Presidente FHC, PT não governa para quem o senhor governou

Crônica

Ilustríssimo senhor doutor Fernando Henrique Cardoso,

Quem lhe escreve é um cidadão comum, sem filiação político-partidária e que ainda guarda na memória o sofrimento pelo qual passou quando o senhor – vá lá – “governou” o Brasil. Aquela foi uma época de muito sofrimento para todos, presidente.

Eis por que leio no jornal O Estado de São Paulo, estupefato, que o senhor declarou, na segunda-feira (25.3), textualmente, que “Essa gente não sabe governar o país”.

Por óbvio, o senhor se referiu ao Partido dos Trabalhadores, ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff, quem, desde os primeiros momentos da posse, brindou-o com cortesias que, a meu ver, foram exageradas e que, agora, o senhor retribui dessa forma.

Até entendo que, aos 80 e tantos anos, tendo deixado uma obra administrativa que a maioria absoluta dos brasileiros repudia até hoje – como mostram as sucessivas eleições que o seu partido perdeu –, o senhor esteja amargurado.

Contudo, presidente FHC, peço que entenda que o povo brasileiro – que ontem, quando lhe dava seus votos, o senhor dizia sábio – não o odeia. Apenas rejeita a sua forma de governar.

O senhor diz que o PT não sabe governar. O que as urnas dizem é que o PT realmente não sabe governar, mas não é para os milhões que o elegeram, reelegeram e re-reelegeram. O PT não sabe governar para os que foram priorizados pelo seu governo.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, em lugar do desemprego de 12,8% que o senhor deixou, implantou pleno emprego, com salários que se valorizam a cada mês.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, em lugar dos programas sociais de mentirinha que o senhor deixou, pôs o maior programa social do mundo, o qual retirou dezenas de milhões da pobreza e outros tantos milhões da miséria.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, em lugar da ausência total de divisas que o senhor deixou, construiu reservas cambiais de centenas e centenas de bilhões de dólares que, hoje, garantem imunidade do país a crises internacionais muito mais graves do que aquelas crises localizadas só em países mal governados que ocorreram à sua época.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT saber governar porque hoje a maioria afrodescendente que o IBGE diz haver no país está chegando às universidades, que não são mais “coisa de rico” como no seu tempo.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, ao contrário do que ocorreu no seu governo, hoje o Brasil não é visto como um país-mendigo que vagueia pelo mundo com o pires na mão – hoje, este país empresta dinheiro a países em dificuldades.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, ao contrário de juros de até 45% ao mês que o senhor chegou a pagar aos agradecidos banqueiros que lhe doaram o prédio do Instituto que leva seu nome, o PT reduziu esses juros a um dígito.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque está, após tanto tempo, acabando com negociatas como as que tornaram a energia elétrica no Brasil a segunda mais cara do mundo.

Poderia ficar escrevendo laudas e mais laudas para explicar as razões pelas quais o povo brasileiro não elege mais presidentes do seu partido após a verdadeira praga de gafanhotos que foi seu governo, mas acho que já me fiz entender.

Este povo lhe nega votos enquanto ignora as mesuras desmesuradas e os elogios sem fundamento que alguns donos de impérios de mídia lhe fazem à toa, presidente. É que o povo brasileiro sabe que o senhor sabia governar, sim, mas apenas para uma minoria abastada.

Assim sendo, presidente, o senhor haverá de concordar que os brasileiros rejeitarem seguidamente o PSDB no comando do país confere a esta missiva uma verossimilhança que não será a sua desfaçatez que irá anular.

Atenciosamente,

Eduardo Guimarães

—–

O Estado de São Paulo

25 de março de 2013

‘Essa gente não sabe governar o País’, diz FHC sobre PT

GUSTAVO PORTO – Agência Estado

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez nesta segunda-feira duras críticas ao governo, ao PT e à base aliada. “Essa gente não sabe governar o País. Olha o que fizeram com o petróleo. É um crime”, exemplificou, numa referência à crise da Petrobras.

