Não desista de São Paulo

Crônica

Na noite de quinta-feira publiquei crônica cheia de ironia em que disse que se realmente a foto com Maluf for motivo para enterrar a candidatura Haddad será melhor os paulistanos que pensam votarmos em Serra – pelo menos ficaríamos com uma desgraça conhecida.

Pouco depois, no Twitter, disse que esperava apanhar muito pelo que escrevi, o que seria sinal de que a militância não desistiu, ainda, de livrar São Paulo do pesadelo obscurantista em que está mergulhada. Valeu a pena esperar. Apanhei que nem gente grande.

Essa é uma das estratégias que proponho à campanha de Fernando Haddad: é preciso fazer as pessoas pensarem. Elas têm que refletir sobre o amanhã em vez de sobre idiossincrasias momentâneas.

Diante da constatação de que a militância não está morta exorto a você que com razão sentiu-se mal com a foto desastrada com Maluf a que não desista – não de Fernando Haddad, não de Lula, não do PT, mas de São Paulo.

Dizia ontem no Twitter, também, que quem quiser saber a desgraça que se abateu sobre a capital paulista que vá, por exemplo, ao Largo São Francisco no fim da tarde e veja a maré humana que vai chegando e ajeitando, no meio da rua, suas “camas” de papelão ou seus cobertores imundos.

Kassab (e Serra) fecharam todos os abrigos no centro expandido de São Paulo e os reabriram na periferia na esperança de empurrar para as franjas da cidade aqueles “indesejáveis”. Como resultado – já que a vida deles e seu ganha-pão estão no centro -, passaram a dormir nas ruas.

Agora, Kassab acha que vai expulsar essa população de rua tirando seus meios de se alimentar. Proibiu entidades privadas de servirem “sopão” nos locais em que estão os que dele precisam. Sem cama, sem comida, esses mortos-vivos seriam, finalmente, defenestrados.

Kassab é um idiota.

A cidade está tomada pela população de rua. Desorientada, suja, drogada, surrada, desalentada, revoltada…

Não, eu não desisto de São Paulo. Não desisto da política porque alguém vai ganhar a eleição e vai governar. E vai influir na minha vida. Desistir de Haddad por aquela foto idiota significa desistir de São Paulo, de uma candidatura que poderia resgatar a cidade.

Se você for paulistano e estiver se sentindo assim, pense bem. Analise as alternativas. Se você pretendia lutar pela candidatura Haddad e desistiu pela foto com Maluf não está punindo o petista, mas a você mesmo e à sua família.

Alguém como você é capaz de perceber o estado em que está a cidade e como isso representa até perigos impensáveis para todos nós. Será que você tem o direito de tomar uma decisão como essa sem ao menos refletir um pouco mais?

Agora, se você não for daqui, por favor, tenha piedade de nós, paulistanos. Nem se Haddad tivesse tirado foto com o capeta valeria a pena entregar os pontos para os que estão demolindo São Paulo pedra por pedra. Se vencerem a eleição, vão continuar.

*

Abaixo, a provocação que escrevi. Os comentários publicados até por volta de 23 horas de quinta-feira mostram que muita gente não desistiu. Desceram o sarrafo em mim. Ainda bem

Se Haddad estiver “morto”

Publicado em 28 de junho às 18:02 hs.

Pesquisa Datafolha que acaba de ser divulgada não chega a ser promissora para a candidatura Fernando Haddad – caso a pesquisa seja verdadeira, claro. Mais ainda, os números sugerem que o candidato do PT pode ter sofrido um golpe mortal – a foto (e não o fato) de sua aliança com o “dono” do PP paulistano, Paulo Maluf.

Para piorar, a pesquisa também mostra que uma parcela muito pequena do eleitorado malufista se dispõe a acatar sua indicação de voto para prefeito da capital paulista. E, para coroar tudo, o fato de que essa “rebeldia” do eleitorado malufista se deve a que este, como o petista, considera inaceitável essa aliança específica entre PT e PP.

Ou seja: os pruridos “éticos” vicejam dos dois lados. Talvez até mais no PP do que no PT. O eleitorado petista ou o malufista consideram que não há justificativa em São Paulo para aliança que já existe em nível federal porque, aqui, Maluf e Haddad estarão se misturando com o inimigo de uma vida.

O eleitorado malufista, porém, sabe que não perde nada se não votar em Haddad – no dia seguinte à eleição Maluf estará compondo com o eleito, seja José Serra, Celso Russomano ou Gabriel Chalita, que, pela ordem, são os mais bem colocados na pré-disputa eleitoral.

Todavia, essa é uma pesquisa meio esquisita. A margem de erro é a maior estrela. Os três pontos são margem muito alta, pouco usual em um município, onde o campo da pesquisa é menor.

Haddad perdeu dois pontos percentuais, Russomano ganhou três e Serra subiu um, todos dentro da margem de erro da pesquisa. Esquisito, hein…

Poderia ser manipulação? Bem, não seria a primeira vez. Para quem não sabe, em 2010 a Procuradoria-Geral Eleitoral, a pedido do Movimento dos Sem Mídia, mandou a Polícia Federal abrir inquérito para investigar possíveis fraudes nos institutos Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi.

Detalhe: o inquérito está correndo…

Mas digamos que o Datafolha tenha captado uma tendência. Se essa pesquisa for verdadeira, se não for só uma manipulação da margem de erro, Haddad está na UTI com chances não muito generosas de sobreviver.

Se assim for, vale a pena refletir que talvez seja mais seguro para uma metrópole combalida como São Paulo não deixar que Russomano ou Chalita se elejam. A situação está muito feia em minha cidade. Talvez seja melhor deixar quem a governa continuar governando do que pôr no lugar as alternativas.

Haddad é um candidato extremamente bem preparado. Tem propostas concretas para reverter a maquiagem da Cracolândia, para acabar com o vergonhoso dormitório a céu aberto em que as ruas do centro velho de São Paulo se transformam no finzinho da tarde, tem propostas para o transporte público, para o trânsito caótico, para as enchentes…

Haddad é um profissional da administração pública. Serra é tarimbado, também, e sabe tudo sobre São Paulo, ainda que suas idéias sejam horrorosas porque é hoje um despachante da elite paulista. Mas Russomano e Chalita são curiosos. Podem piorar o que já está ruim.

Para quem não vive em São Paulo, tanto faz. A derrota de Serra seria saborosa. Um ex-governador e ex-candidato a presidente por duas vezes perder uma eleição municipal para um dos políticos quase amadores que o enfrentarão será de fazer petista ir ao delírio, mas só se não viver nesta cidade.

Não sei da aliança com Maluf. Disse e repito que foi uma burrada, mas, agora, não há reversão possível. Se o PT romper a aliança ficará com o prejuízo de imagem e ainda perderá o tempo de televisão e rádio. Quero pensar, portanto, no Day After .

A eleição de Haddad é – ou era – a esperança de reerguer isto aqui, mas, pelo que vi entre a militância petista, somando com os indícios (nada mais do que indícios) do Datafolha, não me parece demais dizer que o petista pode estar eleitoralmente morto. Sendo assim, talvez seja melhor votar na desgraça conhecida.

205 comments

  • Que horrível, não vamos desistir ainda. É verdade que vou me mudar na próxima semana, mas continuo eleitora de São Paulo, pelo menos por enquanto. Meu patrimônio está aqui, vou voltar em outubro para votar. Você mesmo escreveu que Haddad é muito convincente, fala muito bem. Não dá para imaginar uma situação em que o Serra seja a alternativa menos ruim para a cidade.

      • Calma grande Edu, foi frustante esse apoio, mesmo morando tão longe de São Paulo, o resto do Brasil sabe que SERRA não vale um tostão furado, mais o Brasil está maduro, e esse sanguinolento não pode mais ficar no poder nem que seja apenas por um 1,5 ano, afinal São Paulo é a capiltal da gastronomia e esse cara de rato morto já está em estado de putrefação e o povo de São Paulo não consegue mais digerilo.

  • Olá, Edu – depois de um tempo volto a participar, porém, sempre o leio. O seu texto vai de encontro com um artigo do professor ttp://terramagazine.terra.com.br/blogdosirio/blog/2012/06/28/confuso/. Ela faz uma síntese simples e direta. Fácil de entender avisão da mídia local. Recomendo a todos os seus leitores.

  • Não sei se já observaram, apesar dos eleitores reprovarem a aliança com o Maluf, a rejeição do haddad não subiu, ficou na mesma. Essa pesquisa só teve o objetivo de saber o obvio, que todos rejeitam a aliança do PP (Maluf) e PT, mas isso poderá ser dissolvida durante a campanha eleitoral.

  • Ladrão por ladrão eu prefiro o Maluf ao Serra. Pelo menos o Maluf construiu muita coisa em São Paulo. Já o serra e tucanos em geral, venderam ou destruiram as obras dos antecessores.

        • Pode ser. Não votaria em nenhum dos dois. Mas Maluf não é o candidato a prefeito, Serra e Haddad é que são. Maluf só está dando apoio, por meio da aliança do seu partido com o PT. A decisão não é entre Serra e Maluf, é entre Serra e Haddad.

      • É evidente que o Maluf é melhor do que o Serra.

        O Maluf, afinal, já era. Não tem poder. É um zero a esquerda. É incapaz de provocar muitos problemas sozinho.

        O Serra, ao contrário, é mais do que capaz de fazer muitos estragos, especialmente agora, que decidiu radicalizar pra capturar a direita mais fanática.

        Aliás, ideologicamente, Serra é hoje tão extrema-direita, tão reacionário quanto o Maluf, senão mais.

        Portanto, sou mil vezes um tigre desdentado e caquético como o Maluf, do que um tigre com todos os dentes e faminto como o Serra. Seria estupidez preferir o contrário, na verdade.

        • Pois é, foi pensando dessa forma que elegeram o Quércia pro governo de São Paulo ao invés de preferir o “grade mau patrão” Antônio Ermírio em oposição ao próprio Maluf em 1986…
          Ai deu no que deu. O estado foi levado a total falência, escândalos de corrupção aos montes, enriquecimento recorde do Quércia, quebra do Banespa, etc…

          Resumo da Ópera: Era bem melhor te eleito o Antônio Ermírio (ou até o próprio Maluf ) que teria sido bem menos nefasto para o Estado de SP.

          • Incrível.

            Vc não apenas ignorou tudo o que foi dito, mas vc conseguiu sair numa tangente irrelevante baseada em uma frágil comparação entre situações completamente diversas e numa crença pessoal mais do que questionável como se fosse um fato estabelecido.

            Sofisma nível 70…

  • Pesquisa antes da campanha eleitoral é para conseguir arrecadar verba, apoio político.
    Se com a mídia batendo todo o dia, e explorando o fato da foto, Haddad perdeu só 2 pontos (na margem), quer dizer que o poder da mídia está menor, ainda mais com os jornalões tendo mais alcance na capital.
    Tem alguns detalhes interessante na pesquisa… a intenção de voto de pessoas que recebem mais de 10 salários mínimo (com maior acesso à informação) e desconhecimento do candidato pelo setores mais carentes.
    Alckmin e Kassab (dois governantes) estão participando da campanha do Serra, por que a mídia não critica esse fato e só fala da “postura republicana” da presidenta? Lula+Dilma na campanha do Haddad é um tiro fatal na campanha de direita!

    • rola esta análise, segundo o dizorêia.org.br essa é a primeira pesquisa feita antes da campanha eleitoral, aponta o Vampiro Brazileiro empacado nos 30% e com taxa de rejeição de 35%! O Haddad tem 30% dos votos do centro e esquerda, resta saber se perde ou ganha de voto de Russomano e Chalita, qualquer um dos três pode ir para o segundo turno e faturar a eleição. pelamordideus, Edu, Çerra é pra lascar!

  • Calma Edu! Muita calma nessa hora. Vamos esperar o início do horário eleitoral para saber quais serão as tendências. Os minutos a mais do PP serão preciosos. Lula não é infalível, mas é respeitado pela esmagadora maioria da população. Sua presença ao lado de Haddad somada à presença da Dilma terá sem dúvida enorme importância na decisão dos eleitores paulistanos.

  • Sabe o que eu achei mais engraçado Edu? A maioria das pessoas que se indignaram com a foto do Lula e do Larapio, não é de São Paulo. Não votam aqui. O Leandro Fortes e a carta capital, por exemplo, tem um monte de seguidores no facebook, fazendo coro a sua ética, mas voce vai no perfil deles e ve que não são de São Paulo. Por outro lado, Carta Maior e principalmente o Gilson Caroni, demonstram muito melhor o quanto a democracia e a politização estão aumentando no Brasil e que os éticos se comportam como o PT de 1980 que não ganhava nenhuma eleição.

    • É que não são eles que têm que ser governados pelo coiso. Aí fica fácil. Se tivessem que votar para presidente, e a escolha fosse entre o candidato do PT com apoio de Maluf e o Serra, queria ver se iam criticar tanto e se arriscar a levar o Serra por quatro anos.

  • Vai de retro…

    A coisa ainda nem começou

    Tenho certeza que Haddad estará no 2º turno.

    Garantia do data buteco (melhor que o data falha).

