Príncipe da privataria e imperador do cinismo

Opinião do blog

 

Rameira! Ponha-se daqui pra fora!

 

O escritor Palmério Dória não poderia ter sido mais feliz ao iniciar o best-seller “O Príncipe da Privataria” (Geração Editorial) com o relato da expulsão da jornalista da Globo Miriam Dutra do gabinete do então senador Fernando Henrique Cardoso, no início dos anos 1990, quando ele se preparava para disputar a Presidência da República pela primeira vez.

Dória sabia que sua obra deveria mostrar, para começo de conversa, o caráter de seu protagonista. E nada melhor para mostrar o caráter de um homem do que uma situação em que é colocado diante de sua responsabilidade na concepção de um filho.

FHC agiu da forma mais vil que um homem pode agir com uma mulher: além de fugir da própria responsabilidade pela concepção de uma nova vida, ainda humilhou aquela a quem, quando o desejo carnal falou mais alto, por certo não tratou de “rameira” nem expulsou da alcova em que foi inseminada.

A conduta reveladora de FHC, imortalizada por Dória, coaduna-se à perfeição com o seu último artigo nos jornais O Estado de São Paulo e O Globo, os quais lhe dão espaço todo início de mês. Seu texto revela, acima da falta de caráter, um cinismo quase sobrenatural.

Se existe um político que não poderia criticar uso de dinheiro público para comprar parlamentares, esse alguém é Fernando Henrique Cardoso. O livro “Príncipe da Privataria” mostra, sem deixar dúvida (a quem tiver uma réstia de honestidade intelectual), que, na pior das hipóteses, o ex-presidente teve o domínio do fato da compra de votos de parlamentares para que aprovassem a emenda constitucional que lhe permitiu disputar a própria sucessão.

FHC não nega que votos tenham sido comprados – quem não souber disso, que se informe. Já deu várias entrevistas em que reconhece que “alguém” comprou deputados para que votassem a favor de sua reeleição. Até a CNBB denunciou isso, à época – e antes da denúncia pela Folha de São Paulo. Mas ele diz que “não sabia” de nada.

Ganha um exemplar de “O Príncipe da Privataria” quem postar aqui o link de uma coluna, de um artigo ou de um editorial de algum grande meio de comunicação em que o “não sabia” de FHC tenha sido ironizado como foi, tantas vezes, o de Lula ao negar que soubesse do mensalão.

Nunca houve uma única prova material que tornasse inquestionável a acusação ao PT de que “comprou” deputados para aprovar matérias de interesse do governo Lula. Os membros do partido que hoje mofam em uma masmorra qualquer no Planalto Central foram condenados pela “verossimilhança” que ministros do STF viram na acusação.

Com a compra de votos para a reeleição de FHC, foi muito diferente. Havia abundância de provas de que os votos foram comprados, sendo a principal um conjunto de gravações de deputados governistas confessando que foram corrompidos por 200 mil reais cada um para votarem a favor da emenda da reeleição.

Era o tempo do engavetador-geral da República, o ex-procurador-geral da República Geraldo Brindeiro, nomeado por FHC e que, ao longo de oito anos, nunca incomodou o governo ao qual prestou serviços – infringindo a lei, diga-se.

Isso não impediu que FHC escrevesse, nesse último artigo, acusações aos adversários petistas de terem feito aquilo que ele diz que não fez, mas que a teoria do domínio do fato, tal como foi usada pelo Supremo, diria que só pode ter feito, pois não se imagina que alguém cometa um crime para favorecer a outrem desinteressadamente e sem que o favorecido saiba de nada.

E se algum defensor do tucano disser que, se é assim, Lula também teria que “saber”, engana-se:  o mensalão não beneficiaria o ex-presidente petista pessoalmente, mas a compra de votos de FHC foi um benefício pessoal para ele e só para ele, pois poderia ter feito como Lula e elegido algum “poste” para continuar sua “obra”, mas seu projeto de poder era pessoal.

Sobre o artigo de FHC em questão, no entanto, há pouco mais que dizer. Sob o ridículo título “Sinais alarmantes”, apenas escancara seu cinismo sobrenatural enquanto tenta construir um risco qualquer para a democracia que haveria em seus adversários simplesmente fazerem política.

O primeiro parágrafo dessa peça lamentável resume tudo:

 

“Finalmente fez-se justiça no caso do mensalão. Escrevo sem júbilo: é triste ver na cadeia gente que em outras épocas lutou com desprendimento. Estão presos ao lado de outros que se dedicaram a encher os bolsos ou a pagar suas campanhas à custa do dinheiro público”

 

Só esse parágrafo basta para ilustrar a falta de caráter de alguém que, se tivesse ao menos um pingo de decência, trataria de se fechar em copas, de não apontar o dedo para quem, no máximo – mesmo acedendo à tese farsesca de que o PT compraria os próprios deputados –, pode ter feito o que ele mesmo fez. Só que sem as provas que abundam contra si.

Mas o que esperar de um homem que, sob insultos pesados, expulsa a mulher que inseminou ao ser comunicado por ela de que o ato que praticaram gerou um fruto? A falta de caráter desse sujeito não precisava desse artigo deplorável em que, além de “príncipe” da roubalheira de patrimônio público, confirmou ser o imperador do cinismo.

Datafolha

Enquanto a mídia e o PSDB continuarem apostando no mensalão para convencer os brasileiros a votarem como querem, o PT pode ficar tranquilo. Só FHC e os barões da mídia seus amigos acreditam que alguém dará bola à tese maluca de que só petistas merecem estar na cadeia.

Como diz o novo marqueteiro do PSDB – ao qual o partido e seu aparato midiático teimam em não dar bola –, o mensalão não lhes dará um único voto.

Só existe um meio de o PSDB ou qualquer outro impedir a reeleição de Dilma Rousseff: há que convencer o eleitorado de que (1) sua vida vai mal e de que (2) pode-se fazer melhor do que está sendo feito. Do contrário, o conservadorismo brasileiro vai manter tudo como está.

  • Marcus Vinicius

    Esse velhaco hipócrita e safado, que vive às custas da propaganda da mídia que apoiou a ditadura militar, agora uiva como uma loba no cio aos quatro ventos, vomitando asneiras e a imensa dor de cotovelo…

    e pra variar, bem de acordo com a insanidade esperada pelo PIG. Safado e entreguista, não sabe o que é a dignidade dos que lutaram pela democracia durante a ditadura… esse é o pseudo intelectual FHC: Um vagabundo que se aposentou com menos de quarenta anos, e vive às custas do estado !!

    • Jose Carlos Jambeiro

      FHC, gabava-se sobre seu relacionamento com Miriam Dutra: Ela e’ uma cavala! Mas, um jumento passou-lhe a perna.

    • ocator

      Não acho que seja apenas um velhaco hipócrita e safado é antes ridículo, traidor e asqueroso.

    • Não não não —- honesto, digno, cultivado, viajado, lido e percorrido – um OUTRO Brasil. Sou Fefeleche até debaixo de bala… (aliás, bala é que não faltou).

  • emerson57

    “Príncipe da privataria e imperador do cinismo”
    e, principalmente….
    pai de filho alheio.
    e como hoje é domingo, uma homenagem para o “melhor presidente que o Brasil já teve” (kkkkkk)
    http://www.youtube.com/watch?v=Rhtidiwdqjo

  • jose Saguy Tenorio

    O que eu quero saber, é quem agora vai votar no PóSDB.

    • anac

      Os coxinhas de sempre.
      Além de príncipe da privataria, da cornulária.
      PelaamordeDeus mas o home, além de traíra, desonesto, incompetente,prepotente, arrogante, dissimulado, invejoso, ainda é corno convencido, Assumiu uma criança que não era dele.
      Assumiu não, nós brasileiros assumimos. Pagamos o pato, pois D. Miriam foi mantida na Espanha com dinheiro do povo brasileiro, por conta disso Globo conseguiu mais de um bilhão do BNDES.
      Oh menino caro!

  • Matosalém de Freitas Jr

    Edu, a tropa oposicionista (cabe uma explicação: oposição em termos de querer assumir a caneta para decretar vida boa para seus amigos, pois em termos de oposição de ideias não há, ideias eles não tem), então a oposição dos “partidos”, da grande mídia, do PSTF, do Partido dos MPs, da FEBRABAN, das FIESPs e seus congêneres, sabem que não tem chances de vitória em 2014.

    Eles não ideias, não por serem incapacitados, mas sim porque não precisam tê-las pois só farão pilhagens do patrimônio público. Apesar do deserto de propostas e programas, eles são inteligentes e safos. Sabem que no voto não mais ganharão. O Brasil mudou e está mudando para uma postura que é a antítese deles.

    Logo, dessa oposição só podemos esperar o golpe.

    Golpe, derrubar instituições, pessoas e ideais a margem da lei (que está com eles).

    Golpe. É golpe que vemos diariamente na mídia, diariamente em todas as ações da oposição. Eles nunca contra-argumentam, eles nunca apontam para uma outra direção em termos de políticas econômicas, sociais, ficais, tecnológicas etc. etc.

    Golpe, é disso que temos que estar de prontidão para a resposta.

  • Licia

    Edu não perca seu tempo com este crápula, canalha, caquético e despeitado. Ele já morreu e não sabe.

  • “Príncipe da privataria”, sim, já que o rei é, incontestavelmente, Don Lulausconi Odebretch da Silva, que conseguiu a façanha de privatizar um país inteiro, às custas de mensalinhos e mensalões?

    Quanto ao cinismo, também estou de pleno acordo, pois só agora ele está tendo a coragem de dizer algumas verdades sobre Don Lulausconi e sua tropa de assalto aos cofres públicos e às instituições do país. Por que não o fez antes, ainda em 2002, quando poderia, se tivesse se empenhado um pouco na eleição do seu sucessor, evitar esse desastre.que foi a “década perdida”? Além de ter patrocinado a eleição do bruto, ainda o salvou depois, quando estava prestes a ser defenestrado do poder por causa do Golpe do Mensalão Federal. Porca miséria!

    FHC, que poderia ter passado para a História como o “salvador da da pátria”, por ter tirado o país da hiperinflação e garantido a sua estabilidade econômica, será conhecido por um feito ainda maior, mas de sinal dramaticamente inverso: o de ter entregado o país às garras das aves de rapina do partido que o Estadão chamou um dia, de forma absolutamente inédita, de Partido da Bandidagem!

    • Ulisses

      Tu leu o Príncipe da Privataria? Claro que não! Lê Veja e acha que está bem informado! Por que vem falar besteira aqui neste blog? Ou é mais um cachorro pago do PSDB do Serra ou do Richa?

    • Francisco de Assis

      Que viagem, hein cara?

      Fumou, como o patriarca?

      Ou cheirou, como o herdeiro?

    • José Neto

      Esse Lucas Daniel, como já demonstrou ter perdido o cérebro bebendo matérias de esgoto puro, só lhe restou o fígado, que em 2014 perderá a função. Te cuida garoto a vida é bela para ser usufruída construindo o bem.!!!

    • Esse é doente. Tá alucinando pesado.

      É no que dá dedicar a vida às drogas. O cérebro vira pasta de dentes vencida…

    • Abel

      Mesmo sem o pó do Perrella cê viajou bonito, hein figurinha carimbada?

    • Cissa

      Eita, o Lucas Daniel tá com diarreia mental. Edu pelo amor de Deus não permita isso, tá fedendo muito. Nós não merecemos.

  • Maria Rita

    Esse homem sempre foi patético. Vai morrer assim e, desbotado, sairá da história. Mas o que está machucando agora, é o novo relato de Miruna que acabei de ler. Isso é uma coisa que dói em muitos de nós, essa perseguição implacável, essa exibição de tratamentos desiguais (ou fatiados?) entre o que se dá a Genoíno, Dirceu e Delúbio, e o que se dá a um verme como Roberto Jefferson. Ele não é um verme porque eu quero, ele é porque assim demonstra ser. O homem mais irresponsável do qual já tive notícia, ainda ri na frente das câmeras, dizendo que está aguardando a PF, sem medo de ser incomodado. De um lado, uma tragédia política e familiar, do outro, uma comédia vulgar de uma mídia e oposição mafiosa. Será que não existe uma maneira legal e eficaz de nós, cidadãos, entrarmos com um pedido de tratamento humanitário num tribunal internacional? Qual seria a medida possível, porque não há como aliviar a aflição dessa família. Não será por manifestos nem por protestos. Tem que ser uma atitude urgente. Vamos aliviar o tormento dessa família. Entre comentar sobre esse nada do FHC, fico com Miruna e Genoíno.

  • Quanto ao artigo de FHC, não há como concordar com ele, embora seja demasiadamente benévolo com a corja de “papudos” que tomou de assalto do país.

    • Ulisses

      Eduardo Guimarães! Para que você publica estes comentário? Não contribui em nada para o que você discute e ainda vem com palavras como corja, que agride quem é sério e o lê! Aqui não blog reacionário do tipo do Noblat, Josias ou Reinado, onde este tipo de palavras contra o PT é a senha para ser publicado!

      • Abel

        Concordo. Esse ser desprezível deve ter saído do esgoto da Veja. Que fique por lá. com os ratos e baratas que frequentam aquele antro (e que jamais permitiriam publicar um post criticando a cleptocracia do senhor FHC).

        • Cissa

          Concordo, deleta os comentários desse idiota e do tal Roberto Freire. Um conselho, delete sem ler.

    • marina

      Olha o ato falho Lucas Daniel!
      “Prestenção” no que vc escreveu:

      “Quanto ao artigo de FHC, não há como concordar com ele…”

      Então. garoto, é isso que estamos dizendo. E o ato falho que vc cometeu prova que nem vc acredita naquilo que escreve/despeja aqui no blog!

