2013, o ano do golpe

Análise

Antes que 2012 termine, há que refletir sobre o que boa parte da opinião pública – a parte que não embarca na politicagem da oposição demo-tucano-midiática – já intui e comenta, que 2013 baterá o recorde de todos os anos anteriores do pós-redemocratização em termos da infatigável guerra da oposição midiática contra o governo federal e o partido de sua titular.

E a primeiríssima reflexão é a de que, hoje, é muito menor o contingente que tenta desqualificar sem discussão a premissa golpista em um país de tão larga tradição nessa prática compulsiva de uma elite que luta ferozmente para manter privilégios que fizeram do Brasil o país virtualmente mais injusto do mundo – pois os mais injustos são países paupérrimos da África.

Há menos de um ano, quando se falava em golpe diziam que não havia “clima” para tanto, que seria paranóia etc. Hoje, o discurso persiste inclusive entre setores que se dizem “de esquerda”. Todavia, aumentaram exponencialmente os que enxergam o esforço golpista, que se traduziria em mais uma tentativa de golpe “institucional” na América Latina

As recentes experiências golpistas hondurenha e paraguaia, como se sabe, sucederam a tentativa venezuelana lá em 2002, desfechada sem sucesso, ao contrário das duas que sobrevieram e que vingaram, fazendo salivar aqueles que, ao longo do século XX, espalharam quarteladas golpistas pela região.

Recentemente, li no Twitter um desses militantes da mídia disfarçados de “esquerdista” que, ironizando um texto meu, perguntava como seria possível um golpe sem censura a jornais. Espantoso, não é mesmo? A gente fica sem saber se é ignorância histórica ou má fé, pois é difícil achar alguém minimamente escolarizado que não saiba o papel da imprensa no golpismo nacional do século XX.

Mas vamos em frente. A segunda questão é a da razão para os flertes com o novo modelo de golpe, o modelo “institucional” com o qual se pretende tirar do cenário político candidatos de esquerda com alta aprovação e expressivo eleitorado como Manoel Zelaya, Fernando Lugo e Hugo Chávez.

Não me parece polêmico afirmar que a oposição tem cada vez menos perspectivas de retomar o poder em 2014. Recentes pesquisas de opinião dos institutos Datafolha e Ibope revelaram que o PT não tem um, mas dois candidatos em condições de se eleger em primeiro turno. E que a oposição conta com nomes cujo desempenho é fraquíssimo.

As razões para esse favoritismo do PT para as eleições de 2014 deveriam ser claras para todos, mas o fato é que a mídia, a oposição e a militância oposicionista-midiática parecem que acabam acreditando naquilo que inventam e difundem como fatos, mas que não passa de distorções, invenções e desejos.

Há, pois, que entrar no terceiro tópico, o das armas que cada lado tem para enfrentar a contenda que se avizinha, a de 2013, que só perderá em virulência para a de 2014.

Do lado da oposição midiática, o armamento é farto, diversificado, sofisticado e multibilionário. Apesar da oposição formal (partidária) exangue, sem votos, sem propostas e que vai encolhendo a cada eleição, há os grandes impérios empresariais, com destaque para os de comunicação – pelo protagonismo e pelo poder –, e os não menos importantes tentáculos do Judiciário e do Ministério Público.

Mas não é só. A CPI do Cachoeira revelou que a base aliada do governo Dilma é infinitamente menor do que parece, pois o PMDB, o PSB e os pequenos partidos de direita que a compõem já se revelaram inconfiáveis, chegando a atuar em consonância com a oposição partidária, a mídia e os braços destes no Judiciário e no MP.

Como para manter a base aliada é preciso fazer concessões para não incomodá-la, a possibilidade de reação do governo e do partido de sua titular se reduz drasticamente, como ficou claro, mais uma vez, na CPI do Cachoeira, quando o fato de muitos peemedebistas serem donos de veículos de mídia blindou a Veja naquela Comissão.

Os acordos escancarados entre a oposição formal e o PMDB foram ainda mais longe, chegando a blindar, também, aquele que, com base em uma fartura impressionante de provas materiais e testemunhais, pode ser considerado o segundo homem do esquema criminoso goiano, que atingiu a marca do bilhão de reais, fazendo os valores do mensalão “petista” parecerem gorjeta. A impunidade de Marconi Perillo, assim, mostra quão poderosa é a coalizão golpista.

O que, então, resta de armas ao governo Dilma e ao PT? Apesar de menos rápidas e ruidosas, as armas desse lado não são desprezíveis. E a “caneta” é a principal. Desta, decorrem o que uma perspicaz leitora com a qual conversei por telefone dia desses chamou de “pacotes de bondades”, dos quais decorre a popularidade estratosférica de Lula, Dilma e PT.

Mas tudo vem do fato de que esses atores governam o país, tendo como produzir políticas públicas que fazem com que o eleitor reflita que não dá para trocar o certo pelo duvidoso com base em discursos moralistas entoados por aqueles que não têm a menor condição para fazê-los e em discursos sobre a economia que se chocam com a realidade econômica da sociedade.

A “caneta” do governo petista reduziu os juros de forma inédita no país, aumentou os salários, praticamente extinguiu o desemprego, fez disparar o crédito ao consumidor e, ainda que em ritmo infinitamente menor, fez cair, de forma inédita, a concentração de renda.

Já foi amplamente explicado, nesta página, que a estratégia da direita midiática faz todo sentido do mundo, pois simplesmente não tem o que oferecer. As políticas sociais petistas como, por exemplo, o Bolsa Família e as cotas nas universidades públicas vão se impondo contra os discursos que tentavam desqualificá-las perante a sociedade.

O Bolsa Família, há tempos que só vem sendo criticado pelos militantes da oposição midiática, pois os políticos oposicionistas não têm coragem para atacar um programa tão popular. E agora são as cotas, às quais até o governo tucano de São Paulo vai se rendendo, mesmo que com reticências contra as cotas raciais. Mas está sendo quebrado o paradigma.

Contudo, se o PSDB, o DEM e o PPS fossem vistos como partidos com credibilidade para investirem no social, não estariam fora do poder. Esses partidos, com os discursos virulentos de outrora contra políticas sociais petistas e contra o modelo de desenvolvimento e gestão econômica vigentes, carimbaram-se, ao lado da mídia, como agentes dos ricos.

Eis que chegamos à inviabilidade da disputa político-eleitoral como forma de a oposição midiática retomar o poder. Teria que haver uma hecatombe econômica no Brasil, com forte queda de renda e com expressivo aumento do desemprego e da desigualdade para que vicejasse um desejo da maioria por mudança.

Mudança só é desejada quando se está mal-acomodado, e não haverá discurso sobre “pibinho” ou “corrupção” que faça a sociedade achar que a sua vida vai mal justamente quando mais e mais pessoas vão sendo incluídas no mercado de consumo de massas e no mercado formal de trabalho.

Não que não haja desejo de mudança. Há e até ficou muito claro em 2012, com o impressionante desempenho do PT nas eleições ao vencer no maior colégio eleitoral do país, São Paulo, capital que, até há alguns meses, era considerada a mais sólida fortaleza oposicionista. Só que é um desejo de mudança em favor do PT em vez de ser contra.

Com a resiliência do potencial eleitoral do PT e com a ausência de perspectivas e de discurso da oposição, basta a menor reflexão para concluir que esses poderes que anseiam pela retomada do poder para pôr fim, sobretudo, à distribuição de renda em curso, não se conformarão em ficar mais quatro anos fora do poder, a partir de 2014.

O golpe “institucional” à brasileira, pois, já está desenhado. Lula, o “odiado” (pela direita microscópica e midiática) dificilmente deixará de ser denunciado por iniciativa da mesma Procuradoria Geral da República que dispõe, também, da prerrogativa de denunciar presidentes da República.

Roberto Gurgel, o atual procurador-geral, pertence ao mesmo grupo político – sim, o Ministério Público tem correntes políticas muito bem definidas – do antecessor, Antonio Fernando de Souza, autor da denúncia do mensalão “petista”. E ficará mais sete meses no cargo. Uma eternidade, em termos de tempo para tentar inviabilizar Lula e Dilma como candidatos potenciais à sucessão desta.

Quanto ao STF, ainda restam a Dilma duas indicações – uma para a vaga do recém-aposentado Carlos Ayres Brito e outra que decorrerá da aposentadoria precoce do ministro Celso de Mello.

Na hipótese de que o recém-nomeado Teori Zavascki se revele um legalista como Ricardo Lewandovski, com José Antonio Dias Tófoli e com duas novas indicações racionais por Dilma, seriam cinco ministros que, ao menos em tese, barrariam o golpismo naquela Corte em meio a um total de onze.

As ministras Carmem Lúcia e Rosa Weber dão esperança de comedimento ainda que tenham se acovardado durante o julgamento do mensalão, mas só no que tange ao núcleo político daquela ação penal, núcleo esse que a mídia deixou muito claro que não aceitaria que não fosse condenado. Assim, o jogo ficaria equilibrado.

Todavia, também no STF ainda restam vários meses de sobrevida ao núcleo golpista, pois as novas nomeações para aquela Corte sempre demoram a se concretizar.

Não chega, portanto, nem ao final de 2013 o prazo para a direita midiática desfechar seu golpe “institucional”, limitando ao ano que entra o prazo máximo para impedir que os candidatos do PT à sucessão de Dilma dêem uma nova surra eleitoral na oposição demo-tucana, o que obrigará o modelo nacional de golpe a se aproximar do modelo-relâmpago do Paraguai.

  • Heidi Maria

    Edu,

    A gentalha pode planejar o que quiser mas o único empecilho será o povo. Eu vou sair as ruas, quantas vezes precisar, para mostrar que meu nome também é Lula.

    • Caríssimo Edu, mair uma vez parabéns pela análise.

      Se você um dia quiser trocar a atividade de representante comercial pela de comentarista político, estou certo de que não lhe faltarão convites (é claro, desde que a grande mídia deixe de ser o que é e se transforme numa mídia com diversidade de opiniões…)

      Agora, aos fatos: vontade de dar o golpe é o que não falta. Mas não falta mesmo!

      Mas apenas vontade não basta. É preciso ver se os eternos golpistas têm competência para tanto.

      O que acho? Sei lá. Não tenho como responder.

      Se bem que no fundo, no fundo, acredito que por maior que seja a vontade do golpistas, falta–lhes competência e coragem para o “Ato da Grande Redenção” (como eles devem pensar).

      Antes de concluir, tenho que lhe dar os parabéns pela belíssima família que você tem, E que sem dúvida explica por que você é um combatente do bom combate,

      Um grande abraço

    • Nádia

      Heidi, estou com você, também sairei às ruas, gritarei em todo lugar que puder me manifestar. Golpe novamente NÃO.

  • Haroldo

    Eu sei como o PT pode evitar ser molestado pelazelite-mídia-tucano-demo-seilámaisoque: parar de fazer falcatruas. É um método bem eficiente. Diz pra Rose parar de traficar influência, pro Dirceu parar de fazer esquema com senhores probos como Marcos Valério, que não vai mais ter incomodação.

    • eduguim

      de que adiantaria se Perillo continuasse roubando enquanto comparsas como você conyinuariam a acobertá-los? Melhor será usar as armas disponíveis e chutar de novo o vosso yraseiro golpista

      • priscila maria presotto

        BOA Edu!!!!!.Afffffff ,eles não cansam…..

        • NEO

          .
          A direita roubou e rouba o país a 500 anos, com destaque aos privateiros e aos governadores protegidos pela mídia partidarizada…. Dizer que o PT rouba é ser inocente-útil (ou idiota masificado mesmo….) na recolocação dos ladrões tradicionais no poder ou é má fé mesmo…….. A diferença não é que ou se o PT rouba, pois o PSDB e o DEM não são nenhum convento…. A diferença dos dois não é esta! A diferença é que um defende um projeto de país com inclusão social e progressista ao passo que o outro apenas defende velhos privilégios de poucos com a desgraça de muitos….. Faz falta ser tonto para não perceber essa sutil e GRITANTE diferença!!!!

          • MarcRJ

            A direita roubou o pais a 500 anos????
            Como eh que eh?
            Brincadeira esse tipo de comentario….soh pode….

      • Nádia

        Truco!

    • FRANCISCO CARLOS

      Haroldo, deixa de ser babaca, se a presidente Dilma continuar com uma política cada vez mais forte no viés social, se contruir mais 1.000.000 (Hum milhão de casas do Minha Casa Minha Vida), se manter crescente a renda do trabalhador brasileiro(e manterá), mantendo o nível de emprego, esses FDP da oposição midiática terão que chupar o dedo por DEZ ANOS ainda. Tô com LULA e brigo por ele.

