São Paulo amadureceu pela dor

Análise

São Paulo está dando o primeiro passo para começar a se livrar de uma quadrilha formada por dois partidos que, há uma década, apesar de subsistirem em terras paulistas, o Brasil vem rejeitando progressivamente: o PSDB e o DEM. E por um consórcio de impérios de comunicação que atingiu o porte paquidérmico que tem hoje graças às incontáveis arcas de dinheiro público que recebeu da ditadura militar pelos favores que lhe prestou.

José Serra, o lunático que o povo de São Paulo ora manda para a aposentadoria, tem todas as características de capo: autoritário, impiedoso, preconceituoso, truculento, cínico e, segundo o livro A Privataria Tucana, desonesto – sua filha e outros parentes, enquanto o governo federal do PSDB vendia patrimônio público a preço de banana, recebiam milhões e milhões de dólares de remessas inexplicáveis do exterior.

Mas o que impôs a Serra a derrota acachapante da vez não foram os questionamentos éticos que, por um misto de cumplicidade da grande imprensa e de covardia de seus adversários políticos, (ainda) não estão sendo apurados, em que pese a CPI aprovada pela Câmara dos Deputados para esse fim, a qual, segundo se sabe, deverá ser instalada no início do próximo ano, na volta dos trabalhos do Congresso.

Como o tema é a eleição em São Paulo, o que se tem que analisar é que tudo o que está acontecendo se deve a que a cidade cometeu um erro fatal em 2004 e outro ainda maior em 2008 e tais erros lhe cobraram um alto preço.

Marta Suplicy foi eleita em 2000 com a missão de reparar a devastação praticada por Paulo Maluf e Celso Pitta na prefeitura ao longo da década de 1990, quando protagonizaram o primeiro grande erro dos paulistanos, o de negar voto a Eduardo Suplicy, indicado por Luiza Erundina, que fizera trabalho saneador da cidade após outra gestão catastrófica, a de Jânio Quadros, que, a exemplo das de Maluf, Pitta, José Serra e Gilberto Kassab, viu máfias se instalarem por toda a administração municipal.

Por omissão criminosa da grande imprensa paulista, São Paulo não sabe que a gestão Kassab está “sub judice”, com vários secretários e o próprio prefeito sendo acusados e investigados pelo Ministério Público por conta das novas máfias que se instalaram na administração municipal de forma a, por exemplo, lucrar com a liberação de construção de imóveis.

A mídia que a ditadura militar legou ao Brasil, porém, escondeu tudo isso do eleitor paulistano no âmbito de sua luta insana contra o Partido dos Trabalhadores, que já remonta a quase a um quarto de século (desde 1989).

Todavia, ainda em 2004, quando a excelente gestão Marta foi interrompida aos meros quatro anos (os grupos políticos de direita que governaram a cidade tiveram todos oito anos) assim como ocorreu com a de Erundina, já se sabia que a retomada das práticas criminosas e socialmente irresponsáveis que a direita iria impor à cidade cobrariam desta um preço, de forma que a conscientização do paulistano sobreviria, se não pelo amor (racionalidade), ao menos pela dor.

A cidade, pois, foi entregue a dois homens que utilizariam a administração municipal como trampolim para seus projetos políticos. Serra ficou no cargo pouco mais de um ano, pois se candidatou a prefeito em 2004 apenas para ganhar musculatura e recursos para disputar o governo do Estado dois anos depois, governo que também abandonaria para disputar a Presidência da República em 2010.

Kassab, assim como o padrinho político, também abandonou São Paulo na mão de assessores corruptos para montar um partido político, o PSD, que reúne, se não o que de pior havia no PSDB e no DEM, boa parte do lixo político que infecta esses partidos.

Enquanto Serra e Kassab se dedicavam aos seus projetos políticos, o caos foi se implantando na capital paulista. Violência, criminalidade, falta de mobilidade urbana, sujeira, abandono da população de rua (que explodiu), serviços públicos de quinto mundo, piores salários de servidores municipais, corrupção desbragada… Ufa! São Paulo, que quando Marta deixou o governo era uma cidade complicada, chegou ao inferno.

E a São Paulo de hoje não é ruim apenas para os pobres, apesar de, para estes, ser muito pior. É ruim também para os ricos. A cidade viu, nessa administração nefasta que caminha para o ostracismo e para a vergonha histórica, ocorrerem até o que nunca antes ocorrera: enchentes em bairros ditos “nobres”. Isso sem falar que a cidade é hoje uma praça de guerra com dezenas de assassinatos todos os dias, sobretudo à noite.

A eleição de Fernando Haddad é, portanto, o primeiro passo para tirar não só a capital paulista das mãos da quadrilha demo-tucano-midiática, mas, sobretudo, o governo do Estado, pois São Paulo está encolhendo diante de um Brasil que cresce e se desenvolve como nunca se viu, tudo graças a um grupo político que governa fechando as portas às políticas públicas do governo federal que estão fazendo outras regiões progredirem muito mais.

O povo de São Paulo precisou passar pela autoflagelação que se impôs com a eleição do atual grupo político que governa a cidade de forma a acordar. E, repito, se não foi pelo amor, foi pela dor que amadureceu, pois eleição é coisa séria, não pode ser confundida com as disputas retóricas do futebol, mas o paulistano, instigado pela mídia partidarizada e irresponsável, vinha votando com o fígado em vez de votar com o cérebro.

 

Se urna pode condenar, também pode absolver

 

Desde que, acima de qualquer outra, a vitória de Fernando Haddad ameaçou comprovar que o povo brasileiro não acredita na orgia midiática em torno do julgamento do mensalão, os mesmos pistoleiros da mídia que previram que o PT, além de ser “condenado” pelo Supremo Tribunal Federal, também seria condenado pelas urnas, mudaram o discurso.

Não há colunista, editorialista ou veículo integrante do Partido da Imprensa Golpista que, antes de se configurar a imensa vitória eleitoral que o PT teve em 2012, não tenha dito que as urnas se coadunariam com a mídia e com o tribunal de exceção de forma a condenarem o PT.

Após 7 de outubro, quando o PT se tornou, mais uma vez, o partido mais votado do Brasil ao mesmo tempo em que o conclave demo-tucano-midiático-judiciário mandava o Estado de Direito às favas e inaugurava a era dos presos políticos no país, esses pistoleiros da opinião passaram a dizer que “urnas não absolvem” o PT, como se este estivesse sendo julgado.

O PT não foi a julgamento, mas se o veredicto das urnas, segundo a pistolagem midiática, servia para condenar o partido, por que é, diabos, que não serve para absolver?

Pergunte-se, leitor, o que o PIG estaria dizendo se o PT tivesse sido arrasado eleitoralmente em todo o país. As manchetes, inequivocamente, seriam no sentido de que o povo, assim como o STF, condenou os “mensaleiros”, o PT e Lula, ainda que estes dois últimos não tenham sido sequer acusados formalmente.  Portanto, as urnas absolveram, sim, Lula e o PT.

 

Blogueiro viaja nesta segunda durante duas semanas

 

Tive que esperar passarem as eleições para fazer a última viagem de negócios do ano. Devido ao tempo que investi para ajudar a evitar que o golpe político demo-tucano-midiático-judiciário tivesse êxito, a viagem que começo a empreender a partir desta segunda-feira se estenderá por 16 dias, durante os quais visitarei vários países sul-americanos. Contudo, como sempre, isso não impedirá que continue atualizando o blog diariamente.

140 comments

  • Parabéns pelo esforço cotidiano, Eduardo. São Paulo deve esta eleição aos seus eleitores, mas também e em especial ao teu combate diário, enfrentando sem temor os ‘golias’ midiáticos. Agora é manter a vigilância e dar sustenção a um governo municipal que não vai ser poupado pelo PIG, especialmente até 2014, pelo risco que representa à hegemonia burguesa.Por essa eles não esperavam.

