Vote no PT porque é o único partido que responde por seus atos

Opinião do blog

 

Apesar de todas as melhoras que o Brasil experimentou ao longo de mais de uma década sendo governado pelo PT, há muita gente que se recusa a reconhecê-las. Tudo que ocorreu de bom no país nesse período é creditado ao governo federal do PSDB (1995 a 2002), enquanto que tudo de ruim que ocorreu a partir de 2003 é debitado só ao PT.

Este post tem como ponto central uma questão política, mas, antes de discorrer sobre ela, vale a pena dar um exemplo de como política e economia andam muito mais juntas do que se pensa. E, de quebra, explicar uma questão sobre a economia que muitos não entenderam.

Na edição de terça-feira (25/3) do Jornal da Globo, o comentarista de economia Carlos Alberto Sardemberg deu um bom exemplo dessa retórica maniqueísta e manipuladora da mídia. Ele falava sobre a ausência de turbulência no mercado financeiro após o rebaixamento da nota do Brasil pela agência americana de classificação de risco Standard & Poor’s.

Veja trecho da locução desse comentarista:

—–

“(…) Em economia, você leva tempo para construir as coisas e leva tempo, também, para estragar. Vejam, por exemplo: o Brasil entrou num novo regime monetário, num novo regime de estabilidade, a partir de 94 com a revolução do real e a sequência de reformas econômicas. Só em 2008, portanto 14 anos depois da introdução da nova moeda, é que o Brasil ganhou o grau de investimento (…)”

—–

Não houve turbulência no mercado financeiro com o rebaixamento da nota do Brasil por apenas uma das três principais agências de classificação de risco (Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch Rating) que elevaram a nota brasileira a partir de 2008 para a “zona de risco” conhecida como grau de investimento – que atesta que o país que detém tal nota não oferece risco de calote – porque esse rebaixamento está sendo visto mais como político do que como produto de maiores problemas na economia do país.

Os analistas de mercado entenderam o rebaixamento da nota brasileira como “um aviso” de setores do mercado financeiro internacional para a presidente Dilma Rousseff. Que aviso é esse? É para que o governo volte a produzir um superávit primário em torno de 3% do PIB.

Superávit primário, vale explicar, é o que o Brasil corta de seu orçamento com Saúde, Educação etc. e reserva para pagamento de suas dívidas internacionais.

Enfim, como o governo anunciou recentemente que em vez dos 3,1% do PIB exigidos pelo mercado irá cortar “apenas” 1,9%, a Standard & Poor’s decidiu dar esse “aviso” de que se o Brasil não se submeter aos ditames do mercado poderá perder o grau de investimento.

Mas para que serve o tal grau de investimento? Por mais que muitos digam que as agências de classificação de risco não servem para nada porque estão desacreditadas pelos muitos erros que já cometeram, o aval delas serve para baratear os juros que o Brasil ou que empresários brasileiros pagam em empréstimos contraídos no exterior.

Contudo, a exigência de que um país que tem quase 400 bilhões de dólares de reservas economize mais algumas dezenas de milhões de reais para atingir o percentual de superávit primário exigido pelos mercados, chega a ser ridícula.

Por isso não houve turbulência nos mercados, ainda que Sardemberg tenha dado uma explicação marota de que o rebaixamento brasileiro já estaria “precificado”, ou seja, que o Brasil já estaria pagando mais juros por economizar menos para pagar suas dívidas.

Tudo besteira. Na mesma semana do rebaixamento pela S&P o Brasil fez captações no exterior com os menores spreads (taxas de risco) de sua história.

Mas voltemos à questão política, porém ainda nos mantendo no comentário de Sardemberg no Jornal da Globo. Sua tese sobre o grau de investimento atingido em 2008 ser produto do plano real é uma piada. Ele simplesmente pulou a história brasileira entre 1998 e 2002, quando o Brasil literalmente quebrou.

Omitiu que a barbeiragem de Fernando Henrique Cardoso na economia provocou em 1999 uma fuga de capitais que praticamente reduziu pela metade o valor do real e deixou o país sem um centavo de reservas cambiais.

Sardemberg omitiu, por exemplo, que o risco-Brasil, hoje em torno de 200 pontos, com FHC chegou a 2436 pontos.

Ou seja, ao dizer que o grau de investimento concedido pelas agências de classificação de risco é produto do governo FHC, o comentarista da Globo contou uma das maiores piadas sobre economia da história recente do jornalismo econômico.

Menos insensato teria sido Sarndemberg dizer que as vitórias conseguidas pelo governo Lula na economia ao longo da década passada foram postas em risco por sua sucessora. Contudo, ainda assim estaria distorcendo os fatos.

Não houve nenhum grande problema na economia brasileira, o que houve foi uma decisão do governo Dilma de reduzir o percentual que o governo economiza para pagamento de seus compromissos internacionais. E ela tomou tal decisão simplesmente porque estamos com os bolsos cheios de dólares, mais do que suficientes para pagar toda a nossa dívida externa e ainda nos deixar com um belo saldo.

Mas o mercado, ah, o mercado… Sempre quer mais e mais e mais.

Seja como for, se a mídia, parte da sociedade civil e do espectro político se recusam a reconhecer os avanços do Brasil sob o PT, ao menos têm que reconhecer que nenhum outro partido é mais confiável no poder do que o PT.

Sim, é isso mesmo que você leu. Só o PT é confiável, quando ocupa o poder, porque só esse partido é fiscalizado pela mídia e, em caso de se envolver em algum escândalo, só esse partido é investigado de verdade pelo Legislativo, pelo Ministério Público e pelo Judiciário.

E, em caso de condenação judicial, só sendo petista ou aliado do PT para ser punido.

Neste momento mesmo podemos ver isso acontecendo. Em São Paulo, por exemplo, os governos do PSDB, entre 1998 e 2012, deixaram ocorrer uma imensa roubalheira no Metrô e na CPTM. As somas envolvidas nesse escândalo superam em muito as envolvidas no caso Petrobrás/Pasadena. Porém, o PSDB paulista consegue impedir qualquer CPI contra si.

No Judiciário, acabamos de ver o ex-presidente do PSDB e ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo saindo impune do escândalo conhecido como mensalão tucano, pois o mesmo STF que julgou petistas sem foro privilegiado no julgamento do mensalão do PT acaba de se declarar incompetente para julgar Azeredo, que renunciou para que seu processo voltasse à primeira instância.

Voltemos ao caso Petrobrás: compare, leitor, as acusações que a mídia tem feito à presidente Dilma Rousseff pelo negócio fechado com a refinaria norte-americana. Alguém viu a mídia acusar diretamente Geraldo Alckmin, José Serra e Mário Covas por terem assinado os contratos com Alstom, Siemens etc?

Claro que não. O máximo que a mídia fez foi citar que as negociatas envolvendo compra e reforma de trens e construção de estações do metrô paulistano ocorreram sob os governos desses tucanos.

Dilma, por conta de um negócio sobre o qual as provas de irregularidade ainda são inconclusivas, tem sido chamada pela mídia, no mínimo, de “incompetente”. E o mesmo PSDB que abafa CPIs em São Paulo posa de indignado no plano federal, exigindo CPI. E conseguindo, inclusive.

Ora, por que votar em um partido como o PSDB – ou similares -, que consegue abafar qualquer investigação contra si e que, mesmo sendo flagrado, escapa pela tangente?

Vejam que a mídia noticiou fartamente que 12 executivos das empresas metidas nos carteis paulistas tiveram pedido de prisão decretado, mas não disse um A sobre os políticos que negociaram com esses executivos compras ou reformas de trens e construção de estações do Metrô.

E os casos de racionamento envolvendo a esfera estadual paulista e a esfera federal? Quantas acusações Dilma e Lula sofreram por um suposto racionamento de energia que nunca ocorreu e que ninguém garante que irá ocorrer? Enquanto isso, o racionamento real de água que já ocorre em São Paulo praticamente não rendeu acusação ou crítica alguma a Alckmin na mídia.

Eis uma das razões pelas quais o signatário desta página pretende continuar votando no PT. Com esse partido no Poder, a certeza de fiscalização e de punição, em caso de comprovação de irregularidades, é líquida e certa. Já com o PSDB, pode fazer o que quiser que sempre acaba ficando impune, o que o estimula a cometer erros e atos de improbidade.

176 comments

  • Se o governo tirar do papel (da gaveta) os mais de 100 projetos que enviei, pode contar comigo se não, acho que não ( voto nulo), pois já estou ficando cansado. Seu fosse filho de algum poderoso , isso certamente não ocorreria.

    • Se você cansar, Amigo do Povo, nós, o povo ficaremos abandonados, o que , diga-se, é o que deseja uma minoria gananciosa. Ensine ao povo a importância de escolher seus representantes no Congresso, pode ser que seus projetos sejam aprovados.

    • Senhor Claudio José…

      Se a condição para você votar no PT é o Governo tirar da lixeira seus toscos projetos, então, não jogue fora seu voto, não precisa.

      Vote nos candidatos do PSDB e seja feliz. Vocês se merecem.

      • Arre!
        Obrigado, Wilson.
        Cheguei a pensar que só eu achava de extrema pobreza os “projetos” desse cara.
        Nunca falei nada por educação, mas, já que o jogo dele é este, está dito.
        O sujeito parece ter uns 12 anos de idade.

        • Scan…

          Esse Claudio José é o popular chato, o cri-cri.

          Não diz nada com nada e tem verdadeira obsessão por “projetos”.

          Na verdade seu único projeto que não foi pra lixeira é o PROJETO ATAZANAR.

          Mas é preciso dizer que esse projeto ainda não foi pra lixeira porque o Salvador ainda não “regou” a cabeça do projetista para que eu pudesse lacrar a tampa da lata de lixo.

          Grande abraço Scan.

  • Embora precisemos ter o máximo de cautela, agora já sabemos que a bombástica “pesquisa” cni/ibope é um levantamento antigo que foi requentado. Isto é que é desespero!

  • É urgente que se faça uma investigação sobre quem transacionou com ações da Petrobras nos ultimos meses. Todo esse circo que foi montado fez com que as ações da Petrobras oscilassem muito. Vender na alta e comprar na baixa é o sonho de todo o investidor na bolsa. E o sonho de todo político canalha, principalmente em ano de eleições, é proporcionar lucros para investidores sem escrúpulos retribuírem com generosas doações para a campanha e até para o próprio bolso dos canalhas.

    • Acho importante, sim. Mas seu comentário só comprova o que eu disse: com o PT há garantia de fiscalização. Tudo o que você disse que é urgente que se faça está sendo feito com urgência, a CPI já está praticamente instalada. Porém, eu quero saber de que investiguem tudo que for referente ao escandaloso caso dos trens de São Paulo, investigação que está sendo prejudicada em relação aos políticos responsáveis pelos governos nos quais fora feitas negociatas de bilhões de dólares e que não estão sendo cobrados por pessoas como você, que está exigindo investigação só do partido ao qual se opõe. Eu defendo que se surgiram dúvidas quanto ao negócio e querem abrir CPI, mesmo sendo um circo político-eleitoral que façam. Contudo, investigar só um tipo de escândalo e deixar outros impunes por serem do partido que você protege, aí não dá. Então que se faça essa CPI investigar Petrobrás, Metrô de São Paulo e CPTM. E se quiserem pôr mais investigados, mesmo do PT, tudo bem. Mas aí vamos ver pelo país inteiro, como na aliança do PSDB com o DEM em Brasília no governo Arruda e os negócios que fizeram com o Metrô. Se o PT também fez negócio com essas empresas investigadas em São Paulo, vamos investigar. Mas quero o mesmo critério para todos os lados. Eu apoio investigar o que você quiser e você apoia o que eu quero, de forma que ambos iremos querer investigação de todos, fazendo críticas iguais a todos. E não tem essa de que escândalo do partido que defendo é menor do que o do partido que você defende. Apuração isonômica. Total. Ah, não topa? Claro que não topa. Se todos os que vierem aqui cobrar investigação o fizerem para todos, citando um por um com a mesma contundência, com a mesma indignação, com essa mesma pretensa ira santa, ah, aí eu tô dentro.Enquanto vierem aqui falando só do PT, vou entender que não falam sério. Ora, investigação do PT ocorre todo dia na mídia há uma década. Não preciso pedir, estão ocorrendo em várias frentes. Críticas ao PT, a Dilma e a Lula não preciso pedir, pois os maiores meios de comunicação do país fazem sem parar. Então, o que peço aqui é investigação de todos. Venha passear em São Paulo. Conheça nosso maravilhoso metrô e depois leia sobre as negociatas. Eu quero apuração disso tão severa e com tantas críticas quanto ao caso Petrobrás. Ah, e ainda há, aí, um tal Porto de Suape, em Pernambuco…

      • Se o PT quer investigar os trens de São Paulo, pra dar o troco na CPI da Petrobras, q peça e aprove uma CPI pra isso! Aproveite e investigue os trens de Porto Alegre e BH…

        O q não dá é pra querer confundir tudo pra prejudicar a CPI q vai investigar o escandaloso negócio da refinaria de Passadena…

        PT confiável?

        Vc só pode estar brincando!

        A propósito, não voto, nunca votei e nunca votarei no PT!

        • Estâ provado que gente como você fala em ética da boca pra fora. Por que “se o PT quer investigar”? Vocè deveria querer, se estivesse preocupado com a ética. Não, vocês tucanos só querem investigação de um ulado. Por isso nas pesquisas de intenção de voto não crescem. Todo mundo percebe que não são alternati a a ninguém

          • Bom, na ultima eleição presidencial nem “fomos” tão mal assim: 45% dos eleitores pensaram como eu e queriam o PT fora do poder!

            Sobre investigar todos os escandalos, acho perfeito!

            Contanto q não se misturem as coisas pra não dar em nada…

            Se o PT achava q deveria investigar o escândalo do metrô de SP, pq não pediu uma CPI anteriormente?

            É clara a intenção petista de “dar o troco” e embolar tudo pra não dar em nada!

            Sobre eu ser tucano, vc se engana…

            Sou apenas anti-petista!

          • 45% ainda é menos do que 55%, que eu saiba. E o candidato dos 45% depois perdeu para um novato em sua base eleitoral. Mais uma demonstração de que você só se preocupa com corrupção se for do PT. Diz “se o PT quer investigar” quando deveria querer você a investigação. Ao se dizer apenas “antipetista” mostra que aceita qualquer coisa que lancem contra o objeto do seu ódio independentemente de ser verdade ou não. Vai ser difícil conseguir alguma coisa com tanta cara-de-pau. Acha que seus adversários estão mortos. Subestima os adversários. Esse é o erro que os derrota há uma década

          • Bom…

            Lula, antes de conseguir vencer, perdeu por 13 anos!

