Vá se tratar, candidato Serra!

Manifesto

Leia manifesto que será enviado ao candidato do PSDB a prefeito de SP, José Serra. Se você concordar com seus termos, deixe comentário de apoio

_____

Senhor José Serra,

Quem lhe escreve não é só o signatário deste manifesto, mas a maioria de um povo que o elegeu prefeito de São Paulo em 2004 e que, em 2008, atendeu indicação sua e votou em Gilberto Kassab. Trata-se de uma maioria de 52% do eleitorado paulistano que, em recente pesquisa do instituto Datafolha, diz que não repetiria aqueles votos “de jeito nenhum”.

O senhor deve – ou deveria – ter ficado surpreso com essa pesquisa. Afinal, por que kassab, o prefeito que os paulistanos rejeitam, tem “só” 42% de rejeição e o senhor tem 52%?

A sua rejeição, candidato, cresce mais do que a do governante que São Paulo não suporta mais porque este ao menos fica de boca fechada, enquanto que o senhor aparece todo dia na televisão exaltando uma administração sobre a qual a opinião da maioria dos paulistanos ficou evidente na pesquisa em questão.

Claro, candidato, que o senhor dirá que sou apenas um “petista” e me mandará “para o Haddad”, assim como tem feito com tantos jornalistas e repórteres os quais, à menor pergunta incômoda, o senhor destrata e humilha. E, mais claro ainda, dirá que se alguém que o rejeita como eu lhe dá um conselho, este deve ser seguido ao contrário.

Engana-se, senhor candidato. O senhor deveria me ouvir. Digo-lhe, com pureza d’alma, que, para quem não quer que o senhor vença a eleição, sua conduta truculenta e mal-educada é bem-vinda, pois com ela a sua imagem se deteriora a cada dia. Todavia, tal conduta, ainda que suicida, esbofeteia São Paulo.

De sábado para cá, senhor Serra, tomei metrô duas vezes. A seguir, relato a diferença de sua propaganda para a vida real.

Na primeira, a composição chegou à estação “rateando”, aos solavancos, bem devagar. Os passageiros entraram nos vagões lotados, um calor desgraçado, ar-condicionado defeituoso. O condutor fechou as portas e o trem continuou parado. Minutos depois, seguiu viagem até a estação seguinte, quando o condutor, pelo alto-falante, mandou todo mundo descer.

Naquele momento, candidato, centenas de pessoas saíram protestando, ouviam-se gritos de “olha a propaganda do Serra aí, gente!”.

Na segunda viagem de metrô de sábado para cá, agora em horário de pico, após esperar a passagem de QUATRO trens, consigo embarcar. O mesmo calor, o mesmo ar-condicionado quebrado ou insuficiente. Uma senhora passa mal. Mais protestos. Novamente ouvem-se gritos sobre a sua propaganda que mostra um metrô que ninguém jamais viu.

Na região da Avenida Paulista, não se consegue andar cem metros sem ser abordado por um pedinte – em geral, crianças – ou sem tropeçar em algum morador de rua desfalecido no chão, seja por drogas, seja por álcool, seja pelo torpor de problemas mentais.

Nos semáforos, crianças ou esmolam ou tentam roubar os motoristas. São milhares de crianças abandonadas por toda cidade. Famílias inteiras dormindo ao relento. Favelas surgindo em qualquer terreno, inclusive nos bairros para os quais o senhor dá prioridade, os bairros ditos “nobres”.

Na extremidade Sul da avenida paulista, na avenida Bernardino de Campos, ao lado da igreja de Santa Generosa, surgiu uma favela onde, antes, era um estacionamento. As famílias vivem lá sem água encanada, sem luz, sem esgoto, em uma situação horrorosa. Já aparecem por lá tipos mal-encarados em conduta suspeita.

Dia desses, crianças desse “acampamento” começaram a tentar assaltar motoristas no semáforo da esquina, abertamente. Crianças pequenas, adolescentes, candidato…

Na madrugada de sábado para domingo, ainda no Paraíso, durante a madrugada, um tiroteio, gritos, sirenes, correria.

Poderia dizer da Saúde, da Educação, de tudo mais que está em estado de miséria na capital paulista, mas estaria chovendo no molhado.

A quase totalidade dos paulistanos sabe do desastre em curso na cidade, à exceção do senhor mesmo e de uma parcela do eleitorado que não raciocina porque se deixou engabelar por sua estratégia de ficar citando “mensalão” e José Dirceu em vez de nos dar alguma satisfação sobre tudo isso.

O senhor, candidato Serra, poderia ter a decência de parar de ficar falando em assuntos que nada têm que ver com a administração de São Paulo, como o julgamento do mensalão e o ex-ministro José Dirceu, e se ater ao que nos interessa, aos paulistanos, que é a administração da cidade. Até porque, todos já perceberam que sua conduta não passa de escapismo.

Não, não tenho esperança de que o senhor venha a se sensibilizar com este apelo para que adote uma conduta menos acintosa ao povo que o elegeu tantas vezes, mas tenho certeza de que, ao lhe escrever este texto, expresso opinião majoritária de uma cidade que está sendo reiteradamente esbofeteada por suas estratégias políticas.

A rejeição de que o senhor padece, repito, é maior do que a de seu preposto, Kassab, porque o senhor fala mais do que ele, que não dá satisfação a ninguém, e trata as queixas como se fossem produto de falta do que fazer. A campanha vai terminando sem que o senhor tenha reconhecido um único problema, limitando-se a exaltar o que a maioria diz que está péssimo.

Além disso, candidato, venho fazer outro apelo. Este, de cunho pessoal. Peço para que procure ajuda psicológica. Digo isso após ouvir resposta que o senhor deu em entrevista à rádio CBN, quando, perguntando sobre como combater violência nas escolas, disse que pretende identificar, entre incontáveis milhares de estudantes, os que possuam “potencial criminoso”.

Candidato, estamos falando de crianças e adolescentes que, mais do que autores, são vítimas da violência. A sua proposta, candidato, a exemplo de tantas outras, é uma sandice – na verdade, parece produto de sério desequilíbrio mental.

Como o senhor irá identificar “potencial criminoso” entre os alunos da rede municipal de ensino? Pela cor da pele? Pelo vestuário? E, uma vez identificado o “criminoso em potencial”, como o senhor irá tratá-lo? Aliás, uma pergunta: a ciência já descobriu como detectar “potencial criminoso” em milhares e milhares de crianças e adolescentes?

Certamente, candidato, ainda não é possível fazer o senhor entender que sua obsessão com “mensalão” e José Dirceu não lhe trará votos entre uma população que pede propostas para melhorar o que o senhor mesmo fez piorar. Todavia, depois que São Paulo chutar o seu traseiro no próximo domingo, sugiro que reconsidere a sugestão de ir se tratar.

Atenciosamente,

Eduardo Guimarães

338 comments

  • Assino embaixo e faltou pedir a essa figura que dentro de nossas casas , tem que dar o devido respeito para ser respeitado.Espero que quando ele se internar ele aproveite esta aula..

  • Em quem ele terá se inspirado pra esse programa? Mengele ou Gall? Não interessa, o resultado disso é a pura eugenia, limpeza etnica. Portanto…

  • Eu sou de Natal e como natalense – que elegeu a demônio da Micarla do PV para desgraçar a cidade, com o apoio de um outro DEMônio, o José Agripino Maia, um dos mais safados e desonestos político que este país já teve – não sei posso dar pitaco na eleição de vocês, mas como sempre apoio as campanhas deste blogue, também apoiarei esta.
    Contra Serra, contra os lacaios de uma mídia golpista e corrupta eu apoio o manifesto do Cidadania.

    Haddad 13 – por uma São Paulo humana.

  • Edu, Apoiado
    Espero que os mesmos amigos do Serra que o incentivaram a deixar a prefeitura agora ajudem ele a enteder que precisa de um tratamento urgente!

    Estamos aqui na torcida!

  • Tem meu apoio.
    Apesar de não votar em SP, pois moro em Recife-PE., Estado que mais cresce e que mais gera empregos no País. Quanto a Serra é um caso perdido, um homem obcecado pelo poder a todo custo ou, como disse Ciro Gomes “Passaria com um trator por cima da próprima mãe, para ser Presidente da República”. Não se admite nos tempos de hoje políticos com esta mentalidadade fascista, doentia. Ele realmente tem que se tratar, psiquiatricamente falando. Almejo dias melhores para SP com Haddad na prefeitura, tenho certeza que estes dias virão.

  • Subscrevo o texto de Eduardo Guimarães para o candidato José Serra.
    E mais candidato, acredite, o texto realmente foi escrito com pureza d’alma, Eduardo Guimarães é uma pessoa de bem.
    Aliás, decidindo o senhor procurar ajuda psicológica, ou não procurar, faça-me um favor, deixe a vida pública, para o bem de São Paulo, para o Bem do Brasil e para o bem da oposição e de seu próprio partido.
    Atenciosamente, Eraldo.

  • Um dos sintomas mais claros da esquizofrenia e psicose é o doente negar – ou não reconhecer – a doença.
    Sua cura passa por um longo programa de recuperação psicológica que fará o paciente compreender que seus atos não condizem com as convenções sociais.

