Marina é problema de Aécio, não de Dilma

Análise

Pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial recém-divulgada traz más notícias, sim, mas não para Dilma. Quem se deu mal com a reviravolta no quadro eleitoral foi Aécio Neves e até os “nanicos”, que já chegaram a somar 9 pontos percentuais e agora somam 5.

Para este Blog, nenhuma surpresa. No começo da tarde de sábado, este que escreve já avisava, via Twitter, o que o Datafolha mostraria.

Antes de prosseguir, vale comentar “análise” de Elio Gaspari que a mídia “bombou”. O resultado do Datafolha mostra como esses “colunistas” não escrevem análises, mas torcidas.

O título do texto de Gaspari basta para esclarecer do que se trata: “Aécio atingido é dúvida, mas dano a Dilma na eleição é certeza”. O título perdurou durante toda a tarde de domingo na home do UOL, com o exato teor acima. Porém, foi alterado para “O PR-AFA de Eduardo Campos acertou Dilma”.

Seja como for, os fatos mostram que quem perdeu mais com a candidatura de Marina foi Aécio.

Em primeiro lugar, Aécio, que tinha presença garantida em um eventual segundo turno, tendo mais de 10 pontos à frente de Eduardo Campos, agora está (numericamente) em terceiro lugar na disputa. Dilma continua com larga vantagem à frente do segundo colocado, Marina.

Em segundo lugar, a aprovação ao governo Dilma cresceu SEIS pontos.

Em terceiro lugar, a vantagem de Dilma sobre Aécio em um eventual segundo turno entre ambos, aumentou bastante. Chegou a ser de 44% a 40%, ou 4 pontos, no Datafolha; agora, contra Aécio a vantagem é de OITO pontos, ou seja, dobrou.

Numericamente, Marina tem 4 pontos à frente de Dilma no segundo turno (47% a 43%), o que configura empate técnico porque a diferença fica na margem de erro de 2 pontos percentuais – Marina pode ter 45% e Dilma, também. Mas essa situação tem tudo para ser transitória.

Em primeiro lugar, a pesquisa foi feita em meio à comoção com a morte de campos. Em segundo lugar, pesquisa recente de uma divisão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) sobre como o noticiário está tratando os candidatos a presidente (o dito “manchetômetro”) mostra que Dilma – e só Dilma – está sendo massacrada pela mídia, mas isso mudará com o início do horário eleitoral, a partir desta terça-feira.

Passada a comoção e com a campanha de Dilma finalmente podendo dar a sua versão dos fatos no maior tempo de televisão e rádio entre todos os candidatos, será difícil que Marina continue se projetando sobre a petista no segundo turno. A tendência é de que fique com o patamar de Eduardo Campos ou de Aécio.

De sábado para cá, aliás, Reinaldo Azevedo, um porta-voz quase assumido do PSDB, já começava a bater em Marina, criticando a exploração política que ela tem feito da morte de Campos.

Nesta segunda-feira, Reinaldão continua batendo em Marina. Não há prova maior de que Aécio está perdendo muito com a candidatura dela.

Claro que a militância petista também criticou Marina por rir e fazer “selfies” durante o velório do ex-companheiro de chapa no velório dele, sobre seu caixão. Porém, a militância não tem as informações de Reinaldo, que já foi muito bem instruído pelo PSDB.

O comportamento desse jornalista tucano aponta para o que deve acontecer até o dia 5 de outubro: Marina e Aécio vão se engalfinhar pelo segundo lugar, mas o Datafolha mostra que Marina tem muitas vantagens sobre ele.

Marina, pelo menos até aqui, não tem esqueletos no armário como o tucano – Aécioportos, etc. Dilma carrega o peso do PT (mensalão, etc.), mas contra si não pesa nada. Tanto quanto contra Marina.

Aliás, se forem analisar partido por partido o PSB também tem muita gente acusada de corrupção.

A questão é a imagem dos candidatos. O Datafolha revela a fraqueza da candidatura de Aécio e a força da candidatura de Dilma, que está no seu piso há muito tempo. Imaginar que poder dar sua versão dos fatos no horário eleitoral não irá melhorar sua aprovação, é temerário.

Mais uma vez: hoje, a voz de Dilma é quase inaudível diante do massacre midiático que o “manchetômetro” da UERJ revelou. A partir desta terça, Dilma, Lula e o PT vão poder falar. E terão muito, muito, muito espaço para tanto.

A previsão deste Blog, pois, é a de que a campanha de Dilma vai simplesmente deixar Marina e Aécio se engalfinhando pelo segundo lugar, de forma que aquele entre os dois que chegar ao segundo turno, chegará meio estropiado.

Claro que Aécio tomará cuidado porque, caso passe para o segundo turno, precisará do apoio de Marina. Contudo, se ela se aliar a ele oficialmente no segundo turno, atrairá sua rejeição, que deverá crescer muito.

Com todo o bombardeio que tem sofrido, Dilma não perdeu um único ponto. Aécio perdeu pouco (tinha 21% e agora tem 20%), mas perdeu. Dilma ganhou aprovação ao seu governo e perdeu rejeição. Tudo de bom para ela. Chega à campanha na TV melhor do que disse a maioria dos “analistas” da grande mídia.

Além de tudo isso, nas próximas semanas o Brasil saberá mais sobre Marina. A coordenação de sua campanha por uma das donas do banco Itaú é um fato que a população não sabe, mas que, ao saber, fará com que reveja a imagem de candidata “socialista’.

Finalmente, àqueles que possam julgar que Marina no poder não seria a mesma coisa que Aécio, digo que se enganam. Seria uma títere da mídia e do capital.

Contudo, Marina tem um problema com o capital, com o agronegócio. Aécio, não. Por mais que o capital não tenha tanta força em eleições quanto se pensa, seguramente tem influência e acha que Marina é menos previsível do que o tucano.

Trocando em miúdos: o capital não deve fazer tanta força por Marina quanto fará por Aécio.

Para Dilma, às portas do início do horário eleitoral no rádio e na tevê, o quadro é muito melhor do que o esperado. Quem estiver pensando em pular fora do barco dela, convém aguardar. A tendência é de que ganhe musculatura eleitoral nas próximas semanas.

  • Heidi Maria

    Edu,

    Nossa, que pressa da imprenZONA de botá-la na peleja. Eu sempre avisei meus amigos, “cuidado com os vices eles estão a fim de te derrubar”.

  • Maria José Fernandes de Aquino

    Agora surgiu a oportunidade que eles tinham para explicar os votos indecisos e nulos com a morte do Campos a queridinha então é a Marina?

  • Russo Salvatore

    A desidratação da Marina começará no dia 19/08/2014. Eu não tenho medo. Dilma no 1º Turno.

  • MAAR

    A pesquisa do DataFalha, tão rapidamente realizada, parece haver sido encomendada exatamente com o objetivo de apontar o resultado cuja exibição eufórica é bastante sugestiva.

    E comprova o que é óbvio, quanto às vantagens que a direita pretende auferir a partir da tragédia. Do mesmo modo, evidencia o absurdo das insinuações de benefícios para os partidários da reeleição.

    Todavia, a morbidez sórdida dos abutres direitistas ainda poderá reverter contra o vampirismo fascistóide.

    O mais triste é que o pragmatismo dos caciques do PSB talvez permita que a morte de seu candidato à presidência venha a servir aos interesses daqueles que visam suprir a falta de apoio eleitoral com golpes baixos.

    A preservação da dignidade dos militantes do PSB exige que seja lançada uma liderança do partido para concorrer à presidência, contudo o senso de lealdade dos dirigentes talvez não seja suficiente para garantir uma candidatura fiel aos diversos compromissos políticos pactuados pelo candidato falecido.

    Seja como for, o mais provável é que esta sinistra reviravolta nos resultados eleitorais se mostre efêmera como fogo de monturo, pois a credibilidade política da candidata da rede é quase nula.

    Alguém que afirma ser criacionista, tem um sintomático apoio da banca e defende um preservacionismo desindustrializante, engana apenas quem não enxerga por que não quer ver, ou quem tem preguiça de tentar entender a realidade.

    A grande maioria do povo sabe que a reeleição é a alternativa menos ruim, e percebe instintivamente a importância crucial de evitar o retrocesso relacionado ao avanço sombrio do obscurantismo. Portanto, o prosseguimento regular da campanha eleitoral deverá resultar na reeleição, quiçá até sem segundo turno.

  • JulianoJuliano

    Pois é, Eduardo. Só espero que o PT tenha a capacidade de explorar as contradições de Marina, e disso tenho dúvidas. Sonho em ver a Dilma perguntar para ela em um debate quais são suas propostas objetivas para crescimento da renda, do emprego, da melhoria da educação, etc. Todos sabem que o palavrório vazio dela não tem nada a oferecer, mas ninguém pergunta o óbvio pra ela. Nem o PT. Em 2010 não perguntou, deixou a eleição ir para o segundo turno. Este ano vai perguntar? A candidata do PT vai perguntar pra ela o que pensa do capital financeiro? Que papel os bancos terão num eventual governo seu? O que ela pensa dos juros? Pago pra ver. Porque se perguntasse, Marina se transformaria em pó.

