Record exibirá Muito Além do Cidadão Kane

Aviso

Do Jornal do Brasil On Line

Clássico das videotecas nas faculdades de jornalismo e hit no Youtube, o polêmico documentário Além do cidadão Kane será exibido pela primeira vez na TV aberta brasilera em 2011, pela Rede Record, 17 anos após sua estreia no exterior.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da emissora, que não quis precisar a data exata da veiculação. Comprado em 2009, o documentário ainda não foi exibido porque a Record temia ser processada pelo uso de imagens da programação da Globo presentes no filme.

Histórico polêmico

Obra dos britânicos Simon Hartog e John Ellis, Além do cidadão Kane já nasceu polêmico. O documentário conta parte da história da TV Globo e da sua influência na política brasileira.

—–

Comento:

A obra detalha a posição dominante da Globo, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas. Roberto Marinho foi comparado a Charles Foster Kane, personagem criado por Orson Welles em 1941 para o filme Cidadão Kane.

A primeira exibição do filme no Brasil ocorreria no Museu de Arte Moderna do Rio, em 1994. Um dia antes da estréia, a polícia militar recebeu ordem judicial para apreender cartazes e a cópia do filme.

Em 2009, a Record comprou os direitos de transmissão do documentário por aproximadamente 20 mil dólares. Finalmente, parece que conseguiu derrotar na Justiça a censura que a Globo impôs ao documentário britânico.

Recebi informação em off de que a Record estaria ameaçando exibir Muito Além do Cidadão Kane porque a Globo pretenderia atacar de novo a Igreja Universal. Se exibirá para retaliar ou chantagear a concorrente, porém, pouco importa.

Para assistir ao documentário já, sem ter que esperar pela Record, clique aqui

54 comments

      • Espero que seja exibida e re-exibida na Record News, que seja exibida e re-exibida na Rede Record (aberta), e que seja exibida e re-exibida no portal R7 .

        Aliás, a Rede Record deveria fazer um pré-lançamento deste vídeo, fazendo uma belíssima reportagem com os autores ingleses, bem como, com as pessoas que participaram deste histórico documentário .

    • sério? a record é uma santa, a empresa que copia descaradamente a grade da rvial !! briga de monopolio nen uma das 2 prestam … procure saber sobre os bastidores da record ai sim, uma é tao suja qnto a outra

  • ‘Isso. Sugerimos ainda á Record fazer uma ediçao mais resumida, eliminando as partes mais longas e chatas para o expectador… e mantendo em destaque os… os,digamos, pontos altos da escalafedosa estoria da ex platinada.
    repeti-la mais que os gols do ronaldo.
    abs

  • Documentário obrigatório para todos os brasileiros, merecia um remake atualizado de pelos 2 horas contando os podres destes últimos 20 anos. Tomara que passem em horário nobre e reprisem durante dias a fio.

  • A rede Globo, a maior remanescente da ditadura, está perdendo seu poder de censura, aliás vem perdendo audiência dia a dia. Por causa da propriedade cruzada, ainda detem outras meios de comunicação, formando uma grande holding, que foi financiada por todos os contribuintes deste país, desde a ditadura. Além da grana do exterior que a Time-Life, ilegalmente, fez com esta rede criminosa.

  • Espero que as duas não cheguem a um acordo tipo não mostre meus podres que não mostro os seus. Quero ver sangue! Um vale-tudo digno de Anderson Silva versus Victor Belfort.
    Já imaginaram carta branca para o Rodrigo Vianna escarafuchar a Globo?

  • A propósito do “Além do Cidadão Kane”.
    Alguém sabe que fim levou o processo que seria apresentado contra a Globo acerca do episódio da bolinha de papel?
    De que adianta remexer no passado longínquo se não conseguimos nem desmascarar o que fizeram nas nossas barbas há menos de tres meses, num episódio em que estava em jogo o futuro do Brasil nos quatro anos seguintes.

  • A Record poderia fazer uma atualização. Afinal, 17 anos já se passaram e de lá até hoje, a vetusta e encardida Globo aprontou poucas e boas. E fazer algumas edições, do tipo “melhores momentos” e exibi-las durante uma semana. Como uma minissérie.

    • Incluir, por exemplo, o episódio da “bolinha de papel” e o da “gargalhada da Dilma” na primeira reunião ministerial, que foi objeto de reportagem do El País.

  • Edu,
    O que o Sr. acha de um debate entre os blogueiros progressistas e os blogueiros pró direita desse país?Acho que seria muito interessante, seria o “DEBATE DO SÉCULO”.

  • Esse filme é ótimo, mas é engraçado ser apresentado por uma emissora brasileira, o filme critica princiaplmente a globo, mas, e ideia principal é o papel que as emissoras de tv tem com o seu público, e a Record também se encaixa nesse perfil.
    Mesmo assim, é louvável que esse filme passe em canal aberto, se uma pessoa, já começar a ver a tv com outros olhos, já estará de bom tamanho!

