Boato sobre o Bolsa Família exige pronunciamento de Dilma na TV

Opinião do blog

 

Vai se tornando progressivamente verossímil a hipótese de que o boato sobre o fim do programa Bolsa Família foi produto de orquestração. Como foi dito neste Blog na segunda-feira, a farsa requereu alto nível de organização para conseguir espalhar a mentira com tanta rapidez e por extensão tão grande do território nacional.

Quando alguém como o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo – que não é exatamente conhecido por se dar a “radicalismos” –, chega ao ponto de reconhecer a verossimilhança da tese de orquestração, pode-se ter certeza de que há mais do que parece nessa história que alguns tentam tratar como produto do acaso ou mera “brincadeira” de adolescente desocupado.

O problema é que esse super adolescente ou essa estranha brincadeira do destino nos quais alguns dizem acreditar piamente, causaram um sofrimento enorme à população assistida pelo Bolsa Família.

Leio na mídia, com tristeza, detalhes desse sofrimento. Ao mesmo tempo, leio gente que trata aquele povo como se fosse lixo só porque recebe alguns trocados do Estado, que o paga para que não morra de fome.

As pessoas estão assustadas, conforme mostra reportagem do portal UOL “Atendidos pelo Bolsa Família evitam falar sobre origem de boato que apontava fim do programa”.

A matéria inicia informando que “Algumas famílias entrevistadas pelo UOL afirmaram que ainda não acreditam que o programa [Bolsa Família] vai continuar, apesar da negativa do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)”.

É muito triste. Isso desmente por completo – e, espera-se, definitivamente – a hipótese maluca de alguns jornalistas com espaço na grande mídia no sentido de que o próprio governo Dilma, mancomunado com o PT, teria inventado o boato a fim de…

A fim de que, mesmo?

Enfim, não importa tanto o que diz uma mídia que vem falhando em vender suas teses políticas à maioria há pelo menos dez anos.

O que importa, então, é que esse efeito residual do boato revela que quem o engendrou pretendia provocar exatamente esse efeito, pois uma população tão frágil e tão assustada, diante da verossímil hipótese de que aquele dinheirinho era bom demais para ser verdade, acaba achando que benefício a pobre dura pouco mesmo.

Apesar do volume de informação na mídia sobre o boato, vê-se, portanto, a continuidade da boataria. A cada acusação ao governo na mídia, isso se espalha e a população assustada vai se assustando mais ainda.

É forçoso reconhecer, porém, que autoridades do Executivo Federal que saíram dando declarações políticas publicamente não deveriam tê-lo feito, mas a um comentário de três linhas de uma ministra de Estado no Twitter seguiu-se uma avalanche midiática de acusações ao governo de ter sido o autor da farsa, o que acaba dando margem ao tipo de desconfiança que pode, sim, estar surgindo entre uma população de baixas renda e escolaridade.

O mínimo a fazer diante dessa quase tragédia social que arrastou até pessoas com dificuldade de locomoção e colocou em desespero gente que já sofre o bastante no dia a dia será, ao menos, informá-la condignamente, tranquilizando-a.

Dessa maneira, urge que a presidente da República, Dilma Rousseff, venha a público, em pronunciamento de rádio e televisão com abrangência nacional, a fim de tranquilizar e instruir essa população no que diz respeito a esse novo tipo de criminalidade que está se instalando no país, o crime de alarma social.

O governo precisa refletir que sua comunicação com a população à qual vem beneficiando com seus programas sociais está se mostrando, no mínimo, falha. Não é possível que a versão governamental não esteja sendo capaz de comunicar efetivamente que tudo não passou de um golpe e que, por isso, ninguém tem com o que se preocupar.

Por último, resta refletir que não é possível mais o governo continuar dependendo quase que exclusivamente da veiculação interpretativa, pela mídia privada – que, como tal, tem interesses privados –, de suas ações e, agora, até de suas reações a ataques terroristas.  A ausência de uma atitude já passou da hora e do limite.

122 comments

  • Eduardo e amigos.

    Navegando por outros sites, me deparei com varios comentaristas, sempre com pseudonimos ou anonimos, dizendo que o bolsa familia foi invenção do governo FHC, e que foi copiado (mal copiado segundo eles) pelo governo Lula.

    Parece que temos mais uma estrategia elaborada para tentar criar um fato que facilite a eleição do candidato do PSDB em 2014.

    Teoria da conspiração? Não sei, mas que é muita coincidencia isso é.

    Grato pelo espaço, saudações corinthianas as todos.

    • Desde quando iniciativas sociais de primeira dama (manifestando aqui nosso respeito por Dona Rute Cardoso, esposa falecida de FHC) são programas de estado?

      • Luiza

        Acho que o ponto é exatamente este, podemos até reconhecer que algumas ações foram feitas mas só se tornaram politica de estado após a eleição do PT.

        Na verdade o que me intriga são as coincidências, bem na semana que ocorreu o caso dos boatos do bolsa familia, começam a aparecer mensagens que sugerem que o bolsa familia (que era chamado pela oposição de bolsa esmola) foi criada pelo PSDB.

        Para mim parece coisa orquestrada…..sei lá.

        Saudações

        • Parece coisa orquestrada não,Fernando,é coisa orquestrada,sem duvida alguma.Trata se da mesma estrategia verificada em outras eleições.Lança se um balão de ensaio,tipo,uma noticia falsa,que possa colocar o governo,eventualmente em situação constrangedora,se pegar,pegou.Claro que a oposição está por tras disso,eu sei mais exatamente quem orquestrou isso tudo,mas não digo quem,por uma questão muito simples:embora eu não tenha provas,tenho indicios muito fortes sobre a pessoa ou pessoas que estão por tras desses boatos.Por cincidencia ou não,pertencem à oposição.

  • pensei logo que vi a boataria,Dilma tem que fazer pronunciamento em rádio e tv em horário nobre,ainda hoje perguntei a pessoas que tem o BF e elas estão preocupadas achando que vai acabar mesmo´,será uma briga diária essa reeleição de Dilma.

  • A resposta deveria ter sido dada in loco,no momento em que as coisas estavam ocorrendo. Demonstrou cabalmente que a segurança institucional é falha ou cumplice,sem cair na paranóia de que os arapongas da ditadura ainda mandam nesta area. Cabe aqui levantar uma questão: a oposição ao governo não esta localizada somente nos partidos,esta localizada nos setores economicos,nos setores reacionarios da midia e nas seitas religiosas. Onde o povo pobre se reune nos fins de semana? Baile funk? Campos de futebol? Feiras livres? Nas igrejas pentecostais espalhadas nas pequenas cidades e periferias das grandes. Escuta a Radio Mec ou radio do pastorzinho? É neste viés que precisa ser olhado: um grupo politico instrumentalizou os meios de acesso aos clientes do bolsa familia. Telefone a 0,25 pode fazer a conexão. Internet ainda não. Por isso não houve a identificação de qual rede social foi utilizada e, todos sabemos que é o facebook o mais usado. Se ele tivesse sido usado, nós teriamos percebido pois sempre um trolha da direita esta de plantão a nos aporrinhar. Aí neste ponto o Ministério das Comunicações,a Secom e afins demonstraram a sua fraqueza e descolamento da realidade e deveriam estar todos pescando,sem comunicação com o mundo real.

  • Digo e repito: as atitudes, ou absoluta falta de, da senhora Dilma Rousseff acabará pondo a perder as conquistas de 10 anos de governo.
    Esta mulher ou é completamente idiota, o que jamais cri, ou absolutamente irresponsável, o que vem a dar na mesma, pois sua atitude autista é nefasta para o país.
    Das duas, uma: ou não enxerga, mostrando uma miopia difícil de se acreditar possível, ou enxerga e nada faz, o que demonstra irresponsabilidade ou, pior, concordância, com o golpe em curso.
    Esta mulher nos fará perder a todos.

    • Essa é uma forma de trollagem conhecida.

      O sujeito finge que é aliado do governo petista e ataca de forma agressiva e mentirosa o presidente. Fizeram
      com Lula e esse aí está fazendo com Dilma.

      O trollzão bicudo disfarçado aproveita que muitos petistas gostariam de ver mais agilidade na comunicaçao social do governo para atacar de forma insidiosa, pensando que com isso levará alguns desses aliados a transformar suas críticas em ataques também.

      É uma palhaçada.