Fernando Henrique participa do Congresso do PSDB, em São Paulo.

“Juntaram o governo, com o partido, com o Estado, com o mesmo marqueteiro”, completou, numa referência aos anúncios feitos pela presidente Dilma Rousseff da redução do preço da energia e da desoneração da cesta básica, em cadeia nacional de rádio e televisão.

Ele classificou a alta de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB) como um “pibinho que chega numa época em que outros países crescem”.

FHC alertou ainda para a alta da inflação e rebateu as afirmações de que o PSDB é partido de ricos e banqueiros. “Quem dá dinheiro para banqueiros sem parar são eles. Dão ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que dá aos bancos”, ironizou.

O ex-presidente deixou o evento antes do pronunciamento do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

99 comments

  • Dessa assombração já nos livramos a três pleitos. Ele que vá para a Academia Brasileira de Cotas. Se nem lá conseguir os votos necessários, que entre pelas COTAS dos Marinhos, como fizera o Medieval Pereira de um livro só.

  • Realmente a idade está “pesando” na coerência desse idoso. Há de se desculpar. Talvez como membro “definitivo” e “imortal” melhore seus raciocinios. Uma campanhia exemplar de outro academico Merval Pereira, o ilustre mais.

  • A imagem das mãos do Bill Clinton em seus ombros me passa uma ideia ruim de que as mãos, ali, refreiam os movimentos de FHC, as mãos nos ombros me indicam que há um sentido de posse no ar…
    E as risadas também me parecem terrificantes, tanto quanto a expressão distante no rosto do presidente norte americano.
    Esta foto me é desagradável.

  • Existe tanto imbecil querendo aparecer na mídia que por vezes deparamos com umas perolas desse tipo. Já é hora de certas pessoas admitirem sua senelidade e entrarem no ostracismo de vez. Fooooooooooora seu fhc demagôgo!!!

  • Isso, FHC, apareça mesmo, bote as manguinhas de fora, porque fica mais fácil do povo relacionar seus afilhados (candidatos do PSDB) ao seu sofrível governo e ao período em que o povo, a maioria esmagadora da população, sempre foi posta em último plano.

  • Caro Edu,

    permita-me continuar o jogo

    SABER GOVERNAR É:

    1. Deixar um país inteiro no APAGÃO

    2. Tirar os sapatos (desnudar-se) diante dos Estados Unidos

    3. Vender as jóias da coroa (vale, banespa…) e ainda assim aumentar a dívida do país

    4. Doar quase R$ 40 bilhões aos banqueiros

    5. Deixar a inflação chegar a 12%

    6. Aumentar em 500 mil trabalhadores o nível de desemprego

    …espero que os leitores do blog continuem (NÃO VALE REPETIR)

  • Como integrante do povo brasileiro, não me senti contemplado unicamente na parte que diz que não odiamos o FHC. Eu detesto este senhor e tudo o que ele representa, ao ponto de desejar que o diabo carregue a ele e todos os privatas.

    • Concordo! São dignos de ódio, infelizmente, todos traidores da pátria
      e do povo, como os piratas das privatizações, o maior roubo já visto nesse país! Estúpido!

  • E agora o PIG tentando – com o vendilhão FHC – levantar a campanha de Aécio “narizinho” Neves. Combinam com a elite e com o PIG, mas essa conversa não cola no povão, que provou e sabe as diferenças entre um FHC e Lula/Dilma.

  • Esse senhor perdeu totalmente a noção!!! Velho gagá, boca de sovaco, safado duma figa, pilantra, ladrão do povo, bandido, salafrário, sacripanta… falei!!!!!!!

