Imprensa se assustou com o Encontro de blogueiros

Opinião do blog

Por enquanto, só a grande imprensa escrita repercutiu o II Encontro Nacional Nacional de Blogueiros progressistas. O braço televisivo da direita midiática ainda não ousa perscrutar um movimento que a grande maioria dos conservadores não entendeu.

Antes do Encontro, veículo nenhum havia noticiado que ocorreria um evento que reuniria autoridades e celebridades políticas do porte de um ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  Havia uma desconfiança de que o ex-presidente talvez não comparecesse.

Lula não só apareceu, mas levou com ele autoridades e políticos importantes. A presença dessas pessoas foi o que deu um choque de realidade nessa grande imprensa que continua achando que pode esconder ou vetar alguma coisa.

A cobertura de Globo, Folha ou Estadão sobre o Encontro de Blogueiros sugere que julgam que podem manter o foco no financiamento do evento e caracterizar como ímpeto censor o questionamento da blogosfera à concentração de propriedade de meios de comunicação.

Mas o que foi que a grande imprensa não entendeu? Basicamente, o interesse de tantos atores políticos de peso pela blogosfera autoproclamada progressista.

Será que políticos como Lula ou José Dirceu, ou ministros, governadores, parlamentares e intelectuais de peso iriam a um evento como aquele por nada?  Claro que não. Quando o ex-presidente disse que a Blogosfera tem conseguido se contrapor à grande mídia, falou sério.

O que tantos ainda não entenderam é que o Encontro de Blogueiros foi um evento de comunicadores, e não do público. Ora, quantos veículos vão aos eventos do Instituto Millenium, por exemplo? Seis, sete, dez empresas jornalísticas?

A força da Blogosfera está nessa teia comunicacional em que se transformou. São milhares de blogs e sites que, juntos, congregam tanto ou mais público do que o dos grandes jornais.

E a cobertura desses veículos, nesta segunda-feira, mostra que eles ainda têm medo de entrar de sola no assunto. Fizeram coberturas laterais através dos repórteres que enviaram ao Encontro de blogueiros.

Tentam caracterizar como ilegalidade alguns milhares de reais que empresas de economia mista, sindicatos, empresas privadas, pessoas físicas e até o governo do Distrito Federal doaram para que o Encontro se realizasse. Ou, então, inventam um ímpeto censor que inexiste.

Abaixo, mais dois exemplos do tom com que a imprensa ligada ao PSDB e ao DEM tratou II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.

—–

FOLHA DE SÃO PAULO

20 de junho de 2011

Blogueiros “progressistas” pedem novo marco regulatório da mídia

DE BRASÍLIA – Uma carta aberta redigida por blogueiros que participaram de um encontro em Brasília pede novo marco regulatório dos meios de comunicação (conjunto de leis e diretrizes que regulam o funcionamento do setor) e faz ataques à mídia.

O evento, patrocinado por Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Itaipu Binacional e governo do Distrito Federal, terminou ontem, em Brasília, e contou com a presença de cerca de 400 pessoas que apoiaram o governo Lula e a eleição de Dilma Rousseff.

“É a blogosfera que tem garantido de fato maior pluralidade e diversidade informativas”, diz trecho da carta.

Blogueiros pedem divulgação imediata do projeto redigido pelo ex-ministro Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social na gestão Lula), ainda não tornado público.

A abertura contou com a participação de Lula e do ministro Paulo Bernardo (Comunicações). Lula criticou o papel de “falsos formadores de opinião”, e Bernardo disse que os meios de comunicação precisam saber “ouvir críticas”.

—–

O Estado de São Paulo

18 de junho de 2011

Dirceu convoca blogueiros contra ‘grande mídia’

‘É reserva de mercado, não querem nos dar o direito de informar’, disse o ex-ministro

Andrea Jubé Vianna – O Estado de S. Paulo

Ao participar do Segundo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, o ex-ministro José Dirceu convocou os blogueiros a se mobilizarem e somarem forças para o embate contra os grandes veículos de comunicação. De acordo com o ex-ministro – que se considera “o grande alvo da mídia” nos últimos dez anos –, existe uma “disputa política do direito de informar” e uma disputa comercial pela verba publicitária do governo.

“É reserva de mercado, não querem nos dar o direito de informar, querem desqualificar os blogs”, afirmou Dirceu a um auditório lotado por cerca de 200 blogueiros. Dirceu defendeu a urgente regulamentação dos meios de comunicação, a concretização do programa nacional de banda larga e a aprovação do projeto de lei 116/10, que institui novas regras para o mercado de tevê por assinatura.

“É uma vergonha que isso (a regulamentação) não seja realidade. Não é de interesse de alguns grupos (de comunicação) que estão sendo contra o progresso, eles querem manter o monopólio da informação”, criticou. Ele ainda desafiou o Congresso a aprovar a nova lei. “Se o Poder Legislativo é soberano e autônomo, ele fará a reforma (dos meios de comunicação)”.

Num tom que lembrava o ex-líder estudantil que lutou contra a ditadura militar, Dirceu prometeu unir-se aos blogueiros no embate contra os grandes meios de comunicação. “Se não travarmos essa batalha, ela não será travada. É hora de dar um grande salto, partir pra mobilização. Estou disposto a travar essa luta junto com vocês”.

—–

A imprensa se esquiva do ponto central desse movimento de blogueiros, que é a democratização da Comunicação no Brasil – o que seja, um marco regulatório que, entre outras coisas, não permita o atual oligopólio na comunicação por rádio e tevê.

Por conta disso, a mídia corporativa tentará não divulgar o documento final do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Quer fugir da questão da propriedade cruzada. Não quer discuti-la porque sabe que não tem como defendê-la.

Como a mídia vai chamar de censura o que existe até na legislação dos Estados Unidos, da Europa e de vários países da América Latina? Só lhe resta a estratégia ridícula de tentar criminalizar o apoio financeiro ao Evento do último final de semana.

A mídia corporativa e a oposição entendem ainda menos o movimento em curso do que os partidos da base aliada do governo Dilma. Mas essa base tampouco entendeu tudo. Não há um apoio incondicional ao governismo por parte da blogosfera progressista.

Autoridades do governo federal foram duramente inquiridas pelo Encontro a que compareceram. Este blogueiro, particularmente, chegou a bater boca com o ministro Paulo Bernardo, ainda que ele tenha me pedido desculpas por se exaltar.

Apesar disso, o que fiz foi o que o ex-presidente Lula tinha pedido momentos antes, que foi aquilo com que todos nós, do Encontro de blogueiros, concordamos: que aquele público fosse mesmo para cima do ministro das Comunicações.

Cobrar políticas públicas das autoridades, é um direito. Contudo, há, sim, quem, nesse movimento de blogueiros, queira um tom mais suave em relação ao governo. E é legítimo que essas pessoas queiram. São militantes e coerentes com essa militância.

Contudo, foram vencidas em votação ao fim do evento que produzirá um documento final que deve conter um tom legitimamente assertivo em relação ao governo Dilma, pedindo políticas para democratizar a comunicação.

A pluralidade de opiniões dentro do movimento dos blogueiros progressistas, é imensa. Se tivesse que caracterizá-la por viés partidário, diria que há gente do PT, do PSOL, do PMDB, do PDT, do PSB, do PC do B, etc.

Mas também há feministas, sem-terra, donas de casa, aposentados, professores, jornalistas, estudantes, sindicalistas e, até, um representante comercial como este que escreve. Temos ideologia? Sim. Unânime? Não. E é bom que seja assim.

Os blogueiros progressistas continuarão na linha questionadora não só da direita, mas também da própria esquerda e de seus braços políticos na administração pública.

Por muito tempo, a grande mídia conservadora – que ajudou a dar um golpe militar no Brasil – era a única fonte de pressão jornalística sobre o Estado. O poder de falar com as massas dava a às famílias donas de meios de comunicação uma primazia no debate público que vai sumindo.

Isso acontecendo em boa parte da América Latina, que ainda está longe das leis contra oligopólios de comunicação que vigem em países industrializados.  É um processo inexorável que caminha com o desenvolvimento político, econômico e social do Brasil.

A direita midiática está perplexa, assustada e até indignada. Não entende como cidadãos comuns conseguiram erigir um movimento que vai se tornando cada vez mais estridente. Logo, a sua voz se fará ouvir em um tom que será impossível ignorar.

