A manjada psicologia de negação da conspiração

Análise

Se ganhasse 1 real para cada vez que alguém chama de “teoria conspiratória” alguma análise que faço dizendo que as reiteradas matérias da mídia contra o ministério de Dilma e as tais “marchas contra corrupção” integram plano da direita de se preparar para montar o cavalo do golpe caso ele passe selado, ficaria rico.

Também enriqueceria se ganhasse até mesmo 50 centavos por cada vez que chamam de “teoria conspiratória” quando digo que se Dilma perde tantos ministros “por corrupção”, cedo ou tarde a direita se assanhará e passará a dizer – amparada pelos fatos, ainda que distorcidos – que a culpa seria de quem os nomeou.

A esta altura, porém, provavelmente todo mundo já sabe que o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), afirmou, nesta sexta-feira (25), que a chamada “faxina” do governo precisa atingir até a presidente Dilma Rousseff, pois, segundo ele, haveria um “conluio” para “roubar o Brasil”.

Isso ocorreu ao fim de uma semana em que blogueiros da direita midiática como Ricardo Noblat ou Augusto Nunes desandaram a chamar a presidente da República de “farsante” e outras gentilezas. E em tom ameaçador.

Palavras do senador do DEM de Goiás: “As denúncias são gravíssimas. Só em uma delas, há um prejuízo de R$ 700 milhões e foi feito por determinação da presidente. Tem de ser feita uma faxina para tirar presidente e não só ministro. Há um conluio para roubar o Brasil“.

Enquanto esse quadro vinha se desenhando, tomado até por certo espanto vi proliferar um outro tipo de discurso róseo sobre a realidade política: seria “bom” para Dilma deixar que seus ministros caiam um a um após cada campanha denuncista da mídia porque a imagem da presidente estaria sendo beneficiada pela tal “faxina”.

Por mais que eu brade que se o cavalo do golpe passar selado a mídia monta, sempre aparece alguém para afirmar que eu estaria sofrendo um processo de confusão mental que me estaria levando a ver fantasmas. E o que é pior: a impressão, até a penúltima queda de ministro, era a de que a própria presidente da República pensava igual.

Agora, tem-se a impressão de que não é mais assim. Mas que já foi, tenho poucas dúvidas. E nem se sabe se ainda não é…

Todavia, para que a direita midiática tente de verdade pôr na rua essa campanha pelo impeachment de Dilma, só falta uma coisa: a popularidade da presidente cair por conta de aumento do desemprego, por exemplo. E mesmo se a sua popularidade não cair, as sessões de economia dos jornais afirmam que a piora no emprego já começa a acontecer.

É óbvio que essas “análises econômicas” da mídia tucana se baseiam em dados ainda incertos e mais em torcida do que em fatos, mas já não dá para descartar a hipótese de que alguma perda real para os trabalhadores e para a sociedade em geral possa, sim, vir ocorrer nos próximos meses.

A grande incógnita é se essa provável redução da atividade econômica terá o condão de provocar queda tal na aprovação da presidente que estimule a direita a investir mais em seus delírios antidemocráticos. Todavia, não nos esqueçamos de que a mídia pode optar por tentar fazer a queda de popularidade acontecer juntando economia, denúncias e protestos de rua.

Sempre digo que o primeiro passo de toda conspiração é tentar caracterizar como “teoria conspiratória” qualquer suspeita de que tal conspiração esteja ocorrendo. Aliás, os estrategistas dão até nome a essa tática: Psicologia da Negação da Conspiração.

Chega a ser irracional que em um país como o Brasil alguém chame de mera “teoria conspiratória” a suspeita de que a direita esteja tendo uma recaída. Ainda mais em um momento geopolítico latino-americano em que forças como as que conspiram no Brasil andaram tentando – e, em certos casos, até conseguiram – derrubar governos de esquerda.

Finalmente, se alguém quiser saber a minha opinião sobre o que o governo Dilma e os seus aliados deveriam fazer em uma situação como essa, tal opinião é a de que a melhor defesa ainda é o ataque. Até porque, a direita midiática e golpista cobraria caro para aceitar um termo de rendição.

104 comments

  • Oi Edu
    Esas vassouras verdes-amarelas nos lembram as picapes Mitsubishi armadas com baterias antiaéreas dos “rebeldes” líbios. Surgiram de uma hora pra outra, compradas não sei quando, não sei onde e nem sei por quanto. Sei que surgiram aos montes, devidamente armadas e pilotadas por experientes motoristas e hábeis artilheiros que depois de algumas semanas, com a “ajuda humanitária” de países membros da OTAN, conseguiram derrubar o ditador Kadafi que, coincidentemente governava uma país com grandes reservas petrolíferas.
    Nós podemos ver quem pega as vassouras, mas não sabemos quem paga as vassouras.
    Só podemos suspeitar da oposição, que diante das seguidas derrotas para a presidência, ficou “doida varrida”…

  • Você tem toda a razão. O que a midia faz é testar hipóteses. Eles atiram para todos os lados. Denúncias de ministros, manifestações etc. Hoje parte do público vê no governo corrupção mas vê também competência no que tange a condução da economia. Se a economia for pro brejo, a união de corrupção com incompetência é a mistura explosiva necessária para a direita dar o golpe final.

  • Também acho, Edu. A Dilma, o PT e seus aliados deveriam partir para o ataque, fazendo funcionar o MINC, apresentando o projeto do Franklin Martins da Lei de Mídias, respondendo em cadeia Nacional a todas as acusações, processando os que acusam sem prova, cortando radicalmente as verbas de publicidade do PIG (afinal, o governo precisa economizar…), etc

  • E por isso que eu sempre repito minha ladainha por aqui Edu (vc ja deve ta de saco cheio de a “ouvir” por aqui rsrs): a Presidenta tem que utlizar sempre que achar necessario seu direito de ir a tv em horario “nobre” e responder as acusacoes e calunias que fazem a ela e a seu governo. Responder as provocacoes, encarar sem medo.

  • Edu,boa sorte a você e a nós,eu já estou na turma do cansei Dilma,cansei PT.O que me resta,é ,em aparecendo alguma tentativa de golpe,lutar,como0 fiz na ditadura,para que se mantenha a democracia,porque este governo, já esta mais que comprovado tem ouvidos seletivos,então eu vou pra outra trincheira que esta tá no deserto.

  • Eduguim,concordo plenamente com o teu raciocinio,e ainda adiciono mais duas medidas,recentes,qua a PresidenTa Dilma tomou,que contrariam interesses de gente poderosa,militares e empresários; a criação da Comissão da verdade e a Lei de Acesso à informação. Tanto são medidas explosivas que Lula não implementou.

  • A própria Dilma cultiva o golpe.
    Não adianta Dilma e o PT chorarem depois do leite derramado. Enquanto a esquerda se esfacela e briga para saber quem é mais de esquerda ou menos de esquerda. A direita sobre o comando da velha mídia tem uma sinergia absoluta em seu intento de plantarem a “flor do golpe”.

    O PT é hoje a esquerda que a direita adora !

  • É Edu, nem é teoria , é prática da conspiração. O Lula sofreu com isso muito antes de ser presidente. Desde que ele entrou essa prática não tem sido tão eficiente. Mas como você disse, é melhor a Dilma ficar esperta. Agora,convenhamos, a direita não anda bem das pernas, com uma arma tão forte nas mãos como a mídia, ainda assim eles não conseguem esconder sua incompetência. O baladeiro Aécio, o rejeitado Serra e seu pupilo Kassab em apuros, assim fica difícil pra eles…

  • E eu vou continuar com meu disco arranhado até o disco furar: que bom que nestes 9 anos a tv e radio públicas foram privilegiadas com investimentos em equipe, equipamentos, sinal e programação de qualidade!*
    Nestes 9 anos o povo poderia ter recebido informação de qualidade que o credenciasse a discernir um golpe de uma campanha genuína de melhoria da qualidade da política brasileira. Agora é tarde, é contar que a crise que está quebrando mais da metade do mundo não quebre o Brasil e junto com ele qualquer esperança de manter longe do governo os abutres do neoliberalismo lesa pátria do qual ficamos parcialmente livres em 2003. E um governo que se mantem escorado pelo bom momento economico pode cair ali adiante com qualquer piora significativa nas condições de vida do povão que não foi politizado, tanto faz o partido A ou B desde que sua vida melhore, e se ela piorar então esse partido não lhe serve mais, ele vai consultar o cardápio e ali vai encontrar um menu suculento servido por toda a imprensa lesa pátria em pool, que já começou, o prato será Marina ao tucupi com tacacá com o patrocínio de toda a direita brasileira aliada aos honestíssimos e bem intencionados ambientalistas daqui e principalmente os alienígenas, os avatares vão invadir nossa praia.

  • Também não tenho dúvidas que isso ocorra. Só não sabemos quando. Já li notícias hoje de queda de vendas e demissão de jornalistas da folha de SP ( encalhados em bancas). Fiquei imaginando o que esses caras não fariam para salvar os seus negócios.
    É tudo uma orquestração só. Mas eu acho que vão quebrar a cara.

    • Veja um dos motivos pelo qual o PIG detesta o gov Lula-Dilma e qualquer outro gov de esquerda.Comunicação social: Governo Lula avança na transparência e multiplica a dispersão dos veículos e das verbas de publicidade. – 28/12/2010

      Comunicação social: praticamente com os mesmos custos do governo FHC (R$ 2,3 bi/ano), o governo Lula avança na transparência e multiplica a dispersão dos veículos (de 499 para 8094) e das verbas de publicidade.

      ______________________________

      28/12/2010 –

      Governo Lula põe publicidade em 8.094 veículos de comunicação

      Quando Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em janeiro de 2003, apenas 499 veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora o número foi para 8.094.

      Esses jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e “outros” estão espalhados por 2.733 cidades. Em 2003, eram só 182 municípios.
      Só em 2010, as verbas para publicidade federal passaram a ser distribuídas para 1.047 novos veículos de comunicação.

      A categoria “outros” inclui portais de internet, blogs, comerciais em cinemas, carros de som, barcos e publicidade estática, como outdoors ou painéis em aeroportos.

      Chama a atenção o aumento do número de “outros”. Em 2003, eram apenas 11. Agora, são 2.512. A informação do governo é que a maioria é de sites e blogs.

      Lula e sua equipe de comunicação não escondem a simpatia pelo novo meio digital. O presidente foi o primeiro a conceder uma entrevista exclusiva dentro do Planalto para o que a administração petista chama de “blogs progressistas”.

      Lula da Silva avançou na transparência em relação ao governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. Nunca existiu esse tipo de estatística até 2003. Ainda assim, ainda não se sabe quais são os veículos que recebem verba de publicidade estatal nem quanto cada um ganha.

      O valor total gasto nos dois mandatos, até outubro deste ano, foi R$ 9,325 bilhões. Dá média anual de R$ 1,2 bilhão. Essa cifra não inclui três itens: custo de produção dos comerciais, publicidade legal (os balanços de empresas estatais) e patrocínio.

      Produção e publicidade legal consomem cerca de R$ 200 milhões por ano. No caso de patrocínio, o gasto médio anual foi de R$ 910 milhões de 2007 a 2009.

      Tudo somado, Lula gasta R$ 2,310 bilhões por ano com propaganda. Os valores são semelhantes aos do governo FHC, embora inexistam estatísticas precisas à disposição.