    A doença evolui lentamente; o primeiro sintoma é a mania de perseguição. Alguns doentes imaginam estar sendo atacados por objetos inofensivos e se colocam como vítimas. Em seguida, passando por alternânca de períodos de sanidade, o paciente pode evoluir para o uso da violência física. Sobretudo contra aqueles que o contradizem. Neste estágio, só resta a internação.

    Eduardo, você está fazendo um bem enorme ao candidato Serra ao abrir-lhe os olhos. Como uma terapia, seu manifesto pode ser capaz de evitar que o internem. Basta ele aceitar a doença e procurar ajuda profissional.
    Mostre este link a ele http://www.jardimdasacacias.org.br/
    É uma entidade especializada que há 90 anos cuida da saúde mental.

    Esquizofrenia tem cura!!!

  • Concordo. Só um adendo.

    Serra, vista seu pijama de bolinhas, se recolha a sua insignificância e nos poupe de ter que ver sua fuça na tv
    ( a não ser preso e algemado pelas falcatruas da privataria tucana)

  • Não me surpreende. O Sr. Serra deve ter livros de Nina Rodrigues em sua cabeceira, que tenta justificar “cientificamente” como negros são mais propensos ao crime apenas por questões raciais. Para ele, a igualdade é falsa, exitindo apenas nas mãos dos juristas. Chega a ser ridículo alguém – principalmente uma figura pública – em pleno século XXI, defender tais absurdos. Concordo TOTALMENTE com o manifesto. E gostaria de perguntar ao Sr. Serra se sua arrogância, descontrole e maquiavelismo são hereditários.

    Roberto Burgos

  • Ouvi dizer que o partido dele está se preparando para confuzi-lo à presidência da agremiação. Seria uma espécie de “prêmio de consolação” caso a sua derrota se confirme no domingo, em São Paulo. Mas, enfim, seria uma presidência…

  • Sr. Candidato. Espero, sinceramente, que o senhor não tenha a infeliz idéia de, após detectar as crianças que tenham potencial criminoso, não as trate como o seu governador e o seu partido, trata os Professores e muito menos os moradores do Pinheirinho. Ah! E, por favor, quando quiser aparecer em fotos, faça a gentileza de não apontar armas para mim! Sou cidadã e mereço respeito. Finalizando, corroboro da sugestão do signatário deste manifesto. Candidato Serra, vá se tratar. Mas pelo SUS!

  • Brilhante texto. Exemplo de como se faz política civilizadamente, sem perder o foco do problema que está em questão. Trata-se, na campanha, de discutir que soluções serão propostas para os problemas reais da cidade: transporte, educação, saúde, segurança, etc.. Recorrer a baixarias pessoais, algumas das quais, significaram, um dia, talvez, um drama, como o aborto, etc., tudo isto é desviar-se a questão central. E você, Eduardo, neste texto, dá uma belo exemplo de como gente civilizada deve se comportar na política. Assino em baixo.

  • Apoiadíssimo.
    Agora acredito que nem Freud, Lacan e todos os outros dariam jeito nessa mente perversa.
    E essa síndrome de imputar aos adversários seus próprios defeitos?
    Fala com a maior cara limpa que o PT mente, que seus adversários são corruptos, despreparados que chega a dar nojo!
    Graças a Deus, no próximo domingo nos livaremos dessa praga.

  • Eu concordo com o que você escreveu, Edu. Mas primeiro precisamos saber se ele gostaria de ser ajudado. Sim, porque o primeiro passo a ser dado por quem passa por estes tipos de transtornos, e diria que o principal dele é a megalomania, é reconhecer, e aceitar tratamento.

  • Edu, vou passar.

    Concordo com tudo o que você disse sobre o salafrário, mas não quero que SSerra vá se tratar. Não quero que ele fique são, que possa coabitar com outros seres humanos.
    Quero que ele continue exatamente como está. Ou que piore; que esteja sempre na defensiva; que se alimente de seu próprio ódio, que se consuma nele e que este acabe matando-o.
    Como desejo tudo de ruim para SSerra, não seria razoável pedir para que ele se cure. Nem de um simples resfriado.
    Quero que SSerra pegue fogo e que os bombeiros estejam em greve. Quero que ele desapareça, não só da vida política, mas da vida; porque acredito que o mundo estaria muito melhor sem ele.

    Portanto, passo.
    []’s

  • Apoiado, Edu. Só acho inútil o Serra se tratar, simplesmente porque psicopatia não tem cura. Aliás, o psicopata não é um problema para sim mesmo, mas para a sociedade. Nós é que temos de “tratá-los”, impondo-lhes limites que a família e a própria sociedade não impuseram. No caso em questão, cabe à sociedade paulistana impor ao Serra uma derrota desconcertante e definitiva.

  • Muito bom o texto. eu estenderia esse seu conselho dado ao Serra para que a elite paulistana também vá se tratar e se humanizar mais. Não é mais possível conviver com essa diferença social tão grande em São Paulo.

  • Prezado Edu, esta notícia pode ser aquela que esperávamos:

    Raimundo Rodrigues Pereira é um herói do jornalismo brasileiro, que criou o jornal Movimento e enfrentou a ditadura militar. Agora, ele abre uma nova frente de combate, desta vez com o Supremo Tribunal Federal, ao demonstrar que o desvio de R$ 73,8 milhões do Banco do Brasil, viga mestra da tese do mensalão, simplesmente não ocorreu. Leia em primeira mão a reportagem de capa da revista Retrato do Brasil, que vai às bancas em 1º de novembro e que, nesta semana, estará disponibilizada no site da revista, amparada também em documentos:

    A VERTIGEM DO SUPREMO

    Os ministros do STF deliraram: não houve o desvio de 73,8 milhões de reais do Banco do Brasil, viga mestra da tese do mensalão. Acompanhe a nossa demonstração

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/83657/A-vertigem-do-Supremo.htm

    • Apoio total e irrestrito. Em bora não seja paulistano, concordo plenamente.
      A cidade de São Paulo não merece tal indivíduo, inescrupuloso, mau carater e
      mau educado..

  • Eduardo:

    Escrevo muito pouco no blog, prefiro ler os seus posts porque entendo que você é a voz de todos nós que frequentamos este blog.

    Mais uma vez você se superou e conseguiu colocar em palavras exatamente o que eu penso, mas ao contrario de você não consigo expressar tão bem.

    Conte com meu apoio total neste manifesto, mesmo sabendo que essa besta do apocalipse que se diz o candidato mais preparado do mundo para qualquer coisa jamais dará atenção as palavras vindas de pessoas que não concordam com seu (no caso dele) pensamento.

    Mais uma vez repito: sou seu fã!

    Att

    Fernando Gimenez

  • Edu

    apoado. e bom esse verme ir se tratar na casa do carvalho e nunca mais voltar.
    com estes vermes vamos levar mais tempo para ter um pais mais justo. nossa elite e de mer. da pra ver, curiosamente, a veja e os escandalos ainda nao deram as caras nessas eleiccoes pq o socio deles, cachoeira ta vendo o sol quadrado.

    abracos

    wilson

  • Concordo novamente…

    (meu post anterior não foi publicado – algum problema em externar um desejo de muitos aqui? – ver o Cerra sendo preso?)

  • É isso mesmo, o homem está precisando de ajuda psicológica, mas para isso ele precisa buscar a ajuda que lhe está sugerido. Sabe o que vai acontecer? Vai continuar achando que todos os que não votam nele estão doentes e os sadios estão do lado dele. Assim que ele e seus seguidores p
    ensam.

  • É isso mesmo, o homem está precisando de ajuda psicológica, mas para isso ele precisa buscar a ajuda que lhe está sugerido. Sabe o que vai acontecer? Vai continuar achando que todos os que não votam nele estão doentes e os sadios estão do lado dele. Assim que ele e seus seguidores pensam.

  • A grosseria do candidato Serra está fazendo com que muitos vão ´lá para o Haddad´ mesmo. E, até aqueles que não gostam de votar no PT estão indo, com ou sem mensalão, com ou sem José Dirceu. Pois o desrespeito do candidato Serra com o eleitor paulistano é maior que o mensalão, maior que a condenação dos petistas pelo STF.