  • Vejam esta matéria da Veja, que a Marta chamou de “Revista Vagabunda” à época que FHC “governava” e comandava a Petrobrás. Não há uma só menção ao governo FHC ou ao PSDB. A P-36 afundou, deu um prejuízo de milhões de doláres, matou um monte de gente e nem sequer uma crítca ao presidente e ao partido dele. Hoje a Petrobrás dá lucro de bilhões de doláres e como ele diz, “Um crime”.

    http://veja.abril.com.br/210301/p_036.html

  • Edu, você tocou no ponto principal: amargura.
    Se já deve ser muito sofrido para uma diva ser relegada ao canto escuro do palco, que dirá ser expulsa, sob apupos, do teatro.
    Triste fim para um ególatra.

  • E mais uma vez o FHC dá esse mole. A oportunidade para que o PT compare os dois governos, o que sempre deixa os tucanos com cara de tacho, sem resposta, porque fato é fato, numero é número.
    O Edu, fez aqui mais uma fez. Se os petistas não forem preguiçosos fazem também no Congresso. O cachorro não está tão morto que não se possa dar mais una chutezinhos.
    PS: E a cara-de-pau em falar de Petrobrás?

  • Clap, clap, clap, Eduardo, como diz o jornalista Paulo Nogueira. Você disse tudo o que eu gostaria de “vomitar” na cara do FHC, mas com classe, porque por mim, depois de vomitar na cara dele, eu mandaria esse senhor para o quinto dos infernos. JAMAIS, JAMAIS mesmo esquecerei que votei nessa desgraça que prometeu uma coisa e fez outra completamente oposta, e ainda colocou a mim e a minha familía no buraco.

  • Gente, compreendam, ele está caducando… Mas é bom mesmo que ele se exponha, torço para que ele rode o Brasil tudo junto com o Aécio para o povo compreender bem quem apóia o mineirinho do rio.

  • nunca o salario foi tão mínimo
    reajustes anuais de 6, 8, 10, 12….
    pode esperar ser votado
    pra fardão de academia
    como membro…
    …mole

  • FHC, coitado, faz tempo que está senil; quanto aos demais tucanos, se também não estão totalmente caducos, perderam há muito o senso de ridículo… Veja-se Aécio, que ainda não percebeu que a candidatura de oposição será a de Eduardo Campos (PSB), pois a dele se resumirá a um percentual baixo e sem significância verdadeira. E o que dizer do patético José Serra, que, muito provavelmente, ainda insistirá em ser candidato pelo diminuto PPS, uma agremiação tão ridícula quanto ele mesmo? O abominável PSDB, para quem não percebeu, “è finito!!!!” A legenda continuará cambaleando por aí tal qual morto-vivo; mas sem nenhuma importância real.

  • Eu gosto dos invejosos por dois motivos:

    O primeiro, é que a inveja mata o invejoso por dentro.

    E segundo, a inveja é a forma incompetente de se admirar alguém.

  • Excelente iniciativa, Eduardo! Mas confesso que de minha parte não tenho a menor paciência com o ex-tudo e atual nada FHC. Pois ao invés de manter uma postura digna como um ex-presidente, prefere o jogo rasteiro e vil de uma oposição que nada tem a dizer ou a propor para o país. Daí porque ele não tem o meu repeito. Pior, ele sequer respeita a si mesmo. Como alguém que não se repeita quer o respeito alheio? Não dá, né? Abraço!

  • Eduardo, se eu pudesse assinaria embaixo do seu artigo. Sua carta diz, com todas as letras, exatamente o que penso a respeito desse senhor insano, esse tal de FHC.
    O cara morreu e não sabe.
    Para mim, FHC não passa de uma múmia que a mídia insiste em querer ressuscitar.

  • FHC foi o presidente contemporâneo campeão mundial no aumento da carga tributária, de 27,9% para 35,86% do PIB, privatizou 76% do patrimônio público, aumentou em 12 vezes a dívida interna e mais que dobrou a externa. Por 3 vezes obteve empréstimos junto ao FMI e Banco Mundial, o salário-mínimo foi corrigido com valores abaixo da inflação. Não investiu em infra-estrutura: os portos, aeroportos e estradas que foram sucateados e não investiu nem em energia elétrica, que resultou no apagão.

