Saída de Barbosa debilita oposição midiática em ano eleitoral

Análise

 

São variadas e sobremaneira importantes as implicações políticas resultantes da recém-anunciada renúncia do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, aos 11 anos que lhe restam de mandato como ministro daquela Corte. E, mais do que isso, aos seis meses que lhe restam como seu presidente.

Em primeiro lugar, a mídia, o PSDB, o DEM, o PPS, o PSB e o PSOL perdem uma verdadeira fábrica de factoides políticos contra o PT; por outro lado, o PT e o governo Dilma se livram daquele que proveu seus adversários com a manutenção do mensalão nas manchetes e que liderou a bancada oposicionista na Suprema Corte de Justiça.

Em segundo lugar, cai a principal barreira à investigação de fatos nebulosos envolvendo a Ação Penal 470, como no caso do inquérito 2474, que, durante anos, Barbosa manteve em segredo de Justiça.

Apelidado de “gavetão”, o inquérito 2474 correu paralelamente ao inquérito 2245, que deu origem à ação penal do mensalão. Barbosa manteve engavetados os 100 volumes do 2474, que contém documentos que poderiam ter inocentado parte dos réus do mensalão. Vários investigados pelo 2474 pediram acesso ao inquérito para elaborarem suas defesas, mas Barbosa sempre negou, contrariando normas do próprio STF.

Em terceiro lugar, os políticos condenados pelo julgamento do mensalão – com destaque para José Dirceu e José Genoíno, os alvos 1 e 2 de Barbosa e seus aliados políticos de oposição ao governo Dilma – deixam de ter um carcereiro que, desde o fim do ano passado, dedica-se a torturá-los, buscando, de todas as formas, endurecer suas penas, negando-lhes direitos e provendo a mídia com elementos para fustigá-los dentro da prisão.

Com a saída de Barbosa, deve se tornar inócua a resolução 514 – de autoria do presidente do STF –, que, pela primeira vez na história, delegou àquela Corte a execução penal de condenados pela Justiça. Com isso, Dirceu, Genoíno e Delúbio Soares devem conseguir direitos que lhes estavam sendo negados, como o de trabalharem fora da prisão, em consonância com o regime semiaberto.

Em quarto lugar, o STF passa a ter um presidente que deixará de ser um estafeta de partidos políticos e que deixará de usar o principal poder desse cargo – o poder de estabelecer a pauta da Corte – para favorecer aliados e prejudicar desafetos; Ricardo Lewandowski assumirá já cargo que só deveria assumir em novembro.

Em quinto lugar, a presidente Dilma Rousseff poderá – espera-se – nomear mais um ministro do STF que dissentirá do grupo político, antes majoritário, que permitiu à Corte transformar-se em marionete da mídia e da oposição. Com essa nomeação, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello – o núcleo duro do tucanato no STF – ficarão em débil minoria.

Em sexto lugar, com um STF tão diferente, torna-se bastante provável que o julgamento do mensalão possa ser revisto no que diz respeito ao núcleo político inventado por Barbosa para que pudesse se converter no primeiro pop star do Judiciário em mais de um século de vida republicana.

As chances de uma revisão criminal para os réus do núcleo político aumentaram muito.

Visando exclusivamente seus interesses políticos, Barbosa deixou a oposição e a mídia com a brocha na mão em pleno ano eleitoral. Impérios de mídia, partidos de centro-direita e de extrema-esquerda deixaram de ter uma verdadeira arma eleitoral que, ao longo da campanha eleitoral, iria prover-lhes seguidos factoides para serem usados na propaganda política.

Para concluir esta análise, pode-se dizer que as eleições deste ano serão bem diferentes do que poderiam ser se a Presidência do STF continuasse nas mãos de um ególatra que se dispôs ao papel de capanga de partidos políticos e de impérios de mídia.

Pode-se dizer, portanto, que Barbosa traiu àqueles que o ajudaram a construir a imagem que certamente usará na previsível carreira política que abraçará. Não parece demais dizer que traiu seus aliados políticos. É o que dá apostar alto em aventureiros, pois traição é a principal característica desse tipo de gente.

175 comments

      • Colega, não pense nisso, pensamento negativo atrai desgraça!
        Uma pessoa sem pulso, que não ajudou o governo em nada e ainda sabemos que colaborou com Daniel Dantas.
        As vezes penso, qual seria o favor que a Dilma ou o PT lhe deve para mante-lo como ministro?

      • Só espero que o José Devagar Eduardo Cardozo não seja o escolhido, pois se for o placar volta a se favorável aos tucano-pefelês e ao império mafioso do PIG.

      • Pelas postagens vejo que o Zé Cardoso atrai muitas simpatias petistas. Zé Cardoso e o marido da Gleicy são a decepção deste governo e parecem intocáveis. Uma das facetas da presidenta é a sua teimosia em não enxergar o óbvio, ficando os quatro anos com essas figuras no ministério.
        Indicar o Zé para o STF, é igualá-lo o outro petista do STF.

    • Prezado, a errônea indicação do J.B. pelo Frei Beto, mais do que uma visão e crença na justiça, seguiu a orientação política do então Presidente Lula, pela obediencia, às cotas sociais, e tambem na esperança, de que este indígno representante da raça negra, não transferisse para o Poder que teria nas mãos, o recalque por pertencer a uma etnía teoricamente mal representada nos Poderes Republicanos.
      Errar duas veses, é burrice, e nenhum assessor do staff federal, é burro, quando muito, ingênuo.

      • meu caro nao paute os negros por joaquim barbosa, tanto que fez a maerda no stf foi maioria e so teve o joaquim de negro e ministro ricardo teve mais indicaçao a voto pra condenaçao que joaquim. ricardo 90 x82 do quinca assim como joaquim foi uma pessoa escolha nao pela cor mas por preparo tanto outros teve, ayres brito disse q disse que visanet era uma empresa publica por ter o nome brasileira nela e nao era negro.
        sou negro tenho prazer em ser e nunca faria o que joaquim fez, eu so lamento que o primeiro negro que entrou em lugar de destaque poderia fazer a diferença e nao fez, e com certeza tem muitos negros honrrados que terao de ficar de fora por causa de joaquim.
        nehum negro bate palma pro joaquim ate mesmo quem nao gosta do PT, a arrogancia, soberba derruba qualquer um a elite estava esperando o lula fazer lambaça pra mostrar q pobre e num sabe fazer nada e joaoqui seguiu caminho inverso de lula senao hj iam dizer que preto, pobre, nordestino, mulher e petista nao serve veja a ironia do destino o joaquim sabe fazer e sabe fazer bem tanto que era o mais qualificado mas usou o q sabe pra fazer errado por isso ta saindo humilhado com rabo entre as pernas o lula, Dilma e o PT que nao sabia fazer usou o que nao sabia pra fazer direito por isso que a direita num gosta deles agora o joaquim na direita tbm nuao gosta dele tanto e que o unico humilhado e rabo entre as pernas e so ele pq a elite mal carater num tem vergonha continua na dela. acabou com a carreira do joaquim agora vai atras de outro bobo quem sera o proximo? ate atras da Dilma, requiao, do presidente do pmdb de mg ,dilma bolada eles foram so que num deu certo

  • lembremos que ele ainda fica quase um mes como chefe do supremo , ele ainda pode fazer muito estrago , ou sera que ele vai se fazer de bonzinho agora ? será que ele ainda tem alguma presepada na manga pra fazer contra o pt ?

  • Edu, tenho dúvidas com relação a Resolução 514; com a saída de JB, a AP deve ser redistribuída e tudo leva a crer ( ele só sai no final de junho ) que será ” sorteada” para GM ou MAM. Ou seja, ficará tudo na mesma. Além disso, pelo que eu entendi da sessão administrativa de ontem, o presidente ( JB ainda é o presidente) poderá classificar documentos como ultrassecretos; não sei se essa classificação diz respeito tb a esse tipo de documentação mas, o fato é que o 2474, é gigante, é um mistério e, se a gente der mole, vira outra AP 470, com cada grupo agarrado a um ponto.
    Eu não sei se JB traiu seus companheiros ou se foi orientado a deixar o cargo mas, não acredito mesmo que os que comandam JB e armaram essa arapuca pra gente, vão engolir essa derrota tão facilmente. Vem chumbo grosso aí. JB disse que a AP sai da vida dele e espera que saia da nossa… Como pode ser, se ainda estamos com nossos companheiros presos? O fato dele ter saído não anula o que fizeram com os réus. A AP 470 pode sair da vida dele pq para ele, é/foi uma sequência de atos; mas para nós são as pessoas que foram destruídas por ela.
    Enfim, JB tá fora; vamos ver o que acontece… Pelo menos, o presidente é o Ministro Lewandowski e a gente não vai mais precisar dar plantão na TV Justiça com medo de pegadinhas; aliás, dessa parte o plenário tb já cuidou; espetáculo midiático não rola mais; se isso é bom ou ruim, a gente vai saber mais tarde.

    • A redistribuição seria por sorteio e acho que nenhum ministro iria se expor tanto. Nem GM. Aliás, como a AP delega ao relator das ap’s, não sei como ficaria essa wuestão, mas acho que é imprevisível

      • O castelo de areia da oposição está ruindo. O Joaquim traiu a TODOS. Ao seu indicante, LULA, e a seus apoiadores de ocasião, oposição e midia. O cara fez um belo estrago…

    • Discordo, Cristina, a única pessoa que a AP 470 destruiu até o momento só foi o JB. Dirceu e Genoíno são indestrutíveis por esses métodos usados na AP 470 e os outros que não devem também sairão fortalecidos e terão suas respectivas reputações recuperadas.

  • O legado de Joaquim Barbosa, um antibrasileiro
    Email
    inShare2

    Postado em 29 mai 2014
    por : Paulo Nogueira
    Uma saída que eleva o Brasil

    Uma saída que eleva o Brasil

    Se for confirmada a aposentadoria de Joaquim Barbosa para junho, chegará ao fim uma das mais trágicas biografias do sistema jurídico brasileiro.

    O legado de Barbosa resume-se em duas palavras absolutamente incompatíveis com a posição de juiz e, mais ainda, de presidente da mais alta corte nacional: ódio e vingança. Foi a negação do brasileiro, um tipo cordial, compassivo e tolerante por natureza.

    A posteridade dará a ele o merecido espaço, ao lado de personalidades nocivas ao país como Carlos Lacerda e Jânio Quadros.

    Barbosa acabou virando herói da classe média mais reacionária do Brasil e do chamado 1%. Ao mesmo tempo, se tornou uma abominação para as parcelas mais progressistas da sociedade.

    É uma excelente notícia para a Justiça. Que os jovens juízes olhem para JB e reflitam: eis o que nós não devemos fazer.

    O que será dele?

    Dificuldades materiais Joaquim Barbosa não haverá de ter. O 1% não falha aos seus.

    Você pode imaginá-lo facilmente como um palestrante altamente requisitado, com cachês na casa de 30 000 reais por uma hora, talvez até mais. Com isso poderá passar longas temporadas em Miami.

    Na política, seus passos serão necessariamente limitados. Ambições presidenciais só mediante uma descomunal dose de delírio.

    Joaquim Barbosa é adorado por aquele tipo de eleitor ultraconservador que não elege presidente nenhum.

    Ele foi, na vida pública brasileira, mais um caso de falso novo, de esperanças de renovação destruída, de expectativas miseravelmente frustradas.

    Que o STF se refaça depois do trabalho de profunda desagregação de Joaquim Barbosa em sua curta presidência.

    Nunca, desde Lacerda, alguém trouxe tamanha carga de raiva insana à sociedade a serviço do reacionarismo mais petrificado.

    Que se vá – e não volte a assombrar os brasileiros.

