Veja pressionou Ronaldo a virar a casaca: “Está pisando num campo minado”

denúncia

 

Ele foi chamado de “imbecil” pelo escritor Paulo Coelho, quem, em 2007, integrou comitiva que acompanhou a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014. Sete anos depois, Coelho  atacou a organização do evento e chamou o ex-jogador Ronaldo de “imbecil” ao dar entrevista ao jornal francês “Le Journal du Dimanche”, com vistas a se “imunizar” politicamente.

Coelho criticou o ex-jogador por defender a realização da Copa no Brasil. O escritor se integrou a um time no qual Ronaldo acaba de ingressar, composto por personalidades que, por conveniência e/ou medo da mídia, criticam os preparativos do país para a competição ou mentem sobre a origem dos recursos para realizá-la

Até há pouco, Ronaldo Vinha sendo uma voz dissonante. Defendia a realização da Copa e, aparentemente, colaborava com os esforços do governo federal. De repente, aparece ao lado de Aécio Neves fazendo apologia do pré-candidato do PSDB a presidente e criticando duramente a organização do campeonato no Brasil.

O que parece estar passando despercebido é que Ronaldo, entre tantas outras personalidades, sofreu fortes pressões para virar a casaca. E não é de hoje. Em 6 de abril do ano passado, reportagem da revista Veja o ameaçou.

A reportagem A Jogada mais ousada de Ronaldo, o dono da Bola no país chamou o ex-jogador de “Figura mais influente do futebol brasileiro” e o ameaçou: “Ele encara o risco de arranhar sua imagem na Copa do Mundo de 2014”.

Após sua aposentadoria, Ronaldo vinha sendo chamado pela mídia esportiva de “Um homem de negócios do futebol”. A Reportagem de Veja deu início a fortes pressões que o ex-craque sofreu para mudar de time, ou seja, para parar de defender um projeto no qual se integrara desde a primeira hora.

Abaixo, trecho da matéria de Veja que, há mais de um ano, já “alertava” Ronaldo: “Caso o Mundial seja um fiasco, ele será capaz de afirmar, ao vivo na tela da Globo, que o comitê organizador que ele próprio integra fracassou?”.

O que impressiona na matéria de Veja é que, reiteradamente, “avisa” Ronaldo de que defender a realização da Copa no Brasil pode lhe trazer problemas nos negócios. Mais um longo parágrafo da matéria de abril do ano passado termina com novo “aviso”. Abaixo, outro trecho.

Mais alguns infográficos, fotos etc. e a matéria de Veja repete a dose. Pela terceira vez, a matéria “avisa” Ronaldo para que fizesse o que acabou fazendo um ano e algumas semanas depois. Abaixo, o terceiro trecho ameaçador de Veja.

Mais um parágrafo, mais uma ameaça. Abaixo.

A repetição da ameaça de que Ronaldo poderia “se dar mal” ao emprestar seu prestígio converte-se em um mantra. A matéria de Veja parece tentar lavar a mente do ex-jogador, “avisando-o” de que estaria “arriscando” o “futuro dos seus filhos”. Abaixo, uma incrível quinta ameaça em texto tão curto.

 

O último gigantesco parágrafo da matéria de Veja culmina com a exibição de um Ronaldo diametralmente diferente desse que a Folha de São Paulo usou na semana passada em manchete principal de primeira página para atacar o governo usando a organização do evento. Em abril de 2013, Ronaldo negava tudo que continuou dizendo até há pouco, antes de finalmente ceder a essa e a outras pressões que sofreu para virar a casaca. Abaixo, o trecho final da matéria de Veja.

Como se vê, não foi à toa que o jovem de origem humilde que venceu na vida às custas do próprio talento traiu a si mesmo de forma tão patética. A matéria de Veja é apenas a ponta do Iceberg das pressões que vinha sofrendo para se unir aos grupos de interesse distintos que contam com o fracasso do Brasil ao sediar a Copa para extrair dividendos políticos.

Seja pelo viés de críticas à organização da Copa, seja pelo da “denúncia” mentirosa de que dinheiro da saúde e da educação foi usado para realizar o evento no país, o aparato montado por grupos políticos de direita e de esquerda para desmoralizar o Brasil internacionalmente se vale de politicagem barata e do mais puro fascismo. E nada mais.

161 comments

  • O que estaria a midia tramando contra esse evento,reportagem da folha fazendo comparações coerentes ,gente envolvida pulando fora do barco as vésperas do torneio,um certo ar de copa que invadiu as teves nessa semana que passou ,estariam eles planejando um novo Riocentro ?

    • Tens dúvida? A máfia midiática (que já deve ter ameaçado muitos petistas) ameaçou Ronaldo. Ele pode ser um imbecil, mas deve ter sido ameaçado de morte e de seus filhos. Estou certo disso. Esta máfia inoculou câncer em vários políticos do mundo contrários aos EUA e deve ter ameaçado Lula e Dilma. Nada explica manter zé cardoso – o golpista e (hi)bernardo – aquele que hiberna – como ministros.

  • Ronaldo gorducho é sem noção: em dezembro de 2011 foi nomeado, em grande estilo, membro do Comitê Organizador da Copa. É ridículo alguém criticar algo de que faz parte: isso tem de ser visto como autocrítica. O mínimo que deveria fazer é se afastar do comitê antes de criticá-lo. Ronaldo disse que copa não tem nada a ver com hospital. E tinha razão. Agora, como integrante do comitê de campanha do Aécio, deve rever seus conceitos. A situação dos hospitais públicos é caótica: falta investimento, gestão, mais profissionais da área e comprometimento dos que estão lá. E pensar que o CRM condenou o Mais Médicos! A CPMF era responsável por 40% do orçamento da saúde. Sua extinção representou uma perda de R$ 40 bi anuais. Há, ainda, a politização do caos da saúde. A TV mostra os problemas nos estados e cidades governadas por seus desafetos, enquanto o problema é geral.

  • Edu, a verdade é que o terrorismo midiático o deixou em panico, numa história muito parecida com a que ele já viveu na Copa de 98, quando sofreu convulsões antes da final com a França. Naquela ocasião, voce se lembra, toda a imprensa colocou a responsabilidade pelo êxito ou fracasso da seleção brasileira nos seus ombros. E foi o que se viu.
    Talvez até pelo que ele fez e representou para os torcedores brasileiros, se possa dar um crédito pela tomada de posição que agora ele está tomando, embora covarde e equivocada.
    Na gíria do futebol, meu amigo, nitidamente, Ronaldo amarelou.

  • Ronaldo, Paulo Coelho, Ney Matogrosso, roqueiros decadentes dos anos 1980, entre outros. Todos eles poderiam fazer críticas.

    Que tal coisas assim?:

    – O Brasil tinha outras prioridades, mas já que a Copa está aí, vamos torcer para que seja a melhor possível;
    – O País sem dúvida melhorou nos últimos anos, mas está muito aquém de seu potencial; sinceramente eu esperava mais do PT;
    – Apesar das melhoras nos indicadores sociais, o País tem convivido com situações de violência e explosão social que não podemos tolerar;
    – Os atrasos em obras da Copa devem preocupar a todos nós; mas sempre há atrasos na maioria dos eventos esportivos de grande monta; tenho certeza que no final vai dar tudo certo; mas temos que ficar atentos;
    – Ainda há muito o que fazer no Brasil; o governo tem, de fato, números muito interessantes pra mostrar, mas tem que avançar, pensar no futuro.

    Seriam críticas sérias, duras e que condiriam mais com a realidade.

    Mas aí eu pergunto: onde mais, além de um ou outro blog sujo, esses caras conseguiriam espaço?

    Não existe melhor maneira de estar na mídia, de forma “positiva”, do que fazendo ataques ao PT e ao Governo Federal.

    Se preciso divulgar um disco comemorativo de 30 anos ou fazer propaganda de um livro novo, não vai ser elogiando o PT e o governo, nem sequer fazendo críticas construtivas, que vou conseguir espaço na mídia.

    Claro, com um pouco de sorte, minha “crítica construtiva” poderia ser distorcida e, assim, eu conseguiria um pouco de divulgação, somente até meu desmentido.

    É lógico que há o interesse político imediato e direto em muitas dessas declarações.

    Mas, em grande medida, essa turma decadente só precisa mesmo é de garantir um espaço na mídia.

  • Por que vocês acham que toda pessoa de origem humilde trai seus conceitos se for contra o PT ou as esquerdas?
    Isso é um pensamento tosco.
    Afinal, qual jogador de futebol brasileiro ou latino-americano não é de origem humilde?
    Conta-se nos dedos.

  • É klose na cabeça… dinheiro faz esquecer até da nossa cor da pele…mas os covardes são identificados quando lhes ameaçam suas posses…

  • Será que o Ronaldo que teve coragem o suficiente para não se deixar chantagear por um travesti (pelo menos foi assim que eu entendi), e que por isso teve mais uma vez o meu respeito, ia se acovardar diante das ameaças da Veja? Será que seria burro a este ponto, até porque eu não acredito que a copa vá fracassar… nunca acreditei, muito menos agora que faltam pouco mais de 15 dias. Eu acho que deve ser mais que isto, talvez promessas de cargos… sem contar a afinidade dele com os tucanos. Desconfio até que foi plantado lá para fazer exatamente isso que está fazendo… tipo JB.