    • Ricardo Lima Vieira

      Explica pra mim por que não teve (e por que, com certeza, não terá) incomodação para o Azeredo e o mensalão “mineiro” (não pode falar “tucano”, né?). Por que não teve (e, provavelmente não terá) incomodação para Serra e amigos em relação à privataria, mais cheia de indícios que a luz vermelha no puteiro…

      Indignação seletiva, para eu ser educado com você, é, no mínimo, má fé.

  • Rossi

    O golpe pode vir após ensaios bem sucedidos de pequenas sabotagens,como os apagões(Galeão?!),que poderão num crescendo,engessar a economia,provocar soluços inflacionários e retorno às velhas taxas escorchantes de juros,boicotes nos transportes,incluindo aéreos,faltas de mercadorias,gerando insatisfações insufladas pela mídia conservadora de sempre.Banqueiros,apesar de jogarem prá platéia,não assimilaram a queda dos juros.Interesses contrariados no setor de energia também estão pondo as unhas de fora,com apoio dos jornalões.A coisa,inicialmente se dará nas sombras,só se revelando após nítidos sinais de vitória,inclusive na esfera jurídica.Já vimos esse filme.

    • Jonas Galaghi

      Então o apagão no Galeão pode ser estratégia da direita para embasar um futuro golpe. De incompetência nem se fala. Uau !
      Caras , cada dia é um renovado espanto com a vossa capacidade de justificar o injustificável.

      • FRANCISCO CARLOS

        Otário, Belo Monte, Santo Antonio e Girau nos garantirá energia por no mínimos mais 20 anos…. Faltou às Cemig da vida investirem em nova tecnologias…

        • A Light foi vendida na privataria do THC. Depois que os “investidores” sugaram o que puderam, venderam a empresa à Cemig, do Aébrio. E a direita diz que a culpa do apagão é da Dilma…

          Aliás, tomara que a Eletrobras consiga retomar as empresas elétricas. Energia elétrica é importante demais para deixar nas mãos dos investidore$ amigo$ do THC.

      • Nádia

        e não foi só isso não Sr. desavisado, são tantas desde que Lula entrou, que só os que estão no mundo da lua não consegue enxergar, viu? como precisamos de regulação dos meios, para que pessoas como você saia dessa letargia, hipnotismo e enxerga o que nós vemos, são tantos boicotes, que não cabe aqui descrever. Tonto.

  • Thiago Silva

    Edu, devo discordar desse trecho:

    “Mas tudo vem do fato de que esses atores governam o país, tendo como produzir políticas públicas que fazem com que o eleitor reflita que não dá para trocar o certo pelo duvidoso com base em discursos moralistas entoados por aqueles que não têm a menor condição para fazê-lo e em discursos sobre a economia que se chocam com a realidade econômica da sociedade.”

    Foi exatamente isso que aconteceu em Diadema, um discurso moralista, de um jovem herdeiro milionário do que há de pior na política local – gente que grilou terras públicas e enriqueceu no governo – que embora em choque com a realidade essa versão ganhou as eleições aqui, e de forma devastadora.

    • jd

      Na política(gem) local normalmente funciona, mas na nacional fica um pouco mais difícil.

    • Simas Mayer, Hebert

      Meu caro,
      Nem dá pra prosseguir na leitura, corrida. Vc me obriga a concordar com seu raciocínio; alertando q, essa, é uma prática política adotada, ultimamente, Um candidato com um bom nível de visibilidade é apresentado, a mídia faz o seu trabalho, pra encher o balão desse candidato; fácil se conseguir número suficiente, necessário à eleição. Se percorrermos todas as vitórias eleitorais da chamada direita, verificaremos q se é possível eleger um candidato, sem conteúdo. Em Diadema deve ter acontecido , essa jogada. Em Salvador, no Chile, no México…. a mesma coisa; aconteceu.
      Abraço, fraterno

  • Flávio Louzada

    Eu digo e repito, a Dilma precisa ter a PF na mão. Precisa ter um íntegro comandante, um Paulo Lacerda no comando da PF. Só assim ela terá ferramentas para pegar aqueles que nas sombras tramam contra ela e contra o povo.

    Imaginem apagões elétricos, piquetes em estradas, crise de abastacimento de comida. Como o governo reagirá a isto?

    • Ricardo Lima

      Dilma poderia desfazer a “burrice” que o Lula fez, e renomeá-lo. Boa idéia! Até porque saberíamos mais verdades sobre o próprio PT, eventualmente.

  • Poderíamos discutir alguns parágrafos, mas o texto em quase sua totalidade é correto e expõe a verdade cotidiana.
    O Gurgel terá cinco meses para pensar e abrir inquérito contra o Lula. O inquérito será aceito pelo JB e Lula será condenado.
    Os empresários brasileiros, quero dizer, donos de empresas no Brasil, não irão investir de modo a que a Dilma fique contra as cordas e desmoralizada. Os empresários apoiarão o novo Presidente que restabelecerá as margens de lucro extorsivas, o desemprego e a inflação.
    O PIG e o STF, encontrarão uma agulha no palheiro para culpar a Dilma e destruí-la.
    O povo não politizado, não irá às ruas e o politizado ficará em casa.
    O Brasil e os brasileiros, vão perder de novo.
    1963 está acabando, Viva 1964 !

    • Quem pensar que o povo não irá às ruas defender Lula e Dilma vai tomar uma bordoada da qual jamais se recuperará.

      Não pense que essa escumalha consegue fazer tudo o que quer, aliás a coisa é exatamente o oposto disso.

      Os cardeais do STF vão se arrepender amargamente de terem brincado com a República protagonizando a palhaçada travestida de julgamento que se observou este ano. Eles já passaram da conta e deram um pulo maior que as pernas, o tombo ocorrerá inexoravelmente e será muito pior do que eles estão imaginando.

      • Salvador Ferreira

        Ruy Acquaviva.
        Que todos os anjos em revoada digam amem.

      • Em 1964 as pessoas jovens eram muito mais esclarecidas e lutadoras, porém deu no que sabemos.
        Hoje todos estão preocupados com suas férias em Miami, os cartões de crédito e as compras nos shopping centers.
        Não sairão em apoio.

        • Simas Mayer, Hebert

          Sei, não. Vc’s cheiram à pijama… dormido. Esqueceram q os Chefes Militares têm juízo e sabem qual o destino – passado os velhos tempos de massa popular sem horizontes, daqueles q viajam em conversas midiáticas. Depois, pelo q vejo, os soldados estão fazendo tanta ordem-unida, na Amazônia, no Pantanal, por si, só, q não têm tempo pra serem cooptados pra aventuras, tipo, de antigamente… Vejam na Venezuela: meia dúzia, fardada, prendeu; milhares gritaram q não aceitavam e exigiram o homem, de volta. Aê, a meia dúzia, inicial, se viu diante de milhares, fardados, trazendo de volta o homem. Atualmente, aquela meia dúzia. usuários da velha elite, venezuelana, reza pra q o homem morra.
          Sobrou a oração…
          Tudo bem; os organizadores do teatro, pelaê, arquitetam novos movimentos… Mas o q vemos, mesmo, são os sussurros da oração, agourenta.
          Vc’s, q identifico mto bem, não têm o q fazer, de saudável. Simples, assim.

  • Tonelias

    Eu acompanho conversas de pessoas que não vivem a política e observo que elas estão começando a enxergar que os noticiários são por demais tendenciosos, falsos e exagerados. Creio que as pessoas dão o valor real ás conquistas que o povo alcançou, pois é evidente e não dá pra tirar o mérito do governo Lula e atualmente o governo Dilma. Comprar briga com eles é botar o povo nas ruas pra defender tudo que se construiu nesses últimos dez anos, eu espero.

  • Caro Eduardo,

    Em primeiro lugar, desejar vida longa e coragem para continuarmos lutando contra as iniquidades. Sobretudo de uma direita brasileira, raivosa que se tornou ruidosa por conta do aparato midiático que dispõe. Em segundo lugar, o seu raciocínio sobre o risco do golpe institucional a la Paraguai ou Honduras tem toda razão de ser. Está no DNA da direita brasileira. Os grandes veículos de imprensa são a correira de transmissão do pensamento desta elite caquética que não se cansa de conspirar contra o estado democrático de direito. E o que mais impulsiona-os a tentar desferir o golpe foi o que nos custou mais caro nos últimos dez anos: nossa autonomia enquanto nação. Hoje somos respeitados lá fora e o complexo de vira latas é coisa do passado; nos tempos de FHC quando ministro era obrigado a tirar os sapatos em aeroportos nos Estados Unidos. Eles levaram Getúlio ao suicídio porque este ousou criar, em 1953, a Petrobras. Os reacionários nunca perdoaram o pais dos pobres por isto. Como agora nunca vão perdoar Lula por ter resistido à Alca e fortalecido o Mercosul. Eles nos querem vassalos do Obama, embora o império mostre claros sinais de sua decadência.
    Feliz 2013, o ano em que juntos evitaremos o golpe em curso.

  • Complementando o post anterior.
    Não sei o que pensa, o que fará e se terá peito, a Tia Dilma, que acha que ir a festinha da Folha e fazer omeletes com a Ana Maria Brega, podem livrá-la da queda. E que talvez, se limitar a uma economia bem sucedida, obras do PAC, algumas privatizações são suficientes para mantê-la de pé.
    Veremos se o ataque da “Estrela da Morte ” e o Dart Vader , irão permitir.

  • Svibra

    Penso que mais uma vez, intencionalmente ou não, Lula enxergou longe ao conquistar a admiração para o Brasil dos países e organismos internacionais que terão enorme dificuldade em aceitar um golpe aqui como aceitaram em Honduras e Paraguai. Os golpistas sabem disto.

  • Joao Lisera

    Quanta paranoia….
    O governo do pt está escorchando a classe média, guindando todos à pobreza,detonando com o funcionalismo público, quando abre a boca é pra defender isenções de impostos para multinacionais e para big empresários.Sobre os serviços básicos, oligopolizados, péssimamente prestados, nada….
    Temos uma energia elétrica supercara e ruim. Uma telefonia. A mais cara do mundo e péssima. Os piores carros do mundo ,caríssimos.Uma especulação imbiliária sem fim, que só faorece os donos de imóveis posto que nem desconto de IR sobre aluguel não existe.Agora vem o cotismo no ensino superior, que acoberta o sucateamento das universidades públicas em contraponto a nenhuma ação para melhorar o ensino básico e fundamental.
    Tudo isso em nome de uma igualdade que não existe em lugar nenhum do mundo.Igualdade no Brasil só no Imposto de Renda: o Eduardo Guimaraes e o Eike Batista pagam a mesma alíquota.Igualdade no Brasil só no PIG , onde todos são golpistas financiados pelo PT. E agindo contra o PT.
    Enfim, o PT vai ser apeado do poder no voto, pela arrogância e auto suficiência desses bocós que acham que o PT subiu ao poder pela militância.Nós, os não militantes, sem estrelinha e sem DAS no Governo Federal vamos botar o PT onde ele não devia ter saído. Na oposição. Lá sim , o PT trabalha pelo cidadão, contribuinte, pagador de imposto. No poder o PT é vassalo das oligarquias para faZer políticas para os desvalidos às custas da classe média e do funcionalismo público.Não vai ter golpe não.Nossas famílias vão responder no voto e tirar a corja sindicalista da boquinha.Sindicalismo, cotismo, pobrismo bancados a impostos escorchantes sobre o cidadão.Aguarde e verá….

    • eduguim

      Vocês estão dizendo isso desde 2002. Ah, telefonia e energia elétrica caras são decorrentes da privataria tucana, da era FHC. O resto você inventou

      • Lúcio

        Boa noite Edu!
        Energia cara e na hora que tem uma ação para reduzir o valor pago, adivinhem qual partido vai contra ?

        • eduguim

          pois é…

          • Só para lembrar:

            impostos estaduais na conta de energia: cerca de 33%
            impostos federais na conta de energia: cerca de 6%

    • Fabio Amaral Di Fini

      Acorda neném; esse seu pesadelo é pura paranoia…

    • João Leseira,

      explique-me como o PT será “apeado do poder” pelo voto, recebendo eleição após eleição voatações cada vez maiores e feitas com mais convicção.

      O que eu cito é um FATO atestado pelos resultados eleitorais e não um delírio produzido pelo wishful thinking de um perdedor frustrados, como é o seu caso.

