Barbosa pôs o último prego no caixão do julgamento do mensalão

Análise

 

O tempo político difere do da Justiça. Assim, os malabarismos do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, encenados para produzir efeito político-eleitoral em benefício dos adversários do PT e do governo Dilma, podem estar sendo úteis ao fim a que se destinam, mas, a cada novo malabarismo, o julgamento da ação penal 470 sofre um golpe mais duro.

Ao longo deste ano, os ferimentos que aquele julgamento sofreu agravaram sua saúde jurídica, segundo avaliação de contingente crescente de juristas. Revisitemos, pois, fatos que contribuirão para o sepultamento do processo em um futuro não tão distante.

O ferimento mais grave talvez tenha sido a queda do crime de formação de quadrilha em sessão do STF de 27 de fevereiro último. Ao reconhecer oficialmente que não houve quadrilha, a Corte condenou à morte o julgamento do mensalão.

E quem permite tal previsão é o próprio Barbosa. Na sessão em que caiu o crime de quadrilha, ele disse, com semblante grave, que estava tendo início “um processo”. Qual seja, o de anulação do julgamento por cortes internacionais.

Recentemente, este Blog denunciou que um dia antes de decretar a prisão de Dirceu e Genoino, entre outros, Barbosa criou uma nova classe processual para executar suas penas. A adoção dessa medida servirá de ponto de partida para denúncia de perseguição política que será feita ao julgamento do mensalão.

A norma 514 não estava prevista no Regimento Interno do Supremo um dia antes de o presidente do STF expedir ordens de prisão de 12 condenados do mensalão. A classe processual inédita foi denominada Execução Penal (EP). Segundo a nova norma, processos penais julgados no STF devem ser distribuídos ao seu relator, que passou a ser o responsável pela execução penal dos condenados até o fim de suas penas.

Apesar de a resolução 514 do STF facultar a Barbosa administrar a execução penal de todos os réus do mensalão, ele só tem administrado diretamente as penas dos petistas condenados, deixando as dos outros condenados para juízes de execução penal comuns.

Agora, a resolução 514 – flagrantemente feita para promoção de perseguição política a petistas condenados – acaba de ganhar uma prova de sua natureza. Na última sexta-feira (9), baseando-se em filigrana jurídica, Barbosa negou pedido feito por Dirceu para trabalhar fora da prisão. Valeu-se do artigo 37 da Lei de Execuções Penais, que exige cumprimento de ao menos um sexto de penas de reclusão para concessão do benefício de trabalho externo.

A jurisprudência das execuções penais pelo Brasil afora, porém, mostra que a aplicação do artigo 37 não tem sido seguida e por uma razão muito simples: o sistema carcerário está superlotado e, assim, os juízes não enxergam benefícios no endurecimento de penas de criminosos em processo de soltura quando não se tem lugar para colocar tantos condenados que nem sequer foram presos por falta de vagas no sistema carcerário.

Aliás, a jurisprudência do próprio STF, a partir de julgamento de caso análogo em 1999, tornou-se a de que o artigo 37 só valeria para presos no regime fechado. Dessa maneira, a aplicação desse artigo soma-se a outras condutas de Barbosa que, mais adiante, servirão de prova de que ele tem se dedicado a uma vendeta política particularmente contra Dirceu.

A maioria dos juristas dedicou repúdio a essa decisão casuísta de Barbosa. A exceção foi advogada do jornal Folha de São Paulo, que argumentou, recentemente, que, devido a ter havido “roubo de recursos públicos”, justificar-se-ia o endurecimento da pena de Dirceu.

Contudo, até estupradores e assassinos têm sido beneficiados com a permissão de trabalho externo, quando em regime semiaberto.

Além desses fatos, há um outro que sustentará com força a tese de perseguição política no julgamento do mensalão. O envio do julgamento do mensalão mineiro para a primeira instância, a anuência do Supremo para estratégia do principal réu desse processo, o ex-presidente do PSDB Eduardo Azeredo, de renunciar ao mandato de senador para escapar do julgamento pelo Supremo, reforça sobremaneira a denúncia do julgamento do mensalão.

Eis que ganha sentido a preocupação de Barbosa, externada na sessão do STF que, em fevereiro, pôs abaixo a tese de que teria sido montada uma quadrilha para roubar recursos públicos e comprar parlamentares. Sem o crime de quadrilha, não haveria por que julgar 40 réus no STF quando apenas 3 tinham foro privilegiado.

Esse, aliás, é o sentido do primeiro recurso feito a Corte internacional contra o julgamento do mensalão.

No mês passado, os advogados dos executivos do Banco Rural condenados no julgamento do mensalão recorreram à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), pedindo novo julgamento de Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane.

O cerne da discussão apresentada na denúncia é o direito ao duplo grau de jurisdição. Na peça de recurso àquela Corte Internacional, os advogados criminalistas Márcio Thomaz Bastos, José Carlos Dias e Maurício de Oliveira Campos Júnior abordam desde a queda do crime de quadrilha até a decisão que favoreceu adversários do PT em julgamento similar, ou seja, a concessão de duplo grau de jurisdição para Azeredo, do PSDB.

Os outros réus ainda não recorreram à Corte Internacional devido ao fato de que não foram esgotados os recursos à Justiça brasileira. No caso dos três réus do Banco Rural, não há mais possibilidade de recursos, mas aos réus petistas anda cabe revisão criminal devido à queda do crime de quadrilha ter desestruturado a tese que fundamentou suas condenações.

Contudo, a revisão criminal do processo, segundo informações do staff de Dirceu, ainda não foi interposta no STF porque esse e outros réus esperam a saída de Barbosa da Presidência da Corte, no fim do ano, para que alguma chicana jurídica não seja usada por ele.

A revisão criminal, sem Barbosa na presidência do STF, tem boas chances de passar, podendo gerar um novo julgamento, de forma que o recurso à Corte Internacional de Direitos Humanos deve esperar.

A queda do crime de quadrilha desestrutura a tese que condenou Dirceu por outros crimes e, mais do que isso, a tese que permitiu julgar no STF 37 pessoas sem direito a foro privilegiado.

Seja como for, muitos especialistas já consideram que, se no STF perdurar o corporativismo notório que permeia aquela Corte, em uma instância isenta será muito difícil que argumentos tão potentes não sejam reconhecidos.

Como signatário do Pacto de San José da Costa Rica, o Brasil terá que respeitar o entendimento daquela Corte e, assim, refazer o julgamento da Ação Penal 470. Muito provavelmente os réus petistas já estarão em liberdade, mas a condenação internacional do julgamento do mensalão produzirá um fato político e institucional histórico.

No futuro, quando a farsa do julgamento do mensalão for desmascarada internacionalmente, haverá possibilidade até de se pedir apuração de responsabilidades pelo empreendimento de um crime de Estado análogo ao da ditadura militar. Um crime que jogou pessoas na prisão sem provas e com supressão de direitos internacionalmente reconhecidos.

  • Edson Luis Stinghen

    Lamentável a que situação este ministro colocou nossa mais alta corte.
    Parabéns pelo texto mais uma vez.

    • anac

      O mensalão é um defunto apodrecido e insepulto empestando o ambiente com seu fedor. Ninguém pode alegar que não está a sentir a podridão que exala, não só do defunto mas principalmente do seu coveiro joaquim.

  • A História fara justiça aos réus e condenados do PT no “mensalão”. Quem viver verá!

    • El Bartho

      Feliz dia da mães para sua mamãe esteja onde ela estiver. kkkkkk

    • Simas Mayer, Hebert

      Meu caro,
      ‘Inda vou ver, antes de morrer, o Jose´ Dirceu subindo a rampa, depois de passar em revista… a tropa, como Presidente da República.
      Buenas!…

    • Luiz

      Troll bobalhão.

    • Ana

      ?

    • O trollzão SAFADO ainda por cima é BURRO.

      Não tem prisão perétu no Brasil. A única prisão perpétua é a sua BURRICE e falta de vergonha na cara. Porque uma vez calhorda, sempre calhorda.

    • Luiz Felipe

      Você é uma pessoa ignorante politicamente falando. Este processo está cheio de erros. ERROS GRAVES. Não sei como alguém que defenda o Estado Democrático de Direito possa defender este julgamento.

      Ou você defende a Ditadura ou a Ditabranda da Falha?

    • Sávio Valença

      Perpétua é sua má fé.

    • Luiz Otávio

      Adalberto, és um bobalhão que pensa que tem algo a dizer.

  • DeathDoor

    Se o morto ficou vendo e ouvindo inerte todos os pregos serem martelados, não vai ser depois do último que ele vai levantar.

  • Douglas Quina

    Caro Edu, caros amigos,

    Acredito que estejamos cursando a última curva desse circuito sinuoso e longo que foi a AP 470. De momento ainda não teremos as verdades absolutas, mas acredito que esse seja um bom motivo para que este seja um processo mais rápido que os anteriores(Jango, Tancredo, torturas…) e que esse esqueleto não fique ”ad eternum” nos armários do STF.
    O próximo presidente do STF, digníssimo Dr. Ricardo, será a redenção. Poderemos respirar um ar mais puro advindo da corte e esquecermos esse passado recente. Mais um tijolinho na longa construção de um partido progressista, o PT, que cometeu erros sim, mas que no conjunto da obra é único e essencial para que logo, sejamos finalmente uma nação, ao invéz de uma republica de bananas, no que tange a assuntos extremanente delicados e longínquos de uma população que está muito mais preocupada com seu dia a dia do que com entraves jurídicos, sempre conduzidos em forma de caixas pretas, sem a devida publicidade que deviam cultuar e servir de exemplo.

    Descanse em paz Sr. Joaquim Barbosa. Seu papel foi brilhantemente interpretado.

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

    • Tô de Olho na oPósição

      Como esquecer?

      • Douglas Quina

        OK.

        Retificando: Quando o Dr. Ricardo assumir a presidência poderemos ”esquecer esse processo” pois haverá sua devida correção e a farsa virá à tona. Nunca o esquecer das condenações encenadas pela mídia e condenações sem provas, pois afinal de contas o mensalão nunca existiu. Esquecer é isso. ok?
        Douglas Quina

        • anac

          Lewandowski poderá revogar a resolução que faz joaquim o eterno carcereiro e carrasco de Dirceu e Genoino possibilitando assim a continuidade da perseguição politica que deu inicio com o julgamento de exceção. Assim poderá Dirceu cimprir sua pena no regime semiaberto a que foi condenado. E Genoino cumprir sua pena em prisão domiciliar como faz jus pelas condições de saúde precária. Quanto a anulação do mensalão apenas por ordem de um Tribunal internacional.

    • Luiz Monteiro de Barros

      Muito bem sintetizado. Um dia, um mes, um ano. Estamos vivendo cumprindo a nossa missão. O que são nossas vidas no contexto de uma America latina, berço de uma nova civilização. Civilização exige uma diminuição da desigualdade de renda. Renda deve ser compatível no país mais rico do planeta desde a criação do mundo. Da mesma forma nossas vidas estão inseridas no projeto maior que nos transcende – País rico é pais sem pobreza.
      Intuímos que pela Esquerda avançamos, mas sempre ameaçados pela quadrilha golpista; STF(JB e GM), PIG (partido de oposição não eleita), MPF e Oposição sem projetos para o povo.

      Energias transcendentes não falham e agem sempre paradoxalmente sem aniquilamento dos adversários das profecias, logicas que são. Mente com coração. Razão com partilhamento. Não os aniquilam (como exemplo de Lula e Dilma) que não os odeiam. São serem que usam de seu livre arbitrio e por ele das consequencias. Lula outro dia disse que JB nomeado por ele, mas JB é o responsavel pelos seus próprios atos.
      As vezes diante da fadiga clamamos para destruir a oposição devido a “aparente” fortaleza dela. Por isso digo que quanto ao PIG somos fundas de Davis contra o gigante Golias.

      Temos duas tarefas aqui no blog. Estimularmo-nos com fundamentos e/ou desmitificar os trolls. Esta é preciso mas precisamos sempre reunir forças.

  • Cleiton do Prado Pereira

    A justiça tarda e falha, está explicita na bandeira mineira ‘LIBERDADE ANTES QUE TARDIA” porém no caso em epigrafe. De nada valerá o reconhecimento da sociedade desta barbárie cometida pelo Dr. Joaquim Barbosa, daqui a 30 anos ou mais. Como estão sendo reconhecidas agora as barbáries cometidas pela ditadura. Até lá não teremos mais os governos trabalhistas no Planalto. Estes já terão sidos sepultados e os entreguistas já terão conseguido seu intento. Há que se agir rápido e agora, um levante contra a complacência do Senado com esta figura insana do Dr. Joaquim Barbosa. Uma atitude drástica contra ele, tem que ser levada a efeito antes das eleições. Para que o povo sinta-se seguro em votar correto nas eleições futuras. Sem medo de ser feliz.

