É alta chance de corregedoria do MP punir procurador que indiciou Lula

Reportagem

 

conselho

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através de seus advogados, reclamou ao Conselho Nacional do Ministério Público contra o procurador Valtan Timbó Martins Mendes Furtado, autor do pedido de abertura do processo de investigação criminal contra o ex-presidente por suposto favorecimento da empreiteira Odebrecht.

A foi protocolada no CNMP na última sexta-feira (17/7).

Os advogados de Lula argumentaram que Mendes Furtado praticou “desvio funcional” ao interferir em apuração da procuradora titular do caso, Mirella de Carvalho Aguiar, do 1º Núcleo de Combate à Corrupção do MPF do Distrito Federal.

Após ser sorteada para cuidar do caso, Mirella emitiu despacho afirmando que os autos continham, tão somente, “narrativas do autor da representação” contra Lula, o procurador do 4º Ofício de Combate à Corrupção do DF, Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, quem fez a denúncia anexando nove recortes de notícias publicadas na imprensa nos últimos anos sobre suposta relação espúria entre Lula e a Odebrecht.

A procuradora Mirella afirmou que a fundamentação da representação não era suficiente para autorizar a instauração de uma investigação formal contra Lula. Mesmo assim, pediu esclarecimentos ao Instituto Lula e outros entidades, como o BNDES e a Polícia Federal.

Segundo um dos advogados de Lula, Cristiano Zanin Martins, do Teixeira, Martins & Advogados, o prazo para dar as explicações concedido ao Instituto Lula terminaria em 10 de julho. E o prazo para a procuradora terminar a apuração e decidir se iria converter em procedimento investigatório ou arquivá-lo iria se esgotar no dia 18 de setembro.

Todavia, em 8 de julho, dois dias antes de terminar o prazo dado ao instituto Lula para apresentar sua defesa, o procurador Mendes Furtado abriu o inquérito, dando início à investigação.

Nesta quarta-feira, 22, o CNMP aceitou a reclamação da defesa de Lula e abriu procedimento investigativo contra o procurador que abriu inquérito tempestivamente contra o ex-presidente.

A explicação preliminar dada por Mendes Furtado foi considerada incompreensível pela defesa de Lula, conforme ela se manifestou ao CNMP. O procurador argumentou que não esperou o fim do prazo para o ex-presidente se defender porque esse prazo estava se esgotando, ainda que a Procuradoria tivesse mais de sessenta dias para decidir se abriria ou não a investigação.

Pasme, leitor: o MP-DF deu um prazo de 10 dias para o Instituto Lula se manifestar e, dois dias antes de o prazo terminar, abriu o procedimento investigativo, como se aquela dezena de dias já tivesse transcorrido inteira.

Independentemente do prontuário do procurador Mendes Furtado, que já responde a inquérito no Conselho Nacional do Ministério Público por atrasar por anos providências quanto a centenas de procedimentos investigativos – contrastando, assim, com a pressa em abrir inquérito contra Lula –, o que preocupou esta página foi saber de que forma esse processo irá transcorrer no CNMP.

Informação obtida junto ao MP é a de que Mendes Furtado terá que oferecer explicação sobre por que não pôde esperar os 10 dias dados pela procuradora Mirella ao Instituto Lula para que fornecesse as informações solicitadas por ela.

Fonte do Blog consultada sobre o caso usou a expressão “impossibilidade matemática” para definir a explicação que Mendes Furtado terá que arranjar.

Como o inquérito foi aberto dois dias antes do fim do prazo dado ao Instituto Lula para fornecer documentos e demais explicações, será difícil Mendes Furtado explicar sua atitude. Os dois dias que faltavam para o Instituto entregar os documentos não fariam diferença, pois o procurador em questão teria até 18 de setembro para tomar uma decisão.

O que ficará claro nessa investigação do CNMP, portanto, é que, se Mendes Furtado esperasse mais um pouco a procuradora titular do caso já teria retornado de férias, de modo que ele se apressou porque queria ser o autor da abertura da investigação e/ou queria garantir que ela seria aberta, já que a procuradora Mirella poderia ter outro entendimento que não o de abrir aquela investigação.

Surgem, então, duas possibilidades: ou Mendes Furtado buscava notoriedade e, assim, não quis deixar a oportunidade de aparecer para a colega ou queria que a investigação fosse aberta de qualquer jeito. Ou ambos.

No caso de a intenção de Mendes Furtado ter sido – exclusivamente ou também – a de garantir a abertura da investigação contra Lula, terá que esclarecer por que desejava que essa investigação ocorresse de qualquer forma e independentemente de uma apuração responsável.