130 comments

  • A Blogosfera e, um grau acima, a Infosfera*, têm uma força avassaladora, embora ainda caótica.

    Simplesmete não há como impedir que essa força avance. Ou melhor, há, sim:

    – uma legislação como o AI-5 Digital do deputado (ex-senador) Azeredo pode bloquear esse crescimento.

    – o trânsito brasileiro da internet (ainda) passa quase todo por Miami. Então, se os EUA quiserem, podem bloquear nossos sinais.

    – a censura através de processos judiciais também é uma ameaça, já que os blogueiros não têm o poder econômico de contratar exércitos de advogados como a velha mídia (ainda) tem.

    Por isso precisamos lutar por uma internet livre, pelo fim do monopólio das comunicações e pela universalização da banda larga.

    ______________
    * Infosfera é o conjunto de ferramentas digitais que inclui, blogs, sites, redes sociais, e-mail e sms.

    • O Edu fala “É um processo inexorável”, o Locatelli “têm uma força avassaladora, embora ainda caótica” Roberto Ilia “Viva essa Blogosfera livre, anárquica e incontrolável!

      Diria eu transcendente. Não é possível abarcar. “chegará o dia em que ninguém mais dirá “Tive um idéia” porque a idéia será transparente para todos. Por exemplo não precisarei mais de ler o Locatelli ou o Edu ou outros do nosso lado, saberei a priori, lerei diretamente as suas idéias e eles a minha.
      Agora quando as idéias não batem, quando não se sintonizam (eita palavrinha magica)como com as de nossos falsos adversários, é que temos que ler nas entrelinhas o que escrevem e iconcluimos que não têm os mesmos ideais que os nossos.

      Deveriam não ser adversários mas representar sinceramente a diversidade de idéias. É por isso que gastamos tempo para lermos o que escrevem e mesmo assim não atinamos quais seriam suas idéias.

      Não supomos que possam estar sendo vis, como a frase paradigmática aqui no Cidadania. Porem é dificil pois na verdade não são adversarios autenticos. Supor que os blogs sejam “chapa branca, alem disso não achar valido não admitir que sim podemos, devemos e queremos ser patrocinados, tanto quanto um Instituto Millennium. Quando nos obstam eu os considero vilões.

      A nossa esperança é um dia contar com diversidade e para isso os meios de comunicações atuais que primam pela parcialidade, precisam mudar. Mas tem a advertencia psicologica de um jurista que respeitamos sua longa leitura das posturas a nos advertir que isto é impossivel.

      Pois a missão da imprensa a missão ética seria ensinar o povo a pensar. Para pensar o mínimo o que se precisa é o contraditório. Melhor seria uma trinca como Tese, antítese e a inevitável síntese. Antes quando a Folha tinha a credibilidade que perdeu, havia uma seção de “Sim, não e em termos” Sabemos que mesmo essa poderia ser manipulada. Por exemplo se de um Ives Gandra escrevesse sua tese, teria que ter a altura a antítese, o lado da visão de um Fabio Konder Comparato. O “Em termos” poderia ser um Edu Guimarães que mesmo não dominando o jurisdicional intuiria o democrático. Como isso é complicado pois demanda imparcialidade é que abandonaram.

      Queria aqui assinalar um fato. Neste instante um órgão ligado a Folha de São Paulo, o jornal Agora, para mim tem sido de muita valia quando noticia assuntos de interesse dos aposentados. Então onde está a doença? A doença PIG está no exercício do poder político e sua influencia partidária. Eis a desonestidade.

      Quer intervir no que fazer-se com os impostos arrecadados. Querer manter seus privilégios no caso da distribuição das verbas publicitárias. A venda de livros didáticos, de não ser punido quando assassina reputações. Enfim de ser um partido político. O sensível aqui não é o urânio enriquecido, é a moeda

    • O Edu fala “É um processo inexorável”, o Locatelli “têm uma força avassaladora, embora ainda caótica” Roberto Ilia “Viva essa Blogosfera livre, anárquica e incontrolável!

      Diria eu transcendente. Não é possível abarcar. “chegará o dia em que ninguém mais dirá “Tive um idéia” porque a idéia será transparente para todos. Por exemplo não precisarei mais de ler o Locatelli ou o Edu ou outros do nosso lado, saberei a priori, lerei diretamente as suas idéias e eles a minha.
      Agora quando as idéias não batem, quando não se sintonizam (eita palavrinha magica)como com as de nossos falsos adversários, é que temos que ler nas entrelinhas o que escrevem e iconcluimos que não têm os mesmos ideais que os nossos.

      Deveriam não ser adversários mas representar sinceramente a diversidade de idéias. É por isso que gastamos tempo para lermos o que escrevem e mesmo assim não atinamos quais seriam suas idéias.

      Não supomos que possam estar sendo vis, como a frase paradigmática aqui no Cidadania. Porem é dificil pois na verdade não são adversarios autenticos. Supor que os blogs sejam “chapa branca, alem disso não achar valido não admitir que sim podemos, devemos e queremos ser patrocinados, tanto quanto um Instituto Millennium. Quando nos obstam eu os considero vilões.

      A nossa esperança é um dia contar com diversidade e para isso os meios de comunicações atuais que primam pela parcialidade, precisam mudar. Mas tem a advertencia psicologica de um jurista que respeitamos sua longa leitura das posturas a nos advertir que isto é impossivel.

      Pois a missão da imprensa a missão ética seria ensinar o povo a pensar. Para pensar o mínimo o que se precisa é o contraditório. Melhor seria uma trinca como Tese, antítese e a inevitável síntese. Antes quando a Folha tinha a credibilidade que perdeu, havia uma seção de “Sim, não e em termos” Sabemos que mesmo essa poderia ser manipulada. Por exemplo se de um Ives Gandra escrevesse sua tese, teria que ter a altura a antítese, o lado da visão de um Fabio Konder Comparato. O “Em termos” poderia ser um Edu Guimarães que mesmo não dominando o jurisdicional intuiria o democrático. Como isso é complicado pois demanda imparcialidade é que abandonaram.

      Queria aqui assinalar um fato. Neste instante um órgão ligado a Folha de São Paulo, o jornal Agora, para mim tem sido de muita valia quando noticia assuntos de interesse dos aposentados. Então onde está a doença? A doença PIG está no exercício do poder político e sua influencia partidária. Eis a desonestidade.

      Quer intervir no que fazer-se com os impostos arrecadados. Querer manter seus privilégios no caso da distribuição das verbas publicitárias. A venda de livros didáticos, de não ser punido quando assassina reputações. Enfim de ser um partido político. O sensível aqui não é o urânio enriquecido, é a moeda

  • Eduardo, vejo que o PIG ainda não entendeu é que o Encontro do PROGBLOG, não contou apenas com os participantes presentes no auditório, mas contou com a participação dos demais, que conectados, assistiram a tudo ao vivo e que participaram através da TVT, Twiitcam e outros.

    • Assistiram TUDO ao vivo onde? Eu e muitos amigos nao conseguimos ver tudo coisa nenhuma, e ficamos frustradissimos, queriamos ver ao vivo e nao videos que alias nao apareceram ate agora. Nao conseguimos ver o Lula o Comparato o Brizola o Eduardo e a maioria nao vimos nada, só consegui ver a maravilhosa Erundina e o hibernardo soneca mais nada infelizmente.

      • A imagem já está colocada. Os Blogueiros representam todos nós. Caraca, Edu, vcs arrasaram! Eu achei que o Encontro não ia dar certo, por conta daquele evento passado… Me ferrei ( ainda bem ), foi muito melhor do que eu esperava. Quem é que segura vcs? Muito orgulho e muita felicidade. Que venha o próximo! Obrigada, de verdade.

  • Eduardo, parece que o Ministro “Paulo Amigo das Teles Bernardo” se irritou com a sua pergunta??? voce poderia nos fornecer detalhes do fato???

    • Perguntei a ele se o governo manterá o veto à propriedade cruzada de meios de comunicação no projeto que enviará proximamente ao Congresso e ele se irritou quando eu disse que parecia que o governo tinha decidido não enfrentar a questão

        • E a velha mídia ainda insiste em cunhar os blogueiros progressistas de “chapa branca”.

          Uma pergunta que interessam à sociedade e ao país jamais seria feita por um jornalista da velha imprensa.

          Eis, pois, a grande diferença que separa a velha e carcomida imprensa brasileira das cabeças arejadas.

