PSDB ainda não entendeu o Brasil

Opinião do blog

publicado, originalmente, em 4 de fevereiro de 2011 à 1:55 hs

O PT tem mesmo os adversários que pediu a Deus. Por conta disso, derrotou-os nas três últimas eleições presidenciais e reduziu-lhes drasticamente a representação parlamentar, o que não é de espantar devido à dificuldade de entenderem o Brasil do século XXI.

O programa tucano de ontem na TV e no rádio explica por que a oposição encolheu tanto no Congresso e perdeu a terceira eleição presidencial consecutiva: o PSDB, como os outros partidos de oposição, continua apostando alto na burrice dos brasileiros.

Desorientado, o partido da “massa cheirosa” exumou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, rejeitado pela esmagadora maioria dos brasileiros. Não obstante, o partido fez dele a estrela de seu programa semestral na mídia eletrônica. E foi um desastre.

Nem sei qual foi a pior parte. Talvez, lembrar aos brasileiros de que FHC é tucano tenha sido o maior erro.

Mas foram muitos erros. No início do programa, o desfile de gente reclamando da situação. Pessoas “descoladas” afirmando que não conseguem emprego em um país que bate recordes incessantes de abertura de vagas formais no mercado de trabalho.

Ou o pior foi FHC acusando Lula pelas alianças que fez? Quais seriam esses setores “atrasados” aos quais o petista se aliou? Com quem foi que Lula fez aliança que o seu antecessor não fez? Para variar, os tucanos desdenham da inteligência e da memória do povo.

O mais engraçado é que, ao passo que FHC entrou na propaganda tucana, Serra saiu. Só apareceu de relance e o seu nome não foi mencionado uma só vez, apesar do alarde sobre ter tido 44% dos votos, um resultado pífio para quem teve toda a grande mídia ao seu lado.

Em resumo, o grande problema do PSDB é que não consegue entender a razão pela qual a grande maioria dos brasileiros decidiu “arriscar” votar em Lula em 2002, por que o reelegeu em 2006 e por que votou maciçamente em quem ele indicou, no ano passado.

A sensação que dá é a de que os tucanos não têm consciência de como estava a situação do país, enquanto governaram. Por isso, têm a coragem de falar sobre os problemas do Brasil como se jamais tivessem governado.

E a platéia montada para fazer “perguntas” ao ex-presidente, então? Lembrou a favela cenográfica do programa eleitoral de Serra, ano passado. Uma coisa tão artificial que só alguém com grave deficiência intelectual deixaria de notar.

O PSDB não consegue entender que precisa fazer propostas e renovar lideranças. Sua insistência em Serra e FHC está na base dos seus fracassos eleitorais, pois são dois símbolos de um passado que o Brasil quer esquecer.

A insistente tentativa dos tucanos de se apropriarem dos êxitos da era Lula, pega mal. A teoria deles não entra nem nas mentes mais esclarecidas nem nas mais incultas. É como um jogador de futebol que é substituído, o substituto entra e marca vários gols e o preterido diz que foram méritos seus.

E as insinuações sobre censura à mídia em um país que vem subindo rapidamente no ranking dos países com imprensa mais livre? Para quem aquelas insinuações fizeram sentido, além dos paus-mandados das redações tucanas?

A grande sorte do PT é a de que o PSDB ainda não entendeu como os brasileiros ficaram mais espertos em política, do que é prova terem votado maciçamente no primeiro partido em 2002, 2006 e 2010, ignorando a mídia tucana declaradamente.

Enquanto os tucanos continuarem achando que podem fazer o país inteiro de besta, o PT não terá com o que se preocupar. Enquanto continuarem querendo usurpar méritos alheios e pintar uma situação do país que não existe, a oposição continuará oposição.

A chance que o PSDB tem de se fortalecer está em elaborar um projeto de país consistente e em deixar de acreditar em um poder da mídia que ela perdeu em 2002 e jamais recuperou. Enquanto depender exclusivamente dela para subsistir, continuará encolhendo.

—–

Abaixo, a íntegra do programa do PSDB de 3 de fevereiro de 2011.

185 comments

  • Ridículo esse programa do PSDB. Quando vi o FHC pensei: “Meu Deus, agora que Lula saiu de cena da presidencia, eles resolveram desenterrar o FHC”. Então, assisti a alguns minutos do programa e não resisti, tive que desligar a TV.

  • Tanta gente “descolada” na propaganda do PSDB dizendo que não consegue emprego e eu aqui em casa não consigo uma diarista porque todas estão trabalhando, e pedreiro para uma pequena reforma eu só consegui agendar para o mês de abril.

    Conclusão: ou esses “descolados” contratados pelo PSDB são muito incompetentes, ou são os verdadeiros vagabundos mencionados por FHC quando era Presidente da República; já que não assumem que estão realmente mentindo.

    Hoje só permanece desempregado quem é muito ruim de serviço ou quem não quer mesmo trabalhar.

    Sinceramente gostaria que tivesse uma oposição de fato politicamente competente, e não essa oposição politiqueira no nível mais baixo.

    Mas enquanto não temos, está ótimo que o PSDB continue com essa mentalidade, e torço que o candidato deles seja o Serra por pelo menos mais 10 eleições. Mas o Serra consegue desagregar até o próprio ninho. Consegue ser abandonado até no próprio ninho.

    Em tempo: o PSDB subestima tanto a nossa inteligência com sua artificialidade que exibe na propaganda um mauricinho de nome “Edmilso” dizendo que não consegue emprego; se fosse um “Edmilson” seria mais fácil de levar no gogó, não?

    E aquele fortão, barbudo, brucutu, com cara de Brutus. Tá desempregado também? Um homenzarrão cheio de saúde daquele tá desempregado? Bem, pelo menos agora o PSDB lhe arranjou um bico como ator.

  • Voce tem toda a razão,eles sempre pensam que estão lidando com pessoas sem memoria e intelectualmente despreziveis.Terão que descobrir que o BRASIL mudou e para melhor.
    VIVA O POVO BRASILEIRO

  • Bom é o FH falar de “uma certa” complacência com a corrupção, a imprecisão e o lugar-comum em todo discurso-entrevista e(ou) a desonestidade desta peça publicitária, como um todo, são a cara da oposição e da mídia deste país. Oposição de auditório “fundamentada” nos contrarregras do PIG.

  • Perfeita a análise, Eduardo, e ainda mais a imagem do jogador substituído que se atribui os méritos do sucessor. Essa “pegou na veia”.
    O circo de vaidades no PSDB “cheiroso” é tão grande e burro que para valorizar Serra eles têm que alijar FHC, para destacar FHC precisam escantear o Serra, para ressaltar Aécio necessitam sepultar os outros dois… Não cabem todos na mesma tela, porque por trás dela estão se golpeando mutuamente das maneiras mais desleais e abjetas.
    Acho que isso ocorre por uma simples razão: quando não se tem Programa, ou o Programa real é pernicioso para a sociedade e precisa ser escondido, a luta vira pessoal, ou entre alas. A ala do Alckmin quer vingança do Serra; a do Serra usa seus tradicionais métodos (o trator) para mantê-lo em evidência; a ala mineira busca entrar nos feudos paulista e nordestino, e assim por diante. E, além disso, o partido quer parecer social-democrata usando discurso e táticas da extrema-direita!
    O ex-sociólogo FHC deveria ensinar seus parceiros que um partido tem que definir-se por uma ideologia, e aplicá-la uniformemente. Só o varejo esgota-se em si mesmo. Dá no que deu….

    abarbosafilho.blogspot.com

  • Quando vi aquele desfile de pessoas reclamando, logo me veio à cabeça, aí está os 4% dos insatisfeitos. Nunca os tinha vido, só conseguia identificá-los na parte inferior de estatísticas de índice de aprovação do presidente Lula.

  • Edu, você tem razão. Parei pra assistir a este vídeo. É quase inacreditável. Como é que conseguem?
    Desta forma, o PIG terá mesmo que continuar sendo a oposição!
    O FHC não convence nem em um programa como este. A gente ver agora como o medo foi a peça fundamental em Lula não ter sido eleito antes. Não é possível que este FHC aí tenha conseguido convencer na sua eleição. O PSDB está mesmo perdido, se não mostra o passado passa uma mensagem de vergonha do próprio passado. Por outro lado, se mostra as tais figuras, a gente fica com a certeza que é pra ter vergonha mesmo.

  • “………….um projeto de país consistente e em deixar de acreditar em um poder da mídia que ela perdeu….”

    Eduardo, acima a sua proposição e abaixo o blogueiro da folha comentando a peça publicitária do PSDB. Bom, se agora “não caíu a ficha” ….

    “………..Há um quê de amnésia na fala do ex-presidente…………”

  • Ontem no senado. Senadora do Paraná. Gleisi Hoffmann do PT, grata surpresa. Se o PT não a calar, deverá(aguardemos os proximos passos) colocar “sai justa” nos “machos”(?) da direita psdb/dem no senado. Junto com a eterna, explosiva, MARAVILHOSA, DECENTE, HONESTA, MARTHA SUPLICY. Sempre terá meu voto. Mas, tal qual este preciso e contundente artigo(isto é sempre redundante), a FALIDA e sempre PERIGOSA direita, vive em outro mundo. O DNA da direita é não trabalhar, todo direita adora mandar, “gerenciar” e, muitos, “incendiar” a grana deixada(heranças) pelos seus papis/mamis. Eles(direita) se acostumaram que a globo trabalha diuturnamente por eles. Relaxaram. 500 anos de deleite. Ao fazerem esses programas para atingirem as “massas”, se afundam ainda mais. Realmente, essa é a direita que a ESQUERDA pode e deve, reduzir a “pó de traque”.

  • Edimilso, pare de enganar seu pai e sua mãe, volte a estudar, e vá procurar emprego. Ou você é muito incompetente, por isso, não consegue emprego. Onde trabalho estão precisando de funcionários. Pensando bem, você acompanha a incompetência do PSDB. Vocês são patéticos.

    • Rsrsrsrs… isso mesmo, Izabella, filme de terror mal feito… parecia “A volta dos mortos-vivos” ou “Mortos-vivos: o retorno”… algo assim… todos eles são muito parecidos… e, assim como os filmes de terror mal feitos, em vez de provocarem medo, provocam o riso!