O fato é que o procurador Mendes Furtado tomou uma atitude que não atingiu a qualquer um; atingiu a um ex-presidente da República, uma figura pública de projeção internacional. Por ser quem é, Lula teve um prejuízo imagético maior do que se fosse um cidadão comum.

Conclusão: além de Mendes Furtado ser suspeito de servir a interesses políticos e/ou de ter ambicionado projeção às custas do ex-presidente, ele ainda poderá ter que responder judicialmente a Lula pelo dano causado, sem prejuízo de sanções disciplinares das quais se acredita que ele não tem boas chances de escapar.

 

93 comments

  • É importante ressaltar que o CNMP não atendeu o outro pedido dos advogados, para interromper ou encerrar o inquérito contra Lula. Segundo o Corregedor do CNMP só um recurso ao Poder Judiciário poderia alcançar este objetivo. Assim sendo, o mal-cheiroso Timbó deve estar a toda carga atrás de “notícias” para vender à imprensa golpista. Lembrando que ele tinha pedido compartilhamento de informações da Vaza Jato, pode-se imaginar novas manchetes por estes dias, caso os advogados não consigam agir judicialmente.

  • Prezado Eduardo,

    Sou seu leitor assíduo e admirador do seu trabalho sério e rigoroso, pelo que tenho em grande respeito seus posicionamentos.

    No caso, entretanto, de sua análise do campo jurídico estatal formado pelo judiciário e ministério público, todos os fatos até aqui não corroboram essa sua vã esperança; nada, absolutamente nada ampara essa sua visão. Pode estar certo: nada acontecerá a esse procurador desidioso; se ele vier a ser punido será pelos outros procedimentos já abertos pelo CNMP, mas não por este solicitado pelos advogados de Lula.

    Com todo o respeito a sua opinião, mas estou convencido que quanto à relação do governo federal e do PT com o MP e o Judiciário, você está completamente enganado.

    O PT, Lula e possivelmente Dilma serão trucidados pelo estamento jurídico; e isso não vai demorar muito, não. Pagarão caro, muito caro, caríssimo por sua ignorância e consequente falta de estratégia para lidar com o mesmo. Também não poderão alegar falta de aviso.

    O PT demonstrou ser amador ao lidar com o mundo jurídico. Essa constatação, por sua vez, em nada autoriza supor como única alternativa o “engavetador geral da República”; não, de uma coisa não se segue a outra necessariamente.

    • Também acho que nada vai acontecer a esse procurador. Pode ser que ele receba uma advertência, mais pelos 245 processos que foram engavetados por ele durante quase 11 anos. É só lembrar do caso do promotor de SP José Carlos Blat que quis se livrar de multas no Detran por meios ilícitos e ter protegido o contrabandista Law Kin Chong. Nada lhe aconteceu e só não foi exonerado do MP de SP graças ao arquivamento de todo processo que havia contra Blat pelo então procurador geral do MP, Rodrigo Pinho. Agora, quem será o político tucano que protegeu Blat na época e deu ordens para Rodrigo Pinho arquivar processos contra Blat, sem nenhuma investigação?

    • ♫ Primeiro dá uma lambidinha para depois vomitar a bile mal disfarçada… E escreve todo bonitinho, usando as vírgulas que nem um rábula recém-empapelado. Ô Policarpo! Você é parente daquele Policarpo da Vesga?

      • Sr. Jimmy Cricket, é este mesmo seu verdadeiro nome? Eu, José Policarpo Jr., tenho este nome mesmo – somente o Jr. é abreviatura óbvia de Junior.

        Não me escondo atrás de nenhum pseudônimo na seara pública; e a Internet é um espaço público da palavra. Procure um pouco pelo Google e será fácil saber quem sou. Procure no sistema de currículos Lattes e ficará mais fácil para você. Afirmo e reafirmo tudo que escrevo aqui, neste fórum e em qualquer outro. Agir politicamente também pressupõe responsabilidade, que é a contraface da liberdade.

        Tenho longos anos de militância na esquerda, de apoio de rua ao e de votos no PT. Não preciso da qualificação de ninguém para saber quem sou e dizer quem sou. Tenho clareza pessoal do lado histórico em que me posiciono e sempre me posicionei desde a campanha das Diretas, passando pela gloriosa campanha eleitoral de Arraes em 1986, pelas de Lula em 1989, nos dois turnos, até a de Dilma no ano passado. Se a Internet fosse um espaço mais civilizado, nem precisaria estar apresentando algumas das minhas credenciais – e é lamentável que tenhamos que descer a esse nível para se avaliar um argumento.