    • isso se houver 2° turno.
      haddad leva no primeiro!
      o povo adora o lula. aprendeu respeitar a dilma.
      e haddad é dilma e é lula.
      ————————————————
      estou ansioso pelos debates.
      quero ver a cara do çérra quando os candidatos vierem com o livro de documentos “a privataria tucana”.

  • O que fazer para reverter? Só pôr a militância na rua pra fazer corpo-a-corpo e puxar os indecisos e apreciadores dos curiosos? Colar mais ainda Lula a Haddad? Creio que a propaganda na tv pode reverter isso.

  • De todos os partidos os eleitores do PT são os que prezam mais a ética. Sabendo disso a mídia joga com esse fato para fragilizar a candidatura Haddad (só lembraram agora quem era Maluf? E para outros candidatos, pesquisas envolvendo o apoio dele apoio não valem?) . Outro dado é que a influência de Lula que era de 49% no eleitorado caiu para 39% logo após o bombardeio da mídia em cima do ex-presidente (caso planejado). Como se vê eles sabem muito bem o que estão fazendo.

  • E quem o PT apoiará num hipotético segundo turno entre Serra e Russomano ou Serra e Chalita???

    O Serra é que não será….

    Edu, vai me desculpar, mas em questão de experiência administrativa não vejo o Haddad tão melhor assim do que o Russomano. Acho que você está fazendo um julgamento precipitado. Não é melhor esperar começar a campanha eleitoral e ver os candidatos colocarem suas cartas na mesa???

  • Calma aí, Eduardo, o jogo mal começou. Não moro em São Paulo, tavez até esteja errado, mas o Serra não engana mais, e o Lulão vai morder canelas. Torço por vocês e rogo-lhes que se mantenham na batalha.

  • Caro Edu,
    acompanho o seu blog com bastante frequência e concordo com grande parte de suas análises aqui postada. Contudo, acho precipitada algumas de sua reflexões sobre essa pesquisa do Datafolha.
    Primeiro, e o mais importante, é que os dados que realmente importam agora não são o índices de inteção de voto (muito menos o apoio do maluf/erundina). Os dados mais relevantes que a pesquisa apresenta são os referentes ao conhecimento do candidato, rejeição e preferência partidária.
    Sobre os dados de conhecimento do candidato, apenas 50% do eleitorado sabe que é Haddad (a maioria desse percentual só ouviu falar) e o desconhecimento no eleitorado mais pobre e menos escolarizado é maior ainda.
    Com relação a rejeição, os dados são desanimadores para o Serra, 35% do eleitorado paulistano o rejeita. Já os dados de rejeição do Haddad são baixos, embora a tendência sera subir a medida que ele for se tornando mais conhecido.
    Por fim, os dados de preferência partidária, que passou batido em muitas análises e é de extrema importância, são excelentes para o PT. Cerca de 35% dos eleitores tem preferência pelo PT na cidade de São Paulo! Desses uma grande parcela ainda não sabe quem é o Haddad, muito menos que ele é o candidato do PT.
    Por tudo isso, acho que a campanha esta apenas começando. É bom lembrar que o Kassab tinha “apenas” 6% quando começou a campanha em 2008. (e dizem que tempo de TV não faz diferença)
    Bom, por hora é isso.
    Espero ter contribuido com o debate.

  • Depois de um belo artigo sobre o Mercosul, lá vem o Eduardo com um artigo deprê, como aquele que condenava a Dilma por isso e por aquilo e no final ela estava certa.
    O Haddad pode perder com Maluf ou sem Maluf. SP é imprevisível. Comprar a versão do Datafolha é deprimente.

    Se formos basear nossos sentimentos na Folhasp, seremos sempre derrubados. O Ricardo Kotcscho, na campanha da DIlma, escreveu em seu blog sobre os “erros da campanha de Dilma” baseado no que lia nessas merdas do PIG. Os erros eram acertos. Se fossem erros verdadeiros, capazes de levar à derrota, o PIG deixaria acontecer.
    Da mesma forma, eles estão tentando, a todo custo, incutir na cabeça das pessoas a idéia de que Maluf foi um erro. Pra mobilizar e tirar Maluf. E o Serra ganhar (ao tirar tempo do PT).
    Triste ver companheiros caindo nessa.
    Perder, está sujeito a perder de qualquer jeito.

  • Não compartilho nem de seu pessimismo, nem de sua conclusão.

    Primeiro, a campanha mal começou. Lembre-se de Dilma.

    Segundo, prefiro um idiota coringa como o Russomano do que O Coringa Serra. Até o novo prefeito estabelecer seus esquemas na prefeitura e desmontar os esquemas legados pela tucanada, vai mais da metade do mandato.

    E mais, por pior que seja o Russomano (pra mim, um clone genérico do Maluf do ponto de vista ideológico), NADA poderia se equiparar a o estrago que seria um Serra por um ano e meio dando continuidade não apenas ao projeto de higienização, mas aprofundando-o pra demarcar território com vistas à 2014. O mais provável é que Serra radicalize ainda mais, pra apelar para a direita que ainda o considera “não suficientemente direitista”. Mais, é muito provável que Serra seja forçado a deixar o PSDB, o que o levaria a aproveitar qualquer oportunidade de demonstrar que não e apenas “Mais um neoliberal”, mas um fascistão de carteirinha.

    Russomano não corre esse risco, pois ele tenta apresentar-se como centrista (apesar de ser um aprendiz de nazista). Seu eleitorado alvo não e a direita radical e fanática na qual Serra aposta.

    E quem é que Serra vai deixar em seu lugar quando largar a prefeitura pra concorrer a presidente?

    Mais, há ainda a questão do financiamento de campanha tucano. Sem Sampa, eles ficam praticamente apenas com o Estado de SP. Quase metade de dinheiro pra eles botarem as mãos…

  • Tem sido sempre assim: os paulistanos elegem as tranqueiras e, quando começam a se suceder os desastres, botam a culpa no PT, em São Pedro, nos nordestinos, no ENEM, em Hugo Chávez…

  • Eduardo, por respeito a uma enormidade de textos seus anteriores, os quais concordo sempre, creio que desta vez você esteja um tanto preocupado com este apoio do Maluf… devemos aguardar mais um pouco pelo começo do programa eleitoral na TV… acredito que Dilma e Lula darão um upigreidi fantástico nos números de Haddad… só não pode botar o Maluf na telinha hehehehehe

  • Nem começou a briga e já está jogando a toalha…Esse tipo de análise é válida para meados de setembro, mais próximo da eleiçao…Por enquanto, é torcer para a campanha petista parar de fazer cagada. Tanto o Russomano quanto o Chalita, vencendo, terão que compor aliança para governar, por fazerem parte da base do PT é provável que este seja chamado para a formulação das políticas a serem implementadas no município, inclusive porque pelo cenário atual teremos segundo turno…Lembrando que o atual prefeito do Rio era uma alternativa do PMDB muito pior do que estes de São Paulo, e se não faz um governo ideal, pelo menos é muito melhor do que o prefeito anterior (César Maia) justamente por entender que as alianças com o governo federal e o estadual são necessárias pra fazer o município caminhar.

  • Pois é. Pra quem achava que o Lula era perfeito em sua, digamos, engenharia política…
    Tai, fez duas grandes ca##das:

    1 – Preferiu deixar de fora a Marta (que era bem conhecida, já foi prefeita e tinha muito mais chances e carisma popular) e trocar por um desconhecido e inexperiente.

    2 – Se aliou ao Maluf olhando apenas para minuto a mais no horário eleitoral e outras questões, digamos, partidárias. Mas esqueceu de considerar a coisa do ponto de vista do eleitorado. Por esse aspecto é óbvio que a coisa não iria dar certo.
    Em primeiro o eleitor Malufista, da extrema direita, jamais vai votar no PT. Só se for com um trabuco apontado pra cabeça!! hehehe…. Por isso não agrega absolutamente nada.
    Em segundo lugar provoca um efeito contrário em uma boa parte do eleitorado da esquerda que simplesmente abomina o Maluf e acaba decidindo por votar nulo ou em outro candidato diante diante do trágico e revoltante fato.

    Assim o caminho fica livre, limpo, lindo e maravilhoso para o Careca que vai ganhar tranquilo, só com o Russomano incomodando um pouquinho…
    Eu, como um tucanóide golpista agradeço: Obrigado Lulão! Yuupi!

    Calma, calma companheiro, você esta muito desesperançoso.

    • Sebastião: dois comentários. 1º – A Marta, apesar de grande quadro e com uma administração muito superior às de Serra e Kassab, era, na verdade, a candidata dos sonhos dos tucanos (muito bem avaliada, com um belo recall mas, infelizmente, com uma taxa de rejeição que só perde para a do próprio Serra; resultado: boa de arranque e ruim de chegada); 2º – Ninguém “chuta cachorro morto”, a ênfase do PIG em estampar nas capas dos jornalões, da Veja e afins, é a melhor demonstração de que o incômodo da foto a nós que somos da esquerda, é de longe muito maior para o PIG, Serra e Cia. limitada! No mínimo, o “minuto a mais” que conseguimos para Haddad significam 2 minutos a menos para ficar ouvindo barbaridades da campanha do Serra e, para mim, mesmo com o incômodo da foto, meu estômago e minha sanidade agradecem!

    • Diga-nos, meu caro, quantas eleições vc ganhou…

      E quantas o Lula venceu fazendo o que vc chama de “ca##das”?

      Simples assim. No dia que vc conseguir eleger uma candidata virtualmente desconhecida Presidenta da República, aí vc vai ter moral pra condenar alguma coisa que o Lula faça como uma “ca##da”…

      Aliás, vc deve ter comemorado muito quando o Lula indicou a Dilma pra sucessora, né? DEve ter achado que foi uma “ca##da” e tanto, na época. E quebrou a cara, não foi?

      • E quantas perdeu? Ele próprio perdeu 3 pra presidente (antes de ganhar as 2) e perdeu outras para outros cargos que concorreu e ganhou uma deputado federal. Quanto a seus apoios perdeu a última apoiando a Marta aqui mesmo em São Paulo, perdeu apoiando o Mercadante para o governo de SP. E perdeu outras tantas em outros apoios pelo país e ganhou outras.
        A vida é assim para os políticos: as vezes ganha e as vezes perde.
        Parece que pra você (do jeito que você fala) Lula é um Deus que está sempre certo em tudo que faz.

        • E você quantas eleições ganhou?
          Já se elegeu pelo menos sindico de prédio?
          Eu nunca tive essa oportunidade, pois sempre morei em casa… hehe….

        • A coisa mais chata em debater qualquer coisa com fanáticos de direita como vc é ter que aguentar a enormidade de tergiversações que vcs fazem, além da encheção de saco que é a megalomania de vcs, que insistem que nos “culpar” por aquilo que vcs acham que sabem.

          Esse comentário é um exemplo. Eu disse que vc não tem moral pra dizer que Lula “fez uma ca##da” pq vc tem experiência eleitoral zero, enquanto Lula é doutor na área. Aí vc responde com uma tangente (“quantas ele perdeu”) e com um ad hominem baseado em sua “certeza” (“vc acha que Lula é Deus”).

          É muito desespero e nenhum argumento, meu caro. E isso torra a paciência.

          Claro, quantas eleições Lula perdeu apenas reforçam o MEU argumento, já que derrotas sao experiência, e é a experiência que faz de Lula um doutor em política. Por outro lado, não preciso achar que Lula é “deus” pra dizer que ele é milhões de vezes mais experiente que vc, e que é muita arrogância sua querer condenar qualquer ato eleitoral de Lula como uma “ca##da”. Uma coisa é discordar, é achar que Lula está errado, mas pra dize que ele fez uma “ca##da” vc precisa ter uma autoridade que vc não tem.

  • Lamento por vocês pauilistas.
    É hora de mudança do que todos ai lamentam.
    Acredito que durante o período das apresentações de TV, a coisa pode mudar
    em beneficio do Addad.
    Lula fará tudo o mais que o Addad não sabe fazer num palanque.
    Mas, aquela foto… pqp! Uma tijolada na cara.

  • Eduardo, sou um leitor assíduo do seu blog. Todos os dias passo por aqui. Nunca te vi num clima desse. Também discordo radicalmente da aliança com o Maluf. Acho que o Lula errou dessa vez, mas o jogo ainda tem que ser jogado. Enquanto isso, temos que combater, sem trégua, o principal adversário do nosso projeto nacional: os tucanos.

