Golpe da pesquisa fracassará de novo

Opinião do blog

Tracking é uma modalidade de sondagem da intenção de voto da opinião pública que é largamente utilizada pelos partidos devido à sensibilidade que propicia na detecção de oscilações – ou de falta delas – de tendências durante as campanhas eleitorais

O tracking é feito por telefone ou de forma presencial diariamente, usando os mesmos critérios estatísticos das pesquisas “de campo” – modalidade em que as entrevistas são feitas pessoalmente. Não visa tanto apurar percentuais, porque não é tão preciso, mas antecipar tendências.

Por isso os partidos utilizam tanto essas sondagens, para detectarem se os seus candidatos estão ganhando ou perdendo terreno no decorrer do tempo exíguo de uma campanha, quando um dia vale por semanas e uma semana, por meses.

O portal IG e a TV Bandeirantes inovaram nesta campanha eleitoral ao oferecerem ao público uma ferramenta de aferição da opinião do eleitorado que, até então, só estava disponível aos partidos.

Para tanto, o portal e a tevê escolheram o instituto que mais acertou nesta campanha eleitoral para presidente da República, o Vox Populi, que foi quem primeiro detectou o empate entre Serra e Dilma e, depois, a ultrapassagem de um pela outra.

O tracking do Vox Populi não mostra nada parecido ao que mostrou o Datafolha ontem. Com base nesse fato e me valendo da mais pura lógica, concluí que o Datafolha e – provavelmente – o Ibope são a última cartada da direita midiática para tentar levar a eleição presidencial ao segundo turno.

Sim, a sondagem diária do Vox Populi detectou redução das intenções de voto de Dilma, estabilidade de Serra e crescimento de Marina em proporções similares à do “campo” do Datafolha. A queda da vantagem da petista de fato ocorreu.

Contudo, não vamos nos esquecer de que a vantagem de Dilma no Datafolha sempre foi a menor entre todos os institutos – por que será, não? Sendo assim, a diminuição dessa vantagem no instituto de pesquisas da Folha deixa o segundo turno muito mais perto do que pode estar realmente.

Como Dilma abriu uma vantagem enorme sobre os adversários com o início do horário eleitoral, seria preciso muito mais adesão do eleitorado à campanha difamatória que ela sofreu da imprensa tucana para que a sua vitória já no primeiro turno não ocorresse.

Aliás, uma excelente evidência de que Serra voltou a determinar aos seus meios de comunicação que usassem pesquisas para ajudá-lo reside no fato de que tais meios passaram a ignorar que todas as recentes oscilações nas intenções de voto ocorreram dentro da margem de erro.

Não se pode negar que a campanha difamatória da mídia contra Dilma surtiu algum efeito eleitoral e que esse efeito ocorreu porque de fato alguma coisa parece ter ocorrido na Casa Civil. Mas isso é só uma suposição que só uma investigação apurada poderá confirmar.

É normal que a imprensa apure fatos como esse. O que é anormal é que apure só no governo Lula fatos que podem ocorrer em qualquer governo, e que despreze denúncias sobre o governo de São Paulo ou contra a filha de Serra e suas relações com o esquema Daniel Dantas.

A desculpa que a ombudsman da Folha deu a um leitor sobre por que o jornal escondeu as denúncias da Carta Capital, é um escândalo. Dizer que nada foi publicado porque tais denúncias ainda estão sendo apuradas é um insulto à inteligência das pessoas.

Que apuração a Folha fez para publicar a ficha falsa da Dilma na primeira página depois de recebê-la em um e-mail apócrifo?

Mais uma vez, julgo que fraudar pesquisas não surtirá o efeito pretendido. Já foi tentado durante meses e meses e não impediu que Dilma passasse sobre Serra como um trator.

Dirão que na reta final da eleição as pessoas prestam muito mais atenção a pesquisas. Aí entra em campo aquela teoria de que muitos quereriam votar em quem ensaia uma virada porque sentir-se-iam estimulados a materializá-la – talvez por ser mais emocionante?

Contudo, o bombardeio contra Dilma e as pesquisas favoráveis a Serra tendo exclusividade na grande mídia durante todo este ano, seguramente atingiram muito mais gente do que o Datafolha poderá lograr em tempo tão exíguo. Assim mesmo, não funcionou.

Dessa maneira, já lhes adianto o resto do roteiro desse filme velho. A pesquisa Datafolha pretendeu desencadear um efeito manada. Enquanto escrevo, o instituto já começa a apurar o efeito que a “queda” exagerada da vantagem de Dilma produziu no eleitorado.

Nesse momento, surgem duas possibilidades. Se tiver ocorrido queda maior, agora desencadeada pela notícia de que tal queda ocorreu, haverá nova queda exagerada no próximo Datafolha. Se o efeito tiver sido insuficiente ou nulo, a próxima pesquisa desse instituto dirá que Dilma “reagiu” – o Datafolha não pode ser desmentido dois ou três dias depois pela apuração dos votos.

A pesquisa Sensus, que deve sair hoje, provavelmente mostrará que, mesmo com queda da vantagem petista, o segundo turno está longe. A Globo esconderá isso e é bem provável que Folha e Estadão nem publiquem ou publiquem escondido nas páginas internas.

A grande questão, portanto, é se a manipulação do Datafolha de exagerar a diminuição da vantagem de Dilma terá o efeito pretendido. E se funcionará agora, por estarmos tão perto da eleição, mesmo não tendo funcionado no decorrer deste ano.

Apesar do clima de reta final na campanha, durante este ano a tática tem fracassado em desencadear o efeito manada na dimensão desejada. Haveria que ocorrer em uma semana o que não ocorreu em nove meses, pelo menos. Não creio que ocorrerá agora.

130 comments

  • Datafolha se tornou o Databala (de prata).

    Por mais inútil que esta manobra possa parecer,a grande mídia insiste,não por determinação ou convicção política,mas por pura falta de alternativa.

    A luta pela sobrevivência é cruel e a trapaça é a estratégia derradeira.

  • Pô Edu! E a representação do MSM ao Ministério Público Eleitoral? Não tem efeito nenhum? Os procuradores e a Polícia Federal não deveriam verificar o que ocorre com o Datafolha!? Não é possível mais suportar esse crime eleitoral a ocorrer sem nenhuma intervenção. O que acontece?

  • pessoas. milhões. brasileiros.

    … De acordo com o TSE, o eleitorado total calculado para este ano está em 135.804.433 pessoas.

    cada ponto percentual equivale a 1.358.044,33 votos.

    tracking vox 280910

    dilma 49% – 66.544.172

    coiso 25% – 33.951.108

    coisa 12% – 16.295.531

    indecisos 8% – 10.864.354

    brancosnulos 4% – 5.432.177

    ..

    dilma 49% – 66.544.172

    coiso + coisa – 37% – 50.247.640

    a diferença – 12% – 16.296.531

    ..

    esse números são votos eleitores pessoas. brasileiros.

    dilma 49 pontos – 66.544.172 votos. milhões de brasileiros.

    a diferença – 12 pontos – 16.296.531 votos. milhões de brasileiros.

    ..

    • Latorre, eu também faço, regularmente, o exercício de converter os percentuais das pesquisas em números. E fico imaginando o povo brasileiro, mudando de opinião a cada semana, à razão de alguns milhões prum lado, e para o outro na semana seguinte. Não vi nada disso ao longo de 2010, pelo menos no Rio de Janeiro.
      Só as urnas dirão qual a decisão dos brasileiros. Porém, as escolhas já foram feitas a muito tempo.

  • Eu não acredito no datafolha, ou melhor, tenho convicção de que frauda pesquisas de acordo com os interesses do serra. Então é manipulação mesmo. Quem cai nessa?
    Uma parte da classe média, mas o grosso do eleitorado de Dilma não dá bola para jornal.
    sabe que é mentira e manipulação. Quem perde com isso são os jornais.
    Eu não leio a Folha faz tempo.
    Não perco nada, aliás.

    • não são apenas os parcos leitores da fsp que tem acesso às mentirosas pesquisas do datafalha. a tv GLOBO, o grande irmão midiatico e todas as redes de radio e tv nacionais levam a MENTIRA a TODOS os lares… e ainda tem a questão REAL das micro-igrejas evangélicas compradas pelo 43+45…
      Muita campanha pró 13 confirma no dia 3, olho vivo!