    • José do Ceará

      SR. João lisera, veja esta noticias aqui, por favor : 1) Brasil ,quinta economia mundial ultapassando A Europa inteira 2) Menor desemprego da história 3) 18 Novas universidades federais 4) Mais 422 Escolas Técnicas federais 5) Reservas internacionais robustas 6) ascensão socio-economica evidente 7) País de classe média 8) País respeitado pelas autoridades mundiais 9) País CREDOR 10 ) 3,4 milhoes de novas moradias em 201’4 MCMV. ……………….etc

      Vamos trocar tudo por Desemprego, FMI, corte de direitos trabalhistas, corte de direitos sociais, corte de direitos previdenciários……..etc

      Acha que as pessoas são idiotas ?

      • Jonas Galaghi

        Poxa ! Nosso país pulou de sétima economia para quinta num piscar de olhos.
        A notícia mais acachapante você não quis falar; estamos em penultimo lugar em educação.

        • Carlos LULA Cwb

          Também é furado. Quem só assiste a globo acredita nisso. Escolheram 40 paises, o Brasil apareceu em 39º lugar. Muito bem! Só esqueceram de dizer para seus crentes que o mundo tem quase DUZENTOS países.
          Quer que desenhe ou prefere voltar a assistir a Xuxa?

          • OlAVO RESENDE DE OLIVEIRA

            Kkkk, podia dormir sem essa. putz.

          • Nádia

            gostei…kkkkkkkk

        • Luiza

          Concordo com você, Jonas, pelo menos nesse ponto, apenas peço que cite a fonte de sua informação.

        • Liduina

          Sr. Jonas, gostaria de lembrá-lo que mudança na educação dura uma geração. Ou o Sr. acha que a educação do País ficou ruim na era Lula?

          A prova já está aí. Os pseudos cultos e politizados deste Brasil não conhecem a própria história, ainda acham que cultura é conhecer museu, são os filhos da “geração anterior”.

        • João

          Corrigindo, o Brasil caiu uma posição, perdeu a posição para o Reino Unido. Hoje é a sexta economia

          • Capadócio Bicca

            Na realidade o Brasil estava em sétimo, foi para sexto passando o Reino Unido, mas foi por pouco tempo, voltando a sétimo.

        • Capadócio Bicca

          O José do Ceará esqueceu-se de dizer que esta conversa de quinta economia, ultrapassando França e Alemanha, é uma previsão de um centro de pesquisas britânico para o ano de 2.022, daqui a dez anos.

    • Os serviços basicos, ave tucana, sao em quase tudo, quase tudo eu disse, de responsabilidade estadual; saude
      é que tem uma relevante parcela federal, mas a montagem, contratos dos profissionais, orçamentos e gestao sao todos de responsabilidade do binomio estado-municipio.
      E quem foi mesmo que outro dia disse NAO à reduçao do custo de energia, o ramo mais sólido da privataria?

    • Scan

      Como cansa o discurso dos sem-votos, perdedores e eunucos da vida…

    • FRANCISCO CARLOS

      O João Liseira deve ser irmão da Soninha Francini .

    • Luiza

      Definitivamente, você não está dizendo coisa com coisa.

    • bergbrand

      Quanta besteira.
      Deixe o PSDB/DEM voltar ao “puder” e verás com quantos ossos se faz um servidor público. Eu passei por isso e sei o que estou falando: não queira trabalhar sob a batuta de um tucano, é o pior dos mundos.

  • Fabio Amaral Di Fini

    Os planos e estratagemas do conservadorismo e da direita golpista são muitos e visam, todos eles, a ruptura da ordem democrática; entretanto, há um fator que os inviabiliza: falta-lhes penetração no meio social. Apesar de todas as maquinações e da ação contínua da mídia partidarizada em favor do conservadorismo, a ala direita do espectro político nacional ainda está longe de ganhar os corações e mentes do povo brasileiro; e isto, claro, vem como resultado direto dos êxitos que as sucessivas administrações petistas têm obtido ao longo dos últimos 10 anos. A meu ver, eles (a direita golpista e o conservadorismo) continuarão em 2013 a por em prática seus infindáveis planos para derrubar a centro-esquerda do poder; mas tal qual o Cebolinha nas historietas da turma da Mônica, sempre acabarão vendo seus “planos infalíveis” vindo por água abaixo e acabando por consolidar ainda mais a opção popular por governos progressistas… Esse conluio entre a mídia partidarizada e a oposição política que resta está cada dia mais desgastado; se suas ações não forem muito bem dosadas e dirigidas, essa banda podre da política nacional vai acabar ficando desprovida até da pouca credibilidade que lhe resta… Eles que venham em 2013, com mais dessa conversa gasta e infindável da qual não se cansam de fazer uso… O povo brasileiro está cada dia mais consciente e, sem sombra de dúvida, saberá por essa cambada no seu devido lugar. Não está longe o dia em que veremos a reação e seus eternos lacaios de cabeça baixa, envergonhados pelas sucessivas e fragorosas derrotas que vêm sofrendo, e em busca de alguma estratégia nova que lhes dê algum sustento, alguma sobrevida, para continuar a se contrapor ao progresso e evolução do nosso Brasil.

  • Eliana C. Neto Lula da Silva Juiz de Fora/MG

    A turma do Instituto Millenium já está reunida…
    Será que convidaram o JB, o traíra FUX, e os Mellos?O GM não precisa nem de convite.
    As armções são ilimitadas e malignas.
    Mas, falta algo a eles: O povo.

  • Delano Pessoa

    Pode juntar o IML(instituto millenium) todo num saco que não da um Fernando Haddad!!! O gentalha medíocre…

  • Maisa

    Eduardo,
    Concordo e faço a mesma leitura com você. Só um porém. A máquina de triturar reputações, agora tendo como aliada o STF, vão com tudo pra cima do Lula e a Dilma, por tudo quanto já foi feito, vai abandonar a nau e o Lula pra não sofrer ataques igualmente virulentos.
    Você pode até discordar, mas a postura da Dilma até hoje não nos deixam muitas opções pra pensar diferente pois foi exatamente ela quem construiu isso no nosso imaginário. Me pego a pensar, em alguns momentos, se isso tudo já não está sendo costurado lá no Planalto Central sob os auspícios da moça. Atitudes e posturas como as dela e do PT, são bons indicativos de que não haverá ninguém pra comprar essa briga e aí vamos juntar mais alguns ingredientes, tais como alguns ministros do STF, da PGR e da ala tucana da PF, e os estragos serão irremediavelmente feitos.

  • Caro Edurado, concordo com você em relação à virulência dos ataques midiáticos e sobre as conspirações e desejos golpistas da direita brasileira.

    Acho no entanto que se conseguirmos fazer uma mobilização popular essas aventuras golpistas serão inviabilizadas em mais um capítulo na galopante trajetória de decadência da direita midiática em nosso país.

    No entanto a mobilização não é fácil. O governo precisa dar atenção a essa questão, aproximar-se mais dos movimentos populares e dos sindicatos, ouvir mais as reinvindicações desses setores e buscar a sua sustentação política alí. Principalmente ogoverno precisa acabar com toda a ilusão de convivência pacífica e civilidade com a direita midiática porque lá não encontrará nem uma coisa nem outra.

    Isso não significa jogar para o confronto, mas buscar a verdadeira força que sustenta esse governo, que é o apoio popular. Mas não pode ser um apoio passivo, expresso apenas nas eleições e sim um apoio claramente manifesto nas ruas, nas praças e em todos os espaços e eventos públicos. Enfim, a sociedade tem que aparecer e expressar sua vontade por outros meios que não apenas o voto. Isso não é confornto mas apenas o saudável exercício da cidadania. Confronto são as tentativas de golpe que a direita promove.

    O PT, como partido do governo e força política ascentente pelas vias democráticas tem que se manifestar e defender a democracia. Os demais partidos aliados também te que se manifestar, lembrando que o golpe os atingirá também. No golpe de 1964 vários políticos oportunistas tentaram se mostrar adesistas mas acabaram atingidos também, pois a lógica do golpe comporta apenas a imposição de uma única força política sobre todas as demais.

    Eles não podem com a força do povo, mas o povo deve estar mobilizado e conciente. É esse o desafio de 2013. Nossa democracia não é frágil, muito pelo contrário. Eles só tem chance de sucesso se as forças populares errarem muito, perdendo-se no comodismo e desarticulando-se em disputas inúteis. Tenho confiança que isso não irá acontecer, mas pelo sim ou pelo não, acho fundamental lembrarmos sempre da importância de manter a mobilização.

    • João

      Que mané mobilização popular! O povo só vai sair às ruas se acabarem com o carnaval e proibirem a cerveja! Quem outorgou a você o direito de falar em nome do povo? Essa esquerda de boutique adora falar que tem o povo do lado mas na verdade se colocaram ao lado do capital e dos sarneys e malufs da vida para garantir a governabilidade. É o populismo demagógico e hipócrita de sempre. Já até prevejo o melhor de seus argumentos: eu sou um direitalha a serviço dos tucanos e não falo nada deles. Bem apropriado para quem enxerga o mundo em preto-e-branco e tem o reducionismo como visão de vida.

      • bergbrand

        Não, você não é “um direitalha a serviço dos tucanos”, você é um bobão a mando do tio Rei. Volta pra sua revistinha de esgoto.

      • É incrível o medo dessa cambada de reaça de se reconhecer com tal!

        • Lúcio

          Já vocês nem precisam se reconhecer. Já são conservadores e nem percebem…

      • rosenvald flavio barbosa lula da silva

        é um joão bobo!!

  • Cláudio José

    O projeto dos golpistas é entregar tudo de bandeja para depois ficar pedindo esmolas ao FMI!!

  • José do Ceará

    AViso ao Sr. João Lisera: O Nordeste Brasileiro tem dado ao PT, desde 2002, vitórias significativas na região .A partir daquele ano, tem recebidos diversos Investimentos, tais como : 07 Novas Universidades federais / 03 Refinarias / Diversas siderúrgicas / Montadoras de automóveis / Transposição do São Fco/ Ampliação dos aeroportos/ ampliação dos portos / Várias Escolas Técnicas federais/ Industrialização em geral / Eletrificação em geral / Obras da Copa do mundo / Construção de vários Shopping centers / restauração de rodovias / Ferrovia Transnordestina / Prodetur / …..ETC

    O PSDB não ganhou,em 2010, em NENHUM Estado nordestino, por que vc acha que iriamos receber todos esses beneficios e depois votar no PSDB ? A troco de que ? Ainda faltam mais 02 anos e muito mais coisas surgirão até lá….Sua análise não bate com a realidade….

  • ari alves

    Quando um jornalista de ética rasa vem a público vender conveniências em troca de geladeira cheia, eu digo quão escabroso são certos princípios morais. Eles não publicam, mas lêem. O Josias de Souza saiu de fininho para suas férias sem dar um pio sobre as casas ‘fantasmas’ do garoto de recado da Veja. Quando o imóvel era o do Palocci, o sujeito escrevia um post atrás o outro denunciando o ex-ministro. Vagabundos golpistas.

  • Lincoln Barros de Campos

    Amigo Edu, não votei e nem tenho procuração para defender o PSB, mas fatos são fatos e o PSB nunca votou contra o governo. Nem na CPI do Cachoeira, onde o covarde foi do próprio PT , Odair Cunha. O PSB pode, já que vivemos numa democracia, lançar seus candidatos como lançou para prefeitos, colidindo às vezes com o PT, mas sejamos justos, ele nunca enfraqueceu a base governista e não mereceu a sua citação no brilhante texto acima. Um abraço fraterno e Feliz 2 mil e 13 !!!

    • eduguim

      um abraco a todos

  • Marcos Rizzatti

    Caro Edu, discordo em parte do seu texto, especialmente o relacionado a se efetivar um golpe “institucional” já em 2013, penso que o oposição midiatica-partidária irá sim fomentar muitas coisas para negativar o Governo Dilma e alguns empresarios irão digamos dar uma forcinha pra isso, mas com certeza nao vão conseguir seu objetivo em 2013 e nem em 2014 (ano de eleições) e considero que essas questões ainda irão se desenrolar ainda 2015 e finalmente em 2016, após as Olimpíadas no Rio, as forças de oposição juntamente com a grande midia vão aumentar as acusações (mesmo nada existindo de concreto) para tentarem desestabilizar de todas a formas os governos vigentes da época, governo Dilma Re-eleita, governo de sao paulo com Lula e reeleição de Fernando Haddad para 2018, pelo que ja observou disto que escrevo, a oposições nao vão se arriscar a tramar um golpe com o Brasil sendo visto e observado pelo mundo todo com Copa do mundo e Olimpíadas, certamente tanto a FIFA como o COI nao irão aceitar este tipo de coisa que certamente o Brasil perderia muito mais com o um Golpe acontecendo no meio destes dois eventos esportivos mundiais, claro que muitos irão discordar dizendo que a oposição e midia nao tão nem ai para a imagem do Brasil, mas pensem bem, a imagem q iria ficar é q a DIREITA do Brasil deu um Golpe e nao um “Fracasso” de um GOVERNO DE ESQUERDA.

