Sem provas contra Dirceu e Anastasia, um é preso e outro “inocentado”

Opinião do blog

pppp

 

Dirceu foi preso de novo, como já era amplamente esperado. E, como já se sabia que ocorreria, sem que ninguém conheça a razão. E antes que o fascismo hipócrita venha com “mimimi” sobre corrupção, lembremo-nos, aqui, de que o partido dessa gente, o PSDB, acaba de fazer uma conta que a Folha de São Paulo chamou de “pragmática”.

O moralismo demo-tucano-midiático, a estas horas, está costurando discursos sobre a prisão de José Dirceu. Porém, segundo o jornal, esses hipócritas decidiram “não abandonar Eduardo Cunha” porque o peemedebista ficará no cargo mesmo se for denunciado por Rodrigo Janot, pelo menos até o STF decidir se abre ação penal.

“Basta uma canetada dele para abrir o processo de impeachment”, diz um cacique tucano. Para o PSDB, o desgaste que o partido pode sofrer por oferecer sustentação ao enrolado presidente da Câmara é menor do que o desgaste que este pode causar a Dilma Rousseff. Desse modo, dane-se a corrupção de Cunha.

Mas não é só o PSDB que mandou às favas os escrúpulos e está apoiando Eduardo Cunha a despeito das delações premiadas que o acusam de ter “lavado a égua” em termos de propinas de empreiteiras. A imprensa mais moralista se derrete de amores por ele.

Vejam só o moralista-mor da imprensa nacional, o pitbull de Veja e Folha, Reinaldo Azevedo. Há pouco tempo, escreveu que Ódio a Cunha é ódio à democracia. E que se danem os 5 milhões de dólares que os mesmos que delataram Dirceu dizem que Cunha recebeu.

Para o moralismo hipócrita da direita midiática, crime só é crime se for cometido pela esquerda. Crimes de direitistas estão liberados.

O que se quer, neste Blog, é que haja tratamento isonômico para gregos e troianos. Se ao lado de Dirceu todos os outros acusados do campo político oposto estivessem sendo presos, poderíamos questionar essa medida de exceção para todos, mas, pelo menos, saberíamos que a lei vale para qualquer um da mesma forma.

O que causa sobressalto é que sob indícios idênticos alguns são presos sem nem mesmo ter sido julgados e condenados e outros são liberados sob o argumento de que faltam provas definitivas, apesar de que o mesmo ocorre com os que foram presos.

Essa é uma característica das ditaduras: a lei vale para punir os inimigos políticos, mas é ignorada quando os acusados são amigos.

Talvez pior do que o caso de Cunha seja o caso do ex-governador mineiro Antonio Anastasia. Hoje, pelos jornais, ficamos sabendo que o Ministério Público deixará de investigá-lo apesar de haver uma delação contra ele, de um ex-policial que afirma ter lhe entregado uma mala cheia de dinheiro.

Contra Cunha, Anastasia e Dirceu pesam acusações de pessoas que foram presas por envolvimento em crimes. Porém, enquanto que os dois primeiros não sofrem sequer um constrangimento enquanto recebem apoios da mídia, do PSDB e do resto da fascistada que atira bombas “caseiras” nos adversários políticos, o último vai em cana.

Quem acha que está acima desse tipo de distorção das leis e do uso do aparato policial do Estado apesar de ser do campo político que a direita midiática quer exterminar, engana-se redonda e fatalmente.

O Brasil está caminhando para se tornar um Estado policial que irá reprimir todo aquele que se identificar com o pensamento de esquerda e tiver chance de ganhar apoio popular.

Há setores da esquerda que se regozijam com a destruição do PT porque depois que ele for dizimado a “verdadeira esquerda” se tornará uma opção. Pobres diabos. Acreditam mesmo que o problema quanto ao PT é a corrupção.

Se quem prega a destruição do PT estivesse mesmo preocupado com a corrupção estaria pregando o mesmo para todos os partidos que dividem o poder federal ou nos Estados e municípios, pois todos têm problemas dessa natureza.

Após dizimar o PT, qualquer esquerdista que sobressaia será abatido pelos mesmos métodos.

A diferença de tratamento gritante para acusados de crimes parecidos de acordo com a posição política de cada um mostra que todo esse aparato policial montado pelo Ministério Público, pela Polícia Federal, pela Justiça e pela Mídia será desmontado assim que o objetivo for atingido, ou seja, assim que todas as principais lideranças de esquerda forem desmoralizadas e, se possível, presas.

Estamos vendo tudo isso acontecer logo após um legítimo atentado político ter sido cometido na semana passada contra um ex-presidente da República sem que o ato de terror tenha sido objeto sequer de um editorial de um grande jornal.

A polícia paulista, sem investigar nada, divulga que o atentado foi “ação de baderneiros” e dá a entender que não gastará tempo com o ato terrorista, o que, por certo, incentivará novos ataques.

O que se entende menos ainda é como Dirceu, caído em desgraça já no terceiro ano do governo Lula, poderia ter tido influência naquele governo e, sobretudo, no governo Dilma Rousseff, que fugiu dos envolvidos no mensalão como o diabo foge da cruz.

Tanto os governos do PT quanto a cúpula do partido afastaram-se de Dirceu. Ele foi deixado à própria sorte junto com os outros envolvidos no escândalo do mensalão. Acreditar que ainda assim ele pudesse interferir na gestão da Petrobrás chega a ser cômico.

Contra Dirceu pesa tão-somente o que pesa contra políticos do campo oposto, como Cunha e Anastasia. Estes também são acusados de receber propina, mas, à diferença de Dirceu, sobre eles o que dizem delatores não é considerado nem para abrir processo, quanto mais para prender.

Como escrevi em 2012, quando Dirceu, Genoino e companhia foram presos pela primeira vez, agora, no Brasil, são quatro os pês passíveis de prisão: pretos, pobres, prostitutas e petistas. O problema é que não são apenas esses que podem infringir a lei. Crime é crime. Não há pobre ou rico, esquerdista ou direitista acima de suspeita.

Após a direita midiática dizimar o PT, a mesma máquina usada hoje para transformar suspeitas em condenações transformará suspeitas em absolvições. Essa máquina, porém, manterá uma tecla para lhe inverter a rotação. Se algum esquerdista ascender no cenário político, bastará mudar a chave que meras suspeitas voltarão a condenar.

 

175 comments

  • Por que essa notícia não causa a menor surpresa? Enquanto prendem Vacari, Zé Dirceu e qualquer outro ligado ao PT, mesmo sem condenação, os tucanos voam livres. A denúncia da diretoria de Furnas supostamente envolvendo Aécio não foi nem investigada. Já contra a Petrobras e outros setores estratégicos para a economia brasileira, a Lava Jato se dedica por inteiro. E na velocidade com que apresentam as denúncias, já com ordem de prisão e tudo mais, claro que há um esquemão por trás dessa operação. Mas, não adianta chover no molhado. O PT não foi nada republicano quando permitiu que alguns dos seus dirigentes se envolvessem em maracutaias, sem ter as costas quentes como os caciques do PSDB. E agora, para combater os estragos causados há quase um ano pela Lava Jato fica cheio de dedos, de não me toque, de arrependimento ingênuo. Os investigadores antipetistas da Lava Jato foram investigar esquema da época do primeiro mandato de Lula. Ora, e a Privataria tucana? E o envolvimento dos tucanos em TODOS os escândalos que estão sendo apurados, e outros que foram blindados? Foi um erro absurdo o PT ter permitido que um juiz de primeira instância, assessorado pela mídia golpista e um complô da PF e procuradores – todos antipetistas – tivesse tanto poder, como se fosse o xerife do país, com direito de prender quem bem entender, desde que este alguém não seja do ninho tucano. Ora, quando se enfrenta golpistas, vale até se aliar a Renans para paralisar este golpe em curso. Estamos assistindo a um golpe um pouco mais sofisticado do que as quarteladas militares. E o pior é que toda a esquerda e os movimentos sociais saem chamuscados. Em breve, os tucanos em aliança com o PMDB assumem totalmente o governo federal e terminarão a obra do mal iniciada pelo achacador Eduardo Cunha e pela Lava Jato. Tudo calculado entre os donos do capital no mundo e seus associados internos.

    • Valeu cara!…. É desse jeitinho que Você diz acima. Pobre não tem o direito de participar de política não, principalmente aqui, no Brasil, porque, quando participa e se torna celebridade como Lula e Dilma, tornam-se presa fácil pela justiça, pela polícia federal, e pela velha mídia; mesmo já estando preso, como é o caso de Zé Dirceu. Isto que está acontecendo com Zé Dirceu, é uma piada. Prisão para Zé Dirceu, que se acha preso, que se acha prisioneiro. Isto é golpe branco, como aconteceu no Paraguai… É piada…kkkkk!!!