  • verdadeiramente eu não tenho paciencia para assistir a esse festival de besteiras……quando comecou, e a mocinha oscar freire disse não ter acesso a remedios, desliguei a tv……agora ver a princesa do apocalipse falar.,uau,tô fora …é simplesmente uma central de idiotices em um cerebro só, falando asneiras, como sempre!
    reinaldo carletti

  • Texto muito bom, que falha em apenas um ponto: em dizer que o PSDB não renova lideranças. Isso é verdade, mas normalmente quem faz esse tipo de texto também critica os tucanos que querem suplantar seus líderes, tornando-se eles mesmos os novos líderes. Os críticos cobram que os novos tucanos lembrem de FHC, Serra, etc.

    O blogueiro tem que decidir: ou o PSDB deve manter os atuais líderes ou os aposenta e apresenta outros.

  • Assisti o programa. Ridículo. O rapaz reclamando que teve de parar a faculdade pq não tinha dinheiro: mas tem FIES e PROUNI. A moça reclamando de moradia: tem o MINHA CASA, MINHA VIDA. O cara reclamando de falta de emprego: foram criados 15 milhões. E por aí foi……..O PSDB perdeu o trem da história. Anacrônico, tenta passar uma imagem de modernidade. Não viram o Brasil mudar e continuarão perdendo. Ridículos.

  • Edu, seu texto vem recheado de avaliações equivocadas.
    A primeira é que 44% está longe de ser um número pífio, considerando-se que o Serra é um cara completamente sem carisma e não esquecendo que era o adversário da Dilma, não tanto por ela, mas, pelo Lula, que vivia um excelente momento à epoca e subiu no palanque, como nunca antes, na história desse país, um presidente subiu.
    A segunda e mais importante imprecisão do seu texto se refere à falta de presença do FHC na campanha do Serra, porque o povo brasileiro, supostamente, o rejeitaria.
    Hahaha….ledo engano!!!…não percebem que foi uma estratégia do partido, que não quis colar sua imagem ao do Sr. Burns, à custa, mesmo, da derrota para a candidata do presidente Lula, aliás, eleição que já estava perdida, desde o começo.
    Com essa certeza nas mãos, o partido decidiu “QUEIMAR” o Serra.
    O cara era o primeiro da hierarquia dentro do partido. e, em função dos cargos que exerceu, era o próximo da lista, não podiam “SACANEÁ-LO”, lançando outro candidato.
    Essa mesma razão afastou o Aécio, um cara muito mais carismático e que, se tivesse sido o adversário da Dilma, certamente provocaria um resultado muito diferente, nas urnas.
    Agora, dizer que o PSDB se apropriou dos êxitos da era Lula, antes de uma avaliação equivocada, é uma piada. Não me venha com a estratégia do Goebbels, por aqui, hein!!!

    Edu, escreva aí: se o PT quiser lançar o Lula governador de SumPaulo ou até prefeito de Sumpacity, em 2012, para desbancar o PSDB dessas plagas, não vai ser mole, não, meu velho!!!…o Serra já foi a nocaute e o FHC vai estar de cara na tv.
    Aposto uma breja com você, na padoca do seu Cabral, na Avenida Odila.

    • Edu, seu texto vem recheado de avaliações equivocadas.
      A primeira é que 44% está longe de ser um número pífio
      É um número pífio considerando o apoio total e irrestrito do PIG. Quando for fazer uma citação, coloque a frase inteira, senão sua desonestidade vai saltar aos olhos.

      A segunda e mais importante imprecisão do seu texto se refere à falta de presença do FHC na campanha do Serra, porque o povo brasileiro, supostamente, o rejeitaria.
      “Supostamente”? FHC consegue a incrível façanha de ter a popularidade caindo mesmo tendo deixado o governo há 8 anos.

      Hahaha….ledo engano!!!…não percebem que foi uma estratégia do partido,
      Alvíssaras! A estratégia vencedora do PSDB é perder.
      O PSDB perdeu “porque quiz”.
      Até o imbecil do Reinaldinho Cabeção, o Eunuco, teria vergonha de afirmar isso.

      que não quis colar sua imagem ao do Sr. Burns, à custa, mesmo, da derrota para a candidata do presidente Lula, aliás, eleição que já estava perdida, desde o começo.
      Uai, o IBOPE não dizia isso quando o Çerra (nem tinha se lançado candidato ainda), no início, nadava de braçada. Pergunte pro seu amigo Montenegro.
      Se tivesse “colado”, as manchetes seriam: “FHC apóia Çerra e os dois caem.”

      Com essa certeza nas mãos, o partido decidiu “QUEIMAR” o Serra.
      Tudo para manter a estratégia vencedora do PSDB e, além disso, é muito mais fácil queimar o Çerra do que fazer um programa de governo pro asno…

      O cara era o primeiro da hierarquia dentro do partido. e, em função dos cargos que exerceu, era o próximo da lista, não podiam “SACANEÁ-LO”, lançando outro candidato.
      Era o primeiro? E levou essa tunda toda? Ueba!!!!! Queremos o segundo em 2014!

      Essa mesma razão afastou o Aécio, um cara muito mais carismático e que, se tivesse sido o adversário da Dilma, certamente provocaria um resultado muito diferente, nas urnas.
      Claro! Certamente ganharia fácil! Dilma é um poste.

      Agora, dizer que o PSDB se apropriou dos êxitos da era Lula, antes de uma avaliação equivocada, é uma piada. Não me venha com a estratégia do Goebbels, por aqui, hein!!!
      Hahahahaha! Isso nem merece consideração.

      Edu, escreva aí: se o PT quiser lançar o Lula governador de SumPaulo ou até prefeito de Sumpacity, em 2012, para desbancar o PSDB dessas plagas, não vai ser mole, não, meu velho!!!…o Serra já foi a nocaute e o FHC vai estar de cara na tv.
      Jura que vão manter o FHC na tela? Ueeeeeba! Então não tem pra ninguém!

      Ah! Edu, isso é sacanagem…

  • Eduardo,

    você e seu sempre olhar aguçado…. ontem vi pouca coisa da piada do programa do PSDB…. o que me chamou a atenção foi justamente esses atores que os marqueteiros do tucanato escolheram para: 1) fingir que eram ‘povo’; 2) fingir que seus problmeas são reais – foi de rachar de rir – aqui no prédio que eu moro, metade dos funcionários são terceirizados – e sabe qual é o maior problema? Quando um dos funcionários da terceirizada pede as contas, não há quem possa repô-lo… simples assim: todo mundo está empregado… não há candidatos….. e vem esse programinha dizer que ‘sou formado e não tenho emprego?” Só se esse programa foi filmado nos 8 anos do FHC…. ahh, antes que eu me esqueça: a outra coisa hilária foi o ‘povo’ fazendo as perguntas ensaiadas pro moribundo do FHC…. outro fingimento….. realmente, eles pensam que o povo é burro…mas não é…. 87% de aprovação pro Lula… e eles escolhem esse caminho patético….. de novo, é de chorar

  • Prezado Eduardo, excelente e consistente análise política, muito melhor que a do pessoal dos jornalões, que ganham muito bem para fazer política partidária travestida de opinião, mas isso é problema deles.

    Também assisti ao programa dos tucanos e a impressão que tive foi que o PSDB está sofrendo de uma crise de ” autismo político”, pois parecem querer ignorar a realidade que os cerca e fazer todo mundo acreditar na realidade que apenas eles tem dentro das suas mentes ou da leitura enviezada que fazem do atual contexto político/economico/social do Brasil.

    Como voce diz, a continuar nessa linha política ” Kamicase “, o PSDB é um sério candidato a se tornar em breve futuro, um partido de oposição tão irrelevante quanto o atual PPS, o ex-PCB, do ex-comunista, ex-esquerdista, ex-socialista e atual oportunista político e linha auxiliar da direita radical Roberto Freire.

    Na linha da campanha eleitoral presidencial recém-encerrada do ” Padim Pade Cerra ” como diz jocosamente o Paulo Henrique Amorim ou do programa de ontem na TV, os tucanos sempre vão ser o melhor adversário para perder todas as próximas eleições nacionais para o PT.

    O Brasil e a maioria do seu povo agradecem, penhoradamente, pela asnice política tucana.

  • Grande Edu…. agora vc foi na “veia” da direita, bem na jugular. Dei uma olhada rápida neste programa do PSDB, achei ridículo FHC respondendo ao púlbico. Imitação barata do que Lula fez em 2002 em um dos programas eleitorais do PT.

  • Ááááá…. e mais uma coisa, o PSDB ter colocado que conseguiu 44% dos votos na última eleição é como uma ação da bolsa, só foi 44% porque sua adversária foi Dilma, uma desconhecida para a grande maioria, se fosse Lula, a votação no partido cairia para 20% e só não chegaria a menos do que isto por causa do grande aparato midiático a seu favor.

    • Aparato midiático a seu favor!!!….huahuahuahua…..
      E o maior cabo eleitoral da história, desse país e do resto do mundo, em cima do palanque, não conta????

      • Ááááá…. valeu cara…. vc falou do palanque de Lula…. isto me lembrou que eles tinham, além do grande aparato midiático ao favor deles, os seus palanques não noticiados pelo próprio grande aparato midiático que sempre esteve e está a favor deles….

  • O PSDB não está precisando apenas de renovação em suas fileiras, precisa de algo mais radical. O Aécio quis usar a tal palavra “Refundar” mas, aparentemente, ninguém lá dentro do partido partido entendeu, nem tampouco a palavra representa o que de fato está ocorrendo.

    Talvez a melhor opção seria perguntar aos ilustres do PSDB a respeito de suas opiniões sobre como tratar um “corpo atacado com câncer”. Hoje, o PSDB está com câncer, e eles tem nomes – FHC e Serra para dizer poucos. Ou eliminam o câncer e salvam o corpo enquanto ainda há tempo, ou então morram como já está acontecendo e como também correm igual risco outros partidos.

    Parem de tentar enganar o povo, querendo dizer que o PSDB dos 8 anos de FHC (Serra e asseclas) legou algo para a Nação. Se é que realmente legaram algo naqueles 8 anos, e elas foram poucas, considerem em contrapartida a enormidade de desgoverno que fizeram o povo presenciar e engolir. Saibam que a visão, cheiro e o gosto daquela administração, o povo guarda até hoje em suas lembranças.

    Outra coisa, parem de querer contar com a mídia PIG para tentar dar novas cores e oferecer novos sabores para esta merda chamada “Governo do PSDB”. Vocês atingiram o máximo que podem em termos de arregimentar idiotas para suas hostes; contentem-se com o que já têem e saibam quardá-los.