  • Isso já parece um desespero total dos demotucanos + PIG + buchas de canhão (Psol e PSTU). Perderam completamente a noção de ridículo. Quanto ao Ronalducho, esse já apoiou o Serra e deu no que deu, agora se travestiu (ops!) de Aécio e vai dar no mesmo. Ninguém leva a serio esses mercenários do futebol.
    A capa da veja dessa semana é um atestado completo de demência de quem produziu aquilo (parece um Jesus Cristo histérico).

  • A defesa do Ronaldo nunca conseguiu ser verdadeira, comprometida e principalmente ideológica.
    Um cidadão que chamou Lula de alcoólatra nunca deveria ter tido qualquer credibilidade na esfera progressista, quanto mais ser usado como figura central numa estratégia de defesa da realização da Copa no Brasil.

    Mais uma vez o Governo Dilma não soube comunicar e ainda “alimentou” o lado de lá, e nós aqui sendo chamados de vendidos e chapa brancas.

    É pessoal, o negócio é se preparar.

  • Ronaldo sempre foi funcionário da mídia a serviço da direita.
    Não acredito em pressão da mídia para ele mudar de lado. Ele só esperou o último minuto pra revelar o verdadeiro caráter,enganou a todos o tempo todo,como fez em 98.

    • Ele deveria ficar envergonha com a palhaçada que fez na copa de 98 onde o Brasil perdeu graças a ambição pessoal do citado que foi o responsável pela derrota no jogo final.

  • Não é que ele virou a casaca, ele sempre foi um vira-casaca: na Espanha teceu loas ao Barcelona e pouco depois foi para o rival Real Madrid, no Brasil sempre se declarou flamenguista fanático mas na hora H foi para o Corinthians. Ronaldo só entra onde ele pode ganhar muito dinheiro.

        • Bom ou mau caráter, a escolha de Ronaldo para ser o “símbolo” da Copa foi um grande equívoco.

          Penso que isso só ocorreu porque o jogador ficou muito identificado com o Corinthians, time de coração de Lula,

          que evidentemente é o grande consultor de Dilma Roussef na área futebolística.

          Na minha opinião, a melhor escolha teria sido outro ex-jogador, Raí, que ouve, acompanha os fatos, pensa, pensa

          bem antes de abrir a boca e sabe o que diz.

          • O Raí seria um bom nome, integro e inteligente, além do que não é ligado aos bandidos que controlam a CBF a dezenas de anos.

  • E, de qualquer forma, Ronaldo pagou a conta.
    A quem ele influenciava como garoto propaganda? Certamente, não era aos que o ameaçavam.
    A não ser que ele releve uma coragem inesperada denuncie os seus ameaçadores, ficará como traidor para uma boa parte dos seus admiradores.

  • Penso que é importantíssimo o país, a esta altura, e os brasileiros, fazerem jus a nossa história e fama, e receberem MUITO bem os visitantes que não tem nada a ver com esta nossa BAGUNÇA e falta de ética institucionalizadas ..com esta classe política MEDÍOCRE que acabou por nos meter em mais esta encrenca ..com esta MOLECAGEM que mais cedo ou tarde sempre nos DOMINA e abusa sem se importar ou temer a serem instados por suas responsabilidades.

    dito isso..

    SIM, sim e sim … no início TODAS as autoridades públicas, inclusive LULA, diziam que não haveria recursos públicos, de nenhuma instancia e/ou forma, nesta aventura ..em resumo, nos enganaram, nos ILUDIRAM.

    SIM, sim e sim, se a Copa fosse em outras terras o BRASIL jogaria do mesmo jeito e a torcida torceria da mesma forma, e de forma muito mais justa e sensata pros MILHÕES de miseráveis que terão que arcar com parte da conta enquanto ainda terão que esperar pela saúde, segurança, infra e educação públicas de qualidade sempre a eles prometidas e NUNCA entregues..

    SIM, sim e sim, todas as autoridades falavam que nós não iríamos ceder a nossa DIGNIDADE pra FIFA, quer na forma de incentivo e/ou renuncia fiscal pros eventos, quer na forma de renuncia LEGAL, como foi com o caso do libera geral da cerveja pra os locais da copa ..e aqui também fomos TRAÍDOS e humilhados.

    SIM, sim e sim ..HOUVE dinheiro publico na COPA por via DIRETA dos Municípios e Estados em ao menos 7 (SETE) dos 12 estádios construídos e/ou reformulados ..e todos os entornos ficaram, uns mais outros menos, aquém do prometido.

    SIM, sim e sim, o governo FEDERAL destinou dinheiro pro evento via Instituições Públicas, em especial o BNDES e a CAIXA .. ..recursos estes que tem um GRANDE RISCO de não mais retornar ..não retornar pq o retorno dum estádio, quando se dá, é LENTO e difícil..

    ..retorno efêmero que, o mais provável, é que o Estado brasileiro ainda herde os BURACOS dos particulares e que se sinta pressionado a se livrar dos Elefantes Brancos que agora ele terá que administrar.

    SIM, o estrago dado pela COPA é MUITO mais do que o bilionário rombo financeiro criado ..é um estrago mais profundo, que bate na AUTO ESTIMADA do povo brasileiro, este que por anos recentes – em especial depois de Collor e THC – com todas as nossas forças TENTAMOS SIM reerguer, mas que gatunos astutos e INCOMPETENTES puseram tudo a perder.

    ..e por favor, PAREM DE SE ILUDIR e de iludir, nenhum evento será capaz de POR SI SÓ proporcionar o retorno imediato ao que foi dispendido financeiramente, muito menos pagará o esforço INSTITUCIONAL desperdiçado com estas bobagens e superficialidades esportivas que poderiam ter sido direcionadas pra coisas muito mais produtivas e atrasadas.

    ..ISSO NÃO EXISTE nem vai ocorrer, não deixem que te enganem, o maior beneficiário foi e continuará sendo a FIFA e seus satélites, seus braços internacionais.

    http://www.youtube.com/watch?v=TGtWWb9emYI

    • Opinião é opinião. Por isso publico o que você escreve. Não insulta, apenas diz coisas das quais discordo profundamente. Porém, às vezes fico estupefato. Em geral não leio seus comentários gigantescos, mas li esse. De onde saiu essa história de que “nenhum evento será capaz de POR SI SÓ proporcionar o retorno imediato ao que foi dispendido financeiramente”? Qual é a fonte de afirmação dessa magnitude? Algum estudo, algum elemento para referendar tal afirmação? Ou é achismo? O que foi investido na Copa, sobretudo em Estádios, contou com financiamento do BNDES. Vou lhe contar uma novidade: o BNDES é um banco de fomento. Não doa dinheiro, empresta. Com juros e correção. Pegou dinheiro no BNDES, tem que pagar. O resto, as obras de mobilidade, tais como aeroportos, obras viárias etc, também foram financiadas dessa forma e o BNDES irá cobrar o que emprestou. Sim, o juro é um pouco abaixo do de mercado, mas, ainda assim, está sendo cobrado. Além disso, só em impostos a Fifa irá pagar 16 bilhões. Isso fora turismo etc. Por que você espalha essas mentiras. Será que não sabe de tudo isso que acabo de dizer? Enfim, você é só mais um. Acredito que o povo brasileiro, a maioria silenciosa, vai ver de outra forma tudo que está acontecendo. Mas aí é achismo meu, também. Só saberemos da verdade daqui a alguns meses.

      • Opinião, visão e experiência cada um tem a sua ..veja o que aconteceu com o Pacaembu, o que ocorreu com o Maracanã, Mineirão e Morumbi pra ficarmos em alguns ..veja o que ocorreu em outros países, pq seríamos exceção ? ..NENHUM destes estádios se PAGA, com ou sem show e/ou Vale Cultura ..NENHUM deles se paga, todos os atuais já estavam quebrados, SEM PUBLICO nem renda.

        e a propósito ..a FIFA não pagará nada ..é o consumidor SE, e quando paga (e 16 bi é ? ..tá, o papel aceita tudo) ..a COPA normalmente é uma conta que tira dum lado e dá pro outro (isso quando ..veja os feriados, as férias e viagens canceladas, a improdutividade gerada)

        Mais, banco de fomento tb trabalha com FUNDO perdido ..o que eu defendo ad hoc, mas não pro mundo futebolístico.

        Oras, pelo amor de deus ..vamos ser adultos e equilibrados ..afinal, qual a LIGA que nos une ..guerra ? patriotismo ? Projeto político e AMBIÇÕES nacionalistas, religiosas, imperialistas, ufanistas, ideológicas, moeda, hino, bandeira ? ambições geopolíticas ..nada disso, pois a história nos fez MANSOS, domesticados ..FALTA-nos LIGA, daí tanta revisão histórica.

        NÃO se faça de ingenuo, vc é mais do que isso, pense com a cabeça dos líderes, sem duvida só nos sobra isso nesta guerra global e tribal cumpadi ..uma guerra surda, MANSA e pacífica ..a distração perfeita ..insuflarmos e afiarmos nossos instintos tentando nos “ligar” por estes eventos menores, pela rivalidade esportiva ..pena que aqui a INCOMPETÊNCIA tb estragou tudo, de novo

        ..convenhamos, ambições pra lá de pequenas , não ? afinal, de maneira célere, hoje já estamos voltando a ser uma economia primitiva e consumista, isso enquanto os melhores empregos e setores ficam pros outros não ?

        Será ? Será que vale todo este desgaste a custa da auto estima no PÉ e com tantos PASSIVOS mais HONESTOS por saldar ? eu digo que não !!!