      A diferença do petista para o tucano foi a dispersão do dinheiro entre os 8.094 jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e sites. Um espetáculo de 1.522% de crescimento de veículos atendidos.

      Editado de: http://www1.folha.uol.com.br/poder/851643-governo-lula-poe-publicidade-em-8094-veiculos-de-comunicacao.shtml

      Editoria de Arte/Folhapress

      Leia também:

      Folha de S. Paulo: a perplexidade com a autonomia da sociedade perante a mídia hegemônica
      http://www.contee.org.br/noticias/artigos/art305.asp

      Folha de São Paulo esperneia por mais verba de publicidade oficial
      http://www.joildo.net/artigos/pig-esperneia-por-mais-verba-de-publicidade-oficial/#ixzz19QxCAINh

  • Já tem um bom tempo que você, dentre outros, está avisando.
    Como diria a minha irmã: Dilma, você é uma pitbull. Para quem enfrentou a ditadura, o PIG é “fichinha”.

  • Só que há algo que a oposição não contava: a classe média gosta da Dilma. Surpreendentemente.Não sei exatamente se há estratégia da Dilma e Lula para que ela conquiste de vez a classe mais ordinária do país, ou se isso está simplesmente ocorrendo. Esse momento político, para mim, é uma interrogação.

  • Eduardo,

    A “gente diferenciada” já faz churrasco em bairro dos ricos para desmascarar o preconceito e as artimanhas canalha desta classe dominante, golpista, autoritária e irresponsável com o Estado de Direito Democrático.

    Estas campanha de vassouras na mão são de triste lembrança quando localizadas no tempo e no espaço. Imagine agora, Marx já dizia que a História se repete como farsa. E quer mais farsa do que ex-ARENA, ex-PFL, ex-DEM e toda espécie de inimigos do povo e da soberania nacional querer pousar de honesto e defensor da probidade administrativa? E os PSDB com seus casos não resolvidos e suspeitos na Assembléia Legislativa de SP – para ficar só neste estado? Os partidos da base do governo não são santos, mas os da oposição também tem seus corruptos e corruptores – mas alguns políticos de ambos os lados se salvam, não é?

    Vamos apostar nestes parlamentares eleitos democraticamente para aumentar a blindagem do Estado Brasileiro à corrupção!

    O discurso mentiroso, anárquico e bandido das vassouras fascistas não jogarão para debaixo do tapete a luta cotidiana de cidadãos/ãs fazem há décadas por um Brasil livre da corrupção impune!

    Parabéns, Eduardo, por continuar a denunciar a conspiração irresponsável, direitosa, infantil e babaca – e muito perigosa!

    Por um Brasil livre, forte e democrático!

  • “A esta altura, porém, provavelmente todo mundo já sabe que o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), afirmou, nesta sexta-feira (25), que a chamada “faxina” do governo precisa atingir até a presidente Dilma Rousseff, pois, segundo ele, haveria um “conluio” para “roubar o Brasil”.”

    Não, não sabia. Fiquei sabendo agora. E ainda tem gente que não acha nada demais alguém que faz TV ou tem um programa humorístico tosco na televisão (que confesso, já ri muito e até elogiei), participar de um evento da juventude desse partido antidemocrático e golpista. Valha-me Deus!

  • Que a direita conspira é um fato lógico: se ela não tem votos, como pode aspirar voltar ao poder se não através de uma convulsão, uma quartelada (esta, menos provável pela repercussão internacional e o isolamento que se seguiria). O mais provável é mesmo a agitação de massas, que ela tenta fazer embrionariamente.
    Quando ao desemprego, todos sabemos que ele aumentará muito já em janeiro, quando os trabalhadores temporários do fim-de-ano são dispensados. Bastam os números, sem maiores explicações, para o PIG alardear que o desemprego chegou.
    Sem Ley de Medios, nossa incipiente Democracia sustenta-se por inércia, sem raízes, convivendo com a possibilidade de um golpe a qualquer momento.

  • “Se o cavalo do golpe passar selado, a direita monta.”
    Você fala de direita como se toda ela tivesse na oposição enquanto, pelo contrário, tem vários partidos de direita no governo, como o PP, PTB, PR, PMDB (grande parte dele), etc., e na oposição que tem até partido de ultra-esquerda como o PSOL.
    Melhor seria você mudar para:
    Se o cavalo do golpe passar selado, a OPOSIÇÃO monta.

  • Não acredito que eles do PiG tenham forças para isso. Ter vontade é uma coisa, mas não conseguem botar as “vassouristas” na rua. Desempenho pífio da velha mídia. Enquanto isso, a “Foia de SP” enxuga os “quadros”. A presidenta cortou as verbas, e estão morrendo de inanição.

      • Edu, me perdoe mas será que não há uma inconsistência então no descrito pelo José de Abreu (http://www.blogcidadania.com.br/2011/10/jose-de-abreu-%E2%80%9Ccivita-avisou-ao-pt-que-derrubara-dilma%E2%80%9D) relativo à destinação de verbas publicitárias para outras mídias e para publicações regionais?
        Existe algum gráfico comparativo entre o que foi pulverizado pelas mídias regionais e o que deixou de ser repassados para a “velha mídia” especialmente esse ano (já que foi noticiado um corte de 42% em relação ao ano passado)?
        Qual o motivo da Folha está “dispensando” jornalistas?

        • Posso garantir que nada tem que ver com alguma nova redução de participação na verba publicitária do governo, isso aconteceu há muito tempo. A Folha dispensa jornalistas porque perde leitores, perde circulação, não porque perde dinheiro público

          • Edu leia isso e veras um dos motivos que o PIG detesta o gov Lula-Dilma. Comunicação social: Governo Lula avança na transparência e multiplica a dispersão dos veículos e das verbas de publicidade. – 28/12/2010

            Comunicação social: praticamente com os mesmos custos do governo FHC (R$ 2,3 bi/ano), o governo Lula avança na transparência e multiplica a dispersão dos veículos (de 499 para 8094) e das verbas de publicidade.

            ______________________________

            28/12/2010 –

            Governo Lula põe publicidade em 8.094 veículos de comunicação

            Quando Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em janeiro de 2003, apenas 499 veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora o número foi para 8.094.

            Esses jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e “outros” estão espalhados por 2.733 cidades. Em 2003, eram só 182 municípios.
            Só em 2010, as verbas para publicidade federal passaram a ser distribuídas para 1.047 novos veículos de comunicação.

            A categoria “outros” inclui portais de internet, blogs, comerciais em cinemas, carros de som, barcos e publicidade estática, como outdoors ou painéis em aeroportos.

            Chama a atenção o aumento do número de “outros”. Em 2003, eram apenas 11. Agora, são 2.512. A informação do governo é que a maioria é de sites e blogs.

            Lula e sua equipe de comunicação não escondem a simpatia pelo novo meio digital. O presidente foi o primeiro a conceder uma entrevista exclusiva dentro do Planalto para o que a administração petista chama de “blogs progressistas”.

            Lula da Silva avançou na transparência em relação ao governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. Nunca existiu esse tipo de estatística até 2003. Ainda assim, ainda não se sabe quais são os veículos que recebem verba de publicidade estatal nem quanto cada um ganha.

            O valor total gasto nos dois mandatos, até outubro deste ano, foi R$ 9,325 bilhões. Dá média anual de R$ 1,2 bilhão. Essa cifra não inclui três itens: custo de produção dos comerciais, publicidade legal (os balanços de empresas estatais) e patrocínio.

            Produção e publicidade legal consomem cerca de R$ 200 milhões por ano. No caso de patrocínio, o gasto médio anual foi de R$ 910 milhões de 2007 a 2009.

            Tudo somado, Lula gasta R$ 2,310 bilhões por ano com propaganda. Os valores são semelhantes aos do governo FHC, embora inexistam estatísticas precisas à disposição.

            A diferença do petista para o tucano foi a dispersão do dinheiro entre os 8.094 jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e sites. Um espetáculo de 1.522% de crescimento de veículos atendidos.

            Editado de: http://www1.folha.uol.com.br/poder/851643-governo-lula-poe-publicidade-em-8094-veiculos-de-comunicacao.shtml

            Editoria de Arte/Folhapress

            Leia também:

            Folha de S. Paulo: a perplexidade com a autonomia da sociedade perante a mídia hegemônica
            http://www.contee.org.br/noticias/artigos/art305.asp

            Folha de São Paulo esperneia por mais verba de publicidade oficial
            http://www.joildo.net/artigos/pig-esperneia-por-mais-verba-de-publicidade-oficial/#ixzz19QxCAINh

    • Luiza tô contigo,leia isso: “Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei.
      No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei.
      No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei.
      No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar…”
      Martin Niemöller, 1933

  • Infelizmente Edu, sua teoria conspiratória esta se confirmando. Não tem como conviver com uma mídia como a “brasileira”, o que eles não conseguiram com o Lula, no Governo Dilma está parecendo tomar doce de criança. Pode ser que o Governo encontre outra saída, acho difícil. Só resta enfrentar de frente o PIG, Ley de Médios JÁ!!!
    Mande alguém da Argentina copiar a receita e aplicá-la no Brasil antes que seja tarde demais.
    ACORDA DILMA!!!!

  • Êsse senador insuportável é o mesmo da farsa do grampo sem áudio. Bolsonaro e êsse Demostenes ofendem a presidenta de mentirosa, de sêr gay, de conluio com corrupção, é intoleráve. Dilma não só devia denunciar na TV como processá-los. A Dilma tem que reagir pois a posição do Brasil é excelente e ela tem apoio do povo brasieiro, êsses bufões são insignificantes.

  • O pior, Eduardo, é que não é só a direita que aposta no golpe. A extrema-esquerda também. Há um certo sindicato em São Paulo cujos dirigentes são dessa extrema-esquerda que odeia Lula. Eles vêm às reuniões com a revista Veja debaixo do braço. E recorrem às “noticias” desse semanário em suas falas contra o Governo.

    Serra se reuniu com senadores, em Brasília. Entre os participantes, estava o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AC). – fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/serra-se-reune-com-senadores-descontentes-da-base/n1597382918281.html

    A mídia rentista (representante de banqueiros e especuladores) é peça-chave na estratégia para derrubar Dilma e permitir à direita voltar ao poder. Essa direita anseia, ardentemente, aplicar no Brasil a mesma política econômica que a Europa está aplicando.

    • LOCATELLI VOCE JÁ LEU A DENUNCIA NO TIJOLAÇO SOBRE A ANP? SÃO FUNCIONARIOS DA PETROBRAS QUE FAZEM A DENUNCIA, O HAROLDO LIMA SERIA APENAS A RAINHA DA INGLATERRA DA AGENCIA MAS QUEM MANDA PRENDER E MANDA SOLTAR É UM AMERICANO LIGADO AO DEPARTAMENTO DE ESTADO AMERICANO QUE É QUEM DECIDE SOBRE OS LEILOES DOS BLOCOS DE EXPLORAÇÃO DO PETROLEO, É UM CRIME DE LESA PATRIA ASSOMBROSO, LEIA NO TIJOLAÇO O COMMENTARIO DO LEITOR EUGENIO, É ASSUSTADOR.

