Irmão de Tuma Jr. afirmou que a ditadura ia matar Lula

denúncia

A edição desta semana da revista Veja lançou o livro Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado, de autoria do ex-secretário nacional de Justiça (2007-2010) Romeu Tuma Júnior. Na obra, o ex-delegado da Polícia Civil e ex-deputado acusa o ex-presidente Lula de ter sido “informante” da ditadura militar (1964-1985).

Essa historieta de Tuma Júnior – entre outras que conta em seu livro recém-lançado e que, por si só, é altamente inverossímil, pois Lula foi um notório antagonista da ditadura e se projetou na política justamente por tê-la enfrentado com destemor –, ganha, agora, um novo componente que a torna ainda mais frágil.

Reportagem do portal UOL sobre a missa de sétimo dia do ex-senador Romeu Tuma, falecido em 2010, mostra que a ocasião foi marcada por uma revelação: o irmão de Tuma Júnior, o médico Rogério Tuma, ao discursar para os presentes contou, emocionado, que o pai salvou Lula de ser assassinado pelo regime militar.

Ora, se um dos filhos de Romeu Tuma diz que ouviu do pai, quando vivo, que a ditadura queria assassinar Lula – obviamente pelo notório enfrentamento que lhe deu –, como é possível que tenha dito ao outro filho (Tuma Júnior) que Lula serviu a essa mesma ditadura como “informante? É óbvio que um dos dois está mentindo.

Confira, abaixo, a reportagem do UOL em que o médico Rogério Tuma faz a revelação supracitada. A dica do vídeo é do leitor Nelson Efraim

 

 

102 comments

  • Lula está sendo alvo de uma campanha sem precedentes e permanece calado.Nas redes sociais,jovens manipulados acham lindo falar mal do homem mais importante da história desse país.Isso vai ficar assim?

    • Se vc perguntar a um desses e dessas babaquinhas a capital de qualquer estado brasileiro não serão capazes de responder corretamente, imagine então sobre a história do Brasil.Um bando de idiotas marionetados por uma mídia cínica e hipócrita mas que se acham uns suprasumos ao falar de um dos maiores presidentes do Brasil.

      • Prezado Gersier,

        Você foi muito exigente em sua condicional, principalmente se for aluno/aluna do Estado de São Paulo, aquele que distribuiu um mapa aos alunos da sexta série com dois Paraguai, com o Uruguai transferido para outra região mais ao norte da América do Sul, com a Bolívia dividindo seu território com o segundo Paraguai, e sem o Equador.

        Imagina qual será o mapa do Brasil existente por lá, para que os meninos e meninas respondam sobre as capitais estaduais do Brasil, conforme você sugeriu?

        O mapa paulista deve ser aquele de 1709, quando São Paulo começava em Santa Catarina e ia até o atual Tocantins, e de Minas Gerais até Rondônia.

      • A entrevista que você postou confirma a informação do post: o Tuma tinha respeito e cuidado com o Lula. Certamente tinha receio de que ocorresse algo ao Lula sob sua supervisão e é perfeitamente possível que tenha agido para evitar algo pior.
        inocência e ignorância histórica é desconhecer a importância do Tuma dentro daquele regime.
        E ignorância maior ainda – ou má fé – é achar que o Lula poderia ter colaborado com a ditadura.
        Alexandre Sacha

  • Esse alfarrábio – ou seria rolo de papel higiênico? -, ao qual resolveram dar de forma despropositada o nome de “livro” não merece grande atenção.

    PS. Impressiona o fato de o autor do livreco ter sido há pouco tempo tão vilipendiado por VEJA e hoje, lépido e fagueiro, aceitar sair na capa da revista. Esse aí, com esse modus operandi, assassina a própria reputação, dispensando o concurso de quem quer que seja…

  • Edu, o que é admirável em você, entre tantas coisas, é a tua agilidade em desmascarar, com provas não raro tiradas da própria imprensa, todas essas invenciones da velha e decadente mídia.

  • O medo do PT em face a midia, principalmente Marinhos, Civitas, Frias e Mesquitas, faz com que lea fique mais feroz e ataque de forma virulenta e em 2014 mais ainda. Lei da midia ja

      • Caro Pedro, sei que aprovar uma lei dessas é muito difícil. Porém em mais de 11 anos de governo não se fez absolutamente NADA, nenhuma iniciativa, por menor que seja. Pelo contrário, entope cada vez mais a Globo de grana e pouco faz pelas mídias alternativas. Agora, respondendo a sua pergunta, poderia começar, por exemplo, tirando a Helena Globo Chagas da SECOM e o Paulo Paginas Amarelas Bernardo das comunicações. Por outro lado você acertou na mosca quando diz que”…todos nós queremos…”. Aí é que reside o grande problema, todos nós queremos menos o PT e o Governo.

        • Não vejo assim. Pelo menos, no governo Lula, Franklin Martins tentou discutir o assunto. Foi bombardeado pela claque dos Instituto Millenium (onde a grande mídia se reúne ara tramar contra o país), sob a acusação de que tramava contra a “liberdade de expressão” (dos donos da mídia). E a coisa ficou por aí. O governo Dilma é muito mais tímido nesse aspecto, e tentou até mesmo uma “política de boa vizinhança”. Mas, com bandidos, não há política de boa vizinhança que funcione.

      • Não tem fórmula. Tem que testar limites o que nosso goerno não está fazendo nesse aspecto. Poderia começar trocando o Ministro cuja atuação é pautada exatamente pelos rotwailers PIG.
        Ou vc acha que foi fácil na Argentina?
        Por aqui temos 2 temas que nosso governo temeu o enfrentamento:
        a) Revisão da Lei da Anistia e
        b) Regulação da mídia.
        Quem escreve é um defensor incondicional de nossos governos. Mas temos sim que forçar a pauta internamente pois a disputa pelos rumos do governo é travada com os PMDB’s da vida. Ou não??/

        • André, para enfrentar os dois temas colocados, lei da anistia e lei de midia, precisamos ser governo em importantes estados, ter votos e gente nas ruas. Não somos governos em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro, não temos voto (suficiente), veja as composições das assembléias legislativas dos principais estados, da câmara dos deputados e do senado e não temos gente nas ruas. O governo de Dilma hoje, e o de Lula ontem, não pode se meter em aventuras. Fomos derrotados em matérias muito mais simples que essa. Por isso acho as eleições de 2014 muito importante, ganhar governos importantes, aumentar as bancadas estaduais, federais e senado. Podemos, em 2014, mudar a correlação de fõrças no país, aumentando nossas bancadas. Aí traremos as bancadas de centro para posições melhores e impediremos os absurdos dos juízes. Do contrário, continuaremos na mesma. O Brasil é muito diferente da Argentina.

          • Tudo bem Pedro. Mais será que é preciso tudo isto que você falou para, pelo menos, trocar a Helena Globo Chagas????