  • Rogério Bezerra

    Repito o texto postado no CAF.

    “No mundo só esse ex-presidente (o vírus fhc, que quase nos mata 3 vezes) fala do governo atual de seu país. Ninguém vê o Bush, Clinton, John Major, Sarcozy e outros ex falarem dos atuais presidentes. Só aqui e por conta de sua traidora governança associada a essa elite burra e covarde temos o desprazer de saber de sua fúria doentia. TENHA VERGONHA! POR QUE NÃO TE CALAS ?”

  • M Cruz

    Há outros meios também de se evitar a reeleição da presidenta: golpismo branco via judiciário ou sabotagem durante a copa. É preciso estarmos atentos!

  • CADERNOS DA PAPUDA

    A incrível saga dos “papudos” do PT, registradas para a posteridade.

    1. José Genoíno, o mensaleiro-golpista do desgoverno Lula e do PT, passa bem depois da “ameaça de enfarte” sofrida, e deverá voltar a ocupa, em breve, os seus aposentos na Papuda.

    2. José Dirceu, o subchefe da sofisticada organização criminosa do Golpe do Mensalão, arranjou uma sinecura de “gerente de hotel”, que lhe renderá o “mensalão” de “R$ 20 000,00! Coincidentemente,o empresário ‘mui amigo” que lhe deu o “emprego” está recebendo algumas concessões do também “mui amigo” governo federal. No final das contas quem pagará, como sempre, é o contribuinte.

    3. Delúbio Soares, ~inda que menos cotado no mercado, irá trabalhar na CUT, com um mensalão da fazer inveja a milhões de brasileiros. Administrará “recursos não-contabilizados”, supõe-se, na melhor das hipóteses. No final das contas, quem pagará, como sempre, é o contribuinte.

    • jd

      Que inveja, hein, Daniel? José Dirceu vale em época de vacas magras, digamos assim, vinte pratas por mês. Quanto é que você e grande parte dos cães de aluguel da mídia golpista, ganham? É de babar, não é?

    • irineu

      Acho que vc é neto do ” Principe ” ou tu é doido mesmo ………….chispa pra outra banda ……………

    • Abel

      O Perrella do pó tá solto. Nesse você não falou, esquecidinho 😉

    • Provavelmente vc não leu A PRIVATARIA TUCANA. Lá vc verá a incrível saga da filha do José Serra para a atualidade e posteridade. Filha de um “professor” de economia, mesmo sem formação acadêmica para tal, a filha se tornou uma mulher midas. Em tudo que toca vira riqueza. Atualmente é sócia do homem mais rico do Brasil. Sim, o mesmo que por simples amizade custeou os estudos da moça “gênia” em famosa universidade dos Estados Unidos. Mesmo com as falcatruas publicadas no livro ela nunca foi indiciada. A posteridade, quem sabe, um dia mostrará os verdadeiros ladrões, os patifes, os canalhas que quebraram o Brasil tres vezes e hoje ainda têm a ousadia de tripudiar sobre quem sempre defendeu o país e lutou pela inclusão social das pessoas mais pobres do nosso Brasil.

    • Luciano Bastiani

      Ameaça de infarte : o infarte ameaça antes de acontecer? hummmm

      Concessões? quais? dá pra citar alguma?

      ‘Mensalão’ de 20 mil? Tu tá é com INveja*, porque aquele que vc considera ladrão, corrupto, etc etc etc e mais etc, tem isto sim, muita capacidade e valor, o que vc não tem, nem pra escrever as inutilidades que escreve.

      INveja; mistura de dor de cotovelo com excesso de leitura de detrito de maré baixa… quaquaqua

      • Akira Okamato

        Eita nois…eu ja tinha esquecido do bumba meu boi bumbá

      • Décio – Atibaia/SP

        Na carteira de trabalho, o salário da gerente geral, por definição, superior do Zé Dirceu no organograma funcional da empresa, é de R$ 1.800,00.
        Isso lhe diz alguma coisa?

        • Décio – Atibaia/SP

          E o infarto ameaça, sim, antes de acontecer.
          Fale do que sabe, por favor.

          • Ruy Acquaviva

            O troll Atibaia deveria ficar calado em relação a coisas que ele não conhece, em vez de arrotar arrogância falando besteiras. Mas qual é o troll que sabe o que fala? NENHUM.

            E o Atibaia não é diferente. De fato é um troll medíocre como tantos outros que tentam aliviar suas frustrações de perdedor recalcado escrevendo mentiras neste blog.

            Sobre a corrupção no governo estadual paulista, o helicóptero do pó, a máfia do ISS e qualquer coisa que envolva seus adorados tucanos ele fica quietinho, fingindo-se de morto (pelo menos em relação ao seu cérebro não precisa fingir, é fato). Mas quando é para inventar mentiras sobre o PT e fazer-se de vestal horrorizada, o pulha não economiza nas mentiras e ataques boçais.

  • Valterlei

    Parece que fui bloqueado.
    Poderia me dizer o porquê, já que uso o meu nome, posto da minha casa em Curitiba, e não uso palavras impróprias?

    Ps não acredito que o motivo seja minha opinião sobre os mensaleiros.

    • Marcus Vinicius

      concordo Valterlei… o Edu tem que mostrar o que você vomitou !!!

    • Almir

      A sua opinião sobre os “mensaleiros” todo mundo já sabe de cor e salteado. Agora queremos saber o que você acha dos Esparrellas do Aerococa.

    • Abel

      Limpa a m**** que fizer depois…

  • Caio

    Acho que nem mesmo dizendo que farão melhor mudará alguma coisa, Eduardo.

    Enquanto a direita brasileira continuar mantendo sua cartilha udenista de fazer política e de se comportar, estando em oposição as reformas e quebras de paradigmas que o povo brasileiro tem vivenciado, o destino da direita brasileira será desmilinguir cada vez mais.

    O PFL é o exemplo mais escancarado disso porq sempre se baseou na miséria, na ignorância e na compra de voto em cima da hora nos municípios que propositadamente eram mantidos em penúria para manter o “status quo” o domínio e afanamento dos cofres das prefeituras. Hoje arvoram – se no PT pois o verniz de ser do “time de Lula” é a única coisa que pode garantir esse pessoal sobrevivendo na política num momento em que há repulsa da sociedade brasileira a idéias e concepções desse país que desde Cabral são inconcebíveis para qualquer lugar, seja ele qual for e o PSDB vai indo no mesmo barco e isso num lugar tradicionalmente direitista, quase facistóide, como São Paulo e sua classe média.

    Esse pessoal vai ter é que ser obrigado a fazer aquilo que sempre combateram, sob pena de perderem espaço na política.

    Só não estão pior pela própria estupidez da esquerda, que se quando nada realmente aprendessem prática política com os exemplos que tanto cultua (Lenin, Trotsky, Stalin,Fidel Castro,etc) e separassem política de seus dogmas religiosos, teriam vencido seus inimigos históricos e cumprido a agenda que desejam para o Brasil faz tempo.

  • Nilson Moura Messias

    A instituição presidência da república com este crápula foi desmoralizada. A prova: O povo o detesta e seu bando o esconde. Que mais?

  • Apolônio

    Temos que postar cada vez mais assuntos dos blogs progressistas no face e twitter. Dar para nossos amigos e conhecidos os endereços dos blogs progressistas, para que eles leiam e fiquem informados. Eu já faço isso. Pressionar os senhores deputados, que votem o direito de resposta que foi aprovado no Senado, de autoria do Senador Roberto Requião. Essa aprovação tem que se dar na Câmara sem nenhuma emenda. Se nós conseguíssemos esse feito já seria alguma coisa.

  • Elaine

    Eduardo ou alguém pode me dizer uma coisa: o quê significa essa pesquisa que está em manchete aqui no UOL: “Prisão de condenados pelo mensalão é aprovada por 87% dos adeptos do PT”????
    O quê acontece com os petistas? É pesquisa alterada, distorcida? Dirceu, Genoíno estão pagando um preço extremamente alto por terem ajudado Lula à chegar ao poder, o julgamento foi criticado até por profissionais não adeptos ao partido! O mínimo que podemos fazer é apoiá-los meu Deus!

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/12/1379018-acao-de-joaquim-para-prender-mensaleiros-no-feriado-e-aprovada-por-87-dos-adeptos-do-pt.shtml

    abraço e obrigada

    • eduguim

      Ainda não pude ler, Elaine. Ms pode estar certa de que vou

      • Elaine

        Obrigada, Eduardo, pela atenção! Abraço.

        • eduguim

          Valeu!

          • Levy

            Elaine e Edu, este resultado da pesquisa é tão falso que não se sustenta nos números: 99% do PSDB, 87% do PT e média 86% isso quer dizer que “adeptos” de outros partidos aprovam menos as prisões do que do PT??? Que partidos seriam esses? DEM, PPS, PSOL, PSTU, PSB, PV… ??? Sabemos que mais ou menos 30% da população são petistas mesmo (fiéis), na pesquisa Dilma na pior hipótese tem 41%, temos então 11% de “adeptos” pois duvido que os 30% aprovariam as prisões como foram feitas. Vejam que somente 13% dos “adeptos” não aprovaram. Quem são esses “adeptos”, o que eles querem dizer com “adeptos”?
            Além disso o resultado da pesquisa não se reflete nas redes sociais, na internet em geral. É certo que não teria que ser próximo da pesquisa, mas será que só 13% dos “adeptos” do PT navegam na internet? Esta pesquisa é uma mentira deslavada.

    • Matosalém de Freitas Jr

      Elaine, sobre a manchete do UOL, como se diz: “quem acredita nisso acredita em tudo”.

      • Elaine

        Matosalém, acreditar não, tanto que li e fiquei encucada, desconfiada, surpresa, e com uma sensação ruim, pois tem muita gente que lê e acredita na hora, e parece algo pensado para todo minuto piorar mais ainda a situação dos presos. Triste!
        Afinal foi a mesma Datafolha que publicou que a Dilma está lá em cima na pesquisa. Complicado isso. abraço

        • Laurita

          Elaine. prepara o coração e os nervos. daqui até a eleição veremos muitas mentiras e e-mails apócrifos a nos atormentar. Não será fácil. Teremos que fazer trabalho de formiguinhas para desconstruir todas as maledicências que vão tentar incutir na cabeça de nosso povo.

          • Elaine

            Oi Levy, sim, foi o que pensei, quem são esses “adeptos”, muito estranho. Abraço

            É Laurita, preparar o coração, não foi fácil e não será fácil mesmo. beijo

    • anac

      É mintchura.
      A Foia mente descaradamente.
      A Foia, que apoiou a ditadura, o jornal de maior TIRAgem, que emprestava seus veículos para conduzir clandestinamente presos políticos para sessões de tortura e morte pelos Fleurys psicopatas, mente descaradamente.

    • Ricardo

      Portanto a grande maioria dos petistas não é petralha e nem solidária a petralhas.

    • Marco A+

      Prezada,

      Como muitos, você é vítima de uma fraude jornalística. Embora com os caninos recolhidos, Fernando Rodrigues é mestre nessa arte. Sim, fraude é uma arte.

      Primeiramente, “petistas” são simpatizantes ao Manifesto do Partido e lhe dão apoio crítico. Confiam nos rumos e cobram agilidade à meta prioritária do equilíbrio social.
      Estes, geralmente politizados, se informam pela mídia (cada vez menos) alternativa.

      “Adeptos do partido” são indivíduos que reconhecem as virtudes de um grupo político que privilegiou a melhoria das condições de vida dos mais vulneráveis e, por isso, retribuem com o voto.
      Em regra “apolíticos”, suas fontes primárias de informação são os noticiários de TV e capas de revistas e jornais expostas em bancas.

      Não haveria como superar a denominada “crise do mensalão” sem as sequelas do bombardeio diário da “grande imprensa”, dos dezoito minutos contínuos de massacre político, em horário nobre da TV.

      Creio, sem pôr em dúvida a honestidade da pesquisa, que os números revelam pessoas que apoiam Joaquim Barbosa (“justiceiro”), condenam Dirceu e Genoino (“corruptos”), mas nas urnas votarão em Dilma.

  • Roberto Locatelli

    Nem sei se um artigo do THC num jornal decadente (1) merece um post. Mas, vá lá.

    O velhaco poderia ter aproveitado para falar da nova pesquisa do instituto DataBranda, mostrando que a cambaleante candidatura de Aébrio Neves está virando pó. Já que mencionei “pó”, ele também poderia nos dizer sua opinião sobre o helicóptero do pó, cujo dono ganhou três contratos de Aébrio SEM LICITAÇÃO.

    Também poderia explicar suas impressões sobre o propinoduto do metrô. Geraldo Alstom apenas fez jogo de cena na mídia, fazendo caras e bocas de indignado. Mas manteve os contratos.

    Aliás, a justiça quebrou os sigilos do ex-diretor da Siemens (Mr. Siemens, como era conhecido). Ele é amigão do Zé Panetone Arruda, aquele que seria vice do Serra.

    Esse é o problema da oposição: eles só pensam em falar mal do PT. Mas escondem suas intenções com o Brasil. Zé Siemens Serra resumiu isso quando tornou pública sua decisão de ficar no PSDB: “Minha prioridade é derrotar o PT”. Mas que raio de ‘prioridade’ é essa? A prioridade tem que ser propostas para o Brasil.

    (1) qual a tiragem real, ATUAL, do estadão, folha e veja?

    • Carlos Ribeiro

      Já que você falou em pó, o Senador candidato não pode ser acusado de tráfico. A mercadoria era pra consumo próprio; era pra alimento mesmo. Quanto ao Principe da Privataria, uma palavra para defini-lo, CÍNICO.