    Vi, em Trafalgar Square, a festa que os ingleses fizeram quando Maggie Thatcher morreu. Um sindicalista contou que abriu e tomou uma garrafa de uísque que guardara durante vinte anos para a ocasião.

    Penso aqui comigo que muita gente no Brasil haverá de comemorar o fim de JB como juiz. Mentalmente me uno à festa.

  • Pergunta.
    O Lewandowisky pode ser reeleito? Ele ira assumiro o cargo de Presidente do Supremo faltando alguns meses para a eleicao do novo presidente. O criterio que eu saiba e de que o vice e eleito, e o mais novo e eleito vice do novo presidente.????

    • É o que também fico me perguntando! Já diz o ditado: quando a esmola é grande demais….. Bom, esperemos pra ver as novas movimentações. Mas não boto a mão no fogo apostando que não há nada premeditado nisso aí.

    • Ele sairá do cargo para engrossar as fileiras da oposição, postura que não poderia adotar como chefe do STF.

      No UOL já consta a a notícia que tanto Aécio quanto Campos disputam o apoio de Barbosa.

      De quebra, o dito cujo posará de vestal, de inimigo da corrupção, do homem que chegou a ser ameaçado de morte por um membro do PT (segundo a mídia nojenta que temos no país), e que só está saindo do cargo por pressões de “corruptos que não se conformam com sua atuação independente”.

      Ou seja, já estão preparando o super herói que “livrará” o Brasil das trevas da corrupção nas próximas eleições presidenciais, por que essa, pelo jeito, as chances são pequenas…

  • Prezado Edu

    Essa saida antecipada do sr. Joaquim Barbosa me cheira armação politica. Não será surpresa se daqui a alguns dias o Sr. Joaquim entrar de cabeça na campanha do Aécio. Há uma estreita ligação entre eles.

    Certamente ele deverá entrar no “time” onde já foi escalado o Ronaldão gorducho.

    Desconfio ainda que ele será “convidado” pelo Aécio para compor o seu grupo de “programa de governo” e quem sabe até mesmo uma promessa de nomeá-lo como Ministro da Justiça numa eventual vitória do candidato tucano.

    Além disso, a direita raivosa deverá convidá-lo a proferir palestras pelo pais afora e, oportunamente, ele vai começar a desancar o PT e o governo.

      • É verdade, Edu. Ele não pode encher-se de penas e assumir o bico grande. Está refém do seu personagem, que tem a marca do “contra os velhos políticos, os dos mensalões, petista e tucano”. Sabendo disso, Dudu já assanhou-se e tenta seduzi-lo tal qual uma perua oferecida.
        Mas acredito que sua cara metade é a Marina. Essa sim é uma dupla que vem com tudo para depois das eleições desse ano. Serão o casal da “nova política”, sendo oposição “moralizadora” ao petismo ou ao “tucanismo”, de acordo com quem seja o vencedor

  • Edu, rolava ontem o dia inteiro a discussão sobre a possibilidade ou não de uma candidatura a presidência/ vice do JB. Vc sabe se ainda é possível? No site do governo, vimos que o magistrado precisa afastar-se 6 meses antes, mas me parece que o Renan disse algo confirmando a possibilidade…Afinal, ele pode, ou não?

      • O próprio J.B, confirmou que se afastará da vida pública, e dará palestras, sem nenhum envolvimento político. A não ser, que antes de sair, modifique as regras do jôgo(ele ainda é o “dono da bola”) e altere arbitrariamente as regras das eleições .

  • Concordo com tudo, especialmente com a oportunidade de Dillma colocar lá mais um digamos, “favorável”. A propria presença de Toffoli, de curriculo limitado, inclusive fotografado beijando a cara do Lula, na tal “Corte Suprema” (risos) é um indicativo do que está por vir.

    Barbosa é isso tudo que foi dito. Mas foi um mal necessário. Já era.

    É ótimo ver politicos corruptos sendo tratados, se nao completamente, ao menos quase, como merecem. Todos sabem como funciona o fluxo do dinheiro dentro dos governos. Queria ver se o Maluf fosse a “vítima” de Barbosa, se as reações indignadas seriam as mesmas.

    Quem sabe Lewandetc. Possa, com seu próprio estilo sereno, continuar e encerrar a era da impunidade dos politicos? Eu duvido, mas, resta esperar.

    • E como deveria ser tratado o Dirceu, por exemplo, caro Nigro, ou Brinco para os íntimos? Com mais rigor? Seria isso? O cara foi condenado ao semi-aberto e teria direito ao trabalho externo e está lá no regime fechado.
      O justo para combater a “impunidade de políticos corruptos” seria o que? Solitária? Ou quem sabe mandá-lo para o pau-de-arara, para ele matar as saudades?

    • gilmar dantas não é essa coca-cola toda também. Pior, este, que é metido a catedrático, é muito meia boca em suas teses.

      Impunidade. Então a premissa para punir quem se ache que é corrupto é a presunção da culpa. Grande justiça vc quer. Mas tenho certeza de que esta justiça vc não quer para seus amados do DEM/PSDB.

      • Presunção? Sim. Mas a notoria inepcia de qualquer orgao publico- judiciário inclusive- associada a leis ridiculas, criam o cenario de impunidade.

        Certamente os corruptos do momento- os grão petistas- estariam cantatolandonpor aí nao fosse a distirção da lei empregada. Fazer o que? Racionalmente concordo obvio que as leis devem ser seguidas, mas foi legal ter este lampejo.

        Se fosse o Maluf, que até recentemente nunca tinha sido condenado, tendo que sê-lo em cortes internacionais, você acharia bom, não?

      • O que o Brinco deseja para os petistas, ele não deseja para os seus partidários de tucanice. O Brinco deseja mais omissão da justiça para as falcatruas do PSDB-PFL.

        O Brinco está até com uma certa raiva do seu herói, o Carcereiro da Papuda, pois no momento que mais o PSDB-PFL precisava de alguém para tumultuar as leis a favor do PSDB-PFL, este alguém, o herói do Brinco, falta.

  • Perde o BRASIL, e muito a chance de vermos uma Justiça mais próxima dos nossos melhores DISCURSOS, Valores e NECESSIDADES ..uma Justiça mais Transparente e menos OBSCURA.

    Da minha parte, que SEMPRE sonhei com uma Justiça mais célere e LINHA DURA – de forma INDISTINTA – , sem deixar de atentar a aspectos humanistas (por exemplo não fazendo vistas grossas nem POUCO CASO sobre as condições das nossas MURALHAS), uma Justiça mais pragmática, avessa a CHICANAS, menos política e LAMBE BOTAS, puxa saco de poderosos, uma JUSTIÇA mais ATENTA às letras, penso que guardados os prós e contras, o balanço é mais do que NEGATIVO com a saía de JOAQUIM Barbosa que, na história recente, só tem LULA pra rivaliza-lo na BIOGRAFIA vitoriosa.

    Agora vai ser mais daquilo, aos amigos tudo, e mais um pouco de pedido pelo PADRINHO ..um Levy pra lá de FROUXO e ENCOMENDADO, seguido depois pelas meninas menos poderosas ..aos bandidos a GRATIDÃO por eles existirem e ajudarem os demagogos que TRAFICAM interesses e, mesmo sabendo, deixam-se ELEGER criminosos para nos legislar, e aos “nossos” Juízes COVARDES que, tímidos e inseguros, porém com as BURRA CHEIAS, tem MEDO de punir e MUDAR, principalmente se se tratar da gentalha de GROSSO calibre que poderia lhe responder com represálias.

    Uma pena…

    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

      • vc tem razão em pensar assim ..

        Porém, pelo que já vi e sofri, penso que ao optarmos por uma Justiça mais de linha DURA, isso invariavelmente implicaria em melhorarmos nossas leis, e não em trabalharmos à margem delas ..por exemplo:

        – ACEITANDO-se a prova provada, SEM HIPOCRISIA, mesmo que obtida em condições atípicas, fora dum processo burocrático autorizado

        ..AQUI, se vc gravasse um BANDIDO, a prova DEVERIA ser considerada, o mesmo válido se conseguisse documentos ..claro que se houvessem OUTRAS ilicitudes no ato da coleta das provas, a LEI trataria disso à parte, ponderando se o ato ajudou ou não a sociedade, e se mereceria punição pro autor ou não, mas jamais deveríamos dar as costas para a VERDADE ..Vc já parou pra pensar que a maioria das provas GRAVADAS contra DD foram dispensadas não pq estavam fora de mérito, mas de forma ?

        – e o que dizer então de se libertar réu CONFESSO e gravado só pq é feriado, pq é de noite, ou pq o cara fugiu e se apresentou só depois de 24 h ? ..é muita hipocrisia, muito faz de conta até pra quem confessa pombas ??!! ..o cara que vai cumprindo antecipado e depois desconta..

        – e sobre as penas FANTASIA, daquelas que falam em 30 anos e o cara sai com 6 ? ..verdade é que a sociedade NÃO é obrigada a conviver com isso, com este circo ..se o problema é falta de CADEIA (e éééé), que as construamos, e não que fiquemos remendando e IDIOTIZANDO as sentenças !!!

        ..vc já imaginou quantos casos de reincidência existem num país que só pune 5% dos seus 60 mil assassinatos ANO ? ..aqui é aquilo, a DUREZA da lei não serviria só pra punir, mas pra educar e advertir quem ousasse pensar em transgredir ..e quer crime mais hediondo do que o praticado contra a VIDA ?

        – e a prescrição por tempo então, que barbaridade !? ..e por IDADE ? um ESCÂNDALO (vide mensalão tucano) ..aqui inclusive se perdoa quem FOGE ..mas o que é isso ? Será que somos adultos ou estamos brincando de pic esconde ?

        ..e isso sem nos esquecermos de falar que a revisão da MAIORIDADE pra crime de MORTE teria que ter sido revista pra antes donte .droga, roubo, miséria, desemprego etc nada nada justifica esta calamidade que estamos vivenciando, esta barbárie.

        ..Aqui tb temos o foro especial, a prisão especial, as CHICANAS que inclusive são aprendidas na ESCOLA

        temos até TABELA da OAB colega ?!

        Veja, nos últimos anos, fora planos de poupança essa coisas, eu já abri 8 processos na JUSTIÇA

        3 contra planos de saúde ..ganhei todos, e recebi pq eram empresas gigantes ..mas se o governo tivesse agido, não precisaria ter aberto NENHUM

        1 contra uma empresa de móveis no Juizado de Pequenas Causas ..DEMOROU, por não termos instrumentos de cobrança eficazes contra caloteiros, de execução, demorou DEZ anos pra eu poder receber ..DEZ anos no juizado de pequenas causas em, SP, DEZ, dez anos ..e isso depois da CORREGEDORIA de JUSTIÇA intervir por mim e eu ceder e aceitar METADE do que foram condenados ..pode ?

        1 processado que moveram contra mim na CÍVEL eu tb GANHEI ..mas até agora, passado 5 anos a outra turma fica recorrendo, e os MALANDROS alegando pobreza ..e a cada recorrência (que pra eles não custa nada por serem “pobres”) pra mim é um custo e uma dor de cabeça ..e a coisa não para, pois mesmo perdendo em 2 colegiados e falando BESTEIRA, os desembargadores tem medo de tascarem uma LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ nos ordinários e o caso perigas parar no supremo.