      • Dentro desse sistema nós povo, trabalhador, não temos vez. Tudo o que está aí é da sociedade burguesa e a ela deve obodiência. Nós não pertencemos ao clube meu. Podemos fazer a gracinha, o agradinho, ficar bonzinhos e obedientes que ao menor deslize o estado burguês lhe crava a faca. Justiça e as leis também pertencem ao estado burgues. Portanto. Ou nós viramos a mesa, sinto dizer, ou vamos ficiar cada vez pior. Ah! E essa democracia aí também é burguesa e eles tiram quando lhes convier. Igual a bola do menino. Estou cada vez mais radical. E a coisa vai piorar.

    • Eduardo, o judiciário, mpf e pf estão fazendo todas essas arbitrariedades e ilegalidades claramente com finalidades políticas partidárias, e isso com a Dilma sendo reeleita e o PT sendo governo federal!

      Apesar de ter um covarde, paspalho e parvo sentado na cadeira de ministro da justiça, que não sabe o que são suas responsabilidades e o que faz no cargo há 4 anos e meio, e isso é responsabilidade direta da Presidenta Dilma, que o mantém apesar de todas as evidências de sua inutilidade no cargo, o que contribuiu muito para que as coisas chegassem ao estado atual, de implantação e já existência de um Estado Policial e de Exceção Jurisdicional no país, com um juiz de primeiro grau do paraná mandando em todas as instâncias judiciárias da nação.

      Imagine se o PT houvesse perdido as eleições ano passado, todos os filiados ao PT já estariam sendo caçados em todo o Brasil e os principais dirigentes todos presos.

      Essa é a vergonhosa justiça do nosso pais, que sempre foi conservadora e julgou defendendo os interesses das elites do Brasil desde os tempos da colônia.

      Na verdade o maior crime praticado pelo PT nesses 12 anos de governo foi dar dignidade aos pobres, dar sentido de cidadania aos mais humildes, isso a elite e os concurseiros de classe média e alta que dominam o judiciário, mpf e pf nunca irão perdoar.

      O maior crime cometido pelo Zé Dirceu foi ser o articulador político da campanha vitoriosa da eleição do Presidente Lula em 2002, ampliando o leque de alianças do partido que extrapolou seu teto eleitoral histórico de 30%, levando o PT e Lula a vencerem aquela primeira eleição presidencial. O resto é história, e isso a mídia tucana, a oposição demo-tucana e o aparato judiciário do país nunca irão perdoar.

      Isso não vai acabar bem, não precisa ser nenhum atilado analista político para perceber isso.

      O país vai entrar em convulsão social com a próxima prisão anunciada da Lava Jato: a do ex-Presidente Lula, este país vai explodir, não vai ficar bom para ninguém, mas para a direita não tem problema, eles pegam o primeiro vôo para Miami e o país e a maioria do nosso povo que se danem.

    • Lula, ao recuperar a PF e o MP não soube ficar com o controle para que não caísse nas mãos dos golpistas. É revoltante vermos tanta ingenuidade. Em que mundo vivem Lula e Dilma? É inadmissível que tenham permitido a Democracia ser tão ameaçada. E cadê o Ministro da Justiça que não troca os Delegados do Paraná? Que não manda instalar sindicância nos Agentes e Delegados que cometeram desvios? Dilma está esperando o que, minha filha, a volta de Cristo?

  • Precisa de mais o que para prender um cara assim?

    “Dirceu recebeu propina através de sua empresa, JD Consultoria e Assessoria Ltda, que faturou 39 milhões de reais entre 2006 e 2013. Apenas das companhias investigadas pela Lava Jato —como a OAS, a UTC Engenharia, a Engevix e a Camargo Corrêa— recebeu 9,5 milhões de reais.”

    “Não foi comprovado nenhuma prestação de serviço da JD Consultoria a essas empresas. E para faturar essas cifras, é necessário um conhecimento técnico que a empresa não possui”

    • O mesmo acusador de Dirceu é o acusador de Cunha, mas, para vocês, Cunha ficar livre enquanto Dirceu é preso é “bom”. Vocês são hipócritas que não estão nem aí com a corrupção. É politicagem. Mas não sabem o que virá depois.

      • Não..sonho em ver o cunha preso também, e só não está por que tem foro privilegiado. Mas, ainda verei muito corrupto preso, se Deus quiser.

        • leandro, voce está falando de fhc, aécio, serra, alckmin, aloisio 300mil, beto richa e associados… Porque se nem pensou neles como os próximos corruptos a serem condenados, vê-se que és apenas um mal intencionado, hipócrita e tão corrupto quanto!

      • Ninguém gosta do Eduardo Cunha. Confundir a opinião do Reinaldo com a da população é equivocado. Ele será vaiado em São Paulo, no Rio ou no Nordeste. O curioso, meu caro, é que a população tem demonstrado mais ódio ao PT que a própria imprensa, que andou até pedindo moderação. Isso é o que preocupante. Mas acho que a cúpula do PT perdeu a condição de ler a realidade. Se Cunha cair, a sua queda não será lamentada, como não foi a de Severino Cavalcanti. Mas se o PT, ela será comemorada.

        • O povo tá comódio do PT por causa da situação economica e a perda do poder aquisitivo por causa de tanto aumento de tarifas, principalmente da energia. No fundo é a economia que importa. É a fartura na mesa.

          • No desgoverno da tua quadrilha Tucana, o povo morria de fome, 8 mil crianças morreram de fome, desnutridas e a mesa nem existia porque não tinha nada pra colocar em cima, vc merecem um governo TUCANO pra ter parâmetro de comparação, quero ver vc chorando nas filas do desemprego…da fome…

          • “O povo tá com ódio do PT por causa da situação econômica…” – Ei, e você está desempregado? Passando fome? O governo vive a ameaçar o povo com desemprego mediante a terceirização e enxugamento do Estado? Não, né? Então qual o porquê deste ódio todo do PT?

      • Edu, veja se consegue um emprego de jornalista investigativo para esse tal de Leandro.
        Ele ao dizer que Dirceu recebeu propina, mostra o quanto está bem informado ou mal intencionado.
        De onde ele recebe tantas informações contra o PT? Será que trata-se de um mentiroso, ou tem um pendor de jornalista, que não o usa no dia a dia conseguindo um emprego na Veja onde faria sucesso.

        • É mentira do Leandro, Antonio Lyra. Como é que Zé Dirceu poderia receber milhões se estava sendo julgado e foi preso em 15 de Novembro de 2013? Note que Leandro disse que o petista recebeu 39 milhões de 2006 à 2013, justamente o período em que tramitava o processo e houve o julgamento da AP 470.

          MEN TI RA !!!

          Esse Leandro Fake, claro que não se chama Leandro, é só mais um pau mandado do PSDB que bate ponto aqui no Blog da Cidadania.

          Abração, Lyra.

          • essa informação tá no site do El Pais e em muitos outros. Basta procurar…e nao sou eu que estou afirmando, é o MPF..mas…deve ser fake tambem..

            “José Dirceu recebia valores nesse esquema criminoso enquanto investigado no mensalão e enquanto foi preso. Seu irmão fazia o papel de ir até as empresas para pedir esses valores.” O procurador afirmou que esta foi uma das razões que motivaram o novo pedido de prisão para Dirceu, que já cumpria prisão domiciliar por condenação no mensalão

          • Isso é uma hipótese, imbecil. Não houve julgamento, não houve juiz, não houve juri. Como você quer dar como provada uma acusação que não tem prova nenhuma além de uma declaração. Pode ficar inventando nome falso até cair. Chega de publicar esse tipo de bobagem

      • Leandro o povo é uma figura de linguagem tu quer dizer é as pessoas que são contra o o PT asim com tu . Que são moldadas pela imprensa golpista.

      • Quem vai sair em nome do PT? Pelo amor de Deus, não conseguimos mais encher a Av Paulista. Só nos restam os sindicatos, as correias de transmissão do partido. A ida de Dilma à feira de construção em março foi instrutiva: o povo já não gosta mais do PT. Não moverão uma palha para salvar Dilma, Lula ou quem quer que seja. Para sobreviver, Dilma precisa reconquistar o congresso e pôr um AGU mais articulado que o Adams. A defesa que ele tem feito dela é sofrível.