  • Que caos esta nova denuncia! Os esquerdistas estão abandonando massivamente o Lula que agora está tendo um apoio massivo dos direitistas saudosos dos tempos de ordem que ajudou a manter. Mais um líder que cai para as pessoas da esquerda e mais competição entre os da direita: o FHC andava de Mercedes no Chile nos anos 70 (!) como uma forma de “assegurar seu patrimônio”, num País que enfrentava a pobreza e seus símbolos, e um Serra conhecido “esquerdista” salvo pelo Espirito Santo de qualquer problema no Brasil e que logo do golpe que derrubou Allende apareceu magicamente nos EEUU (passe mágico porque jamais um esquerdista conhecido se asilaria lá e porque jamais eles o permitiriam).

  • Tudo depende das provas ..eu busco NUNCA condenar, nem absolver ninguém previamente ..o resto é falação ..e eu prefiro aguardar ..agora só pra constar:

    Fato que ninguém pode negar é que na polícia é comum encontrarmos a linha da condução investigativa que se vale do uso da dupla linha de comando ..por ela existe um Policial (ou grupo) Durão, este que convive com uma turma de Policiais que se apresenta como Boa Praça ..aqui, enquanto a primeira turma bate, a outra corre pra confortar e assoprar o prisioneiro, tentando despertar a confiança pra extrair elementos e informações úteis às suas investigações.

    Quem conhece um pouco da época NUNCA pode se dar o direito de negar que Tuma fazia questão de se apresentar – e ser vendido pela mídia – como pertencendo do lado da turma dos Boa PRAÇA – aliás, como muito jornalista -, logo..

    ..logo, não será surpresa tb confirmarmos e/ou intuirmos que com isso ele tenha conseguido, ao oferecer em algumas vezes, a LULA, o amparo, a comida quente e a “cama” confortável, tenha conseguido conquistar o sindicalista LULA (que pro regime, “sabia” de muito)

    LULA nunca se disse de esquerda (ainda mais depois que assumiu) ..aliás, trouxe pra sua base, a do LULINHA paz e Amor, tanto Tuma Pai como Tuma Filho, tirando-os inclusive do lado da direita mais raivosa (dos PFelistas demoníacos que nunca se conformaram com aquilo).

    Fato é que por enquanto tudo parece ser suposição, ou um ato de vingança de alguém que jogado ao OSTRACISMO, sem ter medo de ser acusado de prevaricador (ainda mais nesta terra de inconsequências) passa a lançar suposições embasado em realidade que a própria cronologia dos fatos o coloca à prova (como o fato do Tuma Jr ser muito jovem à época dos acontecimentos em que disse que foi testemunha)

    ..mas, outro fato tb que não pode ser desmerecido, é que ele era filho dum Policial do Dops ..e tem muito pai que conta muito pro filho, não ?..

    Agora, que as hipóteses, TANTO UMA de dizer que TUMA pode ter sido um traira do regime – um X 9 -, como a de LULA ter traído, quer por crença como por inocência, não pode ser rechaçada prematuramente..

    ..NEM tão pouco, mesmo diante de fatos e provas, negar o resto da biografia (pro bem e mal) que estes personagens construíram ao longo de suas vidas políticas.

    Aliás, MUITO MENOS ainda, ao meu juízo, isso se provado a armação e a mentira do livro, que Tuma Jr não venha a sofrer, novamente, uma interpelação via Justiça

    ..ou será que aqui tb, tal qual como a foto, ficha, biografia e pseudo casos rumorosos sobre Dilma, será que tudo acabará em Pizza e com jantar na casa da ANA_MARIA ?

    http://www.youtube.com/watch?v=M3eHkkGvMQI

  • Continuo aguardando as provas e documentos que o Tuma Jr. diz ter. Lembrando ais uma vez, quem alega é que tem que provar. Não são as pessoas citadas por ele que têm que provar sua inocência.

  • É ÓBVIO QUE O LIXO QUE ESSE MONTE DE MERDA ESCREVEU(POR QUE ELE NÃO LEMBROU-SE DE SUAS “REVELAÇÕES” QUANDO ACEITOU SEM NENHUM PROBLEMA UM CARGO NO GOVERNO LULA!!??????)FAZ PARTE DE MAIS UMA DAS MILHARES DE TENTATIVAS DA EXTREMA-DIREITA PARA DESMORALIZAR LULA. POR SINAL, AGORA RESOLVERAM MUDAR A TÁTICA : PERCEBERAM QUE A PECHA DE “CORRUPTO” NÃO COLA E NEM VAI COLAR, ALÉM DO MAIS COM A DIREITA AFONGANDO-SE NO “TRENSALÃO” E NA MÁFIA DO ISS, E PARTIRAM PARA TORNAR LULA “SÓCIO” DELES, OU SEJA, RESOLVERAM LIGAR O MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS AO CRIME QUE ELES; DIREITA E MÍDIA; COMETERAM JUNTOS, A DITADURA MILITAR. Não deixa de ser uma prova da derrota da direita que para tentar destruir o seu maior inimigo, diante dos zilhões de fracassos que acumula nessas tentativas, recorra agora a associá-lo à ditadura que ela realizou, e que até recentemente vendia como “benéfica” para o Brasil(só se fôssemos monstruosamente considerar como “benéficos” torturas, assassinatos e a perpetuação da miséria, da exclusão e da exploração estrangeira no país). Ou seja, a direita atestou por escrito de que Lula ganhou, até no discurso(para derrotá-lo, os fascistas têm que reconhecer o horror que até ontem vendiam como maravilha; do mesmo modo que já recorreram a uma “oposição” nascida dentro dos quadros do PT ou ligada a eles, Marina e Eduardo Campos, mostrando a mediocridade dos políticos da direita “da gema”); o que, apesar de mostrar a força de Lula, também aponta indiscutivelmente para o desesperpo dos reacionários com a iminente vitória de Dilma, e de Lula, o grande responsável por tudo isso, em 2014. Sem contar as enormes chances do PT vencer em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o que não só explica o porquê dos conservadores estarem histéricos a um ano da eleição(lembrando ainda que a direita, “da gema” ou “naturalizada”, não decola nas pesquisas), como também mostra o quanto partirão para medidas ainda mais extremas e como devemos organizar imediatamente uma poderosa reação da Sociedade civil organziada, que deve está apta a defender não apenas a candidatura de Dilma, mas principalmente Lula e o que ele representa para este país, reação esse que deve começar pela organização de um grande ato de repúdio, quem sabe um abaixo assinado ou uma representação ao MP contra “tumbinha” e a Veja, que mostre a esses canalhas que as forças progressistas não admitirão que vermes dessa laia; assassinos e cúmplices dos horrores da ditadura, tentem denegriR o Maior Presidente da História do Brasil, um homem diante do qual eles são indignos até mesmo de pisar o chão em que ele se encontra. Defendamos Lula pois ele merece isso e muito mais.