    • Gloria

      O lema da bandeira de Minas Libertas quae sera tamem se traduz “LIBERDADE AINDA QUE TARDIA….

      • Flavio Lima

        Outra tradução que li mais recente coloca como “Libertes que o seras também”. Sera que confere? Seria até mais legal.

        • Erich

          Flavio, a tradução correta é mesmo “Liberdade ainda que tardia”. “Sera” em latim significa “tarde”, nada a ver com a forma verbal “será” do português.

    • renato cury

      Enquanto a História não é revista e narrada pelo lado justo e não podendo contar com o Senado( que espero que seja extinto numa reforma política ) ou qualquer outra organização da sociedade para dar um basta na tirania deste sujeito, só nos resta apoiarmos ações como esta :

      https://secure.avaaz.org/po/petition/Senado_Federal_Impeachment_de_Joaquim_Barbosa/?pv=7

      e continuarmos a difundir a desmontagem das mentiras do ” mentirão” .

    • Luiz Felipe

      Concordo em gênero, número e grau.

  • Olha só um dos desastres provocados por essa decisão do Quinzinho Malvadeza: CEM MIL presos que estão cumprindo regime semi-aberto podem votar para o regime fechado. Nossas prisões, já abarrotadas, podem ficar piores ainda.
    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-05-11/decisao-de-barbosa-contra-dirceu-pode-prejudicar-100-mil-presos-no-brasil.html

    • Obs.: esse apelido “Quinzinho Malvadeza” é uma referência ao falecido político do Demo, Antonio Carlos Magalhães, que era conhecido como Toninho Malvadeza.

      • Caro Roberto Locatelli, ele é muito pior que o Toninho Malvadeza, o JB é cruel, impiedoso, rancoroso, infeliz e sem alma. Pessoas felizes são leves e não nutre ódio nem mesmo pelo seu desafeto.

        • Adilson de Souza Lima

          Impiedoso sim, mas só com os petistas!

      • Luciano Bastiani

        Cabe muito bem, Locatelli!

      • Luís CPPrudente

        O tal do Quinzinho Malvadeza também atende pela alcunha de Babosão. Este sujeito está fora de si, é um insano serviço da sua vingança contra o PT, justamente o PT, através do presidente Lula que colocou esse insano, desmiolado e cover fajuto de Luis XIV no STF.

        Esse Babosão deveria sofrer um processo de impeachment, e depois outro processo para perder a aposentadoria de juiz, pois ele cometeu diversos atos ilegais para prejudicar terceiros.

      • Carlos Ribeiro

        Joaquim Barbosa o louco, também lhe cairia bem.

    • Ulisses

      Acha que vai valer para mais alguém? Veja o mensalão do PSDB. Ouve alguma jurisprudência do mentirão do PT? Vai ser assim. Ninguem mais vai ser afetado por esta lei e todos não vão dar um pio. O país se calou para a direita, o governo, os políticos e seu povo. No fim, só vai sobrar para o PT e quem sabe até o Lula, se o PSDB voltar a governar. Triste sina deste país de tolos.

    • Romanelli

      Mais uma bobagem que tentam impor ..leia a lei, vale pro CASO a CASO

      • Clarivaldo Freire

        Caro Romanelli,

        Veja o quanto estás equivocado.

        Esta é só parte da jurisprudência:

        “EXECUÇÃO PENAL – REGIME SEMI-ABERTO – CONCESSÃO DO TRABALHO EXTERNO – PRESCINDIBILIDADE DO CUMPRIMENTO DE 1/6 DA PENA – CONDIÇÕES PESSOAIS – POSSIBILIDADE – LAPSO TEMPORAL ATINGIDO – RECURSO PREJUDICADO – 1. Esta Corte firmou entendimento no sentido de que aos condenados no regime semi-aberto, uma vez preenchidos os requisitos subjetivos, é permitido a obtenção do trabalho externo, sendo prescindível o cumprimento de 1/6 da pena. 2. Cumprido até o julgamento do agravo em execução, mais que 1/6 da pena, atingindo o lapso temporal defendido pelo órgão ministerial, resta prejudicada a insurgência do recurso ora analisado. (STJ – RESP 556590 – DF – 6ª T. – Rel. Min. Hélio Quaglia Barbosa – DJU 13.09.2004 – p. 00301)

        EXECUÇÃO PENAL – RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS – REGIME SEMI-ABERTO – TRABALHO EXTERNO – CUMPRIMENTO DE 1/6 DA PENA – CONDIÇÕES PESSOAIS – I – Tem prevalecido nesta Corte o entendimento no sentido de que, uma vez demonstradas nos autos as condições pessoais favoráveis ao paciente, deve ser permitido, ao condenado ao regime semi-aberto, o trabalho externo, independentemente do cumprimento de 1/6 (um sexto) da pena (Precedentes). II – Inviável nesta estreita via a análise dos requisitos de natureza subjetiva necessários para a concessão do benefício do trabalho externo, por demandar inevitável dilação probatória. Recurso parcialmente provido, a fim de que o Juízo de Execuções verifique se presentes os demais requisitos (subjetivos) para a concessão da benesse do trabalho externo. (STJ – RHC 15345 – RS – 5ª T. – Rel. Min. Felix Fischer – DJU 07.06.2004 – p. 00240)

        EXECUÇÃO PENAL – HABEAS CORPUS – RÉU CONDENADO AO CUMPRIMENTO DE PENA EM REGIME SEMI-ABERTO – INEXISTÊNCIA DE VAGA EM ESTABELECIMENTO ADEQUADO – REGIME ABERTO – TRABALHO EXTERNO – CUMPRIMENTO DE 1/6 DA PENA – DESNECESSIDADE – Consubstancia-se constrangimento ilegal a manutenção do paciente em regime fechado, quando este foi condenado ao cumprimento de pena em regime semi-aberto. Ante a inexistência de vaga no estabelecimento adequado, impõe-se a transferência do paciente, até que surja vaga, para estabelecimento de regime aberto e na sua ausência, para prisão domiciliar. – Precedentes. – Possuindo o paciente condições pessoais favoráveis, admite-se a concessão do trabalho externo independentemente do cumprimento de 1/6 da pena imposta. – Ordem concedida, para que o paciente seja transferido para um estabelecimento prisional próprio ao regime semi-aberto e, no caso de este não possuir vaga, que possa o paciente cumprir pena em casa de albergado e na sua ausência, em prisão domiciliar; e, ainda, para que, uma vez verificadas as condições pessoais favoráveis, seja permitido ao mesmo o trabalho externo independentemente do cumprimento de 1/6 da pena. (STJ – HC 31446 – MG – 5ª T. – Rel. Min. Jorge Scartezzini – DJU 10.05.2004 – p. 00318)

        RECURSO DE AGRAVO – EXECUÇÃO DA PENA – REGIME SEMI-ABERTO – BENEFÍCIO DO TRABALHO EXTERNO – NÃO CUMPRIMENTO DE 1/6 DA PENA – ADMISSIBILIDADE – A prescrição do regime inicial semi-aberto ao réu que tem em seu favor a análise das circunstâncias judiciais previstas no artigo 59 do CP, permite a concessão imediata do trabalho externo, independentemente do cumprimento de 1/6 da pena, exigível em situação diversa. (TJDF – RAG 20030110844099 – 1ª T.Crim. – Rel. Des. Edson Alfredo Smaniotto – DJU 20.10.2004 – p. 43)”

        • Romanelli

          Freire ..entendo que a jurisprudência não se sobrepõe a lei (aliás, a citei logo mais abaixo) ..ou ela seria a própria lei

          Todos os casos que retrata o réu teria preenchido os requisitos de que trata a art 59 do CDP ..fora de virem com aquela BOBAGEM que chegou a deixar o LALAU em casa, de cadeia lotada

          Barbosa, por Dirceu ter sido sujeito ativo e líder, pedra angular no esquema, por ter excedido das prerrogativas quando no poder, Joaquim entendeu que no caso dele haviam agravantes ..aliás, o que tb não da pra entender quando chegam a condenar a turma do Marcus Valério a 40 anos, e os mandantes a menos de 8 ..tem alguma coisa de muito grava cm o nosso direito

          Este entendimento é uma prerrogativa do JUIZ

          Sem duvida que eu esperava que a coisa fosse mais objetiva ..acho que a progressão é essencial a qq tipo de apenamento ..isso é uma opinião minha assim como tiveram outras, outros togados

          Caso contrário é jeitinho ..assim como foi a ANISTIA forçada que os mesmos receberam ao se verem livres do crime de quadrilha ..que TODOS sabemos, existiu SIM !!!!!!!

          http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrilha_(crime) ..nota – op BASIl ainda vai se arrepender muito deste improviso

          lembro que certa vez um certo ministro tentou criar “jurisprudência” ao liberar pai e filho pq estavam presos em mesma cela ..alegava ele questão humanitária, dava dó, dizia ..os parentes eram pai e filho, os Maluf ..o juiz o Carlos Veloso

          ..sinceramente, ou impomos a nós mesmo um mínimo de seriedade e respeito aos melhores valores do NOSSO POVO ..ou melhor é desistirmos de vez entregarmos a primeira sucia que se apresentar

          abra

          Art. 59 – O juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos MOTIVOS, às circunstâncias e conseqüências do crime, bem como ao comportamento da vítima, estabelecerá, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime:

          II – a quantidade de pena aplicável, dentro dos limites previstos;
          III – o regime INICIAL de cumprimento da pena privativa de liberdade;
          IV – a substituição da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espécie de pena, se cabível.

          Art. 61 – São circunstâncias que SEMPRE AGRAVAM a pena, quando não constituem ou qualificam o crime:

          II – ter o agente cometido o crime:

          g) com abuso de poder ou violação de dever inerente a cargo, ofício, ministério ou profissão;

          lembre-se, mesmo depois de pegos em FLAGRANTE diante das provas e confissões, todos os corruptores jamais demonstraram arrependimento de seus atos NOCIVOS ao ordenamento político ..quer agravante pior que isso ? ..Dirceu é advogado e era ministro da Casa Civil, pasta responsável pelos acordos políticos ..instigou com seu comportamento uma desconstrução sem sentido contra a Justiça e Homens públicos do país ..infelizmente não foi por falta de aviso ..mas os advogados delinquentes acharam que por ser famoso ele poderia ganhar no grito.

          deu no que deu

          • Sávio Valença

            “lembre-se, mesmo depois de pegos em FLAGRANTE diante das provas e confissões, todos os corruptores jamais demonstraram arrependimento de seus atos NOCIVOS ao ordenamento político ..quer agravante pior que isso ?”

            Não existe flagrante e, muito menos, um agravante. Espero que um dia vc seja preso sem provas por qualquer coisa para ver o que é bom para a tosse. Depois não fique chorando.

          • Marianne

            Como você diz TODOS sabemos que existiu crime de quadrilha? Você só tem direito de falar por si mesmo.

        • anac

          Não é questão de equivoco, é má-fé, má vontade do Romaneli. Não peça muito a este senhor, pois está acima de sua capacidade enxergar o obvio porque tomado pelo ódio e vingança, o mesmo que faz joaquim ser o que é: um homem mau, como bem declarou o brilhante jurista Celso Antonio bandeira de Mello.

  • junior

    HA 15 ANOS ATRAS QUANDO EU ERA PTISTA QUANDO ISSO ACONTECIA COM OS OUTROS PARTIDOS PARA O PT ERA CRIME . HOJE NAO É. ENGRAÇADO ISSO NE.

    • Wilsoleaks Alves

      O PT nunca foi contra o Estado de Direito, pelo contrário. sempre lutou para que este fosse assegurado.

    • Otto

      Você argumentar sem gritar?

      • renato cury

        Caro Otto,

        Ele não está argumentando . Está só gritando. Chato, né ?

    • Jacó do B

      Crime de caixa dois não da prisão perpétua, como a atual pena do Dirceu. E você nunca foi petista. Petistas têm cérebro, não são papagaios do Pig. Vc sempre foi sobrinho do tio rei. Vc está no blog errado! No esgoto do tio rei ninguém pode postar comentários se for contra os tucanos. Contra petista vale tudo! Viva a democracia dos blogs sujos!

