Gurgel reconhece não ter provas contra Dirceu e apela a suspeitos

Análise

A etapa do julgamento do mensalão mais aguardada pelos inimigos do PT, do ex-presidente Lula e, sobretudo, de José Dirceu chegou na última sexta-feira. A leitura da acusação contra os réus pelo Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, no Plenário do Supremo Tribunal Federal, porém, não trouxe novidades e, para especialistas, foi decepcionante.

O caráter político-partidário da denúncia do PGR traduziu-se por frases de efeito em que foram acusados “o governo Lula” e “o PT”. Falou-se em quadrilha, falou-se em provas “inquestionáveis”, mas a leitura fria da acusação revela, apenas, inferências e suposições baseadas em exercício de uma lógica canhestra de que seria “verossímil” a culpa de Dirceu.

Gurgel citou fatos que são de amplo conhecimento público desde a eclosão do escândalo. Novidade que é boa, prova que é boa, nadica de nada.

A descrição de quanto e de quem sacou dinheiro no Banco Rural, apesar de apresentada como novidade, está na acusação do MPF desde o início. A ligação cronológica de alguns saques com votações no Congresso, é escassa. Na maioria dos casos de saques não houve coincidência com votações e, nesses casos, Gurgel diz que “os mensaleiros romperam o acordo”.

Mas o mais grave na atuação da Procuradoria é a tentativa de condenar Dirceu sem provas materiais de qualquer espécie e, o que é pior, admitindo essa falta de provas. Em lugar do que não dispõe – e agora vem a parte mais absurda desse processo kafkiano –, Gurgel usa depoimentos de réus do inquérito que se tornaram inimigos políticos de Dirceu e que têm interesse em sua condenação.

Sobre as provas que sustentam a acusação contra Dirceu, Gurgel declarou que “Não há como negar que, em regra, o autor intelectual nos chamados crimes organizados age entre quatro paredes, em conversas restritas” porque “O autor intelectual, quase sempre, não fala ao telefone, não envia mensagens eletrônicas, não assina documentos, não movimenta dinheiro por suas contas”

É nesse ponto que Gurgel tenta encaixar um absurdo jurídico, o uso de testemunhas suspeitas como “prova” da autoria do crime. Assevera que a prova que tem “Não é extraída de documentos ou de perícias, mas essencialmente da prova testemunhal, que tem, é claro, o mesmo valor probante das demais provas”.

Epa! Como assim? Qualquer testemunho tem “o mesmo valor probante” que provas técnicas e materiais? Ainda durante a tarde de sexta-feira passada o Blog consultou jurista que prefere não se expor nesse caso e o que ouviu dele foi o seguinte: “Prova unicamente testemunhal só tem peso quando é produzida por testemunha acima de qualquer suspeita”.

Se assim for, a denúncia de Gurgel é inepta. Ao afirmar que a prova que instrui os autos da AP 470 é contundente quanto à atuação de José Dirceu como líder do grupo criminoso, o PGR ressaltou que Marcos Valério “confirmou que José Dirceu sabia das operações” e usa acusações dele. Ou seja, Valério mente em tudo menos sobre Dirceu…

Além de Valério, a acusação citou Roberto Jefferson e seu correligionário de partido Emerson Palmieri, ex-presidente e ex-primeiro-secretário do PTB, e Valdemar da Costa Neto, que, à época, presidia o Partido Liberal (PL).

Não é preciso dizer a ninguém que essas “testemunhas” não têm credibilidade alguma, mas têm, sim, interesses pessoais no desfecho do processo. E por mais que o partidarizado Gurgel queira transformar testemunhos suspeitos em “provas”, em uma Corte como o STF não se imagina que acusações sem credibilidade serão levadas em conta.

Claro que a mídia carnavalizou as frases de efeito e insultantes proferidas por Gurgel contra um partido político inteiro, mas já se nota que não houve maior entusiasmo com o desempenho da acusação sobretudo no que diz respeito a Dirceu. Esperava-se que surgisse alguma carta na manga, mas não surgiu.

O que a acusação propõe é um julgamento político do PT, do governo Lula, do próprio ex-presidente e de Dirceu, mas esse julgamento já ocorreu e os alvos foram absolvidos. O julgamento político dessas instituições e pessoas ocorreu nas eleições de 2006 e pesquisa Sensus divulgada no mesmo dia da leitura da acusação de Gurgel referendou o veredicto.

Se as eleições de 2014 fossem hoje, o ex-presidente Lula, de acordo com o instituto Sensus, seria eleito com nada mais, nada menos do que 70% dos votos. Além da popularidade de Lula, a do governo Dilma Rousseff disparou ao mesmo tempo em que a mídia passou a ressuscitar o mensalão – pesquisa e eclosão do mensalão no noticiário ocorreram simultaneamente.

No STF, porém, não cabem julgamentos políticos. Sob as “provas” que apresentou Gurgel ao menos contra José Dirceu, a condenação é impossível. Contra os outros réus mais eminentes ainda há alguma materialidade a ser discutida, mas contra o ex-ministro-chefe da Casa Civil não existe absolutamente nada além de suposições e declarações suspeitas.

Na semana que entra, começa no STF o que a população jamais conheceu por ação – ou inação – da mídia: a exposição da versão dos acusados. No caso da denúncia contra Dirceu, sua defesa tem como fazer picadinho da peça de Gurgel. Com efeito, o momento mais favorável aos acusadores já ocorreu e, apesar do clima criado pela mídia, foi um fiasco.

271 comments

        • Ô Catão:

          Factível é, mas não dá pra condenar ninguém nessa base. Que o narcotráfico é feito assim ninguém duvida, até porque aqueles ditos tradicantes que são presos, por exemplo o Nem, o Fernandinho Beira-Mar, são os testas de ferro do esquema. Os donos do din-din estão em suas coberturas na Barra da Tijuca, a salvo de qqer acusação.
          No caso do Zé Dirceu, tanto você como a imprensona e o pgr nada têm de material contra o homem. Têm, isto sim, um odio mortal dele, especialmente a imprensona, porque não conseguiram cooptá-lo, como fizeram e fazem todos os dias com um montão de ‘espertos’.
          Diante disso, se o STF condená-lo, que justiça estará sendo feita? A real ou a que lhe agrada?

        • Ô Catão, pra você que acredita que os EUA, com ajuda do Rambo, Capitão América e do Falcon, ganharam a guerra do Vietname, qualquer coisa vale; qualquer coisa é “factível”.
          Ah, Catão, Catão, você já foi mais atilado, mas a bebida, as más companhias e leituras não muito salutares estão te fazendo um mal terrível. Haja vista essa tossezinha que você vem apresentando ultimamente aqui no blog. Precisa cuidar disso, afinal já não somos propriamente crianças, não é mesmo?
          O emprego de capacho da direitalha não oferece plano de saúde?
          A menos que a tossezinha seja efeito colateral do Lexotan. Aí, meu caro, nada a fazer…
          Saudações lulopetistas.

      • .. inclusive entre as quatro paredes do sr Gurgel… o trabalho que ele apresentou é digno e no mesmo nível da corte paraguaia, em recente episódio de golpe de estado … o gurgel é um verdadeiro procurador paraguaio .. acredito mesmo que toda a PGR deve estar envergonhada do papel desempenhado por seu máximo representante …

      • “Não hà provas porque as quadrilhas atualmente hajem dentro de quatro paredes”.
        Taí a explicação para ele ter engavetado por 3 anos as investigações da PF sobre o Demóstenes/Cachoeira: lá havia provas, logo, não havia crime.

      • Engraçado que há provas contra o Cachoeira e seus comparsas.
        Eles foram burros, então?
        Não se tocaram dos detalhes?
        Se liga, mané?

  • Eu gostaria apenas de entender a razão pela qual os advogados dos principais réus terão apenas uma hora para manifestar-se na segunda-feira, já que o tempo de fala do PGR foi de cmais de cinco horas! Apenas o advogado do Dirceu necessita de um tempo bem maior do que uma hora, já que este foi citado inúmeras vezes pelo Gurgel, bem como Marcos Valério. Se bem que com essa acusação tão pífia e sem provas, não será dificil para o advogado do Dirceu desconstruir facilmente a argumentação do procurador, como disse o Edu.

    • Pelo simples fato de que o Mister Gurgel acusou 36. E o advogado defenderá um. Nisso não há ilegalidade alguma. E convenhamos, uma hora é tempo suficiente para a defesa oral de um bom defensor.

    • O advogado do Marcos Valério pediu prorrogação de uma para duas horas para sua defesa, pois o Gurgel, o Golpista Geral da República, o citou 197 vezes no decurso de sua “acusação”.
      Foi negado.
      Quer dizer, só o Gurgel pode dar no saco dos outros por 5 horas, naquela ladainha mais-do-mesmo interminável.
      Segundo o PHA, foi o canto do cisne de Gurgel. Um canto roufenho, deselegante, cacete e demorado, muito demorado.
      Vamos ver quanto tempo o Prevaricador vai ter pra se defender das acusações do Collor.
      E se sua defesa for tão canhestra quanto a “acusação” que pretendeu fazer, continuará por pouco tempo no cargo que ora ocupa.
      Alvíssaras!

    • Na verdade, só precisaria de 20 minutos, máximo meia hora.
      O Gurgel foi tão inútil no discurso, que vai ser um passeio da defesa do Dirceu.

  • Eu fico pensando: Com essa acusação do brindeiro, como é boa a vida do(s) advogado(s) do Dirceu!!

    Isso no volley é como aquela bola que o adversário devolve de graça para o campo inimigo!!

  • Cabe lembrar,se bem que é irrelevante,mas no meio de tantas irrelevâncias do PGR uma a mais ou menos não faz diferença.A tal “prova testemunhal” ja estaria abalda pela principal testemunha,o Roberto Jeferson,que em sua defesa diz que nunca existiu o mensalão,e que o “rótulo” mensalão não foi criação sua ,mas sim da mídia.Pelo que apresentou ontem o sr Gurgel bem que poderia substituir o Jô Soares ,já que atualmente que só ele mesmo se acha engraçado, depois da sua atuação de Mr. Gurgel no STF,vê-se que muito mais talento que o pseudo humorista platinado.

      • acho que a “peça” acusatória do Prevaricador, oops Procurador Geral da Republica ganharia no máximo um 2 numa prova do 1º ano do curso de Direito. Afinal, copiar e colar supostas matérias “jornalisticas” da revista cachoeira, Veja e não cuidar na investigação de amealhar PROVAS incontestes de suas ILAÇÕES, não dá nem pra saída, não dá pra passar de ano…

        Este patético sr continuará no cargo de PGR até quando? Tem condições para isto?

        :/

        • O processo tem mais de 20 mil paginas, repletas de laudos, auditorias, depoimentos, provas testemunhais, assim como o direito à ampla defesa e contraditório exercidos exaustivamente pelos defensores e vocês ainda tem coragem de falar que o Proc. Geral da Rep. disse não passam de ilações e fantasias? Não me atreverei à julgar ninguém, mas no final descobriremos a verdade real…

          • Oxalá todos os difamadores fizessem como você e esperassem o fim do julgamento. Infelizmente, todos eles já condenaram. Agora, dizer que o fato de haver um processo significa que ele terminará em condenação, é piada. Se fosse assim nem precisava haver julgamento. È claro que o processo é grande: contrariando o que fez no mensalão tucano (idêntico ao petista), o STF negou o desmembramento do processo, mantendo naquela Corte os réus sem direito de serem julgados lá. Foi uma manobra para dar esse “gigantismo” ao processo.

          • Dessas tais 20 mil páginas o Gurgel poderia ter extraido pelo menos um, unzinho, caso concreto de prova.

          • Opa, de acordo com o PGR, a peça acusatória está recheada de depoimentos e laudos do Instituto de Criminalística.
            Quero ver tirar da reta.

            Apenas, de José Dirceu, ele sinalizou que não tinha provas concretas, mas, quem sabe, nessa teia…….

  • Essas tentativas de defesa do Dirceu ….
    Pela linha do blog, antes do “grampo” e do vídeo não havia como alguém ser condenado. Ocorre que não há no Código de Processo Penal hierarquia das provas. Prova testemunhal é tão prova quanto qualquer outra. O jurista que foi consultado, por acaso, não é o advogado do Dirceu?
    Ademais, os depoentes não ganham nada com a condenação do “herói do povo brasileiro”. Se sobrar para aquele “que um telefonema é o telefonema”, imagina para o “Boy”. Isso sem contar que numa quadrilha ninguém é honrado, é sempre um quem denúncia o outro. Ou queria esse amigo de mensaleiro que fossem as testemunhas monges beneditinos?
    Delúbio fazia empréstimos fictícios com o BMG e o Rural. FATO! Imaginar que Dirceu não sabia de nada porque não há um ofício em três vias expondo isso é o máximo da parcialidade.
    Fica aqui uma sugestão: já que ninguém tem culpa de nada, dê-se o processo por empatado e condenem o meirinho nas custas. Assim, saem todos abraçados e felizes nesta Republiqueta de Banana.

    • bobagem. Prova testemunhal vale, sim. Se eu vejo um homem estuprar uma mulher, meu testemunho é definitivo. Se eu sou inimigo notório do estuprador, não vale nada. A menos que tal testemunho seja acompanhado de outro sem suspeição ou de prova material

      • Qualquer pessoa versada em legislação processual penal sabe que qualquer testemunho dado por amigo intimo ou inimigo mortal do reu não tem validade da prova da conduta ilibada ou criminosa do referido reu.Funciona apenas como elemento de informação processual sem peso algum na formação do livre convencimento do orgão julgador.Em suma,Gurgel está numa sinuca de bico,num mato escuro sem cachorro,entre a cruz e a espada.

        • Mas eles não faziam parte da MESMA QUADRILHA?

          Que raio de “inimigos” são esses que receberam milhões do esquema?
          Essa é boa, agora querem anular as confissões dos mensaleiros porque “não são honestos” kkkkkkkkk

          Só a Santa Virgem pode testemunhar contra o impávido Zé Dirceu pro depoimento ter credibilidade? Ou nem assim?

          • Dirceu recebeu dinheiro do “esquema”? E não precisa ser uma santa pra acusar Dirceu, mas não pode ser o capeta. Quer dizer que Valério mente em tudo, menos quando acusa Dirceu? Ah, vá catar coquinhos.

          • Não! Eu não disse que Dirceu recebeu dinheiro. Disso ele sequer é acusado. Disse que o esquema envolvia distribuição de dinheiro a aliados do governo e não “inimigos”.

            Minha posição sobre o mensalão é idêntica à do PSOL: O esquema não foi criação do PT e nem o PT é o único ou maior partido corrupto, mas INFELIZMENTE aceitou governar de acordo com as regras podres desse nosso congresso.

            A nota do PSOL tá aqui e me parece bem justa.

            http://www.ivanvalente.com.br/blog/2012/08/nota-do-psol-sobre-o-julgamento-do-mensalao/

            Não tenho nada contra o PT e nem Dirceu. Que ele seja julgado e se for inocentado que continue sua vida política, infelizmente o PT nesse momento, bem ou mal, é a única alternativa viável pra esse país porque o resto ou é a direita tosca que virou o PSDB ou ainda pior o poder na mão dos fisiológicos que só querem saquear oi erário público.

            Por isso quero que os culpados do mensalão – do PT, do DEM, do PSDB, e de qualquer partido sejam punidos. Esse país não aguenta mais tanto política corrupto e tanta impunidade.

          • O Roberto Jefferson passou a ser inimigo mortal do antigo aliado quando foi pego (pela turma do Cachoeira, diga-se de passagem) literalmente com a mão na botija no caso do suborno nos Correios.
            Raciocínio simples, não, caro Roberto Pereira?

