Desaprovação a Kassab é o grande fato da eleição em SP

Análise

Pela lógica, a eleição para prefeito de São Paulo – que se conecta com as eleições de 2014 – deveria estar decidida. Está no páreo José Serra, aquele que, depois de Lula, talvez seja o político mais conhecido hoje no Brasil. Essa “lógica”, porém, não está funcionando.

Ex-candidato a presidente duas vezes, ex-governador do Estado mais rico e ex-prefeito da capital paulista, do alto de uma carreira política de mais de 40 anos deveria surrar os candidatos neófitos que disputam consigo. Todavia, suas perspectivas parecem cada vez menos consistentes.

Pesquisa Datafolha sobre a sucessão municipal de São Paulo divulgada no fim de semana revela uma piora surpreendente das perspectivas de Serra. Para os outros candidatos, porém, a pesquisa foi inócua. Quase todos são ilustres desconhecidos, o que, com a TV, deve mudar em breve.

Para Celso Russomano, único razoavelmente conhecido, mas candidato por uma minúscula legenda de aluguel, a pesquisa não diz nada. É herdeiro dos eleitores que se afastaram de Serra e não sabem para onde ir. Segundo o Datafolha, grande parte de seu eleitorado vota tradicionalmente no PT e não sabe quem é o candidato petista…

O maior beneficiário do atual quadro eleitoral é Fernando Haddad. Quase 40% do eleitorado paulistano se diz disposto a votar no candidato indicado por Lula e esse é o percentual dos que não conhecem o candidato do PT. Seu espaço para crescimento é enorme.

Gabriel Chalita não tem padrinho político forte e seu partido, o PMDB, não tem tradição de chegada em São Paulo. Quanto a Soninha, não vale a pena nem gastar uma análise. Sua candidatura é uma invenção de Serra e vai virar pó rapidamente.

E quanto aos outros candidatos, nem mesmo pontuam nas pesquisas e não haverá o que mude isso.

Na origem desse quadro está o prefeito Gilberto Kassab. Sua administração mal-avaliada é o que está enterrando Serra. No início do ano, a aprovação do prefeito estava até melhor (22%). Em março subiu um pouco e se esperava que conforme fosse sendo lembrada a sua ligação com Serra, melhoraria.

Ocorreu o contrário. Após Kassab declarar publicamente seu apoio a Serra e de este anunciar que faria campanha pela “continuidade” em São Paulo, ambos perderam apoio. A aprovação do prefeito (20%) está menor que em janeiro, sua reprovação foi a 39% e a rejeição a Serra aumentou para 37%.

Tudo isso se conecta com o noticiário cada vez mais inevitável sobre a explosão da violência e da criminalidade em São Paulo e com o estado de espírito do paulistano diante de um cotidiano que já se tornou insuportável.

São Paulo está imunda, uma legião de moradores de rua vaga desorientada pela cidade, a sensação de insegurança já atingiu níveis alarmantes, enfim, não se consegue achar praticamente nenhum paulistano que se diga satisfeito com a sua cidade.

Tampouco se consegue achar quem defenda Kassab. Mesmo os antipetistas mais convictos não têm coragem de defendê-lo. Daí o inchaço de Soninha, quem só serve para os que votam com o fígado e não têm coragem de assumir voto no padrinho político da Geni da eleição deste ano.

A rejeição de Kassab perdeu o caráter apolítico que tinha no início de 2012. O paulistano manifestava desgosto pelo governo que elegeu mas não tinha sido provocado a pensar em sobre por que o elegeu. Agora, está pensando. E está se enfurecendo.

É o efeito Celso Pitta. Serra criou Kassab e, de certa forma, ao abandonar a prefeitura nas mãos dele foi como se tivesse dito a frase de Maluf sobre a sua criatura, de que se Pitta não fosse um grande prefeito ninguém deveria mais votar em si.

Quando a campanha começar mesmo, Serra terá o apoio costumeiro da mídia e o antipetismo de parcela expressiva do eleitorado paulistano será açulado. Todavia, em 2012 há um fator que não existiu em 2008 e muito menos em 2004: São Paulo não estava tão mal, naqueles anos.

Como já se disse incontáveis vezes nesta página, ninguém está agüentando mais viver em São Paulo. Uma pessoa que se atrasa para chegar em casa deixa a sua família em pânico. O cidadão sai estressado de manhã para trabalhar e à noite volta histérico para casa.

Não há antipetismo que resista a um cotidiano como esse. As pessoas estão propensas a refletir sobre novos rumos para a cidade.

O desastre político e administrativo de Kassab, portanto, é o que está causando essa indefinição no quadro eleitoral de São Paulo. Repito: não fosse a insatisfação do paulistano com a cidade, Serra, a esta altura, deveria estar praticamente eleito.

A julgar pelo anúncio feito inicialmente pelo tucano de que faria campanha pela “continuidade” administrativa em São Paulo – ou seja, por mantê-la no rumo em que está –, ele deve ter subestimado o descontentamento da população.

Pode-se prever, assim, que Serra tentará se afastar de Kassab durante a campanha. Se assumir sua ligação com ele, será suicídio. Todavia, desvincular-se de sua cria política parece praticamente impossível, a esta altura. Os outros candidatos não permitirão.

149 comments

  • Esse anti-petismo tolo que existe em SP foi exarcebado ultimamente por causa dos escândalos fabricados. Em todos os episódios, Serra foi o maior beneficiário. O julgamento do “mensalçao do PT” deverá mexer com esse anti-petismo dos paulistas, para mais ou para menos.

    A propósito, depois que o TCU detonou o único “indício” que pesava contra os “mensaleiros do PT”, que era o SUPOSTO desvio de recursos públicos da Visanet para o caixa do partido, eis que começa a ganhar corpo uma tese da criminalização do “caixa 2”.

    Lendo as “alegações finais” do PGR Gurgel, vi que ele tenta enquadrar o “caixa 2″ no crime previsto no Art. 350 do Código Eleitoral. Vejamos o que diz esse dispositivo:

    ” Art. 350. Omitir, em documento público ou particular, declaração que dêle devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais:

    Pena – reclusão até cinco anos…”

    Notem que o tipo penal acima descrito exige um fim específico: “fins eleitorais”. Isso significa que uma certidão falsa, por exemplo, apresentada por um eleitor no alistamento, ou transferência de título, ou mesmo um candidato numa cnnvenção, ou no registro de candidatura, mas sempre numa situação ligada ao processo eleitoral, se enquadraria na conduta tipificada pelo Art. 350 do CE.

    Ora, mas desde o início se diz que o tal “mensalão do PT” foi idealizado para comprar apoio parlamentar, e não para fraudar o processo eleitoral. Agora o PGR parece estar tentando dar uma guinada no processo, com o “fim específico” de condenar Dirceu, Genuíno e Delúbio por um crime que não cometeram.

    • Olha, o episódio do mensalão, a essa altura, será um benefício para todos. Os militantes serristas simplesmente achavam que era sentar-se à frente do computador e militar pelo twitter sobre mensalão. Isso não vai salvar o serra do beleléu. A essas alturas, mensalão é um pesadelo pra eles.

  • Como disse alguém aqui na internet ou algo neste sentido: “Os tucanos pensam que São Paulo é um paraíso cercado por um país atrasado chamado Brasil”.

    • Belo resumo, Elson! Em se tratando da classe média paulistana, é isso mesmo.

      Mas lembremo-nos de que São Paulo é mais que sua classe média. Pouco mais de 25% dos paulistanos tem carro próprio. Só por esse dado, você vê que existem muitos pobres. É para esse povo que o PT precisa falar.

      • Realmente, caro Locateli. Estive em Sampa logo depois das eleições de 2010. Um amigo que mora aí e é de esquerda me fez uma “visita guiada” bem interessante.
        Saímos de Pinheiros onde ele mora e fomos indo em direção a partes mais de classe media baixa. Conforme ia diminuindo o poder aquisitivo dos moradores ia aumentando as propagandas com fotos da Dilma e desaparecendo por completo as do Serra.
        Pergunto eu, se os pobres são em maior número, porque os tucanos ganham? O fato de muitos serem nordestinos que não transferiram o voto, como diz o PHA, explica isso?

        • Sim, Juliano, em parte, explica. Há muitos nordestinos em São Paulo, que estão aqui há décadas, mas não transferem o título, por uma questão emocional, de sonhar em voltar para a cidade de origem. Muitos agora estão voltando mesmo, pois a grande oferta de trabalho está hoje no Nordeste, e não em São Paulo, cidade que decaiu muito na última década.

          A outra parte da explicação é que mesmo a classe média baixa sofre influência do PIG, embora menor. Essa influência é, por exemplo, o Jornal Nacional. No entanto, é uma influência bem mais tênue, e não aquele ódio doentio contra a esquerda que caracteriza a classe média alta. Dá pra conversar com esse pessoal da periferia e mostrar que é necessário mudar.

          • As emissoras de rádio,tbém n?!Só pergunto…pq,ao q parece,Tv aberta e rádio,atacam o PT dia e noite;sente-se o ranço longe

          • É verdade, Carlos, o rádio tem uma força imensa na classe média baixa, principalmente no pessoal com mais de 40 anos. E, cá entre nós, ô povinho de direita que pulula em nossas rádios, hein? O Roberto Ribeiro acabou de comentar, acima, sobre a rádio Jovem Pan. É uma das que faz terrorismo contra o Governo Federal.