      • BOM DIA SR. EDU!!!
        S obre o tal ministro: ele devia estar emocionado ao ver tanta gente boa reunida , o susto foi tão grande que perdeu a voz… se não lhe respondeu ? está lhe devendo essa!!!! vez em quando lembro do jornalista que atirou um sapato no Bush!!! ,e foi um pecado … ele errou !!! se a moda pega aqui no Brasil seria “porreta de bom””” ANTIGAMENTE QUANDO UMA PESSOA PERDIA A VOZ , NOSSOS PAIS DAVAM UMA “BATIDINHA NAS COSTAS” vá que ele perdeu a voz mesmo? perdoa ele táva assustado srsrsrsr PARABÉNS SR. EDU! ficou feio pro dito cujo!!!!

  • Parabéns pelo texto Edu. É exatamente essa a linha que se espera de um grupo que tem objetivo, pluralidade e sabe que apoiar uma ideia também é cobrar que os aliados botem a cara a tapa também.

    Esse projeto só sai se o debate aumentar em torno dele. E para isso acontecer muita gente vai ter que sair de cima do muro.

  • Você devia rever os seus conceitos do que é jornalismo, meu caro. Será que o fato de ser bajulado por ex-presidentes, ministros, governadores, etc, como você se orgulha, é bom? Olha, quando eu estudei jornalismo, me disseram que esse não é um bom sinal. o bom sinal é quando eles não gostam de você.

    Ou será que o que a “blogosfera progressista” quer fazer é só propaganda, e não jornalismo?

    • Quer dizer que as faculdades de jornalismo ensinam que jornalismo é ser detestado por políticos de esquerda?

      Pq, afinal de contas, não tem um governador de direita que “bajule” – pra usar seus próprios termos – os blogueiros progressistas. É isso um bom sinal, ou um mal sinal?

      E o que dizer da adoração deles pela grande imprensa, que os protege de tudo e de todos (como a Veja, enterrando uma reportagem por meses apenas para evitar prejudicar o DEM nas eleições passadas)?

      É cada uma que me aparece. Mas o que esperar de alguém que se diz jornalista e que escreve “bom é quando…”?

    • Ó Jonas, o STF disse que não mais precisamos de “diproma” de faculdade de jornalismo para exercer a profissão, pode colocar o seu em qualquer lugar, pois o que te ensinaram lá não vale de nada!

    • Você estudou jornalismo, meu caro? Para mim parece que você estudou é bajulação e tem carteirinha do CNRD (Conselho Nacional de Repetidores de Discurso)…

    • Pela sua lógica então tá explicado porque o PIG não faz jornalismo.Seus “jornalistas” são bajulados por demos e emplumados.E a recípocra é verdadeira com um adendo,os políticos desses partidos(?)são idolatrados,são santificados.Tanto que é o PIG que lhes dita a pauta.

    • Jonas! “Conceito” academico a serviço das classes dominantes? A escola do Claudio Abramo ou Ali Kamel? A inveja mata! Pois é, o sociólogo, ex-presidente, (Fujimore e Menem foram condenados, ele ainda está solto,Viva o Brasil!) arrogante e invejoso, quase ninguém gosta, é bom sinal? Sai dessa vida…

  • Vixe…. os direitistas estão desesperado, finalmente a esquerda consegue ter voz…. o caráter autrocrata da direita não deixa os outros falarem, eles querem criar grandes impérios midiáticos e tolher a liberdade dos outros falarem…. quem não estiver alinhado à direita é criminalizadado, com culpa ou sem culpa, mas quem estiver de seu lado é santificado, com culpa ou sem culpa…

  • O mais interessante é que a FSP (na versão online) em sua última reportagem sobre o evento até citou os pontos centrais da carta final e ainda mencionou que o III Encontro será na Bahia. Ou seja, eles, de forma indireta acabam divulgando o evento, o que mostra que, de fato, a blogosfera progressista está os preocupando. Quem diria, hein? Há cerca de um ou dois anos atrás o Gilmar Mendes dizia que éramos meia dúzia de gastos pingados e que não enchíamos nem uma kombi. Parece que a kombi transformou-se em um jumbo.

  • Pois é Edu…

    Com a popularização e massificação da internet, a informação sem o viés midiático direitista passa a ser uma realidade…

    Abraços e mais uma vez parabéns pela clareza com que nos trás as informações….

  • Caro Eduardo
    O PIG procura sempre desacreditar qualquer movimento social, menos os patronais, que ele apoia e é o porta-voz.
    Do MST o PIG não para de assuntar, mas da UDR, nem pensar.Dos blogues limpos, via Milleniun, sempre apoiando.
    Gostaria de ver a Dilma cortando as verbas das propagandas oficiais, do PIG.
    Saudações

  • PIG sempre jogou sujo, não vão dar tregua nunca, + finalmente estao perdendo espaço, parece um sonho… obrigada por todos voces, dos blogs sujos grandes aos menores, todos são importantes só quem ganha é o Brasil e a democracia.

    Pena que não tem os videos! snif

  • Creio que o STF irá se pronunciar daqui a uns 5 anos sobre a ADO’s 9 e 10 do Prof. Comparato para “resolver o problema” do monopólio dos meios comunicação social não podem ser objeto de monopólio ou oligopólio e mais o direito de resposta nos meios de comunicação. Parece que a Constituição Federal mais que basta (art. 220, parágrafo 5º) para impedir os oligopólios da mídia. E o direito de resposta proporcional ao agravo deve ser regulado para dar direito ao contraditório quando os fatos são veiculados pela mídia. Os temas dessa ações são essenciais para o processo democrático brasileiro.

  • Xará,
    A tal “massa cheirosa” vai ganhando consistência e tem nos “blogs sujos” seu canal de informação e de protesto. Importantíssimos esses encontros dos blogueiros que devem se multiplicar, mesmo e apesar de divergências, o que é muito salutar.
    Com relação do PIG, o silêncio e sinônimo de muita preocupação.
    Já, com relação ao tal ministro, entendo que voce foi ao ponto chave da questão e por falta ou de excesso de informações e/ou conveniência, ele tinha por obrigação, primeiro, respeitá-lo, e segundo, tinha sim de prestar informações adequadas. A mim, me parece que o ministro está, no dizer de PHA, em processo de genuflexão.

  • Caro Eduardo
    A você, que tanto se empenha pelo crescimento dessa força que é a blogosfera, meus sinceros parabéns!
    O resultado positivo deste último encontro deve muito a pessoas como você. E nós só temos a agradecer.
    Um grande abraço.

  • Valeu Edu, está parecendo o movimento das Diretas já, também era escondido pelo PIG, mas continuou firme e sem medo até que chegou no que nós sabemos. Que beleza ver isso novamente sugindo.

  • Não sei se Zé Dirceu realmente falou o que eles dizem que falou, mas espero realmente que sim… Num tom que lembrava o ex-líder estudantil que lutou contra a ditadura militar, Dirceu prometeu unir-se aos blogueiros no embate contra os grandes meios de comunicação. “Se não travarmos essa batalha, ela não será travada. É hora de dar um grande salto, partir pra mobilização. Estou disposto a travar essa luta junto com vocês”. Ele tem toda a razão esta batalha é nossa e não sairá de não cobrarmos e muito. Zé Dirceu continua tendo minha admiração, não apenas por sua luta contra ditadura mas também porque não fugiu da cassação e luta na justiça para provar sua inocência.

  • O pulso ainda pulsa .
    A bolgosfera poderia ser explicada desta forma afinal ela é algo pulsante viva e como tudo que tem muita vida ,ela apresenta bela forma plural .
    não discordamos do fato que esquerda e governo tem que ser cobrado,não discordamos de temos muitas linhas de pensamentos sendo justamente isto que nos torna vivos e pulsantes .
    No encontro tivemos muitos jovens e muitos que caminham nesta batalha a muito porem dando aulas de vontade esperança e mostrando um espírito jovem e ainda lutador .
    E justamente estes que defenderam ao longo do tempo muitas bandeiras , não sentem que foram derrotados em plenária ,pois em plenária não ha derrotas pois tudo é decidido no voto ,mostrando oque é mais belo em democracia o pensamento plural e decisão no voto .obtendo maioria .saindo assim do encontra sem derrotados ou vencedores afinal quem tem anos na esquerda sabe que isto é pratica comum a consulta a todos .