  • O que vou falar aqui é uma grave suposição. Portanto, acho até conveniente que não seja ainda publicado. Hoje é 2a. feira, dia 22 de outubro. O PHA está com uma manchete pedindo ao congresso que se manifeste quanto a um possível golpe. O pig anda calmo depois do final da Avenida Brasil. O STF está apressando nessa semana os votos das condenações do núcleo político sob o pretexto de que o Joaquim Barbosa precisa sair no sábado para ir à Alemanha se tratar. Como se Brasília não tivesse um dos hospitais mais bem equipados em tratamento de coluna. Pouco tempo atrás, curiosa, fui atrás de um site do interior da Bahia que dizia que o Exército mandou uma equipe de homens para proteger JB. Fato que foi confirmado por um grande jornal que ainda ressaltou que a proteção foi oferecida pelo comandante em Chefe do Exército, acho que o mesmo que foi negociar com os grevistas da PM na greve complicada no início do ano. Ontem 60 gatos pingados fizeram uma homenagem regada a cerveja no bairro de Ipanema. Quem organizou? Um jornalista do Instituo Milenium, das organizações Globo. O julgamento está mais ser julgado do que para julgar e não influenciou as eleições como esperavam. Nem mesmo o esgoto da Veja trouxe alguma reação. Calmaria total.Vamos à suposição, à bala de prata. Essa saída do JB não é para um simples tratamento. Ele vai chegar à Alemanha e denunciar que está sendo perseguido pelo governo, ou pelo PT, qualquer coisa do gênero. E isso sim, é motivo para golpe. O fato repercute mundialmente e ai mela a eleição em SP. É realmente preciso ficar atento, observar ou se antecipar aos fatos com segurança. Conversar com outros blogueiros. Ou fazer como no blogue do Mello. Inventar a notícia como a Veja faz e no finalzinho desfazer , mostrando o quanto um brincadeira dessas pode afetar a vida das pessoas e de um país. Por favor, não sou vidente, ainda não fui diagnosticada como doida nem como idosa demente,observo e leio todos os blogues e dependendo da inquietação, leio as páginas do pig na internet.. E faço minhas conjeturas, que, reafirmo, ainda são suposições. Apenas suposições.

  • Pelo significado de que se reveste esta eleição eu apoio qualquer manifestação contra o SERRA PSDB….
    Mas acho que é bom ficar atento, sem parnanóias, mas com muita atenção aos acontecimentos dessa semana.
    Nunca se sabe até onde vai o ódio desse pessoal!

  • Apoiado. Mas li, não sei onde, que os tucanos pretendem dar a ele, Serra, a presidência do partido. Isso significa que outros tucanos precisam de tratamento e urgente. Não percebem que o partido só poderá se reestruturar com o Chirico bem longe?

  • Concordo integralmente com os termos colocados no manifesto.

    Infelizmente não posso assinar porque não sou eleitor em São Paulo, como requerido no manifesto,

    Como brasileiro, entretanto, não posso me omitir porquê sei do mal que este senhor já fez ao Brasil e a São Paulo, e do mal que ainda pode fazer não só a São Paulo, como também ao Brasil. Ele e os seus partidários.

    Sobre a identificação de ‘crianças e adolescentes potencialmente criminosos’ pelo ESTADO o nome disto é FASCISMO, e prefiro, em benefício deste senhor, supor que esteja mentalmente doente para ter pronunciado tal coisa. Pois caso contrário, e se esta desgraça chega ao poder, provavelmente o ‘método’ seria ‘a confissão’ sob tortura psicológica ou física, porque seria a menos custosa e de acordo com o choque de gestão que são tão caros a este senhor e seu partido. A dúvida talvez seja saber como esta triste figura pretende MARCAR os pequenos criminosos potenciais: receberão tatuagens indicativas ? E se vai estender oo ‘método’ às creches, cientificamente. Perguntas a serem feitas num debate, quem sabe.

  • Prezado Eduardo,

    Concordo com tudo que você escreveu, mas esse candidato é insensível.

    Ele vai perder a eleição e a ficha não vai cair, vai botar a culpa no povo e dirá que o povo é cínico e não liga para corrupção ( seu comparsa, ex-presidente, já disse isso ).

    Essa turma ficou bilionária e vive em outro mundo, perdeu o pé da realidade.

    Não precisa de mais nada, hoje em dia cultiva somente o narcisismo e a vaidade ( vazia de tudo )

    São uns canalhas, Roubaram o país inteiro e gritam agora pega o ladrão, são crápulas.

    Leiam o Raimundo Rodrigues desmascarando por completo a farsa do mensalão ( brasil 247 ). Leiam também os documentos disponíveis da AP470 no blog megacidadania e estarreçam-se ainda mais.

    Pelo menos podemos votar e escolher nossos governantes ( ainda ).

    Essa eleição é o canto do cisne dessa peste.

    PSDB nunca mais ( sou de BH e tenho tranquila convicção de que o próximo candidato deles a presidente vai ter menos votos que teve a Marina, Aécio é um blefe explícito ).

    As pessoas que acreditam nesse súcubo sofrem de dissonância cognitiva.

  • Não é uma mensagem de apoio. Não vale a pena perder tempo apelando ao bom senso ou o que quer seja neste político. Se ele já provou que está pouco se lixando até com a opinião de quem vota nele (vide a famosa promessa da campanha de 2004), alguém acha que vai perder tempo com quem quer mais é vê-lo aposentado? serra é caso perdido. A baixaria está em seu DNA e ponto final. Melhor é nos preocuparmos com o ‘terceiro turno’ que certamente virá caso se confirme a vitória de Haddad em SP e com as manobras golpistas da direita sem votos com vistas a 2014.

  • Prezado Eduardo. Embora não more em São Paulo, eu assino o texto. Tudo o que você falou trata-se de pat ologias sociais (crianças abandonadas, drogas,mendicidade,doentes mentais que perambulam pelas ruas e tantas outras) que o poder público não enfrenta com a devida coragem e competência, notadamente os seguidores do sociólogo e do economista e engenheiro em questão.
    Claro que essa situação em qualquer cidade brasileira(que não é exclusividade de São Paulo)deve nos humilhar e nos deixar mortos de vergonha;no entanto estou vendo a coisa com uma profundidade bem maior do que a que você trata no texto de hoje.Hoje lí que se realmente Haddad ganhar as eleições(e torço ferozmente para que isso aconteça) , essa desgraça que hoje se abate sobre São Paulo estão querendo que se espalhe pelo Brasil, pois, para que o nosso economista-engenheiro não fique desempregado e excluido da vida pública, será o próximo presidente nacional do PSDB.Aí sim,o Brasil todo será vítima desse embusteiro.
    Será o o brasileiro como o todo merece isso, como se já não chegasse São Paulo.Deus tenha pena deste povo.

  • Obviamente que o potencial criminoso das crianças está ligada a sua proximidade genética com os PPPP (pretos, pobres, prostitutas e PETISTAS). Assim, se já tínhamos a Justiça do P agora teremos também a ciência do P. Masi uma grande contribuição do zÉ çERRA para o processo sifiizatório da cultura ocidental. viva zé çERRA!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na gloBo – O que passa na glOBo é um braZil-Zil -Zil para TOLOS”

    • EM TEMPO:

      Obviamente também que o potencial criminoso das crianças além de estar ligado geneticamente aos PPPP (pretos, pobres, prostitutas e PETISTAS), deve ser multiplicado pela constante N que indica se a criança é proveniente da região nordeste e/ou arredores. Quanto mais próxima do N a proveniência maior a constante, portanto, maior o potencial criminoso do cabra, entende??? (E os porquinhos, tudo bem???) Meu total apoio ao manifesto!! FORA çERRA DJÁ!!!

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na gloBo – O que passa na glOBo é um braZil-Zil -Zil para TOLOS”

  • Eduardo, concordo e assino embaixo. Pode colocar meu nome e endereço de e-mail!
    Permito-me fazer algumas colocações:
    Este estado fisico e mental do Serra talvez tenha a ver com suas atitudes e postura ao longo destes anos todos que milita na política.
    Como é de conhecimento geral, Serra presidia a UNE e como presidente discursou no Comício da Central e dali saiu para o Galeão, de onde embarcou para o Chile para começar sua vida de “exilado político”.
    Penso que naqueles dias, já havia sido cooptado pelo governo americano. Esta aproximação com políticos de esquerda ou que participavam do governo Goulart que havia sido deposto é comumente feita pelo governo americano, pois o inimigo de hoje pode ser o amigo de amanhã.
    Grande parte destas estórias estão no último livro do Darcy Ribeiro.
    No Chile com o advento do golpe que derrubou Allende, foi retirado do estádio pelo pessoal da embaixada americana e levado aos EUA, onde diz cursou economina.
    Serra foi convenientemente educado e amestrado pelo governo americano ou seus representantes que o fizeram acreditar ser um predestinado para governar o Brasil.
    Serra acreditou e continua acreditando que de fato é o predestinado, o único e o mais capacitado para exercer o comando do país.
    Questionam-se muito os diplomas de engenheiro e economista que diz possuir, talvez sinta-se inferiorisado por não possui-los.
    Quando saiu do Brasil, estudava na Escola Politécnica da USP, não terminou o curso, Estava “exilado”!
    Nos EUA quem pesquisou, nunca encontrou qualquer dado sobre sua colação de grau.
    Uma bobagem, convenhamos. O presidente Lula nunca foi alem do certificado de torneiro mecânico e fez um excelente governo.
    Já o Serra sentindo-se predenstinado e nos seus momentos de solidão provavelmente sente falta dos diplomas que desejaria possuir.
    Apresenta-se como solução para tudo, inclusive por ocasião do surto de gripe suina, foi muito divertido ve-lo explicando que a gripe suina só era transmitida ao homem que estivessemos próximos do focinho de um porco quando este espirrasse.
    Quem quiser procure no YouTube, é muito divertido ouvir a explicação dada por ele.
    E de predestinação em predestinação frustradas porque tem sede de poder foi se tornando amargurado e rancoroso.
    Esta é a figura do Serra hoje, amargurado e rancoroso, imputando a tudo e a todos suas derrotas e frustrações.