  • Eduardo Guimarães, muito boa noite!
    Acredito que a sua tática da melhor defesa é o ataque já se iniciou.
    Vejamos esse artigo:

    Negromonte acusa “imprensa do sul” de “preconceito contra nordestino”

    O ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), criticou nesta sexta-feira (25), em Salvador, a “imprensa do sul” por ter “preconceito contra nordestino” e contra as mulheres. Durante o lançamento da segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida na Bahia, seu berço político, Negromonte emocionou-se ao receber o apoio de lideranças do estado.
    “As denúncias vêm de parte da imprensa, insatisfeita com o governo federal, interessada em enfraquecer a presidente Dilma (Rousseff)”, disse o ministro, segundo a Agência Estado. “É uma mulher e existe discriminação. Existe discriminação com o nordestino também”, completou.
    Ele lembrou da “ilação” relacionada à Festa do Bode, cujo financiamento teria tido ajuda de Negromonte, segundo reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo. “Se fosse a Festa da Uva ou da Maçã, certamente ninguém faria discriminação. Mas como é Festa do Bode, coisa de nordestino, e o ministro é nordestino, tome cacetada.”
    O presidente da Assembleia baiana, Marcelo Nilo (PDT), e o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano (PT), manifestaram solidariedade ao ministro. Ele afirma ser vítima de gente do próprio governo federal e de seu partido. “Identifico fogo amigo, claro que sim! Partidos da base aliada e o próprio PP nacional – não da Bahia – têm interesse no ministério”, admitiu.
    “As denúncias surgem porque o ministério é importante”, afirmou. “E a gente contraria muitos interesses. Aqui e acolá tem meia dúzia de insatisfeitos na bancada, é normal.”
    Novo alvo de denúncias publicadas pela mídia, Negromonte afirmou que instaurou sindicância para apurar eventuais irregularidades, além de avisar órgãos competentes por investigações, como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal. A partir do resultado da análise interna é que assessores e funcionários da pasta poderiam ser exonerados.
    Negromonte foi apontado como o “oitavo ministro” do governo Dilma a ser levado à berlinda, na avaliação do jornalista Leandro Fortes, na edição da semana passada na revista CartaCapital. O aumento das consultas por parte de repórteres de diferentes veículos à assessoria de imprensa do ministério sugeriam a mudança de alvo.
    Gravações de conversas de funcionários do Ministério das Cidades divulgadas pelo jornal sugerem que houve alteração de parecer técnico de projeto de obra para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. A alteração previa troca de um projeto de linha rápida de ônibus por veículo leve sobre trilhos. Os indícios de fraude envolvem a elevação em R$ 700 milhões do custo da intervenção, que alcançaria R$ 1,2 bilhão.
    Negromonte havia sido acusado de fraude na Festa do Bode, em Paulo Afonso (BA), a 480 quilômetros a norte da capital. Com resistências dentro do próprio PP desde a nomeação, o ministro é considerado uma das presenças quase certas na reforma ministerial pretendida pela presidenta Dilma para o início de 2012. Como há membros do governo que vão concorrer a prefeituras nas eleições do ano que vem, figuras menos prestigiadas ou problemáticas também poderiam deixar os postos.
    As denúncias podem mudar esse roteiro. Antes dele, Carlos Lupi, do Trabalho e Emprego, vinha na mira preferencial, diante da divulgação de irregularidades na pasta. Apesar da pressão, ele permanece no cargo e com apoio de seus partidários. Lupi entrou como sétimo da lista de ministros na corda bamba, mas não caiu até agora, passados 20 dias da publicação das primeiras acusações relativas a convênios.

    A lista começou com Antonio Palocci (Casa Civil, em junho), Alfredo Nascimento (Transportes, em julho), Wagner Rossi (Agricultura, em agosto), Pedro Novais (Turismo, em setembro) e Orlando Dias (Esporte, em outubro) caíram nesse contexto. Nelson Jobim (Defesa), que caiu em agosto, foi o único a deixar o posto por desgaste político. Uma reforma ministerial é esperada para o início de 2012, em função das eleições municipais e de eventuais insatisfações de Dilma com a condução do governo.
    Por: Rede Brasil Atual

  • Este blog é muito engraçado !!! O que mais se ouve aqui é ” LEI DE MÍDIA JÁ”. Então vamos lá…. Hoje está acontecendo um seminário em São Paulo, no Hotel Braston, sobre o marco regulatório da mídia.Estão ou estavam presentes: O Ministro Paulo Bernardo, Franklin Martins,Celso Schoerder (FENAJ) e mais trinta entidades empresariais. O seminário foi organizado pelo PT. Aí eu pergunto : Não seria um bom tema a ser debatido? e/ou divulgado, já que o seminário é aberto ao público? Mais info. no Blog do ROVAI.

  • Oi, Eduardo, parece que os brados de alerta não adiantam muito.

    Você vem cantando a bola dessa campanha da mídia e da oposição para derrubar Dilma há mais de um ano.

    A presidenta, ou sua assessoria, nada fazem.

    Há poucos dias ainda soube que num congresso ou seminário nacional sobre imprensa, meios de comunicação em geral o governo federal estaria representado pelo “ministro” das Comunicações Paulo Bernardo.

    Só nesse momento é que me lembrei que ele existe.

    A inércia desse senhor é revoltante. Às vezes penso que dentro do governo existe uma quinta-coluna infiltrada, rezando para que dêem o golpe.

    O único político que vejo com uma atuação marcante na defesa do governo federal é Brizola Neto, do PDT.

    O PT fica se preocupando com a sucessão municipal em SP e se esquece que o mandato presidencial está correndo sérios riscos.

    • Parece que para o PT o que importa é SP, quem sabe quando eles ganharem a prefeitura e o estado de SP fiquem contentes e aí vão declinar de governar o ´resto´ do Brasil já que seu sonho de consumo é apenas SP não é?

  • Continuo achando que a unica solução contra os golpistas é um ataque duro,contundente e definitivo.Não se trata bandido com afagos e golpistas são bandidos.No momento é a unica solução.Não ouso dizer o que faria no lugar de Dilma,mas seria algo extremamente autoritario.Esses golpistas não brincam em serviço.Quanto ao Serra dizer que Dilma é responsavel por ministros corruptos,é uma piada,já que Serra é responsavel por Paulo Preto,ambulancias superfaturadas e outros inumeros focos de corrupção.

    • “extremamente autoritario”
      A ditadura militar era assim e você sabe como terminou.

      “Quanto ao Serra dizer que Dilma é responsavel por ministros corruptos,é uma piada,”
      Tem razão. O verdadeiro reponsável é o eleitor brasileiro.

      “Serra é responsavel por Paulo Preto,ambulancias superfaturadas e outros inumeros focos de corrupção”
      Serra é responsável, Dilma não. Teu senso de justiça também é uma piada.

      • Piada é um imbecil como vc chamar Serra,de responsavel?Em que sentido Serra é responsavel?Responsavel,um elemento que firmou em cartorio documento se comprometendo a cumprir o mandato de prefeito (caso fosse eleito)e uma vez eleito,dois anos depois abandona o cargo para concorrer à eleição para o governo do Estado?E sabe de uma coisa?É muita ousadia de sua parte querer contestar minha opinião,mesmo porque não pedi a sua.

  • Agora, com as denúncias contra o Kassab, a campanha anti-corrupção (?) da mídia foi pro brejo. Algum órgão da mídia golpista divulgou o fato antes da justiça? Que estranho, né? Eles se desmoralizam sozinhos.
    O próximo factóide, por favor!

  • Só leio os blogs, então muitas dessas informações são novas para mim (refiro-me apenas às falas deste ou daquele senador ou jornalistas vinculados a grande mídia,os quais não leio também). Que há muita tramóia por parte desse povo, isso há. Se pudessem, teriam evitado que a Dilma assumisse. Como a presidenta trabalha e tem feito um bom trabalho no geral – e o Brasil vai bem, as intrigas tem causado efeito contrário, rendendo visões positivas sobre o governo. Os jornais têm perdido leitores, o povo não é burro e sabe distinguir o que tem fundo de verdade e o que é exagero, mentira ou calúnia.E eles devem ter colocado muito dinheiro acreditando na vitória do Serra (patética figura). De um outro ponto de vista, percebo que a redoma que tentaram colocar sobre São Paulo já não está funcionando também. Tenho um pressentimento de que muita coisa está por vir e ainda vai arrebentar com a blindagem do governo e da prefeitura paulistana. Vai pegar mal para esses pretensos paladinos da ética e da moralidade.Os fatos já estão vindo à tona. No deserto de idéias em que se encontram, se estão perdendo a linha é porque a fonte $$$$ está secando.

    • Eu não sei a que povo voces se referem quando dizem que o povo sabe que a mídia mente, o povo sabe que o governo trabalha por ele, o povo sabe distinguir o que é assassinato de reputacao, golpe, ou denuncia seletiva, acho que voces vivem num mundo paralelo ou entao o povo aí de SP é diferente do povo de MG porque em MG o que o povo diz nas uas, nas conversas informais e nos comentarios em qualquer site de jornais daqui (podem ver na internet) é que o PT é o pior e mais corrupto partido de todo o universo, o capeta na terra e que o governo, ministros e Dilma também são a escória do mundo só não piores que o mal maior, o Lula, vejam os comentários dos jornais só pra terem uma pequena idéia do que rola fora do social em que as pessoas até se seguram, mas fora dali a coisa é muito muito feia. A lorota de que o povo sabe bem que essa campanha é apenas golpe é de uma ilusão que assusta, acho que o PT e o governo estão muito mal acostumados com as 3 vitórias e contam que será assim para sempre, eu penso que dessa vez é muito diferente, temos uma presidenta e um governo completamente mudos, estão levando murros na cara há 11 meses e não ouvi nem vi nada de contundente em sua defesa, Lula é único mesmo e seu talento para comunicar-se com o povo não tem igual, lamentável a falta de interacao do governo com o povo, lamentavel.

  • O senador Demostenes Torres nao tem moral em falar em ética.Ele junto com Gilmar Mendes com a revista Veja fizeram um conluio para derrrubar Paulo Lacerda na Abin. Ate hoje nao apareceu a gravaçao que eles disseram que foram grampeados. Outra esse senador é um salafraio, no dia das acusaçoes contra os ex-senador Arthur Virgilio ele defendeu o ex senador e ainda por cima na cpmi dos correios nao fez nenhuma pergunta a Daniel Dantas, esse sim roubou o Brasil e ainda por cima tinha o partido do dem como apoiador. O partido que tem mais parlamentares acusados na justiça é dem, com isso o dem o partido que mais rouba. Partido onde teve acm bohausen nao tem moral em falar em etica. E blogueiro Noblat é aquele que recebia mensalinho de 3 mil reais por mes na rádio do senado graças ao ex senadores Heraclito Fortes e Efraim Moraes, que eram os primeiros secretários, onde teve contrataçoes de empresas ilicitas.

  • Responda essa?

    A crise econômica mundial vem demonstrando de modo enfático os métodos a cada dia mais avassaladores, e menos dissimulados, de apropriação de riquezas por parte dos mais poderosos, sejam eles pessoas, grupos ou países. E os casos exemplares não estão tão longe quanto imaginamos, nas ‘longínquas’ guerras promovidas pelos EUA no Iraque, Irã e Afeganistão… Estão bem debaixo do nosso nariz.

    A recente e acalorada discussão sobre a distribuição de royalties no país é um caso notório. Ao olhar mais distraído, pode parecer uma mera discussão burocrática patrocinada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, e seguida por outros estados, em sua briga pra ver quem fica com a maior parte do quinhão do petróleo. Mas, por trás dessa que tem ares de ser mais uma prosaica querela nacional, estão poderosas aves de rapina atrás de um recurso que se torna a cada dia mais raro mundialmente.