  • Edu,
    Parabéns pelo seu brilhante trabalho, assim como foi fundamental a discussão proporcionada pelos blogueiros sujos que nos lavam a alma.
    No filme “O ovo da serpente” de Ingmar Bergman, foi colocado que as duas grandes forças que movem a humanidade são o amor e o ódio. Na Alemanha nazista predominou o ódio.
    O rancor do conservadorismo das elites brasileiras representa bem esse ódio.
    O amor venceu. Pode ter vencido estimulado pela dor, mas o ódio foi derrotado.
    Viva Lulão, o plantador de postes! Viva Haddad. Sucesso na sua gestão.

  • Boa viagem Edu. Tenho certeza de que com o coração cheio de felicidade pela vitória da cidade São Paulo com Haddad o prefeito eleito. Tenho certeza de que sua participação nesse processo foi de importância fundamental para a politização social.

  • Dia 28 de outubro de 2012- Data da redenção da cidade de São Paulo. Edu voce é um dos partícipes desse momento histórico da cidade. Parabéns!!!!

  • Parabéns e boa viagem Edu!!!!

    dia histórico o de hoje cai o bastião municipal do PIG!!!…….e uma nova era é inaugurada a da liberdade e democracia de verdade para o municipio de SP!!

  • Não existe maior UNIVERSIDADE que não seja das ruas. Se você for aprovada nela tá aprovado em qualquer outra.
    O PT pode levantar a cabeça e dizer que lutou todas as batalhas de mãos limpas, sem golpes baixo no adversário, já a direita brasileira que foi fruto da ditadura tem muitas explicações a dar a sociedade.

    O povo é sim muito inteligente, e quando percebe que está sendo manipulado dá o troco.

    Fico imaginando como vocês ai do estado de SP devem estar contado as horas para que a vitoria de Haddad e de tantos os outros prefeitos da frente de esquerda. Eu aqui de Brasilia estou numa ansiedade só.

    PSDB fez muito mal ao Brasil, mas o que ainda faz a SP é algo que beira ao sadismo.

    Quando você qualificou o Serra de sociopata não poderia ter sido mais preciso, só que ele não é o unico sádico de direita. Há muitos por aí vestindo mascaras de bom moço. Em 2014 valerá o que está valendo agora.

  • Par o PIG e para o Serra!! “Chora, não vou chorar, chegou a hora ……” Você pagou com traição a quem sempre te deu a mão…..Liberdade para os amigos paulistas. Viva o novo poste brasileiro, viva Haddad, viva o Lula o engenheiro elétrico do povo brasileiro.

  • Eduardo, perdão mas precisamos do Sr. na politica. Pense na possibilidade de ser candidato. A força do bem precisa cada vez mais de militantes do bem como o Senhor.
    QUANDO OS BONS SE OMITEM, OS MAUS ASSUMEM O PODER.
    O senhor nunca se omite pois atuante contra o mal desde sempre. Mas precisamos ter a opção de votar nos candidatos bons e para isso eles têm, como Dilma e Haddad, que se apresentar como opção se candidatando aos cargos políticos.

  • Edu, estamos todos de alma lavada. Sabemos , admiramos e apoiamos a sua luta. Que é a nossa luta. Muita saúde pra você e pra toda tua família. Em especial para a pequena Victória. Tenha uma boa viagem e um boníssimo trabalho. Saludos.

  • Verdade, SERRA não cai por um julgamento ético, mas sim administrativo ..o que penso, até que é uma pena ..prova de que o povo não vota consciente ou ..ou pq não tem alternativa frente as opções lhes IMPOSTAS pelo modelo

    De bom sobre sua queda é que agora poderemos ver se a POLÍCIA FEDERAL vai agir e investigar o que dizem dos crimes que ele ousou delinquir (privataria por exemplo) ..ou isso, investigar e PUNIR, ou o risco das forças federais e progressistas serem acusadas de MENTIROSAS e manipuladoras lá na frente, ou quando não, de prevaricadoras em sua função precípua de zelar pela ética e justiça em nosso país

    Pra minha cidade, São Paulo, digo, de algumas das propostas, desde já digo que a de HADDAD, no tocante a transito e mobilidade, com a feitura de mais 150 km de corredores de ônibus, é MAIS UM PUXADINHO, um remendo que pouco ou nada de DIGNIDADE vai somar à vida da cidade..

    ..isso dentro ainda duma política esquizofrênica aonde no município os progressistas tentam empurrar o povão pros ônibus desconfortáveis (ao invés de metro e monotrilhos, ou carros compactos incentivados), ônibus barulhentos e poluidores, e noutra ponta, no plano federal, outros progressistas tentam EMPURRAR o automóvel com gasolina barata pras famílias de baixa renda como que tentando dum artificialismo pernicioso para o país, dum crescimento a qq custo, mesmo que a custa de RENUNCIA FISCAL e endividamento descomunal das pessoas (melhor seria se ao invés de darem imposto pra montadora, se o mesmo gasto, cerca de R$ 5 bi/ano, fosse destinado a construção de moradia gratuita pra substituição de favelas)

    vai entender ?!

    Mas assim como com Erundina não era difícil imaginarmos dum eventual progresso frente ao Janio (e houve, apesar dos coqueiros e paralisações) ..ou de Marta frente aos PIVETES malandros Maluf e Pitta ..penso que com Haddad não temos o pq temer, acho sim que pro momento era o melhor a ser feito

    Ahhh sim, e sobre esta do VOTO ABSOLVER ..desculpe, mas quando falamos de R$ 300 MILHÕES desviados do bolso da viúva pra cair na conta de pilantras, não dá ..melhor NÃO confundir os temas e não forçar sobre o risco de estuprar mais uma vez a ética ..melhor não abusar da paciência do POVO

    de todo o enrosco, do que me preocupa mesmo é pensar que HOJE ESTAMOS CATIVOS de poucas forças que se diferenciam, tanto na ética, quanto na forma pragmática, de curto prazo. de se lidar com os problemas ..da pratica do é dando que se recebe

    boa viagem

    ps – e pra que não paire duvidas, eu continuo ANULANDO meu voto em sinal de protesto por LULA ter dado a mão, e não a algema pra bandido

    • Perdeu a chance de participar de uma eleição histórica, que marcará a entrada de São Paulo no século XXI. Se é que é verdade, pois, para mim, você é tucano enrustido

      • lembra quando o OBAMA foi eleito ? ..lembro de você e do PAIM chorarem de emoção enquanto eu me fazia cético e dizia que não seria tudo isso

        CLARO que acho que com Haddad (candidatura que cheguei a defender em TEORIA, antes mesmo de sua concretização) a decepção não será tão grande, se é que haverá ..mas de qq forma aconselho vc a segurar o o otimismo

        abra

        ps – a propósito, tucano é a mãe (rsrsrs)

        • Como todo reacionário, oportunista.
          Mantem-se fora das grandes decisões, não participa, não tem opinião. Deixa sempre uma porta de saída, dissimulada como tudo que faz ou pensa, para bater em retirada ao primeiro ataque. Um covardezinho mequetrefe.
          E para, na hora exata, aparecer com um “Eu não disse?”
          E quer enganar alguém com isso?
          Ô bestalhão, Trotsky identificou gente(?) da sua laia há muito, muito tempo, e descreveu-os minuciosamente, fornecendo detalhes do “modus operandi” e chamando-os pelo nome verdadeiro.
          Portanto tire o cavalinho da chuva: você não engana nem sua mãe…

          PS – E outra: hoje é dia de vitória…pra nós que temos votos.
          Você, que não tem, por favor, recolha-se e vá chorar na cama que é lugar quente.

    • Sinceramente, é um texto de tristeza. 150 km de corredores para são paulo não são puxadinhos. alguns kmtrinhos de Metro em 20 anos de’ ma di gestão” é que são um puxadinho. A solução de mobilidade em são paulo envolve mais coragem que o “discurso” gestacionário (!!!) acho este seu texto um “wishfull thinking” para uma derrota futura. Não é realista e nem visionário…é só triste, e sem a coragem de admitir o desastre administrativo e político que o conservadorismo (e não falo de todo o PSDB, falo do pensamento apequenado que tomou conta desta vertente política paulista) infringiu ao estado e a cidade. São Paulo precisa de uma administração que arrisque na inovação e não fique administrando feudos pré existentes! Chega de tristeza meu caro !