          • Quando eu morava em São Paulo e trabalhava no setor público municipal nos idos de 1992, via muitos funcionários públicos malufistas e reacionários que queriam levar uma vida de classe média alta (e bem malufista). Eram pessoas simples e pobres, mas que adoravam o Maluf e o que ele representava. Na mesma medida que eles adoravam o Maluf, eles odiavam o PT e a prefeita de então (Luiza Erundina). Provavelmente eles adoravam ouvir programas das rádios (com exceção da Rádio Cultura AM, todas recionárias e anti-petista), além das televisões das famiglias do PIG.

            Hoje muitos destes servidores municipais que conheci, acho que continuam malufistas, só que transferiram seu malufismo para o PSDB e são eleitores do Kassab, do Alckimin e do Nosferatu Cerra. E este grupo não é pequeno não, eles conseguem ainda formar a cabeça de muitas pessoas. O resto é feito pelos meios de comunicação das famiglias do PIG.

  • Realmente, os roubos do PSDB , de toda a direita de São Paulo mais cedo ou mais tarde tinha que aparecer e nesse caso não há imprensa que de jeito de esconder. A roubalheira foi demais até para os padrões dos ladrões mais ordinários, afinal não se mata a galinha dos ovos de ouro.

    A hora é agora São Paulo da virada a esquerda vou ver. Vamo que vamo que pode ser primeiro turno.

    Aqui Edu, a chapa tá esquentado, a mulherada tá com o grande H, o apoio é E X T R A O R D I N Á R I O.

    Saiu no Vermelho
    Haddad: Não há humanização em SP sem a presença das mulheres

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=189111&id_secao=1

  • Muito interessante a situação de Serra. Se ele tiver ombridade e disser, aos quatro ventos, que ele é a continuidade de Kassab, será derrotado. Por outro lado, se ele fugir dessa identificação com Kassab, TODOS os outros candidatos (exceto a Soninha) irão denunciar que Serra tenta esconder sua conexão com Kassab.

    Eu aposto na segunda opção. Serra vai tentar fingir que nunca ouviu falar de Kassab, assim como nunca ouvir falar de Paulo Preto.

    Essa dissimulação é a forma de agir dos demotucanos. É só lembrarmos de Alckmin, candidato à presidência, vestindo bonés e jaquetas com os nomes da Petrobras, Banco do Brasil e outras estatais, para fingir que era contra a privataria.

    • Verdade, Locatelli ! Os tucanos não podem apresentar o seu verdadeiro programa de governo (Privatizações/Exclusão/ governar para poucos etc) e tem que DISSIMULAR para tentar enganar os incautos.A Decadência do Neoliberalismo pelo mundo afora, essa dissimulação tem que ser mais perfeita ainda, mas ainda faz parte do ideário dessa turma. O Brasil deles é ,e sempre foi, PARA POUCOS.Não se enganem ….

      • É muito estranho que o neoliberalismo ainda preocupe tanto a esquerda progressista, quando é mais do que claro que esse ciclo se exauriu, ao redor do mundo, há tempo suficiente para que todos se sintam absolutamente tranquilos.
        Mas, eu tenho comigo que isso é apenas argumento pra assustar incautos.

        • Décio, Quem está bastante assustados são os Gregos, Italianos,Espanhois e Norte americanos.A autorregulação tão prometida pelos neoliberais não aconteceu e todo mundo se ferrou, né? Tudo aquilo que o Pres. Roosevelt armou para proteger a economia, foi ,continuamente, DESMONTADO, pelos sacerdotes do DEUS MERCADO.Agora, ONDE eles estaõ ? A Conta está sendo paga com desemprego,perda de direitos trabalhistas,previdenciários e com recessão.Quer dizer, então, que ,quando as coisas não forem bem, a gente recorre ao satanizado ESTADO ? Noutras palavras, Privatiza-se os lucros (e o foram,certamente) e os prejuízos, são posto nos lombos de todos …Fácil, né?

          • José, esses povos estão assustados, mas, com as consequências da desregulamentação do mercado, mais precisamente, o de crédito, dada a necessidade de financiar o crescimento das economias, mais ou menos, o que se está verificando por esses lados.
            E os neoliberais não prometeram nenhum processo de regulação, até porque, os Chicago Boys estão mais desacreditados do que….nem sei, do que!
            Essa é outra aposta que faço, dando meus dois dentes da frente como garantia, de que, nem a Dama de Ferro, ou o galã dos filmes de “farwest”, de outrora, avalizariam o Neoliberalismo.

            Mas, o que vocês não conseguem entender, é que os processos neoliberais aconteceram na esteira da necessidade imperiosa de desoneração do Estado, produto do grande aumento com gastos sociais, e a manutenção da saúde financeira do próprio, e das empresas, ameaçadas pela globalização, que mudou a dimensão da concorrência, antes, o mercadinho ou, a fabriqueta da esquina, para colocar, de frente a elas, grandes empresas transnacionais.

            Nesse sentido, é fácil, extremamente fácil, entender, quando o Estado aparece em socorro da economia formal, Estado que deve ser interpretado como uma empresa, que sabe o momento de sugar o sangue de quem lhe mantem, mas, em contrapartida, deve reconhecer os momentos, em que a necessidade é de uma transfusão…….para não matar a galinha dos ovos de ouro.

            É preciso entender os processos, antes de demonizá-los, caro José.

        • Que o neoliberalismo falui é fato. Mas que os neolibelês tenham desistido é enganação.

          A propósito, você já ouviu os discursos de Agripino na tribuna do Senado?

          Assista um pelo menos, e ouça ele desancando o “aparelhamento” do estado, toda vez que se publica um edital de concurso público.

          • Quando se fala em aparelhamento, ou desaparelhamento, fala-se em níveis de um, e de outro.
            Falar em desaparelhar o Estado, não quer dizer, necessariamente, que se esteja fazendo defesa do Neoliberalismo.

        • Décio, Estou reproduzindo o comentário de um leitor do Viomundo ,cujo nome é Severino Isidoro :

          Severino Isidoro Fernandes Guedes

          A Espanha é apenas mais uma vítima da ditadura do financismo global, a atual face do neoliberalismo. Ou os governos se fortalecem fortalecendo o poder do Estado, ou então as finanças e os banqueiros continuarão a espalhar pânico, miséria, desemprego e desespero mundo afora.

          Vc defende ,como o DEM e o PSDB, um Estado débil ? Mesmo diante das circunstancias atuais ?

          • Não, José, eu não defendo um Estado débil, mas, um Estado suficiente.

            Eu já tive a oportunidade de postar, aqui, que um capitalista que tenha um mínimo de coerência e honestidade, dado o caráter meritocrático do capitalismo, e considerando que as pessoas são total e completamente diferentes, deve entender como necessária a presença do Estado, como elemento equalizador das diferenças sociais, geradas a partir do capitalismo, no intuito de manter a paz social, portanto, aos disléxicos de plantão, peço o especial favor de não mais tentarem fixar em mim, a pecha de neoliberal.

            Mas, veja que, em nenhum momento, eu menciono que a dita equalização, nem de longe, se aproxima de qualquer dogma socialista de visão linear, de distribuição da riqueza nacional.

        • Décio, Respeitosamente, veja essa tese de doutorado de um aluno Português:

          Doutoramento de Eugénio Rosa

          …Este trabalho contém um conjunto de dados que dão uma ideia clara do domínio da economia, da sociedade portuguesa e do poder político em Portugal por 44 grandes grupos económicos – grande parte deles em estreita associação com o capital estrangeiro. Verifica-se também o condicionamento do desenvolvimento do país pelos grupos oligopolistas. Eles falam sempre em defesa “concorrência”, mas isso é mera conversa ideológica para disfarçar a sua dominação onde não há concorrência nenhuma…….

          Dentre as conclusões finais que resultam da investigação, nas palavras do autor, destacam-se:

          1- A lógica de funcionamento dos grupos económicos é global e orientada pelo objectivo de criação de valor para os accionistas, o que determina que os objectivos de crescimento económico e de desenvolvimento equilibrado e sustentado do país são inevitavelmente secundarizados (os efeitos positivos são colaterais).

          2- O Estado só tem possibilidades de ter um papel activo na promoção do crescimento económico e do desenvolvimento se tiver nos sectores estratégicos – financeiro, energia, comunicações, etc. – empresas públicas importantes e com capacidade para terem uma acção determinante, e integradas num plano de desenvolvimento com objectivos claros e metas que responsabilizem os seus gestores, o que nunca aconteceu.

          3- Um Estado fraco, que resulta do seu afastamento da economia, gera necessariamente organismos regulatórios fracos que ficam rapidamente reféns dos grupos económicos.

          4- Entidades internacionais com poderes regulatórios são complementares mas nunca poderão substituir os Estados nacionais na função de promover o crescimento e o desenvolvimento equilibrado e sustentado do país.