  • Edu, respeito sua opiniao , embora isso não muda meu voto, acomodei minha terceira idade no interior do estado, meu T.E. esta lá na grande metrópole sao paulo-pcc. Outubro a família segue para s.p., votar no novo.
    Eleitorado paulista já passou com maluf, montoro, quercia, fleury. Tem muito para cair ainda. Agora a hora de enterrar com o serra,

  • Caro Eduardo,
    Não posso, apesar de discordar, enxergar lógica em suas colocações. Entretanto, e apesar de militante do PT ex servidor da Prefeitura de São Paulo e atual servidor do Governo do Estado de São Paulo (para os trolls de plantão, em ambos os casos atuando sempre em cargos concursados!), portanto com um nível considerável de suspeição em minhas afirmações (rs…), ainda não consigo enxergar o quadro tão complexo e desanimador assim. Após a leitura de sua coluna fui embusca de textos em outros blogs a respeito da mesma questão. Pois bem, no site do Zé Dirceu (em http://www.zedirceu.com.br//index.php?option=com_content&task=view&&id=15671&Itemid=2), ele apresenta um outro lado da pesquisa que, obviamente, a Folha vez questão de não apresentar. Pois bem, do total de entrevistados, APENAS 17% DOS ELEITORES declararam saber do apoio de Maluf a Haddad (informação que confirmei no próprio site do Datafolha, em http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=1200). Desta forma, não temos na verdade 62% dos entrevistados que discordam da aliança, e sim 62% DOS 17% DE ENTREVISTADOS QUE DECLARAM SABER DO APOIO. Ora só, como mudam as cifras!! Ainda assim, é óbvio que os números de intenção de votos não são animadores, mas diferentemente de Dilma, a maioria ainda não conhece Haddad e nem sabem (59% dos entrevistados) de que ele é candidato do PT e que conta com o apoio de Lula e Luiza Erundina. Mais ainda, ao contrário de Serra, A TAXA DE REJEIÇÃO DE HADDAD NÃO SUBIU e, melhor ainda, é a mais baixa entre os concorrentes. Portanto, somemos tais dados de desconhecimento à sua própria informação sobre a qualidade das propostas de Haddad, e temos 3 meses e meio de muito trabalho para reverter o quadro. Ainda estou confiante e ainda não joguei a toalha. Estou trabalhando e na expectativa pelos próximos lances e pelos próximos números (E.T., a partir do dia 06/07 as campanhas efetivamente “já podem ir para a rua”, e uma semana após é que efetivamente os números divulgados podem nos dar um quadro mais realista). Abraços e desculpe me alongar para apresentar minha opinião!

    • Eduardo e pessoal,
      Desculpem, pois minha primeira frase foi encaminhada com um corte. Considerem, por favor, o correto:
      “Não posso, apesar de discordar, deixar de enxergar lógica em suas colocações….”

  • Desculpe-me Eduardo, mas não concordo com você. Até pode ser verdade o resultado dessa pesquisa, o que eu acho muito difícil. Mas no momento, só quem tem opinião sobre as próximas eleições, são aqueles mais politizados, principalmente os do nosso lado. E é aí, que se encontra mais gente incomodada com a tal aliança. Mas quando o nome do Haddad começar a ficar conhecido, aí sim é que nós vamos poder saber se a aliança vai atrapalhar ou não.
    Na campanha da Dilma o Data Falha e o Ibope diziam que o Serra já estava eleito, lembram-se?
    Eu acho que a grande maioria dos eleitores não darão a menor importância para a aliança e o que vai pesar mesmo, será o apoio do Lula e da Dilma e o tempo que será acrescentado à campanha do Haddad vai ser de grande serventia.
    Como eu já disse, tanto a imprensa quanto os apoiadores do Serra, vão martelar sobre a aliança, porque sabem que isso meche com os petistas e pode até paralizar alguns. Mas sinceramente, se o PT dependesse desse pessoal, nunca teria chegado ao poder.
    Eu me lembro bem, o que acontecia durante o auge do escândalo do mensalão. Onde trabalho, tem um monte de petistas. Enquanto eu que nunca fui petista, vivia quebrando o pau com os psdbistas, que lá são maioria (trabalho nun órgão do estado), defendendo o Lula e o PT, os petistas viviam todos na moita, inrustidos,acuados. Ninguém tinha coragem de sair em defesa do PT e do Lula.
    Mas quando viram que o Lula seria reeleito, se encorajaram e acabaram ajudando. Mas se dependesse deles para levar a campanha adiante, no início, ela nunca teria deslanchado.
    Sei que alguns ficarão bravos com o que eu escrevi. Paciência, é a pura verdade.

  • Vc esqueceu de comentar que:
    1- na espontânea, Haddad se aproxima de Serra
    2- A rejeição a Serra aumentou..

    Continuo achando que Serra ganha no primeiro turno, mas não será por causa da aliança com Maluf, e sim pela rejeição do paulistano ao PT. Se Serra perder, não será para Haddad, mas para Russomano ou Chalita. O problema é que esses têm pouco tempo de TV. A população de São Paulo teria que estar de saco cheio de Serra para escolher um desses dois.

  • Prezado Eduardo: Entendo a sua angústia com relação à decisão tomada pelo PT( ou simplesmente por LULA-como a turma está dizendo) em aliar-se ao senhor Paulo Maluf. Tambem concordo que o presidente Lula não devia ter ido buscar esse apoio, mas, a decisão já foi tomada e sendo assim, acredito que não adianta chorar sobre o leite derramado.Agora, é arregaçar as mangas e cair todo mundo em campo.Militantes o PT tem e muito, portanto, para que a unidade partidária não seja rompida, pelo menos até às eleições, acredito que é necessário disciplina e moral elevadas. Perda de disciplina e de moral é uma doença contagiosa que se espalha mais rápido do que sarampo em criança.Disciplina não é repressão, não é perda de individualidade,razão porque acredito que aqueles que realmente desejam o melhor para São Paulo não podem nem devem perder a autoconfiança,pois esta tem como base a disciplina e esta se fundamenta no orgulho.Orgulho de pertencer ou ser admirador de uma agremiação política que está mudando a cara do pais.E mudando para melhor.Não sou petista nem pertenço a partido algum.Mas, se esta aliança foi feita é porque quem traças as estratégias políticas do PT deve ter refletido antes de fazê-las, embora saibamos que o tempo é provavelmente o fator mais crítico quando se tem que decidir e pelo que lí , outros candidatos sondaram o senhor Maluf de olho no tempo da televisão.Que os militantes do PT e eleitores do PT não se deixem abater pelas pesquisas nem pelo disse me disse do PIG.Levantemos a cabeça e busquemos a vitória. ” Há pessoas que enxergam com base em experiências anteriores e ficam bloqueadas em visão limitada e sem criatividade.Veja o que diz o poema escrito por Yagyu Munenori(samurai do século XVII.”Pois é a mente/ enquanto mente/que confunde a mente.Não deixe a mente/querida mente/entregue à mente”.Às vezes certos fatores nos impedem que a mente veja algo diferente mas que certamente os estrategistas enxergam além do nosso campo de visão.No final pode até ar errado, mas cabe à militância não perder seu ougulho, sua disciplina nem sua autoconfiança.

    • Concordo Valdir. Acho que a Erundina foi muito estrela, pois pra tirar os tucanos de SP acho que vale algum sacrifício sim, senão eles não saem de lá nunca. Além disso, que irá governar será o Haddad.

  • Haddad vai ganhar essa eleição, o tempo de TV e o Lula serão fundamentais. A Midia ( unico partido de oposição) já percebeu e se agarra no mensalão . vão perder com Serra e no STF.

  • Eu votaria na Soninha, mas se for para escolher entre Serra e Haddad, Russomanno e Chalita também são válidos. São Paulo já foi governado desde Jânio por PT, PP, PT de novo, PSDB, PFL, DEM e PSD. Acho importante mudar. Pela sua mentalidade dualista, Luiza Erundina nunca teria sido eleita prefeita, afinal, era uma “experiência perigosa”.

    • Edu,
      sinto muito, mas vc está equivocado. A campanha aindd não foi pras ruas. É muito cedo pra se deixar levar pelo DATA FALHA. Eles mentem demais. Teremos preciosos minutos de TV para fazer nosso candidado conhecido. Ele é muito bom. ANIMO, MEU RAPAZ. A realidade vai engulir os DATATROLHA. Abraços

  • Se as próximas pesquisas indicarem que realmente a aliança com Maluf foi desastrosa, não acho que deveríamos apoiar Serra.

    Mas se realmente fizermos essa opção, de apoiar a “desgraça conhecida”, algumas providências terão que ser tomadas:
    – precisaremos torcer (e fazer campanha?) para que a CPI da Privataria Tucana não seja aprovada. Pois, se fosse, poderia prejudicar Serra eleitoralmente.
    – precisaríamos torcer (e fazer campanha?) para que a CPI do Cachoeira não convoque Serra, pois os contratos bilionários da Delta com o governo de São Paulo são altamente suspeitos. Se Serra for convocado, isso pode prejudicá-lo, dando força a todos os outros candidatos.
    – precisaríamos torcer (e fazer campanha?) para que nossos amigos e conhecidos leiam as inúmeras matérias do PIG elogiando Serra, Alckmin e Kassab.

  • Querido edu … tua linha era bem melhor quando tu era mais comedido. Ontem eté de “profundo conhecedor” da sociedade paraguaia vc posou…

    Na minha modesta opinião, tua pena anda muito pesada levando em conta todas as tuas profecias furadas de desastre político desde que a dilma subiu a rampa.

    Tá parecendo a veja pô …. mais um tempo em cima desse tamanco e tu vai ficar igual ao reinaldo azevedo.

    Abraço

  • Eduardo, me desculpe… Mas acho “non sense” você estar aqui, no Blog da Cidadania, considerando a possibilidade de votar num tucanóide que, ainda por cima, é o abominável Nosferatu, um personagem central do livro “A Privataria Tucana” (também conhecido como José Serra). Entendo seu desespero, já que vive em São Paulo; mas ainda é cedo para desistir e, em desistindo, na minha opinião, deve haver qualquer coisa para se escolher, que seja menos pior que Serra (incluindo até anular o voto)… Não entregue os pontos, amigo; ainda há muitas batalhas à frente!

  • Sinceramente, estou achando um pessimismo exagerado esta análise. A propaganda ainda não começou e se Maluf não aparecer na campanha, vale somente pelos minutos a mais de exposição na mídia. Depois que Lula e Dilma vier reforçar na campanha, seu fiel eleitorado vai reverter a situação.

  • Calma. Edu calma, não dá pra confiar nas pesquisas. Acho que essa última datafolha, foi pura manipulação. A aliança com o PP trará vantagens. São Paulo não aguenta mais tanto sofrimento.
    O eleitorado paulistano vai amadurecendo cada vez mais. O nome do Serra aparece em 1o.lugar, por ser o mais conhecido. Era assim na época do Maluf.

  • Não entendi?
    Se é para provocar, foi equivocada a estratégia.
    Se é real, puro equívoco.
    A matemática eleitoral paulista evidencia que o único garantido no segundo turno é o Haddad, o problema é quem o acompanha, pois só vence se for Zé Bolinha.
    Nisso está certo, para Haddad vencer é necessário que Zé Bolinha tenha mais votos que Chalita e Russomano.

  • Outra coisa: A pesquisa só aponta o ônus da aliança com Maluf, até aqui. O bônus dessa aliança ainda está por vir, qual seja, os sagrado minutinho a mais na televisão.

    Muita calma, companheiro, muita calma!

  • Anunciamos o novo filme do diretor Lula da Silva: O Poste II. Estréia em breve, na campanha eleitoral da cidade de São Paulo.
    Participação especial: Paulo Maluf, como ele mesmo.

  • NÃO PEÇA VOTO PARA SERRA NUNCA! Qualquer um é melhor do que ele, um pilantra que finge saber alguma coisa; construído pela mídia; um reacionário da pior espécie, medíocre que não consegue dizer nada original! Serra representa o que existe de pior neste país e sua “fama” de administrador competente é uma criação midiática(o controle da opinião e da informação permite aos coroneis eletrônicos fabricarem pré-conceitos ilógicos, sem qualquer fundamentação na realidade), a qual pode ser facilmente desmentida através da mínima observação da enorme decadência em que seu estado está mergulhado., Se a secular burrice política de seus conterrâneos não eleger Haddad, que ao menos consigam a morte política de um safado como Serra. Contudo acho que você se precipita, não conheço o ambiente político daí, mas Lula conhece , sabia qual seria a repercussão dessa aliança no eleitorado e não iria apostar a sorte de seu novo afilhado político se não soubesse exatamente o que está fazendo. Além do que, AS PESQUISAS DO DATASERRA SÃO TÃO CONFIÁVEIS QUANTO AS INFORMAÇÕES DO JORNAL NACIONAL. Basta ver a “gracinha” feita com a margem de erro : todas as mudanças deram-se “dentro da margem”, sendo que “coincidentemente” prejudicaram somente Haddad e beneficiaram Serra. Se é dentro da margem, podemos considerar também correta o seguinte resultado : Haddad cresceu três pontos, Serra caiu três e Russomano subiu um. E aí, será que a interpretação dos paulistas para a aliança, que condeno veementemente, continuaria tão ruim com esses novos dados igualmente corretos? Acho que o MP deve ser acionado sobre mais essa pequisa “científica” da Força Serra Presidente.

  • Edu,

    A FSP e o Datafalha estão justamente fazendo o jogo que lhes cabe jogar, como agentes do PIG. A tese do PIG propalada aos 7 ventos no último mês tem sido que a aliança política Hadad-Lula com Maluf-PP foi uma burrada do Lula, que é muito rebaixamento por apenas 1:30min de programa político, que a aliança só está ajudando a Maluf se reerguer e não a Hadad ou ao PT (sempre que lhes convém ressaltam o nome do partido para criticar).