  • Uma vergonha no Brasil hoje, uma Oposição em conluio com a midia, isto é um perigo para nossa recente Democracia, estamos assistindo um colapso de informação, e o poder que tem obrigação de regular tal aventura, não tem pilares de sustenção por suas aventuras aos holofotes da midia, a Justiça.

    • Recebi o convite, mais infelizmente não irei, moro em Brasília e aí fica difícil comparecer, mais vou tentar assistir pelo link encaminhado, a partir das 19h30

      “NADA VAI NOS CALAR”

      “Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo,”

      “Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum,”

      “Considerando essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra tirania e a opressão,”

      Declaração Universal dos Direitos Humanos

      Acontecerá hoje o evento de premiação do 2º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre. O tema do Prêmio desse ano é “Nada vai nos calar”.

      Além da premiação, será realizado um ato de desagravo aos companheiros Genoino, Zé Dirceu e Delúbio Soares, presos de forma ilegal e arbitrária em decorrência do julgamento de exceção da AP 470, conduzido de forma explicitamente política e midiática.
      Esse é um convite para que você compareça e divulgue o evento, que também será transmitido pela internet ao vivo no seguinte endereço: http://cut.org.br/

      Pedimos que acompanhe, divulgue e mobilize sua rede. Faça barulho contra as injustiças que estão sendo feitas com os nossos companheiros!

      Quando: Hoje, dia 9 de dezembro – segunda-feira
      Horário: 19:30 horas
      Onde: TUCA (Teatro da Universidade Católica)
      Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – SP – Capital
      Telefone para confirmação de presença: (11) 3885 6238

      • “Além da premiação, será realizado um ato de desagravo aos companheiros Genoino, Zé Dirceu e Delúbio Soares, presos de forma ilegal e arbitrária em decorrência do julgamento de exceção da AP 470, conduzido de forma explicitamente política e midiática.”

        Por que ilegal e arbitraria ? Poderia explicar por favor ? O PT escolheu 8 dos 11 juizes, poderia explicar por favor. Obrigado

    • No 57 debate sobre a AP470 no site de Veja, o debatedor Reinaldo Azevedo ironiza uma manifestacao de apoio a Dirceu, dizendo que haviam 20 pessoas.

  • Edgard hoover foi o chefão do Fbi por uns 48 anos e fazia o q queria.
    Romeu tuma foi manda chuva do Dops paulista entre 1977/82, com a ditadura ainda brutal e feroz. E estava numa posiçao de saber TUDO sobre o que a ditadura pretendia e deixava de pretender… Depois chefiou toda a PF por oito anos, justamente no tempo de euclides cheiro de cavalo figueiredo. Isto é, durante a ”transiçao gradual e segura” e nos reinados de sarney e collor. Era um cara ”deles” portanto mas tinha qualidades de policial e jogo de cintura politico.

  • Edu, essa vontade que a direita tem de eliminar o LULA é velha. Cada hora inventam um motivo diferente. O ruim é que não temos grande imprensa, principalmente TV, do nosso lado. Os ataques são feitos em cadeia nacional e a defesa não. Conto com os 20 milhões de empregos criados e as respectivas famílias para aumentar o prazo do PT no governo central mas tenho medo dos acordos partidários que serão necessários, principalmente com a bancada das religiões. Abraços.

  • Essa campanha anti-Lula já segue sob essa batuta desde que o cidadão surgiu na cena nacional, no fim dos anos 1970.
    De lá para cá ele foi candidato a presidente derrotado três vezes, vencedor ele próprio em duas e em uma através de Dilma – por enquanto. Pelo visto, bater da forma que se vem batendo em Lula e no PT não dá retorno.
    Até acusado de ter ameaçado estuprar um rapaz Lula já foi (http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/lula-diz-que-conversa-sobre-estupro-atribuida-a-ele-e-quotloucuraquot,dd0a6f7d7fc4b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html).
    Com esse nível de acusação como forma de aboletar o PT do poder, é bem possível que Dilma passe mais quatro anos no Planalto, a partir de 2015.
    Resta saber o que será feito durante a Copa, ano que vem. As cenas do jogo de ontem em Joinville-SC deram pano para mangas de pensamento sobre o que poderá acontecer durante a Copa… Eis aí, na Copa do Mundo, o único cartucho capaz de mudar alguma coisa em um cenário que, com livros como esses de Tuma Jr. – o homem de credibilidade próxima de zero, segundo a própria VEJA de “ontem”, VEJA que “hoje” incensa o livro – e acusações a la Cesar Benjamin (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6&id_noticia=120792) parece definido a favor do PT. Mas no meio do caminho podem haver novos protestos, com similaridades em relação aos métodos empregados pelas torcidas organizadas de Atlético Paranaense e Vasco da Gama…
    O futuro anda embaralhado. Mas não por causa de livrecos feito esses de Tuma Jr.

  • Este não é o primeiro nem será o último livro repleto de mentiras para atacar o Lula. O problema desses livros coxinha é que eles não provam absolutamente NADA do que afirmam. São tão vazios e sem coerência que a imprensa não consegue aproveitá-los para atacar o Lula e olha que eles não tem escrúpulos em usar as mais torpes mentiras, já teve do Diogo Mainardi, do Merval e outros neocons desesperados atrás de notoriedade e apoio da mídia que apóia qualquer um que ataque Lula, Dilma ou o PT. Mas o problema para a imprensa é que as mentiras dos tais “livros” (entre aspas, pois não são verdadeiramente livros e sim um amontoado de mentiras e xingamentos) são tão incoerentes e sem a menor comprovação (aliás, o que se encontra são provas contundentes que desmentem esses panfletos direitistas) que não servem nem para as campanhas difamatórias que a imprensa vive a montar contra os progressistas.

    Comparando com livros como “A Privataria Tucana” de Amauri Ribeiro Jr, “A Outra História do Mensalão” de Paulo Moreira Leite e “O Príncipe da Privataria” de Palmério Dória, dá até dó. Os três livros citados são pródigos em presentar provas materiais dos descalabros que denunciam formando um fortíssimo contraste com o vazio completo de provas consistentes que se observa nos livros direitistas.

    • ah sim, e o que as procuradorias e MP, o ministério da Justiça, e/ou outras Instituições estão fazendo a respeito destes livros ? ..inclusive a PF ?

      Sei sei, depois não entendem pq qq denuncia aqui acaba em PIZZA.

      Pra mim tudo vira um ACORDÃO ..ao fim vai tudo pra compensação do BANCO da chantagem e negociação

      Da minha parte eu quero cadeia ..pros denunciados (se culpados), ou pros escritores de romances inconsequentes (pra provarmos que não vale a pena investir na mentira e na boataria) ..e convenhamos, pra estes casos que vc citou, NO MÍNIMO, existe uma ou outra hipótese, né mesmo ?