        • Décio, os neoliberais sempre serão motivo de muita preocupação, pois não quero eliminá-los (fisicamente!) da face da terra, apenas quero mostrá-los como realmente o são: abjetos!

          Esses quatro pensamentos dão uma ideia desse sentimento.

          JOAQUIM NABUCO: “NÃO BASTA ACABAR COM A ESCRAVIDÃO. É PRECISO DESTRUIR SUA OBRA.”

          Eduardo Couture (1904-1956): “Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares em conflito o direito e a justiça, luta pela Justiça”.

          Joseph Pulitzer: “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.”

          Paulo Freire: “Ensinar o povo a ver criticamente o mundo é sempre uma prática incômoda para os que fundam seus poderes sobre a inocência dos esplorados.”

        • O neoliberalismo está em vigor em toda a Europa e os EUA. Os povos dessas regiões estão comendo o pão que o deus mercado amassou.

          Os neoliberais não vão desistir tão fácil. É preciso derrotá-los em todas as frentes. Inclusive na internet. Mas o principal é que os povos da Europa e dos EUA precisam escorraçá-los do poder, por questão de sobrevivência, e não de ideologia.

          O Estado JAMAIS deveria ser olhado como empresa, pois dinheiro não é o principal valor do ser humano. Dignidade vem antes.

      • Prezado José, de fato o que eles aplicam, nos governos estaduais e prefeituras, é a mesma política econômica que está afundando a Europa.

        É um verdadeiro braço de ferro entre o Governo Federal e os governos estaduais e prefeituras nas mãos privatistas dos demotucanos. Por exemplo: o Governo Federal cria o SUS e São Paulo não entra com sua parte para manter o SUS.

        Comentário que li no twitter: se FHC tivesse conseguido vender a Caixa, o BB e o BNDES, hoje estaríamos nas mãos dos bancos privados e suas taxas de juros.

  • Caro Eduardo, penso que o papel de Soninha nestas eleições será o de agredir o governo federal, criticando indiretamente a candidatura Haddad. Como voce disse, ela é uma invenção do Serra e eu penso que ela fará o jogo dele. Apenas um complemento, apesar de não ser da esferal municipal. A violencia tambem ajuda o stress do paulistano.

    • Exatamente, a Soninha vai fazer o serviço sujo, ou seja, agredir o PT de todas as formas possíveis (preservando assim imagem do Serra) e criar factóides e baixarias para o Serra explorar.

  • Só tem rejeição quem participa de eleição. A rejeição do Serra é alta, pelo mesmo motivo que a rejeição ao Lula também é alta, este se participasse de uma eleição em São Paulo, penso que teria dificuldades até para ir ao segundo turno.

    Sobre o Kassab, depois da atitude anti-democrática interferindo no processo da eleição em Beagá, com o objetivo de apoiar o Patrus Ananias, merece todo o nosso desprezo.

    • Bruce Guimarães,
      O Kassab não criou o PSD para servir de apoio ao Aécio. Pelo contrário. Seu padrinho político é o Serra. Assim fez intervenção no PSD de BH para f.. o Aécio. Simples assim.

      • Pois é, Armando, o problema que ele terá é que dificilmente a justiça apoiará a intervenção dele, aí ele ficará queimando ainda mais.

  • Sendo bastante realista,a situação deve ser colocada da seguinte maneira:Serra é quase certo que não ganhe a eleição pelo simples fato de ter um percentual de rejeição maior do que o percentual de intenção de votos.Fernando Haddad,tambem não ganha,porque a aliança com Maluf ainda não foi suficientemente processada por muitas pessoas que estariam dispostas a votar no candidato petista,caso não houvesse essa aliança(ou apoio,como queiram).Muita gente que pretendia votar em Haddad,esta migrando para as candidaturas Chalita e Russomano.Porem,ainda é muito cedo,para fazer prognosticos certeiros.O que se pode dizer é que Serra talvez nem vá para o segundo turno.No turno final é possivel prever um embate entre Haddad e Russomano ou Chalita.Mas so nas ultimas horas do dia sete de outubro,poderemos ter uma opinião mais consistente.

      • Pior, quando governou foi melhor que Kassab. Tem muito malufista em São Paulo, mas kassabista, se tiver, não tem coragem de confessar em público.

          • O que necessariamente não siginifica que Marianne não saiba das coisas.
            Afinal, não é só lendo jornal que se fica inteirado do que acontece. O Pig não é só Pig agora. Já é há muito tempo, catão de atibaia….

          • Nasci em São Paulo, em 1960. À época da construção da minhocão, passava a pé pela obra todos os dias a caminho da escola. Andava nas lotações clandestinas, perseguidas pelos comandos do Maluf. Quanto Maluf foi governador, corri da polícia do Maluf, nas manifestações de estudantes. Acompanhei as obras da Paulipetro, onde Maluf procurou petróleo no interior de São Paulo e achou água quente. Há um parque aquático por lá. Na segunda prefeitura de Maluf, já trabalhava no Centro de São Paulo, acopmanhei todas as mazelas e buracos no calçadão, inclusive as pancadarias da guarda municipal ao vivo e a cores. Inclusive a administração Pitta e suas mazelas. Não julgue o que eu sei sobre Maluf, pois não me conhece.

      • Maluf não é representante do grupo que está hoje no poder e não é representante da direita paulistana. Maluf hoje é apenas mais um político de um partido nanico. É um Levy fidelis da vida.
        Se a direita pretende tentar colar a rejeição ao Maluf no Hadad, precisa procurá-la nos 37% de rejeição do Serra, pois Serra é hoje o representante do pensamento conservador e das elites paulistanas que o Maluf foi no passado.

        • Mas é claro que o Serra não tem nada a ver com a direita malufista.
          Vamos aos fatos:
          Em 13 de março de 1964, no famoso comício da Central do Brasil, onde Jango defendeu as reformas de base, Serra, então com 21 anos, foi o mais jovem a discursar. O comício foi considerado pelos conservadores uma provocação e visto como um momento-chave de radicalização do governo, ajudando na junção de forças políticas, sociais e militares para derrubar Jango.
          Era considerado perigoso pelos militares. Foi perseguido e exilado na Bolívia, França e Chile durante a ditadura. Decretado o golpe liderado pelo general Augusto Pinochet, em setembro de 1973, Serra ajudou a transportar vários perseguidos para refugiarem-se na embaixada do Panamá. Foi preso no aeroporto quando tentava deixar o país com a família, sendo levado ao Estádio Nacional, onde muitos foram torturados e mortos. Um major que o libertou foi posteriormente fuzilado.Serra refugiou-se na embaixada da Itália, ficando como exilado político por oito meses aguardando um salvo-conduto.Partiu depois para os Estados Unidos,
          Enquanto isso Maluf bajulava o Médice, ditador, carrasco e assassino.

          • Tai. Bem lembrado.
            As vezes aparece alguém neste blog que conhece bem a história política sem as lentes e os cabrestos ideológicos da patrulha petista.

          • Caro colega, o problema não é o que Serra foi, foi no que o Serra se transformou.

            Aliás, gostaria de saber como um exilado político de esquerda conseguiu estudar em Cornell, durante um governo republicano, em plena época da Guerra Fria ?? Também gostaria de saber como ele escapou do estádio nacional após ser preso pela ditadura sanguinária chilena.

            Veja que o Gabeira participou do sequestro do embaixador, combatia a ditadura e se transformou num arremedo do que já foi.

          • Sei, sei…Picou a mula quando as coisas nem estavam quentes…
            Não estava presente XXX Congresso da UNE em Ibiúna…Puta cara de sorte, o SSerra…
            Não cumpriu o mandato de presidente da UNE, né? Começou cedo com a mania de não cumprir mandato…
            Depois de algumas estrepolias aqui e ali, foi pro Chile, né?
            E conseguiu fugir do estádio, né? Sei, sei…Puta cara de sorte, o SSerra…
            Aí foi pros EUA “fazer um curso”, né?
            Sei, sei.
            E com a mulher de sobrenome Allende a tiracolo?
            Certo…e o DoS, CIA e o FBI são trouxas, né?
            EUA dando asilo a um perigoso (ah, ah, ah) “comunista” e “agitador”?
            Claro, claro…Puta cara de sorte, o SSerra…

            Tem gente (?) que acredita que o Hitler era çossialista, portanto é justo que haja também gente (?) que acredite na estorinha do agente provocador SSerra, o Cabo Anselmo que deu certo (até agora).

            Alguém, algum dia, vai mergulhar nisso aí e descobrir como foi realmente a história da fraude chamada José SSerra.

          • O mais intrigante é como Serra, tido aqui como esquerdista perseguido pela ditadura brasileira, por Pinochet e sei lá mais quem, foi parar nos USA, com visto e tudo, e ainda estudando em Universidade daquele país. Esquerdista perseguido ia para Cuba, Rússia, ou até mesmo para França, Suécia, Suiça, etc. Mas Estados Unidos, nunquinha mesmo. Difícil de engolir. As peças não se encaixam.

        • Dançou neném, perdeu o “um minuto e tanto”.

          Quer dizer que o Catão de Atibaia, o defensor do Estado Mínimo e do Mercado Máximo (vulgarmente conhecido como Neo-liberalismo) pratica agora estelionato intelectual.