  • Na minha opinião a intenção de manipular as pesquisas não é propriamente a influencia na opinião de parte do eleitorado. Esta flagrante interferência tem haver com fraude eleitoral. Sabemos, por diversas publicações, que a urna eletrônica tem suas "vulnerabilidades", o que se está fazendo é "legitimar" um possivel resultado eleitoral favorável a Serra, ou seja, sua ida ao segundo turno. Como ibope e datafolha, foram ungidos pelo PIG como "confiáveis", e ainda a conduta estranha da procuradora Curreaux, ficará extremamente difícil comprovar uma possivel adulteração no programa da urna eletrônica.

  • Sem querer ser pessimista ou alarmista, acredito que não há nada de errado com o Datafolha. Sinto uma tendência de queda livre da Dilma. Algo aconteceu e não foi a Erenice. O terrorismo religioso, principalmente no interior, pegou com força. E se espalhou como um vulto. Enquanto isso o Zé Eduardo Dutra no twitter, preferia ficar falando do Botafogo. Essa eleição vai para o segundo turno e com chance real, por apatia do PT , que conseguiu o que parecia impossível: Ressuscitar o Serra.

    • "Queda livre"? Isto é o que você acha ou o que você deseja? Você se baseia em que para falar em "queda livre", no databolha? Analise o histórico do datafalha aoi longo desta campanha e você perceberá que a única coisa em queda livre é a credibilidade do instituto. Mas, enfim, o tavinho usou o datafrias para gerar um factóide e dar munição para a propaganda do serra e também para os interneteiros a soldo da extrema-direita, porque foi isso que aconteceu: o dono do grupo ex-folha usou o próprio instituto de pesquisas para gerar um factóide.

  • Também acho isto. Como falei ontem em um post que coloquei, se não me engano, no Carta Capital, É muita pesquisa em uma só semana. As duas últimas do Datafolha como do Ibope, esta vai ser no sábado, é para correção de rumo!!

  • Eduardo, na página do estadão hoje há uma notinha escondida que pode significar uma pista de que o ibope não repetirá o datafolha, vale conferir…

  • Postei no Nassif porque a blogosfera não faz exatamente como a velha mídia que só repercute as pesquisas que "eles acham confiaveis",no caso Datafolha e Ibope.Vamos "vacinar " o eleitor destas manipulações e parar de ficar repercurtindo,fazendo coro com a velha mídia.Vamos nos ater as pesquisas de quem tem demonstrado confiabilidade e seriedade,deixem que tentem,e nós discutamos esta campanha em fatos mais fiéis a realidade,pois é ai que está o verdadeiro mapa desta eleição.

  • confio na vitória domingo..

    Penso que a partir de segunda a guerra será outra ..será outra se quisermos viver numa democracia mais adulta, transparente, responsável e consequente

    A partir de segunda todas as nossas duvidas estarão dirimidas ..as provas coletadas, os subsídios garantidos pra provarmos quem manipulou de fato ..que atentou e quem mentiu

    A partir de segunda penso que deveríamos cobrar a apuração célere de todos os escândalos e boatos ..com seus responsáveis, de ambos os lados, aqueles que tentaram do GOLPE e do ultraje, sendo banidos, encarcerados e condenados ao ostracismo

    Segunda é dia de começarmos a COBRAR pelo futuro ..pelo futuro da ética e da democracia ..c/DILMA

    Por um Código de ética eleitoral ..por um Código de ética pra Imprensa LIVRE, democrática e plural, livre das pressões do capital

    • Vc tá de brincadeira. Só pode ser isso. Quer dizer que vc propõe que os vencidos sejam banidos, encarcerados e condenados ao ostracismo ? E se a candidata do lulla perder ? Podemos agir da mesma forma com ele e com ela ?

      Que é isso amigo, banir, encarcerar, e condenar oponentes políticos era coisa da velha URSS. Isso tá ultrapassado. Estamos no sec XXl, época em que até o Fidel já fez um "mea culpa" assumindo que sua nefasta política de prender seus opositores foi errada.

      Se é essa é a idéia dos petistas, vcs estão ferrados, o Exército e as forças do bem não aceitarão esse tipo de comportamento, haverá uma guerra civil se vcs tentaram isso.

      E depois de vc propor essa barbaridade vc inda vem falar de democracia ?

      Vc está no tempo errado, democracia não é isto que vc propõe.

      Vc está propondo uma ditadura de esquerda, e tá provado que as ditaduras não dão certo.

      Deus nos livre de gente como vc.

      Reginaldo Gadelha

  • Sabe qual instituto de pesquisa é a bíblia dos analistas políticos e dos próprios políticos, seja governo ou oposição? Ele mesmo, o Datafolha. Disparado a empresa com maior histórico de acerto em pesquisas de opinião pública. O tracking da Vox vai apontando ( de maneira mais lenta) para o mesmo resultado do Datafolha. É Incontestável a queda de Dilma e os inúmeros erros cometidos pelo PT nessa reta final da campanha. O PT contribuiu e muito para levar essa eleição para o segundo turno. Desqualificar o Datafolha. Institutos de pesquisa vivem de credibilidade sabia? Se uma empresa falsifica pesquisas em nome de candidato X , Y ou Z, o futuro a desmascará. o histórico do Datafolha me pernite afirmar que ela exibe o que apura.

  • O tracking do Vox Populi NÃO é feito por telefone. É feito em domicilio. Você deu informação incorreta. Marcos Coimbra já informou que tem a mesma precisão de uma pesquisa tradicional.

  • O Coimbra do Vox Populi disse em entrevista ao Terra que a Dilma ganha no primeiro turno. Alem do mais, segundo pesquisas o Lula ainda tem 2% e sem contar a tendencia dos indecisos é votar em quem está na frente. É nós e Dilma no primeiro turno e não tem prá ninguem.

  • Alo Eduardo: Fora de pauta importante. O blog o Tijolaço do Brizola Neto está dedicando um post, a voce e saudando a recuperação de sua querida filha Vitória. Emocionante.

  • Grande Edu! Te deixei ontem no hotel à uma da manhã, voltei pra casa, dormi, acordei, levei a criançada na escola, voltei, abro o computador e já tem um post novo! Caraca, você não dorme!?
    Tenha um bom dia!!

  • Alguns pitacos:

    -Eu não acho que serra mande no PIG, eu acho que deixaram ele pensar isso, mas é o PIG que manda no serra.
    -Um detalhe que escancara ainda mais a manipulação praticada pelo datatrolha são as pesquisas para o governo de SP. O instituto insiste em manter resultados favoráveis a Alckmin e desfavoráveis a Mercadante que não condizem com os outros. Em ambos os casos -pesquisa presidencial e pesquisa estadual- os resultados do databolha desfavorecem adversários do PSDB.
    -Já que o estoque de escroques dispostos a fazer acusações para gerar manchetes deve ter acabado, colocaram o próprio datafalha para produzir assunto para virar manchete.
    -Aqui não é a Venezuela, mas o PIG/datafora parecem rezar pela mesma cartilha de seus amigos golpístas de lá.

  • “Para tanto, o portal e a tevê escolheram o instituto que mais acertou nesta campanha eleitoral para presidente da República, o Vox Populi,”

    Interessante essa afirmação. Considerando que a eleição ainda NÃO ACONTECEU, vc baseia ela no que? Futurologia?

    A não ser, claro, que você esteja confundindo acertar com lhe agradar.

    Se formos usar um critério sólido para avaliar os institutos, nada melhor que o último pleito pra presidente, onde o Ibope chegou mais perto dos números finais.

    Claro, se você quiser ser justo.

    • Definição de analfabetismo funcional: ler e não compreender o que lê. O que mais acertou nas previsões é baseado nas tendências analisadas por curvas estatísticas em vários estados e na nacional, e, a julgar pelo desespero de vocês, estavam certas.

      • Vou ignorar o “analfabetismo funcional” para não ter que descer nas 4 patas e conversar no seu nível. Vamos ao que interessa.