          • Se a coisa fosse do jeito que vcs entendem, bastaria que qq um testemunhasse que ouviu Gurgel sendo instruído para colocar Dirceu na denúncia! E, qto a posição do PSOL mais fácil, ainda pq bastaria que um o Delúbio dissesse que eles tiveram suas campanhas bancadas pelo esquema. Eu queria ver esse pessoal que ao mesmo tempo defende Comissão da Verdade e condenação sem provas, explicando como eram feitos os ” julgamentos” que eles tanto fingem abominar lá atrás e exigem hoje para os seus desafetos. Era desse jeitinho mesmo. Estão agindo da mesma forma. Mas, como todo o bom moralista, ética só vale para os outros.

          • PT!
            O PT só tem pelego, sindicalista a fim de mamar, sem produzir um parafuso espanado.
            Os autênticos representantes dos trabalhadores, picaram a mula.

            Como dizia o Fernando Henrique: PTista adora um sofá.

        • Não se trata de ser “válido” o depoimento de um inimigo. Em situações limite, pode o juiz admitir a oitiva de testemunha suspeita, porém, seu depoimento será tomado como mero informante, ou seja, na prática, seu valor é zero.

    • VANTERLE, se você se incomoda com a linha do blog, e só mudar. Mas fique satisfeito,pois o seu e-mail está publicado, o que não acontece com os e-mails enviados aos blogs tucanos. É essa a diferença, aqui se entende, efetivamente, o que é democracia. Agora você não comentou o porquê que STF ainda não abriu processo contra a PRIVATARIA TUCANA (cujas provas estão no livro) como também o mensalão tucano mineiro, tb. provado. Fosse o Brasil uma DEMOCRACIA, não existiria essa diferença de tratamento.

      • Maria Libia
        Ainda tem a Lista de Furnas, Banestado, Sinvan, Sanguessugas, Rodoanel, …
        Quero ver até quando a mídia e os moralistas demotucanos vão esconder tudo isso do povo. Porque quando esse dia chegar essa gente vai ter que se mudar de país. E os defensores, que hoje atacam achando que deve-se condenar sem provas, vão ter que se calar e enfiar a viola no saco, porque a condenação será baseada em muitas provas, muitas…..

  • Meu caro Edu… o STF já julgou e condenou… basta ver a reação do ministro Joaquim Barbosa… se o ministro Joaquim fosse um verdadeiro juiz, teria considerado no seu parecer, uma denuncia inepta e mandado arquivar a mesma. O STF não tem como julgar réus sem foro, quem tem que julgar é as instancias inferiores. No mais, triste BRasil… triste Brasil que é pautado por grupos alheios ao verdadeiro interesse publico… enquanto o governo federal não tiver coragem de peitar uma rede globo, assistiremos a golpes diarios contra a democracia.

  • Roberto Macedo dos Santos Gurgel,deveria estar moralmente impedido de ser o órgão acusador no caso em comento,pelo fato de ser parcial em sua conduta,pois certamente prevaricou no caso da não denuncia das ligações de Cachoeira com Demostenes de que certamente tinha amplos conhecimentos isso no ano de 2009 como é do conhecimento de todos.Como sou formado em jornalismo e não em direito,deixo para aprofundar o assunto para quem tenha mais conhecimentos de legislação penal e processual penal do que eu.

    • Dimas
      Além do troféu de prevaricador que o Gurgel levará e ainda ficará para a história, tem a morte de um policial que poderia ter sido evitada se ele não tivesse engavetado o assunto Cachoeira/Demóstenes.
      A história de vida do Sr Gurgel será mais uma cujos descendentes procurarão esconder.

  • Isso é a nossa democracia, respondi

    Ontém meu filho mais novo me perguntava se o que eu estava vendo era o julgamento do tal “mensalão” ..e como todo jovem, só agora ele quis saber o que seria esse tal mensalão

    ..disse a ele que o termo é uma esculhambação, um uso indevido e exagerado, uma mistificação da palavra política que alguns GATUNOS inconsenquentes querem sempre fazer cair por cima de outros não tão astutos.

    Disse a ele que, resumidamente, aquilo era o preço da nossa democracia, uma que NÃO conta com financiamento publico, nem proporção cidadã, muito menos de TRANSPARÊNCIA, uma que é tocada e privatizada pra MARQUETEIRO que faz desde a camapnha a até programa de governo

    ..uma aonde os interesses privados sempre se sobrepõem ao coletivo e cidadão ..uma democracia frágil, inconsequente, CORRUPTA, leviana mesmo ..uma que permite da mentira e dos exageros, até de agentes publicos pagos pra manter a ordem no galinheiro

    Mentiras e exageros como o do procurador, o Jô, este que insiste em qualificar os descaminhos como sendo “o maior de todos os tempos” ..inclusive desmerecendo outros tantos como os de Maluf por exemplo, que sozinho, numa conta, foi pego com US$ 200 mm de grana saídas de SP (segundo a promotoria documentou)

    Uma democracia desproporcional e superficial, mantida e ocupada por analfabetos dum lado (estes que tocam o HINO e choram pela seleção de futebol) , e vivaldinos do outro, aqueles que recebem os “heróis” com honrarias e medalhas nos palácios

    ..gente, milhões de desinformados que não conseguem ver que NADA nesta vida é de graça, e que se um individuo coloca dinheiro na vida publica pra se ser um candidato, isso é pq ele quer receber tudo e mais um lucro lá na frente ..póis tudo aqui, pra estes, aqui é negócio

    ..LUCRO que pode vir com indicação, cabide de emprego pra si e/ou filho, corrupção direta mesmo (via prestação de serviço fantasma ou concorrência teleguiada), ou indireta, via favores ..estes dois, exemplos cabíveis do que ocorreu com Marcos Valério e o Bco Rural por exemplo e sua tentativa de tungar-se R$ 1 BILHÂO de banco na BAHIA

    Claro, claro que sobra um pouco pro ego, pra desenvolvimento de sonhos e idéias, mas muito pouco eu diria ..e que COM CERTEZA, boa parte vai pro bolso mesmo dele e da família, bolso de gente que não se contenta em já desfrutar de poder e de salário muito acima da média do que a mairoria dos cidadãos um dia conseguirão ganhar

    Quanto aos políticos envolvidos, fora dos fisiológicos sabidamente bandidos (Valdemar e R.Jeferson por ex e seus assessores), pra mim fica difícil imaginar a turma do Delubio e Genuíno, ter autoriade e CABEÇA, inteligência mesmo, pra desenhar e manter aquele cipoal de interesses funcionando

    ..aqui, concordo, até como forma de eleogio, só com um Zé Dirceu seria possível, pois o resto é MUITO BURRO ..agora, se isso será suficiente pra condená-lo, isso fica a critério e cargo das 50.000 folhas do inquérito que nós mesmos, mortais, até por impossibilidade prática, jamais saberemos de fato do que carregam

    No mais, no mais ainda acho engraçado se pedir PRISÃO prum professor Luizinho, este que caiu do caminhão e ainda nem percebeu que mensalão não é um mês com 40 dias ..ou mesmo de se dizer que houve compra de voto, NÃO pra refinanciamento de divida ou incentivo pras famíGlia como era de se verificar (como sempre fizeram Collor, Sarney e demais oligarquias) ou para projeto pessoal (tipo como com a re-eleição do GOLPISTA THC), mas sim pra se fazer REFORMA PREVIDENCIÁRIA e tributária como tentou, SEM BRILHO, nos provar o promotor

    francamente ..aqui é de se perguntar ..se assim, os CANALHAS eram os que PAGARAM ou os que recebiam pra TRABAlHAR e cumprir com seu dever, tipo a turma do PP, PL, PMDB e PTB ???!

  • O mais triste foi ouvir na boca deste piguento engavetador os versos de Chico. Estes senhores da direita se apropriam de tudo… até de versos feitos contra eles próprios.

  • “O autor intelectual, quase sempre, não fala ao telefone, não envia mensagens eletrônicas, não assina documentos, não movimenta dinheiro por suas contas”

    O Gurgel viu um fantasma e acha que viu o Dirceu.

    • Perclaro Gerson
      Se há uma qualidade que deve ser ressaltada num homem de bens e benz, é a coerência. Houve uma série de ligações nextélicas com conteúdo: “Edaííí Doutor!”. “Faaaala, Professor!”. O Dr. Gurgel, no alto de sua sapiência e homembonismo, entende que o autor intelectual dos crimes nem sempre telefona. Em dedução dedutiva óbvia, interpreta que os discursos após as saudações, devidamente registrados, são para tratar de assuntos filantrópicos. Portanto, materializam as provas de que não deveria ser aberto qualquer inquérito contra os probos protagonistas, uma vez que telefonam. Já Zé Dirceu, o articulador, por não ter criado qualquer defesa dessa natureza, é réu inconteste. Coerência, com estilo. Beautiful!
      Aliás, o crime desse maldoso Zé Dirceu é inda maior. Não premiou com distribuição de renda apenas 38 acusados. Ajudou a criar um esquema de corrupção que elevou a dignidade de mais de 100 milhões de nativos. Crime inafiançável!
      Alvíssaras.

      • Como sempre, sapientíssimo Doutor, tendes a palavra justa e certa. Devemos articular imediatamente todos os homens de bens e benz para transformar essa malsinada distribuição em crime hediondo, com pena de prisão perpétua. Saudações em São Serapião.

    • O Gurgel anda se valendo do que provavelmente supõe serem os prováveis efeitos de filmes de heróis justiceiros estadunidenses cujos roteiros começam com um mafioso qualquer ( atualmente estão em voga os traficantes colombianos) sendo absolvido de um crime que os espectadores comprovaram ter sido praticado pelo mesmo na primeira cena. Aliás, esse é o suporte, digamos assim , emotivo, psicológico, da propaganda midiática contra o “mensalão”. O grande problema enfrentado por essa manipulação dos fatos é que na memória dos “telespectadores” se perdeu a cena em que o suposto mafioso comete o crime, o que converte o “filme” em uma obra inverossímil. Agora, mudando de enfoque, sem entretanto sair do tema, se eu fosse Chico Buarque protestaria contra a utilização de seus versos absolutamente fora do contexto que os inspiraram ( aliás, se o contexto fosse o que condicionou a exposição de Gurgel, certamente a Chico não teria ocorrido nenhum verso). Ainda dentro do tema, lembro que Gurgel foi indicado por seus pares para ocupar o alto cargo de Procurador Geral da República. Essa indicação, ao contrário do que ocorreu nos governos de FHC, foi pronta e democraticamente acatada pelo governo Lula. Agora, não seria o caso de os membros do MP refletirem sobre as consequências nefastas para o Estado de Direito Democrático de se indicar alguém tão visivelmente empenhado em colocar um cargo de tamanha relevância para a defesa desse mesmo Estado de Direito a serviço dos interesses de uma oposição golpista e sem escrúpulos? Com a palavra os representantes do MP responsáveis por essa indicação.

    • Ué, o deputado José Borba, do PMDB, por acaso, se dispôs a assinar o recibo, quando foi receber as 200mil pilas, no Banco Rural?
      Claro que não. Precisou de alguém da agência do Marcos Valério ir lá, pra resolver a parada, portanto, arranjem outro argumento.

  • Essa primeira semana não teve muita graça e a população na sua vida cotidiana não colocou peso nas acusações. Ficou daquela forma: quem não gostava do PT continuou assim, o povo demonstrou que confia e agradece Lula e Dilma por sua correção no comando do país e José Serra caiu na pesquisa paulistana ( a melhor notícia da semana). Veremos como se comporta a defesa e os juízes que começarão a votar. A novela da Globo ( uma das poucas coisas boas que a emissora faz) está mais animada e daqui a pouco será acusada de desviar a atenção do povo.

  • Como a inquisição. Joga a bruxa no lago amarrada a uma pedra. Se ela morrer era porque era inocente.
    Como no caso da ficha falsa, não existe prova se real ou falsa, portanto contra o réu.

    Imagina quanto ainda vai cair a audiencia do jornal nacional até o final do julgamento?

  • Que falta faz o Zé Alencar. Durante todo aquele imbroglio, defendeu o governo de Lula evitando um golpe. Esse sim, seria uma testemunha da defesa da maior envergadura. E mais uma coisa, estou de pleno acordo com a Vera quanto às citações de Gurgel, a quem pergunto: “Quem és tu Camaleão, para citar Raymundo Faoro, Vieira e Chico Buarque! É muita ousadia!!!!

  • Se a PF não tivesse feito gravações que ligam Demóstenes a Cachoeira, provavelmente Demóstenes seria hoje testemunha arrolada pelo Gurgel.

  • Troféus tão diferentes! Enquanto atletas extraordinários disputam medalhas nas Olimpíadas, os desprezíveis mensaleiros, chefiados por José Dirceu, tentam se livrar das algemas!

    Att. Eugênio José Alati

    • Assim como mensaleiros tucanos tentam a mesma coisa, mas você, desprezível pistoleiro travestido de comentarista, só se revolta com um dos casos.

    • Acho que muitos dveriam ser lembrados que tudo veio a tona justamente por que Dirceu e PT não quis fazer acordo com Dantas a seu feitos quanto ao fundo de pensão.
      E tambem no caso dos Sorrios,fora as tramoias proposta pelos que queria o poder,o tal do abafamos se sairem do poder.
      Pode investigar tudo e todos esta foi a resposta.caso contrario o PT estaria morto hoje.

  • Uma palhaçada, Edu. Esse Gugel é um palhaço e seu lugar não é na procuradoria geral da república, cargo por demais importante. Deveria estar sim num programa de auditório da Globo, um “Programa do Gu” quem sabe?
    Ele diz que nesse tipo de crime é dificil reunir provas documentais. Pois os criminosos não trocam telefonemas, opa! E o esquema Cachoeira, Gugu? Farta documentação de telefonemas lhe foram apresentados para que o senhor fizesse a acusação e o senhor sentou em cima.
    Ou seja, um processo em que não há provas o senhor “supõe” que haja, só não sabe aonde. Já em um que tem aos montes, o senhor dá de ombros.
    Para esse piguento, crime há onde o pig aponta. Figura lamentável

  • Realmente, uma FARSA essa ode de ilação do incompetente PGR Gurgel. É um acinte á Democracia e ao Povo Brasileiro. Gurgel com sua peça de ficção partidarizada não conseguiu fazer UMA Prova sobre suas ilações. Espero que os advogados dos réus, atravesse uma Petição ao famigerado STF, pedindo nulidade por inépcia essa peça de ficção do Gurgel, e que o PT e réus processem o farsante Gurgel por suas afirmações levianas. Isso é um afronta ao Povo Brasileiro. Gurgel mentiu de forma descarada e desabrida achando que ´NÓS, o Povo, somos um bando de idiotas. Estou horrorizado com o Gurgel, afinal, recebe polpudos salários do Povo para afrontá-lo com MENTIRADAS, falácias, ilações….e jogando para o PIG Golpista e seus acessórios DEMOTUCANOS….de Belo Horizonte.

  • Não é tempo de vacilações! Repito, pela milésima vez, nunca houve compra de apoio político ou cooptação de parlamentares pelo governo do PT. Isso não existe, isso é uma fraude, uma farsa e uma das maiores mentiras existentes na face da Terra. O que alguns chamam de “mensalão” não passa de uma peça de ficção científica. Querem imputar ao governo Lula a mácula de ter ‘comprado’ apoio no congresso nacional, essa é a fraude que tem que ser combatida com veemência.

    Porque o governo teria de comprar parlamentares do PL, sendo que o PL tinha o vice presidente da República, José Alencar, e portando, desde o primeiro minuto fazia parte do governo Lula? Acreditar nessa idiotice completa de que o PT cooptava parlamentares do PL equivale a dizer que FHC, quando era presidente da República, precisava cooptar o apoio dos parlamentares do PFL, partido que desde o início o apoiáva e que tinha o vice presidente Marco Maciel!!! É uma situação completamente imbecil acreditar nisso…

    Quanto aos parlamentares do PT. Essa então, é de matar… Quer dizer que o PT comprava o apoio de parlamentares do PT, para cooptá-los a apoiar o governo do PT, capitaneado pelo maior nome histórico do… PT!!! Um ser humano que é capaz de acreditar em tamanha imbecilidade, precisa urgentemente se internar.