  • Arnóbio Freire

    Quando o embate ideológico termina (torna-se impossível) e um dos lados quer a guerra a qualquer preço e quer sangue, nada resta ao outro lado senão oferecer sangue…MUITO!…Seja o meu ou seja o deles,,,O MEU ESTÁ DISPONÍVEL, mas cada gota custará um preço muito alto para quem se dispuser a pagar.

    Eu sou brasileiro, não desisto nunca e minha tolerância está muito próxima do zero. Eu, por mim, sou da paz, pela paz e com a paz…Mas cansei de dar a outra face, então eles devem pensar muito bem antes de me esbofetear fisicamente…

    NO PASARÁN!

    Arnóbio Freire

    • bergbrand

      Tô contigo!

  • Selminha

    Caro Edu, embora as elites ocupem postos importantes no STF, MP e na mídia, as transformações sociais se decidem nas ruas, Zelaya e Lugo caíram porque não tinham tanto apoio assim da população.

    Você acha que a classe média brasileira “vai botar a mão na graxa” e sair às ruas para legitimar um eventual golpe? pra mim uma viagem a Miami tem mais apelo para eles do que a política.

    A correlação de forças não é tão favorável a eles como em 1964, nem o Brasil é uma republiqueta como era naquela época que o primeiro vento levava tudo pela frente.

    Eles vão tentar mas não vai ser um piquinique numa manhã de domingo, acredite!

  • adenilde petrina

    Parabéns, Eduardo…. texto corretíssimo! Apenas agradecer por você nos alertar para que o golpe que vem sendo urdido não nos pegue desprevinidos…essa elite que se acha dona do Estado Brasileiro jamais iria dividir democraticamente alguma coisa com os da senzala, por isso desde que o Lula foi eleito pela primeira vez, eu fiquei imaginando que não ia ser muito fácil, que teríamos que estar sempre alertas, pois gato escaldado tem medo até de agua fria.Mas eu nunca soube ler os sinais…e você está nos mostrando sinal por sinal fato por fato: só não acredita e vê quem não que ou anda de má fé.Portanto,na minha modesta opinião,não custa nada a gente se previnir, se organizar e fortalecer a todos que, como você, buscam um país mais fraterno e justo.Porem sinto tambem que o povo tá percebendo quem está contra ele e porque eles querem prejudicar um governo trabalhista eleito por nós. Nós apanhamos durante mais de quinhentos anos e não queremos continuar apanhando de goleada. Um abraço amigo Eduardo e um 2013 cheio de força, saude, coragem e que sua mente continue privilegiada e aguçada… é muito importante para nós. Um abraço em você, na Victoria e em toda sua familia linda e maravilhosa.

  • eduardo.

    Entendo e compartilho com suas preocupações. A direita midiática, se pudesse, já teria empreendido um golpe. Ela não tem nenhum pudor nem compromisso com o país. Defende, como sempre o fez, somente seus privilégios. O Brasil, para esses senhores, não é mais do que uma localização geográfica onde buscam acumular riqueza e poder. Todavia, penso que sua análise está equivocada quando afirma que o desespero desse oligopólio midiático reacionário tem como fundamento as eleições presidenciais de 2014. Acredito que já deram como perdida a eleição presidencial, o que temem é a derrota no Estado de São Paulo, seu último reduto de resistência. Perdido São Paulo, perdido estará o chão onde pisam, e a esquerda progressista será praticameente imbatível dada a força econômica e dissuasória que este Estado representa. A direita resistirá, sim, com todas as armas para a manutenção do governo de São Paulo. Está assustada com a perspectiva que é real de ser derrotada em seu próprio campo. Pode ser que me engane, mas creio que é isto que está em jogo. Um grande abraço e continue com suas análises pertinentes. Voce já se tornou uma referência e orgulho para todos nós.

    • eduguim

      grato

      • Elvys

        Eduardo, concordo com a análise do colega, perder o governo do Estado de São Paulo é um golpe mortal nos caras – maior produção, maior arrecadação. Os ataques à Lula começaram logo depois da vitória de Haddad na Capital. Esses golpistas ficaram alarmados, provavelmente não contavam com isso e apostaram em Serra e Russomano. Haddad chegando à Prefeitura paulistana foi um feito tão grande ou maior que eleger Dilma à Presidência do Brasil. Só o simples comentário de que Lula possa se candidatar ao Palácio dos Bandeirantes colocou a direita em desespero crônico!

        • Elvys

          Para completar: como ficariam os demotucanos e a direita midiática numa hipotética negativa de Lula não concorrer ao governo de São Paulo (lembrando que ele mesmo ainda não disse nada à respeito…)?

  • José do Ceará

    No mundo

    Brasil será a 5ª economia em 2022

    27.12.2012

    Londres. O Brasil será a quinta maior economia do mundo em 2022. Pesquisa divulgada ontem pelo britânico Centro de Pesquisas Econômicas e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês) mostra que, além de os brasileiros e outros emergentes avançarem no ranking, todos os grandes países europeus perderão postos nos próximos dez anos.

    Com isso, em uma década, o grupo das cinco maiores potências econômicas globais não contará com nenhum europeu. Hoje, Alemanha e França estão na lista. Segundo o estudo, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve saltar em termos nominais e em dólar 92% em uma década, dos US$ 2,282 trilhões previstos para 2012 para os US$ 4,389 trilhões esperados para 2022.

    Quem sente saudades do tempo de FHC ? FMI, Desemprego,Fome ,miséria , desigualdade ?

  • José do Ceará

    Mais Investimentos :

    Construção e expansão

    Investimento em novos shoppings ganha ritmo no Ceará

    27.12.2012 ( Shopping parangaba // North shopping Parangaba // Rio Mar Papicu) Todos em Fortaleza

    Para não atrasar o cronograma das obras, as construtoras dos novos shoppings aceleram os trabalhos

    Apta a receber grandes empreendimentos no setor de shopping centers, Fortaleza tem quatro grandes novos negócios projetados para os próximos anos – destes, três estão com construções em andamento. O intuito é cumprir os cronogramas, previstos para o próximo ano e para 2014. Além deles, o Shopping Iguatemi está prestes a iniciar a sexta expansão em janeiro próximo. Os novos centros serão acolhidos por bairros onde ainda não existem negócios do porte, como a Parangaba, com o North Shopping Parangaba finalizado em outubro de 2013, e o Papicu, com o RioMar Fortaleza em novembro de 2014. A perspectiva é aproveitar o potencial de consumo, aquecendo o mercado das regiões ao mesmo tempo em que atrai outros tipo de construções – como reformas das ruas e avenidas de acesso.

    RioMar Fortaleza (à esquerda), no Papicu, está com 8% da estrutura para ser finalizado em novembro de 2014. O Iguatemi com obras de acesso em andamento (à direita) e o início da expansão é previsto para janeiro próximo fotos: Divulgação

    Em forte expansão econômica, a Parangaba vai abrigar dois grandes centros: o North Shopping Parangaba e o Shopping Parangaba. O primeiro – localizado no antigo Jóquei Clube, na esquina das avenidas Lineu Machado e Senador Fernandes Távora – está com 29% do cronograma das obras já executadas referente à infraestrutura e a superestrutura. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em outubro do próximo ano.

  • Jonas Galaghi

    “2013 baterá o recorde de todos os anos anteriores do pós-redemocratização em termos da infatigável guerra da oposição midiática contra o governo federal e o partido de sua titular.”

    Ou seja os progressistas já sabem que vem chumbo grosso por aí. Marcos Valério ainda não soltou todo seu acervo. claro que quer tirar o melhor proveito daquilo que sabe.

    “Há menos de um ano, quando se falava em golpe diziam que não havia “clima” para tanto, que seria paranóia etc.”

    E continua sendo delirio. O blogueiro fala tanto em golpe que, suspeito, deve torcer para que aconteça e então sair-se com o “não falei ?”

    “Com a resiliência do potencial eleitoral do PT e com a ausência de perspectivas e de discurso da oposição”

    Prospectar o futuro da política com base em elementos do presente é raciocinio primário. Política é como nuvem, já disse Magalhães Pinto.

    “Do lado da oposição midiática, o armamento é farto, diversificado, sofisticado e multibilionário”

    Quem fornece munição é o pessoal que você defende. Rose e seus e-mails, Erenice e seu rebento, Gilberto Carvalho e sua boquirrotice e o que vocês mais temem; Paulo Okamotto.

    ” não dá para trocar o certo pelo duvidoso ”

    Aquilo que é considerado certo e o que é considerado duvidoso são posições carregadas de subjetivismo Há quem ache esse governo fraco e pusilânime e queira trocar.

    “Quanto ao STF, ainda restam a Dilma duas indicações ”

    Deu no Datafolha; 54% dos brasileiros confiam no supremo.

    “O Bolsa Família, há tempos que só vem sendo criticado pelos militantes da oposição ”

    Ufa ! Concordo plenamente. Lula era oposição quando desancou o programa. É famoso o video no youtube .

    “Lula, o “odiado” (pela direita microscópica ”

    Se é microscópica, como vai dar o golpe ? Não entendi as aspas.

    ” Na hipótese de que o recém-nomeado Teori Zavascki se revele um legalista”

    Leia-se ; tomara que o ministro não trabalhe contra como os outros fizeram.

    ” os candidatos do PT à sucessão de Dilma dêem uma nova surra eleitoral na oposição”

    Enquanto você pensar que eleições são nada mais que um fla-flu vai continuar fazendo
    “análises da real politik brasileira.

    • Luiza

      “Marcos Valério ainda não soltou todo seu acervo. claro que quer tirar o melhor proveito daquilo que sabe”.

      Comentário: se Valério tivesse algo que prestasse, já teria soltado. Do jeito que você fala, parece que ele tem uma base de dados toda especial… que nada. Em tempo, quem irrigou o Valerioduto, inclusive no mensalão tucano de Minas Gerais? Você já se perguntou a si mesmo?

      ==========

      “O blogueiro fala tanto em golpe que, suspeito, deve torcer para que aconteça e então sair-se com o “não falei ?”

      Comentário: não é somente Eduardo Guimarães quem acha que há cheiro de golpe no ar.

      ==========

      “Prospectar o futuro da política com base em elementos do presente é raciocinio primário. Política é como nuvem, já disse Magalhães Pinto”.

      Comentário: qual é o problema de prospectar o futuro político do Brasil? Se você não gosta, não precisa ler. Pode ir ler o Merval, que aliás, é tão repetitivo que dá sono.

      ==========

      “Quem fornece munição é o pessoal que você defende. Rose e seus e-mails, Erenice e seu rebento, Gilberto Carvalho e sua boquirrotice e o que vocês mais temem; Paulo Okamotto”.

      Comentário: E a jornalista que teve um filho, supostamente de FHC, e que a mídia escondeu por bom tempo? Dizem que a referida jornalista e seu filho, reconhecido pelos ex-presidente, eram sustentados na Europa pela Globo. Será verdade? E a privataria tucana, relatada no livro de mesmo nome, recheado de provas? E a parceria entre Marconi Perilllo e Cachoeira? E Demóstenes Torrres, que vocês consideravam uma vestal?

      ==========

      ”Aquilo que é considerado certo e o que é considerado duvidoso são posições carregadas de subjetivismo Há quem ache esse governo fraco e pusilânime e queira trocar”.

      Comentário: 5 a 7% dos brasileiros não gostam desse governo. Puxa, que percentual expressivo, diante dos que gostam!

      ==========

      “Deu no Datafolha; 54% dos brasileiros confiam no supremo”.

      Comentário: Você confia? Então relacione, se for capaz, uma listinha com pelo menos 10 nomes de personagens muito ricos que prevaricaram, e que o Supremo mandou prender.

      ==========

      “Ufa ! Concordo plenamente. Lula era oposição quando desancou o programa. É famoso o video no youtube”.

      Comentário: programa de primeira dama não é programa de estado.

      ==========

      “Se é microscópica, como vai dar o golpe ? Não entendi as aspas”.

      Comentário: por favor. Agora quem está sendo primário é você!

      ==========

      ”Leia-se: tomara que o ministro não trabalhe contra como os outros fizeram”.

      Comentário: basta os novos ministros indicados serem legalistas e punirem todos: tucanos, petistas e todos aqueles que prevaricarem. Não apenas petistas, e assim mesmo, sem provas.

      ==========

      ”Enquanto você pensar que eleições são nada mais que um fla-flu vai continuar fazendo
      “análises da real politik brasileira”.