        Análise de curva estatística em algo tão imprevisível e sujeito a múltiplos fatores extermos como eleição não se aplica. O indivíduo muda o voto até o último minuto, dependendo do clima ele vota em um, existe uma massa de indecisos, a eleição é menos polarizada que as anteriores. Não raro, já vimos reversões impressionantes de cenário que desafiam qualquer curva.

        E vários etcs. que eu poderia decorrer aqui. Pra só ficar uma única verdade: pesquisa que acertou ou errou, só vamos saber quando as urnas forem contabilizadas. E ainda assim todas vão errar, como em 2006, onde Lula ganhou com vantagem MENOR que a dita pelas pesquisas.

        E o Ibope de hoje dá vitória para Dilma no primeiro turno. Considerando que foi o instituto que mais chegou perto em 2006, é o resultado mais confiável.

  • Infelizmente não é golpe do data folha. O pt perdeu uma eleição ganha .Se for avaliar pel que tenho visto o jogo sujo do Serra na internet venceu as eleições. Converso com várias pessoas o dia inteiro ,a maioria que pra não dizer todos vão votar em Marina porque receberam e-mails .É incrível,todos antes declaravam voto na Dilma. Estou achando que até no segundo turno ela perde. O data folha foi até muito generoso, pouquíssimas pessoas declaram que vão votar em Dilma.Onde A Marta ganhou do kassab a Dilma agora não tem votos.

    PASSO O DIA TENTANDO DESMENTIR ESSES EMAILS. A CAMPANHA DA DILMA TEM QUE FAZER ALGUMA COISA NO HORARIO ELEITORAL E NO DEBATE.ESTÃO TODOS DORMINDO E ACREDITANDO NO VOX.nÃO VÃO CHEGAR A 45% DOS VOTOS VÁLIDOS NO PRIMEIRO TURNO.

  • E se for manipulada, como parece, depois da eleição o Sr. Mauro Paulino virá com a explicação de que Júpiter estava em ascendência com Marte, dentro da margem de errro, e portanto, como Metuno entrará em convergência com Saturno, fica claro que o DataFolha estava 100% certo. Sendo assim, brasileiros, se as pesquisas DataFolha indicarem que você é um crápula, acredite no dataFolha, pois é 100% certo que você está fazendo um juízo errado de você mesmo. E segue a Folha de S. Paulo manipulando as mentes e corações da classe média paulista e pautando o Kamel e o Bonner……….

  • A BALA DE PRATAS SAO DUAS……. TERRORISMO RELIGIOSO E DATAFOLHA/IBOPE ( COM REPERSUSSAO JN E SEGUIDORES) No caso terrorismo religioso tem , começou com declaração da esposa de serra no rio …lembram? eles jogam baixo, usaram todas as armam que dipoe….mas eles se esquecem, os blogs.

  • Caro Eduardo
    Estas eleições marcam o fracasso do Grupo Folhas, tanto na armação de denúncias na Folha de S. Paulo, como na divulgação de pesquisas do Datafolha. Este fracasso é um alento a democracia brasileira, pois mostra que a populaçnao desde 2002 sabe distinguir a verdade das mentiras largadas ao vento.

  • Eduardo…
    Frequento uma igreja aqui na minha cidade e posso afirmar categoricamente…
    O Terrorismo religioso pegou.. Muita gente mudou o voto para Marina em virtude dos spams..
    É o pt agir contra isso ou essa chamada "onde verde" ppode pegar…

  • Alo Eduardo: Veja essa:

    Curitiba, 29 de Setembro de 2010

    O 'CONSULTOR' DA VEJA: RUBNEI QUÍCOLA RECUA E LIVRA ERENICE E CAMPANHA DE DILMA
    [ 29/09 ]

    Por Tatiana Farah, em O Globo:

    Rubnei Quícoli, autor das denúncias de tráfico de influência na Casa Civil que culminaram com a queda da ministra Erenice Guerra, prestou depoimento nesta terça-feira na Superintendência da Polícia Federal de São Paulo.

    Ele acusa ex-integrantes do governo de tentar intermediar negócios e cobrar uma propina de R$ 5 milhões para a construção de uma usina de energia solar no Nordeste que custaria, segundo ele, R$ 9 bilhões. De acordo com o BNDES, o empreendimento custaria R$ 2,5 bilhões e o empréstimo foi negado no final de março passado.

    Quícoli ficou nas dependências da PF por cerca de sete horas e, na saída, mudou o tom de sua denúncia, jogando sobre o ex-diretor dos Correios Marco Antonio de Oliveira a responsabilidade pela afirmação de que os R$ 5 milhões serviriam para cobrir despesas de Erenice Guerra e da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

    – Não tem nada que diz que foi pedido dinheiro para campanha para PT, para campanha da Dilma – disse Quícoli, que confrontado pelos repórteres, corrigiu:_ Eu disse que o Marco Antonio pediu esse dinheiro para poder favorecer a Dilma, a Erenice, e uma parte na campanha. Eu não falei nada disso aí.

    Mais adiante na entrevista coletiva, quando questionado se a então ministra Erenice sabia das transações que supostamente ocorreriam na Casa Civil, Quícoli voltou a afirmar:

    – Eu não sei. Nunca posicionei uma informação dessa. A única informação que eu coloquei foi que o Marco Antonio me pediu esse valor para poder acertar alguma coisa entre eles lá. Eu nunca disse que esse dinheiro era para PT, para a campanha da Dilma. Isso daí nunca foi relacionado. Essas perguntas muitas vezes relacionadas para favorecer uma parte ou outra não tem cabimento. Os documentos foram expostos para toda a mídia.

  • O Daniel, que fez um comentário anteriormente, mesmo não querendo, está sendo no mínimo pessimista. Ora, quando só um instituto mostra uma tendência e todos os outros diferem com larga margem, logicamente que há alguma coisa errada. O problema maior, é como se divulga e se manipula. Como pode DILMA ter entrado em queda livre, se em 28 dias ela perdeu apenas 2 pontos? E motosserra continua nos mesmos 25% de 1º de setembro? Marina Traíra vai pra lá e pra cá, feito pitomba em boca de banguela, sempre entre 8 e 12 pontos. Só quem sabe fazer pesquisa é o dataqualquercoisa? Se todo mundo tivesse acesso a todos os resultados, a história seria outra e a viola já estava enfiada no saco, porém, como esses grandes meios de manipulação fazem o jogo sujo da oposição, fica esse lero-lero alimentado por certos setores, incluindo aí uma raça porca de falsos evangélicos (felizmente não são todos) para aterrorizar os que pensam apenas na democracia e querem eleger quem realmente está, desde o início, fazendo uma campanha propositiva, limpa, para continuar um governo que deu certo e certamente incomoda e muito o PIG e setores ultraconservadores do país. Grande abraço e vamos vencer já no domingo, pois quem quer é o POVO!!!!!!

  • Edu! Esta semana ouvi de várias pessoas dizendo que votarão na Marina, e perdi a paciência com um amigo meu (se a candidata verde tivesse com essa bola toda, não estava estacionada na casa dos 10%). O povo precisa sair do armário: uns com vergonha de declarar voto no Serra, outros não admitem que votarão na Dilma. Isso me lembra Collor X Lula. O Collor teve uma das mais expressivas votações na história das eleições brasileiras e hoje você não acha um "filho da mãe" que votou no Collor!

    • Pois é, Fátima. Conheço muita gente que não declara o voto, uns por vergonha, outros por insegurança. Muitos dizem que votarão na Marina, mas que apoiarão Dilma em caso de segundo turno. Indecisão? Corvardia? Quem sabe? Para alguns pode ser o peso da responsabilidade – e um sinal do amadurecimento da nossa democracia. Quem sabe?

  • RECEBI E REPASSO

    Quarta-feira, Setembro 29, 2010
    Silas Malafaia passa a apoiar Dilma

    O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, retirou seu apoio à presidenciável Marina Silva (PV) que também é evangélica, e deu entrevista ao jornal Folha de São Paulo atacando a "dissimulação" das ideias da candidata sobre liberação do aborto e maconha.

    Malafaia anunciou que passa a apoiar Dilma para presidente, explicando que este mantém de forma clara uma posição cristã em relação a estes temas.