          • Em nome da democracia, do voto, da campanha pelas diretas já, do direito de escolher nas urnas o(a) presidente(a) sem que uma minoria decida quem será o presidente por meio do GOLPE, seja do judiciário ou militar. É simples assim. Resista Dilma que a frente iremos nós, os 54 milhões e mais a extrema esquerda que não vota nos tucanos. Como Ciro Gomes, que não é de esquerda, conclamou,vamos às ruas em defesa da DEMOCRACIA.

        • Segura tua onda aí Vovózona.

          A acabada aqui é a senhora o Partido dos Trabalhadores está muito bem, de pé e lutando.

          Não nos subestime.

          • O cara está certo, amigos. Ninguém vai sair na rua contra o golpe e em favor da Dilma. E a Dilma está se afundando ainda mais ao manter o Levy, pau mandado dos tucanos, na fazenda.

            Mas vai lá, Dilma, vai assim que uma hora a Veja e o Reinaldo Azevedo farão o elogio que a senhora está esperando há tempos. Deixa o Levy aí para o mercado aplaudir.

        • Já esta programada para o dia 20 de agosto mobilização do povo contra o golpismo organizada pelos movimentos sociais, conforme site do pcdob.org.br e pt.org.br. A deputada federal do PC do B, Luciana Santos divulgou essa notícia no dia 24/07. Agora temos mais dois motivos para protestar: atentado contra o Instituto Lula e a prisão arbitrária de José Dirceu.

          • Os coxinhas vão botar 20 milhões de pessoas na rua, Helena. Toda manifestação da esquerda é sempre meia dúzia.

  • O negócio Eduardo é você arrumar outra coisa pra fazer, tipo arrumar uma amante bem gostosa, viajar pela Riviera, Ibiza, Mallorca e Alpes suiços,gastar bastante dinheiro ( pelo que sei isso não é problema), enfim sair pra relaxar largar essa cruz que carrega, esquecer o PT( parar de defender criminoso e ladrões) pois PT é acronimo de Perda Total, assim como o comunismo caiu, o PT Já caiu, então Enjoy It.
    Ahhh, e caso o amigão não funcione tem Cialis.

    • Eu publico porque é cômico. Essa gente acha que se tivessem algo contra mim já não teriam usado. Pobre diabo, escondido atrás de um nome falso, tremendo, mas confiando no anonimato. Você vai estar lendo este Blog em qualquer hipótese. Não devo nada a ninguém e nunca recebi um centavo de governo nenhum. Por isso denunciei Sergio Moro ao CNJ. Não tenho medo de ninguém porque tenho vida limpa

    • O PT pode ter levado um tombo, mas a direita terrorista está podre! Ee aliou e se mostrou como o que há de pior no país. Em 2018 ou até antes o país será passado à limpo, aparecerá alguém pra enfiar o dedo na cara de vocês canalhas e dizer todas as verdades, inclusive e principalmente na cara da mídia safada, que não poderá fazer cara de paisagem tamanho o escarro e vai ser obrigada a fazer o debate pautada não mais somente pelos seus telejornais e noticiários covardemente parciais. Nós, os verdadeiros patriotas, empurraremos vcs safados pro meio da roda da verdade!!! E em condições de igualdade vcs perderão a quinta eleição consecutiva pra esquerda, seja lá quem for os candidatos. E receberão a devida desmoralização que merecem.

  • Caro Eduardo
    Tens razao, porem um senao.
    Quem tem a caneta, o poder, pode lutar.Como fez o PSDB no governo.
    Porque o gov. federal é petista.
    O que falta é coragem, ou entao assumem que sao o que sao.
    Aqui no RS admitimos perder, mas lutando.
    Há uma palavra para o PT e Dilma, COVARDIA
    Só que o povo pagara a conta.Caro
    Votei em DIlma.Me arrependo.Nao do voto, porque sempre votei no campo popular, mas de ter escolhido uma covarde para manter o projeto popular.No fim o PIG estava certo.Um poste de Lula chegou a presidencia.
    Sem Lula, restou o poste.Oremos

      • Não é só acusação. Existem provas materiais no caso de Dirceu. Ele recebeu mesmo os milhões informados. Existe recibo.
        No caso de Cunha e Anastasia, são só palavras. Nenhuma prova material.

        • Claro que existe recibo. Foi tudo declarado ao fisco. São contratos legais. Não são segredo. Ninguém dá recibo de propina, bobão. Estão pegando contratos feitos às claras e dizendo que são provas. Ora, quem é que dá recibo de propina. Dizer que há recibo de propina contra Dirceu já mostra o absurdo dessa acusação

          • Pois é.
            Dirceu vai se corromper e passar recibo?
            Ele precisava ser um tucano, portanto inimputável, para ter uma ideia de jerico dessas!

          • Você sabe que é muito fácil fazer recibo de “consultoria”, que é serviço, ou seja, difícil de se comprovar. Mesmo assim essas empresas roubaram a Petrobrás, isso até os PTistas aceitam. Não seria uma forma “legalizada” de repassar grana? E por que Dirceu sempre quis esconder os contratos? Por que jamais apresentou a documentação das “consultorias”, relatórios por exemplo? E se ganhou tanto com as ditas “consultorias”, por que dizia não ter dinheiro para pagar a multa pelo mensalão, recorrendo a vaquinhas, escondendo que sua empresa faturava alto?

  • Não resta a menor dúvida, Edu, que a prisão do Dirceu é um lance político. O Moro precisa do apoio do pig para sua empreitada pessoal, como o super-herói que vai salvar o Brasil da corrupção. Ele mesmo admitiu em artigo na imprensa.
    Ele planeja essas prisões bombásticas e midiáticas para manter o foco sobre si. É claro que o delatores sabendo dese jogo, vão colocar o Dirceu na roda, pois querem diminuir suas penas.
    Então as consultorias que o Dirceu presta automaticamente vira propina, e pronto, mais provas não são necessárias.

    • É politico. Totalmente político. Até o mês e o dia escolhido a dedo. Primeiro dia útil de agosto. O chamado mês dos desgosto para o Brasil, de más lembrança, tendo como ápice o suicídio de Getúlio. Como são previsíveis, não passam de um simplórios. A historia se repetindo, mas ao contrário do que pensam, vai ser como farsa. Sintomático, emblemático. Mas não se enganem, eles estão ultrapassando limites. E como no caso Riocentro, a bomba vai estourar no colo da direita, do PiG, do moro e sua trupe de peões. A Rainha vai dar xeque mate.
      É só ter calma e não se exasperar. O tempo contribui e conspira a seu favor.

  • Acho que vo tirar meu time de campo e vou ficar assistindo de camarote. Eu nunca aceitei a maneira como este Governo tratou os Petistas no linchamento do mensalão.

    • Na primeira noite, vieram e levaram meu amigo judeu, mas não me importei porque não sou judeu / Na segunda noite, vieram e levaram meu vizinho sindicalista, mas não me importei porque não sou sindicalista…

      • Comparar descontentamento da população com o PT totalmente justificado por ingerência e corrupção com o antissemitismo é desonestidade intelectual, Edu, você não precisa disso.

        Comparar figurões petistas investigados e presos após serem condenados por tribunal em uma democracia com os judeus perseguidos pelo nacional-socialismo é uma afronta a todos os perseguidos e à comunidade judaica em todo o mundo.

        • Não é afronta alguma. A situação muito se assemelha. Um ditadura judicial e fascista se instaurou, melhor dizendo, já existia. Um juiz tucano faz a arbitrariedade que quer, prende quem quer, e para isto, provas é o de menos. Assim, somente um partido é perseguido e outro é protegido.

        • Como esse pessoal é literal, não entende analogia, figura de linguagem, nada. Por isso engole a mídia sem questionar, sem saber ler nas entrelinhas. Gente limitada.

        • João, uma sugestão de livro: “Eishchman em Jerusalém”, de Hannah Arendt.
          Lá ela fala sobre a banalização do mal.
          E ela, mais como jornalista do que como filósofa, o que observou é que carrascos nazistas agiam numa boa, com a consciência tranquila, eram pessoas comuns que cumpriam ordens, agindo conforme a “legislação vigente”. Eram sujeitos comuns, como eu e você, apenas fazendo o “seu trabalho”.
          Não podemos ficar com a consciência tranquila porque tribunais decidem, por exemplo, que o dinheiro da Visanet era dinheiro público e isso serve para condenar pessoas. Um tribunal assim decidiu, então tudo bem!
          Se um sujeito é condenado à morte e depois de 40 anos se descobre que ele era inocente, não é porque um tribunal um dia decidiu que ele era culpado e o matou que ele vai ter de continuar sendo considerado culpado.
          A propósito de sua consciência tranquila com a Justiça, ouvi, não tem muito, uma história sobre o AI-5 que não sei se vou saber contar direito. O vice-presidente Pedro Aleixo foi contra. Cobraram dele porque ele era contra uma medida que ampliava os poderes do presidente Costa e Silva. Como assim, Sr. Aleixo, o senhor não acredita no general? Ele respondeu que no general ele acreditava. O que ele tinha medo era quando o AI-5 chegasse no guarda de trânsito.
          Pois é, meu caro João. Certo julgamento feito por um tribunal numa democracia veio com formas heterodoxas de julgar uma certa ação penal, fazendo uso de teses um tanto estranhas à nossa tradição.
          Muitos não viram problemas e até aplaudiram.
          Faltou aparecer alguém dizer: tenho medo de quando esse “domínio do fato” chegar no guarda da esquina.
          Já chegou. Lá em Curitiba.