  • Sem nenhuma intenção de ingressar pelos malditos preconceitos afora, é triste constatar, como pude fazê-los em outros blogs (não neste do Eduardo), como desce o nível gramatical daqueles que defendem a Globo nessa questão da possível apresentação do “Além do Cidadão Kane”.
    Isso é o resultado de anos a fio de uma programação medíocre, voltada unicamente para uma audiência cativa (sem nenhuma qualificação) tendo como subproduto fundamental o aumento do IBOPE de seus telejornais.

  • No site do ‘vermelho’. está la.
    Aviao da força aerea USA entra na argentina com armas, drogas(remedios?), equipamentos inclusive varios GPS nao listados pela embaixada. Alfandega portenha apreende o material. La em Bauru,como diria azenha, entrar com coisas assim tem outro nome. Tem gente q vai se surpreender..
    Mas pensando bem, se dna cristina continua com esse comportamento insólito desse jeito, quem vai nos defender enfim, contra o terrorismo internacional, né mesmo?

  • Tá, quando a Record levar o documentário ao ar vem a Vênus e joga um blockbuster pra pegar toda a audiência que AINDA desconhece o fato. Sabe quem verá? Apenas os que já sabem disso há tanto tempo……….! Pena.

  • A globo comprou o filme Lula o Filho do Brasil para exibi-lo logo depois das eleições e até agora nadica de nada
    Como se sabe, a Globo comprou o filme na calada da noite para passar a perna na Record
    Temos que exibir da Globo a exibição do filme
    Não cumprir o que prometeu demonstra no minimo bandidagem

  • Edu, assistir a esse documentário na Universidade, e era um ti ti…á época…O PIG Globo tinha conseguido proibir exibição no Brasil, via Justiça CARCOMIDA do Brasil. Entrei no http://www.r7.com e ao lado esquerdo do site tem uma série de assuntos …..e onde está escrito ARCA UNIVERSAL, site do Edir Macedo, tem uma bela colocação sobre tal documentário. Conta já, e pode ser visto, basta clicar. Muito interessante. Pra destruir o PIG GLOBO,vou me aliar ao DIABO. Como disse MAQUIAVEL: Pra manter o PODER, o príncipe tem que usar todos os meios, se não é dígno de Governar, é o que o PIG GLOBO Praticou e continua a praticar Maquiavelicamente falando, como se fosse o GOVERNO do Brasil. Esse PIG, tem que ser destruído pelo POVO, são portavozes de Tio Sam e da política Neoliberal Mundial, não têm compromisso com o Brasil e os Brasileiros. Vide seus jornais OPINATIVOS das 20:30 hs,e o famigerado Jornal da Globo, com os Vigaristas Políticos que se passam como Jornalistas: William Waac e a desinformada Cristiane PELAJO, Um HORROR! Sem dúvida são Militantes do PIG, e sem compromisso com a Verdade Factual, e sim, com o PIG Internacional , Jornais, programas na GloboNews, sempre um acinte ao Povo Brasileiro, reproduz WALL STREET ipis literis e a camarillha da Casa Branca, é assustador a subserviência ás Políticas de Tio Sam. de Belo Horizonte.

  • Provavelmente a Record comprou o documentário para ter uma forma de dissuadir a Globo a não noticiar nada sobre as relações da Igreja Universal com o business religioso e o controle (legal ou não) que a Igreja Universal tem sobre a Record.

    Eu quero a queda da Rede Globo, mas não quero que a Record assuma simplesmente o lugar da Globo.

    Por isto é necessário a nossa “Ley de Medios” para acabar com o uso político e privado de concessões públicas por empresas que só pensam em usar as informações como mercadorias e nada mais.

    Torço para a Record sempre denunciar as falcatruas da Rede Globo, mas não me iludo, sei que a Record quer assumir o lugar da Rede Globo.

  • Edu, na Grade ´a esquerda onde está escrito ARCA UNIVERSAL, clique e a seguir encontrará destaques e tem um Vídeo muito Bom com o título: A História Não Revelada da Rede Globo e depois, uma SÁTIRA do PIG GLOBO, é de ARREPIAR! Confira. http://www.r7.com de Belo Horizonte.

  • Tomara que passe na Record ( em todos a rede, inclusive Record News e R7 ), se espalhe de forma incontrolável pela internet e seja visto por milhões e milhões de pessoas!

  • Gostaria mesmo é que eles exibissem e reprisassem todos os dias, em várias faixas de horário, ao longo do ano inteiro – com direito à edição em formato de minissérie (com lançamento e divulgação de super produção) e especial de fim de ano… Ah, e com mesa redonda (claro!) após cada uma das milhares de exibições…

  • Sei não,mas não acredito muito que a RECORD exibirá esse documentário. Não em situação normal.

    Acho que a Record adquiriu os direitos desse documentário como “fogo de barragem” para evitar que a Globo apronte alguma.