    Quanto ao PMDB. Me recuso a dar muitas e detalhadas explicações para o caso do PMDB. E por uma razão simples e singela… O PMDB tinha na época mais de 80 parlamentares. A denúncia fictícia do ministério público cita a “cooptação” de quantos parlamentares do PMDB para apoiar o governo? Será que são 80 parlamentares cooptados? Será que são 75, talvez 60, ou quem sabe, 43, 35, 22, 10, 09, 05 ou 02 pelo menos?! Não, nem 80 nem 02. A denúncia fala que a “quadrilha” “comprou” o apoio de 01 parlamentar do PMDB!!!!!!! Com todo o respeito, mas isso, além de fraude dantesca, é simplesmente uma comédia, não passa de uma comédia…

    Quanto ao PTB, apoiou a eleição de Lula desde o segundo turno de 2002, integrou a base de apoio do governo Lula desde o primeiro minuto e tinha inclusive o comando de um ministério. O próprio autor da denúncia do “mensalão”, Roberto Jefferson, longe dos holofotes e nos autos do processo, negou a existência do “mensalão”, disse que isso era uma figura de retórica criada por ele e que tudo não passou de acordos e pagamentos de despesas eleitorais. Se o denunciante mór do caso, lá nos autos do processo, em suas alegações finais, nega a existência daquilo que ele mesmo denunciou, dizer mais o quê sobre essa farsa?

    Por fim, a denúncia diz que o governo “comprou” parlamentares para votar a reforma da previdência dos servidores públicos em 2003. Dá pra acreditar numa tal estultice? Essa reforma vinha sendo perseguida há muito tempo, desde o governo FHC. A aprovação da matéria foi tranquila e serena e contou com os votos inclusive da oposição ao governo Lula. Hora, se até a oposição ao governo Lula votou a favor, porque haveria a necessidade de comprar quem quer que fosse? O governo Lula precisaria “comprar” apoio para votar temas como reforma agrária ou política, nunca para votar a reforma da previdência que já vinha engatilhada do governo anterior. Lembrem que o PSOL só existe hoje porque vários parlamentares do PT foram expulsos ou deixaram o partido justamente por não concordarem com a aprovação dessa reforma, que consideravam ruim para os servidores públicos!! Ou seja, a direita votou alegremente essa reforma, o único problema que o PT teve em função dessa matéria foi aplacar o furor de seus próprios parlamentares!!

    Por isso a importância de um julgamento técnico, baseado nos autos do processo, não nos autos medievais de fé condenatória da mídia venal. Nunca houve compra de apoio político no congresso, isso é uma rotunda e deslavada mentira…

    • “Um ser humno que acredita nessa imbecilidade precisa urgentemente se internar”
      Eles não acreditam, não, caro Diogo. Eles agem é de má-fé

  • A questão é que o julgamento será político (no mau sentido da palavra).

    O golpe de Honduras que depôs o presidente Zelaya foi referendado pela Suprema Corte, assim como o golpe no Paraguai foi perpetrado pelo Congresso. A possível condenação de Dirceu será o mais próximo de um golpe contra o governo que o PIG, junto com o STF, consegue desfechar nesse momento.

    Se a Polícia Federal não tivesse prendido Cachoeira, se não houvesse uma CPI, seria certeza de condenação. Mas há duas forças políticas em luta no Brasil. De um lado, os que querem recuperar o governo federal, depois de 14 anos fora dele. De outro, os que não querem que o Brasil pare de avançar.

  • Eu já fiz esse comentário em outros posts.

    Ele surgiu em razão de um mal estar que eu estava sentindo antes de dormir e não identificava o porquê.

    A fala monocórdia do Procurador feita para público e não para o Tribunal, me deixou com um angústia muito grande e não me conformava com “as verdades” que tinha ouvido.
    Se eu tão treinada como sou, me sentia assim, avalie quem estava vendo e ouvindo comentários dos pestilentos do pig.

    Fui quando vi um trecho da entrevista dele no SBT e entendi que a sua segurança era, na realidade, bazófia pura.
    E a pá de cal foi a afirmação trinfante de que nunca um procurador tinha sido tão ofendido, mas isso só mostrava que a quadrilha era mais atrevida que já houve. (perdoem se não sei as palavras exatas)
    Surpreendentemente o apresentador não tripudiou e até José Neuman Pinto foi sóbrio.

    E escrevi isso aqui e postei em alguns blogs e no facebook.
    Ate´agora ainda não modifiquei nada(coisa muito comum quando posto alguma opinião: às vezes até retiro se for possível).

    “Engraçado, quanto mais eu penso , mais me incomoda uma coisa.

    Por mais que a gente queira achar exagerada a atitude daqueles que acham que o julgamento do mensalão é uma farsa política, a forma como o procurador se comportou hoje, não deixa margem a dúvidas e nos faz temer pela justeza do julgamento.

    Ele se comportou todo o tempo de maneira triunfal, ufana e a entrevista que deu após a sessão, não deixou margem à dúvida sobre o fato de que ele não está preocupado com fazer justiça e sim caçar e cassar o PT e especialmente José Dirceu.

    Além de tudo é um exibido, querendo fazer história.

    O seu comportamento nada teve a ver com o que se espera de um homem na sua função e em muitos momentos do libelo, ele demonstrou evidente satisfação em trazer um ausente à cena, acusando Dirceu de tudo que não provava.

    Chegou a invocar jurisprudência para dizer que só o fato de desejar algo, já tornava culpado alguém e que não havia necessidade de provas, porque quadrilha não deixava rastro e Dirceu não usava telefone, meio eletrônico ou outro, por isso não havia provas contra ele.

    É mais ou menos assim: eu quero ser Deus. Você não prova, mas já pode me queimar na fogueira.

    É preocupante e decepcionante ver que o que o pessoal dos blogs da esquerda dizia, era certo: ele não merece confiança porque não tem isenção política para ocupar o cargo que ocupa.”

  • Caro Eduardo
    O Sinédrio se reuniu, a chance do ZD, para os seus componentes, é o mesmo de Galileu, Spartacus, Tiradentes.Eles não querem outra coisa, a não ser a cabeça de ZD.Só de pensar ele saindo candidato, a direita, já chama a OTAN e a “ajuda humanitária”.
    Saudações

  • A piada do Gurgel

    E então, eis que meus olhos cansados se deparam com o seguinte parágrafo em uma notícia da Agência Brasil:
    “Gurgel concordou que há provas pouco robustas contra quem chamou de ‘principal figura de tudo que apuramos’ e ‘o grande protagonista’ do mensalão, mas atribuiu o fato ao papel de liderança que Dirceu exercia. ‘Como quase sempre ocorre com chefes de quadrilha, o acusado não aparece nos atos de execução do esquema’, justificou.”
    Só para esclarecer: Gurgel é o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; Dirceu é José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula.
    Posto isso, o distinto público há de reparar que existe uma certa semelhança física entre o nosso Gurgel e o apresentador de televisão Jô Soares, que já foi, muito tempo atrás, um celebrado comediante.
    Está certo, também, que o julgamento do tal mensalão pelo Supremo Tribunal Federal está mais para um show televisivo do que para uma sessão tradicional da mais alta corte judiciária do país.
    Nem por isso, creio, o nosso distinto Gurgel deveria, como se diz, “entrar no clima”, e tentar transformar algo que se supõe sério numa pantomina descarada.
    Uma coisa é parecer com Jô Soares; outra, bem diversa, é agir como ele.
    Pois não há como não encarar como uma piada o seu argumento de que ele, procurador-geral, acusador-mór, não conseguiu reunir provas robustas contra quem denomina “principal figura de tudo que apuramos” e “grande protagonista” do tal mensalão pelo simples fato de que tal personagem é o “chefe da quadrilha”.
    Se uma lógica dessas, fico pensando, fosse aplicada pelos tantos procuradores que existem por aí, as prisões estariam vazias.
    Afinal, como na piada de Gurgel, seria impossível reunir provas contra os chefões do crimes porque eles não gostam de se expor publicamente, preferem o anonimato, não vivem dando entrevistas sobre as suas atividades, não andam por aí distribuindo cartões de visita com seus nomes e funções no bando destacados em letras gravadas a ouro.
    Pela lógica do nosso Gurgel, só é possível reunir provas contra os chefões do crime se eles não forem os chefões.
    É de morrer de rir.

    • Eu queria mesmo era saber uma coisa: Se não há provas, como foi que eles apuraram? Consultaram algum vidente? Jogaram os búzios? Leitura na borra de café? Interpretação das profecias de Nostradamus? Ou é fofoca da Candinha mesmo?

      • Marianne,
        Quem és tu, oh fêmea insubmissa que ousas duvidar do probo e bom Dr. Gurgel? Por acaso não vistes nos autos os contundentes depoimentos das quatro paredes? E o que dizer da inegável prova da ausência de qualquer grampo com áudio ou sem áudio? Estudando à luz de velas nas bibliotecas de uma das inúmeras Universidades criadas pelo Dr. FHC, desenvolveu a teoria revolucionária que há de marcar para sempre o homembonismo:
        Se não há provas, então está provado!
        Alvíssaras!

        • (Em off: Caro Alves, na boa, a Dona Marianne tentou justamente dizer que as apurações não encontraram nada e as acusações foram feitas à revelia…)

  • O irmão gêmeo do jô soares fez uma leitura raivosa do seu pensamento, cunhado pela mídia e seus amestrados.
    Creio até que, a meu juízo e até que provem o contrário, o “peixe boi” defende interesse escuso ligados ao pig.
    Não me sobra outro motivo para imaginar que tanta bazófia tenha por trás o velho interesse em apagar politicamente o Lula. Empresários e politicos da direita, que esperam (pois sim!) voltarem ao poder e para tanto,
    apagar politicamente o “barbudo” é o que mais vale. (vale até xingar a mãe).
    Não digo; mas se alguém me disser, apóio – convem investigar o patrimonio do bazofeiro hoje e conferir depois. Carlos Lacerda, maquiavélico politico dos idos de 64 era useiro e vezeiro nessas artimanhas – acusar, acusar e acusar até que a mentira se tornasse crença.
    Eduardo: “O caráter político-partidário da denúncia do PGR traduziu-se por frases de efeito em que foram acusados “o governo Lula” e “o PT”. Falou-se em quadrilha, falou-se em provas “inquestionáveis”, mas a leitura fria da acusação revela, apenas, inferências e suposições baseadas em exercício de uma lógica canhestra de que seria “verossímil” a culpa de Dirceu.” Perfeito.

    • Se juntarmos todos os golpistas dos ultimos dez anos,que investiram contra os governos de Lula e agora tentam atacar o governo Dilma,não teremos um centesimo ou um milionesimo de Carlos Lacerda.O nivel de inteligencia doa atuais golpistas é,felizmente,extremamente baixo,mediocre.Diante de um FHC,por exemplo,os adversarios,no minimo,morrem de rir.Já diante de Lacerda até adversarios poderosos tal como Getulio,tremiam de medo.Não é a toa que até os militares que o governador carioca ajudou a colocar no poder em 64 cassaram seus direitos politicos e possivelmente o assassinaram em 1977 em pleno governo Geisel,para que se efetivasse o projeto de abertura politica.Para um pais que ja teve um golpista do talento de um Carlos Lacerda,ter que se contentar com um Merval da vida ou um Reinaldo Azevedo ou um Arnaldo Jabor,mostra uma decadencia enorme.Sem duvida a direita ja foi melhor representada.Lacerda era tão brilhante e de uma retorica tão contundente que era ele abrir a boca e o governo contra o qual ele assacava sua retorica,caia sem maiores esforços.

      • Alias entre 1976 e 1977 os militares que se encontravam no poder representados pela figura imperial e bonapartista de Geisel(representante do grupo Sorbonne da Escola Superior de Guerra,no qual se inclui não só o primeiro presidente do ciclo militar,Castelo Branco,mas principalmente a eminencia parda do regime de 64,Golbery do Couto e Silva)preventivamente assassinaram tres figuras que poderiam precipitar os acontecimentos encerrando o ciclo militar antes da data em que ele efetivamente se encerrou(5 de outubro de 1988,com a promulgação pela Assembleia Constituinte,da chamada Constituição-Cidadã)e essas tres figuras que foram violentamente retiradas do cenario politico nacional foram:Juscelino Kubstchek(morto em acidente suspeitissimo na via Dutra)João Goulart(morto em sua fazenda no Uruguai possivelmente por envenenamento)e Carlos Lacerda(que estando fortemente gripado se internou em uma clinica particular em Boafogo no Rio,amanheceu morto,possivelmente tambem envenenado.

  • Edu, apesar de não ter provas e de o prevaricador-geral não conseguir ir além da vontade pessoal de condenar os réus ainda tenho receio que a pressão do PIG vai prevalecer. Lembra da frase que “o Supremo votou com a faca no pescoço”? Num país que os juízes dos tribunais de Justiça, Federal e do próprio Supremo, responsáveis diretos por fazer cumprir a a Constituição não a respeitam e ganham supersalários, o que esperar de um julgamento que a grande mídia já condenou os réus?

  • Há alguns dias os procuradores de Goias afirmaram que o bando de Cachoeira não tinha sido desbaratado e pelo jeito os membros continuam agindo atrevidamente.

  • Edu, se Dirceu for condenado, a única coisa que o PIG conseguirá é fazer Lula voltar a ser Presidente, pois ele não irá engolir essa estória de “ser o maior escândalo de corrupção da história”.
    Pode escrever o que eu tô dizendo, vão rir agora e chorar com Lula mais 8 anos.

  • Além de ser uma farsa, essa “apresentação” do Gurgel certamente servirá bem aos programas eleitorais dos demotucanos e talvez até do PSOL, já que o partido lançou nota condenando antecipadamente os acusados e o PT como um todo.

  • Eduardo,

    Toda a análise sua esta corretissima. Os comentários são na maioria sensatos. Mas eu, sinto muito, estou pessimista. Se houvesse a intenção de imparcialidade por parte dos juizes, teria que prevalecer a igualdade de direitos, tanto no desdobramento do processo quanto na ampliação do tempo de defesa, pedido pelo advogado. Tenho uma esperança. Que este aparente endurecimento para o nosso lado, tenha apenas como objetivo , mostrar lá na frente, que as absolvições não foram favoritismo e sim justas, obvias. Acho também que o placar vai ser apertadíssimo.Como diria o Brizola, não vejo a hora de descalçar esta bota.Abs.

  • Testemunho de quem é amigo ou inimigo capital do réu de fato não tem valor provaste, se desacompanhado de outras provas ou testemunhos isentos. Mas é também motivo de suspeição do depoimento o fato da testemunha ter INTERESSE EM QUE A CAUSA TENHA DETERMINADO DESFECHO.
    Nesse caso, esse tipo de suspeição pesa mais do que eventual inimizade com os réus. É claro, e só não vê quem não quer, que os demais réus têm manifesto interesse na condenação de Dirceu, porque isso pode ajudar a livrar a cara deles. Esses depoimentos, portanto, não valem como prova.

  • Prezado Eduardo,

    Collor demonstrou cabalmente para quem quis ver que Gurgel não tem moral para ocupar o cargo que ocupa, pois esconde denúncias para usar como moeda de troca.

    Além de imoral ou amoral, é cínico: Citar Chico Buarque que apóia publicamente sem nenhum vacilo o Lula e a Dilma e a esquerda progressista.

    É de amargar essa ópera bufa montada pela extrema direita e a Globo.

    Vamos ver até onde o STF aguenta a faca no pescoço.

    • Aquela citação sem mencionar o autor é puro plágio, que já demonstra a incompetência e desonestidade do indivíduo. Há, conforme suas próprias conclusões, fortes indícios de que ele também faz parte do esquema Cachoeira, escondendo os crimes dos seus comparsas atrevida e escancaradamente, como foi comprovado pelos delegados da Polícia Federal, que são testemunhas muito mais confiáveis do que aquelas que ele considera como tal. Quero ver como vai se explicar aos questionamentos do Collor.

  • Ô Edu, a previdencia social tem uma legislação que baniu por completo as chamadas provas testemunhais, isso por que estavam dando falso testemunho relativo a tempo de serviço para aposentadorias, principalmente o pessoal ligado aas prefeituras municipais.