        Se o senhor, Jimmy Cricket (é este seu nome mesmo?), discorda do meu argumento, critique-o profunda e arrazadoramente, mas respeite a pessoa que o enuncia. Via de regra, o ato de tentar deslegitimar o emissário de um argumento revela a incompetência e insegurança argumentativas de quem o perpetra.

        No meu argumento, fiz uma crítica dura, pesada, ao PT, e aos líderes Lula e Dilma, mas uma crítica que é de estratégia política; e sustento essa crítica, em qualquer foro que for necessário. Assim como serei um dos primeiros a ir para as ruas para defender o mandato legítimo de Dilma Rousseff, isso não me torna cego às atitudes de ignorância política de Lula, Dilma e do PT diante do aparato jurídico do Estado. Conheço razoavelmente bem esse Poder e instância (Judiciário e MP) para saber que seus membros não estão brincando ao mirar Lula e o PT; os fatos são meridianamente claros sobre isso. Fazer essa crítica não significa, nem de longe, desejar que o desastre anunciado pela referida ignorância venha a acontecer. Todavia, deixar de fazer a crítica simplesmente por não querer sequer mencionar as consequências indesejáveis para as quais ela aponta é romantismo e fantasia, os piores conselheiros na seara política.

        Finalmente, lembre-se que o nome não anuncia o caráter de ninguém. Não escolhi ter o mesmo nome desse funcionário do Grupo Abril a quem o senhor deve estar se referindo, e em relação ao qual meu posicionamento político está a anos-luz de distância. O que fala a meu respeito são os meus atos, meus posicionamentos e minha história, e esta o senhor não conhece. Conhecendo ou não, o senhor deveria ter mais respeito ao se deparar com algo que não confirma suas preferências e sonhos pessoais.

        Por fim, e finalizando mesmo, quem diz as verdades necessárias a alguém, sem interesse pessoal algum, mesmo que tais verdades sejam desconfortáveis e duras para o interlocutor, ainda que não goze da intimidade daquele que a ouve, jamais deveria ser tido como alguém diferente de um amigo.

        • Eu admiro muito o Eduardo Guimarães inclusive já ouvi de pessoas simpatizantes do PT comentar que vê outros blogs que se dizem mais neutro, mais quanto ao seu raciocínio que eu tiro o meu chapéu, e concordo quando você coloca em foco o meu pensamento que o PT vai deixar para nós decidirmos já que os poderes a meu ver tem partido e não e o PT. Fico me perguntando com tantos indícios do Juiz Sergio Moro se colocar como amigo e proteger os tucanos, como pessoas esclarecidas acreditam nesta Operação Lava Jato, eu que me considero leiga não consigo entender o porquê do PT não poder interceder. E vai começar qual fase mesmo?
          Policarpo Jr.

  • Vendo essa foto dá para dizer que ele é uma mistura de Aécio Neves com o Tampinha Baiano.
    Ou seria filho dos dois?
    Filho político, claro.
    Os três tem exatamente o mesmo tipo de cérebro, portanto são extamante iguais em tudo.

  • ♫ A sanha dos bundas-sujas querendo se projetar a todo custo é algo indiscutível. Agora, tá na cara que ESTE bunda-suja está mancomunado com a malta do Aébrio Never, que ainda não parou de chorar de dor na tarraxa. Experimente passar pomada de xilocaína, Aébrio; mas se não passar, acho bom você encamisar o bloco. E aproveite a hospitalização para semear mais um pouco a careca. Compre também uns sapatos “Elevator”, para ficar mais altinho; ninguém gosta de careca, ainda mais tampinha…

  • um procurador que tem mais d e 245 processos engavetados, e esta para ser punido por negligencia, nao pode ser um procurador com boas intençoes. e vamos fazer uma analise de cada processo que ele tem nas gavetas. se for contra politicos a maioria deve ser do PSDB, DEM PMDB, e ele esteve atuando de forma a beneficiar esses a nao responderem processos. Um elemento desse nao tem boas intençoes.

    • Acho que a questão é essa mesmo. Está pra ser punido por sua vagabundagem, então aparece na mídia dando um recado claro: estou aqui para ajudá-los a derrubar o PT. Contem comigo, estou trabalhando junto com vocês. É capaz que ainda recebe algum prêmio na globoboca.

  • Torço para que a Justiça seja feita, o que os petistas sofrem com a perseguição de membros atucanados do MP, PF e judiciário não tá escrito. Vamos continuar acompanhando e cobrar que venha a luz quem está por trás disso, não só o promotor fanfarrão, tem gente mais poderosa e podre junto.