    Do lado de cá, hoje existem e existirão cada vez mais, pessoas esclarecidas e articuladas, militantes de uma causa chamada “Brasil para todos”. Estarão sempre trabalhando junto como os “não perfumados”, alertando sobre os perigos que seria voltar a sermos governados por pessoas do naipe de políticos e elite que compõem fileiras de partidos como PSDB e DEM.

  • Olha, eu pensei em não fazer qualquer comentário sobre o seu post Eduardo, mesmo porque ele é irretocável, conciso e verdadeiro mas… pensando bem, não posso ficar de todo calado!!!
    Olha, FHC e o PSDB falarem em desemprego é dizer que todos nós brasilerios somos um amontoado de asnos a procura de pasto. Falar em alianças com setores atrasados é outro engodo, a não ser que eles queriam que o presidente Lula fizesse aliança com a ARENA/PDS/PFL/DEM, etc. Falar de pessoas que parou de estudar depois do Prouni, construções de Universidades em todo o Brasil e Escolas Técnicas, feitos do presidente Lula é de uma safadeza sem limites. Falar em ética e corrupção depois do episódio Paulo Preto, para citar como exemplo, é brincar com a inteligência alheia. Falar em ética depois que ele mesmo, FHC, comprou Deputados e Senadores para aprovar a famigerada emenda constitucional da reeleição é ser muito cara de pau. Falar em desemprego depois que ele, FHC, deixou o Brasil quebrado por duas vezes e com o maior índice de desemprego do país é nos tratar como imbecis. Será que se o presidente Lula tivesse deixado o Brasil tão ruim assim, como eles ontem tentaram pintar no progroma partidário, a então candidata Dilma teria ganhado a eleição? Olha, vou parar por aqui…a irritação é muito grande com esta corja de safados (FHC/PSDB/DEM/PPS, etc) que governaram, quebraram o país e foram todo tempo subservientes aos Estados Unidos e a Europa, e hoje querem pousar de bons samaritanos. Bando de SAFADOS E MOLEQUES!!!!

          • Estadista! !!

            Você deve estar de brincadeira com as pessoas que aqui comentam, para não dizer em relação ao proprietário do blog.

            A palavra “Estadista” meu amigo, aplica-se a pessoa que governa com sabedoria, pessoa virtuosa que por exemplos, virtudes e moral, acima inclusive de sua filiação partidária, conduz um povo às práticas iguais ou melhores do que as dele e em benefício do bem maior – a Nação e a Humanidade.

            Querer que a população engula FHC como estadista, aí então é querer demais.

            Dê uma alegria aqui para nós do blog, vai estudar um pouco antes de falar asneiras.

          • Edu, achei que você fosse responder àquele outro post que coloquei, sobre minha tese a respeito do afastamento de FHC na campanha do Serra..
            E, por favor, não interprete minhas opiniões, como trollagem, pois não é minha intenção.

  • Eduardo
    Essa primeira foto do post mostra bem o que é o PSDB: um monte de pitbulls vociferando contra um governo que criou 15 milhões de empregos e elevou de nível social 25 milhões de pessoas das classes C e D.
    Eles têm raiva do país, das pessoas, do povão. Estão desesperados porque as suas perspectivas políticas são nulas.
    Não vale a pena gastar massa encefálica com esses pobres coitados.
    Tchau, direitalha raivosa. Voltem em 2030.

  • Acredito mesmo que o FHC está decepcionado com o Lula. Foi a única vez que ele disse uma coisa verdadeira.
    Não é pra menos. Até como palestrante Lula pode faturar mais do que FHC.

  • Talvez seja “puxar a baladeira demais”, mas será que o apagão aqui no nordeste, no final da noite de ontem, teria alguma ligação com a oposição!!! Mais precisamente com o PSDB, já que seu programa foi ao ar ontem??! Seria uma forma de aterrorizar, reforçar o programa de tv, e botar a culpa na incompetente gestão federal!!!???

  • “A grande sorte do PT é a de que o PSDB ainda não entendeu como os brasileiros ficaram mais espertos em política”; concordo em gênero número e grau com a assertiva.

    O PSDB (e a oposição de uma forma geral), se tivesse um mínimo que seja de unidade e de compromisso com o paiís já teriam afastado o PT do poder. Era só mostrar de fato os desmandos do partido, o aparelhamento da “máquina estatal” o aumento exponencial e indecente dos gastos públicos com a criação de milhares de cargos comissionados e com gastos com cartões corporativos, etc etc.

    Realmente, o PT tem sorte. E nada mais do que isso.

      • Inclusive o então presidente dos Democratas na época, Jorge Bornhausen, chegou a anunciar e comemorar que ficariam livres do PT por pelo menos 30 anos.

        Em tempo: “aparelhamento da máquina estatal”, tem expressão mais tucana do que esta? Os tucanos inventam expressões de impacto e espalham, os simpatizantes as repetem. Será que sabem mesmo o que significa? Pelo menos é a prova concreta de que os simpatizantes seguem o PIG .

        Ainda sobre expressões de impacto tucanas: o Serra dizia que queria um “Estado musculoso”. Talvez por essa razão ele tenha abandonado o povo chafurdado por três meses no Jardim Romano e ido encontrar-se na Dinamarca com o fortão Arnold Schwarzenegger.

        • Também acho engraçado esse bordão pig-tucano “aparelhamento da máquina estatal”. O PT foi eleito democraticamente pelo povo brasileiro para administrar o país, ou seja assumir a “máquina estatal” e tocá-la. Quem eles gostariam que ocupassem os cargos? O Bornhausen? A Verônica Serra? A Luciana “Henrque” Cardoso? Quem sabe o Abel Botelho?

      • Então o povo não ficou tão esperto assim, pois os dois fatos que citei acima são incontroversos.

        Basta o sr. acessar os dados das contas públicas, confirmados pelo governo (http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/1/21/sobem-24-os-gastos-com-cartao-corporativo) e verificar que somente em 2010 houve um aumento de 24% nos gastos dos cartões corporativos, sendo certo que os gastos com cartões ligados à Presidência da República aumentaram em 26%, quando a inflação foi de pouco mais de 6% no ano.

        Com relação ao aumento dos cargos “de confiança”, vide:

        “O governo Luiz Inácio Lula da Silva ignorou acusações de aparelhamento da máquina e acelerou o ritmo da criação de cargos comissionados da administração federal no segundo mandato. A média agora é 7,6 vezes a do primeiro mandato.

        O número médio mensal de postos desse tipo criados saltou de 23,8 no primeiro mandato de Lula para 179,7 entre janeiro e julho deste ano. Também chamados de cargos de confiança, esses empregos são muitas vezes destinados a apadrinhados políticos.

        Os dados constam da nota informativa 304/07 do Ministério do Planejamento, datada de 16 de agosto, que foi enviada em resposta a requerimento do líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC). Com quatro páginas, a nota traz o primeiro raio-X da expansão da máquina pública federal no segundo mandato. Os dados mostram que Lula já criou, em 2007, 1.258 cargos comissionados, chegando ao número recorde de 22.345” (http://www.cqh.org.br/?q=node/615).

        • Meu filho , acorde! Se a imprensa golpista esmiuçasse o governo de Sumpaulo ia encontrar tudo isso e muito mais. São conclusões rasas, partindo de princípio mal-intencionado, sem contraponto. Não adianta, mesmo. Vocês não acordam. O país está farto de vossas denúncias. Quando governaram, além de roubarem, atolaram o país na merda. Continuam acreditando que alguém lhes reconhecerá moral para questionar a honra de alguém. Justo vocês, que venderam o patrimônio público a preço de banana para financiarem a reeleição da múmia tucana

          • E se ele esmiuçasse o da múmia FHC também econtrariam isto e muito mais… Neste momento eu fico com Luís Fernando Veríssimo…. para quê criticar o governo Lula se já tem uma grande imprensa que só faz isto e mal critica seus afetos…. por isso que a blogsfera progessista está aí….. para contrabalançar e criticar o que não é e nunca foi criticado antes na histório deste país.

          • 1 trilhão em pagamentos de juros em 8 anos – 10 bilhões em publicidade – 2,5 trilhões de divida interna – 18% de expansão monetária ao ano – 50% do sistema financeiro na mão do estado.
            ……..
            Dinheiro compra tudo e a todos inclusive a oposição.Agora por quanto tempo isso vai se sustentar ?.

          • Até que vocês acordem e se dêem conta de que não são a esperteza encarnada. As pessoas sabem quanto Serra gastou em publicidade, por exemplo. Sabem das mais de cem CPIs engavetadas em São Paulo e sabem que a mídia de São Paulo não cobre o governo de São Paulo. Então, essas “denúncias” que você faz têm que ser confrontadas com a proporção de como eram as coisas na época em que vocês governavam. A excelência da administração do dinheiro público no Brasil é o que tornou este país um dos principais destinos dos investimentos estrangeiros, mas vocês acham que basta empilhar números descontextualizados para espantarem e convencerem as pessoas a votarem em vocês. Esquecem-se de que não falam mais sozinhos. A grande mídia fala e nós, aqui na blogosfera, vamos triturando seus argumentos. Ao longo de alguns dias, desmoralizamos as mentiras.

        • A tucanalha falar em aparelhamento e cabide de emprego é brincadeira. Veja a composição do Conselho de Administração da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo:
          CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
          presidente
          FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
          vice-presidente
          PEDRO MOREIRA SALLES
          conselheiros
          CELSO LAFER
          DARRIN COLEMAN MILLING
          HORACIO LAFER PIVA
          JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES NETO
          LUIZ SCHWARCZ
          MANOEL CORRÊA DO LAGO
          PERSIO ARIDA
          RUBENS ANTONIO BARBOSA
          Fonte : http://www.osesp.art.br/portal/paginadinamica.aspx?pagina=conselho

          • E os R$ 12.000,00 mensais que o Roberto Freire recebia do Estado de São Paulo para ser conselheiro da SPTransp. Pergunto: o que o conselheiro efetivamente fez para melhorar a vida do paulistano?

            E o empregão da Luciana Cardoso no gabinete do heráclito Fortes?
            Detalhe: ela não comparecia ao gabinete.

            Se for puxar esse fio, vai longe.

          • Merecidos. Dilma trabalhou. Recuperou a Petrobras.

            Petrobras é aquela empresa que o PSDB na ânsia de privatizar chegou a afundar a plataforma P-36, que só de equipamento tinha mais de um bilhão de reais, além das nove vítimas fatais.