          Já encontraste os milhares de links que ligam o Nosferatu Cerra ao Cachoeira?

  • Prezado Eduardo,

    É impressionante o ponto a que chegou o Serra: vive num paraíso artificial ( tem dinheiro demais ), vive em outro mundo, está totalmente alienado, há tempos não percebe a realidade do povo de sua cidade.

    Tomara que esteja chegando a hora de ter o que merece.

    • Honestamente, acho um erro dizer que esses políticos não percebem a realidade do povo. Eles percebem sim, só que não se importam. Tudo que querem é encontrar uma boa forma de enrolar, para continuar com os votos. Exacerbar o preconceito e o ódio é um ótimo método. E o resto que se dane.

  • A “gestão” Kassab é catastrófica, e todos vivemos isso no dia a dia, mas a foto em questão é engraçadíssima: parece a de um casal que está se separando – rsrsrs

  • Eu já acho que não deve menosprezar o Russomano. Não acho que os que votam nele são pessoas que não sabem pra onde ir. Fosse assim os votos de PSDBistas e PeTistas teriam se pulverizado entre os menores. Mas o que aconteceu é que o Russomano, sozinho, capitalizou esses supostos descontentes.

    E é o que aconteceu. Está claro que o Russomano capitalizou os votos dos PSDBistas que não suportam Kassab e dos PeTistas que não suportam Maluf. Além de tudo, não devemos esquecer que Russomano tem todo o aporte da tv Record à seu serviço. Então muita calma.

  • “O eleitorado não sabe quem é o candidato do PT”.
    Depois de tres mandatos presidenciais do PT é duro constatar isso, não? Êta povinho despolitizado. E ainda tem gente que acha que a TV Globo não teve sucesso no seu objetivo de alienar a população brasileira com as suas novelas, futebóis, lutas de trogloditas, etc.

  • O mais engraçado e o porque sempre digo que boa parte dos eleitores de SP ( cidade e estado ) são BURROS E ALIENADOS, é que a cidade está um caos. O trânsito, o transporte público de péssima qualidade ( ônibus, CPTM, Metrô ), uso ônibus e metrô todos os dias e sei muito bem do que estou falando, a violência dos bandidos e da PM mal preparada e mal paga e nos grandes jornais, na Revista Veja e na TV Globo eles adoram exaltar às coisas boas que existem em SP ( que com ceteza a grande maioria não tem nenhuma relação com o papel da administração pública estadual e municipal ) e adoram “maquiar” às ruins. Adoram falar, por exemplo, que a taxa de homicídio caiu na capital e no Estado, quando qualquer um que tenha o mínimo de senso crítico e que não se baseia apenas nestes meios de informação citados acima, sabe que o grande problema em SP é o latrocínio ( roubo seguido de morte ), pois os indices deste crime explodiu nos últimos anos, principalmente na capital.
    Será que estas pessoas que vivem na cidade de SP não acham estranho tamanha disparidade entre o que ouvem e leêm e a realidade que vivem no dia a dia ???
    Será que não tem o mínimo do mínimo de senso crítico em suas “cabecinhas de bagre” para começar a questionar estes meios de comunicação deixando de consumí-los, por exemplo ????

    Porquê será que este número estes VAGABUNDOS da imprensa tucana não divulgam, hein ???

    A resposta está ” na IMPRENSA TUCANA “.

    E foda-se a população, não é mesmo BURROS DE CARGA ?!?!?!

    • É que o maior partido dos paulistas e dos mineiros é o PIG. Os eleitores desses estados acreditam e confiam nesse partido. Tanto que acreditam que Serra vai governar o mandato inteiro, outra vez. São como aquelas mulheres enganadas pelos maridos seguidamente, são alertadas pelas vizinhas e pelos parentes, mas caem sempre na lábia dos mesmos, ou como as mulheres do Nelson Rodrigues, gostam de apanhar.

  • Não dá para reverter, o tempo é exiguo, Serra irá perder. Parece que a TREVA DA DIREITA em são paulo, esta se esfarelando. Ainda que a CBN/GLOBO, num gigantesco esforço de malabarismo “jornalistico”(só mais um), tenha quase que ABOLIDO, das suas “isentas” REPORTAGENS, a CRIMINALIDADE desta triste, confusa, dividida, sucateada, desorganizada são paulo. Não da mais tempo para a reversão, em favor de seu candidato serra. Ainda que os ” polianos” mercenários gilbertos dementeinstain falem, via direita midiatica, das “belezas” que é esta são paulo. A sociedade paulistana sente, na carne, a cusparada que a direita psdb/dem, lhes fornece, todos os dias, nas suas necessidades básicas. Muito há que se fazer e nada melhor, para tanto, CONVERSARMOS E MOSTRARMOS PARA TODOS AQUELES DE NOSSAS RELAÇÕES PESSOAIS, FAMILIARES, DE ESCOLA, FACULDADE, DE BALADAS, DE FUTEBOL, DE IGREJAS, DE PONTOS DE ONIBUS, DAS PRAÇAS, o que SIGNIFICA A DIREITA NO PODER. Que nada mais é que UMA CUSPARADA EM NOSSAS ALMAS E PRETENSÕES DE UMA VIDA MAIS DIGNA, MAIS DECENTE, MAIS HONESTA, MAIS SOLIDÁRIA. DIREITA, É A DOENÇA SOCIAL E O FLAGELO DA HUMANIDADE.

  • Além da desaprovação de Kassab, a rejeição a serra só aumenta enquanto o índice de intenções de voto não varia quse nada. Sabemos que o PIG vai fazer das tripas coração para faze-lo prefeito porque para a extrema-direita encastelada nas redações é fundamental impedir a vitória do PT em Sampa já que isso poderá ter como consequência ajudar a varrer os tucanos do governo paulista. De cara sabemos que o PIG vai martelar “mensalão” feito disco riscado e também que farão o possível e o impossível para esconder o fato de que a Delta “entrou” em SP durante o governo do mais preparado e sabe-se lá o que andou aprontando. Em relação àquela adolescente de meia idade, eu sugiro que ela pinte os cabelos de loiro e peça à Xuxa autorização para usar a música Ilari-ilari-e (sei lá como se escreve isto!) como tema de campanha e adote o slogan: Xoninha, a prefeita dos baixinhos.
    Insisto: o PT tem piso de 30% dos votos por aqui. 1/3 dos paulistas e paulistanos são mais espertos do que pensa o PIG e não se deixam enganar pela ladainha de sempre. Estou arriscando o palpite de que, no mínimo, vai ser necessário muito trabalho para levar o mais preparado ao segundo turno já que a concorrência de Russomano e Chalita vai tirar muito mais votos dele do que do candidato do PT.

  • Eu não acredito em pesquisa do “datafalha” e nem no “globop”, alguém viu a reportagem do domingo espetacular? Por isso temos que ficar atento, pois as mascara estão caindo uma a uma. A começar por RICARDO GALVÃO TEIXIERA DA CBF E agora Monte Negro do “IBOP”, a muito “dente de coelho” ainda a ser descoberto.

    Mas a analise de Edu é muito sensata, dentre todas que li até agora, temos que por a barba de molho, pois em São Paulo (e no estado todo também) existe um ati-petismo insuflado pela mídia e seu factóide para justamente colocar no poder alguém alinhado com seus propósitos e Celso Rusumano não fica de fora, pois os ideais da mídia nativa também esta presente nele, afinal ele é de origem de direita, apesar de ter mudado seu discurso, mas acredito que só mudou o discurso.

  • A policia paulista(mais especificamente a PM)mata inocentes em SP(o publicitario recentemente morto em uma desastrada abordagem policial,sem esquecer Pinheirinho,Cracolandia e n outras mortes que podem ser atribuidas a integrantes da PM).Oras,em suas origens,a PM é tida como força reserva do exercito.Surgiu no contexto das guerrilhas urbanas em 68/69 em pleno dominio do terrorismo de estado,implantado pelo golpe militar de 64.Portanto,não é uma policia democratica.E é uma policia claramente ineficaz.E sendo uma policia criada para combater as guerrilhas urbanas,age claramente como se toda a população fosse suspeita ainda dentro da otica da doutrina de segurança nacional,que embasou todas as ações criminosas e terroristas do regime miitar.O ideal seria sua extinção e a criação de uma policia sob comando unico,no caso em tela,do delegado geral de policia.Quando ha dualidade de comando,ninguem comanda coisa alguma e a criminalidade,inclusive policial,recrudece, que é o que ocorre numa cidade como São Paulo,em que o poder público ja perdeu o controle da situação completamente.

    • Isso é que acho impressionante caro Dimas. O cara que morreu não era pobre. O descalabro administrativo está atingindo até a classe média alta.
      Aqui no Rio, não se pode dizer que a vida do pobre seja um paraíso, embora a UPP tenha sido bom para eles. Mas a prefeitura carioca não consegue esse feito dos tucanos de SP, que é “democratizar” o descaso com o cidadão para todas as classes sociais

  • Não sei não, acho que o tal do SERRA ganha a disputa para a prefeitura!
    E outra, em caso de derrota do SERRA e vitória do HADDAD, o difícil será este se reeleger, vide o que aconteceu com a MARTA.
    Com o HADDAD eleito a GLOBO, BAND e SBT vão falar mal do cara todo dia na televisão, assim, não tem governo que aguente!