  • Carlos Dias

    Edu, essa pesquisa não representa nada… É apenas pra forçar o PSB a escolher Marina….

    O PIG e o Conservadorismo querem apenas Aécio no segundo turno….

  • Mário Henrique Martins

    Outro crime eleitoral do jornal Falha de São Paulo!!!
    Outro crime eleitoral do jornal Falha de São Paulo!!!
    Outro crime eleitoral do jornal Falha de São Paulo!!!

    A resolução do TSE que regula as pesquisas de intenção de votos para o período eleitoral de 2014 determina que devem constar no questionário o nome de todos os candidatos TENHAM SOLICITADO REGISTRO DA CANDIDATURA.

    Marina, na data do registro da pesquisa, não tinha solicitado ainda o registro de sua candidatura como presidente.
    Aliás, juridicamente, até o dia de hoje, o status da Marina, ainda é de vice-candidata !!!
    Ninguém vai impugnar isso não ?!?

    O TSE não vai multar o Dafolha, não ?!?
    ———————————————————————————————————————————————
    Resolução 23.400/2013 do TSE
    Art. 3º A partir do dia 10 de julho de 2014, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.
    ——————————————————————————————————————————————-

  • Osvaldo

    Marina pulou de 10% para 21%.

    O que aconteceu? Nada, a não ser a morte do Eduardo.

    O PIG mostrou sua força.

    Após a entrevista de Aécio no JN a direita percebeu que ele não ia subir mais nenhum mísero ponto. Sua fraqueza e inconsistência ficaram mais que patentes.

    Portanto, como disse o inefável FHC, para derrotar a Dilma vale qualquer um.

    Qualquer um, agora, é Marina.

    O ambiente venenoso e envenenado finalmente conseguiu parir um monstro.

    A eleição se reduziu a dois candidatos: Dilma e AntiDilma.

    Todos os eleitores de Aécio são antidilma. E todos votarão em Marina no 2º turno.

    Então ela terá os 21% que tem agora, mais os 20% do Aécio, mais o que o PIG conseguirá para aumentar os 21% de Marina, mais os nanicos.

    Dá mais votos que Dilma.

    SE OS BRASILEIROS DEIXAREM DE REELEGER A DILMA, PARA MIM ISSO SIGNIFICARÁ QUE ESSE PAÍS NÃO MERECE UM DESTINO MELHOR DO QUE TEVE NOS SEUS PRIMEIROS QUINHENTOS ANOS DE EXISTÊNCIA. QUERO QUE ELES SE EXPLODAM SEM EMPREGO, SEM ESTUDO, SEM HABITAÇÃO, SEM TRANSPORTE, SEM OPORTUNIDADE, SEM NADA.

    • jose marcos

      Concordo com você Osvaldo, se a marina for para o segundo turno ela ganha da Dilma e para direita qualquer merda serve para derrotar o PT. Quanto ao povo idiota que ajudar a concretizar este horror também quero que se exploda, já estou de saco cheio desta gente imbecil.

      • El Cid

        caro José Marcos, reflita mais um pouco… não é o momento de nós termos o pensamento de “o brasileiro é sempre o outro”.

      • Nádia

        Hoje mesmo disse isso aos colegas de trabalho, caso a marina vença e o país vai voltar a ser como antes, pois, estará nas mãos da capital, eles terão que me engolir, pois, vou culpá-los pelo país a voltar a ter o monstro do desemprego.

  • Carlos

    Torço pela concretização destas tuas previsões, Eduardo.

    • eduguim

      Acredite, se a pesquisa fosse ruim para Dilma, eu diria. Até para dar minha opinião sobre que rumos seguir. Fiz isso várias vezes em 2010. Acredito piamente no que escrevi

      • Carlos

        Sua análise é boa Eduguim, mas parece que deixou passar uma coisa:

        http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/08/datafolha-erro-grosseiro-de-7-pontos-no.html

        Se no primeiro turno o total de votos nulos/brancos/ns são de 17%, no segundo turno não tem como ele ser menor do que esse valor, apenas igual ou maior, porém… a Folha mostrou 47% para Marina e 43% para Dilma, logo sobram 10% para os nulos/brancos/ns !!!

        Estarei esperando por algum direitista “tentar” explicar que essa diminuição de 17% para 10% é possivel.

  • José Ricardo Romero

    Quem conhece um pouco o movimento das massas sabe que é estatisticamente impossível que os votos que foram acrescentados à Marina em apenas três dias (de 13 a 15 pp) tenham vindo todos, sim todos, dos brancos, nulos e indecisos e que todos aqueles que declararam votos em Campos tenham integralmente migrado para a Marina. Esta pesquisa da folha é uma fraude e as expectativas (sim, não são intensões de votos) para o 2o. turno são ainda mais absurdas. Ninguém pode afirmar qualquer indício em tão pouco tempo e em momentos tão turbulentos assim, se vai haver 2o. turno e qual será o resultado. O golpe poderá vir das pesquisas de opinião que chancelarão a justiça eleitoral a falsificar os resultados ( o judiciário tem um histórico que permite afirmar que tem lado, é partidário e de direita) e a população aceitará por estar com o conhecimento condicionado por elas. Não se trata de Dilma ter chances de vencer no 1o. ou no 2o. turno, pois disso eu tenho certeza. Estamos falando de golpe que está sendo aplicado debaixo do nariz de todo mundo. O governo e o PT criaram corvos e agora estes estão lhes comendo os olhos.

    • El Bartho

      Concordo, creio que a pesquisa foi fajutada, mas não acredito em golpe, a direita está tentando criar um efeito manada.

  • Cláudio José

    Caros amigos (as) sou um sonhador do bem, mas no Brasil, quem pode fazer mais, parece que não tem muita vontade. Apresentei esse projeto para a Bolsa de SP eté agora infelizmente não tive uma resposta? Estou sabendo pela internet, que muitos projetos sociais estão passando por dificuldades é isso é uma pena.

    Rio de Janeiro, 30 de julho de 2014

    BOLSA DE VALORES: Diretoria

    PROJETO: AÇÕES COMUNITÁRIAS

    Prezados Senhores (as) investir no social tem um retorno super garantido de um mundo melhor, para todo mundo. Pensando nisso, gostaria de sugerir um projeto: AÇÕES COMUNITÁRIAS, onde a Bolsa de Valores de SP (do Brasil), faria um concurso, para eleger os melhores projetos sociais realizados pelos cidadãos do povo, nas comunidades carentes do Brasil. Os vencedores receberiam algumas ações das empresas participantes do projeto e depois de um tempo, eles terão que decidir, o que fazer com elas, de comum acordo com as suas necessidades. Observação: essa seria uma ótima maneira de apresentar para essa turma, como é que funciona a Bolsa de Valores de SP (do Brasil), todo mundo ganha com esse projeto do bem.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

  • jose marcos

    Eduardo admiro seu otimismo, mais confesso que depois desta prova irrefutável de como o eleitor é facilmente manipulado com uma exploração fajuta e evidente da comoção pela morte do candidato traidor (traidor sim, não é porque ele morreu que a traição deixou de existir), fica fácil para a mídia transformar a marina num novo modismo e o brasileiro é o povo mais modista do mundo. Outra coisa, o horário eleitoral é importante, mais não tem nem de longe a força de antigamente e a marina tem todo o tempo do mundo no PIG, a Dilma só tem os 11 minutos do horário eleitoral e o brasileiro médio, totalmente imbecilizado, perdeu completamente a capacidade cognitiva que é um dos fatores que nos diferenciavam de outros animais.

    Para você ter uma ideia de como o pessoal virou ameba, tem muita gente acreditando que a Dilma mandou derrubar o avião do “santo eduardo”, santo porque aqui nesta terra de acordo com os interesses a pessoa quando morre vira santo, no dia 13 para provar que quem manda é o PT. PQP Eduardo não tenho mais paciência com este povo idiota, hipócrita, violento, individualista e imbecil, estou de saco cheio de tanta mediocridade. E ai eu pergunto a Dilma: cara Presidenta, para que canal eu mudo minha TV com o seu maldito controle remoto???????

    Desculpem a revolta, talvez amanha eu já esteja mais calmo….

    • El Cid

      vá esfriar a cabeça, companheiro… é compreensível a sua indignação! também me questiono sobre a nossa formação política e social em nosso país e tenho receio se essas coisas absurdas que você apontou é um reflexo de parte da sociedade brasileira nas redes sociais.

  • henrique de oliveira

    A única coisa que Marina tem contra si é um discurso fraco e uma incompetência de dar inveja.