    “O barulho do Sergio Cabral era para dificultar a aprovação do contrato de partilha. Como ele já foi votado e aprovado, Cabral agora quer evitar a supressão da emenda entreguista. Assim, o barulho serve de biombo para esconder o segredo mais bem guardado desta República: a emenda que devolve, em petróleo, às empresas, os royalties pagos em dinheiro”. É o que afirma com sua costumeira contundência e sagacidade o presidente da AEPET (Associação de Engenheiros da Petrobrás), Fernando Siqueira.

    E não fica por aí: Cabral estaria também interessado em esconder os benefícios da Lei Kandir, uma lei antiqüíssima, mas que atua ainda hoje, e com vigor, em favor do cartel internacional e em detrimento do povo brasileiro, segundo avalia Siqueira.

    Leia a seguir entrevista exclusiva.

    Correio da Cidadania: Como o senhor tem analisado as polêmicas em torno da distribuição dos royalties do petróleo, opondo estados produtores e não produtores em exaustivas discussões parlamentares?

    Fernando Siqueira: A lei 9478/97, elaborada pelo Fernando Henrique era péssima para o país, pois os produtores ficavam com 100% do petróleo produzido e só pagavam, em dinheiro, os royalties além de uma participação especial quando a produção fosse maior do que 94.000 barris por dia, por campo. Como só a Petrobrás tem uma produção maior do que este valor, só ela paga essa participação, mas apenas uma média de 11%. No mundo, os países produtores ficam com mais de 70% do petróleo produzido. Assim, quando o Pré-Sal foi descoberto, o presidente Lula enviou o projeto que muda o contrato de concessão (a propriedade do petróleo é do produtor) para partilha, em que a propriedade volta para a União.

    A Petrobrás é a operadora de todos os campos, ou seja, propôs avanços consideráveis em favor da União. O cartel do petróleo não gostou. E foi pra cima dos parlamentares, apresentando 15 emendas. Uma delas colou: é aquela em que o produtor paga o royalty em reais, mas o recebe de volta em petróleo. Esse cartel tem um time de lobistas, inclusive citados nos telegramas do Wikileaks: O Instituto Brasileiro do Petróleo, a ONIP e a FIESP. Tem ainda o governador Sergio Cabral, seus secretários, o senador Dornelles, a Agência Nacional do Petróleo e Paulo Hartung (ES). Conta ainda com a grande mídia nacional. Cabral e Hartung provocaram a discussão dos royalties para dificultar a mudança, pois Lula não os incluíra na proposta. “Primeiro vamos retomar a propriedade do Petróleo, para depois distribuí-lo”, dizia Lula.

    Denunciamos essa emenda/contrabando no Senado e a repercussão negativa foi grande. O relator Romero Jucá retirou-a, mas, sob a pressão do lobby, sub-repticiamente, a colocou de volta em quatro artigos: 2º, 10º, 15º e 29. Onde o Projeto de Lei falava em ressarcimento dos custos de produção (é normal, pois o produtor gasta dólares e recebe esses custos em petróleo), Jucá acrescentou: “e do volume da produção correspondente aos royalties pagos” (safadeza, pois o consórcio não paga nada). Assim, ele dificultou a supressão, pois era preciso um partido para cada artigo a suprimir. A nosso pedido, o senador Pedro Simon apresentou uma emenda (art. 64§ 3º) que impedia essa apropriação constante dos quatro artigos. Mas como ele também incluiu a distribuição equânime dos royalties, o lobby aproveitou e fez um grande barulho na mídia.

    Resultado, Lula, assustado, vetou o antídoto e deixou o veneno. Como era certa a derrubada do veto e a base governista a considerava um desgaste, buscou-se uma saída. Assim, alguns parlamentares elaboraram um Projeto de Lei do Senado com as mesmas premissas de Simon – só que preservando os ganhos dos estados produtores em valor absoluto -, para evitar a derrubada do veto. Mas a grita/biombo continua para esconder o ressarcimento dos royalties.

    Correio da Cidadania: O que pensa em particular do ‘barulho’ que faz o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, em tais discussões, inclusive convocando manifestações populares para defender uma renda que pertenceria por direito aos cariocas?

    Fernando Siqueira: O barulho do Sergio Cabral, como dito acima, era para dificultar a aprovação do contrato de partilha. Como ele já foi votado e aprovado, Cabral agora quer evitar a supressão da emenda entreguista. Assim, o barulho serve de biombo para esconder o segredo mais bem guardado desta República: a emenda que devolve, em petróleo, os royalties pagos em dinheiro. Se Cabral estivesse interessado em defender o Rio de Janeiro, a atitude tinha que ser de negociação, não de confronto com os estados não produtores. Todos eles querem preservar o Rio. Para ilustrar essas informações, vejamos alguns dados:

    I) Na Constituição de 88, o José Serra conseguiu mudar a incidência do ICMS do produtor para o consumidor. O Rio perdeu muito. E, para compensar, ganhou um percentual alto dos royalties. Só que, na época que os royalties começaram a ser cobrados, o montante anual era de R$ 1 bilhão. Hoje são cerca de 10 bilhões. Em 2020 pode ser o triplo. Não dá para o Rio virar um Abu Dhabi e os demais estados continuarem na miséria;

    II) O Rio Perde por ano cerca de R$ 7 bilhões com a isenção de ICMS devido à Lei Kandir aplicada no petróleo, incorretamente, pois o bem mais cobiçado do planeta não precisa de incentivo para ser exportado. Em 2020 essa perda subirá para R$ 34 bilhões. É o Brasil subsidiando o cartel, os EUA e os demais países desenvolvidos. Não se tem buscado corrigir essa excrescência;

    III) O Rio, hoje, perde cerca de R$ 8 bilhões por ano com a cobrança errada do ICMS. Pode ser um argumento forte para negociação, mas não está sendo usado. Ou seja, o Cabral e sua turma querem é esconder o benefício da devolução de royalties e da Lei Kandir em favor do cartel internacional e em detrimento do povo brasileiro.

    Correio da Cidadania: A verdade é que o senhor vem denunciando há tempos estas emendas inseridas no projeto de lei sobre os Royalties elaborado pelo governo Lula, as quais, em um revés para tal projeto original, determinam, como dito, a devolução, em petróleo, dos royalties pagos pelas empresas exploradoras.

    Fernando Siqueira: Esse ressarcimento é uma excrescência entreguista. É como se a Ford pagasse o IPI e o recebesse de volta em automóveis. O senador Jucá retirou-a em função da repercussão negativa após nossa denúncia através do senador Simon. Só que, sob pressão do lobby, a colocou de volta nos quatro artigos mencionados, para garantir a apropriação indébita do petróleo correspondente aos royalties pelo Consórcio Produtor, em detrimento do país. Seria um volume maior do que as atuais reservas brasileiras, descobertas pela Petrobrás. No mês de junho deste ano, a revista Época fez uma matéria onde diz que Jucá gastou R$ 15 milhões na sua campanha para a reeleição e declarou só R$ 1,5 milhão. Diz ainda que os US$ 13,5 milhões restantes foram pagos em dólar vivo. Mera coincidência? ”É, pode ser, com todo o respeito”, diria o Ancelmo Gois.

    Correio da Cidadania: Estão sendo agora tentados vários arranjos para a distribuição dos royalties, após este revés no projeto original de Lula. Diante das atuais circunstâncias, qual seria o arranjo ideal, a seu ver?

    Fernando Siqueira: O arranjo ideal tem que ser o fruto de uma boa negociação. O Rio tem trunfos bons como os citados acima e pode conseguir se sair bem, sem perdas, mas mantendo um ganho coerente. Como a produção de petróleo vai crescer muito e o preço do barril também, não dá para o Rio receber o percentual atual. O ideal é manter o valor absoluto do ganho atual com a devida correção monetária para que o Rio tenha supridos os seus compromissos a serem pagos com a renda dos royalties. O Rio ganha, hoje, cerca de R$ 7 bilhões entre royalties e participação especial, por ano. Pode manter esse ganho com juros e correção monetária.

    Lembremos que o petróleo do Pré-Sal está a cerca de 300 km da costa. Pelo artigo 20 da Constituição ele é da União. Mas os estados, DF e municípios têm direito a participar dos royalties “de acordo com a Lei”, que pode ser negociada. Quem provê as facilidades de produção são as empresas produtoras e, se houver acidente, elas se encarregam de eliminar os seus efeitos. Há benefícios para os estados confrontantes como geração de empregos, desenvolvimento tecnológico e a instalação de empresas fornecedoras de bens e de prestadoras de serviços. Assim, os estados confrontantes podem se contentar em manter os ganhos atuais, enquanto os demais saem do zero até chegar a um montante próximo ao desses estados confrontantes, em médio e longo prazos.

    Correio da Cidadania: Em entrevista ao Correio, no final de 2009, o senhor ressaltou que continuamos sem garantias de que “empresas asiáticas, européias, norte-americanas e o cartel internacional, por precisarem de petróleo para sobreviver, venham para cá ávidas para produzir o mais rápido possível para resolverem os problemas dos seus países”. Realmente, há um foco demasiado nessas discussões sobre os Royalties no atual momento, ao lado de um quase abandono das discussões essenciais sobre, por exemplo, esta questão dos leilões, tanto os que foram feitos antes do Pré-Sal como os que devem certamente prosseguir pela frente.

    Fernando Siqueira: Como eu disse acima, os royalties são o biombo para esconder a discussão essencial. Quando o Pré-Sal foi descoberto, o presidente Bush reativou a quarta frota naval, argumentando que era para proteger o Atlântico Sul. Ora, no Atlântico Sul, só estão Brasil e Argentina e esta já entregou o seu petróleo para o cartel. Então, a quarta frota é para “proteger” o Pré-Sal. As invasões do Iraque, da Líbia, do Afeganistão e a atual pressão sobre o Irã nos dão uma pista, uma mensagem muito forte de que precisamos nos preparar para defender o Pré-Sal, que é uma reserva equivalente à do Iraque, só que na América Latina. O cartel internacional e os países desenvolvidos precisam de petróleo para sobreviver. Estamos entrando no pico de produção mundial e a oferta vai cair fortemente. Os países desenvolvidos da Europa, da Ásia e os EUA estão numa insegurança energética brutal. Querem petróleo a qualquer custo e o mais rapidamente possível. Como impedir a produção veloz e predatória? Portanto, as premissas que nortearam a sua pergunta continuam válidas.

    Correio da Cidadania: Setores progressistas defendem a volta do monopólio estatal do petróleo, no lugar do modelo de exploração em que serão combinados concessão e partilha . Acredita que esta discussão ainda esteja ou possa voltar à pauta da nossa nação? Qual seria a importância da retomada deste debate para o nosso país?

    Fernando Siqueira: Esta discussão está mais atual do que nunca. A Petrobrás, durante 40 anos, acreditou e pesquisou o Pré-Sal. Quando a tecnologia permitiu, ela perfurou e achou, correndo todos os riscos. Lembro que durante 13 anos a área do Pré-Sal esteve entregue às empresas estrangeiras detentoras dos contratos de risco. E elas não arriscaram nada. A Petrobrás é a empresa que mais conhece a tecnologia de águas profundas, visto que foi a primeira a acreditar na existência de reservas nessa profundidade. Portanto, fazer leilão não tem qualquer justificativa ou vantagem para o país.