  • Caro amigo! vi poucas pessoas desprendidas com você em minha vida.. Essa vitória é sua, é nossa é do povo que disse não a tudo isso, mas d isse sim ao PT e aos seus aliados

  • Eduardo, artigo lúcido e comovente! Tomara que São Paulo eleja Haddad, após o sofrimento diário e extenuante, por amor à cidade…Oportunidade única de entrar em sintonia com um Brasil forte, moderno e humano. Parabéns pela coragem da ONG na Representação contra o Jornal Nacional. Boa viagem, um grande abraço,

  • Eduardo, artigo lúcido e comovente! Tomara que São Paulo eleja Haddad, após o sofrimento diário e extenuante, por amor à cidade…Oportunidade única de entrar em sintonia com um Brasil forte, moderno e humano. Parabéns pela coragem da ONG na Representação contra o Jornal Nacional. Boa viagem, um grande abraço,

  • Edu, parabéns pela luta incessante em nome da verdade, justiça e democracia. Boa viagem, aproveite para descansar e curtir as coisas boas que nossos vizinhos oferecem. Meu candidato a prefeito, Ênio Verri, não sei se será eleito. Minha cidade perderá a maior oportunidade da sua vida de também limpar a prefeitura de quadrilhas que se locupletam para ficar com dinheiro público.
    Mas Haddad já lava a nossa alma.

  • Edu sinto falte de seus relatos de viagem, me lembro de uma série sobre uma viagem à Venezuela que foi bem legal. Se não for pedir muito escreva um pouco sobre sua viagem e impressões dos países que vc passar. Grato!

  • Edu, sempre estarei com você quando precisar ir as ruas, sempre estarei com todos deste blog, pois todos somos irmãos numa luta para um Brasil cada vez melhor. E sempre estarei ao lado de nossa amada Vitória. Abraços, Líbia

  • Edu, parabéns e obrigada por toda a contribuição oferecida através de seus textos reflexivos. Embora a população sofrida de São Paulo esteja, sim, votando para um basta às dificuldades do dia a dia , vc e seus companheiros ,ditos sujos, embasaram na escrita os sentimentos daqueles vivem essa realidade. Fico imaginando a capanha de 2010 e 2012 sem vcs, como seria.
    Bem, fica aqui o meu agradecimento e desejo uma feliz viagem e excelentes negócios.

    E para todos os nós:

    “É hoje o dia da alegira
    E a tristeza nem pode pensar em chegar
    Diga espelho meu se há na avenida alguem mais feliz que eu”

  • Parabéns Eduardo pela sua luta diária. Que ela sirva de exemplo para muitos que vem aqui nesse espaço na esperança de um Brasil melhor. Duvido muito que das pessoas espremidas na foto acima tenha algum eleitor do P$DB.

  • Passadas as eleições, iniciam-se as especulações acerca da eleição presidencial de 2014. Sou pernambucano e vejo com preocupação e indignação os movimentos que faz o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. lembro-me como hoje quando num discurso Lula referiu-se a ele como se fosse seu “filho”. Eduardo campos deve TUDO a Lula: as obras estruturadoras, o desenvolvimento econômico acima da média nacional. Claro que o governador é competente, porém nada disso teria acontecido se não fosse a ajuda providencial do ex-presidente. Agora vejo Eduardo Campos aproximar-se de…Jarbas Vasconcelos, político decadente que passou metade da vida atacando ferozmente Miguel Arraes (avô do governador), e que agora dedica-se a atacar Lula, Dilma e o PT em geral. Eduardo está indo “na onda” de Jarbas.
    Eduardo agora espera, maquiavelicamente, quem vai estar em melhores condições até 2014 para embarcar na campanha, sem risco de perder. Alia-se a Aécio Neves, flerta com o PSD, bajula o PSDB, ao mesmo tempo que critica, mesmo que timidamente, o PT e Dilma. Há meses atrás escrevi um comentário no blog de PHA falando em Eduardo, época em que o jornalista o exaltava. Escrevi que o governador de PE é aproveitador e que a lealdade não é uma de suas características: e eu escrevi isso antes mesmo de ele lançar um candidato a prefeito do Recife. Eduardo é um novo coronel e cospe no prato que comeu, trai o seu amigo e aliado Lula, inescrupulosamente. Votei em Eduardo, mas nunca mais votarei. NUNCA MAIS!

  • A Globo não desiste,agora de manhã em seu programa esportivo,o narrador ao falr do futebol europeu,tinha um jogador chamado Levandovsk,e ele disse,que não é o do mensalão.Chega a ser rídicula esta insistencia em um tema que todos reconhecem não esta tendo o menor efeito.Só no golpe,na força é que eles conseguem chegar ao poder.

  • Eduardo, estou ansioso com o resultado dessa eleição, pois se Haddad ganhar, o PT deveria tomar conta das principais ruas e avenidas da capital paulista, numa festa cívica de reconquista de uma cidade, de lavagem da alma e poder dizer bem alto : fora serra pra nunca mais voltar!!!!!!!!!!

  • Eduardo Guimarães, obrigada por ajudar o Brasil. Graças a pessoas como você a esperança vem vencendo o medo. Que você faça uma viagem cheia de êxitos. Você merece!

  • Parabéns Edú pelo grande serviço prestado a democracia brasileira.
    Mantenha-nos informados da ação contra a globogolpista.
    Boa viagem!
    Aproveite bastante.

  • São Paulo está dando um grande passo rumo ao amadurecimento democrático amigo Eduardo Guimarães!!!

    Pena que aqui no interior do Paraná ainda vivemos em um verdadeiro regime feudalista!!!

    Mas tenho fé…Ainda chegaremos lá!!!

    Abraços e que tenhas uma viagem proveitosa!!!

  • Deus o acompanhe na viagem, assegurando saúde e sucesso. Por aqui, graças a muito esforço de muitos, e reconhecidamente ao seu empenho, estaremos em um novo Brasil.
    Hora de agradecer.
    Abç e boa viagem!

  • Prezado Eduardo,

    De fato o PSDB está a perder as eleições não para o PT, mas para sua incompetência, desonestidade e hipocrisia.

    Mudando de assunto: estamos aguardando um post seu explicando o episódio perversamente chamado de mensalão por um dos novos heróis do PIG e do STF, Roberto Jefferson ( o outro é o carequinha Marcos Valério ). Episódio ensurdecedor ( pela mídia golpísta ) e cheio de efeitos especiais e muita fumaça .

    Qual afinal a verdade crua e nua desse capítulo de nossa história, transformado na maior palhaçada do século?

  • Respondendo ao Carlos Brickman, que hoje escreve lá no etikkkkkkkkkkkkkkkkko Noblat.
    A imprensa não é chata. A imprensa é DEMóstiniana: uma étikkkkkkkkkkka vagabunda que alguns jornalista(?) bandidos pagos por alguns dos 5 robertos magnatas manipuladores do setor – Veja, Estadão, Globo e Folha – querem impor ao povão. A democracia desses mosqueteiros étikkkkkkkkkkkkkkos dos DEMônios não aceita a população decidindo sem que não seja pelos seus editoriais farsantes. Noblat não é ético, é apenas um mosqueteiro a serviço de um dos 5 espúrios magnatas do setor; Josias de Souza não é ético, é apenas um DEMóstiniano a serviço de outro desses 5; A Dora Kramer, coitada, é uma pulha que há 365 faz jornalismo partidário disfarçado de ética. E o MEGALOPINICOS dos Civita, o Reinaldo Azevedo, então? Nada pode ser mais ultrajante ao jornalismo sério e ético do que esse pernicioso taradão da Abril – o capo Civita se não tivesse tão mal de saúde, certamente desta vez perceberia que foi seu bobo de redação, o seu MEGALOPINICO, o grande responsável pela derrota do candidato tucano em São Paulo. Ou o kit gay, a importação do Malafaia e a insistência em promover o Kassab não foram idéias dos títere rei da Veja?
    São tantos mervais mosqueteiros etikkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkos, que seria cansativo ficar nomeando-os todos por aqui.

  • Boa viagem companheiro.
    Ótimas vendas.
    Obrigado pela garra mesmo adoentado, valeu muito a luta.
    Na sua volta já fica o convite para uma bisteca no sujinho.
    Seria muito bom reunir o pessoal do blog para um papo, pensa nisso Edu, valeu amigão, tudo de bom.
    Eu, a minha mulher Marli e nossa filha Emily estamos mandando um beijão pra Vitória.