        Sinceramente, eu desejava, sonhava a esta altura da vida, que nossas preocupações e empenhos fossem MUITO, mas muito maiores que isso.

        ..bem, o que a ditadura não conseguiu na marra, sinceramente, por HOJE, acho que a democracia representada por maioria de súcias egoístas e quadrilhas não conseguirá, qual seja, fazer-nos pensar e sonhar em sermos maiores, em nos superarmos em temas que valham a pena.

        em tempo – sabe o que um MÉDICO disse pra mim outro dia ? ..que ele não achava ruim haver estes gastos com a Copa ..sabe pq, dizia ? ..pq se os caras não roubam agora, roubariam depois em outra ocasião ..e ao menos agora sobram os estádios pro povão se divertir (claro que ele não levou em conta o preço dos ingressos na discussão)..

        • e isso que circula na internet , é verdade ? Olha, se for, não é à toa que estamos tendo que importar médicos enquanto, no máximo, ofertamos PACIENTES.

          início do e-mail

          Vejam só que maravilha! Nada como morar na Bahia!
          Lá não se contam os dias de folga, mas os dias em que se trabalha.

          FERIADOS na BAHIA durante a COPA do MUNDO
          O Governador JAQUES WAGNER já decretou que durante a COPA será FERIADO na BAHIA sempre que a SELEÇÃO BRASILEIRA jogar, independente do local.

          Não bastasse isso, será FERIADO em SALVADOR quando lá houver jogo, qualquer um.

          Bem… e ainda teremos os FERIADOS de CORPUS CHRISTI e SÃO JOÃO. (São Pedro, infelizmente, cai no domingo)

          E como se não bastasse, ainda fechamos o 2 de Julho – FERIADO de Independência na Bahia .

          DE 12/06 A 02/07 = 4 DIAS DE TRABALHO E 17 DE FOLGA decretados pelo governador. . .

          12/06 – Quinta – Jogo do Brasil
          13/06 – Sexta – Espanha x Holanda em Salvador

          14/06 – Sábado
          15/06 – Domingo

          16/06 – Segunda – Alemanha x Portugal em Salvador
          17/06 – Terça – Jogo do Brasil

          18/06 – Quarta – “PAUSA para TRABALHAR”

          19/06 – Quinta – Corpus Christi
          20/06 – Sexta – França x Suíça em Salvador

          21/06 – Sábado
          22/06 – Domingo

          23/06 – Segunda – Jogo do Brasil
          24/06 – Terça – São João
          25/06 – Quarta – Bósnia x Irã em Salvador

          26/06 – Quinta – “PAUSA para TRABALHAR”
          27/06 – Sexta – “PAUSA para TRABALHAR”

          28/06 – Sábado
          29/06 – Domingo

          30/06 – Segunda – “PAUSA para TRABALHAR”

          E para começar o mês de julho, já que ninguém é de ferro:

          01/07 – Terça – Oitavas de final em Salvador
          02/07 – Quarta – FERIADO de Independência da Bahia

          fim do e-mail

          outra pergunta – e o prefeito de Salvador, o ACM Farquat, o que disse a respeito ?

          • Fiquei com pena.

            Mas bem que o Bananelli mereceu essa descascada do Edu.

            Se fosse outro reaça daria uma sumida e voltava depois com outro nome, mas Bananelli é cara de pau.

          • Sobre o carnaval, em que os baianos ficam todos os anos duas semanas praticamente sambando o dia todo o banananelli nada tem a declarar…
            Ah, não vai falar nada sobre a virada cultural do Haddad?

      • Edu, existem pessoas que, primeiro, pensam com o fígado. Segundo, como somente digerem informação até a pagina 1. Depois disso é só PRECONCEITO. Não sabem nada, e ficam vociferando pseudas verdades. Vou fazer-lhe um desabafo:
        companheiro, não aguento mais essas pessoas e são, infelizmente, a maioria, que não entendem nada de nada, só sabem abrir a boca para meter o pau em tudo e todos. Ultimamente eu até me calo, para não me estressar, mas antes, eu respondia à aqueles que criticam tudo: Cara acabei de encontrar o PERFEITO, se eu fosse vc, fundava um partido e me candidataria a Presidencia.
        Nós estamos formando cidadãos IDIOTAS, de acordo com o conceito Aristotélico da palavra.

      • O que vi parecia um jogador de futebol, era chute, chute, chute e nada de realidade. Ou Romanelli no Brasil de hoje existem um históricos, confiáveis, informando os dados dos fatos reais deste pais. Chutometro hoje demonstra ausência e conhecimento e perda de credibilidade. Te organiza cara.

        • Meu caro, ninguém aqui falou em cifras, só o EDUARDO, portanto NÃO há chute a se discutir, apenas impressões políticas e cidadãs, só isso..

          Leia esta matéria publicada pela mídia :

          http://www.folhapolitica.org/2014/01/fifa-vai-ter-lucro-de-r-10-bilhoes-com.html

          Nela diz-se que a FIFA irá LUCRAR R$ 10 bi, sendo que a principal fonte de renda serão os direitos de transmissão e de patrocínio pagos à entidade futebolística, a maioria de empresas com sede no estrangeiro.

          Logo acima, o UNICO que falou em valores foi o Eduardo que veio com a informação de que a FIFA vai pagar R$ 16 bi em impostos, resta saber com o que, se com ingressos e/ou com direito de transmissão ?

          ..aliás, o tal pagamento de impostos em PARTE é negado pela lógica econômica que, salvo em concessões, quem SEMPRE acaba pagando pelo imposto, direta e/ou indiretamente, é o consumidor, sendo que assim a FIFA só repassaria qq tributação..

          ..segundo, pq a própria matéria diz que a FIFA esta ISENTA, isenta de imposto durante o mundial, ao menos no quesito OBRAS.

          ..e terceiro, que pela lei geral da COPA 12.350 de 2010, é dito que, à época da aprovação (2010) o valor da isenção da entidade internamente alcançaria R$ 558 mm ..portanto, tem-se muito cálculo pra se fazer antes de se chegar a R$ 16 bi e, GARANTO, nem todas as planilhas serão eticamente demonstradas (como é de praxe neste setor ..vide a contratação do Neymar por exemplo)

          http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2012/09/14/fifa-ganha-isencao-de-r-559-milhoes-para-realizar-copa-do-mundo-no-brasil.htm

          dito isso ..jogo rápido:

          A Copa terá 64 jogos ..segundo informações recentes (que jamais serão divulgadas de forma transparente, como já citei) estima-se que 2,7 mm de ingressos serão vendidos – 2,1 públicos e 600 mil convidados – (média de 42 mil por jogo) sendo que se espera do total que até 600 mil sejam turistas estrangeiros.

          Bem, se calcularmos 2,7 mm a R$ 500 o preço médio do ingresso (inclusive pra convidados), chegaremos que a receita estimada será de R$ 1.350.000.000, ou seja R$ 1,35 BILHÃO de RECEITA, de RECEITA, e não de lucro ..longe portanto do que se gastou com os estádios (algo próximo de R$ 10 bi a ser retornado pelo LUCRO ..se UM DIA retornar ..coisa que duvido)

          mais, se cada estrangeiro gastar por estas bandas cerca de R$ 2 mil (grana superestimada, se julgarmos que muitos pacotes já foram pagos lá fora), teremos que eles deixarão aqui (pra depois a FIFA levar tb PARTE pra SUIÇA) algo como R$ 1,2 bi.

          http://esportes.r7.com/futebol/copa-do-mundo-2014/ainda-ha-1-milhao-de-ingressos-da-copa-nao-vendidos-diz-ministro-do-turismo-29042014

          Portanto colega, a mim não interessa polemizar com o Eduardo sobre valores (eu tenho certeza que ele esta errado, mas e daí ? essa não é a questão principal que eu trouxe ) interessa mesmo a todos nós, discutirmos se foi ou não uma escolha correta trazermos este circo para cá em detrimento de outras prioridades ..só isso

          e evidente, como disse desde o início, penso que não é agora que devemos ficar PARANDO o país com protestos imbecis, quer vindos da direita e/ou da esquerda raivosas ..pois se assim, nós mesmos é que sairemos mais e mais feridos porque os tubarões cumpadi, estes já estão com as burras cheias, inclusive o Ronaldo Nazário.

          https://www.youtube.com/watch?v=hkFyj0ifNgc

          • Caro Eduardo,
            Desde quando comecei a fazer comentários aqui, esta talvez seja a primeira vez que, você escreve um artigo com o qual não concordo. Penso que o que a tal revista escreve não é suficiente para pressionar Ronaldo a um comentário tão torpe e ao mesmo tempo tão tosco, visto que todas às vezes que o critica, também lhe faz afagos e o isenta de responsabilidades. O que ele comentou representa simplesmente o que ele é e sempre foi. Um excelente jogador de futebol, mas um babacão, ignorantão quanto à qualidade como ser humano. Haja vista a trajetória dele fora dos gramados. Sempre foi teleguiado! E tomara que vá realmente embora do Brasil, depois da Copa do Mundo, investir os milhões dele no raio que o parte! O que sinceramente, eu duvido. Lá fora os ricos pagam impostos mais altos que os mais pobres, e inclusive, sobre fortunas! E doido, certamente, ele não é! E quanto a ele ser de direita, isto não era segredo para ninguém. Desde 2006, ele já dizia que votaria no Aécio Neves, que haviam se encontrado e gostado de seu programa de governo. E só não votou em Aécio porque o senhor José Serra não deixou a candidatura do hoje senador vingar, com aquele “pó para governador”. E que também hoje, o senador anda dizendo que essa estória de que ele é usuário de drogas é invenção da esquerda, quando na realidade foi invenção de seu companheiro de partido. Ele, o Ronaldo, só é fenômeno no futebol, porque como ser humano é absolutamente medíocre e vulgar!
            Abraço
            Maria Antônia

    • Romanelli.
      Eduardo é um homem educado e republicando. Eu já teria bloqueado a sua pessoa pelo pessimismo e complexo de vira-lata.
      Toda a sua atitude vem de um só motivo, há eleições não consegue eleger um conservador e sabe que este ano vai acontecer o mesmo.
      É# o seu desejo voltar a ladroeira acobertada pela mídia que se aproveita do roubo.
      Para sua infelicidade a Copa do Mundo vai ser um sucesso, mesmo que você e a sua minoria fique a azarando e desejando que o Brasil passe vergonha.
      Isto é atitude de quem não tem vergonha na cara.