    • Salvador Ferreira

      …é mentira Terta?…

    • Miriam

      Mas há 15 anos simplesmente não acontecia nada disso, pois tudo, simplesmente tudo era varrido para debaixo do tapete, nada era investigado, na época preferiram extinguir as empresas do que investigá-las.

    • Adilton Jorge Ferreira Cruz

      Cite um exemplo, por favor, ex-petista.

      • Romanelli

        a compra de VOTOS para a reeleição do THC

        • Adilton Jorge Ferreira Cruz

          Por favor, Sr. Romanelli, não duvide da minha capacidade de interpretar fatos. Estou falando sério.
          Atenciosamente.

      • Marianne

        Eu também queria ver um exemplo onde membros de outros partidos foram tratados dessa forma, já que não tenho conhecimento de nenhum.

    • Jimmy Cricket™ – Guarujá – SP

      ♫ Ô “junior”. Pegue uma Playboy, marche já para o banheiro e faça uma oferenda a Onan. E procure melhorar a sua redação…

    • Marcos

      Duvido muito que você tenha sido petista, Junior.
      É recurso comum usado por tucanos e afins virem a blogues de esquerda (ou progressistas) se passando por ex-petistas arrependidos com a finalidade de malharem à vontade o PT, petistas, governos petistas…
      Partidos políticos adversários se aproveitarem politicamente de situações como a do mensalão não é de modo algum o ideal do ponto de vista de uma ética mais elevada, mas faz parte da cultura política no Brasil, e creio que em praticamente todos os países do mundo.
      Porém, o que é realmente grave, lamentável, digno de total repúdio no caso do falso mensalão é que houve um conluio ou uma cumplicidade criminosa entre parte do STF, a PGR (instituições do Estado) e a mídia golpista (o PIG) para possibilitar esse show de horrores midiático-judicial que começou desde a denúncia inepta do falso mensalão feita pelo procurador geral da república, passando pela aceitação da denúncia no STF, passando pela ocultação deliberada de provas a favor do réus feita pelo capitão-do-mato Joaquim Barbosa, passando pelo julgamento político dos réus até chegar a esse comportamento claramente persecutório do capitão-do-mato JB contra os condenados (injustamente) petistas, principalmente contra José Dirceu. Há tantos erros e arbitrariedades cometidos nessa ação penal que permitiriam inclusive a anulação dessa ação penal, que se revelou uma clara farsa jurídica para atender a propósitos políticos. Só não vê isso quem não quer.

      • Sim, essa conversa de “já fui petista, mas agora não sou mais” é típica de coxinhas de todos os matizes.

    • El Bartho

      Desculpe minha ignorância, mas o senhor poderia detalhar seu comentário?

    • Odette

      Olá, diga-me por favor “isso o que?” Meu caro o PT não usurpou o erário público,não! O que estás pensando? É grave ir na onda. O dinheiro da Visanet não é público e o bonus de volume que resultou das promoções da visanete, e que foram repartidos tinham amparo legal. Tem Lei pra isso, tanto que a globo continua recebendo Bonus de Volume pelos contratos que estabelece com o Governo Federal. Chau!!!!

      • Romanelli

        colega ..quer dizer que se um empresário do capital privado ajudar a corromper, tipo DANTAS ..tudo bem ?

        oras, não força, não força se não entorta

        • Sávio Valença

          Corromper o que, dito-cujo? Vc sabe do que vc está falando? Se sabe, é má fé mesmo.

        • Luís CPPrudente

          É má fé do Romanelli.

    • Ulisses

      Que crime caro Junior?

    • Gloria

      JR;
      O que acontecia ?
      O que era Crime ?
      O que é engraçado, cara-pálida??? Seja mais claro. Pense ; não dói eu juro !

      Em tempo: Você nunca foi petista , não é verdade,coxinha ?

      • Romanelli

        deixo ajudar o rapaz e reavivar a memória de alguns que até se esqueceram dos valores que um dia cultivaram e defenderam (se é que eram honestos quando diziam ?!)

        Teve a compra da reeleição por THC ..teve o avião da Igreja do PFL ..tinha o capital da CC5 e da privataria que teria ajudado a teia ..teve o Collor com a Dina, com o motorista, com o empréstimo do Uruguai, com os irmãos e o PC faria, a tratoral, a elba, lembra ..teve a aprovação da venda da VALE

        • Sávio Valença

          Sim, mas o problema disto tudo não é o PT ter falado destas coisas, mas sim a imprensa e a justiça, em muitas delas, não ter dado a mesma bola como deu para o que vem se falando contra o PT. Mesmo nas que deu bola – o caso Collor, que só foi bombardeado pela grande impressa porque ele tentou ir contra ela – o rigor não foi tão grande como foi para o PT.

        • Marianne

          E quando é que esses foram julgados e condenados? Quando é que foram presos? Quando o juiz reinterpretou os dispositivos legais para que ficassem em regime fechado? Collor foi absolvido há menos de 30 dias.

    • yeda lima

      Junior

      Por favor, explique o “isso” usado em seu texto. Isso o quê? Quando houve julgamento semelhante de políticos de outros partidos? Se acha que o problema de não entendimento é meu, dá pra desenhar?

    • Luciano Bastiani

      hummmm

      Cristão novo…

      E cheio de moral….

      • Romanelli

        hummm, macaco velho

        • Luciano Bastiani

          Ihhhh

          macaco muito mais velho na área….

          Vamu dar uma banana pra ele, moçada!

          • Wilsoleaks Alves

            Mas bah, tá fácil que eu vou desperdiçar uma banana com essa hiena velha.

            Nem FO DEN DO!

    • Svibra

      Desculpe Junior, não entendi. Acontecia o que quando vc era petista ? Julgamento de exceção? Perseguição política? Bombardeio midiático? Blindagem despudorada de figuras de proa de partidos? A que você se refere?

      • Romanelli

        Desculpe, mas vc esta dizendo que o Jefersom, o Maluf, o Valdemar, a turma do Rural e do Marcos Valério, todos são inocentes ?

        A turma do PSDB só não foi julgada porque os MORCEGÔES nomeados pelo PT arregaram ..assim como arregaram pelo crime de quadrilha ..tudo com o fito de tentaram montar este circo, de dizer que só foi com eles..

        sei sei

        • Marianne

          Ninguém está dizendo que esses políticos que você cita são inocentes. Só que não foram tratados da mesma forma que os petistas, e pela forma como é tratado o mensalão tucano, onde também não são inocentes, continuarão com o tratamento diferenciado dos petistas. Por isso, você pode escrever até lhe caírem os dedos que os casos não serão iguais. Partindo-se da hipótese de que todos são culpados, tanto os petistas presos quanto os demais que você cita, podemos ver que os petistas recebem um tratamento por parte do judiciário e os outros receberam e continuam recebendo tratamento diferenciado da justiça. E isto, para mim, está errado, e ponto final. Quem é culpado deve ser punido e quem é inocente deve ser liberado, sem importar a panelinha a que pertence.

    • Adriano

      Há 15 vc era o que não era? Crise existencial dos acéfalos

    • zuleica jorgensen

      Você nunca foi petista, meu caro. Se tivesse sido não gritaria e seria muito mais sensato em suas idéias. Se foi filiado, era um falso petista, algo como um falso brilhante.

    • Primeiro vc nunca foi petista,vc é um tucano travestido de petista e ainda por cima arrependido.Segundo muda de estrategia porque essa ja está muito manjada.Terceiro,vcs tucanos não conseguem mais enganar ninguem.A não ser os incautos,descerebrados e coxinhas.

    • Luís CPPrudente

      Junior, decerto há quinze anos atrás você era o que você é agora: um mentiroso. Outros comentaristas acrescentaram outros adjetivos a você: cérebro de papagaio, coxinha, Terta, etc.

    • Wilsoleaks Alves

      Junior…

      Você me recordou um ocorrido há uns 30 anos na saída da estação Saúde do Metrô, quando eu ainda morava aí na terra da garôa.

      Era eu um dos últimos da enorme fila para entrar no ônibus, quando chegou um rapaz, de mais ou menos uns dezessete anos, e furou a fila. O interessante foi que todos os que estavam na fila e entraram depois dele lhe chamaram a atenção com palavras de ordem, reprimenda ou desprezo.

      Você, Junior, não furou fila alguma, mas sua atitude foi tão infeliz quanto a do garoto mau educado da Estação Saúde e só por isso suscitou estas reações dos cidadãos aqui do Blog.

      Da próxima vez, para que isto não mais ocorra, seja mais digno ou então mude de “ônibus”.

      • Wilsoleaks Alves

        ERRATA:
        Onde se lê “mau educado”, leia-se mal educado.

    • Esse troll aí nunca foi petista.

      Trata-se do velho truque do petista arrependido.

      Como todo mundo tem nojo de tucanos, sabendo que são mentirosos e desonestos, a tucanalha safada comenta mentindo que um dia foi petistas mas “se arrependeu”.

      Truque mentirosos, insidioso e que não passa de pura má-fé.

      Exatamente do modus operandi da trollagem tucanalha.

    • anac

      Mentiroso deslavado.

    • Luiz Felipe

      Duvido você provar que o PT queria condenação sem provas. O Judiciário (STF) extrapolou. Para se condenar alguém necessariamente precisa de provas. Não sou petista mas defendo o Estado Democrático de Direito com tudo o que eu puder usar.
      Golpistas como você não conseguirão cumprir com seu intento.

    • Wladimir

      Você nunca foi Petista! Tucano talvez; mas, Troll, com certeza!

    • Luiz Otávio

      NUNCA FOSTE UM HOMEM DE ESQUERDA E A FAVOR DO POVO. CORTA ESSE PAPINHO BOBO DE “QUANDO EU FUI PETISTA”.

    • Mauro

      Era petista nada!
      Está falando isso para fazer média, e ter credibilidade.
      Subestima a inteligência alheia!

  • Luiz Otávio

    Eduardo, e advinha quem o PIG considerará culpado por tudo: Joaquim Barbosa.

    Eu, se fosse ele, “poria minhas barbas de molho”.

    Hoje, ele ainda é, de certa forma, incensado, pela força do PIG. Mas assim que a farsa cair, sob a luz da OEA, retirarão o pedestal em que o colocaram. E ele despencará.

    E a culpa dos erros do julgamento recairá sobre ele. Nunca sobre o PIG.

    O senhor Joaquim Barbosa foi, realmente, um grande erro político do presidente Lula.

    • nilccemar

      Já vi num outro site os do lado dele dizerem que a PF já descobriu petistas planejando tentativas de liquidá-lo. Me pareceu amedrontador, porque, de fato, ele guarda consigo muita documentação original que incrimina os tucanos; isso, segundo foi dito por aquele advogado da família da modelo assassinada. Então, acho que nada lhes custaria “queimar esse arquivo” e pôr a culpa nos petistas. O delegado Fleury, após tudo que fez, como sabemos morreu em “acidente” numa lancha em Ilha Bela, esse ai que cuide.

      • anac

        Nilcemar, o senhor se dê ao respeito e não trate seus olhos e seus ouvidos como fossa onde escorre dejetos do PiG e dos seus jagunços. Pare de frequentar blogs esgotos.
        Aliás o que a senhor diz é serio pois no minimo enquanto tentamos salvar a vida de Dirceu retirando-o das garras de um psicopata, a direita tenta mantê-lo preso refém do joaquim. Então, quem está conspirando contra vida de Dirceu, que se mantem ideologicamente fiel a seus princípios, enfrentando seus algozes sem pestanejar, é a direita.

        • Scan

          Cara Ana, acho que a Nilcemar está falando do Barbosinha Pau de Galinheiro.
          Não custaria nada a direita dar fim nesse celerado e colocar a culpa no PT.
          Pelo menos foi o meu entendimento.
          []’s

    • abrantes

      Talvez tenha sido um erro político,porém , foi um erro que teve o condão de retirar a tampa da fossa do judicíario ,ficando escancarada toda podridão existente ali.

      • anac

        Dirceu e Genoino não merecem serem mártires. Já tinham feito muito pelo Brasil, sendo no caso de Genoino preso e torturado e no de Dirceu expulso do Brasil.

    • Luiz Otávio

      A história reserva um lugar triste ao senhor Joaquim Barbosa.

  • pedro pinho

    O que me surpreende são os demais ministros do STF, excluido o
    Gilmar Dantas. Eles passam a desmoralizar um dos poderes da
    Republica pela omissão; Ou será cumplicidade?