  • Russomano,militou no malufismo,de quem herda votos,tb daqueles que nao querem cerra……num segundo herda votos de cerristas,se este nao for ao segundo turno…..mas é o Plano B do pig…..que ja infla sua candidatura encostando no cerra(entre aspas)!!! para o pig ,Russo*** ou outro candidato pode vencer MENOS o HADDAD…..estamos no front!!! vamos a luta por uma SP.humana..nova ,parceira do gov de Dilma!!!somente HADDAD pode realizar isto……*HADDAD* 2012…….LULA *2014 ,GOVERNADOR DE SAMPA…….DILMA REELEITA************2014*

  • O pessoal do psol pensa q o povo é formado de intelectuais como eles. Qdo caírem na real, vao começar a eleger alguem, e nao ficar só criticando. E é mais facil ficar só de fora criticando, e vendo só o q falta fazer, sem ver o q ja foi feito.

  • Perfeita analise Eduardo.
    Não sou paulista nem voto ai, mas lamento o que vcs paulistanos estão sofrendo.
    Espero que de Haddad vista a camisa de São Paulo..
    São Paulo merece sangue novo. Espero que Haddad empunhe a bandeira da mesma inteligência que demonstrou no Ministério que dirigiu-e muito bem dirigido-.

  • A equipe de campanha do PSDB vem estimulando seus jovens militantes a se portarem como soldados numa guerra. Eleição não é guerra [a não ser em sentido figurado]. Entretanto, o que se vê, com a nomeação do grupo de “Infantaria 45”, é a perda de todo o sentido conotativo da palavra. O secretário nacional de Juventude do PSDB diz querer ser propositivo e “discutir soluções para a cidade” de São Paulo, mas o nome de batismo do grupo apaga qualquer possibilidade de que se pretenda discutir a eleição municipal no plano das ideias. Torçamos para que, neste pleito, os tucanos fiquem somente nas bolinhas de papel… Se é que me entendem.
    Leiam matéria abaixo:

    A juventude do PSDB montou um grupo batizado de “Infantaria 45” para divulgar propostas de José Serra na internet. O grupo diz que pretende responder a provocações que atribui a militantes de partidos adversários.

    A equipe é formada por militantes tucanos e recebe orientações de integrantes da equipe de campanha do PSDB. “Nosso objetivo não é atacar, é fazer uma campanha propositiva e discutir soluções para a cidade”, afirma o secretário nacional de Juventude do partido, Wesley Goggi.

    A ação da “infantaria” será voluntária, mas os militantes receberão orientações e missões diárias da equipe de campanha.

    Na sexta-feira da semana passada, por exemplo, quando petistas lançaram no Twitter a campanha “13 dá sorte”, em alusão ao número do PT na urna eletrônica, os tucanos passaram a difundir a expressão “13 dá azar”.

    Segundo o coordenador de comunicação de Fernando Haddad, vereador José Américo, a campanha descarta a hipótese de fazer uma coordenação centralizada da militância. Ele ironizou o tom bélico da “Infantaria 45” e disse que a internet não aceita esse tipo de iniciativa. “Somos contra montar brigadas ou infantarias na web ou tutelar nossos apoiadores”, afirmou. “Do nosso lado, temos apenas apoios espontâneos.” Um dos internautas que defende Haddad na internet é o jornalista Leandro Rodrigues, de 25 anos, criador do perfil “Somos Haddad” no Twitter e Facebook. “Quando alguém escreve uma crítica fundamentada, respondemos no mesmo tom”, disse.

    • E o Serra diz que os blogueiros “sujos” são nazistas. É, sem sombra de dúvida, o maior enganador que já ví na política nacional em toda a minha vida.

  • Caro Edu. Acho que o caminho é munipalizar o pleito. Não se pode deixar que o debate aí se nacionalize, como quer o pig.
    É evidente que o Serra vai evitar o máximo os temas sobre a administração do Kassab. Vai tocar no negócio do mensalão, do PT isso, do PT aquilo.
    Tem que ficar claro para o eleitor que ele não pode deixar que sua vida cotidiana vire cada vez mais um inferno, por conta da disputa presidencial de 2014.
    O paulistano deve “cagar’ para o futuro político do Serra e se preocupar com seu futuro.
    Se assim for, não tem como o Coisa Ruim ganhar

  • Estou totalmente de acordo: a desaprovação a Kassab aliada à enorme rejeição a Serra, muito provavelmente, vão propiciar a São Paulo o merecido fim à execrável carreira de politicuzinho… Serra terá o que merece!

  • Eduardo.

    Quando você desvreve o curriculo de Serra como candidato 2 vezes à presidência, ex-governador de São Paulo e ex-prefeito de São Paulo, discordo apenas em um detalhe.
    Serra foi ex-semi-prefeito, pois abandonou os paulistanos na metade de seu mandato.
    Outra coisa que chamo a atenção de todos.
    Fiquem atentos na eleição de BH. Essa talvez seja a eleição mais importante do ano, pois o que está em jogo é o nome na sucessão tucana para 2014.
    Dilma irá jogar todas as suas fichas nas eleições mineiras. Até mais que em São Paulo.
    Caso Aécio perca através de Lacerda as eleições para Patrus, está enterrada a oportunidade dos tucanos virem com “o novo” Aécio para presidência.
    Aécio não é conhecido fora de Minas. Não tem carisma. Nem a competência política de seu avô.
    Com a derrota do grupo aecista em BH, os tucanos não terão muita escolha.
    A cúpula tucana não aguenta mais Serra. O partido entrará totalmente dividido, pois Sergio Guerra, Tasso Jereissati, Álvaro Dias e outros tucanos de bico fino não endossarão Serra mais uma vez.
    Cria-se então uma incógnita. Haverá uma revoada de tucanos para outros partidos? PMDB, PP, PSD?
    Parece que a derrota de Serra e Lacerda (se Deus quiser isso ocorrerá, pois Deus é progressista e seu filho um socialista exemplar) mudarão muito o rumo político nesse país para os próximos dois anos.

      • Não Bruce. Lacerda “apenas” está numa agremiação política que utiliza “socialista” em seu nome.
        O PSDB também carrega em seu nome e em seu estatuto a palavra “social”.
        Quando disse que Serra e Lacerda perderiam “se Deus quiser, pois Deus é progressista e seu filho é socialista exemplar”, saiba que Lacerda faz parte do grupo de Barrabás.
        Serra e Lacerda estão mais para o Nacional Socialismo alemão.

        • Eu concordo contigo. A eleição em Beagá vai ser tão ou mais importante que a eleição paulistana. Está muito claro que o candidato do PSDB em 2014 será o Aécio e será uma boa preliminar entre Dilma e Aécio. Veremos.

  • Não sei quem vai vencer estas eleições no município de São Paulo. Mas se eu fosse apostar em alguém que vai perder (sem contar os candidatos folclóricos, é claro0 eu apostaria no Serra.

    E com todo respeito aos adversários, acho que o Hadad tem uma boa chance de vencer.

    De qualquer forma o que está ficando muito evidente é que há condições para uma intensa movimentação nas intenções de voto assim que começar o horário político e a campanha começar de vez. Hoje ainda é difícil ver alguém falando de eleições e mais ainda com o candidato já definido.

    Se o Serra ficar fora do segundo turno vai ser uma surpresa, mas não é uma coisa impossível de acontecer. É uma possibilidade real.

    E se isso acontecer irá abalar profundamente as muralhas da citadela tucana no estado de São Paulo.

    Por tudo isso eu acho que a posição dos tucanos ficou extremamente desconfortável nestas eleições. Se perdessem com um outro candidato ainda poderiam alegar alguma coisa, mas perder com o Serra (de novo) será terrivelmente debilitante para essa corja.

    Quanto aos demais candidator espero apenas que a campanha se mantenha em alto nível (coisa que INFELIZMENTE não espero nem do Serra nem de sua linha auxiliar, a tal de “Soninha”), com propostas e debates civilizados visando os interesses da cidade e seus habitantes.

      • Ô, Tião!… Me cite um só caso onde qualquer candidato do PT tenha usado de baixaria ou golpes baixos para derrocar um oponente, da mesma maneira que o seu partideco moribundo, o PSDB, é useiro e vezeiro em fazer!

          • O caso dos aloprados… Então vejamos.

            A armação foi feita pela quadrilha do Cachoeira, conforme foi descoberto pela CPI com base nas investigações da PF. Para ver as transcrições basta procurar no blog do Nassif, que tem a transcrição das escutas telefônicas mostrando a armação e o grande interesse dos bandidos na vitória do PSDB.

            Pergunta: Por que os bandidos tinham tanto interesse na vitória do PSDB?

            A resposta pode ser encontrada no depoimento do ex-diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot na CPI do Cachoeira, onde ele abre o jogo sobre os 8% das verbas do Rodoanel, desvidos para as campanhas eleitorais de Serra e do Alckmin.