  • Que bom que o mesmo se revelou um fraco, antes que fosse convidado num futuro governo Dilma para ser um Ministro dos Esportes. Ou será que o Aécio já prometeu isso(até porque não irá cumprir mesmo)? Que chato perder milhares de admiradores por algo tão pequeno que é se unir a uma imprensa golpista. Vindo de origem humilde, parece-me que alguns milhões de reais e lugar na mídia o fizeram negar esse passado, pois logo, logo, do jeito que vai, experimentará algo muito semelhante ao que Joaquim Barbosa está vivenciando: – a medida que esse já não interessa mais a mídia, o desaparecimento vem a galope. Pois sendo o que é, nunca pertencerá a elite. Pode até marcar uma presença, mas não pertencerá de fato ao quadro dos poderosos. Tem pele mulata, sem pedigree europeu. Acorda Ronaldo!

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  • quero ver, qual empresa irá tê-lo como “garoto de propaganda” depois disso……..o idiota nasceu idiota e não tem jeito
    reinaldo carletti

  • Edu, eu tenho a mais absoluta certeza de que vem atentado por aí. Talvez não dentro do estádio, mas fora dele mesmo. Infelizmente não tiro isso da cabeça, a ideia de que cabeças vão rolar, literalmente.

  • Querem saber o que aconteceu mesmo? simples, ele teve um convulsão e começou a babar e dizer coisas desconexas, quando acordou viu que tava no ninhos dos tucanos e como não é bobo, resolveu dizer “amém” antes que fosse “eliminado” como aquela modelo de BH e o dono do NOVOJORNAL que foi preso e até hoje ninguém mais sabe se tá vivo ou não.. ou alguém sabe me dizer?

    • Ronaldo nunca teve um convulsão, se isso tivesse ocorrido ,ele não teria condições nem de chegar aos gramados .Foi armação para entregar o jogo. Quem traiu o país uma vez ,tem cacife para repetir o feito . Como sempre os covardes fazem o jogo da Globo . E quando você não for mais útil ,será descartado,da mesma forma que está fazendo com o senhor das trevas do STF .

  • A CRONOLOGIA DE UM DEMAGOGO (Por Pablo Villaça)

    01/12/2011: Ronaldo aceita cargo no Comitê Organizador Local da Copa.

    20/10/2011: Ronaldo celebra Copa 2014 no Itaquerão.

    20/03/2012: Ronaldo: “A Copa do Mundo da FIFA é de todo o Brasil”.

    10/10/2012: Ronaldo garante Brasil pronto pra receber a Copa 2014.

    30/01/2013: Ronaldo pede para imprensa abraçar a Copa do Mundo.

    05/11/2013: Ronaldo defende Copa de “protestos inventados” e enaltece progresso.

    19/12/2013: Ronaldo minimiza desconfianças e vê Brasil acreditar no projeto da Copa 2014.

    07/01/2014: Ronaldo diz que Copa está trazendo muitos benefícios ao país.

    21/02/2014: “Copa é um grande negócio para o país”, afirma Ronaldo.

    30/03/2014: Ronaldo está animado para a Copa de 2014.

    01/05/2014: RONALDO POSTA FOTO DE APOIO À CANDIDATURA DE AÉCIO NEVES.

    23/05/2014: Ronaldo se diz envergonhado com preparação da Copa.

      • Minha Cara Sirlei,
        Gosto de vê-la por aqui. Penso que iria gostar muito de você se a conhecesse pessoalmente. E aprender muito, pois sei que tem um conhecimento do vocabulário regional muito bom! E aprender com a experiência dos outros é a melhor forma de aprender.
        Abraços
        Maria

    • Faltou o dia 11/02/2011 quando a mídia informou que Ronaldo acabara de retirar uma unha encravada que fazia latejar o dedão do pé direito! rsrsrsr

  • Assistindo pela espn o programa especial antes da final da euro,ao ser entrevistado,um brasileiro soltou a pérola: “espero que o Brasil aprenda o que é organização”.Será que no Brasil ele pelo menos respeita uma simples sinalizaçãode trânsito?
    Outro se vangloriava de ter pago a um cambista o equivalente a CINCO MIL reais por um ingresso.
    São os coxinhas que criticam o Governo Federal por distibuir o que eles cínicamente chamam de “bolsa esmola” e ainda tem o displante de falarem mal no exterior,do Brasil.
    A história dará a esses vira latas paulo coelho e ronaldo amarelado, o que eles merecem.

    • O pessoal da ESPN criticou o tempo todo a realização da copa no Brasil,porque eles não vão fazer o que eles gostam,que é viajar pelo mundo fazendo reportagens babacas.ELES VÃO TER QUE FICAR NO BRASIL e isso é inadmissível para esse pessoal.

      • Sempre fui telespectador da ESPN, mas é notória a degradação tanto do elenco de comentaristas e apresentadores como a filosofia jornalística, pautada pelo ranço reacionário do Estadão.
        Com certeza, não acompanharei a copa pela ESPN este ano.
        Agora a pouco, no linha de passe, o Mauro Cezar Pereira, comentarista que sempre respeitei, teve o disparate de dizer que “até o Ronaldo abandonou a banda podre da Copa”.
        Sem mais comentários…

  • O que se pode esperar de um cara igual ao Ronaldo?
    Ronaldo estava bichado o Flamengo o acolheu deu tratamento para ele, e sempre dizendo que amava o Flamengo, quando ficou bom, foi jogar no Corinthians frustrando a torcida flamenguista.
    Agora de novo Ronaldo muda de lado. Quem sabe ele substitui o Silvio Santos no topa tudo por dinheiro.

    • É que no mundo dos negócios, Flamengo e Corinthians são uma coisa só: o bem mais valioso, a galinha dos ovos de ouro dos cartolas, INCLUSIVE de cartolas de outros grandes clubes. Dito isso, não houve qualquer perda ao Flamengo por “tratar” o Ronaldo. Foi um investimento para que o torcedor não perca a fé no esporte, pilar das negociatas do mundo do futebol.

  • Será que essa virada de casaca dessa turma e toda essa escalada da violência do PIG contra a copa não tem a ver com as declarações da Dilma em relação a uma reforma do futebol no Brasil? PIG, CBF, FIFA, cartolagem em geral são irmãos siameses… não teriam eles cooptados essa turma de “notáveis” velhacos para pressionar o governo depois daquela reunião dos locutores esportivos com a Dilma no palácio?

  • Companheiros, acho que para alguém mudar radicalmente da noite para o dia , tem cheiro de mercenário no ar, ou seja, quem pagar mais eu apoio, o Ronaldo é muito esperto, ele é oportunista, quando surge um meio, uma situação que ele sente, que pode se beneficiar financeiramente, ele não perde tempo, o que o Ronaldo entende de politica, de esquerda ou direita, acrescido a isso, existe o fato que já citei em um comentário no Blog “O Cafezinho”, eles foram produzidos pela Globo, realmente eles tem muito medo de sumirem da mídia, e, ai fazem o jogo do PIG, pra não ficarem no anonimato, mas afirmo com todas a s letras, o povo não se deixará iludir por promessas mentirosas, falaciosas, o eleitor sabe muito bem distinguir que continuará a lhe dar benefícios de quem vai lhe trazer os sofrimentos do passado, como desemprego, salario de fome, arrocho, desvalorização do salario mínimo, pois e isso que a direita reacionária e conservadora junto com a mídia golpista querem, eles não querem o povo feliz, com dignidade, eles querem o povo passando necessidade para servi-los, para depender deles, de suas esmolas, eles não gostam do povo, eles não gostam do Brasil, só sabem elogiar a cultura americana, eles elogiam Paris, Nova York, eles chamam aposentado de vagabundo, não querem nem ouvir falar em pobre ou trabalhador, eles tem a cabeça no século XVIII, quando o povo era escravo da elite, por isso o candidato da direita não se importar de tomar medidas impopulares, como estas, e ter índices de popularidade baixos, porque ele faz parte da casa grande, assim como os outros partidos de direita!!!E, em 2014 e a Dilma de novo com a força do Lula e do povo!!!

  • Você acredita mesmo que a revista VEJA tem uma força dessas? Penso que a VEJA não chegue a 2 milhões de eleitores e 2 milhões não é nada!!!