    E para ratificar essa tese, o Datafalha tinha que mostrar uma estagnação ou até um declínio nas intenções de voto do eleitorado ao candidato do partido da estrela. Era mais do que esperado que a pesquisa desse um resultado desses.

    A falha estratégica de Lula foi ser apanhado por uma foto extremamente eloquente, que foi amplamente divulgada pelo PIG por mais de 10 dias de todas as formas possíveis e imagináveis. E mesmo assim, apenas 17% do eleitorado sabe da aliança PP-PT para a eleição municipal.

    Veja que a campanha só começa para valer quando muda o horário da novela. É um triste retrato de uma alienação que arrebata grande parte do nosso povo. O que concordo com você é que Hadad terá que mostrar muito serviço, pois não é fácil vencer o Zé Chirico, especialmente em SP. Basta lembrar que Dilma só conseguiu após aquele show no debate da Band em que foi para cima, colocou Paulo Afrodescendente no paredão e exigiu explicações de Serra, que nunca vieram.

    Não tenho convicção de que Hadad aguentará o tranco, mas não acredito que o episódio da aliança lhe trouxe tantos problemas quanto quer nos fazer crer o PIG.

    Abraços e mantenha a fé!

  • É Edu, pesquisa mentirosa, fosse assim a CBN (globo) não ia perder seu tempo esculachando com a educação no Brasil. Nunca deram voz aos professores (como o fazem agora) e mesmo correndo o risco de que se coloque os pingos nos “is” e culpem os governos municipais e estaduais pela incompetência em gerir a educação básica, querem mesmo é esvaziar o nome de Haddad como gestor do MEC.
    Abraços.

  • Pôrra meu, ainda esse assunto, já era. Dar corda à pesquisa da foia, para com isso. Confie no LULA!! Confie no LULA e em mim. Vamos parar de chorar e fazer campanha. Com a aliança PT, PCdoB, PSB e PP Hadad vai pra briga. Precisamos parar de chorar e fazer campanha.

  • Caro Edu,

    São poucas as vezes em que discordo de você. Nesse caso, discordo diametralmente porque as pesquisas de qualquer instituto, por mais fiel que seja à realidade, não dará muitos pontos a Hadad, um ilustre desconhecido da mídia.

    Se o PT indicasse um “poste” para concorrer à prefeitura (que definitivamente não é o caso de Haddad) e se confrontarmos os números das eleições municipais, desde Erundina, o PT, somente com a sua força – independente do nome candidato, sempre esteve em torno de 30% de “votos cativos”.

    O PT contabiliza, sem grande esforço, no mínimo 25% dos votos da capital paulista – como então o Haddad pode estar tão distante assim nas pesquisas?

    Eu acredito que ainda é cedo para alarmismos e estou muito desconfortável com essa aliança com Maluf. Mas também não perco de vista que a única vantagem dessa aliança, é o tempo na TV (crucial para Haddad), porque não acredito na possibilidade de ver malufistas votando no PT. Já está provado e comprovado que “as viúvas de Maluf” já elegeram o sucessor de Maluf na posição da extrema direita paulista: José Serra, ou qualquer outro candidato do PSDB – isso em nível estadual!

    Não sei como analistas políticos consideram estas pesquisas sem levar em consideração os votos que o PT sempre teve nas eleições paulistas. Queiram ou não, o PT participou de todos os segundos turnos que houve para o governo do estado e da prefeitura (exceto na eleição de Mário Covas, devido a uma esperta fraude eleitoral patrocinada justamente por estes institutos de pesquisa – Lembra quando muitos petistas, inclusive este que vos fala, praticou o famigerado voto útil em favor de Mário Covas para impedir um segundo turno entre Maluf e Francisco Rossi(malufista histórico)?

    Se houve segundo turno em alguma eleição, o PT estava dentro. Se não houve segundo turno, o PT ficou em segundo lugar.

    Por que cargas d’agua estaria fora desta eleição?

    Saudações camarada!

  • Esse texto é uma absurdo.
    É jogar a toalha antes de começar a luta
    e a luta ainda nem começou.

    Se todos pensarem como você, São Paulo está acabado.
    Já basta Belo Horizonte que não tem mais jeito.

  • Discordo e muito, Eduardo, da sua opinião.
    .
    Não moro em São Paulo, estou no interior de Minas, mas posso dizer duas coisas: não confio jamais numa pesquisa do datafolha (e nem é preciso explicar o motivo, é um instituto do PiG, diretamente interessado nas eleições paulistana e paulista, já sabemos como funciona o tucano binômio imprensa/governo ) e segundo, a campanha só começa no horário eleitoral na televisão.
    .
    Aí saberemos a quantas andam as pesquisas ( ou será “pesquisas”?) do PiG.
    .
    E vamos aguardar também (depois de iniciado o horário eleitoral) as pesquisas do Vox Populi e também do Sensus.

  • Caro Eduardo
    Se o PT escolhesse a Marta, a mídia pegava no pé, se o PT não fechasse com o Maluf, a mídia pegaria no pé, de qualquer forma a mídia iria jogar o povo contra o PT, como sempre fez e fará. Agora, muitos petistas não engoliram e nem engolirão a aliança com o PP via Maluf, que era tão esperado pelo Serra e que a mesma mídia iria adorar.
    De qualquer forma, a mídia tem um lado, e o lado do PT é o outro lado.Ilusão achar diferente.
    Isso não é só engolir um sapo, mas um pantano.
    Também me dá no estomago, mas vamos que vamos.
    Saudações

    • Não gostei nem um pouco da aliança que o PT fez com Paulo Maluf, principalmente pela foto publicada com Maluf e Lula juntos. Mas tenho pra mim que esse apoio só dá ao Haddad mais tempo de televisão. Apenas isso. Malufistas odeiam o PT e seguem indiferentes a essa aliança. Os verdadeiros petistas, apesar de se indignarem, votarão em Haddad. Portanto, em termos de intenção de votos, pouca coisa muda neste momento. Vai começar a mudar quando a campanha de fato começar. E quase 2 minutos a mais na TV fazem a diferença sim. Quando a população conhecer Haddad, sua candidatura vai decolar. Ele não é mais um poste, como muitos pensam, os hipócritas de plantão. Diziam que a Dilma era um poste do Lula sem se aperceberem que em São Paulo elegeram um poste do Serra, o tal Kassab, que afunda cada vez mais a maior cidade do Brasil.

  • Eduardo, também penso que Haddad é o melhor, mas não há por que achar que ele não tem chance de ganhar; senão, vejamos:

    1) Primeiramente, a escolha de Maluf é a aliança com o “semi-capeta”, com o propósito de derrubar o “capetão-mor”. Infelizmente, boa parte do eleitorado paulistano de classe média tem a mente lavada e enxaguada pelo PIG e é muito conservadora. Acredita que a Folha de São Paulo é o “último grito” em matéria de “imprensa inteligente”. Pior ainda: paga para assinar a Veja, revista que ainda não explicou sua “forte interação” com Carlinhos Cachoeira.

    2) Não acredito que fazer aliança com Maluf é algo que possa ser “jogado na cara do PT” como algo terrível, nos dias de hoje. Toda a oposição já fez aliança com Maluf. Há fotos do Maluf com todos: Covas, FHC, Serra e la nave va. Quem não tiver malufado lá atrás, nas hostes da oposição, que atire a primeira pedra. Além disso, Haddad é um cara inteligente, saberá explicar às pessoas a lógica da aliança com o partido de Maluf, que tem outros políticos, não apenas o Maluf.

    3) Outro ponto: não sei muito sobre Russomano, mas não acredito que Chalita seja pior do que o certo “privata” (segundo o livro “Privataria Tucana”, de Amaury Ribeiro Jr). Chalita tem uma formação boa, é um professor conceituado, assim como Haddad. Tem bom relacionamento com Geraldo Alckmin e sua família. É do PMDB e com todos os problemas, mil vez preferível o PMDB do que o PSDB-DEM. O PSDB de São Paulo dá azia em caixa de bicarbonato (aqui entre nós, admiro, dentro do PSDB, pessoas como o governador Anastasia). Ok, alguém pode dizer que FHC era professor e deu no que deu, mas o problema dele foi o ego do tamanho do estado de SP, não ser professor.

    4) A campanha não começou com força. O eleitor ainda não conhece Haddad. O presidente Lula ainda não entrou pesado em campo. Resumindo: muitas águas vão rolar. Não temos por que achar que tudo está perdido, o teatro todo mal começou.

      • “…admiro, dentro do PSDB, pessoas como o governador Anastasia…”

        Se você pensa assim é porque está mal informado…

        Anastasia tem terminado o serviço que o Aécio NeveR começou.

        Passe a acompanhar este site e entenda a situação irresponsável na qual o PSDB de MG levou o estado:

        http://www.minassemcensura.com.br/

        MG é o estado brasileiro com a pior relação dívida/pib, ou seja, o estado mais endividado:

        https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=r2zAyOeZvyU

        Tenho família em MG e acompanho de perto a situação do estado… é absurdo o que a dupla Aécio / Anastasia fizeram com este pujante estado !!!

        http://www.minassemcensura.com.br/conteudo.php?LISTA=menu&MENU=4

        Por favor, colega…informe-se melhor… antes de dizer bobagens.

        • Obrigada pelos seus comentários, mas existe uma abissal diferença entre Aécio e Anastasia. O segundo tem bagagem cultural, administrativa e política. É muito mais completo. Claro que o governo mineiro fez várias bobagens; além disso, o PIG mineiro foi “fechado” por Aécio e sua família, isso é fato.

          Mas se não fosse por Anastasia, se Aécio tivesse governado “per se”, seu governo provavelmente seria mil vezes pior. O governador Anastasia foi o motor oculto do governo Aécio Neves, foi quem fez a máquina girar. Aécio não tem perfil gerencial.

          Finalizando, nasci em BH e vivo aqui; portanto, você não está falando com uma pessoa alienada. Não estou falando bobagem, queira respeitar meu ponto de vista.

  • Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve, sem dúvida.
    Mas muito sucesso pode subir a cabeça e fazer a pessoa acreditar que é infalível.
    Se Haddad perder, veremos que ele não é infalível mesmo.
    Mas se Haddad ganhar, não dá outra, Lula 2014 pra presidente!

    • Caro Cirico, caso Haddad, não vença as eleições, o grande derrotado será o cidadão paulistano.
      Não há para onde fugir; São Paulo precisa se livrar dos ratos AGORA.
      Tenham piedade de São Paulo (de outras cidades também).

  • Eduardo, vamos torcer e sobretudo contribuir, com o blog, para que o povo paulistano se ilumine na hora da eleição. Em tempo, como vai a Victória?

  • Edu,não entendi nada.No caso do Haddad não ter chances o jeito é o Serra ,é isso mesmo??? Se for é horrível ,e eu que pensei que o Rio tava uma lambança.

  • Edu, não subestime Lula. O cara sabe o que está fazendo. É cedo ainda para se fazer qualquer análise sobre o apoio de Maluf. Esperemos começar o horário eleitoral.

  • Caro Eduardo.
    Apesar de não ser de São Paulo acompanho como muitos brasileiros os fatos políticos que ocorrem em Sampa, porém , fato raro, dessa vez não concordo com sua opinião, afinal a democracia serve também para alternâncias de poder e de pontos de vista diferentes e no caso da eleição paulistana seria infinitamente melhor votar numa nova opção , mesmo que desconhecida, pois teria o benefício da dúvida e a benevolência da esperança do que votar na continuação de um projeto comprovadamente falido e fracassado.
    Mas antes de tudo, o jogo ainda está pra ser jogado e muita água ainda vai rolar debaixo da ponte até chegarmos as eleições, portanto acho prematuro jogar a toalha ainda no começo do jogo.
    Um ótimo dia a todos.

  • Eduardo, você criticou o pragmatismo ” sem limites ” da aliança com Maluf, mas o seu texto é de um
    pragmatismo sombrio, pessimista.
    Calma a campanha ainda não tomou corpo, as eleições para prefeito se decidem nos últimos trinta dias de campanha, há muita água para rolar, Serra terá que ser provocado a explicar muitas coisas, inclusive
    Kassab, cuja aprovação é pequena, não creio que Russomano tenha folego para se manter, no momento que as coisas começarem a se decidir. Chalita será identificado com Alckimin e não será uma opção para quem quer mudanças, o problema é saber se o povo de São Paulo quer mudanças.
    Não moro em São Paulo, mas tenho amigos em São Paulo, então em nome da soliedariedade aos amigos
    de São Paulo, não podemos nem pensar em Serra.
    Tem dias que estamos mais pessimistas, mas é importante não esmorecermos e seguirmos animados na
    luta.
    Um abraço e saúde para a familia.

  • Caro Eduardo, estou lendo esse seu texto e lembrando-me de um texto muito semelhante onde você também demonstrava uma cuidadosa desconfiança de uma pesquisa sobre a eleição presidencial em 2010. Dilma estava começando a subir e uma pesquisa do mesmo DataFolha (irmão mais patético do DataPrado, o instituto de pesquisa do professor Hariovaldo), que apontava uma pequena queda de Dilma e também uma discreta alta de Serra, tudo dentro da margem de erro.