    • Tudo indica, ser RABO PRESO mesmo…

    • anac

      Medo da reação descontrolada de joaquim. Mas mais ainda de ser atacado covardemente pelo PiG, ao contrariar esse poder no objetivo de acabar coma raça petista. Tem de tudo um pouco. Os ideologicamente de direita que entende que os fins justificam os meios, mesmo que para isso destruam e sacrifiquem o judiciário e o Estado Democrático de Direito. Tem também os fux you.

  • Nigro

    Sonho….

    • Luís CPPrudente

      Brinco, você quer dizer pesadelo para ti e outros iguais a você, todos tucano-pefelês.

      O teu pesadelo está cada vez mais próximo da tua porta.

    • Wilsoleaks Alves

      Eu sei qual o seu sonho, Brinco…
      Um suculento osso pra você roer o dia inteirinho.

    • anac

      Joaquim esta desmascarando a farsa. Castanhede atentou para o fato ao tentar chamá-lo a razão e para que não colocasse tudo a perder. A direita já retirou tudo que poderia tirar do mensalão. Insistir é ultrapassar o limite entre o que é Justiça e o que é injusto. joaquim ultrapassou o limite e mostrou a farsa que foi o julgamento. O pesadelo já se tornou realidade para a direita. E o senhor sabe disso.

  • O último prego quem baterá será o povo em 5 de outubro, ele é mais um cabo eleitoral do Aecim que será desmoralizado.

  • Batista Nogueira

    Concordo com o Clayton, e digo mas os companheiros presos injustamente, estao sofrendo na pele a, cada dia o tamanho desta injustiça. Esta historia da Presidenta nao querer se envolver, nao consigo entender.

    • zuleica jorgensen

      Ela não pode se envolver. No Estado Democrático de Direito os poderes têm que ser respeitados e se respeitarem. A presidente não pode interferir em decisão judicial, ela é chefe do poder executivo. A única interferência possível seria do Senado, que tem competência constitucional para pedir o impeachement de ministro do STF. Se Dilma fizesse alguma coisa, teríamos de imediato um golpe de estado para derrubá-la.

      • Wilsoleaks Alves

        Cara Zuleica.

        Seu comentário está correto.

        Dizem as boas línguas por aí é que as forças reacionárias do Brasil estão usando o José Dirceu como isca justamente para provocar uma reação mais incisiva do Governo Federal e gerar o caos social que eles tanto necessitam para virar as eleições a seu favor.

        Um grande abraço.

  • jd

    A pergunta é: Até lá o golpe paraguaio terá sido efetivado? O problema nem é esse golpista de meia tigela, mas quem lhe esquenta as costas. Os grupos midiáticos preferem cumprir o papel da oposição que o da imprensa. O problema é o governo continuar subsidiando papel e concessões publicas de rádio e televisão. No caso da Globo, nem cobrar impostos devidos, cobra. LAMENTÁVEL!

    • Bem lembrado. Essas atitudes do Quinzinho Malvadeza não são apenas cruéis e ilegais. Elas têm um sentido: o golpe de estado, colocando o PT na ilegalidade e promovendo eleições sem a participação do partido. É tudo que nossa elite sonha. E os coxinhas são os otários que acompanham esse desejo da elite.

  • Salvador Ferreira

    Eduardo.
    Uma dúvida:
    Há como algum ministro do supremo , contrário as medidas
    do “quinzinho malvadeza” (by Locatelli), questionar as arbitrariedades dessa
    besta humana?
    Ou são coniventes, medrosos, também “malvadezas”?
    O que se passa nessa corte onde o presidente tudo pode? . Não há saída?
    Não outro poder que venha contestar essa carrada de atitudes desumanas?
    Por favor, explique ou nem publique.
    A bs.

    • Luiz Felipe

      Pode sim.

      O Senado, após discutir e votar o assunto, pode afastar um Ministro do STF.

  • Belmiro Machado Filho

    O Joaquim Barbosa tenta justificar obssessivamente os erros cometidos na AP 470 cometendo injustiças ainda maiores. Seu comportamento irracional compromete cada vez mais a já combalida credibilidade do nosso STJ. Psicopatia no seu estado mais agudo.

  • Odette

    Eles saberão sair dessa. Aliás é impressionante como têm conseguido administrar as contradições que criam. A medida tem endereço certo e foi proposta somente para o Dirceu. Sinto muito dizer, está tudo rigorosamente calculado. Agora, é muito interessante de ver como esse castelo de areia vai perdendo sustentação; afinal tudo está, sempre, impregnado do seu contrário. Pra quem será que esse sujeito trabalha?

    • Romanelli

      difícil vai ser pro Genoíno ..como pedir pra trabalhar se ele afirmou que era invalido e foi desmentido por dezenas de médicos ?

      o peixe morrer pela boca, diz o ditado…

      • Tomara que você morra por um rompimento de aorta igual ao que o Genoino teve.

        E que seja breve.

        Aí eu vou debochar de sua doença da mesma forma que você, canalha que é, está debochando da doença do Genoino.

        Tenho convicção que sua calhordice ainda se voltará contra você porque uma coisa é o debate político outra é ser o FDP que você demonstra ser.

        • Wilsoleaks Alves

          O mais triste, Ruy, é que não poderemos comemorar quando a aorta do Romanélli se romper porque ninguém virá aqui nos avisar, já que esse sujeito deve viver sozinho, afinal ninguém o suporta.

        • Romanelli

          Calhorda são vocês que ficam protegendo quem ERROU ..que ficam tripudiando das leis e Instituições do país ..que zombam da capacidade do povo de entender o que se passou

          BANDO de covardes, traidores de princípios e de causas ..caronas do oportunismo ..ASSUMAM a merda que fizeram e que será cobrada de inocentes pelos próximos 20 anos, cumpram o seu castigo que, convenhamos, já foi mais do que abrandado de tanto remendo arbitrário.

          • Wilsoleaks Alves

            Você é mesmo um sujeito desprezível Romanélli.

            Primeiro porque fala sempre por meias palavras.

            Senão…

            Quem são os inocentes que pagarão pelos próximos 20 anos. E pagarão o quê? Pelo quê?
            Seja objetivo rapaz, evite falar entre dentes.

            Qual o castigo que foi “mais que abrandado” por remendo arbitrário.
            Que é isso? Explique-nos como se tivéssemos quatro anos.

            Use um linguajar inteligível ou ao menos tente.

          • Luís CPPrudente

            Romanelli, você é mesmo de má fé, quando sua aorta estourar não vamos ficar sabendo para….mandar flores.

            Não que a gente deseje o seu fim trágico, desejamos a você o mesmo que você deseja ao Genoino.

          • Luís CPPrudente

            Ao Banana Romanelli ou Romanelli Banana

            “Calhorda são vocês que ficam protegendo quem ERROU ..que ficam tripudiando das leis e Instituições do país ..que zombam da capacidade do povo de entender o que se passou. BANDO de covardes, traidores de princípios e de causas ..caronas do oportunismo ..ASSUMAM a merda que fizeram e que será cobrada de inocentes pelos próximos 20 anos, cumpram o seu castigo que, convenhamos, já foi mais do que abrandado de tanto remendo arbitrário.” (by Banana Romanelli ou Romanelli Banana)

            Banana Romanelli ou Romanelli Banana, você acertou muito bem ao descrever como é a sua turma: calhordas que ficam protegendo quem errou: o PSDB. Ainda por cima ficam tripudiando das leis e instituições do país. Vocês tucano-pefelês estão jogando no lixo a credibilidade da justiça e das nossas instituições.

            Banana Romanelli ou Romanelli Banana, novamente você acertou em cheio ao qualificar a sua turma de entreguistas e lesa-pátria: Bando de covardes, traidores, oportunistas que queriam ficar 20 anos na presidência do Brasil, mais por incompetência e muita privataria perderam a oportunidade de ficar vinte anos afundando, dividindo e vendendo o Brasil em pedaços. Vocês calhordas, lesa-pátria pretendiam até mesmo entregar a região amazônica para os EUA “administrar”!

            O teu discurso, calhorda Banana Romanelli ou Romanelli Banana, serviu muito bem para mostrar quem é você e semelhantes a você, os demais tucano-pefelês. Você fez este seu discurso se olhando para o espelho. O que você escreveu, coube muito bem na sua pessoa de calhorda Banana Romanelli ou Romanelli Banana.

      • Luiz Felipe

        Você com certeza é um PSDbesta enrustido. Defenda logo a ditadura seu louco. Assuma seu lado bestial.
        Vá fazer seus comentários no blog da Veja que é o seu lugar.

        • Luciano Bastiani

          Galera, assim como o Wilso deu ao nigro o apelido de brinco, sugiro aqui que a partir de agora passemos a nos referir ao romaneli como “Banana”…
          Afinal, é um bananão a serviço da desgraça nacional, cuja casca está preta por fora e o miolo todo podre por dentro.
          Topam?

          • Wilsoleaks Alves

            Luciano mano véio!

            Você vai adotar o Romanélli e passar a chamá-lo de banana?

            Banana ficou ótimo pro ex-Romanélli, até porque já tinha muito Manoel me cobrando por chamar o banana de mané.

            Que legal. Você é um carinha muito humano, sabia?

            Abração, Luciano.

          • Luís CPPrudente

            No caso do Brinco, o Brinco aceitou ser chamado de Brinco.

            Éhhhhh, de fato ele é um cachorrinho do Wilsoleaks Alves!

            Mas no caso do Banana Romanelli ou Romanelli Banana, ele pode não aceitar essa nova nomenclatura e não responder como faz o Brinco.

            Faço a sugestão de manter o nome Romanelli com o novo predicado: Banana Romanelli ou Romanelli Banana.

            O pesadelo do Brinco é o mesmo pesadelo do Banana Romanelli ou Romanelli Banana.

          • Wilsoleaks Alves

            Olha Luís…

            Como nomes compridos nunca são usados e nomes simples pegam como fogo em palha seca, eu acho que só Banana tá ótimo pro Banana.

            De mais a mais pra quê chamar o Banana de Romanelli?

            Abração Luís.

          • Luciano Bastiani

            Wilso e Luis CP:

            como a banana está na moda, eu sugeri este apelido porque fica fácil de ‘guardar’ e porque tem um sentido pejorativo especial: desde que me entendo por gente o cara idiota e bobalhão é tratado por bananão.
            No caso do romaneli, só banana já tá bom.
            E pelo que vi já pegou…

          • Luciano Bastiani

            Ah, e antes que alguém possa dizer kukamonga, essa de banana nada, nadica, nadíssimamente tem a ver com racismo, hein?
            Na verdade eu pensei em banana porque aqui do lado de casa o vizinho tá com uma bananeira da espécie prata com um cacho que tá dando até pena: já tem uma 8 rachando de tão maduras… eu fico sentado aqui no micro olhando e babando…
            Se demorar muito eu vou lá colher e óóóó….

  • Paulo veronesi a

    Enquanto isso a filha de dirceu fura a fila e entra em presidio dentro de um carro oficial com placas frias, depois ainda tem petista querendo dizer que é honesto.
    pergunta simples, quando alguem ouviu ou viu parente de preso sendo levado á visita em carro oficial do estado??????

    • nilccemar

      “quando alguem ouviu ou viu parente de preso sendo levado á visita em carro oficial do estado??????” Nunca. Nunca ninguém ouviu. Porque nenhum deles teve o “privilégio” de serem vigiados por tantos: são os agentes penitenciários, são as 5 ( CINCO ) promotoras, é o juiz especialmente designado para tal, é o próprio presidente do STF, além dos batalhões de jornalistas lá fazendo plantão. Se fossem todos assim vigiados, certamente não teríamos surpresas como receber em casa tentativas de extorsão por simulação de sequestros, como os presos tanto fazem, usando celulares, eu mesma já sofri isso, além do golpe da compra do carro OK, 2 golpes por presidiários usando celulares à vontade.

    • Marcus Vinicius

      onde está a fonte desta notícia ?? ou você simplesmente “defecou” isso ??

      • Romanelli
        • Wilsoleaks Alves

          Ah! A fonte é o Carlos Cachoeira…
          Tá explicado.

        • Só um imbecil como esse troll safado para apresentar as mentiras da Veja como comprovação de alguma coisa.

          A extrema direita age assim, posta uma mentira na Veja e os zumbis fascistas que dela fazem parte saem repetindo em todo lugar.