  • Eduardo, como sempre, concordo com sua manifestação, e a endosso plenamente. Com mais dois já citados nos comentários (Soninha e Malacheia), falta só um para formar a tão temida quadrilha psiquiátrica…

    Boa sorte e boa saúde, a você e aos seus. E à cidade de São Paulo, afinal, nós merecemos…

  • assino e ratifico…dou fe, e aguardo ansiosamente domingo para enterrarmos de vez o vampiro da Mooca , cravando-lhe no peito oco um 13 de prata….

    • Temos q enterrrar só não Cerra,mas toda essa direitada toda,PSDB,PPS,PFL etc,pois aqui em São Luis essa direitada faz uma campanha igual ou pior do q a dai de SP. Se a direita perder o poder de q q eles vão viver??? Como vão fazer suas fortunas ilicitas do dia pra noite? O gov Dilma tem q aparelhar a Receita Federal pra descobrir esses enriquecimentos ilicitos,no começo,não depois do rombo feito. Todo mundo sabe dessses enriquecimentos só a Receita e a midia não. Isso não pode continuar.

  • Nos meus poucos conhecimentos como psicólogo, ainda não inventaram terapia para um tipo como José Serra, nem Freud, Jung, Moreno, Rogers, Skinner, Adler, Maslow, Melanie Klein, Pichon, Gregório Baremblitt, Lacan seriam capazes de curá-lo do estigma presente em sua alma, a obsessão por poder, perseguição a todos que se lhe opõem. Se ele seguir seu conselho Edú, espero que ele faça o que Pierre Weil fez para se curar de uma enfermidade, foi conviver com os monges tibetanos até entender todo o processo que o adoecia, o segredo está ao alcance de todos e chama-se Humildade e Simplicidade. Abraços

  • Não o reconheço, hoje, Sr.Serra, em nada e por nada. Nunca me iludi com seu discurso, mas a sua falta de respeito com o povo, com o eleitor, é brutal e inaceitável. Uma figura do seu naipe só faz mal à democracia e ao Brasil.

  • Caro Edu,

    Tens meu apoio, mas duvido que o “coiso” vá dar alguma atenção às suas palavras. Acho até que NENHUM assessor lerá o texto até o final, principalmente porque eles sabem que o TUCANIC está à deriva e afundando na capital paulista, o primeiro passo para a derrocada dessa espécie de político do Palácio dos Bandeirantes. Eles sabem muito bem que governamos com Erundina e Marta, sem nenhum apoio federal ou estadual…E sabem que São Paulo administrada competentemente e tendo o governo Federal como aliado, teremos a melhor administração que esta cidade já viu…A Marta já nos deu uma administração excepcional, sem apoio algum, imagina o que Haddad fará com as verbas federais que a dupla Serra-Kassab sempr recusaram!

    Enfim..era isso que eu tinha a dizer, espero que eles leiam pelo menos a tua carta…

  • Apoio totalmente a carta.

    Lembro ainda que já ganhei uma caixa de cerveja por ter apostado que o Haddad ganharia essa eleição, na época em que estava com um pouco mais de 3% das intenções de votos nas “pesquisas”, e que agora a minha nova aposta é que o Serra não chega à 30% no segundo turno, pena que ninguém quer apostar comigo.

    Abraços e até a vitória.

  • Parabéns pelo texto e pela coragem para falar tudo que está engasgado na garganta do povo paulistano, mas de todo o povo brasileiro, também! Sou de Brasília, mas mesmo daqui estou torcendo pro Haddad ganhar essa eleição! São Paulo não merece ficar mais nas mãos desses malditos tucanos. Eles arruinaram São Paulo e o Haddad vai ter muito trabalho pra colocar tudo nos eixos. Por isso, votem em Haddad no dia 28. Para uma São Paulo melhor! Como eu já vi em outros blogs: “De poste em poste, Lula vai iluminando o Brasil”.

  • De onde veio a grande fortuna do pai daquela menina Cristofher,não sei o nome,de SP,que matou os seus pais juntamente com o seu namorado e irmão do namorado????Isso a midia nem a Receita Federal sabe. O governo Federal tem q abrir o olho pra isso.

      • Décio,não tem problema ser rico,tem problema é ser rico ás custas de dinheiro público,o q leva a miseria,analfabetismo,falta de saude,falta de oportiunidades para todos etc etc. Eu vi falar q o Manfred trabalhava com o FAMOSO Paulo Preto,que o Serra disse q não conhecia no DERSA de SP. TE lembras dessa frase:Não se deixa um companheiro ferido no meio da estrada.

  • APOIADO!!!!!cairam as escamas dos olhos do paulistano- como cairam as escamas de saulo diante de ananias= citado no atos dos apostolos…..viva sampa..viva o povo paulistano……vivam os blogs……que furaram o blindamento ao psdb/serra……

  • O que faz Serra se tornar um demente,na verdadeira acepção da palavra,é a sua ambição.A ambição de Serra é maior do que sua capacidade.A essa ambição desmedida está associada a sua falta de carater,essa sim bastante patologica.Agora,meu caro companheiro Eduardo,não recomendo a Serra um tratamento psicologico.Mas outra coisa,um pouco mais radical,mas não digo o que é,para não me chamarem de maldoso.É isso,um caixão e vela preta.E que vá comer grama pela raiz,o mais rapido que puder.O ar de São Paulo não so ficará mais respiravel,como o Brasil irá agradecer.E eu,particularmente,irei soltar fogos de artificio e tomar uma garrafa de champanha.Seria até uma questão basicamente de higiene e saude pública se Serra desaparecesse do mapa.Não sou de querer o mal de ninguem,porem abro uma unica exceção com relação a Serra.Desse elemento nefasto quero distancia e a esse elemento das trevas desejo todo o mal do mundo.

  • meu caro Edu,endosso seu manifesto e concordo com cada vírgula que escreveu,e vou além,ele disse o que pensa realmente,uma pessoa que ressuscita preconceitos mil como este indivíduo só deve acreditar neles mesmo,para quem duvidava da sua”direitice”nada melhor do que ver ele mesmo se apoiando em teorias “Lambrosianas”,mussolinni e hitler agradecem..
    Deixa eu te comunicar Edu,os tucanos estão municiando a “bala-de-prata”no sindicado dos metroviários,o sindicado protelou uma greve que aconteceria no mês passado em troca da elaboração da contra proposta do governo,sobre plano de carreira,PR,etc,e o prazo se encerrou sexta passada sem que o gov. apresentasse a tal.O sindicato marcou assembléia para amanhã e é bem capaz que deflagrem a greve na quarta.
    O negócio é o seguinte:O gov.não apresentou proposta para fomentar a greve na véspera da eleição,na cabeça deles(vc sabe de são capazes disso) e com a ajuda do PIG,a greve poderia ser creditada no PT,apesar do sindicato hoje ser dominado pelo PSTU,e eles já disseram que não se importam com a repercussão eleitoral que a mesma pode ter,pois para eles PSDB e PT são a “mesma coisa”.
    Na cabeça da população,principalmente a paulistana,movimento sindical e PT são “a mesma coisa”,portanto,quem vai perder mais com esta paralização é o Haddad,porque o PIG jamais irá esclarecer a população sobre quem comanda o sindicato e para o tucanos,”perdido por um ,perdido por mil”eles vão para o tudo ou nada! e o PSTU nem esconde a satisfação em poder prejudicar o PT!
    Peço encarecidamente que vc através do seu blog e leitores comecem um processo de esclarecimento junto à militância!
    Força sempre!

  • Caro Eduardo,

    apenas um adendo ao brilhante manifesto: não é contraditório citar resultados do Datafolha estando com um processo na Justiça contra o referido instituto?

    Grande abraço.

  • Amauri Junior recomendou cadeia,
    Lula sugeriu aposentadoria,
    Eduardo Guimarães aconselhou tratamento psiquiátrico.
    Não tendo como discordar de tão relevantes personalidades, onde assino?

  • Sou de Porto Alegre,aqui o Fortunati ganhou graças as obras do PAC!Torço pelo Haddad,e sei desde muito tempo que o senhor Serra deveria se tratar,desde a época da gripe suina,que êle disse que para não se contagiar com a gripe,não era para nós nos aproximar de um porquinho,quando este espirrasse!!!kkkkkkkkk

    Outro assunto:Acho que o PT deveria reunir os sindicatos e as associações,para pedir mais coerência aos Ministros da Suprema Côrte,que estão assassinando reputações e mandando gente inocente para a cadeia!!Pelo lados da Côrte,já começaram os “Movimentos”,para verem a carnificínia!Que horror!!!!!

  • Edu, apoiadíssimo !! No próximo domingo, os paulistanos tem um dever a cumprir, como você disse no último parágrafo de seu belíssimo texto : ” CHUTAR O TRASEIRO DO SERRÓQUIO” …É 13….é HADDAD !!!!!

  • Só lembrando que o “melhor ministro da saúde da história” e “candidato mais preparado” acha(va) que ‘1) a gripe suína era transmitida pelo “espirro do porquinho”; 2) ônibus pioram o trânsito; 3) nordestinos são os responsáveis pela má qualidade do ensino em SP; 4) que pode entrar numa sala de aula de EF a qualquer momento pra ensinar matemática, mesmo sem saber fazer um cálculo simples de probabilidade; e 5) que o Brasil se chama Estados Unidos do Brasil.