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Henrique,
      Esses não são os únicos defeitos dela, não! Ela não tem firmeza de caráter, não tem segurança no que diz, não passa credibilidade e é absurdamente confusa! E se se tornar candidata pelo PSB, ficará pior! Por mais que política seja uma mistura de verdade com mentiras e fatos com fantasia, ela não conseguirá sustentar a pressão dos urubus direitistas, quer sejam políticos com votos, quer sejam os políticos sem votos(mídia). Faltam-lhe segurança, determinação e firmeza de propósitos! E tudo isso é adquirido e mantido com princípios. Se algum dia ela os teve, perdeu-os em suas aventuras políticas!
      Maria Antônia

  • O incrível data folha de sempre. Em todas as pesquisas anteriores o instituto reservou falsos números para os indecisos, branco/nulos e nanicos. Para estes últimos a mentirosa faixa de 9%, quando historicamente nunca passaram de 2% no pleito. Tudo isso para os números serem usados em um momento propício, como surgiu agora. Como explicar que a Presidenta, que teve seus índices de aprovação consistentemente aumentados em todos os segmentos, faixas etárias e regiões do país, que igualmente teve seus índices de rejeição diminuídos na mesma pesquisa, como explicar, digo, que não tenha aumentado seu percentual de votos?
    Uma pesquisa típica para criar factoides. Mas o tiro pode sair pela culatra, os lobos da oposição midiática (uns querem o Aéreo, outros querem apenas derrubar o Partido dos Trabalhadores) começaram a se matar entre si.
    A alteração do quadro só favorece a Dilma, vai ser reeleita no primeiro turno, com mais facilidade.

  • Eu tenho certesa,quem está trabalhando,tem os filhos na escola,faculdade,conseguiu comprar a sua casa,melhorou consideravelmente o seu dia a dia,está comendo melhor,otimista,sabe em quem vai vai votar no dia 05 de Outubro,a mídia não pauta mais opovão,minha opinião,Dilma ganha no primeiro turno.

  • Wagner

    Os nanicos que na pesquisa anterior foram inflados para garantir segundo turno, agora foram murchados para aumentar os votos de Marina. Quem acredita em pesquisas acredita em tudo. A única pesquisa em que se pode confira é a última antes das eleições. Isso se o instituto der algum valor para sua credibilidade.

  • antonio carlos martins

    Onde a blablarina pensa que vai com esta carinha e sua vozinha……?????!!!!!!!!!!!!Lula da Silva o sabio politico que secolheu Dilma Rousef em 2010!!!! Marina a queimada,ressentida inflada pelo pig……..cabe aos nosso blogs o contraponto de ideias como sempre fizemos…..vamos a luta!!!!!sem ataques pessoais,rancor,debater propostas e planos de governo com o ancora Lula da Silva!!!!

    • antonio carlos martins

      no data foia: a avaliaçao do governo Dilma subiu!!! mas ela nao pontuou……somente a blablarina inflou!!!!

  • Maria Rita

    Acabei de ler outro post sobre o dilema da oposição brasileira, se Marina sobe acaba com o PSDB, se ainda mantiver Aécio na disputa, acaba com MArina e de quebra, com o PSB e todos os partidecos que estão nas alianças. A mídia corporativa conseguiu uma coisa absurda e impossível: Ficou com o queijo e o rato na mão, a faca ficou presa na ratoeira.

  • maria olimpia

    Edu, permita-me uma reflexão: “Trocando em miúdos: o capital não deve fazer tanta força por Marina quanto fará por Aécio”! Na minha modesta opinião, o capital já trocou Aécio por Marina há algum tempo! O bombardeamento ao Aécio explica muito bem isso, o “capital”, ou seja, “a banca financeira” vê em Marina, que eu chamo de “Abutrina”, sua única salvação! Daqui prá frente, podemos aguardar a queda de Aécio e a súbita e alicerçada “subida” da Abutrina!

    • eduguim

      Maria Olimpia, leia este link http://t.co/q1c1iAEUKS

      • El Cid

        Eduardo, a princípio, o Fernando Rodrigues fez um análise bem recheada de argumentos e fatos até então, reais… seria isso mesmo?

  • É nois

    Nenhuma surpresa.
    A estratégia da mídia é muito clara. Aécio continua sendo seu candidato, mas precisam catapultar Marina o mais alto possível neste momento.
    Quando a comoção passar, ela perde votos e o Aécio passa, mas vão manobrar pra que essa queda da Marina seja o suficiente para o Aécio passar, mas não o suficiente para que a Dilma vença no primeiro turno.
    Quero só ver se o tiro sair pela culatra e a Marina ganhar mais força do que estão projetando.

  • Vera Delerue

    Voce diz que Osmarina não tem esqueletos no armário ? E o caso do desvio de madeira para uma ong, foi esclarecido ? Não li nada a respeito. Só a acusação.

    • Helena/S.André SP

      O pior é que não é só essa ONG Fase (caso da madeira mogno) que esta envolvida com Marina. São muitas as ONGs internacionais que a apoiam. Sem contar o apoio do político americano Al Gore, que disse a seguinte frase: “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é só deles, mas de todos nós”. Quer dizer, com Marina os estrangeiros vão se engalfinhar para tomar toda a riqueza que a Amazônia possui e o povo brasileiro vai ficar chupando o dedo. É mole?

  • Leonardo Vasconcelos

    Fiquei mais animado com a sua análise, Edu. Confio bastante em sua leitura do quadro eleitoral!
    Mas na verdade prefiro mesmo é que a Dilma vá pro segundo turno com o Aécio, pois é certo que em um segundo turno contra ele os votos da Marina provavelmente se dividirão, enquanto que o eleitor do Aécio é incondicionalmente anti-PT e votaria em qualquer um (até no tal pastor) para tirar a Dilma. Agora, também acrdito que o Lula em peso na TV é uma arma de peso que nenhum outro candidato possui, então a briga realmente será entre Aécio e Marina.

    • eduguim

      grato, Leo

  • Sidnei Brito

    O dataféretro prossegue usando a margem de erro.
    É puro chute, claro, mas acho que Dilma tem 38%.
    E acho que Aécio tem 18%.
    Com a aparente força de Marina, e com a vontade de derrotar Dilma e o PT de qualquer jeito, a Folha já poderia ter mandado o Aécio passear.
    Por algum motivo, não querem descartar de vez o mineiro.
    O motivo deve ser que, num segundo turno, o Aécio, bem ou mal, tem o que “parcamente” mostrar, nem que seja aeroportos nos “sítios” da família – além, é claro, de ter um partido mais orgânico, ainda que muito dependente da mídia.
    E Marina, tem o quê?

    • eduguim

      Segundo o PT, Dilma tem mais de 40%

  • Eliana

    Essa pesquisa data cadáver foi encomendada sob medida pelo PIG.
    A pesquisa boca do túmulo , não tem validade.
    Temos que esperar os fatos.
    A morte do Dudu traíra , só serviu para a noiva cadáver(Osmarina) assumir
    seu posto para levar a eleição para o segundo turno.

  • VANDA CORREA NUNES

    Edu,acredito piamente no que o sr. escreve. Vamos que vamos.

  • Cláudio José

    Rio de Janeiro, 18 agosto de 2014

    PROJETO: O FISCAL DO BEM

    Caros amigos (as) a sonegação e a corrupção maltrata os mais pobres, tira dinheiro da educação, saúde etc. Pensando nisso, gostaria de sugerir um projeto: O FISCAL DO BEM, onde as prefeituras fariam uma campanha contra a sonegação e de ajuda para várias instituições de caridade, onde por cada nota fiscal arrecadada por uma instituição de caridade a prefeitura doaria para mesma por exemplo R$ 0,10, com isso o povo vai se conscientizar de pedir a nota fiscal e depois doar para a instituição de caridade de sua confiança. Amigos (as) todo mundo ganha com esse projeto, precisamos educar o povo, que fazer o bem faz bem. Estou sabendo que muitas instituições de caridade estão passando por dificuldades e infelizmente pensando em até de acabar com inúmeros projetos sociais. Amigos (as) que os bons prefeitos aproveitem essa projeto.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

    • Cláudio José

      errata: que os bons prefeitos aproveitem esse projeto.

  • Véio Zuza

    Eduguim, vou repetir, Marina pode ser a nossa ISABELITA (Marita Estela Martinez de Peron)…
    Oremus…

    • eduguim

      Duvido e faço pouco

  • julio cesar montenegro

    pra mim a marina começou a despintar quando não conseguiu adesão ecológica, voluntária, dinâmica, jovem, desINTERESSADA, da platéia-vitrine com manequins IRADOS, para poder registrar o partido dela REvolucionar a política…
    marcha pro PODER com aceitatalho
    marina atalhou pelo partido alheio
    pra legalizar seu partido aglutinador
    todavia do céu veio rAio
    abrupto tAlho

  • Os dilemas de Marina

    O desespero midiático para fazer de Marina Silva a sucessora da “terceira via” eleitoral subestima as dificuldades da tarefa. Assumir o vácuo deixado pela morte de Eduardo Campos não será fenômeno tão natural como pretendem os oposicionistas. Menos ainda a transformação do luto em combustível para uma arrancada rumo ao segundo turno.

    Campos aglutinava as facções tucanas e governistas do PSB, ambas com líderes resistentes à ex-senadora. Sem elos históricos ou orgânicos na militância regional, Marina amargará a falta de comprometimento dos candidatos pessebistas em colégios eleitorais importantes, como o Rio de Janeiro e São Paulo.