        • Esse é o argumento mais fraco dos tucanos.
          Durante o desgoverno FHC ele demitiu, criou os famosos PDV (plano de demissão voluntária – a maioria dos empregados que aderiram aos famigerados “PDVs” viraram motoristas de Van ou de taxi)) “enxugou” a maquina a ponto dela parar, o serviço público deteriorou, a Petrobras onde trabalho saiu de 45 mil empregados em 1995 para 23 mil em 2002, quase virou Petrobrax e foi privatizada, só não o foi, porque o povo gritou… Na era Lula, Petrobras sai de 23 mil para 64 mil empregados e continua fazendo concurso para admitir mais, cresceu, se tornou a 3ª do Mundo e quer chegar ao tamanho de uma Exxon que é a 1ª do mundo e que tem hoje aprox. 160 mil empregados.
          Raciocínio lógico (se é que os tucanos entendem o que é isso).
          O Brasil cresceu, a Petrobras cresceu, o serviço publico aumentou de tamanho, é óbvio que como a Petrobras aumentou seu número de empregados, aumentou também o número de cordenadores, gerentes, gerentes gerais, gerentes executivos, etc… O mesmo ocorre no serviço público, para executar esse monte de obras que estão em andamento e planejadas, tem que haver quem gerencie, coordene, fiscalize , e isso é cargo comissionado meu caro tucano.

          • Como quer defender, “viraram motoristas de Van ou de taxi” então vc acha que os contribuintes tem o dever de pagar altos salários e privilégios a funcionários que quando colocados em “cheque” viram motoristas de taxi e van e outra motoristas de taxi e vans são trabalhadores que contribuem muito(muito) mais que para o nosso país que servidores publicos.
            ……
            Como defender uma empresa que cobra 2,50 o litro de gasolina quase 2 dolares o litro ,mais caro que o litro de leite ,e olha que aqui na minha cidade tem uma refinaria da petrosauro .
            …….
            O petroleo não é nosso é deles.

          • O Sr. viu eu falar em empresa de economia mista, como a Petrobrás? Óbvio que não! Estava falando dos cargos comissionados na adm. pública federal.

            Mas, já que o sr., tocou no assunto, para que tenha uma vaga idéia do “aparelhamento”, o gerente executivo de comunicação institucional da empresa (que , em qualquer empresa séria, deveria ser uma pessoa formada em comunicação social ou, pelo menos, ter experiència nessa área), antes de assumir a “xepa” na PETROBRAS era sindicalista, dirigente do SINDIPETRO-Campinas; logo, deve ser petroleiro de formação (provalmente tratabalhava em alguma refinaria na região de Campinas-Paulínia). Qual a qualificação, portanto, para ser gerente executivo de comunicação institucional? Ter sido do SINDIPETRO e da CUT e ter atazanado as portas das refinarias na década de 80…

  • Não assisti tudo, pois o pouco que vi foi patético demais para mim.
    Para além das perguntas “levanta e corta” da “platéia”, alguém pode me explicar por que FHC foi tratado por “presidente” pelos participantes???

  • Belissíma análise, seu post está muito bom. O FHC me dá ansia. É difícil ver este homem, com sua turma, que quase destruiu o país , vir a público falar alianças com setores atrasados. E a compra de votos para reeleição, o que foi aquilo???? Bem…. Espero que eles nunca mais voltem. Precisamos renovar sempre, alternância de poder é revigorante, etc e tal ; PORÉM NÃO COM O PSDB. O LULA , DILMA, PT e partidos progressistas sempre tiveram Projeto de País.

  • Olha, Eduardo, depois que o Wikileaks nos mostrou que a CIA baseia sua política na América Latina em notícias do PIG (!!), cheguei a conclusão de que a elite não é tão inteligente assim, e nos domina apenas pela força bruta (exército, polícia e outros agentes).

    Dá-me a nítida impressão de que os demotucanos construíram uma realidade paralela para si próprios, e mergulharam de cabeça nesse mundo à parte. Nesse Brasil tucano imaginário o presidente Lula foi um fracasso, e o Brasil padece de desemprego, recessão e retrocesso. O movimento “Cansei”, liderado por Hebe Camargo e Ana Maria Braga, promove comícios com milhões de pessoas nas grandes cidades brasileiras.

    Essa realidade falsa foi construída nas mentes demotucanas pelo PIG, Partido da Imprensa Golpista. Como se fosse um daqueles filmes em que um personagem de livro ganha vida e interage com o autor da obra.

    Nesse mundo paralelo, a presidenta Dilma caminha para o impeachmeant por ter usado um vestido inapropriado no dia da posse. E um demotucano (FHC, Serra, Alckmin ou Aécio) está a ponto de ser coroado Imperador do Brasil (e, futuramente, do Sistema Solar).

  • EDUGUIM,

    Favor divulgar que no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA na data de hoje, há um vídeo excepcional que mostra bem quem foi FFHHCC. É de 1999, numa reunião em Genebra. Neste reunião BILL PINTON dá uma série de passa foras no sociólogo de Higienópolis, que retrata bem como el era visto e encarado no cenário internacional.
    Não sei colocar o link, mas é imperdível.
    ABS
    Paulo Bastos

    • Realmente, Paulo: uma vergonha. Uma vergonha. Uma esculhambação em bom inglês. E o Pres. Clinton falava e olhava direto para ele, como que a dizer: “VOCÊ é o responsável pelo que o Brasil está passando”. Pior do que isso, só o senador Juracy Magalhães beijando as mãos do Pres. Eisenhower.
      Quem quiser ver no Youtube:
      http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ

  • Olá, Eduardo e seguidores, bom dia.

    É a oposição que toda a situação pediu a Deus. Sinceramente, chego a me sentir mal com tanta desfaçatez e cara de pau.
    O que mais me impressiona é mesmo o fato desses almofadinhas demotucanos insistirem em apostar na estupidez do povo. Bom, pensando bem, é melhor que continuem assim, né não?
    Abraços.

  • Foi ridículo!
    Até os “desempregados”do programa tucano, são fake.Estava animados, bem vestidos, sorridentes.
    O caminhoneiro então? Não está trabalhando pq não aguenta mais pagar pedágio.ehehehe
    O impagável mesmo foi o Álvaro Dias. Este quer acabar com a corrupção apresentando
    um recibo com data fututa.Ninguém merece…

  • Os tucanos, tal qual os demos e, principalmente os jornalões, revistículas e tvzonas incorrem sistematicamente na mesma avaliação; A de que o povo brasileiro é burro. Que continuem pensando e agindo como se fôssemos o que eles pensam…

  • Pelo jeito a Simone não mora em Sumpaulo, senão teria agua e esgoto em casa. Em toda a casa. E juntos!
    Bom, pelo menos a agência que fez a propaganda conseguiu achar todos os 3% da população que não aprova o governo Lula…

  • Até o Reinaldo Azevedo teve que assumir a maluquice desse programa do PSDB : “O fato é que o programa do PSDB foi ao ar, e o partido, neste momento, está pior do que antes.

  • Eu vi por alto, de soslaio, porque senão o estômago não aguenta, o programa do PSDB. Acho bom que o pessoal da oposição continua aí para promover mais uma derrota do PIG. Que continue. Outra figura eficiente para derrotar o PIG é o Roberto Freire babando de inveja do Lula. Ele poderia ser “convidado especial” para o próximo programa do PSDB.

  • Temos que ficar atentos. Os tucanos preparam para 2014 o “queridinho das alterosas” Aécio Neves.
    Em termos de PIG nenhum estado chega aos pés de MG. O mineiro não conhece o verdadeiro Aécio. A expertise da Sra. Andreia Neves em controlar o PIG mineiro, para controlar o PIG nacional vai ser fichinha.

  • NA CORTE DO PSDB PAULISTA, TUCANOS “ESQUECEM” DAS PROMESSAS DE CAMPANHA …

    “Alkmin congela R$ 3,6 bi em obras, incluindo a duplicação da Tamoios”

    04 de fevereiro de 2011 | 0h 00

    Paulo Saldaña e Rodrigo Burgarelli – O Estado de S.Paulo

    Depois de adiar os planos do Metrô, o governo do Estado colocou obras viárias importantes na “geladeira”. Estão congeladas a conclusão da Avenida Jacu-Pêssego e até obras prometidas na campanha eleitoral pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), como a ponte entre Santos e Guarujá e a duplicação da Rodovia dos Tamoios. E o pior: não há mais prazo para entrega. A justificativa é a reavaliação de contratos e prioridades. Com custo estimado em R$ 3,6 bilhões, as promessas são repetidas há décadas e foram resgatadas na gestão anterior do governo estadual. Além das cifras bilionárias, são intervenções importantes para milhões de paulistas.

    matéria completa:

    fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110204/not_imp675042,0.php

    • Alex:
      Pegando gancho em seu comentário, o Diário da Região, de Rio Preto – reduto de grãos-tucanos como Aloysio Nunes e Vaz de Lima – informa que a Prefeitura de Jales realiza, hoje, Encontro de lideranças de vários setores para cobrar do governo de SP a “já enfadonha e desgastada” promessa de duplicação da rodovia Euclides da Cunha.
      A nota diz ainda que “é difícil engolir o fato de o então governador Alberto Goldman, em setembro último, véspera da eleição, ter vindo à região anunciar com pompa a assinatura da ordem de serviço – e seis meses depois, NADA”.
      “Colocaram placas de homens trabalhando e não tem ninguém trabalhando”.

      Esta novela que se arrasta há muitos governos bicudos e também está sendo questionada pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Liberato Caldeira:
      ” Se não tem licença ambiental nem desapropriações concluídas, como o governador assinou a ordem de serviço?”

  • Quando começou o programa e olhei os atores contratados pelo psdb para falar que estavam sem emprego, pensei que deveríam estar referindo-se a era do cabide de empregos.Foi cômico!Fazia muito tempo que não ria tanto assistindo a um programa humorístico.Pela primeira vez voto no psdb:como melhor programa humorístico da década.Na verdade, gente, eles estavam falando sobre os problemas do país deles:USA.

    • …e só faltou o narizinho de palhaço e colocarem uma plaquinha pendurada no pescoço de cada um, escrito “LOSER”.
      Mas é um alento, depois de assistir a isso, ficarmos com aquele gostinho de “tucanos nunca mais – graças a Deus!” – agora só falta o povo de São Paulo acordar…

    • Eu realmente não sei em que País esses caras vivem. Eu estou em Santa Catarina. Aqui não consegues ficar nenhuma hora sem emprego. Isso, lógico, se quiseres trabalhar. Só pra ter uma idéia: tem carro de som anunciando emprego. É uma corrida muito grande dos patrões atraz dos empregados. Na minha profissão converso com muitos empresários. E todos. Disse todos estão dizendo que tem dificuldades de arrumar empregados. Tem uma demanda muito maior do que sua capacidade de produção.