  • Dos 38 réus citados na denúncia, figuram somente 12 deputados.
    Como o mensalão operou com número tão exíguo de parlamentares? O procurador afirma, peremptoriamente, que a instrução comprovou o esquema de compra de votos no Congresso Nacional.
    Mas nenhum senador é citado com integrante da suposta organização criminosa, fatos que contribuem para demonstrar a grande inconsistência de um dos pilares da acusação.
    A aprovação de emendas constitucionais exige o quorum de 3/5 em cada Casa, em 2 turnos de votação, processo que exigira o envolvimento de 308 deputados e 49 senadores!
    É bom lembrar que a PEC encaminhada pelo governo Lula para tomar dinheiro de aposentados e pensionistas foi aprovada com grande entusiasmo pela oposição mas com forte resistência na bancada do próprio PT. Inclusive vários petistas foram expulsos do partido naquela ocasião por contrariar a orientação do governo.

  • Já disse em outra oportunidade aqui mesmo nesse blog e volto a dizer mais uma vez:caso haja condenação principalmente de José Dirceu,para o PIG vai ser uma vitoria com gosto de derrota,porque alem de empurrar Lula para a disputa eleitoral de 2014 ou em dobradinha com Dilma ou se lançando ao governo do Estado na sucessão de Alckmin,existe o complicador maior que vem sendo as revelações cada vez mais escabrosas feitas pela CPMI do Cachoeira sobre o relacionamento dessa mesma midia com o crime organizado e que atinge em cheio o nucleo duro dessa midia que compreende as Organizações Globo,Editora Abril e Grupo Folha da Manhã responsavel pela publicação do jornal Folha de São Paulo.

  • Quem não sabe que o Brindeiro Gurgel tá jogando sua última cartada.
    Ele sabe que quem deveria sair algemado do Tribunal sería ele, isto é se prevalecesse a lei. Como um homem destes com estes antescedentes pode acusar alguém. Mas, a batata dele tá assando e a do Joaquinzãotambém, pois pelo visto ele vai terminar este julgamento mas é numa cama de hospital. Este Julgamento deve demorar no mínimo 45 dias até lá……!
    Ontem ele já estava pronunciando em pé.
    Nun vai dar Joaquinzão!

  • Gurgel: “O autor intelectual, quase sempre, não fala ao telefone, não envia mensagens eletrônicas, não assina documentos, não movimenta dinheiro por suas contas”

    Deve ser por isso que o Gurgel prevaricou, livrando a cara de Demostenes/Policarpo/Marconi/Cachoeira. Como foram flagrados em milhares de telefonemas, documentos e dinheiro a roldo, como poderiam, tadinhos, serem chefes de uma quadrilha ou autores intelectuais, não é mesmo Gurgel ?

  • Não vamos deixar, o mensalão Tucano PRESCRECER!!!!!!!Ele existiu desde Helio Garcia- O vice que ocupou o Pala cio da Licerdade qdo Tancredo foi eleito pelo Colegio Eleitoral!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Esta o pig nao esperava= a Popularidade Estratosferica de Lula Ou Dilma em 2014*Lula da Silva para Governador de Sampa em 2014!!! pára escurraçar o Chuchu, o bom moço do caso Pinheirinho!!!!!

  • Em qualquer processo, a autoria e a materialidade do crime pertencem ao universo objetivo e, por isso, sua prova se torna mais fácil. No entanto, a culpabilidade como dolo, que deve estar presente nos crimes imputados aos réus da ação penal nº 470, está no âmbito da subjetividade do réu, é muito mais difícil de provar. Quando há apenas prova testemunhal, então, sem amparo em prova documental, pericial, ou em indícios muito fortes, e não apenas em suposições por mais lógicas que sejam, a missão de provar a torna-se quase impossível. Gurgel não iria perder a oportunidade de ficar bem com a mídia tradicional corrupta e de critérios morais e políticos seletivos. Não destaca a corrupção tucana revelada na Lista de Furnas, cuja autenticidade já foi provada em perícia na Polícia Federal, base de ação penal na JF, e que compromete Eduardo Azeredo, Alckimin, Aécio e outros “bicos longos”. A população vê tudo isso e com sua inteligência intuitiva faz seu próprio julgamento e mostra toda a confiança que tem em Lula e em Dilma. Dá uma “banana” para esses órgão de comunicação que, na verdade, não expressam a opinião pública. Expressam, isto sim, como se costuma dizer, uma opinião publicada de forma seletiva e amoral, para atingir os adversários de seus interesses e favorecer os que são favoráveis aos seus negócios e negociatas.

  • Roberto Gurgel, além de ter engavetado por dois anos a denúncia óbvia e notória contra Cachoeira, agora age como pau mandado dos Marinho, Civita, Frias, Mesquita e caterva. Sem qualquer prova digna do nome para apresentar, tenta convencer os juízes da culpabilidade de Dirceu, usando mero blá-blá-blá de outros acusados e o discurso comum e corriqueiro da mídia, que já está gasto e puído de tanta repetição. Esse indivíduo não tem amor próprio e, em troca sabe-se lá do que, se expõe ao ridículo e assume às claras que não passa de um “office boy” do conluio mídia-oposição. Resta ver se os meritíssimos julgando o caso vão levar a sério a argumentação vazia desse sujeito… Como já se sabia, a AP 470 não passa de mero jogo de cena montado pelo conservadorismo, para tentar derrubar a imagem de Lula, o projeto do PT e tudo que não esteja em linha com o retrocesso do país a épocas que já vão longe e não retornarão. O reacionarismo, com essa pífia e triste encenação, está definitivamente dando mostra de que não tem mais armas para se contrapor aos novos tempos e ao Brasil novo, que começou a despontar em 2002 com a eleição de Lula e continuará em vigência, ainda, por muito tempo, muito mesmo. Ou a oposição, junto com sua mídia querida, fecham para balanço e usam de todo seu escasso intelecto e exígua criatividade, para criar uma argumentação nova que convença o povo brasileiro; ou em pouco tempo, não haverá mais o que ainda resta de oposição declarada neste país. É preciso, acima de tudo, que uma nova filosofia e novos personagens venham a ocupar o espaço político dessa oposição que ainda aí está e permanece, graças à completa ausência de novas opções. O demotucanato está morto e a AP 470 o enterra para sempre. A lacuna da oposição está aberta e é receptiva a idéias e pessoas novas; a uma proposta que seja construtiva e um ideal que venha em favor de consolidar esse novo Brasil e contribuir para ele. Quem se habilita?

  • Gurgel não tem credibilidade, quer dizer, não só ele como muitos dos jornalistas que sempre difundiram essa armação chamada “mensalão”, eles querem é sangue, não importa se o réu é inocente e se não há provas.

    • É bom sempre relembrar que muitos desse estão metidos até o pescoço com o Cachoeira, PSDB/DEM/PPS, não são isentos, não fazem jornalismo, portanto não contam com a minha audiência.

  • O Procurador Geral da República disse que não tem prova contra os acusados. Eles querem condenar os acusados baseados em fofoca..

  • Toda essa historia de mensalão, para mim, é bobagem, pois a questão RELEVANTE a sociedade brasileira não discuti que é A PRATICA COMUM, EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL, DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO POR PARTE DE AGENTES PÚBLICOS E EMPRESÁRIOS, principalmente nas licitações. Isso ocorre do mais pobre município brasileiro ao mais rico. Infelizmente, a maioria dos brasileiro não vê o bem público como deles, mas sim pertencente ao “governo”, uma entidade bem longe deles. É triste perceber que a maioria do povo brasileiro não tem noção mínima de cidadania e comunidade, mesmo com toda melhoria que aconteceu no país, ainda somos um povo de mente pequena.

    • É Emilia. Este mesmo pensamento passa pelas cabeças daqueles que querem se aposentar ‘de graça’, muitas vezes aos 35, 40 anos (de vida, não de contribuição), se pendurando no INSS baseados em dores nas costas, calos nos pés, problemas cardíacos que não foram diagnosticados corretamente, etc.
      Para estes, o dinheiro que vão receber vem do ‘guverno ladrão’, ‘deste guverno que tem dinheiro pra dar e vender’, ‘o que vou ganhar não faz nem cócegas no que o guverno tem’, e por aí vai. Muita gente nem sabe o que é INSS, seguridade social.
      Triste ver isso: é a prova do que vc disse. A cidadania ainda está longe de se consolidar nas cabeças do nosso povo.
      Em tempo: escrevi ‘guverno’ porque me lembrei de Geisel…nem sei bem porque…..

  • Caramba, toda a midia politica especializada dizendo em unissono que o Gurgel arrebentou, mandou muito bem, e os esquerdopatas de plantao viajando na maionese para defender criminosos que roubaram o dimdim de voces mesmo !!!!

    Como disse o tal do Edu Guim ai’ em cima, vao catar coquinhos, defensores de pilantras !

      • Você acha que essa babaca vai citar alguma prova?
        Ela é tão estúpida e imbecil que compra integralmente o peixe podre das ”mídias especializadas”, que desinformaram. Tem que analisar o discurso do Gurgel palavra por palavra. Há trechos em que ele admite não ter provas, a não ser as testemunhais, e ainda disse aquela besteira de que quadrilhas agem em quatro paredes e não deixam provas. Ou seja, ele deu o melhor presente que os advogados do Zé Dirceu podiam pretender. E criou uma teoria nova: AUSÊNCIA DE PROVA É PROVA DE CRIME.

      • Pelo seu raciocinio (desesperado para salvar bandidos que roubam O SEU PROPRIO dindim), o casal Nardoni nao poderia ser condenado porque ele nao filmado defenestrando a propria filha.

        Menos mal que foi dado a ele um tempo enorme – alias uma eternidade – pra ele ficar repetindo pra 4 paredes que e’ inocente….e ele ta’ la’, repete isso todo santo dia, num presidio de seguranca maxima ..

          • Leia a midia ESPECIALIZADA (nao a comprada com verbas estatais), eles estao se deliciando nesse final de semana ecoando a vontade toda a CLARISSIMA argumentacao do excelente Gurgel.

            E’ inacreditavel, mas eu estou aqui te defendendo de bandidos que estao roubando TEU PROPRIO DINHEIRO e que vc defende !!!

            Brasil, um Pais de tolos !

            PT falindo a PETROBRAS !
            Inflacao em disparada !
            PIBINHOZINHO meRdiocre !
            PAC revelado como novo valerioduto pra Delta-Caxu !
            GM demite milhares depois de se beneficiar de incentivos fiscais (unica coisa que a Doutora de M sabe fazer)…

            E os esquerdopatas aqui sonhando que moram na Suecia de praias !

            O povinho…..

        • “Pelo seu raciocinio (desesperado para salvar bandidos que roubam O SEU PROPRIO dindim), o casal Nardoni nao poderia ser condenado porque ele nao filmado defenestrando a propria filha.”

          Ôh amante do PIG/PSDB/DEM/PPS, verdadeiros pilantras e ladrões da nação (privataria, furnas, sivam, etc… e com provas), o caso dos Nardorni já existiu uma perícia muito mais apurada e com evidências concretas quem podem indicá-los, muito diferente deste caso, em que as “provas” são os suspeitos que mentem, mas para o PIG, eles só não mentem ao acusar o “mensalão” petista. As testemunhas são suspeitos com interesses próprias em que haja a culpa do PT, ou seja, suspeitos com total suspeita.

          Deu para entender ou quer que desenhe.

          Agora essa sua vontade de condenação não ocorreria se fosse julgada a privataria. Onde o montante envolvido foi muito maior.

        • No caso Nardoni existem provas periciais. Provas periciais, em que pessoas com formação específica para determinar o que houve, baseado em estudos científicos da cena do crime.
          Comparar o caso Nardoni com a AP. 470 é, no mínimo, uma falta de… sei lá… falta de bom senso terrível.
          As provas testemunhais no caso Nardoni eram quase inexistentes. Só algumas pessoas disseram ter ouvido gritos e discussão.
          Se pautar no caso Nardoni para falar da AP 470 é um erro de uma pessoa que insiste em dizer “mídia especializada”.
          Especializada em quê?
          Em fazer lavagem cerebral em pessoas de fácil manipulação como você?
          Começo a achar que esse pseudônimo é de uma “urubóloga” bem conhecida, que tende a se dizer “midia especializada”
          Ou melhor, é fala de uma moradora do bairro de Higienópolis, vizinha do Cerrote.
          Acorda fofa.

          • Acabei de acordar querida, e to tomando um cafezinho gostoso…..seu esforco pra defender os ladroes que roubam vc mesma e’ incrivel !!!

        • Moça (se é que vc é moça…) na condenação do casal nardoni nem foram utilizadas testemunhas que pudessem ter visto o crime, porque ninguém viu.Não haviam filagens,. nem audio de gravações, a não ser do 190 (sei la´quanto tempo depois do ocorrido, o que já serviu como prova de que algo havia sido feito de errado por parte do nardoni) Porém, foram condenados por provas técnicas, obtidas a partir do que foi encontrado no apartamento e pela reconstiuição do crime.
          Pergunto: dá pra fazer uma reconstituição do ‘mensalão’, onde a policia cientifica encontraria indicios e evidências do comando por parte de ZD?
          A resposta é: NÂO!
          Portanto, esquece este papo de casal nardoni. Não se aplica aqui.

      • Relembro o cientista João Magueijo: se um gato entra por um lado de um tubo, de outro, entra um rato e, depois de um certo tempo, ouve-se um “nhac”, não terá sido necessário ver, pra saber o que aconteceu.

        • Valeu o esforco Decio, mas pros esquerdopatas da “Suecia de praias”, nem desenhando resolve !!!

          e ‘e o dinheiro dos proprios aloprados que ta indo pro ralo, e eles defendedndo !!!

          • Catão, independente de cor, raça, sexo ou religião, algumas pessoas (?) não deveriam sequer sair de lá, pois como disse um sujeito importante: “Não vá o sapateiro além do sapato”.
            A Mariazinha Ninguém aí é um caso. Existem outros, né, Catão? A gente sabe, mas finge que não vê.
            Para manter contato com isso aí, experimente ir ao blog do Reinaldinho Cabeção, o Eunuco. Lá tá coalhado de donas Marias de ambos os sexos.
            Divirta-se.
            Saudações lulopetistas.

        • E eu também respondi ao Afonso. Leia.

          Bobagem ficar cobrando a condenação do Zé Dirceu. Não há nada contra ele a não ser depoimento de inimigos. Numa corte internacional de justiça ele derruba fácil essa condenação.
          O Brasil ao acolher o acertado no Pacto de São José da Costa Rica aceitou que uma sentença seja revista pela corte internacional. E se isso acontecer, o que aquele deputado italiano falou se confirmará:

          ”O Brasil é mais conhecido por suas prostitutas do que pelos seus juristas”.

          • Obrigada pela sugestao, mas gracas ao elevadissimo nivel intelectual de suas argumentacoes, prefiro nao me dar ao trabalho. bjs !

          • Tá, podem não ter encontrado provas contra o Zé Dirceu, mas, dizer que só existem depoimentos de inimigos!!!!!…..
            Só tem fogo amigo, nos depoimentos.

        • ”Obrigada pela sugestao, mas gracas ao elevadissimo nivel intelectual de suas argumentacoes, prefiro nao me dar ao trabalho. bjs !”

          Obrigado pelo elevadíssimo, mas eu prefiro ficar com as minhas ”argumentacoes” do que com as mentiras da veja, globo, folha e estadão (grupo gafe).
          Se lhe faz bem ser enganada, bom proveito. Aceite o meu respeito. Afinal há crença para tudo. Não foi a Veja que disse que era possível cientificamente fundir as células do boi com as do tomate, e escreveu isto na sua seção de ciência?

          Quem cai num primeiro de abril desses (caso BOIMATE), não pode mesmo ser considerado na mesma conta que uma bela página do Evangelho.

    • Edu, eu te peço uma coisa.