    Segundo a Carta Capital de 22/7/09, TCU por unanimidade, o relatório que valoriza o prejuízo do país por causa do racionamento de oito meses: R$ 45 bilhões (quarenta e cinco bilhões de reais), que daria para construir 6 hidrelétricas de grande porte.

  • PT Não sabe governar PSDB sabe governar
    PIB per capita triplicou PIB per capita diminuiu
    Taxa média de crescimento 4% taxa média de crescimento 2,3%
    Renda per capita 10 mil reais 2,86 mil reais
    Inflação média 6% 9,1%
    Investimento em educação 15 bilhões 5 bilhões
    Reservas internacionais 253 bilhões 50 bilhões
    Empregos 15 milhões 5 milhões
    Investimento estrangeiro 45 bi 19 bi
    Agricultura familiar 15 bi 2,5 bi
    32 milhões ascenderam socialmente 2 milhões
    Risco país 178 pontos 2035 pontos
    Salário mínimo 291 dólares 82 dólares
    Dívida pública 40% do PIB 60% do PIB
    Eletrificação rural 2,5 milhões de ligações 300 mil ligações

    Fonte: revista Isto É de outubro de 2010
    http://anselmobittencourt.blogspot.com.br/2010/10/fhc-x-lula-o-melhor-comparativo-dos.html

    Senhor FHC, além de não saber governar, não tem nenhuma vergonha de falar mentira.

  • O que faz alguem que ja carregou mais responsabilidades no passado- e ainda tem que externa-las hoje, dizer e comportar-se assim?
    a meu ver é uma teia de compromissos, amigos e relaçoes que um PROJETO privatista e neolib construiu.
    Mesmo que no inicio ele acreditasse sinceramente no acerto do thatcherismo do projeto, ele logo terá percebido a imensa fome, a ilimitada ganancia e o desrespeito dos atores pelo interesse do país. A imoralidade dos meios e a rapacidade dos fins.
    Nao tem retorno.
    Alem da vaidade que é humana – e sua dimensão é uma questao de grau. O grau aqui iria estourar o termometro.

  • Hadad suspende desocupação de Pinheirinho II em SP.
    Esta é a diferença: PT sabe governar para a maioria.
    PSDB e cia sabem governar para 10 a 20% de privilegiados.
    Em SJC o PSDB prejudicou, milhares de pobres para beneficiar um trambiqueiro da zelite.
    Realmente o PT governa diferente.

  • A caminho da irrelevância FHC será em breve depositado na Acadêmia Brasileira de Letras. Há alguns anos passados, FHC era senador, fui elogiá-lo à um amigo, contemporâneo dele na universidade, ao que ele retrucou: esse sujeito é um arrivista. Está a caminho do depósito. Vai tomar chá com o Merval Pereira!

  • já pedi a familia do FHC que o internem mas não adianta enquanto isso ele vai falando todas as bobagens que lhe vem a mente,internem no caps de Sorocaba.

  • É um senhor de idade, mas será que dá para levar a sério? Anos atrás disse claramente: Esqueçam o que escrevi. Agora, é candidato à imortalidade na ABL. Se bem que, depois do Merval, nada mais surpreende naquela academia. Quanto a falar da incompetência do governo petista, só nos reta dizer: Tenha dó, FHC! Vai procurar sua turma, aquela mesma que não fala bem nem do seu governo!

  • So abre a boca para dizer, raramente, obviedades corretas, ou, frequentemente, absurdos ditados pela amargura que a sombra da presidência do Lula, e agora a da Dilma, lhe fazem. Com a idade começa a delirar, triste fim. Ja esta na hora mesmo de ir pro cha da ABL.

  • Edu

    FHC governou o Brasil? Você lembra do câmbio 1:1 com dólar e de repente 3:1. Meteu o Brasil até o pescoço no FMI.. Usou o Malão como ministro da fazenda para rifar as estatais. Além de tudo ainda chamou aposentado de vagabundo e o povo de caipira. Aliás na festa junina em Boituva vou sugerir ele de noivo e a Danuza Leão como noiva. Eta casal (Farol e Atocha)que vai dar azia até em copo de bicarbonato.