      Se a nossa presidente continuar com os incentivos vamos ter anos de ouro pela frente em todo o Brasil. Que nossos filhos e netos jamais venham a passar o que tive que enfrentar com o PSDB no poder.

      Abraços a todos

  • Tem que ter estômago pra asistir esses tucanalhas vomitarem e destilarem todo veneno contra o ex-presidente Lula. Tudo isso é dor de cotovelo. Viva Dilma e o Brasil!!!!!

  • Só mesmo os paulistanos descolados que não conseguem emprego!
    E pelo jeito também não estão conseguindo contratar gente pra pagar salário de fome!
    Trecho do diálogo entre uma amiga da minha mãe que trabalha como caseira no Guarujá, em uma entrevista de emprego aqui em São Paulo:
    Patroa: Qual a sua pretensão salarial?
    Amiga da minha mãe: R$3.000,00 por mês!
    Patroa horrorizada: Mas a minha antiga caseira ganhava R$1.000,00!
    Amiga da minha mãe: Muito obrigada mas eu NUNCA ganhei R$1.000,00!
    E se levantou e foi embora!!!

    Deve ser por isso que a tal patroa perdeu a antiga caseira!!! ahahahahahahahahahah

    Acho que a amiga da minha mãe poderia passar o endereço do lugar onde ela fez a entrevista pro pessoal do PSDB, quem sabe um descolado consegue emprego??? ahahahahahahahahah

  • Fala a verdade, aquela dona dizendo que mora em apenas um comodo com a família e com os cabelos supertratados é de morrer de rir. O PSDB resolveu partir para o humorismo. Acabou o casset, vamos de PSDB. Ridículo total.

    E para os + jovens um video do blog @osamigosdolula Exc: Vídeo histórico com vexame internacional de FHC levando sermão de Bill Clinton: http://bit.ly/gMrgBi

    O video tem q ser enviado aos “jovens” que participaram do programa do PSDB ontem e fizeram claque pra esse lambe botas http://bit.ly/gMrgBi

  • Dos demotucanos não podemos esperar oposição séria.

    Seria hora dos partidos mais “à esquerda” (?) mostrarem a que vieram. Mas, infelizmente, PSOL, PCO, PSTU, etc, ficam a reboque da direita, fazendo coro com Zé Bolinha de Papel. Quando os demotucanos murcham – como agora – esses pequenos partidos murcham também…

    Acho que sobrou pra nós, da Blogosfera, sermos a oposição verdadeira. Temos que cobrar a Ley de Medios, exigir punição aos torturadores da ditadura e universalização da banda larga. Um governo de centro-esquerda, como o da Presidenta Dilma, funciona muitas vezes à base da pressão.

    Aqui em Sumpaulo temos que tentar chacoalhar o PT para que ele acorde de seu sono que parece eterno.

    • Seu comentário procede. Entretanto não é o caso de fazer oposição, mas antes, de ter posição. Também concordo com você sobre a banda larga e acesso fácil à informação. Devemos alertar o Ministério da Cultura sobre as implicações de não dar importância a alguns dos maiores avanços no país que são: software livre, democratização das ações culturais, cultura digital, creative commons, etc, etc. O Brasil de Lula e Gil foram emblemáticos para a cultura mundial. Isso é fato. Devemos sim, marcar posição. Ser oposição, por ser oposição, carece de sentido.

      • Tem razão, Francisco. Ao invés de sermos oposição, temos é que ter posição.

        Bem lembrado a questão do Ministério da Cultura, dos direitos autorais e do software livre (fundamental para a democratização da internet). Basta dizer que, na África, o software livre – Ubuntu, por exemplo – está provocando uma revolução.

  • Que não se subestime o povo!Será mesmo que o mineiro não conhece o Aécio do Pó, ops, Neves? O voto de cabresto, como disse a Carta Capital, não está mais nos grotões. Na minha opinião, enquanto esta aí for a oposição, o PIG será derrotado.

  • Ele (FH) fala da falta de participação das mulheres em partidos políticos, em cargos de chefia etc. ESQUECE que a nossa presidentA é a DILMA!!!!!!! Patético. Os “atores” nervosinhos da abertura contrastam com seu próprio discurso. A raparigota que fala sobre saneamento parece que acabou de sair da Daslu. Cabelos bem cuidados, brincos, etc etc. As boquinhas nervosas são ridículas. O mancebo que fala que não tem emprego porque não estudou é um janota. Todo arrumadinho, deve receber mesada dos pais. Esse “comercial” é muito ruim. O que fica marcado pelo discurso sub-panfletário é a falta de inteligência dos seus idealizadores e representados. Fica o desdém com que costumeiramente tratam a sabedoria popular. Fica a ignorância interesseira sobre os índices de emprego no país, etc, etc. O PSDB está encolhendo de modo surpreendente. Com toda amídia a seu favor não conseguem, pelo menos, produzir um comercial que seja inteligente. Sugiro ao partidários desse moribundo partido que comecem do zero, ou a partir de um pequeno movimento social. Sugestão para o nome: movimento dos “sem inteligência” .

  • Eles não viram que nos brasileiros curtimos nosso País, e temos vocação para sermos grandes.
    O povo brasileiro destesta governante submisso aos interesses estrangeiros, que se apequena perante outros povos infringindo ao povo uma indignidade que não é dele.

  • Essa oposição rastaquera tem cheiro de mofo. Ainda não perceberam que estamos no século 21. Ainda pensam em estado mínimo, Reagan, Thatcher. Vivandeiras de bivaques, sonham com uma quartelada. Há políticos tucanos-demos-pefelê-pds-arenistas-udenistas que à noite, “conversam” com os espíritos do Bob Fields e do Carlos Lacerda, o Corvo. Alguém precisa acordar esse pessoal!! Ou seria melhor p/ o Brasil deixá-los “dormindo”? É preciso muita naftalina para suportar essa gente. Jesus, Maria e José!!

  • Concordo com você, Eduardo, o PSDB e a sua mídia pensam que somos todos burros e/ou analfabetos funcionais, mas o programa apenas reflete que eles são o que pensam do povo brasileiro. Aliás, a elite poderosa no mundo inteiro não consegue e nunca conseguiu entender o povo, pois não se importam com o povo. Hoje temos o mundo árabe com exemplo disso, e se revoltando contra os poderosos de anos e anos e suas manipulações e roubalheiras, e só não temos esse tipo de atitude aqui porque o povo brasileiro faz uma revolução silenciosa, pois não gosta de violência, por isso fica mais difícil de perceber pelos “tapados” da elite egoísta, gananciosa, cega e burra.

  • Antes de falar em liberdade de expressão, FHC deveria lembrar que o tucano Beto Richa proibiu a divulgação de pesquisas na eleição do ano passado. Enquanto o Brasil inteiro acompanhava as tendências de voto, o povo paranaense amargava a mais completa ignorância. Essa é a liberdade do PSDB.

  • Dentre de tantos outros absurdos, há um muito interesante, o discurso de uma atriz, de aparência burguesa, no ínicio do programa que dizia não ter moradia.
    Até na escolha dos atores, o PSDB se dá mal.

  • Análise do vídeo

    O Anderson, caminhoneiro, está destoando da classe. Essa balançadinha de cabeça querendo demonstrar indignação ao falar “abandonadas” entregou tudo. Não tenho dúvidas: esse caminhoneiro morde a fronha.

    A Terezinha pode ficar tranqüila porque Dilma já garantiu remédio grátis antes mesmo do programa ir ao ar.

    O Edimilso, já falei o bastante.

    A Simone, tá na cara que não mora com a família em uma casa de dois cômodos aonde não tem água tratada e nem esgoto. Tá com a pele bem tratada hein fia… pra quem mora em condições tão precárias.

    E o cadeirão no centro era para o bebezão Serra que não compareceu.

    Aliás, perguntado se iria respondeu: “Vou não, quero não, posso não, FHC não deixa não”.

  • Quando ví a mumia do FHC como protagonista do programa, rí e mudei de canal.
    Acabaram de perder uma eleição de forma clamorosa e para demonstrar que entenderam o porque, voltam a propor o FHC e suas historinhas improvaveis. Realmente perderam o rumo de vez.

    • Corretíssimo o comentário. Para que dar luz a esses cegos perniciosos? Melhor deixá-los na escuridão e não atrapalharem os iluminados Lula e Dilma.

    • Eu vi. Inacreditável. Que vergonha pro Brasil, meu Deus. E como avançamos. Hoje, este país, orgulhoso de si e de seu futuro, é respeitado. Ninguém mais ousa nos pisotear daquele jeito.

      • Seria muito interessante ver o resto da reunião, para saber como o FHC respondeu a essa grosseria do Clinton.
        Depois reclamam do Kirchner, que teria tratado mal o Bush em Mar del Plata (vide filme do Oliver Stone, “Ao sul da Fronteira”). Eles merecem.
        A propósito, vi esse filme em Buenos Aires. Ele não foi passado no Brasil?

  • Eduardo, você e muitos por aqui que manjam de internete, deveriam pesquisar quem são esse desenpregados ai do programa, quem sabe é uma grande mebntira.
    Abraço.

  • Eduardo,

    O PSDB representa a maneira antiga de fazer política. O mais perigoso nisso tudo é que os caras ficam tentando se agarrar as coisas do passado e ficam falando mentiras descaradas.

  • O programa tucano foi um teleteatro e da pior qualidade. Se ao menos a Globo emprestasse um de seus atores para fazer o personagem FHC…pelo menos seria um ator trabalhando, não um sociólogo cheio de trololó. Para mim ficou muito claro que a tucanada tem um problema, aliás para FHC um verdadeiro problema existencial e ele se chama Luis Inácio Lula da Silva. Também pudera! O “presidente-operário-nordestino-analfabeto-com-um-dedo-a-menos” bateu todos os recordes de popularidade a ponto de suas palestras valerem cinco vezes mais que a do sociólogo! Assim não tem jeito(sic)! É contra a ordem natural das coisas! A sociologia de FHC foi pega de surpresa e o ex-presidente tucano está indignado, magoado, rancoroso. Para piorar ainda mais o programa já fajuto, ainda colocam alguns caciques que nem mostram fisionomia, mas “focinhos”, tais quais pitbuls bravos querendo latir broncas no povo brasileiro que preferiu a candidata do Lula! Só há uma saída para o PSDB: um choque de Brasil real, e não o Brasil que eles pensam que existe.