            Vc acha q o PT vai ficar na Presidencia pra sempre?

            Lamento te dizer q não vai!

            Sobre a minha “cara de pau” e o meu “ódio”, isto é apenas a sua opinião… Longe de ser um fato!

            Assim como é apenas a minha opinião achar q vc é exatamente como vc me vê: cara de pau por defender os corruptos do PT e cheio de ódio por abominar tudo q não seja petista!

          • Eu não abomino tudo que não seja antipetista, só quero que todos os políticos sejam tratados com o mesmo rigor. Alias, vamos descobrir se esse nome e email são verdadeiros. Seria bom achar um tucano que vem aqui com o nome verdadeiro.

          • Outra:

            Se vc não agisse de má fé teria visto q eu nãoe posicionei contra qualquer tipo de investigação sobre qualquer escândalo…

            Apenas me posicionei contra o jogo do PT de misturar assuntos q não tem qualquer relação com o único objetivo de fazer com q a CPI da Petrobras não dê em nada!

            Quer investigar o q quer q seja?

            Perfeito!

            O Governo tem maioria no congresso e não terá a menor dificuldade fe aprovar uma CPI pra isso!

            Mas…

            Ainda não entendo pq o PT, tão preocupado em investigar os escândalos dos outros, não pediu essa CPI há tempos?

            Ética q se molda de acordo com a conveniência política é engraçado, né?

        • Quer saber se meu nome é verdadeiro!?

          Pra q?

          Comento no seu blog há alguns anos…

          Já devo ter tido uns 500 nomes, emails e IPs diferentes!

          Vc costuma censurar e bloquear quando seus argumentos acabam, e isso me obriga a mudar o nome, mas nunca mudei minhas opiniões!

          Sendo assim, esqueça meu nome… Atenha-se ao q eu escrevo!

          • Bem, isto explica muita coisa…
            Ah Sergio, um detalhe que vc deve não ter notado; quem não quer CPI sobre qualquer coisa que não seja contra o PT é principalmente o PSDB.
            Quantas CPI’s foram barradas na câmera de SP só em 2013? Dá uma pesquisada, vc vai ficar surpreso. Aproveita e observa quem foi que barrou as investigações.

            Quer uma dica?
            Continua trocando IP que esta mais de acordo com o teu perfil.

        • Aprenda definitivamente uma coisa,vc não é antipetista,vc é anti brasileiro,o que é uma coisa bem diferente,porque certamente faz parte da quadrilha do PSDB.Alias ao PSDB so sobrou ataques à Petrobras e propostas para continuar melhorando a vida dos brasileiros,nada.Bem em se tratando de um partido de entreguistas,corruptos e bandidos,isso não é de se espantar.

        • Que bom saber que você não vota no PT.
          Noticia, que deixará Dilma sem dormir.A diferença de votos é tão grande que não faz falta.

        • Ai é que vc se engana quem manda na CPI é o PT e ele vai investigar os políticos CORRUPTOS que o senhor elege. A ALSTOM E SIEMENS já foram punidas pela corrupção em SP do trensalão TUCANO em seus países de origem entretanto no Brasil onde distribuiu propina para os tucanos todos os criminosos estão impunes. Como o alckimin não deixa passar uma CPI na Assembleia de SP, então que o Congresso investigue esse escândalo mundial.
          Eleitor de tucano corrupto é tão corrupto quanto.

  • Prezado Eduardo, você disse:
    “Os analistas de mercado entenderam o rebaixamento da nota brasileira como “um aviso” de setores do mercado financeiro internacional para a presidente Dilma Rousseff. Que aviso é esse? É para que o governo volte a produzir um superávit primário em torno de 3% do PIB.
    Superávit primário, vale explicar, é o que o Brasil corta de seu orçamento com Saúde, Educação etc. e reserva para pagamento de suas dívidas internacionais.”
    Lendo atentamente o que você disse acima, em um bom português isso chama-se CHANTAGEM. Esses agiotas internacionais juntando-se aos nacionais estão chantageando o governo brasileiro, com toda a cumplicidade da nossa grande mídia.
    O comentarista a Globo não disse a desgraça está dentre outras coisas na Lei de Responsabilidade Fiscal que veio pronta do FMI e FHC negociou com o nosso legislativo a sua aplicação. Com essa lei os banqueiros têm preferência no recebimento dos seus empréstimo. Após pago aos rentistas/parasitas, o que sobrar, se sobrar é que será aplicado em políticas sociais. Como a política macroeconômica do governo FHC é totalmente diferente da do governo do PT, o Brasil teve um grande desenvolvimento econômico com o PT, por isso pagou suas dívidas internacionais de curto prazo( FMI e Clube de Paris) e sobra dinheiro para as políticas sociais.
    O que o comentarista da Globo não disse é que a agência chinesa Dagong Global Credit Rating tem o Brasil como nota A-.Com isso o nosso pais está tres patamares acima da avaliação feita esta semana pela
    agência americana.Não esqueça que a China alem de fazer parte dos BRICS é quem tem hoje as maiores reservas mundiais e os EEUU são os maiores devedores do mundo junto à China.
    Esta é mais uma prova de que a grande imprensa é contra o Brasil e está a serviço daqueles que nos oprimem.
    Tambem voto no PT. Dilma no 1° turno.

    • Saudações conterrâneo/todo(a)s!

      Valdir, poucos no Brasil sabem da real finalidade da lei de responsabilidade fiscal… No início do reinado neoliberal pelo mundo, muitos países como o Brasil tiveram que criar esta absurda lei(cada país com a sua similar) cuja mídia em geral tratou de esboçar como sendo um marco para controlar os gastos públicos, moralizar… Simples e perfeita a sua colocação acerca, e os banqueiros/capital financeiro seguiram aquele adágio popular muito falado aqui na Bahia: “farinha pouca, pirão meu primeiro… Estes são criminosos que hoje solapam o mundo, privando de saúde, educação, segurança boa parte de sua população, e é pra eles que boa parte da grande mídia trabalha, não só no Brasil, mas lá fora também.

      Abraços,

      Domingos

  • Eu, acima assinado, voto no PT porque ele é o único partido que responde pelos seus atos. Perfeito, Eduardo. Muito bom artigo. Quero acrescentar que deveríamos pela mesma lógica fazer uma campanha para ninguém votar no PMDB, porque ele representa o que existe de pior na política brasileira. Não que os outros partidos, todos inclusive o PT, não façam a política do “é dando que se recebe”, a política do balcão de negócios, a que confunde o público com os interesses privados e mesquinhos. Mas é necessário escolher adequadamente um símbolo. Toda campanha tem que ter palavras de ordem simplificadas. O PMDB se presta à perfeição para esta campanha, historicamente ou na atualidade: “quer mudar a política no Brasil? Não vote no PMDB”. Mesmo se o PT apoiar alguém do PMDB, como fará vergonhosamente no Rio e para perder, tendo lá um bom candidato do próprio partido. Eu não votaria no PMDB nem mesmo se apoiado pelo PT, como pode ocorrer no segundo turno para governador de SP se o Padilha não emplacar. Questão de princípios. Se o PT não quer ter princípios, e ele não tem mesmo, pois responde pelos seus atos porque é constrangido a isso pela oposição, pela justiça e pela imprensa velha, não sejamos ingênuos: eleição é a época em que os partidos fazem as alianças mais sem-vergonhas. Nós eleitores, temos a liberdade de dizer não. Não ao PMDB como forma simbólica de mudar a política no Brasil.

  • Sem dúvida, Edu!!!
    Aqui no estado de São Paulo é muito importante que o PT ganhe a eleição, também!
    A ditadura tucana tem de acabar e, o ETERNO, inquilino do Palácio dos Bandeirantes tem de ficar desempregado de vez.

  • Meu voto também é no PT.

    Porém, entretanto, contudo, todavia,

    Fico pensando o que acontece com o PT,

    Que apanha igual mulher de malandro da mídia, da oposição,

    E não reage nunca.

    Não politiza o povo.

    Não traz a discussão pra sociedade, etc e tal.

    Meu dia é ficar aguentando gozação dos reaça e

    mostrar pros ignorantes políticos a manipulação, etc e tal.

    • Qual deles morrerá na cadeia? Suponho que se refira a assassinato, pois todos cumprirão regime semiaberto e dem estar livres deste também em cerca de um ano. Agora, você mostrar que sua “ética” é só para os inimigos só reforça meu texto

        • Negativo. Eu já disse que toda a mídia e a Justiça já estão em cima do PT e que não me oponho desde que essa fiscalização seja igual pra todos. Se houvesse isonomia estaria cobrando a todos, PT, PSDB, todos

          • Aonde você leu que imprensa tem que usar a premissa da isonomia???? pelo que sei existe lado!!! cada um tem o seu, pelo que se sabe tem até imprensa que recebe soldo do governo e de partido pra defender corrupto.

          • Então estâ confessando que a grande mídia tem lado, o do PSDB? Concordo. Sobre sua acusação, é leviana, vinda de alguém que se esconde no anonimato para fazer acusações irresponsáveis

          • Savio, sei q vc não consegue deixar de ser babaca…

            Então, vou te dar 5 segundos de atenção!

            Acabou seu tempo!

        • Você é o anti-petista?
          Só isso.
          O motivo por certo não sabe, mas deve ser por se guiar pela mídia.
          Pessoas com personalidade fraca, são fácies de ser monitoradas.

          Anti-petista., Esta é nova.

  • Foi exatamente isso que eu escrevi em um carta endereçada aos meus amigos e conhecidos no segundo turno da eleição em 1989, quando comecei a votar no Lula, conclamando-os a também votarem no Lula. Eu disse em minha carta na época que o PT seria o governo mais fiscalizado da história do nosso pais, pois eu não tinha como saber que além de ser o mais fiscalizado o PT seria o governo que mais sofreria com difamação, calúnia e injúria. Não me arrependo de ter dado o meu voto no 2º turno para o Lula, o do 1º tinha sido para o Leonel Brizola, e desde então tenho votado no Lula e no PT em todas as eleições depois de 1989, e agora na Dilma e continuarei, porque quando olhamos para os adversários o que vimos é um mar de mediocridade, oportunismo em todo mal sentido do termo, mau-caratismo, hipocrisia, cinismo e por aí vai no sentido de tudo de ruim que há no ser humano egoísmo, orgulhoso, arrogância, por isso devemos continuar votando no PT, porque só ele se fizer uma coisa errada será punido. E para finaliza os adversários são um bando de preguiçosos, incompetentes que querem privatizar e entregar tudo para terceiros, ou seja, eles não querem governar, o que eles querem e gerir a roubalheira, e enriquecerem as custas do pais e do povo brasileiro, tornado escravo. O que eles fazem é se oferecerem a quem pagar mais para que eles possam ser os novos Feitores e capitães do mato do BRAZILl (deles) e da PETROBRAX (deles).

  • Edu, perfeito seu texto. também continuarei votando no PT pois como você explicou somente o Partido dos Trabalhadores é fiscalizado, investigado e quando surge a “oportunidade” é condenado antes de ir a um tribunal de fato, pois quem fiscaliza, investiga e condena antes é a Grande Mídia comandada pelas Organizações Globo através de seus veículos. Jamais votarei nestes partidos P$DB, DEM, PP$, PMDB e os outros que um motivo ou outro são aliados destes conforme você explicou no texto.
    O outro ponto que você explicou, no tocante ao superávit que o mercado quer que economize 3,1% e enquanto o governo decidiu por 1,9% através de cortes da Saúde e Educação me pergunto por que o governo não escolhe outras áreas para cortar e assim destinar ou manter a parte que cabe a estas duas áreas? ou será que é uma exigência dos mercados internacionais que os cortes devam ser especificamente e estritamente nestas áreas importantes para um país??? sou leigo, por isso pergunto, se você Edu ou outro comentarista souber me responder, ficaria muito grato, mas pensando com os meus botões desconfio o motivo de se cortar justamente nestas áreas.

  • Eu só fico esperando a direção em que o PIG e a oposição forem para que eu possa ir para o outro lado. Esses ataques esquizofrênicos do PIG e da oposição contra o PT, desde sempre, só fazem reforçar o meu voto no PT. É Dilma de novo. “Eles passarão, nós passarinhos”.

  • Eduardo e aos demais olhem este video do I Seminário de análise da política macroeconômica brasileira.

    Eu sei vão ter preconceito e má fé pela minha dica, mas não é o que pensam,
    Pelos palestrantes você poder ver:

    Economista do IPEA, Doutor Mansueto Almeida.
    O ex-secretário de política econômica do governo Lula, Marcos Coimbra.
    O atual Secretário de Política Econômica, Márcio Holland.

    Coloco o link da terceira parte em diante para ir direto ao assunto.

    https://www.youtube.com/watch?v=wc3rdGrP28g

    https://www.youtube.com/watch?v=cRMtIkgfazw

    https://www.youtube.com/watch?v=PDEQldjr9YQ

    https://www.youtube.com/watch?v=K329nqj21u4

    https://www.youtube.com/watch?v=2jvRNL4Cynw

    https://www.youtube.com/watch?v=rPlD7vhsvBc

    https://www.youtube.com/watch?v=DcMTLFnFP7k

  • “Seja como for, se a mídia, parte da sociedade civil e do espectro político se recusam a reconhecer os avanços do Brasil sob o PT, ao menos têm que reconhecer que nenhum outro partido é mais confiável no poder do que o PT.

    Sim, é isso mesmo que você leu. Só o PT é confiável, quando ocupa o poder, porque só esse partido é fiscalizado pela mídia e, em caso de se envolver em algum escândalo, só esse partido é investigado de verdade pelo Legislativo, pelo Ministério Público e pelo Judiciário.”

    Perfeito Eduardo!

    Sempre digo isso para os tapados com quem tento argumentar. Na verdade estou começando a achar que mais tapado sou eu em tentar dialogar com esses descerebrados que não conseguem ver isso e só replicam o que seus gurus midiáticos facilmente lhes enfiam na cabeça, por mais que lhes diga para procurar informação para saberem que as mazelas que tão escandalizados apontam hoje, já ocorreram antes e em doses muito maiores, mas que o avanços sociais atuais são incomparáveis.

    Sempre digo que nenhum partido foi tão vigiado na história política brasileira pela mídia, por outros partidos e pela sociedade como o PT!

    Que, além de os governos anteriores já terem a proteção da velha mídia quando detinham o poder, esse meio de informação distorcido e tendencioso era o único de que se dispunha!