    • Se os livros são pródigos em apresentar provas materiais porque a Polícia Federal não averigua ? Recentemente nosso ministro da justiça encaminhou uma denuncia anônima que foi prontamente aceita como prova.

      • Mentira sua.

        O Ministro da Justiça encaminhou para a Polícia Federal um documento para ser analisado pela referida instituição.

        Bobagens como essa que você acabou de dizer, não colam aqui no Blog da Cidadania onde as pessoas são politizadas, sugiro-lhe, então, que tente o golpe noutra freguesia.

          • Não o estou insultando, Kaspar. Você é mesmo um mentiroso e eu só estou expondo um fato.

            Aliás, você deveria envergonhar-se por ter sido desmascarado, mas como além de falso também é um tremendo mau-caráter prefere agredir exigindo respeito.

            Não lhe tenho respeito algum porque não o considero um adversário político, considero-o um inimigo, um ser abjeto e indigno de frequentar o mesmo espaço ocupado por mulheres e homens de bem.

            Passe mal!

      • Eduardo, desculpe lhe cobrar mais você falou que não ia permitir mais comentário como o deste tal de Kaspar. O cara mentiu, como bem demonstrou o outro comentário. Este cara, por exemplo, nunca vi cobrando que a PF investigasse as denuncias do livro Privataria Tucana, recheado de documentos. Este sujeito é um tradicional hipócrita com sua indignação seletiva. Você disse que não ia mais publicar este tipo de comentário.

      • Essa é hilária. “Aceita como prova”? O que eu li na grande mídia é que o ministro foi acusado de fazer “investigação seletiva”. É sempre “seletiva” quando é contra um tucano. Contra petista vale tudo, até depoimento de cartomante…

  • Lulala..brilha uma estrela Lulala….
    Pró-Uni, Bolsa Família, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, 16 Universidades Federais, Pagou FMI, Emprestou dinheiro para o FMI, 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores, salário mínimo de 64 para mais de 291 dólares, elevou o Grau de investimento do país, levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis….. Para, chega… é humilhante…..

    O Problema do Lula é que ele brilha como uma estrela e não como um Farol de Alexandria…..esse brilho incomoda muito, tentam de todas as formas atingi-lo, quando irão perceber que isto apenas lhe da mais força…..

    Parabéns Edu, mais uma matéria sensacional para desmascarar os incomodados. Seria mais fácil se estes comprassem óculos de sol, pois esta estrela ainda vai brilhar por muito tempo.

  • A Veja está nua e seus esqueletos estão expostos em praça pública.

    Nem a velhinha de Taubaté, se estivesse viva, leria a Veja.

    A Veja é a revista dos ultra reacionários e dos analfabetos políticos.

  • Vou repetir meu comentário do texto anterior:

    O pior de tudo é que este canalha do Augusto Nunes é figura frequente no canal público Rede Brasil É muita falta de vergonha na cara do Governo, parece até aquela figura clássica de mulher de malandro que adora apanhar.

  • O Lulinha tem uma fazendona.
    Lulinha é o dono da Friboi.
    A ficha de Dilma.
    Lula “pegou” um garotinho camarada na cadeia.
    A “bolinha de papel”.
    Lula era X-9 no regime militar.
    Nada de novo.
    Só baixaria. É só o começo. Disse-me-disse de um ressentido que tinha como “assessor” um contrabandista/traficante de pessoas.

  • Será que estão se esquecendo que no tempo que o Lula esteve preso, o dops não precisava de muita imaginação para “sumir” com quem incomodava o regime? Lembram do “suicidio do Vlado ? È muita cara de pau desse Tuminha ,depois de tanto tempo vir com essa “estorias que presenciei no gabinete do meu papai servidor de canalhas assassinos… “Kd as provas??? Naquela época o Lula já era responsável pela mobilização de milhões de operários neste país e as Ditaduras (como os amigos do Tuminha hoje ) mor rem de medo do POVO a quem Lula sempre serviu com honradez, Só mesmo o Pig pra dar espaço a essa mentirada pois estão ficando sem munição pra 2014.

  • http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/123413/Para-qu%C3%AA-serve-o-livro-de-boataria-de-Tuma-J%C3%BAnior.htm

    A boataria anti PT virou livro. Romeu Tuma Júnior lançou o “Assassinato de reputações – um crime de Estado”. A obra é escrita por Claudio Julio Tognolli, que também participou de um livro do Lobão.

    A obra assinada pelo ex-membro da Secretaria Nacional de Justiça é um apanhado de todos os boatos contra Lula e o PT espalhados na internet e pela “grande imprensa”. De fabricação de dossiês a até, imaginem, de que Lula foi informante da ditadura (?!).

    Tuma Júnior foi defenestrado da Secretaria Nacional de Justiça em 2010 por associação ao esquema de contrabando de Li Kwok Kwen. À época, Veja, Estadão e todos os veículos de comunicação da “grande imprensa” fizeram campanha sistemática, bem ao seu estilo inquisidor, para que Tuma deixasse o órgão do governo federal.

    Tuma caiu e, ao que parece agora, guardou um rancor sem tamanho. Declarações de seu irmão, o médico Rogério Tuma, diante do episódio da morte de seu pai, o ex-senador Romeu Tuma, contradizem as acusações de Júnior. Rogério afirmou que o ex-senador – que também era delegado da Polícia Federal – salvou Lula de ser morto pelo regime de 1964.

    O tratamento dado ao lançamento desse livro é o típico fato em que a mídia golpista nacional mostra bem como é. Tuma Júnior saiu de muambeiro a herói. Sequer questionaram as afirmações de seu irmão sobre Lula e a ditadura; sequer questionaram que toda a boataria publicada em forma de livro jamais foi provada durante anos.

    Cada episódio que Tuma Júnior quer “revelar” em seu livro não é mais do que tentativas de requentar histórias da carochinha. Esperar o quê de uma publicação que tem como coautor um parceiro do “ajuizado” Lobão?

    O livro é um apanhado de sandices da internet, com vista às eleições de 2014. Prato cheio para acadêmicos que queiram estudar a proliferação de boatos na rede mundial de computadores. Apenas isso e nada mais!

  • Este livro vai ficar mofando na prateleira ao lado do “O que sei de Lula” do Jose Neumanne Pinto, ou o “Lulismo no poder” do merval, tem também aquele jornalista da folha que escreveu “Como a Corrupção abalou o governo Lula” todos absolutamente ignorados pela falta de veracidade e sem nenhuma prova dos fatos narrados, são jornalistas empregados do PIG em desespero, pois mais que se esforcem na tentativa de fazer alguém acreditar nas sandices que escrevem não colhem os frutos desejados, esse último “escritor”, o Tuma Jr, tem fama de picareta de longa data, portanto este livro é mais uma “bomba” que se torna-rá um fracasso retumbante

  • A acusação de que Lula era informante da ditadura é a coisa mais ridícula que se pode imaginar.