  • Edu, estou seriamente preocupado com você. Primeiro descubro que você assiste o Zorra total, agora que você assiste programas políticos do PSDB. Esse seu gosto por programas humorísticos de péssima qualidade é preocupante. Bota no futebol, cara

  • Edu, nao seria melhor publicar os comentarios em ordem decrescente de data? pq assim os ultimos comentarios ja mais discutidos geralmente apareceriam primeiro, q vcs acham?

      • Acho que se for feito dessa forma, poderia se perder o sentido de alguma discussão, pois poderia haver uma inversão de comentários, assim leríamos em primeiro lugar a “tréplica”, depois a “réplica’ e logo em seguida o comentário que deu motivação para a réplica e tréplica.

        Da forma atual, podemos perceber bem qual comentário foi o iniciador das discussões e se quisermos entrar na mesma discussão é só clicar no comentário inicial.

        Este formato atual é igual ao do blog do Nassif e lá como cá, podemos perceber quando se iniciou uma discussão sobre determinado tema e se quisermos, podemos participar com facilidade dessa discussão. Acho que deve ficar do jeito atual.

  • Esses pitbulls que aparecem na foto deixam transparecer muito bem todo o ódio que levam na alma, que é o ódio pregado pelo PSDB e pelo seu líder, esse dito “sociólogo”, reacionário, entreguista e vira-casaca. Que, aliás, conseguiu a façanha, dizendo-se “candidato da esquerda” (?), de ser derrotado por um Jânio Quadros já veterano, completamente fora de forma.
    Mas, infelizmente, nosso povo, lobotomizado por essas novelas idiotas e big brothers da TV Globo, ainda se dá ao luxo de proporcionar uma votação de 44% a essa direitalha fracassada.
    Que desapareçam para sempre no lixo da história, junto com os Mubaraks e Xás da Pérsia da vida.

  • Não vi as gracinhas contratadas pelos anunciantes do PSDB. Agora contrataram anônimos para dar corpo à preocupação com o futuro do Brasil, antes encenado por uma atriz profissional global, A Regina Medrosa Duarte. Tudo falso. Como o moralismo de ocasião, partilhado com a mídia e as igrejas aliadas da classe dominante, para impedir a derrota do Serra.
    O problema da casagrande brasileira e seus OCUPANTES há 500 anos é que ainda acreditam em seu papel/ máscara de bem nascidos-brancos-finos-esclarecidos-respeitáveis-educados, … SUPERIORES. Só que o povo brasileiro, que eles sempre consideraram alheios à sua classe e a um Brasil Sério deles, está de fato se alheiando de seus discursos. Que continuam com a mesma tragicômica encenação. E inclusive com os mesmos atores que os eleitores brasileiros, na MAIORIA, vem afastando.

  • Não assisti o horário político do PSDB ontem à noite, vi agora pelo link acima. Na fala do finado FHC tive a impressão de estar ouvindo o Serra falando coisas que o Alckimin já tinha falado em 2006, eles usam a mesma entonação de voz para falar as mesmices que eles falam desde 2006.

    PSDB é um partido novo? Partido novo, mas que se envelheceu ao aliar com o que era mais reacionário na política: o PFL.

    Alianças do Lula eram atrasadas? Se o finado FHc estiver se referindo ao PMDB, ao PTB, ao PP, estes foram os mesmos partidos que estiveram na base de sustentação do Governo FHC. Estranho que o finado FHC “esqueceu” de olhar o seu próprio rabo e ver que nele já estava grudado e muito impregnado o PFL!

    Corrupção? Parece que os tucanos esqueceram o que foi o Governo FHC, a compra dos votos para a reeleição, o caso Sivam, as privatarias,etc.

  • Não vi todo mas o bastante para gargalhar. Segundo FHC, o PSDB é um “partido novo”.
    Esqueceu de dizer que pode ser novo mas feito de raposas velhas, doutoradas no PMDB.
    E nem tão novo assim, se comparado com o PSOL, por exemplo.

  • Vocês repararam que os moçoilos mostrados no início do programa do PSDB estavam com a mesma cara de raiva, querendo pegar uma arma para atirar nos governantes do PT!

    O PSDB ainda mantém o mesmo discurso raivoso que incita os jovens tucanos a se rebelarem com a força física ou armas. Eles ainda incitam o ódio e a violência. Eles estão imbuidos totalmente do espírito do Tea Party que provocou a chacina recente numa cidade estadunidense.

    Parece que eles querem que isto se repita no Brasil.

  • Caro Edu,

    O que eu percebi no programa tucano da TV de ontem à noite foi que eles procuraram demonstrar um
    represado e incontido sentimento de solidariedade aos supostos apoiadores de Osni Mubarak, grande
    ditador egípcio.
    Não foi por outro motivo que eles apresentaram como grande estrela e nome do partido – o famoso “Farol de
    Alenxandria” (apropriadíssima alcunha criada pelo jornalista PHA) para destacar o grande líder das oposições
    no Brasil.
    O programa foi realmente triste e pobre de conteúdo, mas eu consegui assistir até o final.

  • Havia tirado uma pequena “férias” aqui no Blog , – mas ……

    Pelo amor ….. Quanta coisa impressionante ! Meu Deus , definitivamente , sou um “escravo” feliz das leituras deste “espaço” .

    Outra coisa , – o valor das “interações” dos leitores , – muito úteis !

    Sabe , tenho usado o Orkut e Facebook , para compartilhar idéias “pessoais” sobre , – muitas vêzes “Bíblia” , Jesus , enfim , – questões de “Fé” , que me trazem muito conforto e motivação para a vida .

    Mas ….. – também tenho posto bastante coisa sobre a realidade política brasileira . No Orkut , tenho um “Álbum” de fotos , dedicado à Dilma [ por ex ] . Além de meu “bloguinho” , – como costumo chamá-lo . Mandei para facebook e orkut estas últimas matérias aqui postadas . Uma bênção .

  • 1 – EDUGUIM: “Em resumo, o grande problema do PSDB é que não consegue entender a razão pela qual a grande maioria dos brasileiros decidiu “arriscar” votar em Lula em 2002, por que o reelegeu em 2006 e por que votou maciçamente em quem ele indicou, no ano passado.
    A sensação que dá é a de que os tucanos não têm consciência de como estava a situação do país, enquanto governaram. Por isso, têm a coragem de falar sobre os problemas do Brasil como se jamais tivessem governado.”
    MEU COMENTÁRIO: Concordo. O PSDB ainda não assumiu os seus erros e ainda acredita que governou bem o país.

    2 – EDUGUIM: “A grande sorte do PT é a de que o PSDB ainda não entendeu como os brasileiros ficaram mais espertos em política, do que é prova terem votado maciçamente no primeiro partido em 2002, 2006 e 2010, ignorando a mídia tucana declaradamente.”
    MEU COMENTÁRIO: Não concordo. Os brasileiros na verdade NÃO estão mais espertos em política. Votaram no Lula em 2002 porque ninguém aguentava mais o governo FHC, como foi dito pelo próprio EDUGUIM no seu texto acima. O que elegeu Lula em 2002, além da incompetência dos governos anteriores, foram acordos, alianças, muitos dos quais lhe causaram algumas dissidências, campanha caríssima(Duda Mendonça) e por ter aceitado jogar o jogo sujo em que se tornaram as campanhas eleitorais. A mídia que jamais deve ser subestimada perdeu em 2002 sua primeira batalha devido a reunião de todos estes fatores. Em 2006, o povo ainda sem consciência política alguma, só elegeu Dilma porque o governo Lula foi muito bom. Recordes de emprego com carteira assinada, 28.000.000 saíram da miséria, outros tantos ascenderam à classe média, e por aí vai. Em São Paulo por exemplo governado pelo PSDB e onde o povo não sentiu melhora alguma, Lula com toda a sua popularidade e índices de aprovação, Dilma e Mercadante perderam a eleição. Em Minas Gerais idem. E se não fossem as alianças com Sérgio Cabral no Rio de Janeiro e outras pelo país a fora a mídia teria vencido esta batalha, pois mesmo sendo apoiado por torturadores e fundamentalistas, o “sem proposta alguma” Serra foi para o segundo turno.
    Tenho muito medo da crise que se avizinha na Europa e acredito firmemente que não devemos subestimar as TVs abertas(globo e seus clones) que ainda hoje segundo o estudo realizado pela SECOM são a fonte de informação de 96,4% do povo brasileiro. Não há um só programa sobre política na grade de programação destes canais de TV e político só aparece se cometer algum crime. Todos estes canais de TV e sistemas de Rádio, refletem um único pensamento que é o neoliberal. E aliados a jornais e revistas de grande circulação se transformaram em um verdadeiro partido político. E mesmo com a Internet e o surgimento de algumas boas TVs públicas e comunitárias ainda tem muito poder quanto a formação da opinião pública e pautam a agenda de discussões de todo o país.