          Não tem mais nada para dizer além dessas mentiras porque argumentos não tem e os fatos só atestam sua incompetência, desonestidade e entreguismo. Só lhes resta a mentira e a falsidade.

        • Marcus Vinicius

          realmente… a foto mostra “claramente” que é um veículo da Sesipe…

          … aqui ô “mr. prolixo”: vai enganar os da sua laia !! usando o link da veja ???

          https://c1.staticflickr.com/9/8426/7538567984_f78234043e_z.jpg

          • Romanelli

            COLEGA, vou partir da premissa de que vc não leu muitas matérias em inúmeros veículos que não só o PRAVDA

            AS AUTORIDADES admitiram os fatos ..a FILHA também confirmou ..só que inventaram a versão de que Dirceu queria fazer grevezinha de fome, só isso

            Fosse ele um EU ou VOCÊ, e nossas filhas estariam ABRINDO A VAGINA pra ver se tinha alguma coisa escondida ali ..no fiofó ou na perseguida

            aliás, pra quem estiver pensando em fazer greve de fome, tenho uma sugestão, escute esta canção

            http://www.youtube.com/watch?v=eFWElJfOdF0

        • Salvador Ferreira

          Romanelli
          Vc se declara viciado em “Veja”, né?
          Usou uma ilação, acusação sem provas como já fez tantas vezes antes.
          Continue lenda a veja, faz bem a saúde de imbecis.
          Assino embaixo as opiniões do Acquaviva e do Wilso.
          Eu, se fosse vc, sumiria daqui, isso se tivesse vergonha na cara.

      • Luís CPPrudente

        Com certeza o tal do Paulo veronesia defecou de fato tal notícia. Isto que dá ser leitor da revista de detritos de maré baixa da famiglia Civita. Ele defeca pelo cabeça! Será que ele defecou o próprio cérebro, provavelmente!

    • Nigro

      Po vcs uerem ainda negar? Eles até aceitaram que o fizeram por conta da ” greve de fome” do Dirceu.

  • Mauricio Coutinho

    Edu,

    Só você mesmo que acredita que o STF vai refazer o julgamento do mensalão.! O Brasil não respeitou o pacto de extradição do terrorista com a Itália,e que aconteceu? A Bolívia não respeitou o pacto de asilo político ( nesta situação o Brasil foi conivente, o que é um absurdo) e que aconteceu ? Acorda Edu!

    • Luís CPPrudente

      Comentário típico de um tucano-pefelê. Ele não pretende ver o seu próprio rabo (pois quer acreditar que não existiu privateiros, lesa-pátrias, entreguistas, trensaleiros e outros tipos de corruptos dentro da organização chamada PSDB).

    • Wilsoleaks Alves

      Vá estudar Coutinho.

      O Brasil não respeitou o pacto de extradição no caso Battisti? Tem certeza?

      Uma das clausulas do tratado é que prisioneiros políticos não podem ser extraditados.

      Cappice?

      • Esse tal de coutinho não entende nada de nada. É burro como toda a trollagem tucana.

        Só sabem balbuciar as mentiras que lhes passam para repetir.

        São idiotas e se comportam como os idiotasque são.

  • Paulo Sarmanho da Costa Lima

    ” haverá possibilidade até de se pedir apuração de responsabilidades pelo empreendimento de um crime de Estado análogo ao da ditadura militar”. Neste caso poderia se incluir o Merval, Noblat, Reinaldo Azevedo,Augusto Nunes, Globo, FSP, Estadão?

  • Luiz Carlos

    Eduardo, porque só criticar e condenar Joaquim Barbosa quando a alta corte é composta de 11 juízes?
    Tanto os juízes que participaram do julgamento, os que já saíram e os que os substituíram, merecem nosso julgamento ético e moral. Se Joaquim Barbosa é o responsável maior, todos os outros juízes também são responsáveis por terem se calado, omitido, tolerado, concordado , acovardado e condenado os réus da forma que o fizeram. Criticar e condenar só Joaquim Barbosa é um erro. Não vejo nenhum ingênuo compondo a alta corte. Ante tantas irregularidades ocorridas no julgamento não vi nem ouvi nenhum dos juízes e juízas da alta corte denunciar ou protestar contra as arbitrariedades de Joaquim Barbosa e do antecessor na Presidência do Tribunal, seja no julgamento ou fora dele, na vida particular. Se Joaquim Barbosa continua a ser arbitrário, injusto, seletivo, prepotente é porque conta com o condenável silêncio, da omissão dos seus pares.

    • Cervantes

      Eduardo e amigos, o Excelentissimo Ministro deve sofrer de algum disturbio emocional. Nada mais explica seu comportamento obsessivo. E antes que seus desvarios desmoralizem de vez nossa Justiça, dever-se-ia convocar uma junta médica para afastá-lo de suas funções. Talvez seja esse o caminho pra nos livrarmos dessa aberração.

      • Helena/S.André SP

        É o que eu venho dizendo há tempos, Cervantes. Barbosa precisa, urgentemente, de um sério tratamento psiquiátrico. Será que não tem um psiquiatra corajoso que enfrente a fera e coloque um fim nessa loucura que o Barbosa está promovendo no país? O desvario de Barbosa é tanto que só não vê quem não quer.

    • Romanelli

      Racismo ? preconceito ?

      • Luís CPPrudente

        Como assim, Banana Romanelli ou Romanelli Banana?

        Ninguém falou em preconceito ou racismo, falou sim que o Babosão está num estado de insanidade mental. Tome cuidado Banana Romanelli ou Romanelli Banana, pois o Babosão até está usando as vestimentas do Luis XIV! Ele pensa ser o tal, mas também já pensou ser o famoso autor da frase “Bebo porque é líquido, porque se fosse sólido, comê-lo-ía”. Esse Babosão pode pensar em ser até mesmo o tal do Calígula que recentemente passou a frequentar este blogue!

  • Maria Rita

    Muito bom seu texto, Eduardo. Ultimamente a percepção que tenho dos atos desse ministro, parecem cansar mesmo aquele que o apoiavam. Não ouço ninguém falar nele, nem mal nem bem. Ele não consegue criar mais impacto e o ódio que ele disseminou já está no talo. Ninguém presta atenção aos telejornais, Merval está viajando para não transformar-se em zumbi da academia. É verdade que ficamos na espera de alguma reação de um jurista de renome, mas acredito que até isso murchou. Quem tem renome numa sociedade do ódio? Para completar, agora a PF procura o perigo supostamente ‘petista” do facebook, embora nenhum ministro da Justiça, nenhum ministro do Supremo tenha ficado indignado com o policial federal que usava uma caricatura da presidenta para treinar a pontaria. Nem notícias se esse homem perdeu o cargo ou foi expulso por comportamento impróprio e criminoso, nós tivemos. Então, nessa desabalada vontade de ser importante, nesse descompasso da justiça real no nosso país,nesse total desequilíbrio, por que haveríamos de estranhar mais uma ameaça? Faça como a Dilma, sr. JB, ignore. Pense assim, Obama também recebe ameaças. E ele, aparentemente, é o mais poderoso homem do mundo. Você não é melhor do que nossa presidenta nem melhor que o presidente dos EUA, com certeza não foi vítima de um linchamento absurdo como o que o senhor iniciou. A caixa de Pandora foi aberta pela mídia corporativa em conluio com alguns juízes ávidos de poder. Está dando no que estamos vendo.

    • Helena/S.André SP

      Também li essa notícia no portal Ig, Maria Rita, sobre uma suposta ameaça de morte a Barbosa postada por um petista de Natal no facebook. Mas será que essa notícia é verdadeira? Desconfio que seja falsa pois Barbosa vai querer se passar de vítima frente a enxurrada de críticas que ele está sofrendo, por suas medidas pra lá de duvidosas visando impedir Dirceu de trabalhar. Barbosa é um doente mental, um sociopata, um desequilibrado que toma medidas baseadas num ódio doentio contra petistas e não mede as consequências de seus atos. Vai chegar uma hora que ele vai se envenenar, vítima de seu próprio veneno.

  • Espero que o resgate da verdade a respeito do julgamento do mensalão não demore muito. Primeiramente, é claro, essa farsa tem que ser totalmente desmontada no campo jurisdicional. Ou por meio de uma revisão criminal, aqui no Brasil, junto ao STF ou por meio de recursos à Corte internacional de Direito Humanos. A repercussão desse fato, com certeza, pode criar condições para uma ofensiva no campo político, inviável, no momento, em face do grande poder da grande mídia e pelo fato do PT não ter, desde o inicio, questionado publicamente esse julgamento. Dois dos personagens dessa nebulosa história tem que ser colocados em cheque: o STF e a grande mídia. Eles devem sofrer as consequências desse revés histórico.

    • renato cury

      Pois é, Evandro, sem querer mas sendo um tanto Poliana, vejo que todo este processo ( AP470 e “derivados ) ainda que com um custo humano altíssimo ( agora não somente dos petistas apenados injustamente mas possivelmente de grande parte de condenados que “gozam” do ” privilégio ” de trabalho externo ) vem a calhar para demonstrar não apenas o que é o nosso Poder Judiciário mas o que tem sido deste a “invenção” deste país. Numa eventual Constituinte que reveja o Sistema Político ( aí incluidos o Judiário, a imprensa, etc ), o papel desempenhado pelo STF e os Ministérios ” Públicos ” ( assim mesmo entre aspas pois atendem mais interesses privados que públicos ) deverá ser revisto com lente de aumento ( gentileza do JB/Pig ) . Ou seja, a luta de gente como José Dirceu, Genoino e João Paulo se não foi tão vitoriosa na juventude e maturidade, certamente não será estéril em suas dolorosas terceiras idades . Se eles são usados agora pelas forças da reação estas terão um preço muito alto a pagar adiante. E mesmo que não haja uma Constituinte como aquela com que sonho a desmoralização dos ocupantes do poder judiciário será a marca de uma possível futura moralização do seu papel e constituição de seus agentes.

  • Jbmartins

    ELEIÇÃO 2014: VOTAREI NOS PTISTAS E EXPLICO PORQUÊ
    Depois que eu li a matéria da Conceição Lemes, no Vi o Mundo (http://www.viomundo.com.br/denuncias/labogen.html), eu tomei a decisão de votar nos PTistas, na eleição de 2014, e explico porquê:
    Com a prestimosa colaboração da suprema corte do nosso país, os TUCANOS adquiriram o direito de roubar no Brasil inteiro, impunemente, solenemente.
    Como eu sei que os PTistas são investigados e monitorados 24 horas por dia pelo PIG, por Joaquim Barbosa e pelo Gilmar Mendes, eu prefiro votar neles (nos PTistas).
    Porque, meu neguinho, se os TUCANOS voltarem ao poder eles vão roubar, roubar, roubar, roubar e roubar! E nada vai ser denunciado no Jornal Nacional, nem no telejornal da Band (do Boechart), nem na Rolha de São Paulo (do Octavinho) e em nenhum jornal/telejornal desse país. E a justiça brasileira vai ficar na moita.
    Um dia você vai acordar no sereno e constatar que durante à noite os TUCANOS roubaram o telhado da sua casa. Mas aí já será tarde. BRINCA COM ESSA GENTE!

    • Helena/S.André SP

      Muito bem, Martins!

  • nilccemar

    Eduguin,

    parece que o fato dos réus terem tido penas compatíveis com regime semi-aberto foi o que mais frustrou as expectativas da midia quanto aos resultados da pantomima. Proporcionalmente ao barulho que fizeram, se o mensalão fosse verdadeiro jamais os réus teriam tido só essas penas, teriam as penas máximas, equivalentes a assassinos perversos, “serial kellers”, ou pior ainda, por terem tentado o golpe de se perpetuar no poder, e ainda usando verbas públicas para tal. Os réus cumprindo penas de poucos anos, e tão pouco que ainda têm direito a regime semi-aberto, não corresponde ao que dizem que eles fizeram, gera dúvidas, dai o esforço supremo do juiz ínfimo em manter em pé o castelo da cartas que edificou, centrando fogo nas penas, a lógica dele é “são culpados, tanto que estão cumprindo penas” ( dai, então Pizzolato não seria ), mas, pela mesma lógica não são tão culpados assim. Também, a discussão das penas oblitera a mais importante, a das PROVAS, muito bem debatidas e organizadas por este site http://lexometro.blogspot.com.br/2014/04/coletanea-mensalao.html.