            E por aí vai…

            Se eu fosse um desses tucanos, jamais citaria a questão dos aloprados de 2006, porquefoi uma armação que eles fizeram junto com uma quadrilha mafiosa, o que mostra apenas a baixaria deles, não do PT.

      • Sebastião, onde estão os outros tucanos, só você por estes lados agourando as postagens do Edu.
        E você tem os seus méritos, defender Serra, é complicado, mas tú estás na trincheira, palavra que Serra desconhece. Já abandonou 2 vezes a trincherira, Ó soldado relapso, o trololó!

          • Esse papo de ser pago pelo PIG, já perdeu a graça, faz tempo.
            Além disso, ser anti-Lulista e anti-PTista, não significa uma declaração de amor ao Serra.

            Problema de interpretação de texto, por aqui, é mato.

  • Continuo impressionado como desprezam o Russomano, principalmente os críticos ligados ao PT, acontece a mesma coisa como em 2010, quando não detectaram o crescimento da terceira via Marina, seja pelo qual motivo foi, mas foi de fato um crescimento.

    Discordo também quando diz que Russomano se eleito não teria um partido forte, pode ser, mas duvido que PT, PSB, PMDB não o apoiaria ou não fizesse uma aliança para governança. Não acho que só PT ou PSDB com toda estrutura são os únicos que podem governar.

    O PT continua desprezando as bases, continua desprezando os eleitores de Marta achando que a sigla por si só tem mais de 30%.

    E olha como são as coisas, Kassab hoje poderia estar apoiando Haddad se não fosse a pressão da militância do partido e agora olha a popularidade do cara

    • Alexandre Silva, eu não votaria no Russomano porque ele batia na primeira mulher dele e eu, como mulher que participei do Sos Mulher, JAMAIS VOTAREI NUM HOMEM COVARDE. Mas não se preocupe com o seu candidato, afinal a IURD e outras igrejas evangélicas estão apoiando ele.

      • Não vou entrar na questão da religião , porque conheço muitos que votarão em outro candidato, ou que votaram na Dilma e não se deixam influenciar por lideranças nenhuma.
        Mantenho minha opinião: O PT que vá as bases e verás o quanto lula com seu autoritarismo rachou a militância, ao fazer o que fez com a Marta, ao ter apoio do Maluf etc

        É complicado porque Netinho, que também foi acusado de agredir sua ex esposa, deixou de se candidatar para apoiar Haddad. Como se vÊ o seu candidato também não tem boas companhias.

        • eu só não entendi o último parágrafo: “E olha como são as coisas, Kassab hoje poderia estar apoiando Haddad se não fosse a pressão da militância do partido e agora olha a popularidade do cara”. Então, a militância fez bem, certo? Porque a crítica? Congruência, amigo…

        • Ih, pode esperar, alguém vai sair em defesa do Russomano, como contraponto ao Serra, dizendo, ao melhor estilo Bruno goleiro, “mas, quem nunca deu umas bolachas, na mulher”?
          Ou já esqueceram do ‘estupra, mas, não mata”?

  • Estou esperando a hora derradeira em que Serra será tragado pelo BURACO DA CRATERA DO METRÔ, quem cava buraco tem que afundar nele, não acham… Haddad na cabeça.
    Como sempre, Sr. Eduardo, uma análise perfeita.
    abraços e todos companheiros e beijinhos na Victória.

  • Caro Eduardo, boa tarde.

    O sistema de transportes na época da Marta, que forçou as empresas a aposentarem as carcaças que chamavam de ônibus, mais a criação do bilhete único, causou uma melhora sensível do transporte à época.

    Uma pena que os governantes que vieram depois tenham sucateado o sistema. Hoje, está impossível se locomover pela cidade usando o transporte público. Para piorar, vão começar a cobrar pedágio nos trechos urbanos de rodovia, tornando ainda mais caótico o trãnsito nos entornos. Repare que essa medida afetará principalmente a grande SP (Osasco, Barueri, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Cotia, Embu das Artes, Taboão da Serra, dentre outras, além dos bairros periféricos próximos à essas rodoviais). Pessoas que não pagavam (quase 90% dos usuários) passarão a pagar e os que já usavam (uns 10%) pagarão menos, quanto ninguém sabe, mas acho que será pouca coisa.

    Para piorar, nada de investimentos em transporte público de massa (trem e metrô). A coisa vai piorar, acredite, e é capaz de elegerem o Serra ainda por cima. Espero que sua análise se concretize e o Serra comece a cair. Não dá mais para aguentar essa turma.

  • ESTAVA OLHANDO A PESQUISA DE CAPITAIS, DO DATA FOLHA, PARA PREFEITO, EM PORTO ALEGRE POR EX. OS CANDIATOS DE ESQUERDA SOMAM MAIS DE 80% DOS VOTOS, ENQUANTO QUE O CANDIDATO DO PSDB, APOIADO PELA EX GOVERNADORA YEDA, APARECE COM 0%, ISTO MESMO, ZERO POR CENTO.

  • Aos patéticos lulistas/malufistas!
    Em primeiro lugar, queiram receber os meus mais cordiais cumprimentos pela performance extraordinária de Fernando Haddad, que depois do Lula ter entrado na campanha em virtuosa companhia de Paulo Maluf – frise-se –, deu um salto maravilhoso de 1%! “Que beleza, mas que beleza”, como diria aquele locutor esportivo! Não estou preocupado com a performance de José Serra como certamente pensarão. Tanto é verdade, que considero a decisão do paulistano muito sintomática, veio confirmar que o eleitorado mais esclarecido já parece saturado tanto do PT quanto do PSDB, e que o processo político democrático reserva surpresas que não podemos imaginar! Será muito bom se isto acontecer, estão procurando novos caminhos, oxigenando a atmosfera política.
    Mas o quê fazer com o respaldo, a escória que restará em nosso país? Ficará a nódoa, um rastro pegajoso de corrupção, a herança maldita do PT! Os patéticos lulistas/malufistas não têm consciência do mal que fizeram e que ficará sem punição! Estou me referindo explicitamente aos mensaleiros; aos José Dirceus e Waldomiro Diniz seus assessores; aos ministros exonerados por corrupção; aos funcionários públicos corruptos sem os quais não é possível quaisquer atos de corrupção envolvendo o dinheiro público; aos membros das Ongs ligadas ao governo que dilapidam os cofres públicos; aos sindicatos pelegos e entidades como a UNE, cúmplices da malversação! Deve-se lembrar os caudatários, os encostados em cargos públicos graças à militância; os órgãos da imprensa MERD (mídia esquerdista, revoltada e despeitada) que a expensas de publicidades oficiais glorificam um governo incompetente que depois de mais de 9 anos vai nos brindar com um PIB menor que 2%! Onde estão os ridículos intelectuais do PT que silenciaram quando o Lula apareceu abraçando o Maluf? Que vergonha, que vergonha… E finalmente, os patéticos lulistas/malufistas que participam deste portal!
    Att. Eugênio José Alati

    • Mais um batedor de carteiras imbecil que se recusa a ler o “tudo lixo…tudo lixo” (by SSerra) “A Privataria Tucana”…
      Rastro pegajoso de corrupção, né, Eujegue?
      Tãotá.
      O cara tem 300 anos e até agora não aprendeu nada.
      Tente nascer de novo, Eujegue: quem sabe dessa vez te deem um cérebro ao invés dos arremedos delgado e reto.
      Erga a coluna, Eujegue, erga a coluna…o que teus netos vão dizer de um avô que vive a fazer papel de capacho?

      • Olha Scan, eu não perco tempo lendo o que esse débil mental escreve. Só de ler o nome dele eu já passo adiante. Acho que é o que todos nós deveríamos fazer. Ignorar.

    • “…Que vergonha, que vergonha…”

      Vergonha, é?

      Então por que cargas-d’água vocês cortejaram o Maluf até os 48 minutos do 2º tempo, e não sentiram um grama de vergonha, hã?

      Vocês estão é com dor-de-cotovelo, isso sim.

      Neo-hipócritas.

  • Pois é, Edu… quem dera sua análise fosse coberta de sucesso referendada no voto popular, mas o povo paulistano é tão conservador que diante da chance de um candidato petista vencer eles votam mesmo com o fígado, mesmo que isso signifique mais 4 anos de lixo, violência, corrupção e descaso com a educação e saúde, sem falar, claro no trânsito… nada disso parece capaz de mover esse povo que prefere sofrer com o antipetismo do que correr o risco de ser feliz… é caso de síndrome de Estocolmo! Mas rogo que tenha sido absurdamente profético!!!!

  • Edu.

    Já decidi e vou votar no Russomano.
    Quero ver a cara da tucanalha quando tiverem que enfiar a viola no saco.
    Fizeram todo aquele escândalo por causa da mão dada a Maluf, então levem

      • Indústria criada a partir da necessidade da prestação de vestibular de acesso às universidades, diga-se, de total responsabilidade do poder público.

        • Mas enquanto vocês estiveram no poder, a escandalosa indústria dos cursinhos pré-vestibular nadava de braçada, e vocês não faziam absolutamente NADA pra combater. O governo do PT fez o ENEM, que criou uma alternativa democrática de acesso às Universidades. Daí que os tais cursinhos elitizantes foram pro beleléu. E o Ministro da Educação era Haddad.