    Para ultrapassar Aécio Neves, Marina precisa triplicar as preferências declaradas na sua chapa atual. Mas não pode roubar eleitores do tucano, pois a transferência ajudaria a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno. Isso equivale a conquistar os indecisos e a pequena parcela dos votos inconvictos declarados à petista, em só quarenta dias de propaganda eletrônica, com menos de um quinto do tempo utilizado pela presidenta.

    A coroação como salvadora do oposicionismo é incômoda para Marina. Quanto mais sua candidatura se mostra viável, maior a migração do voto antipetista concentrado em Aécio (o eleitorado de ambos tem perfil muito parecido, aliás). O movimento, além de preservar o quadro atual, favorável a Dilma, ideologiza excessivamente a imagem pública de Marina, indispondo-a com a juventude cética e desejosa de novidades. Se confrontar o tucano, ela mergulhará numa desgastante briga paralela com o PSDB.

    Resumindo, mesmo que Marina viabilize o segundo turno, sua continuidade na disputa ainda parece incerta, senão improvável. Caso não supere Aécio, ela prejudicará as chances da oposição e será responsabilizada por isso.

    http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

  • Cláudio

    O meu voto não tem pesquisa que tire: é Dilma de novo pela vontade soberana e autodeterminação do povo!!!! ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Virgilio

    Eduardo,

    Fora a manipulação evidente da revista – já circulam mensagens mostrando as inconsistências – considero bem pertinente a sua análise. Talvez porque reflita o que eu também desejo! Que o horário eleitoral dê voz a Dilma e Lula e isto seja um contraponto ao massacre midiático agora acrescido da exploração da morte do Eduardo Campos. Só temos mesmo que aguardar…

  • mauricio coutinho

    Edu,

    Como Marina tira voto de Aécio, ele não ficou no mesmo lugar? Caso Marina vá para o segundo turno isto não o preocupa? Nem um pouquinho?

  • ramiza

    Vamos a vários tópicos:
    Primeiro: você virou virou e chegou à mesmíssima conclusão do RA. Quem se der ao trabalho de ir lá, verá que ele diz, textualmente, que é Aécio que tem que se mexer agora se quiser ir para um segundo turno.
    Outros sites pró PSDB dizem o mesmo.

    Segundo: num eventual segundo turno entre Dilma e Marina, Dilma perde. Como disseram acima, quem vota Aécio vota Marina no segundo turno.

    Terceiro: Nunca fui de contestar pesquisas mas esta me pegou de surpresa. Uma subiu(muito) outro desceu um ponto e Dilma ficou igual? Todos os brancos ou nulos foram para a Marina? Inusitado.

  • A tanatofilia esculpiu aquele belo sorriso de Monalisa Silva.
    Entao decifremo-lo (mas que lingua a nossa)!

  • Emilio

    Concordo com a análise sobre o primeiro turno. Acreditar que Marina tiraria votos de Dilma era fantasia e torcida. Estava mais ou menos claro que tiraria votos dos ditos indecisos, que de indecisos nunca tiveram nada, e de Aécio.

    Mas gostaria de ter essa sua certeza de que Marina 47 x Dilma 43 no segundo turno vai ser facilmente reversível. De onde Dilma tirará os votos que faltam? Dos eleitores de Aécio, dos eleitores de Marina?

  • Breno Desside

    O Romanelli está certo. É só ela abrir a boca para despencar em qualquer pesquisa.

  • Joilson

    Algumas certezas até agora:

    1) O PIG inflou Marina para levar a eleição para o segundo turno;

    2) A mídia tucana parece hesitar entre ‘empurrar’ Marina e perder Aécio e o PSDB para sempre;

    3) A família de Eduardo Campos, em especial a viúva, não tem nada de boba estão usando a exposição na mídia para fazer política.

  • Emerson

    Eduardo,

    Entro inocentemente no youtube para ouvir músicas de Lucio Dalla, precisamente neste link: https://www.youtube.com/watch?v=59DJdiPoKqU

    Eis que me depare com um anúncio da EMPIRICUS de puro terrorismo econômico. No anúncio, é dito que o presidente da dita empresa seria um tal de Felipe Miranda e ele assevera que haverá um colapso total da economia, com confisco de poupança, de pensões e outras desgraças apocalípticas.

    Liguei para o PT de Brasília e fiz a denúncia. Enviei também dois emails ao Partido. Sugiro a todos que verifiquem no youtube o que ora denuncio. Nunca vi tanto terrorismo econômico em minha vida. Se não houver uma reação dos setores democráticos da sociedade, vamos ter um novo tipo de pinochetazo nesse país.

  • Emerson

    E acabo de constatar que o tal anúncio está em vários outros clipes do youtube, como este abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=K69A1lL1PHQ

  • Descascando a Cebola Depois do Velório-mício

    Porque me dou ao trabalho de análise de dados, se tem dezenas de jornalistas trabalhando o assunto pesquisas?
    Simples, os números tem a cara que você deseja que eles tenham. Mesmo quando você não manipula alterando dados isso é possivel. É só colocar no “canto do prato” aquilo que você não gosta. Pode até não ser desonesto, ou anti-ético desde que você não omita, nem minta, apenas dando ênfase à informação que deseja passar. Dado à simplicidade das pesquisas, não é esse o caso, nada a omitir, e mentir, mas muito a denunciar:
    Minhas contas :
    36+21+20+5= 82 (Total de votos válidos em 100)
    Dilma: 36/82 X 100= 43,9%
    Marina: 21/82 X 100= 25,61
    Aécio: 20/82 X100 =24,387
    Outros: 20/82X100=6,1
    arredondamentos= 0,1%
    Isso feito, podemos dizer que Dilma está a 6,2% da Vitória ainda no primeiro turno. Quando a folha diz que essa pesquisa “não tem valor científico”, deveria dizer que nem deveria ser feita, que o propósito foi tentar dar corpo ao efeito “estouro da boiada” causado pelo velório-mício”. Na minha opinião, houve manipulação em tudo que era possivel manipular de forma que Dilma não tivesse os 50% dos votos válidos. Garanto que tem, é impossivel que Dilma não recebeu de volta pelo menos a metade dos votos que seriam dados a Eduardo Campos. Existe no PSB um grande % de eleitores que não rejeitam Dilma, que acompanhavam Eduardo, mas que nunca votariam em Marina. São os eleitores politizados, que torcem o nariz para o messianismo de Marina.
    Estou otimista, acredito que Dilma se sairá muito bem hoje no JN, trazendo de volta uns 2 pontos dos 6% dos “outros” e 2% dos que movidos pela emoção foram parar na Marina. O resto será conquistado na TV. Só a desonestidade da Globo pode reverter isso. O PT tem que estar atento, fazer o que os tucanos fazem muito bem: Dormir na porta do TSE. Agora é corpo-a-corpo com a faca nos dentes.

    http://www.nonagotadagua.com.br/2014/08/descascando-cebola-depois-do-velorio.html?spref=fb

  • Donizeti – SP

    Penso a mesma coisa Eduardo, a Marina e o Aécio vão se atacar, pois um vai querer tirar o outro do segundo turno, se houver mesmo segundo.

    Aécio empacou nos 20%, e Marina vai começar a ser desmistificada pela mídia tucana, afinal a candidata é de um pensamento muito atrasado em termos de gestão pública, será um desastre para o país, perigas mandar a Petrobrás parar com a exploração de petróleo, pois para ela desenvolvimento não rima com ecologia e meio ambiente à moda dos povos da floresta.

    Se for para ela escolher entre um bagre e a construção de uma hidrelétrica, a Marina vai optar pelo bagre, com certeza e dane-se o país e seu povo.

    Bancos não gostam da Dilma e do PT, mas daí a apoiar uma candidata que pensa que está no século 19, é outra coisa.

    Quanto ao agronegócio, se Marina (inimiga declarada do setor que sustenta as exportações do país) for para o segundo turno contra a Dilma, esse setor fecha com a Dilma e o PT, não tenham dúvidas.

    Sinuca de bico está o PSDB e Aécio, se antes tinham 4 minutos na TV para atacar a Dilma e o PT e fazer suas propostas, agora terão que dividir esse pouco tempo para atacar e descontruir a candidatura da musa dos ecochatos, a fadinha da floresta, que na verdade adora é uma boa mordomia. M

    Marina está morando no chique bairro dos jardins paulistanos. eu hein, mato é bom só para discurso e enganar esses trouxas da cidade.

  • GABRIEL

    Vamos ganhar no primeiro e acabou estão todos desesperados para tirarem o PT do poder, porém não terão força suficiente. O desespero do Mais Médico é Dilmais

  • nestu

    A eleição se definirá pelo resultado do primeiro turno: se tivermos Dilma x Aécio, dá Dilma, se tivermos Dilma x Marina, dá Marina!
    Quem votou em Aécio no primeiro turno migrará para Marina, isto é claro!
    Marina capitalizou o voto dos jovens indignados, representa o softpower, será o nosso Obama!
    A campanha dela vai bombar na internet, pois será alavancada pela geração y que nasceu conectada!
    Em tempo: não pertenço a geração y, graças a deus….