        Noutro caso já recebi outra sentença favorável faz 2 anos ..mas tb não consigo receber pois o FÓRUM do interior esta ora em greve, ora de férias, ora em auditoria, ora sendo informatizado, ora não tem oficial de justiça, ora não consegue citar o condenado que não recebe a correspondência, ora cumprindo o ritual de procurar conta, depois investimentos, depois carros e só depois imóveis enquanto o MELIANTE dá fuga de forma impune aos bens ..e quer saber ? HOJE quem informa aonde o cara mora e se tem bens, é VOCÊ que ainda tem que bancar o detetive !!! ..e tome certidão, documentos disso e daquilo, autenticação, prazos e prazos, mais prazos e prazos

        Tenho ainda mais 2 processos correndo na Justiça Federal ..um já ganhei, mas, de novo, os caras, ALEGANDO NADA, absurdos jurídicos, COMPROVADAMENTE mentindo com seus advogados, MENTINDO, chegando a pedir CLEMÊNCIA (vê se pode, vc já viu isso em algum lugar ? os caras que delinquiram querem clemência às minhas custas?) os caras ficam recorrendo enquanto o tempo e a grana somem

        ..e o outro processo pedi agora, e só marcaram pra daqui 15 meses, mesmo com uma das partes tendo mais de OITENTA ANOS e pedindo prioridade ..vc lá sabe o que são 15 meses pra quem tem mais de 80 anos ?

        e assim a vida passa, a depressão chega, o desespero e a sensação de abandono, com o tempo, bate em qq brasileiro que se sente um LIXO.

        ou seja colega, a coisa esta FEIA ..e aqui eu nem precisei lembrar a você do caso do MALUF que, comprovadamente BANDIDO e com grana desviada, ainda o FDP fica fazendo leis em Brasília pra nós termos que obedecer ..é do cacete viu ?! ..e ele ainda encontra quem o deixa compor chapa ..ahhh vai a mard? !!!!

    • Eis o que o Bananelli escreveu: “Perde o BRASIL, e muito a chance de vermos uma Justiça mais próxima dos nossos melhores DISCURSOS, Valores e NECESSIDADES ..uma Justiça mais Transparente e menos OBSCURA.” (by Bananelli)

      O que seria os melhores DISCURSOS do Bananelli: colocar todos os corruptos petistas na cadeia? Os valores e NECESSIDADES seriam perpetuar os tucano-pefelês no poder com a volta da democrática estilo” política do café com leite”?

      O Bananelli quer dizer o quê quando escreve uma justiça menos OBSCURA? Uma justiça que dê menos acesso ao povo e defenda mais e mais as facilidades das elites?

  • Prezado Eduardo:

    Esse cara já vai tarde.
    O mundo jurídico brasileiro vai ganhar e muito com a sua saida, pois, a incoerência de decisões foi a sua tônica durante o tempo que passou na presidência da mais alta corte.
    Ele tambem demonstrou que a maioria dos integrantes do STF baixou a cabeça e apoiou decisões arbitrárias,e demonstra que a covardia ou o despreparo técnico de certos integrantes permanecem presentes. História de que” democracia é uma quimera” ou ” não encontrei nada nos autos que o condenasse mas mesmo assim… ”
    Volto a dizer ele já vai tarde, pois ele não devia nem ter entrado. Espero que a escolha daquele que vai ocupar a vaga deixado por ele seja feito com mais critério, sem levar em conta pedido de amigos e sim as competências que o cargo exige, tanto técnicas quanto comportamentais tais como: imparcialidade,relacionamento interpessoal, empatia, ética, saber ouvir e tantas outras que as técnicas modernas apresentam, mas não esquecendo que o escolhido é para ocupar um cargo tambem politico .

    • Acho que cabe aqui fazer uma justiça: Barbosa fez alguns julgamentos muito importantes e interessantes no meio jurídico. Ninguém contesta sua capacidade jurídica e intelectual; o que se deve atacar – com razão – é a sua intolerância na corte de quem discorda (discordava) dele e seu completo despreparo para conduzir o STF desde o início do processo da AP 470 – despreparo que se converteu em perseguição política. No entanto, quem estuda direito sabe que algumas de suas decisões e votos em processos tributários, administrativos e até constitucionais foram sobremaneira importantes e bem fundamentados – lembrem-se, por exemplo, de seu voto favorável à lei de cotas.

      Talvez se ele não tivesse se tornado o relator da AP 470 não tivesse se tornado o “arauto da moralidade”, alcunha lhe dada pela mídia oportunista que viu nele um justiceiro, quando deveria estar apenas um juiz., poderia ter tido uma vida mais longa e menos atribulada na Corte, embora sua falta de paciência e destemperos públicos já viesses de longa data deteriorando a sua relação com os demais ministros.

        • Discordo, apoiar uma lei imunda que se vale do RACISMO pra tentar fazer JUSTIÇA social, será dado pela história como tendo sido sua macula.

        • “Morte no mundo juridico” ?
          Joaquim Barbosa sai respeitadissimo. Se montar banca fica milionário em um ano.
          Todos sabem por que JB renunciou. Não queria compactuar com um STF vergonhosamente aparelhado.
          O que Lewandovski, Tofolli, Teori e Barroso têm feito no STF nivela o país à Venezuela, Equador, Bolívia e Nicaragua.

          • Recomendo que se informe. A comunidade jurídica em peso o está condenando. A OAB nacional o qualificou como “vingativo” por estuprar a jurisprudência e negar direito de trabalhar aos condenados ao regime semiaberto. Respeitadíssimo? Só nos vossos salões regados a champanha e sangue do povo brasileiro. Vocês, nazistas de ultra direita, não vão vencer. Vamos derrotá-los de novo. E nem terão Barbosa manipulando a Suprema Corte de Justiça com objetivos pessoais e políticos.

          • Engraçado, quando atende aos seus desejos hipócritas o STF não é aparelhado, quando não atende é aparelhado. Quer dizer, o STF só presta se fizer o jogo da sua direita canalha e cínica. Quando deixa de julgar o mensalão tucano ai não é aparelhada né seu cretino???Vai curtir no apt. em miami junto com o seu JB que burlou o fisco americano com uma empresa fictícia, seu falso moralista.

            Em tempo: O seu príncipe que comprou reeleição foi quem nomeou o Sr Gilmar Mendes, aquele mesmo que deu 2 HC para o Daniel Dantas e soltou o medico estuprador, mais como você idolatra a turma que estupra este país há mais de 500 anos não tem problema.

          • Esse Julio Denseja mostrou em poucos comentários a sua alma tucana-pefelê. Também mostrou a sua raiva enorme dos sucessos dos Governos Lula e Dilma, isto seria a tal da “venezuelização” que os que tem complexo de vira-lata tanto dizem?

  • Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe!
    Página virada, dentro de 1 mês, o que importará, será a nova indicação do seu substituto.
    Que ruim, ou dependendo do ponto de vista, que bom, que o PT comete erros pueris, e que revela a nós o grau de inocência que existe neste partido trabalhista e progressista. Que carece daquela malícia que já nasce no DNA dos partidos de elite, que nunca poriam alguém abaixo de qualquer suspeita.
    Para os que têm menos de 50 anos fica difícil imaginar o ódio que foi destilado neste período de + ou – 5 anos. A AP470 além de circo, foi uma espada para o PIG. Comparável apenas ao ódio que o jornalista Carlos Lacerda exercitou e que morreu quase como um ilustre desconhecido e que teve todos os seus sonhos destruídos por aqueles que auxiliou.

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  • O rancor se foi. É uma pena que esse senhor tenha nutrido tamanho sentimento. O Brasil merecia e o STF precisava de um negro, advindo das camadas pobres de nossa sociedade, com grandeza de alma. Ainda não foi dessa vez.

  • Sei não, faltam ainda 30 dias para o omi deixar o supremo. Tempo suficiente para fazer muito estrago. Também não acredito que vai sair porque está isolado e vem recebendo críticas da comunidade jurídica. Deste joaquim espero só desgraça. E vamos aguardar e torcer para que o Lewandowski restitua a Justiça na mais alta corte do país. Porque sob o comando do Batman, foi transformada num tribunal da Inquisição. Mas sou muito cético, preciso ver primeiro as ações do supremo a partir de julho para saber se vai ou não restabelecer a Justiça.

  • Tudo depende do lado que se olha. Agora o seu Joaquim poderá falar até pelos cotovelos que não estará impedido pelo cargo. Imagine ele aparecer TODOS OS DIAS nos jornalões, telinhas e nas rádios AM e FM? Tem santos da igreja católica que a maioria sabe que foram assassinos, mas mesmo assim, foram postados como Santos e adorados por fiéis. Tudo depende da competência de como será passado as informações para os “fiéis” eleitores que querem acreditar por serem palavras do próprio Deus, digo, da própria Globo. O bom disso que até zoando no Facebook o pessoal tira saro da situação, pois brasileiro faz piadas até de coisa séria.

  • Caro Eduardo,

    Não se pode fazer tábula rasa que a saída do Ministro Joaquim Barbosa do STF será um grande alívio para todos nós. Embora, muitas pessoas o enalteçam, não há dúvidas de que a sua saída trará mais tranquilidade, principalmente para o meio jurídico.
    Apenas faço um registro. Tenho restrições com entendimentos de alguns ministros do Supremo que foram nomeados pela Presidente Dilma, pois decisões recentes destes, têm sido em conformidade com os membros daquela Corte acima citados por você.

    Abraços,

    Herbert.

  • “Com essa nomeação, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello – o núcleo duro do tucanato no STF – ficarão em débil minoria.”

    Ainda digo mais. Pode até ser que um deles, mais precisamente Celso de Mello, mude até as suas posições. Celso de Mello, apesar dos pesares, tem um perfil mais sensato que os demais ministros do núcleo duro (eu diria até que o restante não tem sensatez alguma). Foi ele que questionou Barbosa sobre o inquérito 2474, dizendo que seria indispensável tudo o que estivesse associado ao processo, principalmente algo que pudesse inocentar os réus. Foi ele também que decidiu pela avaliação dos embargos infringentes. Eu não ficaria surpreso se ele mudasse de opinião.

    “Pode-se dizer, portanto, que Barbosa traiu àqueles que o ajudaram a construir a imagem que certamente usará na previsível carreira política que abraçará.”

    Excelente se Barbosa assumir a carreira política. Adoraria vê-lo ao lado do Arrocho Neves. Assim, seria bem mais fácil desmoralizar essa turma.