    Através de uma carta enviada a fiéis de sua igreja nesta segunda, Silas Malafaia classificou Marina Silva de "pessoa que se diz cristã" mas prega um plebiscito para decidir sobre os dois assuntos, escondendo sua posição.

    "Pior do que o ímpio é um cristão que dissimula. Ao propor plebiscito, Marina está jogando para a torcida, para ficar bem com os que são contra e com os que são a favor. Sai de cima do muro, minha irmã!"

    "Como faltaram convicção e firmeza em suas declarações, uma vez que o cristão tem de mostrar a cara, posicionando-se de forma categórica contra o pecado, Marina perdeu meu voto.

      • Dilma já disse que é favorável a que a lei seja cumprida. E a Lei autoriza o aborto em certos casos especiais. Sabemos da hipocrisia que existe em relação a esse assunto, mas a hipocrisia é de todos nós, da sociedade toda. Eu, como cristão, sou contra. Mas sei o que acontece na realidade. Você também sabe.

        • Pois é, também sou contra o aborto de forma indiscriminada. Mas isso não importa. O problema é que o espertão aí de cima disse que o Pastor Silas Malafaia declarou apoio a Dilma, o que é mentira, pois ele anunciou que passa a apoiar José Serra (PSDB) para presidente, explicando que este mantém de forma clara uma posição cristã em relação a estes temas.

          • Voce nao leu as instruçoes do MS (ministerio da saude) quando Serra era ministro com os detalhes ate dos procedimentos e condições (legais) para fazer aborto, fofo? Sao as mesmas que Dilma adota, e pela mesma razão!
            A hipocrisia destes pastores é demais.

          • Também não concordo com os pastores. Acho, inclusive, lamentável que religiosos (de todos as religiões) usem de sua posição para tentar influenciar votos. Mas daí a dizer que o tal pastor declarou apoio a Dilma, já começa a ser mentira que cheira a desespero.

          • Esse Malafaia não passa de um fanfarrão. Não faz muitos dias o vi na Tv, pregando para seus fieis e em menos de cinco minutos falou em satanaz seis vezes e em Deus, duas.
            Isso é pregar o medo. "Quem não crê arderá nas cinzas do inferno". Essa é uma das suas preferidas "tiradas" para seus seguidores. Ele está usando sua imagem (em cartazes nas ruas de Nova Iguaçu), apoiando um dos seus provaveis iguais.

        • O mentiroso aí em cima é que não usa (e vc, pelo visto, ao fugir do tema, também não) pois dolosamente disse que o tal pastor declarou apoio a Dilma, o que não é verdade. Ele declarou apoio ao Serra.

      • Mesmo que ela fosse a favor do aborto, ela teria direito a expressar sua opinião, vivemos num País livre, ou vc não expressa nunca sua opinião sobre nada ? dai a afirmar que ela vai criar a lei do aborto é outra história, uma estupidez ou malandragem descomunal.
        Aborto, assim como o tema das células tronco são assuntos complexos, que teem que ser discutido com a sociedade, com a igreja, com as organizações de classes, sindicatos, com os deputados e senadores, enfim não se aprova uma coisas dessas com uma simples canetada. Ou vc não sabia ? quem manda ler a veja, fica voando feito barata tonta e não tem argumentos para discutir qualquer assunto. Eu sou a favor do aborto, em determinadas circunstâncias. Se vc tivesse uma filha menor, ou esposa, ou irmã, estuprada e engravidada por um psicopata com AIDS, vc seria contra a interrupção da gravidez ? Vê se acorda, seu pastor (ou padre), está fazendo uma bela lavagem cerebral em vc, e não é de graça não, pode crer.

        • Alto lá!! Em primeiro lugar quem a condena por isso não sou eu, é a Igreja.

          E, em segundo, é claro que ela pode e deve defender o que bem entender. A democracia, felizmente, permite-lhe isso, desde que arque com as conseqüências dái advindas.

          Ocorre é que se tenta estabelecer uma zona de silêncio em torno da opinião da candidata, que, nos últimos meses, decidiu mudar de idéia e, na melhor tradição de seu partido, reescrever o passado.

          Creio que deve ser importante aos eleitores saber a opinião concreta dela sobre o assunto, vc não acha, nervosinho?

  • Pois é, Eduardo. O Datafolha e suas pesquisas convenientes. O Ibope diz outra coisa hoje: Dilma 50%, adversários 41%. Qual das duas foi comprada? A pergunta decorre de uma observação do candidato Serra, após a divulgação de ontem do datafolha. Segundo ele, existem pesquisas sérias e pesquisas compradas. Pensando bem, ele pode ter razão.

  • 29-09-2010 – CNI/Ibope: Dilma tem 50% e poderia ser eleita no primeiro turno

    Pesquisa do Instituto Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quarta-feira (29) aponta liderança da candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, com 50%. O tucano José Serra aparece na segunda colocação, com 27%, seguido da senadora verde Marina Silva, que tem 13% das intenções de voto. Outros candidatos somam 1%. Brancos e nulos chegam a 4%. Eleitores indecisos também são 4%. Com esse cenário, se as eleições fossem hoje, a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, poderia estar eleita no primeiro turno. A margem de erro da pesquisa CNI/Ibope é de dois pontos percentuais.

    No cenário espontâneo, quando ao eleitor não é apontada uma lista de possíveis presidenciáveis, Dilma tem 44%, contra 21% de José Serra e 10% de Marina Silva. O presidente Lula, que não pode concorrer no pleito de outubro, tem 1%. Outros candidatos não chegam a 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos são 5%. Indecisos são 18%.

    dilma 13

  • Eduardo, digamos que se a eleição fosse um jogo de roleta num cassino, eu apostaria absolutamente todas as minhas fichas no 13 (só não digo 'vermelho 13', porque na roleta o 13 é preto)… Não acredito que mais essa tramóia do DataFraude venha a afetar Dilma. É fato que parte dos eleitores de Dilma estão reconsiderando, em face ao ocorrido na Casa Civil; mas me parece que aqueles que o estão fazendo, não são tantos a ponto de perturbar fortemente o nível de preferência por Dilma. Além disso, acho provável que aqueles que estão reconsiderando votar em Dilma, se, de fato, decidirem não votar na candidata petista, muito provavelmente, votarão em sua maioria na laranja verde Marina, talvez imbuídos pela tal onda verde (de água eutrofizada pelos detritos de Serra e seu bando…). Nessa hipótese, Dilma perderia esses votos, mas os mesmos não iriam fortalecer Serra. Dependendo da margem de eleitores de Dilma que tomassem tal decisão, teríamos um segundo turno; o que apenas adiaria a vitória petista. Mas, de novo, não acredito que tal coisa ocorra. A meu ver, ao anoitecer do próximo domingo, 03 de outubro, teremos uma presidente, ou como alguns preferem, presidenta eleita do Brasil. Para o bem do país e satisfação de seu povo!

  • pesquisa CNI/Ibope divulgada agora: Dilma 50%; Serra 27%; Marina 13%. Ou seja, estabilidade absoluta. A Marina pode se mostrar confiante, esbravejar, o que quiser. Não vai ter segundo turno e, se tiver, não vai ser com ela! O que torna a Marina uma coisa ainda mais esquisita. Fala fala em segundo turno como se fosse ela que estivesse em segundo lugar!!!
    Abraço!

  • Car Edu
    Pesquisa CNI/IBOPE confirma Vox Populi e deixa o Datafolha na incômoda posição de suspeito de fraude. Situação que vem se repetindo ao longo da campanha eleitoral deste ano.

    Abaixo o resultado do Ibope.

    Laryssa Borges

    Direto de Brasília

    Pesquisa do Instituto Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quarta-feira (29) aponta liderança da candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, com 50%. O tucano José Serra aparece na segunda colocação, com 27%, seguido da senadora verde Marina Silva, que tem 13% das intenções de voto

  • Falei sobre o Datafolha sem acreditar que a pesquisa pudesse estar envolvida num esquema de manipulação para favorecer a candidatura de José Serra, mas agora vi os novos números do Ibope/CNI e só me resta esperar: Das duas uma: Ou o Datafolha cala todo mundo domingo, ou deverá longas, muitas e detalhadas explicações à sociedade brasileira.