  • Grande Eduardo!!!

    Tudo o que está acontecendo nesse país se encaixa no dito GOLPE SUAVE..

    Idealizado por um agente da CIA. Gene Sharp. Que criou uma “fundação norte americana Albert Einstein”.

    Para ensinar,divulgar,criar grupos e…efetuar o GOLPE.

    Dai, surgiram as tais primavera que deu no que deu.

    Dai, o golpe em Honduras,Paraguai,Venezuela, Ucranea,Indonésia etc.

    A cartilha é a mesma. E…..desde de 2003 que eles tentam contra o Brasil.

    Tem no youtube.

    Mas, não passaram!!!!!

    Viva!!! o Brasil!!!! Viva a COPA das COPAS!!!! Viva DILMA!!!! Viva LULA!!!!! VIVA O PT!!!!.

  • █▀█═══█▀█═█▀▀═══█═█═══
    █═█═══█▄█═▀▀█═█▀█═█▀█═
    █▄█═══█═══▄▄█═█▄█═█▄█═

    █▀█═█▀▀═█▀▀═█▀█═█═══█▀▀▀█═█▀█═█═█═
    █▄█═▀▀█═▀▀█═█▄█═█═════█═══█═█═█═█═
    █═█═▄▄█═▄▄█═█═█═█▄▄═══█═══█▄█═█▄█═

    █▀█════██══█═█▀█═█▀█═█▀█═█▀█═
    █▄█════█═█═█═█▄█═█═══█▄█═█═█═
    █═█════█══██═█═█═█▄█═█═█═█▄█═

    █═██══█═█▀█▀█═█▀▀═█═█▀▀█═█▀█═
    █═█═█═█═══█═══█▀▀═█═█▄▄█═█▄█═
    █═█══██═══█═══█▄▄═█═█═█══█═█═

    • Oi gente
      Essa assertiva aí acima foi postada pela Martins lá no Yahoo. Eu só copiei.
      Martins é uma companheira inteligente e guerreira.

  • Poucas pessoas nesse país têm consciência política.

    Jogadores de futebol então…………… creio que Sócrates e Afonsinho sejam as únicas exceções.

    Na verdade Ronaldo é um milionário miserável .

  • Edu, sinto vergonha deste rapaz, participar do Comitê e depois sair falando que obras atrasaram, então porque não abriu o bico antes, juntando forças para solucionar os problemas? Vê-se que tem pouca personalidade!

  • Caro Eduardo,

    Embora o assunto tratado acima, seja a respeito das declarações do ex-jogador Ronaldo, gostaria de saber de você, que é uma pessoa bem informada, se há previsão de divulgação de pesquisa eleitoral pelo Instituto vox populi? Também gostaria de saber, porque quando o mencionado Instituto divulga uma pesquisa, esta não é veiculada em nenhuma mídia. Embora saibamos que o Marcos Coimbra é bem conceituado neste assunto, parece que os meios de comunicação não levam a sério as pesquisas por ele divulgadas.

    Abraços,

    Herbert.

  • È isso que dá depender do esgoto da mídia pra continuar respirando: Um dia vc é ” o menino pobre que salvou o Brasil ” no outro dia descobre que não passa de um amargo e raivoso Carcereiro da Papuda
    O outro, acostumado a ser o Fenômeno usando os pés ; acordará um dia destes e perceberá que não passa de um triste Fantoche nas mãos de quem vive de desconstruir os sonhos do país que um dia o amou.

  • E para combater esses nazistas a melhor arma para o Governo Dilma é a COMUNICAÇÃO. O Governo não pode confiar em sujeitinhos da “estirpe” de Paulo Coelho e Ronaldo, ambos capazes de unir mediocridade mental e moral a alianças antigas com a direita(apesar de sua “união” ao projeto da Copa, Ronaldo sempre participou de convescotes conservadores, incluindo-se aí as reuniões dos “Institutos Milleniuns” da vida, quaisquer eventos ou instituições do pensamento conservador. Portanto, não foram necessários esforços “enormes” da direita para fazê-lo virar a casaca. o mesmo pode-se dizer de Paulo Coelho que, desde a sua “conversão à caretice” depois dos anos 70, sempre foi ligado à direita, trabalhou em multinacionais – antes e depois do desbunde – e é ativo frequentador dos mesmos convescotes de direita onde sempre Ronaldo foi visto). PORTANTO, O MAIOR ERRO DOS GOVERNOS LULA E DILMA É CONTAR COM ESSE TIPO DE LIXO PARA APOIAR A COPA, ESSA GENTE NÃO TEM IDEOLOGIA OU PROJETO POLÍTICO ALÉM DO PRÓPRIO UMBIGO E NORMALMENTE SÃO OU SE TORNAM CONSERVADORES, SEJA PARA DEFENDEREM SEUS INTERESSES, SEJA PARA SEREM “ACEITOS” EM AMBIENTES E LOCAIS QUE, DENTRO DE SUA VISÃO LIMITADA, CONSIDERAM “VIP’S”, E NORMALMENTE RECUSARIAM PESSOAS COM A ORIGEM OU LIGAÇÕES ANTERIORES DELES(RONALDO É UM MESTIÇO DE ORIGEM HUMILDE E POUCA INSTRUÇÃO E PAULO COELHO, APESAR DE BRANCO E DE CLASSE MÉDIA ALTA, FOI LIGADO AOS ROCK E À REBELDIA DOS ANOS 70). O que Lula e Dilma e o PT têm que entender é que a comunicação e a mobilização das massas sempre foram e continuam a ser a única arma para o triunfo dos Governos populares e dos seus projetos, é ainda graças a ela que o PT continua no poder e com enormes chances de manter-se nessas eleições(nesse caso, a comunicação dá-se bem mais pela intuição da população, que percebe a melhora em suas vidas que esses doze anos geraram, do que propriamente pela ação concreta do governo, geralmente mudo diante da difamação e calúnias da mídia). O mesmo dá-se com a Copa, um projeto e uma vitória petistas como são o Bolsa Família, o Luz para todos, a Cotas nas Universidades públicas, a Política Comercial autônoma, a Valorização do salário Mínimo, a Transposição do Rio São Francisco,a descoberta do Pré-Sal. TODAS, SEM EXCEÇÃO, TÊM QUE CHEGAR AOS OUVIDOS DO POVO VIA COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL. A mídia não divulga ou distorce? Usem o Horário Gratuito de Rádio e televisão(é nesses meios que o governo deve concentrar sua ação para atingir o povão, sem descuidar da INTERNET), falem para a população, divulguem vídeos explicativos, mostrem números, gráficos, fatos, comparações, exemplos. Se o Governo agir assim, a opinião da população sobre a Copa, só para ficarmos no sucesso discutido neste momento, será amplamente favorável(e já começa a sê-lo graças ao naco de divulgação favorável que o Governo Dilma finalmente lançou, ainda muito aquém do necessário), como também devido à ligação dos brasileiros por futebol. QUANDO ISSO OCORRER, AS “OPINIÕES” DOS RONALDOS, PAULOS COELHOS, NEYS MATOGROSSOS, E OUTROS “DESINTERESSADOS” QUE RECEBEM DA GLOBO, MUDARÁ IMEDIATAMENTE. E mudará porque esse bando de safados vive de uma coisa chamada popularidade, não têm coragem para expor o que de fato pensam(com honrosas exceções, como Fernando Morais e Chico Buarque)e ao verem o povo que os sustenta(compra as porcarias de Paulo coelho e os produtos que Ronaldo anuncia)voltar-se para um projeto, o apoiarão independente do que pensarem sobre ele. Se é que pensam alguma coisa sobre algo que não sejam seus lucros e popularidade. Portanto, é na política, no sentido de conscientização e mobilização das massas, que Dilma tem que apostar para garantir o sucesso da Copa, que tenho certeza que ocorrerá, e não em “muletas” debiloides que não seguram nem os próprias mentes.

  • Fico pensando o que foi oferecido ao Gordo: o Ministério dos Esportes ou algo infinitivamente maior, muito maior – todo o apoio para a presidência da CBF e mais adiante, um grande sonho – só ele sabe quanto vale – a da FIFA

  • veja traveste-se de revista jornalística, e ronaldo abraçou a causa. Paulo Coelho já havia previsto. ele é mago. Que façam ménage-a-trois. Toda essa escumalha está no mesmo saco!

  • ♫ Qualquer dia desses, esse ex-jogador de futebol acorda e começa a balbuciar o mantra do Professor Bartolomeu Guimarães do inesquecível Ronald Golias: “Onde estou? É tudo tão estranho…”

    • Eu nunca fui uma RONALDINHA, agora então ANTI-RONALDINHA, eu ainda sou do tempo que curtia jogadores como Zico, Bebeto, Dunga até torci muito ele como técnico na Copa de 2010. Assim também como não curto o Neymar. Que esse RONALDO vá para o inferno juntamente com os Tucanos. Que nojento!!!

  • Nenhuma pressão justifica o comportamento canalha de Ronaldo. Sua posição como representante do país exige compostura. Nestas alturas do campeonato é hora de lavar roupas sujas em casa, afinal é a marca Brasil que está em jogo. ronaldo apenas demostrou seu mau caráter, queimou seu filme e o de Aécio.