      Comentário: seus comentários são fraquíssimos. Por favor, elabore melhor.

      • Luiza

        Completando: seu português é bom, mas a argumentação é fraquinha. Você pode mais. Não há problema em defender ideias de direita, mas com classe e inteligência.

        • Jonas Galaghi

          Então a minha argumentação é fraquinha e a Luiza acha que eu posso mais. Emocionou.
          Quanto a defender ideias com classe e inteligencia devo lembrá-la que os adjetivos qualificativos mais usados nos comentários do blog são; neobabaca, otário, imbecil, idiota. Isso para ficar nos palatáveis.

          • rosenvald flavio barbosa lula da silva

            vez ou outra escapa um idiota (JONAS) para noooossaaaa alegria!!!

          • Luiza

            O importante é que emoções vivi… (“Roberto Carlos”).

        • bergbrand

          Valeu Luiza,
          esse cara é uma excrescência humana.
          Os comentários dele, além de fraquinhos, são eivados de má fé intelectual e bem parecidos com os do tio Rei. É o infatlismo que ainda passeia pela direita…por isso, tão cedo não voltarão ao poder, pelo menos pelas vias eleitorais e democráticas.

  • José do Ceará

    Mais Investimentos :

    MONTADORA

    Investimentos em Fábrica da Fiat em Pernambuco podem alcançar até R$ 7 bi

    27 de dezembro de 2012 – 07:59 |
    A Fiat, montadora italiana de carros, anunciou nesta quarta-feira, 26, o investimento de R$ 7 bilhões em Pernambuco, junto as empresas fornecedoras chamadas de sistemistas de primeira linha. O financiamento de instituições e fundos federais deverá cobrir 70% deste montante. De acordo com o detalhamento apresentado, foi aprovado um financiamento de R$ 2,4 bilhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    Um outro empréstimo no valor de R$ 1,9 bilhão está sendo analisada pelo Banco do Brasil em recurso do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Ao confirmar nesta quarta-feira um investimento adicional de R$ 500 milhões para a fabricação de motores na unidade pernambucana, a Fiat também assinou um outro empréstimo, desta vez com o Banco do Nordeste, no valor de R$ 888 milhões.

    O restante dos investimentos deverá ser pago com recursos próprios da montadora e de suas fornecedoras. A nova geração de motores que será produzida em Pernambuco visa o atendimento das exigências previstas no Inovar-Auto, novo regime automotivo que prevê metas para o setor até 2017.

    Segundo ele, a expectativa é que a produção de motores comece em 2015, depois, portanto, da inauguração da fábrica de automóveis, prevista para 2014.

  • Pedro Soto

    NO PASARÁN!

  • João Pedro

    Querer jogar a culpa da pizza da CPI do Cachoeira somente no PMDB e oposição é sacanagem, o PT não quis fazer uma investigação ampla, pois tem rabo preso, principalmente, com a Delta. Refrescando a memória, quem não lembra da mensagem do Vacarezza ao Sérgio Cabral, ” Vc é nosso, e nós somos de vc”. O problema não foi a imprensa, o problema foi um parceiro do PT chamado Marcos Valério, que denunciou o Lula. Por que o PT não processa o Valério? Já que esse está caluniando o Lula. A oposição não critica nada do Bolsa Familia, como que o PSDB vai criticar uma coisa que ela criou?

  • OlAVO RESENDE DE OLIVEIRA

    Se impedirem o Lula e a Dilma o Pt lance quem eles quiserem e nós votaremos e pediremos votos, mostraremos a população a face dos golpistas, não será tão fácil a entrega da rapadura. Pòdem impedir mais calar com internet é outra questão. O mundo hoje é outro. povo sabe o que tem a perder.

    • José do Ceará

      Verdade,Olavo,Mesmo se, na hipótese radical de eles conseguirem os impedimentos de Lula e Dilma, as caravanas do Lula, os atos administrativos do governo e os “sujos” poderiam ,perfeitamente, alavancar candidaturas de Eduardo Campos, Gleisi Hoffman, Ciro gomes etc e ganhar dessa turma que nada tem a oferecer além de desemprego, miséria e corte de direitos sociais, trabalhistas e previdenciarios.Seria ,mesmo assim, uma grande vitória com essa trama do consórcio do satanás sendo explicada didaticamente, para a população,

  • Jose Saguy Tenorio

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/12/empresario-do-mensalao-nos-correios-e.html

    Os Amigos do Brasil
    quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
    Empresário do ‘mensalão’ nos Correios e no caso Valec aparece nos R$ 16 milhões do Alvaro Dias

  • Thomaz

    Esfolados pelos fatos, pela condenação da desviança e roubança do mensalão, os petistas aloprados continuam a investir quixotescamente contra os moinhos de vento, os golpes que só eles temem.

  • Professor Cirino

    A grande diferença de hoje para 1964 reside na força das Redes Sociais. Cada vez mais as camadas menos nobres da sociedade se informa através de outros canais de informação e percebem a gritante tendenciosidade e falta de escrúpulos da Mídia tradicional.

    Que fazer na prática?

    Eu tenho procurado, no Twitter, seguir e ser seguido por jovens de todas as classes, credos e preferência sexual.

    Mesmo que um ou outro deixe de me seguir, procuro logo outros.

    Assim, um a um, irá acordar desse pesadelo que a Direita impôs ao País, ao tirar de todos o direito da informação real e honesta.

    Vamos abrir os olhos desses jovens que frequentam as redes sociais? Através deles os pais serão também mais bem informados e cutucados para voltarem à realidade.

    Já temos consciência de que se depender da Mídia, aqueles que só assistem novelas e programas da Globo nunca saberão dos fatos como esse que envolve agora o senador Álvaro Dias, do PSDB. Nós devemos fazer esse trabalho, como o Eduardo Guimarães fez comigo e muitos outros que foram sacudidos para a realidade.

    Claro que o posicionamento de ir fisicamente às ruas nunca deve ser descartado, mas talvez não cheguemos a essa necessidade extrema.

    • Nádia

      Faço o mesmo que você, no facebook faço várias solicitações, e a maioria sou aceita, assim esses jovens ficam sabendo tudo o que está acontecendo. Não deixaremos acontecer o golpe, vamos às ruas.

  • luiz pinheiro

    Edu, sua análise é muito boa, realmente a oposição não tem chance de vencer usando um caminho limpo, mas eu sou otimista: tenho sérias dívidas se eles vão conseguir condenar o Lula. Pelo que eu vi até agora não há base de sustentação jurídica para isso, além do que um processo desse tipo é muito longo e complicado, tanto do ponto de vista judicial como político. Eu não tenho a menor dúvida de que o povo vai para as ruas em defesa do Lula, vai ser uma coisa ainda mais forte que as manifestações pelas diretas já. “Que história é essa de proibir o Lula de ser candidato?” – vai questionar o povo brasileiro, indignado contra o tapetão. Pode dar o efeito bumerangue: tornar o Lula ainda mais popular, um herói nacional. Acho que a Dilma se reelege, o Lula se elege governador de SP, LIndenbergh do Rio, Gleisi no Paraná, Gabrielli da Bahia, Luizianne do Ceará, e se reelegem Tarso no RS, Agnelo no DF e Tião Viana no Acre. O PT vai crescer no Congresso Nacional e vai continuar essa boa política de reformismo progressivo e firme, que melhora a vida do povo, que transforma o Brasil num país de verdade, superando o neoliberalismo, vencendo o subdesenvolvimento e a miséria, mas sem atacar os princípios centrais da economia de mercado, nem romper com as potências dominantes.

  • Realmente, o cronograma do golpe está apertado, pois depende do tucano prevaricador Gurgel e da trupe midiática do Joaquim Batman. Gurgel deixa o cargo em 7 meses e a composição do stf será alterada nos próximos meses.

    A fraqueza do governo Dilma está nessas alianças com PP, PMDB, PSB, PDT e outros partidos de direita.

    Note-se que os golpes contra Zelaya (Honduras) e Fernando Lugo (Paraguai), que são políticos moderados, foram plenamente vitoriosos. Já o golpe contra Chávez foi fragorosamente derrotado. Qual a diferença? A dramática diferença é que o governo Venezuelano se alicerça no movimento de massas e os outros dois políticos citados tentaram se alicerçar em alianças parecidas com as do atual governo brasileiro. Na hora H, descobriram que não tinham alicerce real nenhum.

    Os golpistas de Honduras e Paraguai estão no poder. Os da Venezuela fugiram para Miami, o refúgio habitual de direitistas latinoamericanos.

    • Simas Mayer, Hebert

      Poxa, meu caro Locatelli, vc não pode comparar, institucionalmente, e mto menos, em nível de desenvolvimento, o Brasil, a Venezuela, o Paraguai e Honduras… Agora, vc pode concluir q a ação do poder econômico e político, internacional, sobre esses países são semelhantes; e os resultados são exatamente os esperados, se avaliadas as instituições com o nível de desenvolvimento. O Paraguai, mais Honduras, são países com nível semelhante. A Venezuela é q tem uma Força Armada engajada na luta pelos interesses do país… Além do mais, a elite dominante, venezuelana, sempre se fartou, à despeito da miséria da maioria da população; tomava da grana advinda do petróleo e importava tudo – do automóvel, à alface. Ah! Não descuidavam, igualmente, de construir belas avenidas, onde se podiam imaginar belas e modernas, urbes. Imaginar; pq, logo ali, adiante, era aquela velharia com ares de colônia espanhola. Não lembra dos generais, não? Com seus quepes, bicudos e altos, ridículos? ..
      Por aqui, meu caro, a coisa é mais complexa; no q pese as aflições do Eduardo. A década de 60 vai, longe. A armação do ambiente é mais difícil, mto mais difícil; por isso, a gente lê, na mídia, o interesse de Washington em espalhar, não sei qtos consulados por várias cidades brasileiras…. Vc já se perguntou qtas representações tem os EEUU, no Brasil, qtas, na China, ou qtas na Rússia? Ou, mesmo, na Venezuela…. Cara, no Brasil tudo está funcionando, contra. Esse pessoal entende, mais, do Brasil q o general heleno…. Olha q esse nosso general entende, tudo, de índio. A mídia simpatiza, bastante, com o homem; diz ser pessoa, séria. Não ri.
      Roberto, eu vivo na expectativa de uma pessoa, corajosa, q cape essa gente, mafiosa, das organizações jornalísticas, Time-Life. Perdão! “Grobu”. Seria um bom começo do fim. Essa turma acaba com a família brasileira, corrompendo nossa cultura, nossa maneira de ser. Droga! Qdo penso q a Pres Dilma entrega bilhões pra essa família, mafiosa; eu me contorço com raiva… Não sei como pode. Talvez, o Eduardo esteja sofrendo, revoltado, com toda a razão. Heim?
      Abraço, fraterno

  • Angelo Diniz

    Previsões catastróficas sobre golpes hipotéticos não ajudam em nada ao exercício democrático. Fica parecendo que há desejo em que os golpes se consumem só pelo gosto da resistência. Não somos mais rebeldes sem causa. A melhor defesa contra a chamada conspiração midiática é pararmos de dar motivos, como o mensalão e D. Rose, por exemplo. Vamos sair da defesa e atacar os adversários dentro do campo deles, utilizando suas armas contra eles próprios. Devemos fazer chegar a informação a cada beneficiário dos programas socias que resgataram a diginidade de quem foi esquecido, sem que fique a impressão de que isto é uma concessão piedosa e sim a execução de um programa de governo e por tabela, a garantia de um direito. Não temos tempo a perder com devaneios e besteiras. Vamos trabalhar e trabalhar sério.

    • MarcRJ

      ateh que enfim uma analise equilibrada!

  • Milton Quadros

    Pode vir sim, pois a dúvida que tenho é se o PT é apenas um partido de frouxos, que não garantem a saia ou as calças, ou se todos têm rabo preso.

  • Rio Guaiba

    Não entendo

    Lula tem 89% de aprovação.
    Dilma tem 87,5 % de aprovação.

    A oposição não tem mais do que 4%

    Se alguém mexer no lula o povo vão pra rua

    Se alguém mexer com a Dilma aí matam a porrada
    Os opositores.

    Estamos muito próximos de um Nirvana esquerdista

    Então de que porcaria de golpe vc esta falando??