  • É dez. É mil. É um milhão.
    Assino embaixo, caríssimo companheiro.
    Com toda sua envergadura, conseguiu expressar a “voz” de 49% da população de São Paulo, que já se decidiram por ter um NOVO prefeito. Aquele em que a direita, recalcada e raivosa, chama de “mais um poste de Lula” e que atende pelo nome de FERNANDO HADDAD.
    Aliás, Edu, Lula deveria ser condecorado, com, no mínimo, dois prêmios: Nobel da Paz, pelo trabalho duro e árduo no combate a pobreza extrema e Nobel da Física, pela transformação de dois postes, Dilma e Haddad, em serem humanos iluminados, em especial, pela competência de cada um deles.
    José Chirico Serra, também, deveria ser premiado. O Nobel de Química, por exemplo. Tá pensando que é fácil transformar horário político em esgoto!!!
    Desculpe-me pela grosseria, Edu. Um blog como seu não merece palavras tão ríspidas e baixas, mas, você conhece Zé Chirico, não conhece?
    Sinceramente, dá prá falar outra coisa?
    Beijo em seu coração.
    Audrey

  • Ressalvando a minha condição de não eleitor de São Paulo, faço questão de manifestar a minha concordância com a presente iniciativa. Por maior que seja a minha labuta cotidiana, não deixo de visitar este blog que já se tornou uma referência em toda a blogosfera deste País continental. Os seus primorosos textos contribuem para a formação moral, ética e cultural da nossa sociedade. Parabéns pelo excelente trabalho. Abraços fraternais.

  • É dez. É mil. É um milhão.
    Assino embaixo, caríssimo companheiro.
    Com toda sua envergadura, conseguiu expressar a “voz” de 49% da população de São Paulo, que já se decidiram por ter um NOVO prefeito. Aquele em que a direita, recalcada e raivosa, chama de “mais um poste de Lula” e que atende pelo nome de FERNANDO HADDAD.
    Aliás, Edu, Lula deveria ser condecorado, com, no mínimo, dois prêmios: Nobel da Paz, pelo trabalho duro e árduo no combate a pobreza extrema e Nobel da Física, pela transformação de dois postes, Dilma e Haddad, em serem humanos iluminados, em especial, pela competência de cada um deles.
    José Chirico Serra, também, deveria ser premiado. O Nobel de Química, por exemplo. Tá pensando que é fácil transformar horário político em esgoto!!!
    Desculpe-me pela grosseria, Edu. Um blog como seu não merece palavras tão ríspidas e baixas, mas, você conhece Zé Chirico, não conhece?
    Sinceramente, dá prá falar outra coisa?
    Beijo em seu coração.
    Neide

  • Excelente texto Eduardo!

    O Serra realmente precisa se tratar, de preferência na cadeia que é lugar de ladrão de dinheiro público. ( Privataria Tucana, entre outras maracutaias)

    Ele não tem plano de governo, porque sua única preocupação é atacar o PT! Mas, até que enfim os paulistanos deixaram de ser zumbis e acordaram e viram que com ele a tendência é São Paulo piorar.

    Viva Haddad!!!

  • Nao moro em São Paulo. Sou mineira, mas acompanho com interesse a eleição em sua cidade, caro Eduardo. E, se pudesse votar aí, certamente meu voto seria para o Haddad.

  • Apoiado ………assino em baixo……….Acho que Serra deveria se tratar mesmo pois tem duas personalidades e esquece suas promessas rapidinho, pra mim e pra muita gente Serra é O inelegível……..E assim ele deveria encerrar sua carreira política que sempre valorizou apenas uma classe sacial que é a dele mesmo…….

  • Há anos atrás um ex jornalista que conheço disse que entrevistou o Serra quando ele ainda não tinha destaque na política e comentou que teve péssima impressão, que sentiu algo de muito ruim nele. Detalhe: o jornalista era piguentinho.
    Ontem, na festa da liberdade, da diversidade e da alegria que foi o Amor em SP, essa multidão da foto http://revistaforum.com.br/blogdorovai/files/2012/10/galeranoite.jpg (aprende, PIG, isso sim é manifestação autêntica) ocupou toda a nova praça Roosevelt, dispostos que estão a preencher cada canto da cidade e fazer dela uma nova SP.
    Com a força que só a periferia precocemente arrancada de seus sonhos para a consciência crítica da dura realidade é capaz de manifestar, vibraram com Criolo, Emicida (cujas músicas deveriam ser objeto de estudo dos políticos paulistas) e clamaram por uma São Paulo com mais respeito, pelo fim das repressões, por mais igualdade, mais liberdade, mais solidariedade, mais amor.
    Para Serra e Kassab, deram um recado especial, porém impublicável (imaginem a cena…).
    Quem viveu sabe o momento mágico que aconteceu ontem, um dia para ficar registrado na história da cidade.
    Ninguém mais segura essa revolução.

    Edu, a recomendação ao Serra não poderia ser outra e tem todo o meu apoio.

  • Caro Edu, o texto, com exceção de “a maioria de um povo que o elegeu prefeito de São Paulo em 2004 e que, em 2008, atendeu indicação sua e votou em Gilberto Kassab”, está prefeito. A maioria que vem aqui, no seu blog, não votou no Serra, tampouco atendeu a indicação dele para votar no Kassab.
    Apesar de o texto reforçar o desespero do Serra, não concordo em enviá-lo a ele. Primeiro que não soma nada à nossa luta. Depois porque o Serra vai ignorá-lo solenemente. Isso se não usar o texto para atacar o Haddad, divulgando que foi o candidato do PT que sugeriu ao blog, que os tucanos e o PIG classificam de “chapa-branca”.
    Abraços

  • Infelizmente. Mas, no caso ou quadro histórico-politico de José Serra, esmiuçado no tempo, no espaço, nos cargos e funções, cumpridos ou abandonados, sobremodo no decorrer dos últimos 12 anos, o que afirmar sobre ele? E faze-lo de modo pensado, embora com tristeza ? Ao Serra aplica-se aquele jargão de sabedoria popular: de pau que cresce torto, até as cinzas também são tortas.

  • Creio que deveríamos, também, questionar o PSDB sobre a metodologia de identificação de jovens que tenham “propensão ao crime”, explicitada por José Serra na CBN, pra saber se, por acaso, seriam os métodos utilizados pelos “governantes” da Alemanha no final da década de 30 e início da década de 40…

    Meu apoio incondicional ao Manifesto.
    Roberto Ribeiro
    Rio das Pedras – SP.

  • Concordando integralmente com o MANIFESTO VERDADE, assino em conjunto. No entanto, gostariamos de dar um presente ao Sr. Seu Serra. Um presente que o Sr. pode usar o tempo todo. Ou seja, uma camisa. UMA CAMISA DE FORÇA seu Serra. O Sr. foi ENDOIDECIDO PELO PODER que não mais consegue ter.

  • José Serra, DEIXE A POLÍTICA.

    Não apenas vá se tratar, como se interna. Se interna em uma clínica, ou melhor, deixe que a CPI da Privataria te interne em uma CADEIA, que é o teu lugar. Dividinvo a mesma cela que o José Dirceu. Será a cela dos “Zés” da corrupção, HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • Edu, louvável a sua iniciativa. O texto me fez recordar a música de Palmeira e Biá (1973):
    quem planta vinha colhe uvas
    e quem planta chuva colhe tempestade. É o Brasil sendo a locomotiva de São Paulo?
    Um abraço e até a vitória!

  • Assino embaixo, mesmo sabendo que não adiantar.
    O caso do dr. Chirico se assemelha àquela velha piada do sujeito que retornou ao médico com os exames clínicos solicitados na consulta anterior. Depois de dar uma olhada nos resultados o médico lhe disse:
    Olha, se você tivesse vindo aqui a uns três anos atrás, a gente ainda poderia tentar alguma coisa…

  • Ao tempo em que leio os comentários inteligentes dos seus leitores, ouço pela televisão o julgamento da ação penal 470. Neste exato momento, prolata o seu voto o decano Celso de Mello Não imaginava que pudéssemos ouvir de ministros tão eminentes, coisas tão deslocadas da realidade do nosso País. Que esse julgamento se constitua num divisor de águas da nossa política, e não apenas numa obra revanchista das elites desse País, contra os representantes que ousaram atender as legítimas demandas das parcelas carentes da nossa sociedade. Ou seja, o Poder Judiciário está obrigado a usar da mesma régua, esquadro e compasso, noutros julgamentos similares, sob pena de macular de forma indelével a sua imagem.

  • SERRA CONTRATA MÃE DINÁH

    Serra propõe ‘kit-febem’ para crianças das escolas públicas que ele julgar ter ‘potencial para o crime’

    Como Serra pode saber qual jovem tem “propensão ao crime”?