    Eu mesmo votei pela manutenção do documento e sou militante ,porem como falei tudo se da pela forma .
    Somos socialista e como falou Erondina não podemos ter medo ou vergonha de falar esta palavra afinal não nos diferenciamos quanto aos objetivos que igualdade e direito de todos .
    Não vivemos na utopia de que a igualdade ira se dar pelo dinheiro ou melhor pelo capital mas sim pelo respeito ao próximo ,respeito pelo ser humano cuidando para ele não venha a ser apenas um numero em uma pesquisa .
    Lutamos uma luta que não so nossa ,esta luta se vem de outras bandeiras como Fora FMI,por comida ,educação saúde , moradia ,trabalho e direitos trabalhistas .
    Sabemos que com banda larga e democratização da comunicação isto se tornara mais fácil afinal nada melhor que vermos todos terem voz e temos que acrescentar novas bandeiras afinal o novo sempre vence.
    A FORMA de conduzir .
    Veja no episódio Palocci ,onde todos nos não concordamos a não queremos pessoas que venham a trabalhar para o mercado cuidando das coisas publicas ,afinal a conflito de interesses .
    Agora não podemos confundir nomes com projetos e programas pelo qual lutamos anos defendendo .querer derrubar tudo jogando tudo no mesmo ralo .
    Assim não queremos Palocci ,porem deixamos claro que não confundimos com partido e governo pelo qual lutamos e estaremos cobrando em seus erros e defendendo no ponto que nos nos uni ou seja esta maioria de bons projetos que faz e fez toda esta mudança neste pais .afinal somos progressistas e não momentistas .

    Quanto ao marco regulatoria de comunicação votei pela manutenção do documento ,porem fiz uma proposta de ação a qual foi acatada em plenário que é :
    Cobramos como esta no documento que o ministro ou o governo mande a proposta para a camara onde sera tornado publico .passível de discussão e emendas afinal vivemos em democracia partidária e representativa e eu votei .
    Agora como é democracia representativa ,sugeria o não apenas falar e gritar mas o fazer por onde como:
    Cobrando de cada entidade,movimento enfim de todos os setores da sociedade quanto a sua opinião sobre regularização da mídia e principalmente sobre propriedade cruzada onde a briga sera maior .
    Saber da .
    OAB em todos os estados e a nacional qual sua posição jurídica sobre a questão afinal a OAB é associação jurídica.
    Centrais sindicais .
    CNBB e igrejas evangélicas.
    MST
    Partidos políticos e políticos individualmente todos .governadores prefeitos chamar todos a se manifestar.
    Intelectuais ,artistas .
    GLTS
    Até se possível um abaixa assinado na rede e também em papel para que os interessados se manifeste.
    Marcar um dia para colheita de assinatura em todo o pais .
    Bem como podemos ver não sera fácil mas oque foi fácil de se conseguir neste pais visto que sabemos de poderes e interesses ainda existente e governos de minoria por muitos anos .
    Agora com governo que escolhemos vamos participar afinal so cobrar gritar e sim fazer .

  • Esse pessoal dos blogs progressistas vive um delírio que dá pena. A influência deles é zero, tanto é que estes políticos todos que estiveram lá, quando querem vazar informação (caso Palocci) ou se defender (caso Palocci também), procuram a “velha mídia”. Por que sabem que os blogs progressistas são só propaganda comprada — e comprada barato, por umas migalhas.

    No íntimo, vocês acham que Lula e Dirceu respeitam quem: o blog chapa-branca que reproduz qualquer besteira que eles disserem, os a imprensa que os vigia de verdade?

    Enquanto eles fazem seus ‘encontros progressistas’ e se auto-celebram, o blog de política de maior audiência da internet brasileira é um de direita…

    • Não sei pq, mas todo o ódio e medo do seu comentário me fez lembrar de uma muito apropriada música do Língua de trapo. Então, como uma homenagem a vc e aos demais reacionários que aqui comentam, ei-la:

      No youtube: http://youtu.be/9wk-14JXgaU

      Samba-enredo da TRP.

      TRP pede passagem, pra mostrar sua bateria
      E seu passado de coragem, defendendo a Monarquia
      Salve Pinus Zorreira Zorrileira, precursor da linha-dura
      Grande baluarte da ditadura
      Legislador da Inquisição, implacável justiceiro
      Homem de grande erudição, lia Mein Kampf no banheiro
      No tribunal de Nuremberg, defendeu o Mussolini
      Sob os auspícios do Lindenberg
      E hoje ele se preocupa com a infiltração comunista
      No clero progressista (e o Lefebvre)
      Lefebvre, fiel companheiro incomparável amigo,
      Irrepreensível mentor
      Exerce completo fascínio e vai incutindo em Plinus
      O gênio conservador
      Digno de um poema do Ezra Pound, quer que o
      Brasil se transforme num imenso Play Ground
      No carnaval a escola comemora nascimento de Nossa Senhora
      E a defesa da tradição, cantando esse refrão:
      Anauê, Anauê, Anauá, TRP acabou de chegar (repete)
      E hoje sou fascista na avenida, minha escola é a mais querida
      Dos reaça nacional (repete)
      Plim, plim, plim, plim, plim, plim, plim, plim, plim,
      Era assim que a vovó seu Plinus chamava

    • Vc parece ser ou um empregado do PIG querendo defender seus patrões, ou algum alienado de direita que acha ruim que exista uma forma de expressão LIVRE do controle da grande mídia desse país.

      Ninguém superestima o poder dos blogs e nem subestima o poder da imprensa convencional.

      No entanto, nem um é tão pequeno como vc quer fingir acreditar, e nem outro é mais tão grande, inviolável e incontrastável como foi ao longo dos séculos.

      Tanto é verdade que vc desceu do seu pedestal alienado e veio aqui num “blog irrelevante” soltar seu veneninho rancoroso.

      Já ouviu o velho ditado: “ninguém chuta cachorro morto”?

      Nas últimas eleições até eu, cidadão comum, consegui abrir os olhos de muita gente que acreditava piamente na globo, imagine vc centenas de blogs e milhares de pessoas nas redes sociais.

      É disso que a direita tem medo. É a isso que o Lula se referiu no discurso dele. Porque hoje a mentira da mídia ideológica de direita não é mais imune ao contraditório.

      E isso irrita demais os reaças do seu tipo.

    • Engano seu Jonas, apenas as pessoas bitoladas ficam na mesmice da velha mídia. Fique você sabendo que até mesmo a terceira idade se informa nas redes sociais. Acorda, filho e caminhe para o terceiro milênio.
      Desculpe-me se você não gostar, mas adquira mais conhecimento e aprenda a interpretar um texto, como jornalista você vai precisar muito.

      • É verdade Emília… sou da terceira idade com muito orgulho, acompanho e busco informação de verdade nos blogs progressistas.Repasso sempre as informações e os blogs para muitas pessoas. Desde que afastei o PIG da minha existencia, nunca mais tive tristeza, porque a informação é um direito que estava sendo negado para nós. O pIG infelizmente está a serviço dos barãos da mídia… os mesmos barões que mandam no Brasil há mais de quinhentos anos e que se satisfazem distribuindo para os incautos migalhas, favores, tudo o que é velho,venenoso, discartável e querem que continuemos alienados debaixo de suas botas, nos transformando em simulacros de nós mesmos. Fora PIG… PIG jamais! Avante blogs progressistas , que de chapa branca não tem nada! uma outra mídia é possivel. Liberdade para rádios livres e comunitárias!!!!

    • Nooosssa ! Quanta opinião Jonas ! Embasda no Quê ?
      ainda que eu seja condescendente com sua teoria. Um Ex presidente Bla Bla Bla para não irritá-lo e um ministro do atual Governo, e mais outros tão lá falando com estes “blogueiros” por que a agenda deles é “vazia” ?
      Jonas : Você é um Troll ?
      Sabe que depois de comentários assim tão pouco coerentes o risco de vc estar disperdiçando uma vida que é única é enorme.
      Por ser um curioso compulsivo te pergunto: Para quê ?

    • Jonas, por se dizer jornalista, você parece muito desinformado. Que pena! Você não faz idéia da força da blogosfera. Eu fui ao encontro e achei sensacional.