      • Perfeito Ruy. Você, como sempre preciso em suas chamadas.
        Daqui pra frente podemos esperar sempre golpes baixos da oposição e seus apaniguados.

      • Ruy, já te falei uma vez: o fato de ter cérebro e enxergar um pouco mais que alguns baba ovos da Dilma, não faz de alguém um tucanalha.
        Mas o contrário, meu filho, ficar fingindo acreditar que a Dilma é uma mulher politicamente competente só pode nos trazer dissabores.
        É isso aí, Ruy, aplauda enquanto a Dilma quebra os dentes da blogosfera progressista e enche de grana os golpistas.
        Não perco mais tempo com puxa sacos que, na falta de massa cinzenta, tentam reduzir à sua própria mediocridade qualquer um que não concorde com seus pensamentos tacanhos ou se recuse a usar tapa olhos.
        Continue a bater bumbo, Ruy, talvez um dia ganhe um chaveiro ou um brinde qualquer. Seja o que for, estará de bom tamanho.
        Saudações

  • Edu, o governo já deveria ter ido a rádio e tv em pronunciamento em rede desde o primeiro momento em que se soube desse boatos e até digo mais, como todos sabemos, o normal é o governo vigente (seja qual for ele) estar preparado para entrar em cadeia de radio e tv para desmentir possiveis inverdades sobre sua administração, esta realmente indo longe demais a falta de comunicação entre governo e população.

  • Para que este jornalista vão fazer este tipo de investigação. Os próprios sabem quem espalhou o boato.
    Querem nos fazer de palhaço e o povo também. Bando de pestes!!!!!!!!!!!!! tô com raiva

  • Pois é, é isss que é estranho nessa SECOM, cadê Dilma que não foi à Rede Nacional falar que o programa continua ou o próprio ministério. Isso é primário demais. Enquanto eles ficam nisso, uma rede subterrânea age contra eles. Não acho que a ministra errou em afirmar que foi a oposição. Acho que quem não vai descobrir quem fez é a PF, pois como bem disse a rede, A SECOM e o Ministério da Justiça existe mesmo? Se um ministro não consegue saber que o gabinete da Presidência da República está sendo investigado, qual o controle que ele tem sobre esta polícia?

    E se houver agentes da própria polícia envolvidos? Ora, não estou sendo leviana, não. Até Marte sabe que Cardozo é pífio, Bernardo um boçal e Helena Chagas uma deslumbrada.

  • Eduardo, concordo com o Marcos Rizzatti, a presidenta já deveria ter falado em cadeia de tv e rádio, mas se não foi, tem de fazê-lo.
    Não sei se é teimosia da presidenta ou da fraca assessoria politica do governo, para tomar decisões que envolve o povo e nada melhor que a fala da presidenta.
    Sempre que ocorram fatos como este, tem que vir a público e falar diretamente com a população, desmascarando essa trupe. Através de notas que o PIG esconde, a comunicação do governo não vai a lugar algum.
    A SECOM só está servindo para direcionar verbas para a grande mídia, essa ministra não é só Chagas, mas uma chaga para o governo.

  • É desalentador ver a irresponsabilidade da Dilma e sua nulidade em matéria política. Este episódio foi só um treino, um projeto de arrumação, um teste para o que vai acontecer daqui para a frente. Dias tenebrosos para o governo virão e a Dilma com sua trinca de inúteis, os ministros da justiça, das comunicações e Secom não faz nada. Quem cultiva derrota colhe derrota. Porque imaginam que seria diferente? Só esta semana passada tivemos as declarações de um venal, o Joaquim, presidente do stf, sobre os outros poderes e seguindo o script do psdb, a PM estadual, paulista, de braços cruzados enquanto o pau comia solto na virada cultural da prefeitura do PT e esta boataria experimental para aprimorar muitas coisas que estão por vir: ataques com golpes abaixo da linha da cintura pelo judiciário, oposição e o PIG. Estou descrente de que Dilma ganhará as eleições em 2014. O Brasil vai voltar aos braços da direita.

  • o blogueiro tem razao pela principal razao que, o povo mais vulneravel, se sente desamparado todos os dias.
    Recebe algo de bom, mas ao primeiro boato é logico que vai voltar a sua velha convicçao de que a corda vai arrebentar do lado mais fraco. A presidenta precisa consultar-se com aliados municipais,vereadores de campo do PT, desses que conhecem a fundo as coisas praticas la aonde o riacho faz a curva e onde macuco pia. Acreditar nos aulicos proximos que sairam do Piantella agora mesmo, vai dar nessa coisa.Guiar-se pelos gilbertos e zés vai ser pior ainda.

    • Esses fatos nos remetem ao passado, a historia tem se repetido ao longo dos anos, com todos os governos progressistas, e principalmente aqueles que buscam combater as injustiças social, discriminação e se propõe a enfrentar a elite e as máfias existentes, garantindo direitos iguais para todos. esse caso me faz lembrar o Saudoso governador Leonel Brisola, usando seu direito de resposta ao dono da rede globo, na minha opinião a Presidebta Dilma deveria fazer uso desse direito, fazendo um pronunciamento através de todos os órgãos de comunicação, dês das grande Petrópolis, ate os mais longínquos recantos do Brasii, contra esse verdadeiro ato de terrorismo e alarme falso que poderia ter provocado graves consequências. inclusive rebelião publica!

  • Conhecendo o temperamento da Presidente, ela deve estar p. da vida com os boateiros, e louca para ir ao ar e dar um duro pronunciamento a respeito do assunto. E o HIBernardo tentando colocar “panos quentes” em tudo. Vá a TV, Presidente, e alerte a população contra os conspiradores!

    • Olha, acho que imaginar que a Dilma está p(*) da vida com os boateiros e louquinha para ir à televisão dar o troco é um sonho que não é mais possível hoje.
      Não dá mais pra botar a culpa no salafra do Bernardo ou seja lá quem for: a culpa é da Dima e ponto final.
      Ela é indecentemente covarde. Simples assim.

      • Sr “bordon carletti” (nome estrangeiro!!)
        A Dilma pode estar errando num monte de coisas, que até concordo, mas ela não é covarde. Acredito que o Sr. jamais sofreu na vida o que ela sofreu na ditadura não se acovardando.
        Hoje está muito fácil vir aqui na net e ficar criticando e ofendendo as pessoas, justamente porque ela lutou muito para que o Sr. tenha essa liberdade de escrever o que quer, inclusive imbecilidades.

        • Cara, se você não é capaz nem de acertar meu nome, como espera ser levado a sério?
          Quanto à Dilma ter sido torturada e mostrar um passado de lutas, não significa que hoje ela ainda mantenha a mesma postura. Ao contrário: ela hoje sustenta financeiramente, com o meu e o seu dinheiro, aqueles MESMOS algozes que a torturaram.
          E aí?
          O que tem o nobre colega a dizer sobre isso?
          Este comportamento da Dilma não será algo novo nem tampouco exclusivo; a história está repleta de exemplos similares.

  • O governo reage ao terrorismo escancarado da mídia do millenium com doçura, candura e se bobear, até com raspa de rapadura e cafézinho, em forma de civilizada tolerância, enquanto do outro lado aumenta o terrorismo da intimidação, da desinformação e da confrontação, visando travar o Brasil que dá certo, através dos braços, judicial e midiático, que auxliam a Casa Grande. Sem contar o quarteto parada dura na, Casa civil, Comunicações, Justiça e Secon, os quais nem o inimigo, se convocado, conseguiria escolher pior no quesito “quase parado”, quando não “jogando contra”.
    Não da para acreditar que seja apenas ingenuidade do governo, só pode ser paúra disfarçada em cautela, dita inteligente, onde só perdemos sem que esboce-se a mais singela defesa, já que ataque, nem pensar!
    Se há coragem para escreverem que “A Vida Quer é Coragem”, porque não a colocam em prática na defesa das conquistas que beneficiam o sofrido povo brasileiro e que os terroristas midiáticos estão doidos para acabar assim que conseguirem usurpar o poder, pois sabemos que através dos votos, não conseguirão?
    Não perceberam ainda que essa onça na realidade é apenas o rato que ruge? Desdentada, banguela, magrela e cansada, se assoprarem sei não, deita e nunca mais levanta.

    • Vamos acrescentar ao quarteto inutil a ministra Ideli Salvatti. So uma arrogante nao enxerga a inutilidade desses ministros que nomeou. Infelizmente em 2014 a direita volta ao poder se Dilma for a candidata. Aposto com quem quiser! Obs.: nao consigo acentuar o texto pelo smartfone.