    • O mais espantoso, Heidi, é que muita gente da “elite” acreditou no PIG (Partido da Imprensa Golpista), o qual dizia que a paridade entre dólar e real seria mantida. Por acreditar, fizeram dívidas em dólares. De repente, viram suas dívidas triplicar de valor em reais. Muitos faliram.

  • Vai fh,rapidinho pra academia e fique lá,tomando seu chazinho das cinco e não encha mais o saco.Mas o que eu queria mesmo,é que vc fizesse companhia para o fujimore e o gortare,destino dos entreguistas e vendilhões.

  • Nada mais a considerar, somente apreciar. Por exemplo:

    “Quem lhe escreve é um cidadão comum, sem filiação político-partidária e que ainda guarda na memória o sofrimento pelo qual passou quando o senhor – vá lá – “governou” o Brasil. Aquela foi uma época de muito sofrimento para todos, presidente.”

    Ótimo!

  • internacional – todos ja viram a demonizaçao de H chavez na vida e na morte.
    O mesmo foi feito com robert mugabe, do Zimbawe por anos a fio pela imprensa ocidental, chefiada pela britanica. O homem era o demonio e seu pais um lixo. Ninguem escapou dessa barragem de midia.
    Pois o jornalista,cineasta e curioso Andre Vltchek foi la ver pessoalmente. Seu artigo demolidor pode ser visto no
    site ‘ counterpunch.com” – Is Harare the worst city in the world? vale a pena ir ver.

  • Eduardo, sempre leio os seus post´s, porém, caro amigo desconhecido, Não gaste seu bom verbo com defunto ruim. Esse cara morreu e não sabe.

  • Eduardo, Boa tarde.

    O FHC faz parte da elite brasileira que tira o sapato nos EUA e Europa achando que isso é chic. Então, ele é tão vaidoso, que estava se achando tão importante mais tão importante por estar no meio daqueles homens poderosos que deu a impressão que ia explodir ou sair voando de felicidades. Aí o Clinton, por prevenção,segurou o colonizado tucano.

    • O Lula brincou de ser presidente,aproveitou para viajar as nossas custas.Fernando Henrique não foi tão ruim assim,O PT dos trabalhadores nunca fez uma lei se quer para trabalhadores ,só mordomia para pessoas do partidos,todos corruptos e genuinos.em toda a nossa história tivemos tres governantes,D.Pedro II ,Getulio e Jucelino.o primeiro criou o banco e caixa assim como correios,getulio ,tudo que temos de lei trabalhista ,inclusive o código penal que temos ai ,é de sua criação,Jucelino ,industrializou o pais.O que Lula fez ? a não ser deixar a corrupção a solta ,inclusive perder bilhões de dolares na venezuela de chaves,e ainda deixar o Chaves fazer chacotas do seu governo,e a transposição do São francisco?,procurem se informar mais da história de nossos governantes para depois falar sobre eles.queria ver o Lula governar na segunda guerra mundial ,foi um tremendo enganador 171 e ainda tem gente que acha que foi o melhor,O melhor de todos foi Getulio,que alem de honesto ,se preocupou com o povo trabalhador,criando carteira assinada e o salario minimo,que comprava 240 Kg de carne de primeira,e hoje,quanto compra o salario do PT?

      • Agora que o PSDB é um cartel ,isso eu concordo,,aqui em minas o Aécio destruiu nossa história,primeiro tirando a sede do governo da praça da liberdade que foi criada para tal,construindo um tal centro administrativo que quando chove inunda tudo,depois vendeu tudo que minas tinha,como,Telemig ,cemig ,não temos mais nada,e ainda o querem como presidente.