  • Eu não acredito que a Dilma tenha perdido mideros 1% de votos, devido ao ataque da mídia, agora credito que ela tenha perdido votos devido a onda de SPAM calunioso na net falando que ela tinha se colocado acima de Cristo; isso se espalhou pelo Brasil, chegou as igrjas, e os pastores estão fazendo pregação contra ela em todos os cultos, e os "irmãos", estão indo de casa em casa, dizendo que ela é o ante Cristo.

    Ouví falar que o Lula vai tocar nesse assunto no horário eleitoral, dizendo que já sofreu com esse mesmo tipo de calunia.

  • Vamos olhar pelo lado bom. Com a pesquisa do datafraude, a militância da Dilma (principalmente PT e PC do B) que estavam acomodadas, voltaram às ruas, inclusive eu. Se a famiglia Frias desejava nos desanimar, o tiro saiu pela culatra.

  • Eduardo
    Acabo de ler uma matéria linda sobre você e sua Victoria, num texto do Brizola Neto, no Tijolaço. E li com emoção o seu belíssimo texto, "O viço de minha Flor". Ambos os textos me inundaram de boas emoções e esperanças no ser humano e na vida. Acho que Brizola Neto fala tudo que gostaria de expressar e muita gente está lá no Tijolaço, comentando e deixando o coração falar. http://www2.tijolaco.com/27720
    Obrigada, Eduardo e família por vocês serem como são! Um imenso abraço e todo o carinho para toda a família Gumarães, que tanto amor e respeito inspira. Beijos para a nossa Victoria queridinha!

  • Sr. Eduardo: sua linha de raciocínio me gerou uma dúvida tal qual aquela clássica de quem teria vindo primeiro, se o ovo ou a galinha. Na sua opinião, caso eventualmente haja 2º turno, qual a sua leitura: o Datafolha acertou a tendência de queda ou conseguiu "manipular" a vontade dos eleitores?

  • Eduardo,

    Gostaria de saber como estão as investigações da PF sobre os institutos de pesquisas?
    Gostaria de saber também se foi aceita a denúncia contra o SBT e GLOBO.

  • Gente,as pesquisas da Falsa vaõ ser manipuladas até o último segundo…principalmente sa de boca de urna…Normal prá um grupo que sempre agiu assim,,,Anormal seria resultados honestos.Agora é conveniente que as pessoas saibam : Em 14 anos do PSDB-DEM,mais de 170 mil pessoas foram mortas em Sampa,pela polícia ..Denúncia feita pelo Russumano no debate de ontem.Quêm é o anti-cristo ? A carta de Leonardo Boff de apoio a Dilma,O bispo de Jales apoiando o PT e vários outros segmentos progressitas da Igreja.Além de Igrejas Evangélicas…As mentiras saõ tantas e tamanhas que precisariamos mesmo, que Dilma as colocasse em rede nacional prá minimizar os efeitos.Mas ,hoje haverá o Debate e se ela for livre prá expressar suas idéias tenho certeza que dará uma lavada histórica nos demais(capacidade ela têm).MERCADANTE E DILMA…com toda espiritualidade .

  • IG: – Quantos votos, de fato, Dilma precisa perder para que haja segundo turno?

    Marcos Coimbra: – Para ter segundo turno, Dilma teria de perder 8 milhões de votos em seis dias. (contando com a terça-feira 28/09. Agora sobram cinco dias)

    IG: – Marina Silva pode ultrapassar José Serra?

    Marcos Coimbra: – É muito pouco provável, no conjunto do país. Possível em alguns lugares, como a região Norte e o DF. Talvez se consolide no Rio, onde ela já está na frente (de Serra).

    IG: – Qual o quadro que o senhor acha mais provável?

    Marcos Coimbra: – Vitória de Dilma no primeiro turno.

  • Sensus e Ibope além do Tracking Vox POpulis/IG/Band, apontam na mesma direção. Vitória de Dilma no próximo dia 3. O DataFolha me parece que vai sózinho pras urnas. Sua credibilidade que nunca foi das maiores, agora segue o caminho da lata do lixo. Terá companhias. Todo o grupo da Barão de Limeira deve se juntar com Veja e encher o aterro sanitário.
    http://easonfn.wordpress.com

  • O pig…so fala e cobra segundo turno para presidente!!! Vamos cobrar o segundo turno para governador em SP.. que ja é uma realiadade!!! nao vamos baixar a guarda blogosfera militancia!!!sobre o terrorismo religioso fiquemos com as sabias palavras de DOM DEMETRIO VALENTINI-BISPO DE JALES SP…onde realiza fecundo trabalho pastoral!=VIDE SITE DAQUELA DIOCESE….Dom Demetrio representante da ala progressistasda Igreja Catolica!!sobre o debate na globo para governador o Chuchu fugiu do Mercadante de novo….alias como falou o Rossomano….ele vive no estado da fantasia!!!Parabens Mercadante por sua postura firme e ideias concretas…AVANTE MERCADANTE!!

  • Repórter: – Candidato José Serra. O Sr. pode citar três motivos por não subir nas pesquisas?

    José Serra: – Sim, Claro. Conversa Afiada. Blog da Cidadania e Viomundo.

    Repórter: – São os blog sujos já apontados pelo Sr.?

    José Serra: – Sujos, feios e malvados.

    Repórter: – Isso lembra um filme italiano.

    José Serra: – Escuta, você é de qual emissora?

    • É isso aí Roberto, concordo em número gênero e grau, por isso mesmo eles tucanalhas/demoniacos fizeram de tudo para barrar a banda larga e a net.

  • Eduardo,

    A Fatura está liquidada. É Dilma sem dúvidas.

    A ansiedade agora fica por conta do Alckmin e Richa, falta informação ? Teve debate ontem em São Paulo e Paraná, mas as noticias são superficiais.

    Caberia aos blogs não esperarem as agencias, parece que o ritmo quem dá ainda é o PIG, ou não ?

  • Brasil passa o rodo no pig,mas faça não uma limpeza, mais que isso faça uma assepsia geral desinfetem o Brasil para o bem do povo e da pátria .Não assinem mais jornais que assumem partidos políticos, cancelem revistas onde a calúnia é o seu mote.Não dêem dinheiro pro pig, deixem-os definhar mostre o Brasil de verdade e não o Brasil que até agora fomos submetidos a acreditar nos golpes midiáticos.Como o senado e a camara dos deputados vão ter a maioria, levem a lei da mídia que será aprovada , vamos fazer um país justo na distribuição de radios e concessões públicas e não deixar na mão de meia dúzia pra fazer o que bem entendem e manipular informações para o país!!!!

  • Datafolha e IBOPE: a Dilma tem que dar um jeito de exterminar com esses institutos. E caso a eleição não dê mais de 80% de votos para a Dilma, acho bom ela acabar com as urnas também.

  • Eduardo

    Assisti ontem ao debate dos candidatos ao governo de São Paulo pela Globo:
    http://eptv.globo.com/noticias/NOT,0,0,317322,TV+
    Achei o Mercadante firme e sem dúvida o que melhor se apresentou.

    Gostaria de ter sua análise sobre a virada paulista. Achei o comício do Sambódromo entusiasmante, como assinalou o Azenha. E ainda vai haver a caminhada do Lula no ABC, na sexta.

    Podemos ter esperanças?

  • O datafolha precisa explicar pq em um dia faz pesquisa com 13 mil entrevistados e em outro faz com 3 mil,ora, se a margem de erro é a mesma, pq gastar dinheiro e tempo entrevistando 10 mil pessoas a mais?

    É o único que muda sua base de amostragem com tamanha discrepancia.

  • Estimado Eduardo:

    DE NOVO VOCÊ ACERTOU NA MOSCA!

    IBOPE, SENSUS e VOX estão marchando errado e só o DATAFOLHA é que está marchando certo?

    Até quando os militantes do PIG invocarão a liberdade de imprensa e de expressão para continuar a iludir, distorcer e manipular a verdade para o POVO BRASILEIRO?