  • Caro Edu
    Tão logo soube do tal boato, ainda no domingo, comentei com minha esposa o mesmo que v. e outros amigos internautas tb defendem; “Dilma tem que vir a uma rede de rádio e TV e fazer um pronunciamento”
    Minha esposa no entanto retrucou: “ela não vai fazê-lo. Não é o estilo da Dilma”.
    Veio a segunda feira, terça… e confirmou-se a tese de minha esposa.
    Infelizmente é essa a presidente que temos, com essa limitação. Uma limitação que pode lhe ser fatal politicamente. E infelizmente danosa a todos nós que apoiamos esses dez anos de avanços sociais e econômicos que o Brasil vive.

  • Sua sugestão Eduardo é capital. Mas, a questão é que o Governo Dilma não ouve, ignora, e faz pouco caso da Blogosfera Progressista.
    Governo péssimamente assessorado, embora há quem diga que a maioria dos auxiliares da Presidenta tem medo dela.
    Já mandei e-mails pra Presidenta, a resposta vem: “A Presidenta da República Dilma Rousseff manda avisar que recebeu seu e-mail”. Só!
    Não temos contato com ninguém em Brasília, o Palácio do Planalto se isolou do Povo.

    Que desespero gente!

  • Por que será que o governo não vai mais vezes à TV para comunicar-se com o povo?

    Será que ele pensa que fazer isso ameaça a governabilidade?

    O governo vai ver tanta sacanagem, tanto terrorismo até as eleições e não vai fazer nada…. é refém da base e da mídia?

    Entendo o bolsa família como um programa de emergência para ajudar as vítimas da guerra, da terra arrasada que a elite, no governo, plantou no Brasil durante 500 anos.

    Pessoas que pensam que isso é esmola não têm sensibilidade humana.

  • EDUARDO! Um minuto da sua atenção!

    Hoje eu vi comentários sobre algo que relacionava “Bolsa Família” e uma “calça de R$300”.
    Parece que isso estava dando bastante polêmica, supostamente um vídeo sobre uma mulher que reclamava que o dinheiro do Bolsa Família é insuficiente para ela comprar uma calça que custa R$300. Não pude assistir o vídeo, somente comentário sobre ele, e os que eu vi eram de gente falando mal do benefício, aquele papo sobre aproveitadores e vagabundos.
    Pois agora assisti o vídeo (mais ouvi do que assisti) e estou abismado… sério, “alguém” tem que ligar o alerta vermelho! A sociedade em geral não tem a mínima noção do que é o Bolsa Família!

    Em primeiro lugar, que tem aproveitadores eu não duvido nada, sempre tem gente para tirar vantagem onde tem dinheiro envolvido, e se isso acontece não vamos convenientemente esquecer que se isso é possível é por corrupção dos fiscais locais do programa que fraudam o sistema, não dos milhões de beneficiados.

    Essa já é um problema, o outro é que a reclamação da mulher do vídeo tem muita razão!
    Veja só a contradição, a classe média e impressa adora reclamar que eles não estão ganhando tão bem, não estão crescendo mais como antes, que a inflação é alta… para eles as coisas podem ser caras e eles podem reclamar, tem todo o direito de reclamar, mas a mulher de baixa renda que precisa do Bolsa Família não pode? Por que ela não pode reclamar também? É porque ela nem deveria receber e continuar miserável?
    A critica que ela fez tem todo o sentido, não vou questionar se o valor do benefício deve ou não aumentar, isso não é importante aqui, o que é importante é esclarecer a manipulação e má interpretação absurda da fala dela. Calças são caras, o que ela quis dizer com “R$300” foi reforçar que elas são caras, e não são? A não ser que você compre em um camelô alternativo uma calça de baixa qualidade vai ter que desembolsar uma nota em uma calça jeans. E repare, para quem era a calça? Ela disse que era para a filha dela. Siga lógica, benefício é pouco dinheiro e a calça é cara, com o valor de um mês de benefício você compraria uma calça jeans decente? Ou gasta mais da metade do benefício, ou pouca para o próximo mês. “Ah, mas que pague do próprio salário!” E por que, se o benefício é justamente para isso? Para quem não sabe, por acaso não saiba, escolas públicas exigem que os alunos estejam uniformizados e o uniforme consistem em… Calças, jeans. A mulher tem uma filha de 16 anos, que estuda (é necessário frequentar para ter direito ao benefício todo mês), e precisa de uma calça para entrar na escola (muitos diretores e monitores são rigorosos), e uma calça custa caro (inflação).

    Pela repercussão desse vídeo, vê-se claramente como a sociedade não tem noção nenhuma da realidade dessas pessoas!

    Cara, eu faço trabalhos em escola, ano passo eu levei lá calçados e calças, e não foi a primeira vez.
    Tanta gente que quer, QUER APRENDER, e não tem nem roupa direito para frequentar a escola, não tem um calçado decente (todo mundo tem direito a um calçado decente!) e roupa. Não atoa doa-se tanto casado em tempo de frio, muita gente não tem e não tem como comprar!

    Esse papo de sustentar vagabundo fazedor de filho é absurdo.
    Não é preciso ter o filho matriculado na escola e frequentando para receber? Qual é o doido que vai fazer filho e esperar SEIS ANOS até matricular ele na escola para poder receber? E todo mês a frequência é conferida no sistema automatizado, se o aluno não estiver frequentando entram em contato com a escola para pedir esclarecimentos, se o aluno não voltar o benefício é suspenso. É um acordo, o benefício é para AJUDAR as pessoas a VIVER, eles tem que cumprir sua parte na ajuda, senão perdem.
    O governo até aumentou o rigor nas regras, antes o importante era o aluno frequentar. Para dar uma dura nos pais mais irresponsáveis e ausentes, passou a ser exigido que só os país biológicos ou quem tem a guarda oficial que podem fazer a matrícula do aluno na escola, para fazer os pais serem mais presentes nos estudos dos filhos.
    Não tem corpo mole.

    Quem realmente se deixa levar por essas críticas ou é alienado ou é egoisma mal intencionado, mesmo que involuntariamente.

    Eu vejo todo dia dezenas de alunos se esforçando para requentar a escola, correndo atrás de cursos. Vejo muito aluno de 16, até 14 anos trabalhando para ajudar a família e indo estudar a noite, pais de 40, 50 anos voltando a escola para aprender também.
    Algo que me revolta muito no meio isso é ver como a “raça” dos motoristas de ônibus é idiota e atrasam o desenvolvimento desse país, não querendo levar estudantes, criando problema com Riocard. Tem muito aluno que deixa de frequentar porque não tem dinheiro do ônibus para chegar na escola. Cacete, o dinheiro é pago antes mesmo do aluno ter o seu cartão! Não tem vagabundo não, é gente indo para a escola se instruir, voltando do trabalho cansado e esses filhos da puta ficam de putaria, desgraçados!

    É inacreditável, estou pasmo com tudo que acontece, cansado do povo desses país que só reclamam e reclama, gente que não tem do que reclamar e se acha vítima do governo e de gente que está pior do que eles. Não faz nada para melhorar, não cansa de dizer que o governo rouba deles mas não perde uma oportunidade de explorar aonde for, médico que não trabalha e rouba medicamente, advogado que protege bandido, policial que extorque, suborna e mata inocente. Lamentável… Ver uma camada tão grande do povo que poderia se unir e participar para evoluir o país, caindo em conversa fiada e apoiando gente que quer prejudicar a eles mesmo a exemplo do clamor pelo desemprego.

    Com toda sinceridade, se “der merda” que quero uma guerra civil, vou pegar em arma e matar uns putos também só de graça. Que esse país se exploda de vez.

    • Me desculpe, mas nem eu compro calça de 300 reais. Vi o vídeo, a senhora reclama porque não pode dar a calça para a filha de 16 anos com os 175 reais do BF por mês. Essa senhora, pelo que mostra o vídeo, é bem capacitada para trabalhar. Minha faxineira ganha 100 reais por dia de trabalho, 5 dias por semana. Faça as contas. Ela dá um duro danado e o filho de 16 anos já faz estágio num escritório. É assim que se conseguem as coisas na vida. Briguei muito com minha filha por causa das tais “roupas de marca”. Sim, é difícil lidar com isso, mas não é não e ponto final.