    • Jonas! “Progressista” “Jornalismo”! A minha saudosa vózinha dizia que toda coruja gava seu toco, senão, pau nela! Toda planta necessita de adubo, vá em frente, boa sorte…

  • O PIG começa a se sentir acuado. E até ameaçou romper seu contrato com a UNESCO para promover o Criança Esperança depois que o organismo ligado às Nações Unidas publicou em fevereiro deste ano um estudo sobre o ambiente regulatório para radiodifusão no Brasil. Informação proferida durante em palestra no II Encontro Nacional de Blogueiros pelo jurista Fábio Konder Comparato.

    Muito embora acredito ser apenas um blefe da Rede Globo porque creio que a Rede Globo não abriria mão da boquinha milhionária de arrecadação e doação através da qual recebe isenção de impostos.

    Detalhe: qualquer cidadão pode fazer doações diretas à UNESCO sem a necessidade de interferência de atravessadores (no caso a Rede Globo).

    A Blogosfera Progressista, agregadora de diferentes ideologias, está incomodando. E foi perceptível a agitação do PIG na palestra do Lula e do José Dirceu.

  • Esses provocadores ainda não perceberam que já entendemos o pavor que eles estão sentindo com a evolução que as coisas estão tomando e tudo está caminhando para que os meios de comunicação tradicionais e atrelados à oposição irão se extinguindo naturalmente?
    E ainda ficam neste remereme de entrar em todos os posts para provocações, que só dão mais gás e incentivo a que continuemos nos organizando.
    Fora os desmandos, os escândalos que não conseguem ser abafados e as próprias atitudes dos políticos que eles defendem acabam sendo descobertos, estão alimentando a blogosfera para entrarmos de cabeça nas próximas eleições e darmos muitos pés nos glúteos dos que acharem que vão se eleger.
    Parece que já esqueceram que mesmo não tão organizados os blogs sujos desmascararam o “mais preparado” e ele está tendo que se contentar com um carguinho num setor dos tucanos que será alojado no quartinho dos fundos.

    • E garanto a vc que um jornalista respeitado e que se respeita,é “gostado” por quem é sério e está exercendo cargo público,porque sabe que esse jornalista não irá fazer as sacanagens que certos pseudo jornalistas fazem para bajular patrão e nem irá lamber botas de quem quer que seja.Uma crítica feita por ele, vale muito mais que elogios feitos por quem não tem personalidade.

    • Se eu fosse jornalista talvez estaria ferrado ,pois teria que brigar com minhas convicções e ideais .
      Afinal estudar e se formar e depois ver que para alcançar o sucesso na profissão teria que trabalhar para uma das familias ou igreja donas dos meios de comunicação .
      Em um comentário um jornalista fala que ;
      Eu, se fosse jornalista, não almejaria ser “gostado” ou “não gostado” por A ou B. Faria tudo para ser respeitado.
      Como ser respeitado trabalhando para estas familias afinal sabemos que para se manter entre eles tem que seguir a linha do patrão ou ter os mesmos pensamentos que dara no mesmo.
      O honesto e respeitado jornalista continua trabalhando na folha que publicou fixa falsa de Dilma .fode o pais e cria pensamento unico .
      Isto é ser honesto ,é ser jornalista aceitar trabalhar por não ter opção, pois sai de um e entra em outro e as familias sempre tera uma cabeça jornalista para comprar .
      É a mesma coisa que o trabalhador que prensa a cocaína ,afinal a desculpa dele é que ele não vende .
      Ou seja jornalistas que vendem drogas ,mas a culpada não a sua coluna pois ele é honesto.
      No minimo esta prensando a droga .

  • Adorei.
    Do blog http://limpinhocheiroso.blogspot.com/2011/06/eduardo-guimaraes-o-financiamento-do.html

    BLOG FATOS E DADOS, 18/6/2011
    Resposta da Petrobras ao jornal Folha de S. Paulo

    Pergunta: Qual o valor do patrocínio ao 2º Congresso Nacional dos Blogueiros Progressistas, que acontece de 17 a 19/6/2011, no Centro de Convenções da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília? Por que a Petrobras está patrocinando o congresso?
    Resposta: A Petrobras patrocina o evento em função da importância crescente das novas plataformas digitais de comunicação, que estão inseridas na estratégia de comunicação global da Companhia como importante instrumento de suporte aos seus objetivos de branding e negócios. Por isso, a Petrobras mantém um blog e está se inserindo nas Redes Sociais. Além disso, o evento promoverá aumento da percepção positiva da imagem empresarial, visibilidade da marca, o estímulo ao relacionamento positivo com a sociedade e o rejuvenescimento da marca.

  • Gozado que aqueles que tanto reclamam do patrocínio do encontro não se perguntam pq as tantas organizações que se dizem “pró-democracia” não se incomodaram em patrociná-lo.

    É inquestionável e evidente que o tema central desse encontro – e dos blogs progressistas – é o aprofundamento da democracia no Brasil, mas aos olhos dessas organizações – todas bancadas por dinheiro de corporações e do próprio governo estadunidense -, não é essa a “democracia” e a “liberdade de imprensa” que lhes apraz.

  • Edu, estive lá, participei do encontro sexta feira e sábado, gostei muito, principalmente da presença de muitos blogs e das interações entre eles no evento. Os palestrantes foram ótimos, alto nível e os participantes souberam se posicionar, debateram democraticamente, sem censura. Foi um grande evento e apesar da mídia tradicional ter reportado muito pouco sobre o encontro, esse pouco já foi uma vitória para o movimento do blogprog. O importante não é o tamanho da reportagem e sim que publicaram e se publicaram é porque estão reconhecendo que a blogosfera já é uma grande força, não será, já é, na minha humilde opinião.

  • A presença do ex-presidente Lula no encontro dos blogueiros, foi simplesmente mais um ocorrido que ficará registrado para a história deste país. As palavras do Lula são em verbo a mais pura realidade no que diz respeito
    a comunicação neste país.

    Temos um político do mais alto padrão, Luiz Inacio Lula da Silva é único na história deste país, suas posições políticas são como remédio para o povo deste país, que por muito tempo foi castigado pela imprensa com conteúdos duvidosos, notícias manipuladas, e um apelo rasteiro no jornalismo, que levou este povo ao mais duro obscurantismo da história.

    A comunicação versa por um caminho que falta com a verdade, que não tem compromisso com a verdade, e que dia-a dia tenta dissimuladamente tentam atingir pessoas de bem, pura e simplesmente, porque este governo e o passado, esta focado no povo brasileiro.

    Temos a lenda Robin Hood (conhecido em Portugal como Robin dos Bosques) que é um herói mítico inglês, um fora-da-lei que roubava dos ricos para dar aos pobres, e que no final é perseguido pela oligarquia por conta de seus ideais.

    A história nos mostra que mudam-se os personagens, mas o jogo desta minoria intrinsicamente ligada ao poder continua ocorrendo da mesma forma que ocorria em tempos idos.

    O curso da história deste país só foi mudado por conta do ex-presidente e líder único deste país Luiz Inácio-Lula que levou ao povo dignidade, dando condições para os que queriam sair da caverna, arriscarem olhar para o lado de fora, podendo assim tirar suas próprias conclusões sobre o curso deste país, sendo um participante operante, tanto de sua própria história quanto dos rumos do país.

    O povo brasileiro já não acredita na imprensa como antes acreditava, pois os profissionais ditos formadores de opinião, carecem de caráter, indole, ética profissional; Sendo assim resta ao povo ficar de olhos abertos para as armações de jornalistas vendidos aos ditames da empresa que trabalham, custe isso, faltar com a verdade como hoje fazem os jornalistas da grande mídia. O povo não é bobo e percebeu a furada que é a informação vinda de jornalões apoiadores inclusive do período militar neste país; Esses profissionais da mentira e da manipulação já são nos dias de hoje, o exemplo do jornalismo marrom, sujo e descompromissado com a informação verdadeira, por esta razão perdem espaço com o povão, que hoje consegue perceber os jogos sujos da imprensa.

    A importância da internet é de suma necessidade para a busca das informações vetadas pelos veiculos de comunicação. E esta sendo de grande valia para contestar em tempo real os aburdos tramados pelas familias detentoras dos veiculos de informação neste país. O poder da internet pode ser visto em vários momentos da polítíca no governo do presidente Lula, não fosse ela, os jornalistas Dart Vader do mercado, teriam conseguido realizar seus intentos de golpe no mais competente governo que este páis já teve.