  • Olá Eduardo,
    veja o efeito que o programa de TV do PSDB de 03/02/2011 teve aqui em Minas!!!
    Esse “movimento” parece acontecer para que ele possa se tornar, em âmbito nacional, o líder de algum partido, já que não consegue espaço no PSDB nacional.
    É, sem dúvida, uma fragmentação ainda maior da oposição.
    Algumas perguntas surgem desse fato:
    1) Seu novo partido será oposição ou entrará para a base aliada?
    2) Isso o tornará uma liderança com chances reais de disputar a presidência?
    3) Qual o discurso político e ideológico terá o novo partido?
    4) Será um discurso autêntico? (a essa última pergunta, sugiro a todos que tentem saber sobre o passado do Excelentíssimo Senador da República enquanto era aprendiz com seu avô, depois deputado federal, governador por dois mandatos, etc. Mas para se ter uma visão real, precisa-se ir além do que a mídia mineira e nacional permite).
    Se houver uma pesquisa sobre a história política do Senador, muitos se surpreenderão favoravelmente e outros negativamente (óbvio), mas todos se surpreenderão em ver que a propaganda é bem diferente da realidade.
    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=162637,OTE

  • Veja comparar governo sem levar em conta o contexto é no mínimo desonesto
    ……………
    Com a atual política econômica se o FED (BC ameriacano) elevar os juros de mercado (e vai ter que fazer de qualquer forma)

    …………….
    1-Os dólares não vão mais entrar no Brasil.(ou será reduzido drasticamente).
    2-Sem estes dólares e o estado sem poder financiar o seu déficit terá que aumentar os juros para atrair dólares.
    3- O estado para financiar se também terá que continuar e aumentar a expansão monetária (emitindo moeda falsa).
    4- Com a desvalorização do Real os preços dos importados subirão inclusive as matérias primas internas que são cotadas em dólar como o petróleo, minério de ferro etcc , causando aumento do custo de vida.
    5- Com o cambio favorável e uma moeda fraca a economia focará sua produção para a exportação deixando o mercado interno desabastecido, aumentado o custo de vida. Esta exportação não compensará a fuga de dólares.
    6-Com os juros em alta e a expansão monetária retorna a inflação descontrolada.
    7- O governo para conter o aumento da divida externa e interna aumenta os impostos agravando ainda mais a crise econômica.
    8-Os consumidores estão endividados (já que não havia uma poupança real), não compram mais causando desemprego.
    9-O governo para estimular as exportações para obter dólares subsidia as exportações ou por renuncia ou por financiamentos a juros reduzidos o que agrava o processo.
    10-O governo para incentivar a economia investe em grandes obras, este aumento de gastos tem como conseqüência o aumento da divida interna agravando a questão de juros.
    11-Para conter os aumentos de preços o governo congela os preços ,o comercio não tem como repor os estoques ,tem inicio uma crise de abastecimento, o governo joga a culpa da crise nos especuladores.
    12-Com a desvalorização do dolar haverá a reduçâo da concorencia de preços interno versus importados que causará o aumento dos preços.
    ……….
    Isso não é especulação já aconteceu no Brasil.

    • Ainda bem que o PT barrou a venda da petrobrax, no governo Lula a empresa se valorizou e o Brasil achou a bagatela de 9 trilhões de dólares em petróleo e se bobear com a desvalorização dessa moeda o valor ja deve ter aumentado muito. Viva o Brasil.

      • Vc eu eo resto do povo não vamo ver nem o cheiro nem a cor deste dinheiro da mesma forma que a nigéria ou vc acha o PT vai ter capacidade administrativa para lidar com a corrupção se o que ela mais promoveu foi a isso.
        ………
        “Uma das piores pragas geradas pelo petróleo foi o aumento da corrupção. Segundo a ONG Transparência Internacional, as nações produtoras de óleo na África sub-saariana estão entre as 30 mais problemáticas do mundo nessa questão.”
        ………
        Amigo aqui não é a noruega acorda.
        ……….
        Mesmo que por milagre não se de uma de nigéria , o estado brasileiro tem a tradição expancionista quando os funcionários publicos(ricos) começarem a comprar no mercado interno e concorrer com a população nas compras haverá o aumento de preços internos e inflação.

        • Nem a Miriam Leitão consegue vilumbrar um futuro tão dantesco (ou seria quixotesco?). Vá torcendo, meu filho. Você já está mesmo se acostumando a chorar derrotas.

        • Lili! Melhor seria não ter descoberto o petróleo? Antes cortar o dedo do que ter que usar anel e ter medo de sair por ai. O petróleo não precisa chegar a mim, precisa consruir um futuro para meu país, mas escolas, universidades, hospitais e cadeias. A Policia Federal nunca trabalhou tanto, voce deveria ter vergonha do seu padrinho politico, o idiota da boca mole.

        • Senhor Aliança Liberal eu lhe trato como senhor, mas vejo comentários que entendem que o senhor não é um senhor, mais uma senhora. Afinal você é um senhor ou uma senhora?

          Por enquanto vou considerá-lo um senhor, o senhor Aliança Liberal.

          Seo Aliança Social, ops(!), digo Liberal, o senhor se formou na mesma faculdade de economia do finado José Serra? Pois achei super interessante o que vossa senhoria escreveu: “Mesmo que por milagre não se de uma de nigéria , o estado brasileiro tem a tradição expancionista quando os funcionários publicos(ricos) começarem a comprar no mercado interno e concorrer com a população nas compras haverá o aumento de preços internos e inflação.”
          Quer dizer então se os funcionários públicos começarem a ter aumentos salariais isto vai causar o aumento dos preços internos?!!!! Que bela hipótese de um grande economista! É por isto que vocês do PSDB não aumentam os salários dos servidores públicos! Para não provocar inflação!!!!!

          Outra coisa, eu sei que na faculdade de economia que os senhores (você e o finado José Serra) estudaram não era oferecido a disciplina de Português, por isto você escreve sempre nome de país com letra minúscula, além de não acentuar geralmente as palavras (“publico” ainda tem acento e ficaria assim, público) e geralmente quando a gente faz um movimento expansionista a gente o faz com S e não com C! Talvez fosse por isto que não ocorreu a expansão salarial na época em que o PSDB, o teu partido, governou o Brasil, mesmo porque vocês não queriam que ocorresse essa expansão, pois estavam mais interessados em manter os lucros das empresas e não estavam nem aí com a questão social!

          Uma observação: Tens notícias sobre os heterônimos?

          • E dizer que nós não vamos ver nem a cor desse dinheiro denota uma indigência de conhecimentos econômicos digna de piedade. Eu já estou vendo, já estou sentindo os benefícios no bolso. Talvez ele(a) só acredite estar sendo beneficiado se aparecer no seu contracheque a rubrica pré-sal. Lili bem que podia estudar mais e comentar menos, pelo menos aqui nestas plagas.

        • O Aliança L. acha o Brasil uma porcaria, uma tremenda Nigéria. E que nunca chegará a Noruega. Vamos então fazer uma vaquinha e comprar-lhe uma passagem (só de ida) para o paraíso nórdico? Onde ele poderá se encontrar entre os seus, a elite loura de olho azul e proba.

  • Eduardo, a presidenta Dima tem uma montanha de dinheiro para gastar em obras no seu governo, o valor é da ordem de R$ 500 bi para 4 anos, se não me engano. Enquanto isso, a oposição tem … FHC a apresentar! Credo! Quanto ao PIG, faz muito tempo que não influencia as grandes decisões da maioria do povo. Resumindo: o PT / PMDB podem nadar de braçada por muitos e muitos anos! (ainda bem!).

    Em tempo, mesmo assim, a presidenta precisa, no devido tempo, dar uma “espanada” no PIG, via um marco legal e regulatório que corte poder de certa turminha, pois todo mundo “viu o que o PIG fez no verão passado” com o presidente Lula desde o primeiro dia de governo até os dias de hoje e com a presidenta Dilma na campanha eleitoral (por enquanto).

      • Valeu, RSilva e Di Fini. Ri muito, Mas a mais hilária é a Simone, parece demais com quem mora em casa sem água tratada nem rede de esgoto. Kkkkk. O pessoal do Projac bem que poderia ter dado uma mãozinha. A Globo é bem melhor em cenários e figurinos que essa equipezinha rastaquera que os tucanos contrataram. Ô turminha incompetente. Parece novela mexicana.

  • Quando estavam no poder os tucanos tinham um slogan “Choque de gestão” e jogavam pra torcida (PIG). Mas o tal “choque de gestão” que o povo via era corrupção, desemprego e muita incompetência naquilo que eles faziam. Os tucanos são muito incompetentes naquilo que eles administram. Está na hora do povo de são Paulo acordar!

  • Rsrsrs….Ridículo eita falta de criatividade, e a eterna HIPOCRISIA TUCANESCA achar QUE O POVÃO CONTINUA VIVENDO NO MUNDIM do faz de conta. INVEJA MATA FHC!!!

  • O início é de matar de rir:

    – Todos de caras feias, semelhantes aos serristas quando Serra fez aquele discurso melancólico da derrota ao vivo.

    – A mulher que diz morar com a família em uma casa de dois cômodos sem água tratada e esgoto, mas que aparenta ser moradora de Higienópolis, Moema e afins.

    E no desenrolar do programa, mais momentos hilários:

    – A perguntinha sobre “liberdade de imprensa”, para agradar aos barões da mídia decadente.

    – Sérgio Guerra dizendo que o PSDB governa metade da população brasileira.
    Só se esqueceu de que um partido governa 100% da população brasileira, ou seja, o PT com a presidenta Dilma.

    – A insistência no salário mínimo de R$600,00. O que era uma proposta estapafúrdia do candidato derrotado agora vai virar elemento para desgaste do governo na mídia.

    Enfim, como diz o autor do blog, essa é a oposição dos sonhos para o PT.

  • O programinha dos tucanos foi uma lástima do começo ao fim. Tudo artificial, mentiroso, vazio, sem novidades, sem propostas concretas, sem novos rumos. Uma coisa sim eles reconhecem. Não têm militância jovem e já sentem que o futuro lhes reserva algo parecido com o que acontece agora com os demos. Porém, para mobilizar jovens para a política é preciso um discurso mostrando um futuro e um caminho para ele. Os tucanos não são capazes disso. Falam de coisas vazias e de valores que sua própria prática contradiz. São gente com o pensamento esclerosado, centrado em um só Estado, que se move sobre uma esteira elitista e preconceituosa. FHC e os seus, pouco fizeram, quando puderam, para fortalecer seu partido. Apenas o usavam para acordos entre os seus caciques para assaltar o erário público. De ética e honestidade eles nada entendem. E todos que assistiram àquela peça patética perceberam claramente isso. Uma lástima.

  • Acho que o PSDB esta mais preocupado em manter seu eleitorado do que conseguir expandi-lo. Ja sabem que o Brasileiro na maioria entende de politica e sabe que eles os demotucanos nao tem solucao imediata contra um governo que acerta nas politicas economicas e sociais. Os numeros da era PT, nao tem como serem disputados. Eles esta mesmo a procura de manter o que sobrou. No final, a mediocridade que impera na parceria PIG-Demotucana, vai mesmo contribuir para o encolhimento desta turma que cada vez mais nao entende que o povo nao e’ mais massa de manobra. Que venha a reforma da midia, ai sim eles vao desaparecer, e com isso novas oposicoes dignas de um Brasil que avanca a cada dia, surgirao.

  • Fantástico o seu texto. Eu tive a mesma sensação. No dia seguinte, achei que leria chuvas de comentários sobre o programa do PSDB insistindo em ressucitar o defunto. Mas nada! como se não tivesse acontecido.
    Lamentável, mas infelizmente ainda há pessoas que acreditam que todo o crescimento que o país experimente deve-se ao falecido FHC. É muita cegueira ou o FHC deve ser um puta azarado, pois não colheu nenhum fruto sequer do seu grandioso trabalho. !

