O dia em que a Globo aceitou dar outra imagem ao Paraguai

Sem categoria

Recebi e-mail do Ministério do Turismo do Paraguai contendo matéria publicada pelo jornal  paraguaio Última Hora que dá conta da visita que o país recebeu de uma equipe de reportagem da Globo, que foi até lá a convite do governo paraguaio para “conhecer” aquilo que pareceu desconhecer ao publicar reportagem ofensiva àquele povo.

Tenho sido informado pelo Estado paraguaio do andamento do caso devido à carta que enviei à imprensa paraguaia pedindo desculpas, em nome do povo brasileiro (pois estou certo que nosso povo não apoiaria insultar um povo irmão), pelo insulto da Globo. Minha carta, em espanhol (minha segunda língua), foi publicada pelos dois maiores jornais do país.

Ao fim da matéria do jornal paraguaio, é importante que leiam um último comentário meu sobre o assunto.

Abaixo, a tradução que fiz da matéria dando conta da visita da Globo ao Paraguai.

O dia em que a Globo aceitou dar outra imagem ao Paraguai

Depois de veicular um vídeo ofensivo aos paraguaios, SporTV (Globo/Brasil) aceitou o desafio da ministra do Turismo, Liz Cramer: “Animem-se a nos conhecer”, e enviou uma equipe de reportagem ao país.

Por Andrés Colmán Gutiérrez | SANTA ELENA, ALTO PARANÁ

Tudo começou com o campeonato mundial de futebol e um editor de televisão que pesou a mão. No início de julho, o canal SporTV, da Rede Globo do Brasil, transmitiu um informe audiovisual no qual ofereceu uma imagem grotesca e ofensiva do Paraguai, de sua gente, de sua cultura, de sua culinária, de seus pontos turísticos, de seus artistas, com a pretensa intenção de menosprezar um adversário futebolístico.

O vídeo, reproduzido nas redes sociais na internet, provocou uma avalanche de críticas contra o canal brasileiro, a ponto de a direção da SporTV/Globo ter que vir a publico para pedir desculpas, tentando consertar o equívoco com um novo vídeo em que mostrava uma imagem mais positiva da seleção paraguaia.

Em 5 de julho, a ministra de Turismo do Paraguai, Liz Cramer, emitiu nota oficial ao diretor da SporTV, Raul Costa Junior, a quem reclamou pela “Patética e ofensiva reportagem”, e sustentando que “o pedido de desculpas” não era “suficiente”.

Na nota, a ministra desafiou aos que haviam elaborado a primeira matéria: “venham nos conhecer, surpreendam-se com este país”

Poucas horas depois te ter enviado a nota, Cramer recebeu uma chamada telefônica de Costa Junior (Globo) – que, naquele momento, encontrava-se na África do Sul dirigindo a cobertura da Copa do Mundo.

“Pediu novamente desculpas ao Paraguai e me disse que aceitava nosso convite, e que tão logo terminasse a Copa enviaria uma equipe de reportagem para fazer um informe especial sobre o esporte e o turismo em nosso país”, relatou a ministra.

O diretor da SporTV cumpriu a promessa. Na última terça-feira, o veterano jornalista brasileiro Felipe Awis e o câmera Josiel Alves Chegaram ao país e foram guiados pela própria ministra Liz Cramer em um alucinante tour por um Paraguai mágico e profundo, turístico e moderno, do qual, até então, nada sabiam.

WAKA WAKA.

O turismo pelo Paraguai, com uma visita ao Museu do Futebol, em Luque, foi sucedido pelas imagens dos campos de golf em Lambaré, por um cruzeiro pelo Rio Paraguai, um tour noturno por modernos locais da dinâmica Assunção, pela degustação de pratos da alta gastronomia paraguaia, por esportes radicais na reserva Mbatoví, por um contato com a arte sacra e com a música barroca no Museo de San Ignacio, onde uma orquestra de crianças, depois de oferecer um concerto de músicas da época das Missões Jesuíticas, surpreendeu aos visitantes com uma peculiar interpretação da canção “Waka waka”, com violinos.

“Acabava de chegar da África do Sul e estávamos um poucos fartos de escutar a música de Shakira, mas escutá-la justo ali, naquele museu antigo, em uma versão muito especial, com violinos, e saber que havia sido feito para nós, por nossa vinclação com o esporte, foi algo emocionante”, revelou o repórter Awis.

Os enviados brasileiros estavam com certo receio de ouvir recriminações pelo vídeo que a SporTV havia divulgado contra o Paraguai, porém só encontraram demonstrações de carinho e muita cordialidade e hospitalidade.

“Realmente, pudemos apreciar de perto um Paraguai muito diferente do qual muitos brasileiros não têm idéia, e esperamos ajudar a que o conheçam melhor com nossas reportagens”, disse o repórter, que revelou que o que mais o impressionou foi o espetáculo de luzes e sons que presenciaram nas Ruínas Jesuíticas de Trinidad, Itapúa.

O tour continuou com um sobrevôo dos saltos do Ñacunday y Monday, no Alto Paraná, e com uma visita ao Santa Elena Coutry & Marina Club, novo empreendimento imobiliário, turístico e ecológico, a 24 1quilômetros de Ciudad Del Este, onde o jornal Última Hora acompanhou a (a equipe de reportagem da Globo) em uma viagem panorâmica em um iate pelas águas do Lago de Itaipú.

APROVEITAR UM EPISÓDIO NEGATIVO

“Sabíamos  que, mais adiante do desafortunado gesto de um editor irresponsável (que depois daquele incidente foi demitido do canal SporTV), há muito preconceito e desconhecimento no Brasil sobre o Paraguai. Por isso quisemos aproveitar a situação para tratar de dar outra imagem ao país, e devo admitir que os diretores dessa empresa de comunicação responderam com muita altivez e profissionalismo para sanar o erro”, disse a ministra do Turismo Liz Cramer.

O itinerário dos jornalistas brasileiros se estruturou rapidamente com a colaboração de vários empresários e agentes turísticos do setor privado, que incluiu, também, visitas à represa de Itaipú, ao refúgio biológico Tati Yupi, a hotéis e locais noturnos de Ciudad Del Este, incluindo contatos com comunidades árabes e chinesas da Tríplice Fronteira.

“Não pudemos mostrar todos os atrativos neste tour de três dias, mas (os jornalistas da Globo) levarão imagens brilhantes de um Paraguai de cores fantásticas, de gente amável, onde há bons hotéis e boa gastronomia, com uma natureza que tem muito que oferecer, até que se animem a vir a nos conhecer.

O melhor de tudo é que de uma experiência pouco afortunada surgiu uma oportunidade de uma melhor relação com uma grande empresa de comunicação, e serão imagens que seguramente se multiplicarão também na internet, mostrando a outra face do nosso país, concluiu (a ministra).

COMENTÁRIO DO BLOG

Os elogios da ministra do Turismo do Paraguai à iniciativa da Globo são compreensíveis e protocolares, mas o fato é que ninguém acredita que uma emissora como essa contrate profissionais para dirigir seus programas que não tenham noção do que é insultar um país vizinho e amigo. Além disso, aguardemos para ver que espaço a Globo dará à matéria, supondo-se que irá mesmo ao ar.