      Exclua os comentários que tiverem ofensas. Eu fui ofendido junto com outros ao ser chamado de defensor de pilantras. Pode excluir os meus que tiverem ofensa.

    • Midia politica especializada em quê?
      Em condenar qqer politico que não venha do capital?
      E como perguntaram, cadê as provas, que o tal que arrebentou não tem?

    • Engano seu Afonso. Se o José Dirceu for condenado, ele vai recorrer a uma corte internacional de justiça, porque o Brasil é signatário do Pacto de São José da Costa Rica. Lá ele vai demonstrar que o Procurador Geral da República se baseou em acusações feitas por inimigos. Ele vai demonstrar que o seu único acusador recuou da acusação em juízo, e o que vale é o depoimento dado em juízo, onde Roberto Jefferson disse que o mensalão não existia. Ele vai provar que teve a sua defesa cerceada, com o seu advogado tendo apenas uma hora enquanto o Procurador Geral da República teve cinco horas. E vai conseguir a anulação do julgamento. E aí, meu caro vai ficar patente para todo o Mundo que aquele deputado fascista italiano foi muito feliz ao dizer que o Brasil é mais conhecido por suas prostitutas do que pelos seus juristas.

      • ….demonstrar que o procurador se baseou em depoimentos de inimigos…..

        Inimigos!!
        Bem, reconheço, quando a coisa estoura, todo mundo vira inimigo.

  • Quem mandou Gurgel buscar as provas nas fontes do PIG. Pura armação que ele quiz acreditar. É o que faz toda a oposição, querem acreditar no PIG e quando a realidade assume seu papel no ato, as crendices se esvaem como fumaça.

    • Gerson, tudo a ver com o ensino público em SP, onde o aluno passa de ano meso que tiver zerado em tudo.
      Taí mais uma ‘prova’ da estreita ligação do jô soares de brasilia com o consorcio do inferno…

      • Não fale bobagem, rapá.
        A progressão continuada foi instituída, para combater a evasão escolar.
        E, quem a desenvolveu, não foi o vendedor de pamonha, mas, um dos maiores educadores que esse país já teve, o, Paulo Freire.
        Vá falar do que sabe, bobão.

  • Edu e amigos,
    na dita cuja peça de acusação o Prevaricador Geral da República diz que foi alugado carro forte, por Marcos Valério, para transportar 20 milhões para o PTB. Então eu pergunto: Que empresa alugou o carro para MV? onde está o motorista? e os seguranças do dito cujo carro forte? ninguém viu esse carro forte circular?
    Não sou advogda, mas me parece muito fácil desmontar e desmoralizar essa peça de Ficção do prevaricador.
    Veja no link abaixo a chamada de capa de um dos representantes do Pig do RGS.

    http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=309&Caderno=0&Noticia=450559

      • Ataca de jogo de cena. A record é o PIG!!! também. Nada que é veiculado pela mídia corporativa tem credibilidade. Nós já deveríamos ter introjetado isso.

      • É a BI-polaridade dos “religiosos”. Uma vela pra “deus” e outra pro diabo(este é deles). Vai que o “Das Trevas” vença, eles estão “bem” com todos.

      • Independência dos jornalistas. Este é um possível motivo para a atuação do Correio do Povo. Considerando a formação jornalistica existente no sul do país, um dos principais redutos do antigo regime ditatorial, não é fácil encontrar jornalistas que não sejam militantes do PIG.
        Tenha grande apreço pelo jornalismo da Rede Record, porém prefiro a Record News. É um canal que consegue apresentar comentaristas que divergem dos jornalistas formados na escola do PIG.

  • Gurgel falou, falou, falou, chamou a turma de “quadrilha”, Zé Dirceu de “chefe de gangue” e por aí vai.

    Mas se espremer sua fala cheia de goma, não sai nada. Nada. N-A-D-A.

    Esse senhor somente se baseia na fala de pessoas sem um pingo de idoneidade e em matérias de mídia (e mídia de má qualidade).

    Francamente!

    Diante disso, só resta à Suprema Corte inocentar Zé Dirceu. E deixar o PIG desesperado.

    • Rezemos para que os senhores membros do Supremo não maculem suas consciências com condenações sem provas, baseadas nas palavras vazias e sem real substância de um procurador geral que vem sendo processado por um senador da república por prevaricação, e sobre o qual pesa a suspeita de engavetamento de informações importantes para a Justiça no Brasil. Como diz PHA, o tempo passa, os mervais e os jabores e suas mediocridades passam, mas as biografias ficam. Muitos alunos de direito se tornarão futuros juizes, promotores, advogados no Brasil. Não permitam que esse julgamento se torne um “estudo de caso do mal”, em que os juízes obedeceram à ordem “condenem!” de certa parte da grande mídia. Já imaginaram um juiz ser citado em classe como alguém que votou sem fundamentação técnica, sob a pressão do medo? Finalizando, que as bençãos de Deus fundamentem os votos dos juizes do Supremo.

  • Essas coisas assim, o PIG não divulga, mas opovão sente as transformações :

    Pequenos descobrem virtudes da irrigação

    Publicado em 04/08/2012 – 5:31 por Egídio Serpa | Comentar

    Há uma revolução em marcha no sertão cearense constatado pela Ematerce, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, cujo presidente, José Maria Pimenta, alegra-se com o que vê:

    “Centenas de micro produtores rurais descobriram as virtudes da irrigação e mergulharam em projetos que começam a mudar a sua condição de vida em plena seca”.

    Ele revela:

    “Por causa da grande demanda, estão faltandom nas lojas esoecializadas, aspersores, canos, bombas e demais apetrechos para a irrigação”.

    Pimenta chega a filosofar:

    “A enchente é fenômeno rápido de destruição; a seca é um fenômeno lento de construção. O Castanhão, o Orós, o Banabuiú e o Canal do Trabalhador são exemplos. Foram construídos em época de seca”, conclui.

    OBS:Os colunistas do PIG pensam que o Brasi é somente Av Paulista e stão por fora da realidade…

    • Eles não fazem a mínima idéia do que se passa aqui no Nordeste.

      Imaginam que há 50 milhões de pessoas vagabundeando e vivendo às expensas do Bolsa Família.

      Depois “não entendem” porque perdem uma eleição atrás da outra.

      • 50 milhões de pessoas vivendo às custas do BF, eu não acredito, mas, aproveitando o que sai pelo ladrão, do sul/sudeste maravilha, com certeza.

        • Ô neobabaca,

          Nós aqui do Nordeste (ainda) mandamos muito mais dinheiro praí, do que vocês pra cá. Quando eu compro uma peça pro meu velhor VW, pago 17% de ICMS, embutidos no preço do item, dinheiro que o Tesouro Paulista já recolheu e gastou, sabe-se lá no quê.

          Mas essa” mão única” está mudando, e não demora muito a inverter não, viu? Aí sim, vocês poderão dizer que mandam dinheiro pro Nordeste.

          • Quem falou que o sul/sudeste maravilha está mandando dinheiro para o NE?
            Eu falo em oportunidades, uma vez que a ocupação, por aqui, está mais do que esgotada.
            Alias, eu acho ótimo que isso esteja acontecendo, pois a média da performance nacional vai subir.
            Ou não é verdade afirmar que, quando grandes diferenças se verificam, de região pra região, quem perde é o país?

            Dê um descanso para o fígado, e bote o Tico e o Teco pra funcionar, rapá.

        • DÉCIO-ATIBAIA(SP) – MEU CARO DÉCIO, VOCÊ SE ESQUECE QUE SOMOS NÓS NORDESTINOS , NORTISTAS E CENTROESTISTAS, QUE COMBRAMOS AS BUNJINGANGAS E PARANGOLÉS FABRICADOS PELA INDÚSTRIA DO SUL E SUDESTE MARAVILHA, PORTANTO, GERARMOS INÚMEROS EMPREGOS PARA PESSOAS BESTAS E PRECONCEITUOSAS COMO VOCÊ !!!!

          • Sávio Sobreira, você deve estar sofrendo com problema falta de visibilidade social, ou seus argumentos é que são fracos, mesmo, daí, a necessidade de gritar.

        • Décio, a Mídia, ao tentar esconder as transformaçoes existentes por aqui, aliena cada vez mais seus colonistas.O Nordeste Brasileiro ainda vai demorar a ficar igual ao Sudeste, mas já melhorou bastante.Além de tudo, aqui é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil. O PSDB perdeu aqui por uma grande diferença nas 03 últimas eleições..Tudo indica que perderá de novo em 2014.Não há muita razão para se trocar tudo isso pelo PSDB.Por qual motivo fariamos isso ?Sem chances para o Serra na Região Nordestina !As propostas dele vão de encontro aos nossos anseios (Fim do bolsa-familia etc) Ele vá procurar outras paragens..

          • Bem, José, em primeiro lugar, quero lhe dizer que suspeito que estão usando a figura taciturna do Serra para afundar o PSDB, em benefício da criação de uma nova agremiação política.
            FHC, uma das cabeças mais brilhantes da história política desse país, não estaria assistindo à isso, quieto, se não tivesse um outro objetivo.

            Sobre a melhora dos índices econômicos do Nordeste, com a consequente evolução no IDH da região, é fator que deve alegrar a todos nós.

          • E, se me permite, José, quero lhe dizer que acho esse fixação com o chamado PIG, uma paranoia.

        • Décio, O Brasil tem um contingente enorme de potenciais consumidores que podem ser incluídos em nosso apetitoso mercado. (As multinacionais sabem disso-elas pesquisam) A Maré se movimenta,no momento ,em um sentido, por que remar contra ela como parece ser o caso do psdb? As pessoas almejam cidadania e bem estar e isso vem sendo construído, apesar das deficiencias ainda por todos vistas. A Proposta desse partido parece ser pela EXCLUSAO, ou pela inclusão mínima.Sua parceria com o DEM, um partido conservador, não deixa margens para dúvidas.Os caras são contra as COTAS.Quem é contra, na realidade, não quer incluir ninguém. Isso é um sofisma.Ningue´m acredita nessas pessoas Isso é insultar a inteligencia alheia.O capitalismo do psdb é para poucos…. Vai continuar perdendo eleições

          • José, acho que está equivocado, em suas avaliações.
            Não acredito que remar contra a maré da inclusão social, seja uma opção do PSDB, haja vista a enorme diferença dos índices que definem os rankings de aparato social disponível, para a população, verificados em São Paulo, apesar dos “mega” problemas inerentes a cidades desse tamanho, e dinamismo..
            Tentar vender esse quadro é…..rá……”estelionato intelectual”, como já disseram, por aqui.

            E, sobre as cotas raciais, para ingresso nas universidades públicas, se é disso que você está falando, eu também sou total e completamente contra, por excluir os loirinhos e loirinhas, de olhos azuis, sem renda.
            Mas, veja que interessante: eu sou total e completamente a favor de cotas sociais, situação em que poderíamos ver, indiscriminadamente, todas as pessoas que não podem pagar por instrução qualificada, em condições de conquistar um lugar melhor, na escala social.

            Esse papo de dizer que é necessário resgatar uma injustiça histórica, praticada contra os negros, é balela.
            José, governar é olhar pra frente.
            Quem vive de olhar pra trás, é museólogo, e insatisfeitos, em geral.

            E, desculpaê, mas, não é o capitalismo do PSDB que é para poucos, mas, o do PT é que é para hipócritas, e desinformados.

          • E, aos outros, que não concordam com o que defendo, devo dizer que não tem nada de preconceito, no dito cujo, e que, desconfio que o problema, é que vocês nem desconfiam do que estou falando.

        • Nossa…
          Isso é coisa de paulista doente.
          Eu tenho vergonha de morar no mesmo estado que pessoas como você, quem tem na mente, ainda hoje, esse preconceito descabido e exacerbado contra os nossos compatriotas nordestinos.
          Fico envergonhada de ler coisas absurdas como essa.
          Por toda a rede, pessoas como você, paulistas que se acham a última bolacha do pacote, têm esse tipo de opinião pavorosa.
          Eu nasci na cidade de SP, mas por causa de pessoas como você, tenho vergonha de dizer que sou daqui.
          Pois esse tipo de pensamento simplório acompanha não digo muitos, mais algumas pessoas desse estado que já foi tão melhor.
          São Paulo é a vergonha do país hoje. Um estado atrasado, em vários sentidos.
          Espero não ler mais nada desse tipo de você, pois, apesar de não concordar com você 99% das vezes, ainda resta um pingo de respeito pelas suas opiniões.

        • O cara diz uma asneira dessas e quer um réplica com sustância! Pode? Plagiando o Quino, merece ser insultato em maiúsculas: IDIOTA. Reconheça a grande burrice que publicou, sua anta.

        • nao entendi direito, sr décio, o que vossencia nao acredita exatamente.
          sempre apreciei uma boa salada, mas essa de conceituaçao e expressao escrita sua é horrivel:
          Se nao crê que efetivamente ‘vivam’ do BF
          se nao cré que o façam “as custas”…
          ou se lamenta que esse 0.5 ou 0.6% do PIB é o Sul /sudeste que o produz…
          Se nao foi atrás de saber quanto por cento dessa despesa BF volta de imediato, eu disse, de imediato- para o Tesouro e para os Estados e municipios.
          Ou ainda se o ladrão a que alude é a segunda acepçao da palavra nos dicionarios mesmo e nesse caso ainda tem que clarificar se é por desperdicio ou por roubo que escapa pelo tal ‘ladrao’.
          Áqueles a quem doi o BF, eu lamento que vai doer mais ainda.

          • Certamente juntando os Decios da vida com outros tantos Mervais,podemos concluir que em termos de cabeças pensantes a direita ja esteve muito,mas muito melhor.Nelson Rodriigues,Gustavo Corção e o maior golpista de todos os tempos Carlos Lacerda que o digam.

          • Augusto2, procure escrever de forma mais clara, pois, tá difícil, hein!
            Mas, saquei que não entendeu o “ladrão”, que postei.
            eXPLICO: “ladrão”, é um dispositivo nas caixas d’água, que jogam para fora, num tubo adicional de fluxo dirigido, o excesso, para que ela não transborde.

            E eu já disse: NÃO SOU CONTRA O BOLSA FAMÍLIA,, “cazzo”, e, desculpaê, se preciso gritar, mas, parece que o povo sofre de autismo, por aqui.

            Um capitalista *****, como eu, que reconhece no capitalismo, seu caráter acumulador e meritocrático, e que sabe que as pessoas são diferentes na capacidade e empenho, não pode ser contra o BF.

            EU SOU CONTRA O USO POLÍTICO, DO DITO CUJO, SEM PRAZO DE VALIDADE, E OBJETIVOS AUTO-PROMOCIONAIS, desculpe, novamente, pelos berros.

        • Ô catão!
          O que é que sai pelo ladrão de SP?
          Poluição?
          Enchentes?
          Transito ‘desgovernado’?
          Criminalidade crescente?
          ‘Educação’ com qualidade de Chuíça?
          E nem falamos ainda de maracutaias como caso alstom, roubanel, delta na marginal do tietê, aquela montanha de livros didáticos vendidos como sucata, as ‘vistorias’ automotivas, Pinheirinho, cracolandia….

          É isso que sai pelo ladrão e vc quer que os irmãos do norte/nordeste aproveitem?

          É ser mau caráter, hein?

  • Prezado Edu

    Quero discordar da sua frase final e conclusiva neste seu excelente artigo (mais um): “Com efeito, o momento mais favorável aos acusadores já ocorreu e, apesar do clima criado pela mídia, foi um fiasco.”

    Tenho certeza que o momento mais importante deste julgamento, para a direita e sua mídia golpista, será a fala de Joaquim Barbosa, quando, ao que tudo indica, despirá a toga de juiz e se tornará o principal acusador. O deprimente sr. Gurgel cumpriu de forma ridícula seu papel menor de assistente de acusação.

    A presença do Ministro Joaquim no STF representa um marco na nossa Justiça, estabelecido pelo Presidente Lula, contra toda a elite racista e apátrida que infelizmente ainda tem o poder maior no Brasil. É uma pessoa a quem se deve respeitar e admirar, pelos seus próprios méritos, e pelo forte simbolismo que leva consigo, mesmo que não queira.