    As possibilidades da internet e das redes sociais passaram a existir durante o governo do PT, com seu lado bom, que é a disponibilidade de outras fontes de informação que não as dominantes e tendenciosas de antes, e o ruim, que é aquele que permite hordas de verdadeiros criminosos bombardeiem os incautos com calúnias e mentiras, só pra citar um exemplo, o velho e-mail da fortuna de Lula na Forbes, entre outras!

    Mas, mesmo assim, é só entrar no acervo on line de um desses jornalões e buscar edições durante o Governo FHC e ir vendo os dias, os anos, e passar pelo governo petista. Só um desonesto intelectual não perceberá, primeiro, que muito do que esses mesmos denunciam já fizeram antes. Segundo, a diferença de tratamento, a agressividade e a busca pela vilanização do atual governo.

    É incrível que não se deem conta de que um retrocesso, com a volta de alguns, ou a eleição de novos apadrinhados da mídia representará o estabelecimento do “país das maravilhas”, onde o sujeito comum, o povão, vai comer bosta, vai sentir o gosto, mas nas manchetes vai ver tudo muito bonito!

    É preferível uma denúncia, ainda que algumas inventadas, por dia, do que nunca mais ter a menor noção do que acontece, da verdade!

  • Edu! voto PT desde 1989!!! foi a luta para ajudar na reeleiçao do Presidente Lula em 2006…..que fizemos nossa aposta nesses Blogs e outros no auge do mensalao em 2005:PHA.Tijolaço e Amigos Pres Lula…. Cidadania e outros! 09 anos de luta civica!! este ano nao sera diferente: cobrar a melhoria na comunicaçao do governo…..expor as conquistas desses 10 anos……dar Muniçao na Defesa da Petrobras…..vamos a luta!!!
    a Blogosfera Unida faz o pig…correr!!!

  • Pois é, FHC provocou um apagão (racionamento) de energia que durou UM ANO e custou ao país R$ 45 BILHÕES, no mínimo. Mas a culpa foi da Natureza, segundo nossa gloriosa mídia. Detalhe: na época do apagão, Zé Serra era ministro do… planejamento!

    Geraldo Alstom, Zé Serra e Mário Covas não têm nenhuma culpa do propinoduto do metrô e dos trens (CPTM). A culpa toda é da Siemens, segundo a carcomídia. No máximo, também de alguns “funcionários”, mas JAMAIS dos líderes tucanos.

    Haverá um severo racionamento de água em SP. Os técnicos advertiram o governador Geraldo Alstom do colapso do Sistema Cantareira, DESDE 2009. Mas a culpa, segundo a mídia golpista, é da Natureza.

    Sardenberg, marotamente, saltou 4 anos em sua retrospectiva. Justamente os quatro anos do desastre tucano. O Brasil quebrou. Mas a culpa foi da crise no México. Ah, tá!

    Até Delfim Netto, ex-ministro da ditadura, mostrou a verdade. Numa entrevista ao portal Terra, ele apontou os fatos:
    ” Terra Magazine — Qual a diferença entre o crescimento dos governos Lula e FHC?
    Delfim Neto — A diferença é completa. O Fernando Henrique entregou o Brasil falido. Todo mundo se recusa a entender esse fato; em 2002, o Brasil estava (em tom enfático) fa-li-do. Estava com déficit, a exportação crescia 4% enquanto a divida crescia 6,5%. Tinha US$ 17 bilhões de reservas e tinha feito uma bela duma …. dum apagão em 2001. E não satisfeito, fez a crise externa em 2002…”
    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2673245-EI6579,00.html

    Por isso, digo: votar no PSDB é garantia de desastre, com a mídia sendo cúmplice.

  • Sabe Edu, eu acredito que a direita não está muito preocupada com a vitória da Dilma.
    Isto porque sabem que com os candidatos que possuem é até mesmo uma missão ingrata promovê-los.

    Eu acredito que o medo reside na grande possibilidade de perderem Minas e São Paulo.
    Aí é que mora o perigo.

    A luta continua.

    Abs.

    • Também acho isso, Ponciano. Os tucanos estão se borrando de medo pois estão na iminência de perder os seus reinados em SP e MG. Alckmin está querendo até declarar a guerra da água contra o RJ. Parece que vão recorrer até a Justiça para ver quem ganha a peleja. Tudo isso para encobrir a incompetência tucana em administrar SP, pois sua “eficiente” SABESP não fez a devida lição de casa no que tange a investimentos para ampliar o Sistema Cantareira, a fim de se prevenir contra épocas de estiagem que estamos enfrentando agora. E ainda existem eleitores que querem Alckmin de novo? Vão ser masoquistas assim na China. Eu quero mais é Padilhar em São Paulo e Dilma de novo junto com meu povo. Xô psdbostas! PSDB NUNCA MAIS!

  • Edu, ultimamente tenho lido seus posts incessantemente, e devo dizer que você tem ótimos argumentos em tudo o que li até agora. (Ainda bem que os artigos antigos estão aqui para isso). Seu argumento de voto no PT é realmente imbatível!! Não votarei no PT porquê estou te seguindo (mesmo sabendo que virei seu fã a partir do momento em que encontrei outro colega anti-mídia), mas sim porquê os fatos são reais. Todos à minha volta melhoraram de vida, inclusive na minha cidade Uberlândia. Há momentos em que o SINE está vazio, as empresas estão se digladiando para pegar os empregados uns dos outros. Tá certo que esta cidade tem sua cota de problemas, mas afinal, quem ou o quê não tem problemas?
    De qualquer jeito, assim que eu me deparar com algum anti-PT, eu já tenho bons argumentos, obrigado por este este post e por todos os demais. Saúde para toda a sua família!

    • E o pior Dimas, é que não vemos nenhum político do PSDB ser punido. Vide o caso vergonhoso do Azeredo. Agora que o caso vai para a la. Instância de MG alguém acredita que ele será julgado lá? Vão deixar prescrever. Simples assim.

  • É verdade que o PT é o único partido investigado quando surgem acusações e que por isso é confiável.

    Porém o julgamento das denúncias contra o PT resulta em injustas aberrações jurídicas e isso é revoltante.

    Voto sempre no PT porque também é o único que investe na redução da desigualdade social, maior chaga do país desde a sua colonização.

    Infelizmente, mesmo diante de fatos tão claros como os citados, a mídia ( principalmente a TV, cujo alcance é avassalador, e que parece ser uma concessão pública VITALÍCIA ), conseguiu o apoio popular para o golpe de 64, conseguiu eleger Collor, conseguiu colocar na cadeia, sem provas, petistas da cúpula, consegue manter Dirceu em regime fechado, embora tenha sido condenado a semi aberto, abafa todas os escândalos da oposição ( vide Privataria Tucana, O Príncipe da Privataria e o Operação Banqueiro ) e, todas e quaisquer denúncias contra os tucanos, conseguiu turbinar as manifestações de junho para tentar derrubar o governo e vai conseguir levar as eleições deste ano para o 2º turno, sempre através de manipulação de massa e dificultar ao máximo a reeleição da Dilma.

    Sem falar no escândalo do sumiço na Receita Federal da dívida da Globo. ( Cadê o DARF ? )

    E o do helipóptero dos Perrella ? Se fosse um petista pego com um cigarro de maconha…

    E os HC do Dantas?

    • Não está satisfeito com sua agremiação??? mude!!! ache uma que não é tão corrupta quanto, ou faça como eu pregue a destruição dos políticos e tudo que eles representam.

      • És um analfabeto Político
        “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
        O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”
        Bertolt Brecht

        • Bom, muita coisa concordo com voce pois Dirceu, Genoino ,sarney,lula e dilva só estão ai por que tem um monte de analfabeto não só político como analfabeto que não conhece a história do mundo , aonde se viu que regimes assistencialistas e com viés a criar igualidade social, NUNCA deram certo e tem prazo de validade,

          “O socialismo dura até terminar o dinheiro dos outros.
          Margareth Thatcher”

          • Celso rola bosta citando a BRUXA MORREU!
            “Em 1987, a então premiê britânica Margaret Thatcher disse: “O CNA – Congresso Nacional Africano, partido de Mandela – é uma típica organização terrorista…Qualquer um que pense que ele vá governar a África do Sul está vivendo na terra do faz de contas”.

            Entre congressistas britânicos, a opinião sobre Mandela era ainda pior. “Quanto tempo mais a premiê vai permitir ser chutada no rosto por este terrorista negro?”, questionou o parlamentar conservador Terry Dicks após Mandela recusar um encontro com Thatcher em Londres, em 1990. Seu colega de partido, Teddy Taylor, foi ainda mais enfático em seu repúdio: “Nelson Mandela deveria ser baleado”.

            Recordemos ao rola bosta celso que a Historia não acabou:
            Prefiro Marx atual como nunca:
            Marx havia sentenciado qual seria o destino do capitalismo ao seguir a linha que em meados do século XIX insinuava com perfeita clareza: a concentração do capital em poucas mãos produziria um mundo onde apenas um número muito pequeno de pessoas teria o maior número de riquezas, ao passo que o sistema não poderia seguir o ritmo de seu próprio crescimento desproporcionado. A quantidade de riquezas produzidas e o contínuo aumento da população não permitiriam o desenvolvimento igualitário de todos os indivíduos, ao que se somava o fato de que o ritmo de crises cíclicas acabaria aumentando com o tempo até chegar ao ponto da inevitável queda do sistema.

            Marx na sua monumental sabedoria acertou:

            Grupo dos 85 mais ricos do mundo tem riqueza igual à dos 3,5 bilhões mais pobres

            Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/grupo-dos-85-mais-ricos-do-mundo-tem-riqueza-igual-dos-35-bilhoes-mais-pobres-11355568#ixzz2xLjB2neS

      • DEM é o campeão da corrupção. PSDB está em segundo.

        Nessas eleições, mudar? Votar no senador Aébrio Neves, aquele do helicóptero? No Dudu Campos e Marina Itaú, que cospem no prato em que comeram? Francamente…

        Aliás, só pra lembrar:
        1) economista chefe do Itaú disse que a “solução” para o Brasil é o governo provocar desemprego;
        2) O Itaú apoia Marina.
        Conclusão: só vota em Dudu e Marina quem é a favor de desemprego e recessão.

      • Caro Celso
        Fazer como você? Pregar a destruição dos políticos? Como assim? Você também não é um ser político? O dizer não ser político, já é um dizer político.
        Claro que grupos políticos, cujas idéias devem ser mesmo desprezadas e destruídas. Eu, por exemplo, sou totalmente contrário ao que você fala e acho ainda, muito perigoso, bem ao gosto do que há de mais direita. Eles pregam isso, e dizem que não são políticos, é o que há de mais sujo, mais selvagem.
        Saudações

  • Excelente texto.

    Realmente o PT foi o partido mais investigado da história. E dos podres que apareceram- que certamente foram apenas a ponta do iceberg, como para qualquer partido- foram punidos parcialmente, o que é muito em termos de Brasil. Assim, vale a ressalva de que seria muito otimismo achar que qualquer partido político efetivamente responda por seus atos. Foi um fato isolado-o mensalão- não vai mudar a cultura de nada nem ninguém. E a julgar pelo contínuo aparelhamento estatal pelo partido, pode ser que essa sujeição às investigações seja abrandada.

    Certamente não votarei no PT. E não é pelo fato de ser inerentemente corrupto, como todos os demais partidos do Brasil, mas por não achar necessária a esquerdização bombada por impostos e mais impostos, e pela mania de centralizar em si as virtudes, que não são suas e sim dos indivíduos.

    Não vejo o PT falar em mercado, empreendedorismo… . E não falo de banqueiros, mega-investidores… Falo do cara que abre uma padaria, uma academia e depois expande abre mais unidades. Do “moleque” que inventa um videogame para celular. De uma página na internet (poderia ser essa aqui por que não?). É o empreendedor que gera empregos. Que compra do fornecedor, que dá estágio para trainee…

    Essa política de “pick the winner”, coisa de capitalismo de estado só favorece os “amigos do rei”. Eike Batista que o diga.

    • Nigro…

      Se quem gera empregos é o empreendedor e não a política desenvolvimentista do Governo Federal, então, porque os empreendedores não geraram os milhões de empregos, que estão impulsionando nosso País, à época de FHC, Collor e Sarney?

      Ah, já sei! A maioria dos empresários é petista e só se interessa em empreender se o governo for do PT, né?

      Vai ver a ditadura comuna invadiu a FIESP, a CNI, a Fecomércio, o Sinduscon…

      Carai! Esse pessoal do PT é foda, hein?

      Logo isso aqui vai virar uma Coréia do Norte e os homens vão ter que cortar o cabelo igual ao do Lula e as mulheres terão duas opções para cortes de cabelo: igual ao da Dilma ou idêntico ao da Dona Marisa.
      Mas a roupa está liberada, podendo ser usada de qualquer modelo ou estilo desde que seja vermelha, claro.

      • São coisas sinérgicas.

        A politica governamental deve manter o ambiente adequado ao desenvolvimento dos negócios. O livre mercado- com pontos de regulação.

        A mania de achar que por si só o governo gera alguma coisa, a tal “nunca na história deste país” é errada.
        A mania de achar que as tais bolsas possam ser motor de desenvolvimento também. Elas são uma medida necessária, mas extrema, até desesperada, pois há muita gente no Brasil passando fome. Como querer desenvolvimento a partir de pessoas com fome e analfabetas? Vislumbremos o fim da necessidade das bolsas.

        Para tanto, a política deve focar no desenvolvimento econômico de toda a sociedade e não neste modelo de pick the winner em que só os ricaços em setores importantes tem a devida “atenção” .

        Não queremos anarquia. Precisamos de um estado que arme o circo, mantenha as regulações em nivel necessário… Nós somos os atores!

        O que digo é que este governo e também o PSDB, é centralizador, estatista.

        Quem trabalha somos nós. A vontade pessoal de cada um é o motor do desenvolvimento. Governos nao são empresários.

        Ou vc quer “”tudo no estado nada fora do estado” pelamordedeus””!

        Abs

        • Errado Nigro!

          O Estado tem sim responsabilidade pela condução do progresso da Nação. Essa sua visão neoliberal de que o Estado tem que estar apartado das questões sócio/econômicas já provou ser um equívoco.
          Num País como o Brasil onde as carências são inúmeras se o Estado não intervir assegurando um mínimo de bem estar público o caos se estabelece.

          Vou lhe dar um exemplo:

          Na crise de 2009, quando o mundo praticamente estancou ante a derrocada econômica de várias potencias se o Governo Lula tivesse assumido a postura recomendada pelos “gênios” da economia conselheiros do PSDB/DEM e da mídia alienada pelo capital estaríamos, agora, amargando grave recessão.