    • Vinicius, O Vestibular é um instrumento da década de 50. Vc não o considera arcaico ? O ENEM, com todas imperfeiçoes ,é um programa mais evoluído, não acha ?
      Um candidato pode fazer prova para faculdade de Medicina de SOBRAL_CE, lá em sorocaba-SP,Não acha isso vantajoso ? Ainda ´, há as questões de simultaneidade. e das taxas de vestibular que foram extintas com o ENEM
      .

  • Quem avisa, amigo é.

    Em 2008 o PT errou o alvo e centrou fogo no Chuchu (o único que garantiria a vitória da Marta no segundo turno) e deu, no que deu, o boneco do Kassab, o Kassabinho, veio lá de trás e, agradecendo o trabalho de solapagem do perfeito leguminoso, feito pelo PT, faturou a eleição de então, unindo todas as tribos do atraso com os desavisados do ritmo.

    Agora o Chuchu da hora é o Zé Bolinha, o único que garante a vitória do Haddad no segundo turno, por não dar liga entre as tribos do atraso e os desavisados da hora.

    Se passar o Russo ou o Chatita, adeus prefeitura de São Paulo.
    O Chuchu vinga-se do desafeto e leva com o Chatita ou o Bispo leva com o “está bom prá voce?”, unindo o Xô Belzebu, o Santo caipira e o Nosferatu gagá.

    Nossa missão, quase impossível, é fazer o Zé Bolinha sobreviver até o segundo turno, para aí então elegermos o Haddad, o candidato que a prefeitura necessita urgente para exorcisar o atraso e excomungar os fariseus de imobiliárias, e só o Bolinha garante isso.

    Vamos segurar esse Zé Nosferatu no segundo turno, nem que tenha que ser à unha.

    • Falta de vergonha?

      E quando vocês disputaram, até a undécima hora, o apoio de Maluf, faltou vergonha nas fuças de vocês, foi?

      Neo-descarados.

        • Seguinte:

          Vocês já têm 24 horas de propaganda a favor (PIG), todos os dias, inclusive aos domingos. O PT só terá escassos minutinhos no guia eleitoral, dia sim, dia não, a partir de 23 de agosto.

          E ainda assim vocês queriam subtrair “1 minuto e pouco” correspondente ao tempo do PP.

          Se liga você, ou brocoió, que vai continuar engolindo o sapo barbudo por um bom tempo ainda.

  • “Ex-candidato a presidente duas vezes, ex-governador do Estado mais rico e ex-prefeito da capital paulista, do alto de uma carreira política de mais de 40 anos deveria surrar os candidatos neófitos que disputam consigo.”
    A dinâmica da renovação é um fundamento básico da teoria política. Jorge Amado deveria ensinar um pouco a você com seu Mundinho Falcão.

    “Pesquisa Datafolha sobre a sucessão municipal de São Paulo divulgada no fim de semana”
    Datafolha ? Não é aquele instituto de pesquisa que sua ONG está processando por falsificar resultados ?

    “Celso Russomano é herdeiro dos eleitores que se afastaram de Serra e não sabem para onde ir.”
    O Datafolha não afirma isso. E os eleitores desiludidos do PT para onde vão ?

    “O maior beneficiário do atual quadro eleitoral é Fernando Haddad. Quase 40% do eleitorado paulistano se diz disposto a votar no candidato indicado por Lula”
    Você acredita, mas acredita mesmo que o Haddad vai pular de 7% para 47% em dois meses e meio ?

    “Quanto a Soninha, não vale a pena nem gastar uma análise. ”
    Então sua análise não é séria. A candidata se apresenta com 7% de intenção de votos no início da campanha, fato que por si só demonstra ter eleitores cativos que aceitarão votar no candidato que ela indicar num eventual segundo turno.

    “Na origem desse quadro está o prefeito Gilberto Kassab. Sua administração mal-avaliada é o que está enterrando Serra. ”
    Avaliação de gestão é flutuante. É só o governante inaugurar uma ou duas obras importante e os humores mudam

    ” Explosão da violência e da criminalidade em São Paulo São Paulo está imunda. Legião de moradores de rua vaga desorientada pela cidade. Sensação de insegurança atingiu níveis alarmantes,”
    Pode-se chamar tais ilações de uma análise fria e imparcial ? Apostar no “quantopiormelhor” é característica marcante do lulo-petismo

    ” Ninguém está agüentando mais viver em São Paulo. Uma pessoa que se atrasa para chegar em casa deixa a sua família em pânico.”
    Como aliás, em qualquer megalópole do mundo. Insinuar que a violência é responsabilidade de um político ou de um partido é estelionato intelectual

    “A julgar pelo anúncio feito inicialmente pelo tucano de que faria campanha pela “continuidade” administrativa em São Paulo , ele deve ter subestimado o descontentamento da população.Pode-se prever, assim, que Serra tentará se afastar de Kassab durante a campanha. Se assumir sua ligação com ele, será suicídio. Todavia, desvincular-se de sua cria política parece praticamente impossível, a esta altura. ”
    Ingenuidade pensar que a campanha de Serra é integrada por uma pleiade de mentecaptos e energumenos que mal sabem criar estratégias em cima de conjunturas politico-sociais.

    • Logo, logo esse brocoió vai escrever aqui que foi o Serra que criou e promoveu e ENEM, e que o governo do PT apenas copiou, aplicando um software pirata e piorado, e demais trololagens que estamos cansados de ver e ouvir.

      Não foi assim com os programas sociais, como o Bolsa-Família? Primeiro ficaram dizendo que o BF era uma escola de vagabundagem. Depois que viram o programa funcionando e promovendo a inclusão social como nunca se viu, mudaram o discurso: “mas…fomos nós que o criamos…”

      Caras de pau.

    • “Pesquisa Datafolha sobre a sucessão municipal de São Paulo divulgada no fim de semana”
      Datafolha ? Não é aquele instituto de pesquisa que sua ONG está processando por falsificar resultados ?

      Minha resposta (não é do eduardo, já que só falo por mim, não por ele).
      ————–
      Sim, o datafolha sempre puxa a sardinha para o lado do Serra. Sinal que a situação real deve ser muito pior do que a indicada pela pesquisa, que já é muito ruim para ele.

      “Celso Russomano é herdeiro dos eleitores que se afastaram de Serra e não sabem para onde ir.”
      O Datafolha não afirma isso. E os eleitores desiludidos do PT para onde vão ?

      Minha resposta (não é do eduardo, já que só falo por mim, não por ele).
      ————–
      Foram todos para o PSOL, que está com traço nas pesquisas. Sinal de que os descontentes com o PT são uma ínfima minoria.

      “O maior beneficiário do atual quadro eleitoral é Fernando Haddad. Quase 40% do eleitorado paulistano se diz disposto a votar no candidato indicado por Lula”
      Você acredita, mas acredita mesmo que o Haddad vai pular de 7% para 47% em dois meses e meio ?

      Minha resposta (não é do eduardo, já que só falo por mim, não por ele).
      ————–
      Dilma fez mais ou menos isso. Lembro-me também da eleição da Erundina, que teve uma arrancada impressionante na reta final da campanha (isso, coisa de duas semanas ou menos). Hadad não precisa de 47%, precisa só ir para o segundo turno, onde o quadro muda. Mas continue confiando que Hadad é um poste, afinal sua turma fez isso com a Dilma e foi muito bom para nós.

      “Quanto a Soninha, não vale a pena nem gastar uma análise. ”
      Então sua análise não é séria. A candidata se apresenta com 7% de intenção de votos no início da campanha, fato que por si só demonstra ter eleitores cativos que aceitarão votar no candidato que ela indicar num eventual segundo turno.

      Minha resposta (não é do eduardo, já que só falo por mim, não por ele).
      ————–
      É só analisar o que ocorreu em 2008 para ver que o eduardo está certo. não vale a pena gastar tempo falando dessa candidata.

      “Na origem desse quadro está o prefeito Gilberto Kassab. Sua administração mal-avaliada é o que está enterrando Serra. ”
      Avaliação de gestão é flutuante. É só o governante inaugurar uma ou duas obras importante e os humores mudam

      Minha resposta (não é do eduardo, já que só falo por mim, não por ele).
      ————–
      Se os tucanos confiam nisso, acho que devem continaur colando cada vez mais a imagem de Serra na do Kassab. Faz sentido, já que a administração de Kassab é mesmo responsabilidade do Serra. Ficarei contente se eles seguirem essa estratégia.

      ” Explosão da violência e da criminalidade em São Paulo São Paulo está imunda. Legião de moradores de rua vaga desorientada pela cidade. Sensação de insegurança atingiu níveis alarmantes,”
      Pode-se chamar tais ilações de uma análise fria e imparcial ? Apostar no “quantopiormelhor” é característica marcante do lulo-petismo

      Minha resposta (não é do eduardo, já que só falo por mim, não por ele).
      ————–
      O Eduardo não apostou no “quanto pior melhor”, ele está constatando um fato. Se os tucanos discordam devem continuar com a estratégia de dizer que o Serra seria a continuidade do Kassab. Já seria pelo menos UMA verdade que estariam dizendo.