    Seria como Ghandi ser informante do governo Inglês ou Mandela ser informante do governo sul-africano.

    As ditaduras até podem ter pessoas infiltrada na oposição ou nos movimentos populares, mas essas pessoas não são, por uma simples questão lógica, as que mais prejudicam essa mesma ditadura.

    O novo sindicalismo do ABC capitaneado por Lula, seu maior dirigente e um símbolo indiscutível, foi um do maiores fatores que enfraqueceram a ditadura e levaram à abertura política. Não tem absolutamente nada que Lula pudesse ter informado, que ajudasse a ditadura mais do que simplesmente ele não fazer o trabalho magnífico de liderança e mobilização dos trabalhadores que ele fez.

    Eu posso estar errado e aí até gostaria de saber o que os demais estão observando, mas tenho a nítida impressão que as mentiras e golpezinhos insidiosos da direita estão ficando mais e mais toscos e apelativos.

    Será que é por desespero ao verem que vão tomar uma surra histórica nas próximas eleições?

    Tudo indica que sim.

  • O que mais me chama a atenção:
    1- O título do livro é bem sugestivo. Assassinato de reputação é o que eles mais sabem fazer e o que estão tentando fazer agora.
    2- O assunto de todos os livros lançados por eles: Lula. O que sugere que todos estão de alguma forma tentando pegar carona na popularidade de Lula, embora seja de uma forma negativa.
    3- Quando Lula foi preso Tuma Jr. tinha apenas 13 anos e quando Lula foi solto, 19 anos. Ele já era agente do DOPS?

  • Esse Tuminha poderia pelo menos ser mais criativo. A expressão “assassinato de reputações” foi usada pela primeira vez pelo Luis Nassif. Ele se referia à sujíssima Veja.

  • Daqui a pouco sai uma “bomba” do Ustra dizendo que o Lula ministrou cursos e deu aulas práticas de tortura pra ele.
    E que Lula supervisionava pessoalmente a cadeira do dragão e o pau-de-arara.
    E os ungulados digestores de celulose leitores da veja acreditarão.

  • Até que ponto essa mídia vassala, golpista, indigente e canalha, pra ficar só nisso, consegue se misturar ao que é de mais sujo e mais podre nesse país, só para tentar denegrir a imagem do Lula. Essa veja e seus capangas travestidos de jornalistas, são capazes de rebaixar tanto a ponto de mentir e caluniar um ser humano só por ódio dele. Processo nessa corja Presidente Lula, ninguém suporta mais essa baixaria toda, vinda desses esgotos midiáticos diariamente.

  • COMEÇA A ORGANIZAÇÃO PARA BAGUNÇAR A COPA

    Fora de Pauta?

    Kotscho pergunta quem já organiza “protestos espontâneos” na Copa. Há pistas…
    9 de Dezembro de 2013 | 10:27 Autor: Fernando Brito

    cup

    Ricardo Kotscho, meu querido companheiro de jornadas de 1989 – ele, assessor de imprensa de Lula; eu, de Brizola – publicou ontem em seu blog uma artigo estranhando as movimentações de grupos que já preparam protestos ”espontâneos” contra a realização da Copa.

    E indaga, curioso:

    Quais movimentos sociais estão se organizando?

    Vão protestar contra o quê, exatamente?

    Os comitês de mobilização estão sendo criados por quem?

    Quem são seus líderes que estão percorrendo o Congresso em busca de apoio?

    Bem, como ele pede ajuda para descobrir, resolvi dar uma mãozinha e fui procurar quem registra na internet o site portalpopulardacopa.org.br, principal central de articulação de críticas e protestos contra a Copa do Mundo, o que é legítimo fazer, ninguém discute.

    O site pertence a uma ONG chamada Justiça Global, igualmente legítima, embora seja sustentada – a crer nos seu último balanço divulgado na internet, o de 2008 – praticamente só por doações interacionais (R$ 831,9 mil, contra apenas R$ 4,5 mil de brasileiros).

    registroE quem aparece como um dos contatos registrados?

    O senhor James Louis Cavallaro, eleito para o Comitê de Direitos Humanos da OEA como candidato apresentado pelo Governo os Estados Unidos.

    Cavallaro tem uma longa história aqui, desde que divergiu com a tradicional Human Rights Watch e criou uma ONG própria, o Centro de Justiça Global, que dirigiu durante anos por aqui.

    Como ficaria o Brasil se o nosso representante, Paulo Vanucchi, aparecesse como responsável pelo site do Occupy Wall Street?

    Saia justa, não?

    Leia o artigo de Ricardo Kotscho.
    Vêm por aí novos protestos. Para que e contra quem?

    Dia sim, noutro também, aqui e acolá, em diferentes espaços da nossa imprensa, assim como quem não quer nada, estão aparecendo notinhas nas últimas semanas anunciando novas manifestações de protesto em todo o país.

    Na nota de abertura da sua sempre bem informada coluna, o velho amigo Ilimar Franco, de “O Globo”, relatou neste sábado:

    “Os movimentos sociais que foram para as ruas em junho, organizam-se para voltar a protestar na Copa. Comitês de mobilização estão sendo criados nas 12 capitais-sede dos jogos. A ideia é colocar gente na rua nos dias das partidas, na frente dos estádios e nas “fan fest” produzidas pela Fifa. Neste momento, seus líderes percorrem o Congresso em busca de apoio político e logístico”.

    Ilimar não dá maiores detalhes nem nomes, mas ao ler o texto fiquei curioso em entender certas coisas e me fiz algumas perguntas:

    Quais movimentos sociais estão se organizando?

    Vão protestar contra o quê, exatamente?

    Os comitês de mobilização estão sendo criados por quem?

    Quem são seus líderes que estão percorrendo o Congresso em busca de apoio?

    Até agora, os chamados “protestos de junho” foram apresentados pela mídia como iniciativas autônomas, espontâneas, sem líderes, que brotam assim do nada. A nota de Ilimar Franco aponta exatamente para o quadro oposto: um movimento organizado desde já para se apresentar durante a Copa.

    Em junho, por conta da violência dos protestos, como ficamos sabendo esta semana, corremos o risco de ficar sem a Copa do Mundo no Brasil, como escreve Juca Kfouri em sua coluna da “Folha” deste domingo:

    “Eis que, na última terça-feira, o secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, em entrevista por feliz coincidência ao repórter André Kfouri, da ESPN Brasil, falou com todas as letras que a entidade esteve na iminência de paralisar o torneio, o que, acrescentou, caso se materializasse, punha em risco a Copa”.