  • Acho que você acertou nesta, Eduardo. Ronaldo apenas levou a primeira “bomba” com as declarações do pseudo-literato Paulo Coelho. Certamente, ficou sabendo que muito mais artilharia vinha por aí. Ronaldo não tem o discernimento do militante político, como foram Afonsinho e Sócrates, e nem a “casca grossa” do marrento Romário. Ficou assustado com as pressões e mudou de lado.

    Considero que ele pode ainda ser recuperado. Uma boa conversa do Ministro Aldo Rebelo com ele, uns bons “toques” no Twitter (poderíamos colaborar aí) e até uma intervenção do Lula poderiam fazer com que ele saísse desta enrascada na qual meteu-se sem muitos arranhões.

    A Globo e seus bonecos de ventríloquo, também intitulados “jornalistas”, vão levantar a bola para que ele fale mal da Dilma e da Copa durante todo o torneio. Mas, o fato de ter “virado a casaca” no final pegou muito mal para ele.

  • Gente! Não é nada disso, não.

    Ronaldo se “travestiu” de crítico de si mesmo.

    Se ele foi durante tanto tempo o coordenador da realização do evento, e não foi suficientemente capaz de consertar o que estava errado durante a elaboração, planejamento e execução das obras, agora sua fala está caracterizada de puro oportunismo.

    O Ronaldo foi um grande jogador de futebol, assim como o Rei Pelé, que não por acaso, volta e meia, solta suas abobrinhas sem a menor cerimônia real. Ronaldo apenas repete o mesmo caminho.

    E essa história de criticar a Copa do Mundo no Brasil é um assunto atrasado e chato pra caramba.

    Atrasado porque incorpora o espírito do “Vira-Latas” confesso de que o brasileiro não abre mão. O “Vira-Latas” é aquele sujeito que repete um monte de bordões sem saber o que está dizendo, apenas porque está “na moda” ele repete – êta papagaio de pirata.

    E chato porque a Copa vai se realizar queiram ou não. Não há como suspender, mudar a data, trocar de sede, e outras bobagens. E Copa vai se realizar num país como é o Brasil, com todos seus acertos e defeitos, como país, como Nação, como é o seu povo.

    Afinal, no carnaval carioca que é tão famoso no mundo inteiro, alguém se preocupa se o turista está vendo favelas, ruas com buraco, bueiro entupido, assaltante fazendo arrastão na praia, milícia prostituindo a segurança pública, ou qualquer outra mazela encontrada em cada esquina do Rio?

    Não! Sim, é um sonoro não a resposta adequada. O turista, seja lá quem for e de onde for esse personagem em visita ao Brasil, vai assistir e ver tudo o que existe aqui, com erros e acertos, e com a alegria do povo brasileiro.

    O resto, é chororô de idiota, patético, papagaio de pirata e “Vira-Lata” convicto.

    • Só uma pequena correção: O termo “complexo de vira-latas” foi criado pelo dramaturgo, escritor Nelson Rodrigues que assim o definia: sujeito que apequena-se quando compara as coisas daqui com as de fora. Amiúde: tudo que é nativo não presta, não vale, é feio comparado ao que vem ou é estrangeiro.

  • Fora de Pauta porque eu estou curiosíssimo.

    Verdades e mentiras na internet.

    Resolvi escrever este comentário depois de conversar com a minha mulher, ou melhor, depois que ela me mostrou uma matéria de 2010 que elenca uma série de atos de corrupção que teriam sido cometidos ao longo do governo FHC, e me perguntou: “eu posso acreditar nisso tudo?” (http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2010/03/alguns-dos-escandalos-do-governo.html)

    Eu acho que minha mulher confia demasiadamente na minha memória, que não é de uma ameba, mas também não é a de um elefante, e eu disse para ela que eu não tinha como saber o que era verdade ou mentira em toda aquela lista de acusações (link acima).

    As mentiras que circulam na internet, da mesma forma que aquelas veiculadas pela mídia corporativa, prejudicam a blogueiros, internautas e leitores, e ao Brasil como um todo: reputações são destruídas, pessoas são apresentadas como criminosas sem direito a defesa ou simples resposta, algumas são alçadas a condição de proprietárias de bens que não possuem, e os desmentidos, mesmo quando existem vídeos e extensas reportagens para embasá-los, nem sempre chegam aos ouvidos dos crentes que, por questões ideológicas, acreditaram nas mensagens mentirosas que receberam anteriormente. E se chegassem também não teria a menor importância: os ideólogos extremistas (de direita ou de esquerda) são essencialmente disseminadores de ódio e estão se lixando para os fatos, da mesma forma que a Rede Globo de Televisão age. A diferença está no poder de convencimento: o da Rede Globo é (ou será que já foi?) incomensuravelmente maior por ser mais glamoroso.

    Por outro lado, na blogosfera existem os trolls que mentem com a finalidade de irritar e disseminar dúvidas na cabeça dos adversários, de tal maneira que a busca pela verdade tornou-se um exercício de muita perspicácia e paciência.

    E a minha mulher voltou à carga me perguntando “e então, em quem eu devo confiar”.

    Bem, a resposta não é nada simples. Mas existe um grupo de jornalistas que hoje são blogueiros na internet, muitos deles oriundos da velha mídia, que são dignos da minha confiança até prova em contrário. Como exemplo de alguns que acesso frequentemente, eu citaria PHA, Luis Nassif, Luis Carlos Azenha, Rodrigo Viana, Eduardo Guimarães, Conceição Lemes, Fernando Brito, e a Helena do blog dos amigos do presidente Lula. E não é o fato de um ou outro ter uma preferência escancarada pelo governo Dilma (como é o caso do jornalista Paulo Henrique Amorim) que os tornam menos confiáveis. A confiabilidade a que eu me refiro diz respeito à fidelidade à verdade factual, e uma interpretação racional sobre esta verdade em se tratando de uma matéria interpretativa/opinativa. Infelizmente nem todos os brasileiros sabem separar fatos de interpretações, e disso se aproveitam os editores e os âncoras dos grandes telejornais nacionais para engabelar o ouvinte/eleitor.

    As mentiras são inúmeras e algumas ganharam ares de verdade absoluta. Por exemplo, durante muito tempo circulou na internet a mentira de que o filho do Lula seria sócio do Friboi. E eu lia esta mentira eu me perguntava então quem seria o marido da Ticiana Vilas Boas, aquela do telejornal da Band que contracena com o Boechart. Durante muito tempo apresentaram na internet o prédio da Escola de Agronomia de Piracicaba como pertencente ao Lula. E só depois de algum tempo eu cheguei à conclusão de que isto era mais uma mentira da extrema direita raivosa que odeia o Sapo Barbudo. Depois de algum tempo? –perguntará o leitor/eleitor irritado. Não me ridicularizem, por favor; às vezes a gente titubeia, não é verdade?

    Mas hoje as minhas grandes dúvidas geradas por notícias veiculadas na grande mídia e na internet são as seguintes: AÉCIO NEVES é ou não usuário de cocaína? Lembram do “Pó pará, governador”, frase dirigida à Aécio Neves e aparentemente plantada na mídia pelo Serra, seu arqui-inimigo? Tudo bem, eu sei que no Serra ninguém pode confiar. Mas, e o que dizer dos 450 kg de pasta de cocaína apreendida no helicóptero da família Perrella, família amicíssima do Aécio Neves? E o que dizer do tratamento dispensado por muitos internatas ao mineiro do Baixo Leblon ao chamá-lo de “Aécio Branca de Neve? A cocaína vai realmente financiar a campanha do “ex-playboy” mineiro? Hoje ele está casado, não é verdade? Estas são perguntas que eu realmente não sei responder, mas que continuam atiçando a minha curiosidade. Alguém pode me ajudar?

    E para concluir eu gostaria de dizer que se não fosse a internet há muito nós estaríamos vivendo sob uma nova ditadura, com um novo inquilino no Palácio do Planalto. E quem você escolheria como o ditador da união nacional? Joaquim Barbosa ou Gilmar Mendes?

    .

  • Ronaldo está se queimando justamente com a ampla maioria dos brasileiros, que gosta de futebol e vibra com a Copa.

    Aécio tem 20% das intenções de voto, ou até menos ainda, pois as “pesquisas” estão nas mãos de institutos tucanos. Será que é bom para os negócios de Ronaldo apoiá-lo?

    • Avareza,cobiça e ganância não são boas conselheiras…Mas são as Lei do Mercado.E como todo o bom mercador…foi redimido pelo CQC!

  • Prezado Edu

    Sensacional

    Seu trabalho investigativo e dedutivo está perfeito. Você trouxe à tona toda a verdade, nua e crua, do episódio.

    Pudera se nós tivéssemos pessoas com toda essa percepção e argúcia no governo. Não estaríamos sofrendo tanto quanto estamos hoje.

    Parabéns!

  • LULA, você viu o que você provocou ?

    Nem senado vc quer ? Penso que a sua fidelidade a DILMA deveria ter terminado no momento em que ela não mais correspondia (e isso, pra mim, já se deu de forma inconteste nos 30, 60 primeiros dias).

    Veja o que o Eduardo CAMPOS anda falando

    1. Quando a agenda política coincide com as PRIORIDADES da sociedade, a coisa anda.

    2. A Agenda Social precisa ser RETOMADA.

    3. Não dá mais pra ficar discutindo o HOJE contra o ONTEM ..e o amanhã, como fica ?

    4. A admiração por LULA continua e a frustração com o governo de DILMA tb.

    5. Levar as Raposas pra OPOSIÇÃO (Sarney, Barbalho, Juca etc) ou a dançarem uma NOVA música.

    6. Muitos dos problemas foram relevados pelas pessoas devido às melhoras palpáveis sentidas em suas vidas. Agora, quando se chega no máximo potencial das medidas, e o que tinha que se ser enfrentado ainda se encontra lá, parado, aí a população COBRA e o vento muda.