  • Douglas Otaviani Tôrres

    Comentário meu do Face antes da divulgação da pesquisa :
    O problema é se Marina mantiver tendencia de ir pro segundo,ira sofrer bombardeio da direita,que não confia nela.Ela so seria unanime no segundo turno,mas ja muito fragilizada por ela mesmo,e o bombardeio de um lado e outro.ir é uma coisa, ganhar não ganha.

  • irineu

    Edu !

    Pesquisa de boca de túmulo !!!!!!

  • Cláudio

    O meu voto não tem pesquisa que tire: é Dilma de novo pela vontade soberana e autodeterminação do povo!!!! E Lula (ou quem eLe indicar) em 2018!!!! ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Considero sua análise corretíssima!

  • Antônio

    Pessoal,
    hoje a Dilma vai ser entrevistada no JN,
    e amanhã começa a campanha na TV
    tem muita água p/ passar debaixo da ponte

    tudo pode acontecer… ou não!

  • laura

    Eu queria saber onde estão as reivindicações de “ética” dos militantes do PSB, da Erundina…
    Foi um frenesi na época do Maluf. Pois é. Cadê?

  • Só sei que depois do lançamento da Blablarina como candidata à presidência do Brasil a morte de Eduardo Campos pra mim é suspeitíssima, quem estará por trás dessa mortes (EUA, a Direita Elite brasileira(globo,veja,folhaGolpe,estadão) o Banco do BRICS contrariou os donos do mundo, sei não, são apenas suposições, mais não estou engolindo essa tragédia. A Marina falou que a Providência Divina a salvou, será que Deus foi o carrasco dos sete e a poupou pra que ela salve o Brasil do comunismo do PT?

  • C.Paoliello
    • Acho que ainda há possibilidade da Dilma vencer no primeiro turno. Se isto não acontecer, ela ganha no segundo, seja qual for o adversário. E o PT terá , no total, uma vitória histórica, formando maioria parlamentar em muitos estados e no governo federal.E terá mais governadores eleitos.

  • Aroeira

    Eduardo, porque o PT não assume um compromisso com os blogueiros sujos para vazar os resultados das pesquisas que o partido faz para consumo interno? É claro que o partido terá que assumir integral compromisso com a lisura de tais pesquisas. Mas veja bem: eu não me refiro a um tracking diário, que pode também ser vazado, mas a uma pesquisa com muito mais eleitores a cada 10 dias, por exemplo.

    Bem, você poderá argumentar que estas pesquisas ptistas nunca serão divulgadas pelo PIG. Mas e daí?

    O importante é a divulgação por parte da blogosfera. Na minha opinião, tais pesquisa poderiam se constituir num importante contra ponto. Certamente tais pesquisas lançarão um pouco de luz na evolução do processo eleitoral. Porque se depender do Datafolha e do Ibope, nós continuaremos completamente cegos.

    • jucapoa

      Já trabalhei em instituto de pesquisas. Você tem de seguir um método, há uma mostragem, há verificação de dados e consistência. Os dados são testados, entrevistadores suspeitos são afastados do trabalho, há muita lisura no processo, pois do mesmo jeito há muita cobrança e todos os partidos ficam em cima dos institutos, o que faz com que seja muito difícil adulterar dados. Pesquisas feitas pelos próprios partidos seriam um desastre, se eu sou militante vou sempre querer puxar a brasa para o meu candidato. E institutos ganham dinheiro pela eficácia em apontar vencedores.

  • Brasileira

    Entre todos que estavam presentes ao velório, um único estava realmente abatido mostrou emoção e chorou: Lula, a Dona Viúva (as duas) e mesmo os filhos (transformaram a morte do Pai numa mistura de comício com velório), o irmão então, o primeiro comentário publico sobre a morte do irmão, foi discurso eleitoral. Só estão pensando no poder, que não querem perder de jeito nenhum! Vamos assistir de camarotes o Neto e as Viúvas se digladiarem!

  • Carmen Fusquine

    Desculpem mas após ver as imagens no Jornal da Band da viúva do Eduardo Campos no palanque do PSD hoje, dando risada, tapinha nas costas dos aliados, lendo mensagem no celular para o Eduardo e cantando parabéns para ela mesmo me veio da TEORIA DA CONSPIRAÇÃO: Esse cara não morreu, foi uma grande jogada combinada PSDB/PSD/IMPRENSA para levar a eleição para o segundo turno, não é possível que ela tenha esse comportamento de euforia, se colocando a disposição do partido, o grande circo acontecendo há uma semana e nenhuma manifestação de dor, é demais…

    • Jose Medeiros

      Eles perderão. Nada construído com base em uma traição prospera. E são traidores e muito daquele que os acolheu e deu visibilidade. Traem, também e acima de tudo, um projeto que resgata uma imensa senzala da perpétua servidão a qual a dita elite ou Casa Grande a condenou. Como disse o poeta, ” juntou-se às mais, irmã traidora…”.

    • jucapoa

      A vida continua. Não se apresse tanto em julgar as pessoas. O luto pela perda não pode te impedir de continuar a caminhar. A morte é parte da vida, não pode engessar o nosso agir. Se apontas falta de compaixão dos próximos ao Eduardo, não serás apenas um espelho da tua própria falta de empatia, ao dizer como as pessoas tem de se preocupar. Reflita. Antes de apontar o cisco no olho do outro, tira a trave do teu próprio olho, assim dizia um sábio carpinteiro da velha Galileia.

  • edmundo

    …terça-feira começa acabar a Marina.
    Serão o quê, 11 min pra Dilma e 3 min pra Marina? Com esse tempo de tv a Dilma mostrará seu governo (escondido pela mídia) e ainda terá tempo para se defender e de atacar, e, se quiser, ainda passar um filminho.
    Enquanto a Marina, “objetiva” como de hábito se perderá no seu pouco tempo. Ah, o Aécio, bem esse eu nem falo mais e acho que ninguém mais.
    Ainda assistirei a luta fratricida entre os então irmanados pela vaguinha do 2 turno, que, aliás, não haverá.

  • nilo walter

    Torno a repetir. Dilma tem de 40/43% . O resto é papo furado para deixar os/as Dilmistas nervosos/as .

    Outra simples pergunta . O marido da marina já deixou o cargo que ocupa no governo petista do Acre ?

    Explico que não sou do PT . OK ?

  • Alexandre

    Desculpe-me, mas você está enganado. A entrada da Marina provocou um estrago gigantesco para a Dilma. Ora, o Aécio dificilmente iria conseguir o segundo turno antes, a chance era da Dilma faturar em primeiro turno. Agora, o segundo turno é certo, não há mais dúvidas. A dúvida é só em relação a quem será. O Aécio, que já estava difícil antes e continua difícil ou a Marina. O problema para a Dilma é o segundo turno. Nele mostra que a Marina leva esta eleição, então, a Dilma tem que começar a torcer para o Aécio.

    • zé lima

      É muita babaquice sua imaginar que essa pesquisa do datafalha deve ser levada a sério.
      Duvido que se Dilma tivesse tão somente 36% de intenções de voto este instituto manipulador lhe creditasse totalmente tal percentual
      Se estão atribuindo à Dilma 36% é porque ela tem muito mais.
      Nem o Aécio tem 20% das intenções de voto, aliás, nunca teve.
      Sempre houve uma forçada em cima da margem de erro e dos candidatos ditos nanicos, para beneficiar o Aécio.
      Agora, quando passou a interessar um 2º turno com o fito de uma postergação do pleito eleitoral, inventa-se percentuais, em que milimetricamente, preservam o percentual que seria de Aécio, para dar-lhe alguma esperança, pois, nunca se sabe, a Marina pode e eu digo deve desandar, e aí o Aécio deve ser mais uma vez turbinado pelo datafalha, como tem sido frequente fazer.
      Entretanto, a mágica mais importante, foi carrearem tudo quanto era intenção de voto, seja de nanico, seja de indecisos, para a maga, ou mágica fadinha da floresta.
      É melhor fazer o seguinte:
      Descarte-se o pleito eleitoral, pois, se os números do datafalha, sem trocadilho, são tão infalíveis, basta homologar os números da simulação do 2º turno, feita pelo datafalha, diplomar a fadinha e empossá-la em 1º de janeiro de 2015.