    Blog Amigos do Presidente — 22/10/2012

    Ao responder a pergunta de um ouvinte da rádio CBN, no domingo, sobre o projeto dos candidatos à prefeitura da capital paulista para combater a violência e o consumo de drogas dentro das escolas, enquanto Haddad propõe inclusão social, cultura, esporte e atividades saudável, José Serra (PSDB) saiu-se com uma proposta preconceituosa e discriminatória:

    “Vamos combater em parte com prevenção. Temos um programa feito conjuntamente com a fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), antiga Febem, para aturar nos jovens que estão dentro das escolas que ainda não entraram para o mundo do crime, mas que podem ter propensão para isso. Então nós vamos fazer com eles um trabalho preventivo, que é identificar quem tem um potencial para ir para o crime ou para ir para a droga para poder fazer um trabalho de acompanhamento, de monitoramento e ajuda a esses jovens. Não são somente medidas de segurança, são medidas preventivas. Essa é a questão fundamental” – disse o tucano.

    PERGUNTA: Como Serra pode saber qual jovem tem “propensão ao crime”?

    Vai usar o critério dos maus policiais para prenderem os suspeitos de sempre: os alunos pobres, pretos, moradores de comunidades?

  • EDUARDO GUIMARÃES:
    Minhas reverencias ao grande ser humano que é vôce!!!
    Seu, exelente ,historico manifesto nos faz sentir vedadeiros
    cidadãos desse nosso grande BRASIL…
    Voce é um dos LULAS que eles temem…
    Apoiar as nobres ações de grandes Homens é obrigação de qualquer
    ser humano diguino sensato.
    Vôce é uma pedreira nos rins dos, da turma de la…

  • Assino em baixo. Concordo integralmente. Um abraço e parabéns pela luta incansável.É uma honra estar participando desse momento tão importante para a história de nosso país.

  • Aproveita, e manda um exemplar da PRIVATARIA TUCANA e como brinde O 1º MENSALÃO QUE O BRASIL TEVE O DO PSDB DE MINAS GERAIS e pra ficar se deliciando com a leitura, mande mais um encarte com A LISTA DE FURNAS, e pra quem sabe o método psicológico não funcionar, ganhará mais UM BEST SELLER , O CASO CACHOEIRA E DELTA. Assim, ele terá uma TRILOGIA e mais um BEST SELLER pra tirar a poeira, que anda naquela mente doentia.

  • O melhor mesmo a fazer, depois do ”chute no traseiro”, é o Serra se internar em uma clínica psiquiátrica; e depois, encarar o julgamento da Privataria Tucana.

  • Ouvindo a propaganda do Serra no rádio, o locutor, com voz grave, disse que “Haddad foi punido pela Justiça Eleitoral, por ter atingido a honra de Serra”. Ora, só se atinge aquilo que existe, não é? Desde quando Serra tem honra?

  • Todo apoio. Mas também quero dar um conselhompara o Cerra e o PSDB. Além de se tratar, cuidem para que ele se afaste da política, pois do contrário, ele irá implodir o PSDB. Embora não goste desse partido, acho que ficará muito sem graça as eleições sem ele. Derrotá-los de dois em dois anos não tem preço.

  • Que momento triste para a história da justiça brasileira. As condenações que agora ocorrem, são no mínimo animalescas e inacreditável.

    Os deuses ungidos do céu se realizam condenando José Dirceu. É assim mesmo. Zé Dirceu seguirá sendo o grande herói deste país. Não será essa condenação que fará o povo que conhece a história deste país e deste guerreiro político, que lutou contra a ditadura militar no Brasil, que lhe vai tirar seus grandes méritos como persona política.

    José Dirceu é um homem importante para história deste país. Lutou contra o regime autoritário neste país. Regime que torturou inclusive a presidente da república , Dilma Housseff. José Dirceu lutou para hoje vivermos em uma democracia. Não é possível que isso não tenha nenhuma importancia. Estariamos nós regredindo como seres humanos?

    Que horror…

    É preciso estar atento. Em Honduras o golpe ocorreu exatamente por esse meios. Olho aberto povo brasileiro…!

    José Dirceu é um homem de bem e guerreiro do povo brasileiro. Sua condenação vai fazê-lo maior. Sairá dessa como Mandela. Aliás é bom dizer que Mandela também foi preso e saiu da cadeia ainda maior.

    Dirceu guerreiro do povo brasileiro.

  • Bomba!!!!Lá no UOL,tem um banner,que mostra tres pássarinhos vermelhos,com os seguintes dizeres:”Querem Ajudar a Haddad destruir São Paulo”???Esta embaixo da foto do Ronaldinho(gaúcho)é só clicar e vai aparecer este banner!!!!

  • O STF parece juizes da LIESA (liga das escolas de samba) julgando por quisitos:

    Harmonia do crime,
    Mestre-sala e porta bandeira do crime,
    Enredo do crime,
    Conjunto do crime,
    Comissão de frente do crime e,
    Bateria do crime….

    …é o verdadeiro samba do criolo doido, com toga e adereços !!!

  • No lugar de Kit-Febem proposto por serra, esse higienista deveria ter vergonha na cara e perceber que crianças e jovens infratores não são os culpados da violência urbana. São sim, vítimas do descaso que o seu partido impõe no país inteiro onde governam.
    Fascista, lunático, irresponsável.

  • Apoio em gênero, número e grau esta sua carta aberta a Serra, caro Eduardo. Só acho que ele, ao recebê-la e como bom sociopata que é, não vai dar a mínima; pois despreza os seres humanos em geral e, muito mais, aos conselhos deles vindos… Viva Haddad e viva o PT!

  • Apoiado, Edu! Mas, nem Freud ajuda ele! O tucano está a ponto de infartar por que sabe que esta eleição funciona como o último prego no caixão político do vampiro!

  • Serra representa os valores do velho ciclo. Exclusão, uso do conhecimento (no caso dele semi acadêmico de economia) para locupletar-se. Quando em 2010 se posicionou contra o Mercosul, por motivos mercadológicos, reconheci tratar-se de um ser contra evolução de uma América Latina berço de uma nova civilização. O fato de seu comportamento psicopatológico é para tornar EVIDENTE como pensa seres antievolutivos ou melhor quais são os valores do velho ciclo.
    Com Haddad uma nova era de administração para a diminuição da desigualdade de renda das famílias.
    Assino o manifesto

  • Meu celular é android, como é o caso de milhões de eleitores de SP, coo se trata de um aparelho de preço acessível, algo em torno de 600 reais, Samsum Duo Ace, muitos eleitores estão sendo influenciados por esta mídia: O dia todo só matérias favoráveis ao Serra, este atacando o Haddad.s.

  • Perfeito, apenas sugeriria ainda que não procure atendimento psiquiátrico no AMA, mas não é necessário, ele deve ter convenio com o albert einstein.

  • Totalmente apoiado!
    Edu, se você não existisse, teríamos que lhe inventar. Eduguim e Haddad neles!

    A propósito, já espalhei a entrevista da CBN. Senti-me insultada.

  • Não fala coisa com coisa. Está tam tam. Pior do que o Serra são os piguentos que ainda insistem com o retrocesso que o Serra carrega. Talvez por muitos pensam igual ao Serra.

  • ♫ Mudei-me de São Paulo para Guarujá no dia da primeira vitória do Lula. Deixei entristecido a cidade onde nasci, me criei, me formei e trabalhei, aquela cidade das décadas de ’60 e ’70 onde, apesar da ditadura, a vida era de certa forma amena e havia esperança de que as coisas melhorariam com o tempo. Só pioraram.Hoje só vou lá quando tenho que enterrar algum velho amigo ou parente. Concordo com tudo que você disse, xará, menos o título da matéria. Não há tratamento para o Serra. E nem que houvesse ele mereceria. Dele não tenho pena, como às vezes tenho do Maluf: Sinto apenas raiva e desprezo.

  • Atenção! Serviço para o STF!
    Precisamos de um HC rápido, pois um homem de benz foi preso por uma ninharia (3 bi):

    “Polícia Federal prende Luis Octávio Indio da Costa, do Cruzeiro do Sul”

    Chamem o Gilmar Dantas ou o Joaquim Mendes!
    Não é justo que enjaulem um digno representante dos cheirosos por bagatela semelhante!

    Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2012/10/22/policia-federal-prende-luis-octavio-indio-da-costa-do-cruzeiro-do-sul.jhtm

    • o ara que foi rpeso é tio do candidato a vice do Serroso em 2010. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Meu apoio incondicional. Abaixo o Serra! Agora que ele escancarou de vez o rancor, a intolerância, o fascismo, a falta de visão social e os métodos retrógrados, quem com um pingo de juízo pode votar em semelhante criatura?

  • Caro Eduardo, eu apoio integralmente seu texto. Faço porém em solidariedade aos paulistanos.
    Embora Campinas não esteja na situação que se encontra nossa capital, não vamos deixar que assim fique e votaremos Márcio Pochmann!