  • Valdir-Ba

    Prezado Eduardo:

    1. Lula indicou o senhor Joaquim Barbosa para o STF. Até aí tudo bem.Este é o ritual pregado pela Constituição Federal.

    2. O Congresso Nacional aprovou o nome, até aí tudo bem. Este é o ritual pregado pela Constituição
    Federal..
    3. De acordo com a Constituição Federal somente o Congresso Nacional tem poderes para demitir um ministro do STF. Entretanto, como um bando de incompetentes do Congresso que não tem visão de futuro, observa apenas os acontecimentos e vive a pensar ” já que o assunto é para acabar, desmoralizar e achincalhar com o PT, azar do PT”, esquecendo-se eles ( o bando de congressistas incompetentes) que o que está em jogo não é a simples punição ao PT, é o desmoronamento das instituições e que no futuro casos semelhantes a este pode acontecer com outras pessoas, mesmo de outros partidos ou de não filiados a partido algum, mas, apenas cidadãos comuns.É por atitudes como essa que as pessoas começam e muitos permanecem a não acreditar em políticos.
    4. Quanto a essa turma da direita que se acha acima do bem e do mal e se diz incorruptível , a história está cheia de exemplos de que a honradez de muitos desses caras é tão verdadeira quanto uma nota de R$. 3,00.
    5. A grande imprensa não noticia mas tem gente que faz parte dessa turma que recebeu dinheiro de doleiro e andou tambem em helicóptero de doleiro( segundo o Brasil 247. E as compras de votos e as tais consultorias que não são comprovadas? tudo isso pode vir a ser uma ação judicial como o tal mensalão, só que neste não apareceu provas e naqueles tem documentos circulando na rede, mostrando a sua existência.

  • TRAZIBULO MEIRELES DE SOUZA

    Esse julgamento do chamado mensalão com José Dirceu e Genoíno como os presos políticos do século XXI equipara-se ao de Tiradentes. Moral de história, STF desmoralizado e em concluio com a mídia, algo que até alguns tempos atrás acreditava-se ser impossível, hoje está cristalino é uma realidade!

  • Cristiano

    Caro Edu,

    Pra não passar por desinformado — e essa palavra não combina nem um pouco com vc.
    Estupradores e assassinos pegam — se o crime é consumado, e é o que dá entender a sua assertiva — direto regime fechado, em razão da pena mínima na grande maioria das vezes acima de 8 anos.
    Só se os delitos forem tentados, expiaram a pena em regime semiaberto e isso se não forem reincidentes, pq senão é fechado também. Excetuando-se os sentenciados por crimes tentados, os demais, dentro dessa classe, terão, sim, que cumprir um sexto da pena para ingressar no regime menos gravoso, qual seja, o semiaberto. O que não é o caso de José Dirceu.
    De qualquer sorte, sua afirmação merece, na minha humilde opinião, uma retificação.
    Meu respeito e admiração.

    • eduguim

      Cristiano, o caso do estuprador saiu em matéris recente que se espalhou por toda internet

      • Cristiano

        Mas é minoria, meu caro. E a ideia que passa o seu belo post — que, a meu ver, só merece essa observação — é outra.
        Um abraço.

  • marha silva

    Espero que nao so a farsa do mensalao seja revista, mas que os juizes responsaveis por ela sejam responsabilizados por tal absurdo do mundo juridico.

  • Romanelli

    Os termos midiáticos não definem o crime, mas os FATOS, evidências e provas.

    CHICO PICADINHO não foi condenado por fazer estrogonofe, mas por ser um assassino.

    Raríssimos são os crimes que são filmados e que contam com a confissão dos condenados.

    Aonde há corruptos CONFESSOS, há corruptores.

    O mensalão, termo grotesco, não existiu, mas isso não dá o direito de ninguém negligenciar a história e MENTIR dizendo que não houve uma penca de ilícitos e ilegalidades.

    Ou buscamos a civilidade, ou aqui será terra da barbárie ..chega de conspurcar com a verdade !

    Depois não entendem porque o povo parte pra fazer Justiça com as próprias mãos.

    Evidente que houve e ainda HÁ quadrilha.

    Claro que a jogada do Azeredo foi um movimento político que serviu, dentre tantas, pra sustentar eventual desculpa de que o PTismo foi perseguido ..CANALHA ele, canalha outros que do caso se escudam.

    É mais do que evidente que SUPERLOTAÇÃO nunca deveria ser desculpa pra se retirar do Estado a sua OBRIGAÇÃO de zelar pelo ordenamento jurídico ..LEI há, e esta sendo cumprida, NÃO há arbítrio ..o que faltaram foram recursos pros presídios, os mesmo que sobraram pra COPA com seus desvios e aditivos?

    Aliás, ao contrário, desta triste REALIDADE de termos um sistema penitenciária em frangalhos é que os responsáveis por tamanha BARBARIDADE e bestialidade deveriam ser chamados à sua responsabilidade.

    A LEI além de punir, tem a função de PREVENIR, de inibir, de coibir, de servir de exemplo aos que ousam pensar em tentar.

    E depois os progresseiros querem culpar Shererazadi ? ..melhor se assumissem seus erros e pedissem desculpas ao PAÍS !!!

    a LEI, ora a lei.

    CP – DL – 002 – 848 – 1940 (do tempo de Getulinho ..PQP)

    Art. 33 – A pena de reclusão deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. A de detenção, em regime semi-aberto, ou aberto, salvo necessidade de transferência a regime fechado

    § 1º – Considera-se: (Alterado pela L-007.209-1984)

    a) regime fechado a execução da pena em estabelecimento de segurança máxima ou média;
    b) regime semi-aberto a execução da pena em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar;
    c) regime aberto a execução da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado.

    § 2º – As penas privativas de liberdade deverão ser executadas em forma PROGRESSIVA, segundo o MÉRITO do condenado, observados os seguintes critérios e ressalvadas as hipóteses de transferência a regime mais rigoroso: (Alterado pela L-007.209-1984)

    a) o condenado a pena superior a 8 (oito) anos deverá começar a cumpri-la em regime fechado;
    …ATENTEM para o DEVERÁ
    b) o condenado não reincidente, cuja pena seja superior a 4 (quatro) anos e não exceda a 8 (oito), poderá, desde o princípio, cumpri-la em regime semi-aberto;
    …ATENTEM para o PODERÁ
    c) o condenado não reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a 4 (quatro) anos, poderá, desde o início, cumpri-la em regime aberto.

    Art. 59 – O juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos MOTIVOS, às circunstâncias e conseqüências do crime, bem como ao comportamento da vítima, estabelecerá, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime:

    II – a quantidade de pena aplicável, dentro dos limites previstos;
    III – o regime INICIAL de cumprimento da pena privativa de liberdade;
    IV – a substituição da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espécie de pena, se cabível.

    Art. 61 – São circunstâncias que SEMPRE AGRAVAM a pena, quando não constituem ou qualificam o crime:

    II – ter o agente cometido o crime:

    g) com abuso de poder ou violação de dever inerente a cargo, ofício, ministério ou profissão;

    …papo de malandro cansa…

    http://www.youtube.com/watch?v=3EH1h0lzp30

    • Wilsoleaks Alves

      “…papo de malandro cansa…” (Romanélli)

      Pelo menos ninguém PODERÁ acusá-lo de ignorância por ser um manéllão inveterado.

    • O troll Rmanelli só escreve ASNEIRAS.

      Nem vale a pena ler porque as baboseiras ainda por cima são extremamente mal escritas.

    • Fernando

      Aliás, ao contrário, desta triste REALIDADE de termos um sistema penitenciária em frangalhos é que os responsáveis por tamanha BARBARIDADE e bestialidade deveriam ser chamados à sua responsabilidade.

      O governo federal do PT não foi omisso quanto a questão do sistema penitenciário, de responsabilidade dos estados, e antes de Lula não existiam penitenciárias federais e então foram construídas

      Não sei quanto aos governos estaduais do PT, como RS, BA ou DF, e dos tucanos como SP, PR, GO, ou MG, do Aécio, pensando bem como anda o sistema penitenciário de lá.

      Superlotação e precariedade marcam sistema prisional em Minas Gerais
      http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/05/09/interna_gerais,293287/superlotacao-e-precariedade-marcam-sistema-prisional-em-minas-gerais.shtml

    • Fernando

      O que ele quer é ver Dirceu, uma pessoa com formação profissional, culta, com experiência em cargos importantes, fazendo coisas como faxina e outros serviços pesados, apenas para humilhar.

      Fotos de Dirceu com uma vassoura varrendo o chão do presídio espalhadas pelo pig, mesmo sendo ilegal fotografar um preso, e daí, o pig pode tudo, para ele o MP e o Judiciário batem continência, como faziam com os milicos durante a ditadura junto com o próprio pig.

      Não é humilhante ser um faxineiro, mas obrigar uma pessoa que pode fazer outras coisas a ser um faxineiro ou algo de gênero, é querer humilhar.

      Dirceu primeiro ia ser gerente de um hotel, só faltou fecharem o hotel e prenderem o dono, depois ganhando bem menos iria trabalhar num escritório de advocacia num trabalho burocrático, contudo não é suficiente, está claro que objetivo destruir emocionalmente Dirceu, uma guerra psicológica contra ele.

      Dirceu é como um troféu, ou mais que isso, é um aviso, um recado a todos aqueles que ousarem enfrentar as elites

      Todos nós somos José Dirceu!

      • Fernando

        Os seus erros!? não podem justificar o que estão fazendo com ele.

        Militantes de esquerda, inclusive aqueles que enfrentaram Dirceu, dentro e fora do PT, não podem cair nesta armadilha.

    • Luís CPPrudente

      Banana Romanelli ou Romanelli Banana, eis o que vosmecê escreveu:

      “O mensalão, termo grotesco, não existiu, mas isso não dá o direito de ninguém negligenciar a história e MENTIR dizendo que não houve uma penca de ilícitos e ilegalidades.” (by Banana Romanelli ou Romanelli Banana)

      De fato não existiu o mensalão, já que ele foi uma lenda urbana criada por pessoas tucana-pefelês tal qual você. Como o mensalão é uma lenda e como não havia provas dos crimes, o PIG e ministros do STF aceitaram a ideia do Teoria do Domínio do Fato. Assim, condenaram sem provas as pessoas, julgaram a formação de quadrilha e, mesmo na Teoria do Domínio do Fato, não conseguiram provar que houve quadrilha. Não houve quadrilha, não houve crime, só houve a condenação sem provas por este Mentirão.

      Pencas de ilícitos e ilegalidades vemos em São Paulo: Racionamento de água provocada pela má gestão e incompetência do PSDB, o Trensalão Tucano, os pedágios caros das rodovias paulistas, etc.

  • Wilsoleaks Alves

    Padua? Quem é Padua?

  • Panjokermeso

    Bom dia Edu!

    Que artigo excelente! “Não houve crime de quadrilha”, não houve uso de dinheiro público, não foi encontrado um centavo nas contas de Dirceu e Genoíno após varredura pela PF que provasse a tese do STF, não foi justo, não é justo! A farsa se transforma no pesadelo midiático para o JB e pôe por terra a seriedade de uma Instituição que tinha, no mínimo, a obrigação de promover a justiça como direito inalienável a qualquer cidadão. Revolta e descrença no judiciário, são os frutos que o STF está tendo que colher da sociedade, daqueles que ainda têm um mínimo de escrutínio para julgar atos e respostas, e JB cavou para os próprios pés uma história pessoal no mundo jurídico, da qual, só restará em nossas memórias, a ignomínia. É pena! Ele poderia ter escrito um outro final para a sua carreira jurídica. Dirceu e Genoíno são e sempre serão homens livres, por suas histórias de vida e pela dignidade que, ainda que presos, deles isso ninguém pode suprimir.

  • eduardo, consigas por ai q um bloguista do Rj entreviste o cantos de ópera la pelas bandas de niteroi.
    não pode? ah, pode tudo.
    ele acaba falando.

  • julio cesar montenegro

    a encenação do camisolão preto… (no mesmo espirito da fardas alamaradas de militares galardoados & mortais imortalizados) enfunado pelo barbosão para encantar seus fãs, mostra a POLITICA como um teatro para manter ameaçada platéia em dirigido suspense… desmancho com a seguinte mensagem:
    POLÍTICA lida COLETIVAMENTE com a humanidade VIVA. é democraticamente construída pela NEGOCIAÇÃO dos participantes nos trabalhos de nossa COMUM SOBREVIVÊNCIA incluindo dos que fazem nossa alimentação aos que recolhem nosso lixo.
    já pros candidatos a ESTÁTUAS, politica é ANDOR pra poucos GRANDES & BRILHANTES serem carregados por muitos FRACOS & OPACOS.