  • Boa tarde a todos,

    Sou obrigado a discordar de muitos dos comentaristas aqui: o senhor em questão, que quebrou o país 3 vezes, ajudado por “jênios” do naipe de seu “ministro do planejamento” aquele que não se elege para mais nada, não está senil: ele SEMPRE foi assim: arrogante, elitista, privatista, indiferente ao povo que brasileiro, ao qual se dirige, em parcas e mal ordenadas palavras, somente quando tenta engambelar o maior número possivel de pessoas, com a brutal cumplicidade e amplificação da nossa mídia entreguista e racista; este mau cidadão sempre foi desagradavelmente assim. E da escandalosa privataria tucana, onde foi parar o dinheiro? Taí um globorepórter que nunca será feito…

  • Comparar os dois governos é uma covardia, a diferença é tão gritante em absolutamente todos os campos de atuação dos respectivos governos que nas campanhas tucanas FHC é posto dentro do armário, se ele aparecer candidato tucano despenca mais ainda nas pesquisas, acabou virou um fanfarrão piadista, citar a Petrobras só pode ser brincadeira, quem não se lembra da plataforma P36 ou da Petrobrax, um joguete na tentativa de viabilizar sua doação, como como o fez com a Vale, estas foram as tristes marcas de sua gestão nesta grande empresa

  • Enfim, ex-trumolólogo FHC, o povo aprendeu a votar em quem “governa” e, mais importante, aprendeu e hoje tem como limpar o traseiro, sabendo onde se encontra as m*s que levaram este país a bater às portas das latrinas de seus amigos de Florença.

    Como cidadão, posso pouco fazer pelo meu país, senão acrescentar meu voto contra cânceres como o Sr. e seus amigos de cocho. Mas, na minha aposentadoria e meus tempos ócio, prometo fazer de tudo para mostrar ao povo, aos mais simples, quem atende pelo nome de FHC! Afinal, sou obrigado a reconhecer o teor de estrume que o Sr empresta à política deste país.

  • A opinião da maioria da nação sobre se o ex-Presidente Lula ou a Presidenta Dilma e sua base aliada sabem governar, já foi dada em inúmeras eleições e enquetes sobre o apoio a esses dois líderes. Ninguém precisa de ouvir pitaco de quem foi repetidamente rejeitado pela população e quase levou o país à bancarrota.

  • Esse FHC é mesmo muito cínico! O governo desse boquirroto não fez nada para o nosso país, aumentou a miséria e quase entregava a nossa soberania para os Estados Unidos, haja vista a ALCA que era vista com simpatia por esse entreguista dissimulado.

  • caro Edu,

    obrigado por lavar minha alma!

    FHC deveria esquecer que existe. Se ele quer agradar ao povo brasileiro sugiro que mantenha a boca fechada, vá para o sofá, com chinelas calçadas e ponha-se a tricotar. É fácil, não precisa mentir, ser falso e hipócrita com as agulhas e linhas. Elas lhe darão uma boa companhia.

  • Que dureza.
    Este maledetto FTHC só pode estar Alzheimeroso, não é possível que um ex-Presidente seja tão INCAPAZ de perceber o que foi seu DESgoverno e o que tem sido -com todos os reparos com relação à questão da Comunicação e de Minorias – os governos do PT.

    Pelamor!!!!

    FHC e suas crias, Vade RETRO, FOREVER!!!!!!

    and ever!!!!!!

    NUNCA MAIS, NUNCA MAIS!!!

  • Boa Eduardo, toma essa fhc !!! (minúsculo mesmo que é só isso que esse sacripanta merece) .
    Seria mais útil ao país se vossa aborrecência se recolhesse a sua infinita insignificância e deixasse nossos ouvidos e mentes limpas.
    Vai tomar … banho seu pulha.

  • Esse doutor que mandou esquecerem os livros que escreveu e levou o país à estagnação econômica que presenciamos jé apenas um pavão misterioso que perdeu a oportunidade e o time certo para se aposentar e deixar a sua imensa e inútil vaidade no asilo!