    Chegou a hora de se dar um “BASTA!” nesse tipo de mídia que não respeita a democracia.

    Foram necessários 46 anos para de novo o povo assumir os destinos da nossa pátria, com toda a plenitude, mostrando aos vassalos entreguistas o tipo de sangue que corre nas veias do nosso povo.

    Parabéns Eduardo!

    Parabéns Blogueiros “Sujos”!

    Parabéns Povo Brasileiro!

  • Eis o momento para os blogueiros progressistas elaborarem documentos (em ingles, espanhol e frances) relatando todas as degenerações deste processo eleitoral( Parcialidades da mídia/imprensa e do MPE/TSE/TRE)

    ———————————–
    Do Jornal do Brasil
    Eleições atraem este ano maior número de observadores internacionais
    Eleições de domingo serão acompanhadas por mais de 150 observadores internacionais
    Agência Brasil
    BRASÍLIA – As eleições de domingo serão acompanhadas por mais de 150 observadores internacionais, entre representantes governamentais e não governamentais. O número supera em mais de sete vezes a média registrada desde 2002, de 20 observadores por eleição.

  • Edu,
    Veja a pérola que achei na web:

    E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José (Serra)? E agora, você? Você que é sem nome (o Serra virou Zé no programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão), que zomba dos outros (nem os aliados conseguem falar com o candidato tucano), você que faz versos, que ama, protesta? E agora, José?
    Está sem mulher (quem está com a mulher é o presidente Lula, padrinho da candidatura de Dilma Rousseff /PT), está sem discurso (até Lula apareceu no programa do PSDB), está sem carinho (os aliados fingem que nem o conhecem) já não pode beber, já não pode fumar, cuspir (fogo no palanque) já não pode, a noite esfriou (e olha que, notívago assumido, Serra gosta muito da noite), o dia não veio, o bonde não veio, o riso não veio, não veio a utopia (de chegar à Presidência da República) e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, José?

  • Edu: soube da melhoria de Victoria, vc merece, ela merece, nunca desista, Deus lhes protejam.

    O traking, o SENSUS e a CNI/IBOPE (até o IBOPE !) já confirmaram: nada mudou, Dilma continua com 49 Serra com 24. É Dilma no 1 turno, onde o Dataserra foi achar 46 para Dilma e 32 para Serra ? Para mim, isso é crime, cadê a imparcial e zelosa guardiã das leis e da democracia, a Dra. Cureau ? Ocupada em calar a Carta Capital ?

  • Caro Eduardo,
    mais do que as tentativas do Datafolha de manipular números (aparentemente fazendo isso com a margem de erro), me preocupa uma notinha que publicaram hoje: saiu uma decisão provisória do tribunal negando à Folha o acesso aos arquivos da justiça militar sobre a Dilma. Eles destacam, porém, que ainda antes da eleição deverá sair uma decisão definitiva. Se derem acesso aos dados, tenho receio da manipulação que poderá ser feita em cima desses documentos (vide a ficha falsa) em um momento em que não haverá mais acesso às TVs para tentar desmentir. Espero que não consigam mas…
    ab

  • Caro Edu já estão divulgadas duas pesquisas,Ibope e Sensus, que dão ampla vitória prá Dilma já no primeiro turno. Esse terrorismo, religioso e de escândalos, pouco abalou a convicção dos eleitores. É Dilma já no primeiro turno com a maioria de governadores, senadores e deputados do PT e da base aliada eleitos, para o Brasil continuar avançando.

  • atençao, twiteiros e orkutistas : manter em aberto para ATIVAR a cerimonia , preparada com antecedencia, da queima de cem (100) jornais Falha de SP na avenida na noite da divulgaçao dos resultados.

  • Caros amigos(a),no próximo domingo iremos escolher o candidato(a),que dará seqüência ao governo que tem transformado o nosso país positivamente. Circula pela internet,diversos e-mails que tem a finalidade manchar a candidatura e a vitória da Dilma. A maioria destes e-mails são formulados por membros da campanha do Serra,e um dos (obs: O SÉTIMO),formulado pela campanha da Marina. Democracia não combina com terrorismo eleitoral.Votem conforme suas consciências, e não de acordo com boatos reforçados por àqueles que tem um único o intuito…O PODER PELO PODER! Um forte abraço e que Deus sempre os ilumine.
    Cuidado: lista dos e-mails da baixaria contra a Dilma
    Publicado em 27/09/2010
    De onde vem tanta baixaria, amigo navegante ?
    O Conversa Afiada reproduz e-mail do Stanley Burburinho, o reparador de iniquidades:
    Para facilitar a divulgação nesta última semana de campanha, fiz uma compilação dos emails falsos que circulam nesta campanha sobre Dilma Rousseff e seus respectivos desmentidos. Cada link remete ao leitor ao texto em questão. Espalhem, é importante:
    1-A Ficha Falsa de Dilma Rousseff na ditadura: http://migre.me/1pfCc
    2-O porteiro que desistiu de trabalhar para receber o Bolsa-Família: http://migre.me/1pfEJ
    3-Marília Gabriela desmente email falso: http://migre.me/1pfSW
    4-Dilma não pode entrar nos Estados Unidos: http://migre.me/1pfTX

    5-Foto de Dilma ao lado de um fuzíl é uma montagem barata: http://migre.me/1pfWn
    6-Matéria sobre Dilma em jornais canadenses é falsa: http://migre.me/1pg1t
    7-Declarações de Dilma sobre Jesus Cristo – mais um email falso: http://migre.me/1pg2F
    8-Fraude nas urnas com chip chinês – falsidade que beira o ridículo: http://migre.me/1pg58
    9-Vídeo de Hugo Chaves pedindo votos a Dilma é falso: http://migre.me/1pg6c
    10-Matéria sobre amante lésbica de Dilma é invenção: http://migre.me/1pg7p
    Fonte: viomundo.com.br;paulohenriqueamorim.com.br;rodrigovianna.com.br

  • Eduardo,

    O site do IG deu, às 17h12 de hoje, mais ou menos, no gráfico do traccking Serra com 36%. Só pode estar errado, pois o cara não pode subir 11% de um dia para o outro!
    Ademais, do jeito que está lá, a soma ultrapassa os 100%.
    Querem matar "os nossos" de susto.

    P.S. já corrigiram [Deus existe!]

    Lula Miranda

    • ontem estava 49 a 25, como exposto no gráfico acima. se o Serra ganhar 1 ponto até o dia da eleição como entre ontem e hoje, são mais 3 pontos…

  • Um dos meus poemas mais recentes:

    ELEIÇÃO 2010, UM DIVISOR DE AGUAS

    Nessa próxima eleição para presidente do Brasil

    Haverá uma luta entre o passado e o futuro…

    Entre o antigo entreguismo mais infame e servil

    E o florescer de um nacionalismo puro…

    Entre as águas turvas de um passado obscuro

    Povoado por lembranças de miséria e horror

    Ou entre as águas cristalinas de um futuro

    Que promete ser mais igual e promissor!

    Entre aquele que acha que não tem mais jeito

    E o melhor a fazer é entregar tudo para o estrangeiro

    E aquele que é nacionalista e guarda no peito

    O imenso orgulho de ter sangue latino e de ser brasileiro!

    Entre aqueles que querem um país endividado

    Para engordar ainda mais a conta do banqueiro

    E aqueles que preferem um país forte e abastado

    Que pare de mendigar e ainda empreste dinheiro!

    Entre aqueles que agem como malditos feitores

    Que escravizam e oprimem a grande massa operária

    E aqueles que jamais aceitarão esses impostores

    E sonham com uma nação mais humana e igualitária!

    Entre aqueles que destroem o futuro de seus filhos

    Em troca de umas migalhas recebidas no presente

    E aqueles que querem ver o país colocado nos trilhos

    Que levam a uma vida mais digna e mais decente!

    É isso que está em jogo, nessa eleição para presidente…

    Rumo à vitoria!!!

    É Dilma lá e Idelí aquí!!!