  • Segundo o 247, foram duas delações que embasaram a prisão do Dirceu. Sinto muito, mas todos sabíamos que não tolerariam presepadas da esquerda. E o PT errou de maneira mais espetacular possível. Conseguimos escapar do mensalão e agora essa. Quando Lula ganhou, ele disse: “Não temos o direito de errar”. Estava certo. Não perdoariam o PT. Perdemos a classe média com o mensalão. Perdemos os pobres com o petrolão. Levará muito tempo para que voltem a confiar na gente. 

      • Apoio o PT desde os anos 1980 e sou leitora do Edu desde 2008. Mas sei que nosso partido está com problemas. Ou não? Será que é só culpa da aristocracia a quem nos opomos? O PT cresceu na adversidade, quando ainda não detinha os instrumentos para mudar a sociedade. No poder, fez muito, mais do que qualquer um, mas se expôs à crítica oportunista. Em qualquer lugar do mundo, governos de esquerda nunca são a regra, mas a exceção. A esquerda precisa ter autoridade moral para governar. Nossas propostas vão contra o credo econômico, em prol de um ideal político maior, a distribuição de renda e a justiça social. Sacrificamos a “eficiência” neoliberal em prol de um bem maior. Se a esquerda comete um malfeito, ela perde um de seus únicos ativos: a reputação ilibada. Infelizmente, acho que a cúpula do PT manchou a imagem do partido, entregou nosso sacrifício de bandeja para a direita. Sei que o Edu não gosta disso, mas o PT precisa reformar-se. Precisa ser VISTO como o partido diferente, de gente diferente. Querendo ou não, a retórica oficial do partido não passa de um aggiornamento do malufismo: rouba, mas cuida dos pobres.

        • Desculpe Vovózona, mas tenho que dizer: a senhora é MEN TI RO SA. E não me surpreenderia se nem fosse uma vovó. A senhora tá mais pra reaça fake pago para ficar azucrinando nos espaços progressistas.

          Sei disso porque, embora você tenha dito que está aqui desde 2008, nunca te vi mais gorda.

          Pelo que sei você pode até ser o safado que volta e meia assume a identidade de alguém aqui do Blog.

          Fique esperta, véia. Estamos de olho em você.

          • Dê uma olhada no meu comentário de 2012 e verá de que lado estou, amigão: http://www.blogdacidadania.com.br/2012/11/dilma-e-o-controle-remoto-2/comment-page-1/

            Já vi esse filme. Os que querem mudanças são acusados de traidores. Cuidado, amiguinho. Pessoas como você afastam os que ainda acreditam na estrela vermelha. O PT sempre foi o partido em que o debate era estimulado, com as suas múltiplas tendências. Sei no que acredito, sei o que é ser de esquerda. Sei o que é o PT.

          • Wilson, esse é o problema do PT hoje. Muitos aqui querem o confronto, pedem apoios, inclusive da oposição, mas não deixam sua postura arrogante, sequer questionando uma possibilidade de mea-culpa.
            É assim que você acha que o PT e o governo Dilma vão se reerguer?

  • Caro Eduardo,

    O objetivo dessa gente é bem apodíctico, ou seja, é ferrar os petistas. Não resta mais nenhuma dúvida sobre isso.
    A prisão de José Dirceu, decretada pela Justiça Federal do Paraná, fez-me pensar sobre uma questão; Dirceu está cumprindo pena em regime de prisão domiciliar, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, no caso do famigerado mensalão. Com esta nova prisão, ordenada pelo Juízo do Paraná, penso que tal decisão entra em conflito com aquela decidida pelo STF. O problema maior, é que o juiz paranaense tem muito poder.

  • Vc força a barra quando diz q as delações contra José Dirceu (sim, foram mais q uma!) são iguais às delações contra Cunha e Anastasia!

    Contra José Dirceu não há só as delações…

    Há contratos de fachada, movimentações financeiras COMPROVADAS, e provavelmente, mais coisas q ainda não sabemos!

    Vc, se quiser agir com isenção, tem q reconhecer isso!

    Espero e torço para q Cunha tenha o mesmo fim…

    Quanto a Anastasia, é necessário mais do q uma versão de q ele teria recebido dinheiro!

    Se a justiça conseguir provas, q ele tb seja preso!

    Lugar de corrupto é na cadeia!!

    Seja de q partido for…

    • Contra Dirceu existem contratos legais, apenas. Dizer que são delituosos baseia-se na delação. Todos são acusados. Não há prova de que os contratos de Dirceu decorram de corrução. Existe só a palavra de delatores. Tudo se resume aos delatores, entendeu?

      • Essa é a sua opinião…

        O MPF, a PF e o juiz Sergio Moro não concordam!

        E, levando-se em conta q não temos todas as informações, acho q vc se arrisca em afirmar isso!

        • E vc? Que já se arrisca em dizer que está tudo COMPROVADO. Vc não acha estranho somente petistas serem presos e tucanos serem inocentados.

          No mensalão do PT não havia uma prova sequer contra Dirceu, mesmo assim, “a literatura permitiu” a prisão política.

  • Jogam uma BOMBA no Instituto LULA!!! E para abafar, prendem Zé Dirceu !!! E a Justiça ???

    “A oposição toda está indignada com a atual situação de nosso país”, dizendo que eles, os opositores, “estão indignados com a situação de aparecimento da corrupção ( em função do combate implacável empreendido pelos governos Lula-Dilma ), que não é de hoje, não é do atual governo não, isso é coisa antiga, vem de longe, de longa data.”
    Mas se a corrupção é coisa antiga, que vem de longa data, então porque a oposição, hoje(há 502 anos, situação)só se manifestou agora e não antes? Se antes havia corrupção, e todos sabiam, porque então não combateram ou se manifestaram como estão fazendo agora? Está claro que o proposito desta manifestação é ir contra o combate à corrupção empreendida pelos governos Lula-Dilma,e não contra a corrupção.

  • e a dilma, acreditou no rui falcão, no cardozo dantas e no mercadante,………..a merda que iria virar este país, já se consumou………brandem o bandido. do temer que será alçado ao cargo de presidente
    reinaldo carletti

  • Mais um capítulo do combate à corrupção à brasileira.

    Pra quem não sabe consiste em investigar, processar e prender os desafetos políticos do conservadorismo e varrer pra debaixo do tapete a própria lama.

    MPF, PF, judiciário faz parte do teatro reacionário que cria o ambiente do golpe de estado.

    Estudem a história do Brasil e me digam se estou errado.

  • Eduardo.
    Acabou o estado de direito no Brasil
    Esta é a frase que ninguém escreve na imprensa do jaba (mídia).
    Vivemos o pré-fascismo .

    O Golpe já foi desferido e está matando a adolescente democracia no país.
    A ricaiada estupida e inculta, acha que ficará “tudo bem”. Mal sabem que já, já estarão na lista dos golpistas.
    No fascismo não importa a riqueza.
    Nós que saímos da pobreza e não queríamos voltar, mas com uma elite assim corremos sempre este risco.

    Dias melhores não estão no horizonte, lamento.

  • Sabe Eduardo, eu tenho uma opinião diferente. Pode ser que eu esteja completamente errada, mas vou dar assim mesmo.
    A prisão do Dirceu é tudo isso que vc disse. Mas também demonstra que a Lava Jato está numa situação em que é preciso prender o Dirceu porque não encontrou nada novo. Quando encontra algo novo envolve a oposição e o conservadorismo, que vai desde Serra até o presidente do TCU e tem que recuar. Complicado.

    Não acredito que o PSDB vai se aliar ao PMDB e muito menos ao Cunha. Tem muita bravata e até mesmo ausência de proposta por aí. E não acredito que o PMDB por sua vez vá que nem vaca de presépio atras do Cunha.

  • Dilma está pedindo prá perder o jogo.