  • Podem criticar fhc à vontade, mas não devem calá-lo, pois quando fala faz um estrago danado nos candidatos demotucanos ao trazer à memória o fracasso de seu desgoverno, tirando as dúvidas principalmente dos mais jovens, que não sofreram no seu tempo de presidente. Acrescento às críticas o “fator previdenciário” criado por ele,, que reduziu as pensões de milhões de aposentados. Aliás, isto precisa ser divulgado para milhões de aposentados descontentes com Lula e Dilma, sem saber que fhc foi o criador desse redutor.

  • Mais um texto formidável, Eduardo!
    .
    E falando francamente, esse Fhc não foi um presidente, foi um “presidente”, ou um presidente para a elite, ou um presidente de mentirinha, aproveitando o que vc disse sobre o que foi o social no “governo” dele. Não passa de um dissimulado, egoísta, vaidoso descarado e falso, mentiroso como uma nota de três.
    .
    Desculpe mas, fazendo referência não à pessoa ( que felizmente não conheço), mas às questões políticas e econômicas adotadas em seu “governo” e as suas atitudes e dizeres quanto aos Governos petistas de Lula e Dilma, o que eu disse é a mais pura verdade.
    .
    Um abraço.

  • Imaginem vocês se isso aqui tivesse ocorrido na gestão do Lula:

    https://www.youtube.com/watch?v=kx6WIG7ygdI

    Foi assim que FHC se despediu da Presidência naquele ano de 2001.

    Dentre muitas, essa é uma das lembranças mais tristes que eu tenho da Era FHC.

    Havia também os constantes derramamentos de óleo nos “acidentes” da Petrobras, e as visitas trimestrais do FMI à Brasília para ditar onde o governo de FHC deveria cortar “gastos”.

  • Mais um bom texto da prestigiosa marca eduguim, Olhando pra foto do ex-FHC (atual nada), tive a impressão de ver um cachorro manifestando sua alegria ao dono. Faltou o rabo abanando com vigor. Esse maldito vira-lata deveria ser processado por crime de lesa-patria.

  • Existe alguem no Brasil que, em sã consciência, atribua peso específico aos pronunciamentos catatônicos e ressentidos do senhor FHC? Este senhor, de malfadada lembrança, deveria atender à determinação colonialista-autoritária do Rei Juan Carlos e calar-se, já que manteve-se sorridente e subserviente como um lacaio ao ser admoestado publicamente pelo presidente norte-americano durante reunião de cúpula presidencial. Nem sequer esboçou um gesto de réplica. Uma vergonha para o Brasil. Durante seu governo, embaixador brasileiro foi humilhado ao ser obrigado a retirar e limpar seus sapatos para ter acesso ao território norte-americano. Outra vergonha da qual não está isento o personagem brasileiro, senhor Horácio Lafer. FHC deveria explicar as transações comerciais fraudulentas das privatizações das teles e da Vale do Rio Doce. Explicar o caso do gás amazônico e tantos outros desvios de conhecimento público. Por que ele não esclarece o fato de familiares de seus ministros estarem adquirindo, a preços estratosféricos, participações em empresas pouco expressivas no cenário econômico nacional? O Eduardo Guimarães já abordou muitos aspectos econômicos que merecem enfática apuração. Muito mais ainda poderia ser citado aqui, no entanto já me daria por satisfeito se ocorresse um eco, por fanhoso que seja, do senhor FHC ao repto lançado pelo Edu, e que eu, na minha humilde condição de brasileiro trabalhador sem filiação partidária, subscrevo e reitero.