  • Parabéns, Edu, e a todos os paulistanos!

    Mesmo há tanto tempo não morando mais na minha cidade natal, estou de longe só aguardando o resultado das urnas pra comemorar HADDAD na cabeça!!! E justo na data de hoje, 28 de outubro, dia do funcionário público estadual, é uma verdadeira VITÓRIA, ver o sr. cerrágio, um dos governadores que mais nos desrespeitou, principalmente a nós, da educação, levar essa surra sem precedentes!!! Porém, temos que ter a consciência de que esta é apenas a primeira luta, a primeira batalha, pois, talvez a mais difícil (e principal), seja a eleição para governador em 2014! Quem sabe se lá conseguiremos dar um fim neste governo que sucateia nosso estado já a vinte anos.

    Agora sim, tenho esperanças que a cidade de São Paulo começará a entrar nos eixos.

  • Acho que estava na hora de vc,Eduardo,publicar um livro com todos os textos que vc vem escrevendo desde 2005 nesse blog.É uma sugestão para que as pessoas não percam de vista os fatos que ocorreram nos ultimos seis,sete anos.Não faltarão editores para a publicação da obra.E certamente não faltarão leitores,principalmente entre os mais jovens.Quanto à vitoria de Haddad,ela é uma vitoria coletiva,minha,sua principalmente,de todos aqueles que participam com comentarios nesse blog,da militancia aguerrida do PT e partidos aliados,dos movimentos sociais e dos demais blogueiros sujos e primarios.Acima de tudo foi a vitoria da verdade sobre a mentira.

      • Seria,Maria Olimpia,uma forma de mostrar aos jovens,o funcionamento de uma imprensa partidarizada,descompromissada com a verdade e a ética e principalmente golpista,porta voz que é de interesses outros que não os interesses do povo brasileiro.Precisamos formar não somente novos leitores,mas novas lideranças politicas que estejam à altura dos novos tempos que o Brasil vive.Oras,um livro contendo todos os textos do Eduardo,desde que ele começou com esse blog na Internet,seria tambem uma forma de atingir pessoas que ainda não tem acesso à internet e teria um enorme feito pedagogico na formação de cidadãos politicamente conscientes.E o produto da venda do livro poderia reverter em beneficio das atividades do MSM(Movimento dos Sem Midia).

  • 1 – Boa viagem.
    2 – Melhor esperar mais antes de comemorar a aposentadoria do Jênio. Este Maluf-genérico vai seguir os passos do Maluf-autêntico e continuar se candidatando. Em 2014 volta, nem que seja pra se candidatar a deputado estadual.
    3 – O PT saiu desta eleição com muito mais legitimidade do que pig, oposição e judiciário. Cabe aos políticos se valerem disto pra dar uma enquadrada nos possíveis golpistas.
    4 – Talvez esta eleição paulistana fosse a porteira que faltava abrir.

  • Aprendi muito de política com você. Participei de todas representações do MSM por confiar na sua palavra e no seu discernimento. Hoje, seu blog é visita diária obrigatória. Obrigada e boa viagem. Fico aqui, torcendo por Haddad e SP.

  • Olha, se o Serra for eleito hoje, até eu vou rir.
    Por mais que esteja “otimista”… lá no fundo sempre existe a possibilidade “dar merda”.
    Estou torcendo para que não dê, mas até ter a confirmação vou ficar aqui quieto no meu canto e esquecer que tem votação hoje.

  • Prezado Eduardo:
    1. Desejo sinceramente que faça uma boa viagem e excelentes negócios.
    2. Se passar por Santiago do Chile, não deixe de comprar e depois ler um livro chamado LA MENTIRA DE ULISES, de Paul Rassinier, Ediciones Revisionistas – Santiago, Chile.
    3. É ! parece que São Paulo vai aprendendo com a dor e começa a mudar de comando para um partido que consegue realmente trabalhar pelos mais pobres. Além de ter uma boa visão na economia tem uma excelente visão no social. Afinal de conta a vida nos ensina que “o homem é um aprendiz e a dor é seu mestre”.Pelo texto de hoje fica bem claro que o paulistano escolheu o caminho do sofrimento para depois purgar-se dos erros cometidos.
    Há uma frase atribuida à Confúcio. ” Por tres caminhos chegamos à virtude: pela imitação que é a mais fácil; pela reflexão que é a mais nobre e pela experiência que é a mais amarga “.
    4. Volto a desejar boa viagem e bons negócios, além de boa votação, afinal de contas a colheita só vem depois do plantio.

    • Eduardo.
      Incansável blogueiro. Faça boa viagem e ótimos negócios.
      Espero em sua honrada bagagem de vendedor, tenha a recuperação do que deixou de ganhar,
      (financeiramente, claro) enquanto defendia sua arena de lutas junto a nos, seus leitores.
      Siga viagem levando contigo, parte da grande vitória que vc galhardamente ajudou na conquista.
      São Paulo fica devedor da sua luta pelo que representou em seu favor.
      Quanto á mídia e seus asseclas, jamais te perdoarão pela derrota que ajudaste impingir sobre essa
      casta, felizmente em extinção.
      [Queira DEUS jamais retornem.]
      Fraternal abraço caro amigo

      • …E acrescento mais:
        Esse LULA…
        Esse Lula sabe fazer lideres sendo um LÍDER natural.
        Esse (vitória do PT-Haddad) deve ter sido seu melhor presente de aniversário.
        Parabéns LULA – o maior vitorioso – com muito merecimento.
        O Brasil em grande parte te deve MAIS ESSA.

  • De uma certa maneira sigo o fato de que a quantidade se transforma em qualidade. Anos de luta devem agora ampliar o alcance desta. Em São Paulo acho que é mais fácil dar condições concretas ao povo da periferia, para que essa modernize concretamente e ideologicamente a cidade, do que para a elite e parte da classe média arrogante que insiste em ser incivilizada.

    Da minha parte Edu, creio que o salto de qualidade que você deu e nós vamos acompanhar não é só o fato do PT ser eleito, mas, principalmente a autonomia que nós, como cidadãos, iremos ter e desfrutar daqui para a frente.

    Grande abraço e boa viagem

  • Edu, você foi um lutador incansável. O povo da cidade de São Paulo saberá dar a resposta: chega! Com Haddad vai poder respirar.
    Acho que todo o Brasil, que ama este país e este povo, está nesta torcida. Parabéns, São Paulo!

  • Edu,

    Parabéns por mais um texto esclarecedor.
    Independentemente do resultado das urnas, você merece o reconhecimento e todos os cumprimentos manifestados aqui pelos frequentadores do Blog por sua perseverança.
    Como você bem observou no texto, Erundina e Marta fizeram realmente boas administrações. O problema é que construir (ou reconstruir nestes casos) é muito mais difícil que destruir, principalmente quando a tarefa de destruir tem o apoio da grande imprensa. Cada uma das duas ex-prefeitas tiveram suas administrações precedidas por gestões desastrosas. Marta por exemplo assumiu a prefeitura em 2001 com o país economicamente falido e enfrentando o racionamento de energia, mas ainda com FHC na presidência da república. Ao contrário do governo Lula, não havia verba federal para absolutamente nada (vale lembrar que FHC não asfaltou um único quilômetro de rodovia em seu governo). Mesmo assim ela conseguiu “arrumar a casa” e implantar o C.E.U. e o bilhete único (que só não foi integrado ao Metrô na época por decisão pessoal do governador Alckmin). Marta foi muito criticada por exemplo pela taxa de luz, porém em oito anos de Serra-Kassab esta taxa não foi eliminada (criticam a taxa, mas não abrem mão da verba) sinal claro de que ela realmente era necessária, principalmente quando levamos em conta as privatizações feitas pelos tucanos.
    Confirmando-se a vitória de Haddad, os paulistanos passarão a conhecer os verdadeiros problemas da cidade, uma vez que o PIG não mais os acobertará (como sempre faz para proteger Serra e os tucanos) e isso, por si só, já é um grande avanço.