    É a repetição já esperada de um fato manjado. Não desanime, é isso que eles estão querendo. Não vou nem afirmar que é uma farsa, só digo que simplesmente não dá para levar em conta.

  • Ok, Eduardo, me assustou. Estava acompanhando a marmota do sopão desde ontem, após o jogo do Corinthians, e passei a manhã inteira pensando em quanto está cidade pode ser broxante (não consigo pensar em palavra melhor pra dar conta da sensação de impotência provocada por algumas decisões e iniciativas tomadas por aqui). A gente precisa mudar esse estado de coisas!

  • Como é bom ser petista de carterinha,poranos passamosp or isto acreditar no inacreditavel.
    Pesquisa em começo de campanha é igual a Erudina consultar as bases.
    Onde anda o povo sem voz na VEJA,Folha ,Globo e Estado,quem nunca foi ouvido alguem acha que seria nesta hora.
    Qual candidato do PT manteria uma campanha se as bases para uma campanha fosse as pesquisas.
    Lula,Dilma o poste,Marta,Erundina a nordestina agora sabemos que sem o apoio de setores mais a direita PT não ganha em SP isto é fato.
    Talvez se muitos se dispor a mostrar nas ruas o caminho para uma melhor informação poderemos um dia ter uma classe media que se forma em uma especialidade consciente e melhor informada.
    Pois é duro ver 10 diplomas na parede e dono destes ser refem da Veja,Folha,Globo e estado e vota,com direito de dizer que povo não sabe votar.

  • Eu fico muito “p” da vida, quando alguém tenta vender a ideia de que “consertar” os problemas de transporte e saúde públicas, na cidade de São Paulo, resolver o trânsito caótico, as enchentes, os problemas de drogas, e o escambau, é coisa fácil, no caso deste blog, votando no PT, a coisa estará resolvida.

    Se disser que o Haddad é um cara preparado, que transmite sensação de seriedade e honestidade, e que está imbuído da vontade de dar o melhor de si, para governar Sumpacity, eu concordo, pois é isso mesmo que eu acho, mas, simplificar a administração de uma metrópole como a nossa, apresentando como solução, um “x”, numa cédula eleitoral, aí, não dá, é demais, pra mim.
    _________________________________________________________________________________________

    PS.: Cadê o tópico do Haddad morto?
    Acabei postando esse post no tópico errado.

      • Ah!
        Eu tinha começado meu post, tive que dar uma saída, dei um “copy/paste”, e quando voltei, postei no último tópico……..que tinha mudado.

        Mas, primeiro, penso que Haddad não está morto, não, é muito cedo pra dizer isso.
        Pena que ele é do PT do Lula.

  • Edu … em 2001 eu levava 80mins, todo dia útil, com uma ou outra excessão, para percorrer 28kms,ida e volta . Em 2004, já no sexto mês do Governo Serra, este percurso passou a ser feito em duas horas. Fácil explicar. O primeiro órgão sucateado foi exatamente a CET. Romperam-se contratos de manutenção de semáforos, de guinchos para retirada de veículos quebrados, de pátios de veículos removidos, etc. Criou-se um factóide entregando um “palm top” para os agentes para, claro, multar com rapidez. As bombas do Túnel do Anhangabaú se deterioram, as da Ponte das Bandeiras idem. Tudo voltou a encher. Em 2008, passei a percorrer os mesmos 28kms em 160/180 minutos. E o “kassabinho” foi eleito (nimguém me convence que a população não votou no boneco bochechudo). Até hoje, ao menos, a merda foi mantida. Continuo fazendo o trajeto em 160/180 minutos, o que significa dizer que, Serra/Kassab nos últimos 10 anos, foram responsáveis por me manter, preso dentro de um automóvel, respirando o ar poluído da cidade, por 320 dias, mais ou menos, sem direito a ir ao banheiro .Você ainda vai ter idéia do que essa campanha vai desdobrar. É muita incompetência. O balcão de negócios que virou a Prefeitura faz qualquer malufista corar. Na minha opinião, o “cara” à ser batido é o Russomano.

  • Cruzes,é foto com Maluf ,é você dizendo que sem Haddad é melhor ficar com Serra ,eita … é cada susto!!! Mas vamos em frente que ainda tenho um enorme abacaxi carioca hehehe.

  • Engraçadinho… fazendo pegadinha. né?
    vai acabar ganhando o espaço do Faustão na Globo… hehehehehe
    Bem que eu achei que alguma coisa estava errada… eu ia te chamar de maluco… da próxima vez eu chamo.
    um abraço.

  • Eu não sou da capital, mas rezo que o povo de lá deixe de masoquismo e escolha o novo, Cerra é o velho, o arcaico, Cerra é o Kassab, os trolls, o privata, o Zé Pedágio, Paulo Preto e o Rouboanel, além de tantas coisas similares, optar por Cerra é jogar o voto no lixo e viver na m…

  • QUEM desistiu de nós foram “nossos” líderes, e FAZ TEMPO isso.

    FUI ..e confesso que torço pra que MILHARES sigam meu exemplo votando em BRANCO para prefeito !!

    ..isso é um mínimo que uma sociedade indignada e pacífica pode fazer quando se vê refém do CRIME ORGANIZADO e de homens públicos aéticos, vaidosos e irresponsáveis.

    O que esta havendo não é aliança, MUITO MENOS defesa de programas, princípios ou idéias, mas ASSOCIAÇÃO com o crime e com FACÇÕES ..PARTILHA, divisão da COISA pública.

    ..coisa pública com suas VERBAS e seus empregos, salários e benefícios de darem INVEJA e VERGONHA a qq pessoa que ainda carrega um pingo de vergonha na cara, e de respeito com o drama extremo alheio que ainda FLAGELA ..este que ainda NÃO foi abolido mesmo depois da “administração do messias petista e da sua atual Virgem Maria”.

    A propósito, se Haddad for eleito, será que ele acabará com a farra promovida em nossas carteiras ?

    Será que ele vai, por exemplo, RETOMAR pra cidade o Estádio (aliás, desnecessário até de ter sido construído) que IRRESPONSÁVEIS doaram recentemente a um CLUBE PAULISTA PARTICULAR ? …Será que ele vai DESDOAR área nobre central que foi cedida a projeto PESSOAL de político ainda vivo (AINDA VIVO), um que é candidato a se ser o nosso mais recente CAUDILHO ?

    FALA-sério-oh ??!! ..tá faltando seriedade e VERGONHA na cara mesmo, e isso em TODAS AS CORRENTES que a esta altura, pra mim, já se confundem com ALGEMAS, algemas políticas, isso sim, tamanha a quantidade de BANDIDOS que congregam e unem.

    PS – proposta de um leitor ao blog da CIDADANIA

    PQ o blog C_I_D_A_D_A_N_I_A não passa diariamente a debater assuntos “ecumênicos” e que dizem respeito a TODOS ? ..pq não deixar de ser torcida e sonhar em se ser JOGADOR ?

    ..assuntos como as recentes propostas de mudanças que Deputados Tiriricas e Popós farão no nosso código PENAL, estes que juristas “nos fizeram” SEM CONSULTA, e que já avançam sem a nossa opnião ?

    ..será que não seria melhor debatermos e, quem sabe, com sorte, colaborarmos de forma mais propositiva ? ..isso, ao invés de ficarmos diariamente aqui nos digladiando inutilmente tal qual “meros torcedores” que vivem ovacionando, xingando ou vibrando com “seus times” que em verdade não mandam, não jogam, e SEQUER colhem dos louros ?

    http://www.youtube.com/watch?v=KNMPlkH7BLE

        • Você não perde a chance de dizer bobagens. Quer dizer que quem entende que votar em branco é, na verdade, dar um cheque em branco traiu seus filhos, amigos e princípios? Você é um idiota. Um idiota que se acha o máximo, como todo idiota

          • pronto, é só pensar diferente que o EDUGUIM chega com ofensas

            Quem disse que O BRANCO não é nada ? ..pra começar ele é a soma de TODAS as cores autenticas, inclusive da azul e da vermelha

            Hoje penso que ele pode se tornar o voto da INDIGNAÇÃO, do protesto, do ALERTA, da ética, da vontade de se construir uma sociedade mais justa, LIMPA e ética ..uma voltada a princípios duradouros, difíceis, verdade, de serem construídos e/ou mantidos, mas que não a conveniências mundanas e inconfessáveis

            ..sem duvida, não é pouca coisa não, aliás, por ir contra a maioria dos interesses expostos, talvez hoje seja a mais DURA e pesada bandeira que um cidadão e/ou movimento possa querer carregar

            abrá ..e, e, serenidade já

          • Quem vota em branco ou nulo está dando seu aval ao vencedor da eleição. É como entregar um cheque em branco para que outras pessoas decidam sua vida. E não comparecer à votação é a mesmíssima coisa.

            Eu não sou contra o voto em branco, nulo ou o não comparecimento. Só acho que quem faz isso deve ter conciência de duas coisas. A primeira eu comentei acima, ao fazer isso o cidadão está dando seu aval a quem vencer, seja ele quem for. A segunda é decorr~encia da primeira, o cidadão tem tanta responsabilidade por aquilo que o eleito fizer quanto quem votou nele.

            Tem muita gente que propala o ato de não votar, seja branco, nulo ou abstenção, como uma forma de não se comprometer com a escolha feita. Isso é uma grande mentira. A responsabilidade de quem não votou é igual a de quem votou, com o mesmo peso, além de carregar a mais o peso da omissão.

            Acho que quem tem conciência disso e faz essa escolha está certo. É melhor do que escolher alguém ao acaso e votar sem convicção. Mas quem propala queisso é uma atitude mais digna que votar em alguém ou que isso retira sua responsabilidade sobre a escolha feita está sendo mentiroso, se auto-enganando e tentando enganar os demais. Aí sim a atuitude passa a ser algo ignominioso porque a pessoa se esconde atrás de uma mentira (atitude pusilânime) e ainda tenta enganar as outras pessoas para que a atitude delas convalide sua pusilanimidade.

          • Nossa. Precisa ofender o cara desse jeito?
            Continua a não saber discutir com aqueles que divergem.
            Fico imaginando você um dia discutindo num programa de tv com pessoas de outras correntes políticas oposta a sua.
            Se quer evoluir como ativista político já tava na hora de ser menos impulsivo e controlar seu destempero.

    • Graças a Deus e à ignorância da oposição, há inúmeros paulistanos que pensam como você Ronanelli (eu incluida). Eles é que fazem toda a diferença na hora do voto. Só não concordo com o voto em branco. Isso é dar vantagem para os que não amam São Paulo, amam é o dinheiro que brota desta cidade problemática e recebe migalhas de volta do governo federal. Quem ama São Paulo como eu nunca falará mal dela e sim dos seus maus administradores. Eles saem e a cidade fica.

  • Precisamos ter fé e esperança em um Brasil melhor…Isto começou de fato e de direito nos últimos 10 anos.
    Não devemos entrar no desalento, fazer retornar as forças contrárias historicamente ao povo brasileiro e ao Brasil… Aqui na Bahia/Salvador o “netinho de vovô” tá com força total querendo a capital, e Deus queira que isto não aconteça: seria um retrocesso, apesar das decepções com Wagner e companhia da esquerda…
    Morro em Feira de Santana, 2ª cidade do Estado, governada também a quase duas décadas pela pior direita que existe na figura dos DEMOS… Não há qualidade de vida, a imprensa local se comporta como o PIG(um PIG micro)… Eles reproduzem a mesma forma de governar São Paulo… Cooptando através das práticas patrimonialistas e clientelistas de administração pública, enganando, havendo por trás uma elite/oligarquia local inescrupolosa alheia as necessidades reais da população.
    Eduardo, paz e saúde para todos os seus, em especial Vitória… E não desista das lutas, pois você é imprescindível, um estímulo para todos nós.

  • Ainda bem que foi só uma provocação. Eu ainda acredito no bom senso do Lula(ele é um profissional da política,um PHD ), ele não fez isso só pelas eleições, e não foi uma decisão solitária, provavelmente a Dilma apoiou e provavelmente é uma estratégia de médio prazo, e vai sim desarticular o poder do PSDB em SP. A foto foi para deixar o Serra doidinho, esse cara é desiquilibrado, cai fácil em provocações… Alem do mais, Maluf é bom na arte de persuadir, e vai conseguir votos sim. Até o final da eleição, vai ter gente simpatizando com o Maluf denovo e Haddad vai sair ganhando. Erundina vai pra rua tambem, nós vamos pra rua tambem…todo mundo vai!!!

    Vc viu Edu, a entrevista do Tarso Genro, falando do golpe do Paraguai? Ele falou que só nao aconteceu o mesmo com o Lula em 2006 pq ele artiiculou alianças com bases de direita e não estava sozinho nessa. Te lembra algo com essa aliança Haddad/Maluf? O Lula é Phd em política…o cara sabe o que faz.

  • Edu, concordo com vc que se o povo não pensar em SP e não em uma foto, vai ser duro os 4 anos e aí ninguém vai lembrar mais do Maluf e sentir o que é deixar SP na mão de quem não gosta de pobres.