  • Claudio-SJ

    Não acredito que a midia golpista vá permitir que o assunto se encerre logo, pois até mesmo uma simples visita do filho de Zé Dirceu ao pai já é motivo de critica. Ontem disseram que o filho do Zé “furou a fila” para visitá-lo.

    Olhem só até que ponto chegou a mesquinhez da imprensa. Não há limites para ela.

  • Fernando

    Desculpe, mas saindo da pauta, um trecho do artigo de Rui Daher, sobre um tem que vem sendo super manipulado pelo pig: a inflação

    Em março passado, escrevia-se ser injustificado o assombro nos olhares de William e Patrícia, no JN da TV Globo, com a “inflação dos alimentos”, pois sazonais.
    Aqui: http://terramagazine.terra.com.br/blogdoruidaher/blog/2014/04/12/pra-sabadear-na-disparada-dos-precos-dos-alimentos/

    Agora, diante da queda na inflação, se constata: “Foi um choque agrícola, com altas nos preços do setor causadas por redução de oferta, devido a problemas climáticos”.

    Ora, pois. Não pensem ver isso reconhecido com foco não adversativo. Manchete do caderno Economia, da Folha de São Paulo, em 10 de maio:

    “Inflação cai em abril, mas fica mais perto do teto da meta em 12 meses”.

    Insisto aqui em dois pontos:

    1) Os aumentos de preços, quando não os sazonais ou aqueles administrados e ainda equivocadamente represados, são provenientes de expectativas causadas por um pessimismo exagerado com o Brasil, de fundo puramente político e restrito ao plano nacional, que faz indústria, comércio e serviços anteciparem o ganho marginal na precificação dos produtos;

    2) Fazer política econômica ‘austera’, às custas de desemprego, queda na renda do trabalho e redução de gastos sociais, na espera de um futuro que, em décadas, apenas assegurou o bem-estar das classes privilegiadas, não é fruto de bons princípios da economia, mas crime eivado de pretensão política.
    Quem assim escreve ou discursa, mente, e sabe disso.

    http://terramagazine.terra.com.br/blogdoruidaher/blog/2014/05/12/economia-e-politica-troca-troca-de-dificil-penetracao/

  • Juliano Santos

    Acho esse movimento, o da desconstrução e desmascaramento do julgamento do mensalão, tão importante quanto a vitória da Dilma em outubro. O mensalão foi antes de tudo a tentativa de criminalização do PT.
    A esquerda precisa desmontar o aparato reacionário solidamente fincado no judiciário. E isso começa pela desmoralização do mensalão, o que está em andamento
    Outra necessidade é desmontar o aparato do pig nos meios de comunicação, como estamos careca de saber. Não basta ganhar eleição. Isso é o que podemos constatar depois de três vitórias seguidas. Que o PT tenha plena consciência disso

    • Concordo com você Juliano, mas eu acho que se a Dilma não for reeleita teremos os erros dessa farsa jurídica sendo varridos para baixo do tapete.

      E tenho convicção que viria muito mais arbitrariedade por parte do judiciário.

      Os adversários de Dilma ness eleição já demonstraram que representam o retrocesso.

  • C.Paoliello

    Enquanto este indivíduo estiver, momentaneamente, no comando do nosso antiquado e apequenado stf (mas parece que são vinte e um anos de pesadelo) não se pode dizer que vivemos sob o Estado Democrático de Direito. E agora que vimos ser possível instalar-se um ditador no único poder cujos membros não são eleitos diretamente pela nação, torna-se urgente uma profunda, verdadeira e modernizante reforma do judiciário para que novos jb’s não sejam criados no futuro.
    Isto sem considerar a secular lentidão do processo judiciário. Hoje quem entra com uma ação judicial pode esperar uma tramitação mínima de dez anos, mesmo com os bons salários dos servidores, sendo que muitos morrem sem ver sua ação concluída pelo judiciário. O autor da ação pode ser idoso, portador de doença terminal, tetraplégico, cego, o que for, que não recebe qualquer tipo de consideração especial por parte do nosso primitivo sistema judiciário. É ainda o mesmo judiciário que entregou Olga Benario para os carrascos de um campo de concentração nazista, mesmo estando grávida e sem qualquer acusação pesando sobre ela.

  • Luiz Monteiro de Barros

    Eu lembro por ocasião dos golpes em Honduras e no Paraguai quantos artigos e comentários a respeito das firulas ou especificidades das leis. O golpe sempre será praticado contra o voto popular.
    Voto popular só é bem visto quando apóia a Direita. Exemplo da eleição do FHC. Ah naquela vez o povo foi sábio !?
    No Brasil o GOLPE está em andamento. Distingue-se pelos comentários aqui no blog.
    Qualquer coisa que o Joaquim B faça, qualquer noticia do PIG contra o PT, contra o Brasil é defendido pelos que apoiam a oposição; qualquer oposição, com as mesmas firulas ou chicanas.
    Em Honduras e Paraguai que os presidentes depostos infligiram um o “futuro da lei” o outro acusado de crime de responsabilidade lhe deram 17 horas para que se defendesse. Tudo dentro da Lei!!!! Enfim no Brasil são fatos da disputa política. JB/PIG estão agindo a favor do Golpe.
    É muita cara de pau , má fé, canalhice ou medo do predomínio da democracia.
    Alias Luis Nassif e Claudio Lembo definiram esse medo como causa profunda de tais posturas. Eu adianto tratar-se de medo de perder privilégios. Sim quando há um direito, por exemplo à educação mas sem igualdade de acesso ele se torna privilegio. Ex dos contra o mais médicos.
    Academia, conhecimentos não significam sabedoria de vida. Conhecimentos quando usados em exclusivo proveito próprio é crime de lesa evolução.
    O Brasil precisaria contar com uma oposição de fato. Oposição eleita e não com a ajuda do STF ou das empresas-imprensa. (Já que as concedidas TV e radio fazem propaganda ilegal).
    Eu estou sempre apelando para que os adversários apresentassem projetos e não se baseassem na mídia oposicionista.
    Ora um tal de Romanelli se justifica na criticas ao governo citando uma Veja!!! Ai não dá né.
    Outra vezes um pessimismo inato contra o ser humano. É dose
    Entretanto neste blog predomina a sensatez: O porque defendemos o governo, José Dirceu, Genoino.
    Eles os adversários medrosos, caluniadores e de uma má fé inacreditável vem aqui se manifestarem a cada post mas são uma minoria. Só servem para consolidar ainda mais nossas convicções quando rebatemos o que postam.

  • Uma justiça politizada,em hipotese alguma,pode ser considerada justiça,mas um simulacro de justiça e um simulacro de justiça é pior do que a mais terrivel das injustiças.E é isso o que ocorre atualmente na corte suprema do Brasil,tendo à frente,seu presidente,Joaquim Barbosa.E é isso o que constitui uma verdadeira ameaça à democracia e é portanto uma ameaça concreta,real,palpavel ao Estado de Direito e por conseguinte aos já tão vilipendiados direitos humanos no pais.E isso não tem nada a ver com PT,Lula,Dilma,Dirceu ou Genoino,mas tem a ver com a sociedade democratica que queremos implantar em nosso territorio,sem os arroubos totalitarios de quem quer que seja.E isso não é uma questão partidaria ou eleitoral,mas uma questão que interessa a toda a comunidade nacional.

  • José Souza

    Edu, o Batman está colocando o último prego no caixão de Dirceu e ninguém, até agora, colocou o primeiro prego no caixão do Batman. A quem caberia iniciar o serviço? Estamos aguardando o início desta “obra do século”?

  • Salvador Ferreira

    CONTROL C / CONTROL V

    (Dois tópicos colhidos no PHA e que já foram por mim, (textualmente diferentes) porem no mesmo sentido publicados aqui no blog)

    ”Essa dúvida é real para mim. Não sei o que os outros ministros do Supremo estão esperando para tomar uma posição, já que a responsabilidade, pelo silêncio, é coletiva. Se não fazem nada, é porque são cúmplices !”

    Ótimo. Acho importante colocar os demais ministros na roda. Não esquecer que vários dos que votaram agora pela inexistência de quadrilha não só votaram diferente no julgamento original como ajudaram na dosimetria. Isso não pode ir para debaixo do tapete.

  • Gilson Raslan

    JB confundiuTRABALHO EXTERNO com SAÍDA TEMPORÁRIA, institutos tratados em Títulos diversos da LEP.
    O TRABALHO EXTERNO é garantido até para apenados ao regime fechado, desde que tenha cumprido 1/6 da pena, enquanto para o apenado em regime semiaberto não há restrições para o exercício desse direito.Se a decisão não for revista, JB estará exigindo tratamento igual para situações diferentes.
    A SAÍDA TEMPORÁRIA é direito garantido ao apenado ao semiaberto, NÃO PARA O TRABALHO EXTERNO, mas para visitar parentes, dentre outros motivos. Neste caso, sim, é exigido o cumprimento de 1/6 da pena.
    Todas as condicionantes para o trabalho externo e a saída temporária estão muito claros nos artigos 36, 37 e do 122 ao 125 da LEP-Lei de Execução Penal..
    Diante de tanto deslise, de tanta truculência, de tanta desfaçatez … só posso concluir que JB é completamente doido e que não entende nada da LEP.
    Uma pergunta que não pode calar: há centenas de milhares de apenados no regime semiaberto prestando serviço externo, por que só agora JB viu que está tudo errado? 

  • C.Paoliello
  • Anderson

    Agora o Barbosa também cancelou o direito do Delubio de trabalhar que foi garantido anteriormente.

    Cada vez mais as ações dele mostram que não está sendo isento, parece ter algo contra os condenados.

    Estou estudando Direito, não sei se nesse ponto da execução penal isso é possível, mas no inicio do processo há a Exceção de Suspeição. Os advogados podem pedir a substituição do juiz se provarem falta de isenção dele.

    Tá na lei, mas sei que não é fácil… ainda mais tratando-se da suprema corte, as coisas nem sempre são como deveriam.

  • Sávio Valença
  • Jimmy Cricket™ – Guarujá – SP

    ♫ É notável como aparecem dezenas e até centenas de “comentaristas” a cada notícia veiculada pela mídia putrefata sobre este detraquê togado. Por outro lado, não há quase comentários sobre outros assuntos.
    Só idiotas podem achar que os “comentários” são feitos por pessoas reais e não por sabujos pagos para fazerem isso, sob diversos pseudônimos. Aliás, basta ler os pseudônimos para concluir que mascaram dois ou três pés-de-chinelo cumprindo sua triste missão. E como se não bastasse isso, a redação – paupérrima de propósito – trai que o redator ou redatores são “jornalistas” tipo José Neumane Pinto ou canalhas piores ainda…

  • Dilson

    E o que vai acontecer com o Roberto Jefferson,que foi condenado a 7 anos e 14 dias em regime semi-aberto?
    Vai ser revogado o direito ao trabalho dele?

  • Talvez o assunto aparentemente esteja fora de pauta mas o certo é dizer que um golpe de estado está em curso no Brasil e que pode ter seu desfecho nas eleições de outubro desse ano.E o golpe dessa vez pode ser deflagrado por um ramo especializado do Poder Judiciario,ou seja,pelo TSE,e isso não é um hipotese tão improvavel,se não esquecermos o fato de o coronel de Diamantino,o famigerado Gilmar Mendes ser integrante dessa alta corte da Justiça Eleitoral.Volto a dizer:estamos em um periodo muito delicado de nossa historia republicana,a conjuntura é tensa e tende a se radicalizar,principalmente com a consolidação da possibilidade de vitoria de Dilma no primeiro turno e uma justiça politizada,como a que temos no Brasil atualmente,é o caminho mais curto para o estabelecimento de um estado de exceção.E com isso não é só o PT ou a esquerda quem perde,somos todos nós,cidadãos desta infeliz república.

  • Scan

    Senhores, um fato curioso.
    O dito Júnior aí de cima que postou umas idiotices gritadas recebeu, até o momento, nada menos do que 32 comentários (contando com as “defesas brilhantes” do Romanelli, o Jegue).
    Trinta e dois comentários para um moleque semianalfabeto leitor da Veja…
    Não estaríamos dando muita atenção ao animal?