    Juntando os pedaços, encontro outra nota na “Veja” desta semana que trata do mesmo assunto:

    “O mercado publicitário tem constatado que os patrocinadores da Copa estão tímidos em suas ações e planejamento de marketing para o Mundial. Pairam em suas cabeças as manifestações diante dos estádios na Copa das Confederações”.

    É bom nos lembrarmos que, em 2014, além da Copa do Mundo, teremos eleições presidenciais e a campanha estará entrando em sua fase decisiva justamente ao final da festa do futebol. Pode não ser mera coincidência. O que antes era “espontâneo”, agora está sendo organizado com meses de antecedência e já causando prejuízos para o mercado publicitário.

    Até que ponto um evento tem a ver com o outro e aonde querem chegar os líderes dos novos protestos? Está tudo muito bom, muito bonito, Fernanda Lima está cada vez mais Fernanda Linda, mas acho tudo isso bem estranho.

    Ajudem-me a entender o que está acontecendo. Quem tiver respostas para as minhas muitas perguntas, por favor escreva aqui para o Balaio

  • Edu,

    Deu no Estadão de 05/05/2010:
    “A Polícia Federal interceptou ligações telefônicas que ligam o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr. à máfia chinesa que atua no Brasil.
    A informação – um furo do repórter Rodrigo Rangel, publicada hoje no Estadão – é estarrecedora não só pela cumplicidade de Tuma Jr com o mafioso, mas também pelo grau de intimidade entre ambos revelado nas gravações.
    Tuma Jr não estava sob investigação, mas o chinês Li Kwok Kwen, sim. E ao grampeá-lo, a PF encontrou no caminho nada menos que o secretário Nacional de Justiça.
    Numa das conversas gravadas, Tuma Jr marca encontro com Li Kwok Kwen em Ribeirão Preto, onde cumpria agenda oficial, e o convida para pernoitar na cidade.
    E sugere que dividam – pasmem – o mesmo quarto de hotel. É o que se pode chamar de dormir com o inimigo – ou que, pelo menos, deveria ser.”
    A Veja sabe muito bem escolher seus colaboradores,,,,

  • Acho que não devemos dar espaço aqui para esse livro. Livro que não apresenta documentos, assinaturas, certidões, depoimentos de pessoas idôneas e outras coisas mais, não merecem ficar sendo comentadas aqui. De mero denuncismo já estamos fartos. O Lula tem que ficar é quieto. Se Ele, entrar na justiça interpelando o dito cidadão, isso vai ficar é rendendo, coisa que a grande mídia, quer. Se o autor do livro tiver provas, que as apresente. A prova incumbi a quem alega. Qualquer pessoa, medianamente inteligente sabe, sendo um livro de denúncias, tem que vir acompanhado de provas. Se não está escorados nelas, não vale à pena ficar comentando nos blogs progressistas tais assuntos, sob o risco de ficarmos recheando a empada da grande mídia.

  • Bomba!!! !Bomba!!!!! Bomba!!!!!! O Tijolaço diz que alguem pegou uma calculadora, levantou a data de nascimento do da “turminha do chines”, levantou a data da prisão do Lula, somou, subtraiu e descobriu que o “da turminha do chines”, já era investigador do DOPS e submetido a seu pai aos 16 anos de idade. O amigo do chines tinha 16 anos de idade, era dimenor, quando Lula esteve preso. Essas bestas estão cada vez mais besta.

    • Pois é, o livro “bomba” deu chabu. Lula foi preso no dia 19 de abril de 1980 e solto no dia 20 de maio do mesmo ano. Tuma Jr. afirmou na Veja que, nessa época, ele “era investigador subordinado ao meu pai e vivi tudo isso”.

      Ora, em 1980, Tuma Jr. era mesmo júnior, tinha 16 anos. Então, como podia ser “investigador”? Essa direita burra não tem capacidade para se contrapor à esquerda. Essa é que é a verdade.

      http://tijolaco.com.br/blog/?p=11237

  • Enquanto VEJA vem com seus livros:

    Brasileiros sobem na vida e acreditam em condições melhores para os filhos

    (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-09/brasileiros-sobem-na-vida-e-acreditam-em-condicoes-melhores-para-os-filhos)

    09/12/2013 – 17h26
    Economia

    Andreia Verdélio
    Repórter Agência Brasil

    Brasília – O sonho de subir na vida é realidade para quase metade dos brasileiros. Levantamento inédito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 44% dos entrevistados tiveram melhora na classe social, em relação à classe que pertenciam na infância; 43% permaneceram na mesma classe social; e 10% disseram ter piorado em comparação à família.

    A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira: Padrão de Vida foi feita em parceria com o Ibope e ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios. Para 63% da população essa escalada social está mais fácil hoje do que há dez anos, sendo que essa percepção é maior no Nordeste. Na região, 73% dos entrevistados identificaram essa possibilidade, ante 53% na Região Sudeste. No Sul e Norte, os consultados manifestaram percepções semelhantes, 68%, e no Centro-Oeste, 69%.

    Para o gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, o objetivo do levantamento foi conhecer a percepção dos brasileiros entre gerações. “Olhando os indicadores de distribuição de renda, os índices de emprego, há uma melhora no padrão de vida e a sociedade está percebendo isso”, disse.

    Como determinante para essa elevação está a educação, segundo 95% dos entrevistados. A capacidade, inteligência ou talento, para 94%, também é essencial para vencer na vida, assim como o trabalho duro. Mas, apesar desses números, para quase um terço dos brasileiros (31%), ter nascido em uma família rica faz diferença para o sucesso no futuro.

    Renato da Fonseca explicou que, quando a população tem consciência da importância da educação para o sucesso individual, isso aumenta a demanda e a cobrança para a melhoria do setor. “Um dos grandes problemas do Brasil é a educação. Mas se houve melhora em alguns índices, é porque houve mecanismos para isso, e precisamos descobrir o que deu certo”, ressaltou o gerente da CNI.

    O índice de satisfação também é alto, 94% estão em paz com a vida familiar e 69% com a vida financeira. Mas, apesar dessa satisfação, 74% não sabem como será a aposentadoria e 77% estão preocupados em perder o padrão de vida, embora, 84% acreditem que seus filhos vão evoluir para um padrão melhor.

    A satisfação com a vida não elimina a preocupação com o futuro, e as pessoas estão mais satisfeitas com a moradia e a família do que com o emprego. “Esse é o impulso que precisamos para a economia crescer, já que ela é a somatória dos indivíduos. Essa preocupação vem acompanhada da vontade de melhorar e de continuar batalhando para que os filhos tenham um futuro”, disse Renato.