      • Ana

        não, corno de q……

  • Rodrigo SB

    FHC come a Miriam Leitão também.

    • Paulo C

      Nem cheirando…aí já é doença mental grave…

    • Valterlei

      Senhor Eduardo,

      Aqui está um caso que merece ser vetado. Ou ofensa à oposição pode?

      • Rodrigo SB

        Valterlei, com todo o respeito, e mantendo o nível:

        VAI …

    • Roberto Freire

      Com certeza se tivessem dito que o Lula Come a Rosemary Noronha o comentário teria sido vetado por ser ofensivo.
      Quando a ofensa é contra um tucano, ainda mais o mestre de todos, ai pode.
      Esta é a tal “Cidadania” do blog.

      • Marcus Vinicius

        você acabou de dizer… foi vetado? não…

        simples né… babaca !!

        • Ruy Acquaviva

          Esse troll que usa o nome de Roberto Freire é um idiota completo. A escolha de nomes foi correta, o mais imbecil dos trolls usando o nome do mais imbecil dos políticos ladrões.

  • Osvaldo

    Se fosse investigado o governo desse cidadão e estivéssemos no Irã, ele ( e vários cúmplices dele ) seriam enforcados em praça pública.

  • jose Saguy Tenorio

    Grande Eduardo,

    Raramente comento no blog, muito embora acompanhe e leio tudo que você publica aqui, mas gostaria de comentar hoje e acho que seja pertinente ao tema, que é sobre o que eu já venho pensando a algum tempo.

    Eu fico lembrando das manifestações que aconteceram em Junho, quanta gente indignada naquele período, não?. Cadê esse povo? aí vem uma constatação; foram manipulados pela grande imprensa, na tentativa de atingir o Governo Federal e está dando nisso:
    Apareceram vários escândalos, a saber: o da Máfia dos Fiscais, ISS, em São Paulo, o escândalo dos roubos de verbas dos trens e metrô, que a imprensa aliada diz que foi tentativa de formação de Cartel, tem o escândalo do Helipótero no qual ninguém sabe a quem perece a droga, enfim vários escândalos ocorreram de junho pra cá, e no entanto ninguém mais ficou indignado, né?.
    A Globo mal cita o episódio, e quando cita é de forma distorcida e os outros escândalos tenta jogar toda a culpa no PT.
    Mas e os indignados, onde andam? Protestavam pedindo mais saúde e o governo federal respondeu com mais médicos, pediram mais educação e já havia em andamento o projeto do governo que destinava os 70% royalties do petróleo para educação e mais 30 % para a saúde. Mas e os indignados com a corrupção? qual corrupção deixam essa gente indignada? a corrupção que rola em São Paulo do PóSDB ou as demais corrupções que ocorrem no resto do país? Que imprensa corrupta, não?

    Seria legal que o PT tivesse uma votação estrondosa, não só para presidente da república, mas também para a câmara e para o senado, para não depender de aliados como alguns partidos que se dizem aliados, como PMDB e outros que agem constantemente como verdadeiros trairas do povo brasileiro.

    • Laurita

      Perfeito, José Saguy! Nada a acrescentar. Muito bom seu comentário.

  • Luiz M. de Barros

    Fulgurante e fulminante este texto, Como suas palavras se encadeiam para calibrar este petardo cidadão. Se fosse no futebol – que chute” que gol. na direita!!!!

    Porem é uma vitoria na batalha e não na guerra que se trava.

    “O socialismo é uma finalidade sem fim. Você tem que agir todos os dias como se fosse possível chegar ao paraíso, mas você não chegará. Mas se não fizer essa luta, você cai no inferno. Antonio Cândido

    Essas minhas idéias de sincronismo, forma pensamento, inconsciente coletivo, imaginário popular, inexorabilidade e irreversibilidade profética de uma America Latina, berço de uma nova civilização me intuem de que a cada lance das forças contrarias a uma diminuição da desigualdade de renda das famílias; PSDB/PIG/STF/MPF/ mais surgirão razões, para demonstrar aos mais simples de informações, a continuarem a votar neste projeto das esquerdas
    Se o propinoduto de trensalão não é suficiente aparecem 450kg de cocaína para convencer e mostrar o quanto de sombras alimentam os adversários. Diria para não se transformarem em inimigos da evolução apelasse para que uma lei maior pudesse a vir exigir um martírio seres como Genoino. Clamo à LEI superior não nos peça tanto.

    Ao poderio nefasto do PIG sustente aos blogs “sujos” um fulgor transformador para fulminar com a Luz aquelas sombras. Diria da cor daquelas togas do STF

  • Margonzague Sampaio

    Seria melhor se este crápula do FHC, tecesse algum comentário, por mínimo que fosse, sobre os casos Alston e Simens, que envolvem vários corruptos do PSDB!! Aliás, no fundo no fundo, será se ele próprio não se beneficiou também destas corrupções e desmandos praticados pelo PSDB?

  • Joel Miranda

    Edu, “Rameiro”! Diremos nós!

  • Maurílio de Carvalho

    O PIG é tão fdp que inventa essa porcentagem a favor do joaquim barbosa para justificar o absurdo que foi o “mentirão”. E joga os dados junto com a pesquisa que aponta a presidenta Dilma com 47% das intenções de votos para “legitimar” a consulta. A ideia é apresentar-se como isenta, já que coloca a presidenta como favorita. Se acreditam na pesquisa de intenção de votos, vão acreditar na que os petistas aprovam jb.

    Em relação a FHC, o problema dele é a inveja de Lula. Ao deixar o governo tinha menos de 30% de aprovação e, hoje, de cada 10, nove o desaprovam. Os aliados o escondem nas campanhas com medo de perder votos. Já Lula deixou o governo com mais de 80% de aprovação. E aparece em qualquer pesquisa como favorito. Os aliados o disputam no palanque.
    De poste em poste Lula vai iluminando o Brasil.

  • Roberto Locatelli

    Acabei de ler o “artigo” de FHC no jornalecão. E o que entendi é que ele prega O GOLPE. Senão, por que diria que a campanha eleitoral será “um embuste” e que levará a uma “regressão irreversível”? Por que diria que “não dá mais”? Não dá mais, então vamos cancelar as eleições e vamos ao golpe liderado pelo Joaquim Batman?

  • Marat

    Creio que o pai do Thomas, fruto símbolo das relações promíscuas entre PSDB e impren$$$a merece um desconto devido a senilidade.

  • Gerson Carneiro

    Os verdadeiros corruptos estão soltos. Têm voz e vez na imprensa. Agem com hipocrisia, canalhice. Observem o Paulo Maluf, integrante da lista da Interpol, anuncia na TV que “lugar de bandido é na cadeia”. FHC e Paulo Maluf estão na mesma categoria.

  • Edfg.

    “E nada melhor para mostrar o caráter de um homem do que uma situação em que é colocado diante de sua responsabilidade na concepção de um filho.”

    Concordo. Diga isso também aos admiradores de Karl Marx.

  • ATÉ OS “PAPUDOS” CONCORDAM

    Parece que os poucos “papudos” que não aprovam a prisão dos mensaleiros-golpistas do desgoverno Lula e do PT são os parentes dos criminosos e esses que escrevinham aqui no blog. Aqui estão os números:

    “Barbosa se aproxima de uma quase unanimidade nacional quando toma decisões sobre o caso do mensalão. Para 86% dos brasileiros, o presidente do STF agiu bem ao mandar prender os mensaleiros condenados no feriado de 15 de Novembro, dia da Proclamação da República. O dado é da pesquisa Datafolha realizada nos últimos dias 28 e 29, em todo o país.

    O mais interessante é quando esse dado é estratificado por preferências partidárias. Entre os simpatizantes do PT, 87% dizem que Barbosa agiu bem ao mandar prender os mensaleiros no feriado. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, seria um erro dizer que o apoio às prisões entre petistas (87%) foi maior do que a média entre todos os entrevistados (86%). Há aí uma situação de empate técnico.”

  • Ludmilo

    O Ministério Público Federal fez um pedido para que uma ação de improbidade administrativa contra o ex-presidente Lula seja julgada pela primeira instância da Justiça Federal. Também é réu no caso o ex-ministro da Previdência Amir Lando. A ação pede a devolução de R$ 9,5 milhões para os cofres públicos.

    O parecer faz parte de uma apelação do MPF contra uma decisão de um juiz de primeira instância. O caso começou em 2011, quando o Ministério entrou com a ação contra Lula e Lando. Eles eram acusados de uso da máquina pública para realizar promoção pessoal e favorecer o banco BMG, envolvido no esquema do mensalão, pelo envio de 10,6 milhões de cartas a segurados do INSS de outubro a dezembro de 2004.

    Segundo a Procuradoria, as cartas assinadas por Lula e Lando informavam sobre empréstimos consignados com taxas de juros reduzidas. À época, o BMG era o único banco privado que oferecia esse empréstimo, segundo a acusação. Em novembro de 2012, O juiz Paulo Cesar Lopes, da 13ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, extinguiu a ação por um erro técnico, sem julgar o mérito. Segundo o magistrado, o Ministério Público somente poderia ter processado Lula durante o mandato –e por meio de outra ação, a de crime de responsabilidade.

    Por isso, o MPF recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. O novo parecer, enviado na quarta-feira (27), é assinado pelo promotor Marcelo Antônio Ceará Serra Azul. Ele não entra no mérito da questão — se Lula e Lando são ou não culpados– mas defende que a ação proposta está correta e pede que o tribunal obrigue a primeira instância a aceitá-la. O caso agora está com o desembargador I’Talo Fioravanti Sabo Mendes. Ainda não há data para uma decisão. (Folha Poder)

  • Jose Gouveia

    O Ministério Público Federal fez um pedido para que uma ação de improbidade administrativa contra o ex-presidente Lula seja julgada pela primeira instância da Justiça Federal. Também é réu no caso o ex-ministro da Previdência Amir Lando. A ação pede a devolução de R$ 9,5 milhões para os cofres públicos.

    O parecer faz parte de uma apelação do MPF contra uma decisão de um juiz de primeira instância. O caso começou em 2011, quando o Ministério entrou com a ação contra Lula e Lando. Eles eram acusados de uso da máquina pública para realizar promoção pessoal e favorecer o banco BMG, envolvido no esquema do mensalão, pelo envio de 10,6 milhões de cartas a segurados do INSS de outubro a dezembro de 2004.

    Segundo a Procuradoria, as cartas assinadas por Lula e Lando informavam sobre empréstimos consignados com taxas de juros reduzidas. À época, o BMG era o único banco privado que oferecia esse empréstimo, segundo a acusação. Em novembro de 2012, O juiz Paulo Cesar Lopes, da 13ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, extinguiu a ação por um erro técnico, sem julgar o mérito. Segundo o magistrado, o Ministério Público somente poderia ter processado Lula durante o mandato –e por meio de outra ação, a de crime de responsabilidade.

    Por isso, o MPF recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. O novo parecer, enviado na quarta-feira (27), é assinado pelo promotor Marcelo Antônio Ceará Serra Azul. Ele não entra no mérito da questão — se Lula e Lando são ou não culpados– mas defende que a ação proposta está correta e pede que o tribunal obrigue a primeira instância a aceitá-la. O caso agora está com o desembargador I’Talo Fioravanti Sabo Mendes. Ainda não há data para uma decisão. (Folha Poder)

    • Dias

      Deixe o cinismo fernandista ou aprimore o conhecimento, para deixar de ser analfabeto político e saber que não é o ministério publico que tenta envolver Lula, no mais do mesmo de sempre, e sim o procurador Serra Azul, contumaz procurador a serviço do Zé Bolinha, como o Itagiba na PF, pensando que o povo brasileiro é um desavisado. Desavisados são o ministério publico dos Serra Azuis e amarelos, a mídia do millenium, a elite do atraso no comando da Casa Grande e os cínicos natos e os analfabetos políticos, como tu, que não percebem que o povo não mais se deixa enganar e para escancarar isso basta tomar conhecimento das pesquisas que o próprios institutos de pesquisas desses órgãos fazem e que mostra que o povo está andando e cagando para o que vocês perpetram. Que tal passarem a pentear macacos ao invés de encherem o saco do povo brasileiro?

    • ♫ Vejam só! Dois ectoplasmas psdbostas copiando e colando quans-quans-quans ipsis literis. Um “Jose Gouveia” e um… “Ludmilo”. “Ludmilo”, pô! Francamente, esses caras precisam ao menos escolher uns codinomes com pernas mais compridas…

  • anac

    Pó pará de furmar erva, fhc!

  • Flavio de Oliveira Lima

    “Imperador do Cinismo”!
    Perfeito, Edu.
    Cara de pau a toda prova.
    E pra coroar seu imenso ridículo, após reconhecer o filho que renegou por 18 anos, o teste de DNA excluiu a paternidade fhcista.
    Cínico e otário.

  • Dias

    Na mosca. A palavra certa que revela essa triste figura no pé de página que a história lhe reserva, é CÍNICO, e basta apenas ela para mostrar por inteiro uma das personagens mais deletérias da história do Brasil .
    VADE RETRO FERRABRAS!

  • Augusto/São Roque

    Ola Edu!

    então, o PSDB continua apostando no “mensalão”, ainda
    há boatos nas Rua que o Filho do Lula tem não sei, o quê,
    com a Empresa Frigoboi, onde essa gente tirou isso?
    Agora, Edu, precisamos pedir aos companheiros que tirem
    cópia dos posteres para darem aos maus informados que
    não querem vir aqui, isso ajuda ou não ajuda?

    um abç.