  • Para o serrágio, só tem uma direção: a sua canonização.Para o pig e a inquisiçao(igreja, que acoberta seus pedófilos, mas diz que quem come criancinha é a Dilma,)essa criatura, serra, é a única que nunca pecou. Quando a gente faz uma pesquisa sobre o serra na impresa tradiocional, não aparece nada, absolutamente nada das suas canalhices, muito ao contrário, só aparece como criatura angelical, salvadora, redentora.Por favor, não me interpretem mal quando falo da igreja. Recebi e-mails assustadores de católicos contra a Dilma, por isso me refiro ao pedaço da igreja que não concilia,não perdoa, apenas condena.

  • Oi Eduardo, parabéns pelo Blog e muita luz para a nossa querida Vitória.
    Passei por aqui também para expicitar o meu voto em 3 de outubro pois tenho muito orgulho dele.
    Presidente – Dilma 13
    Governador – Sérgio Cabral 15
    Senador – Lindberg 131
    Senador – Crivella 100
    Dep.Federal – Brizola Neto 1234
    Dep.Estadual – André Barros 13351

  • Recebi agora uma carta da Folha de São Paulo oferecendo 20 dias gratis do lixo que produzem. Pelo telefone 0800-015-8000 fiz questão de ligar para lá e dizer que não quero nem de graça, nem me pagando e que não serve nem para limpar cocô de meu cachorro. Que tal cada um ligar para lá e dizer o que pensa da Folha? 0800 015 8000.

  • (continuacao)
    E agora que ameaçam a Dilma? Você vai acreditar novamente?
    Raciocine um pouco e veja quem é mais brasileiro: A Dilma ou ou Serra? Qual deles estava dando sua vida para que os brasileiros se livrassem da ditadura?
    Ou vocês acham que a ditadura deveria ser vencida por meio de pedidos com ofício ou cartinhas?
    quem são os verdadeiros terroristas que estão hoje alarmando os brasileiros?

  • Diante da campanha sórdida via emails contra Lula (agora com 83%) e Dilma, temos que trabalhar como se estivesse precisando de 10 milhoes de votos. Vamos equilibrar a situação com emails semelhantes a esse que recebi hoje:
    Vocês se lembram o que ameaçavam antes de Lula ser eleito?
    Que iria acabar com a poupança;
    Que iria levar o Brasil à falência (na realidade já estava);
    Que iria acabar a liberdade religiosa;
    Que o Brasil iria se tornar comunista;
    etc, etc, etc
    O que aconteceu?
    Pagou a dívida externa;
    Mandou o FMI (que vergonha era) ir embora daqui;
    Gerou milhoes de empregos (que o FHC havia exportado para os isteites);
    Fez a terrível crise de 2008 ser apenas uma marolinha (injetando dinheiro para aquisição de casas e automóveis)
    Recuperou a indústria naval e acelerou a aeronáutica;
    Fez o Brasil ser respeitado no exterior (antes ficava de quatro)
    (continua)

  • A "pesquisa" do Datafolha(ou seria Dataserra?)é um crime, uma fraude! Esse instituto, juntamente com o jornalzinho canalha a que ele pertence, constituem uma quadrilha, um bando, uma assossiação criminosa destinada a dirigir a vontade de 190 milhões de brasileiros. Dito isso, quero destacar algumas pequenas divergências que tenho de sua análise, divergências que, tenho certeza, serão muito bem vistas, uma vez que mostram que o quadro, para desespero dos reacionários, é muito mais favorável do que o retratado por você(antes que algum "troll" de plantão me conteste, todas as opiniões que expressarei são embasadas em fatos e em análises racionais, não há nada produzido por meus delírios ou aspirações). Para começar, dois fatos : tanto a pesquisa do Sensus, como a do IBOPE(que a Globo teve que divulgar, senão ficaria desmoralizada), desmentiram o Dataserra e mostraram quadro semelhante ao do "tracking" do Vox Populi, ou seja Dilma ganhando facilmente em 1º turno, com vantagem em torno de 10 a 12 pontos percentuais em relação aos demais. Continua…

  • Serra e a promessa de desvincular o salário mínimo das aposentadorias e pensões o INSS

    José Trololó tropeça nos números e o eleitor desavisado nem percebe.

    Uma de suas promessas é de reajustar todas as aposentadorias em 10%, o que elevaria o menor benefício para R$ 561,00. Por outro lado promete também elevar o salário mínimo para R$ 600,00.

    Atrás dessas duas promessas eleitoreiras temos outra embutida, a de desvincular os benefícios do salário mínimo. Afirmo isso porque aumentando o salário mínimo para R$ 600,00 ele estará dando um aumento de quase 18% e para todas as aposentadorias, inclusive os aposentados e pensionistas que recebem hoje um salário, 10%.

    Ou seja, Zá Trololó não fala claramente para não perder votos, mas sua proposta real é desvincular as aposentadorias e pensões do salário mínimo.

  • Continuação : Portanto, pesquisas feitas com um universo amostral mais amplo confirmaram os resultados do "tracking" do Vox Populi, o qual, apesar de também destinar-se a identificar tendências, possui confiabilidade quanto aos resultados expressos, uma vez que a divulgação de seus números, além de obedecer a rigoroso critério amostral, é feita com base na média dos dias anteriores, possibilitando ampliar o universo pesquisado(parte da amostra é modificada diariamente), garantindo maior precisão. Prova disso é a semelhança dos resultados com os números do Sensus e do IBOPE(o qual parece; digo "parece", pois Montenegro não merece confiança)ter "pulado fora" do golpismo(divulgou uma pesquisa séria em plena desenrolar do conluio Globo/Datafolha), assemelhando seus dados aos do Vox Populi e Sensus, Continua…

  • Continuação : Os mesmo Vox Populi e Sensus que IBOPE e Datafolha sempre tentaram desmoralizar neste pleito, embora acabassem obtendo efeito contrário : foram desmoralizados pelos dois primeiros, já que terminavam por igualar, de forma abrupta e suspeita, seus resultados aos do Sensus e Vox Populi que, ao contrário, apresentaram desde o início uma coerência numérica respeitável. Aliás, até o já mencionado "abandono do barco" falsificador/golpista, que parece ter sido realizado pelo IBOPE, indica indiscutivelmente que o instituto sabe da inevitabilidade da vitória de Dilma e, numa eleição em que já saiu bastante "queimado", não pretende sujar-se ainda amis com favas contadas. O outro fato que merece destaque é que, ao contrário do que você disse, NÃO VEJO NENHUMA QUEDA EM DILMA, AO CONTRÁRIO, OS NÚMEROS DELA E DOS SEUS DOIS PRINCIPAIS ADVERSÁRIOS ESTÁ ESTÁVEIS HÁ MUITO TEMPO. Continua…

  • Continua : Para comprovar minha afirmação anterior(sobre a estabilidade numérica de Dilma, Serra e Marina), basta olhar-se o histórico das pesquisas(Vox Populi, Sensus, Ibope e até o Datafolha, excetuando-se esse escândalo de agora) : Nos três institutos, Dilma sempre manteve-se em torno dos 50(48-52, dentro da margem); Serra em torno de 25%(23-27 na margem)e Marina em torno de 11%(9-13 na margem), do total de votos, SÃO EXATAMENTE ESSES NÚMEROS QUE OS TRÊS APRESENTARAM NAS PESQUISAS SENSUS E IBOPE(E NO TRACKING VOX POPULI) DE HOJE, o que mostra que A MÍDIA E SEU DENUNCISMO NÃO AFETARAM NINGUÉM, AS DECISÕES DO ELEITOR JÁ ESTÃO CRISTALIZADAS HÁ MUITO TEMPO. A tal "onda verde" para Marina é uma ficção, criada pelo desejo dos barões da imprensa(até eles não acreditam mais em Serra e resolveram apostar na traíra), que os números não comprovam. Continua…