  • Eduardo, hoje é um dia muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito especial, por que:

    1) O povo de São Paulo se livrará de uma turminha que não fez quase nada pela mesma, olhando de forma mais ampla. Se fizeram algo, foi pela elite, não pelo conjunto de cidadãos de SP.

    2) O povo da cidade de SP, de maneira geral, é bom e trabalhador. As pessoas que não estão nem aí para a cidade estão longe de ser maioria.

    3) A cidade São Paulo merece um destino melhor. Se se confirmar a vitória do professor-doutor Fernando Haddad, acredito que isso marcará o início de um novo tempo para essa cidade tão interessante. Com mais integração entre ricos e pobres, com mais oportunidades e mais alegria para os brasileiros paulistanos.

    4) Mais: se se confirmar a vitória de Fernando Haddad, veremos o que é ser um professor-doutor de verdade, que não entrega os interesses do seu povo aos interesses de alguns privilegiados (refiro-me a certo professor-doutor, com passagem pela Sorbonne, que mora em Higienópolis, e que se esqueceu da grande maioria do povo quanto de elegeu, inclusive com meu voto, infelizmente. Que entregou de bandeja a bandeira da social democracia para o PT, esquecendo-se de proteger os mais fracos em seu governo).

    5) Parabéns ao candidato Chalita, pelo apoio à causa de SP. Mereceria, no mínimo, um Ministério em Brasília. Tomara que a presidenta o acolha em seu Ministério. Parabéns também às senhoras Marta Suplicy e Luiza Erundina, por contribuirem com a provável vitória de Haddad (supondo que não haja fraude).

    6) Parabéns a você, Eduardo, pela batalha constante, por ser um Davi lutando contra Golias que não querem um Brasil melhor.

    7) Finalizando, se se confirmar a vitória de Fernando Haddad, parabéns ao povo de São Paulo, por propiciar a si mesmo o início de uma nova era. Viva o Brasil, viva a cidade de São Paulo, viva seu povo valoroso. Que Deus abençoe o Brasil, São Paulo e seu povo.

  • Sobre essa questão de urna absolver ou não, temos primeiro que refletir sobre o julgamento do “mensalão do PT” pelo Supremo Tribunal Federal.

    Se o STF tivesse feito um julgamento técnico-jurídico, segundo a Constituição Federal e o Código de Processo Penal, mereceria todo o nosso aplauso e aprovação. Mas o que se viu foi um julgamento essencialmente político, sem provas, ao arrepio das leis, baseado no “eu acho”, “eu quero”, “eu posso”.

    Ora, julgamento político só pode ser feito pelo povo ou por seus representantes eleitos. Quando o Senado decreta o impeachment do Presidente da República, realiza um julgamento político. Igualmente quando a Câmara Federal cassa um deputado por quebra de decoro.

    Politicamente falando, o povo é o tribunal dos tribunais. É a instância máxima do julgamento político. Se o STF fez esse tipo de julgamento (espúrio e encomendado pela mídia), usurpou uma competência que a Constituição não lhe confere. Como eu disse, esse tipo de julgamento é exclusivo do povo ou de seus representantes, e não de juízes. Se o STF assim procedeu, deixou de ser “supremo” pra ser submisso (à mídia, claro).

    Portanto, desde 2006 que o povo julga e absolve politicamente o PT. E nesse ponto o julgamento popular se sobrepõe a qualquer tribunal (supremo, superior, regional, de alçada, de contas ou o que mais for).

    O resto é conversa mole de golpista ou de babaca manipulado.

  • Amigo Edu, boa viagem e bons negócios, eu te falei que voce viajaria com boas notícias, sendo a melhor delas a vitória do Fernando Haddad como novo prefeito da nossa querida cidade de São Paulo.

    Mas aqui entre nós, o MSM e os milhares de cidadãos paulistas, paulistanos e brasileiros que apoiaram as 2 Representações que fizemos nestas eleições para a Justiça Eleitoral, a primeira contra a tentativa de manipulação naquela pesquisa eleitoral do datafolha que ” descolava o Serra do Haddad ” no primeiro turno ( o golpe era tentar tirar o Haddad do segundo turno, eles sabiam que perderiam para o Haddad se não conseguissem isso, como está se confirmando neste Domingo), e agora contra a manipulação do noticiáriio político pela rede Globo através do jornal nacional da 3a. feira no caso mensalão midiático ( eles tiraram o pé da manipulação e da cobertura do assunto após a representação ! ), acredito que foram contribuições para a normalidade desse processo eleitoral que termina hoje.

    É aguardar o final da eleição e comemorar a vitória das forças progressistas e o inicio de um governo voltado para a maioria da sociedade, afinal aqueles 4 % da elite economica não precisam mesmo de políticas públicas eficientes para viverem bem nesta cidade, pois eles compram as soluções para seus problemas, o povo é que precisa de uma boa gestão pública e um bom governo.

  • Edu, agradeço pelo brilhante trabalho que você dedicou para evitar uma “desgraça” na nossa a m a d a São Paulo! Com muita fé, desejo-lhe uma ótima viagem.

  • Seguro e luminoso sendeiro, Eduardo, na viagem que farás. Minha Família e eu, além disso, marcamos aqui perene gratidão. Pelo teu dedicado afazer junto à Tua Família e filha de cuidados especialíssimos. Dou conhecimento a tantas pessoas, quantas posso sobre o papel por ti desempenhado. Esse é o afazer exemplar de atuação humana, política, profissional autêntico, a ser seguido por todo chefe de família. Por todo .cidadão, cujos atos são concretos, corajosos, coerentes. Permanentemente..

  • eu diria edu: são paulo amanheceu em paz……………………………….o cheiro do esgoto, dos jornais, revistas,tv’s e radios, foram substituidos pelos aromas da democracia e da sabedoria de um povo massacrado por um bando de idiotas que não irão sobreviver a nenhuma eleição vindoura.
    reinaldo carletti

  • Edu, vá correr atrás do leite das crianças com a consciência do dever cumprido. Não tenho dúvida de que se você não foi o maior, foi um dos maiores cabos eleitorais do Haddad, na internet.
    Quanto a questão de absolver ou condenar, o unico que tem o direito da julgar o PT e o Lula é o povo. O STF, rasgando a constituição, deu um veredicto politico, o que não é da sua competência.
    Passadas as eleições, a nova batalha será recompor o equilibrio dos poderes da republica.
    Ley de medios e reofrma do Judiciário já!

  • VITÓRIA DA DEMOCRACIA. SABEMOS QUE HADDAD NÃO FARÁ TUDO QUE OS MOVIMENTOS SOCIAIS PEDEM, MAS COMO DILMA, SERÁ UM HOMEM DE DIÁLOGO, DEMOCRATA E REPUBLICANO. E É JUSTAMENTE ISSO QUE SÃO PAULO PRECISAVA DEPOIS DE ANOS DE DITADURA DEMOTUCANA. TERÁ O PIG CONTRA, MAS TERÁ APOIO NÃO INCONDICIONAL E CRÍTICAS CONSTRUTIVAS DOS BLOGSPROGR. NÃO SERÁ COMO FOI COM MARTA E ERUNDINA. E NEM MAIS TERÁ OS RESQUÍCIOS DESSA MALDITA DITADURA NO NOSSO PAÍS:
    O então presidente do STF, Gilmar Mendes, deferiu liminar, em dezembro de 2009, suspendendo decreto presidencial que declarava a área de posse dos indígenas, que tentam retomar parte de seu território e vivem sob ameaça de fazendeiros da região.

    ..

    Gilmar Mendes e a tragédia dos Guarani Kaiowá: ministro do STF vetou, à época em que presidia a Suprema Corte, decreto de Lula que decretava posse aos indígenas. (Foto: reprodução)
    Desde meados de julho, indígenas da etnia Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul (MS) no Centro-Oeste brasileiro tentam retomar parte do território sagrado “tekoha”, em Guarani, no Arroio Koral, localizado no município de Paranhos.
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=197445&id_secao=1
    Desesperado, o eterno candidato do PSDB insiste no diversionismo mais grosseiro para atacar Fernando Haddad. Afirma que o petista demitirá milhares de profissionais das chamadas Organizações Sociais da Saúde (OSs).