  • Rio Guaiba

    Porcaria de corretor

    O povo vai para rua

    • Simas Mayer, Hebert

      Êita, gauchão, arretado. Gostei, cara. Acontece, meu caro, q a luta não se resume em nossa Pátria, não. É uma luta, por assim dizer…. globalizada.
      Particularmente, entendo q inventaram uma crise, financeiro-econômica, q faliu com o mundo desenvolvido. Tanto é, assim, q as ordens, as diretrizes “salvadoras”, esvaziam a todos; se não, à todos, ao menos uma grde maioria, importante; Tchê, os EEUU saem, mole, da crise q criou…. São donos do poder militar; além de possuírem as tecnologias, todas, concebíveis. Fácil, de dar a volta, por cima…. Mas, não podem descuidar de pisar, forte, por sobre a Europa… Nota q o Oriente Médio está sob controle… E bem pra lá, o Japão, Korea, p.e., dão cabo…
      Entendo, igualmente, q aconteceu um relaxamento, por aqui. Subestimaram a capacidade dos Tupiniquins; acho. E, isso, não pode continuar…. Mto se está trabalhando, pra desmontar o descuido, tremendo, com esses, “folgados”, por aqui, q têm d desplante de fazer discurso, contrário, às regras, impostas… Como pode?
      Por isso, Tchê, o Eduardo tem razão, mta razão, em tremer nas bases…. Nota q o cara tem escrito argumentações, acertadíssimas, contra essa “quinta coluna”, inteira. /Fica atento.
      Abraço, fraterno ( e Republicano )

      • Rio Guaiba

        Desculpe, mas o Eduardo nao acerta uma!

  • jose marcos

    Eduardo e amigos do blog, será que alguem pode me dizer o que fazem os senadores do PT no senado, ou será que só podemos contar com o Collor e o Requião???????

  • Carlos Henrique

    Existe um outro flanco, que é o mais importante de todos, para a reação das forças progressistas, as quais, sem ele certamente serão derrubadas : o flanco político. Quanto falo de flanco político, não falo de política partidária, embora ela seja muito importante, FALO DA POLÍTICA DAS RUAS. É IMPRESCINDÍVEL PARA IMPEDIR A CONCRETIZAÇÃO DO GOLPE QUE LULA VÁ ÀS RUAS, COMO PROMETEU NESTE FINAL DE ANO. SÓ ELE PODE MOBILIZAR O PAÍS E USAR O MICROFONE, DE CIDADE EM CIDADE, PARA DIZER QUE HÁ UM GOLPE EM CURSO DESTINADO A PRENDÊ-LO E A IMPEDIR QUE ELE E DILMA CONCORRAM EM 2014. FOI GRAÇAS À FORÇA DESSE FLANCO QUE LULA NÃO CAIU EM 2005 E SERÁ NOVAMENTE GRAÇAS A ELE QUE DILMA PODERÁ REELEGER-SE, SE LULA DE FATO USÁ-LO. Também a Presidenta, apesar de não ter nem de longe o tamanho de Lula, deve fazer política. Ou seja, chega desse papo babaca de “gerente”(que é somente um expressão conservadoera para definir um governo retrógrado, “gerir” significa não mudar nada. Quem Governa faz política sempre, mantendo tudo como está se resolver somente gerir; ou modificando as coisas, se resolver “implantar”). Dilma precisa ir à TV, dizer quem é(que é de esquerda, é do PT e faz um Governo de esquerda escolhido pelos brasileiros democraticamente)e afirmar que os que perderam nas urnas, ou seja a “direita”, está tentando voltar à força ao poder. Não há outra saída para Lula, Dilma, o PT, os movimentos sociais e as forças populares. Concordo com você quando diz que o golpe precisa acontecer no início de 2013(fazê-lo após essa data fica difícil, até porque o clima eleitoral começará cedo devido ao acirramento político que vivemos e até o mais alienado dos cidadãos perceberá a trampa golpista, tudo o que os golpistas não querem). Portanto, é preciso que o PT e seus líderes sejam acordados, lembrando que não fazemos isso por um partido político ou por quem quer que seja, mas sim pelo nosso futuro e de nossos filhos, pelo desejo que temos em manter e aprofundar as mudanças que vêm acontecendo neste país, ainda estão longe do quanto precisamos modifcar para termos uma Nação justa, e e correm risco de serem destruídas pela corja conservadora acostumada a locupletar-se em seus privilégios nababescos, sustentados pela miséria de milhões; sem falar nos EUA que desejam ver este país retornando à sua condição de servo dos ianques. Assim, sugiro a este blog e à mídia alternativa que transmitam esse recado dos brasileiros a Lula e Dilma(não sei como, mas é evidente que vocês têm meios de contactar ao menos pessoas próximas a eles). Todos sabemos que os dois não são ingênuos e sabem perfeitamente do que falamos aqui; todavia tenho certeza que por mais que transmitamos a eles algo que já ouviram de si próprios, essas ideias serão reforçadas ao serem endossadas pelo clamor de milhões de cidadãos que só esperam o chamado de Lula para ir às ruas contra o golpe.

  • Rodrigo

    Lula precisa deixar a barba crescer denovo

  • Luiza

    Eduardo, muito boa a análise que você fez sobre o xadrez da política nacional.

    Acredito que os partidos de direita (PIG e demais), mesmo sendo amados por apenas 5 a 7% dos brasileiros, continuarão a usar um arsenal poderoso, que não deve ser subestimado, preponderantemente baseado no PIG:

    1 – Continuar fazendo muito, muito barulho por nada. Exemplo: se uma pessoa do governo do PT der um espirro, amplificar ao máximo, dizendo que a referida pessoa surtou, por ter roubado milhões dos cofres públicos, com base na teoria do domínio de fato, com a conivência de Lula e sob suspeita de Dilma ter conhecimento.

    2 – Continuar pressionando o Supremo ao máximo; por um lado, inflando egos com tendências francamente infláveis e inseguranças pessoais visíveis; com quem não se enquadrar, partir para outra abordagem, do tipo “você quer que as pessoas te vaiem no restaurante?”.

    3 – Tentar desunir a família Lula, como tentaram fazer recentemente, com a história da tal Rose. Não prosseguiu mais por que provavelmente o objetivo foi alcançado e ademais, ninguém está nem aí para a Rose.

    4 – E por aí vai. O arsenal é portentoso.

    Por outro lado, o governo também tem um arsenal interessante. Senão vejamos:

    1 – Caneta 1 – Pacote de bondades para a população, conforme você diz. A nova classe média continuará cada vez mais fechada com o governo. Apenas acho que seria legal incluir alguns mimos para a classe média (não a nova classe média, mas a velha), pois ela é pessimamente influenciada pelo PIG e tem mania de achar que entende de economia e política. O PIG escreve uma potoca e a pessoa acha que entendeu e sai repetindo por aí, sem realmente ter entendido.

    Dentro da ferramenta “caneta 1”, e pensando na classe média antiga, também sugiro criar um “Relatório Anual de Gestão do Brasil” ou algo parecido, com umas três páginas, no máximo, e distribuir o mesmo gratuitamente na internet, tendo como alvo essa categoria. Esse Relatório precisa ter índices comparativos de várias fontes do próprio governo, e ser desenhado para mostrar claramente as diferenças e as melhorias com indicadores de anos passados. Precisa ser curto e grosso. Precisa também ter um glossário, pois, como eu disse, a classe média antiga pensa que conhece o mundo, mas costuma ser tacanha e não conhecer direito nem o bairro onde mora (pertenço a essa classe média antiga e portanto, me incluo na lista, me considerando, também, tacanha sob vários aspectos). O governo governa para todos e não pode, simplesmente, ignorar a classe média antiga.

    2 – Caneta 2 – Escolher, dessa vez, cuidadosamente, o substituto de Roberto Gurgel (segundo Fernando Collor, prevaricador) e os novos ministros do Supremo que substituirão atuais (não me lembro quem). Sair do estado de catatonia em relação a certo ministro que se orgulha de “matar no peito” e escolher pessoas corretamente. Não precisam ser petistas, mas se forem profissionais legalistas e íntegros (mas não tremelicantes, com as duas ministras se mostraram na votação do dito mensalão), estará de bom tamanho. Sugiro pessoas, homens ou mulheres, com “aquilo roxo”, no bom sentido figurado (desculpo-me pela expressão talvez chula, mas é a que me ocorre no momento).

    3 – Pressionar, de maneira dosada e calculada, os inimigos. Afinal, o governo tem a Polícia Federal nas mãos. Por que não investigar, ou ameaçar investigar, 1/2 dúzia de desafetos, a título de contraponto à pressão do lado de lá?

    That´s it! Tomara que alguém leia seu post e nossas dicas e tome providências.

  • Francisco de Assis

    Não é suficiente o que conseguiram até agora, quando o que houve foi mais uma confluência da mentalidade obtusa, vaidosa e autoritária de Joaquim Barbosa, convalidada por consciencias maleáveis de diversos e desagradáveis tipos e odores, da parte de outros ministros, para ferir a forma, o conteúdo e o espírito da Constituição brasillera e direitos básicos há muito conquistados pela Civiilização.

    Fundamental para a direita agora é a cooptação de Joaquim Barbosa para o golpe hondurenho/paraguaio em gestação no Instituto Millenium.

    E é neste período de recesso judiciário que, usando Roberto Gurgel, tentarão diversas ratoeiras para pegar Barbosa. O objetivo é provocá-lo a tomar uma atitude de força contra o Congresso, o Governo, Dilma, ou mesmo Lula, de modo que Joaquim Barbosa só possa se manter no STF daí em diante com apoio da direita golpista, de quem se tornaria refém, se obrigando a cumprir qualquer papel hondurenho ou paraguaio que lhe reservassem.

    A primeira ratoeira lançada foi o pedido para prender de imediato os réus.Houve então ou um recuo de Barbosa, ou um ensaio de faz-de-conta Gurgel/Barbosa.

    Uma próxima possível ratoeira para Barbosa será um pedido de Gurgel para suspender a posse de José Genoíno como deputado federal. Mas certamente dispõem de outras opções para alcançar o objetivo.

  • Faubert

    Mas e sobre o Paraphysique du toddynho?

  • Márccio Campos

    Prezado Edu,

    sei que a época é de boas mensagens… mas não descarto o assassinato de Lula em 2013 durante uma de suas viagens aos confins poeirentos do nordeste… um matador ‘maluco’… logo eliminado ou enviado pras celas superlotadas e prontamente calado…

    estamos lidando com animais frios e calculistas, que já “pagaram” este preço com Getúlio e JK (pra mim ambos assassinados! pois contrariaram os interesses paulistas há época com os melhores salários mínimos – real em dolar – seus benefícios e políticas)…

    2013 não será fácil mesmo!!! boa sorte pra nós!!!

    Márccio Campos
    rio de janeiro

    • João Paulo Ferreira de Assis

      Acho que o Lula não corre perigo, pois o cadáver dele desfará todas as estratégias do golpe, assim como o do Getúlio adiou o golpe em dez anos. Eles não fariam essa besteira. Quem tem que ter medo é Joaquim Barbosa e Marcos Valério. Esses sim, seriam cadáveres jogados na conta do PT.

    • MarcRJ

      a quem beneficiaria a eventual morte de Lula, cara palida?
      a oposicao? fala serio neh…com uma oposicao esdruxula com a que existe no Brasil , seria suicidio sequer pensar em algo do genero….transformar Lula em martir seria muito mais interessante para os setores mais radicais da esquerda. A historia estah repleta de exemplos.

  • nilccemar

    Eduardo, a intenção de golpe é clara, todo mundo vê. A discordância é sobre as condições para tal. O que estaria faltando ? Para mim, há 7 anos no mínimo, vem se planejando este golpe, a partir da denúncia do mensalão. Pegaram esse mote e criaram as circunstâncias que culminariam no golpe. Os escândalos propagados à exaustão, diuturnamente, iriam aumentar o índice de indignação popular que mobilizaria as massas ao pleito do impeachment. Pensam com a lógica que moveu a deposição de Collor. Não raro perguntam onde estão os caras-pintadas, e até onde estão os militares ? Ninguém lhes responde. Realizaram o julgamento de araque, pensando, através desta mobilização, impulsionar as forças sociais em prol de seus objetivos. Nisso se frustraram. O 1º indicador de frustração foi a vitória de Haddad. Não desanimaram, continuaram, até darem o recente recuo estratégico de não mandar prender os réus. Ao recuar da decisão, perderam o momento de consumar o golpe, pois as reações às prisões poderiam gerar a instabilidade propícia; mesmo assim, precisariam garantia de apoio militar. Então, sabemos que precisam de duas coisas: um evento emblemático de desarranjo social incontrolável e apoio militar. O recuo do senhor Barbosa, foi importante e monocrático. Parece ter sido bastante orientado por um fato exterior, antes de decidir, quis saber como foi que os ministros foram depostos em Honduras. Caiu uma ficha na cabeça de JB _ pela 1ª vez aventou a possibilidade de riscos. Agora, estamos no momento em que ele deve preocupar-se com riscos, não agirá mais tão obstinadamente, sabendo que outros não se preocupam com os riscos que ele corre sozinho. Até a previsão do bruxo Chik Jeitoso, que lhe previu perigo de morte já no comecinho do ano, pode lhe influenciar as decisões. No começo do ano vão haver muitas manifestações, como a dos advogados que concordam com Márcio Thomaz Bastos. Muita água ainda vai rolar por conta dessa pantomima que fizeram. Fique calmo. Leia as previsões do bruxo para relaxar, são bem engraçadas, diz que a Veja vai se incendiar e acabar por conta das energias negativas, e o PSDB vai ser extinto do Brasil .