    Veja a íntegra da pesquisa no portal da CNI (link)
    http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/2013/12/1,29968/brasile

    Edição: Aécio Amado

    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

  • lula nao tem com que se preocupar com estas denuncias baratas se o propio irmao do tuma junior esta falando que nao ouve nada disto e tudo foi ao contrario com certesa o lula nao tem com que se preocupar e a populaçao brasileira com certesa saberar sabiamente entender que tudo isto nao passa de um grande jogo sujo de pre candidatos opositor a lula acredito ate que a propia marina silva se ela tiver dignidade saberar desimformar estas denuncia e ipocrisia deste cidadao chamado tuma junior o brasil com certesa dara a ele a respostas que eles merecem eu morem em sao paulo varios anos inclusive no periodo da ditadura quando eu tive o prazer de conhecer o lula como presidente do sindicatos dos metarlugico do abc paulista a perseguiçao a lula era muito grande naquela epoca ninguem tinha coragem de emfrentar os empresarios poderosos das grandes e poderosas industrias mnetarlugicas do brasil que tinha todo apoio do governo militar mais o lula emfrentou e em muitos momentos coseguio o objetivo em prol da classe trabalhadora na epoca quem mais ajudou lula naquela epoca foi o bispo de santo andre na epoca que em muitos casos sempre arumava um jeitinho de esconder o lula para ele nao ser preso e com certesa dom claudio ex cardeal arcebispo de sao paulo hoje amigo do lula nao o ajudaria se soubese que ele era um traidor e preciso se conhecer os fatos muitos que hoje criticam o lula nao fazia nem coco nas fraldas ainda mais falam besteira que os outros pedem a eles que falem por alguns trocados ou um cargo pubblico em orgaos de governos dos estado ligados as oposiçoes e preciso se ter seriedade e respeito ao povo brasileiro isto e uma vergonha peço aos nobres irmaos brasileiros prestem muita atençao nas publicaçoes que virao por ai contra o lula e seu governo pos muitos que fizeram parte do seu governo nao vao fazer mais vao pagar a alguem para fazerem infelismente isto e uma pratica de politicos imundo maius prestem muita atençao que com certesa o brasil vai descobrir muita coisa inclusive de onde partiram as passeatas q1ue prometem voltar em meados da copa do mundo se liga brasil.

  • Mais uma tentativa fracassada, já na sua primeira edição, de desconstrução da imagem do Grande Presidente Lula . Esse livreto vai ficar mofando nas livrarias.

  • Prezado Lobão; Tudo o que sobe desce, e o que você desejares ao proximo voltará para você mesmo!
    Assine este abaixo-assinado:
    “Excelentíssima Sra.Ministra Maria do Rosário, em função das graves denúncias publicadas pela Revista Veja que dão conta da atuação do cidadão conhecido como João Luiz Filho, vulgo Lobão, como informante e filho da Burguesia Brsileira, e filiado ao Partido da Imprensa Golpista (PIG), que durante longos e bons 500 (anos), comandaram este Pais durante o período do Regime da Ditadura Militar, nós, cidadãos brasileiros ficha limpa, solicitamos à vossa excelência a inclusão de seu nome como testemunha a ser ouvida pela Comissão Nacional da Verdade a fim de que fique claro qual foi sua atuação naquela época tão polêmica da nossa história política”.

  • Esse Tuminha está fazendo exatamente como o Lobão. No ocaso de suas carreiras, esses cretinos dizem qualquer coisa para ficar em evidência. É, certamente, patético, pois não dizem o que dizem por ideologia, mas porque não valem mais que um vintém e a solução foi pôr em palavras o que a mídia golpista quer ouvir. Com isso, ganham notoriedade, têm uma sobrevida em suas “carreiras”, mas a pergunta é: Por quanto tempo vamos ainda ouvir falar sobre Lobão e Tuminha? O que esses dois têm a oferecer? Que fôlego eles podem conseguir? Aposto que, em menos de 6 meses, esses senhores já terão passado à mais absoluta irrelevância. E assim o PIG vai se alimentando dos idiotas que se dispõem a dizer qualquer coisa por 15 minutos de fama. Essa escola tem um precursor, o cineasta-aposentado Jabor, que de tão medíocre, sobrou-lhe aqueles gritinhos histéricos no Jornal do Traak. Esse é o fim dos irrelevantes. Lobão e Tuminha já se associaram ao clube.

  • Esta editora de extrema-direita se aproveita da alienação da nossa juventude, que vai atrás de quem der o primeiro grito, pois não pensam muito antes participar de alguma manifestação, desde que convocada pelo facebook, instrumento usado pela Agência de Segurança Nacional para colecionar perfis dos incautos que entram nessa e para privilegiar empresários americanos nas vendas virtuais.
    Eles acham “lindo” a presença de manifestantes que se escondem atrás de máscaras por pura covardia, pois não teem coragem de mostrar a cara. O Presidente Lula falou tudo sobre eles: que nunca precisou se esconder atrás de máscaras pois não tinha vergonha do que defendia.

  • Não há nenhuma contradição nas duas informações. Como provaremos a seguir.

    Quando Lula foi preso de araque, Romeu tuma levava ele de madraguda para ir ver a mãe, regalia que outros presos não tinham.

    Quando Lula teve dor de dentes, Romeu tuma levou um dentista altas horas da noite para socorrê-lo de emergência, os outros presos não tinham essa regalia.

    Lula declarou em suas memórias que em 1964 comemorou o golpe de 1964 tomando cachaça com sua mãe.

    Em 1972 Lula foi enviado para fazer os cursos de sindicalistas na John Hopkins University parceria com a CIA.

    Em 1974, Vidal, Presidente interventor do Sindicato dos metalúrgicos de S. Bernardo cria uma diretoria da previd~encia e coloca Lula como diretor para ele ficar conhecido pois era um ilustr desconhecido no sindicato e que segundo ele próprio ele a usa para assédio sexual (vide sua entrevista na Play-Boy e confirmada em sua auto-biografia). Quem erqa conhecido como militante era seu irmão Frei Chico.

    Em 1975, o mesmo Vidal reeelege sua chapa sob sua liderança, numa elição de chapa única e depois em reunião de petit comitê (o estatuto permitia) nomeia Lula presidente (até então desconhecido) cuja posse é dada em solenidade pelo Governador Paulo Egídio, homem de confiança da dupla Geizel/Golbery.

    Em 1978, Paulo Egídio põe Lula na TV do estado, no programa Vox-Populi, para Lula liderar a greve da Televisão tirando-a das mãos dos comunistas.

    Segundo Paulo Markun, quando ele foi ao DOI-CODI com um grupo de jornalistas pedir informações sobre o assassinato de Herzog, o chefe do DOI-CODI disse para ele que os comunistas não eram mais dirigidos por Prestes, mas por um General, um Cardeal e um Governador. Eram, Golbery, D. Evaristo Arns e Paulo Egídio; só que não eram os comunistas do PCB, mas o ovo do PT que estava sendo chocado, composto por Lula, esquerda católica e trotisquistas.