  • JÁ VAI TARDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A MELHOR NOTÍCIA DESTA SEMANA FOI O AFASTAMENTO DO CAPITÃO DO MATO JOAQUIM “ESTAFETA” BARBOSA, O SERVIÇAL DA DIREITA BRASILEIRA QUE, COM UMA CONTUNDÊNCIA SÓ COMPARÁVEL A DE OUTRO FASCISTA, GILMAR MENDES, TRABALHOU FIELMENTE PARA SUSTENTAR UMA FARSA DESTINADA A DESTRUIR O PT E AS FORÇAS POPULARES. É estranha a saída de Barbosa agora, afinal “legalmente” não pode mais se candidatar nas próximas eleições, portanto o ganho político, que já seria limitado(o povo nunca foi com a cara dele), se torna mínimo, principalmente se pensarmos que Globo e sua turma devem estar revoltados com Barbosa(será que Barbosinha Júnior, o filho de Barbosa, trabalhará novamente com o tucanérrimo Luciano Huck? Acho que não)e assim não darão a Barbosa nem um segundo de propaganda política em seus “telejornais” ou nas colunas de seus “jornalistas” adestrados. Contudo, sempre se pode imaginar que eles inventem alguma forma que permita a Barbosa concorrer. É pouco provável, mas não impossível. O que foi a farsa do “mensalão” senão um estupro às mais elementares regras do Direito? Se fizeram isso para colocar na cadeia pessoas por crimes em que não havia provas para condená-las, nem mesmo provas que caracterizassem a ocorrência desses crimes, porque não fariam algo semelhante para obter um resultado muito menos chocante, qual seja estuprar as regras eleitorais para que Barbosa ainda concorra. Quem sabe como vice de Aécio ou em algum partido de aluguel, destinando a impedir a vitória de Dilma em primeiro turno. Não é tão provável, mas não devemos descartar a ideia. Contudo, seja por esse motivo, ou porque não aguentou o isolamento e o ridículo a que seus absurdos o colocaram diante do mundo jurídico da da Sociedade, ao menos da parte digna deles, a saída de Barbosa representa uma grande alegria para as forças que lutam por um Brasil melhor. Para começar, permitirá que José Dirceu e José Genoíno, principais alvos de Barbosa(aliás, os únicos verdadeiros alvos), passem a exercer o direito que possuem de trabalhar, por terem sido condenados no regime semiaberto. OU SEJA, O VERME BARBOSA ESTAVA IMPEDINDO ESSAS PESSOAS, JUNTAMENTE COM OS OUTROS CONDENADOS QUE JÁ EXERCIAM ESSE DIREITO E TIVERAM A SUA REVOGAÇÃO DECRETADA POR BARBOSA PARA DISFARÇAR A NÍTIDA PERSEGUIÇÃO PESSOAL QUE DIRIGIA A DIRCEU E GENOÍNO, DE EXERCEREM UM DIREITO QUE ATÉ AS CONDENAÇÕES ABSURDAS A QUE FORAM SUBMETIDOS(SEM PROVAS E POR CRIMES SEQUER TIPIFICADOS)LHES GARANTIAM. NO CASO DE GENOÍNO, AINDA TÍNHAMOS ALGO PIOR, JÁ QUE O DIREITO A QUE PRIMEIRO FAZ JUS É O DE CUMPRIR PENA EM PRISÃO DOMICILIAR, POR SER UM CARDIOPATA, RECENTEMENTE SUBMETIDO A CIRURGIA, COM ENORME RISCO DE VIDA, DIREITO ESSE QUE QUALQUER TIPO DE CONDENADO, EXERCE, JÁ QUE NÃO EXISTE PENA DE MORTE NO BRASIL E IMPEDIR JOSÉ GENOÍNO DE CUMPRIR A PRISÃO DOMICILIAR, SUBMETENDO-O ÀS TENSÕES NATURAIS DA PRISÃO, É CONDENAR INDIRETAMENTE(OU DIRETAMENTE?)À MORTE UM CONDENADO. Esse será o primeiro benefício que a saída de Barbosa trará, e o mais importante, pois garantirá a vida se um ser humano. O outro grande benefício, esse dependendo de Dilma não ser mais covarde(como foram ela e Lula), enfrentar a luta de classes e nomear para o STF alguém comprometido com seu projeto(e não um notório reacionário que venha com a intenção de derrubá-la do poder)SERÁ A REVISÃO DESSA PALHAÇADA CHAMADA DE “JULGAMENTO” DO “MENSALÃO”, QUE CONDENOU SEM PROVAS PESSOAS POR CRIMES SEQUER TIPIFICADOS. Revisão que, além de voltar-se para os absurdos cometidos dentro dos próprios autos(a começar pela “Denúncia” do MP, que na verdade é um romance, um show de conjecturas e ilações sem base em fatos, provas ou ao menos indícios), também irá centrar-se no famoso Inquérito 2474, o qual desmonta cabalmente todas as fantasias criadas pelo Procurador Geral e por Barbosa, com a cumplicidade do restante do STF da época(com as honrosas exceções de Ricardo Lewandovsky e as vezes Toffolli). Entre esses desmontes, estão as provas de que o dinheiro da Visanet era privado(no 2474 encontra-se uma cópia do contrato celebrado entre a Visanet e o BB, o qual informa a natureza privada do dinheiro, como também declara que o BB apenas oferece a “tecnologia” operacional para o funcionamento do cartão visa, não colocando recursos próprios no fundo); como também encontram-se os comprovantes(cópias de mídia, notas fiscais)de que esses recursos privados do fundo Visanet foram de fato gastos em publicidade; além de também haver cópia de uma auditoria do BB apontando que o contrato publicitário do Visanet com o BB é antigo, vem desde a época de FHC, sendo que foi apenas renovado por Lula e nessa renovação não houve a participação de Henrique Pizzolato, que não era Diretor do BB quando a renovação foi estabelecida, foi nomeado posteriormente, e e ainda assim assumiu uma Diretoria que não possuía qualquer responsabilidade sobre a liberação dos recursos publicitários(feita por um outro Diretor, tucano nomeado desde FHC e mantido no cargo por Lula), tendo Pizzollato assinado, juntamente com outros Diretores, relatórios meramente consultivos sobre essas liberações de recursos. Também há mais, consta do mesmo modo no 2474, fruto das investigações da PF que geraram o inquérito, um relatório da Auditoria da Câmara dos Deputados, mostrando que os gastos publicitários da instituição, autorizados por seu Presidente na época, João Paulo Cunha, foram realizados; e ainda há no inquérito outras informações interessantíssimas, como por exemplo o fato de que Felipe Barbosa, filho do capataz mor do atraso nacional, Joaquim Barbsoa; trabalhou na Globo, mais precisamente no programa do direitíssimo Luciano Huck. SERÁ QUE BARBOSA TEM MEDO DO 2474? NÃO É À TOA QUE ENGAVETOU O INQUÉRITO, NEGANDO AOS DEFENSORES DOS RÉUS O ACESSO AO INQUÉRITO(SÓ ISSO JÁ CONFIGURA CERCEAMENTO DE DEFESA E GARANTIRIA UMA REVISÃO CRIMINAL, AINDA QUE NADA HOUVESSE DE IMPORTANTE NO INQUÉRITO) E TALVEZ EXPLIQUE UM UM POUCO A SAÍDA ANTECIPADA DE BARBOSA, UMA VEZ QUE SEUS “FEITOS” DENTRO DA FARSA DO “MENSALÃO” JÁ COMEÇAM A CHEGAR ÀS CORTES INTERNACIONAIS, UM DOS RÉUS JÁ ENVIOU SEU RECURSO À CORTE DA OEA, E NÃO TARDARÁ PARA BARBOSA SER INCLUÍDO NO ROL DOS TIRANOS INTERNACIONAIS, COMO MERECE. A terceira consequência da saída de Barbsoa é que essas e outras farsas que ele e seus coleguinhas do STF, com as exceções já citadas, praticaram começarão a ser desmoralizadas e expostas na Revisão Criminal, ou mesmo antes dela quando os presos passarem a exercer o direito ao semiaberto, e com isso será desmoralizado não pena o “julgamento”, mas principalmente quem o patrocinou, ou seja, a mídia reacionária ficará exposta como golpista e inimiga declarado do PT e das forças populares, não por quaisquer erros que tenham, mas exatamente pelos acertos que vêm praticando ao transformar o Brasil numa Sociedade mais justa. Ficará mais fácil fazer o cidadão comum entender a necessidade de democratizar-se os meios de comunicação após a exposição dos absurdos que os barões da mídia patrocinaram. O cidadão comum, por mais que não tenha tido acesso à mídia independente e às vozes que questionaram essa farsa, irá perguntar-se porque só agora tamanhos absurdos foram expostos e pensará se de fato não havia ninguém que enxergasse isso na época ou, o que obviamente enxergará como mais provável, que havia mas não permitiram que essas pessoas falassem. Por último, devemos elencar duas consequências importantes, a queda de popularidade que a mídia e o discursos conservador sofrerão depois de reveladas as suas falcatruas nesse “julgamento”, reduzido à fantasia que sempre foi destinada a condenar pessoas por suas opiniões e não por seus atos. Como também, devemos elencar o impulso político que as forças populares e as principalmente as vítimas desse golpe terão, ao serem revelados em sua real condição de vítimas de uma canalhice destinadas a destruí-los, mas a qual sobreviveram, o que, no caso de José Dirceu, recolocará na vida nacional um combatente político extraordinário e que continua pronto para a luta(tremam CIA e classe dominante!). Ou seja, como a Verdade sempre vem à tona, a saída de Joaquim Barbosa nos livrou não somente de um verme doente e sem escrúpulos, mas poderá representar um grande salto de politização e civilidade neste país. Esperemos que o PT saiba aproveitar muito bem a chance que terá para ajudar o Brasil a repensar-se.

  • Olá, Edu.

    Interessantes as suas análises e prognósticos. Todas fazem muito sentido. Porém, todas elas elas dizem respeito ao médio/longo prazo a não ser a primeira (factóides). Se por um lado isso é verdade, temos aí pela frente no curtíssimo prazo a campanha eleitoral. Mesmo com sua boca solta para um presidente do Supremo, enquanto tal não poderia participar ativamente da campanha (quero acreditar). Mas agora ele está sem amarras. Não acho que isso é para se desprezar. O que isso pode significar? Tenho medo que a euforia tome conta do governo com sua saída, e as pessoas não levem em conta todas as possíveis implicações de sua saída no período que aconteceu.

    Pode ser que sua saída tenha sido precipitada pela rápida deterioração de sua posição frente as associações de classe do meio jurídico especialmente depois dessa sua perseguição descarada a Dirceu e Genoino. Mas pode ser que o timing já tivesse sido planejado antes. O que vc acha?

    Abraço,
    Daniel

  • Que felicidade, hein? Hoje é um dia de festa nos diretórios do PT. É capaz de acabarem com os estoques de rojões reservados p/ copa do mundo.
    Os petistas venceram. A pressão no homem foi demais. Patrulha, xingamentos e até ameaças de morte, tanto virtual quanto nas ruas. A situação se tornou insuportável. Ele nem podia mais sair em paz p/ um restaurante. Parabéns vocês conseguiram.

  • Vamos falar a verdade? Este senhor não tinha o menor preparo para o cargo. O que estamos vendo é que ele jogou fora a carreira. Fala a verdade, quem não gostaria de um cargo como este, por mais atarefado e de responsabilidade que fosse? O emprego era vitalício, com muitos benefícios para o empregado. JB jogou tudo fora. Estava não só despreparado para o cargo, como para a própria vida.
    Deve estar tramando alguma coisa.

  • O que me intriga são as razões que levaram Barbosa a se afastar. Foi o desgaste no meio jurídico?
    Eu acho que não. Ficou claro com o comportamento anterior dele,que o ministro não dá a mínima para opinião dos colegas.
    Foi a dor nas costas?
    Não,isto não impediu ele durante o julgamento da 470.
    Foi a vontade de aproveitar o verão da Flórida no confortável apartamento em Miami?
    Talvez.O investimento foi grande,merece ser aproveitado na plenitude.
    Foi convidado por Campos ou Neves para um cargo ministerial (tipo o Ministro da Justiça) em um eventual governo da oposição?
    Não vejo vantagem nisto,a não ser que esteja mirando em 2018.
    Será que vai seguir os passos de Ayres Britto e servir diretamente os barões da Mídia?
    Com certeza veremos JB várias vezes nos estúdios da Globo News nos próximos meses,fazendo análises do panorama político,mas não acredito que esta era a vida que ele almejava.
    A lógica diz que se você abandona um emprego,seria para trocar por outro mais vantajoso,mas a lógica com JB é sempre uma surpresa.

  • NÃO DÁ PARA ESQUECER QUE ELE COMPROU APARTAMENTO EM MIAMI HÁ JÁ ALGUM TEMPO COM PROPÓSITO DE RELAXAR AINDA MAIS COM O PROBLEMA DE DOR NAS COSTAS QUE TEM. PENSOU EM USUFRUIR. JÁ FEZ ESTRAGOS SUFICIENTES.