    • João Paulo Ferreira de Assis

      Eu temo que matem o Joaquim Barbosa e joguem o cadáver na conta do PT. JB pode ser o Rubem Vaz dos nossos dias.

      É melhor nos unirmos em oração para preservar a vida do Joaquim Barbosa.

  • maria

    Quando precisarem irei tb as ruas para defender o melhor governo da historia do Brasil. Viva Lula e Dilma! Morra esse Supremo fora da lei!

  • flavio jose

    A base das acusações do pig é a base do livro “os protocolos dos sabios de sião”
    UMA MENTIRA
    DITA COM FIRMEZA
    REPETIDAS VEZES
    TORNA-SE UMA VERDADE

    • Ana

      Edu,
      Obrigada por levantar a bandeira de luta por um Brasil sem desiquadade em todos os niveis politicos e sociais,está na hora de lançar um manisfesto para um plebiscito urgente da ley medios já.Bora já
      Feliz Ano Novo pra vc e sua familia saúde paz e luz durante todo os dias do ano que se aproxima.

      • eduguim

        grande abraço

    • eca

      li este livro, um horror.

  • Douglas Otaviani Tôrres

    Sobre este golpismo,esta praga latina,no Brasil,alem da condições estarem muito difíceis,e como você já disse Edú ,que o governo não conta com uma base sólida,a direita também não conta com um STF sólido.Alem de de uma reação interna e externa contra quaisquer tentativas autoritária,mentirosa de se atingir a pessoa de Lula.Outra é apear a Dilma do poder,e depois fazer o que? retornar as politicas neo liberais e cortar investimentos,cortes nas áreas sociais,salários,desemprego,e ai´? o povo,principalmente a nova classe média vai ficar quietinha assistindo tudo?.A direita brasileira tem 3 pontes a atravessar no caminho do golpe.,implementá-lo,assumir e manter-se,cada uma mais comprida e paralelamente mais estreita e precária,de bases frouxas.no primeiro governo Lula,tinham todas as condições e força para isso,mas hoje,sera muitíssimo mais difícil.Onde quero chegar,lógico que devemos ficar alertas e vigilantes,mas ,lá (direita) como cá, enfrentam os mesmos problemas, que uma base sólida e unida de apoio,pois se a tivessem ja teriam tentado,assim como o governo que poderia ter avançado em muitas áreas,avanços e reformas ha mais tempo ou em maior profundidade.A sociedade brasileira hoje não aceita mais retrocessos nas areas econômicas,sociais.

  • Sobre os pacotes de “bondades”: a FIESP divulgou vídeo nos aeroportos brasileiros apoiando a redução da conta de luz e conclamando o povo brasileiro a lutar contra “os que não querem o bem do Brasil”.

    Os grandes industriais, via de regra, apoiam o Governo Dilma, por causa da redução dos juros bancários, da desoneração dos produtos e, agora, por causa da redução da conta de luz. Os banqueiros e especuladores, por outro lado, estão perdendo dinheiro, ou melhor, estão ganhando menos dinheiro.

    • Marcus Netto

      Roberto , sua credulidade chega a ser pudica . Sou empresário, muito satisfeito com o Governo Lula/Dilma, conheço dúzias de outros que ganharam fortunas neste período como nunca antes , mas que continuam achando que pobre é preguiçoso , que lugar de negro é no elevador dos fundos , que bandido bom é bandido morto e que assim como o Collor de Mello do Supremo acham que a Ditadura foi um mau necessário . Basta uma invasões de Terra amplificadas pelo Jornal Nacional , alguns policiais treinados nos Estados Unidos infiltrados em manifestações para gerar desordem , um sequestros de filhos de milionários e estes supostos industriais pró-Dilma mudam de opinião rápido . O Instituto Millenium está aí para não deixar dúvidas.
      Abraço, você deve ser um poeta !

  • Cláudio José

    Edu precisamos que os jovens participem da política, mas o que o governo federal faz para que esses jovens se interessem? Fui na pagina do governo e não tem nem o nome do secretário (a) e politicas, que realmente faça que esse jovem se interesse em ajudar o Brasil. Não tem Twitter e nem Facebook o governo federal é muito ruim de comunicação com os nossos jovens e não sabe o quanto eles são importantes para a nação numa horá tão delicada. como essa. Milhões seguem alguns artistas e quantos seguem o secretário de juventude do governo ou a presidenta Dilma?

    • Cláudio José

      Errata:: só para fazer justiça tem Twitter com quase 3000 seguidores e Facebook num cantinho da pág. e também fiquei sabendo o nome da titular que na minha opinião deveria ser uma pessoa com mais peso político, pois os jovens são o futuro da nação.

      • Cláudio José

        Como a Manuela D’avila, que tem vontade de realmente fazer algo para os nossos jovens e pode colaborar muito, nesse ano tão delicado e importante para a presidenta Dilma.

  • Marko Plekhanov

    Eduardo, você está desde o início do governo Dilma avisando sobre isso, mas não quiseram te dar ouvido (e parece que não estão te ouvindo).
    Muitas vezes, foi você e outros “blogueiros” quem compraram a briga. Enquanto quem deveria ir à luta, ficou inerte, vendo a banda passar.
    Não entendo o porquê dessa passividade toda.

    • eduguim

      melhor nem dizer as razões

      • Salvador Ferreira

        Pois deveria dizer Eduardo./Qum sabe uma estocada sua daquelas que so vc sabe usar com maestria, botaria lenha nessa caldeira lenta por falta de pressa?

        • Salvador Ferreira

          digi: Por falta de pressao…

      • Solange Alves Pinto

        Seria bom que deixasse clara as razões. Até quando vamos ser um alce sem saber?

    • Salvador Ferreira

      panaca…

  • Cirico

    Em 2013 vamos ao contra-golpe, rumo ao socialismo, sem oposição, mídia ou STF, que serão postos onde devem estar: na clandestinidade.

    • eduguim

      deixa de ser cretino

    • João

      Um país sem STF, sem oposição, e sem mídia, não deve nem ser considerado um país, e sim uma ditadura.
      Repetindo a resposta do EDU, deixa de ser cretino

    • Ligia Malta

      Ou de preferência fique ainda mais cretino, se for possivel, pra que não consiga esconder o palhaço que é.

    • acho que temos que ficar atentos com esse golpe, a armar uma estratégio-contra-golpe, e o scialismo é a unica soluçao, nao nos modelos existentes no mundo, mas realmente com a participaçao do povo macissamente, com poder de descisao, e organizaçao, igualdade, é a palavra de ordem. UNI-VÓS!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Marat

    Edu, essa turma não é ignorante (podem ser burros, mas ignorantes, não). Eles agem de má-fé mesmo, e tentam a todo custo angariar corações e mentes de incautos. Lógico que a Coligação Unidos pela Mentira (PSDB/PFL/PPS/PIG) fará tudo para ganhar no tapetão.
    PSDB, PFL e PPS estão praticamente mortos. O grande problema é o PIG e seus mais de 50 tons de marrom. Essa turma de “jornalistas” e “analistas” não tem vergonha na cara, não tem ética nem discernimento do que é certo ou errado. São tão obtusos em suas presepadas que poderiam levar o país a uma tragédia, tal como o corvo nefando e de triste memória, Carlos Lacerda. O que devemos fazer é primeiramente boicotá-los: não dar um centavo para seus jornais, revistas etc. Segundo: cuidar que os inocentes úteis não caiam em suas torpes ciladas e, por fim, confrontá-los, como nossos ótimos blogues o fazem… Lutemos, pois!!!

  • Ricardo Lima Vieira

    Historicamente nossas elites – assim como as de outros ditos emergentes – sempre foram entreguistas, com o corpo aqui e o coração e os olhos nas “metrópoles”. Historicamente as potências (tanto as multinacionais quanto seus governos) sabem disso e usam do expediente de cooptar tais elites, que dominando os meios midiáticos e militares, fazem o serviço sujo para os países “centrais”. A Inglaterra tornou-se potência porque houve um pacto interno, coisa que não se pode esperar por aqui. Infelizmente a única solução é o enfrentamento, mas não o enfrentamento ingênuo, e sim, “tinhoso”, como tinhosos são os aproveitadores locais e estrangeiros. Há que se comê-los pelas beiradas, inteligentemente, e a internet (ainda) é um campo colossal para a conscientização da chamada nova classe média de seu papel em garantir sua autoemergência. Gente responsável do governo federal pode (e deve) estudar a respeito, implementar vigorosamente uma estratégia de enfrentamento eficaz (e não ingênuo), para que a base da população possa colher os frutos a médio prazo. Não há que se demorar nesse processo, pois o relógio está do lado da matilha raivosa de direita, e as macro-sabotagens estão cada vez mais visíveis no horizonte.

  • Maria José Rêgo

    A má atuação do ministro Joaquim Barbosa no julgamento da AP 470, foi uma completa decepção! Ele poderia ter agido com imparcialidade, mas se deixou levar pela velha e corrupta mídia e acabou cometendo injustiças, ferindo inclusive a Constituição a qual tem o obrigação de respeitá-la. A luta será árdua em 2013, mas não desistirei de defender as conquistas que o país teve nestes dez anos do PT no Poder Executivo Federal.

  • Roberto Pereira

    Eu entendo a magoa de vcs. A julgar pelo que os próprios PTstas andaram revelando pro aí, neguinho pra ser indicado ao STF antes tinha que fazer sabatina com Zé Dirceu e o João Paulo. Vcs tinham certeza que tava todo “tudo dominado” no STF e quebraram a cara.

    E parem com essa palhaçada de “golpe”. Por que a direita iria dar golpe no PT se vcs governam privatizando tudo e banqueiro e industrial nunca teve tanto lucro #nestepaís segundo o próprio “Deus” de vcs fala toda hora?

    • Salvador Ferreira

      Mais um candidato a morrer comendo capim seco.

      • Roberto Pereira

        Mais um tonto que acredita em “golpe” de direita com um governo que não ameaça em nada o sistema capitalista. Quem come capim é tu, mané.

        • Marcos

          A direita “tinhosa” gostaria de dar um golpe a lá Paraguai no governo PTista, só não fizeram ainda porque sabem que vai dar m…. (guerra civil). Pior cego é aquele que não quer enxergar.

    • Solange Alves Pinto

      Roberto Pereira, se liga! Dormiu em 2000 e acordou agora?
      O dorminhoco ainda está se situando, tentando entender o que aconteceu com o Brasil. Vamos dar um tempo a ele!

      • anac

        É o Troll escaravelhaco. O famoso rola bsta. Igualzinho ao guru deles, o rei rola bsta. Fede igual. O ignorante não sabe a Historia do Brasil de golpes recorrentes promovidos pela direita traidora da patria. Passou pela escola e a escola não passou por ele.
        O bixim ta com saudades do FMI mandando no país ajoelhado de quatro.

    • João

      Faz parte do jogo de todo pseudo socialista, eleger um inimigo. No caso do PT elegeram a imprensa, as elites, e agora o STF, e ficam pregando a teoria da conspiração, acredite quem quiser.

      • MarcRJ

        com toda certeza, Joao….
        No fim das contas, tudo serve como justificativa para acabar com as garantias constitucionais e aumentar o nivel de controle sobre a imprensa, o judiciario, a oposicao (oposicao??), etc.
        Todas as pseudo ditaduras cucarachas usam essa mesma estrategia.

      • nilccemar

        Muita gente quer. Muita gente quer a verdade.

    • Jackson Filgueiras

      Uau!
      Somente agora, nos governos do PT, surgiu o tráfico de influência para nomeação de magistrados e diretores de autarquias e agências!
      Sinto discordar, mas isso é mais antigo do que a posição de c—-
      Posso lhe dizer que, em um livro que li quando estava na faculdade ainda (1982), um diplomata glosava dos currículos dos candidatos a embaixador: uma trinca de bispos, uma quadra de generais, um full de senadores, etc.
      Ou será que alguém (ainda) pensa que o tal *merecimento* é demonstrável por uma vida acadêmica, dedicada a pesquisa científica, defesa dos direitos humanos e que tais?

