! O momento exige mesmo a seriedade que ela mantinha. A baixaria estava caindo era no lombo dela!

  • Vamos dar um basta a este show de baixarias, niguém quer mais 30 dias do tal “Setembro Negro’, que esta covardia patrocinada pela grande midia em conluio com o DEM(ex-PFL) e tucanos, eles estão levando toda a sujeira para a web, não passam de SPAMs criminosos isto que difundem contra Dilma como arma eleitoral.

    Cabe a cada um de nós mostrar aos eleitores que não votam em Serra mas que pretendem votar em Marina achando que estão fazendo bom uso de voto.

    Não estão. Estas pessoas tem que saber que na verdade elas estão votando de forma indireta em Serra, como quer a midia.

    Vamos por quente na campanha do voto útil contra a baixaria do PIG, não podemos permitir que isto continue por mais 30 dias.

    Claro que estamos preparados para uma guerra de 30 e até de 60 dias.

    Mas o Brasil não merece mais 30 dias de show do Zé SPAM.
    http://www.josecarloslima.blogspot.com

  • Realmente a Dilma estar robotizada, procurando palavras parecendo com o Suplicy no Senado, toda engessada, soltem a militante que fez política de rua desde a sua adolescência, em defesa da democracia. Siga o exemplo do Lula naquele histórico debate com o Serra, que saiu da tribuna e ficou passeando na sala, com empolgação, naturalidade e com a verdade na ponta da língua.

  • O crescimento da Marina e do Serra, se dar pela traição da Erenice Guerra e não pelos méritos dessas duas malas sem alças.

    Quem criou uma porca dentro do seu Gabinete, tem que sujar os pés de lama, ainda bem que não foi as mãos.

  • Fiquei um pouco triste neste debate justamente pela escassa habilidade de todos os candidatos no que se refere a expressar-se em público. Não precisava ser como, para citar um político profissional, Paulo Maluf – de quem não sou eleitor, mas sempre me pareceu muito desenvolto no uso da palavra. Para fazer uma comparação talvez mais feliz: não queremos que todo jogador da seleção brasileira seja Pelé, Zico, Garrincha, mas que faça o mínimo esperado de quem é muitíssimo bem remunerado para não fazer nada além de jogar futebol. Um abraço!

Deixe uma resposta