          Outro exemplo:

          Se o governo petista fosse cópia do governo tucano, coisa que todo reaça assumido ou não gosta de afirmar, o Brasil ainda seria devedor do FMI, não credor.
          Não teríamos deixado a 13ª potencia do mundo e nos transformado na sexta.
          Se o Brasil não tivesse evoluído nesses onze últimos anos, como nunca dantes havia feito antes, nosso povo ainda estaria desempregado, sem esperança, sem perspectiva.

          O ultimo exemplo:

          Agora não estaríamos discutindo uma CPI para apurar supostos desvios da Petrobrás, até porque esta empresa nem existiria mais, em vez disso possivelmente estaríamos pagando muito mais caro pelo petróleo da “Petrobrax” e tendo que achar bom ser explorado.

          Um grande abraço de tamanduá, Nigro.

        • E reparem na data da publicação: 16.10.2013. Senão, alguns palhaços aqui dirão que se trata de matéria da época do FHC. Quá-quá-quá…

          • Carlos 10!!!

            A matéria do insuspeito G1 mata a pau.

            Você deixou o pobre Nigro balbuciando palavras ininteligíveis.

        • Pois é. Falta ver o resultado….
          E se esses empreendedores eventualmente dessem certo, ficassem ricaços, comprassem carrões, barcos e casas bonitas, fossem ao restaurante caro e não votassem no PT, o que seriam? Coxinhas?

          • Estamos falando de empreendedorismo ou de coxinhas? Não misture as estações… tomou o remedinho hoje?

          • Você escreveu:
            “Não vejo o PT falar em mercado, empreendedorismo… . Falo do cara que abre uma padaria, uma academia e depois expande abre mais unidades. Do “moleque” que inventa um videogame para celular. De uma página na internet (poderia ser essa aqui por que não?). É o empreendedor que gera empregos. Que compra do fornecedor, que dá estágio para trainee…

            Essa política de “pick the winner”, coisa de capitalismo de estado só favorece os “amigos do rei”. Eike Batista que o diga”. Roberto Marinho e outros que o digam também.

            Eu mostrei que na questão do empreendedorismo o Brasil está em segundo lugar, atrás da China. É isso. Entendeu? Se são coxas, coxinhas ou coxonas você decide.

            Please, translate “pick the winner”. Seria “pica no vencedor?”. Meu inglês é péssimo. Sorry.

          • Hoje, antes de dormir, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Ajudará bastante. E se você é daqueles que procuram comunistas debaixo da cama, cuidado. Você pode dar de cara com o Ricardão. Vá em Paz e que o Senhor te acompanhe.

          • Não. Empreendedores ricos, frequentando ótimos restaurantes com carrões, iates e etc e tal não seriam coxinhas. Seriam coxões. Claro, não é?

          • Carlos.

            Sou ateu e nao rezo. Nunca.

            Nao procuro comunistas em lugar algum. Comunistas de araque (Pc do B)são aliados do PT. Isso é passado.

            E quanton aos coxinhas(ões), vicê mostra que o prêmio pelo sucesso parece te incomodar. Melhor seria… Sei lá a Luisa Trajano, o Justus, os waltons enfim- nao tirarem proveito do seu sucesso e pagar uma GRU espontânea para o Lulla usar? Que tal?

    • Caro Nigro
      Há 32 partidos, fique a vontade.
      Fica fácil falar em empreendedorismo, num ex governo FHC, que desempregar era a meta, fica difícil falar isso, em governo do PT, onde a meta é o emprego.
      Claro que ainda há muito o que se fazer, ninguém nega isso.Mas hoje, fica muito mais fácil abrir uma padaria, do que no governo do FHC, e mesmo a FIESP, entre outros grupos empresariais, desenvolvem trabalho sobre empreendedorismo. O campo hoje é fértil para isso, coisa que não era, no período FHC.
      Como assim você não houve o PT falar em mercado? E as enes reuniões com os empresários? E o aumento do consumo, que implica em aumento de produção, que leva consigo mais novos empregos???
      Falar que o PT, não fala em mercado, não tem sentido.
      Saudações

      • Não adianta fazer reuniao com mega-emrpesários. Veja os discursos da Dona Dilma. NÓS FIZEMOS, NÓS DEMOS EMPREGOS, NÓS NÓS NÓS…

        Não há política de empreeendedorismo. Estimular, premiar, o sucesso.

        Se Steve Jobs fosse Brasileiro, adeus Iphone. Se Ford fosse Brasileiro, adeus Motor. Goodyear? Adeus pneu.
        Há raríssimos heróis por aqui que realmente inovaram.

        Aqui temos o Eike, que pega grana do rei e joga no lixo. Os amigos do rei. Pick the winner. Coisa de capitalismo de estado. Isso não é livre mercado pleno.

        Não os culpo. Veja a Luisa Trajano da famosa loja. Quem mais foi beneficiário das linhas de crédito facilitadas??? Ela tá certa em defender o governo.

        32 partidos? Se bater no liquidificador e coar não sobra nada.

        • Sei não, Nigro…

          Posso estar enganado, mas está parecendo que você aprendeu hoje esse tal de “Pick the winner”, gostou da palavra, claro, todo colonizado adora uma expressão estrangeira, principalmente se for na língua inglesa ou francesa. É chique, denota, no mínimo, muita erudição. Aliás, é bem por aí que figuras como FHC fascinam tanto pessoas levianas e superficiais.

          Até nem haveria problemas com o tal de “Pick the Winner” se após não houvesse também o “Fuck the loser”.

        • Caro Nigro

          Mas as reuniões não ocorrem apenas com os mega empresários. Mas também ocorrem com eles.
          Empreendedorismo não se faz do dia para noite, isso leva tempo, e ainda tem grandes interesses em que eles não se desenvolvam, basta ver as indústrias nacionais, na década de 70, que foram “impedidas” pelos cartéis. Um pouco que Petrobras está tentando, veja a encrenca dos megacartéis.
          Eike Batista não me é referência.
          Como mercado pleno se o próprio dito mercado, estava restrito?

          “Se Steve Jobs fosse Brasileiro, adeus Iphone . Se Ford fosse Brasileiro, adeus Motor. Goodyear? Adeus pneu.”
          Se Steve fosse brasileiro, achariam um jeito de o matar, assim como Ford, Goodyear, como ocorreu com Gouveia.

          O jogo é muito grande.
          Saudações

    • Nigro é um rola bosta ignorantes que não pensa por pura incapacidade para tal por isso reprete feito papagaio o que ouve no PiG. Um fujão do mobral.

      O Brasil esta bem porque tem um governo competente. Veja o caso do PIB, US$ 500 Bi – FHC e US$ 2 Tri – Lula. Não estamos comparando apenas números, a questão é que o PIB no fim do governo Itamar era US$ 590 Bi, 8 anos depois caiu para US$ 500 Bi. E 8 anos na era Lula subiu para US$ 2 Tri. FHC conseguiu encolher o pibinho do Itamar, enquanto Lula QUADRIPLICOU o pibinho do FHC. Por isso é tão difícil para a Dilma manter a mesma taxa de crescimento. Veja os dados no site do FMI – http://migre.me/fFZCv – Url encurtada do site do FMI. Vai lá checar depois volte aqui para dizer que isso é mentira.
      E olha que fhc so pegou crises marolinhas.

      Nigro veja seu fhc sendo HUMILHADO por Bill Clinton que o chamou de INCOMPETENTE:

      http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ
      No vídeo fhc confessa que quebrou o Brasil. Entretanto culpa a crise. Bill Clinton responde qu eo Brasil esta mal por pura incompetência do governo fhc, vez que a Bolívia e a Nigéria estavam bem estava bem não obstante a crise. HUMILHANTE!

      • Nenhuma novidade. Incluindo seu linguajar chulo. Aprendeu onde? Em casa? Cadeia? Espero que nenhum dos dois.

        Quanto ao FHC, o considero inepto. Esse video requentado é bem legal mesmo. Acho o máximo ver brasileiros medíocres serem humilhados por americanos, e tentar reponder em inglês macarrônico. Obrigado por lembrar. Tenho ele no meu facebook.

        Para continuarmos a rir, sugiro que procure os videos de Dilma falando da “caixirola”, da zona franca de Manaus e do dia das crianças. Coloca junto o audio do maluf (“estupra mas não mata”), a Marta detonando o cara que perdeu tudo na enchente, o Lula pedindo desculpas pelo mensalão.

        Quanto ao mobral, bom não preciso “brag about”. Mas o mobral pode ser uma coisa boa, para, por exemplo, o Lulla. Ele pode tentar aprender concordância verbal, plurais, idiomas estrangeiros, matemática elementar.

        Não precisa ser perito em fisica quântica, teoria política, ler Hobbes, Locke, Marx, Sartre, Max Planck, como você. Aliás, com toda essa bagagem imagino que você seja um cara muito bem sucedido na vida. Parabéns.

        A visão dicotômica que vocês tem é de chorar. Se essas são as únicas opções- Tucanos ou PT, fico com o cara/coroa. Ou lixo/porcaria. Ou otário/imbecil. Você escolhe.

        Não quero brigar com ninguém. O assunto apenas me interessa. Não vejo futuro algum para o Brasil.
        Trabalho duro para mandar meus filhos embora daqui. O Sr Eduardo Guimarães mesmo mandou a filha para a Austrália estudar. É uma boa.
        Eles podem um dia se esquecer que viveram neste buraco.

        • Rola bosta, sim, senhor. Estou utilizando o termo certo para defini-lo. Estou até pegando leve, sendo parcimoniosa.
          Buraco para os incompetentes como o senhor que deve ser um fracassado.
          Se não gosta daqui, por que o senhor não se vai? O aeroporto é a serventia da casa Brasil. Mas não vai embora porque sabe que lá fora no máximo vai ser lavador da latrina dos gringos. Continuará sendo um fracassado.

          • É… sou fracassado mesmo. Você disse tudo. Obrigado por lembrar.

            Mas ainda assim não vou falar com esse linguajar de marginal. Acho que quem usa esses termos é a turma lá da marcha da família, os black blocs ou os brutamontes que tentaram atacar o Eduardo Guimarães.

            Não gosta de fracassado? “Fuck the loser'”? Legal, que construtivo, humano. Não o culpo por isso, acho que está sendo realista mesmo.

            Mas não leve para o lado pessoal.

            É o PIB do Brasil é mesmo uma beleza. E o PIB percapta?

            O Brasil é uma favela global. Nós somos os favelados. Querer morar no Leblon não é crime para um favelado, é?

        • O vídeo ao contrario do que disse seu nigro é atualíssimo e nada requentado, vez que um tucano é candidato a eleição para o cargo de presidente para quebrar o Brasil pela quarta vez. Devemos recordar sim como será uma terceiro mandato tucano.

          O Senhor Nigro, propositadamente, esqueceu de comentar os dados retirados do site do FMI em relação ao PIB. Talvez, porque não saiba o que significa PIB. Explico é Produto Interno Bruto.
          Não comentou a monumental diferença entre o PIB do governo fhc e o do governo Lula, não obstante este tenha enfrentando a pior crise, após 1929, a de 2008 que levou a falência países da Europa.

        • Aproveita a oportunidade, Nigro, e quando seus filhos conseguirem sair desse buraco, saia você também.

          Vá para os EUA ou para a Europa lavar as privadas daqueles seres superiores. Verdadeiros deuses.

          Vai ser moleza. Essas divindades quase nunca defecam e quando o fazem exalam olores perfumados.

          Nós daqui, do buraco, sempre torcemos pra que os lavadores de privadas de gringos consigam seu tão sonhado green card, para que nunca mais tenham que voltar.

  • Eduardo Guimarães, repassarei ao máximo a texto em pauta. Vale em forma e conteúdo como
    u m dos melhores instrumentos de campanha politica autenticamente honesta, para que o
    Povo Brasileiro, sobemodo em seus setores necessitados de terem Cidadania, eleja representantes, a partir de Presidente da República, segundo vem fazendo desde 2002. De novo, congratulações pelo realismo e lucidez com que este Blog promove a verdade: O Brasil acima e antes de tudo é dos e para os Brasileiros.

  • Gostaria de ver uma pesquisa feita pelo Vox Populi, nessa eu acreditarei, a do IBOPE é uma grande fraude, manipulação pura. É DILMA DE NOVO !!!

  • O PT não só é fiscalizado pela mídia e pelos outros partidos, como também é internamente. Veja o processo democrático de escolha dos seus candidatos. São milhares de petistas, filtrando as pessoas que desejam ser candidatas. Qual outro partido tem um processo seletivo como este?

    Como sempre muito bom post – eu também vou continuar votando no PT, até porque não voto em nomes, só em partidos. Afinal as decisões do Congresso são feitos por grupos fisiológicos e precisamos evoluir par que sejam decisões partidárias.