      • 1- se ele recebe o benefício, tem pouquíssima renda;
        2- se ela colocar a filha para trabalhar, perde o benefício; É uma escolha, largar os estudos, mas o Bolsa Família é justamente para evitar isso;
        3- a mãe trabalha, mas sacumé né, não tem instrução formal, tem que fazer serviço na casa dos outros. Ela tem que sacrificar as horas livres para trabalhar mais então e fazer a filha seguir a carreira dela? (isso fazendo suposições sobre como a mulher sobrevive, pegando o exemplo que você deu).

    • Colando uma resposta sensata:

      “Imaginemos um pai que tenha dois filhos, de iguais capacidades:

      Ao primeiro, o pai ao longo de sua vida dá tudo, investe pesadamente em sua educação, paga os melhores cursos, lhe provê todas as condições para que possa seguir sua vida por conta própria.

      Ao segundo, o pai ignorou por todos os anos de sua infância e não investiu em nada de seu desenvolvimento, pior ainda, utiliza neste tempo todo dos recursos conseguidos com o trabalho deste filho para o desenvolvimento do primeiro filho.

      Seria justo, então, após o abandono e exploração de um e desenvolvimento de outro o pai chegar no segundo e falar: “Agora é por sua conta, se ferra aí pois seu irmão não deve nada a você.”

      Foi exatamente isto que aconteceu com o nosso país em sua conturbada história. Os políticos da condição sempre exploraram os recursos dos estados do nordeste e norte em busca de desenvolver as regiões sul e sudeste, para onde iam e vão a maior parte dos investimentos de nosso país.

      Chegou a hora destes Estados antes apenas explorados receber o devido investimento, investimento este consubstanciado no desenvolvimento dos Estados do Sul e Sudeste pois este desenvolvimento não seria possível sem anos de exploração dos recursos do Norte e Nordeste e de completo abandono pelos governantes. É o princípio da solidariedade tão esquecido por estes babacas.”

      – dogmaweapon

  • Eu peço a presidenta Dilma para ir a televisão e ao radio dar uma satisfação ao povo brasileiro sobre esse boato que gerou comoção em 12 estados do pais, é muito importante formar a cadeia de radio e televisão para combater os boatos.

    Por favor presidenta, faça isso, use mais a televisão e o radio para falar ao povo.

    Att.

  • O PT se tornou um partido de bunda moles essa que é a verdade, pintam e bordam em todas as mídias existentes, esculacham, deturpam, manipulam informações a bel prazer, e o PT nada de criar uma estratégia para combater de frente, quando vejo Aécio Neves, Perillo esculhambando o Lula com a mídia dando ênfase fico indignado, meu Deus o teto desses caras é de cristal, não consigo entender essa inação do PT, como você mesmo postou a tempos atrás fica difícil defender um governo que não reage, que não se comunica com o povo, que não investe em mídias alternativas e não anda em relação a uma lei de reestruturação das mídias, dias tenebrosos esses.

  • Dilma ,o que você está esperando para acalmar a população beneficiária do bolsa família? Outra mentira? A coisa pode ficar muito ruim. Vá a tv ,rádio falar para o povo.

  • Sinto muito Eduardo, não ter tempo nestes dias para participar do blog através de comentários. Tenho lido seus posts e o parabenizo.
    Todos muito bons.

  • A obsessão pela governabilidade, perigosamente encaixada na provocação de JB, a dos partidos de mentirinha, do poder pelo poder, mostra para nós a fraqueza do governo Dilma em lidar com as provocações reais da mídia e dos inimigos do povo, que plantam boatos como este nas ruas, e que como se viu, tem um efeito bem mais abrangente e devastador do que a falação de um Bonner por 20 minutos no JN. E, para desespero nosso, a inépcia do governo Dilma neste episódio do boato do bolsa família, deve dar vez a criação de novos boatos por estes criminosos, posto que foi possível medir que esta modalidade de ação desestabilizadora, pode fazer muito mais do que um capa da veja, que uma falação do Bonner ou uma “análise” de uma Miriam Leitão, a urubóloga, no dizer PHA.

  • Só discordo dos que dizem que o governo não agiu corretamente neste episódio.

    Primeiro porque o fato de 70% dos recursos para pagamento do bolsa-família estarem disponíveis desde a primeira data de pagamento garantiu que a Caixa tivesse numerário suficiente para atender a todos os beneficiários, sem haver falta generalizada de numerário.

    Depois porque a Caixa mobilizou rapidamente seus empregados e fez uma ação rápida e eficiente para atender a essa ocorrência evitando a desasistência generalizada.

    Houve tumultos e ocorrências aqui e ali, mas no geral o sistema suportou bem esse ataque imprevisto.

    Tenho certeza que a intenção dos [tu]canalhas que perpetraram essa boataria coordenada era gerar imagens de falta de dinheiro e desassistência nas agências, para uso da mídia. E quebraram a cara.

    Acho que a comunicação social do governo tem grandes falhas e concordo com quem diz que as comunicações é um dos setores mais fracos do governo, juntamente com a justiça, mas acho que não é um caso crítico e sim um importante ponto de atenção.

  • Lembro de uma entrevista dada pelo PHA na Caros Amigos em 2007, onde o mesmo afirma que o governo (Lula, na época), não tinha porta-voz, mas sim, “morta-voz.”

    Parece ser o mesmo caso do governo Dilma. A senhora Helena Chagas parece que só serve de papagaio de pirata, sempre atrás da Dilma nas entrevistas, de óculos escuros.

    Se eu fosse a presidenta, utilizava pelo menos, uma vez por semana a tv para fazer pronunciamentos públicos e dar satisfações aos brasileiros, sobre os rumos do governo, bem como no desmentido de boatos e mentiras do PIG.

  • Enquanto a Dilma ficar nessa de “preferir ouvir o barulho da democracia” vai ser sistematicamente sacaneada.

    Está mais do que provado que o governo Dilma alimenta seus sabotadores, sendo vários dos seus ministros os próprios tratadores das feras.

    Vem aí a Copa do Mundo. Bem ali na véspera das Eleições. Tenho certeza que haverá sabotagens.

    • Gerson, aquele episódio do Suplicy tendo a carteira ‘tungada’ na virada cultural demonstra bem como o PT tá mal servido.
      Quem tem um senador assim no partido não precisa de inimigos….

  • Eduardo, a obrigação do governo é ainda maior do que a presidenta ir à TV. Seria fundamental ela determinar que a Polícia Federal (FBI brasileiro) descubra quem plantou o boato e colocar essas pessoas em cana. Sem lero-lero. Deveria existir tolerância zero para esse tipo de plantação de boato, afinal, isso é muito sério, deixa milhões de pessoas em situação de angústia. E eu diria o mesmo se alguém espalhasse boatos de outra natureza que prejudicasse milhões de brasileiros ou a economia como um todo.

    De qualquer forma, o jornalista Bob Fernandes tem razão, quando diz que essa história pelo menos mostrou a força do Bolsa Família. É uma merreca? É. Tem distorções. Tem. Mas tem salvo vidas e mais vidas. Esses programas de transferência de renda são importantes como instrumentos para atenuar os efeitos do capitalismo que, mesmo sendo um sistema econômico interessante (do qual eu pessoalmente gosto), cria desigualdade forte na sociedade, a qual precisa ser atenuada.

  • Olá,
    Essa estória dos boatos com o bolsa família corroboram minha suspeita de que o avalanche de crimes e mortes na Virada Cultural possam também ter sido orquestrados. Pelo visto a convulsão social pode estar sendo um dos meios escolhidos pela direita para tratar 2014.
    Perigoso. E o governo federal nessa inércia, nas mãos do PMDB de Temer.É muito pra cabeça.
    A única coisa que faz é desonerar impostos. Será que não tem nada melhor para fazer?

  • É falta de assunto mesmo, tando da esquerda como da direita ..faltam metas, programas, cabeças e líderes ..faltam bandeiras pra 2014 que promete ser mais um grande “cozidão” bipolarizado entre correntes “menos pior”.

    ONZE anos de governo “pogRecista” e ainda discutimos a miséria famélica ..embora o país continue corrupto e inconsequente, burocrático e ineficiente.

    Reformas foram abandonadas, promessas esquecidas, atrasadas e/ou superfaturadas ..as Instituições, praticamente todas, chantageando e/ou sendo chantageadas ..é a farra.