  • Dias

    Que a vida seja longa para esse cínico fauno octogenário, de forma que possa estrebuchar, sabendo que ficará mesmo eternamente no pé de página da história brasileira, como o governo patrono do engavetador geral da república, da entrega das riquezas do patrimônio brasileiro “no limite da irresponsabilidade”, de ficar de quatro para os estados unidos, chegando ao cúmulo de tirar o sapato para entrar naquela democracia da prepotência, pela compra de votos para a sua própria reeleição, de ser ainda “sustentado” pela globo no episódio da jornalista do filho do outro e conhecido por ter um pé na cozinha e a fuça no baixo ventre do Clinton . Uma figura menor, de ego maior, sendo uma lástima à história do Brasil. Simples assim!

  • Ataíde

    Entendo o motivo da postagem mais há algumas semanas ele mesmo já deu o tom das proximas eleições “pode ser qualquer um” inclusive narcotraficantes,não é a toa que os Armirnios e Sanderbergs da vida exaltam a econômia mexicana…

  • Augusto/São Roque

    Edu tenho uma outra, tal vez vc não possa fazer, pois,
    a sua militância já é de causar inveja em muito de nós,
    militantes políticos de esquerda, o que quero te falar, e que
    se aceita escrever um livro e disponibilizar todo os direitos
    autorias aos Defensores do Animais, que são hoje no Brasil
    são cerca de 17 milhões de adeptos, porém grande maioria
    despolitizados. Em São Roque houve um tremendo barulho contra
    a Empresa Royal, que fazia teste em animais, teste para criarem
    com novos xampus, assim sendo, foi tanta gente envolvida
    que vc não pode imaginar. A prefeitura foi obrigada a fechar a Empresa,
    foi um barulho de guerra. Bem que, nós da esquerda poderíamos
    sair na frente em coligar com essa gente.

    • Décio – Atibaia/SP

      O que aconteceu no Instituto Royal, em São Roque, foi um exemplo criminoso de ativismo retrógrado.
      E aposto que esse rapaz aí de cima estava lá, ajudando.

  • Ex-Tavasóbrio

    O que mais admiro em imbecis, FHC claro, um dos luminares na categoria, é que eles acabam por se perpetuarem como tal. Desconhecendo limites para as suas imbecilidades, deleitam-se em expor sem qualquer reserva, a debilidade que os fazem assim.

    Mas o que faz FHC ser este píncaro inatingível pelos demais mortais iguais, é o seu passado de ex-presidente e a estultícia com que age, fala e escreve. Sendo pago para de modo continuado assim fazê-lo, acaba por acreditar que os que ainda o leem, são de igual modo convidados a agirem com as cretinices de suas reflexões e, de igual modo, imbecilizarem-se com as coisas que prega.

    Que continue a falar, que continue a escrever; para nós será sempre uma alegria acompanhar a decadência de mais um tolo.

  • jose carlos lima

    Só sei que os personagens da “ditabranda” são os mesmos em ação no momento, com a diferença de que antes a palavra mágica usada para massacrar, torturar, prender e acabar com a esquerda era a palavra “terrorista”. Com o mesmo cinismo, hoje usam e abusa da palavra “mensaleiro” para cometer os mesmos abusos. Por coincidência, os presos são os mesmos, a direita canta a mesma vitória de pirro, estranhas concidencias, tudo muito estranho não é mesmo

  • Cláudio José

    PROJETO: AMIGO DO PAPAI NOEL DOS CORREIOS

    Caros amigos (as) tinha prometido, que não mais colaboraria com o Brasil, pois os poderosos só pensam neles. Mas não posso deixar de tentar ajudar as pobres crianças brasileiras. Pesando nisso, gostaria de sugerir um projeto para os Correios arrumarem mais pessoas solidárias, para ajudar o Papai Noel, seria o Projeto: AMIGO DO PAPAI NOEL, onde os Correios escanearia as cartinhas das crianças, colocaria no site, e depois mandaria algumas dessas cartinhas, para as pessoas que curtiram a página dos Correios no Facebook, mais de 50 mil pessoas ficariam sabendo da campanha e poderiam de alguma forma ajudar o Papai Noel, realizar o sonho de muitas crianças pobres do Brasil. Pois Fazer o Bem, Faz bem!

    Atenciosamente:

    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

  • Emanoel

    Mas que Cinismo! Caras(os) companheiras(os), Precisamos compartilhar!! O canalha que quer se passar por mocinho!

  • Kaspar Washosvic

    FHC saiu do poder há doze anos e os progressistas não o esquecem. É só ele escrever um artigo e a turma que o odeia se alvoroça.
    O livro Principe da Privataria não foi best seller. Não passou de sexto lugar no ranking de mais vendidos ficando apenas duas semanas.
    O relato da expulsão da jornalista feita por Palmério não apresenta provas de sua veracidade.
    Não há uma linha no artigo de Fernando Henrique que não reflita a realidade dos fatos.
    Relacionar o caso do helicóptero cheio de cocaina com o PSDB é uma tentativa patética de compensar o noticiário negativo sobre o PT.

    • eduguim

      Informe-se sobre o que caractetiza um best-seller

      • Kaspar Whashosvic

        Quem tem que se informar é o senhor. Um best-seller é definido pelo seu volume de vendas e/ou por sua fama adquirida e o livro em questão não chega perto disso.

        • eduguim

          Ignorância associada a teimosia é um desastre. Busque no Google os requisitos para um livro ser best seller. Príncipe da Privataria é. Será melhor descobrir sozinho por que

          • Décio – Atibaia/SP

            Atribui-se ao livro do Amaury Junior a categoria de “best seller”, para alavancar suas vendas, partindo do princípio que, se o livro vende muito é porque é bom.
            O livro não é um best seller, essa é apenas mais uma estratégia de vendas dos interessados.

          • eduguim

            Realmente é cansativo. As pessoas não se informam e querem falar sobre o que não sabem. Privataria Tucana e Príncipe da Privataria são best-sellers por qualquer critério, é há um critério específico para definir um best-seller. Ei-lo http://pt.wikipedia.org/wiki/Best-seller

    • Pedro Cruz

      A turma que o odeia, 85% dos brasileiros. Esse púria é tão querido, mas tão querido, que seus amiguinhos o escondem em tôdas as eleições. O principe da privataria e a privataria tucana, tôda a História do verme está publicada, o verme é muito cínico.

    • Décio – Atibaia/SP

      Bem, desculpe insistir, mas acessei exatamente o mesmo link para aprender o que é que caracteriza um “best-seller”, e revelar o mistério: o único critério para eleger uma publicação como “best-seller” é o número de exemplares vendidos.
      O livro “A Privataria Tucana” vendeu 120 mil cópias, ajudado em muito pelas redes sociais.

  • Rossi

    Ulisses Guimarães,respondendo ao Collor em tempos idos:”Velho sim,velhaco não”.Que acham do príncipe?

    • Décio – Atibaia/SP

      O velho Dr. Ulisses, se tivesse vivo, diante da política que se pratica nos dias de hoje, diria o que sempre dizia, diante de algo ruim, insuportável:: “Desse jeito, não há tatu que aguente”, pra não dizer outra coisa.

  • jonios

    Esse execrável senhor, de péssima memória como governante (?), não somente é destituido de um caráterr virtuoso – carece também de um mínimo resquício de hombridade, como bem revela a sua atitude no episódio com a jornalista Miriam Dutra, da Globo.

  • Alberto

    O FHC não passa de um calhorda.

  • Fabrizio Alves

    Tenho profundas divergências políticas com FHC, mas não acredito que ele tenha se comportado como
    descrito pelo escritor Dória ao saber que seu romance extraconjugal estava esperando um filho dele.

    É algo baixo demais! FHC sempre foi reconhecido, mesmo entre os adversários políticos, como uma
    pessoa cordata, cavalheira e cheio de fidalguia. No próprio texto onde ele escreve sobre os mensaleiros,
    mesmo com estes já estando condenados e presos, ele faz questão de elogiá-los, em certa medida….

    O próprio PT, quando tinha uma posição verdadeiramente de esquerda, fazia uma oposição cerrada ao
    governo liberal de FHC, mas seus caciques políticos, como Genoíno, Dirceu, Suplicy, sempre
    enfatizaram a cordialidade e comportamento democrático de FHC.

  • Luciano Mendonça

    FFHH é uma pessoa ressentida. Vaidosa que é não entende ter menos sucesso que um torneiro mecânico.
    Explico: FFHH deixou o Governo com 10% de aceitação, já Lula deixou com 10% de desaprovação. FFHH cometeu a insensatez de garantir o dólar com a cotação “baixinha” perante ao real pra se reeleger, após ter comprado uns parlamentares. Aí cometeu um erro grave, tal qual Collor quando confiscou a poupança. Mexeu com o eleitor dele, que havia acreditado na paridade dólar com o real, eleitor que se endividou em dólar pra compra um carrinho com ágio (lembra do ágio na compra de FIAT UNO?). Erro mortal. Caiu em desgraça. Ganhou a releição com o engodo mas não fez o sucessor. Nem vou falar dos engavetamentos seletivos do PGR.
    Para governar FFHH fez o mesmo que Lula, loteou cargos. Mas isso não é novo no Brasil. O partido do Executivo não tem maioria e o o eterno poder do “centrão” (PMDB, PSD, etc.) Congresso Nacional atua em adesão ao Governo, mas cobra esse preço, os cargos, as verbas de emendas parlamentares. Esse processo é comum nos municípios, nos Estados, e se replica na União. É a praxis política no Brasil, um costume arraigado de perpetuação do Poder nas mãos das elites. Essa mudança não ocorrerá e não depende do Executivo. É da vontade do Legislativo. Se depender deles, isso não mudará. E como seria possível mudar? Elegendo a maioria de Parlamentares dos Partido do Governo (impensável de acontecer no Brasil).
    Uma diferença que Lula dotou a Polícia Federal e a Corregedoria Geral da União de instrumentos e pessoas para combater os malfeitos. FFHH era leniente com os malfeitos, assim como os demais tucanos. Eis uma diferença.
    As outras foram os avanços econômicos e sociais decorrentes das políticas de inclusão na moradia, no consumo, melhoria do salário mínimo, emprego pleno, investimentos na área do petróleo, etc. Em suma, a vida melhorou com Lula e se mantem com Dilma.
    Resumo da ópera: FFHH traiu a classe média – como Collor – pra se reeleger.
    O resto é dor de cotovelo.

  • Djijo

    Se tal sujeito, assim como o general Kruel se se vendeu aos EUA, a ele deve obediência, cega. Se a obediência é mentir, fraudar, sofismar e os etecéteras do gênero, faz parte do pacote.

  • Valéria PE

    Edu ,para se fechar em copas ele precisaria antes de mais nada sentir que seria punido por seus erros e sentir vergonha por seus atos. Esperar esse comportamento é o mesmo que acreditar em Papai Noel.

  • Pedro Cruz

    Se fhc é um pulha, que dizer desse escroto amestrado, calunista da falha????

  • Mundo Paralelo

    Seria um sonho ver os Tucanalhas serem presos por toda a roubalheira do passado e do presente. Mas sabemos que se tratando de Brasil isso é quase impossível, pois nossa justiça é seletiva. É mais fácil uma pessoa ganhar dez vezes na mega sena da virada do que um tucano ir preso nesse país. O pior de tudo é ver a hipocrisia das pessoas que defendem esses tucanos corruptos e para isso sempre usam o velho argumento Ad hominem de que isso é invenção de petralhas. A sorte dos tucanalhas e dos desonestos intelectuais que os defendem é a ajuda dessa imprensa manipuladora. Mas a luz no fim do túnel é que a cada dia mais e mais pessoas percebem que a mídia é manipuladora e tem partido. Mas, uma coisa é urgente no Brasil a reforma total e completa da justiça brasileira.

  • Marcelo Rocha Martins

    Eduardo, sei que o comentário não refere ao post, mas lendo o Tijolaço é preciso que os blogs malhem a SECOM não é possível ficar sustentando uma mídia que só denigre tudo que beneficia a maioria da sociedade. Isso é mais um exemplo dessas escolhas “republicanas” do governo em cargos no executivo, assim como fez no STF e PGR. O PT que não reclame depois das consequências.

    • Marcelo Rocha Martins

      Eduardo como sugestão, faça um post sobre o que o governo permite a Secom fazer, defendemos o governo no que é importante para a sociedade, no que tem que criticar a crítica é bem vinda.

    • Jussara

      Também acho que temos que nos unir (todos os “nossos” blogs) pra cobrar uma posição da Secom. É possível marcar uma audiência com a Helena Chagas? Não é possível que se continue colocando tanto dinheiro nessa mídia corporativa, por dois motivos: a audiência está despencando, e ela não mostra as notícias de maneira parcial. Aliás, acho também que deveríamos brigar pra ter um órgão fiscalizador, como o Conar na publicidade, pra qualquer cidadão poder reclamar dos absurdos que vê na mídia, como o “Prefeito sabia de tudo” da Folha,ou da falta de informações na divulgação das matérias. A direita está se organizando… e a comunicação oficial, tanto do governo federal quanto do Haddad, é uma negação… Parece que joga contra… não consegue falar com a população… E a mídia corporativa dá um nó… inverte os fatos… E as pessoas acreditam, infelizmente…

      • Jussara

        corrigindo, por favor: de maneira imparcial… ou tirar o não da frente de mostra…

  • Jaime Iglesias Serral

    Dá vontade de ir ao ler o texto recheado de adjetivos do Príncipe da Corrupção do Brasil, senhor FHC. Se o Brasil já fosse um país sério (estamos caminhando para isso), ele, e não Genoíno ou Dirceu, estaria na Papuda, amargando uma cela em péssimas condições. Mas nossos heróis têm amigos, têm solidariedade, têm vozes de apoio. FHC tem a quem? Quem o admira, de verdade? Quem são seus amigos? O PSDB (e seu quintal DEM) são o que são: um grupelho de políticos interesseiros, que só se junta para a consecução de propósitos eleitoreiros pessoais. Não há projeto, não há uma ação verdadeira. É o oportunismo mais vergonhoso que se poderia imaginar. Daí que essa gente, porque o tempo é inexorável, lentamente sairá do cenário brasileiro pelas portas dos túmulos dos cemitérios, até que não tenha restado um só para nos fazer lembrar dos tristes deste país de entreguistas e covardes.