    Foi publicado na década de 80 o dossiê do SNI de alguns políticos. No de Lula tinha escrito: “Lula, agente de Golbery no meio sindical.

    Em entrevista publicada em O GLOBO de 28/03/2004, Frei Beto confessou que sabia dos encontros secretos de Lula com a ditadura, mas que ele era contra (o que não o impediu de enganar a juventude avalizando um alcaguete da ditadura como de esquerda).

    Havia portanto um projeto do grupo do presidente Geizel de formar um partido de esquerda entre aspas (Frota denuncia ista em seu livro). Segundo Luis Mir Geizel anunciou esse projeto já em 1974: “Vamos primeiro liquidar esse resto de guerrilha do Araguaia herdado do governo Médice (chacina da Lapa promovida pelo General Dilermando do qual Lula se disse amigo), depois fazemos o PCB botar a cabeça de fora com a abertura e quando a classe operária estiver acéfala criamos um partido treabalhista”.

    E havia o grupo de Frota que era terminantemente contra a palavra esquerda mesmo que fosse uma falsa esquerda. É possível que houvesse o risco do grupo de frota tentar eliminar Lula para inviabilizar o projeto de abertura de Geizel e que o Tuma tivesse feito alguma alusão a isso ao seu filho menos enfronhado na sua atividade de delegado.

    Mas uma coisa é um filho emocionado no enterro querer enaltecer a figura do pai com metáforas baseada em informações não específicas e outro é escrever um livro friamente baseado em informações concretas e na convivência junto ao pai na mesma profissão.

  • Ao comentadores desse blog, falaram:”das duas uma”,não!eu falaria:”das TRÊS uma”e esse acréscimo corresponde que”se Tumão salvou o Lula da morte ,foi em TROCA de informações previlegiadas,ou seja, eu salvo sua pele desde que diga o que queremos”Já pensaram nisso?Digo aquí,
    que não afirmo nem nego se isso tudo é verdade ou não,com a palavra nosso GRANDÍSSIMO MINISTRO DA JUSTIÇA EDUARDO CARDOSO.

  • Não há contradição entre as situações, a ditadura poderia querer assassinar o Lula, afinal ele incomodava bastante a ordem vigente, e podia ser um risco político. Mas se o Sr. Romeu Tuma, um policial experiente, chegasse a conclusão de que ele podia ser útil? se ele conseguisse controlar a massa operária? criar uma oposição manipulável e não socialista? Por isso peço aos petistas que analisem com cuidado as acusações pois elas são verossímeis.

    • Mas, porque ele não falou isso antes mesmo quando o LULA foi candidato nas primeiras vezes ou antes mesmo dele ir trabalhar para a Secretaria Nacional de Justiça ? Não acredito que iriam usar justamente o LULA, mesmo porque esse indivíduo tem ficha mais suja que o LULA e disse que trabalhava como investigador quando tinha 16 anos e meio como poderia isso? Ou mesmo será que o Tuma ia querer seu filho exposto num ambiente como aquele da época….me poupe.Existem pessoas que recebem ou são incentivadas a sair do ostracismo e tentar ganhar notoriedade e dinheiro, ás custas de imagens e pessoas em evidência e famosas.

      • Em Washington, DC, nos Estados Unidos ha um museu, ‘SPY MUSEUM’, onde pode-se ler, em um dos quadros expostos, que a CIA tem ‘…aproximadamente 5.000 espioes cujas idades variam dos 13 aos 75 anos, espalhados pela cidade…”. Dito isso, e destacando a relacao existente entre os ‘servicos de inteligencia americano e brasileiro’, durante a ditadura militar, e OBVIO que o Tuma Filho pode, SIM, ter sido investigador auxiliar do pai, enquanto o Lula fazia-se de vitima!

    • Uma acusação deste nível, a mídia que se julga competente
      mais que nao percebe que é usada pelos mais reles políticos no sentido de
      que algum laranja cochicha no ouvido de um inocente jornalista
      e este na ânsia de aparecer publica noticias sem toral lastro.
      Se o próprio irmão sobre o mesmo assunto, afirma coisa contrária
      com certeza neste angú tem caroço.
      Nao esqueçamos da família COLLOR.
      Um mafioso (chines) ao ser preso e que seu único telefonema
      pedindo ajuda, na frente da Polícia Fedral, é justamente para um
      amigo delegado(Tuma Jr), no mínimo, como diz o Zagalo:
      É ESTRANHO
      E que por isso foi demitido.
      Acredito que quem mais perdeu, foi a propria midia, que passa
      ficar desacreditada, já que o livro, ja está destinado ao naufrágio
      por ter sido contestado pelo próprio irmão do autor.
      Sabemos tbm que interessados, é o que não falta:
      trens, perpetuação paulista etc.

  • Caro Edu,
    Não concordo com sua frase “é óbvio que um dos dois está mentindo”, embora reconheça que é uma forma delicada de você apontar o verdadeiro mentiroso nessa história inverossímel. A minha discordância limita-se a obviedade que aponta a falsidade informativa contida no livro recém-lançado, levando em conta a dramaticidade do momento em que o filho médico faz a sua declaraçao, e a espontaneidade de sua atitude. Já o comportamento do segundo filho é ditado por interesses contrariados e apoiado por esse coisa estranha, a qual denominamos de Editora Abril.

  • Edu…o 247, afirma que o Tuminha, escreveu o Livro Bomba,apoiado pelo PHA e Mino…PH diz que: o 247 é do Dantas…afinal,entre fatos e boatos ,o que existe de fato? Um jogo de cartas marcadas e nós somos o coringa?Ou uma disputa de poder entre blogueiros que não vai ajudar em nada à população!? Transparência Brasil`, é mais que uma proposta,é um forma nova de fazer e trabalhar a política.Nós precisamos de respeito!

  • Um cão de guarda do que de pior havia nos órgãos a de repressão que protegiam os c orruptos que ocuparam o poder no golpe de 1964.Precisa ser investigada a dimensão do material(documentos) da repressão que esse execrável indivíduo ocultou ou mesmo deu sumiço.

  • O Tuminha do livro, está muito desorientado e enturmou-se com o cínico sociólogo fhc(minúsculo) e com o Aético Neves, e está a atirar por todos os lados.
    A verdade é que ele foi pego com a boca na botija com seu parceiro, o contrabandista CHINEZ Paulo Le, e foi mandado para o olho da rua.
    Agora virou ídolo da grande imprensa podre(PIG).

  • O que me admira em todo esse episodio, é que por muito menos do que fez Lula, muitos foram presos, torturados ou extraditados. Se Lula incomodava tanto porque não o extraditaram? Pelo menos isso. Se foi preso, com certeza, nunca foi torturado. Porquê? Nesse contexto não parece que ele incomodava tanto.

Deixe uma resposta