    A tática marqueteira é terrorista. Serra tenta vender a imagem de que a situação da saúde em São Paulo está ótima e que o seu rival vai implodir o setor. A realidade, porém, desmente esta manobra diversionista. Várias pesquisas apontam que os paulistanos reprovam os serviços prestados pela prefeitura nesta área tão sensível. Como Serra é Kassab e Kassab é Serra, o caos na saúde na capital paulista acaba tirando mais votos do tucano. A reprovação do prefeito, também neste quesito, acaba elevando o índice de rejeição de Serra.
    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2012/10/serra-e-o-caos-na-saude-em-sp.html

  • Eduardo,
    Uno-me a todos os comentaristas que lhe admiram e respeitam!
    Você fechou com “chave de ouro” com este texto!
    Parabéns, com muita admiração!
    Boa viagem, bons negócios, e, eterna gratidão pelo incansável trabalho!

  • Edu & Família tenham uma excelente viagem.
    Pois se DEUS quiser agora, muita coisa vai mudar e prá MELHOR mesmo – HADDAD em SP e FRUET em CURITIBA e PELLEGRINO em Salvador…..

  • Edu boa viagem e bons negocios. Aceite o meu agradecimento sincero pela luta que travou em favor da democracia, que realmente beirou o golpe. Fomos absolvidos por crimes que não cometemos. Viva BRASIL.

  • Só posso dizer …MUITO, MAS MUITO OBRIGADO meu caro Edu. Voce diz e faz tudo aquilo que nós gostariamos de fazer. Te elejo meu PORTA-VOZ. Boa viagem e bons negócios.

  • Artigo cartártico. Apesar de ser do Rio de Janeiro eu acompanho de perto o que acontece na paulicéia e o alívio desse povo é também o meu. Boa vaiagem e muito sucesso, Eduardo. Você merece.

  • Edu, boa viagem e boa sorte. Se se confirmar a vitória de Fernando Haddad, para desopilar e relaxar essa militância petista aflita, que está a pelo menos quatro meses com o coração apertado, sugiro que seja postado em seu blog o samba enredo da gaviões da fiel para o carnaval de 2012, que homenageia merecidamente esse grande virtuose da política e grande estadista Luiz Inácio Lula da Silva. Eu não sei fazer isso, então peço alguém que faça. Aliás, se o resultado for que esperamos não seria mal que a gaviões desfilasse triunfante na avenida paulista. Lula, signo de escorpião, filho de São Jorge, e cabra da peste.

  • Caro Eduardo, antes de mais nada desejo-lhe boa viagem e e sucesso total em seus negócios. Quanto as eleições ainda fico me perguntando, sera que o povo paulistano realmente declarou a sua alforria do jugo midiático sera que o que esta acontecendo a nível municipal se tornará uma referência para os paulistas quando es eleições forem a nível estadual e federal.Devemos acalentar esta possibilidade com muito carinho,pois afinal o primeiro e talvez mais importante passo ACABADE SER DADO NESTE DOMINGO INESQUECÍVEL.

  • Veja nas mãos de quem está nossa justiça de merda . Será verdade???? sábado, 27 de outubro de 2012

    Subject: “Entendi que você é um juiz de merda”. Resposta do jurista Saulo Ramos a Celso Mello

    http://partidodaimprensagolpista.files.wordpress.com/2012/10/10-de-outubro-juiz-de-merda.jpg

    URL: http://www.horadopovo.com.br/2012/10Out/3102-24-10-2012/P3/pag3d.htm

    “Entendi que você é um juiz de merda”. Resposta do jurista
    Saulo Ramos a Celso Mello

    Leiam, abaixo, o relato do jurista Saulo Ramos, ex-ministro da Justiça, responsável pela nomeação de Celso Mello para o STF no governo José Sarney. Saulo revela que Mello votou depois contra Sarney, que o nomeara, por medo da Folha de S. Paulo. Mello alegou a Saulo que votou contra Sarney porque o ex-presidente da República já tinha votos suficientes, mas que se precisasse, votaria a favor.

    “Terminado seu mandato na Presidência da República, Sarney resolveu candidatar-se a Senador. O PMDB — Partido do Movimento Democrático Brasileiro — negou-lhe a legenda no Maranhão. Candidatou-se pelo Amapá. Houve impugnações fundadas em questão de domicílio, e o caso acabou no Supremo Tribunal Federal.

    Naquele momento, não sei por que, a Suprema Corte estava em meio recesso, e o Ministro Celso de Mello, meu ex-secretário na Consultoria Geral da República, me telefonou:

    — O processo do Presidente será distribuído amanhã. Em Brasília, somente estão por aqui dois ministros: o Marco Aurélio de Mello e eu. Tenho receio de que caia com ele, primo do Presidente Collor. Não sei como vai considerar a questão.

    — O Presidente tem muita fé em Deus. Tudo vai sair bem, mesmo porque a tese jurídica da defesa do Sarney está absolutamente correta.

    Celso de Mello concordou plenamente com a observação, acrescentando ser indiscutível a matéria de fato, isto é, a transferência do domicílio eleitoral no prazo da lei.

    O advogado de Sarney era o Dr. José Guilherme Vilela, ótimo profissional. Fez excelente trabalho e demonstrou a simplicidade da questão: Sarney havia transferido seu domicílio eleitoral no prazo da lei. Simples. O que há para discutir? É público e notório que ele é do Maranhão! Ora, também era público e notório que ele morava em Brasília, onde exercera o cargo de Senador e, nos últimos cinco anos, o de Presidente da República. Desde a faculdade de Direito, a gente aprende que não se pode confundir o domicílio civil com o domicílio eleitoral. E a Constituição de 88, ainda grande desconhecida (como até hoje), não estabelecia nenhum prazo para mudança de domicílio.

    O sistema de sorteio do Supremo fez o processo cair com o Ministro Marco Aurélio, que, no mesmo dia, concedeu medida liminar, mantendo a candidatura de Sarney pelo Amapá.

    Veio o dia do julgamento do mérito pelo plenário. Sarney ganhou, mas o último a votar foi o Ministro Celso de Mello, que votou pela cassação da candidatura do Sarney.

    Deus do céu! O que deu no garoto? Estava preocupado com a distribuição do processo para a apreciação da liminar, afirmando que a concederia em favor da tese de Sarney, e, agora, no mérito, vota contra e fica vencido no plenário. O que aconteceu? Não teve sequer a gentileza, ou habilidade, de dar-se por impedido. Votou contra o Presidente que o nomeara, depois de ter demonstrado grande preocupação com a hipótese de Marco Aurélio ser o relator.

    Apressou-se ele próprio a me telefonar, explicando:

    — Doutor Saulo, o senhor deve ter estranhado o meu voto no caso do Presidente.

    — Claro! O que deu em você?

    — É que a Folha de S. Paulo, na véspera da votação, noticiou a afirmação de que o Presidente Sarney tinha os votos certos dos ministros que enumerou e citou meu nome como um deles. Quando chegou minha vez de votar, o Presidente já estava vitorioso pelo número de votos a seu favor. Não precisava mais do meu. Votei contra para desmentir a Folha de S. Paulo. Mas fique tranqüilo. Se meu voto fosse decisivo, eu teria votado a favor do Presidente.

    Não acreditei no que estava ouvindo. Recusei-me a engolir e perguntei:

    — Espere um pouco. Deixe-me ver se compreendi bem. Você votou contra o Sarney porque a Folha de S. Paulo noticiou que você votaria a favor?

    — Sim.

    — E se o Sarney já não houvesse ganhado, quando chegou sua vez de votar, você, nesse caso, votaria a favor dele?

    — Exatamente. O senhor entendeu?

    — Entendi. Entendi que você é um juiz de merda! Bati o telefone e nunca mais falei com ele.”

    (Saulo Ramos, “Código da Vida”, Ed. Planeta, 8ª reimpressão, 2007)

  • Prezado Eduardo,

    primeiro parabéns pela sua luta, que de muitas formas ajudou-me aqui da minha Manaus a não desistir do que acredito.
    Seu brilhante texto, revela seu comprometimento, sua responsabilidade e sua coragem de contra tudo e todos, contribuir com a construção de uma sociedade mais justa .
    Desejo-lhe sucesso em sua viagem e muita saúde. Que Deus lhe acompanhe sempre!