    Viva os blogueiros.
    Viva a internet livre
    Viva Eduardo Guimarães.
    Viva Lula
    E viva a democracia.

  • Todo jornalista que perdeu o respeito por si mesmo, diz que jornalista bom tem que ser odiado.Edu: eu não lembro como te achei na internet(blog), mas, desde o início, me senti em casa, estava necessitando um espaço desses. A partir do teu blog, comecei a entrar nos que indicavas e, hoje, temos uma blogosfera que deixa a mídia oligárquica possessa com o fim da ditadura jornalística..Bjo.,querido guerreiro.

  • O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, Jorge Pagura deixou o cargo após seu nome ser citado em investigação do Ministério Público e da Polícia Federal. Deixou o cargo 24 HORAS APÓS AS DENÚNCIAS, FEITAS NO PROGRAMA FANTÁSTICO.

    Não sei viu NINGUÈM do governo de São Paulo ou do PSDB acusando uma conspiração ou uma armação DA MÌDIA contra o partido. Pelo contrário, o governador Geraldo Alckmin acietou prontamente o afastamento.

    É nesses momentos que o papo dos petistas de que “fazemos todos a mesma coisa” não cola. Corrupção há em todos os partidos sim, isso ninguém duvida. A diferença é que petistas são condecendentes com o crime, só aceitam largar o osso quando há mais como escapar. Alimentam a tese conspiratória até que chegue-se ao limite, como fez Palocci. O partido precisa rever essa postura se quer continuar sendo digno de confiança do voto dos brasileiros.

  • O BlogProg já está trazendo bons resultados, em função de recolocar na pauta política a questão da propriedade cruzada dos meios de comunicação. E é bom que o sr. Paulo Bernardo tenha sentido a firmeza de propósito dos blogueiros progressistas, ao ser questionado frente a frente sobre as intenções do governo no que se refere à democratização da mídia. A meu ver, este II Encontro Nacional Nacional de Blogueiros Progressistas representa mais alguns passos em direção à meta de uma mídia democrática, pluralista e que atenda aos interesses de todo o povo brasileiro e não, pura e exclusivamente, aos interesses dos Frias, Mesquitas, Marinhos e Civitas… Não podemos cruzar os braços agora; essa luta tem de continuar e a causa da democratização da mídia precisa ganhar corpo na sociedade inteira. É preciso que essa discussão continue sendo levada aos mais diversos âmbitos sociais (sindicatos, universidades, colégios, profissionais liberais, etc., etc.) e acabe por envolver toda a sociedade, para que esta perceba de uma vez por todas a dimensão e importância do assunto em questão. O caminho está dado e a marcha deve continuar. Parabéns, Eduardo, por sua participação em evento tão importante para o futuro do Brasil.

  • Edu
    Lí um twitte lá no @stanleyburburin que me alertou para o que havia passado batido. É um simples detalhe, mas de muita importância.

    Os blogs sujos afinal pautaram o PIG. Quem diria.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

  • Você está certíssimo, Edu. As redes sociais estão incomodando mundo afora, independente de partidos, ideologias. É o que podemos chamar de “mídia ecumênica” , e isso é muito bom para o cidadão comum, como eu, que não tem voz em outro tipo de mídia.

  • Adorei este inexoravel. Como é agradaves contribuir para esta corrente de pensamento. Nosso inconsciente se estimula ouvindo, vendo o encontro. Que força poderosa. A funda de um Davi. Sim lá longe se vivessemos até lá porem outras gerações assinalarao como marco. Que visita o Planalto le (uma vez estive lá e aquela frase “deste planalto central………se irradia um nova era America latina, berço de uma nova civilização” (inventei sim)

  • Aquilo que patriotas(adjetivos) como Eduardo Guimaraés, Azenha,Paulo henrique Amorim,Nassif e muitos outros fizeram e fazem pelo Brasil Não tem mais volta; o PIG e o psdb+dem ainda não entenderam e é bom que seja assim, pois vão continuar perdendo eleições.A luta continuará até 2014 e o pig já está achando o governo da Dilma envelhecido(paspalhos),Agora , imagina o “novo” Serra ,aos 72 anos, feio pra caramba e sem propostas e do outro lado,Dilma,Lula,e a linda Gleisi Hoffmann….+ Obras copa+ investimentos+ascensão social…Sem chance pro vampiro…

    • Felipe, eu fui e achei sensacional. São pessoas que atuam na blogosfera com dois “Cs”; coragem e coração. Alguns atuando já ha alguns anos outros ainda não possuem blogs, mais são leitores assíduos dos atuais blogueiros progressistas, como eu, só para exemplificar.

    • Você não ouviu e muito menos leu porque fica lendo o que o PIG vende para você. Melhor faria se procurasse frequentar os blogs progressistas para não ficar cada dia mais alienado.

  • Felipe
    20/06/2011 • 20:49
    “Nem ouvi falar desse tal encontro de blogueiros. No fundo, não passa de um convescote de puxa-sacos do Lulla”.
    Então por que está tão incomodado?
    O PIG ouviu e foi lá bisbilhotar.

  • É comum nos conservadores essa esquisofrenia aguda. Alienam-se da realidade até o ponto em que ela salta-lhes na cara, muitas vezes ainda assim mantêm-se na fantasia, com isso, são incapazes de participar de processos de mudança que desenvolvem-se ao seu lado. O espanto dos facistas e de seus lacaios está na constatação de que a blogosfera tem poder(e quando falo em poder, falo de influência junto à Sociedade), afinal a mídia conservadora sabe que um líder como Lula ou políticos de porte não entrariam em uma “canoa furada”, ou seja, não arriscariam participar de uma ação claramente contrária ao oligopólio que controla as comunicações neste país, e que ainda é muito poderoso, se essa ação não tivesse condições de prosperar, fôsse apenas o sonho de poucos, sem qualquer respaldo na Sociedade. É A CERTEZA DE QUE ESSE RESPALDO, ESSA INFLUÊNCIA, ESSE PODER DE ARREGIMENTAÇÃO EXISTEM QUE ESTÁ ASSOMBRANDO QUEM ATÉ AGORA CONSIDERAVA-SE SOBERANO EM DECIDIR O QUE AS PESSOAS DEVERIAM OU NÃO SABER E, DO QUE SABERIAM, COMO LHES SERIA CONTADO. Perceberam que esse poder está escapando-lhes pelas mãos, se já não o perderam completamente, e assustam-se com as possibiliaddes que a democracia e a conscientização poderão construir. Por isso atacarão, e tenha certeza que o bombardeio aumentará exponencialmente nos próximos dias, o II Encontro nacional de Blogueiros Progressistas. Ao contrário do que você disse, tenho certeza de que não ficará apenas na ridícula e insossa crítica direcionada ao financiamento do Encontro(algo cínico e patético, uma vez que não se pode comparar os milhões que a mídia reacionária recebe em dinheiro público com os trocados recebidos pelo II Encontro, além do que qualquer um sabe que é de praxe que entidades e empresas públicas exponham suas marcas em acontecimentos desse tipo, uma propaganda institucional que também abrange eventos empresariais, festas, conferências); acredito que os ataques também tentarão impingir a pecha de “censura” às propostas sobre a regulamentação da mídia(que pretendem exatamente o contrário, regular os meios de comunicação para garantir que outros setores sociais adquiram a propriedade dos meios de comunicação, permitindo a pluralidade opinativa através da divulgação de diferentes visões da realidade) como também assegurar o direito de resposta para que aqueles criticados e/ou denunciados pela mídia tenham o direito de defender-se, expondo a sua versão dos fatos; e ainda garantir a regionalização da programação, para que uma mídia menos “pasteurizadamente sulista” possibilite ao restante do país enxergar-se, identificar-se e conhecer-se através do meios de comunicação . Também será caluniada como medida autoritária e censora a luta contra a propriedade cruzada(concentração de diferentes meios de comunicação de alcance nacional nas mãos de um único dono, algo nefasto para a democratização da informação e que é proibido em todos os países democráticos e cilizados do mundo). E como os barões da comunicação farão isso, dado o evidente caráter democrático dessas medidas e sua adoção em todas as Nações desenvolvidas do mundo? Da forma como sempre levaram a cabo seus golpes, mentindo, distorcendo, fazendo chegar ao conhecimento do público, que ainda tem grandes parcelas desinformadas, conceitos deturpados sobre essas modificações. É verdade que o poder da grande mídia para construir a realidade conforme seus interesses está bastante abalado? É verdade. Mas conhecendo-se a direita brasileira; atávica, arrogante e autoritária; essa será a única postura que enxergará em seu horizonte limitado e histérico e, lembrando-se que não podemos esperar grande protagonismo de um Governo Dilma covarde e passivo, percebe-se que esse protagonismo, referente à contra-informação que permitirá à população compreender a importância dessas mudanças, precisa e impreterivelmente deve ser dado pela mídia alternativa e por aqueles setores sociais que a apóiam.