  • Carlos Henrique

    A “pesquisa” de boca de túmulo do Datafarsa é igualzinha ao instituto da Folha : uma farsa. Só no Brasil que aceita-se uma “pesquisa” eleitoral feita em meio a uma grande comoção devido a uma tragédia que vitimou um dos candidatos à sucessão presidencial, sendo que essa “pesquisa” teve o disparate de realizar-se enquanto o candidato morto sequer fora enterrado. SE ESTE PAÍS FOSSE UMA DEMOCRACIA DE FATO, COM UMA MÍDIA REGULARIZADA PARA NÃO COMETER ARBITRARIEDADES E DESMANDOS, O DATAFARSA E A GLOBO, CONTRATANTE DA “PESQUISA”, DEVERIAM ESTAR SENDO FECHADOS NESTE MOMENTO. Duvido que tamanha crueldade acontecesse numa Democracia desenvolvida, seria impensável até para o órgão de imprensa mais opositor ao Governo no poder chegar a tal ponto para tentar derrotá-lo. Feitas essas ressalvas, que mostram os dados do Datafarsa, ainda que se acredite neles, como uma farsa, já que foram colhidos após uma tragédia, chocante por si mesma e arduamente explorada pela mídia conservadora, passemos a fazer alguns comentários sob outros aspectos da construção da farsa que podem ser senão detectados, ao menos intuídos com grande chance de serem verdadeiros. Para começar, a “votação” de Marina, que herda todos os votos de Campos(OU SEJA, NENHUM ELEITOR DE CAMPOS NEGOU-SE A DAR OS VOTOS A UMA CANDIDATA ALIENÍGENA AO PSB, COM DATA MARCADA PARA SAIR DO PARTIDO. PRIMEIRA FARSA), crescem em treze pontos percentuais, subindo do patamar de 8%, atingido por Campos, para o de 21%, SEM RETIRAR VOTOS DE NINGUÉM, JÁ QUE DILMA E AÉCIO MANTÉM-SE EXATAMENTE ONDE ESTAVAM. Ela com o mesmo percentual e ele caindo dentro da margem de erro. PORTANTO, MARINA RECEBE SEU ACRÉSCIMO DE VOTOS PRINCIPALMENTE DOS BRANCOS E NULOS E DOS INDECISOS, QUE CAÍRAM EM CINCO PONTOS PERCENTUAIS. Além de também angariar estranhamente os votos de três nanicos, Luciana Genro, Eymael e o candidato do PCO(salvo engano)que não pontuaram e antes tinham um por cento cada um. Ora, se considerarmos a boa e velha margem de erro, o famoso e manjado golpe das “pesquisas” de nossos institutos terroristas, veremos que Marina tanto pode ter o percentual descrito pelo Datafarsa, como está na mesma posição de Campos, sendo seu “crescimento” somente uma manipulação da margem de erro. Antes que me acusem de torcida, vejamos os números que não mentem. Campos tinha 8% dos votos, portanto podia ter dez na margem de erro, o que de cara já “disponibiliza” dois pontos percentuais para serem “manejados” em favor de Marina. Os brancos e nulos, independentemente do percentual que atingiam na “pesquisa” anterior, têm seus valores também afetados pela margem de erro, ou seja, podem ser dois pontos percentuais a mais ou a menos, o que disponibiliza mais quatro pontos percentuais(dois de brancos e nulos e dois dos indecisos)para serem manejados em favor de Marina. Já temos seis pontos. Os três nanicos tinham 1 ponto percentual cada um, o que significa que poderiam ter de três a nada, dentro da margem de erro. Considerando isso, vemos que temos seis pontos percentuais para serem “manejados” em favor de Marina, dois de cada nanico. Somando-se tudo(dois da margem de Campos, com quatro dos brancos/ nulos e indecisos, com seis dos nanicos)teremos doze pontos percentuais “manejáveis” para marina, o que, acrescidos aos oito de Campos herdados “por osmose” por Marina, segundo o Datafarsa, dá 20 pontos percentuais. COM A “MARGEM DE ERRO, PODEMOS DIZER ATÉ QUE O DATAFARSA FOI “BONZINHO” AO NÃO CRAVAR MARINA COM 22, NO MÁXIMO DA “MARGEM DE ERRO”. A constatação da farsa não para por aí, se observarmos a origem dos votos, ela torna-se ainda mais escandalosa. Já falei na dificuldade em acreditar-se que ao menos uma parte dos votos de Campos, aquela oriunda do eleitor clássico do PSB; de esquerda e desenvolvimentista, iria para uma lunática como Marina, que pretende deixar o país sem energia para garantir a transa dos bagres da Amazônia. Além dela, há outras “transferências” de votos para a ecocapitalista, feitas pelo Datafarsa, que só quem acredita em fadinhas da floresta pode aceitar. Falo dos votos de Luciana Genro e do candidato do PCO, votos de caráter estritamente ideológico, socialista, que estariam longe de transferir-se de seus candidatos para uma fanática religiosa que defende princípios medievais como o criacionismo, a negação do casamento gay ou a oposição ao aborto. Eymael não entra nesse raciocínio por ser um candidato conservador, com matriz de fato parecida com a de Marina. PORTANTO, DA MESMA FORMA QUE O “SEGUNDO” TURNO DE AÉCIO NAS “PESQUISA” PASSADA, ONDE O PAÍS INTEIRO QUE NÃO VOTOU NO TUCANO NO PRIMEIRO TURNO PASSAVA A VOTAR NELE, E DILMA NÃO CONSEGUIA ACRESCENTAR QUASE NENHUM VOTO, A “PESQUISA” DO DATAFARSA NÃO PASSA DE UMA FARSA, AO MEU VER MONTADA PRINCIPALMENTE EM CIMA DA “MARGEM DE ERRO”, QUE SEMPRE PERMITE AO INSTITUO “EXPLICAR-SE” POR MUDANÇAS NO FUTURO(O DATAFARSA NÃO PODE DESMORALIZAR-SE COMPLETAMENTE NA ELEIÇÃO. AFINAL, TERÁ QUE CONTINUAR FAZENDO OUTRAS “PESQUISAS” DEPOIS DO PLEITO). Margem de erro que, juntamente com as “transferências(acríticas e por osmose)explicam também a votação de Marina no segundo turno, facilmente atingida com a “transferência”, que só ocorre no Datafarsa, incondicional de todos os votos de Aécio para a ecocapitalista, ninguém resolveu votar nulo ou em branco, e a ação da boa e velha margem de erro. Contudo, como a realidade não se configura segundo o desejo da globo e do Datafarsa, nela as coisas são diferentes, foi pensando nisso que o datafarsa “preservou” o percentual de Dilma, que provavelmente deve estar muito acima do apresentado na “pesquisa”, obtido sempre com a inestimável colaboração da margem de erro, que dessa vez é protegida, juntamente com a “reputação” em frangalhos do datafarsa, com o aumento da avaliação positiva da presidenta, provavelmente em virtude do sucesso da copa do Mundo, sendo que esse crescimento da avaliação positiva evidentemente reflete-se no crescimento do percentual de votação de Dilma que, abstraindo-se a “margem de erro” do datafarsa, deve estar próximo dos 45%, como já previ anteriormente(se pegarmos os números do Vox Populi, único instituto sério deste país, com dados jamais contestados tecnicamente,sequer pela direita, ela tinha 40%, portanto um crescimento de 3% na avaliação positiva, detectado pelo Datafarsa, provavelmente com a boa e velha “margem de erro”, poderá colocá-la próxima dos 45%). SEJA COMO FOR, DILMA ENTRA MUITO BEM NO HORÁRIO ELEITORAL, MELHOR DO QUE ESPERARÍAMOS, TENDO AGORA A CHANCE DE RESPONDER AOS ATAQUES MIDIÁTICOS REALIZADOS DURANTE OS ÚLTIMOS QUATRO ANOS, OS QUAIS SEQUER CONSEGUIRAM RETIRAR-LHE UM VOTO, COMO “ATESTOU” UM INSTITUTO QUE PODE SER ACUSADO DE TUDO, MENOS DE ALTERAR DADOS EM FAVOR DE DILMA. Sem contar a dificuldade que Marina terá, primeiro para fazer o PSB trabalhar para alguém com data marcada para sair do partido e que opõe-se ferozmente ao seu programa. Falo das bases e mesmo lideranças regionais do partido. Segundo que, ainda que trabalhe para ela(o que não ocorrerá, ao menos de forma unânime)o PSB tem que convencer seus aliados no Brasil a fazerem o mesmo. SERÁ DIFÍCIL IMAGINAR KÁTIA ABREU E SUA TURMINHA DE LATIFUNDIÁRIOS, ACORDADOS COM O PSB PRINCIPALMENTE NO CENTRO-OESTE(MAS TAMBÉM EM SÃO PAULO)TRABALHANDO PARA QUEM ATÉ ONTEM QUERIA FECHAR SEUS LATIFÚNDIOS. DILMA, COM TODAS AS CRÍTICAS QUE FAÇO A ESSA POSTURA, SEMPRE APOIOU OS LATIFUNDIÁRIOS. OU MESMO SERRA E ALCKMIN PEDINDO VOTOS PARA QUEM JÁ DECLAROU APOIO, NO CASO DE SERRA, A SEU ADVERSÁRIO NA DISPUTA PELO SENADO, EDUARDO SUPLICY, E NO CASO DE ALCKMIN(CUJO CANDIDATO A VICE, MÁRCIO FRANÇA, É DO PSB), ÀQUELA QUE TRABALHOU ARDUAMENTE PARA QUE A COLIGAÇÃO ENTRE OS DOIS PARTIDOS NÃO OCORRESSE. Portanto, juntamente com a “margem de erro” do Datafarsa (cujas fortíssimas suspeitas de utilização já vêm desde as primeiras “pesquisas” feitas para esta eleição, portanto por que não seria usada agora quando a mídia em peso tenta turbinar a candidatura de Marina) e com a “validade científica”, idêntica a uma cédula de três reais, de uma “pesquisa” feita durante a comoção emocional resultante de uma tragédia, ainda temos a precariedade de Marina Silva, dentro do PSB(que assumidamente vê como um “partido ônibus”, com dia marcado para descer dele), e também junto das alianças regionais construídas por Eduardo Campos, muitas delas que agora serão obrigadas a defender um candidata assumidamente contrária a elas. Sem contar o horror que determinados setores de forte poder econômico, como os latifundiários, e influência eleitoral têm de alguém que sempre foi sua inimiga, o qual assemelha-se ao que sempre tiveram contra o PT, embora no caso de Marina, esse horror envolva a nova candidata de um partido outrora aliado e que agora tem em sua chapa uma fanática que sempre foi inimiga do latifúndio. Portanto, para além das “margens de erro”, da torcida da mídia, o mais provável é que a candidatura de Marina faça água, tanto por suas contradições internas, como pela briga fratricida que terá inevitavelmente com o PSDB, já que Aécio procurará retirá-la o mais rapidamente possível do segundo lugar para não ver minguarem os recursos para financiá-lo, briga essa que já começou com a adesão do “estranho”(ou rola bosta)à desqualificação de Marina, devidamente instruído por Serra, que tem muito a perder com a chegada de Marina, e pelo PSDB. Tenho certeza que, a chegada do horário eleitoral encontrará Dilma em ascensão, que já começou e irá acelerar-se, e a direita dividida entre golpear o PT, como sempre, e golpear-se entre si, o que permitirá nossa vitória em primeiro turno. Globo e sua turma irão dividir-se entre a fadinha da floresta e o cheirador , o que acabará por levar a direita a enforcar-se naquilo que hoje considera sua corda de salvação, dando aos fascistas o fim que merecem.