  • Continuação : Alguns comentaristas "apavorados"(Rodrigo Vianna parece ter se transformado num "mestre" nessa "habilidade", a de enxergar pessimismo e negativismo onde os fatos não indicam nenhum dos dois)chegaram a anunciar uma "queda" de Dilma(que só existiu nos delírios deles)baseando-se no fato de que ela já teria registrado 56% num dia do "tracking". Mas esse resultado foi atípico(como o foi o dia em que ela registrou 44%; ou outros poucos dias em que alcançou 54, 55, até mesmo 58; como também teve 47, 46). Resultados que evidenciam muito mais limitações técnicas do "tracking"(seu universo amostral muito pequeno)contornadas exatamente por serem os resultados dessa pesquisa apresentados com relação à média de vários dias pesquisados. CONTUDO, NA IMENSA MAIORIA DOS RESULTADOS APONTADOS NO "TRACKING", OS TRÊS PRINCIPAIS CANDIDATOS MANTIVERAM AS MÉDIAS APRESENTADAS NO INÍCIO DESSE TEXTO, QUE CHEGAM A APaRECER EM QUASE(NUM CÁLCULO APROXIMADO, FEITO NO "OLHÔMETRO" POR QUEM ACOMPANHA O "TRACKING" QUASE TODO DIA)70% DOS DIAS.Continua…

  • Continuação : Contudo, NÃO É PORQUE A MÍDIA, SEUS"JORNALISTAS AMESTRADOS" E SEUS "TROLLS"-DE-GUARDA ";ALGUNS DOS QUAIS INFELIZMENTE AINDA POLUEM ESTE ESPAÇO COM SUAS ASNEIRAS E MAU CARATISMO; NÃO CONSEGUIRAM O OBJETIVO PRETENDIDO, QUE DEVEMOS "DEIXAR PARA LÁ" O ABSURDO CRIME QUE TENTARAM PRATICAR(TENTATIVA DE PRÁTICA DE CRIME TAMBÉM É CRIME, JÁ APONTA O CÓDIGO PENAL). E ESSE CRIME FOI , E AINDA É, A TENTATIVA DESONESNTA, SÓRDIDA, CANALHA, DOENTE, TORPE, DE MANIPULAR O ELEITORADO BRASILEIRO, LEVANDO-LHE A ELEGER O CANDIDATO CONSERVADOR, JOSÉ SERRA, E UTILIZANDO, PARA A CONSECUÇÃO DESSE OBJETIVO NEFASTO, DOS MAIS BAIXOS EXPEDIENTES: MENTIRAS, PRECONCEITOS, EXPLORAÇÃO DO PÂNICO, OFENSAS, UTILIZAÇÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA PARA A A REALIZAÇÃO DAS AMBIÇÕES PRIVADAS(ALÔ, SANDRA CUREAU). E A ISSO A SOCIEDADE BRASILEIRA; TODOS NÓS, DEVEMOS REAGIR COM RIGOR E SEVERIDADE, INDEPENDENTEMENTE DA VITÓRIA DE DILMA ROUSSEFF EM PRIMEIRO TUNO. Continua…

  • Fora da pauta:

    Vejam companheiros do blog como a coisa está desandando na oposição:

    Folha Online: – Eliane Cantanhêde,
    “A dúvida é quanto a liderança de José Serra, que tem passado, uma bonita história, é um homem público respeitado pela direita, pela esquerda e pelo centro e era, de fato, o candidato natural para a eleição de 2010. Mas… tem um temperamento incompatível com verdadeiros líderes. Políticos agregam, Serra desagrega. Políticos compõem, Serra rompe.”
    Ou seja, Serra já era.
    PS. Como Cantanhêde pode ter passado a ser ex-Serra, mas continua ferrenha anti-Lula. Tanto que já critica previamente Aécio Neves, afirmando que ele “não é tão oposição assim”
    [Colhido no Tijolaço do Brizola neto.]

    • Avisa ai pra esta tal Cantanhede que o o Aécio já tinha combinado tudo com o Lula lá atrás em 2006 . Ela é porque não conhece a política aqui em Minas!

  • Continuação : Tentativa que deu-se pela ação da ditadura midiática, dos institutos de pesquisa e até mesmo de algumas autoridades públicas(VIMOS O CASO DE UMA PROCURADORA QUE INVESTIGA UMA REVISTA, A QUAL NÃO SEGUE A "CANTINELA"SERRISTA DA MÍDIA TRADICIONAL, APENAS EMBASADA NUMA DENÚNCIA ANÔNMA E SEM PROVAS, O QUE É PROIBIDO PELA LEI, ENQUANTO "ESQUECE" DE APURAR A DENÚNCIA DO MSM, FEITA CONTRA DOIS BARÕES DA COMUNICAÇÃO, DENÚNCIA QUE, ALÉM DE ASSINADA PELA ONG, É RESPALDADA PELAS SUBSCRIÇÕES DE 3.208 BRASILEIROS E POR PROVAS MATERIAIS). HOJE, VIMOS OUTRO EPIUSÓDIO "BRILHANTE" : JÁ ESTANDO DECIDIDO O PLACAR NO STF, FAVORÁVEL AO FIM DA ABSURDA EXIGÊNCIA DE DOIS DOCUMENTOS PARA VOTAR, GILMAR MENDES PEDE "VISTAS" DO PROCESSO E IMPEDE O SEU DESFECHO, PROMETENDO TRAZÊ-LO AMANHÃ. SE NÃO O FIZER, TEREMOS MAIS UM CAPÍTULO DESSES ABUSOS, OS QUAIS, VOLTO A REPETIR, TÊM QUE TER SEU FIM EXIGIDOS POR TODOS OS BRASILEIROS, NAS RUAS, PARA QUE NINGUÉM, CLASSE SOCIAL OU QUALQUER OUTRA CASTA, ENTENDA-SE DONO DESTA NAÇÃO E DO SEU FUTURO..

  • Vocês estão sabendo que no STF a maioria dos ministros são a favor da não exigência de 2 documentos no dia da votação?Pois é, mas o julgamento da medida que poderia ser resolvida hoje, foi adiada porque o Ministro Gilmar Mendes (sempre ele) pediu vistas do processo, com isso o julgamento foi adiado. E ele, alertado pelos outros ministros que as eleições são neste domingo, acenou a POSSILIDADE de trazer sua decisão amanhã (5ª feira), pode?

  • Eduardo, estou muito feliz por ver que a linda menina Vitória já começou a se recuperar.

    Venho também por outro assunto: a bala de prata do pig será uma declaração gravada do PCC em apoio a Dilma, que seria ou será apresentada amanhã num certo canal de tv, supõe-se que seja a Globo, depois do horário eleitoral. O Paulo Henrique Amorim descobriu e informou o vazamento do macabro plano, porque um dos bandidos do PCC não recebeu o que foi acertado. E aí ele entregou todo mundo. Detalhes no Conversa Afiada.

    Penso que é hora de começarmos uma vigília cívica amanhã logo depois do horário eleitoral, ou melhor, na hora do JN. Esta batalha precisa ser adotada por toda a blogosfera ”suja”. Senão é perigoso haver uma comoção tão grande que o Serra tenha chances de se eleger.

  • A mídia está muito "quietinha" desde a semana passada. Vão disparar mais um factóide-bomba entre hoje (quinta feira) e sexta, quando não haverá mais tempo para a neutralização dos efeitos efeitos eleitorais.

  • Atenção #ondavermelha pras notícias:
    1)NOBLAT informa q Serra ligou p/ Gilmar Mendes sugerindo q ele pedisse vista do processo

    2)Datafolha q ia ao ar no JN hj daria subida da Dilma e só dela.O JN não mostrou,só estará na FSP amanhã

    3)É forte a possibilidade da tentativa da Globo de vincular com Dilma e Lula com PCC através de vídeo fraudulento ser verdadeira

    Quanto mais próximo da eleição, maior será a quantidade de notícias importantes e as situações irão ganhar em complexidade numa velocidade gigantesca.

  • por todo lado.

    vejo pessoas. rejeitam a manipulação.

    injuriadas. tiradas de otário.

    iradas. mas conscientes do poder.

    do que passará domingo três.

    três dez dez.

    vão à forra. no voto.

    desforra da inteligência. ultrajada.

    voto vai ajustar contas.

    golpismo. entreguismo. rejeitado. sempre sempre.

    derrotado espetacularmente. destroçado.

    ..

  • O que tem que ser divulgado na reta final é que o Datafolha mentiu antes, dando vantagem ao Serra quando Dilma estava, na realidade, quase dez pontos à sua frente – e se mentiu antes, mente agora.

Deixe uma resposta