    Abraços Edu

  • Eis mais uma prova de que a luta de classes; no plano nacional e no internacional; é o verdadeiro motor e explicação para tudo o que ocorre nas Sociedades humanas. Assim, todos os acontecimentos citados por você encaixam-se nessa definição, são o resultado dela e nossa ação dentro da dialética que determina essa luta poderá construir seu resultado. No caso do “rebaixamento” do Brasil pela “agência” Standard & Poor’s vemos um caso claro de chantagem: o Capitalismo Financeiro Internacional, que explora o Brasil e reservou ao país um papel subalterno na “ordem” capitalista vigente no planeta, percebe movimentos do país na tentativa de romper o ciclo exploratório a que foi confinado, ainda que tais movimentos sejam tímidos. Diminuir o superávit primário significa deixar de remeter bilhões de dólares em recursos nacionais para os especuladores estrangeiros, investindo-os entre outras coisas na qualificação tecnológica que este país tanto necessita, com a qual poderá modificar suas relações econômicas internacionais, passando de exportador de matérias-primas a vendedor de produtos industrializados, alterando não somente a qualidade e o faturamento de sua pauta comercial(que passaria a ter produtos com grande valor agregado, tecnologia, mais caros); mas também reforçando-se internamente ao atender suas próprias necessidades tecnológicas, libertando-se da dependência de empresas e marcas estrangeiras; as quais enviam bilhões de royaltes todo ano para suas matrizes, pagos pelo direito de uso de suas marcas; e passando até mesmo a recolher os royaltes das marcas e empresas brasileiras que atuariam no exterior. Portanto, para a modificação da inserção subalterna do Brasil na Economia internacional, um dos pilares de nossa dependência, apontado pela esquerda desde os anos 60 como entreva para a superação do subdesenvolvimento, a redução do superávit primário, e também dos juros, é etapa indispensável. Não é à toa que a Standard & Poor’s, um dos guardiões dos interesses da Banca Financeira Internacional(leia-se principalmente estadunidense, país que detém o controle da emissão da moeda padrão de referência, o dólar, e é a sede dos principais Bancos do mundo)agiu imediatamente, mostrando os dentes ao Governo Dilma diante da mais tênue manifestação de rebeldia(já não bastava para os gringos terem que aturar “desenvolvimentismo” e distribuição de renda, duas ações que sempre frustam sua máquina exploratória ao ajudarem no fortalecimento da Economia Nacional e numa apropriação maior da renda pelos trabalhadores), avisando ao Brasil, da forma mais colonizadoramente clássica, que não ouse afrontar os senhores do mundo(protegidos pelo onipresente “Mercado”, um anátema para designar os grandes Bancos estrangeiros e os países “desenvolvidos” onde estão suas sedes), aviso esse replicado e apoiado em uníssono pelos lacaios dos interesses dos gringos, ou seja, a mídia reacionária e seus “jornalistas” amestrados, dos quais Sardemberg é apenas uma expressão dentro de um desprezível conjunto de palhaços e pilantras da pior espécie. Cabe ao Governo Dilma e ao PT comprarem essa briga política, já que tudo é política, relações de poder, confronto de projetos, disputa de interesses e luta de classes. Para fazê-lo, é mais do que indispensável GANHAR A BATALHA DA COMUNICAÇÃO, AO MENOS AVANÇAR UM POUCO NELA, CONVOCANDO E CONSCIENTIZANDO AS FORÇAS SOCIAIS DA URGENTE, NECESSÁRIA E DECISIVA PARTICIPAÇÃO QUE PRECISAM TER NESSA LUTA. Essa batalha, que definirá a postura do Governo no caso da chantagem do Capitalismo financeiro Internacional, também será decisiva nos demais casos citados por você e em quaisquer outros assuntos relevantes em que haja uma disputa de poder envolvida. O caso da Petrobrás é emblemático : NÃO HÁ ATÉ AGORA NADA QUE SEQUER DESABONE A COMPRA DA REFINARIA DE PASADENA, UM NEGÓCIO VANTAJOSO NA ÉPOCA E, MESMO NÃO O SENDO MAIS TÃO FAVORÁVEL ATUALMENTE, EM VIRTUDE DE MUDANÇAS NO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE PETRÓLEO, AINDA ASSIM CONTINUA A DAR AO BRASIL A CHANCE DE POSSUIR UMA REFINARIA AVANÇADA NO MERCADO DE PETRÓLEO DOS EUA(OLHA NOSSA INSERÇÃO INDUSTRIALIZANTE NO MUNDO, DA QUAL FALEI ANTERIORMENTE A QUAL SERÁ CAPAZ DE MUDAR O PERFIL E A INSERÇÃO DE NOSSA ECONOMIA NO CAPITALISMO INTERNACIONAL) , O MAIS RENTÁVEL E PODEROSO DA TERRA, O QUE DÁ AO BRASIL UM PROTAGONISMO NUNCA ANTES IMAGINADO(E MUITOS ROYALTES A RECEBERMOS), QUE NÃO É DESEJADO POR MUITA GENTE, NÃO APENAS IANQUES, MAS TAMBÉM POR SEUS CAPACHOS LOCAIS. Tenham certeza que, além das razões política óbvias(nova CPI da Petrobrás em ano eleitoral e a eterna vontade de destruir a empresa que, principalmente após a descoberta do Pré-Sal, pode ser a mola propulsora do impulso industrializante que tanto necessitamos), há também um grande interesse em destruir esse posto avançado da guerra econômica que o Brasil e qualquer Nação que deseja desenvolver-se autonomamente precisa travar contra as Nações dominantes do capitalismo, sempre ciosas em impedir que novos protagonistas floresçam no teatro do qual consideram-se as únicas com direito divino de darem as cartas e principalmente escreverem os roteiros. Uma sabotagem como essa só poderá ser de fato interrompida com uma mobilização popular em defesa da Petrobrás e do impulso que ela representa ao desenvolvimento autônomo do Brasil,mobilização que tem sua criação veiculada à comunicação que O GOVERNO DILMA PRECISA FAZER. comunicação cuja falta explica do mesmo modo a desfaçatez midiática em transformar ações administrativas lotadas de justificativas e explicações, como caso Pasadena, em escândalos, enquanto silencia sobre a roubalheira do metrô paulista, PROVADA ATRAVÉS DE DOCUMENTOS, INVESTIGAÇÕES, GRAVAÇÕES, DEPOIMENTOS E DENÚNCIAS OBTIDOS ENTRE OS PRÓPRIOS ENVOLVIDOS NO CASO, ATRAVÉS DE INQUÉRITOS E APURAÇÕES REALIZADAS PELA JUSTIÇA DE OUTRO PAÍS, A SUÍÇA(PORTANTO SEM QUALQUER VEICULAÇÃO PARTIDÁRIA NO BRASIL), QUE OBTEVE ESSAS CONCLUSÕES AO INVESTIGAR AS AÇÕES CORRUPTORAS DE DUAS DAS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS DESSE ESCÂNDALO, A ALSTON E A SIEMENS, NÃO SOMENTE NO BRASIL, MAS EM DIVERSOS PAÍSES DO MUNDO. Novamente toda essa enxurrada de fatos que apontam para o a corrupção e o desgoverno envolvendo a direita é silenciada pela mídia e, o que é pior, silenciada às custas da denúncia cínica de uma inexistente corrupção na Petrobrás, destinada a atingir a empresa, enquanto o neo-liberalismo do PSDB é blindado dentro da batalha comunicativa que sequer podemos afirmar ter sido perdida pelo Governo Dilma e pelo PT, pois eles nem mesmo se dispõem a disputar. Transformar essa disputa, também no caso da corrupção do metrô paulista , e nos demais assuntos que envolvem a Sociedade brasileira, na questão decisiva para o nosso desenvolvimento é o que precisa ser “enfiado” dentro da cabeça do PT(evidentemente falo por alegorias, o partido e o Governo sabem muito bem disso, só precisam parar de ter medo e entrar nessa briga contra a classe dominante que controla as comunicações)ou não adiantará nada apelarmos para que as pessoas votem no PT pode ele ser “o mais fiscalizado”, simplesmente porque ficará impossível dentro de algum tempo (quando os brasileiros se esquecerem por definitivo dos horrores do desgoverno FHC)pedir para os cidadãos votarem no PT por que eles estarão cegos, sabendo e vendo do partido um horror de mentiras e preconceitos, graças ao véu midiático que os cercará, e irá fortificar-se dia a dia graças à máxima nazista de que “uma mentira contada muitas vezes vira verdade” e graças à apatia de um Governo que insiste em não quebrar o monopólio da opinião e da informação nas mãos de uma minoria. Essa é a grande batalha que Dilma e Lula têm obrigação de encampar se não querem ver o Brasil retroceder.

  • Pelo andar da carruagem e pelo tempo que me resta, vou pedir emprestado o hino do flamengo. Uma vez PT, sempre PT. Sempre PT eu hei de ser. Uma vez PT, PT até morrer. Grande partido! Salve Dilma e essa gloriosa turma de eleitores!

    • Gostei Maria Rita!
      Sua adaptação do hino do mengão ficou muito legal.

      Vou lançar minha versão com o hino do São Paulo:
      “Salve o PT,
      Amado partido brasileiro.
      Tu és forte, tu és grande.
      Dentre os grandes és o primeiro! (bis)
      Nosso PT,
      Partido muito amado
      As tuas glórias
      Vêm desde o passado!!!”

      Agora com o hino do coringão;
      “Salve o PT,
      O campeão das eleições,
      Eternamente dentro dos nossos corações
      Salve o PT de tradições e glórias mil
      Tu és orgulho
      Do povo aguerrido do Brasil…”

      O Palmeiras também homenageia o PT:
      “Quando surge o PT imponente
      No governo em que a luta o aguarda
      Sabe bem o que vem pela frente
      Que a dureza do prélio não tarda…”

      Agora o hino do Santos FC:
      “PT!!PT!!Go!!
      Agora quem dá bola é o PT.
      O PT é o eleito da Nação.
      Glorioso partido brasileiro,
      Campeão absoluto de eleição!”

      O Vascão também quer dar sua palhinha:
      “Vamos todos votar na eleição
      A estrela vermelha é o meu bottom!”

      Agora é o Fogão que se rende ao PT:
      “Partido dos Trabalhadores,
      Campeão desde 1980
      Foste herói em cada eleição,
      PT, por isso é que tu és
      E hás de ser nosso imenso prazer
      Eleições aos milhões tens também
      Tu és o glorioso,
      Não podes perder,
      Perder para ninguém!”

      E o Flu também não poderia ficar de fora:
      “Eu sou petista de coração.
      Do partido ganhador de eleição.
      Fascina pela sua disciplina,
      O PT me domina.
      Eu tenho amor ao rubro de tua cor!”

  • Participo do “Cidadania” a alguns anos e posso assegurar que o maior amontoado de asneiras que já li aqui é o comentário do Nigro 19:46. Parabéns ao Wilsoleaks por ridicularizar as asneiras do Nigro com muita competência. Nigro, as vezes é melhor ficar calado e deixar que duvidem de nossa inteligência do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas. Voce podia dormir sem essa, bobalhão.

  • Está no Blog Conversa Afiada de Paulo Henrique Amorim

    Publicado em 28/03/2014
    Argumentos para
    defender a Petrobras

    A Globo vai convocar o Fabio Barbosa, o Gerdau e o Claudio Haddad para depor ?

    Compartilhe
    Vote:
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+64)
    | Imprimir Imprimir

    O Conversa Afiada reproduz importantes argumentos para o PT – será que o PT tem senadores do sexo masculino ? – usar na CPI do Fim do Mundo – II.

    (Clique aqui para ver como o PT pode enfrentar a CPI da Petrobras.)

    REFINARIA DE PASADENA

    ARGUMENTOS PARA RELACIONAMENTO NAS REDES E DEBATES PÚBLICOS

    10 VERDADES QUE NINGUÉM DIZ…

    1 – A Petrobras pagou pela refinaria de Pasadena um preço bem menor se comparado com outros negócios fechados também em 2006;

    2 – A refinaria custou, ao todo, US$ 486 milhões e não US$ 1,18 bilhão como afirmam. O preço final equivale a US$ 4.860 por capacidade de barril processado por dia. A média do preço de compra e venda de refinaria naquele ano nos EUA foi de US$ 9.734 por barril. Pasadena custou, portanto, menos da metade do valor pago por outras refinarias.

    3 – A decisão de comprar a refinaria atendia ao planejamento estratégico da companhia, definido ainda no governo Fernando Henrique, que previa investir em refino no exterior para lucrar com a venda de derivados de petróleo sobretudo no mercado americano.

    4 – A proposta foi aprovada pelo Conselho de Administração porque era vantajosa para a companhia e atendia ao planejamento estratégico. Uma instituição financeira contratada apenas para avaliar o negócio recomendou a compra. Empresários que participavam do Conselho e não pertenciam ao governo foram favoráveis à compra porque entenderam que o negócio era bom e o preço, justo;

    5 – A cláusula de ‘put option’ não é motivo para polêmica alguma. A opção de a Astra Oil vender sua parte à Petrobras só existiu porque a estatal brasileira tinha direito à palavra final sobre os rumos e os investimentos futuros na refinaria. Se a Astra não estivesse de acordo, teria a opção de vender e a Petrobras, que como já se viu tinha o interesse em ficar à frente do negócio, teria a opção de comprar.

    6 – O mesmo vale para a cláusula Marlim: a Petrobras levaria a Pasadena 70 mil barris/dia produzidos no campo de Marlim, porém só tinha comprado 50% da refinaria, ou seja, uma cota de refino de 50 mil barris/dia. Para processar os 20 mil barris/dia excedentes, a Petrobras pagaria 6,9% de rentabilidade para “alugar” parte da capacidade que pertencia aos belgas.

    7 – A refinaria está operando e dando lucro para a Petrobras;

    8 – Somente depois de 2006, quando se descobriu o Pré-Sal e a demanda no mercado brasileiro aumentou, o Conselho de Administração da Petrobras mudou o planejamento estratégico. O foco passou a ser a exploração do Pré-Sal e a construção de refinarias no Brasil.

    9 – A crise financeira mundial, a partir de 2008, esfriou o mercado de derivados de petróleo nos Estados Unidos e, por tabela, o preço das refinarias instaladas naquele país.

    10 – A decisão de vender a refinaria de Pasadena faz parte do plano de desinvestimento, anunciado pela companhia em 2011, para concentrar investimentos na exploração do pré-sal e nas novas refinarias no Brasil. Mas a empresa não pretende vender no período de baixa. No último ano, no entanto, o mercado norte-americano já dá sinais de novo aquecimento por refinaria com o perfil de Pasadena.

    1) POR QUE COMPRAR UMA REFINARIA NOS EUA EM 2006?

    A decisão de investir em refino fora do Brasil estava alinhada ao planejamento estratégico da companhia, definido ainda no governo Fernando Henrique, e é anterior a dois fatores que mudaram o cenário após 2006: a descoberta do Pré-Sal e a crise financeira mundial de 2008.

    Desde 1998, o planejamento estratégico da Petrobras já previa expandir sua capacidade de refino adquirindo refinaria no exterior. Na época, o consumo de derivados no Brasil estava estagnado e a companhia decidiu investir em refino fora do país, facilitando a exportação para mercados mais aquecidos.

    Conselho dá aval para busca por refinaria

    Em 2004, o Conselho de Administração aprovou a identificação de oportunidades de processamento no exterior. O cenário era de margens de refino positivas, demanda crescente e excedente de petróleo pesado. Era o boom da ‘Época de Ouro’ do refino de derivados nos Estados Unidos.

    Como estava ‘sobrando’ (excesso de oferta) óleo pesado no mundo – como o brasileiro, o venezuelano e o mexicano – e seguia crescente a demanda por derivados leves, sobretudo nos Estados Unidos, a Petrobras seguiu a mesma estratégia de outros grandes produtores globais de óleo pesado à época: pagar mais barato por uma refinaria de óleo leve nos Estados Unidos e adaptá-la para processar óleo pesado.

    2) POR QUE PASADENA ERA UM BOM NEGÓCIO?

    Naquele cenário pré-2006, a refinaria de Pasadena era uma oportunidade para bom investimento por duas razões:

    1) o preço, que estava abaixo da média para refinarias do mesmo padrão;

    2) a localização, em Houston, no Texas, era estratégica: além de facilitar a exportação dos derivados para o mercado norte-americano, é próxima ao Golfo do México, região que passou a ser foco da Petrobras para exploração e produção.

    Compra é aprovada pelo Conselho em 2006

    A compra foi aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras porque atendia ao planejamento da companhia e a proposta era vantajosa, segundo estudo contratado para avaliar a viabilidade do negócio.