    Após os primeiros anos de sucesso advindos da recuperação do S.M., do aumento do crédito e do assistencialismo dirigido, hoje o país não sabe o que fazer com o câmbio congelado, com as contas externas entrando em colapso e a DESINDUSTRIALIZAÇÃO marchando a passos largos, ou com os resultados tímidos da economia se resumindo mais à mineração, agricultura e serviços mantidos por corporações globalizadas.

    Pro governo interessa sim demostrar que o programa é um sucesso, mantê-lo aceso na BOCA DO POVO. dizer que é dele a paternidade – afinal, pai é quem cria e não quem põe no mundo dirá – e com ele a promessa por sua continuidade é indiscutível …sucesso de audiência e aprovação junto às massas, bom que se diga, não necessariamente em resultados e metas, pois a baixa escolaridade (em anos e qualidade) e insuficiência de mão de obra preparada ainda são duras realidades que pra nos prover já tem que ser IMPORTADAS (aqui, claro, ninguém deveria esperar ou cobrar por milagre)

    ..e isso pra não falar na degeneração que joga contra e é amplificada pelos funkS e pelas drogaS, ou mesmo pela violência que aumenta nas escolas AINDA mal equipadas (quem não se lembra das fanfarras prometidas por LULA ?).

    Então ? Dizer que Dilminha e seus marqueteiros deveriam correr pra parar com a “divulgação” de seu melhor produto, parar com a divulgação do que lhe da melhor FATURAMENTO, isso a custa de um pseudo sossego, desculpe, ou é muita ingenuidade, ou MANIPULAÇÃO BARATA de quem pensa que seus leitores são múmias alienadas.

    http://www.youtube.com/watch?v=lkmLFPYlmUk

  • O que você chama de “efeito residual” do boato, já faz parte da íntegra da estratégia que criou esse boato. Ou você acredita que alguém promoveria um boato desse tipo se acreditasse que seus efeitos não durariam algumas horas, no máximo um dia, já que o Governo teria uma estratégia eficaz de comunicação, capaz de desmentí-lo rapidamente, e a população em pouco tempo seria acalmada!!!!?????? É evidente que não. Quem engendrou esse boato(e continuo afirmanddo que aí tem o dedo da CIA, que é “especialistas em boatos” contra Governos de esqueda da América Latina desde os anos 60; é profissional, ou seja, não é a fofoqueira do prédio que difama um vizinho, é alguém que utiliza um técnica sofisticada de disseminação de pânico, na qual entram estudo sociológicos sobre o modo de comportamento das classes oprimidas; que são naturalmente caracterizadas por um pessimismo sobre si próprias, mais do que justificável por cinco séculos de descaso do país com elas. Ninguém investiria recursos num boato; cuja fabricaçãodestina-sea objetivos muito grandes, qual seja, a vitória eleitoral em 2014; se acreditasse que ele viraria pó em poucas horas; como também, por mais eficientes que sejam os resultados obtidos, o lançaria de forma isolada, para ficar somente nisso, já que em sentido contrário é evidente que por maiores que sejam os estragos, por mais que dure o “efeito residual” do boato, e por maior que seja A GIGANTESCA INCOMPETÊNCIA COMUNICATIVA DO GOVERNO DILMA, esse boato não causará sozinho maiores estragos ao Governo ou à relação da Presidenta com as camadas sociais onde tem maior popularidade. Assim, pode-se concluir duas coisas : quem construiu esse boato era profissional, conhece o comportamento das classes pobres, sabe que seu efeito no equilíbrio e na paz social desses setores será duradouro; conhece a péssima estratégia de comunicação do Governo(que praticamente deixa Globo e sua turma, seus maiores inimigos, como porta-vozes)e não parará por aí, ou seja, esse boato foi o primeiro de uma longa fila de boatos que tentarão instalçar o caos no país para obter através da sabotagem alguma chance de vitória para uma direita que já está derrotada no jogo democrático honesto. Contudo, o Governo Dilma tem tudo para interromper esse golpe e, ao contrário, transformá-lo num fator favorável que não somente acabe com a indústria de boatos, mas esmague de vez a oposição; não apenas a política(essa já destruiu a si mesma há muito tempo), mas principalmente a midiática. Para isso, basta usar DUAS IMPORTANTES ARMAS QUE ESTÃ NAS SUAS MÃOS, A POLÍCIA FEDERAL(COMEÇANDO POR RETIRAR DO CARGO UM MINISTRO DA JUSTIÇA APÁTICO, COM FORTE LIGAÇÕES COM DANIEL DANTAS, E QUE NÃO MANDA NADA NA PF) E O HORÁRIO GRATUITO DE RÁDIO E TELEVISÃO. COM ESSAS DUAS ARMAS, DILMA PODE PRIMEIRO VIR A PÚBLICO HOJE, AFIRMAR QUE O BOLSA-FAMÍLIA CONTINUARÁ E QUE ESSE BOATO E QUAISQUER OUTROS QUE VIEREM SÃO APENAS ISSO, BOATOS CONSTRUÍDOS PELOS INIMIGOS DO BRASIL, QUE SERÃO DESCOBERTOS APÓS O FIM DAS INVESTIGAÇÕES DA PF, AS QUAIS, ENQUANTO NÃO ACABAM, DEVEM RECEBER DA POPULAÇÃO O APOIO ATRAVÉS DA NÃO ADESÃO A NENHUM NOVO BOATO QUE SURGIR, AS PESSOAS DEVEM ESPERAR APENAS O PRONUNCIAMENTO OFICIAL DA PRESIDENTA OU DE UM MINISTRO DE ESTADO PARA CONFERIREM A VALIDADE OU NÃO DE QUALQUER NOTÍCIA DESASTROSA DIVULGADA ATRAVÉS DE BOATOS POSTADOS NA INTERNET, POR TELEFONE OU MESMO NAS RÁDIOS, JORNAIS E TELEVISÃO. APÓS ESSE PRONUNCIAMENTO, DILMA DEVE ACELERAR AS INVESTIGAÇÕES E, QUANDO ENCONTRAR OS CULPADOS, SEJAM ELES QUEM FOREM(INCLUINDO-SE AÍ MEMBROS DO CORPO DIPLOMÁTICO DOS EUA)ACUSÁ-LOS FORMALMENTE E PRENDÊ-LOS(OS DIPLOMATAS E ASSISTENTES DEVEM SER EXPULSOS DO PAÍS). Se tiver coragem para levar essas questões à frente na maneira que merecem ser tratadas, a Presidenta não apenas acabará com esse golpe, mas conseguirá trazer para o cidadão comum questões importantes, como as ameças à democracia que alguns setores derrotados tentam construir e principalmente a necessidade de democratizarmos as comunicações no país, ainda controladas por treze famílais, já que ficará evidenciado o horror que essa prática pode representa no dia a dia de cada um, o que atinge o cidadão comum muito mais do que explicações teóricas. Contudo, se a Presidenta mantiver a defensiva, só fará estimular esse e outros golpe da CIA e da direita(temor mais do que justificável, já que se tem uma característica a qual o PT e o Governo não fogem, é a coverdia)e estará comprometendo não só sua sobrevivência política, mas o futuro de milhões de brasileiros. Assim, Dilma deve conscientizar-se de que não se trata de uma simples luta política, mas de um compromisso histórico, um etapa nas mudanças que este país vem atravessando.