    • Você tem toda razão. Mas aos poucos vamos chegando lá.
      Ali Kamel já está sentindo isso entrando nas veias e um dos motivos é uma bolinha de papel que foi transformada em tijolo de 2 quilos.

  • Beleza de texto, Eduardo, bastante forte e que nos causa entusiamo. O PiG vai entender brevemente que os blogueiros “sujos” são muito mais fortes do que ele pensa. Na verdade, o PiG sempre demora a entender as coisas, como diz o PHA, ele está politica e economicamente parado em 2002, ou seja, nada a estranhar que ainda não esteja entendendo os novos tempos nas comunicações. Estamos juntos com os blogueiros progressistas, parabéns pelo ótimo e motivador Encontro!

  • perguntar não ofende: ‘e verdade que o ex não consegue falar “blogueiro”? Ouvi dizer que na palestra que deu no encontro falou brogueiro umas 4 ou 5 vezes….também, com um ministro da educação que fala cabeçario não se podia realmente esperar outra coisa.

  • Vejo com boníssimos olhos esse movimento de blogueiros. Mas chamar de “cidadãos comuns” os que o conseguiram erigir é torcer um pouco as coisas, né? Boa parte da direção do movimento é composta por jornalistas, um deles ligado a um partido (Altamiro Borges – PCdoB) e outros, a revistas alternativas (Renato Rovai e Leandro Fortes). Ainda outros são profissionais da palavra que contam com o benefício da exposição constante, presente ou pretérita, na grande mídia (Paulo Henrique Amorim, Luís Nassif, Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Vianna…). Longe de mim sugerir que ser jornalista e atuar profissionalmente em órgãos bem estabelecidos são pecados mortais. Mas daí a concordar que se ocultem essas condições por meio da expressão “cidadãos comuns” vai uma grande distância.

    • Tenho no meu agregador de RSS pelo menos uma centena de blogs que são mantidos por pessoas como o Eduardo, que não tem vínculo partidário nem vínculo profissional com a atividade de jornalismo. São engenheiros, médicos, advogados, aposentados, professores, comerciários, consultores, operários… E há uma infinidade deles.

      Quando se começa a pesquisar encontra-se todo tipo de opinião, ideologia e forma de entender os problemas nacionais. A maioria faz referência a dezenas de outros blogs.

      Os blogs citados são apenas os mais conhecidos e com mais acessos individuais. MAs não se enganem, os acessos dos inúmeros blogs pessoais juntos ultrapassam em muito os acessos dos blogs mais conhecidos.

      O Eduardo é um fenômeno à parte, pois a partir de um blog pessoal, sem nenhum vínculo partidário ou rofissional, conseguiu uma audiência enorme, o que é exclusivamente mérito pessoal dele.

      Mas a rede de blogs vai muito além deles e como toda rede é infinitamente mais reistente que qualquer um dos seus elementos isolados.

      E trata-se de um fenômeno social verdadeiramente inexorável, que não é ditado apenas pela tecnologia, mas principalmente pela necessidade que os cidadãos sentem – e esse sentimento é cada vez mais forte – de obter uma informação confiável, já que está mais que evidente que a imprensa não é uma fonte confiável de informação, pois publica mentiras e esconde fatos com uma frequência cada vez maior e com evidentes motivações comerciais e partidárias.

      Atacar ua rede difusa de pessoas motivadas pelo legítimo desejo de conhecer os fatos reais é uma tarefa inglória. Tenho pena desses trolls que tentam defender a credibilidade da imprensa, coisa que se perdeu a muito tempo e que não vai voltar nunca mais.

      Perdeu Playboy…

  • Vou me apavorar quando eu ver, alguma critica ou investigação contra o governo ai sim vou “me apavorar” do contrário desde Roma é a mesma coisa todos na volta do rei.

    Ontem fui a uma reunião do partido de “vcs” sabe que tem gente “normal” e com ética e coerência no seu partido, não ficaram “rico”, uma pena que estão acabando e sendo deixados de lado.

    Fui chamado de “companheiro” por um deputado federal do PT, ate agora não me recuperei do trauma, na agencia estão pegando no meu pé por isso.

    • Caro “Olavo de Carvalho de Estimação”… vejo que vc evoluiu um pouco… se vc antes achava que todo mundo que fosse de um partido político que vc não apóia fosse desonesto e antiético, vc estava sendo bitolado e alucinado. Que bom ver que vc está mudando. Vc pode até não concordar com a ideologia dos outros, mas achar que os outros são antiéticos por terem ideologias diferentes seria o fim da picada.

      Em todo partido, em toda ideologia, sempre acharemos pessoas com ética, como também pessoas sem ética. Em tudo é assim.

      Quanto à questão de criticar e investigar o governo, isso de fato tem que ser feito, inclusive pelos membros do partido do governo. Nunca fui para reuniões dos partidos que apóio, mas eu já soube que o partido investiga seus membros quando necessário.

      • Eu fui ao orçamento participativo, que em minha cidade esta sendo engessado pelo prefeito do PT, de que forma, um hospital particular distorce o processo para se beneficiar com verbas publicas em conluio com o executivo.
        De 300 pessoas cinco apenas não eram CCs ou funcionários públicos desta forma o executivo direciona para onde ele quer a verba, de acordo com seu interesse e usa o OP como instrumento de propaganda e de aval.
        Conclusão mesmo quando tem uma boa idéia o PT trata de fraudar.

        Dai a reunião com uma ala do PT, a direita ea esquerda tentando salvar o OP do PT heheh.

        É isso ai Savio a luta continua “companheiro”.

      • como vc é chata! já percebeu que vc (tal como muitos outros) não publica comentários? fica esperando alguém de orientação política contrária manifestar-se para poder criticar de forma vazia?

        • E você postou um comentário interessantíssimo: o que faz mensão a “brogueiro”. Beleza, acrescentou muito ao debate. Mais vazio do que isso, impossível.

  • Três coisas:

    1- Gostei qdo Lula pediu seriedade a todos, segundo ele(Lula) é a seriedade que fará com que a blogosfera seja respeitada pela sociedade, enfim, é não cair na esparrela do pig, nas arapucas, no jogo sujo como aquele no qual Serra tentou enfiar os blogueiros ao chamá-los de “blogueiros sujos”, etc

    2- Além da Altercom, Intervozes, MSM, precisamos de mais entidades representativas do nosso campo blogosférico

    3- É importante que a Carta do II Blogprog seja divulgada. Não sei como ocorreria esta obrigatoriedade: via judicial, via pagamento ao pig(como fazia Leonel Brizola com os seus “Tijolões” publicados, mediante pagamento, no Globo). Estou disposto a contribuir em dinheiro para que a carta seja publicada.

  • O 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas é uma iniciativa do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, da Altercom e do Movimento dos Sem-Mídia, com o apoio, entre outras entidades, da CUT, da FUP, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Rede Brasil Atual e da TVT, que cuidaram da transmissão ao vivo do evento. “Foi um avanço significativo, parabéns, não estamos só”….

  • E isso aí Edu. É dificil manter a individualidade, a única que se tem para dar uma contribuição pessoallmente significativa à humanidade, nesse ambiente de medo de antigos senhores decadentes que se reúnem em grupos cada vez mais histéricos para não reconhecerem que continuam, como sempre foram, iguais a todos nós: DIFERENTES.

  • Afinal de contas.

    Agora sabemos que os blogueiros progressistas fazem Rupert Murdoch perder o sono, mas na prática, quais os objetivos alcançados pelos Blogs progressistas??

    Temos menos factoides na imprensa?

    Temos menos corruptos na política?

    Os processos governamentais ficaram mais transparentes??

    O público ficou melhor informado??

    Quantas pessoas são atingidas pelos blogueiros progressistas??

    Quais os resultados práticos obtidos para melhorar qq coisa na vida dos 190 milhões de brasileiros?