    “Ser republicano e não interferir nas investigações é uma coisa. Permitir que pessoas armadas e com poder para soltar e prender ajam de forma politizada e irresponsável é outra” . ( Renato Rovai )

  • A esta hora o que nos resta a fazer a não ser nos unirmos? Porque da passividade do PT e do ministro Zé todo mundo já está cansado de conviver! Como podemos querer defender quem não o faz por si mesmo? Devevemos nos movimentar e criar um novo partido de esquerda que tenha preopcupação com os necessitados deste país, porque o PT, neste ritmo, vai deixar de existir.

  • O ódio ao PT é insuperável ? Por que ? Será por ter um (ex-)metalúrgico chegado à presidência ? JK tambem teve origem muito humilde e ninguem o odiou por isso. Ou é por causa dos pobres, que deixaram de sê-lo e agora consomem ? Improvável, pois à sociedade capitalista nada mais alvissareiro que o advento de mais consumidores. Mas esse ódio tambem não proviria do fato de que pobres mudaram de classe social e até andam de avião ? Amador Aguiar (Bradesco), Sebastião Camargo (Camargo Correia), Edson Godói (Amil), Samuel Klein (Casas Bahia), são exemplos de gente muito pobre que atingiu o topo da pirâmide, tampouco foram odiados.

    O ódio ao PT existe, sim, pelo que o PT foi quando oposição, e por suas propostas passadas, e pelo comportamento adotado quando atingiu o poder, contrariando tudo o que propalava e superando em patifaria tudo o que condenavam nos oponentes. O caso do Zé Dirceu é emblemático, tão lutador que se diz ter sido por uma sociedade mais justa, e agora nada mais é que um biltre maquinador de cadeias corruptivas a serviço de um projeto de poder. Não dá mais, nem ao mais crédulo de seus admiradores, para ignorar seu caráter inescrupuloso, sua conduta abjeta e maquiavélica sempre em proveito próprio e de sua ânsia pelo poder. Imagino como deva ser duro para os que o louvavam como “guerreiro do povo brasileiro” e, agora se deparam com um calhorda da pior espécie.

    Quanto à comparação Cunha/Dirceu. Digamos que um assassino tenha matado meu pai, e outro minha mãe. Os dois foram presos, um deles severamente condenado, mas o outro absolvido por falta de provas. Deverei eu exigir da Justiça que o condenado seja equitativamente beneficiado, com a mesma benevolência contemplada ao absolvido?

  • Calma, calma, pessoal. Se o Zé foi em cana é bom sinal. Vejam bem:
    Primeiro: Ele ja tá queimado mesmo desde o mensalão. Não fará diferença de for preso de novo. Tocar fogo em pau queimado é como chutar cachorro morto.
    Segundo: Ele vai assumir a bronca e não vai entregar quem está acima dele (que vocês sabem muito bem quem é), assim como foi no mensalão.

    • Nós estamos calmos, Vieira vagabundo. Quem tem que ficar esperto são vocês reaças, principalmente se ousarem avançar mais do que podem.

  • Bem, se as lideranças petistas tivessem nesses últimos 12 anos ouvido o conselho da base de impor limites nesse envolvimento com financiamentos de campanhas, abertura de “consultorias”, colocado pessoas com compromisso com o avanço social e a democracia no judiciário, PGR e PF não estaríamos assistindo essa manipulação patética contra o PT. Infelizmente os acordos em gabinetes prevaleceram ao invés de buscar discutir polícias com os movimentos sociais. Nesse momento da nossa história os empresários beneficiados pelo caixeiro viajante Presidente Lula não estarão ao seu lado pela democracia e justiça social, será a classe trabalhadora que foi colocada distante da política pelo excesso de pragmatismo dos governos do PT, que lutará pela continuidade do avanço social que vivemos

  • E a “marcha sobre Roma” tupiniquim segue em direção ao Palácio do Planalto. Prenderam um almirante no caminho, esperaram alguma reação e nada, aí lançaram uma bomba como aviso. Novamente nenhuma reação. Hoje prendem Dirceu. Semana que vem Lula. Vem as manifestações e processo de impedimento aberto no congresso na semana seguinte. Dilma chega ao fim do ano como Presidenta?.

  • O PT está colhendo o que plantou. Quem indicou joaquim barbosa para o STF, num ato de pura demagogia só porque o sujeito é negro? Lula. Quem indicou rosa weber, cujo voto no mensalão foi, pasmem, terceirizado para o juiz moro, dada a ignorânica da ministra em matéria criminal? Dilma.
    Que partido começou com a bobagem de se curvar a vontade do MP para indicação dos PGRs?
    Assim que a presidente cair, o ministro da justiça vai arrumar uma boquinha na escolinha de direito do gilmar mendes.
    O PSDB voltará ao governo pelos braços da equipe da lava jato e voltaremos a normalidade democrática.

  • Edu,

    Você tem notícias de a quantas anda a representação contra o Juiz Sérgio Moro no CNJ? Hà alguma notícia objetiva sobre ela?

    Esse juiz é quem não pode ficar solto.

    Stella

  • Caro Eduardo e demais
    A prisão do ZD é para reforçar o dia 16.
    É mais uma manobra da direita.
    Basta ver como os trollzinhos da direita estão assanhados.
    Saudações

  • Eduardo, não acho que querem acabar com o PT. Não, querem o pré-sal (que não sabemos quão mensurável é) e acabar com o banco dos BRICS. O PT e a corrupção são a cortina de fumaça aqui no Brasil.
    A embaixadora americana ainda é a mesma embaixadora da época da deposição do Presidente Lugo? O golpe lá se deu pela justiça e aqui o caminho é esse, só o desfecho será diferente. Você sabia que na semana passada o MP daqui assinou um memorando que busca intensificar a cooperação jurídica o com o MP do Equador? Quer apostar que lá o MP começará a usar a corrupção como mote de uma campanha para uma democracia mais honesta?
    Quando ao Dirceu, todos sabem que com ele na articulação o PT ganhou três eleições para o governo federal com uma certa folga. Sem o Dirceu, foi o sufoco da eleição passada. É isso. Dirceu está preso por causa da articulação para eleições em 2018.
    Resumindo: objetivo mediato é o pré-sal e o banco dos BRICS e o objetivo imediato é tirar o Dirceu de uma possível articulação do PT para as eleições de 2018, inviabilizar o governo federal e a economia até lá.
    Saudações
    Fabio Martins

  • :

    16:13

    O do Moro é o de fora…

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Edu, vou escrever poucas palavras, aliás, palavras que já escrevi diversas vezes e se bem me lembro, quase ninguém prestou atenção, como sem importância:

    “- Os tucanos tem rabo preso com o PIG e o PIG tem rabo preso com os tucanos”.

    É por essas e outras que tudo isto acontece, ninguém se perguntou até hoje por que tanto a mídia protegem os tucanos e assemelhados? será todos esquecemos da era das PRIVATIZAÇÕES que tanto a mídia da época apoiou ?

    abraços!

    P.S.: ainda preciso DESENHAR, a causa de tudo que está acontecendo na política, no Brasil, hoje???

  • O pior de tudo, Edu, volto a insistir, é que o procedimento mais correto, mais razoável, é o que é aplicado em relação aos tucanos e seus comparsas, como Cunha, por exemplo.
    Eu até gostaria de clamar para que agissem contra o tesoureiro do PSDB, por exemplo, com o mesmo rigor que agiram contra Vaccari.
    Minha consciência diz que devo pensar o contrário. Queria Vaccari livre por ter agido como os outros tesoureiros agem, só sofrendo qualquer punição quando houvesse algo provado contra ele e, efetivamente, estivesse ele condenado.
    Durante a campanha eleitoral, Dilma popularizou o bordão “todos soltos”, referindo-se aos tucanos e seus sempre esquecidos escândalos.
    O problema não é eles estarem soltos. O drama é petista preso sob alegações insustentáveis ou após condenações em decisões que envergonharão nossos netos.
    Não nos esqueçamos da frase da ministra Rosa Weber, reconhecendo não haver provas contra Dirceu mas que o condenaria assim mesmo porque a literatura jurídica assim o permitia.
    Entre os juízes que a assessoraram no julgamento da AP 470 estava um tal Sérgio Moro. Já ouvi falar dele!

  • Caro Edú, você não conseguiria entrevistar neste momento os líderes dos movimentos sociais, principalmente o Stédili, pois a hora já passou. Não adianta mais ficarmos de mimimi nos Blogues. Tem que colocar o Povo na rua.

    Saber do Stédili e demais líderes (Sindicato dos Metalúrgicos, MTST, Sindicato dos Bancários), qual a estratégia deles para enfrentar o Golpe que está aí, batendo a porta e proteger o LULA e a Democracia, pois este Governo Autista está Morto.