    Eis o que membros do Conselho à época afirmam sobre a operação:

    Cláudio Haddad, presidente do Insper e acionista da Ambev, afirma: “Havia a opinião do Citibank dizendo que o preço era condizente e a operação se justificava estrategicamente”.

    Fábio Barbosa, presidente da Abril e ex-presidente da Febraban, diz: “A proposta de compra de Pasadena submetida ao Conselho em fevereiro de 2006, da qual eu fazia parte, estava inteiramente alinhada com o plano estratégico vigente para a empresa, e o valor da operação estava dentro dos parâmetros do mercado, conforme atestou então um grande banco americano, contratado para esse fim. A operação foi aprovada naquela reunião nos termos do relatório executivo apresentado.”

    Jorge Gerdau, presidente do Grupo Gerdau, diz: o negócio foi decidido com base em “avaliações técnicas de consultorias com reconhecida experiência internacional, cujos pareceres apontavam para a validade e a oportunidade do negócio.”

    3) O PREÇO DE PASADENA ERA CARO OU BARATO?

    O crescimento da demanda de derivados nos EUA (especialmente de 2004 a 2007) levaram a um aumento médio e progressivo no preço das refinarias. Mesmo assim, o preço pago por Pasadena foi bem inferior à média das transações em 2006.

    A referência para saber se o preço de uma refinaria é “barato ou caro” é o custo em dólar por barril processado por dia. Exemplo: uma refinaria que processa 100 mil barris por dia e custa US$ 500 milhões de dólares tem um índice de US$/bbl 5.000,00. É assim que se valora e se compara aquisições de refinarias que têm características similares de produção.

    Em 2006, a Petrobras pagou por 50% da refinaria de Pasadena US$ 3.800 por barril de capacidade de processamento/dia.

    O valor médio das aquisições em 2006 foi de US$ 9.734 por barril.

    4) QUANTO CUSTOU, DE FATO, A REFINARIA DE PASADENA?

    Foi noticiado que a refinaria de Pasadena teria custado US$ 1,18 bilhão de dólares para a Petrobras. Na verdade, a refinaria custou cerca de 40% desse valor. Vejamos:

    US$ 190 milhões, em 2006, para a compra de 50% da refinaria, que tem capacidade para refinar 100 mil barris de petróleo por dia. Portanto, a Petrobras adquiriu a capacidade de refinar 50 mil barris/dia.

    US$ 296 milhões, em 2009, para a compra dos 50% restantes que pertencia à Astra, da Bélgica, valor estipulado pela arbitragem internacional.

    Portanto, a Petrobras pagou US$ 486 milhões à Astra para comprar 100% da refinaria. Nada mais. Este é o preço real do negócio. Um índice de 4.860 dólares por barril de capacidadede processamento/dia.

    Ao fechar o negócio, em 2006, a Petrobras também comprou por US$ 170 milhões metade do estoque de petróleo que a refinaria possuía. O óleo, no entanto, é matéria-prima, foi processado e vendido como derivado, gerando receita e lucro para a companhia.

    Ao comprar os 50% restantes da refinaria, a Petrobras também adquiriu novo estoque de petróleo, que pertencia à Astra, também no valor de US$ 170 milhões. Novamente, o óleo foi processado e vendido.

    Portanto, são US$ 340 milhões que foram gastos para comprar matéria-prima. Não tem relação com o investimento em si na refinaria.

    A Petrobras pagou também US$ 156 milhões em garantias bancárias ao BNP. É importante que fique claro que tais garantias não se referem à compra da refinaria, mas sim um recurso necessário para sua atividade operacional regular. Arcar com garantias bancárias faz parte da operação de qualquer refinaria. Não é custo para compra nem investimento. Não faz parte do preço.

    A Petrobras só pagou todo o valor das garantias bancárias de uma só vez, em 2012, porque os contratos estavam em nome da Astra e, durante a fase de litígio, a estatal não poderia pagar diretamente ao BNP. Concluído o acordo, acertou o pagamento devido.

    As despesas geradas pelo litígio com a Astra somaram US$ 5 milhões em honorários de advogados e US$ 150 milhões em juros. A disputa judicial, no entanto, como afirmamos, foi uma decisão para garantir que a Petrobras pudesse investir na ampliação da capacidade de refino e ser a única dona da refinaria, pagando o preço que julgava o correto e não o valor pedido pela Astra.

    Por último, foram gastos cerca de US$ 44 milhões nos ajustes finais para o rompimento da sociedade.

    5) O QUE PREVIA O CONTRATO? POR QUE A SOCIEDADE NÃO DEU CERTO?

    O contrato assinado com a Astra, ao adquirir os 50% de Pasadena por US$ 190 milhões, em 2006, previa a necessidade de investimento para capacitar a refinaria a processar óleo pesado.

    O contrato também previa a criação do Comitê de Proprietários, formado um representante de cada sócio, que seria responsável pelas decisões estratégicas para operação e investimentos na refinaria. Esta é uma solução comum quando se trata de empresas com vários sócios e ainda mais comum quando as participações são iguais (caso de Pasadena).

    A cláusula de ‘put option’

    Caberia ao Comitê de Proprietários a palavra final nas decisões, desde que os dois sócios estivessem de acordo. Em caso de impasse, a Petrobras poderia decidir sozinha.

    O acordo, portanto, previa à Petrobras à prerrogativa e decidir as estratégias e os rumos da companhia. Em contrapartida, o contrato previu a cláusula do ‘put option’, que dava o direito à Astra de exigir que a estatal brasileira comprasse sua participação caso não estivesse de acordo com as decisões tomadas pela sócia. Este tipo de cláusula de opção de venda é comum em sociedade entre empresas.

    A cláusula Marlim

    Pelo acordo assinado em 2006, 70% do óleo processado na refinaria seria brasileiro, procedente do campo Marlim. Ou seja, a Petrobras estava comprando 50% da refinaria, portanto uma capacidade de refinar 50 mil barris/dia, porém o óleo de Marlim demandaria uma capacidade de refino de 70 mil barris/dia.

    Na prática, a Petrobras excederia sua cota em 20 mil barris/dia e teria de usar parte da cota da Astra. Seria preciso pagar uma espécie de “aluguel” à empresa belga. Para isso, o contrato previu a chamada cláusula Marlim: a garantia de remuneração de 6,9% à Astra pelos 20 mil barris/dia que excediam à capacidade comprada pela Petrobras inicialmente.

    Cláusula sem efeito

    Mas essa garantia só teria valor e o pagamento seria feito se o investimento na reforma da refinaria para processamento de petróleo pesado fosse realizado em conjunto pelos sócios. Como isso não aconteceu, a cláusula não teve qualquer validade, como ratificou a Justiça americana ao final do processo litigioso.

    Início do litígio – Astra se recusa a ampliar a capacidade de refinaria

    Estudos de viabilidade econômica mostraram, no entanto, que a refinaria seria mais rentável no longo prazo se sua capacidade de refino fosse expandida para 200 mil barris/dia.

    A Petrobras defendeu o duplo investimento: adaptação ao óleo pesado e o aumento da capacidade de processamento. A Astra se negou a investir e abandonou a empresa. Começa aí o litígio.

    Recursos à arbitragem, que estabelece valor pelos 50% da Astra

    A Petrobras recorreu primeiramente à Câmara de Arbitragem, em junho de 2008, e posteriormente à Justiça dos Estados Unidos porque a Astra se negou a fazer o investimento inicialmente previsto em contrato, isto é, a adaptação para processamento de óleo pesado e também de ampliar a capacidade de refino.

    A Astra, por sua vez, como não concordou com a decisão da Petrobras de ampliar os investimentos, recorreu diretamente à Justiça para fazer valer a cláusula de ‘opção de venda’.

    O trâmite foi longo, mas ao fim do processo judicial chegou-se ao montante de US$ 296 milhões pelos 50% restantes da refinaria. A Petrobras também comprou da Astra, por US$ 170 milhões sua parte nos estoques de petróleo.

    6 – A CARTA DE INTENÇÕES PARA ENCERRAR A DISPUTA

    Antes da decisão final da Justiça, no entanto, a Diretoria Internacional da Petrobras preparou uma ‘carta de intenções’, elaborada por Nestor Cerveró, para tentar antecipar um acordo amigável.

    O documento também previa que qualquer proposta só teria valor na mesa de negociação mediante aprovação da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração da Petrobras. Só depois deste aval é que poderia ser entendida como uma proposta oficial da Petrobras. A carta não foi analisada pelo Conselho e, portanto, nunca teve valor de contrato – como a própria Justiça americana ratificou ao final do processo.

    7 – A NOMEAÇÃO DO ‘PRIMO’ DE GABRIELLI PARA A PETROBRAS AMÉRICA

    José Orlando é engenheiro, sempre trabalhou na área de exploração e produção e está na Petrobras há quase 40 anos. Ele não teve qualquer envolvimento na compra da refinaria de Pasadena. Passou a comandar a Petrobras América (PAI) em outubro de 2008, portanto mais de dois anos após a Petrobras assumir a operação de Pasadena e já na fase de litígio com a Astra. A gestão de Pasadena sempre esteve aos cuidados das diretorias Internacional e de Abastecimento, ambas sediadas no Rio de Janeiro.

    Importante ressaltar também que o foco da Petrobras América, dirigida por ele, é a atuação em E&P no Golfo do México.

    8 – CENÁRIO MUDA COM PRÉ-SAL E CRISE FINANCEIRA MUNDIAL

    O cenário para investimento em Pasadena é anterior à descoberta do Pré-Sal pela Petrobras. Outro dado que muda a partir de 2006 é o crescimento do consumo de derivados no Brasil.

    Diante desses dois cenários, a Petrobras decide em reunião do Conselho de Administração concentrar seus investimentos pós-2006 na exploração e produção do Pré-Sal e na ampliação do parque de refino no Brasil.

    Investimento em refino sobe 12 vezes a partir de 2006

    Entre 1998 e 2005, a Petrobras investia internamente US$ 200 milhões por ano em refino. De 2006 a 2011, a empresa passou a investir US$ 200 milhões por mês – US$ 2,4 bilhões por ano -, 12 vezes mais que o período anterior.

    Crise de 2008 provoca queda brutal das margens do refino nos EUA

    Enquanto a demanda crescia internamente, o cenário externo mudou radicalmente após a crise financeira de 2008. O consumo de derivados de petróleo nos Estados Unidos foi fortemente afetado pela crise, encerrando-se o ciclo da ‘Época de Ouro’ do refino no país.

    As margens para venda de derivados de petróleo caíram sensivelmente, afetando o preço das refinarias instaladas no país.

    9 – O PLANO DE DESINVESTIMENTO E A OFERTA DA VALERO

    Em 2011, com a mudança de cenário do mercado externo após a crise financeira de 2008, e diante da necessidade de investir em pesquisa e tecnologia para manter o cronograma de exploração e produção do Pré-Sal, a Petrobras decidiu vender ativos no exterior para fazer US$ 14,5 bilhões em caixa.

    É importante prestar atenção em um ponto: por ser uma decisão estratégica e planejada, foram mapeados os ativos fora do Brasil que poderiam ser negociados, porém sem pressa e procurando encontrar o melhor preço possível na venda.

    A refinaria de Pasadena é um dos ativos mapeados no exterior, porém não pode ter pressa para fazer qualquer negociação. As condições do mercado em 2012 não favoreceriam um bom preço, uma vez que as margens de rentabilidade do refino nos Estados Unidos caíram sensivelmente após a crise de 2008.

    Podemos dizer que em 2012, quando a Valero fez a oferta de US$ 180 milhões, vivíamos um momento de baixa, portanto não atraente para o negócio.

    Entretanto, o mercado de derivados de petróleo nos Estados Unidos começou a se aquecer agora em 2013, o que, com certeza, elevará o valor de revenda da refinaria.

    • Parabéns pelos esclarecimentos sempre uma oportunidade que a oposição-limão nos dá para fazer uma limonada
      Somos; os blogs progreessitas, a “funda” de Davis em batalhs contra os Golias- colunio Midia/oposição/STF

  • Boa noite Edu
    Voto PT desde 89, porém temo que este voto na próxima eleição comece a ser voto útil, para não deixar trastes da estirpe do PSDB e anexos direitistas voltarem ao poder. É desanimador defender o governo quando o próprio não tem a dignidade de fazê-lo, por si e pelos eleitores, como eu, que há anos defendem, discutem e se desgastam com tanta campanha difamatória ao longo dos anos. Chega a ser desanimador. É admirável sua determinação e paciência ao tentar uma base de diálogo civilizado com dementes do calibre deste Sergio Lins (se for me atacar, indivíduo, nem perca seu tempo pois não vou retrucar!).
    Devemos permanecer de cabeça erguida, mas tenho que admitir que tem sido muito desgastante.
    Abraço fraterno, companheiro!

  • Conseguiremos Eduardo!! No escritório 2 indecisos declararam voto em Dilma após perceberem que a oposição (toda ela) vai partir para o desemprego e o arrocho salarial. Ao fim conseguiremos mais 4 anos de progresso como ponte para mais 8 do Lulão. Mas como você vem dizendo, precisamos de ânimo da esquerda, não entregar o jogo e não achar que está ganho.

  • Bravíssimo,Edu !!!!!!
    Sabe porque eu voto no PT ? (além de assinar em baixo de todos os argumentos
    do seu inspirado texto )
    Voto no PT porque foi sob o governo deste partido que pela primeira vez em minha
    vida me sentí representada e tive orgulho de ser cidadã brasileira
    DILMA NO PRIMEIRO TURNO.

  • Eu votei, voto e continuarei votando no PT, os erros cometidos não superam os imensos acertos nas politicas de favorecimento das camadas mais simples do povo, ainda temos muito, mas muito mesmo para fazer, por isso a Dilma vencerá mais uma vez.

  • É Dilma de novo porquê está dando certo. Sou médico e tenho conversado sistematicamente com meus pacientes e percebo muita receptividade com relação reeleição da nossa presidenta. Principalmente por parte das mulheres.