  • Reinaldo Melo

    Edu, lembro de um enquete do uol, anos atrás, que perguntava em quem se votaria para presidente e. O penúltimo lugar era ninguém e o último era o FHC. Este homem já está condenado pela História. e ele sabe disso.

    • Décio – Atibaia/SP

      Se essa enquete fosse feita hoje, sem lista de nomes, Joaquim Barbosa arrebataria mais do que 70% das intenções de voto.

      • Juliano Santos

        Voce é muito ignorante, cara. A Datafaia fez. Na espontanea, seu herói alcança 1%! Contra 22% da Dilma e 5% de Lula. E mais, sua rejeição ultrapassa suas intenções de voto. 22% X 15%.
        Sinto muito ter que trazê-lo à realidade, mas uma das missões cidadãs dos blogs sujos é combater a ignorância, onde ela estiver. Esse é o verdadeiro heroísmo

        • Wilsoleaks Alves

          Juliano…

          Essa é a vantagem de se manter um abestalhado como o Décio por aqui. A gente fica sabendo como pensa a média dos reacionários sem ter que ir até os blogs esgotos.

        • Fernando Soares

          KKKKKKKKKKKKKKK, toma essa décio!!!!

      • J Fernando

        Nem as mídias manipuladoras de plantão são tão descaradas a ponto de esconder estes dados.
        http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2013/11/dilma-tem-47-aecio-19-e-campos-11-diz-datafolha.html

      • Américo

        Toma zé, ou melhor, Décio.rs

  • C.Paoliello

    Este aí já morreu (politicamente) mas se esqueceu de deitar…

  • Sonia Montenegro

    Teve mais um delito na compra da reeleição do FHC: a quebra do sigilo bancário de parlamentares, para selecionar os endividados e suborná-los. Como se pode ver, tudo dentro da maior lisura…

  • Michael

    A cada artigo, o Principe da Privataria e Rei do Cinismo só reforça o que todos já sabem a décadas: FHC calado é um poeta.

  • João Sales

    Eduardo.
    Há alguma possibilidade legal se todos os brasileiros que consideram política e injusta a condenação dos réus da AP470? Se há, por que não tentarmos uma mobilização através de todos os blogs progressistas?
    Mais uma vez externo a minha enorme admiração pelo seu trabalho.
    Grande abraço.

    • eduguim

      Grato, João

    • Elaine

      Olá João, eu também gostaria de saber se isso é possível!!abraço

      • Nádia

        É uma ótima ideia.

  • João Paulo dos Reis

    Melhor presidente da História do Brasil. Culto, inteligente e afável – completamente o oposto de Lula, que era rude, grosseiro, mal-educado, um verdadeiro homem das cavernas. Sem o governo de FHC Lula não seria nada!

    • eduguim

      Ainda bem que a maioria sabe quanto FHC fez mal ao país

      • flavio jose

        Por acaso já se viu trabalho de TRAIDOR DA PATRIA AMADA BRASIL que já esteve na folha de pagamento de CIA gerar algum beneficio ao País. A maneira de como ele recebeu a noticia da gravidez da mãe do próprio filho é uma prova cabal do caráter criminoso e desrespeitoso deste cara.

        • Marcelos Ferraz

          Bom, na verdade depois se confirmou que o filho que a jornalista teve não era de FHC. E não esqueçamos que ele derrotou Lula duas vezes e ainda no 1º turno!

          • Mauro

            Com a ajuda da mídia corrupta, esqueceu de mencionar!

          • priscila maria presotto

            E daí que ele derrotou Lula ? Foi até bom para que Lula se aprimorasse mais para se tornar um grande presidente.Eeeeeeeeeita que comentário bobo

          • jose marcos

            Caro Marcelo, parece que você não entendeu bem o texto. A questão não era se o filho era dele ou não, apesar dele achar que era, a questão foi a forma canalha que ele tratou a mulher com quem teve relações.É isto. Outra coisa, o sujeito é muito cretino, foi diretamente beneficiado pela compra, PROVADA, de votos para sua reeleição e atira pedras, é muito canalha…..

          • Ronaldo Curitiba

            O filho não era dele, mas comeu e arrotou.

            Assim continua adúltero . . .

          • Nelson

            Mas o FHC, coitado, pensou que o filho fosse dele e enxotou a mulher que havia sido sua amante aos gritos de “rameira…!”. Muito fino o cara.

            Sim, o LULA perdeu duas vezes para o FHC. Mas qual seria hoje o resultado de um hipotético embate eleitoral entre eles? Infelizmente, não poderemos assistir a esse massacre que o LULA e o povo brasileiro infligiriam ao FHC, que já passou da idade e sequer tem cacife político no próprio PSDB, que caminha a passos largos para a extinção. Já o LULA ainda poderá se candidatar novamente pelo PT, em ascensão, quem sabe em 2018, após outro exitoso governo da DILMA.

      • Luiz

        O mal que FHC fez foi colocar a economia em ordem.
        Se não tivesse feito isto Lula tinha se acabado.

        O próprio lula confessou que, se tivesse sido eleito em 1994 teria se ferrado.

        Esse ignorante desse blogueiro é um idiota que segue os costumes petistas de defender qualquer merda do lula e atacar sempre seus adversários.

        As piores ofensas que vi neste blog foram ditas pelo próprio blogueiro, que não passa se um manda letras do PT, e é IRRESPONSÁVEL.

    • Renato

      O João Paulo prefere um cara culto, inteligente e afável. Eu prefiro uma loira, ou morena, bonita, inteligente e afável. Agora, na política, não deu FHC!

    • Pedro Soto

      Pras nossas zelites é assim mesmo: político com origem na pobreza é homem das cavernas. Pena que o povo brasileiro não pense assim.
      Chora recalcado. Dilma já está eleita em 2014. E em 2018 é Lula de novo.

      • Marcelos Ferraz

        Cuidado! A arrogância de vocês pode custar caro! Como dizia uma velha raposa: “Política é como nuvem: você olha está de um jeito. Olha de novo e já mudou”.

        • priscila maria presotto

          Pooooxa e seus comentários ,não são arrogantes? Repletos de fel?

        • Fernando A

          Aqui não tem arrogantes, tem debatedores que sabem muito bem o mal que os tucanos/pfl demos fizeram a este pais. Num país com um MP imparcial, esse sociólogo já estaria preso, como o amigo dele Fugimori.

    • Roberto Locatelli

      Os demotucanos se autoelogiam, mas não ganham eleição. Por isso FHC escreveu esse artigo, dizendo que a campanha eleitoral será “um embuste”. Eles querem o golpe.

    • Décio – Atibaia/SP

      Lula e o PT devem tudo à China, e a FHC.
      Sem o Plano Real, e sem a determinação do governo chinês de migrar 300 milhões de chineses do campo para as cidades, a “marolinha” teria aportado por aqui com um tsunami de verdade e tudo o que se pode fazer…..babau.

      • o, desmemoriado meu, o brasil tinha um NIVEL de crédito na economia na porcaria de uns 25%/30 do pib – havia enorme margem para aumenta-lo e com isso evitar tsunami. Evitou por decisao politica porque lulão era anti-neolib, refresca-te. E o sistema bancario brazuca sempre teve enorme margem de Compulsorio.
        Em bom portugues, se a decisao fosse tukano, estavamos phuerdidos.
        a urbanizaçao da china foi um processo. Porque era obvio que o grande criterio da industrializaçao seria a proximidade portuária.
        Depois, amigo, nao chore porque o cavalo da HIstoria passa uma vez só. E ali quem montou era craque.
        Sorry.

        • Décio – Atibaia/SP

          Cada um enxerga aquilo que quer enxergar, não é mesmo, augusto2.
          O Plano Real irrigou a economia, pois foi a maior ação de distribuição de renda de que se teve notícia, nesse país, fato que veio permitir que o crédito fosse expandido.
          Faça um comparativo: massa salarial desvalorizada por uma inflação de 5% a.m. X massa salarial desvalorizada por uma inflação de 0,5% a.m., compare com o volume de recursos injetados na economia pelo BF, e constate o que estou afirmando.
          E veja que eu não estou nem falando em “expurgo”, hein!
          E compulsório bancário é um número percentual relativo, uma vez que o BC “puxa” ou “solta” suas rédeas, de acordo com a necessidade.
          Além disso, esforce-se mais para refutar a outra afirmativa que fiz, sobre a China, porque você só explicou o fenômeno, mas não derrubou o que eu disse.

      • priscila maria presotto

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkk,até parece …..É sempre os mesmos argumentos Lula pegou o Brasil quebrado….Leia : QUE -BRA – DO

      • Fernando A

        Um sociólogo que só deixou dívidas, desemprego, inflação (12%), vendeu (doou) o patrimônio dos brasileiros, denominado (Privataria Tucana). Devemos colocá-lo sim numa jaula. Estamos no limite da irresponsabilidade, quando da Privataria. Sabe quem foi o autor desta frase? Um ministro desse professor de araque, que não criou uma universidade sequer.

      • Angelo Cestaro

        O verdadeiro pai do plano real foi Itamar Franco, FHC foi pai do desemprego, da quebradeira, da privataria, da compra do congresso para aprovar o mensalão etc etc

    • jose marcos

      Foi tão bom que quebrou o país 3 vezes. Você é um daqueles idiotas que adoram um “bonitinho” que fala ingles, tira os sapatos para os EUA, compra votos em benefício próprio e ainda diz que não sabia de nada.

    • Juliano Santos

      Mais um que não sabe a diferença entre educação formal e real. O FHC tem vários canudos sim, e daí! A maioria da elite que se esforce um pouco, consegue.
      Já o tal “homem das cavernas” quando estava no hospital para exames e descobriu que o Civita, que o achincalha em sua revista, estava também lá a beira da morte, foi prestar-lhe solidariedade. Esse homem das cavernas também foi ao enterro da dona Ruth, a traída, para prestar solidariedade ao FHC, o traidor.
      Agora, aguardamos que o senhor cite gestos de grandeza de culto pós-doutor

      • Gestos de grandeza do culto pós doutor?Pessoas,ou melhor dizendo,elementos que jamais tiveram grandeza como o ¨culto¨pós doutor,não pode ter gestos de grandeza.Oras,grandeza,generosidade,solidariedade são palavras que não cabem a uma figura sinistra e grotesca como esse sujeitinho aí,que se faz de vestal da moralidade,mas não passa do mais perfido e ardiloso elemento.FHC é bandido de alta periculosidade,juntamente com a gangue que forma o PSDB,um partido de golpistas,corruptos e mentirosos.

    • Elisa

      João Paulo dos Reis, você está de brincadeira, só pode.
      Dizer que fhc é afável? Além de um grande cínico , grosseirão, é um oportunista da pior espécie. Só o “Rameira, ponha-se daqui pra fora” diz tudo!
      Imagino que você desconheça o significado de afabilidade.
      Dê uma conferida no dicionário, não custa nada; e desejo que você encontre pela vida, pessoas verdadeiramente afáveis, cultas e inteligentes. Lula é uma dessas pessoas!

    • Nádia

      Ô! Inteligentíssimo…THC…ops! FHC foi o melhor presidente do brazil, tio sam também acha.

  • Rogério Ferraz Alencar

    O título está excelente. Matou a pau. Nem precisava escrever mais nada.

  • Helena/Sto. André (SP)

    Acabei de ler no blog brasil247.com que o Alckmin está com 43% nas pesquisas e Padilha em último lugar com 4%. Aliás esse blog, pelo que andei lendo, parece ser braço direito do Daniel Dantas e já não o leio com tanta frequência como antes. Mas é de desanimar. Com tantas notícias de corrupção em SP, tem gente que ainda vota no PSDB? É muita sacanagem. Vamos varrer esses tucanos do Palácio dos Bandeirantes. Vamos tirar esses tucanos de MG, SP e PR. A luta será difícil mas não impossível depois de tantas notícias ruins vinculadas ao tucanos: Corrupção no Metrô em SP, pó em MG e central de boataria contra a Ministra Gleisi promovida por assessor de Richa. ACORDA SP, MG e PR!

    • ♫ Olhe, Helena, a Dilma tinha 2% (acho) um ano antes da eleição e deu no que deu. A briga nem começou ainda e com certeza será dura. Mas veja só: a Dilma era ministra do Lula e deu aquele chapéu tão noticiado, naquela besta quadrada do DEM; o Padilha teve até agora uma exposição muito pequena na mídia, mas já tem 4% e eu creio que nem a militância o conhece. Acho que o Mais Médicos não terá muito efeito em São Paulo, melhor assistido que os rincões do país. Mas o PT sempre teve ao menos 30% do eleitorado paulista, já de saída. Quando a coisa começar para valer e o Lula entrar de sola – acompanhado ou antecedido pela Dilma – não vai ter Gerry Aidimim ou Paulo Esquife que aguente. Até lá, a regra é encarar essas pesquisas como coisa relativa (vale o mesmo para a presidência). Vamos em frente, enterrar de vez a UDN azul e amarela, em São Paulo e, se der, em Minas também, como fizemos em outros Estados…

    • Nádia

      mentira do blog, tá todo mundo aqui muito puto com Alckmin, ele não vence de jeito nenhum.