    • VAI SE TRATAR O MAIS RAPIDO POSSIVEL, PODE SER CONTAGIOSO AO PARTIDO QUE O SENHOR REPRESENTA, ALIAS TAMBEM VOTAREI EM MARCIO POCHMANN EM CAMPINAS

  • Serra propõe monitorar alunos com ‘potencial para o crime’

    Ao responder a pergunta de um ouvinte da rádio CBN, no domingo, sobre o projeto dos candidatos à prefeitura da capital paulista para combater a violência e o consumo de drogas dentro das escolas, enquanto Haddad propõe inclusão social, cultura, esporte e atividades saudável, José Serra (PSDB) saiu-se com uma proposta preconceituosa e discriminatória:

    “Vamos combater em parte com prevenção. Temos um programa feito conjuntamente com a fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), antiga Febem, para aturar nos jovens que estão dentro das escolas que ainda não entraram para o mundo do crime, mas que podem ter propensão para isso. Então nós vamos fazer com eles um trabalho preventivo, que é identificar quem tem um potencial para ir para o crime ou para ir para a droga para poder fazer um trabalho de acompanhamento, de monitoramento e ajuda a esses jovens. Não são somente medidas de segurança, são medidas preventivas. Essa é a questão fundamental” – disse o tucano.

    Como Serra pode saber qual jovem tem “propensão ao crime”?

    Vai usar o critério dos maus policiais para prenderem os suspeitos de sempre: os alunos pobres, pretos, moradores de comunidades?

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/10/serra-propoe-kit-febem-para-criancas.html

    • Isso mesmo, Ruy… No seu idílio psicopata, Serra vai fazer um “trabalho preventivo” (leia-se, algo do tipo câmaras de gás ou campos de concentração) com os jovens negros, mestiços, nordestinos, pobres; enfim, todos que não forem patricinhas e mauricinhos dos bairros nobres de São Paulo. Já os outros que vêm das área nobres, que são “gente digna”, poderão “desfrutar à vontade” da cidade sem qualquer problema, pois a mesma estará livre da “poluição social e da feiura desse pessoal diferenciado”, que não frequenta shoppings, não usa roupas de grife, não vai a restaurantes caros, não estudou em colégios bons e caros, etc. Alguém já conduziu um programa social bastante similar a esse antes; se não me engano, na Alemanha, entre 1933 e 1945…

      • Fabio, quando voce diz ‘desfrutar á vontade’, eu penso que este desfrute inclui fazer aquilo que o serra pensa que os pobres, pretos e nordestinos ‘iriam’ fazer, e nem sequer imagina que os cheirosinhos o fariam….
        Aqui em minha cidade, que mais ‘desfrutaa vontade’ adivinha a que classe social pertence?

  • Sabias e SÉRIAS palavras.
    Apoio incondicionalmente.
    Espero que o STF não use o Domínio do Fato para livrar a cara deste cidadão e condenar você e nos por formação de quadrilha.

  • Viva a Democracia, viva o povo brasileiro, viva o Brasil

    As urnas se manifestam, gritam mais alto do que os reacionários que cada vez mais precisam desempenhar papéis hipócritas, que ou ninguém acredita (94%) ou fingem que acredita (6%), exceto os ingênuos de sempre (traços %)

    Apoio ao sempre defensor da nossa Pátria Eduardo Guimarães

  • O conservadorismo-elitismo do candidato Serra chegou ao século 19 e descobriu as teorias higienistas-lombrosianas. Ao recuperar e aderir a essas crenças pseudo científicas tão louvadas na época o candidato talvez esteja decidido a usar as medidas cranianas dos jovens adolescentes para avaliar seu potencial criminoso.
    Abraço Edu
    Estamos nessa

  • Quanto à carta ao Serra, concordo. Para o cínico “melhor ministro da saúde” (quanta injustiça com o Adib Jatene), e o “mais bem preparado” para governar (menos para fazer conta de dividir em sala de aula ou saber que o Brasil não é a República dos Estados Unidos do Brazil), tudo isto não passa de TROLL – LOL -LOL, Para ele o que importa é a bala de prata e o poder para depois vender a nossa Petrobrás, CEF, BB e o que mais cair em suas mãos privateiras.

  • Apoio integralmente o texto e fico pasmo pela decadência gigantesca que vigora em sua cidade e pelas espantosas alienação e burrice de uma população que só agora começa a despertar para os canalhas que ela mesma elegeu. São esses o “desenvolvimento” e a “metrópole” que vocês tanto exortam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????? Para mim sua descrição remota-me a alguma cidade do Haiti. Por sinal, o Haiti não está apenas no caos generalizado, mas também aparece claramente na ignorância de uma população que transformou-se na principal base de apoio de um psicopata que, juntamente com o seu grupo político, a ferra há mais de vinte anos. Mais do que tratar-se num hospício da loucura que claramente o acomete; uma pessoa com tamanho grau de agressividade gratuita, vitimização obsessiva e egocentrismo agudo como Serra sofre indiscutivelmente de transtornos mentais e emocionais; José Serra precisa pagar na cadeia pelos inúmeros crimes que praticou, dentre os quais podemos citar só para ilustração aqueles resultantes da roubalheira escancarada que aconteceu nas privatizações do governo FHC, comandadas pelos ex-presidente tucano e por Serra, que ao preço de doar o patrimônio nacional por valores ridículos aos estrangeiros, promoveram o enriquecimento ilícito de inúmeros membros do PSDB, entre eles o caudilho paulista. Para os alucinados que ainda duvidam dessas afirmações, sugiro uma consulta ao livro “A Privatraria Tucana”, de Amaury Ribeiro Júnior, o qual, através de provas documentais, e não usando ilações e fantasias, comprova todas as falcatruas realizadas durante aquele período nefasto da História brasileira, no qual serra e o partido reacionário que vocês ainda sustentam no Governo estadual, quase destruíram o Brasil. Torçamos para que se confirmem as pesquisas e domingo vocês comecem finalmente a fazer parte do Brasil, ajudando o país a varrer definitivamente esse canalha e sua corja da nossa realidade.

  • Tinha que mandar ele se tratar no primeiro parágrafo. ele vai ler a primeira frase e dizer “isso aqui é lixo. Quer que eu comente o que sobre lixo?”

  • Por obrigação,morei em São Paulo por pouco mais de quatro anos no início da década de 90.Fui relativamente bem recebido(os paulistanos são meio desconfiados,principalmente com os de fora de São Paulo,o que é perfeitamente compreensível) e aprendi a admirar o povo paulista.Espero,como carioca e como brasileiro que a escolha de seu prefeito seja muito bem feita e sinceramente creio que esta escolha seja o Hadad.Apoio seu manifesto e espero que o candidato Serra o leia com calma,reflita sobre ele e mude de postura.

    São paulo e seu povo merecem o melhor.

  • São Paulo e o Brasil estão perto de se livrar desse traíra que nunca foi fiel a nada. Líder dos estudantes na década de 60 saiu e deixou todo mundo a ver navio. Eleito, deixou todos os cargos para assumir o seguinte, traindo a confiança do eleitor paulista e paualistano. Além de tudo demonstra ser despreparado emocionalmente, um desequilibrado, psicopata…

  • José Serra, não apenas vá se tratar, como se interna. Se interna em uma clínica, ou melhor, deixe que a CPI da Privataria te interne em uma CADEIA, que é o teu lugar. Dividindo a mesma cela que o José Dirceu. Será a cela dos “Zés” da corrupção, HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    • Discordo de você, Thomperson.
      É profundamente injusto e impróprio equiparar José Dirceu com o Serra.
      O José Dirceu e o José Genoino são heróis brasileiros.
      A maioria dos juízes do STF é que demonstrou uma parcialidade e um partidarismo chocantes!
      São esses ministrinhos que condenaram Dirceu e Genoino que deveriam ser condenados pela evidente falta de dignidade e de escrúpulos que demonstraram ao condenar pessoas sem provas, baseados apenas em achismos, suposições, ilações e preconceitos.
      Não serão esses boçais inescrupulosos, hipócritas, partidários e reacionários do STF que vão dizer para mim e para milhões de brasileiros o que o PT, Dirceu, Genoino ou João Paulo Cunha são ou deixam de ser.
      São esses boçais inescrupulosos, arrogantes, hipócritas do STF que serão julgados pela história pela ridícula farsa montada pelo PIG chamada de “mensalão” e tomada como verdadeira pela maioria dos supremos vaidosos e lambe-botas do PIG.
      José Dirceu e José Genoino são verdadeiros patriotas e MUITO, mas MUITO melhores mesmo como seres humanos, como cidadãos brasileiros do que esses supremos palhaços.
      Já Serra, é um sociopata. Este sim, junto com os tunganos, roubou bilhões do nosso país em proveito próprio. Se considerarmos as riquezas de nosso subsolo que foram entregues juntamente com a privatarização da Companhia Vale do Rio Doce, os tunganos tungaram do nosso país e do nosso povo trilhões de dólares!
      Cadê o prevaricador geral da república, Jô Gurgel, e os supremos hipócritas e boquirrotos para punir os verdadeiros ladrões do nosso país, contra os quais há inúmeras provas, e não meras suposições, ilações, deduções e preconceitos como nos casos de Dirceu, Genoino e João Paulo Cunha ?

  • Sou eleitor na Paraíba. Nos últimos 10 anos, o Serra em 4 eleições (2 turnos em 2002 e mais 2 em 2010) botou a cara no meu televisor, pedindo o meu voto.