    • BOM DIA!!!!
      Hoje ganhei o dia , dia lindo cheio de sol, a casa limpinha, a grama verdinha, e meu filho nos visitando. Chegou não faz muito < a mesa estava arrumada, Observava meu filho com minha saudade misturada com nostalgia, ele cresceu virou um homem "do bem" é honesto, ètico e o melhor: continua aquele menino que criamos para ser humilde"sempre" independente da condiçâo financeira!!!! A melhor parte: conversa vai,conversa vem, meu esposo perguntou? e o SUS está pagando muito pouco? Meu filho respondeu:Nao pai, paga bem, nâo dá prá reclamar , quem quer trabalhar está satisfeito. Essas manifestaçôes nâo me representa < como nao representa muitos médicos.Ele nos contou que se perguntasse para os "cabeças das ditas manifestaçoes o que queriam afinal, não sabiam nem responder < estavam ali prá tumultuar,politicar.Me enchi de orgulho , pois me enganei ,graças a DEUS, meu filho não é um coxinha,tal qual o senhor!!!Parabéns ,Nòs mães agradecemos!!!e o povo é claro!!!!!VIVA DILMA!!!!!!!!!

      • Cara Sirlei,
        Parabéns pelo filho! Se tem um filho bacana é porque você também é bacana.
        Vá ao post anterior a este, lá tem meus agradecimentos e uma pergunta que aqui no seu comentário já foi respondida.
        Abraço
        Maria Antônia

  • voto no PT sempre!!!!….e não adianta o PIG e seus lacaios(oposição e traíras), inventarem mentiras, boatos e espalhar pelo quatro cantos desse país….comigo esse jogo deles não funciona…..PT sempre!!!!!

  • edu sera q voce pode fazer uma materia sobre passadena eu estou desafiando a oposição a construir uma refinaria em qualquer lugar do mundo pelo valor q foi pago por ela se a mesma esta funcionando vamo qto custaria por a mesma em construção com todos os aparatos ecologicos e ambientais q se exige e pricipalmente nos estados unidos

  • convenhamos…

    Tirando a parte dos “direitos dos Manod” que, pelas matracas petistas, sempre acabam por se sobrepor aos direitos das vítimas, o PT sempre se saiu melhor na oposição, fora do poder, sempre fazendo denuncias, críticas, levantando propostas alternativas

    ..Então, já que pra bem do BRASIL, esta parte da resposta eu já tenho ..agora só me falta achar quem, santo deus, quem eu poderia ajudar a ser içado ao poder já que o MAIOR dos nossos líderes contemporâneos (e não que ele seja uma brastemp como administrador, hein ?!), num ato COVARDE, mesquinho, egocêntrico e arredio, esta se negando a substituir a sua INCOMPETENTE e depressiva apaniguada.

    Aliás, por se falar no Pitta, diga, na Dilma, ontem a madamA veio com mais uma derrapada sexista, disse ela:

    “O BRASIL precisa ter tolerância ZERO no combate a violência contra as mulheres”

    quer dizer que pra ela, preocupação mesmo, só com as mulheres ..sei sei

    http://www.youtube.com/watch?v=ey0CHxivHSI

    • Particularmente gostei da tolerância zero na violência contra as mulheres. Quando a gente gosta cuida, preserva, trata bem.

      Mas, te entendo Romanélli, afinal, gosto não se discute.

  • depois que a globo embolsou o diretas já, votei no lula quando veja+globo inventaram o caçador de marajás.
    entre os bacanas que votaram no mello de tra(d)ição semelhante, nem precisa pensar: não mudaram nada $EU ANTIPETISMO de lá pra cá.
    mas doía ouvir dos pobres “não voto em pobre igual a mim, LULA NÃO TEM NADA PRA ME DAR”.
    3 eleições perdidas pelo lula não me fizeram perder as esperanças, mas desesperaram os que achavam que podiam contar com PATRÕES EMPREENDEDORES na política pra melhorar de vida.
    quando lula ganhou, os pobre saíram do sufoco COLONIAL DA CASA GRANDE e a percepção de quem podia fazer mais por eles mudou. como confirmam as vitórias sucessivas do pt, inclusive na CAPITAL da terra bandeirante do psdb…
    eis a grande diferença:
    NA SENZALA, NA FAVELA,
    POBRES APRENDERAM A ESPERAR,
    estão se acostumando a VOTAR…
    NA CASA GRANDE, NAS COBERTURAS,
    YOYÔS E YAYÁS,
    QUANDO NÃO PODEM CONTROLAR,
    QUEREM MARCHAR UNIDO$
    PRA GOLPEAR

  • Amigos

    Sem o povo, o PT afunda, …mas sem o PT, o povo não cresce!

    Gente, acredite nisto, vejam as conquistas sociais, as conquistas de emprego e salário, as conquistas na educação, as conquistas na saúde, o caminho que o Brasil seguiu na economia e na distribuição de renda, sendo hoje uma potência, é muita coisa, pois o partido majoritário caminha na direção do povo, ao contrário do PSDB/DEM, que colocam o capital na frente, escanteando as necessidades sociais e de bem estar.
    A guerra está na mídia, em outubro temos que votar, tomar uma decisão, o seu voto, que tem valor como qualquer outro, vai decidir, continuar com o PT e com Dilma ou trazer de volta o PSDB/DEM, com Aécio Neves ou Eduardo Campos!

    Eu vou votar no PT, vou votar em Dilma, pois ainda devemos muita coisa!

    Amigo, se você acredita neste projeto do PT, abra o bico, faça campanha junto aos seus amigos, participe, pois senão o PIG ganha e a Globo vai mandar e desmandar no Brasil!

    Não sou contra os demais partidos, fazem parte do cenário democrático, sou contra o PIG, Partido da Imprensa Golpista, que não tem voto, é braço do poder econômico capitalista!

    Divulgue!

    • Quanta besteira num artigo só!
      Pior são os comentários!

      Vocês estão sendo enganados pelo partido mais corrupto e demagogo que já existiu neste país.

      Infelizmente, o governo é reflexo do seu povo.
      Logo, podemos concluir que o povo é burro, corrupto, demagogo e gosta de ser enganado.

      A máxima nunca esteve tão atual: “Cada povo tem o governo que merece”

      #FORAPT #PovoBurro

      • Burro e vc deve votar no Alkimim e deve ter votado no Fernando Henrique e Fernando collor de melllo e a sua carade Burgues safado q nunca passou dificuldade ñ s peruaabe de nada sempre tomou todinho e foi pra escola paga de perua escolar

    • Nunca vi tanta merda em um lugar so….Como pode existe tanta merda burra nesse nosso Brasil…Que Deus nos ajude…pq depende desse povo, Brasil esta acabado…..

  • Edu, você não é a lâmpada, é o gênio. Cospe na ferida dos tucanos do bico mole, pois duro não tem nenhum. O PT tem feito brilhante trabalho para o povo brasileiro e continuará focando o desenvolvimento social. Isso basta. Mais emprego e distribuição de renda. Dilma leva a alma do povo sofrido promovendo melhoria para todos.

  • Continuarei votado no PT por duas razoes, promeiro por ser trabalhador e segundo por nao haver juiz no mundo que mim obrigue votar em tucanalha ou demonio.

  • Edu, os partidos da direita, no Brasil, só são investigado para “inglês ver”, quando o são. No momento em que as investigações estão para serem finalizadas inventam alternativas para não se levar aos tribunais os investigados. Condenações, nem pensar. O sistema parece dominado pela direita, os integrantes são partidários dessa corrente, com raras exceções. São poucas as opções que um governo progressista tem de alterar o que ai está. Você está correto quando afirma que devemos continuar votando no PT. Esta é a única alternativa para se modificar a representatividade das Câmaras Legislativas.

  • “Só o PT é confiável, quando ocupa o poder, porque só esse partido é fiscalizado pela mídia e, em caso de se envolver em algum escândalo, só esse partido é investigado de verdade pelo Legislativo, pelo Ministério Público e pelo Judiciário.”
    Entendo a linha do raciocínio, Edu, mas se fosse só isso estaria bom. O fato é que o PT é investigado além da verdade, “inventam-se verdades”, para maculá-lo e até incriminá-lo (vide AP 470) injustamente.

      • Foi para isso que ela caiu, Edu. O governo deveria instigar a justiça a ficar de olho nessas pesquisas que servem para nego ganhar dinheiro na especulação.
        Não acho que o Ibope ou a Datafalha vão fraudar pesquisas para forçar a derrota da Dilma. Não conseguem isso. E conforme for se aproximando do pleito, as pesquisas tendem a ser mais justas com a realidade.
        Enquanto isso, servem também para especulação e, importantíssimo, garantir doações às campanhas oposicionistas. Doadores fogem de candidatos não competitivos

      • Queda da Dilam NA PESQUISA, assim, no singular, não é Eduardo?

        Foi uma única pesquisa, em um único quesito, não estou certo?

        o mercado mesmo não vai cair nessa esparrela. Não estou dizendo que a pesquisa é falso. Tenho grande desconfiança que seja, mas estou argumentando com a hipótese que não. É que é um dado isolado contrastando com vários dados de outras pesquisas.

        Quem se impressiona com essa conversa mole são os trouxas.

        Semana passada antes de divulgar o resultado da pesquisa de intenção de votos o IBOPE fez uma jogada absurda de manipulação do mercado. Divulgaram uma informação falsa, que foi amplificada por “colonistas” políticos e depois revelaram os dados se surpresa. Com isso provocaram um movimento falso de mercado e permitiram que especuladores com informações priviegiadas ganhassem milhões em cima de trouxas que cairam como patinhos no golpe.

        Claro que isso é altamente ilegal, mas em país sem justiça e onde o judiciário é um balcãqo de negócios, ninguém com grana suficiente vai preso.

        Burro é quem acredita nessas vigarices.

  • Isso que voce disse, Edu, é de uma evidência estarrecedora. Mas o que adianta se voce não é o porta-voz da Dilma? Nem chefe da Secom.
    Pelo menos sabemos que o Franklin Martins lê o Cidadania.
    Mais um toque do Edu, Franklin. Se liga!

  • Escândalo na mídia, só se for com o PT. Investigação no Ministério Publico, só se for com o PT. Cadeia, só ser por para o PT. Votos, só se for no PT!

    • Amigos

      Agora com o escândalo da Petrobras os nobres continuam acreditando que o PT mesmo doze anos apos o ultimo presidente continua sendo o partido que mais honesto por descobrir as falcatruas? Amigos, sabemos da situação econômica do pais antes de Itamar e FHC. Sabemos que o PT apenas (durante Lula) manteve a estrategia econômica de FHC.

      Votei em Lula nas duas eleições, mas não em Dilma, por não achar justo dar um cargo no nível de presidente para alguém com tão pequena capacidade. isso de forma visível, tendo em vista que o Lula nem de ler ele gosta.

      Abraços e que venha o Lula em 2018 por que nessa ele não leva.

  • Edu, parabéns pelo texto lúcido! Se os “analistas” pagassem pelas bobagens que falam, teriam muito mais cuidado, principalmente sobre economia! Tanto eles como alguns institutos de pesquisam querem fazer crer que estamos na bancarrota, e, que o “anterior” (fhc) era melhor! É uma piada, ou melhor, é pura má fé! Manobram para esconder de todos os abusos, a roubalheira do psdb, dem e afins! SP, MG, PR, GO, RN, etc…que são governados por uma verdadeira quadrilha, e, na mídia……..nada sai!

  • Edu e comentaristas,
    Transcrevo a seguir uma informação apresentada hoje pelo jornal tucano cruzeiro do sul, de Sorocaba (SP), alimentado pela agência estado e publicada no canto inferior direito (local onde quase ninguém lê) da sua página B8: “Prisão por cartel – O Ministério Público (MP) de São Paulo pediu a prisão de 13 executivos acusados de participar de um cartel nas licitações do transporte público do Estado. Segundo os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Delitos Econômicos (Gedec), foram verificadas irregularidades em 11 contratos de cinco projetos do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O MP estima que as fraudes, iniciadas em 1998, teriam causado prejuízos de R$ 834,8 milhões aos cofres públicos.” Beleza de informação. Disseram “o que”, “o quando”, “o como” e “onde” o fato delituoso ocorreu. Mas nem uma vil palavra sobre “quem” seriam os executivos e as autoridades envolvidas na trapaça, desde 1998. Tudo em nome daquilo que eles têm a coragem de chamar PLURALISMO INFORMATIVO.

    • Faltou dizer: Sardenberg e as “penas amestradas do PIG” jamais darão valor ao PT. Jamais.

      O governo do PT precisa se comunicar melhor, pois relembrando o saudoso Chacrinha: quem não se comunica, se estrumbica. A comunicação do PT é calamitosa.