    Quando o MST e demais vão por seus Blocos na Rua????

    Abs,

    Sérgio

      • Edu, o MST hoje protestou no ministério da fazenda.
        O governo, na figura do ministro da defesa, disse que tudo segue, tanto as investigações, quanto o governo (sic). Seria autismo? Não sei, depois que o Haddad reclamou publicamente do governo federal, tenho uma pulga atras da orelha.
        Falta uma liderança chamar isto pelo nome e aí acredito que os movimentos sociais irão atras.. Quem tem que defender este governo é o seu dono. É o chamado single responsability.
        Insinuações, na imprensa, que a Dilma prepara uma reforma ministerial com o PMDB nos principais cargos, seria a gota d’água para desconfiarmos que o PT foi colocado de lado. Talvez salve o golpe, mas e o governo e as propostas que elegemos????

      • Eu entrei nos sites da CUT e da FUP na manhã do anúncio da bomba e estranhei não haver nada ainda, demoraram um pouco a se colocar sobre o assunto.

        Institucionalmente o cerco está muito fechado, quais as lideranças hoje capazes de mover e aglutinar a reação? As centrais sindicais sozinhas não arcarão se não houver mais setores civis e políticos engajados.

        A direita se articula através do PSDB, da mídia e das redes sociais via aqueles movimentos espúrios. E nós?

    • Dia 20 de agosto os movimentos sociais programaram uma grande mobilização do povo contra o golpismo. A deputada federal do PC do B, Luciana dos Santos, já divulgou essa notícia no dia 24/07. Esta no site do pcdob.org.br e pt.org.br.

  • Eu acreditava que a estupidez inerente aos petistas era coisa de R$ 50 mil para o João Paulo Cunha e outros como ele que usaram e continuam usando o PT em benefício próprio, honrosa exceção ao Genoino.
    Estúpidos completos que acreditaram, de forma irresponsável, na direita e nos verdadeiros donos deste país que não abririam mão de seu poder sobre a massa.
    Irresponsáveis, não leram sobre o que aconteceu com Vargas, Jango, Allende, Mais atrás na Guatemala, no Irã e em todos os outros países que tentaram sua soberania.
    As razões para a prisão do José Dirceu ser considerada uma violência são plausíveis e justas. Ele não fez ou deixou de fazer mais ou menos do que os envolvidos em Furnas fizeram, do que o Cunha e outros fizeram.
    Mas, fez e deve ter feito. Infelizmente não é possível deixar de acreditar nessa hipótese porque o Sr. José Dirceu montou um feudo para si e seu filho no Paraná.
    Por que ele?
    O único que não poderia ter feito, fez!
    E o país todo vai pagar.
    Antigamente havia os Chicago Boys, hoje temos os Gospel Boys.
    Moldados na forma da subserviência e que acreditam serem enviados de Deus.
    Passarão à história como Judas que venderam um país, a eles pouco importa, sua família e seus descendentes estão todos com a subsistência resolvida.

  • Parabéns,Edu,ainda bem que existem você e o blog…
    Para lê-lo melhor indago-lhe se há como aumentar o tamanho da letra.As vezes a vista cansa,apesar dos
    óculos.Obrigada,depois comento mais.

  • Excelente texto.
    A chave seletora está funcionando muito bem, eliminando a concorrência, no caso a esquerda, pelo judiciário. Tal prática não é restrita à política, tendo em vista a eliminação de concorrentes ou entraves no mundo corporativista, pelo uso do mesmo mecanismo.
    Dirceu já estava preso, o ato de hoje apenas serve para o constrangimento do mesmo e de material para as próximas matérias do Pig.

  • Falou tudo Edu!

    Os coxinhas só querem a extinção do PT, não querem o fim da corrupção de verdade, são super hipócritas e não querem ver um país melhor! Eles querem que a população pobre e negra se exploda e se fosse possível revogar a Lei Áurea para voltar a escravidão, fariam com o maior prazer! Você não concorda?

    • Porque a economia está ruim. É cíclica. Foram dez anos anos de bonança, mas economia pode piorar. neste momento só não melhorou por causa da política

  • Segundo o G1 no dia da bomba e no dia seguinte houveram pequenas manifestações fascistas na porta do Instituto Lula. Porque não fomos lá fazer manifestação de apoio e de defesa do ex presidente?

  • Eduardo, numa leitura apocalíptica da situação, num cenário pós golpe, a resistência democrática conseguiria enfrentar a turba fascista ? O PT ainda tem condições de liderar esta luta ? Ou bovinamente a esquerda aceitará as novas regras ? Qual a repercussão do golpe na América latina e no mundo ? Acho ( no meu achismo ) que eles farão um balão de ensaio abrindo um processo contra Lula e mantendo a faca no pescoço do ex-presidente, conforme o que conseguirem, o caminho para derrubar Dilma estará aberto.Ninguém, ninguém pode fazer arriscar qualquer previsão séria sobre o desfecho da situação, até por que existe sempre uma parcela do imponderável a escrever por linhas tortas a história da humanidade ! Abraço e boas luta a todos os companheiros !!!

  • Por que o Moro não dá ouvidos à delação do Youssef sobre Furnas?

    Por que o Youssef tem o benefício da delação premiada, se mentiu e delinquiu após a sua primeira delação no caso Banestado?

    Por que a Lava Jato deixou o delator do Anastasia desaparecer?

    Por que a Justiça nada fez no caso do helicóptero com meia tonelada de coca?

    Por que a Justiça não investigou o hotel fazenda no qual foram deixados vários quilos de coca do avião?

    Por que a Justiça nunca investigou a Privataria Tucana?

    Por que, mesmo alguns terem delatado que a corrupção na Petrobras vem desde o governo FHC isso não é investigado?

    Por que a Justiça nunca investigou a compra da reeleição?

    Por que a Veja e o Cachoeira, comprovadamente criminosos, puderam escapar ilesos?

    Por que os senadores da CPI do HSBC, mesmo com autorização do STF, não quebraram o sigilo bancário dos criminosos?

    • Porque o regime vigente neste país é a Canalhocracia.
      E mesmo sabendo do regime que vigora no país esses idiotas fizeram o que fizeram.
      Lá atrás, poderiam ter dito como a coisa funcionava e apresentado uma proposta para Lei de Médios e Reforma Política, não fizeram.
      Dirceu como muitos outros petistas se aproveitaram do poder para enriquecer.
      Não me venha falar de contratos legais, são legais. Não há dúvidas sobre isso!
      Mas são também completamente imorais e o José Dirceu não precisava ter feito isso.
      Vamos perder uma presidente nacionalista, capaz por obra e graça de meia dúzia de idiotas que se consideraram acima das leis.
      Pessoas que usaram seus cargos para enriquecer, isso é inegável.
      Chega dessa história : – Eles também fazem.
      Um erro não justifica outro!

    • Li no site brasil247.com que juiz moro disse que não é sua competência investigar Furnas, mas o Eletrolão é. Desculpa esfarrapada desse juizeco da fala fina que não quer mexer com seus “patrões”. Simples assim.

    • São esses ” porquês” que me fazem acreditar que ninguém está preocupado com corrupção.
      A ideia é, e sempre foi, tirar o PT da jogada.
      Petrobrás e Programa Nuclear? Nem pensar. No Brasil, não.

  • É melhor ficar atento para os próximos desdobramentos. E os militares, o que pensam sobre isso? É bom lembrar que, às vezes, o feitiço se vira contra o feiticeiro. Acho que esse filme nós já vimos antes.

  • Prezado Eduardo:
    “O Brasil está caminhando para se tornar um Estado policial que irá reprimir todo aquele que se identificar com o pensamento de esquerda e tiver chance de ganhar apoio popular.”

    Discordo da sua colocação. Agentes públicos agindo dessa forma, prendendo sem provas estão demonstrando que já vivemos em um estado policial tendo como referência o nazi-fascismo.

    “A diferença de tratamento gritante para acusados de crimes parecidos de acordo com a posição política de cada um mostra que todo esse aparato policial montado pelo Ministério Público, pela Polícia Federal, pela Justiça e pela Mídia será desmontado assim que o objetivo for atingido, ou seja, assim que todas as principais lideranças de esquerda forem desmoralizadas e, se possível, presas.”

    No meu ponto de vista uma boa parte dessas instituições acima citadas demonstram que estão em processo de necrotização.