    Vamos torcer então pra Globo aprontar alguma e a Record enfim jogar m…. no ventilador!!!

  • Já assisti ao documentário neste espaço, o qual mesmo passando algumas informações esteriotipadas sobre o Brasil, acerta em cheio ao mostrar não apenas as origens criminosas da globo, um produto da associação do canalha Roberto Marinho com a ditadura militar e o dinheiro estadunidense(oriundo do Grupo Time Life); mas também é preciso ao expor as manipulações globais realizadas diariamente em sua programação alienante, voltada a submeter as massas a um processo contínuo de lavagem cerebal ideológica, com o intuito de fazerem-nas acreditar na “naturalidade” do Sistema de Exploração a que são submetidas, prática levada a cabo tanto através da incutação dos valores e da ideologia da classe dominante nos dominados, como pela destruição da auto-estima dos últimos, vendendo-lhes um padrão de “Beleza” e de “Sucesso” incompatíveis com a realidade em que vivem. Além disso, também o documentário apresenta os inúmeros crimes informativos globais, aqueles acontecimentos em que a tática de manipulação de Roberto Marinho chegou ao cúmulo da distorção e da censura, com o objetivo de impedir os brasileiros de tomarem conhecimento sobre ações coletivas que ameaçavam os dominadores, como na tentativa de esconder o Comício das Diretas Já; na censura às lideranças populares ou na edição forjada do debate presidencial entre Lula e Collor. Se a Record(outra concessão pública controlada por um pilantra, apenas esse pilantra, por motivações exclusivamente pessoais, pode acabar, mesmo que não tendo com elas nenhuma relação, a servir às causas populares); acabar por exibir o documentário após a Globo mostar uma matéria contra a Igreja Universal, melhor ainda : Se as duas se matarem, só quem ganhará com isso será a verdadeira liberdade de expressao!

  • Acho estranho, que nenhum Internauta questiona a REDE BANDida, e seu reacionalismo. É Porta-voz: do ATRASO. Vide Panuzzio, Veja a fala do desprezível MITRE, Neumani, ….VERDADEIROS LIXOS Humanos, Boechar…Joelmir B……., O LIXO em sua EXPRESSÃO Maior. Pergunte, a esses PERMISSIVOS, o que fizeram POSITIVAMENTE pelo Brasil? Bando de VIGARISTAS! E que fizeram pelo POVO? Bandidos! Picaretas! de forma CONCRETA. Enganadores! de Belo Horizonte.

  • Edu, vou de BOLINHA de PAPEL, aquele samba sobre o Zepedágio. Da Turma da PORTELA, a quem quero solidarizar pelo VOGARÉU GERAL. Conte comigo. Mas o Samba da bolinha de Papel , pegou GERAL. Confira: Deixa de Ser Enganador….Uma Bolinha de Papel, não fere e CAUSA DOR…..A PORTELA mandou BEM….DEIXA de Ser ENGANADOR….. de Belo Horizonte

  • Importantíssimo que a Rede Record exiba esse documentário,e que o faça em vários horários e com ampla divulgação prévia. Alguns milhões de brasileiros poderão saber, pela primeira vez, a podridão que cerca a concessionário Globo, empresa que mais contribui para a alienação e desinformação no nosso País.
    Uma emissora que não obedece a nenhuma lei, nenhum contrato (pornografia é probida em canais abertos, e o BBB está no ar!) precisa ser avaliada pela população, que é a dona do canal. Tomara que a Record cumpra a promessa, não importa com quais objetivos: servirá ao debate sobre Comunicação no Brasil.

    • Foi a por causa da globo que diminuiram o fuso horario( para nao se preocuparem tanto com os horarios), ela faz as leis! Por que voce acha que o documentario foi censurado aqui em 1994?

  • Tenho Ódio de quem usar o discuso banal “A Globo Manipula as Pessoas”, é necessário ter o conhecimento do Todo… Não é só a Globo q Manipula, TODOS os meios de Comunicação, sem a mínima exceção estão ae para tentar manipular as pessoas, mais como a maioria só conhece a Globo, vamos argumentar:
    Se a Globo manipula as pessoas, a CULPA NÃO é da Globo, a culpa é de Cada Um, que recusa-se a ver, o que está bem na frente dos olhos… Se a Globo te manipula, a CULPA não é dela, a culpa e sua, que não tem Educação/Conhecimento suficiente para discernir o que é Verdade e o que é Mentira, o que Faz bem e o que não merece ser visto!
    Não estou defendendo a Globo, mais também não podemos culpa-lá (ou como já disse, culpar qualquer outro meio de comunicação) por manipular as pessoas!

    • Acontece que é com um concessão pública, que pertence a todos. A Globo pode manipular o que quiser, ou tentar, mas com seus próprios meios. Quando usa recursos públicos, aí não dá. Por isso que os países civilizados regulam a mídia, mas você não deve saber disso

Deixe uma resposta