  • Caro Eduardo, ainda fico com um pé atrás….será que não estão aprontando alguma??afinal estamos lidando com bandidos muito bem preparados. De qualquer forma, use sua influencia para a seguinte campanha:

    1- Pelo amor de Deus Dilma e Lula!!! parem com esta infantilidade de serem muito “republicanos” quando estão lidando com bandidos da pior espécie. Não me venham com esta de nomeações republicanas. Não precisa nomear nenhuma espécie do tipo gilmar mendes, mais por favor minha gente, não me venham com barbosas, fuxes, rosas e carmens da vida.;

    2- Eduardo, se a Dilma nomear o Zé Cardoso, eu desisto. Este inepto é o maior risco deste governo. Por favor, se isto acontecer eu não acredito em mais nada;

    3- Para finalizar, já disse isto: quando o Lula, na entrevista, disse que nomeou o JB porque era o melhor curriculum demonstrou uma extrema ingenuidade, pois para este cargo você tem que conhecer a alma do sujeito. Melhor curriculum… me poupe….

    • Concordo com você, José Marcos. A direitona jamais cometeria esse erro que o Lula cometeu. Foi muita ingenuidade mesmo!
      Espero que a Dilma tenha aprendido com isso. E, com certeza, Lula também já aprendeu. Assim como ele já percebeu que sem a regulação da mídia nossa luta não avançará.
      A partir de agora respiraremos um pouco melhor, embora devamos continuar alertas porque com um homem feito esse Barbosa não se brinca. Fiquei com a pulga atrás da orelha por causa daquela reunião secreta lá nos EUA onde nem a jornalista da direita conseguiu entrar… Sei não, aí tem!

  • O Ministro Barroso disse que essa judicialização da politica ocorre no mundo inteiro tentando desculpar o ponto fora da curva que foi a AP 470.
    A verdade é que o mundo é desigual quanto a partilha do desenvolvimento. No Brasil a desigualdade de renda é indecente e as classes privilegiadas por medo de perder, de partilhar recorrem à (in)justiça.

    O fato é que a falsa elite, falsa pois elite existe para servir: como não ganha o poder pela democracia do voto recorre ao judiciário pois tem nele o representante nefasto para manter privilégios espúrios. Cometem crime de lesa evolução da humanidade e isso clama aos céus (clama para que energias evolucionistas interfiram intuindo). Por isso intuo que Lula – o chão de fabrica; seja o opróbrio das falsas elites.

    JB renegou a missão que o Brasil esperava dele quando se sujeitou a servir o PIG/oposição/elite conspícua.

    Sim um erro foi cometido pelo PT – caixa dois, que todos os partidos praticam como o PSDB-Azeredo praticou. Agora quem está segurando que haja proibição de contribuições de empresas?????? Sim o STF na figura sombria de Gilmar Dantas, ops Mendes que pediu vistas permitindo que haja ainda nessas eleições pois a votação já é irreversível a favor da proibição.

    Então mais um exemplo de que energias do velho ciclo apodrecido e gasto (HJS) no seus últimos estertores, tentam barrar o sol do novo ciclo que já nasceu.
    Daí que este nosso teclar incessante são gotas do mar inexorável que vai se avolumando de uma America Latina, berço de uma nova civilização; agora com o esplendor da raça ibero americana, aquela cuja característica é “pensar com o coração”
    Alvissaras um já foi fustigado

    • se liga Monteiro ..com verba publica ou privada, mista talvez, pouco importa ..a coisa continuará sendo DESPROPORCIONAL e pra poucos, pros caciques (lembre, SP com 25% da população tem menos de 13% dos votos no Parlamento)

      ..tudo isso, essa reforma por VERBAS, tudo vai dar em nada, pois aqui ainda faltam CADEIAS e cumprimento restrito das LEIS

      ..tudo isso é um enorme teatro pra ver quem vai PILHAR primeiro, se a tal elite de empresários (que estão em EXTINÇÃO), ou se a pelegada ou o Corporativismo de VAGABUNDOS entrincheirados no Estado e mamadores dos Sindicatos ..é tudo farinha, os COM e os SEM, tudo LADRÃO de casaca que das sombras, anomia e COVARDIA da JUSTIÇA ee dos homens de bem, caminham impunes e ainda tirando SARRO da nossa cara.

      • Será que tem os tais VAGABUNDOS encastelado há vinte anos no governo do PSDB paulista? Se tiver, teremos o prazer de exonerar esses tais VAGABUNDOS tucano-pefelês do governo paulista a partir do ano que vem.

        Com certeza, o Bananelli será exonerado. E sem essa de tirar SARRO da nossa cara!

  • A aposentadoria precoce de Joaquim Barbosa trouxe alegria a todos aqueles que prezam o direito contra o arbítrio, porém uma dúvida me ocorreu, ele não pode mais ser candidato a presidência da república, porque o prazo já expirou, mas ser vice, pode? Vejamos, Dilma vem de Temer, Marina já oficializou ser vice de Campos, só o Aecio e que não tem vice, o que impede ele de convidar um juiz aposentado para ser esse candidato? Você que e um jornalista bem informado me tire essa dúvida.

  • Não fará nenhuma diferença. O PT já matou a democracia no Brasil. O STF totalmente aparelhado, controle do Congresso e do Executivo. E o decreto da Dilma nomeando tutores nos conselhos de órgãos da administração pública e de estatais. A censura à imprensa é questão de tempo. Depois, o enquadramento de opositores. Para quem ainda ficar recalcitrante, violência e prisões. Cuba e Venezuela já são aqui.

    • e ontem foi sancionado por DIMA, oficialmente, O HINO Nacional de Orgulho à Negritude

      Já imaginou se os NAZI branquelos resolvem fazer o mesmo ?

      e pensar que tínhamos tantos assuntos e passivos mais sérios pra tratar, não ?

      DiIma queria, em 2010 era você dizendo que seria a continuidade dum projeto exitoso (embora desgastado) ..hoje é vc com vc pela continuidade ..some isso ao apoio do Maluf ao Padilha ..ao menos aqui em SP parece que esta ficando mais fácil votar (ou ao menos sabermos em quem não votar)

      http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/05/dilma-sanciona-lei-que-oficializa-no-pais-o-hino-negritude.html

          • É que ele não ofende, ele dá a sua opinião. Eu divirjo de tudo que escreve, mas ele tem o direito de acreditar e dizer o que quiser. Quase nem leio o que ele escreve pra não me irritar. Mas não posso censurar uma pessoa que apenas está dizendo o que pensa.

          • Valeu Eduardo …devagar estes jovens aprendem o que é viver em uma DEMOCRACIA, e como é IMPORTANTÍSSIMO escutarmos e refletirmos sobre posicionamento contrários, desde respeitáveis, senão para contestá-los, no mínimo para aperfeiçoarmos e/ou termos mais certeza dos nossos próprios conceitos.

    • Luiz Fernando Velho,

      Você está dizendo tudo o que os tucano-pefelês sempre disseram, tudo o que a imprensa mafiosa do PIG diz, tudo o que o imperialismo estadunidense diz sobre o Brasil.

      Portanto, o que você diz não é uma novidade, qualquer reacionário e que tem complexo de vira-lata diz exatamente o mesmo que você escreveu. Você diz coisas inventadas por pessoas como você, tucano-pefelê.

      O PT matou a democracia???? Sândice de um tucano-pefelê.
      O STF totalmente aparelhado??? Outra sândice de quem não tem o que falar e de quem não tem o voto popular para indicar nomes do STF. Em outros tempos, quando o PSDB nomeava os ministros, o STF não era aparelhado, só se aparelhou agora com Lula e Dilma?

      O teu herói, o Carcereiro da Papuda, te traiu. Pode chorar e se desesperar agora.

    • Cara, você deve ser daqueles idiotas que olham embaixo da cama todo dia para ver se tem comunista. Não vou nem entrar no mérito das idiotices que você vomitou, só vou comentar uma:

      A Dilma via dar um golpe sim, inclusive as Forças Armadas do Brasil, como você sabe, são todas comunistas e vão marchar unidas com a Dilma rumo a ditadura do proletariado.

      Bom mesmo era o seu príncipe FHC, muito democrático, que nomeou o Gilmar Mendes que deu 2 HC ganguros para o sr Daniel Dantas e soltou o médico estuprador.

      Eduardo esta eu gostei. Este comentário é tão babaca e sem fundamento que acho que você criou este personagem só para nos divertir.

    • Senhor Luiz Fernando Velho,
      Para quem a menos de dois meses dizia que o PT queria implantar uma democracia radical — agora já mudou de ideia e diz que o PT já matou esta tal democracia — o tempo passa agora à velocidade da luz? E só eu não me dei conta?! Quando os senhores de direita comparam o Brasil a uma ditadura, por que essa comparação não é feita com a China, a Síria, A Arábia Saudita, o Egito ou mesmo a Ucrânia?!
      Maria Antônia

  • A duvida que me atormenta é se o ministro Lewandowski retirará da gaveta o 2474 e a Satiagraha .

    Estão dando muito oxigênio p/ JB .

    Se for se meter em política sentirá o furor das críttica principalmente da compra imóvel /EUA .

    Risquem o nome desse cara .

  • Olá Eduardo, para essa despedida de Barbosa, relembro aos leitores do blog a frase do advogado Kakay sobre JB: “Não se pode ser assim sendo feliz”. Acho que o que motivou a saída precoce de JB foi a auto constatação de amplo isolamento do meio jurídico, perda de respeito de seus colegas do STF, ódio incontido nos julgamentos, destempero. Para finalizar, minha curta frase sobre JB: Pobre Joaquim.

  • Barbosa conseguiu a unanimidade de ter toda a Justiça do Brasil contra ele:

    AJUFE, ANAMATRA, ANPR, AMB, OAB e CNJ.

    Não é pouca coisa.

    Será que todos esses órgãos estão errados e o Barbosa é o certo?

    Serão petistas esses órgãos?

    Quem apóia o Barbosa, além da imprensa golpista, não são analfabetos políticos úteis ou pessoas que sofrem de petismofobia ( fobia do PT é uma doença cujo vírus é inoculado pela elite )

    O Brasil hoje amanhece aliviado e mais esperançoso.

    Não há mal que dure para sempre, como disse o PHA.

    Já vai tarde.

  • Eles estão mudando muita coisa no STF e o jogo com certeza vai mudar. A história de políticos terem julgamento fechado com turmas de 5 ministros pode ser mais uma tentativa de voltar aos acordos de bastidores sem que a opinião pública saiba muito, até mesmo a mídia tenha acordado para o fato de não se utilizar de vazamentos para incriminar alguém.O erro da mídia foi bater demais, incessantemente, desmedidamente. O erro de JB foi tentar ser pior do que a própria mídia. Mas aval para isso ele teve. Isso acabou zerando a ‘credibilidade’ do Mentirão para a opinião pública menos alfabetizada, politicamente..Acho que, pensando no futuro, para o jogo continuar e salvar seletivamente alguns julgamentos e seus próprios projetos, essas mudanças tornaram-se necessárias. Tem alguns ministros no STF da safra antiga e com posições tão abomináveis quanto JB, com clara tendência a favorecer aliados políticos e poderosos. Toda mudança pode ter sua faceta boa, mas no caso do sistema judiciário, isso ainda é uma luta longa. Eles estão se fechando, na minha opinião, não só para preservar a Instituição, mas para conservar um poder que ainda não se pensou de fato. Nem com esse Mentirão. A máfia do poder costuma reavaliar seus erros e acertos. Isso vale tanto para uma instituição diretamente ligado a um poder patrimonialista conhecido há séculos como é o STF, assim como vale para a mídia corporativa, o poder empresarial nacional, juntamente com os interesses externos de grupos corporativos estrangeiros. Há muito interesse nos STFs no cenário econômico e político global. Quanto a JB, ainda assim ele vai ‘viajar’ antes de sair oficialmente do cargo e do STF. Nisso, só acredito vendo. No final de junho.

  • O Carcereiro da Papuda ainda tem poder, gostaria que ele saísse imediatamente do STF.

    Ele foi corajoso neste ato, mas talvez tenha algo escondido nos seus gestos (ele esconde algo sobre ele…ou ações intempestivas da Direita reacionária e fascista que quer retomar o poder político perdido com Lula e Dilma).