    Não vejo a hora da campanha começar para irmos as ruas com Haddad e como já sabemos não podemos vacilar e acreditar nas tais pesquisas.

  • Edu, sou de fora e também não gostei muito da foto, mas penso que o Lula fez a coisa certa porque o Lula é um monstro político ele nunca erra nesse quesito, então quem sou eu para atirar pedras? Estou com você paulistas não desistam de São Paulo dessa cidade tão impórtante para o Brasil e que nos orgulha tanto. Um abraço amigo e bom debate

  • Os piguistas estão sorrindo até os dentes achando que Lula está morto politicamente por causa da FOTO. Até parece que Lula não vai tirar isso de letra, atuando politicamente, conversando

  • O PT não tem culpa de o Maluf estar solto e muito menos continuar reelegendo-se.
    O PT continua oferecendo-se ao povo paulista, como opção de mudanças, já que o PSDB tem-se mostrado, em todos os níveis da politica, péssimo administrador da coisa pública e grande prevaricador. Por exemplo, o que o Cerra e o Alckimim fizeram por São Paulo durante quase duas décadas, apesar de o Estado ser uma máquina de produzir riquezas? O Alckimim só tem aparecido no noticiário para dar explicações do caos da segurança. – Tomemos o Rio de Janeiro como comparação de mudanças nesses últimos dez anos, apesar do Sergio Cabral ser uma “flor-cadáver”- Até mesmo o pequenino Estado da Paraiba receberá em breve uma montadora de veículos(quem diria). As coisas continuam acontecendo fora de São Paulo por que o Estado de São Paulo está acéfalo e teima em rejeitar o governo federal e suas ações pactuadas, só por que é do PT. Caro Edu, algo me diz que desta vez São Paulo vai mudar. Grande abraço.

  • Já que o texto anterior referiu-se a ironia. Por ironia, o Maluf justificou seu apoio ao PT em SP por uma sintonia de SP como Brasil.
    Uma cidade que excludente, que impõe aos que menos têm a dor, a fome, a violência, o faz em contraste com um Brasil que avança para a distribuição de renda, para a justiça social.

    Eu acho que todos devemos nos preocupar com o substantivo dessa história toda que não é se Maluf está ou não conosco e sim que São Paulo deve caminhar junto com o Brasil, só isso! Creio que Erunidina fez um grande mal a nossa campanha. Preocupar-se com seus princípios é o mesmo que faz o leitor que escreveu que a saída é o voto em branco. No fundo estão preocupados consigo mesmo e com uma tida ” limpeza e brancura” que os aflitos e necessitados não podem esperar.

    É muito cedo pra entrarmos em parafuso. Primeiro porque não confio nunca na Folha, segundo porque é com calma que as coisas andam!

  • Eh laiá, hein Edu!? O senhor agora deu pra fazer “ironia negra”??? Faiz isso com nóis não, que nóis num guenta!! kkkk

    Apesar dos pesares, fico feliz que tudo tenha sido mesmo uma ironia. Abçss

  • Eduardo, perdão o palavrão, mas tu é F#*}&!!!!

    Cada vez adimiro mais tua capacidade de análise e de luta no campo político!!

    Um forte abraço!

  • Prezados lulistas/malufistas ou vice versa, ficou tudo a mesma coisa!

    Os seguintes fatos não serão objetos da imprensa que apóia o governo: 1º, o PT reuniu em torno de si os piores políticos tais como José Sarney, Edson Lobão, Renan Calheiros, Fernando Collor de Melo e agora Paulo Maluf! 2º, o PT, há mais de nove anos no poder tem se mostrado incompetente na gestão da coisa pública, tanto é verdade que não construiu sequer uma hidroelétrica; uma grande rodovia ou ferrovia; um grande porto, aeroporto ou refinaria! 3º, o PIB de 2011 girou em torno de 2% e o de 2012 não fugirá disso! 4º, a Petrobrás, menina dos olhos do PT, além de estagnada ainda não supriu o consumo interno do país e terá que aumentar o preço da gasolina! 5º, a nossa indústria, já sucateada, ficará pior com a crise mundial e o agro negócio tão execrado pelo MST, massa de manobra do governo, tardiamente está sendo considerado como a tábua de salvação do país, tanto é verdade que a Dilma liberou R$ 115 bi de crédito para os ruralistas! 6º, certamente a inflação e o desemprego voltarão caso o referido Plano não der certo! 7º, das 59 Universidades Federais, 56 estão em greve por falta de condições de trabalho, herança maldita de Fernando Haddad!

    Por outro lado, o PT trouxe para a história política do Brasil os seguintes fatos: 1º, trouxe o mensalão! 2º, a dança da pizza! 3º, os dólares na cueca cujo processo ainda não terminou! 4º, Waldomiro Diniz! 5º, os aloprados! 6º, os sete ministros exonerados por corrupção, idem! 7º, o Lula cooptando um ministro do STF! 8º, o Lula declarando que impedirá qualquer adversário de assumir a presidência! 9º, o Lula de mãos dadas com Paulo Maluf! 10º, e Dias Toffoli, a mando de Lula, permitindo que os fichas sujas sejam candidatos, ou seja, protagonizando um conluio com os corruptos para que se aliem ao PT!

    Mas o pior de toda essa insensatez é a inconsciência demonstrada pelos petistas/malufistas, a tal ponto que imaginam deter a versão dos fatos; supõem que a soma de tantas incompetências e corrupções resultarão em algo positivo; que hipnotizados pelo Lula acreditam na sua infalibilidade e como fanáticos de uma nova religião se arrogam os donos da verdade!

    Att. Eugênio José Alati

    • E eu digo mais:
      Vote no Cerra, continue a confiar no PSDB e faça o que a elite de SP tem feito nos últimos anos: Feche os olhos.
      Quem sabe o PCC não toca fogo na cidade toda, inclua-se a sua casa?
      Vai que é isso que você está precisando: Um gostinho de verdade dessa administração pública que adora tratar pessoas em situação de rua como cachorro sarnento e tratar a população pobre como m…
      Vamos ver quando a criminalidade bater à sua porta, se isso pode abrir seus olhos.
      E por gentileza, vá ler um livro de história. De repente o que o governo federal está fazendo é pouco. Mas se nós tivemos 500 anos de corrupção, de roubalheira e de malfeitos políticos, de endividamentos por parte do setor público, querer que tudo se mude em 10 anos é o mesmo que dizer que o Cerra é honesto.
      Eu continuo dizendo: Não sou petista, e tenho centenas de críticas ao governo.
      Mas se os olhos de pessoas como você se abrirem para as notícias, do jeito que elas acontecem, verá que nunca houve tantas denúncias de corrupção como hoje há, pois os corruptores sempre dominaram a imprensa, que é corruptora também.
      Pessoas como você provavelmente lêem a Veja, a Falha…
      Por isso estão nesse mundo de fantasia.

      • E digo mais…rs

        Dos ministros afastados, quantos tiveram culpa comprovada?
        Gilmar Mendes???? Ora, por favor… Até minha filha de três anos está rindo da estorinha para boi dormir que o Gilmar Dantas* contou.
        O Lula disse PSDB, e não qualquer adversário. Está no youtube para quem quiser assistir, incluindo você.
        O PSDB não é “qualquer adversário”. Enquanto existir no quadro do PSDB figuras nefastas como Cerra, Aéreoercio, FHC e Chupalkmim, o PSDB é o câncer, a gangrena do nosso país.
        O que mais? o que mais…
        Não sei se foi o voto do Toffoli que decidiu sobre os fichas sujas, mas houveram outros 3 votos.
        E por último: Alguém viu as fotos do Lula com o Maluf? A cara de miséria que ele estava, a cara do Haddad?
        Não concordo com a aliança, sou contra o Maluf até a morte. Mas… Entre a aliança do PT com o Maluf e mais 4 anos de governo dos Demo Tucanos, sou mais abraçar o capeta, ou seja, o Maluf.

  • Eduardo,

    Desde que aconteceu o afastamento da Luiza Erundina e a oficialização da aliança PT com PP, eu simplesmente desmoronei.

    Sempre fiz campanha para o PT, pedia voto, brigava, batalhava, agora com que cara vou pedir voto para o Haddad ele abraço com Maluf?

    Confesso que a minha decepção é grande e não sei onde encontrar ânimo para essa eleição que estava caminhando para uma honrosa vitória.

    Os dirigentes do PT esfregaram nossas caras na lama.

    Como vou dizer que contra a corrupção sendo eu aliado do Maluf?

    Qual foi o FILHO DA PUTA que teve essa infeliz ideia?

    Estou revoltado!

    Como vou explicar para amigos, filhos, parentes vou votar no Haddad que vai dividir o palanque com Maluf?

    Por quê Trocar a Erundina pelo Maluf?

    Do Dia que a imprensa noticiou a aliança entre o PT e o Maluf, já recebi 831 e-mails, daqueles a quem pedi voto para o PT, me cobrando essa aliança.

    • Olha ai Pierri, ta vendo? É o que eu tinha dito a respeito do efeito Maluf no PT.
      Vários companheiros ficaram revoltados com a ca##da do Lula.

      Mas não fica assim não companheiro. Afinal isso já virou rotina no PT faz tempo.
      Eles já não tinham recebido apoio do Sarney, Renan, Jader, e Collor? PÔ, o Maluf foi só mais um!

  • Cheguei atrasado na discussão. Mas jamais cairia nessa sua pegadinha. Você propondo voto no Serra!? Só quem te acompanha há pouco tempo cairia nessa.
    Ainda mais que você sabe muito bem sobre pesquisas. A Datafalha nós sabemos bem. Ela basicamente atua na pré-campanha. Manipula para garantir apoio e grana para a campanha do Serra.
    Vejam bem, ela não muda os números, ela direciona as respostas.
    Simples, primeiro faz uma questionário tipo, “sabe que o Maluf apóia o Haddad?”, “sabe que o Maluf é procurado pela Interpol?”. E não faz as seguintes perguntas, “sabe que o Haddad é candidato do PT, do Lula e da Dilma?”, “sabe que o Serra é candidato do Kassab?”.
    Só depois perguntam em quem votaria. Espertinhos, não?

  • Se fosse a Marta, a candidata do PT, o Pig estaria em festa.Afinal, seria moleza para esses bandidos,pois tem um arsenal de factoídes contra ela,que possui uma rejeição tão alta quanto a do candidato do PSDB.A candidatura Haddad ,dia a dia se mostra desafiadora para esse bando de malfeitores,tanto que a estratégia teve que ser inventada na ultima pesquisa: Trata-se de inflar o Russomano.Estratégia que se der certo tira Haddad do segundo turno.Mas se der errado,(atenção militancia)pode tirar votos do Serra.

  • Quem é Paulo Maluf, senão um ser decrépito e politicamente morto para influir ou conquistar cargos executivos na administração pública. Por mais que viva – e concorra – Maluf não ganha mais nenhuma eleição para prefeito ou governador. Se quiser, ANTES DE DESENCARNAR, pode ser vereador, deputado federal, e estadual – DUVIDO QUE SE ELEJA SENADOR!

    Maluf perdeu a primazia sobre o eleitorado da extrema direita, que deposita em José Serra todas as suas esperanças. Serra é o nosso maluf do Século XXI – um mal que há que ser combatido a qualquer custo, até mesmo através de uma aliança estapafúrdia com o Maluf decrépito do século XX.

    E nem precisava de foto para isso!

  • Se José Serra fosse presidente da república e Mercadante governador de SP, como seria a cobertura do PIG em relação aos ataques do PCC?
    Se ao menos Mercadante fosse o atual governador, como seria a cobertura piguenta?

  • amo SP, por SP faço tudo, até mesmo tolerar o maluf para nos livrarmos do serrismo que destrói a cidade faz oito ano. frente ampla por São Paulo e contra o serrismo.

  • Ponto no i!!= o PP. apoia o PT em sampa…,nao o inverso!! ate parece isto,pelo alarde do pig,agora o Presidente Lula o fez as claras,incluso foto e muita coragem politica ate mesmo expondo seu cacife eleitoral!
    o russomano é a plano B do pig,militou no malufismo,onde tem seguidores,alem de sua exposição na midia,sua profissao, mas nao tem tempo de tv!!se cerra afundar o pig vai de russomano….a blogosfera tem que ir de Hadadd!!!!!!!!!!!!!! pelo bem se sampa,nas parcerias federais= o RJ. o episodio maluf, me faz lembrar tancredo neves ao ir ao colegio eleitoral.Ele disse devemos tapar o nariz….ir ao colegio eleitoral e votar….foi o que ocorreu!!!o pig ia alardear qualquer apoio, somente se o tempo do PP fosse ao cerra= tudo estava certo! VAMOS a LUTA!

  • Edu, a foto repercutiu no Brasil todo. Sou do NE e digo isso com propriedade.
    Porém sua análise é perfeita, como sempre. Realmente, não se pode desistir de
    São Paulo, pelo fato de ter havido uma coligação entre o PT com o Maluf, em que
    pese ter sido chocante ver a foto de LULA, HADAD e maluf juntos.
    Em suma, A FOTO FOI PIOR DO QUE O FATO.