    No entanto, ao longo deste processo, o Ministro Joaquim tem cometido vários equívocos. Inclusive agora, já durante o julgamento, quando ofendeu o Ministro Levandowsky, chamando-o de desleal, e mostrou falta de urbanidade ao atacar também o Ministro Marco Aurélio.

    Por isto, Eduardo, acho que a maior contribuição deste seu nobre espaço, e de toda a imprensa progressista, é agora analisar todas as opiniões e decisões do Ministro Joaquim neste caso, e contraditá-las nos seus equívocos, racionalmente, sem apelações, tentando assim influenciar positivamente neste julgamento. Não basta esperar e repercutir o trabalho da defesa, por melhor que ele seja feito.

    Por fim, em relação às críticas que a imprensa golpista tem feito ao Ministro Joaquim, pelo seu destempero com os colegas, convém distingui-la da que fazemos. No PIG não há a menor honestidade, e o que querem evitar é que um clima de barraco entre ministros prejudique os votos “aliados” que na surdina, com seus “fortes” argumentos, certamente já conseguiram. Podem criticar o Ministro Joaquim, pois teem certeza que o seu voto está garantido, de graça, assim como conseguiram de graça, do Ministro Ayres Britto, que este julgamento se desse em período eleitoral.

  • O Povo quer :Emprego, Fazer faculdade,fazer curso profissionalizante e crescer na vida. Enquanto o PIG só fala em mensalão….

    Construção da fábrica de cimento Apodi emprega 400 Trabalhadores

    Publicado em 03/08/2012 – 4:49 por Egídio Serpa | Comentar

    O engenheiro Adauto Farias , presidente executivo da empresa cearense Companhia de Cimento Apodi, informa:

    400 pessoas estão trabalhando na construção acelerada de sua fábrica em Quixeré(CE), na Chapada do Apodi.

    A fábrica operará dentro de um ano, depois de consumir investimentos de R$ 500 milhões.

    A Apodi é uma associação do empresário Ivens Dias Branco (50%) com a Cooperativa da Construção Civil do Ceará (25%) e com o empresário mineiro Juscelino Sarkis (25%).

  • Também acredito que ele ferrou foi com os ministros do supremo: como vão condenar baseado numa porcaria de acusação dessas? A imprensa partidária, decepcionada, vai “chiar”. Agora tenho certeza que o procurador não prevaricou no caso cachoeira, ele é só um preguiçoso.

  • Ao ouvir Gurgel tinha-se a impressão que lia as páginas do PIG, desmacarou a si próprio e ao esquema midiático nazi-tucano.
    Cadê as provas Dr. Gurgel?
    O Procurador-Geral da República apresentou apenas a retórica de adversário, e só.
    Qualquer jornalista do PIG ou membro do PSDBDEMPPSOL teriam apresentado coisa melhor.
    Dois dias de “vitórias” dos acusados.

  • Ele afirma que não há prova em decorrência de os acusados terem agido sobre quatro paredes, mas mesmo assim defende a condenação. Se o STF acatar tal alegação, devo supor que essa atitude abra precedentes para que o próprio Gurgel seja afastado de seu cargo, tendo em vista que não existem provas contra sua ligação com o caso Cachoeira e a ligação de sua esposa com o Demóstenes, mas sim fortes indícios do fato em questão. O mesmo se aplicaria ao magistrado Gilmar Mendes.

    • É fácil descobrir, é só colocar este incompetente de procurador da república debaixo da cama e ele descobrirá, como um cara deste pode ser procurador? Pra este cargo quem exerce tem que ter caráter e ser imparcial, provavelmente este ser vil, foi colocado sem concurso pelo psdb e globo, pois não há explicação.

  • O tal “mensalão do PT”, segundo as denúncias e acusações mil, era um esquema pra comprar apoio parlamentar no Congresso. Acontece que o Congresso é composto por DUAS Casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Todo projeto, ou proposta, pra virar lei, tem de ser analisado, votado e aprovado por maioria de votos nas duas casas, primeiro numa, depois na outra.

    O governo LULA tinha maioria escassa no Senado e bastante folgada na Câmara (350 x 160, mais ou menos), situação essa resultante das alianças decorrentes das campanhas de 1998 e 2002. Se o governo tencionava comprar apoio, o lógico seria comprá-lo no Senado, onde a maioria era escassa. Mas não. No Senado, onde o governo enfrentava sérias dificuldades, não houve compra, nem tentativa, sequer uma simples cogitação. As denúncias e acusações mil dizem que o governo comprou o tal apoio na Câmara – 12 (DOZE) deputados, todos da base aliada, metade deles do PT – e onde já dispunha de uma maioria folgada, desde o início da legislatura. Mal comparando, seria como se um candidato a prefeito tivesse de comprar o voto do seu vice, para que este votasse na chapa. Não tem lógica.

    Mas será se tem gente acreditando nesse tal “mensalão do PT”? Ô, se tem!

  • Eu acho depois dessa palhaçada que é o julgamento do mensalão, os acusados deveriam processar o prevaricador geral da república. Ninguém tem o direito de criar fantasias para conseguir a condenação das pessoas. O PGR é o chefe maior do Ministéri Público e não pode se dar ao deleite de ficar inventando teses para brincar com a liberdade dos outros. Fora Gurgel.
    P.S. Um Procurador Geral da República acusado de prevaricação não tem condição moral de acusar nem um reles ladrão de galinha.

  • DA PROVA – Disposições Gerais- Artigo 155 a 157 e até o artigo 250 do Código de Processo Penal. Portanto, a ODE fictícia expressada da Tribuna do famigerado STF, é um afronta á Lei Penal. Afinal, já que o STF agiu com dois pesos e duas medidas eu pergunto: baseado em que LEI o STF baseou e está baseando para julgar a AP 470? Na vaidade pessoal de alguns Ministros? Ou na PRESSÃO EXPLÍCITA do Golpista PIG e Acessórios DemoTucanos? Não nos esqueçamos, que o Brasil é signatário de vários Tratados Internacionais, que OBRIGA o País, a CUMPRIR o princípio do Justo. O Artigo QUINTO da Constituição Federal de 1988, com seus 77 incisos, o MAIOR da Constituição é considerado Causa PÉTREA, ou o famigerado STF e alguns de seus militantes pró-PIG, o mudou segundo as conveniências políticas dos mesmos? Não têm legitimidade para tal, para mudar esse Artigo, só mediante uma Constituinte convocada para esse devido fim. Vejam só: O Artigo QUINTO em seu caput, ou seja na cabeça ao iniciar afirma: TODOS SÃO IGUAIS perante a lei, sem distinção de qualquer natureza,…, pra começar, o famigerado STF está agindo ao arrepio da Constituição ao tratar iguais de forma diferente, vide caso do Mensalão do PSDB, que dorme no STF, e começou em 1998 e cujos artífices é o Atual Dep.Federal do PSDB EDUARDO AZEREDO, á época Governador de Minas, FHC, Serra, Alkimin, AÉCIO NEVES…..continua a dormir nesse submundo do STF. Por que preteriu os Tucanos? Atropelou a fila dos Processos, isto é, o mais recente tem que ser JULGADO de chofre e o mais antigo ficará como peça de Museu? Isso é um escárnio a NÓS, o Povo. O STF está agindo politicamente, Poder,que o Povo Brasileiro e a atual Constituição NÃO O CONFERIU, no mínimo é uma VIOLAÇÃO á CONSTITUIÇÃO que JURARAM defender, que caracteriza como GOLPE DE ESTADO VELADO. No Lívro A REPÚBLICA DE PLATÃO, 400 anos antes de Cristo,Platão pregava a República dos Sábios, dos Filósofos….é isso que o STF para agradar o PIG Golpista almeja? Não nos esqueçamos que durante os 21 anos de Ditadura Civil-Militar, o STF foi OMISSO o tempo todo. Se CALOU. A Opinião Pública, doravante ,NÃO pode ser confundida com a Opinião Pulicada pelo PIG Golpista e seus militantes PAGOS que erroneamente são chamados de colunistas….de Belo Horizonte.

  • Caro Edu,

    por favor ajude minha família com tua lucidez. Desde a peroração do Gurgel estamos vivendo em profunda desconfiança mútua. Como procuramos e não encontramos nossos nomes no processo, cada um acredita que o outro é o chefe da quadrilha. Eu mesmo só parei de olhar torto para o meu neto quando me lembrei que ele nasceu depois dos acontecimentos.

    Faço um apelo para que ajude a pacificar a família brasileira.

  • No Direito Penal, e mesmo nos tribunais, a testemunha precária é tida como a PROSTITUTA DAS PROVAS. O Compositor da ODE FARSANTE, o Gurgel, usar de forma indevida Réus como PROVA, sem oitiva, e pelo visto, nem os AUTOS DO PROCESSO Lera, para compor sua FICÇÃO. Um dos Réus, Roberto Jerfesson, do PTB, que o incompetente PGR Gurgel USA, em sua defesa em JUÍZO disse que o PIG inventara o neologismo Mensalão, e que o mesmo NUNCA EXISTIU. Fica Claro a CONIVÊNCIA Partidarizada. O Gurgel, não apresentou um LIBELO, e SIM, uma ODE onde se sente Estrela cadente do PIG e Acessórios DEMOTUCANOS. Vamos ver a que ponto essa ODE Fictícia irá. Qual a PROVA cabal que Gurgel apresentou? Gostaria de vê-la. Estou Escandalizado. Parece que Gurgel, está a serviço das Forças retrógradas e Reacionárias do País,de TRISTE MEMÓRIA, e usando o MPF. Até quando? Como estrela do PIG Golpista. de Belo Horizonte.

  • Quer dizer então que o Zé Dirceu não mandava no Delúbio, no Genoíno e no Marcos Valério. Delúbio e Valério foram negociar com uma telecom em Portugal e o Dirceu não sabia; Marcos Valério, um publicitário, sem cargo no governo, foi a meia dúzia de reuniões datadas e atadas no Banco Central para tratar dos bancos pernambucano e mineiro, e Dirceunão sabia. Vai ver nem o Lula sabia, não é? Também não tem prova, não é? Assim, um bilhetinho ou email do Dirceu para o Delúbio copiando Valério, “vão lá em tal lugar levantar uma grana para o caixa dois das nossas campanhas, e para comprar as bancadas”. Eu também acho que não tem não.

    • Ô Thomaz,

      um pouco de compostura, né? Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

      Uma coisa é você vir numa caixa de comentários de um blog, ou ir na mesa do boteco da esquina, e ficar dizendo que não acredita se não sei quem ou sicrano sabia ou não sabia de tal e qual acontecimento. Se mandava ou se não mandava nos seus acólitos, etc.

      Outra coisa é um promotor de justiça, que aliás responde pelo pomposo nome de Procurador Geral (!) da Rapública, ir numa corte de justiça que se denomina Supremo Tribunal e dizer que não tem provas porque chefes não deixam provas (!?).

      Já que estou numa caixa de comentários, posso dizer: Eu teria mais respeito pela minha idoneidade profissional.

    • Que tal o diálogo do Cachoeira com o DEMóstenes, assim do tipo: “alô, doutor”!, “fala, professor”!

      Vocês têm um diálogo desse, mostrando Zé Dirceu falando com o Marcos Valério, têm?

      Têm?

      Percebeu agora que vocês não têm prova de nada?

  • Caro Eduardo
    Olha o Paraguai e o Lugo ai minha gente.Parece que armaram a mesma armadilha.Nada de provas, pouco tempo para se defender, tudo em nome da democracia.
    Saudações

    • Sim, tem gente brincando, mas a direita é capaz de qualquer infâmia. Acusar sem provas, pra quem torturou, matou e deu golpes de estado, é brincadeira de criança.
      Todo mundo fala que a direita está acabada e isso e aquilo, que o Lula tem 70% sabe-se lá do que. Mas a direita está sempre dando as cartas, está sempre com a faca no nosso pescoço, estamos sempre por um fio, sempre sobressaltados por uma mentira da mídia, um documento falso, uma calúnia, um aborto, uma bolinha de papel ou qualquer outra patifaria de ocasião que a mídia inventar. Puta que merda!!!
      Quado isso vai parar??? Quando Lula, Dilma o PT vão começar a levar a sério que o grande enfrentamento é com a mídia?
      Quando serão tomadas medidas sérias para enquadrar essa máfia? Como vamos fazer para neutralizar a penetração e influência que a mídia quadrilha tem numa vasta camada da população brasileira? Como vamos fazer para mobilizar o povo caso haja um “hondurazo”, possibilidade que nunca pode ser descartada, com a mídia controlada com mão de ferro pela direita?
      Já temos uma década de governo Lula/Dilma e nada de concreto foi feito em relação a mídia. Ou melhor, foi: havia a proposta do Conselho Federal de Jornalismo, debatida e prontinha, na mão do Lula e que ele rifou para aprovar projetos de interesse do governo no congresso. Isso é soberba, é empáfia, é a confiança cega de que o povo sempre saberá reconhecer seu benfeitor. Ledo engano. Pois saibam os confiados que nas conversas de ônibus, nas barbearias, nas churrascadas da classe média, entre os que enchem a boca para dizer que tem curso superior e até entre os “manés” que vão buscar seu “ajutório” no bolsa família e que a estas alturas já deveriam saber quem coloca as coisas na sua mesa, para todos eles, os “petralhas do mensalão” já estão condenados para todo o sempre, com ou sem provas.
      Lula pode ter 99% do que tiver, mas se não tiver a maldita base para governar, de nada adianta. E ganhando ou perdendo esse julgamento, a direita já inoculou no imaginário popular uma grande desconfiança em relação ao PT. E tanto isso é verdade que a aprovação do Lula não se estende ao partido. Por que será, né?

  • Prezado Luiz Antonio, ri muito com o seu texto.De maneira bem humorada,você expressou e sintetizou o que está acontecendo pelas bandas de lá.A propósito,olhando bem a fotografia da personalidade acima,é inevitável a comparação e um nome me ocorreu; não seria a foto do Dr.Roberto Gurjô?Um abraço prá você e para o netinho(escapou por pouco).

  • Edu

    Este comentário é para os trolls que vêm aqui.

    Um dia destes, eu estava no site do jornal paraguaio ABC Color. E houve uma notícia contra o Lugo. Vários comentaristas debateram entre si. O senhor Alfredo Friedman defendeu o golpe. A senhora Maria Jara de Corina, paraguaia residente na Alemanha, criticou o golpe no Paraguai. O debate transcorreu educadamente, pois ambos os contendores mostraram ser pessoas distintas. No fim o senhor Alfredo Friedman citou um humorista paraguaio, sr Ernesto Báez que escreveu:

    ”Lee todo lo que puedas, pero no creas todo lo que leas”.

    Traduzindo: Leia tudo o que pode, mas não acredite em tudo o que lês.

    Para muitos que vêm aqui dizer que o Gurgel deu um show, eu digo que a peça dele é escrita, e que ele não podia ter dado um presente melhor para a defesa do Zé Dirceu do que este. Deu a chance para que sua peça de ataque seja desconstruída.

    Mas enfim, respeitemos quem deseja ser enganado.
    Eu, desde 1981 que sei o que a mídia pode fazer.
    Na Copa Libertadores daquele ano, o jornal O Globo publicou que o Chicão, do Atlético MG, ex-São Paulo quebraria o Zico. E nos dias que antecederam o jogo decisivo para classificar Atlético ou Flamengo na Libertadores, a imprensa carioca fez a cabeça do árbitro José Roberto Whright. Com 30 minutos de jogo, o Atlético estava reduzido a sete jogadores, com quatro expulsos. O Whright foi logo dando cartão vermelho, sem nem mesmo dar um amarelo antes. Aquele jogo do Serra Dourada ficou na minha memória. Foi aí que eu vi que se a imprensa quiser demolir uma reputação, ela o faz impunemente.
    Pelo menos de alguma coisa me serviu eu ter sido alienado do futebol tanto tempo.