  • Luís CPPrudente

    O finado FHC morreu faz tempo para o povo brasileiro, esse morto-vivo só se encontra no estado atual de morto-vivo graças às ações das famiglias do PIG, tão ou mais cínicas e bandidas que o finado FHC.

    Um sujeito como o finado FHC que é rameiro dos EUA, que vendeu por poucos trocados boa parte da economia do Brasil para interesses estrangeiros, eis um grande exemplo de cinismo e falcatruas.

  • Apolônio

    Lula não estudou, não tem curso superior. Fala bem em qualquer lugar de improviso no mundo, para qualquer plateia. Quando estava na presidência, em reunião com os ministros da área econômica, eles falavam, falavam usando todo economês, depois por último vinha o Lula e dava sua opinião e eles ficavam boquiabertos, pois o homem estava entendendo tudo e Ele fechava a reunião concordando, ou discordando. Num exemplo clássico, quando veio a crise de 2008, Ele contrariou todos os economistas, foi a televisão e mandou o povo consumir. Se fosse à época das privatizações e com o Brasil na mão desse pessoal, não tínhamos mais BB, nem Caixa Econômica, pois já tinham privatizado. O Brasil não poderia irrigar a economia com mais créditos para incentivar o consumo. Inteligência e genialidade é completamente diferente de escolaridade. Um dos maiores gênios da nossa literatura, que é Machado de Assis, não tinha curso superior. Uma das promessas de Lula foi de recuperar nossa indústria naval, assim o fez. Uma das promessas de Lula foi produzir nossas plataformas de petróleo aqui, assim o fez. No seu discurso de posse, diz que seria um grande caixeiro viajante propagando o país e levando a tira colo nossos empresários para que o país fizesse negócios, assim o fez. Elevou nosso nome lá fora. Foi o presidente que apesar de não ter curso superior, por ironia do destino, criou mais universidades e centros universitários, com também mais cursos técnicos, coisa que outros não o fizeram. O discurso de posse de FHC em 1995, no Congresso, com todas as letras, foi ” Acabou-se a Era Vargas ” não é preciso de dizer mais nada, é só seguir a linha durante seu governo. Falar que Lula deu continuidade as políticas de seu antecessor, é de uma idiotice muito grande. Com o governo Lula, todos ganharam dinheiro, inclusive as elites. Se elas não fossem tão egoístas, deveriam agradecer o metalúrgico. Aliás, uma boa parte das elites professam o Cristianismo, nos seus mais variados matizes e o Cristianismo tem como mandamento dividir melhor o pão, e ser mais solidários com nossos semelhantes. Acho que o governo Lula teve essa visão. Por isso, as elites não gostarem Dele ( de seu governo ) é de uma grande contradição.

    • Luciano Bastiani

      Apolonio, pegando um gancho no seu comentário:

      “Aliás, uma boa parte das elites professam o Cristianismo, nos seus mais variados matizes e o Cristianismo tem como mandamento dividir melhor o pão, e ser mais solidários com nossos semelhantes.”

      Tenho parentes aqui no sul que não saem de dentro de igrejas, sejam quais forem, num tal de amém pra cá, aleluia pra lá, e tudo mais que se fala da boca pra fora. Só que, na hora de dividir o pão, aí sim é que mostram a cara: ‘bolsa-esmola’, bolsa-vagabundo’, ‘bolsa-cigarro’ e tantas outras infâmias é o que sai da boca dessa gente.

      “Eu trabalho e pago impostos e não vou dividir com vagabundos o resultado de meu trabalho”, ouvi recentemente de um, que morou alguns anos na ‘américa’, e quando a coisa ficou preta, voltou rapidinho pro país da ‘esmola oficializada’ e agora é um rentista adorador de pastores, que fala mal do governo do PT até enquanto dorme, mas, mesmo podendo pagar um plano de saúde, não sai do SUS. E nem tem do que reclamar, pois é muito bem atendido.

      Que nome se dá a isso? hipocrisia?

      • Roberto Locatelli

        Bem lembrado, Luciano. As elites “cristãs” esqueceram-se do principal ensinamento de Jesus: amar ao próximo como a si mesmo. Aliás, Jesus disse que esse era um novo mandamento, a ser acrescido aos dez de Moisés.

        Assim, vemos “cristãos” torcerem pela morte de Genoino, de Dilma, de Lula. Esses hipócritas não são cristãos. São devotos fervorosos do deus mercado. E o próximo que se exploda.

        • Nádia

          digo mais, são pessoas sintonizadas com as piores e mais atrasadas entidades, são as mesmas que na época, na Páscoa, tinham direito à escolha quem fosse perdoado, escolheram Barrabás, ao Jesus. São hipócritas sim, o pior defeito da humanidade.

    • Décio – Atibaia/SP

      Dizer que o Lula comandava tecnicamente as reuniões da equipe econômica de seu governo é o mesmo que dizer que FHC entendia mais de economia que Pérsio Arida, Pedro Malan, Gustavo Franco, e os outros membros da equipe que elaborou o Plano Real.
      Se FHC não entendia mais, apesar de ser um brilhante acadêmico, como poderia alguém sem instrução nenhuma, entender?
      E a crise de 2008, politicamente – eu disse, politicamente – caiu no colo do Lula Rabudo, pois, a economia estabilizada e a China servindo de contra-peso para a dita cuja, permitiu que ele saísse bem na foto, aos olhos daqueles que não procuraram saber das circunstâncias em que tudo se tornou possível, ficando só nas consequências.
      E vamos ver até quando a política da renúncia fiscal + crédito fácil vai se sustentar.
      Vamos ver até quando o “Cartão Casas Bahia” vai sustentar a economia aquecida.

      Mas, tem razão quando diz que todo mundo ganhou dinheiro na era Lula, principalmente os banqueiros.

      • Pedro Florêncio

        Então ele não entendia nada?

        Ele não foi ministro da fazenda?

        Não foi postado como o “dono” do Real?

        Que mudança…como o lula sempre foi tachado de analfabeto eu até aceito.

        Mas o poliglota ministro da fazenda?

        Décio Pitinini fofoqueiro.

        • Décio – Atibaia/SP

          Pedro, não deturpe o que eu disse!
          Eu disse que o FHC entendia de economia, menos que a equipe que elaborou o Plano Real, confrontando a afirmação do rapaz, que defendeu a ideia de que o Lula sabia mais de economia que sua equipe econômica.

          O grande feito de FHC, no Plano Real, foi político, foi ter conseguido introduzir um plano que veio estabilizar a economia, sem “grandes” problemas.
          A não ser que você ache que a façanha do dragão da inflação foi um……”quase nada”, em zombar de vários ministros da fazenda anteriores, alguns deles muito bons, como o Simonsen, e até mesmo de ter “impichado um presidente!
          Ou achar que, quando se arruma uma casa, dobrar as cortinas e colocar as cadeiras em cima da mesa não são necessários.
          Ou ainda, pensar que é possível “pegar” o país quebrado como dizem que o Lula pegou do Fernando Henrique, e tirá-lo do fundo do poço, um país de infra-estrutura super defasada, como dizem que o Lula fez, em tão pouco tempo.
          Isso é acreditar que o Lula não é o Lula, mas o Mister M.
          Eu acho que o Brasil avançou em alguns aspectos, nos governos pós FHC, mas, também acho que eles estão colocando em risco vários avanços daquele governo, postergando a aplicação de remédios amargos necessários à manutenção da estabilidade econômica, para depois das eleições.
          Isso, para mim, não passa de medida eleitoreira.

          • Nelson

            O plano Real não foi obra do governo FHC: foi sim obra do governo Itamar Franco. Itamar nunca escondeu sua mágoa do ingrato FHC, que jamais foi reconhecido ao ex-presidente mineiro. Mas isso fazia parte de uma estratégia eleitoral muito bem sucedida: quando o plano Real foi lançado, FHC já não era mais ministro; estava cuidando de sua campanha, com o apoio frenético da mídia, dos privatistas e dos credores internacionais, que trabalhavam intensamente para construir a imagem de FHC como o “pai do plano Real”, e ridicularizar o presidente Itamar. Conseguiram elegê-lo Presidente da República, para satisfação de seus interesses escusos. Depois, veio a verdadeira “obra” do FHC: alienação do patrimônio público a preço vil, aumento da dívida externa, aumento desenfreado dos juros, compra da emenda da reeleição, estelionato eleitoral na reeleição (o povo logo percebeu que fora enganado com as promessas eleitoreiras e a popularidade de FHC despencou rapidamente durante o segundo mandato), repressão aos movimentos sociais, submissão do país aos ditames do FMI (o Brasil quebrou três vezes durante na era FHC), sucateamentos dos serviços públicos, política externa neo-colonialista (política de tirar os sapatos), apagão do setor elétrico, inflação descontrolada ao final de 2001.
            Não é difícil entender porque povo brasileiro detesta tanto FHC e porque o Cerra e o Alkmim fizeram de tudo para escondê-lo em suas campanhas fracassadas de 2002, 2006 e 2010.

          • Nádia

            Décio, no fundo do seu coração, você sabe que nós aqui no blog do Edu temos razão, senão você não estaria aqui discutindo.

  • Lucas C.

    Apenas para ilustrar o artigo de Eduardo Guimarães (observem que não há uma única menção ao nome de FHC – é como se a coisa toda nada tivesse a ver com ele! De fato, apenas se conclui que “alguém” comprou os votos):

    Deputado diz que vendeu seu voto a favor da reeleição por R$ 200 mil – FOLHA (http://bit.ly/9VEMlb)

    13/05/97
    Editoria: BRASIL
    Página: 1-6

    FERNANDO RODRIGUES
    da Sucursal de Brasília

    O deputado Ronivon Santiago (PFL-AC) vendeu o seu voto a favor da emenda da reeleição por R$ 200 mil, segundo relatou a um amigo. A conversa foi gravada e a Folha teve acesso à fita.
    Ronivon afirma que recebeu R$ 100 mil em dinheiro. O restante, outros R$ 100 mil, seriam pagos por uma empreiteira -a CM, que tinha pagamentos para receber do governo do Acre.
    Os compradores do voto de Ronivon, segundo ele próprio, foram dois governadores: Orleir Cameli (sem partido), do Acre, e Amazonino Mendes (PFL), do Amazonas.
    Todas essas informações constam de gravações de conversas entre o deputado Ronivon Santiago e uma pessoa que mantém contatos regulares com ele. As fitas originais estão em poder da Folha.
    O interlocutor do deputado não quer que o seu nome seja revelado. Essas conversas gravadas com Ronivon aconteceram ao longo dos últimos meses, em diversas oportunidades.

    Outros venderam
    Nas gravações a que a Folha teve acesso, o deputado acreano diz não ser o único parlamentar que se vendeu na votação da reeleição, no último dia 28 de janeiro, quando a emenda foi aprovada, em primeiro turno, com 336 votos favoráveis na Câmara.
    ”O Amazonino marcou dinheiro para dar (R$) 200 (mil) para mim, 200 pro João Maia, 200 pra Zila e 200 pro Osmir”, diz Ronivon na gravação.
    Os personagens citados são os deputados federais João Maia, Zila Bezerra e Osmir Lima, todos do Acre e filiados ao PFL.
    Outro parlamentar também recebeu dinheiro para votar a favor da reeleição, conforme explicação de Ronivon.
    Eis como Ronivon menciona esse fato em suas conversas: ”Ele (Amazonino) foi e passou (o dinheiro) pro Orleir (…) Mas no dia anterior ele (Orleir) parece que precisou dar 100, parece que foi pro Chicão, e só deu 100 pra mim.”
    Na gravação, Ronivon fazia referência a deputados do Acre. O único deputado do Acre conhecido como Chicão é Chicão Brígido (PMDB), que, sempre segundo as conversas de Ronivon, entrou no negócio na última hora. Por isso, Orleir Cameli precisou de mais dinheiro e teve de dividir uma das cotas de R$ 200 mil.
    Em alguns momentos, entretanto, o deputado sugere que Chicão Brígido e João Maia também receberam apenas R$ 100 mil.
    Dos 8 parlamentares acreanos na Câmara, 6 votaram a favor da emenda da reeleição e 2 contra.

    Venda corriqueira
    Ronivon tem comentado a sua venda de voto a favor da reeleição como se fosse algo corriqueiro. Fala com vários colegas deputados. Algumas dessas conversas casuais é que foram gravadas.
    Nessas gravações, o deputado revela detalhes de toda a operação.
    Primeiro, Ronivon diz que foi contatado pelo governador do Acre, Orleir Cameli. Em troca do voto a favor da emenda da reeleição, cada deputado recebeu R$ 200 mil. O pagamento foi por meio de um cheque pré-datado -deveria ser depositado só depois de a votação ter sido concluída favoravelmente ao governo.
    As fitas apontam que, nos dias que antecederam a votação, cheques nesse valor foram entregues para, pelo menos, quatro deputados acreanos: Ronivon Santiago, João Maia, Osmir Lima e Zila Bezerra.
    Na gravação, Ronivon afirma que os cheques eram do Banco do Amazonas, em nome de uma empresa de Eládio Cameli, irmão de Orleir Cameli.
    Apesar de tudo acertado, a operação acabou não agradando aos deputados nem ao governador acreano. O arrependimento se deu na véspera da votação da reeleição. Era uma segunda-feira, dia 27 de janeiro passado.