    Imaginemos que essa emenda da devolução dos royalties passe. Pela simulação que fizemos, com o petróleo a US$ 100 por barril e os custos de produção previstos em US$ 45 por barril, teríamos o seguinte absurdo: A União ficaria com 28% do petróleo produzido, a Petrobrás, como operadora, ficaria com 21,6% e o líder do Consórcio Produtor ficaria com 50,4%, sem fazer nada (a Petrobrás é quem opera, produz e corre todos os riscos) e sem correr qualquer risco. Por outro lado, se o royalty previsto de 15% for pago em petróleo, sem essa devolução, o Brasil ficará com 43%, livres, a Petrobras, com 17,1%, e o líder do consórcio, com 39,9%. Sendo que ele despendeu dólares com os custos de produção.

    Dá para aceitar, a pior situação? Leilão é sinônimo de desnacionalização do petróleo, inclusive com elevada velocidade de extração, em detrimento dos interesses nacionais, como está ocorrendo em todos os países que privatizaram suas reservas. E o caso Chevron reforça bem essa tese.

    Correio da Cidadania: O que tem ocorrido de relevante no setor, que não costuma ser noticiado na mídia, especialmente no que se refere aos leilões favoráveis às empresas, nacionais ou multinacionais, e lesivos à sociedade? Quem têm sido os maiores beneficiários desse atual estado de coisas?

    Fernando Siqueira: Certamente o cartel internacional do Petróleo é sempre o beneficiado. Foi ele que induziu o presidente FHC a fazer a absurda lei 9478/97 que dá 100% do petróleo a quem produz e o direito de pagar somente os royalties e a participação especial, em dinheiro, numa média de 21% no total. No mundo, os países exportadores ficam com uma média superior a 70%, em petróleo, do volume produzido, que é a riqueza real que move as grandes economias e a produção de novas riquezas. O valor pago em dólar é irrelevante para quem imprime dólar sem qualquer lastro.

    Vou relatar um episódio recente que ilustra bem a ação dos lobbies, e que só sai no Wikileaks: Uma semana antes de o senador Vital do Rego apresentar o PLS 448 (alternativa à derrubada do veto de Lula), no Senado, eu estava em reunião na AEPET quando recebi uma ligação de um dos parlamentares da comissão que elaborou o projeto. Ele me perguntou a situação dos artigos e como teria que fazer para suprimir esses contrabandos. Quando eu comecei a responder, ele passou o telefone para o assessor legislativo que iria ajudá-los a elaborar o projeto. Ele foi dizendo: “engenheiro, quem pediu essa emenda de devolução dos royalties foi a Petrobrás”. Respondi, irritado: “Isto é conversa dos lobistas do IBP. Eu conversei com os diretores da Petrobrás e eles jamais discutiram esse assunto”. Ele insistiu: “não, foi o representante da empresa aqui em Brasília”. “Outra mentira. O representante em Brasília nunca faria isto sem autorização da Petrobrás. Conheço-o bem”, eu retruquei. Então ele passou o fone para o deputado, a quem eu adverti sobre a conversa.

    Na semana seguinte, preocupado, fui para Brasília. No gabinete do senador Pedro Simon, vimos a leitura da proposta pelo senador Vital do Rego e consegui uma cópia do projeto. Passei a noite lendo o calhamaço do projeto. E descobri duas cascas de banana: o assessor incluíra um artigo que quebrava a espinha dorsal da Lei de partilha. O artigo dizia: “A União poderá fazer ‘joint ventures’ com empresas mediante licitação”. Ora, na nova Lei o ponto alto era a Petrobrás ser a operadora de todos os campos e a nova proposta derrubava isto. Outra safadeza era mudar a configuração do IBGE fazendo com que o Rio deixasse de ser o estado confrontante no Pré-Sal. A maioria desses assessores tem casa no Lago Sul, não por coincidência.

    Correio da Cidadania: Como enxerga, finalmente, o último vazamento de petróleo na Bacia de Campos, envolvendo a empresa Chevron, à luz de toda esta discussão?

    Fernando Siqueira: Como uma rotina da atuação dessas empresas. Elas produzem devastação no mundo todo. A Shell fez um estrago na Nigéria. A Chevron está num processo no Equador com multa da ordem de US$ 20 bilhões. É comum ocorrerem estas coisas. Agora, em Frade, ocorreu uma série de erros da Chevron.

    Primeiro, ela alugou uma plataforma improvisada. Segundo o Wall Street Journal, essa plataforma, obsoleta, funcionava como hotel flutuante no Mar do Norte. Foi adaptada para esse trabalho e cobra uma diária de US$ 315mil, contra cerca de US$ 700 mil das plataformas tecnicamente preparadas para esse trabalho. Segundo, há algum tempo tendo alguns poços produtores, ela tinha condições de conhecer a pressão do reservatório. Mesmo assim seus engenheiros erraram no cálculo da densidade da lama de perfuração, onde uma das suas funções é equilibrar a pressão do reservatório. Com uma lama mais leve, quando atingiram o reservatório, um “Kick” de pressão ameaçou a perda de controle do poço. Afobados, os técnicos injetaram lama mais pesada, mas com uma pressão acima da tolerada pelo reservatório. Assim fraturaram o invólucro selador do reservatório.

    Depois foi uma sucessão de desinformações, mentiras, falácias, uma saraivada de inverdades, que a grande mídia brasileira recebeu passivamente, sem questionamentos e verificações. Imagina se uma ocorrência desse tipo fosse com a PETROBRAS! Qual seria o tratamento?

    Portanto, essa ocorrência em frade reforça a nossa tese do FIM dos leilões. O país nada ganha com eles.
    Valéria Nader, economista, é editora do Correio da Cidadania; colaborou Gabriel Brito.
    http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6558%3Amanchete251111&catid=34%3Amanchete
    Isso você esconde!
    Vai dizer que também é obra do PIG!!!

  • Se nos não queremos fazer a “Lei de medio ” por cunho popular,
    “arrecadação de assinaturas de eleitores” para propor ao Congresso,
    o projeto de lei, assim vai perdendo o sentido em falar sobre o assunto,
    teoria sem a prática, mata a gente de raiva.

  • Meu caro, infelizmente, as pessoas, principalmente da classe média antiga, só dão credibilidade a uma “denúncia” quando a ouvem da boca do Willian Bonner, seja verdadeira ou falsa. Se não saiu no JN, não aconteceu (ou é teoria conspiratória).

    E concordo contigo. O clima pro golpe está sendo preparado. E vejo a questão da invasão da USP pela PM como balão de ensaio (você não precisa de armamentos pesados e truculência para reitirar civis desarmados de dentro de um prédio).

    Agora, tenho um fio de esperança: estive em SP semana passada, peguei um taxi e conversei com o taxista. Ao passarmos perto da Globo, perguntei onde era o terreno público que eles tinham invadido. Ele não só me mostrou, como estava indignado e, principalmente, muito bem informado.

  • Eduardo, sempre acompanho os seus textos e percebo a sua preocupação com a passividade do governo Dilma com relação ao PIG. Mas a população está preparada para uma postura mais agressiva do governo? Será que não é exatamente isto que a mídia pretende para tentar jogar ainda mais os brasileiros contra Dilma e criar definitivamente o clima para um golpe?

    • Melhor cair bravamente lutando – ainda que arriscando sofrer um gope baixo – do que corvardemente ajoelhado – só esperando levar o golpe de misericórdia.

  • Caro Eduardo
    Tanto a direita como a esquerda, vivem conspirando, ambas querem e precisam do poder, porém, com propostas diferentes.
    Dinheiro não tem ética, a direita também não.Eles querem o poder.
    Saudações

  • Vontade nunca faltou para a conspiração do golpe. Ela é transbordante na classe-média inconformada com a ascensão de uma parcela considerável do povão à classe-média. O que falta à tal plano dos saudosistas é o apoio da maioria, desse mesmo povão, aos projetos de retrocesso dessa elite que vive nas trevas. O povo está feliz e não tem esses esqueletos no armário. Essa é a sorte.

    Olhemos o Natal deste ano, p. ex. Quantas e quantas pessoas estão abarrotando as lojas, comprando. É um mundo de gente. Bem diferente da escassez dos anos 90. As ceias de Natal da classe-média eram de uma tristeza só, comparadas com as dos anos 00 – de 2004 para cá, já que 2001 e 2002 ainda são anos 90.

    O golpe não interessa ao povão. É coisa de classe-média inconformada com a felicidade dos antigos moradores da senzala, já que ocorreu uma revolução pelo voto no Brasil. A reação tem que ser mais sofisticada do que o clichê de um golpe. Golpe é coisa para enfrentar comunistas nos anos 60. Mas parece que boa parte da elite entrevada não sabe disso.

    E tome gente a sonhar com com generais…

  • Demóstenes Torres tem tanta credibilidade quanto o DEMO.Quem esse fantoche do partido mais corrupto do Brasil,pensa que é ,para falar assim da Presidenta Dilma? Mas eu concordo contigo,Edu.Há que se partir para o ataque.Hoje,aquela glória de desinformação chamada JN,nada falou sobre a investigação de corrupção de Kassab.Assim,nós divulgaremos duplamente.A começar com meus vizinhos,amigos,no supermercado,no cabelereiro,no consultório dentário,nas filas de bancos,nas rodoviárias…onde quer que vá e qualquer que seja a conversa,deixo muito claro o quanto essa mídia podre torce para que o Brasil não dê certo.Hoje fui a uma oficina mecânica e iniciei uma conversa sobre o JN e contei sobre como escamoteiam as notícias que lhes interessa esconder.Também lhes sugeri que assistissem a outros telejornais,para estabelecer a diferença entre as informações.Voltarei lá e seguirei assim,no boca a boca,todos os dias,até que a Ley dos Médios se faça.Estamos em uma cruzada e TODOS NÓS, estamos convocados. Temos divulgado,aonde vamos,a lei de regulamentação da imprensa.Tentamos dismistificar a balela de que se trata de censura.PRECISAMOS AGIR MAIS.Comecemos em casa,nas nossas ruas,no bairro e assim por diante.Não fazemos isso para manter um governo que não se defende,sequer quando tem razão!Estamos fazendo isso,para garantir um futuro digno a todos os brasileiros.E essa tarefa não é nada fácil.Porisso,desconfio o quão árdua deve ser sua luta! A OPOSIÇÃO SE ARTICULA com o que há de pior,e penso que Dilma já percebeu o jogo…isso desde as eleições.Mas parece que Dilma está caindo nas graças de muitos da antiga classe média.Senti isso dentro da família.E confesso,mesmo não entendendo o porque,não parecem estar seguindo a impresa,que sempre ditou suas vidas! A oposição faz uso dos descontentes das alas mais esquerdistas,PSol e alguns sindicatos.Também faz uso das classes C via mídia …há muito. E é dessa classe,que ascendeu no governo Lula,que mais tenho temor.Por terem alcançado um patamar superior,que esperam manter e talvez,por serem mais vulneráveis,talvez sejam mais suscetíveis.Talvez seja com isso que a mídia conta,naquele velho discurso de catastrofismo imediato.Para isso lograr Êxito,basta a economia não ir bem. A oposição golpista faz uso dos “novos ” ambientalistas,tema tão em voga por ser muito importante.Então entra Marina (ou OSMARINA? Está mais para EXMARINA!…e todos os intere$$e$ por detrás,devido as riquezas explícitas dessa “ideologia”! Faz uso das alas mais retrógradas da Igreja Católica,aquela que encobre seus escândalos e ainda assim,fala em nome de Cristo,numa hipocrisia de dar ânsias.Faz uso de outros credos…e CRUZES,tipo o daquele bispo gritão,melodramático,bufão,canastrão,que apregoa o preconceito.Faz uso de todos e quaisquer veículos,para se apossar de todo o futuro dessa nação.Cabe a Dilma dar um basta. Nós vamos lhe respaldar.Inicie Dilma.FALE CONOSCO!Não precisa se rebaixar e responder para eles,que não valem um vintém!Seria lhes dar uma importância que não tem.Sem falar que não são respitáveis ou possuem credibilidade para exigir-lhe respostas!FALE CONOSCO!Diga o que realmente acontece,como acontece e porque acontece.Desmascare,para todo o sempre,e para o bem desse país,quem são os que se intitulam donos dele.E COMO ELES FAZEM O JOGO.O povo lhe entenderá. No más,estou indo em frente,observando minha égua América,crioula chilena (presente de meu irmão),correndo solta pelo campo.Ela é dona de sua vida e respira liberdade. PS. Sr. Demóstenes,antes de seguires por esse caminho de difamações e mentiras,instigando o povo contra um governo eleito democraticamente,faça o mea culpa.Verifique qual o partido o SENHOR PERTENCE,O ESTADO Que o senhor atua…OLHE SEU RABO…caso contrário,se insistires por essa linha demagoga e golpista,talvez venhamos a nos encontrar,pelas estradas da vida, eu , América e o senhor.Sim,por que o senhor não está pensando que dessa vez,será igual a outra,ESTÁ?