      • Isto mesmo Eugênio. Dá uma ótima reflexão, pois qual era o interesse do jornal O Globo em que o Flamengo fosse campeão. Talvez até tenham testado no futebol para poder aplicar na política. Eu fui torcedor do Atlético Mineiro, e torcedor fanático, de brigar mesmo. Nessa época eu estava alienado, mas de alguma forma eu ter sido um alienado no futebol me ajudou. Paradoxalmente eu abri os olhos sobre a imprensa antes das outras pessoas, que só agora estão descobrindo o poder manipulador da mídia. Mas também, é só isso. Do meu tempo de alienado quase nada se aproveita.

    • É isso mesmo, João Paulo, a “grande” imprensa tem muita força, ainda.

      Muitos aqui dizem: “o PIG não engana mais ninguém”. Engana, sim. É só ver que a Globo ainda tem uma gigantesca audiência.

      A roubalheira da privataria segue impune porque a mídia foi a favor dela (aliás, ficou com uma parte da divisão do roubo). A compra da reeleição de FHC ficou impune, porque a mídia foi a favor. A “epidemia” de febre amalrela inventada pelo PIG custou a morte de algumas pessoas, além de ter obrigado o ministério da Saúde a gastar bilhões. Puro terrorismo midiático. Ficou por isso mesmo.

      Por isso, digo e repito que a luta pela democratização das comunicações é a principal luta de todos os que se consideram progressistas. O principal item dessa luta é proibir a propriedade cruzada dos meios de comunicação, como já acontece nos países desenvolvidos.

  • É de arrepiar como a Elite mais bem paga ou remunerada da República Federativa do Brasil, neste CASO AP470, o MPF, se coloca a serviço DAS TREVAS, através do incompetente PGR Gurgel, faz-me lembrar o Monge Savaronola, que durante a inquisição, mandava INCENDIAR em fogueira Pública os NÃO CATÓLICOS na Cidade de Milão/Itália. Que o diga os JUDEUS á época, Cristãos Novos, e o Monge Giordano Bruno. O Último foi QUEIMADO em FOGUEIRA pelo seus Pares. É isso que o MPF sinaliza? Como é RUÌM, ver, ler e ouvir MENTIRAS,ainda quando recebe polpudos salários para defender a REPÙBLICA. Será que é Miragem minha? DA TESTEMUNHA – Artigos 202 a 225 do Código de Processo Penal.No artigo 210 do Código de Processo Penal – CPP DITA o seguinte: As Testemunhas serão inquiridas cada uma de per si,de modo que umas não saibam nem ouçam os deoimentos das outras, devendo o Juiz advertí-las das penas cominadas ao falso testemunho. O Gurgel, ou a Justiça ouviu as Testemunhas RÈUS no processo que Gurgel lera em sua ODE FICTÍCIA? Essa Conduta da JUSTIÇA de Elite, tem a dimensão de uma REVOLTA POPULAR? Até quando o Poder Judiciário estará a FAVOR da Elite Conservadora? Esse episódio da AP. 470, nos leva a afirmar que a JUSTIÇA é CEGA segundo a Classe Social a que o Brasileiro pertence. Aí, verdadeiramente a Justiça PERDE O NOME. Ou que Criemos Tribunais Populares para Julgar a INJUSTIÇA? de Belo Horizonte.

    • A percepção de tais fatos pela população só será possível quando essas questões forem debatidas abertamente nos meios de comunicação de massa. Pra que haja essa mudança necessária na justiça, primeiro é preciso criar massa crítica para tanto. Mas isso é impossível, visto que tais meios não estão em nossas mãos e sim na de grupos intimamente ligados a esse poder venal.
      E não há perspectiva de que isso venha a ocorrer tão cedo. Pelo contrário, o problema parece aumentar.

  • Eu estava lendo os comentários do Blog do Camarotti, lá é diferente daqui! Lá tem um monte de viúvas otimistas com o pronunciamento de Gurgel, eles dizem que o cara arrasou e que deixou os petistas preocupados.

  • Dentro aquilo que estudei um pŕocesso civil e penal, para me preparar para provas em concurso, vou aqui tentar dar minha cota de contribuição sobre o assunto aqui exposto. O Ministério Público, age independente dos três poderes como fiscal da lei. É, ou ao menos deveria ser uma instituição independente. É lamentável que o mais alto grau do MP, no caso PGR, esteja representada por uma autoridade altamente partidarizada (o que é pior: DEM, PSDB). Sem contar que ele é acusado de crime de prevaricação por ter parado a investigação do Cachoeira sobre a operação Monte Carlo. Com o perdão aqui da palavra: o Verdadeiro quadrilheiro está justamente no PGR, sem contar também o Gilmar Mendes. Vamos torcer aí, ainda estou acreditando na justiça. Falta provas contra José Dirceu.

  • Na próxima Segunda-Feira começam os pronciamentos da defesa dos réus do “mensalão” São mais de 30 réus. Muito provavelmente vai ter questões de ordem, que levarão horas (ou dias) pra serem decididas. Depois virão os votos dos Ministros. Todos loooongos.

    Pelo Regimento Interno do Tribunal, a votação começa pelo relator (Joaquim Barbosa), Depois virão os demais ministros, começando pelos mais novatos, até chegar nos decanos. Pela ordem (inversa) de antiguidade, após o relator, votarão Rosa Weber, Fux, Dias Tófolli, Carmen Lúcia, Lewandoviski…em média 2 dias para cada ministro se manifestar.

    Olha, acho que não vai dar pro Peluzo votar não. A não ser que atropelem casuisticamente o Regimento Interno do Tribunal, pra permitir que Peluzo vote antes de ser “colhido” pela aposentadoria compulsória em 03/09.

    Reinaldo Azevedo está desesperado com a possiblidade do não-voto do Ministro Peluzo, dizendo que o Ministro Lewandoviski vai gastar 19 horas (quatro sessões) pra ler o voto de mais de 1.000 páginas que preparou.

  • Essa do “canhestro verossímel” foi ótima! Ri muito. É como dizer que um aluno plagiou um TCC, só por ser isso verossímel e possível, sem apresentar um trecho de plágio. Ou dizer que um empresário que enriqueceu rapidamente é chefe de tráfico só porque não é usual que se enriqueça rapida e honestamente simultaneamente e também não é usual que “capos” deixem rastros.
    Meio inquisição isso.

    • É um caso DREYFUS tropical, e sem o ZOLA pra descrever toda a mesquinharia envolvida.

      Principios básicos de civilizaçao estao sendo destroçados.

      Acredito que este fato sera uma mancha na história da naçao. TB pudera, o espírito critico da naçao ficou embotado por uma mídia com agenda politica.

      Hoje fui numa lojinha e o dono não me deu Nota Fiscal e eu pensei em gritar:SONEGADOR, já que eu “NAO SEI O QUE ELE FAZ ENTRE QUATRO PAREDES”. O STF vai instaurar um vale tudo.

      Aliás, eu sempre achava que havia uma diferença entre o Serra e o FHC. Me enganei. Este último pedir ao STF que julgue fora dos autos é a confissao de um caráter torto.

  • Gurgel tentou justificar o fato de não ter apresentado NENHUMA prova de suas acusações. Ele disse que “não há prova porque quadrilha não deixa rastro”.

    Se o STF aceitar essa “argumentação”, então estamos seguindo para um golpe de estado que derrubará Dilma por formação de quadrilha.

    • Locatelli,essa desculpa do Gurgel é simplesmente historia para boi dormir.Não ha provas,porque simplesmente não houve crime algum,não houve¨o maior caso de corrupção da historia do Brasil¨como costuma dizer a midia canalha.Seria BEM FEITO,por outro lado,se Dilma sofresse uma tentativa de golpe de estado.A gente ja está pedindo a cabeça do inoperante ministro tucano-petista Paulo Bernardo ha quanto tempo?E no entanto baseada em inumeras denuncias falsas da midia contra ministros do seu governo,ela simplesmente os demitiu sem dar chance de provar a falsidade das denuncias,como aconteceu com o ministro dos Esportes,Orlando Silva Filho.Será que Dilma é tão ingenua a ponto de se deixar pautar por uma midia corrupta?Não acredito em ingenuidade.Para ser franco:ou ela tem o rabo preso ou ela tem um trunfo nas mãos.Se ela tem o rabo preso,ela teme qualquer revelação dessa midia canalha que possa desgastar profundamente sua imagem.Já se ela tem um trunfo nas mãos,ela está esperando o momento certo para coloca lo na mesa.Mineira como ela é,acredito na segunda hipotese.

      • Dimas e Locatelli, é com a formação deste tipo de jurisprudencia que eu me preocupo.
        Esperemos que o Supremo não caia numa destas nem por distração, porque depois que a merda tá feita, o fedor é inevitavel…

    • Eu falei aqui, logo após o golpe paraguaio, que o “nosso” golpe poderá vir do judiciário.
      São ordens de “uóxinton”.

      Pura teoria da conspiração? Tomara que seja. Mas a figura do golpe está se desenhando diante de nós. Só não vê quem não quer.

      • Pode ser Almir,mas para ser franco,Brasil é Brasil e Paraguai é Paraguai.Um golpe no Brasil teria um custo em vidas altissimo,se bem que para a direita quanto mais mortos melhor.E teria uma repercussão mundial extremamente negativa para os golpistas,mas a direita sempre se lixou para a imagem que fazem dela.Eu penso por um outro lado:o Brasil sempre foi um pais atrasado,em tudo.Foi,por exemplo,o ultimo pais do continente americano a abolir a escravidão,isso nos fins do seculo XIX.Foi o ultimo pais a proclamar a República num continente basicamente republicano,portanto,a monarquia brasileira era um corpo estranho no continente americano.Chegamos ao seculo XXI com problemas em algumas regiões,tipicos do seculo XIX.Em certo sentido o Brasil ainda não chegou ao seculo XX.Temos uma elite extremamente atrasada(o que diga se de passagem,não é nenhum privilegio do Brasil,no contexto latinoamericano),portanto,falar em golpes de estado,dentro desse quadro formulado(de atraso institucional,de burocratismo ineficiente e corrupto)que é tambem comum aos demais Estados Nacionais latinoamericanos,na era das comunicações eletronicas em tempo real,é de um anacronismo atroz.Porem é do conhecimento de todos que o Brasil é um pais anacronicamente atroz,onde a questão social,assim como nos anos 20 do seculo passado(seculo XX),é ainda uma questão de policia,que o digam os ex moradores de Pinheirinho.

  • Edu, cada vez que analisamos os fatos a ira contra o SUPREMO só cresce.

    No dia 7/10/2010 o colegiado de maneira unanime decidiu pelo não desdobramento do processo sobe a tese MENSALÃO…

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/algumas-questoes-sobre-o-julgamento-do-mensalao

    …Por que? Por que as eleições seriam em 31/10/2010 e o Dirceu e Genuino concorreriam, e se eles perdessem a eleição iriam para 2ª estancia se houvesse desdobramento e tendo direito a recursos.

    ESTOU VIAJANDO ?

    Pode até ser, mas tudo indica que queriam pegar o JD e o JG de maneira que eles não tivessem no futuro como recorrer.

    VAMOS VIAJAR MAIS UM POUCO…

    As eleições aconteceram e mais uma vez o PT foi absolvido pelo povo ( Lula eleito esmagadoramente) e o JD também, afinal ele foi eleito. Até aí, tudo bem nada demais.

    Mas o pior estava por vir, a peça mais importante do mensalão, o Roberto Jefferson em 2011 disse no STF que nunca houve mensalão .Está tudo taquigrafado e anexado aos autos do processo, a defesa do Dirceu pode e tem todo o direito de usar as falas do acusador de Dirceu em favor do Dirceu.

    O Dirceu está praticamente livre, não tem como ser condenado, mas está lá o José Genuino sem mandato e aí que está a MALDADE do Marco Aurélio de Mello. A víbora, agora, quer desdobramento e acabou fazendo com que o revisor do relator fizesse aquela declaração COVARDE puxando a ira do ministro relator, Barbosa.

    Por que esses dois ministros querem desdobramento? Por que a tese de acusação tem o pilar MENSALÃO e quando eles decidiram em 2010 que os 38 reus responderiam pela mesma tese fizeram algo irremediável, todos os réus são solidários na acusação. Absolvendo um deve-se absolver todos;

    E se desmembrar?

    O Genuino vai para a 2ª instancia pode ser condenado aí eles terão colado no PT a pecha de malditos, afinal Genuino foi torturado e fez por merecer afinal é um ladrão , a justiça já disse e provou. Então a tese mais maldita: Todo torturado no Brasil fez por merecer ser torturado, vide o Genuino!!!!

    Parece que estou viajando, mas em se tratando dessa elite maldita que tem representante no STF, viajar, tenho todo o direito.

    Bom, o processo não vai ser desmembrado, o golpe não teve efeito e a ira do Joaquim Barbosa tem seu fundamento. Ele sentiu a fedentina mais que qualquer um exalar lá do lado da víbora Marco Aurélio de Mello.

    Agora dá para entender por que o Gurgel se apegou ao JD e ao JG, ele tem que colar na testa do JD a pecha lider de quadrilha, mas tem um Roberto Jefferson no meio do caminho e a elite burra que não estuda os fundamentos jurídicos( para que estudar se dar golpes é tão mais prático não é mesmo?) nem percebeu que ele é peça importantissima de absolvição. De acusação? Já foi, oh OTÁRIOS, isso está taquigrafado, não tem mais como voltar .

    O que a elite mais odeia é ser chamada de BURRA. Então vamos gritar:

    BURRRRRRRRRRRRRRRRRA.

    Destruir o alicerce, destrói a tese como um todo, mas ela já está morta ( Roberto Jefferson já fez isso), só falta enterrar e logico que AGORA o Marco Aurélio se deu conta disso ( como representante da elite ele também é lento, pois é burro) e quer que esse cadáver fique exposto para que a elite que o colocou lá fique satisfeita com seus serviços.

    Quando um ditador executa seus adversários ele faz algo para lembrar quem manda, que é expor as partes esquartejadas do adversário para que todos se lembrem: Eu mato e arrebento.

    Marco Aurélio de Mello, o ministro , quer que esse cadaver fique insepulto, para dizer a seus patrões que está fazendo por merecer todo o investimento feito a ele por mais de 2 décadas. Esse serviçal é dos bons!!!!

    Só tem uma coisa que doi mais, o papelão de alguns ministros do Supremo em querer facilita a vida da acusação e volto a dizer o Joaquim Barbosa tem toda a razão em ter feito em alto e bom som aquela acusação em plenário que colou na testa da vibora ( revisor do relator) e da vibora-mor , o Marco Aurélio de MELLO . A traição não foi contra o relator foi contra o POVO BRASILEIRO.

    Esse cadáver ,GOLPE BRANCO, tem que ser enterrado o mais rapidamente possivel do contrário a população vai perceber o que o STF fez no verão de 2010 e aí a revolução que até hoje era silenciosa vai começar a fazer barulho.

    Parafrasendo o Professor Hariovaldo

    Parem com essa perseguição politica JÁ.

    Está dando na cara DILMAIS

      • mas a elite É DONA de TODOS os MEIOS de COMUNICAÇÃO de MASSA, notadamente RADIO e TV.

        Mesmo com os grandes combatentes da web como nosso @eduguim, a diferença de penetração da mensagem é descomunal…

        golpe à vista. E o Ministro Barbosa ACATANDO a estorinha do Prevaricador… coisa lamentável! E decepcionante.

        🙁

  • Estou nas ruas fazendo campanha junto com candidatos do PT, nos bairros populares emociona ao se ouvir as pessoas falar de Lula e Dilma.
    Não há pesquisa capaz de medir o sentimento de satisfação do “Povão”.
    Um aviso à Direita desvisada: “Povão” tá “bem acostumado”. Nem aí pro cêis!
    Nem quinta, nem sexta, nem ontem ouvi uma pessoa sequer falar desse tal julgamento do “mensalão”, pelo menos por enquanto, as pessoas tão mandando a Imprensa e o PSDBDEMPPS “SIFU”.