      ” Ninguém está agüentando mais viver em São Paulo. Uma pessoa que se atrasa para chegar em casa deixa a sua família em pânico.”
      Como aliás, em qualquer megalópole do mundo. Insinuar que a violência é responsabilidade de um político ou de um partido é estelionato intelectual

      Minha resposta (não é do eduardo, já que só falo por mim, não por ele).
      ————–
      E fingir que não tem responsabilidade após governar a cidade por oito anos é molecagem. A questão é: o que foi feito para melhorar. Uma análise séria desse ponto é a melhor propaganda contra o Serra.

      “A julgar pelo anúncio feito inicialmente pelo tucano de que faria campanha pela “continuidade” administrativa em São Paulo , ele deve ter subestimado o descontentamento da população.Pode-se prever, assim, que Serra tentará se afastar de Kassab durante a campanha. Se assumir sua ligação com ele, será suicídio. Todavia, desvincular-se de sua cria política parece praticamente impossível, a esta altura. ”
      Ingenuidade pensar que a campanha de Serra é integrada por uma pleiade de mentecaptos e energumenos que mal sabem criar estratégias em cima de conjunturas politico-sociais.

      Minha resposta (não é do eduardo, já que só falo por mim, não por ele).
      ————–
      Mas foi isso que nós pudemos observar na campanha dele para presidente em 2010. Por que seria diferente agora? Lembra-se que uma hora ele dizia que era o anti-Lula e na outra dizia que era mais continuidade do Lula que a Dilma? Quem criaria uma estratégia tão vacilante e contraditória? Somente uma Plêiade de mentecaptos e energúmenos.

      Caro Eduardo, deculpe-me responder essas questões que foram colocadas para você. Mas deixei claro que é uma resposta minha. É que eu achei interessante responder os pontos apresentados, afinal não é sempre que uma voz divergente coloca uma argumentação e acho interessante debater com argumentos, mesmo na divergência.

      Agradeço ao cidadão auto-denominado de “Behaviorista” pela oportunidade de confrontar opiniões. Só não respondi o primeiro item porque realemnte a frase colocada não faz sentido. não sei o que quer dizer com “mundinho-falcão” e não ví argumentação ali, apenas uma tentativa de provocar o eduardo. Por isso desconsiderei como faço com qualquer provocação sem argumentos.

  • Companheiros!!!!

    Que carnaval que a imprensalona gaúcha está fazendo com o julgamento do fictício “mensalão”,meu Deus do Céu!!!!!!Os radialistas e jornalistas estão vibrando de alegria queridos amigos!Estão fazendo um furdúcio com a certeza que os cabras do STF,condenarão so petistas por razões óbvias!Estes carniceiros jornalistas estão de malas prontas para aterrisarem em Brasília,e dai do Supremo pressionarem os juizes para conduzirem petistas para a prisão!Não estou exagerando,ouço,leio e vejo diuturnamente estas pragas vomitarem fel contra os petistas!!!O advogado do roberto jeferson,um tal de Barbosa,cuja alcunha é “barbosinha”se mudou para Brasília,e de Brasília êle ´fala para cá,e acusa,acusa sem parar,até o nosso querido ex-Presidente Lula,entra neste circo!!!

  • Fora do assunto:
    Carlos Chagas locutoir da Rádio Jovem Pan e pai da Ministra Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), disse que Marcos Valério ameaça envolver o presidente Lula no “Escandalo do Mensalão”.
    Chagas aconselhou Marcos Valério a usar coletes a prova de balas.

  • Ganhando ou perdendo as eleições, a grande probabilidade é que Serra migre para o PSD de Kassab, pois o PSDB á percebeu que tem que se livrar dele ou não terá chance em 2014. E Serra já percebeu que, no PSDB, não será indicado como candidato presidencial.

  • Os resultados dessa eleição municipal,principalmente em SP,são imprevisiveis,mas o certo é que o acordo do PT(ou aliança do PT,ou seja lá o que for do PT)com o malufismo,arranhou a candidatura Haddad,fazendo com que ela perdesse impulso necessario para se tornar mais competitiva.Já Serra perde mesmo estando em primeiro lugar nas pesquisas,principalmente porque sua taxa de rejeição é maior do que o percentual de intenções de votos nele(37 e 30% respetivamente).E tambem Serra perde porque ninguem tem confiança num candidato que afirma uma coisa e faz outra,ou seja,ninguem sabe se Serra,caso seja eleito,irá cumprir integralmente o seu mandato ou irá abandona-lo na metade para concorrer a outro cargo.Essa insegurança por parte do eleitorado quanto às intenções do candidato é fatal a suas pretensões de vencer as eleições.Sinceramente?Considerando o perfil conservador da maioria do eleitorado paulistano é bem provavel que o futuro prefeito de São Paulo seja Celso Russomano.É apenas uma hipotese e não uma certeza.

    • Pois, saiba que, paulistano esclarecido não vota no Russomano, um alpinista político que sempre se valeu da popularidade proporcionada por programas de 5a categoria, da tv, no melhor estilo Ratinho, Marcelo Resende, ou José Luis Datena.
      Os paulistanos saberão dar o devido valor ao Russomano, mas, não dá pra falar do resto.
      Muito político é eleito por São Paulo, sem a mínima parcela significativa de votos dos nativos.

      • Sr. Décio, gostaria de saber de uma coisa: qual foi o “povo” que garantiu a estes três (Ratinho, Marcelo Resende, Russomano e o José Luis Datena) o sucesso que eles apresentam? Verifique aonde eles possuem penetração social. É fácil, fácil!!

        Ah! Equeci, minhas intervenções não possuem profundidade, perdão pelo incomodo!

    • Infelizmente essa REALIDADE NEFASTA pega e afeta todas as bandeiras ..esta que atenta SIM contra a democracia e a informação fidedigna, contra a cidadania

      Anúncios esparramados em veículos de pouca ou nenhuma expressão, elogios rasgados, projetos, promessas e resultados agigantados, críticas exageradas e/ou DENUNCIAS FRAUDADAS e infundadas são o que mais vemos por todos os lados, vindo, repito, de todas as bandeiras, de todas, quer as ditas de esquerda como as de direita.

      Ora é família de candidato envolvido, noutra inocentes arrastados e ofendidos, noutra ainda livros e ou ufanismos dados em filmes que não tem comprometimento com a história muito menos com qualquer consequência, ou noutras também uma cacetada de editorias que elogiam ou difamam de acordo com os interesses COMERCIAIS momentâneos de homens pequenos que insistem em fazer da coisa publica uma filial de seus negócios escusos pra servirem a interesses particulares e privados

      SIM, é preciso por ordem na casa, só não sei como e NEM QUEM TEM MORAL para fazê-lo ..agora , duma coisa sei, não será do grupo de SERRA, nem do de LULA que veremos a receita de como fazer ..como fazer com transparência, ética e decência, com respeito e sapiência

      Realmente é lamentável o ESTADO brasileiro ter que sustentar agentes da mídia (indivíduos e/ou empresas) para que juntos possam manter pelo cabresto o controle da mente da grande massa que paradoxal e inocentemente os sustenta sem saber.

      ah sim, e por se falar nisso, como anda o controle DEMOCRÁTICO que deveria ser regido por um código que regulasse as mídias ..um que nos garantisse a VERDADE, a pluralidade, a fidelidade aos FATOS, uma que nos mantivesse a salvos de interesses materiais inconfessáveis ?

      • Alias,honestidade,idoneidade moral e carater são coisas que José Serra sempre desconheceu.Portanto ponto para os blogs ¨sujissimos¨.Mais um gol de placa contra a figura repulsiva de José Serra.Um elemento inqualificavel,na minha opinião.Chama-lo de retrogrado seria um elogio.José Serra é simplesmente o coiso.O que ainda é pouco,diga-se de passagem.

  • Espero que você esteja certo e o espírito secularmente reacionário de seus conterrâneos não eleja Serra, mas duvido que isso venha a ocorrer. Seu estado outrora “rico”(é fácil ser-se “rico” explorando os outros estados, recebendo da União o dinheiro dos impostos federais retirados do restante do Brasil, farra que só acabou com Lula, o qual somente passou a fazer justiça tributária, cada um recebeu a parcela de investimentos correspondente ao que arrecadava)entrou numa espiral de decadência devido à própria burrice política, ao manter no poder o mais reacionário grupo político deste país, o PSDB, representante de um modelo social que garante a exclusão, o atraso e a opressão. Contudo, parece que vocês não enxergam os próprios defeitos, e os tucanos continuam-se mantendo no poder, graças a uma esquisofrenia que os faz enxergar em “causas” fantasiosas os problemas causados pelos tucanos e em grau maior pelos que os elegem. Derrotar Serra para prefeito seria uma contribuição ao Brasil, mas muito mais a vocês mesmos, tanto pela bem que faria à cidade, e futuramente ao estado numa derrota do PSDB nas eleições para governador, mas principalmente seria uma prova muito maior de evolução mental, a qual traria resultados positivos para vocês em diversos momentos, não somente eleitorais, mas em todos os aspectos da mentalidade coletiva de sua cidade. Será que aprenderão?

Deixe uma resposta