  • Edu,
    JB além de arbitário é frouxo(fraco)
    Eu acho que ele é sério!
    Ele foi escolhido por ser bem formado em leis e para preencher uma lacuna que era ter na Suprema Corte a diversidade racial brasileira, mas ele “não correspondeu a estirpe dos seus antepassados que foram escravizados”, como disse um amigo, nem mesmo mostrou uma luta pelos afros-descendentes!
    Também “não resistir às ameaças de canalhas do PT”, com disse este mesmo amigo, e até do PIG, é frouxidão(fraqueza)!
    JB foi uma decepção!

  • A aposentadoria de JB, além de deixar em minoria os citados ministros tucanos, Rosa Weber pode votar segundo sua convicção, pois não terá como temer o ministro justiceiro.

  • Senhor Amarildo Prado,
    Que argumentinho mais pífio e cretino este seu! O senhor foi buscá-lo nas páginas do jornalzinho mequetrefe dos Marinhos? Nem uma opinião tola dessas o senhor é capaz de produzir sozinho? Ninguém sofre mais ameaças de morte e de torturas — das formas mais asquerosas e abjetas possíveis — do que os petistas e principalmente a presidenta Dilma todos os dias, nas páginas dos blogs, twiters de direita. O senhor já viu a imprensa soltar sequer uma notinha preocupada com isso? A maioria dos jornalistas, intelectuais e blogueiros de direita repetiram incansavelmente, diuturnamente, durante mais de três anos, que esta figura nefanda e asquerosa que leva o nome de Joaquim Barbosa, era o mais novo herói do Brasil! Porque não saíram às ruas para defendê-lo dos ataques petistas a que o jornal e o senhor se referem?! Respondo, para que o senhor não tenha trabalho de pensar! Pensar dói! Porque o heroísmo era de fachada! Era apenas uma criação necessária para aquele contexto de shows de alijamento da justiça, quando deveria ser a prática do direito para punir de acordo com fatos e provas concretas e não sobre ilações de vontades de um tribunal devidamente preparado para atender aos ditames de uma imprensa golpista e de um partido — PSDB — imoral e verdugo apenas, das imoralidades alheias. Nesta última semana, foi votado, no Supremo — a TV Justiça, não mais vai transmitir os julgamentos ao vivo. O senhor saberia responder por que?! Esta é bem simples, deixo pro senhor responder!
    Por mim, este senhor só não vai tarde, porque nunca deveria ter vindo, ou mesmo ter nascido. A senhora mãe desta criatura deve ser uma senhora bem simples e com absoluta certeza não tem qualquer responsabilidade pela figura abominável, arrogante e prepotente, na qual se tornara — visto que uma mãe dá a luz e pode até educar bem, contudo algumas naturezas seguem o que são — no entanto se tem conhecimento do que ele fala, pensa e do modo como age e tem agido, deveria sentir muita vergonha dele! Eu sentiria! E só não comemoro sua saída, porque não me interesso por nada que faça ou deixe de fazer daqui para a frente… Que vá para o raio que o parta e de preferência que seja em Miami!!!

    Maria Antônia

      • Senhor Nigro,
        O meu comentário tem 21 linhas, das quais 20 são argumentativas. Apenas na primeira tem xingamento ao comentário! Que nome devo dar a essa sua malandrice? Como sei que gosta de pompa, devo dizer que o senhor foi soez?!
        Maria Antônia

        • Argumentos Sobre o leitor:
          “Que argumentinho mais pífio e cretino ”
          “opinião tola”

          Argumentos sobre jb:
          “Figura nefanda e asquerosa que leva o nome de Joaquim Barbosa,”
          “nunca deveria ter vindo, ou mesmo nascido”
          ” figura abominável, arrogante e prepotente,”

          Conformem-se . Dirceu e Genoíno nao tem vocação para Santos ou guardiões da “moral”. São meros políticos que visam o seu benefício… Até coligação com Maluf vocêa têm feito… Tenham dó.

          • Ô Brinco! O teu partido, o PSDB-PFL, perdeu o Maluf, perdeu o tempo de tevê do Maluf.

            Que dureza, né! Tome um dreher!

  • E agora vem um diplomata, sr. Silvio Albuquerque Silva, dizer que Barbosa decidiu se aposentar precocemente por estar recebendo ameaças por telefone. Agora ele vai se passar por vítima. Bem que um ministro do STJ disse que “ele sabe jogar bem para a platéia e calculou o período como ideal” e “deixando o stf, agora ele fica como vítima” porque “muitos vão dizer que foi um herói que lutou para prender os corruptos e saiu porque não conseguiu”. E parece, pelos comentários que já li, Barbosa esta conseguindo isso junto a uma parcela que adora uma novela. Mas a mim ele não engana não, e a muitos também. Vá pra Miami, Barbosa, curtir o apartamento que comprou por US$ 10.

  • É preciso ter muito cuidado com certas jogadas. São perigosas. Haja vista àquela tentada pelo seu semelhante JANIO QUADROS.

    Deu errada e custou ao país VINTE ANOS DE SOFRIMENTO.

    • Amigos, leiam parte da entrevista do ex-Presidente Lula na revista Carta Capital desta semana sobre a mídia brasileira:

      CC: Permita-nos insistir: como vencer as resistências da elite, atiçada pela mídia?

      Lula: No movimento sindical, em 1969, comecei a negociar com a Fiesp, certamente a elite era muito mais retrógrada do que hoje. Eu lembro quando nós constituímos a primeira grande comissão de fábrica na Volkswagen nos anos 80, nós fomos pedir a Antônio Ermírio de Moraes a criação de uma comissão de fábricas na sua indústria química de São Miguel Paulista, e significava trabalhador querendo mandar na empresa dele. Hoje tem uma classe empresarial, mais jovem, que já compreende a importância da negociação coletiva. Mesmo assim, permanecem setores retrógrados. Ainda temos coronel que mata gente por este Brasil afora por briga de terra. Nesses dias a Nissan americana não queria deixar seu pessoal sindicalizar-se por lá mesmo e eu tive de mandar uma carta para o presidente da empresa. Mas voltemos à mídia.

      CC: A mídia nutre essa elite.

      Lula: Eu certamente não sou especialista nesta questão da mídia e nunca tive muita simpatia dos seus donos. Toda vez que tentei conversar com eles, cuidei de explicar que ao governo não interessa uma mídia chapa-branca, como foram no governo Fernando Henrique Cardoso. Eu não quero isso, não quero que tratem o PT como trataram a turma do Collor nos dois primeiros anos do seu mandato. Agora, também é inaceitável a falta de respeito com Dilma. Se querem falar mal, façam-no no editorial do jornal. Na hora da cobertura do fato, publiquem o fato como ele é. Nunca liguei para o dono de mídia pedindo para fazer essa ou aquela matéria, mas o respeito há de ter, tanto mais por parte da comunicação, que é concessão do Estado.

      ” Respeito à instituição, e acho que eles saíram de um momento em que lambiam as botas da ditadura e evoluíram para o pensamento único a favor de FHC, e contra o meu governo e contra o da Dilma, e contra a presidenta com agressividade ainda maior. ”

      O último trecho é uma pancada direta no estômago da mídia entreguista brasileira, por isso o verdadeiro ódio que essa gente dedica dia e noite, 365 dias por ano desde 2003 a bater no Lula, na Dilma e no PT.

      • bem lembrado donizeti, apenas por presunçosa prepotência dos salões dos figurões o lula é odiado, escrachado, menosprezado, desde 1989 quando EDITARAM o collor PRA IMPEDIR A POSSÍVEL VITÓRIA DELE… mais vão perdendo os cordões da bolsa de eleições, mais vão se desesperando armando golpes com os SUBORDINADOS armados com bombas amedrontadoras ou com rancor como jb, merval, jabor…

        • Correto Julio Cesar Montenegro. Seu comentário foi simples e direto. O ódio das elites aumenta na proporção que se apercebem que não podem dominar tudo.

  • Espero de coração que nossa gestora não seja tão vassala e tenha um pouco de consciência de classe, uma vez que a direita tem e muita! Colocar Rosa Weber e Fux foram duas indicações não só piores que as de Lula com Ayres Brito, Peluso e – é claro – o negro casagrande joaquim barbosa. O estafeta do pig.

  • Em vários blogs existem entendimentos que podem ser resumidos assim: as lideranças petistas presas na Papuda sairão da cadeia para trabalhar em plena campanha eleitoral. Assim, haverá incitação à revolta com manifestações na rua para tumultuar as eleições e fazer a oposição faturar. Pedidos de “volta JB” serão abundantes e o judiciário brasileiro será taxado de ptista. As coisas, pelo visto, não são tão simples assim e creio que isto seja articulação golpista tramada pela oposição com episódios que ainda não sabemos quais vão ser. Com ainda um mês de prazo para o JB fazer-se de vítima e sair laureado pelo PIG como um juiz injustiçado que abandona o cargo por sofrer ameaças na sua vida particular (veja manchete da Globo).

    • Concordo com você, algo me diz que essa saída abrupta do vassalo da casa grande é prenúncio de que estão tramando um grande golpe contra o PT, com esse máfia não se pode brincar.

  • Mais que isso, caro Eduardo.
    Vejo na aposentadoria antecipada e na fala que a anunciou, o RECIBO PASSADO da missão recebida: prender parte da cúpula e criminalizar o PT!
    O aventureiro fez o combinado e abandonou o barco…

  • Ele está se divertindo. Perceberam?
    Não comemorem sua saída. Ele ainda não saiu.
    Sociopatas nao teem nenhum tipo de consciência ou prudência em suas jogadas. Ele pode, amanhã, dizer que não se aposentará.
    Esperem dessa figura qualquer barbaridade para continuar sendo o centro das atenções.
    Dar uma alegria dessa dimensão a suas vítimas, faz parte da estratégia para sacar mais prazer nas próximas perversidades, quem viver verá!

    • Neide
      Sou da mesma opinião.
      Esse morcegão é capaz de tudo. É vingativo e cruel.
      Está vingando-se no Dirceu e companheiros.
      Creio numa pantomima, essa saída.

    • É, Neide, acho que está certa e não devemos comemorar ainda a saída do Barbosinha.
      Melhor esperar o fato se consumar.
      Vai que o meretríssimo esteja fazendo isso só pra chamar a atenção que havia perdido.
      []’s

  • Esse Barbosa é o ministro do ódio, da vingança e estrela dos interesses midiáticos contra o PT. Que vá embora logo antes de estragar mais coisas contra pessoas inocentes. Tchaaaaaaaaaaaaaaaaaaaau!!!

  • Paradoxo, mas na aparência. Ainda bem que a realidade verdadeira está emergindo cada vez mais, em contraponto às tentativas e até conretizações dos mimetismos em cima da tristemente afamada ação 470… Breve consisderação.; Até o clero católico, em suas falhas ou acertos, ao longo de séculos ,mantém-se fiel às normas canônicas sobre o “Segredo de Confissão”. Desgraçadamente, sobremodo entre nós, nos útimos tempos ,de modo brutal, certos sacerdotes do direito, revestidos de togas e supremacias máximas, para julgar e condenar, arranharam, mancharam normas forenses sobre ritmo irrepreensivel em suas atuações. Tomara seja excepcional, para todo o sempre, tão infausto pesadelo. E do alto de suas responsabilidades tais “secerdotes” rompam com as praxes recentes. Tal comportamento não deve, não pode, até do ponto de vista personalista, levar pessoas de missões tão decisivavs virem a se nivelar com os vulgares praticantes de mexericos, ataques e desrespeito a quem esteja relacionado ou não às causas, que devem ser tratadas por eles, com a competências, equilibrio e discreção, que absolutamente, é ímplicita e expicita ao ministério que exercem.Óbvio, estou me referindo ao STF do Brasil.