  • Eduardo,
    Sabe de um negócio?… Eu posso ficar tranquilo; vc sempre está a frente, assumindo a defesa de nós, todos, brasileiros. E, isso, qdo não está a instigar a inteligência de seus leitores, com seus textos super didáticos, em aulas de nacionalidade.
    Ah! Não se aflija. As coisas vão acontecer exatamente como vc quer; com a justeza q vc é merecedor.
    Abraço, fraterno

  • Na segunda vez que FHC esteve com Celso Lafer* em Washington, caiu uma forte chuva e quando a limusine que conduzia FHC parou em frente ao FMI, o ministro Lafer, vendo uma poça d’agua falou para o Presidente arregaçar a barra da calça para não molhá-la. Chegando na porta do FMI, assim que FHC desceu do carro, o chanceler Lafer falou para FHC baixar as calças:
    E FHC teria respondido: “Mas assim? sem conversar antes?”…

    *Celso Lafer é aquele chanceler “brasileiro”, do governo FHC, que em 02/2002 aceitou tirar os sapatos na alfândega para entrar nos EUnidos, obedecendo ordens um funcionariozinho de 30. escalão. Era o Brasil de FHC. Era a “política dos pés descalços”.

  • Realmente, na foto só falta o FHC abanar o rabo, pois de língua de fora ele já está. Mas pensando bem prefiro os cachorros caninos, pois este cachorro é CACHORRO demais!!!!

  • Pela alegria, devia ter acabado de fazer o exame da próstata , e o médico está do seu lado esquerdo, com aquelas mãozinhas…que ruim.

  • o “profe” cardoso que não é bobo nem nada, vai procurar proteção na academia. Vai q dá um 5 min no batmam (barbosa) e ele vai pra cima da “Privataria/Sathiagraha”. Eu, hein!

  • A Petrobras , após o episódio da capitalização , no qual a velha mídia utilizou a mesma tática , se vê novamente bombardeada as vésperas das licitações de mais de duas centenas de campos petrolíferos.
    Alguns fatos neste novo ataque contra a Petrobras chamam a atenção , um deles um discurso de um senador do PDT esculhambando a Petrobras durante esta ofensiva puxada pela velha mídia e como sempre com atores no legislativo e do capital internacional , quando estes assuntos envolvem petróleo sempre geram ataques mais acirrados.
    Quando vemos um senador trabalhista urrando e esculhambando a Petrobras por esta exigir que equipamentos que serão adquiridos tenham 80% de conteúdo nacional , dizendo que isto encarece os investimentos e prejudica a Petrobras acendemos a luz amarela.
    Com presença em quase todos os setores a indústria petrolífera , Requião deu um show em seu pronunciamento sobre este mesmo fato , atuou de forma imoral desde a sua criação em diversos momentos e em diversos países , porem quando consegue que um senador trabalhista do partido de Getulio , Jango , Brizola e Darcy faça o pronunciamento que fez , temos que tirar o chapéu para eles e aumentar a vigilância para que a Petrobras e nossas reservas continuem a serem patrimônios do Brasil , quanto ao senador que vá dormir com o capeta pela eternidade.
    Concordo com Requião que melhor seria se não houvessem licitações e toda a exploração , mais de 30 bi de barris , destas reservas fosse feita pela Petrobras. Porem também concordo com o governo e Vanessa Graziotin , PCdoB-AM , essa merece um texto , as paginas da história a aguardam Senadora , que necessitamos de parceiros , sob o novo regime de exploração aprovado pelo congresso no qual a Petrobras terá ao menos 30% de participação em todos os poços , para acelerar a exploração das reservas e levar desenvolvimento a áreas que vão do interior nordestino até a Amazônia.
    Esta exploração ainda que com sócios internacionais acelerará a exploração , diminuirá as despesas com importação , ainda que boa parte das reservas não produza petróleo adequado para fabricação de combustíveis , existe a compensação e não menos importante , com a necessidade do conteúdo nacional está garantido a criação de polos de desenvolvimento de tecnologia.
    Vanessa Graziotin , PCdoB-AM , também ressaltou e reforçou a posição do governo de não se deixar intimidar por mais esta campanha contra a Petrobras e a nação e garantiu que a Petrobras participará das licitações com o mesmo empenho e disposição de arrecadar todos os poços possíveis os quais tenha capacidade para explora-los com eficiência.

Deixe uma resposta