  • Eduardo, dizem que esconderam o FHC das ultimas campanhas, eu penso que foi ele quem se escondeu para evitar as comparações de seu governo com o do nosso presidente, porque ele iria ficar com vergonha agora que saiu Lula ele começa a dar “as caras”.

  • Como disse PHA, a propaganda é uma cópia de outra propaganda. Nem isso fazem certo.
    Em 8 anos de história federal o que fizeram? Nada.
    Em 16 de história estadual o que fizeram? Nada.
    Somente entregaram o patrimônio total do Estado. E deixaram a conta para a massa dos trabalhadores pagarem.
    E deixaram um rastro político de ultra-autoritarismo baseado na doutrina excludente da competição-concorrência.
    E deixaram a triste memória da maior explosão jamais vista de desemprego e falências. Lembram-se?
    Quem protestava era chamado de “jurássico”, “neobobo”, “voz do atraso”, “vagabundo”, etc.
    Ao mesmo tempo, tristemente, o SP desenvolvimentista e modernista, da querida Paulicéia, virou um estado que retrocedeu à economia agrária, tornou-se odiado e um tanto sem futuro.
    Querem voltar para quê?

  • Esse F.H.C ( Fazendo Hora Conosco) é muito engraçado. Passou parte do desgoverno dele chamando aposentado de vagabundo e maltrando os professores, agora retorna com essa cara deslavada…

  • Quanto cinismo, que cara-de-pau, causam nojo! A corja tucana explicitando seu cabedal de lugares-comuns vazios da extrema-direita midiática, o reacionarismo dos senhores de engenho mal disfarçado por um progressismo de araque! Não havia assistido ainda ao lixo do PSDB, mas acho que você não percebeu o primeiro grande erro do “programa” tucano, e não poderia por motivos óbvios, uma vez que a primeira grande tragédia do programa foi começar(e passar a maior parte do tempo : primeiro com os “descolados” e depois com o medíocre FHC), com todas as vozes infestadas pelo sotaque paulista(acho que o PSDB não percebeu que o Brasil tem outros 25 estados, além de São Paulo, e que seu estado não é lá, digamos, um campeão de simpatia entre os outros). Esse detalhe, aparentemente banal, tornou claro para o resto do país o caráter paulista do partido, identificando-o com o conservadorismo e isolando-o ainda mais(e não adianta dizer que o presidente do partido é pernambucano. Sérgio Guerra é um político inexpressivo em Pernambuco, elegeu-se por pouco e mesmo assim só o fez porque, dentro do estado, não ataca o popularíssimo Governador Eduardo Campos, aliado de Lula e Dilma, despertando ódios dentro do próprio bloco conservador a que diz pertencer). Além desse show de “paulistice”, aguentar FHC relinchando asneiras, em consonância com a sua interminável mediocridade mental, acabou por destruir de vez o programa : Qual a “liberdade de imprensa” que o tucano defende? A “LIBERDADE” DE SÓ OS BARÕES DA COMUNICAÇÃO FALAREM O QUE QUISEREM(ISTO É, DEFENDEREM SERRA E O PSDB, ATACANDO SEUS ADVERSÁRIOS)EM CONCESSÕES PÚBLICAS DE RÁDIO-DIFUSÃO(E QUE TAMBÉM FUNCIONAM COM O DINHEIRO PÚBLICO)ENQUANTO CENSURAM TODOS OS QUE DELES DIVERGEM? OU SERIA A LIBERDADE DA INTERNET, QUE O PSDB(JUNTO COM A MÚMIA PFL)TENTOU CENSURAR? NA TENTATIVA DE IMPLANTAÇÃO DESSE ASPECTO DE SEU PROGRAMA; CENSURA À INTERNET; OS TUCANOS TAMBÉM CONTARAM COM A COLABORAÇÃO DE OUTROS TUCANOS, NÃO MUITO ENRUSTIDOS, DO JUDICIÁRIO, COMO A “IMPARCIAL” PROCURADORA CUREAU(AQUELA QUE TENTAVA CENSURAR TODO BLOG QUE NÃO DISSESSE QUE SERRA ERA O MÁXIMO!). Falar em “alianças espúrias”, vindo de um ex-presidente como FHC que, além de desgovernar o Brasil na companhia do fascista PFL, ainda comprou votos para a reeleição e distribuiu o patrimônio público(mais especificamente, a parte que os estrangeiros não quiseram)entre seus cupinchas, é ser realmente muito cínico e convicto de que todos os brasileiros são retardados. Para fechar o cabedal de caradurismo, foi “edificante” mostrar-se as administrações tucanas : para começar, São Paulo, que há 16 anos “desenvolve-se”(deve ser a quantidade de merda nas enchentes, que de fato cresce há 16 anos). Ou talvez os “desenvolvidos” paranaenses, que fizeram a burrice de eleger o “netinho da ditadura”, Beto Richa, um coronel urbano, filho de um “pit bull” da ditadura, o outro Richa, exemplos do que existe de mais retrógrado neste país e do quanto os “sulistas” são a âncora do atraso político brasileiro : sem eles, essa direita coronelística e autoritária já estaria extirpada. Outra correção importante a fazer-se : 44% dos votos válidos foram para Serra, mas isso nem de longe representa o número de tucanos(que é infinitamente menor). Uma boa parte desse eleitorado votou no candidato conservador por motivos subjetivos, mais precisamente pelo terrorismo da campanha do PSDB(endossado pela mídia), motivos que desaparecem com as eleições : basta observar-se o apôio inicial que Dilma recebeu, para constatarmos que não há nenhuma relação entre escolha ideológica e os votos recebidos pelos tucanos, os quais ainda foram muito pequenos, se pensarmos no grau de pânico desencadeado na campanha presidencial, o que prova a evolução política dos brasileiros e a perda de poder da ditadura mdiiática. Por sinal, se continuar esquisofrenicamente a negar o país que está diante dos seus olhos, achando que a mídia transformará essa esquisofrenia em realidade, o PSDB teá o sumiço que merece!

  • Essa matéria é muito engraçada, fala de liberdade de imprensa, de insistência do PSDB, de tentar usufruir da “burrice do brasileiro”, de propostas, enfim de tudo aquilo que o PT faz em seu governo de errado, não sou filiado a nenhum partido muito menos ao PSDB neoliberal ridículo, forjar uma favela foi o mínimo! e o PT que em suas propagandas políticas mostra um brasil inesistente? disseram que no brasil existe uma liberdade de imprensa, em que canal(meio) de comunicação brasileiro existe a efetiva liberdade de imprensa? Sou estudante de comunicação social e acho que o governo PT não sabe a diferença de liberdade de imprensa e liberdade para os donos dos meios de comunicação manipularem e distorcerem a verdade em favor daqueles que estão ao seu lado! outra coisa que não entendo é dizer que a imprensa brasileira estava do lado do PSDB nas eleições, mas esqueceram de mencionar o PT com seus mais de 10 milhões gasto em campanhas em todos os meios de comunicação possível! PSDB e PT são a mesma coisa só muda a cor! em um passado o PT sim era o partido dos trabalhadores com ideais socialistas e respeito a quem constrói o país, mas hoje não vejo mais isso! e falar em insistência do PSDB foi boa! hora! a imagem de LULA está diretamente ligada a eleição de Dilma e de qualquer governante ou parlamentar petista nesta eleição e não tenho dúvidas de enquanto ele viver isso ocorrerá em todas as eleições! Mas onde essa matéria se superou foi em dizer que o PSDB tenta usar a “burrice do brasileiro” para voltar ao poder, em relação a isso não tenho a menor dúvida!! Mas porque não deixou claro na matéria que o PT usa a mesma “burrice” para continuar no governo???? Essas esmolas que o governo oferece para quem não tem o que comer e ameaçar o povo dizendo que ela vai acabar se o partido rival ganhar as eleições é a maior forma de covardia petista contra o povo!!! isso é uma guerrilha um bom marketing de guerrilha!! Quero deixar claro que não tenho nada contra programas assistenciais, mas eles devem ter uma duração, um ideal a ser alcançado e deve abarcar as pessoas corretas e que realmente precisa e em paralelo ser criada uma forma para que a médio prazo essas pessoas possam parar de necessitar dessa ajuda do governo, elas por si só sendo capaz de conseguir seu próprio sustento!! E ainda usar isso como arma política é ridículo!! Gostei do blog e da idéia que ele tenta transmitir, mas por mais que ele seja da base governista vamos postar matérias imparciais e que mostrem os dois lados da moeda, até porque quem o ler tem um mínimo de censo crítico, assim ele ficará com um coteúdo de maior qualidade podendo ser aproveitado pra outros fins como indicações a estudo e outros.

  • A raiz dos problemas sociais do Brasil é a ganância. Ganância essa que insiste em “fazer cosquinha”, inclusive nos políticos. Evidentemente, nem todos os políticos entram para a política para administrar o bem público… A maioria entra para a política porque, como advogado, médico, engenheiro, etc, ainda não conseguiu comprar a tão sonhada Range Rover, de 500 mil reais, ou a Maseratti que o “Luquinha”, filho mais velho, pediu se entrasse na faculdade. E aquele apartamento na praia, com vista para o mar, avaliado em 3 milhões de reais? Como bancar essas coisas com o salário de médico do SUS? “Assim não dá!!!”, pensam eles, inchados em sua ganância por mais riqueza, mais poder, mais popularidade, mais, mais, sempre mais… Nem o céu é o limite para a ganância brasileira. Essa ganância, uma vez que toma o coração, leva o anônimo a ter uma idéia: “Já sei como conseguir tudo o que quero sem me esforçar tanto: vou tentar a carreira política!!!” Ou os srs. acham que foram os ideais cívicos que fizeram uma figura como um certo cantor adentrar à política? Cada um tire suas conclusões, mas não é necessário muito esforço mental para entender a motivação do cantor. Em um país onde a maioria das pessoas não consegue se contentar com as coisas que tem, por melhores que sejam essas coisas, a motivação para entrar na política não passa de interesse financeiro. E quem paga a conta do jogo de rodas de 150 mil reais, da picape importada? Quem paga a conta da louça inglesa de 300 mil reais, da amante? Quem paga a conta da réplica de Pablo Picasso pendurada na parede, de 1 milhão de reais? Adivinhem, crianças!!! Enquanto isso, o dinheiro que deveria estar em uma obra para a contenção de um rio, no intuito de evitar as enchentes, virou uma bela casa de campo de algum senador, deputado, governador, etc… Até que ponto uma sociedade pode sobreviver a tanta ganância?

Deixe uma resposta