  • Mauricio Coutinho

    LUIS CP PRUDENTE, e a cueca, mensalão, rose, Petrobras, doleiro/André,alopratdos etc ficaria aqui até amanha
    WILSOM LEAKS ALVES:, o terrorista foi acusado na Itália de crime comum, e você não sabe?

    • Scan

      OK!
      Já repetiu o mantra?
      Tá bom, agora cai fora e volte pro esgotão do Reinaldinho…

      • Mauricio Coutinho é o tipo de idiota que acredita em tudo aquilo que sai na Veja e similares.Como não tem a minima vergonha na cara continua publicando suas asneiras no blog do Edu.

    • Wilsoleaks Alves

      MENTIRA!

      Cesare Battisti supostamente teria cometido crimes quando militava pelo grupo PAC (Proletários Armados para o Comunismo)

      Vá estudar rapaz, tá parecendo o Banana que fala fala fala, mas ninguém aproveita nada do que diz.

  • Notívago

    ELEIÇÃO 2014: VOTAREI NOS PTISTAS E EXPLICO PORQUÊ

    Depois que eu li as matérias da Conceição Lemes no Vi o Mundo (link da mais recente: http://www.viomundo.com.br/denuncias/labogen.html), sobre a roubalheira dos TUCANOS em São Paulo, eu tomei a decisão de votar nos PTistas na eleição de 2014, e explico porquê:

    Com a prestimosa colaboração de vários ministros da suprema corte do nosso país, os TUCANOS adquiriram o direito de roubar no Brasil inteiro, impunemente, solenemente.

    Como eu sei que os PTistas são investigados e monitorados 24 horas por dia pelo PIG, por Joaquim Barbosa e pelo Gilmar Mendes, eu prefiro votar neles (nos PTistas).

    Porque nos próximos quatro anos, os PTistas não ousarão roubar sequer a moeda da sorte do Tio Patinhas. E, a depender do ministro Joaquim Barbosa, o Zé Dirceu, “um perigoso assaltante PTista”, ficará na Papuda para o resto da vida. Quer dizer, o PT nunca mais vai poder meter a “mão na botija”, ou, numa frase muito mais feliz ainda, “a quadrilha do Ali Babá e seus 40 ladrões estará cercada por todos os lados e para sempre”.

    Porque, meu neguinho, se os TUCANOS voltarem ao PODER com o apoio que eles têm da maioria dos membros do poder judiciário e da mídia tupiniquins, eles vão roubar, roubar, roubar, roubar e roubar! E nada será denunciado no Jornal Nacional (dos irmãos Marinhos), nem no telejornal da Band (com o Boechart), nem na Rolha de São Paulo (do Octavinho) e em nenhum jornal/telejornal desse país. E a justiça brasileira vai ficar na moita, caladinha, quietinha.

    Um dia você vai acordar no sereno da madrugada e constatar que durante a noite os TUCANOS roubaram o telhado da sua casa. Mas aí já será tarde demais.

    Ah! Como eu gostaria que alguns ministros da suprema corte fossem meus amigos!

    • Joao

      Também voto em petistas por estes motivos.

      • Joao

        Digo esses motivos.

    • Ligia Malta

      Texto de utilidade publica que precisa ser divulgado. Indignados (seletivos) contra corrupção, mesmo mais indignados, ficariam pensativos. …a idéia tem consistência inegavel, pra além do humor.

  • Brasileiros

    Quando essa farsa for desmascarada, e cada vez está mais próximo de sê-lo, terá que se exigir a responsabilização de todos os envolvidos, ou seja, dos dois Procuradores Gerais da república que criaram essa fantasia, dos Ministros do STF que a “julgaram”(com a honrosa exceção de Lewandovsky e parcialmente Toffolli) e PRINCIPALMENTE DA MÍDIA, RESPONSÁVEL MAIOR PELO CRIME DE LOUCURA E HISTERIA QUE PERMITIU CONVENCER-SE UMA NAÇÃO, COM A COMPLACÊNCIA DE JUÍZES QUE SABIAM MUITO BEM DA FARSA QUE PARTICIPAVAM, DE QUE CRIMES SEM NENHUMA TIPIFICAÇÃO DE SUA EXISTÊNCIA TERIAM OCORRIDO(OU SEJA, SEM NADA QUE DEMONSTRASSE QUE ACONTECERAM)E DE QUE PESSOAS SEM PROVAS DE TEREM PRATICADOS TAIS CRIMES, ATÉ PORQUE ELES NÃO EXISTIRAM, SERIAM AS RESPONSÁVEIS POR ELES. Fabricou-se a maior onda de preconceito e ódio na Sociedade(isso não é novo!)contra um grupo político, ampliando-se enormemente um sentimento já pré-existente, qual seja o sentimento anti-petista e anti-popular de boa parte da burra classe média, principal vítima de show fantasioso, uma vez que as camadas populares nunca deram grande bola para essa farsa(a não ser nos momentos imediatamente após a deflagração do caso, com o escarcéu promovido pelo verme Roberto Jefferson e as CPI’s que tentaram derrubar Lula), como provam o show de vitórias do PT ocorridas apesar de todo o uso eleitoral que essa farsa teve. NÃO APENAS NÃO HOUVE QUADRILHA, COMO O PRÓPRIO STF JÁ DECIDIU, MAS NÃO HOUVE CRIME, JÁ QUE OS RECURSOS DO FUNDO VISANET, QUE A HISTÓRIA DA CAROCHINHA CONTADA PELOS PROCURADORES GERAIS APONTAVA COMO FONTE DE RECURSOS PARA O “MENSALÃO”, NÃO APENAS NUNCA FORAM RECURSOS PÚBLICOS(MAS PRIVADOS, PERTENCENTES AO FUNDO DE BANCOS PRIVADOS QUE FORMAM O VISANET, SÓ ADMINISTRADO PELO BANCO DO BRASIL), MAS TAMBÉM, APESAR DE PRIVADOS; (COMO PROVA IRREFUTAVELMENTE O CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO DO FUNDO, ONDE CONSTA QUE O VISANET É CONSTITUÍDO POR RECURSOS PRIVADOS E QUE O BB NÃO POSSUI RECURSOS NO FUNDO); NÃO FORAM DESVIADOS, COMO PROVAM O CALHAMAÇO DE NOTAS FISCAIS E SOBRAS PUBLICITÁRIAS(ANÚNCIOS, CARTAZES, VÍDEOS DE COMERCIAIS, GRAVAÇÕES, BANNERS)QUE ATESTAM A REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PUBLICITÁRIOS CONTRATADOS. Aliás, todas essas provas foram ESCONDIDAS(VEJAM BEM, ESCONDIDAS)por Joaquim Barbosa, pois encontram-se num inquérito paralelo, o 2474, feito para aprofundar as investigações da AP 470, mas não juntado aos autos por Barbosa, que simplesmente TRANCAFIOU-O EM UMA GAVETA ATÉ A CONCLUSÃO DOS TRABALHOS, sendo o acesso ao inquérito somente permitido à defesa dos réus após a condenação e pelo substituto de Barbosa, o honrado Ricardo Lewandovsky, que por estar exercendo a Presidência do STF ante as férias do titular, garantiu à defesa o CONSTITUCIONAL DIREITO AMPLO QUE POSSUI, e liberou o inquérito para os advogados dos réus. Ou seja, as chincanas jurídicas de Barbosa vêm desde a tramitação da AP 470, não tendo nascido agora, quando o capitão do mato de plantão no STF simplesmente decidiu estuprar a Lei de Execuções Penais(cuja jurisprudência estabelece a exigência do cumprimento de 1/6 da pena para que tenham direito a trabalho externo somente aos PRESOS EM REGIME FECHADO, QUE DEPOIS DESSE PERÍODO ENTRAM NO REGIME SEMI-ABERTO; NÃO ESTABELECENDO ESSA EXIGÊNCIA PARA OS PRESOS EM REGIME SEMI-ABERTO PELO MOTIVO ÓBVIO DELES JÁ TEREM ADQUIRIDO O DIREITO A ESSE REGIME COMO CARACTERÍSTICO DE SUAS CONDENAÇÕES. DO CONTRÁRIO, SEM ESSA DIFERENCIAÇÃO, NÃO HAVERIA NADA A SEPARAR OS DOIS REGIMES, QUE SE TORNARIAM A MESMA COISA. UM DETALHE, ESSA EXPLICAÇÃO QUE ACABEI DE DAR FOI EXPRESSA PELO JURISTA WALDIR DAMOUS, EX-PRESIDENTE DA OAB/RJ). Barbosa, e a classe dominante que está por trás dele, precisam ser detidos. É evidente que a perseguição do capitão do mato a Dirceu e Genoíno também envolve recalques pessoais de Barbosa, que combinam perfeitamente com sua personalidade desequilibrada, transtornada e com o imenso complexo de inferioridade que mostra claramente possuir, mas também é evidente que Barbosa não seria tão louco a ponto de cometer tamanhos absurdos se não tivesse uma poderosa articulação de forças por trás dele, o silêncio cúmplice do restante do STF a tamanho absurdo jurídico, perceptível até para um estudante do primeiro período de Direito é uma prova disso; e mostra o quanto há um projeto maior da classe dominante, dos que detêm o poder econômico, que é o verdadeiro senhor da sociedade, em destruir o PT e as lideranças populares de qualquer jeito(daí a perseguição a Dirceu e Genoíno, não só a eles, mas ao que representam), o qual se intensifica e desespera com a iminente vitória de Dilma, com chances de ocorrer em primeiro turno, e nos dá sinais do que é capaz para impedir o avanço das conquistas populares e da transformação do Brasil num país de desenvolvimento independente. A desmoralização dessa farsa e a libertação de Dirceu, Genoíno e dos demais envolvidos precisa ocorrer o quanto antes; como também as pequenas vitórias, como a concessão do DIREITO que Dirceu possui de trabalhar, e não podemos esperar melindres eleitorais para fazê-lo, até porque essa luta; além do seu muito mais importante caráter Moral; também faz parte da guerra eleitoral. Ir às ruas; não é fácil, mas é preciso. Usar a militância do PT e das forças populares contra os absurdos de Joaquim Barbosa é tomar posição nessa luta e na maior que é a verdadeira causa dos absurdos contra os petistas, ou seja, a luta contra a reação conservadora que tenta destruir o projeto democrático-includente em curso no Brasil. Barbosa foi longe demais, já tem ido longe demais há muito tempo, e está na hora de mostrarmos a ele que seus rompantes ditatoriais vão sofrer uma reação bem maior das forças populares. Vamos às ruas exigir a concessão do trabalho a José Dirceu. Hajamos antes que a direita fique mais afoita.

    • Roberto

      Fantástico

  • abrantes

    O Braboso está agindo dessa maneira em acordo com o PIG,pois,como o estoque de notícias negativas está ficando escasso e não está surtindo o efeito desejado, eles estão apelando para o MENTIRÃO ,ou seria o CAGADÃO,para que o mesmo fique em evidência até outubro,e como o BRABOSO termina o mandato dele em novembro,ele está pouco se lixando , pois, o máximo que acontecerá é ele sair com uma polpuda aposentadoria e fixando residência nos STATES.

  • Uma verdadeira aula jurídica. Recado DADO à todos os PeTistas/militantes/simpatizantes e toda a sociedade brasileira livre. LINDO TEXTO. É uma pena que a pessoa não identificou-se, apenas como “Brasileiros”. Valeu, nobre camarada e companheiro do BEM.

  • Valéria PE

    O ódio e a perseguição de Barbosa a Dirceu beira a insanidade . E tudo isso com a aprovação de um justiça partidarizada . Aguardo o dia da grande queda desse espírito do mal . Sempre é bom lembrar que nada fica impune aos olhos de Deus.

  • LUIZ TAVIO PEREIRA

    ACHO QUE AGORA TUDO PODERA SER ESCLARECIDO DE UMA VEZ POR TODA, E OS VERDADEIROS CULPADOS PUNIDOS. SEMPRE ACREDITEI NA INOCENCIA DO PESSOAL DO PT. DEVEM SIM TEREM COMETIDO IRREGULARIDADE (CAIXA 2), MAS NAO PELO QUE FORAM CONDENADOS. NAO PROVARAM SUMISSO DE DINHEIRO DO BB E NEM DA CAMARA. EU FICAVA IMAGINANDO ELES NAO SERIAM IMBECIS A PONTO DE POR EM RISCO UM PROJETO TAO BONITO CONQUISTADO COM TANTA DIFICULDADE PELO PT.
    MAS VAMOS CONFIAR QUE DEUS TARDA MA NAO FALTA.