  • O Procurador Geral da República disse que não tem provas. Depois de 7 anos , eles não conseguiram provas. Querem condenar os réus sem prova… QUe Vergonha!!!!!!!

  • -Quem comeu o peixe?
    -Não sei, não vi.
    -Então foi o gato.
    -Que gato?
    -O gato magro.
    -Por que o gato magro?
    -Porque o gordo já é gordo e não precisa roubar.
    -Mas, você tem provas?
    -Não! Pra que?
    -Porque ninguém pode acusar sem provas!
    -Não precisa! Ratos magros não deixam provas!

    (Pano rápido)

  • ” Não caiam nessa conversa! A verdade é que a acusação do procurador surpreendeu os próprios advogados de defesa pela contundência. Do emaranhado gigantesco de acontecimentos, Gurgel conseguiu chegar a uma narrativa coerente, recheada de provas, a demonstrar que aquilo a que se chamou “mensalão” foi o mais ousado esquema de corrupção montado no seio do estado brasileiro.”
    Pois é.

    • Contundência quando é demais, significa que a pessoa usa palavras contundentes para se convencer de alguma coisa, e fortalecer os seus próprios argumentos.

      A autobiografia do Pastor (ex-padre) Aníbal Pereira dos Reis é um primor de contundência. [Esse homem escapou das garras do Papa]. Isto se chama ódio de cristão novo. Para mostrar-se fiel à sua nova igreja, ele usou uma linguagem contundente contra a antiga.

      Além do mais os argumentos do Procurador Geral não foram tão fortes assim. Dizer que não há provas técnicas nem materiais para condenar o José Dirceu, foi o melhor presente que a defesa dele podia esperar. Foi contundente porque reconheceu que os seus argumentos eram fracos.

  • Apesar dos prognosticos dos colegas,um tanto sombrios,não acredito na hipotese de golpe de estado contra Dilma,no momento atual,pelo menos.Ah,mas no Paraguai não havia tambem clima para o golpe e no entanto ele foi executado.Desculpem os coleguinhas que discordarem da minha opinião,mas desde que Lugo tomou posse havia sinais clarissimos de que ele não chegaria ao fim de seu mandato.Ah mas a direita paraguaia é tão golpista quanto a direita brasileira.Concordo que a direita paraguaia é tão golpista quanto a direita brasileira.Só que a presença da direita paraguaia no parlamento era expressiva,maciça e no Brasil a direita se encontra na defensiva,em que pese o PIG,em que pese a total falta de politização dos cidadãos e principalmente a total inapetencia do governo Dilma em manter vinculos solidos e diretos com os movimentos sociais ccomo MST e outros.Mas quem mandou Dilma ir em festa de aniversario de jornal golpista e tambem a fazer omeletes em programa de emissora de televisão golpista?Ninguem,mas ninguem mesmo,em hipotese alguma,passa as mãos na cabeça do inimigo e permanece impune.

  • Edu,porem o Gurgel ao reconhecer que ter empresas em paraisos fiscais o uso destas é para lavagem de dinheiro coloca em cheque sua atuação perante o Serra.
    O Livro privataria tucana traz vasta prova das e,presas da filha do Serra em paraisos fiscais e tambem o Recosd mostra o mesmo quanto ao dono do Ibope.
    Ira prevaricar o Procurador Gurgel quanto a estes casos,vele um poste cobrando ele sobre estes fatos afinal foi ele quem falou e nada fez.

  • Considerando que a acusação teve cinco horas para atacar os réus e citá-los diversas vezes pelos mais diversos crimes, não constitui prejuizo ao principio da ampla defesa o fato de que cada um dos advogados terão APENAS uma hora para apresentar suas alegações? Pensem nisso!

  • Assisti a parte do discurso do Gurgel. Como advogado, achei constrangedor um profissional fazer aquele papel idota, mas o pior é pensar que um cara destes é pago com nosso dinheirinho suado…

  • Vamos ver o quanto a mídia vai censurar e deturpar o que for dito pela defesa dos acusados, afinal num país onde as comunicações são controladas por treze famílais, que decidem o que devemos ou não saber, infelizmente, tudo pode ser “dito”(escondido, deturpado), basta vermos o quanto um grupo político está sendo humilhado, e com chances de ser condenado, através de um processo baseado em um crime que nunca existiu; não tem provas e nem mesmo a Lógica para embasá-lo. O BLOG NÃO PRECISAVA CONSULTAR NENHUM JURISTA, JÁ QUE QUALQUER RÁBULA DE PORTA DE CADEIA SABE QUE TESTEMUNHA É A “PROSTITUTA DAS PROVAS”(JARGÃO COMUM ENTRE ADVOGADOS), OU SEJA, QUALQUER UM PODE ARRUMAR UMA TESTEMUNHA PARA DIZER QUALQUER COISA E, MESMO EM CASO DE PESSOAS ILIBADAS, UM TESTEMUNHO PODE SEMPRE SER CONTESTADO. IMAGINE-SE ENTÃO OS “TESTEMUNHOS” DE BANDIDOS COMO MARCOS VALÉRIO(INTERMEDIÁRIO DE CAIXA 2 DESDE OS TEMPOS DO CAIXA 2 – MENSALÃO – DO PSDB : AQUELE QUE A MÍDIA ESCONDE), ÉMERSON PALMIERI(UM DOS ASSECLAS DE DANIEL DANTAS)OU UM VERME COMO ROBERTO JEFFERSON, QUE JÁ DESDISSE O QUE DISSE INÚMERAS VEZES NESSSE CASO. Por isso reafirmo que a Sociedade Civil está perdendo tempo, tempo para defender a Democracia que, se ficarmos parados, sairá mais do que violentada nesse episódio graças à ação da ditadura midiática; temos que ir às ruas e denunciar ao mundo o golpismo dos barões da mídia e dos seus “jornalistas” amestrados, escancarando o gravíssimo crime informativo que é praticado neste país com o único objetivo de condenar a qualquer custo um grupo político através de um julgamente que é enxergado pela mídia como oportunidade para fuzilar aqueles que ousam opô-se ao projeto neo-liberal que defende, uma vez que aqueles que controlam as comunicações acreditam-se no direito de decidir quem deve ou não sobreviver politicamente, desprezando a vontade soberana dos brasilieiros, que há dez anos declarou, e o reafirmou na pesquisa Sensus realizada esta semana, que são o PT e o projeto político do partido o que ela quer que continue governando o país. Portanto, a ação midiática é fundamentalmente uma ação golpista e anti-democrática, já que pretende pela força do controle da opinião e da informação contrariar o que foi livremente escolhido pela maioria, impondo assim um outro projeto político, o qual representa a exclusão, a exploração e a miséria dessa maioria. É isso o que está em jogo nesse julgamente, é isso o que combater e denunciar ao mundo, responsabilziando a mídia por sua ação ditatorial e arrogante.

  • Gurgel invantou o “crime por telepatia”. Se o Zé Dirceu não telefonou, não assinou, não mexeu com dinheiro, como teria “chefiado a quadrilha”? Só pode ser por vibrações telepáticas. Quanto às “testemunhas” Jefferson e Waldemar Costa Neto, convém lembrar o velho axioma: “a prova testemunhal é a prostituta das provas”. De algumas delas sabemos até o preço…

  • O Supõeseoduto do supôs-se Valerioduto de alguns da grande mídia.
    José da Mota
    estoquista de padaria
    e blogeuiro por patriotismo
    foto walison Nerd
    Antes de entrar no mérito da questão, Supõeseoduto, vou repetir um trecho postado em dois de meus artigos publicados em meu Blog.

    “Examine, não seja boi de boiada, use a inteligência. Ricardo Lewandowski! Dar seu parecer, voto, como relator do mensalão do PT até o fim deste mês maio? Num processo de 69.000 páginas que contam resumidamente nossa história desde 15 de novembro 1889, da proclamação da República. Ou 1894, data da eleição do primeiro presidente da República do Brasil, Prudente de Moraes. Desde lá, de 1894 por definições limitadas de controle de gastos de campanha já existia o caixa 2, ainda que usassem outro nome para este tipo de auxílio, patrocínio, àos candidatos. Como é feito até hoje por falta de regras bem definidas sobre o tema. De uma forma ou de outra sempre há caixa 2 em campanhas eleitorais.

    Dinheiro de droga apreendido pela PF amorcomcafe.blogspot.com
    Se o ministro Ricardo Lewandowski levar em consideração a realidade brasileira desde os remotos tempos de 1894, de Prudente de Moraes. Poderá economizar o tempo de leitura das 69.000 páginas do processo do mensalão do PT e dar o seu parecer, voto, imediatamente e com toda segurança. Absolvição total e irrestrita para o caixa 2 de campanha. Quanto aos outros crimes se por ventura houveram, como a compra de votos de parlamentares para projetos e etc… vai depender dos laudos, se há provas ou não.”
    É óbvio que dinheiro de caixa 2 tinha que vir de algum lugar e passar por algum agente financeiro até chegar à todos os partidos envolvidos. Mas supõe-se que este argumento tenha sido armação. Porque livrariam os réus de muitos dos crimes que fariam no mínimo uma meia-dúzia de bois de piranha, para atirarem às mídias golpistas.

    Dinheiro e entorpecente
    preso pela polícia montealtoagora.com.br
    Também é óbvio que alguém teria que ir ao banco buscar sua parte ou do partido, e o dinheiro deveria estar indicado à ele. Mas supõe-se que o dinheiro era para comprar o apoio desse ou daquele parlamentar e ou partido já da base aliada e recebendo sua parte do caixa 2, então porque venderia o seu apoio? Porque supõe-se que o caixa 2 não era caixa 2?
    Dinheiro falso apreendido pela PF edsonsombra.com.br
    O PT como todos sabem só ganhou as eleições também porque fez aliança com todos os partidos de esquerda a até os chamados nanicos. O que naturalmente caracterizaria um apoio financeiro para todos os partidos, porque campanha custa caro. E deste apoio, alguma ou toda parte viria em caixa 2, como acontece com a maioria dos partidos há séculos. Por falta de regras bem definidas sobre o mote até hoje.
    Dinheiro apreendido pela PF
    wscom.com.br
    Esperando agora em 2012 uma mudança na lei pela reforma eleitoral que, pode criar instrumentos que venham a diminuir mais ainda os abusos financeiros em campanhas eleitorais. Mas creio que senão ilimitarem os gastos de campanha, jamais extinguirão totalmente o caixa 2.
    Porque sempre haverá um gasto aqui e outro acolá que sai do bolso de algum patrocinador sem nenhuma declaração e ou documento.
    Pois se no Brasil ainda existem inexplicáveis fortunas e movimentações financeiras estrondosas até em bancos, como vimos há pouco tempo e vemos sempre, como algo que nunca cessa. Sem falar na verba do crime organizado que, quando pegam alguns, surgem dúzias querendo seus lugares, e algum sempre assume.
    Como por exemplo os bilhões que o tráfico de drogas movimenta pelo país e ou, as importações de produtos chineses, eletrônicos e bingos eletrônicos, que volta e meia vemos nos noticiários.
    Como vão acabar com o caixa 2? Repetindo, senão ilimitarem a quantia liberada para gastos de campanha? Da mesma forma como vão acabar com o tráfico de drogas, as importações ilegais e os bingos ilegais?
    Dinheiro foi encontrado pela PF
    acritica.uol.com.br
    Até agora, apesar das investigações e documentos, o que se prova por inclusive confissão de alguns dos réus, é que houve caixa 2. E caso tenha havido desvio desta verba para fins pessoais cabe ao ministério público provar e acusar os responsáveis. O resto é suposição, ou supõe-se, que houve uma combinação.
    O fato hoje é: o processo esta sendo julgado pelo STF com os autos em mãos, e lá não se cabe suposições para condenar ou inocentar ninguém.
    Julgarão com perfil de jacaré e sem Supõeseoduto algum. (só lendo outro artigo meu para entender a alusão perfil de jacaré; “No Mensalão do PT deu Jacaré na cabeça.”)
    José da Mota.
    P.S.
    Acompanhe na relação dos artigos abaixo, alguns dos desdobramentos da tentativa de golpe branco no Brasil, é só clicar.
    2 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/erundina-so-lula-com-haddad-e-maluf.html
    3 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-saga-iii-ricardo-lewandowski-e.html
    4a b à escolha: http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-do-golpe-branco-no-brasil.html
    4b – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/o-beijo-patriota-ayres-britto-e-dilma.html
    5 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-do-golpe-branco-v-do-pt.html
    6 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensaloes-e-chance-de-alguns-grandes.html
    7 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensaloes-de-bois-de-piranha-marcos_20.html
    8 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-do-golpe-branco-ix-stf-ou-mata_27.html
    9 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-demonstra-os-primeiros_26.html
    10 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-e-seus-segundos-sintomas-de-um.html
    11 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-terceiro-sintoma-stf-e.html
    12 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-terceiro-sintoma-stf-e.html
    13 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/piranhas-de-boi-o-quarto-sintoma-de-um.html
    14 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/bois-daqui-sao-de-stf-de-6-potencia.html
    15 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/subjetividades-e-prerrogativas-sintoma.html
    16 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/08/soberania-e-efetivacao-da-democracia-7.html
    17 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/08/no-mensalao-do-pt-deu-jacare-na-cabeca.html

  • Mais uma vez, parabéns, Edu. Apenas como complemento, chamo a atenção para a entrevista de roberto jefferson hoje no globo. Ele diz, com todas as letras, que seu objetivo era destruir o Dirceu. Ora, isso não o desqualifica como testemunha? Ele tem ódio ao Dirceu; tudo o que disser contra o Dirceu estará contaminado por este sentimento.

  • ISSO NADA MAIS É Q OS ACERTOS DE CONTAS, ESTES QUE SÃO TÃO COMUNS NO GOVERNO BRASILEIRO… EU COMPRO O TEU SILENCIO E TUDO E QUALQUER PROVA IRÁ EVAPORAR, CERTO? R$R$R$R$R$R$R$R$R$R$R$!!! É BRASIL… SACANAGENS E INTERESSES ESCUDOSEM TODAS AS ESFERAS E INSTANCIAS.

  • O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, reafirmou ontem (3) a existência do mensalão, que, segundo ele, foi o “mais atrevido e escandaloso caso de corrupção e desvio de dinheiro público” da política nacional. Na sua sustentação, no Supremo Tribunal Federal (STF), Gurgel citou o papel de cada integrante do esquema, dando destaque à atuação do ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, que, de acordo com o procurador, era o “mentor” da ação.

  • O Brasil é um país por demais tolerante. É muita petulância que um condenado pela Alta Corte jurídica brasileira continue com a liberdade de expressão para contestar a sua condenação, e isso que o José Dirceu foi reprovado pela plena maioria do Supremo.
    Somente no Brasil, essas coisas bizarras acontecem. Jamais se tem notícia de qualquer outro condenado sair jogando pedra na Justiça brasileira. A desmoralização praticada pelo José Dirceu contra os seus acusadores e julgadores deveria servir de ensejo para que fosse criada norma que impedisse qualquer manifestação pública de sentenciado em última instância, mesmo que o caso ainda não tenha se constituído em coisa julgada.
    O José Dirceu mostra o seu caráter desafiador de quem se considerava acima do bem e do mal, na estratosfera da impunidade pelos seus malfeitos no campo político. E não se conforma de ver a sua trajetória política ser interrompida de forma tão humilhante: ser condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa. Pena: 10 anos e 10 meses e multa de 676000 reais. E como muito bem se manifestou o ministro Joaquim Barbosa: “A quadrilha alcançou um dos seus objetivos, que era a compra de apoio político de parlamentares. Restaram diminuídos e enxovalhados pilares importantíssimos da nossa institucionalidade”.
    Assim, casos semelhantes ao do José Dirceu deveria haver norma que proibisse qualquer manifestação pública de desrespeito aos nossos tribunais. Por que os demais condenados respeitam as decisões judiciais, e o José Dirceu demonstra rebeldia?

Deixe uma resposta