    ”Você é infantil”
    De acordo com Ronivon, em conversas posteriores à venda de seus votos, os parlamentares começaram a avaliar que poderiam ser logrados depois da votação. Nada impediria, pensaram, que os cheques fossem sustados.
    Já aos ouvidos de Orleir Cameli chegou um alerta importante do seu colega do Amazonas, o governador Amazonino Mendes.
    Segundo Ronivon relata a seu amigo, Amazonino foi precavido e disse o seguinte a Cameli: ”Você é tão infantil, rapaz. Vai dar esse cheque para esse pessoal? Pega um dinheiro e leva”.
    Depois dessa sugestão de Amazonino Mendes, conta Ronivon Santiago, o governador do Acre ”pegou todo mundo e deu a todo mundo em dinheiro”.
    O dinheiro, emprestado a Orleir por Amazonino Mendes, só foi entregue aos parlamentares na manhã do dia da votação do primeiro turno da emenda da reeleição, 28 de janeiro, uma terça-feira, conforme a gravação.
    A entrega dos R$ 200 mil, em dinheiro, para cada deputado, foi feita mediante a devolução dos cheques pré-datados -que foram rasgados na frente de Orleir, segundo relato de Ronivon .
    A troca dos cheques por dinheiro ocorreu em um local combinado em Brasília. Cada deputado se apresentou, rasgou seu cheque na hora e recebeu o pagamento em dinheiro dentro de uma sacola.
    ”Aí chegou o Osmir, estava lá com a sacola assim… (risos). João Maia com a outra”, relata Ronivon, de bom humor, a cena da manhã que antecedeu a votação.
    ”Sou leso?” Endividado, Ronivon diz que usou o produto da venda de seu voto para diminuir débitos bancários. O deputado disse que saldou uma dívida de ”196 pau” (R$ 196 mil) que tinha contraído em bancos. Nas suas conversas, o deputado cita quatro bancos onde contraiu dívidas: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco de Brasília e Banacre (do governo do Acre).
    Ronivon diz que aproveitou também o dinheiro obtido com a venda de seu voto a favor da reeleição para resgatar cheques sem fundos que havia emitido.
    Cauteloso, não quis fazer os pagamentos logo depois da votação da reeleição. ”Sou leso?”, pergunta aos risos para seu interlocutor em uma das gravações.
    ”Leso”, segundo o ”Novo Dicionário Aurélio”, significa ”idiota” e ”amalucado”. A pronúncia correta pede que a primeira sílaba seja tônica: ”lé-so”.
    Para evitar que fosse rastreado o dinheiro, Ronivon explica que saldou totalmente suas dívidas apenas no início de março -quando dá a entender que já teria recebido todo o pagamento pelo seu voto.

  • Lucas C.

    “Enquanto a mídia e o PSDB continuarem apostando no mensalão para convencer os brasileiros a votarem como querem, o PT pode ficar tranquilo. Só FHC e os barões da mídia seus amigos acreditam que alguém dará bola à tese maluca de que só petistas merecem estar na cadeia.

    Como diz o novo marqueteiro do PSDB – ao qual o partido e seu aparato midiático teimam em não dar bola –, o mensalão não lhes dará um único voto.

    Só existe um meio de o PSDB ou qualquer outro impedir a reeleição de Dilma Rousseff: há que convencer o eleitorado de que (1) sua vida vai mal e de que (2) pode-se fazer melhor do que está sendo feito. Do contrário, o conservadorismo brasileiro vai manter tudo como está.”

    Eu era bem jovenzinho na época em que FHC era presidente. A lembrança é bem vívida: essa época do ano não era pujante como hoje em dia. Peru de Natal, vinho, cerveja, presentes etc., eram coisas que mesmo a classe média tinha extrema dificuldade para manter. Os supermercados de então não eram animados como agora.

    O consumo é suficiente para fazer a felicidade? Não. Mas, como diria um dos meus conterrâneos humoristas, Falcão, “dinheiro não é tudo, mas é cem por cento”. A frase é de uma simplicidade genial: seja feliz sem poder fazer uma ceia de Natal digna em casa, com uns quitutes além do feijão com arroz do dia a dia, e sem poder dar um presentinho legal para seu filho, mesmo que não seja um Playstation 4!

    A vida não piorou. Muito pelo contrário. O Mensalão não terá, como não teve outras vezes, o condão de derrotar o petismo.

    PS. Mas há outras coisas no caminho… A Copa do Mundo de verdade é ano que vem… A zoada vai ser grande… Se bem que na Copa do ano que vem muita gente estará assistindo na sua TV Gigante – item impensável na era FHC para a imensa maioria da população, hoje banalizado pelo acesso que qualquer pessoa tem a um cartão de crédito, com o qual se financia a sua 46″ em 24 vezes sem juros – coisa que não existia nos tempos do ex-presidente FHC! A coisa está ruim mesmo do lado da oposição!!!

  • Romanelli

    BOLA FORA

    Vejo dois erros de avaliação

    1o, sem saber do que se passou na intimidade do casal, querer emitir nota de repúdio a uma das partes, no caso THC (por exemplo, a moça podia ter dito a ele que se prevenia, que tomava pilula ..ou que era infértil)

    Aliás, aqui, prova maior de que tudo indica que ela era mesmo uma “rameira” (e ele IMPREVIDENTE), foi o fato recente que divulgaram, de que o filho NÃO é dele ..inclusive, pra mim, este tipo de julgamento RASO e baixo foi o mesmo que Collor, na figura de Miriam Cordeiro, quis vender pra gente.

    2o, afirmar que só pq THC comprou seu mandato, que o fato de LULA ter facilitado o seu (inclusive se aliando e dando sobrevida a muito político que deveria ter sido condenado ao ostracismo e a CADEIA), que o fato não teria ofertado a LULA benefício pessoal algum ..oras, por favor

    • Pedro Florêncio

      O engraçado é ver tentarem defender…ainda não alguém conseguir…

      Cada base…

      Penso que o melhor do FHC é deveras o THC.

  • 1-oh, sonia montenegro, é verdade isso-quebras de sigilos bancarios para rastrear endividamentos de parlamentares? !
    2-O outro tem influencia mundial até hoje, protagonismo, e é o caminho mais curto para chegar a presidenta, e será o grande eleitor de outubro-14.
    Este ´tem o Salierismo
    Tem o fel destilado que ora aumenta seu fluxo pela bocarra grande.
    o que lhe resta. E tentar dar um precário norte aos perdidos condutores inteletuais do PIG.
    Agora mesmo, franklin martins entrevistou pessoalmente uma lista bem grande de presidentes africanos -sim africanos porque lá está o futuro. Foi pelos belos olhos do franklin? Nao, foi por simples pedido do torneiro mecanico.

  • Brasileiro

    ESSE CANALHA MAIS UMA VEZ MOSTRA QUE NÃO VALE NADA, QUE NADA MAIS É DO QUE UM CÂNCER A ENVENENAR A HISTÓRIA BRASILEIRA! SUA SORDIDEZ PRECISA SER EXPLICITADA CONTINUADAMENTE, POIS, MAIS DO QUE A GIGANTESCA REJEIÇÃO QUE O POVO BRASILEIRO TEM POR ELE(A PONTO DE SEUS ALIADOS ESCONDEREM-NO O TEMPO TODO PARA QUE TENHAM UMA MÍNIMA CHANCE DE SE ELEGER : ALGUÉM CONHECE AO MENOS UM CANDIDATO A VEREADOR QUE TENHA BASEADO SUA CAMPANHA NO “APOIO” DE FHC?); PRECISAMNOS QUE A HISTÓRIA REGISTRE O QUANTO ESSE VERME FOI DANOSO PARA O BRASIL, DESDE OS “ESCRITO” DE SUA SOCIOLOGIA MEDÍOCRE, ONDE RELINCHAVA ASNEIRAS COMO A “TEORIA DA DEPENDÊNCIA”(QUE PLAGIOU DE UM INTELECTUAL CHILENO), UM LIXO DESTINADO A CONVENCER-NOS DE QUE ESTÁVAMOS CONDENADOS A ETERNAMENTE EXPLORADOS PELOS EUA E EUROPA; PASSANDO PELO “PLANO” REAL(QUE FOI ELABORADO POR CIRO GOMES E ITAMAR FRANCO, MAS FHC ROUBOU A AUTORIA), OUTRA PORCARIA QUE SIMPLESMENTE TRANSFERIU O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE RIQUEZAS, DO QUAL A INFLAÇÃO É SOMENTE UM REFLEXO, PARA AS TAXAS DE JUROS DA DÍVIDA PÚBLICA(TANTO QUE OS PRINCIPAIS EFEITOS DO PROCESSO INFLACIONÁRIO, MISÉRIA, DESEMPREGO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA, NÃO SOMENTE CONTINUARAM, MAS APROFUNDARAM-SE)E CHEGANDO ATÉ A ROUBALHEIRA, A CORRUPÇÃO MONSTRUOSA QUE CARACTERIZOU TODO O SEU GOVERNO, TANTO EM EPISÓDIOS COMO A COMPRA DE VOTOS PARA A REELEIÇÃO(AMPLAMENTE COMPROVADA, MAS IGNORADA POR NOSSA MÍDIA REACIONÁRIA E PELO JUDICIÁRIO E MP GOLPISTAS); COMO EM OUTROS EPISÓDIOS TENEBROSOS QUE CARACTERIZARAM A ROUBALHEIRA AO PATRIMÔNIO PÚBLICO PROMOVIDA POR FHC E PELO PSDB, COMO OS ESCÂNDALOS DO SIVAM, PASTA ROSA E O MAIS CÉLEBRE DE TODOS, A DOAÇÃO SÓRDIDA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO, GARANTIDA POR UM ENORME ESQUEMA DE PAGAMENTO DE PROPINAS E EVASÃO DE DIVISAS, QUE CARACTERIZOU AS ESCANDALOSAS PRIVATIZAÇÕES, ATRAVÉS DAS QUAIS FHC E SUA TURMA ENRIQUECERAM ENTREGANDO O PATRIMÔNIO DO BRASIL POR VALORES RIDÍCULOS(E MESMO ASSIM FINANCIADOS PELO BNDES)A GRANDES CORPORAÇÕES CAPITALISTAS E BANCOS ESTRANGEIROS. É esse verme que com a deslavada cara-de-pau que sempre o caracterizou tenta acusar o PT por uma fantasiosa “compra de votos”, jamais comprovada materialmente e desmentida pela mais simpels análise lógica(quem compraria um pouco mais de dez deputados, num universo de 513, sem incluir nenhum senador, num Sistema Bicameral?); enquanto que a compra de votos para sua reeleição é amplamente comprovada por gravações telefônicas, nas quais parlamentares corrompidos confessam seu crime e citam o esquema que os corrompeu. E se não bastassem essas provas da existência de um esquema de compra de parlamentares em seu governo, o deturpado “domínio do fato do STF”, usado apenas e tão somente por nossa Justiça política para condenar José Dirceu(uma vez que a Teoria Alemã, conforme declarou seu autor, exige provas para se condenar alguém pelos atos de seus subordinados, provas que comprovem sua participação nessas práticas, mas nosso glorioso STF dispensou essas provas em troca do “só pode ser”, claro que apenas porque desejavam fantasiar algo para condenar José Dirceu), encaixa-se com perfeição muito maior para culpar FHC. Afinal, Dirceu foi condenado, baseando-se o “só pode ser” na premissa de que ele seria “chefe” de algo, o PT, que ele não mais comandava, uma vez que não exercia nenhuma função no partido, possuindo apenas um cargo no Governo. Já no caso de FHC, essa premissa que embasou o “só pode ser” do “domínio do fato à brasileira” do STF, é indiscutível. Ou seja, se é para condenar alguém por ser chefe, FHC era indiscutivelmente O CHEFE do Governo que comprovadamente comprou parlamentares, enquanto José Dircéu há muito tempo que deixara de ser “chefe” do partido acusado, sem provas, de comprar parlamentares. ASSIM, ÛM PILANTRA DESSA LAIA SÓ PODE MANTER TAMANHO GRAU DE DESFAÇATEZ E MITOMANIA, SEMELHANTE AO DOS BARÕES MIDIÁTICOS QUE LHE DÃO GUARIDA, POR VIVERMOS EM UMA SOCIEDADE ONDE A OPINIÃO E A INFORMAÇÃO SÃO CONCENTRADAS NAS MÃOS DE UMA OLIGARQUIA, QUE AS USAM COMO ARMA PARA A IMPOSIÇÃO DE SEUS INTERESSES POLÍTICOS, CENTRANDO ESSA UTILIZAÇÃO NA CENSURA DA DIVERGÊNCIA, A QUAL, SE TIVESSE AO MENOS UM POUCO DA VOZ QUE TEM A VERSÃO CONSERVADORA(QUANDO AMBAS DEVERIAM SER EXPOSTAS IGUALMENTE)DESMORALIZARIA FACILMENTE UM MENTIROSO DESPREZÍVEL E CÍNICO COMO ESSE CANALHA, ALÉM DE TODAS AS OUTRAS CALÚNIAS E MISTIFICAÇÕES USADAS PELOS CONSERVADORES PARA ATACAR AS FORÇAS POPULARES E AFASTAR O DEBATE POLÍTICO DA DISCUSSÃO DE IDEIAS QUE DEVERIA CARACTERIZÁ-LO, JÁ QUE SE ESSA DISCUSSÃO FOSSE POSTA, O PROJETO CONSERVADOR , CENTRADO NA EXCLUSÃO DA MAIORIA E NA ENTREGA DAS RIQUEZAS NACIONAIS AOS ESTRANGEIROS, ACABARIA SENDO EXPLICITADO E AUMENTARIA AINDA MAIS A GIGATESCA REPULSA QUE OS BRASIELEIROS DEMONSTRAM A FHC E SUA GANGUE JÁ HÁ VÁRIAS ELEIÇÕES. Mais ainda do que desmoralizar desmoralizar um safado mentiroso, devemos centrar nossos esforços na luta pela democratização das comunicações, que poderá libertar-nos desse cabedal de mentiras e mitomanias com que a direita tenta apequenar o debate político e esconder a realidade; trazendo a a discussão política democrática, centrada no debate de projetos e na participação de todos na construção do futuro, para que assim possamos viver em uma Sociedade onde todos sejam beneficiados pelos frutos do desenvolvimento.