  • a guerra das COTAS

    EM batalha jurídica e legislativa no momento temos agora as COTAS para incentivo a CULTURA NEGRA ..e a reserva de vagas a serem dadas pros nóias

    No 1o caso é mais do mesmo, um governo SEXISTA e COTISTA querendo beneficiar no atacado as MAIORIAS, ora de negros, ora de mulheres,importando aqui a quantidade de voto ..e sem entrar no quesito NECESSIDADE por exemplo

    Quanto aos nóias, fora o liberou geral que já ganha corpo – e comandado pelos EUA – (ou seja, o reconhecimento da FALÊNCIA do Estado e a vitória do salve-se quem puder) foi aprovado a proposta de se reservar 3% de vagas nas LICITAÇÕES que seriam destinadas para ex-viciados em período de remissão.

    ora oras ..mas se nem tratamento temos, como falar e provar da recuperação ou remissão ..tão de brincadeira ..isso seria papel pra terapia, clínica ..até prum enquadramento dentro dum programa de renda mínima .. e não pro mercado de trabalho sanar, este que j[á é mais do que IMPRODUTIVO neste país

    e eu que acreditei no esforço, no mérito, nas CONDIÇÕES isonômicas mínimas, no combate ao corporativismo e na derrota de políticas POPULISTAS ..como eu pude me enganar tanto com esta gente ?

    sinceramente, não me perdoo por isso ..por ter colaborado em colocar tanta gente INCOMPETENTE no comando

    e afinal, quando vai começar a valer o VALE CULTURA pra salvar as empresas de “comunicação” e ajudar a quem JÁ ESTA EMPREGADO formalizado ? ..francamente

    http://www.youtube.com/watch?v=WbIaw6ywAwY

  • Estes ministros da Presidenta, Betnardão, Mercadante e agora o “Padilha” se confimar aquela noticia do EL PAIS de que não vaicontratar medicos cubanos. Só espanhois e portugueses, ai ficar muito dificil ter entusiasmo para tentar reelege-la.
    ACORDA PRESIDENTA!

  • Um dos objetivos dessa ação orquestrada em 12 estados é ser um balão de ensaio de como causar o caos. A elite ainda não desistiu do golpe de estado. Ela só está preparando uma boa oportunidade para dar esse golpe.

    A falsa epidemia de febre amarela já foi o primeiro balão de ensaio de terrorismo midiático. Deu certo: milhões de pessoas correram para se vacinar. Houve, inclusive, mortes de pessoas que se vacinaram duas vezes. O Blog da Cidadania entrou, na época, com representação junto ao ministério público, denunciando a estratégia criminosa para provocar pânico, o que se caracteriza como terrorismo.

    Caso Dilma não se pronuncie em rede nacional de rádio e TV, a elite terá a confirmação de que esse é um governo que não tem boa comunicação com a população. Por isso, bastará a essa elite planejar bem o tipo de caos a ser difundido.

    Veja-se o caso da Virada Cultural: Haddad, numa ingenuidade comovente, confiou à PM de Alckmin a segurança. O resultado foi que os PMs simplesmente ficaram de braços cruzados assistindo aos arrastões, com a desculpa de que Haddad não os havia pago pelo serviço “extra”. Na verdade, o que havia ocorrido é que Alckmin não repassara aos “valorosos” soldados o dinheiro que Haddad havia transferido aos cofres do estado de SP. Independente de qualquer coisa, Haddad já deveria saber que a PM de SP é tucana. Os soldados são cabeça-feita pela direita, treinados para desconfiar de pobre e lamber as botas da elite.

    Vamos nos lembrar novamente que, em 1964, antes do golpe, a esquerda dizia: “eles não fariam isso”.

  • O tal de Valterlei, Vanderlei ou um troço qualquer destes perguntou que agora que o Bolsa família “acabou” ele vai ter de trabalhar. Ué, e antes era uma maravilha?

  • Vamos ter que nos acostumar com boatos, eles espalharão o terror e a mentira, é a prática predileta dos golpistas.
    A presidenta não sei se era conveniente ficar dando respostas frequentes, já a Secon caberia os esclarecimentos Oportunos, acredito que estão agindo seguindo instruções do marqueteiro, não aumentão as polêmicas em baixarias.
    As redes sociais, como o tal de facebook, estão discutindo o valor, a origem, a necessidade temporal, quem paga, a eficiência das bolsas sociais. A classe merdia destila seu ódio contra o governo que utiliza o dinheiro deles para sustentar malandros.
    Os frequentadores diuturnos destas redes incautos acreditam no besteirol e saem repassando, a polêmica bolsas sociais paga com o suor da classe merdia trabalhadora está criada, aumentado-se o número de imbecís manipulados pelas redes.
    A conscientização da classe merdia está difícil, vive nos estates, nas oropas, aprendem o quê?
    Egoísmo e consumismo, querem viajar quatro vezes por ano, o problema dos necessitados, é dêles, vão estudar como o JB, vão trabalhar.
    Esta classe merdia quer mais, acha que o governo com seus programas sociais cobrando impostos para manter no entendimento dêles, a vagabundagem, está atrapalhando.
    Esta classe merdia foi a mesma que apoiou o golpe militar, ela é preconceituosa, é fofoqueira, é mentirosa, é egoísta, é falsa moralista, é bajuladora e subserviente aos reis cheirosos, precisa ser desmascarada tambem.
    A luta não é do governo, é nossa, vamos ganhar.

  • isso é o que dá manter na secom essa monstruosidade de nome chagas/globo. quanto ao inoperante “ministro” da justiça cardozo dantas, que ele informe o que o seu “amigo” daniel dantas, ao perder a batalha dos portos,a merda que se espalhou pelo país.
    reinaldo carletti

  • O ataque ao Bolsa Família é o “Riocentro” do PIG neste mês de maio.
    Outros muitos mais elaborados virão, depois é só culpar o PT, e pronto.
    Alguma novidade?
    Não.
    A Direita é Nazista porque é Direita. E por ser Nazista é Direita.

  • a princípio, achamos necessário a urgência de Dilma vir à rede nacional de TV e rádio para tentar desconstruir a farsa do Bolsa Família. Mas Dilma é sábia. Sabe que se responder de imediato, a oposição e a mídia farão do ato um enorme recibo dado pela presidenta em tentar esclarecer algo que, como dizem alguns loucos, teria saído de dentro do próprio PT. Haveria uma distorção maquiavélica de informações, dizendo que Dilma estaria dando uma desculpa esfarrapada para algo que o governo queria acabar, ou seja, com as contribuições. Portanto, acho que Dilma deve concentrar forças na debandada do PMDB para a oposição. Isso é mais sério. Quando a poeira baixar sobre o Bolsa Família, aí sim, Dilma pode dar os esclarecimento devidos, com provas somadas pela PF sobre o caso.

    • Há uma guerra política em curso. Não há que esperar nada. É preciso Dilma ir à TV esclarecer que o governo federal NÃO vai extinguir o Bolsa-Família. As pessoas estão assustadas. O silêncio de Dilma pode parecer uma confissão de que o boato é verdadeiro.

      Depois de a Polícia Federal ter capturado os culpados, aí Dilma pode voltar à TV para alertar as pessoas a não se deixarem enganar.

      Afinal, Dilma não teve problemas em fazer omelete no programa da Ana Maria Braga, aquela do “Cansei”.

  • Concordo plenamente. Além disso, deve exigir resultados concretos do Ministério da Justiça e da Polícia Federal. Uma vez obtidos tais resultados, divulgá-los amplamente para a população.

  • As pessoas atendidas pelo Bolsa Familia realmente devem estar muito assustadas.
    Imagine se derrepente elas precisassem trabalhar.

    Nossa, quanta fantasma e teorias de conspiração……e manda oposição na tela….aquela mesma, que esta morta e só da tiro no pé.

  • Chega! Ninguém aguenta mais! A boataria só ganhou força por causa do PIG, que repercutiu as mentiras sem se preocupar em checar.

    É claro que tem pena de tucano nesta história Até quando????

    LEY DE MEDIOS JÁ!

  • Não percam tempo mas é risível o que fazem os idolatras do Capital-egoismo-competição-desigualdade. Vejam a manchete o que querem realçar.
    http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE94M01X20130523
    Desemprego no Brasil sobe a 5,8% em abril; renda cai

    “Em março passado, o desemprego no país havia ficado em 5,7 por cento e, em abril de 2012, em 6 por cento. Mesmo em alta, a taxa de abril deste ano é a menor da série histórica do IBGE, iniciada em 2002, para esses meses”….
    “O resultado da taxa de desemprego mostra que o mercado de trabalho brasileiro vem sofrendo pouco impacto da fragilidade da recuperação econômica neste ano. Para parte dos analistas, o desemprego baixo também é visto como forma de pressão sobre a inflação”

  • Os comentários desses neonazistas menosprezando as pessoas que necessitam do auxílio é realmente de vomitar. Mas vai chamar essas pessoas de neonazistas para ver como se ofendem. Não passam de ignóbeis hipócritas.

    Valeu pelo texto, Edu.

    abraço.

  • Do blog do Luis Nassif – 19.06.11

    “Programas sociais de FHC

    Essa história dos programas sociais terem começado no governo do FHC é, no mínimo, interessante.

    Imaginem o seguinte:

    Nasce uma criança numa determinada família.