    Apesar de ser eleitor em outro Estado, sou contribunte compulsório do Tesouro Paulista, via ICMS. Portanto, sinto-me no direito, ou melhor, na obrigação de endossar o manifesto do Edu, mandando Serra se tratar.

  • Sinceramente, dar conselhos ao Serra é perda de tempo, ele é incorrigível.
    Quanto à entrevista dada à CBN, possívelmente ele nomearia o Telhada da ROTA, que segundo ele é um grande defensor dos direitos humanos, para identificar os alunos com potencial para a criminalidade.

  • Apoiado!

    Permita um complemento.

    Prezado José Serra não se desgaste nesta campanha, guarde energia para brigar pela indicação do seu nome como candidato a presidência em 2014.

    O senhor é imagem da oposição e não vejo ninguém tão preparado para levar as bandeiras do PSDB.

    Força Serra 2014!

  • Alguém sabe dizer quando vem a nova fornada de pesquisas ? Acho que vai ter mutreta deles. Vão dar um jeito de arrumar uns 6% para o Serra para dizer que o Haddad está caindo e dar novo ânimo aos Golpistas . Sei não , tirando as estupidez do Serra, tô achando a direita cozinhando alguma coisinha por aí !! Tem muito COLONISTA quieto demais para o meu gosto . Conclamos todos os que amam São Paulo , de hoje até Domingo, mobilização Total e todo cuidado é pouco .

  • Apoiado. O problema é que o destinatário não lerá.
    Justamente por não conseguir receber críticas, deverá morrer politicamente sem deixar saudades inclusive entre seus eleitores.

  • Eduardo,

    Parabéns pelo texto que, em linguagem concisa, direta, mostrou porque naufragou a candidatura do destinatário, e, prncipalmente, recomendou-lhe procurar uma ajuda que há tempos o referido necessita. Particularmente, creio ser caso de internação. De preferência, perpétua.

  • Apoio a carta integralmente.

    O tratamento do destinatário deve incluir a terapia da reencontro com a verdade e de devolução dos bens materiais do povo brasileiro que desapareceram em benefício deste político-doente e de sua família. Ao devolver ao povo os bens ilegalmente dele tomados, as alucinações e agressividades deverão desaparecer e ele estará curado. Ao final do tratamento, talvez possa desfrutar a vida tranquilamente em Trancoso. Mas não na mansão que terá sido devolvida. Ele arruma uma barriquinha bem ecológica e vai lá apreciar a lua.

  • Mais um excelente post, Edu!
    Que bom ver o povo de São Paulo se levantando contra esta figura que deveria (quisera deverá) responder por seus crimes em relação ao patrimônio público! Será que é sonhar demais com a privataria tucana ocupando o lugar do “mensalão”?

  • Concordo, e faço apenas um acréscimo:

    ” Você mente, José Serra, porque é incapaz de se defender das acusações do livro “Privataria Tucana””
    Você mente, José Serra, porque voc~e se revelou uma fraude, um truque barato de mágico de circo, alguém sem consitência, sem propostas; cuja única ideologia é mesquinha e pessoal: quer, a qualquer custo, ser presidente do Brasil….talvez para repetir, no país todo, o desastre que foi sua administração no que um dia foi o Estado mais próspero da federação; e hoje é um monte de ruínas; uma casca; um fantasma de uma promessa de desenvolvimento”

    Faça um favor a você mesmo: entregue-se às Justiça (não ao STF)

  • Essa história de identificar o “potencial criminoso” de estudantes beira o ridículo pelo que tem de primário na estratégia.

    Na verdade, isso só confirma uma de minhas suspeitas: a de que aquela pesquisa do DAtafolha que analisa o espectro ideológico do eleitor tinha, antes de tudo, a finalidade de orientar a campanha tucana.

    Segundo a pesquisa, “62% acham que a maior causa da criminalidade é a maldade -34% a atribuem à falta de oportunidades iguais para todos.”

    Deu para entender aonde quer chegar o candidato tucano?

  • E muito facil o demente José Serra identificar um ¨potencial criminoso¨,basta que ele se olhe no espelho.Ou será que para ele é tão dificil assim.Até Lombroso um dos pais da teoria antropologica do crime,ao final de sua vida,repudiou a teoria segundo a qual um criminoso pode ser reconhecido pelas suas caracteristicas faciais e pelo meio em que se desenvolveu.José Serra,alem de um notorio fascista,é um imbecil anacronico.

  • Olá Eduardo e demais leitores.

    Me atrevo, mesmo sendo recem chegado, a tecer um só comentario. O texto está, como disseram antes, claro e consiso, sem medo de demostrar lado (ou seja, sem falsa imparcialidade) o que não impede de ser objetivo. Uma única frase destoa disto tudo: “depois que São Paulo chutar o seu traseiro no próximo domingo”.

    Não nego que é o quero e acho que acontecerá, mas achei fora de lugar a frase.

    Só isso. No mais: gostaria de votar em são Paulo. Assim estaria preparando a minha chuteira 🙂

    Abs, Daniel

  • Eduguim, cê tem certeza que seu negócio é vender auto-peças?
    Porque com um texto destes, fica muito claro que a tua vocação é para o jornalismo!
    Alguns aí disseram que o coiso não vai ler, mas eu tenho cá pra mim que alguém lá do lado dele vai, e o que é pior, vai concordar com tudo. Só é pena que mesmo assim não vai mudar de lado.
    Esse treco de ‘potencial criminoso’ é pra rir ou pra chorar, eu ainda não entendi.
    A malandragem do lado de fora vendendo os bagulhos pra meninada na porta das escolas e o sujeito vai se preocupar em procurar alguém ‘violento’ lá dentro…baseado em estudos da ‘Fundação Casa’…
    Se a Febem (é febem mesmo, não tem nada que mudar o nome só pra ficar bonitinho, afinal aquilo não é partido politico) não dá conta da sua função, vai dar palpite na função dos outros como?

    • E bem nesse dia, 28 de outubro, em que é comemorado o “Dia do Funcionário Público Estadual”, nós nos veremos livres desse algoz. Se Deus quiser. Não haveria presente melhor que esse no nosso dia.

  • A respeito do referido potencial criminoso, talvez a proposta seja identificar crianças e adolecentes com perfil similar ao do candidato em questão.
    Infelizmente nas escolas estão ensinando nossas crianças a serem imbecis incapases de raciocinar e de fazer escolhas tornando os assim simples de serem manipulalados.
    Cidadão sem intelecto e sem capacidade de raciocinio toma decisões por instinto ou emoção o que invariavelmente os torna fraco…..(Povo fraco, povo manipulavel.)

    Parabens…..

  • Prezado Eduardo,

    Tens meu apoio. Já passou há muito a hora desse energúmeno sair da política e se dedicar à sua aposentadoria. Espero vê-lo logo de pijamas em casa resmungando do mundo, por ninguém compreendê-lo.

  • Tratamentos: contra suas sandices, contra seu aleijão moral, contra sua lesa pátria, que surrupiou o país com as privatarias no desgoverno do psdb. Cadeia para esses usurpadores da nação.

  • Concordo plenamente. O Serra, graças a aura de impunidade que lhe confere a “Justiça” no Brasil, considera-se, visivelmente, um cidadão acima da Lei, inimputável.

  • Esse é um dos políticos já por demais testados por ´todos os paulistas e que nunca deu certo. Não sei porque a insistência de tamanha insensatez. Dirão, talvez: falta de quadro na escassa representatividade do PSDB. Concordo. Mas, todos os demais partidos, excetuando os decadentes, são dinâmicos e se renovam. E por que não esse PSDB? Caciquismo, incompetência ou ausência de qualificações? As três razões, seria uma catástrofe.

  • Eduardo, Contra o Serra Privata, sempre terá meu apoio. Não suporto ´Psdb e Dem, pra mim são organizações mafiosas, com a unica finalidade de deixar o Brasil e os brasileiros vivendo na idade média enquanto doam nossos bens, e dignidade em troca de alguns milhões.

  • ocasionalmente o serra representa a elite imortalizada das academias mumificantes, o pessoal que levou quinhentos anos (desde que matavam nativos e escravizavam importados) reprimindo os que
    NÃO TEMIAM SABIAM COM QUEM ESTAVAM FALANDO…
    mas DEPOIS DA DITADURA, E DE SARNEY COLLOR FHC ( X 2) nós aprendemos…
    pelo menos em quem não votar…

  • O quedizer depois de uma disertacao tao perfeita sobre Jose Serra. Estou so colocando algumas palavras para simbolizar minha alegria de ler o Eduardo. Nao voto em Sao Paulo, que pena! senao seria mais um voto pro Hadad. Espitualmente torco pa que ele Serra tome tome uma lavagem, creio que perdera com uma diferenca de mais de 1.6000 milhoes de votos

  • Incrivel como todos os seguidores deste blog são analfabetos. Todos sindicalistas? Funcionários de estatais que ganham dinheiro do povo pra ficar “blogando” pelo PT?

  • Os Paulistas têm uma oportunidade ímpar de livrar sua cidade-estado-nação, desta maldita criatura sobrenatural que atende pela alcunha de: Vampirão da Móoca! Cerre-se a CRIPTA…PARA A NOSSA ALEGRIA!

Deixe uma resposta