  • É óbvio que a principal arma do PIG serão as fotos de Lula e Haddad com Maluf.

    A maioria das pessoas não é politizada. O PT e outros partidos de esquerda não batalharam para politizá-las, pois isso “assustaria a classe média”. Então tá. Ficou fácil convencer as pessoas de que Haddad está associado com Maluf, porque ESTÁ MESMO! Até o PT explicar que não é bem assim, que a questão é o tempo de TV, blá, blá, blá, Serra ou Russomano já estarão bem à frente.

    As chances de Haddad diminuíram drasticamente depois da aliança com Maluf. Mas nosso papel é defende-lo, pois mesmo com essa aliança, Haddad ainda é o melhor candidato.

    Estou começando a achar que Russomano tem chances reais de ser eleito.

  • Embora seja nascido na cidade de São Paulo,atualmente moro no interior de SP,mas independente disso,eu me interesso por tudo o que ocorre na cidade em que nasci.É triste ver a que ponto SP chegou,por incompetencia,incuria da dupla Serra e Kassab.Só que sou realista,posso perder o amigo,mas não perco o senso do real,que em analise politica é fundamental e isso me leva a dizer que Haddad só ganha a eleição se realmente o paulistano quiser uma radical mudança de rumo.E conhecendo o paulistano como conheço acredito que querer tão radical mudança de rumo não é algo muito palatavel ao paulistano medio.Provavelmente Haddad vá ao segundo turno ou contra Chalita ou contra Russomano,já que Serra não irá passar do primeiro turno,porque Serra já é um cadaver politico faltando apenas ser enterrado,o que ocorrerá certamente em outubro,encerrando definitivamente sua carreira politica.Quanto a Chalita ou Russomano,é quase certo que Russomano,que não passa de um demagogo barato,leve vantagem,até mesmo por ter uma maior exposição na midia eletronica,por conta de um quadro dedicado à defesa do consumidor no progrma Balanço Geral exibido todas as manhãs pela Rede Record.

  • A matematica é simples para a maioria (populaçāo de baixa renda) 2+2 = 4 e assim é o pensamento de nosso Presidente Lula.

    Para a burguesia paulista acredito que 50% sāo Cerra de olho fechado o restante é de se pensar………

    A mídia que depende da esmola do PSDB para sobreviver nāo precisamos falar……

    Mas quem ganha as eleições nāo sāo a mídia e sim o povo (hoje em dia eles acordaram) entāo dá para entender a farsa que a aPIG produz para nāo perder o osso.

    Tem muita água para rolar e acredito que vendo o caus que todos sofrem no dia a dia e a corrupçāo geral no estado mais rico do Brasil, a populaçāo nāo aguenta mais……..

  • São Paulo neste momento chora meu caro Edu. O crime orgnizado impera nesta cidade Esta cidade maravilhosa de judeus, árabes, bolivianos, chineses, japoneses, coreanos…..TODOS BRASILEIROS está refém da violência. Enquanto isso a grande imprensa, dá uma pincelada aqui, outra lá. “Pra não dizer que falaram de amores” Ou será floresssss? de Serras, de Alckimines, etc…..Estava lendo agora de pouco um editorial da Folha. Que lástima! Eles evitam a todo momento falarem mal da corja.

    ABS

  • #SopaoDaGenteDiferenciada protestará em frente a casa de Kassab

    Após serem proibidas, pelo prefeito Gilberto Kassab, de distribuir sopas para os moradores de rua, as 48 instituições que realizam o ato no Centro de São Paulo, vão se organizar para protestar contra a medida.
    As entidades vão realizar um “sopaço” na frente da casa do prefeito, na próxima sexta-feira (06/07).
    O evento já está sendo divulgado nas redes sociais, por meio da hashtag #SopaoDaGenteDiferenciada.
    Para acompanhar maiores informações sobre o sopaço, visite a fan Page no Facebook, ou pelo twitter.

    http://ujs.org.br/portal/?p=6117

    #SopaoDaGenteDiferenciada #SopaoDaGenteDiferenciada #SopaoDaGenteDiferenciada

    #SopaoDaGenteDiferenciada #SopaoDaGenteDiferenciada #SopaoDaGenteDiferenciada

    #SopaoDaGenteDiferenciada #SopaoDaGenteDiferenciada #SopaoDaGenteDiferenciada

  • Edu

    Mesmo com a falência moral quase completa da mídia, paulistas e paulistanos ainda se fiam no que lêem na Veja e na Folha, ou no que vêem na Rede Globo. Duas décadas de péssimas administrações tucanas e os paulistas ainda votam no PSDBl
    Agora tentam denegrir a imagem de Lula, só porque ele tentou romper a carapaça “droit” da maioria da nossa população.
    ” Vou-me embora para Boituva, lá sou amigo do rei”

  • Mestre dos mares do Egito.

    Como li no Cloaca News, quem lê o PIG fica nais sujeito a gripe suína.
    E quem dá ouvidos ao Farol de Goiás, fica mais sujeito ao mal de Akzheimer (demência para os íntimos)

  • Caro Eduardo,
    Nem por brincadeira deve-se fazer um artigo como o anterior.
    Desculpe-me, mas grande parte de seus leitores está acima disso. No momento atual, já basta a mídia, entrevistas pela tv que já sabem o que o entrevistado vai dizer e, por isso o convidam e pensam que nos enganam.
    Não voto na capital SP, pois sou do interior – moro em Marília/SP. As dificuldades do próximo prefeito de SP serão imensas. Além do caos do desgoverno, ainda tem o governo do estado de quem dependerá também em questões primárias, como segurança.. O estado está acéfalo, não tem governo, todos sabemos, segurança, educação, saúde e tudo o mais. O estado não mantém convênios com a União porque acha-se suficiente e NÃO É.. Marília, cidade do oeste do estado, cercada de prisões para todos os lados, vive também numa insegurança total, imagine uma megalópole como a cidade de SP.
    É imperiosa essa mudança administrativa, a começar pela cidade de São Paulo e o ex-Presidente Lula sabe disso, mais que ninguém. Não podemos sequer pensar em votar nulo ou branco. Teremos que fazer um trabalho de esclarecimento, de contradizer, pois, você sabe, as coisas não são como parecem e, é aí que está a indicação para o nosso trabalho.

    Há muito â ser feito, continuemos nossa luta, façamos o melhor que pudermos para que tanto nos municípios como na capital, tenhamos o governo que queremos. E queremos HADDAD para PREFEITO DE SÃO PAULO..

  • Então tá. O post anterior era apenas uma provocação. Se você ainda não aprendeu a respeitar seu leitor não é agora que vai aprender.
    O Kassab não é idiota. Idiotas jamais chegam a prefeito de uma das maiores cidades do mundo. Idiotas escrevem posts idiotas.

    • ‘Idiotas não chegam a prefeito de uma das maiores cidades do mundo?’

      Bem… alguma coisa muito grave esse cara está fazendo pra também ter uma das maiores rejeições a um político no mundo. Fui a São Paulo recentemente, e o aversão dos paulistanos a esse prefeito me pareceu absoluta.

    • E completos idiotas usam do seu argumento.
      O post, na pior das hipóteses (que foi descartada agora), foi uma opinião de momento do seu feitor, aberto a críticas, contestações, argumentações, etc…
      Apesar de não concordar com o post do Eduardo, entendi que ele estava perdido mas, apresentava alguns argumentos, e como seria árduo sustentar discussão, desisti.
      Agora ele se explicou, mas ele tem “handicap”, tem passado, tem história, tem respeito, tem coerência, e não será “um qualquer” a desqualificá-lo. Você por exemplo, o que tem a apresentar para desqualificá-lo como alguém que não respeita o leitor?????
      Duvido que tenha cidadão!!!!!!
      Conclusão: Idiota foi sua manifestação!!!!!!!!!!!

    • Tanto chegam a prefeito da maior cidade do Brasil, como chegam a presidente do maior, ainda, país do mundo (duas vezes, pois foi reeleito). Já ouvistes falar em Bush quase júnior?

      Estou argumentando como se esta fosse a intenção do comentarista.

  • Que Deus tenha misericórdia de vocês paulistanos. Por aqui, ficamos na torcida para que a população enfim consiga enxergar o caos que se transformou a capital e o Estado de São Paulo por conta dos desgoverno tucano-demo.

  • Boa tarde.
    Como eleitor do PSDB, que tem simpatia pelos governos Lula e Dilma, mas que nao gosta do DEM nem do PP, nem de nenhum partido de extrema-direita, muito menos da pessoa do sr. Maluf, digo que estou vendo um certo desepero da militancia petista.
    Interessante que aqueles que defendem a aliança do PT nao reconhecem que esse partido abandonou de vez seu antigo discurso etico.
    Quanto a qualidade dos governos do PSDB discordo, assim como discorda a maioria do povo paulista. Da mesma forma a maioria do povo brasileiro discorda da ideia de que os governos do PT foram ruins.
    Eh tudo questao de ponto de vista e de puxar a sardinha pro seu lado, mas maioria eh maioria.
    O ponto positivo desta eleiçao pra prefeito eh que o atual prefeito, do novo partido PSD, sera substituido, provavelmente, por um politico de um partido muito melhot o PSDB. Entao o povo sabe que vai haver mudança com Serra, que eh muito experiente, tendo feito bons governos, sendo ele mais confiavel que Haddad, que nunca disputou nada, e foi um ministro de performance discutivel.
    O problema eh que o senhor, Sr,. Edu, recebe muito mal ideias divergentes, ofendendo sempre quem discorda do senhor.
    Nao precisa concordar com ninguem, mas destratar o interlocutor eh feio, e nada democratico.
    Expuz minha opiniao, nao te ofendi, entao vamos discutir com cordialidade.

    • Gostaria de saber se o sr. é servidor publico estadual, se tem mãe, pai, filho, sobrinho… Qualquer parente servidor publico estadual.
      Se tem filhos em escola estadual, se já foi assaltado.
      Provavelmente não.
      Para dizer que o PSDB tem feito bom governo, só não conhecendo, nem convivendo com nenhum servidor público das áreas que eu mencionei.
      Me diga se o vale alimentação dos servidores, os salários dos médicos, policiais da maior cidade do país são bons, maravilhosos.
      Me diga se os hospitais públicos são essa maravilha, se o PCC estar dando toque de recolher na periferia, se as crianças que saem das escolas estaduais sem quase saber nada, sem repetir de ano, passando direto é um bom governo.
      Por favor. Quando disser q o PSDB em SP faz um bom governo, me fale item por item do que vc diz ser bom governo, que eu tenho certeza absoluta q refuto todos eles.

      • Tem gente que fica por dentro de um ou dois assuntos, sobe num tijolo e já quer fazer discurso!!!!
        Mas, tudo bem, não dá pra exigir mais, de quem está dando o máximo.

    • Não moro em São Paulo (graças a Deus), mas tenho profundo respeito por quem mora aí, até porque são todos brasileiros, irmãos de pátria, seres humanos, filhos de Deus, mas, porca miséria……., quando visito São Paulo, que tenho evitado, isso aí está um caos, nada do que se via na década de 80. Como se conseguiu involuir tanto proporcionalmente??????
      Quanto a você, Sr. Heitor, tem viajado pelo Brasil???? Se não tem, viaje, e busque comparações com o passado, DE AMBOS OS LADOS!!!!!!!!!!!
      Seu argumento – puxar sardinha – e sua retórica são ridículos.

      • Cuidado com o que falam. Décadas de 70/80 eram o Maluf e o Jânio Quadros que construiam obras mil por São Paulo. E aos que NÃO SÃO DAQUI, evitem, como eu evito, falar dos problemas das demais capitais do país, como, por exemplo, as até agora 140 explosões de caixas eletrônicos em Belo Horizonte e a corrupção que ainda vige na polícia do Rio de Janeiro, pese às tais UPPs. Cuidem do que é seu, que nós cuidamos do que é nosso. Simples assim.

        • Perfeito, Ramiza.
          Quem não é de São Paulo, se quiser meter o pau, procure fazê-lo, a partir do que vê, afinal, não dá pra saber o gosto do pudim, pela receita.

    • Amigo Tucano. Respeito seu partido preferido, até acho que o Alckmin é um governador razoável, mas José Serra ninguém merece. Se você gosta do PSDB também não deveria gostar dele, ele sabota o próprio partido na luta para realizar suas ambições, fora que foi um péssimo prefeito e governador e seu afilhado consegue ser ainda pior.

      Olha, lhe faço a mesma pergunta que faço para todos os eleitores do José Serra. Enumere realizações que ele e o Kassab fizeram por nossa cidade, façamos um de-para com a gestão de quatro anos da Marta, quem trouxe mais melhorias para a vida do paulistano.

      • A Marta fez um túnel que enchia d”água, os corredores de ônibus meia boca, mas acertou no conceito dos CEUs.
        Ah!, também nos mandou relaxar e gozar.
        Mais recentemente, ficou “p” da vida, com a candidatura do Haddad.
        Grande Marta.