  • Carlos J. Ribeiro

    Além de corno, esse bode levou um esporro público do Clinton e ficou caladinho. Não foi homem nem p/ defender seu “governo”.

    http://www.youtube.com/watch?v=JhCQfsH-R9Q

  • Apolônio

    Décio, Lula é Gênio. Isso é que incomoda ! Tivemos vários gênios na humanidade. A história esta repleta desses casos. Muitas das vezes, esses gênios jamais fizeram faculdade. Isso serve de lição para todos nós, todos àqueles que são observadores e estudiosos desses casos. Quer queira, quer não, Lula é um desses casos. Com relação ao nosso mercado externo, Lula, o expandiu, não só ficou na China, apesar de seu peso, expandiu para todos o quadrantes. O antecessor de Lula é inteligente, não vamos negar. mas, erudição não tem nada a ver com genialidade.

    • priscila maria presotto

      Bravo Apolonio

    • O “JÊNIO”

      Lulusconi da Silva é “jênio”, sim! Foi ele, por exemplo, que concebeu a Teoria da Terra Quadrada, para explicar a poluição. Até hoje ninguém entendeu absolutamente nada do que ele quis dizer, mas é, por isso mesmo, uma prova da sua “Jenialidade”. Se alguém ainda tem dúvida, aqui estão algumas frases que demonstram a sua inteligência e sagacidade, e que passarão para a posteridade:

      “O governo tenta fazer o simples, porque o difícil é difícil. (17/6/2004, na 1ª Conferência Nacional do Esporte).

      “Minha mãe era uma mulher que nasceu analfabeta!” (8/3/2004, discursando no Dia Internacional da Mulher)

      “O povo cubano é o mais politizado do planeta Terra.” (19/2/2008, comentando o afastamento de Fidel Castro do governo de Cuba).

      . “Uma mulher não pode ser submissa ao homem por causa de um prato de comida. Tem que ser submissa porque gosta dele” ( Em janeiro de 2010))..

      “Eu sei o que é greve de fome. Dá uma fome danada”. (Em 2006, ao comentar a greve de fome de dom Luiz Capio em protesto contra as obras de transposição do Rio São Francisco)

      “Estou vendo aqui companheiros portadores de deficiência física.
      Estou vendo o Arnaldo Godoy sentado, tentando me olhar,
      mas ele não pode me olhar porque ele é cego.
      Estou aqui à tua esquerda, viu, Arnaldo!
      Agora, você está olhando pra mim… ”

      Fonte: Site da Radiobras, 27/06/2003.

      “Estou com uma dor no pé, mas não posso nem mancar, para a imprensa não dizer que estou mancando porque estou num encontro com os
      companheiros portadores de deficiência”.

      Encontro com atletas paraolímpicos, em dezembro de 2003.
      Fonte: Unifolha de Campo Grande, 02/12/1002 e Tribuna
      da Imprensa, 04/12/2003.

      Viram só? O “ômi” é “jênio”, gente, “jênio”!

  • Flavio

    GOLPE TUCANO

    Minirreforma eleitoral criminaliza ação política virtual
    Os dispositivos incriminadores de certas condutas virtuais constam da chamada “minirreforma eleitoral”. Não faziam parte do projeto original
    a inclusão foi proposta pelo senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba.
    1 estrategia do PSDB acusa blogosfera e + todo internauta pró @dilmabr de prestar serviço pago ao PT ou seja é grupo organizado!!
    2 na minirreforma eleitoral criminaliza ações de grupos organizados. Acorda PT! É golpe. PSDB aposta no judiciário. #vetadilma
    3 se a OAB diz q “minirreforma criminaliza ação política virtual” q dirão judciario JB e MP d MG SP diante de uma ação proosta pelo PSDB contra PT? Paranóia? #vetadilma
    4 PIG livre mentir p/ e o internauta vira bandido,
    “espalhar pela internet um fato verdadeiro pode ser crime”
    5 Texto enviado à sanção de Dilma prevê cadeia por mensagens na internet ofensivas à imagem de candidatos e partidos
    http://www.cartacapital.com.br/politica/minirreforma-criminaliza-acao-politica-virtual-9860.html
    #vetadilma #vetadilma #vetadilma #vetadilma

  • jose bernardes neto

    FHC fala para o PIG, para a elite raivosa, e para a oposição rancorosa até porque somente esse pessoal é que escuta o ” príncípe da privataria”….. FHC fala para meia dúzia de cidadãos…..Usa linguagem clássica, elitizada, então quem o escuta são meia dúzia de gatos pingados que ainda dão ibope para esse falastrão…FHC não passa de um paspalhão….. Não perco tempo com ” o Princípe da Privataria”.
    O homem que quebrou o país por três vezes e chamou os aposentados de vagabundos merece alguma consideração????….

  • Lee

    Uma das piores falhas do pt é proteger financeiramente os integrantes do pig , que dá guarida a seus piores e mais canalhas inimigos.

  • Eugênio José Alati

    A direção do PT é tão maquiavélica que espera acontecer algo de grave com o Genuíno para tirar dividendos políticos!
    Eugênio José Alati
    02/12/2013.

  • Lee

    HOUVESSE JUSTIÇA N O BRASIL,O FHC JÁ ESTARIA HÁ MUITO TEMPO NA CADEIA.

  • Carlos Maia

    Seu único orgulho deve ser é o de ter criado a figura do amante corno.

  • Wilsoleaks Alves

    Essa achei lá no Yahoo:

    OO═══∩═══OO PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ
    ………….╭╬╮……PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ…

    • Wilsoleaks Alves

      OO═══∩═══OO PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ
      ……….╭╬╮……PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ PÓ…

  • Apolônio

    Pois é Sr. Décio. Lula é aclamado e agraciado com várias comendas e títulos honoríficos no Brasil e no exterior. Fala em congressos e universidades, vários intelectuais e chefes de estados, reitores, grandes empresas, bancos e outras instituições, o convidam isso ,na maioria das vezes no exterior. Uma pergunta que não quer calar, será que essa gama de instituições, de chefes de estados e letrados, vou dizer no exterior, que o chamam e o condecoram são todos imbecis e débeis mentais para chamar um homem das cavernas como Lula ? Outra pergunta : Ou essa pequena parcela de intelectuais e pequena parcela da elite brasileira se consideram mais inteligentes de que todos esses líderes mundiais, reitores e presidentes de instituições, etc Se esses tupiniquins se acham, alguma coisa deve está errado .Cientificamente não bate .A única coisa que explica é o preconceito, E o gênio Lula já disse, ” preconceito é uma doença contagiosa .”

    • Você já pensou se o Lulusconi fosse responder, do próprio punho, ao excelente artigo em que FHC o desmascara? Não teríamos nada além de um monte de besteiras, escritas naquela protolinguagem que ficou conhecida como “lulês”.

    • nigro

      Apolônio,

      Lula fala por sua característica de Líder, seu simbolismo. Desculpe-me, mas certamente não é por seus méritos intelectuais, ou por seu conhecimento acerca do que quer que seja. Pergunta para ele ele vai ser honesto em confirmar isso. Ele derrama bobagens mas ninguém nem dá bola, o que querem é ouvir suas experiências.
      Já FHC se acha. É um acadêmico de meia tigela. Temos bons acadêmicos no Brasil, em diversas áreas- poucos. Ele não se enquadra. No livro “Principe da Privataria” há uma passagem de uma de suas teses, a qual é simplesmente obtusa ridícula, aleatória, enfim, um lixo…. Não fala nada com nada. Um horror.
      Ganhar títulos Honoris Causa deixa para lá. Que tal um Nobel? Ou uma publicação de capa na Nature?

  • Aleandro Chavez

    Edu,

    Não é verdade que “a [suposta] compra de votos de FHC [da reeleição] foi um benefício pessoal para ele e só para ele”.

    A Emenda Constitucional criou a reeleição para 27 Estados e para cerca de 5500 municípios, além da presidência.

    FHC admitiu que pode ter havido pagamentos na aprovação da emenda, mas sempre refutou que tenha partido de seu governo. Sempre citou que havia, como houve de fato, milhares de prefeitos e dezenas de governadores diretamente interessados, e que qualquer esquema pode ter saído daí.

  • Rita

    Esse homem é asqueroso, cínico e, sem dúvida, cara de pau. Manda esse caquético ir cuidar da vida dele e começar a comprar gente do MP de SP para as investigações do cartel do metrô não irem para frente.

  • Diego

    o problema desses conservadores é que, bem, ELES SÃO CONSERVADORES. Por serem conservadores, inovar é algo muito difícil pra eles…

  • nigro

    Cada um à sua moda, fizeram boas coisas e pisaram MUUUITO na bola.
    Triste é ver as patotas de ambos os lados dizendo que foram menos piores, roubaram menos, ou ainda que seus preferidos são os salvadores.
    A história já nos mostrou que os salvadores do Brasil não passaram de patifes. De GV, JK a FHC e Lula.
    Não se criou a cultura política no Brasil. Há apenas paixão e preconceito. Não há racionalidade de pragmatismo. Aqui mesmo no blogue, basta discordar ou ser “liberal” para ser chamado de burguês, tucano, vendido, etc. Se uns tem ódio ao Lula, outros o adoram como semideus. Desnecessário dizer que nenhum está correto.
    Falando especificamente do “Principe da Privataria”(leitura obrigatória. Tem que vender na versão eletrônica também ,traduzir, fazer documentario no youtube), realmente é cínico ele dizer todas essas asneiras. Incrível que ele tenha a cara de pau de negar que basicamente o modus operandi da corrupção e do poder no Brasil é o mesmo há décadas. De PC Farias a Serjão e depois Delúbio. Que piada!
    No caso do Lula, os avanços que sim, ocorreram, não poderiam ter acontecido sem o amargo remédio da economia de mãos atadas, com câmbio artificial, implementado por FHC. que deu ao Brasileiro ao menos a ideia do valor do Dinheiro. Sem isso NADA funcionaria, não seria possível criar bolsas ou o escambau. Mas Lula prefere ignorar a pouca coisa que prestou.
    Ora os um pouco mais velhos lembram muito bem do caos que era a nossa vida na época da correção monetária e das remarcações de preços. O Livro do Palmério Dória, em um dos capítulos finais, lista lado a lado indicadores econômicos Lula x FHC, onde o primeiro “dá um banho”. Mas dentro de uma análise de contínuo, deveriamos colocar também uma outra coluna, Sarney-collor-itamar. Mas ficaria difícil, pois naqueles tempos sombrios duvido que sequer tivéssemos dados para colocar nas nossas planilhas. Naqueles tempos sombrios nem excel teríamos!
    Nesses tempos de PT x PSDB tá cada vez menos interessante ser brasileiro.

  • Meg Santos Souza

    FHC me dá nojo, repulsa.. e a sua boçalidade me envergonha!!!!!! Para mim a opinião do pipoqueiro da esquina ou do gari da rua, assim como de qualquer ‘rameira’ valem mais do que qualquer relinchar de FHC, que me perdoem os úteis jumentos!!! Cala a boca FHC, morto não fala!!!!!!!!!!

  • Apolônio

    Nestes tempos sombrios e estranhos, falta ao mundo um líder, um símbolo, uma imagem. Quer queira, quer não, já tivemos isso no passado , no século vinte, não faz muito tempo, Roosevelt, nos Estados Unidos, Charles de Gaulle, na França Churchill, no Reino Unido. Temos que avaliar essas figuras com respeito e que para sua época incutiram fibra e coragem para seus povos daquela época. Analisando mesmo hoje com outras lentes, vemos quanta coragem esses homens tiveram. Símbolos , figuras fortes e carismáticas são essenciais à espécie humana, em qualquer fase da evolução humana, mormente na política. Pois, é a política em seu sentido maior, de bem estar para população e nação que através de seu povo, somente ele,, é que vai valorar quão um presidente, ou um líder, faz em benefício dessa nação. Aí entra nossas figuras históricas, no nosso imenso Brasil. Homens também, apesar de falhas, como qualquer ser humano, em qualquer país do mundo, deixaram as suas marcas, citamos: Getúlio Juscelino e Lula. Todos carismáticos, digo, pois isso, não é uma qualidade para qualquer político aqui e no mundo, os citados acima durante a guerra possuíam carisma e carregava isso com toda sua simbologia para seu povo. Três líderes brasileiros, três pessoas carismáticas, três pessoas carregadas de símbolos, que levaram o Brasil a diversas conquistas. Por isso, digo, e repito só o povo, só a massa, tem condições reais e emocionais de avaliar a importância desses homens carregados dessas qualidades. Qualquer análise acadêmica, ou de qualquer pessoa metida a entender alguma coisa, jamais entenderão .esses personagens, pois os mesmos estão na alma do povo. Isso ninguém captura. Volto a dizer que Lula é um gênio ! Tem carisma, tem inteligência, tem argúcia na política, faço aqui uma observação, que diferencia dos dois grandes brasileiros citados acima, sem desmerecê-los, Lula, parece que desenvolveu uma grande qualidade que está faltando na humanidade, chama-se, ” sentimento “. Seu governo, foi entrecortado de decisões e feitos, baseados no ” coração “. Acho que a humanidade, precisa desenvolver esse sentimento, de apiedar-se das pessoas e de seus semelhantes.

  • fabio

    essa carga dos Perrellas por certo era dividida com FHC, Aecio e Serra, todos doidao! Nao sabem o que falam, sao os 3 mutreteiros da politica brasileira.