    Ao nascer, imediatamente o avô vai ao banco e abre uma poupança para a faculdade do netinho.

    Passam-se 8 anos e o avô não bota um tostão na conta.

    O pai da criança, ao ver que nada virá do avô, quando a criança faz 8 anos, resolve colocar um dinheirinho ali todo mês.

    Quando o menino faz 16 anos, o dinheiro da faculdade dele está integralmente já na sua poupança e o garoto vai pra faculdade.

    Acontece que o avô faz 80 anos e ao morrer diz que quem abriu a poupança foi ele.

    Grande coisa!

    Foi isto que o FHC fez: abriu um centro de custo no governo e chamou de programas sociais. Não colocou um tostão na conta, mas diz que foi ele quem abriu a mesma”.

  • Caro Eduardo, a Tia Dilma, não vai tirar aquela bunda gorda da poltrona para nada.
    As telefônicas fazem o que querem e ela diz que não rasga contratos.
    O povo que se rasgue e lixe.

  • Do ponto de vista da população é preciso sim uma conversa ao pé do ouvido.
    Do ponto de vista dos Terroristas matar na unha é uma boa solução.

  • Além de cobrarmos o governo federal que se comunique, devemos nós nos comunicar também.

    É muito importante “curtir” os posts do Blog da Cidadania. É importante também postar comentários nos sites do uol, terra, ig, cbn. Reserve um tempínho para isso, para não deixar a direita dominar esses espaços que recebem centenas de milhares de visitas diárias.

    Em alguns deles, é preciso se cadastrar gratuitamente. Há também a opção de comentar com o login do facebook.

    Comentar nesses espaços é tão importante que os jornais O Globo e Estadão eliminaram caixas de comentários na maioria das notícias. A folha permite apenas comentários de assinantes. A CBN reduziu os comentários a 160 caracteres. Ou seja, sentiram o baque.

    Dilma é ruim de comunicação. Não vamos seguir o mau exemplo dela.

  • Sou da mesma opinião do Locatelli. Para quem ainda não acredita, leia o livro do historiador Moniz Bandeira “Fórmula para o caos”, baseado quase que unicamente em documentos do governo americano. A idéia é criar o caos em qualquer área ligada aos interesses da população. Cansaram de fazer isso na Venezuela no governo Chávez e planejam fazer o mesmo com o Presidente Maduro.
    Em 64 mesmo enquanto os militares cumpriam instruções do governo americano e transferiam militares de acordo com o provável apoio ou não ao golpe, Prestes estava anunciando aos dirigentes da União Soviética que o Brasil estava próximo de uma revolução socialista. Portanto todo o cuidado é pouco.

  • Meu caro Eduardo, só espero que a Presidenta Dilma tome a coragem de guerrilheira ( como o PIG a chama) e vá urgente para a TV, em horário nobre, e explique direitinho, com um português simples, quem foi ou foram os responsáveis direto por esse boato e que não tenha medo de desagradar a TV Globo, que como todos sabem, tem um verdadeiro pavor em ter que mexer na sua Grade de Programação.
    Um grande abraço.

  • Caríssimo Eduardo,
    Sugeri à Maria Luiza Q.Tonelli, no facebook o seguinte: Já que a Dilma não gosta de falar, nem a Secom ou o Ministério de Comunicações fazem o seu papel, que a Presidência tenha um Porta-Voz conectado com todos os ministérios! Sala de imprensa do Palácio do Planalto, convoca-se a imprensa (duvido que algum órgão deixe de enviar alguém), uma única voz, uma única versão, nem precisaríamos que a Presidenta entrasse em rede nacional! Até o presidente Lula usou deste expediente no começo do seu governo, lembra do André Singer? Lula, mestre em comunicação, achou necessário no início do governo se utilizar do Porta-Voz, para “unificar” e dar credibilidade às informações! Ora, faz-se URGENTE e necessário que o governo tenha um Porta-Voz, porque, como todos sabemos a tendência da boataria é continuar, cada vez mais pesada ! Do jeito que está não pode ficar ! Mesmo nós, temos dificuldade de desconstruir os boatos ! As respostas a tudo têm que ser dadas via Planalto, sim, pois teria a atenção de todos! Não é hora para “brincar”, o assunto é muito sério!

  • O fato do governo, nestes últimos 10 anos, ter se aproximado quase que exclusivamente de países como a Argentina, Bolívia, Equador, Venezuela e Cuba, além de se restringir ao Mercosul; de ter demonstrado absurda simpatia para com o narcotráfico das Farc e no âmbito internacional ter dado apoio ostensivo a países como o Irã que municia terroristas islâmicos ligados a Al Quaeda, fez com que o Brasil se isolasse politicamente dos países do 1º mundo, em particular dos Estados Unidos que, quer queiramos ou não, é o País mais poderoso do mundo! Estes fatos políticos, afastaram o Brasil dos mega acordos econômicos entre os países desenvolvidos que têm por objetivos livrá-los da dependência de matérias primas. Assim, a China está ultimando um mega acordo com os EUA no qual o primeiro se comprometerá comprar laranjas exclusivamente do segundo, que só comprará um determinado produto do primeiro a despeito dos preços que serão compensados na transação de outras mercadorias! Estes arranjos políticos/econômicos internacionais, afetarão quase mortalmente as exportações brasileiras, que por sua vez serão prejudicadas ainda mais pela situação interna em vista das condições precaríssimas de nossa infra-estrutura relegada ao descaso e à malversação – vide os sobre-preços de todas as obras do PAC! A estes fatores externos e internos, deve-se acrescentar a evidente má gestão administrativa do País que se evidencia explicitamente com a volta da inflação (quase 7%), o aumento dos juros, ambos potencializados pelo ridículo PIB brasileiro! Indiferentes a tudo isso, temos assistindo o julgamento de importantes líderes políticos do PT e dos partidos aliados, por participarem das mais grosseiras formas de corrupção ou por atitudes das mais irresponsáveis perante à Nação – vide o papel do canalha José Dirceu no mensalão e o papel grotesco de um presidente da República que levava no avião presidencial a chefe do Gabinete da Casa Civil de São Paulo para as seus folguetos nas embaixadas brasileiras!(*) Note-se: às custas do povo brasileiro! E para enfeixar este contexto de desmazelos, eis que a presidente abandona a sua principal função e passa a se dedicar à sua campanha política para a reeleição! Mas o fato mais desalentador é o apoio que a maioria do povo tem demonstrado à maneira de governar do PT, i.é, uma parcela enorme de eleitores completamente alheios às injunções internacionais mas que se tornou dependente de um subsídio, o bolsa família. Porém, o mais criminoso de todo esse enlace de farsantes é o conluio das elites beneficiárias – a classe política, a categoria do funcionalismo público, os sindicatos pelegos, as Ongs que desviam recursos públicos e os jornalistas formadores de opinião que mantêm os crédulos caudatários com mentiras e falsidades, invenções e tergiversações!
    Atenciosamente, de um pessimista de plantão para os otimistas alheios à Nação!(**)
    (*) pessoalmente, nada tenho contra que um presidente tenha uma amante, mas que seja sustentada com seu dinheiro particular! O que não se admite, é que um presidente da República permita que sua amante consiga negócios corruptos em detrimento da Nação! O Lula ao nomear, permitir, autorizar, na cama, pedidos para os comparsas e quadrilheiros da Rosemary, literalmente deu o Brasil como forma de pagamento pelo tempo que passou em sua companhia, exatamente como na boate da novela Salve Jorge!
    (**) jamais um partido político como o PT, foi tão danoso para o meu País!
    Eugênio José Alati, e-mail: [email protected]

    • Corajoso deixou o nome completo e o email, a patrulha já deve estar no encalço dele. Deverá em alguns dias rebeber a vista de um membro do partido travestido de funcionário do Estado, antes uma averiguada no sigilo bancário telefônico e uma qualquer desculpa para um processo.