  • Eduardo: você, Paulo Henrique Amorim e Luiz Carlos Azenha, para mim, são verdadeiros heróis brasileiros ao lutarem contra essa poderosa imprensa golpista, suja e descarada que infesta o nosso País com seu cheiro fétido de tanta imundície reproduzida no meio escrito ou falado. Essa vergonha nacional está sendo, cirurgicamente, extirpada do cenário em que ousa agir, pelas urnas abertas em todos os recantos desse nosso Brasil!! A esperança e a verdade vão triunfar sobre a escuridão e a mentira. Deus a tudo observa!!!!!!!

  • Srs.: 19:03hs => Haddad 56% Serra 44% e 88% de urnas apuradas….
    Yesssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    Grande amigo: alimente o corpo com toda a sua competência mas não esqueça de alimentar também a alma!
    E por tabela alimente nossas almas também!
    Obrigado por ser quem você é: o cara!

  • São Paulo recupera, enfim, a sanihaddad.
    Parabéns a todos aqueles que fizeram esta vitória possível e, em especial, parabéns a você, Edu, que lutou diuturnamente contra o cancro José SSerra.
    Espero que as pedras no rim estejam sob controle; as do caminho foram retiradas.
    Parabéns, companheiro Edu.

  • Prezado Eduardo,

    Parabéns e sucesso.

    Amo SP mas entristeço-me como esta cidade não respeita os valores éticos e democráticos.

    Veja o Ministro Ricardo Lewandowski sendo constrangido ao exercer seu papel de cidadão!!!!!

    Mais uma vergonha para nós paulistanos . . .

  • o pig passa 7 anos tentando usar o mensalão para derrotar o pt e, não conseguindo, não se pode comemorar isso pq, segundo o pig, seria um desrespeito a suprrema corte, o Helio Gaspari disse isso,

  • Espero que vocês realmente tenham aprendido com estas eleições e não fiquem somente na vitória de Haddad, iniciando com ela um processo de mudança de mentalidade, o qual, leve entre tantas coisas a libertá-los da cegueira reacionária que sempre conduziu sua cidade e estado, desde os tempos do golpe separatista de 32, no qual receberam uma surra do Brasil, e levou-os a serem os mais antipatizados pelo restante do país, devido à arrogância abissal que ostentam, como também instalou-os num processo de decadência acelerada nos últimos anos, a ponto de viverem em um caos no mesmo momento em que o Brasil inteiro vivencia o maior crescimento de sua História. Se aprenderem com o triunfo de hoje, sabendo também lidar com a sabotagem midiática que começará desde o primeiro dia do mandato de Haddad(um momento em que ela se explicitará ainda mais será nas chuvas de início do ano : o PIG, que durante o desgoverno Kassab tentava justificar as enchente como obra da Providência, não terá a menor vergonha em responsabilizar Haddad por cada alagamento ocorrido até mesmo quando ele sequer sonhava em ser Prefeito). Se souberem não se deixar manipular pela mídia, ajudando o Prefeito nas mudanças que ele precisa levar a cabo na cidade, e a pressão popular é fundamental em qualquer cidade para entre tantas coisas garantir a aprovação de um Plano Diretor que não seja o reflexo dos interesses dos capitalistas das imobiliárias, vocês estarão garantindo não somente um ressurgimento de sua cidade, mas a participação dela como um elemento ativo em defesa das mudanças que estão transformando o Brasil num país mais democrático e justo. Quanto à desmoralização da mídia, evidenciada por exemplos como essa contradição patética diante do efeito nulo que o escarcéu, que foi a a cobertura midiática sobre o julgamento do mensalão, teve sobre as eleições, devemos evidenciá-la com toda a força dentro da mídia alternativa, já que será fundamental para desmoralizarmos os golpes midiáticos que acontecerão com ainda mais antecedência diante da aproximação de um triunfo retumbante do PT nas eleições presidenciais.

    • Bom dia, Scan. Aproveitei a dica do “Les Luthiers”, ja registrei pra ver mais tarde.
      Agora (muito) bom dia (mesmo) ao Eduardo, que eu so conheci recentemente, ao longo desse ultimo segundo turno, a partir do blog do PHA.
      Parabeéns pelo excelente artigo cuja conclusão – se nos quizeram convencer que elas condenariam como não admitir que as urnas absolvem? – é simplesmente brilhante porque obvia.
      Parabéns pela luta contra a rde Globo (como fazer para apoia-la mais efetivamente?), e sobretudo pelo resumo da opera: conclave golpista demo-tucano-midiático-judiciário ! Muito boa viagem!

  • Admirável Sr. Eduardo, parabéns pela sua luta corajosa, tenaz, incansável e inteligente. Que sua viagem de negócios seja tão bem sucedida quanto seu blog. O Sr. já é uma referência da comunicação brasileira, e certamente é lido por todas as esferas políticas do país. Peço, portanto, que aconselhe , tão frequentemente quanto possível, que o Haddad e o PT não deixem de divulgar, com o maior destaque , todas as realizações do governo, que serão escamoteadas, distorcidas, deturpadas, condenadas, criticadas , como se tudo fosse inútil, caro, mal feito , desnecessário e até prejudicial ao povo e ao país, como o caso de Belo Monte, Enem, bolsa família, Prouni, Olimpíada, Copa do mundo, por exemplo.. Porque ficar calado é deixar que esses falsos brasileiros sejam ouvidos, lidos e acreditados, fazendo com que importantes parcelas da população realmente acreditem no que dizem, pois não ficam sabendo o lado do governo.
    Obrigado por sua luta , boa viagem e boa sorte.

    • Queria dar muitas respostas a todos os companheiros de luta, mas passei a noite nos preparativos da viagem. Cedinho, nesta segunda, embarco para duas semanas de viagem. Parabéns a todos e muito obrigado pelo apoio

  • ♫ Boa viagem, Edu. Fico feliz em saber que você vai viajar pela América do Sul, ao contrário da corja que vai para Paris – os mais sofisticados, que falam francês – ou para Miami – a bregaiada que se vira bem por lá com português mesmo e volta cheia de bugigangas de consumo..

  • Excelente análise, Eduardo!
    Sua atuação na campanha de Haddad foi importantíssima para construir a vitória. Nesses anos todos do Cidadania e do MSM, você firmou uma credibilidade admirável, porque não só descreve e analisa os fatos políticos com lucidez e coerência como vai à luta, com vontade!
    Acredito que a vitória do Haddad é uma grande esperança para todos os brasileiros. Teremos que dar a ele um imenso crédito de confiança, colaborar, incentivar mas também estar vigilantes para que as armações de praxe, os conluios sombrios não venham a criar obstáculos a administração Haddad. É hora de dar sugestões, participar ativamente e apoiar, já que como diz a sabedoria popular time sem torcida não sai da várzea.
    Vamos todos confiantes, seguir na trilha da esperança, botar fé e participar de todas as formas possíveis para que Sampa dê a volta por cima e arraste o Brasil no processo de agudização da consciência crítica.
    Uma ótima viagem e conte-nos de Nuestra América.
    Um grande abraço da amiga véia.

  • O PODER DO LULA ESTÁ NO QUE ELE FEZ PARA OS BRASILEIROS POBRES E MISERÁVEIS E PELO BRASIL COMO PAÍS! – Deu gosto ver ontem na Globonews as caras de “tacho” da Renata Lo Prete (essa parecia uma “barata tonta”, diante dos resultados da prefeitura do SP), da Mariana Godoy, do Merval Pereira (falando do crescimento do PPS nessa eleição (???), do Camarote, da Cristiana Lobo (aquela do sorrizinho falso) e de todas as apresentadoras e apresentadores da Globo News, da Tv Globo, SBT, Redetev, da Bandeirante e Bandnews e outras menores. Ah, principalmente do Boris Kasoy,aquele que debochou da pobreza dos garis perante os telespectadores brasileiros! Todos eles e seus patrões achavam que o resultado do julgamente do “mensalão” iria prejudicar as eleições dos candidatos do PT! Em São Paulo o Lula venceu as velhas raposas dos cambalachos com um candidato novo na política de SP! Não acreditaram na força que tem o reconhecimento do povo brasileiro por tudo o que o Lula fez e a Dilma está fazendo agora. A vitória em São Paulo é mais que espetacular, é um verdadeiro orgasmo diante da derrota do centro nacional da imprensa vendida aos EUA e à União Européia! ÊTA DEUSZINHO BOM ESSE QUE PROTEJE O LULA E A DILMA!!!