  • Não gosto do jornalista Paulo Moreira Leite porque eu participei do seu blog na revista Época durante quase dois anos e simultaneamente participava do blog do Guilherme Fiuza. E o Paulo Moreira Leite permitiu meses antes da eleição da Dilma, que um dos participantes, do blog, PSNC (Paulo Sergio Nunes da Conceição que ussasse cerca de 10 ou 12 nicks, inclusive alguns usando nomes de mulher), atacasse sistematicamente de maneira grosseira e desrespeitosa a pessoa e função que o Lula ocupava no Brasil. Teve um dia que esse cidadão desrespeitou de maneira chula até a Dona Marisa. A coisa estava demais e no mesmo dia eu comuniquei ao Franklin Martins e no dia seguinte o Paulo tirou todas aquelas críticas eivadas de crimes virtuais. E PSNC passou cerca de 10 dias sumido do blog. E quando voltou negou na maior cara der pau, que havia feito, o fato denunciado por mim. Eis o meu diálogo com o PSNC sobre a ofensa ao presidente Lula, quando ele voltou: “vou aguçar a sua memória seu descarado, sem-vergonha e covardão: no mês de novembro, não lembro a data agora, (mas quem deve saber é o PML…) você se referiu ao presidente Lula assim: “…esse fdp” e mais na frente “…enche o cú de cachaça.” viu seu difamador covarde, você chamou o presidente de seu país de “filho da puta ”e consequentemente por tabela, chamou a mãe do presidente da república de puta, fato que eu denunciei à Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Se isso não é ofensa e nem crime, como você diz, então o que é? Sua mãe, PSNC, iria gostar de saber que você estava sendo chamado de filho da puta sem ela ser puta? Você fanfarrão e como todo covarde sumiu do blog por uns dias e até o “Marmanjo” deu uma gozada em você, lembra? Nós temos liberdade de imprensa e não será um “bacrecil” irresponsável como você que vai destruí-la!
    O PML soube que fui eu que denunciou e permitiu a esse mesmo cidadão, PSNC, a usar um nick com o meu nome (Arthur) paea desdizer todo o meu texto para confundir osz leitores (principalmente na época da candidatura da Dilma). E agora o PML vive tirando onde de esquerda em cima do livro que ele escreveu. Depois da eleição da Dilma fui proibido de postar no seu blog e no do Guilherme Fiuza. Olha só a postura do malcaratismo do Paulo Moreira Leite: quando eu tentava entrar nos dois blogs, depois de expulso, aparecia essa pergunta: é você é que é o walter vasconcelos de amorim? (como se fosse proibido eu usar um nick) e logo após a pergunta aparecia nomes de pessoas da minha família (filho e filhas). atitude nitidamente nazi-fascista e ele divulgou a minha denúncia em todos os blogs de esquerdas e até hoje quando eu tento postar nesses blogs aparece as mesmas palavras do blog do Paulo Moreira Leite. E agora vejo ele que não soube defender (não por simpatia, mas por direito) simplesmente proibir as ofensas morais a qualquer pessoa, principalmente ao presidente Lula e família. Daqui a pouco Paulo Moreira Leite vai querer ser assessor de imprensa da PR ou vai se candidatar a qualquer cargo eletivo por partidos de esquerda…”
    Paulo Moreira Leite, eu tenho história na luta contra a implantação da ditadura com a derrubada do João Goulart. Mandei por email a minha vida e posições políticas, como também mandei pra você e o Eduardo Guim arães, QUE APESAR DE EU PEDIR PARA NÃO PUBLICAR E ELE PUBLICOU E O ÓDIO CONTRA MIM NA MINHA CORPORAÇÃO AUMENTOU, JUNTO COM AS PERSEGUIÇÕES.
    Graças a Deus todos reconheciam os meus postes na defesa do Lula, do PT e da Dilma. E fui quem primeiro revelou que a Dilma seria candidata a presidente e ninguém acreditou. Graças a Deus todos gostavam dos meus postes, algumas vezes, porque eles eram emoldurados por um pouco de história, “aquela que ninguém conta!” Respondi, no blog, com todo respeito, mas com veemência 3 cartas de generais e 2 coronéis, um parece que diretor na AMAN (Academia de Agulhas Negra). Aliás o Paulo poderia ter feito isso também. O meu pseudônimo era ARTHUR. Já estava já no final da campanha da Dilma e tão logo a Dilma ganhou a eleição e tomou posse, aí comecei a ter os meus postes deixados de ser publicados- fui censurado mesmo!. Como eu imaginei o que ia acontecer com o Muamar Kadhafi, quando ele fosse preso, preparei um texto e quando aconteceu, eles PML e o Guilherme Fiuza, “deram bobeira” e mandei para o blog da Paulo Moreira Leite e do Guilherme Fiúza e foi publicado e teve uma repercussão super espetacular, até no Palácio do Planalto!
    Paulo Moreira Leite, do dia 15 de março até o dia 2 de abril, de 1964, você estava aonde defendendo o mandato do presidente João Goulart? Jogando pelada na rua ou jogando bola de gude, em cima dos seus 12 anos? E eu como um soldadinho raso estava lá front dos acontecimentos, defendendo o Jango, fazendo concitamentos na rádio Marink Veiga para os sargentos, cabos e soldados das forças armadas e auxiliares, impedissem que os gorilas derrubassem o João Goulart do poder! VIU AÍ A DIFERENÇA???

  • Excelente o seu texto . Enviarei a todos os meus contatos. Como você eu também continuarei votando no PT. Mas a responsabilidade por algumas pessoas continuarem sendo manipuladas pela mídia nojenta é o silêncio ensurdecedor do governo Dilma . Não conheço ninguém que goste tanto de apanhar. Dilma 2014

  • Caro Eduardo,

    O PT se encontra em uma encruzilhada: ou troca Dilma e coloca Lula no lugar, ou perderá a eleição. Digo isso como eleitor de Lula e Dilma que fui. Mas confesso, não deu com Dilma. A presidente não tem a mínima apetência para o jogo político; e nunca terá. Não é da natureza dela, a conversa e a negociação política. Não digo só que há uma rebelião na base aliada do governo, e essa rebelião tem um só motivo: Dilma e suas sucessivas intervenções desastrosas na área política. E como ela não delega, é um desastre atrás do outro. Não se trata só da base aliada. Quando parte expressiva da bancada federal do PT na Câmara se reúne e dentre outros adjetivos impublicáveis à presidente, se ouve a frase: Essa mulher é um horror!…então, algo de muito grave acontece no governo e que fatalmente levará à derrota do PT nesse ano! O que nem a oposição e a mídia golpista conseguiram, Dilma conseguirá: Dilma Roussef derrotará o governo do PT, que, nos 08 anos de governo Lula mudou a cara do Brasil! Dá tristeza constatar isso, mas é a verdade!

  • Finalmente encontrei alguém que diz exatamente o que tenho repetido durante todos esses anos, nas rodas de amigos. Perto do PSDB+DEM o PT é ladrãozinho de galinha, a exemplificar a Valle, jogada no lixo por 3 bilhões, recebidos à perder de vista e com títulos podres, que hoje valeria por volta de 300 bilhões, conquanto a Petrobras, agora na boca da mídia tendenciosa e de direita, teria sido vendida, sei lá, por cerca de um bi, e o pré-sal estaria hoje nas mãos dos gringos… somente não foi porque o Senado segurou o ímpeto privatista.
    Estão atacando um possível mau negócio com a compra da refinaria de Pasadena, pois bem, de qualquer modo houve a compra e não a venda. Houve incorporação ao patrimônio nacional.
    De outro lado, as privatizações, escandalosas, jamais investigadas, foram doação do patrimônio brasileiro, como no exemplo da Vale (federal) e Eletropaulo (São Paulo).
    E, também concordo, realmente o PT é um partido bastante fiscalizado.
    Já o PSDB, cheio de membros do MP em seu meio (secretários de Segurança, Transporte, Casa Civil, deputados Estadual e Federal), com certeza goza de uma certa proteção, suspeição de falta de imparcialidade.

  • Eduardo, acrescentaria um ponto importante em tua argumentação: o fisiologismo com apoio por omissão pela mídia. Repare que essa CPI é apenas mais uma demonstração do “Modo de vida” do fisiologismo, autonomeado de Centrão. PMDB coloca dois corruptos e incompetentes na Petrobrás que levam tanto a Ministra como o Presidente do Grupo Gerdau a cometer um erro. Esse mesmo PMDB perdendo espaço na véspera da eleição, para saciar seu apetite cada vez maior por cargos e ministérios, começa a ameaçar publicamente a Presidente. Qual a maior ameaça para qualquer PRESIDENTE que não se submete às chantagens do Legislativo fisiológico??? BINGO! CPI!!!! PMDB tira da cartola a porcaria feita por seus próprios indicados e através da mídia corrupta e de jornalistas sem autonomia para questionar outras teses que não as do “aquário”, em momento algum questionam a legitimidade e canalhice desse procedimento peemedebista. Eles chantageiam, pegam os cargos, roubam, depois ameaçam CPI com os seus próprios roubos, usando a mídia para direcionar a responsabilidade.

  • O governo atual é uma composição de partidos de esquerda consequentes , movimentos sociais e diversos partidos da direita nacionalista, este tipo de ação política dizendo que só o PT é isto ou aquilo apenas desagrega e é de uma arrogância infantilóide, vejamos, o próprio Lula afirma que só foi candidato a presidente graças a pedido feito pelo João Amazonas, quando o governo Lula estava em risco, Aldo Rebelo foi convocado pra presidir o Congresso Federal e salvar o mandato de Lula, quando o governo e o PT foram atacados no mensalão, o PCdoB defendeu o governo na mídia enquanto muitos, do próprio PT se acovardaram. Este tipo de política hegemonista, fecha os olhos a auto crítica, afinal qual dos PTs é confiável, entre tantas correntes com ideologias e programas diversos, é confiável defender o socialismo e depois mudar de idéia quando não é mais conveniente. Com partes dele apoiando candidatos antagônicos em diversos estados em troca de cargos. Como vimos no caso do Dirceu, quem pratica este tipo de política aonde vai parar isolado e destruído, inclusive de seu próprio PT. O povo não quer governantes que são apoiados por parceiros efiquem falando mal deles ou desmerecendo. Se o PT quer ser o líder do Brasil deve pensar no bem e necessidades de seus aliados também, ao invés de os desmerecer e tentar destruí-los com projeto hegemônico afinal o PT social democrata é defensor do capitalismo e isto travaria a história evolutiva do Brasil pois necessitamos ir mais a frente e por o povo no poder e não só por curativo em suas chagas de exploração.
    .

  • 42 milhões nada, Astra pagou quase US$ 500 milhões por Pasadena

    As coisas vão ficando mais claras.

    As últimas informações de que dispomos já nos permitem uma avaliação mais precisa sobre o montante investido pela Astra para iniciar suas operações na refinaria de Pasadena. Alguns dados já eram de domínio público. Mas faltavam algumas peças no quebra-cabeça. Por exemplo, quanto a Astra havia pago pelos estoques de Pasadena, quando iniciou o processo de aquisição da refinaria, em meados de 2004?

    – US$ 42,5 milhões pelas ações da companhia (fonte: relatório da NPM/CNP).
    – US$ 55 milhões pelos estoques (fonte: consultora Jefferies & Cafezinho).
    – US$ 300 milhões na Astra trading (Valor).
    – US$ 84 milhões em investimentos em maquinários (fonte: Globo).

    Total: US$ 481,5 milhões.

    Quase todos os links acima são abertos, com exceção do Valor, de maneira que reproduzo um trecho da matéria que fala dos US$ 300 milhões investidos pela Astra na trading de Pasadena.

    “Conforme o acordo de acionistas, ao qual o Valor teve acesso, o prêmio de 20% valeria tanto para os 50% restantes do ativo refinaria, avaliado em março de 2006 por US$ 378 milhões, como para a trading, que tinha preço de referência inicial de US$ 300 milhões, que era o “capital comprometido” pela Astra no negócio até a assinatura do acordo.”

    Esses números nos levam a duas conclusões: 1) nenhuma empresa investiria quase meio bilhão de dólares numa “sucata”. 2) Tome sempre muito cuidado com o que lê.

    E olha que nem estou considerando possível incorporação das dívidas da refinaria pelo novo dono.

    http://www.ocafezinho.com/2014/04/05/42-milhoes-nada-astra-pagou-quase-us-500-milhoes-por-pasadena/

  • Espera, estava lendo e vi isto e achei extremamente errado:

    “Os analistas de mercado entenderam o rebaixamento da nota brasileira como “um aviso” de setores do mercado financeiro internacional para a presidente Dilma Rousseff. Que aviso é esse? É para que o governo volte a produzir um superávit primário em torno de 3% do PIB.

    Superávit primário, vale explicar, é o que o Brasil corta de seu orçamento com Saúde, Educação etc. e reserva para pagamento de suas dívidas internacionais.

    Enfim, como o governo anunciou recentemente que em vez dos 3,1% do PIB exigidos pelo mercado irá cortar “apenas” 1,9%, a Standard & Poor’s decidiu dar esse “aviso” de que se o Brasil não se submeter aos ditames do mercado poderá perder o grau de investimento.”

    Primeiro, é tendencioso você falar que o país corta Saúde, Educação etc e não diz outras coisas como gastos dos servidores públicos, gastos com o agronegócio e outas empresas estatais. Bom na educação, apesar do governo cortar somente 1,9% para o superávit primário, ela cortou verba significativas das Universidades Federais (tirando a UFABC, que continua de vento em popa! ( ok fui tendencioso aqui também, e entendo o beneficio que o governo federal me trouxe para ingressar em minha faculdade, mas privilégios iguais porfavor!)) Entre essas e outras, o Mantega não vem demonstrando um ótimo mandato no oficio dele. O faz com certo desequilíbrio, mas ainda confio.

    Bom era só isso que queria dizer! Abraço.

  • QUANDO VEJO AQUELE CARRÃO DE LUXO COM O ADESIVO “FORA DILMA”, EU PENSO, SÓ PODE SER PORQUE:

    1.Esse aí perdeu a escrava doméstica;
    2.Esse aí não consegue alugar seus apartamentos por causa do “Minha Casa, Minha Vida”;
    3.Esse aí está pagando faculdade particular dos filhos por causa do monte de estudantes pobres e negros que estão na universidade pública via cotas;
    4.O filho recém formado desse aí perdeu a vaga para um técnico formado pelo Pronatec;
    5.Esse aí está deixando de bater seu ponto no posto de saúde da periferia e voltar rapidinho para atender no consultório particular por causa do “Mais Médicos”
    6.Esse aí acha que os aeroportos tornaram-se “rodoviária” de tanto pobre viajando de avião;
    7.Esse aí fica muito mais tempo preso no trânsito com seu carro, engarrafado no meio de um monte de carro popular guiado por domésticas, cabeleireiras, pedreiros e porteiros.
    8.Esse aí acha um absurdo pagar 27,5% de imposto de renda e ver o governo repassar 0,45% disso para o Bolsa Família;
    9.Esse aí nunca abriu um livro de história do Brasil e sequer sabe que a escravidão acabou em 1888 ou que em 1942 Getúlio criou a CLT ou ainda que dos últimos 514 anos o Brasil só teve 12 anos de governos populares;
    10.Esse aí assina a Vesga e adora assistir diariamente a Rede Esgoto

  • Se estamos vivendo o melhor momento econômico e social de nossa história, como “tudo pode estar muito pior”? Ouço Aécio, Marina, Pastor Everaldo e Levy Fidelix dizer isso o tempo todo…
    Obviamente eles estão mentindo para poder chegar ao poder. O grande problema é que a proposta deles deu errada no mundo todo. Inclusive aqui… FHC recebeu de Itamar Franco o Brasil como a 8a. economia mundial e entregou como 12a., e hoje somos a 6a. O índice de gini era 0.569 em 2002 e hoje é 0,501, um avanço nunca antes visto. A pobreza extrema foi reduzida em mais de 75% e o setor de serviços e os salários crescem como nunca, as vagas em universidades mais que dobraram “em apenas 12 anos” (e talvez filhos dos que criticam o governo só tenham um filho em universidade hoje por causa disso, e o pior, não percebem…).
    Votar em Aécio, Marina, Pastor Everaldo e Levy Fidelix é pedir para voltar aos péssimos anos da política de FHC. Quem pensa que reduzir salários, entre muitos outros benefícios sociais, vai ajudar a promover o crescimento da indústria está enganado. E quem mais vai sofrer com isso, logicamente são as pequenas empresas que venderão muito menos e acabaram fechando (o que já vimos no passado). Será que estas condições podem gerar desemprego e ainda mais violência?
    Tudo isso fica muito claro quando comparamos os governos… Se queremos que o Brasil melhore temos que votar correto. Se a corrupção é nosso maior problema, então votar em partidos que trabalham pela redução da corrupção é nossa única saída (que outro partido vota a favor de CPIs para investigar o próprio partido?). Qual o partido mais visado pela mídia (o que garante cobranças e denúncias tão contundentes)?
    Pesquise sobre o assunto e a todos um bom voto.

Deixe uma resposta