  • Não vou ancorar meu barco na MARINA e tampouco pousar meu avião no aeroporto de CLAUDIO, vou continuar com os Pés nos Trilhos.

    • Luís CPPrudente

      Não vou ancorar meu barco na MARINA loba em pele de cordeiro e tampouco pousar meu avião no aecioporto de CLAUDIO, vou continuar com a melhor oPÇão do Brasil: Dilma Rousseff.

  • Christiano Almeida

    Sr. Eduardo Guimarães, boa noite. Li o texto acima. Sua análise – como sempre pautada na objetividade, na verdade, sem subterfúgios, jornalística. Avalio. Pois bem, pergunto ao senhor: acredita nessa pesquisa? Não pelo fato da feitura (Datafolha, se não me engano), mas ‘degustando’ sua performance matemática? Sim? Não? Para não alongar-me, conforme a divulgação dos números apurados por aquele instituto, temos: A SOMA DE TODOS OS ITENS (candidatos, brancos/nulos/nenhum e não sabem) TOTALIZAM, acredite: 99%! NOVENTA E NOVE POR CENTO!!!!!!!!!!!!!! Peço que confira os dados que apresento e vejo se cometo erro(s) quanto aos números, pois, caso esteja eu correto, estamos diante de uma das piores manipulações de pesquisa(?) eleitoral(ais) dos últimos 50 anos. A propósito, apurado o erro(?), cabe ação na justiça eleitoral?

  • André

    Primeiro os tucanos rezaram para não chover e haver apagão. Os lugares onde a seca é mais dramática é Minas e São Paulo. Parece que Deus atendeu as preces deles. Apagão não houve e a falta de água em São Paulo com certeza vai prejudicar Alckmin. Depois rezaram para todos os santos para que houvesse segundo turno. Novamente parece que Deus escutou as preces tucanas. Parece que vai haver, mas com os tucanos do lado de fora. Não é à toa que os tucanos mais graúdos não acreditam em Deus.

  • SÁVIO SOBREIRA

    Eduardo, você estaria nos fazendo um grande favor e prestando um grande serviço à nação, se divulgasse essa pesquisa completa, afim de avaliarmos se tem algum fundo de verdade. Faça isso Edu.

  • Luciano Bastiani

    De um total de 15,5 minutos, a Dilma falou uns 14…e NÃO gaguejou!
    Bye bye, bonner e poeta…

  • Georgeis10
  • abrantes

    O Data Fraude pode fazer a pesquisa que quiser ,pode apresentar os resultados mais incoerentes possíveis,pode até fazer chover canivete,que eu e minha família vamos votar na DILMA, no PADILHA, no SUPLICY, e nos demais cargos em candidatos do PT.

  • camila

    Quando a folha começa com essas chamadas distorcidas e esses artigos sem cabimentos podem ter certeza: a pesquisa a ser publicada favorece a Dilma. Quem não percebeu isso, começa a observar a partir de agora. Desde do último fatídico dia 13, sabia que isso aconteceria. A Marina ultrapassaria o Aecinho, sem pena. Só quem é muito idiota e não entende sequer um pouco da corrida eleitoral para acreditar que os votos da Dilma iriam para Marina, só os inocentes mesmo. A Marina sempre foi uma pedra para a Dilma, isso é fato e não podemos fechar os olhos para isso. Porem, outra coisa é clara: a corrida eleitoral tornou-se difícil para a Dilma e impossível para o Aecinho, que esá literalmente ferrado. Acredito ainda que a pesquisa da folha está amenizando a situação do tucano, que certamente é muito pior…

  • Carlos

    Edu, está na hora de organizar uma grande corrente de reclamações contra a rede golpe por conta do comportamento absolutamente escroto por parte da dupla de bostinhas que apresentam o jornal do irracional. Deplorável! Total falta de respeito com a Presidenta e, por tabela, com os milhões de eleitores que ela tem. Os dois bostas que posam de entrevistadores que arrumem emprego em alguma emissora venezuelana que é mais o nível deles. Tem que entupir o email de xingamentos e reclamações.

  • Denise

    Nunca vi uma família tão falsa, quanto essa. Sofri mais do que eles quando morreu meu cachorro doente e velhinho.

    • Luís CPPrudente

      Uma família que permite propaganda eleitoral e showmício num enterro de um parente. Talvez eles tenham abandonado o Brasil também (juntamente com o finado).

  • Jose Medeiros

    Acabo de ter noticia de que uma sirigaita de nome Patricia Poeta que se acha a superdeusa porque apresenta, na rede de tv da sonegação o JN, outrora dono do horário nobre das 20 horas,, atacou, de dedo em riste, a presidenta Dilma durante o simulacro de entrevista em que de forma deseducada, ela e o porta voz dos Marinhos, como seus alugados, fizeram o jogo de cena previamente ensaiado e mal representado e, praticamente, não deixaram a candidata Dilma falar.
    Saiba, sua Patricia sem poesia, Poeta vazia e de proceder vulgar que por atitudes como esta jamais assistirei novamente esta emissora de televisão infame para a qual você trabalha como puxa saco de cara lavada. Seus patrões sabem que o império que construíram sem jamais produzirem nada de construtivo para o povo deste pais,, a menos que para eles mesmos, já entra em declínio inexorável.Os dias do Império nefasto da Globo estão muito bem contados.e serão abreviados.
    Alem do mais, de politica, os pistoleiros do Partido da Imprensa Golpista vulgo PIG não entendem nadicas.Quanto mais dedo em riste e quanto mais acusações levianas mais a maioria deserdada e marginalizada se identifica com a agredida e vota no indicado ou indicada pelo grande líder a quem falta um dos dedos, ou em quem ele apoiar.
    Você que está mais para patrícia de yankee, desprovida de qualquer veia poética, guarde o seu dedo em riste para denunciar a sonegação de dimensões galáticas por parte daqueles que lhe pagam o soldo e estão muito próximo a você.

  • a globo e folha de S Paulo não tem credibilidade não é a primeira pesquisa que fraudam, é Dilma 2014 é só

  • Juliano Santos

    Eu cheguei a acreditar que eles não fariam pesquisa tão cedo. Iriam esperar passar o trauma da morte estúpida do Eduardo Campos. E também que o PSB homologasse a candidatura da Osmarina.
    Como sou ingênuo, os caras não tem essas “frescuras”, tipo respeito à memória de um recém falecido. Mas fato é que eles próprios sabem que uma pesquisa “boca de túmulo” trará um resultado atípico, mais emocional que racional. Fizeram para empurrar a Osmarina goela abaixo dos que ainda pensam em resistir a essa pressão para tentar salvar o PSB.

  • Luís CPPrudente

    A foto colocada no início do tópico mostra uma pessoa que na realidade é lobo em pele de cordeiro. Fazer propaganda eleitoral num enterro mostra muito bem quem é Marina Silva.

    Além de representante do Banco Itaú ela tem ligação com as forças ocultas que derrubaram o avião, desta vez ela não quis pegar o avião.

  • a mídia não cai na real… acorda MANIPULADORES O POVO JA NAO CAI NESSA MAIS NAO ! … QUEM E DILMA E DILMA … AI QUERO ver no dia das eleições … se de errado essa pesquisa data folha e todos responsáveis deveriam responder na http://www.xvideos.com/video1985656/suzanne_filipino_cosplay_maid_get_s_consented_hard_fuckjustiça por falsa ideologia ! ai chega perto das eleições pra não ficar feio pra essa mídia manipuladora vem com a pesquisa certa …… hoje e 48% dilma 20% aecio e 14% marina … ta ai a real …… outra coisa essa eleição vai virar eleição religiosa … católicos no brasil são 52% não vota em marina ! ateus ,e outros sem religioes ? dao tiro pra todos os lados essas mídia sem noção … pra derrubar dilma …. estão perdendo tempo mídia manipuladora kkkkkk.