  • Boa viagem Edú, e sempre que possível nos envie notícias dos países-irmãos. Parabéns aos paulistanos pela grande vitória. Em Taubaté, infelizmente, não conseguimos derrotar o candidato do PSDB, Ortiz Júnior, que fez uma campanha milionária, apesar de estar com seus bens bloqueados pela Justiça por suspeitas de corrupção na compra de mochilas escolares pela FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação – de cuja presidência seu pai foi afastado por oito meses, com bens igualmente bloqueados.
    Uma luta de Davi contra Golias, na qual até Lula foi proibido de fazer comício na Avenida do Povo e quase impedido de falar na praça principal!
    Mas a vitória na capital compensa a derrota de Taubaté, largamente.

  • Valeu Edu,você e um militante do Brasil e combateu um bom combate,boa viagem e bons negocios refaça as energias e volte logo porque a luta continua e nos internaltas precisamos que você continue,abraços

  • A unica analise que nosso Blog não fez foi a aliança do PT, com Maluf e ai vai o paragrafo publicado nesse texto segue abaixo para analise dos leitores do mesmo Blog:

    Marta Suplicy foi eleita em 2000 com a missão de reparar a devastação praticada por (Paulo Maluf )e Celso Pitta na prefeitura ao longo da década de 1990, quando protagonizaram o primeiro grande erro dos paulistanos, o de negar voto a Eduardo Suplicy, indicado por Luiza Erundina, que fizera trabalho saneador da cidade após outra gestão catastrófica, a de Jânio Quadros, que, a exemplo das de Maluf, Pitta, José Serra e Gilberto Kassab, viu máfias se instalarem por toda a administração municipal.
    Vejam bem, como podem sanear se em 2000, Marta Suplicy foi eleita com a missão de reparar a devastação feita por Paulo Maluf hoje aliado do PT, não posso acreditar nesse paragrafo se existe verdade e nem se existem, devemos aconselhar que os cegos não exergam, os analfabetos não sabem ler, mas no paragrafo e muito claro e o Blog deveria ter eliminado para não cometer pecado mortal de mostrar provas de alianças expurias, sempre votei na esquerda, mas essa que esta se formando e caotica e o que se ve o lhe interessa, qualquer aliança ou conchavo e bom para ganhar eleição, e digo logo não estava torcendo pelo Serra e o paragrafo que esta errado na analise.

  • Eduardo, grande guerreiro! Em nome de todo povo paulista desejamos uma excelente viagem. Que Deus o ilumine e esteje sempre ao teu lado e familia.

  • A globo nunca pensará como nós. Se eu volto pra casa com meio quilo de carne pro macarrão do jantar e percebo que tem um pedaço ruim, eu separo a parte ruim e aproveito o resto pra fazer o molho. De jeito nenhum eu jogo tudo fora. Mas a globo insistiu pra gente ver o mensalão estragando todo o PT e jogar fora todo o PT. A globo errou porque não consegue pensar como nós, pessoas humildes.

  • Como sou leigo em economia alguem poderia me tirar esta dúvida

    Nos meses de julho, agosto e setembro a divída pulou de 46 para 60 bilhões de reais, ou seja, um aumento de R$ 14 bilhões

    Em fevereiro deste ano a dívida de SP estava em R$40 bilhões

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-15/kassab-se-reune-com-dilma-para-discutir-divida-de-r-40-bilhoes

    Em junho deste ano estava em R$ 46 bilhões

    http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/2012/06/16/no-prego-3-as-propostas-para-a-divida-paulistana/

    Neste mês, outubro, esta em R$ 60 bilhões

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/10/kassab-quer-conversar-sobre-divida-impagavel-de-sp-com-haddad.html

    30/10/2012 13h38 – Atualizado em 30/10/2012 14h27

    Kassab quer conversar com Haddad sobre dívida ‘impagável’ de SPSegundo o prefeito, dívida com o governo federal supera os R$ 60 bilhões.
    Haddad afirma que dívida será renegociada imediatamente.

    Tatiana Santiago Do G1 São Paulo

    5 comentários

    O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), disse na manhã desta terça-feira (30) que a dívida da capital paulista com o governo federal, estimada em mais de R$ 60 bilhões, é “impagável”. Segundo Kassab, este é o ponto mais crítico a ser debatido na reunião com o prefeito eleito, Fernando Haddad (PT), na sede da Prefeitura, nesta tarde. Será a primeira reunião entre os dois políticos para definir como será feito o processo de transição na Prefeitura de São Paulo.

    Tatiana Santiago/ G1)Prefeito Gilberto Kassab (Foto: Tatiana Santiago/ G1)

    “Todos sabem que a situação da Prefeitura não é uma situação fácil financeiramente. Os recursos são muito escassos”, afirmou o prefeito.

    De acordo com ele, no geral, a população não entende quando ouve falar que existe dinheiro em caixa e a Prefeitura não pode gastar, pois esses recursos já estão vinculados e já estão destinados.

    “A verba mais importante da gestão [municipal] é a verba do Tesouro. Esta é uma verba extremamente escassa hoje diante dos nossos compromissos, das nossas dificuldades”, disse. “Ela [a dívida] é impagável hoje”, completou o prefeito. De acordo com ele, os problemas com orçamento se devem ao pagamento da dívida federal. Desde 2000 foram pagos R$ 18,9 bilhões, sendo R$ 3,3 bilhões somente neste ano.

    saiba mais

    * Dívida com a União compromete futuro de SP, diz Haddad
    * Haddad espera que bilhete mensal e isenção de inspeção valham em 2014

    Mais cedo, Haddad afirmou em entrevista à Rádio CBN que a não renegociação da dívida do município com o governo federal compromete o futuro da capital paulista no longo prazo. Nesta segunda-feira (29), a dívida com a União foi um dos temas da conversa que Haddad teve com a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília.

    Haddad disse que a dívida será renegociada com o governo federal imediatamente. Segundo ele, já na próxima semana um grupo de trabalho será constituído para debater o assunto. Entretanto, segundo ele, a não renegociação da dívida não inviabiliza sua administração.

    “Não inviabiliza, embora comprometa a longo prazo. Não posso trabalhar só para os paulistanos dessa geração. Então, [a não renegociação] inviabiliza o futuro de São Paulo e por isso eu não posso descuidar”, disse Haddad em entrevista à CBN.

    Alianças
    Apesar do namoro entre o PT e o PSD, que foi reatado recentemente, após a derrota do candidato José Serra (PSDB), que era apoiado por Kassab, o prefeito disse que o possível apoio não será discutido nesta terça e não informou a data em que deve ocorrer a negociação com os petistas.

    “Não está na pauta da nossa conversa nenhuma ação política, nem teria sentido. A visita é protocolar do prefeito eleito para o atual prefeito e serão tratados temas administrativos.”

    Sobre as críticas feitas pelo prefeito eleito durante a campanha eleitoral, Kassab disse que as críticas não foram pessoais, mas somente a sua administração. “Se ele não falasse mal, iria ser aliado do Serra”, ironizou.

    Kassab também disse que ficou contente em saber que o presidente nacional do PT quer uma aliança nacional com seu partido. “Mostra o apreço que o PT tem pelo PSD, mas ainda é cedo para esse tipo de discussão, vamos deixar para o próximo ano”, disse.

  • edu, viaje tranquilo você merece
    mas não é a primeira vez que os barões se ferram
    com suas próprias armas assinaladas

    ditadura com globo sbt
    indiretas com sarney
    veja na capa com collor fhc e sempre contra lula mst
    e o feudo mantido em sp
    foram afinal mesmo aí desmascarados
    PT

Deixe uma resposta