  • O Brsil teve que esperar a chegada do seculo XXI para iniciar mudanças,reformas,seja lá que nome isso tenha,que deviam ja ter sido feitas no periodo anterior a 64.Como o Brasil não fez as reformas que deviam ter sido feitas no periodo anterior a 64,voltamos exatamente ao ponto em que estavamos quando se deu o golpe civil-militar de 64.Ou seja andamos,andamos e voltamos ao mesmo ponto de partida.Isso acontece porque essas reformas(na verdade,as reformas de base de Jango)vão ter que ser feitas um dia,queiram ou não queiram as classes dominantes.Qualquer processo de mudança,em qualquer sociedade que seja,gera conflitos entre aqueles setores que irão perder privilegios com aqueles que de uma forma ou de outra vão se beneficiar com o processo de reforma,ainda mais numa sociedade com desigualade historicas onde uma elite arrogante e violenta sempre se beneficiou das politicas de Estado(não confundir com politicas de governo).Faça pronunciamento ou não,a sorte de Dilma está atrelada ao processo de reforma em curso.E essas redormas vão ser feitas,mais dia menos dia,com sangue ou sem sangue.

  • Olha só, um assunto que não tem nada a ver, mas o tempo dirá quem tem razão. Hoje, Dilma fez uma das maiores cagadas da vida dela. O tempo dirá quem tem razão. Ela começa a perder militância a partir de hoje. O tempo dirá se estou certa ou errada, já está perdendo e vai perder mais.

    Dilma joga contra quem a apoio e cai cada vez mais no colo da direita. Não adiante PT ficar com discursinho disso ou daquilo, porque, em se tratando de política interna, a merda das decisões de Dilma em ir para a direita cada vez mais, vai perder quem ela tem, a esquerda, porque direita ela nunca teve. Está a cada dia, cavando sua sepultura.

  • Eu não entendo essa COVARDIA que tomou conta do PT (Governo) depois do tal do mensalão. Tirando Zé Dirceu. Até Dilma. Essa era a hora da PF ser pressionada prá apresentar os criminosos desse boato.

  • José Dirceu.
    “Tem gente que veio ao mundo para fazer o mal”, diz Lula sobre boato do Bolsa Família
    Publicado em 23-Mai-2013
    Ao se referir ao boato sobre o fim do Bolsa Família, o ex-presidente disse que “o Brasil tem milhões de pessoas boas, decentes, honestas, e tem gente assim. Tem gente que veio ao mundo para fazer o mal”. Mas ele acrescentou que os “boatos foram apenas boatos porque o Bolsa Família é tão consolidado no imaginário do povo que não vai atrapalhar, não”.
    Infelizmente, o ex-presidente Lula está coberto de razão quando diz que “tem gente que veio ao mundo para fazer o mal”, ao se referir sobre o boato de que o Bolsa Família iria acabar. O boato, que levou milhares de pessoas a agências da Caixa Econômica Federal, está sendo investigado pela Polícia Federal.

    “O Brasil tem milhões de pessoas boas, decentes, honestas, e tem gente assim. Tem gente que veio ao mundo para fazer o mal”, disse Lula ontem.

    Mas ele acrescentou que os “boatos foram apenas boatos porque o Bolsa Família é tão consolidado no imaginário do povo que não vai atrapalhar, não”.

    De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os autores do boato podem responder por fraude e estelionato. A apuração pode se estender além dos 30 dias inicialmente previstos.

    Após o boato, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou nota negando “qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família”.

    O ministério acrescentou que “assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa”.

  • Prezado Eduguim. O Locatelli, sugerio frequentar os ; Uol,cbn etc., a minha sugestão é que evitem de maneira cabal tal frequencia, para que morram todos à mingua!

  • “E se os boatos sobre o fim da Bolsa Família ocorrerem em 18 e 19 de outubro de 2014?
    O que ficou escancaradamente comprovado com os boatos sobre o fim da Bolsa Família?

    Que “neste país” é possível espalhar um boato em 48 horas, criando um estado de comoção e angústia em quase 50% do eleitorado nacional que, de alguma forma, é impactado por um programa de governo. Assim como foi com a Bolsa Família, o boato poderia ter sido com os depósitos em caderneta de poupança ou em conta corrente, atingindo os outros 50% dos brasileiros aptos a votar.

    Que o governo federal, mesmo sem saber de novos boatos, poderá estar novamente preparado para eles, depositando, como no que ocorreu, mais de R$ 2 bilhões de forma antecipada nas contas de TODOS os beneficiados pela Bolsa Família. Estes eleitores, após momentos de tensão, sairão aliviados e tranquilos com a presidente da República que garantiu o benefício, ainda por cima chamando de criminosos aqueles que espalharam tão infundada notícia.

    Que este boato, em vez de ser negativo, poderá informar que a presidente Dilma Rousseff depositou uma décima terceira parcela da Bolsa Família, apenas para provar que ela é a presidente dos pobres e que, se for reeleita, as coisas vão melhorar ainda mais.

    Que o teste feito em 18 e 19 de maio de 2013, não se sabe por quem, funcionou, foi um sucesso. Pode acontecer a hora que este alguém, que ninguém ainda sabe quem foi, quiser repetir a estratégia. Até mesmo no sábado 18 e no domingo 19 de outubro de 2014, uma semana antes do segundo turno das eleições presidenciais do ano que vem.

    A oposição tem a obrigação, na próxima segunda-feira, de apresentar um pedido de CPI para investigar o que aconteceu, além de protocolar um projeto de lei que discipline a Bolsa Família, impedindo que ela possa ser manipulada, eleitoralmente. Não digam que não foram avisados”.

  • O diálogo de Sócrates e Glauco: “Sócrates — Considera agora o que lhes acontecerá, naturalmente, se forem libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância. Que se liberte um desses prisioneiros, que seja ele obrigado a endireitar-se imediatamente, a voltar o pescoço, a caminhar, a erguer os olhos para a luz: ao fazer todos estes movimentos sofrerá, e o deslumbramento impedi-lo-á de distinguir os objetos de que antes via as sombras. Que achas que responderá se alguém lhe vier dizer que não viu até então senão fantasmas, mas que agora, mais perto da realidade e voltado para objetos mais reais, vê com mais justeza? Se, enfim, mostrando-lhe cada uma das coisas que passam, o obrigar, à força de perguntas, a dizer o que é? Não achas que ficará embaraçado e que as sombras que via outrora lhe parecerão mais verdadeiras do que os objetos que lhe mostram agora?” ….Alguem se lembra da alegoria da caverna do Platao? entao, qual a melhor maneira de se manter a pessoa alienada? é mostra para ela que ela deve teme-lo, e o PT esta fazendo isso muito bem. Isso foi somente um teste de poder, um aviso do tipo “somos nos que mandamos aqui”. e esta funcionando muito bem, afinal, esse povo preguiçoso do bolsa esmola querem apenas viver sem nada pra fazer, nao correm atras de um futuro melhor ….A tal tese de orquestração faz sentido, e agora já é de conhecimento que a CEF alterou Bolsa Família na véspera de boato sobre programa. Portanto a dona Mario do Rosário deve dar explicações na PF ao acusar oposição de plantar tais boatos.

  • – Caixa antecipou saques do Bolsa Família um dia antes de boatos

    De acordo com o banco, melhorias no cadastro de informações sociais permitiram que o pagamento de todos os benefícios fosse liberado no dia 17, véspera do início dos boatos sobre o fim do programa. Pela regra oficial, o pagamento do Bolsa Família ocorre de forma escalonada na segunda quinzena de cada mês

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-05-25/caixa-liberou-saques-antecipados-do-bolsa-familia-um-dia-antes-de-inicio-de-boatos

    ___
    Ficou muito feio para a ministra Maria do Rosário ter se deixado levar pela pressa própria das redes sociais na hora de se manifestar sobre o assunto, acusando a oposição pelo ocorrido. (Pelo que sei, a Caixa não é administrada pela oposição…) A oposição pode até ter descoberto a antecipação e dela ter tentado se aproveitar, de algum modo. Não acho, contudo, que a coisa seja proveitosa para a oposição. Afinal, Dilma poderia mais tarde se pronunciar e dizer que o BF permanecerá com o PT, não se sabendo o que ocorreria em caso de vitória da oposição… O fato é que quem deu margem para o ocorrido foi a própria CEF, uma empresa pública, com a antecipação dos pagamentos que, por tudo que foi visto, foi mal planejada. Logo mais poderá surgir uma oportunidade de ouro para falar sobre algo de podre dos oposicionistas. Adiantará, perante o grande público, que a ministra fale algo, por mais verdadeiro que seja? Penso que não. Terá gasto seus cartuchos com tiros na água. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, já dizia o povo.

  • Isto já é uma simulação para a próxima eleição. Uma notícia como essa a alguns dias do pleito pode desestabilizar uma candidatura.

Deixe uma resposta