  • Anna

    Eduardo, sua análise está falha… Meu caro a pesquisa mostrou Aécio com os mesmos 20%, então da onde Marina tirou votos dele??? Tirou é de brancos e nulos!!!! Porém Aécio é o menos conhecido e também o com menos rejeição, logo o com mais potencial de crescimento… Marina jamais passará ao segundo turno, ela não tem argumentos ou cacife para se defender bem quando pressionada, como tinha Lula e tem Aécio, o maior problema do PT ainda é Aécio e se não tomarem cuidado será ele quem atrapalhará o ciclo do petismo tentando melhorar o país!

    • eduguim

      Releia o texto

  • Zé Alonso

    Trabalho em escola pública estadual e fico espantado em ouvir outros professores (mal pagos e sem condições ideias de trabalho) repercutirem o que pig escreve. Não havia lido o uol, “Aécio atingido é dúvida, mas dano a Dilma na eleição é certeza”, mas foi o “pensamento” que mais ouvi pelos corredores. Começo a crer cada dia mais na Síndrome de Estocolmo.

  • Roberto Alvares da Costa

    Aécio já era!Venho dizendo isso a seus eleitores a tempo!Ele está ensanduichado entre Dilma e Marina!Quando o avião do senador caiu, caiu com ele a chance do tucano ir para o segundo turno, que se não fosse o trágico fato que vitimou a vida do senador Eduardo Campos, nem iria ter, Dilma venceria Aécio facilmente no primeiro turno!E se tivesse o tal do segundo turno entre ela e Aécio, Aécio não teria a mínima chance…pois o seu partido já governou o país por oito anos e basta o PT comparar os seus números de governo com os do governo tucano. uma coisa é o povo estar bravo com a presidente Dilma, mais outra coisa bem diferente, é o povo trocar o PT pelo PDSB…isso é uma utopia da extrema direita brasileira, um delírio político que não vai durar muito, eu aposto que nunca mais o PSDB, governará esse país, depois do péssimo governo que fez na era FHC….

    • Aécio já está fora da disputa a briga agora é Marina contra Dilma e no fim vai dar Dilma

  • Sr_Andante

    “Economistas” emitem opinião que não passa de propaganda política. Cabos eleitorais, que falsamente propagandeiam emitir opinião sobre economia, agora unificados em torno de Marina e Aécio, não pensam duas vezes em fazer propaganda e emitir opinião muito mais política do que econômica.

    http://www.infomoney.com.br/mercados/eleicoes/noticia/3529614/equipes-economicas-marina-aecio-tem-mesmo-dna-diz-economista

    O que se depreende dos textos, além da evidente opinião de cabo eleitoral, é que Marina irá muito mais ser conduzida do que conduzir. Um NON DVCOR DVCO ao contrário que, obviamente, tem objetivos de favorecer pequenos grupos financeiros em detrimento da economia do país. Assim, Marina representaria para a economia nada mais que a volta da velha política neo-liberalista “quebra-país” tucana.

    • fernando

      e pura verdade que vc falou marina sera carregada pela mafia ou aquele ditado faz tudo cabelo, barba e bicode.

  • hi

    O grande trunfo e “virtude” de Marina, e não é brincadeira, é: o pouco tempo para ela falar. A Marina calada é imbatível. Vocês acham piada, mas a Dilma tem que obrigar a Marina falar, dando espaço no programa dela. A mídia vai trabalhar com este imaginário coletivo “calado” de Marina, como trabalhou com Collor, uma criação do PIG. É isto que o Brasil merece!? É o maior trunfo dela.

  • Valéria PE

    Se a presidenta usar bem o espaço que tem no guia ,Marina vira fumaça .

  • jose carlos lima

    Marina soube muito bem se apresentar como uma pessoa que é contra “tudo o que está aí” quando das manifestações de junho, convocadas pela Fiat e cia em pé de guerra por conta da queda dos juros ao patamar de 5% que, na sequência, trouxe a Ana Maria Braga com sua “revolução do tomate” exibindo seu colar com a leguminosa, nesse caldo de niilismo os jovens descrentes com a politica foram as ruas e prá isso qualquer slogan servia de 20 centavos a PEC 37..,,, Marina, que de boba não tem nada, conseguiu se apresentar como a representante do “novo”, no caso o velho seria o PT. Só que de novo Marina não tem nada..,,a única novidade é que ela é uma espécie de não-candidata(veio na esteira de uma tragédia), ela é “apartidária” sem ser, Marina tem um gogó que encanta o povo com suas respostas na ponta da língua para sanar todas as dúvidas e deixar o ouvinte satisfeito, características que Collor e Jânio Quadros também tinham,…sem a menor sombra de dúvida, Marina é a candidata ideal para as grandes corporações interessadas no CONTRA O PT, QUALQUER UM SERVE e o passos para se chegar ai sabemos de cor: Primeiro vem a demonização na mídia e, em seguida, uma candidata que caiu do céu para salvar o Brasil dos “petralhas”…,,tudo muito bem traçado.,,,,se voltarmos no tempo veremos que foi assim que SP trocou o PT por Maluf que, na sequência, emplacou Celso Pitta, Serra, Kassab..,,podemos também dar uma olhada na Espanha que, por conta de manifestações “contra tudo o que está aí” elegeu um governo conservador, deixando na rua da amargura os jovens que foram às ruas…,,..não vejo pq não abordarmos assuntos que nos interessam e que são fundamentais para o futuro deste país.,,..O voto niilista não deu bons frutos na Espanha(LINK)

  • Dilma poderá ganhar votos de outros candidatos ,porque ela é honesta sincera, sabe colocar cada coisa no seu lugar, e sem duvida a melhor presidente que o Brasil já teve numa época de crise internacional, ela tira de letra, continue assim Dilma e até a vitória em outubro

    • aonde ela foi onesta deixa passar essa eleiçso se vc for pobre e vai comprar a casa dos seus sonhos ela pois um programa na televisao que hoje os pobre pode comprar oque quiser aonde isso sose for nos sonhos seu e dela ela so beneficio o pt e os ricos os pobres ela deixo dela entao bote para ela e no fututo procimo vc vai se atreprnder eu garanto para vc

  • eu nao sei que todos pode jugar a marina ela pode nao falar muito mais aquele que nao fala muito eo que fais mais entao eu nao minto vo votar para marina e se Deus quiser ela vai ir para segundo turno e esse Deus quiser ela vai ganhar essa eleiçao ela merece ela era uma mulher muito pobre e ela chego aonde ela chego hoje e potque Deus quis Assim conheça oque ela ja passo na vida depois os outros julgar

  • eduardo

    Depois que candidato para presidente morre todo mundo quer votar nesta marina, ela entrou e diz ibope que ela estar em segundo, acho que ela ganhar . Abrira a porta para corrupção, todo mundo fazer de gato e sapato, vai ter disviou de dinheiro, ela com certeza e uma das piores caditada, eu apostaria na dilma, aecio e posto everado essa seria melhor voto para dar.

  • fernando

    Hoje meu caditado é a dilma, eles fez muita coisa pelo pais, mais ainda sim falto muito, vc tambem tem que saber quais deputado federal e estadual e senadores isso faz muita diferença onde deputados cria leis para ser votador no senador para depois aval da presidente, vcs tem que saber pois presidente tem que uma boa bancada para a leis concretizar, vcs deputador federais poderia criar leis , para menor idade, para crime idiodos, prisão pendutulas, leis severas para traficantes, assaltante com quadro homicidio, aumentar tempo de prissoes, sem beneficio, isso seria grande passo pois nao aguentamos mais tanto falta de seguranca que vivemos, depois entraremos na parte da saude, muitas mundaça tem que ser feita. Porque os deputador nao votar a favor dessa lei? investir tambem empregos educação e ai vai, por isso temos que pensar, votar na marina e pedar de tempo, um otimo candidato morre num voo de aviao, marina só inocente mesmo para votar nesta mulher, pais entrará num pais colapso financeiro. Que votar no aecio e só vc lembra fernado enrique . Por isso votar na dilma ainda seria melhor escolha, e continuidade do lula. Pense direitinho antes de votar

  • assis

    vc viu a foto acima, senhora marina sorridente com morte do canditado, essa será pior presidente para pais, só bobo pra votar nessa mulher, cai a ficha brasileiro!!!, procura outro canditato pra votar, se vc nao quer votar no aecio ou dilma, vote no pastor everado, é cara critão, marina sera bote espiaratorio dos bandido em brasilia, corrupção, desviou de obra em licitaçoes, desvio em educação, sera tanto desvio, que pais terá mais ladroes do ja tens. Precisamos pensar muito antes de votar isso faz diferença, para um futuro um pouco melhor.
    Sou mais dilma mulher transparente, em suas ideia investimento tem feito, faltou mais desepenho do seu adversario politivo da oposição em voto. Mais coisa ainda pode melhora . Ate logo gente boa……..