  • E A GENTE VAI FICAR DE BOCA ABERTA!!!!!!!!!!!!!!!?????????? NÃO É POSSÍVEL QUE NINGUÉM QUE TENHA VOZ EM ALGUMA ENTIDADE PROGRESSISTA(SINDICATO, MÍDIA ALTERNATIVA, PARTIDO POLÍTICO, MOVIMENTO SOCIAL, ENTIDADE ESTUDANTIL, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES)NÃO ESTEJA ARTICULANDO UMA REAÇÃO, UMA MOBILIZAÇÃO POPULAR NAS RUAS, QUE DENUNCIE AO MUNDO O GOLPE DE ESTADO EM CURSO NO BRASIL???????!!!!!!!!! É UM ESCÂNDALO E A GENTE VAI CONTINUAR DEIXANDO ELES TRIPUDIAREM EM CIMA DA GENTE, ATÉ DERRUBAREM DILMA E PRENDEREM LULA!!!!!!!!!!!!!!???????? E TAMBÉM ACABAREM COM O NOSSO FUTURO, POIS TUDO O QUE SE FEZ NESSES TREZE ANOS SERÁ DESTRUÍDO. FAÇO AQUI UM APELO A QUALQUER UM, A COMEÇAR PELO EDITOR DESTE BLOG, QUE TENHA ALGUMA INFLUÊNCIA NUMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL, QUE FAÇA TODO O POSSÍVEL PARA QUE NOSSAS FORÇAS SE ORGANIZEM E COMECEM UMA MOBILIZAÇÃO INTENSA NAS RUAS, ANTES DA “MANIFESTAÇÃO” DESSES MERDAS, QUE ESTÁ MARCADA PARA O DIA 16 DE AGOSTO, E “COINCIDIRÁ” COM A ÉPOCA DA FARSA DO TCU QUE, COMO O “MENSALÃO”, PRETENDE CONDENAR POR NADA, USANDO MAIS UMA FÁBULA, SÓ QUE DESSA VEZ IRÁ DERRUBAR O GOVERNO DILMA. COMO DIZ PAULO HENRIQUE AMORIM, “MORO TEM UMA AGENDA PRÓPRIA”, A AGENDA DELE É A DA CIA E DOS EUA E TEM COMO ÚNICO OBJETIVO DERRUBAR DILMA E PRENDER LULA, COM A COLABORAÇÃO DOS “INTELECTUAIS DE CONCURSO PÚBLICO” DO MP, ENTRE OS QUAIS FIGURA UM FANÁTICO RELIGIOSO. OU SEJA, O QUE EXISTE DE PIOR, DE MAIS IGNORANTE, RETARDADO, REACIONÁRIO, ARROGANTE E FASCISTA ESTÁ TENTANDO, E CONSEGUINDO, DESTRUIR O PT E ACABAR COM TODAS AS MELHORAS DE NOSSAS VIDAS. VAMOS CONTINUAR ASSISTINDO A TUDO CALADOS E PERDER TEMPO COM DISCUSSÕES SOBRE “INSTITUIÇÕES” QUE NÃO SERVEM PARA NADA, SENTADOS NA INTERNET COMO ESTÁTUAS.

    • Carlos Henrique, dia 20 de agosto os movimentos sociais já marcaram uma grande mobilização do povo contra o golpismo. A deputada federal do PC do B, Luciana Santos, já divulgou essa notícia. É só acessar o site pcdob.org.br e pt.org.br. Todos nas ruas para protestar contra esse golpe que se avizinha!

    • É preciso que o governo aja pois do jeito que está, parece referendar tudo que os PIGs e gente como os do “buraquinho” dizem.
      Se a postura do governo era inexplicável tornou-se torturante para quem ama o Brasil e não quer vê-lo desmanchar .

    • CARLOS HENRIQUE, já cansei de escreve sobre estes merdas que ficam sentadinhos, pedindo que a dilma reaja, que o zé reaja, que o pt reaja, e não observam o que estamos perdendo. De pronto, derrubando a dilma (pequeno mesmo com o ela é) virão com tudo acabando com TODOS OS DIREITOS que os brasileiros tem. Alguém já leu Maquiavel? É exatamente quem nos governar vai fazer.

  • Edu, eu nunca tive dúvidas que o PGR, MP, OAB e operadores e associações de Juízes, além de estudantes de direito de quase todas a faculdades de direito do país estavam por trás das jornadas de junho. Foi somente quando rejeitaram a PEC 37 que os BLACK BLOCKS apareceram e mataram as manifestações. Tudo que vemos hoje é somente a prova de que houve uma articulação conservadora dentro das universidades onde quem entoa os mantras de golpismo jurídico são os operadores jurídicos deste país que formam e alimentam o conservadorismo. Nunca vou desistir desta minha tese. O GOLPE FOI ENGENDRADO NAS FACULDADES DE DIREITO.

    edu

  • A única forma da presidenta Dilma proteger a maior liderança da esquerda brasileira de uma prisão ilegal, é nomear imediatamente Lula em um cargo de ministro de Estado, pois então ele terá foro no STF e não poderá ser preso pela corja de direita de Curitiba que virou o braço judiciário do golpe da direita em curso. Esses dementes vão prender o Lula, já sinalizaram que esse é o próximo passo da operação golpe a jato e dai o Brasil vai pegar fogo, vai sobrar pra todo mundo. Vão querer aplicar a teoria fajuta do domínio do fato no Lula, os tucanos pediram isso hoje, os senadores Aloísio Nunes e a vestal do parana Álvaro dias. E Dilma tem que trocar o parvo do ministro da justiça por quem tenha coragem de enfrentar o golpe em marcha, o Tarso Genro tá disponível, com o Zé ela vai cair.

    • Donizeti SP,

      O problema é que se isso acontecesse, a mídia iria escarafunchar a vida do Lula, ou seja, iria acusá-lo de muitas coisas., ai, ele seria obrigado a deixar o cargo. Quando alguém se torna Ministro de Estado, fica mais visado por todos.

      • Mais do que já escarafuncharam e não acharam nada? O único jeito de prenderem o Lula é usar o método Moro, prende sem provas, deixa apodrecendo na cadeia e depois boaa mídia tucana completa o serviço sujo. Lula preso pela banda tucana da PF, a Dilma catatônica (essa mulher tá com problemas de saúde gente, tá abulica, travada vendo o barco do seu governo afundar e não se defende!) e será o fim do legado petista, a esquerda não volta ao poder nos próximos 50 anos e o Brasil vai virar colonia ianque, sonho de consumo dos entrevistas brasileiros desde Getúlio Vargas.

          • CARO DONIZETTI, os conselhos de Maquiavel para o seu rei, foi de que, o princípio da governança é fazer com que tudo o que o rei deseja fazer, que o faça no primeiro dia de seu governo, pois a turba não terá tempo de reagir. É mais ou menos isso. Quem nos governará quando dilma cair, fará tudo o que quiser , tirando todos os direitos que os brasileiros tem. Nós nem sabemos quem irá assumir a presidencia. Mas é só perguntar para o Obama, ou a Cia, q

          • CARO DONIZETTI, os conselhos de Maquiavel para o seu rei, foi de que, o princípio da governança é fazer com que tudo o que o rei deseja fazer, que o faça no primeiro dia de seu governo, pois a turba não terá tempo de reagir. É mais ou menos isso. Quem nos governará quando dilma cair, fará tudo o que quiser , tirando todos os direitos que os brasileiros tem. Nós nem sabemos quem irá assumir a presidencia. Mas é só perguntar para o Obama, ou a CIA, eles sabem.

  • CARO EDU OU A SOCIEDADE SE MOBILIZA CONTRA ESTAS MALDADES DO MPF, PF, STJ,MIDIA MANIPULADORA OU A POPULAÇÃO BRASILEIRA CRIARA UM MOVIMENTO QUE SANGRARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA , ALIAS CONCORDO COM O COMPANHEIRO ABAIXO E SEU TEXTO.
    ESTAMOS PRONTOS PARA DEFENDER A\ DEMOCRACIA BRASILEIRA.