  • Eu vejo diferente.Pra mim é uma jogada de mestre.Tudo que ele disser daqui pra frente vai virar notícia, pois acredito que ele vai apoiar alguém.Essa turma não da ponto sem nó.

  • Esta é a análise mais imoral que um jornalista poderia fazer. Joaquim, estafeta de partidos políticos, e o Lewandowski é o que?!; Joaquim fazedor de factoide(olha quem está falando!); revisão do julgamento! só em sonho;novo ministro,um novo Lewandowski?Joaquim traiu seus “aliados”, é assim que você queria que ele fosse? Como você escreve parece até que só o Joaquim condenou os réus. Uma pergunta: por que o Lewandowski condenou, tão duramente, os réu responsáveis pela “grana”?.

    • Maurício Coutinho,

      Esta sua análise é mais uma análise imoral que um comentarista tucano-pefelê poderia fazer. Joaquim, o Carcereiro da Papuda é sim um estafeta de partidos políticos, e o Lewandowski, pelos seus atos até o momento, não se mostrou ser do mesmo quilate do Carcereiro da Papuda; Joaquim, o Carcereiro da Papuda é um fazedor de factóides (olha, é igual o Maurício Coutinho!); Revisão do julgamento! Sim, deve e pode acontecer, só nos sonhos de tucanos como o Maurício Coutinho e outros isto não ocorre; Novo ministro,um novo Lewandowski, que bom que venha mais ministros do mesmo caráter dele.! Joaquim, o Carcereiro da Papuda traiu seus “aliados”? Sim, traiu, mas tem um aí, que atende pelo nome de Maurício Coutinho tem dom de ser homem de malandra! E bla-bla-bla, bla-bla-bla, bla-bla-bla!

      O seu discurso, Maurício Coutinho, serve muito bem para mostrar como você é um adepto dos factóides tucano-pefelês e piguistas.

      • É um típico discurso mauricinho, se me permites o trocadilho! Os zumbis da Veja são tão previsíveis, todos iguais, todos babam a mesma gosma em todas as ocasiões…

    • Joaquim Barbosa é um falso moralizador. Ele não teve coragem de validar a Operação Satiagraha e colocar os acusados dessa operação no banco dos réus. Tampouco teve peito de vasculhar quem realmente alimentava o Valerioduto. Ele somente soube atacar o PT, por vingança e também para aparecer bem na fita.

      Ademais, Joaquim Barbosa teria escondido provas com forte potencial de inocentar várias pessoas no julgamento do mensalão. Consta que isso é ilegal. O julgamento do mensalão terá quer ser refeito, não tenho dúvida. Foram erros crassos e graves, talvez propositais.

      Outro ponto: Joaquim Barbosa conseguiu reunir um raro consenso no meio jurídico: é vingativo e uma ameaça ao Estado de Direito. Ficou sem clima no Supremo, conseguiu ser grosseiro com todos os colegas. É realmente uma pena que o primeiro negro do Supremo tenha sido esse desastre.

      Finalizando, li que Joaquim Barbosa pretende passar uma temporada em Miami. Não estará, na realidade, fugindo? Se ele realmente tiver ocultado provas, a chapa pode esquentar para ele.

  • FIM DA ERA JOAQUIM “DE TORQUEMADA” BARBOSA, O CARRASCO DO PT!

    Lula deu a Barbosa, chance histórica de se tornar grande, mas ele preferiu ser microscópico. Rendeu-se à Casa Grande (Globo), e para agradá-la transformou a Ação Penal 470 num julgamento político de exceção.

    Haja o que houver a verdade prevalecerá, e o “mensalão’, a maior farsa midiática-jurídica da história brasileira, será desmontada.

    Na tentativa de se manter sob os holofotes do PIG, que lhe foi tão generoso durante o julgamento do “mensalão”, Barbosa continuou perseguindo petistas, mesmo depois de presos na Papuda, sobretudo, José Dirceu, usando e abusando de sua autoridade como presidente do STF.

    Mas o ditador de toga exagerou na dose em suas arbitrariedades, e tantas foram que ficou impossível defendê-lo. Prepotente, vaidoso, desequilibrado, vingativo e mal-educado, revelou-se totalmente despreparado para presidir a mais alta corte do País. Ao manipular jurisprudências para atender aos seus desejos de vingança, violou seguidamente o Estado Democrático de Direito, tornando-se de fato, uma ameaça à democracia brasileira.

    Isolado pela comunidade jurídica, contestado pela CNBB e criticado por intelectuais, artistas, jornalistas e blogues do campo progressista, Barbosa virou opinião unânime como símbolo da degradação do Judiciário. Na verdade o sociopata tornou-se um fardo de inconveniências, um incômodo até mesmo para o PIG.

    Barbosa, o sonho de consumo dos psicopatas da direita raivosa, só encontra apoio nos segmentos mais atrasados da nossa sociedade e nos fascistas que saíram do armário.

    A aposentadoria antecipada de Barbosa é a única saída que lhe resta para deixar o Supremo pela porta da frente. Melhor sair agora antes que nada sobre do herói fabricado pela mídia golpista.

    O PIG para legitimar a farsa do mensalão, dará a Barbosa os últimos holofotes como recompensa pelo serviço sujo prestado, antes de jogá-lo no ostracismo. A Globo lhe dedicará um “Especial’ em horário nobre, entrevistas exclusivas, e reprisará o mensalão para, mais uma vez, pautar as eleições com este tema, e assim tentar convencer o eleitor a não votar no PT.

    Depois disso, Barbosa será página virada.

    A direita raivosa e o PIG estão no lucro, o MENSALÃO TUCANO acabou em pizza e ninguém será preso. No imaginário popular só existe um mensalão, o do PT. O estrago feito à legenda está de bom tamanho para os antipetistas, e isso é o que lhes interessa, portanto, chegou a hora de se livrar de Barbosa.

    Barbosa também sabe que sua presença no Seletivo Tribunal já não é bom negócio, melhor não arriscar. Desgastado, pode comprometer os resultados obtidos e até legitimar uma revisão do julgamento.

    Gostaria muito de vê-lo na oposição disputando eleição, mas tenho dúvidas se o fará. O valentão sabe que na política, o buraco é mais embaixo. Sem a toga é cidadão comum, e como político terá que enfrentar o debate em condições de igualdade, cara a cara, e ter que ouvir a verdade nua e crua. Para quem em nome da “justiça”, sob proteção da mídia tucana, acostumou-se a decidir monocraticamente, cometer ilegalidades e continuar impune, isso será insuportável, não resistirá e terá ataques de fúria cinematográficos. Alguém consegue imaginar Barbosa em campanha sendo vaiado sem surtar?

    Barbosa na política será um desastre anunciado, por isso, penso que o PIG irá dissuadi-lo da ideia. A tendência do PIG daqui pra frente é dele se afastar, pois Barbosa é uma bomba de efeito retardado. Cedo ou tarde explodirá no colo de quem a fabricou; e o mito será desconstruído.

    Lula foi forjado na luta, sobrevive a tudo e todos. Pergunto: quanto tempo duraria Barbosa, o herói de espuma, sem o respaldo do PIG?

    Após as eleições, Barbosa será uma triste lembrança, apenas os antipetistas obsessivos sentirão sua falta.
    Barbosa entrará para História pela porta dos fundos e ocupará, para sempre, lugar de destaque na galeria dos traidores. Este será seu maior castigo.

    Com Lewandowski na presidência do STF, Dirceu e Delúbio poderão trabalhar fora, e logo irão para o regime aberto. Dirceu e Genoino serão considerados pela militância, como heróis da resistência aos golpistas, e se fortalecerão ainda mais como lideranças políticas. Assim como aos demais petistas injustiçados por Barbosa.

    Dilma será reeleita e dará continuidade as mudanças iniciadas por Lula. A Lei de Meios acontecerá, e com o Marco Civil aprovado, o PIG sentirá na pele sua derrocada.

    Quem viver verá!

  • Barbosa conseguiu a unanimidade de ter toda a Justiça brasileira contra ele.

    Ajufe, Anamatra, AMB, OAB, CNJ.

    E tambem o atual PGR e a CNBB.

    Uma façanha.

    Estará certo o Barbosa e esses Órgãos estão todos errados?

    Serão petistas esses Órgãos?

    Somente a mídia golpista gostou dele.

    E os analfabetos políticos úteis.

    A turma que sofre de petê-fobia. ( Petê-fobia é uma doença extremamente contagiosa, fabricada pela elite e disseminada pela mídia golpista ).

  • Barbosa, apesar da personalidade problemática, foi bom. Nos deu o prazer de ao menos uma vez vermos um politico graúdo ser punido, ainda que brandamente.

    Agora voltemos para o tempo da impunidade- ainda que “legal”.

    Se Bernard Maddoff fosse brasileiro, estaria solto. Igual ao Daniel Dantas.

    Ainda que de maneira fugaz, Barbosa nos deu um gostinho.

    O Maluf está por aí. Deputado procurado pela Interpol. Se Barbosa tivesse mandado ELE pra cadeia, seria bom, não seria?

    E por falar em Maluf- o petista Padilha tá lá fazendo a “união” com ele. Que dureza.

    Pra completer, Dylma soltou esse decreto maluco, Hugo-Chavez-simile, para completar a venezualização complete.

    Que LIXO!

    • Brinco, seria muito bom mesmo se o Maluf estivesse na cadeia, mas como ele não é petista, ele não está na cadeia.

      Se houvesse algum mandato internacional contra um deputado petista, é mais do que certeza que o Carcereiro da Papuda (herói do Brinco) arranjaria uma forma de prender este deputado petista. A Imprensa mafiosa do PIG, que o Brinco tanto adora, também faria campanha para a prisão do deputado com mandato internacional de prisão contra.

      Mas que ideia absurda de “venezuelização” do Brasil é essa inventada pelo tucano-pefelê Brinco (que até hoje não admitiu, por vergonha, de assumir a sua tucanice)! Somente um sujeito com complexo de vira-lata para escrever tal sândice. Não existe nem a “venezuelização” do Brasil, muito menos a “brasilização” da Venezuela. Mas o sonho do Brinco é ter mesmo uma mexicanização do Brasil e consequente submissão do Brasil aos EUA.

      E já que o Maluf não está na cadeia, sendo ele uma peça chave do PP e que decide pelo PP, ainda bem que o Maluf concordou em tirar mais uma foto com petistas e dar o tempo do PP ao PT! O Brinco e o seu partido, PSDB-PFL, ficaram com muita raiva do Maluf por ter perdido o tempo de tevê do PP para o PT. Isto que o Brinco escreve é pura inveja, dor de cotovelo, pois o PSDB foi incompetente para conseguir fechar com o PP. Mas antigamente o PSDB tinha mais habilidade para fechar com todos os partidos de aluguel (alguns dos quais eles fazem chacota hoje por não contar com o apoio).

      Não será dureza carregar a “união” do PP com o PT, do Maluf com o Padilha, da mesma forma que não foi para o Haddad, pois este teve o tempo importante do PP para divulgar as suas propostas. O Padilha terá mais o tempo do PP para divulgar aos paulistas que temos que tirar o Picolé de Chuchu do Palácio dos Bandeirantes. Enquanto o partido do Volume Morto, o partido do Brinco não terá o tempo de PP para criar uma cenográfica represa cheia de água (como eles criaram uma favela cenográfica para mostrar que o PSDB tá muito ligado aos moradores da favela).

      Que dureza Brinco, você vai tomar um Dreher?

  • Barbosa aprontou todas. Acho que ele tem motivos suficientes pra sair de fininho.

    sexta-feira, 30 de maio de 2014
    Barbosa protagonizou falso moralismo
    Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

    O anúncio da aposentadoria do Ministro Joaquim Barbosa livra o sistema judicial de uma das duas piores manchas da sua história moderna.