    7. a garantia do seu projeto é que NÃO haverá privatização nem retrocesso nos programas sociais, ele diz.

    8. é contra a AMPLIAÇÃO do direito ao aborto, o que tem tá de bom tamanho (curiosidade, seu ultimo filho é tem síndrome de Down)

    9. o quadro é de EPIDEMIA das drogas, uma corrente que arrasta consigo todo tipo de esfacelamento e violência social. O aumento do combate ao trafico é prioritário frente a liberação p/o usuário.

    10. é a favor da União Civil

    11. é a favor duma posição econômica PRÓ ATIVA do Estado e de seus agentes.

    12. O mal humor generalizado vem da descrença nas Instituições, ocorre quando a vida para de melhorar (ou piora)

    13. A disputa DELE é contra DILMA, não é contra LULA (pois é)

    Claro, claro, alguns devem estar pensando que ele é o que é, devido a LULA ..e que muitos passivos do seu próprio Estado (condição das penitenciárias) ainda deixam a desejar, mas..

    Sim, ele não tem nada dos recalcitrantes INSEGUROS Marina e Aécio, não enrola, não gagueja, não demonstra FRAQUEZA, é firme nas propostas e fiel a correntes de esquerda, parece ser coerente, tem berço-passado, é EQUILIBRADO, tem CONHECIMENTO ..ao menos na TEORIA ..no mínimo, merece respeito e atenção.

    Veja num programa de nível

    http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/eduardo-campos-participa-do-roda-viva-na-proxima-segunda-feira-26

    ..

    uma outra reflexão que poucos fizeram ..um momento histórico de inflexão do SENADO ?.

    Este ano haverá eleição no SENADO ..e novamente aqui, devido a RENUNCIAS, projetos pessoais egoístas, sem visão nem quadros, e com fugas e traições – tipo as da Martaxa – o PT de SP sai perdendo novamente, mas

    …retomando

    …o PMDB, que é a maior força daquela casa INSERVÍVEL, pé no sapato, INJUSTIFICÁVEL e desproporcional, clientelista, fisiológica e oligarca, atrasada, o PMDB VAZA, e o jogo empata (10 x 10) com as alas mais arrojadas ..isso é inédito pro BRASIL dos últimos 30 anos

    …mas, mas, pra se virar o jogo, há também que se passar pelas urnas com PROJETOS sérios e de qualidade, qual seja, nada de brincadeiras Tiriricas, de COTAS RACISTAS, lei do tapinha ou demais projetos sectários em detrimento de outras prioridades feitas pra todos (por exemplo o rebaixamento da MAIORIDADE tão esperado, o apenamento SÉRIO a ser dado pra ASSASSINOS que não tem nada de crime “sócio-econômico”)

    ..Portanto, o JOGO para os próximos OITO anos esta aberto, quem vai ? Quem fica ?

  • Como não tem alternativas ou propostas para o país, “eles” dizem que não vai ter copa. A copa, apenas um evento esportivo, vai ter e ponto final! Depois, continuarão sem apresentar alternativas, vão dizer que não vai ter eleições. Essas acontecerão! Após, dirão que não vai ter posse, essas terão! Assim continuarão c o discurso udenista!

  • Não há outro jeito, essa mídia golpista brasileira terá de ser regulada. Para o bem do Brasil, isso terá que ser urgente. Esse grande país não pode mais se submeter a tantas mentiras, a tantas sabotagens, a tanto traição. Da minha parte, o que estou fazendo, é não dando mais audiência a esses traidores.

  • Caro Luiis CPPrudente,

    Eu respondo educadamente a você que não sou tucano. Eu admiro o PT e sou eleitor deste partido. Fiz a pergunta ao Eduardo apenas a título de informação, pois estou curioso para saber como o Instituto vox populi vai avaliar os candidatos a Presidente da República.

    Abraços,

    Herbert.

    • Caro Herbert, li o que você escreveu e fui ver o comentário que fiz. Transcrevo o mesmo abaixo: “Zanchetta, outro tucano-pefelê com complexo de vira-lata, pesquisas boas mesmo são as do Globope e da DataFalha, né!” (by Luís CPPrudente).

      Pelo que escrevi, não estou lhe chamando de tucano-pefelê, mas sim ao tal do Zanchetta que comentou logo após o comentário do Eduguim, pois o que escrevi, foi no comentário do Zanchetta, e nominei ele. O pronome outro, se refere somente ao tucano-pefelê Zanchetta.

      Um abraço.

  • Essa é a razão do esforço da “elite” em manter o povo sem educação decente. Esse pobre menino rico não teve formação educacional, e desde os 17 anos vive no meio desses urubus. Nada de novo.

    • Wilso, eu tenho dito repetidamente que esta estorinha do ‘Fenonimo’ com o traveco é um pantanal de abobrinhas que me leva a algumas conclusões:
      – ou o ‘Fenonimo’ não é rico porra nenhuma, e o que se vê é mais pose do que din din;
      – ou ele é uma bichona que foi levar um trato do traveco e não pagou;
      – ou então foi lá pra comprar cocaína e não pagou e deu tudo errado.
      Porque, convenhamos, se o cara é tão cheio da grana como tudo quanto é trouxa no Brasil fica dizendo, o que ele foi fazer num motelzinho de terceira com um traveco?
      Num tá cheio da bola? Então cadê a mulherada?
      Ou será que só eu ia nadar no meio da mulherada se tivesse tanto cacau?

  • eu acompanho o ronaldo no instagram. sou extremamente fã dele mesmo antes dele jogar pelo corinthians, time pelo qual eu “torço”. mas depois que ele postou aquela foto com o aécio e depois que começou a fazer duras criticas a copa eu percebi que o ronaldo hoje está jogando em outro time. acho lamentável pois achava que ronaldo não seria daqueles que viraria casaca com tanta facilidade… mas infelizmente ele virou…
    não o deixei de seguir por causa disso. continuo sendo fá dele, mas sou fá do ronaldo fenomeno, do maior goleador de todas as copas e não do ronaldo vira casaca. esse ronaldo está perdendo muitos créditos comigo…

  • Rio de Janeiro, 27 de maio de 2014

    DIRIGIR COM RESPONSABILIDADE

    Caros amigos (as) apesar da lei seca, infelizmente aumentou o número de acidentes de trânsito no Brasil. Muita gente que deveria dar o bom exemplo, como algumas autoridades já foram pegas burlando a lei. Pensando numa maneira de melhorar e educar os motoristas essa lei poderia obrigar o infrator ao ser pego, além de voltar a sala de aula do Detran, prestar um mês de serviço voluntário de 6 horas por dia, em algumas instituições, que prestam socorros as vitimas de acidentes, como a ABBR, AACD, etc. para terem de novo o direito a carteira de motorista, pois só com uma lei forte é que vamos conseguir diminuir esses índices alarmantes e vergonhosos, para um país que sonha ser de primeiro mundo. Pois dirigir e como fez São Cristóvão, que levou o menino Jesus como o maior carinho, e é assim que todos devem fazer, com muita calma e responsabilidade. Os hospitais estão cheios de vítimas da imprudência, que estão ocupando leitos, que poderiam ser usados para outras finalidades e prejudicando o melhor serviço e atendimento. Vamos salvar vidas Brasil.

  • Ronaldo, apesar de ter sido o artilheiro da Copa de 2002, não foi o destaque. Rivaldo foi. Sem ele, o Brasil não chegava nem nas quartas.
    O ex-jogador pernambucano, inclusive declarou que não teve o reconhecimento midiático que merecia por ser nordestino. Até hoje tem mágoa do fenômeno (de marketing) porque foi atropelado pela máquina de auto-promoção que abiscoitava todos as benesses do sucesso da seleção. Em conluio com a Globo do Galvão, claro.
    Se bobear, Ronaldo teve participação no crime fiscal cometida pela Globo na Copa de 2002. Será que foi essa a ameaça da Veja? Ele é um empresário do futebol, um cartola. Ou seja, tem rabo preso

  • Há 2 aspectos interessantes em discussão. Um deles aventa a possível pessão que a mídia (VEJA) teria exercido sobre o engajamento de Ronaldo na candidatura Aécio. Outro é a execração à “virada de casaca” do ex-jogador.

    Quanto a essa última, eu não me lembro de ter alguma vez lido ou ouvido que Ronaldo seria partidário do governo atual. Se assim é, não sei porque a estupefação quanto ao fato de um cidadão, no caso um de renome, revelar sua preferência. Fazer parte do COL, ao que consta, não implica lealdade a Dilma ou ao PT, tampouco impede que demonstre publicamente seu desacordo com o rumo que os preparativos para a copa têm tomado.

    Ronaldo, com 16 anos, já começa va a envergar a camisa do Cruzeiro e com 17 assumiria o posto titular e a artilharia do Brasileirão. A seguir, sem um mínimo de aculturamento prévio, partiu para uma aventura na Holanda, bem sucedida desde o início. Logo foi para Milão, para tornar-se o “Fenômeno” e ídolo da fanática torcida do Inter, e aclamado pela implacável imprensa esportiva local. Sofreu lesões gravíssimas, e foi por muitos considerado acabado para o futebol, depois de brilhar no Barcelona. Entregou-se monasticamente a uma dura recuperação física, para disputar uma Copa sob desconfiança do mundo inteiro, mediante o misterioso ocorrido na copa da França e a dúvida de que poderia suportar a copa da Ásia. O resultado todos conhecem.