    E A GENTE VAI FICAR DE BOCA ABERTA!!!!!!!!!!!!!!!?????????? NÃO É POSSÍVEL QUE NINGUÉM QUE TENHA VOZ EM ALGUMA ENTIDADE PROGRESSISTA(SINDICATO, MÍDIA ALTERNATIVA, PARTIDO POLÍTICO, MOVIMENTO SOCIAL, ENTIDADE ESTUDANTIL, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES)NÃO ESTEJA ARTICULANDO UMA REAÇÃO, UMA MOBILIZAÇÃO POPULAR NAS RUAS, QUE DENUNCIE AO MUNDO O GOLPE DE ESTADO EM CURSO NO BRASIL???????!!!!!!!!! É UM ESCÂNDALO E A GENTE VAI CONTINUAR DEIXANDO ELES TRIPUDIAREM EM CIMA DA GENTE, ATÉ DERRUBAREM DILMA E PRENDEREM LULA!!!!!!!!!!!!!!???????? E TAMBÉM ACABAREM COM O NOSSO FUTURO, POIS TUDO O QUE SE FEZ NESSES TREZE ANOS SERÁ DESTRUÍDO. FAÇO AQUI UM APELO A QUALQUER UM, A COMEÇAR PELO EDITOR DESTE BLOG, QUE TENHA ALGUMA INFLUÊNCIA NUMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL, QUE FAÇA TODO O POSSÍVEL PARA QUE NOSSAS FORÇAS SE ORGANIZEM E COMECEM UMA MOBILIZAÇÃO INTENSA NAS RUAS, ANTES DA “MANIFESTAÇÃO” DESSES MERDAS, QUE ESTÁ MARCADA PARA O DIA 16 DE AGOSTO, E “COINCIDIRÁ” COM A ÉPOCA DA FARSA DO TCU QUE, COMO O “MENSALÃO”, PRETENDE CONDENAR POR NADA, USANDO MAIS UMA FÁBULA, SÓ QUE DESSA VEZ IRÁ DERRUBAR O GOVERNO DILMA. COMO DIZ PAULO HENRIQUE AMORIM, “MORO TEM UMA AGENDA PRÓPRIA”, A AGENDA DELE É A DA CIA E DOS EUA E TEM COMO ÚNICO OBJETIVO DERRUBAR DILMA E PRENDER LULA, COM A COLABORAÇÃO DOS “INTELECTUAIS DE CONCURSO PÚBLICO” DO MP, ENTRE OS QUAIS FIGURA UM FANÁTICO RELIGIOSO. OU SEJA, O QUE EXISTE DE PIOR, DE MAIS IGNORANTE, RETARDADO, REACIONÁRIO, ARROGANTE E FASCISTA ESTÁ TENTANDO, E CONSEGUINDO, DESTRUIR O PT E ACABAR COM TODAS AS MELHORAS DE NOSSAS VIDAS. VAMOS CONTINUAR ASSISTINDO A TUDO CALADOS E PERDER TEMPO COM DISCUSSÕES SOBRE “INSTITUIÇÕES” QUE NÃO SERVEM PARA NADA, SENTADOS NA INTERNET COMO ESTÁTUAS.

  • A escalada do fascismo toma proporções monumentais em nosso País.
    Não bastasse o Moro estar paralisando a economia com seu maldito Ego, a imprensa golpista usa seus paus mandados, travestidos de jornalistas, para atacarem incessantemente LULA e o PT.
    Estamos em guerra !
    Desta feita, as armas são a caneta do Moro pela direita, e a palavra pela esquerda.
    O que esse Moro está fazendo, deixa toda a Justiça boquiaberta, mas ninguém se dá ao trabalho de freá-lo.
    Porque será? O golpe já estaria consolidado nas Instituições ?
    O Cunha assumirá o poder para depois repassar aos tucanos e assim “velar” o golpe que todos já vimos ?
    FHC, da bela Sardenha, mostra que não tem caráter e uma hora elogia, na seguinte condena.
    FHC comanda a gangue que quer assumir o Brasil novamente, e nos fazer ajoelhar aos pés do Tio Sam.
    Moro mostra que não tem nenhum espírito patriota, na hora em que prende o maior cérebro de nossa segurança nuclear. Para satisfazer a quem?
    Para desativar o programa nuclear a pedido de quem?
    Todos sabemos, mas não podemos dizer, porque ele é capaz de nos prender para satisfazer seu ego.
    Um Juiz com consciência patriótica, não trabalha para paralisar o País e entregá-lo aos agiotas estrangeiros. Um Juiz exemplar, prende sim os corruptos, mas pensa também no emprego de milhões que levam o sagrado pão para a mesa de suas famílias. sem quebras as Empresas que trazem o desenvolvimento ao País.
    Isso, Moro não faz.
    Quer quebrar o Brasil para atender aos apelos dessa direita fascista.
    Podemos então acreditar em um golpe, apesar de DILMA jurar que terminará o mandato.
    Essa guerra terá quatro anos mais?
    Quem viver, verá.

  • eduardo,

    “Se quem prega a destruição do PT estivesse mesmo preocupado com a corrupção estaria pregando o mesmo para todos os partidos que dividem o poder federal ou nos Estados e municípios, pois todos têm problemas dessa natureza.”

    Eu estou preocupado com a corrupção, apartidariamente. Roubou tem que pagar. Vamos esperar o julgamento…

    agora achar que todo julgamento, quando culpa-se a esquerda é golpe… ai não.

    Eduardo.

  • Enquanto isso, a Dilma continua com aquela cara de paisagem.
    O que está acontecendo no país não é republicanismo.
    É uma verdadeira esculhambação.
    E vai piorar.

    • Culpar outro só porque não temos coragem de uma reação é covardia. Foi 54 milhões de pessoas que a colocaram lá, então são 54 pessoas culpadas pela situação vigente. Culpo o outro para não assumir a minha responsabilidade.

  • Agora tenho certeza que começarão as mortes. A 1. Foi a do Edu Campos. Uma coisa do jeito que está não termina sem cadáveres. Muitos.

  • Edu, tá difícil segurar o barco. Chegando ao trabalho hoje foi difícil aguentar o sorrisinho de satisfação de todos que sabem que votei na Dilma e defendo com unhas e dentes o governo. A maioria com certeza votou no Aécio embora neguem, se achando os salvadores da pátria. Não adianta argumentar que o Moro é parcial e só prende petista. Logo logo vamos começar a apanhar na rua também. É triste ver o Brasil caminhando para o fascismo e não poder fazer nada.

    • Quer dizer que tudo o que ocorreu no mensalão, petrolão, eletrolão, BNDessão, é tudo conto da carochinha? Com o STF lotado de ministro petista e mesmo assim o Sergio Moro consegue ir prendendo todo mundo e voces ficam a dizer que é golpe? Me façam uma garapa…

  • Edu, já passou da hora dos progressistas e os intelectuais de esquerda desse país denunciarem a partidarização e seletividade da justiça brasileira à OEA. A coisa está escancarada em plena luz do dia.

  • Caro Edu…

    eu nos tenho alertado; venho clamando pela reação imediata; mas, ninguém me tem ouvidos! Tenho lembrado a Itália, na década de 1920 e a prisão de Gramsci, que a esquerda quis reagir era tarde demais!

    Começo a ver nosso futura no retrovisor!

    Volta a reclamar: vamos devolver! Já acusaram a 247: quanto tempo você acha quem vão demorar pra atingir a todos? Dias piores estão por vir! Alguns, coitados, acham que o alvo é o PT, Lula, Dilma e/ou Dirceu!

    Ô, inocentes, o alvo é a esquerda! Não demora nossa criminalização! Fiquem esperando o “zé justiça” e o “fasci de grupamento” de Coritiba baterá na porta de todos!

  • Concordo muito com o que você diz que a intenção é desligar todo o aparato da direita: MPF, PF, Justiça e a Mídia se o objetivo for atingido. Em seguida o que mais eles pretendem passar na TV se o golpe vingar, logo depois, muito desenhos animados para tentar entreter o povo.

  • Excelente artigo, Edu. Só discordo num ponto: a Dilma não sofrerá impeachment. Não há nenhuma prova contra ela, e as “pedaladas fiscais”, usadas por outros governos, não são suficientes para tirá-la do poder. Já os pedidos encaminhados à Câmara são baseados em suposições. Isso não derruba presidente/a nenhum/a.
    Li uma entrevista do Roberto Amaral muito esclarecedora, em que ele mostra que a agenda do juiz Moro é realmente paralisar o país, atacando as áreas de petróleo, nuclear e de geração de energia. É a mesma agenda do PSDB e da direita-Miami. E da criançada irresponsável tipo Kim Kataguri, que enchem os bolsos com os dólares dos think tanks dos EUA, financiados por George Soros e os irmãos Koch.
    Quanto a Maquiavel, é muito mais complexo e profundo do que supõe a leitora que o introduziu nesta conversa. Pesquisou muito para escrever “O príncipe” e seu objetivo era fundar a República — coisas que os desclassificados que controlam o Congresso nem sabem o que é.
    Em relação a ir para a rua, cria fato político, mas não vai muito além disso, Precisamos nos organizar para montar lobby e pressionar o Legislativo e o Judiciário. Por falar nisso, como ficou a representação contra o Moro?
    Um abraço.

Deixe uma resposta