    O pedido de aposentadoria surge no momento em que Barbosa se queima com os principais atores jurídicos do país, devido à sua posição no caso do regime semi-aberto dos condenados da AP 470. E quando expõe o próprio CNJ (Conselho Nacional de Justiça) a manobras pouco republicanas. E também no dia em que é anunciada uma megamanifestação contra seu estilo ditatorial na frente do STF.

    A gota d’água parece ter sido a PEC 63 – que dispõe sobre o aumento do teto salarial da magistratura.

    Já havia entendimento no STF que corregedor não poderia substituir presidente do CNJ na sua ausência. Não caso da PEC 63 – que aumenta o teto dos magistrados – Barbosa retirou-se estrategicamente da sessão e colocou o corregedor Francisco Falcão na presidência. Não apenas isso: assumiu publicamente a defesa da PEC e enviou nota ao Senado argumentando que a medida seria “uma forma de garantir a permanência e estimular o crescimento profissional na carreira” (http://tinyurl.com/mf2t6jl).

    O Estadão foi o primeiro a dar a notícia, no dia 21. À noite, Barbosa procurou outros veículos desmentindo a autoria da nota enviada ao Senado ou o aval à proposta do CNJ (http://tinyurl.com/m5ueezb).

    Ontem, o site do CNJ publicou uma nota de Barbosa, eximindo-se da responsabilidade sobre a PEC.

    O ministro ressalta que não participou da redação do documento, não estava presente na 187ª Sessão Ordinária do CNJ no momento da aprovação da nota técnica, tampouco assinou ofício de encaminhamento do material ao Congresso Nacional.
    A manipulação política do CNJ

    Não colou a tentativa de Barbosa de tirar o corpo do episódio. É conhecido no CNJ – e no meio jurídico de Brasília – a parceria estreita entre ele e o corregedor Francisco Falcão.

    É apenas o último capítulo de um jogo político que vem comprometendo a imagem e os ventos de esperança trazidos pelo CNJ.

    Para evitar surpresas como ocorreu no STF – no curto período em que Ricardo Lewandowski assumiu interinamente a presidência -, Barbosa montou aliança com Falcão. Em sua ausência, era Falcão quem assumia a presidência do órgão, embora a Constituição fosse clara que, na ausência do presidente do CNJ (e do STF) o cargo deveria ser ocupado pelo vice-presidente – no caso Ricardo Lewandowski.

    Muitas das sessões presididas por Falcão, aliás, poderão ser anuladas.

    Com o tempo, um terceiro elemento veio se somar ao grupo, o conselheiro Gilberto Valente, promotor do Pará indicado para o cargo pelo ex-Procurador Geral da República Roberto Gurgel.

    Com o controle da máquina do CNJ, da presidência e da corregedoria, ocorreram vários abusos contra desafetos. Os presos da AP 470 não foram os únicos a experimentar o espírito de vingança de Barbosa.

    Por exemplo, o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Félix Fischer é desafeto de Falcão e se candidatará ao cargo de Corregdor Geral quando este assumir a presidência do STJ. De repente, Fischer é alvejado por uma denúncia anônima feita diretamente a Joaquim Barbosa, de suposto uso de passagens aéreas para levar a esposa em viagens internacionais. O caso torna-se um escândalo público e o conselheiro Gilberto Martins é incumbido de investigar, na condição de corregedor interino (http://tinyurl.com/qg6cjx3) .

    Passa a exigir, então, o detalhamento de todas as viagens oferecidas pelo STJ a ministros, mulheres de ministros e assessores (http://tinyurl.com/l6ezw3k). A investigação é arquivada por falta de fundamentos mas, àquela altura, o nome de Fischer já estava lançado na lista de escândalos.

    A contrapartida de Falcão foi abrir uma série de sindicâncias contra desembargadores do Pará, provavelmente adversários de Gilberto Martins.

    Nesse jogo de sombras e manobras, Barbosa foi se enredando em alianças e abandonando uma a uma suas bandeiras moralizadoras.

    Sua principal agenda era combater o “filhotismo”, os escritórios de advocacias formado por filhos de ministros.

    Deixou de lado porque Falcão, ao mesmo tempo em que fazia nome investindo-se na função de justiceiro contra as mazelas do judiciário, tem um filho – o advogado Djaci Falcão Neto – que atua ostensivamente junto ao STJ (mesmo quando seu pai era Ministro) e junto ao CNJ (http://tinyurl.com/ku5kdl5), inclusive representando tribunais estaduais. Além de ser advogado da TelexFree, organização criminosa que conseguiu excepcional blindagem no país, a partir da falta de ação do Ministro da Justiça.

    Por aí se entende a razão de Falcão ter engavetado parte do inquérito sobre o Tribunal de Justiça da Bahia que envolvia os contratos com o IDEP (Instituto Brasiliense de Direito Público), de Gilmar Mendes.

    E, por essas estratégias do baixo mundo da política do Judiciário, compreende-se porque Barbosa e Falcão crucificaram o adversário Fischer, mas mantiveram engavetado processo disciplinar aberto contra o todo-poderoso comandante da magistratura fluminense, Luiz Sveiter, protegido da Rede Globo.

  • Edu, enquanto o Governo Federal faz propaganda sobre os investimentos em Pernambuco e mostra a via mangue (uma obra viária no Recife) como um deles, a Globo Nordeste, fez uma reportagem e disse que o investimento federal na obra foi de 5% e o restante foi da Prefeitura do Recife, que é comandada por um pau mandado de Eduardo Campos.

  • Barbosa, barbosa, barbosinha vossa excelência renunciou?
    Barbosa, Barbosa, barbosinha que bicho te picou?
    Não esquece que o PIG raivoso te fez todo dele
    Te fez o maior dos heróis da sua telinha
    Você aparecia bradando com o dedo em riste
    Com a capa preta imponente que nem Batman em gotham city
    Mas tu não sabia que o PIG e sua nefasta elite
    Queria só queria só te usar?
    Porque ela só gosta de preto pra outros pretos espancar
    Condenaste o Dirceu, Genoíno e o Delúbio
    Pra de justiceiro pousar
    Esqueceste o mensalão dos tucanos, o propinão do metrô
    na gaveta pros teus falsos amigos não se incomodarem
    Não pense que fizeste tantas coisas
    Para essa elite pilantra agradar
    Pensando que será pra eles tanta coisa, até um igual
    Porque, Barbosa, um dia essa elite racista, de tão mal,
    Também poderá te derrubar
    Cuidado, Barbosa, cuidado Barbosinha
    Eu sou teu amigo, só quero te avisar
    Essa elite brasileira é a pior coisa
    que no mundo pode existir
    não tem diabo que possa a ela resistir.

  • Bom dia Edu.
    Tenho outros olhos sobre o assunto. JB vai tentar junto com a mídia capitalizar agora o que acumulou com o episódio Mensalão. Barbosa está livre para tomar partido e falar abertamente contra o PT. A impostura do cargo que ocupava mantinha as amarras na língua dele. Sem o dever do cargo pode atacar de forma direta ao governo. Não restará muito a JB para o futuro. A “água quente” dele precisa ser atirada agora em Dilma para poder ter efeito e a única maneira que encontraram foi esta, JB fora do STF e podendo atirar sem dó, pois como disse o Bandeira, “ele é um homem mau”. Além do mais, pode-se capitalizar ainda com Lewandowski na presidência e desfazendo “tudo de bom” que JB fez. A mídia vai usar cada minuto desta jogada de xadrez muito bem realizada . Até a data da saída foi planejada. A capa deste fim de semana da Veja que o diga.

    • Não acho, meu caro Alberto. Ele não tem mais serventia, sem um cargo desse calibre. É mais uma voz ao vento. E, na verdade, quem respira aliviado é o próprio PIG, que agora se sente incomodado com o Joaquim, não confiam nele, pois “quem usa cuida” e o dito PIG sempre temia que ele voltasse contra si.

  • No blog do Augusto “condenado por me chamar de jeca” Nunes está a dica. Sei que é complicado, mas vista sua roupa antiPIG e leia.

  • É evidente que essa “renúncia” é um grande golpe do rancoroso juiz. Como ele percebeu que já não tinha mais valor, que já tinha cumprido seu nefasto papel e estava sendo relegado a segundo plano por seus patrões, então ele inventa esse “mise-en-scène”. Ele não vai sair, podem escrever.

  • Olá, Eduardo, há meses não frequento o seu blog, mas isso não quer dizer que não o acompanhava. Parabéns pelo texto, mas, Eduardo, você poderia acrescentar uma outra palavra ao tema (JB), a saber: além de traidor, Covarde.

  • Sr. Eduardo,
    Tenho para mim que o juiz BRABOsa não sai por conta própria.
    Acredito que ele foi “saido”.
    Os absurdos por ele perpetrados conta a lei e contra a imagem do STF acabaram com a possibilidade de que ele continuasse ministro. Ele não suportou a pressão.
    Pressão esta que vinha sendo exercida pela blogosfera progressista, por quadros da justiça inclusive por seus pares, pela OAB e culminando com a manifestação do MPF na pessoa do Janot.
    Para não piorar ainda mais o estrago feito na imagem da justiça brasileira, o que fatalmente aconteceria se simplesmente o “botassem para correr”, lhe deram esse “mês-zinho” para esvaziar as gavetas.
    Mas, nem tudo está perdido para o ex-ministro.
    Ele sempre pode tentar um cargo político.
    Síndico do prédio do seu ap. em Miami, por ex.
    -tchau BRABOsa,
    vá pela sombra.

    • Dizem algumas línguas , miúdas e graúdas, que vai ter concurso público para carcereiro da Papuda. O atual Carcereiro da Papuda vai concorrer para ser o Carcereiro Oficial da Papuda.

    • Espero que sim, pois há vinte anos os tucano-pefelês tomaram de assalto o governo paulista e fazem a festa com o erário público, além de esgotar o Sistema Cantareira, inaugurar o Volume Morto, produzir maquetes cenográficas do melhor metrô do mundo e se esconder atrás do PIG do Trensalão.

      Ufa!!!!! Este ano vamos conseguir findar com esse mal!

  • “É uma boa notícia para os que amam o Direito e reverenciam a Constituição. Além disso, o silêncio dos advogados no Plenário da Corte após o anúncio formal por parte de Joaquim Barbosa é eloquente”. Marco Aurélio Mello saudou o presidente do STF em nome da Corte, Rodrigo Janot falou em nome do Ministério Público e a OAB manteve-se muda. Nenhum advogado presente pediu para falar em nome da advocacia, como sempre ocorre quando um ministro anuncia a saída da Corte.”

    Do advogado Wadih Damous, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB e da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, sobre o anúncio da aposentadoria antecipada do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.

  • esse cidadão futuramente tentara a politica, espero que os grandes jornalistas guardem os relatos que aconteceram nestes tempos que estamos vivendo e acompanhando as cagadas e injustiças que o cidadão esta praticando

  • Espero que depois dessa corja de ratos tucanos que o PT indicou ao STF a Dilma tenha uma minimo de consciencia de indicar um ou uma jurista realmente de esquerda para o STF.
    Chega de indicar apenas direitistas golpistas conservadores para o STF.

  • Barbosa agora está sabendo como a globo faz com àqueles que são subservientes. Após trabalho concluído é dispensado até que apareça outro servicinho sujo. Será que a globo ordenou a aposentadoria antecipada de sua excelência? Adeus senhor das trevas .

  • No dia que este indivíduo desprezível tiver, finalmente!, saído do tribunal para o qual nunca deveria ter ido por total falta de mérito, o país poderá novamente se considerar sob o Estado Democrático de Direito.

  • … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Deixe uma resposta