    Isso exposto, será que comentários ou mesmo insinuações de órgãos de imprensa seriam capazes de abalar a estrutura do Ronaldo, a ponto de se ver impelido por medo a seguir a linha política dos meios midáticos citados? Trata-se de um homem que conquistou glória, fama e fortuna sem depender de midia nenhuma, de nenhum meio político, não deve absolutamente nada a ninguem.

    Pode-se tecer críticas ao partido ou ao candidato a quem declara seu voto. Mas o que há de tão “canalha” (como já foi dito aqui) ou de tanta ignorância em seu exercício de livre arbítrio? Que vantagem material ou promocional almejaria o multimilionário e mundialmente aclamado ex-craque?

    • … o que eu não aceito foi essa postura dele, meu caro, de ter sido influenciado por políticos que não tem a coragem de se opor publicamente a copa do mundo e usá-lo como “boi de piranha”…

      no mais, foi um bom comentário…

      P.S.: atenção “patota dos 9000”, aprendam a fazer comentários com embasamento e eloquência como o Hermes Sanches fez !!

      … putz, lá vai eu querer que esta “patota dos 9000” se sacrifique para fazer algo parecido… essa minha mania de achar que pé de urtiga possa dar morangos…

    • “Fazer parte do COL, ao que consta, não implica lealdade a Dilma ou ao PT, tampouco impede que demonstre publicamente seu desacordo com o rumo que os preparativos para a copa têm tomado.” ( by Hermes Sanchez)

      O Ronaldo, o Fenômeno de mau caráter e complexo de vira-lata, oportunista e amarelão, foi escolhido pelo COL e não por alguém do Governo Federal. O COL é uma entidade privada ligada à FIFA, então é a FIFA que escolhe os nomes, o Governo Federal só tem que acatar os nomes indicados pela FIFA. A FIFA é uma organização privada internacional que é dirigida por embusteiros e mercenários que se tornaram milionários aos exercerem cargos na FIFA.

      Então o Ronaldo não deve lealdade à Dilma e nem ao PT. Mas como presidente, sim, ele é ou era o presidente do COL, ele sabia dos andamentos de todas as obras, poderia questionar os atrasos lá atrás. Mas o que fez o Ronaldo, o Fenômeno de mau caráter? Ele simplesmente usou o cargo para ganhar mais e mais contratos públicitários para ele e suas empresas. Ele não deve lealdade mesmo à Dilma e ao PT. Mas pelo visto, já faz tempo tem lealdade com os tucano-pefelês.

      • Quatro perguntas:
        1. Como é que ele poderia denunciar os atrasos “lá atrás”, se estes “lá atrás” ainda não tinham ocorrido?
        2. Em que sua presença no COL teria melhorado o faturamento de suas empresas, ou incrementado seu nada modesto patrimônio?
        3. Foi o Ronaldo que se ofereceu ao COL ou foi o COL que convidou o Ronaldo, em outras palavras, ele prcisa do COL ou o COL precisa dele?
        4. Qual o desdouro que traz ao cidadão Ronaldo Nazario a adesão ao PSDB, ou a qualquer facção política que não seja o PT?

        • 1. Ele está no COL já há um tempo, ele acompanha o andamento das obras e poderia vir à imprensa, como veio neste momento, para reclamar. Não reclamou na época porque não quis. Coisa de um sujeito mau caráter.

          2. O Ronaldo Nazário, o Fenômeno de mau caráter, teve bastante ampliado os negócios de publicidade de suas empresas. Ele passou a fazer mais propagandas na televisão depois que entrou no COL. Passou a controlar a imagens de diversos jogadores (entre eles Neymar).

          3. Para o Ronaldo era uma boa ele ter mais espaço na mídia com a participação no COL. Também foi uma boa para o Ricardo Teixeira, pois continuava tendo no COL várias pessoas do mesmo grupo de João Havelange (Ronaldo e Joana Havelange), com isto o Ronaldo ajuda a esconder as maracutaias da famiglia Havelange. O COL precisava dele (o COL é uma entidade privada ligada ou controlada pela famiglia Havelange)e ele precisava do COL para aumentar mais ainda a sua fortuna.

          4. Qual o desdouro que traz ao cidadão Ronaldo Nazario a adesão ao PSDB, ou a qualquer facção política que não seja o PT?

          4. A adesão do mau caráter Ronaldo Nazário ao PSDB faz parte da ação do PSDB para piorar a imagem da Copa e do Governo Dilma. O mau caráter do Ronaldo Nazário faz tempo tinha uma ligação com o PSDB, esperou até este momento para falar mal da Copa e do Governo Federal. Esse mau caráter também será comentarista da famiglia Marinho na Copa, provavelmente vai ficar falando a todo o momento nas transmissões da famiglia Marinho da incompetência do Governo Federal (como querem o PSDB e a famiglia Marinho).

  • Também penso que Ronaldo é vitima desse aparato midiatico-penal que cercou o Brasil
    Tá no Blog do Esmael que os tucanos estão oferecendo até 20 milhões de reais por uma liderança

  • É difícil decidir quem é a maior mediocridade nesta triste história de mentiras e traições: aécio ou ronalducho (aquele que amarelou na decisão da Copa da França).

    E o veículo midiático citado (sorry mídia de verdade), deveria ser olimpicamente ignorado em sua existência. Transcrever as tenebrosas manobras deste pasquim é dar valor a quem não tem.

  • Eu, um pobre cidadão, sem muito estudo, nem bens, fui bloqueado no INFOMONEY só porque defendi minhas opiniões pró Lula-Dilma. Só porque tenho argumentos razoáveis fiquei importante de uma hora pra outra. Jamais em toda minha vida imaginei o quanto pequenas verdades incomodassem tanto.

  • Nada a estranhar em se tratando de um sujeito que gosta de pegar travestis na calada da noite. Ficar ao lado de um cheirador de cocaína não faz a menor diferença.

  • A Presidente DILMA está certa, respondendo ao Ronaldo, dizendo que o Brasil não é mais um país de vira latas…ela não iria denegrir o país que ela governa e que está, finalmente, pagando as dívidas sociais com os pobres, que são explorados desde 1500….o Ronaldo está indo na onda de muitas celebridades TUCANALHAS, como o “escritor” Paulo Coelho,que querem o fracasso da Copa no Brasil somente por achar que isso seria capaz de impedir a reeleição da DILMA, o que é um tremendo engano

    O Paulo Coelho é um imbecil, ele que usou o genial maluco beleza Raul Seixas….o Paulo Coelho foi a sopa que pousou na sopa do Raul…kkkkk
    Tenho dó de pessoas que leem os livros porcarias que este idiota escreve, achando que são cultas..kkkkkkk, é demais…

  • Ronaldo e Paulo Coelho pra mim não representam NADA. O Paulo Coelho há muito mora fora do Brasil pra não pagar impostos e o Ronaldo é um suburbano que vive metido com a elite, só que ele não se deu conta que ele jamais será um deles, o papel de capacho da mídia e da Tucanada lhe cai muito bem, por mais que a mídia partidária pressione por apoios o candidato deles não decola, eles já tentaram comprar Dilma Bolada, o senador Requião e o PMDB de Minas, o desespero bateu no teto. Ronaldo é um vira-lata que tem que ser tratado à pão-de-ló pela mídia enquanto for útil.

  • Caro Luis CPPrudente,

    Desculpe o mal-entendido. Depois relendo o seu texto, observei que você tem razão. Eu é que não prestei a devida atenção.

    Abraços,

    Herbert.

  • Em Nenhuma Democracia do mundo uma TV, tres Jornal, tres Revistas e uma Radio, juntas manipulam a informação, este é o PIG, o PIG é o quarto poder de nossa Democracia; O Congresso e a Justiça sob seus holofotes figem que o PIG não existe, estes são os poderes constituidos pelo PIG.

  • … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Ultimamente virou moda artistas e celebridades falarem mal do país, alguns decadentes como Lobão e Roger, outros talentosos como Nei Matogrosso e Wagner Moura, mas há um diferencial entre eles e o agora “oposição” Ronaldo; não participaram do evento, não lucraram uma fortuna emprestando sua carinha em propagandas das mais variadas espécies, Ronaldo nunca esteve na linha de frente da organização do evento, só emprestou sua imagem para faturar e agora que estamos na reta final se retira com a conveniência dos covardes oportunistas para apoiar seu “amigo” Aécio, não acho que um atleta que entrou pra história do esporte mundial se submeteria a pressão de meia dúzia de jornalistas vira latas, é uma questão de caráter, que obviamente ele não tem, mas o povo não é bobo, traíra é algo abominado perante a opinião popular, agora sim ele arranhou sua imagem

  • O negocio desse babaca é fazer troca-troca com traveco.Se há uma coisa que confirma o dita de que Deus escreve certo por linhas tortas, é esse elemento.Um elemento feio e analfabeto como Ronaldo só esta na mídia no dia a dia pelo dinheiro que tem,entre uma opinião desse carioca babaca e o latido de um cão eu fico com o segundo.

Deixe uma resposta