    • Até onde pude ver nas minhas relações pessoais, a maioria dos votos de Marina viera da chamada nova Classe “C”, pessoas que ascenderam socialmente a já se acham “invulneráveis”. Cuspiram no prato em que comeram e não atenderam aos pedidos de LULA. Ouvi muitos deles dizerem: “se fosse ele (LULA) o candidato…” Pois bem, não acho que eles tenham tanta culpa assim; Acho, isso sim, que Dilma ainda não conquistou esse formidável eleitorado. Se não fizer isso até 2014, um abraço: a direita leva.

      • E essa classe C se informa pela TV! Pela TV!!!!!!! Pela TV!!!!! A internet é restrita ainda e quando tem acesso o destino é twitter facebook orkut sites de musica de moda de culinaria, nunca de politica, portais de noticia do PIG é a essa internet que a classe C acessa ainda. O governo tem que investir muitooooo na tv publica e nas radios publicas porque nesse imenso país tem gente demais que escuta radio o dia inteiro!! Tv e radio publica d qualidade pelamor!! NBR de qualidade DILMA pelo amor que vc tem ao povo brasileiro uma NBR de qualidade, será quem em meio a tanta grana nunca sobra p investir na tv publica?

  • Prezado Eduardo

    Você que é tao bem informado, não teria uma dica segura a respeito
    do problema que o atual prefeito de São Paulo está enfrentando no momento ?
    Pode ser que essa tentativa de tira-lo do poder tenha a mão de gato de algum
    integrante de prestígio da chamada grande imprensa, Pigs, na linguagem
    da blogosfera.
    Não se ofenda, apenas pergunto.

  • Só cego não vê que a imprensa brasileira é golpista e quer dar mais um golpe. Querer eles querem …

    De fato, os mesmos que dizem ser teoria da conspiração acreditam no PIG, acreditam nos argumentos esfarrapados do PIG, tipo: imprensa é para bater.

    Alguém viu a imprensa paulista bater no governo Serra? Alguém viu a imprensa mineira bater no Aécio?

    Esta conversa fiada não dura dois minutos de reflexão séria.

    Lembro que anos atrás, quando a gente dizia que a imprensa era partidária, chamavam isto também de toeria da conspiração, mas quem hoje em são consciência ainda pensa que a imprensa é imparcial?

    Era a mesma coisa, o PIG se dizia imparcial e nós todo santo dia denunciávamos que isto era uma farsa, que o PIG era partidário.

    Hoje se trata como fato consumado o fato de o PIG ser parcial e brigar por seus interesses de poder e comerciais, mas foi uma luta até chegar neste ponto.

    Com o golpismo vai ser a mesma coisa, mais cedo ou mais tarde, todos acordarão para esta realidade. Daqui a algum tempo, ninguém ou poucos duvidarão deste fato.

    O golpe está em construção há tempos, mas logicamente precisa de um ambiente propício para tentar se consumar. Lembrando que em 2005 houve um golpe midiático contra o governo Lula, que só não se consumou pq a imprensa achou que seria mais vantajoso sangrar Lula até o final e desmoralizá-lo completamente.

    Ou seja, nem é caso de dizer que haverá golpe ou não, já houve um há poucos ans, em 2005, o chamado mensalão. Mas o golpe não se consumou apenas por um erro de logística. E também por medo de enfrentar a fúria das ruas caso quisessem tirar Lula à força. O PIG relaxou pq pensou que o jogo já estava ganho.

    Houves muitos golpes no Brasil, o mais recente foi em 2005, há apenas 6 anos. E sempre haverá novas tentativas, pq esta é a natureza do PIG e da direita do Brasil (e da América Latina).

    Como então falar em teoria da conspiração se de fato o que se denuncia já ocorreu? A teoria seria algo apenas imaginário, mas o que temos em nossa história é uma sequência de golpes reais.

    • Só que dessa vez não é Lula quem está lá no planalto, é d Dilma neoaffair da classe mérdia que não mexe a unha do dedo mindinho pra nada que a mídia não seja patrocinadora e sócia, logo se a mídia arquiteta o golpe vai ter total e absoluto apoio da classe mérdia e o povão que ama o Lula e vê Dilma bem bem distante dele (povo) e cada vez mais dengosa com a classe mérdia não terá nem a classe mérdia que só pensa, anda, fala e age quando a midia manda e na direção que a mídia manda, e sem o povão que é colocado no fim da fila por Dilma. Dilma não se comunica com o povo mas há 11 meses faz esforço sobre humano para agradar a classe mérdia e ficará sem os dois. A dita e cantada em prosa e verso, estrategia de Dilma e Lula para ´ganhar´ a classe mérdia vai demonstrar o vexame da dita estrategia quando a mídia posicionar o alvo na direção dela, aguardem e comprovem o que fará a classe mérdia que Dilma vem acarinhando docemente nesses 11 meses: serão os primeiros a exigir por seu impeachement!

  • Esse senador careca deveria apresentar as provas do grampo que ele alegou.Ele não está com essa bola toda. Além disso, o partido vagabundo dele está a caminho da extinção(DEM). Quem vai ser cassado é o partido dele,se ele não ficar esperto.

    Isso é desespero do pasquim safado e dessa oposição sem propostas,sem credibilidade e a caminho de ser varrida do mapa político em 2014.Este é o último suspiro dessa corja que espoliou o país por tanto tempo.Só se o povo fosse muito idiota para dar credito a esses paspalhos.Querem nos transformar em uma Grécia ? O que o consórcio do inferno tem a nos oferecer além de desemprego,miséria,fim dos direitos sociais,previdenciarios,prosperidade para poucos. Vocês só enganam os trouxas….

  • Por quê não chamar o projeto de “Democratização da Mídia” ao invés de “Regulação da Mídia”, já que a mídia usa o termo “regulação” para se fazer de vítima, equiparando-o a censura. Democratizemos a mídia primeiro, é mais fácil, depois pensemos em regulação.
    Democratização da Mídia já! Espalhemos as concessões de rádios e Tvs pelo país, para quem quiser, desde que cumpridos apenas os requisitos técnicos necessários. Depois, quando acabar o monopólio, aí fica mais fácil a regulação, como não permitir que uma só emissora de televisão tenha em torno de 50% da audiência e 70% da verba publicitária.
    Quanto a regulação, volto atrás. Apenas algumas regulaçõezinhas resolveriam o problema (acabariam com a compra do PIG pelos governantes que o sustentam). Alguns exemplos de regulação:
    Por quê não uma lei impedindo presidentes, prefeitos e governadores de comprarem jormais e revistas sem licitação (Governo de SP)? Uma lei impedindo que estes grupos empresariais mantenham Ongs que contratem com o poder público (Globo e seus milhões de reais que recebe do governo do RJ)? Outra lei estabelecendo um percentual máximo de verba publicitária para um grupo empresarial do PIG? Outra lei impedindo que empresas do PIG fabriquem material didático e forneçam ao governo ou que este terceirize cursos para serem ministrados na rede de ensino pública ao PIG (Editora Abril e suas editoras de livros didáticos e Telecursos da Globo)? Impedir o PIG de monopolizar a distribuição (Abril comprou a distribuidora Arlindo Chinaglia e manda e desmanda)?
    PIG tem que ser só PIG. Não ter esses 1001 tentáculos que sugam o dinheiro público, ou melhor, o nosso dinheiro.

  • O DEM que se cuide! Precisamos divulgar! Corre aqui em Natal, à boca pequena, que o suplente do Senador Agripino, João Faustino, foi preso em seu lugar. A propina na verdade teria sido destinada à campanha do senador. Muito sabido, para não ter seu nome envolvido, mandou o candidato a suplente colocar em seu nome.

    José Agripino também está envolvido em dinheiros recebidos em caixas em Brasília.
    E na doação de 150.000,00 feita por Arruda, para a campanha da sua apadrinhada Micarla de Souza, atual prefeita de Natal. Micarla foi escolhida como a pior prefeita do Brasil. Tem desviado todo o dinheiro da prefeitura para a construção de um hotel resort em Portugal. E agora para financiar o conjunto gospel “Diante do Trono”.

    • Os corruptos da direita tem 500 anos de experiencia! Jamais são pegos porque seus tentaculos alcançam o judiciario, mp pf, tcu, pgr, stf, mídia e empresários, é uma rede de ladrões muito bem feita, os recem chegados é que são pegos com a boca na botija porque não tem experiencia e deixam rastros. A privataria é a maior obra de corrupção roubo e baixaria já cometida em um país e NENHUM dos lesa patria está preso, pelo contrario hoje são banqueiros, empresarios bilionarios, consultores financeiros e lobistas (da direita pode), são gurus incensados pela midía e tem até um piromaníaco de estimação, o zévazaaachevron que tem por hobby tocar fogo no rabo de qualquer desafeto politico atraves de dossies, e denuncias feitas por seus vassalos midiaticos….o chefe da quadrilha dos privateiros goza de prestigio e adoração por parte dos lesa patria do país quer sejam oriundos do seu desgoverno quer sejam seus admiradores, os vira latas de ontem de hoje e de sempre.

  • Edu, creio que eles estão nervosinhos porque até agora não conseguiram derrubr o Lupi. Ficaram tão ansiosos que passaram para o próximo da lista, o Negromonte, mesmo sem conseguir ainda a cabeça do Lupi.
    Me parece que o Demóstenes Torres, conhecido como Demozinho do Demo, está ameaçando a presidenta. Tipo se a senhora não demitir nossos alvos, partiremos para cima da senhora.
    Agora, os petistas deveriam responder a este escrôto e ao Bolsonaro também. Eu por exemplo falaria para o demo-babaca: Olhe para seu próprio rabo. Seu partido é o mais corrupto de todos, segundo a justiça eleitoral. E tens sorte que o Kassab mudou de partido, embora a roubalheira com certeza começou quando era do Dem

  • Olá pessoal do Governo que lê este BLOG

    1) Esse é o melhor Blog de Política do País.