        • Conversa, problemas acontecem. Alckmin fez um metro que virou a maior cratera feita pelo homem na América Latina e todo mundo achou “normal”

        • Olha que demais, vocês só sabem enumerar os defeitos do governo Marta, jamais conseguem enumerar as vantagens dos governos Kassab e Serra.

          Pois eu digo, Marta criou corredores de ônibus(não foram os ideais mas ajudaram e muito eu vivi o antes e o depois), criou o bilhete único(outra revolução na vida dos paulistanos), criou os CEUs, reorganizou o transporte por ônibus tirando os clandestinos das ruas.

          É, o túnel da Rebouças teve problemas de projeto, a estãção Pinheiros da linha amarela Metrô também, como bem disse o Edu, mas o desabamento da estação foi muito pior e ainda matou sete pessoas.

          Se você responder, tente me convencer que o Serra é bom, que o Serra e o Kassab fizeram coisas boas por essa cidade. Fale tudo o que eles fizeram de bom, como a cidade melhorou nestes oito anos, a sua última resposta me dá impressão que não há nada o que falar, que seu partido nunca fez nada mesmo…

  • Mais INVESTIMENTOS, mais renda,empregos para os Cearenses.Ruim para tucanos,Demonios e assemelhados;

    Fábrica de tuneladoras norte-americana quer se instalar no Ceará

    O Governador Cid Gomes recebeu nesta sexta-feira (29), no Palácio da Abolição, o Presidente da empresa The Robbins Company, Lok Home. A empresa é especializada há mais de 50 anos em fabricar máquinas de construção avançada para serem utilizadas no subsolo. Na ocasião, Lok Home apresentou o plano para instalação de uma fábrica de tuneladoras no Ceará, que deverá atender todo o mercado Latino Americano. O secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, também estava presente no encontro.

    Durante a audiência, o Presidente Lok Home também assinou o contrato para fabricação de quatro tuneladoras tipo Earth Pressure Balanced (EPB) completas, incluindo backup e periféricos. Esses equipamentos serão utilizadas nas obras de implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor). O valor do contrato foi de R$ 128.224.258,52.

    No último mês de junho o Governo do Estado, através da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), homologou a empresa The Robbins Company como a vencedora do pregão presencial para a fabricação de quatro tuneladoras destinadas a construção da Linha Leste do Metrô. A homologação da documentação vencedora aconteceu após análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

    Uma vez entregue as tuneladoras, também conhecidas por “tatuzões”, a fabricante terá dois meses para montar os equipamentos nas duas frentes de serviços que serão iniciadas. A expectativa é que as primeiras duas tuneladoras cheguem em maio de 2013. Dois meses depois os equipamentos serão montados nas duas frentes de serviços.

  • À revelia do Paraguai, Mercosul anuncia adesão da Venezuela ao bloco
    BC Brasil

    “Cristina e Dilma. AFP”
    Os líderes de Argentina, Brasil e Uruguai anunciaram nesta sexta-feira, em Mendoza, a adesão da Venezuela como membro pleno do bloco. A decisão se deu à revelia do Paraguai, suspenso do grupo após o polêmico impeachment do ex-presidente Fernando Lugo. O país era o único integrante do bloco que ainda não havia ratificado a adesão venezuelana.

    ‘Anunciamos a adesão da Republica da Venezuela como membro pleno do Mercosul em uma reunião (extraordinária) no dia 31 de julho no Rio de Janeiro’, disse a presidente Cristina Kirchner, da Argentina.

    Ao discursar, a presidente Dilma Rousseff disse esperar ‘que a Venezuela formalize a adesão buscada com esforço’. Em menção indireta ao Paraguai, Dilma disse que o Mercosul tem ‘o compromisso democrático’ e rejeita ‘ritos sumários’, em uma referencia ao rápido impeachment de Lugo.

    Segundo Dilma, o Mercosul está aberto para a adesão de novos sócios plenos do bloco.

    Em Caracas, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comemorou a decisão e afirmou que o ingresso do país no Mercosul, após sete anos de espera, representa ‘uma derrota para o imperialismo americano e as burguesias lacaias da região’.

    Segundo Chávez, a burguesia venezuelana junto da do Paraguai ‘fez o impossível para evitar a inclusão da Venezuela no bloco regional’.

    A Venezuela fez seu pedido formal de adesão ao bloco em 2005. O pedido foi analisado pelos Congressos dos quatro países membros. Apenas o Senado paraguaio ainda não havia aprovado a adesão, sob o argumento, de alguns senadores, de que a Venezuela não respeita os valores democráticos exigidos pelo bloco.

    Ironicamente, esse foi o mesmo argumento usado pelos sócios do bloco para suspender o Paraguai após o impeachment de Lugo.

    TLC com os EUA

    Mais cedo, em Assunção, o novo presidente do Paraguai, Federico Franco, lamentou a suspensão temporária de seu país do Mercosul e não descartou que o país firme um Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos.

    ‘Ao ser suspenso, o Paraguai está liberado para tomar decisões e vamos fazer o que for melhor para os interesses paraguaios’, disse Franco, segundo a imprensa paraguaia.

    Quando perguntado sobre a possibilidade de ‘negociar acordos comerciais com Estados Unidos, China ou outros países’, o presidente paraguaio respondeu: ‘é uma possibilidade’.

    ‘Golpe brando’

    Ao abrir o encontro, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, qualificou de ‘golpe brando’ o impeachment relâmpago de Fernando Lugo, no Paraguai.

    ‘Essa vai ser uma reunião histórica porque apesar das diferentes visões que temos (no Mercosul e na Unasul) temos em comum a defesa da legalidade. E que não se instalem na região os golpes brandos. Movimentos que sob a marca de certa institucionalidade significam a quebra da ordem institucional’, afirmou a presidente argentina.

    Cristina questionou a falta de prazo para que Lugo se defendesse durante o processo de impeachment, na semana passada. ‘Meu país acredita que houve ruptura da ordem democrática do Paraguai. Não há no mundo processo político que dure duas horas e que não tenha espaço para a defesa’, afirmou.

    Sanções

    No discurso, Cristina disse que a decisão do Mercosul é a de não aplicar sanções econômicas ao Paraguai porque ‘elas nunca são pagas pelos governos, mas pelos povos’. A única sanção será a suspensão do país nas reuniões do blogo, o que significa o isolamento paraguaio na região.

    Em Assunção, o novo ministro das Relações Exteriores do governo Franco, José Félix Fernández Estigarribia, questionou a legalidade do impedimento de o Paraguai participar das reuniões do Mercosul e da Unasul.

    ‘Não quero sanções políticas e nem econômicas porque não são justas e nem legais’, disse.

    A Unasul está sob a presidência paraguaia mas, segundo ele, o destino da participação do país no grupo também será definida com a ausência paraguaia.

    Entre os presidentes que participam das reuniões estão, além de Dilma e de Cristina, José Mujica, do Uruguai, Ollanta Humala, do Peru, Evo Morales, da Bolívia, Rafael Correa, do Equador, e Sebastián Piñera, do Chile. Ao contrário do esperado, Hugo Chávez, da Venezuela, não compareceu e está sendo representado por seu ministro das Relações Exteriores, Nicolas Maduro.

  • Prezado Edu,

    Estou encaminhando esta crônica via email para meus amigos de São Paulo para encaminharem para suas listas de contatos. Sou do interior (Sorocaba) mas não posso deixar que a cidade de São Paulo continue nesse desgoverno.

    HADDAD PREFEITO….. JÁ!!

  • Como nordestina que viveu 20 anos em São Paulo, sempre fico triste quando vejo que o paulistano, em geral, não luta pela sua cidade. Nunca desisto dessa cidade que me deu muito e, sempre que posso, tento abrir os olhos de conterrâneos que ainda vivem e votam lá, mas principalmente, amigos paulistanos, sobre o que os tucanos fizeram e ainda fazem com a maior cidade brasileira.

  • Caro Eduardo

    Quem desiste de São Paulo é o Serra.
    E isto temos que deixar bem claro na campanha, temos que mostrar que o seu vice, na verdade será o prefeito, caso Serra vença as eleições.

  • Edu, apoio total. Sou Mineiro e Presidente do Sindicato dos Detetives( Investigadores) de Polícia Civil de Minas – SINDETIPOL/MG. Não acredito, que 30 anos desde Mário Covas….foi BOM para a Cidade de São Paulo. Os Policiais de São Paulo, são os mais pagos do Brasil. Aqui em MINAS, por lei, pra ser Policial Civil tem que ter TERCEIRO GRAU. Quem Governa a Cidade São Paulo, isto é, PSDB e assemelhados, NÃO merecem nova oportunidade. Sugiro, se possível for, refletir sobre um pensador Francês Renê Descartes: Penso, Logo Existo. Espero que os Paulistanos, dê um BASTA nos desmandos do PSDB e da OPUS DEI. de Belo Horizonte.

  • Quero deixar claro: Os Policiais de São Paulo, são os MAIS MISERÁVEIS, os mais mal pagos do Brasil. Vivem na Miséria em sua acepção. XÔ PSDB de São Paulo. de Belo Horizonte.

  • Corte suprema nega pedido de empresas de mídia. (Tradução Bing)(29/06/12)

    WASHINGTON-A Suprema Corte recusou-se a pedido de empresas de mídia para levantar a proibição de possuir um jornal e uma emissora de televisão no mesmo mercado.
    Os juízes na sexta-feira negaram apelação das empresas sem comentário. Os meios de comunicação dizem que as restrições já não fazem sentido na era da Internet.
    O recurso também tentou livrar-se de outros limites de propriedade, incluindo quantas televisão local estações uma empresa pode controlar.
    As empresas dizem que as regras tornarão-lo mais difícil para as emissoras e jornais para fazer negócios e responder aos concorrentes na Internet, Televisão por satélite e cabo — entidades que não enfrentam as mesmas restrições.
    Críticos da consolidação de mídia têm alertado dos perigos de muitos de meios de comunicação, caindo sob a posse de um punhado de grandes corporações.
    http://www.msnbc.msn.com/id/48012643#.T-5JuJExPUs

  • Gente, o Haddad foi um ótimo ministro da educação e por isso deveria ser um bom prefeito. Certo? Errado!!Ótimo ministro da educação ele realmene foi! Só que para os empresários donos de faculdades e congêneres. Ele consolidou o ensino superior como um dos melhores negócios do Brasil! Vender cursos superiores em grande escala é um negócio sem riscos, pois o governo banca o pagamento (prouni/fies) e o empresário finge que ensina. É um negócio tão bom, que basta ver o tanto de políticos que são donos desses estabelecimentos de “ensino”. Fazer o verdadeiro dever de casa que é fomentar os ensinos fundamental e médio de alta qualidade, em tempo integral, com professores bem remunerados e um currículo decente, isso ele não fez!! Ele pode ser bom, no meio de medíocres!!

  • Eduardo, para mim, foi mais um GOLPE DE MESTRE do presidente Lula!
    De uma só vez, ele gerou um estardalhaço na mídia (que sabemos que é totalmente de oposição ao PT e Haddad, os boicotando), lançando seu nome à exaustão, escancarando sua candidatura e, de quebra, aproxima uma parte do eleitorado conservador, viúvos de maluf, que ainda é grande!
    Lula é uma raposa na política. É claro que ele calculou, e bem, as perdas e ganhos, se não, JAMAIS sairía naquela foto, bastando fazer o acordo nos bastidores, não é? E sabe que Haddad, depois do primeiro “impacto” da notícia, se beneficiará, e muito, de tudo isso! Não tenho dúvidas!!!
    Basta lembrar dos “petistas” radicais (psol, e afins), que chiaram, se indignaram, sairam do partido e… desapareceram politicamente, sem prejuízo para Lula/PT. Afinal, qual é, há um bom tempo, o partido mais lembrado e com o maior número, disparado, de simpatizantes? Lula sabe o que faz!!!

    • Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,desencontros-,889334,0.htm

      Realpolitikagem. “Realpolitik” é um termo conveniente para desculpar o baixo oportunismo, contradições ideológica e calhordice em geral. O termo nasceu na Alemanha e tem uma longa história, sendo invocado sempre que um acordo ou um arranjo político agride o bom senso ou a moral. Há uma graduação na “realpolitik” que vai do tolerável (uma acomodação com o vizinho do lado para assegurar a paz no prédio, mesmo tendo que aceitar o cachorro) ao indefensável (o pacto Stalin/Hitler no começo da Segunda Guerra Mundial, por exemplo). É difícil saber onde colocar o pacto Lula/Maluf nessa escala. O hipotético acordo com o vizinho é um sacrifício pelo entendimento e o Stalin estava tentando ganhar tempo até ter um exército. No acordo com o Maluf trocou-se uma história e uma coerência por um minuto e pouco a mais de espaço para o candidato do PT na TV. Ó Lula!

      Luiz Fernando Veríssimo

      • Eu acho que pode ter sido um erro estratégio do Lula sim. Acho que se aliar com o pior de São Paulo trouxe mais malefícios que benefícios.

        Agora com o José Serra talvez a aliança fosse mais natural, por isso não se ouvia qualquer crítica quando ela era quase certa. E aí? A aliança do Maluf com o Serra seria natural para você?

Deixe uma resposta