  • C.Paoliello

    Todos os articulistas, ao mencionarem golpes patrocinados pelas chamadas “supremas cortes” (o supremas nem todas são), omitem a mais importante e que deu a senha às de Honduras e Paraguai. Foi nos EUA, na primeira “eleição” de Bush Jr. No voto ganhou, com boa maioria, Al Gore. Na recontagem da Flórida, novamente Bush não conseguiu levar e só foi proclamada presidente graças a uma decisão inexplicável da… suprema corte estadunidense.
    Foi a partir do golpe engendrado pelo conservadorismo americano que se deu a fórmula às minorias para darem golpes não militares, mas togados, com aparência de legalidade.

    • José Souza

      C. Paoliello, para melhor entendimento do golpe do Bush pai aconselho lerem o livro A Democracia na América cujo autor é o famoso Alexis de Tocqueville. Está tudo lá e, a muito tempo. Os fundadores daquela nação pensaram em quase tudo e colocaram na Constituição. O que ficou faltando, as emendas ajustaram. Está lá, a barreira jurídica contra o povo em caso de golpe e a utilização do judiciário para facilitá-lo quando necessário. Realmente temos que ficar em alerta. A tentativa de golpe aqui virá ou já está nos preparativos. Abraços e feliz 2013.

  • Julio Cesar Montenegro

    li há pouco 1961 o golpe derrotado. naquele ano graças a uma ampla mobilização anti golpista iniciada por brizola no rgs assumida por gauchos e depois se espalhando pelo brasil todo joão goulart pode voltar ao brasil e assumir contra a trinca igreja ROMANA empresas (incluindo a mídia vendida em bancos) milicos colonizados.
    num balanço aparente os três tentáculos da máquina golpista estão mais fracos (desmoralizados depois dos fiascos sarney collor fhc e os êxitos de 2 x lula + dilma) e os anti golpistas que invadiram globo e outros lobos quando getúlio se suicidou em 1954 e tornaram possivel evitar em 61 o golpe vibrado em 64 formam atualmente a maioria dos eleitores.
    acho oportuno ressaltarmos os planos dos bandidos e reforçarmos nossas mobiliz ações.

  • Antonio Soares

    Edu, a respeito do desvio que não houve, da Visanet, gostaria de ver entrevistas com as Ministras Carmem Lucia e Rosa Weber e com os Ministros Lewandowski e Toffoli, para saber o que eles pensam das conclusões da Auditoria do BB. (Quanto aos demais Ministros acho que é inútil entrevistar). Os blogueiros e os jornais da Internet poderiam fazer isso ?

    • Solange Alves Pinto

      Antonio Soares, boa pedida! Apoio total!

    • eca

      Que os blogueiros insistam nisto, temos que desmascarar os 5 ministros doSTF e o PIG, pois o que está na cabeca do povo é que houve enriquecimento do PT com os 73 milhöes “desviado do BB. Temos que desmentir isso.

    • Ligia Malta

      Boa idéia! Essa tal de auditoria do BB continua atravessada na minha goela.

  • Salvador Ferreira

    Gostaria ver na tribuna do congresso uma duzia de Requioes e Collors, sem medo e sem rabo preso na midia, para pulverizar essa corja de entreguista. Quem? Quem?. Fico vendo Collor botando o “jogurgel” no pinico e nenhum colega aparteando. No ultimo pronunciamento-denuncuia do Senador, presidia a mesa o prolixo Pain, mudo e surdo, com aparencia de estar se borrando, com medo de ser covidado a uma anuencia.
    Cagoes; a comecar pelo presidente da casa.

    • grilo

      Concordo contigo Salvador. Essa bancada petista é um bando de cagões. O PT precisa escolher melhor seus candidatos a cargo eletivo. Não adianta ter quantidade no congresso, é preciso qualidade.

  • Marcio Wilk

    Acredito que os dois novos integrantes do STF serão de alto nível moral, por currículo, quanto ao Toffóli…é um menino cagado! E as outras duas senhoras estão ali só pra servir um cafezinho ou TEA aos demais! Considero o Fux expurgado da corte.

  • Ricardo Lima Vieira

    A apelação tá grande. Manchete neste instante do uol: Site de consulta da nota do Enem ficou fora do ar por 30 minutos. Não parei pra olhar os “comentários” da notícia (neste instante 38), mas imagino. Não são manchetes de jornal; são, em linguagem de volei, levantadas para cortadas as mais variadas… Pelo andar da carruagem, se cair um arbusto na Granja do Torto, será um pandemônio midiático.

  • Vanda Correa Nunes

    Edu, tenho muito receio da oposição, mas venha cá… será que essa turminha tem PEITO p/ enfrenter o POVO na RUA??? Governo sem base popular é uma lastima…. um abraço pelo seu artigo.,

  • Masan

    Francamente, Eduardo? CANSEI… NÃO ESTOU NEM AI!

    Afinal, quantas oportunidades a Presidenta teve para dar um chega pra lá na cambada do PIG, no pulha do Gurgel? No entanto… NOSSA PRESIDENTA DEVE ESTAR SENDO MUITO BEM ASSESSORADA…

    Se a “cuíca roncar”, serei mais uma “andorinha” a colaborar no que for possível. Assinarei petições, abaixo-assinados, irei até para as ruas se preciso for, apesar dos Cardozos, dos Bernardos, dos Cunhas, dos Chagas (Refiro-me à Helena Maria de Freitas Chagas! A Secretária de Comunicação Social! Isso mesmo, a do PIG!!!). Gente complacente, leniente, que, na minha opinião, APENAS ASSISTE A BANDA PASSAR…

    E, mais uma vez, desejo que as opções do governo Dilma não representem ERROS GRAVES DE ESTRATÉGIA POLÍTICA. Torço para que a inoperância (aparente?) do atual PT não represente, no futuro, sofrimento dos mais necessitados de nosso país.

  • penca

    é bom começar a rezar para são pedro fazer chover, caso contrario, estaremos as portas do racionamento de energia
    caso contrario, e com o menor crescimento do pib entre os emergentes, toda essa popularidade pode virar fumaça.
    2014 está longe, e os problemas economicos que vão se avolumando por falta de uma politica consistente
    podem ser danosos para o grupo no poder, a ponto dos principais parceiros do pt pensarem em mudar de barco

    • eduguim

      Vocês fazem suas previsões malucas desde 2003. Recupere o que escreveram antes da eleição de Dilma em 2010 ou de Lula em 2006 e verá que essa vossa cantilena não muda. Como disse Dilma, “Vai querendo”

      • Aliberto Amaral

        Eduguin, querido.
        Estas em todas.Vc.esta me parecendo aquela propaganda da RCA Victor com um gramofone antigo e o cachorro ouvindo a própria voz. Escreves esses artigos maluquetes e depois fica patrulhando os e- mails.
        Quem for sócio do CEM(Clube do Elogio Mutuo), palmas p ele. Quem n for ….
        Assim lá nave va.
        2013 esta aí. Aproveite p fazer o caminho de Jerusalém, saindo do Porto de Akabane,passando por Petra…Jerusalém.
        Vai te fazer bem. Acredita.
        Att.Aliberto

    • Helder

      Credo, sai zica! Sai fora ‘quanto pior melhor’! Xô urucubaca!

    • José Souza

      Penca, calma, muita calma nessa hora. Chuva o governo realmente não controla e não pode fazer campanha para a população economizar energia. O PIG diria que está no pré-apagão. Quanto ao crescimento, o Fux e os Deputados estão tentando eliminar o mês de janeiro das estatísticas de crescimento do PIG. Ao não votar o Orçamento os investimentos ficam travados, provocando atrasos nos cronogramas de obras. Deve ser duro governar com uma turma do contra em seus calcanhares. Os deputados estão de olho nos royalties. Se não resolverem esta questão, e rápido, o país vai ficar parado em 2013. Abraços e feliz 2013.

  • Helder

    Ou seja, só o caos salva o .

    Reze a Deus pra que isso não ocorra, eles fazem tudo pelo poder, e quando estão no poder (PiG/Oposição/togados) o Povo leva noite e dia no lombo sem dó…

  • anac

    Não sou vidente mas um dos golpes estrará em fazer da copa do mundo um vexame. Os apagões provocados por erro humano/tucano virão de minas gerais, são paulo, paraná e goiás. As companhias de energia insatisfeitas com a Dilma e controladas pela opisção tratarão de sabotar o evento. A direita é capaz de TUDO e um pouco mais. Melhor colocar as forças armadas para controlar a tranmissão de energia.
    Qunado a direita não tem voto a escolha pelo golpe é recorrente na Historia do Brasil.
    Não é por acaso que um pais rico como o Brasil foi mantido no terceiro mundo e o povo no anafalbetismo atrás até de paises mais miseraveis da Africa.
    O governante que fizer alguma coisa por menor que seja pelo povo é considerado inimigo a ser exterminado pela elite financeira.
    Perdedor será sempre o povo que não ficara nem com as migalhas como o bolsa familia que eles chamam apropriadamente de miseria. É so comparar o percentual destinado ao bolsa familia com o pagamento pelo estado brasileiro pelo serviço (juros) da divida, ou seja, ao capital, que verão quão infima é a quantia destinada ao povo para não morrer literalmente de fome. Mesmo assim eles ainda reclamam da esmola dada ao povo que produz as riquezas que eles roubam.

  • Carlos J. Ribeiro

    A turminha da marmitex está a mil por hora. Também, final de ano, não é? Eles também são filhos de Deus.

  • José Carlos Araújo

    Eu não vou deixar de votar no PT por causa do Mensalão ou por causa do PIG…

    Eu voto no PT pelo Salário Mínimo, pelo ENEM, pelo FIES, pelo PROUNI, pelo Bolsa Família, pelo Minha Casa Minha Vida, pelo Estatuto do Idoso, pelo Crédito, pela Valorização do Real, pelo Aumento da Renda, pelas Exportações, pela Poupança Interna, pelo Pagamento da Dívida, por ser Credor do FMI, pela Abertura de Universidades e Escolas Técnicas, pelo Emprego, etc. etc. etc.

    • Por votarem no pt que este pais ta uma droga os bandidos matao nossos familiares a justiça desta droga de pais nao funciona e tudo um caos o governo gasta mais que um nobre ingles este pais e uma vergonha fora pt .

  • Fabio

    O problema Edu é que a Dilma continua achando que está governando a Suiça, digo a Suiça mesmo e não a Chuiça do PH.

  • Paulo Henrique Tavares

    É claro que a imprensa conservadora, somada a alguns partidos (o pouco que sobrou do PSDB e DEM), mais justiça (que por definicação já são conservadores) vão radicalizar
    Agora, terem sucesso acho difícil.
    Se eu fosse de direita, radicalizaria este discurso da ética na política, associando o PT e governo à corrupção (aliás, a mesma coisa que o PT fazia quando era oposição, a diferença, que sem o apoio da mídia e da justiça), no sentido de ganhar os votos do eleitor conservador (o mesmo que hoje vota no Serra, no Psol, na Marina, no Joaquim Barbosa, etc, antes votava no PT)
    De resto, está tudo sob controle.
    Os julgamento do STF não passou de uma grande farsa que provavelmente será retificada no médio prazo.
    O que está acontecendo é o contrário. Os conservadores estão desesperados diante de um governo que nada de braçadas.
    Nenhuma “radicalização” será tolerada.
    As forças conservadoras agonizam em praça pública. Nós da esquerda que damos muito valor ao que eles (conservadores) falam.
    Crise é do lado de lá, não do Atlântico, mas da linha que divide esquerda da direita.
    Estamos ganhando, claro que não de goleada, mas estamos invictos, pois temos humildade.

  • José Souza

    EDU, quando o Obama disse, em público, que o LULA era o cara, eu tremi. Pelo que conhecemos dos EUA, a frase foi dita incompleta. Faltou dizer: a ser eliminado ou derrotado. Não é teoria da conspiração mas eles já estavam prevendo a subida da esquerda ao poder. Tanto que reativaram a quarta frota, para o Atlântico Sul, estão cercando a Amazônia de bases militares e incentivando as ONG’s a mapear a região, inclusive com ajuda dos satélites. O restante do plano só não foi pra frente por causa da crise interna de 2008 e em seguida a crise da Europa. Temos que ficar em alerta. O grande irmão do norte não brinca. Garantir matéria prima e energia são as prioridades para o conforto dos americanos. Tecnologia eles tem, mão de obra barata está na China a disposição deles e, não esqueça, o dollar é emitido por eles e todos tem que aceitar. E eles desconhecem a ONU. Para eles é órgão para dar o “de acordo” , se acharem que precisam. Parabéns pelas postagens de 2012 e um Feliz 2013 para você e equipe.