    2) A Presidente Dilma tem que ler este Blog. Façam chegar a ela.

    3) Orientem o Ministro das Cidades, ele não deve chorar, apenas não sai e pronto.

    4) Batam de frente, não é a mídia que está contra vocês, é a VEJA, 20% do estrago fazem
    Folha, Estadão e O Globo. Enfrentem a VEJA. Dilma, não demita nem aceite demissão de Ministro.

    5) O Governo deve criar alguma idéia para contra-atacar a VEJA, sugiro intimação legal de Augusto Nunes, Reynaldo Azevedo e esmiuçamento das matérias, provando que a veja não tem sessão de política, tem sessão de ataque.

    6) Senhores leitores do Blog, esqueçam a palavra “Mídia” ou “PIG” 82% DA FORÇA que derrubou 5 ministros e que ataca o governo e insulta a presidenta, é a VEJA, tem mídia nenhuma não, a veja é o
    Roberto Civita, o Roberto é contra a Dilma e para ele derrubar ministros e a Dilma é troféu. Que ele quer guardar, como guarda o de Collor que ele derrubou.

    7) Roberto Civita tem os bonequinhos de todos os ministros que derrubou nos últimos 24 anos, e um boneco especial do Collor, façam o favor d esquecer esse negócio de “Mídia” PIG, falem simplesmente VEJA, alguém, e Lula não fez isso, tem que enfrentar ela. Gastar tempo pensando como, chamar pro debate, mostrar a corrupção dentro dela, etc.

    • Nada disso eles trabalham em pool, a óia é apenas o pit bull que morde e não larga a vítima enquanto ela demonstrar sinais de vida, os outros são os outros cães em volta incitando o pit bull a morder mais forte até não ter mais sangue, é uma gang e trabalham em conjunto, a direita sempre trabalhou unida quando o assunto é poder e dinheiro, estão a serviço de suas contas bancárias e de interesses alienígenas já que não são brasileiros, são tão apátridas quanto o dinheiro que corre pra onde tiver sangue pra sugar.

      • É a dobradinha Veja/Jornal Nacional. Um levanta e o outro corta. Se o JN não repercutisse a “denúncia” vejenta, a coisa não andava.
        Depois é que vem a Folha, Estadão e O Globo tal qual hienas atrás de carniça.
        Está tudo combinadinho. Falando nisso vou agora conferir o que a revista do Capo Civita aprontou para o fim de semana. O que será que eles estão mandando para o Bonner hoje?

  • Caro Eduardo; se, por um lado, não existe dúvida de que se tivesse como fazê-lo, o complexo mídia-(arremedo de)oposição puxaria o tapete de Dilma sem pestanejar; por outro lado, me parece que essa estratégia de ir derrubando ministros, um após o outro, não pode prosseguir por muito mais tempo. A mídia, me parece, também está bastante desgastada e não está longe o momento, em que ninguém prestará mais atenção às suas campanhas golpistas… Os “capos” midiáticos, acredito, não tiveram talento sequer para evitar a banalização dos seus ‘escândalos programados’… Como já disse aqui, não falta material para fabricar escândalos em nosso país; a corrupção e o desmazelo com o dinheiro público são regra e não exceção, por aqui; e isso ocorre onde o governo manda e onde a oposição manda; em qualquer recôndito ou canto esquecido do Brasil, independentemente de quem esteja no poder por lá. Assim, a estratégia de produzir escândalos a toda hora e em sequência, me parece, só funciona até certo ponto para enfraquecer o governo… Os escândalos encadeados, dispostos em série, acabam virando rotina (triste rotina); e assim, a mídia golpista acaba se confundindo ainda mais em relação a qual é seu propósito final e quais são seus meios para atingí-lo…

  • desculpe ..da PARTE DELES isso NÃO tem nada de conspiração ..não há clima nem Instituição que sustente esta tese ..pra mim isso é a “nossa” política, baixa e rasteira, pobre de debate ..os caras acham que tem um norte e um tema, e exploram ele até o caroço, só isso,

    Agora, da “nossa” parte, isso é choradeira, é tentativa barata de manter a militância acesa ..esta que pela própria desação e frustração para com o governo de coalização, tá no chão.

    Diz pra mim, diz se não temos motivos pra ficarmos irados:

    -Foi a oposição que aumentou o JUROS num período em que o mundo vive sob risco de depressão? ..que ao invés de acelerar na INFRA preferiu inflar o superavit pro mercado ? ..que exagerou e ERROU (como alertávamos), que se deixou levar por um clima criado, e que hoje faz nos desacelerar ?

    -Foi ela quem prometeu que não haveria corte de gastos e que hoje o que mais vemos são justamente sobre os dados em INVESTIMENTO na infra ?

    -neste momento, é a oposição que deveria ter inciativas pra apresentar-nos um controle DEMOCRÁTICO, ético, célere e transparente a ser feito sob TODAS as mídias – um que combatesse a mentira, injuria, ofensa, que garantisse a defesa e processos céleres por ex ?

    -Depois de 9 anos de governo e inúmeras promessas, será que é da oposição que deveremos cobrar os caças, submarinos, navios, trens, usinas (nucleares) que não saíram, um melhor controle sobre as fronteiras ..ou pela falta de 200 mil vagas em nossos presídios, esta que seriam só pra atender os bandidos já condenados (fora mais umas 200 mil pros que esperam ou que forçosamente são colocados em liberdade)?

    Será que é golpe nos atrevermos a criticar e cobrar pela eterna melhoria na SAÚDE que NUNCA chega, pelo desmatamento ZERO c/reflorestamento, por uma política pra pesca, turismo, pela erradicação das favelas e oferta de esgoto, pelo INTERNET barata ..pelas reformas que este governo diz que nunca estão prontas (e que quando chegam, sem debate, já vão pra votação) .- política, fundiária, previdenciária, tributária, cód.civil e penal por ex

    ..é isso, é desta falta de ação, competência e de resultados que em verdade devemos temer ..não um golpe ..e muito menos esta oposição que sequer pode elencar um plano de ação, visto que em sua recente passagem como chefe da Nação ela foi também uma decepção

    em resumo, SEM DISCURSO a oposição fala do risco da corrupção ..e sem AÇÃO ou com resultados parcos e atrasados o governo fala do risco de golpe ..TUDO armação, tergiversação, marketing mesmo !!!

    verdade mesmo cumpadi, verdade é que se olho pra um lado ou outro, eu não temo por nenhum deles, nem pela inexistência de seus projetos, temo mesmo é por nós ..nós que esperamos e nos dedicamos tanto e que hoje, após décadas de espera e luta, corremos o risco de ficarmos de novo na mão

    abrá

  • dos amigos do presidente Lula:
    Yes, nós temos um Berlusconi. “Yes, we care”
    O senador Aécio Neves e a socialite Ana Paula Junqueira foram fotografados saindo juntos de um balada na madrugada de ontem, quinta feira (25) em São Paulo.Os dois foram fotografados no banco de trás de um carro e tentaram fugir dos flashes dos paparazzi.

    Aécio Neves dentro de carro com a socialite Ana Paula Junqueira
    Ana Paula apareceu recentemente em um vídeo que discute o conflito da USP com outras socialites.

    Baladeiro de plantão

    Alguém me explica o que o senador tucano Aécio Neves, estava fazendo em plena quinta feira, dia útil, em São Paulo?. Em um dia útil,Aécio caiu do cavalo em Minas. Em outro dia útil, Aécio fugiu do bafômetro no Rio….

    Será que ele já foi informado que ganhou dos mineiros uma vaga no Senado, para trabalhar e é pago com dinheiro público?.Vai ver ele não sabe, por isso não fica em Brasília.

    Só falta o senador repetir a frase da Luciana Cardoso (filha do FHC): “Se me chamarem eu vou na hora”. Ela também recebia polpudo salário em Brasília (também no Senado) sem comparecer ao trabalho. E os tucanos tem a cara de pau de falar em ética.

  • Eduardo, sobre a campanha seletiva do PIG. O que você ainda não viu na Globo:
    Painel
    RENATA LO PRETE – [email protected]
    Conexão potiguar
    Alvo de ação do Ministério Público paulista por suspeita de irregularidades na inspeção veicular, Gilberto Kassab é citado também nos autos da operação Sinal Fechado, do Rio Grande do Norte, que resultou anteontem em 12 prisões relacionadas a um esquema bilionário de desvio de recursos no Detran. Lá também a inspeção aparece entre os serviços fraudados.
    Em conversas telefônicas de maio deste ano captadas com autorização judicial, o lobista Alcides Fernandes Barbosa, um dos detidos, diz negociar com o prefeito paulistano o afastamento da Controlar, concessionária do serviço na capital, de licitação congênere no RN.
    Sabe com quem… Em um dos telefonemas, quando lhe perguntam se poderia ser identificado como uma pessoa que “tem ligação com Kassab”, Alcides responde: “Não precisa, mas pode dizer que é um cara que já trabalhou com o Kassab quando ele foi secretário do Pitta. E pede que não deixe isso vazar para ninguém”.
    …está falando? Segundo os promotores, Alcides ligou em 25 de maio para o gabinete de Kassab, identificando-se como “a pessoa que tem a concessão da inspeção veicular no Rio Grande do Norte”. No dia seguinte, o lobista disse a um interlocutor que conseguira falar com o prefeito e que a conversa fora “muito boa”.
    Q.I. Quem viu de perto a articulação que colocou João Faustino, preso na operação Sinal Fechado, na suplência do senador José Agripino (DEM-RN) afirma: José Serra trabalhou intensamente para que isso ocorresse.
    Segue preso Em liminar, foi negado ontem o pedido de habeas corpus de Faustino.
    TIROTEIO

    “Se o preso fosse um aliado do governo Dilma, Agripino estaria esbravejando. Mas, como se trata de seu suplente, clama pela inocência do suspeito.”

    DA DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA (PT-RN), recomendando ao senador José Agripino (DEM), cujo suplente foi preso na operação Sinal Fechado, que não se antecipe à Justiça na condenação de agentes públicos acusados de ilícitos.
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/11188-conexao-potiguar.shtml

    • Faustino é cardiopata, já fez duas cirurgias no coração e neste instante está na UTI do Hospital São Lucas.
      Será que se acontecer algo mais grave, a sua família vai ficar calada, sabendo que ele está preso no lugar de Zé Agripino, o verdadeiro beneficiário das verbas do esquema para a sua campanha?

      • JOÃO FAUSTINO REVELA
        AGRIPINO MAIA VOOU EM HELICÓPTERO PAGO COM DINHEIRO DO ESQUEMA
        Enviado em 26/11/11 às 19h02min por Ailton Medeiros
        Apertem os cintos de segurança: vai ser um fim de semana turbulento, diria Bette Davis.

        Conversei com um familiar de João Faustino que me contou o seguinte: Faustino revelou que Agripino Maia conhecia o esquema de arrecadação de dinheiro efetuado pelo seu suplente.

        Segundo Faustino, o helicóptero usado pelo senador e a então candidata Rosalba Ciarlini durante a campanha foi pago com o dinheiro do esquema. Com a palavra, o senador e a governadora!