    Ou todos juntos não passam de uma associação de ajuda cega e incondicional ao PT.

    Pela presença e pelas falas destes protagonistas fica esta a impressão..

    De Dirceu:

    “É reserva de mercado, não querem nos dar o direito de informar, querem desqualificar os blogs”.

    José Dirceu, ainda em liberdade, no encontro com blogueiros estatizados em Brasília, ao convocar as milícias cibernéticas para a guerra contra a “grande mídia”, confirmando que, depois de cair na vida de facilitador de negócios a serviço de capitalistas selvagens, entende tudo de mercado.

    Informar o que??

    Que o PT apoia o governo mais corrupto da história de Campinas.

    Aonde estão as informações, as investigações, as contraposições , as defesas, os documentos contrários obtidos?

    Cadê a informação concreta?? a isenta?? a de contrapor o PIG.

    CADÊ???????/

    Alias cadê a quele comentarista de família 400tona de Campinas??

    • Então, pra corrigir tudo isto que está errado, vc vai apoiar o PSDB/DEM…. hummmmm….. legal….

      Dirceu era pra estar preso…. bem, espero que vc tenha algo que possa metê-lo na cadeia, porque até agora o PIG e a seus partidos aliados não conseguiram…. e não conseguiram por não terem provas CABAIS REAIS VERDADEIRAS (tive que ser recíproco para enfatizar)….

        • O STF tá cheio delas…. então por que o STF não o condena?? Simples assim….

          Vc não precisa falar que vc apóia o PIG/PSDB/DEM…. eu já sei que vc os apóia….

          Vc e seus partidos não gostam da esquerda tendo voz… mas democracia é isto…. goste vc ou não…

          • Então esperemos para ver…. Mas já ouvi falar que existem coisas no STF e em outras instâncias contra o próprio Serra e outros políticos de direita….. porque não se fala sobre isto no PIG….. aliás, um tribunal tem sempre que acatar às acusações e levantar audiências para todos que o provoquem…. Se o STF sentenciar sua condenação, que seja feito, é prova de que ele foi devidamente julgado…. mas até agora o que o próprio STF possui, não é nada CABAL…. pois o próprio procurador da república, nomeado por Lula e não impedido de trabalhar como em outros governos, ainda não conseguiu provar o crime que acussam Dirceu….

          • Sim Chris… só lembrando…. já vi as acusações contra Dirceu no PIG…. foram muito bem divulgadas…. mas ainda não são provas concretas…. Se Dirceu for corrupto provado, que seja preso…. mas vcs de direita parecem que querem que ele seja corrupto de qualquer jeito, tendo ou não tendo culpa…. não é assim que se faz justiça….

  • Edu, se preferir, não precisa publicar, não é minha intenção lhe causar problemas, muito menos ficar fazendo intrigas. Mas minha curiosidade não resiste: por que fazer campanha pro Bispo Macedo contra a Globo e contra o próprio Governo Dilma seria “progressista”? Veja bem, vocês podem e devem se auto-declararem como bem entenderem, mas Edir Macedo e PHA são progressistas? Você tem consciência de que tipo de pessoas foram sempre apoiadas pelo PHA? Ou você acha que PHA e Edir Macedo são de essquerda? O FHC, perto deles, é um esquerdista radical!
    De qualquer forma, parabéns pelo encontro!
    Abraço!

    • Eduardo, o Sr. Jorge Nortinski tem toda a razão. Depois que o Paulo Henrique Amorim vetou um comentário meu, que aliás foi publicado aqui, eu comecei a questionar o esquerdismo do PHA. Ele só ajudou a Dilma, porque tem problemas pessoais com o Serra. Fosse outro o candidato do PSDB e ele estaria militando ao lado desse candidato. Você acha que em 2014 ele vai apoiar a reeleição de Dilma? Duvido! O mesmo se passa com o Edir Macedo. Ele apoiou a Dilma para se contrapor à Rede Globo que apoiou Serra.

      Veja, o comentário que eu fiz no post sobre o Battisti não tinha nada de ofensivo, tanto é que você o considerou digno de aparecer aqui. Já o PHA…

  • Lastimo que ainda muitos parlamentares do próprio PT, bajulam a Globo e não tenham ido ao II encontro dos bloqueiros. Preferem ser reféns da máfia midiática. Quando darem-se conta, que o caminho da informação livre e democrática passa pela internet, terão virado peças de museus.

      • Ora…. Chris…. antes dos blogs apoiadores do PT, ou melhor dizendo, antes da internet, só havia o PIG para santificar a direita e meter o pau na esquerda…. a blogsfera progressista tem mesmo que ir contra o PIG e apoiar o governo…. eu e os blogueiros progressistas temos muitas críticas a fazer ao governo, mas num momento como este, de guerra, temos que focar no maior inimigo das melhorias para o povo, o PIG… um governo que fez o país melhorar socio-economicamente está sendo golpeado pelo PIG de forma sistemática, por estes se sentirem incomodados com as mudanças socio-econômicas promovidas pelo PT e aliados e por estes serem aliados da direita (PSDB/DEM).

        Na segunda grande guerra, EUA e URSS se uniram para combater Hittler, mesma coisa aqui…. blogueiros que não concordam com o governo em tudo se unem para apoiá-lo contra o PIG…

        • Não Savio a esquerda tinha e tem a massa de funcionários publicos e civis que na promessa de ganhos salárias dão ou davam (ja não caem mais nessa) apoio ao PT.

  • Se confiassem no que divulgam não temeriam a competição.Essa tentativa covarde de desqualificar o movimento só confirma o que disse Zé Dirceu”É reserva de mercado, não querem nos dar o direito de informar”.A grande imprensa só informa o que bem lhe interessa ,tá mais do que na hora de acabar com essa farsa.

  • Eles vendem espaço ou tempo para a publicidade estatal a preços de TABELA CHEIA.
    mas torcem o nariz nojento quando , sem tabela alguma, a Petrobras patrocina blogueiros que os desmistificam todos os dias.
    ah r

  • Parabéns ao Eduardo por questionar o ministro.

    Parabéns à Blogosfera progresssista por mostrar ao Governo Dilma, que apoiamos este governo, mas também exigimos mudanças, que este governo eleito por nós brasileiros continuem a realizar as mudanças iniciadas pelo Governo Lula.

  • Prezado Eduardo,

    Parabéns pela dura no ministro, ele tá enrolando muito em questões viscerais para a democratização do acesso à informação.

    Ainda não traguei a afirmação dele de que seria inviável a Telebras chegar com a internet até o consumidor final. A France Telecom chega em cada residência na França através da Orange e assim regula o mercado para não haver abusos.

    O plano pé de boi deles começa com algo em torno de 30 euros e oferece 20 Mb de internet, telefone, TV a cabo e o escambau. Dá só uma olhada:

    http://abonnez-vous.orange.fr/residentiel/forfaits/livebox-zen-cle-3g-plus.aspx?bo=1

    Por que aqui não podemos fazer o mesmo?

    Não vou nem falar da regulação da mídia porque isso você já faz com maestria. É bom não dar muita moleza senão ele fica no papinho e não faz é nada.

  • Vocês todos estão de parabéns pela iniciativa, mobilização, e acima de tudo, foco.
    Uma legislação que regulamente as comunicações é tão básico sim para um sociedade como o oxigênio para todos nós sobrevivermos.
    Mas vou mais longe. Vejo neste movimento uma semente para outro, de muito maior envergadura. Vejo este movimento como um grande exemplo do que imagino: a criação do Poder da Sociedade Civil. Será o quarto poder. A Sociedade Civil, nas suas mais variadas representações, apartidária, tem que influir, tem que ter o direito de interferir na vida política, econômica e social do Brasil. Mais ou menos o que a OAB tem feito há muito tempo (não digo dos resultados últimos, claro) mas da lógica do processo. A Sociedade Civil precisa mostrar sua força no dia-a-dia da vida do pais. Não sei como este quarto poder seria estruturado, seria constituído. É uma coisa para se pensar.

  • O que a grande mídia tem é uma saudade imensa de quando podia fazer como a Folha durante uma greve de jornalistas de São Paulo, quando noticiou a paralisação na primeira página e, assim, a desmoralizou, pois mostrou que o jornal saía assim mesmo.
    Tempo em que controlava a mídia e, com ela, formavam que chamavam de “opinião pública”.

Deixe uma resposta