  • Eduardo,

    ou a presidenta Dilam parte para o ataque a esse canalhas (matéria e material é que, com toda certeza, não faltam!!!), ou o fantasma do impeachment toma cada vez mais corpo e forma.
    Essa corja está com uma bruta sede de poder (é muito tempo fora do executivo!!) e jamais se cansará de engendrar esse golpe!
    Vai aqui um aviso (que, queira Deus, não se confirme): a CBF (com seu ignominioso presidente Ricardo Teixeira), a GLOBO e o restante dessa mídia de esgoto que sustenta a oposição podre estão armando tudo certinho para que o Brasil perca a Copa 2014. Isto é, levando em conta a paixão nacional pelo futebol, essa outra derrota brasileira no ano das eleições presidenciais viria bem a calhar pra essa aves agourentas!
    Há quem afirme que não há a menor chance de o Brasil vencer essa Copa!!!
    É esperar pra ver!!!
    Abraço!!

    • Mas meu amigo a selecão brasileira não precisa de ajuda de todos esses aí para conseguir o feito de perder a Copa não, a selecão sozinha com suas próprias perninhas faz o servico, só vem dando vexame há mais de ano, uma atuacão chinfrim e sem vergonha, eu não vejo mais nenhum jogo porque dá sono quando não dá muita raiva, a selecão perde sozinha sem ajuda de seu ninguem fique tranquilo. E os brasileiros vão pagar os tubos as calcas e as cuecas pra perder a Copa, espero que todos já nos preparemos pois assim não dói e que principalmente nos restem obras de infraestrutura de transporte que compensem a quantia absurda de dinheiro que será gasta com essa merda de Copa e Olimpíada, que cagada foi essa Copa e Olimpiada aqui viu, a gente comecando a querer andar e logo inventaram essas duas bostas p sangrar nosso dinheiro ao invés de investir no povo sofrido desse país.

    • A copa está perdida desde a indicação do técnico queridinho da Globo Mano Menezes para o comando da seleção. Agora, a copa é um detalhe. O que não dá para engulir é a conspiração diuturna do PIG e seus capangas para derrubar um governo eleito democraticamente. Não passarão!

  • Com tanta docilidade e inércia para com a midia, pior será quando, ou se, o próprio eleitorado a tiver por farsante… aí a vaca terá ido pro brejo…

  • Uma coisa é teoria conspiratória. Outra é a contestatória. Por exemplo, dizer que os americanos forjaram as fotos e videos de uma suposta viagem a lua é Teoria de conspiração. Já dizer que a bandeira não poderia balançar pois não há vento na lua, ou dizer que as fotos queimariam com a intensidade da radiação solar naquele ambiente trata-se de teoria de contestação.
    Quando a mídia inventa mentiras sobre ministros do governo Dilma querem chamar de conspiratórias teses que contestam as notícias, como se o acusado tivesse que provar a verdade e não a acusação.

  • O primeiro contra ataque, deve ser o corte de patrocinio pelas empresas estatais a estas midias. Quando isto ocorrer aí então começará uma guerra declarada e com a ley de medios, a derrota final dessa mídia.

  • De acordo com o q vc escreveu.. A corrupção agora está em SP o gov atacando o prefeito.
    E sabemos q se um roubou o outro foi cumprice.Mas essa é a politica do PSDB , foi a maneira do Sr Lavareda encontrou, p/atacar a presidente através de seus ministro …
    A Dilma precisa conversar mais com o Lula….
    Gosto de vir aqui conversar com vc, agora amigo desculpa o partido do seu avô não é mais o mesmo dantes, eu nunca simpatizei com o ministro q saiu, aquela pasta ficaria bem representada pelo Miro Teixeira, ou quem sabe com vc ,,,,
    Um abraço da “petista” Solange

  • Aqui em GO o TCM está na maior implicância contra o prefeito petista, tudo por conta de um contrato cuja irregularidade não foi constatada nem pela Justiça. Um detalhe: como no resto do país, os TCM são indicados por tucanos. Nesta semana os marchadeiros se concentrarem em frente ao TCM. A familia Cruvinel tem grande poder por aqui, marido no TCM, esposa deputada, filho vereador. E um salário de 25 mil reais para um conselheiro com cargo vitalicio. Moralização aonde mesmo. O Demóstenes Torres é um dos pre-candidatos a prefeitura de Goiania. Uma máfia só.

  • Caro Eduardo,continuo achando que a base de apoio político(sic) é de muita tibieza na defesa do governo.Parece até que a Presidenta governa com minoria nas duas casas.Não entendo como os congressistas do PT,PMDB,PDT e outros engolem como toda a verdade,o que a imprensa históricamente conservadora,elitista(e golpista,esta é que a verdade),o veneno que semanalmente destila em suas páginas.
    Quando deputados e senadores sentirem ou acordarem para o que se avizinha,será tarde.Alguns camaleões mudarão de lado,como já fizeram em outras ocasiões ,outros serão vitimados,junto com a democracia,bastando para isto um pequeno abalo na economia,que felizmente ainda caminha bem.
    Apesar de algumas boçalidades,a oposição no Congresso é civilizada.O perigo está realmente na mídia,ali é que está o ovo da serpente ou o próprio serpentário em buliçosa evolução.

  • Edu, gostaria de tirar uma dúvida: aqui você diz que o desemprego está aumentando, porém a notícia da semana é que o desemprego atingiu o menor índice desde 2002. Há algum engano nessa informação?

    • Há, sim. Os dados anualizados mostram recuo em relação à geração de vagas do ano anterior e o que aconteceu em outubro se deve à sozonalidade do período de festas, que em outubro começou a contratar mais. A tendência de esfriamento do mercado de trabalho já é perceptível

  • Sem querer mudar de assunto, mas já que o blog trata de mídia.
    No Rio Grande do Norte, o suplente de Senador João Faustino, do
    PSDB está preso do Quartel da Polícia Militar em Natal, acusado de
    participar de um esquema de propina no DETRAN relativo à inspeção
    veicular.
    Faustino é Suplente do Presidente Nacional do DEM Senador José
    Agripino.
    A Governadora Rosalba Rosado do DEM acionou o Ministério Público na intenção de
    chegar a ex-governadora Vilma de Faria (e chegou), mas as investigações tomaram
    um rumo indesejado.
    O Senador Agripino está movendo mundos e fundos para livrar seu aliado,
    mas o habeas corpus foi negado.
    E a imprensa nacional, nada.

  • Pra falar a verdade, até agora a Dilma não disse a que veio. Não articula nenhuma reforma essencial,

    financiamento público de campanha, lei da mídia, combate à epidemia do crack entre os jovens,

    não se comunica nunca com a população. .. e o PT então, virou um partido de vagabundo, cada um

    só cuida do seu quadrado…sei não…

    • Discordo. Sua análise parece a do PIG. A extensão da obra social de Dilma só poderá ser avaliada dentro de alguns meses ou anos. Aumento de 14% para o mínimo, redução da contribuição para empregadas domésticas, programa de incentivo à formação técnica … tem muita coisa boa acontecendo que o PIG, é lógico, não divulga. O efeito disso tudo só vai poder ser avaliado e sentido dentro de um prazo razoável.

  • Parece que você também andou concordando com uma teoria minha : a de que a melhor defesa é o ataque, contradizendo assim um antigo post em que você acreditava ser possível “dialogar” com a direita. Assim, também alguns “otimistas”, que acreditavam inicialmente que a tal “faxina” seria bom para Dilma; como Paulo Henrique Amorim e a Carta Capital; e não haveria nada por trás do denuncismo hipócrita da mídia, o qual só fabrica corrupção nos Governos do PT e cala-se diante da imensa roubalheira das administrações do PSDB, começaram a mudar ao menos parcialmente sua posição. Desse modo já reconhecem a estratégia golpista que está por trás das “denúncias” hipócritas dos barões da comunicação e seus ‘jornalistas” amestrados, embora ainda mantenham a teses imbecil de que a queda de Ministros, sem comprovação das acusações e sem direito de defesa, seria favorável à Presidenta, pois supostamente aumentaria sua popularidade diante da parcela reacionária da classe média, naturalmente avessa ao PT. ESSA TESE É DE UMA BURRICE, UMA INGENUIDADE, UMA SUPERFICIALIDADE, UMA CEGUEIRA E UMA IGNORÂNCIA ESPANTOSAS : A PARCELA REACIONÁRIA DA SOCIEDADE, PARTE DA CLASSE MÉDIA E A CLASSE ALTA, JAMAIS APOIARÃO UM GOVERNO DE ESQUERDA, DO PT OU DE QUEM QUER QUE SEJA, AINDA QUE ESSE GOVERNO TRAVISTA-SE DE CONSERVADOR(O COMBATE PSEUDOMORALISTA E SUPERFICIAL À CORRUPÇÃO É UMA DAS CARAS DA DIREITA : COMBATER A CORRUPÇÃO EXIGE MEDIDAS MUITO MAIS COMPLEXAS, QUE MODIFIQUEM A ESTRUTURA DA SOCIEDADE : COMBATER A CORRUPÇÃO É COMBATER O CAPITALISMO). DIANTE DESSE ESPETÁCULO DE TRAVESTISMO DEPRIMENTE, A ÚNICA COISA QUE OS GOVERNOS DE ESQUERDA CONSEGUIRÃO É PERDER APOIO ENTRE A MAIORIA DA SOCIEDADE QUE CONSTITUE SEU ELEITORADO; AO PROMOVER MEDIDAS CONSERVADORAS, OS GOVERNOS POPULARES PARALELAMENTE AFASTAM-SE DE SUAS POSIÇÕES PROGRESSISTAS; NÃO CONSEGUINDO JAMAIS O APOIO DOS CONSERVADORES QUE, NA HORA DO VOTO, ENTRE ESCOLHER UMA DIREITA FALSIFICADA E A REAL, ESCOLHERÃO SEMPRE A “VERDADEIRA”. BASTA VERMOS O EXEMPLO DA CONCERTACION CHILENA! Pois bem, ainda falta aos “otimistas” de plantão compreenderem que JAMAIS Dilma ganhará em ceder ao denuncismo hipócrita dos barões da comunicação, o qual visa desgastá-la a ponto de que esteja fraca o suficiente para cair quando as acusações finalmente a atingirem, “tática” conservadora que, provavelmente devido à perspectiva de interrupção na queda de Ministros(ou seja, no avanço golpista)oriunda da manutenção de Carlos Lupi no cargo(uma esperança de que Dilma tenha abandonado a covardi); já começou a mostrar a verdadeira face com os relinchos golpistas do nazista Demóstenes Torres(um dos mais famosos ladrões do PFL, acusado em centenas de escândalos em seu estado, Goiás), revelando com isso que a direita sentiu o golpe da não queda de Lupi e tenta reagir chantageando a Presidenta para adiar a “queda” dela própria demitindo o Ministro. Diante desse quadro, o que fazer? PARTIR PARA CIMA DESSA CORJA. Mais uma vez conclamo a Sociedade Civil organizada a abandonar a apatia(é enquanto estamos paralisados que a direita arma o golpe)e ir às ruas denunciar essa gente, mostrando à população que o único objetivo da mídia e da direita é trabalhar contra os avanços sociais e econômicos que os Governos de Lula e Dilma vêm promovendo no Brasil.

Deixe uma resposta