  • Colegas

    Perguntas de engenheiro:

    No relatório da PF by Estadão o conteúdo tarjado “branco” mostra perguntas em que é óbvio que a recuperação do Brasil passaria pela infra-estrutura, e não interessando quem ganhasse a eleição, dependeria deste vetor, por isso fico matutando o óbvio para descobrir a lona deste circo chamado Lava-Jato.

    Vê-se que a Lava-Jato tem o mesmo DNA do Mensalão;

    Quem concebeu e quem pôs em pé essa operação?

    Este cidadão/entidade (MPF, alas do STF, alas de Partidos como PSDB/mídia ou quem? Maçonaria/Opus sociedades secretas? Industriais e rentistas reacionários? Todas as alternativas) teriam noção de como respingaria e os efeitos?

    Sabia que as prerrogativas de foro seriam frágeis e depois questionadas e passíveis de anulação quando respingarem em quem não deveria?

    Sabiam que uma vez caso expostos poderiam fazer nascer uma repulsa por parte do empresariado interessado em produzir em vez de conspirar?

    Quem motivou Moro? Sabemos que foi inchado pelos holofotes, aplausos em restaurantes, prêmios e gracinhas da mídia. Ele sabe onde isso vai acabar, ou surfou a maior parte do tempo e quando viu que a coisa saiu do controle era tarde demais.

    Que forças políticas gravitam em torno do MPF e da Justiça Federal de Londrina/Maringá capazes de se aquartelar por lá, rodarem esse script e blindarem essa turma?

    Vamos ser claros, mais do que os delatores, um potencial alvo hoje pra queima de arquivo para todos os interesses confrontados seria o próprio Moro, e passível ainda de colocar na conta do Planalto.

    Modus Operandi

    O quão compartimentada é e como é articulada essa conspiração. Quais são as ferramentas para se manter em movimento? Como sabemos eles tem uma disciplina invejável? Ferramentas importadas, geridas por aliados profissionais? Interesse estrangeiro?

    Na parte mais abaixo da organização existe as operárias (pequenos repórteres editando sem o grosso da informação) Mas quem logo acima executa os filtros tão rapidamente e tão sincronizado (as Capas e Manchetes variam só pra não serem iguais), como isso permeia instantaneamente, como é articulado?

    Engenharia Reversa

    Como toda estrutura mafiosa porque uma ala legalista da justiça, MPF ainda não corrompeu um de seus membros mais acima para como na segunda-guerra revelar alguns de seus passos.

    Por mais que se trate de liberdade de imprensa e etc…, O governo e seu aparato tem que considerar que isso é um rio, um fluxo, um processo, um fenômeno que se comporta sempre do mesmo jeito, tem que investir em descobrir, aliciar e usar algumas peças desta máquina e entender como ela funciona para prever seus passos. E tudo dentro da lei, Acho que existem dentro deste moedor muitos elementos sensíveis e descontentes com essa patifaria e dispostos a evitar que nossas empresas sejam destruídas, nossos recursos naturais entregues e que nosso potencial seja preservado é um mínimo de cidadania.
    Os melhores repórteres (Azenha, Vianna, Nassif, Amorim etc..) foram demitidos ou saíram porque não querima participar desta sujeira, mas podem haver elementos capazes de colaborar estando lá dentro, porque não garimpar esses potenciais colaboradores?

    Lanço um desafio

    Toda essa Massa Crítica de comentaristas dos blogs sujos tem capacidade de sobra para fazer um raio-x dessa máquina e desvendá-la, seremos capazes?

  • Ele deveria ser demitido do cargo! Não há outra forma de punição justa para tamanho abuso de poder. Esse é o MP “republicano” que você citou em seu post anterior. Por sinal, há outro detalhe importantíssimo, sabe quem é esse tal “procurador” Anselmo que iniciou essa palhaçada, o tal que chamava Lula de “anta” na INTERNET, também representado no CNMP, segundo o Instituto Lula, e que deveria ter a mesma punição. Contudo, tenho certeza absoluta de que nada acontecerá com o tal Timbó, ele já cumpriu a função a que foi convocado, fustigar Lula usando a soma de nada com coisa nenhuma, e depois, tal qual Eduardo Cunha(que cumpre a função de “doido útil” para colocar em frangalhos o Governo Dilma)receberá o “prêmio” do esquecimento seguro. Timbó, o “célere” procurador quando se trata de atacar Lula com absurdos, responde a vários inquéritos no CNMP por sua lerdeza, já que está há mais de três anos com um inquérito sobre fraudes bancárias, salvo engano (que evidentemente não atinge o PT, senão ele o despacharia em três segundos)e também acumula há nove meses o inquérito que denunciaria os mauricinhos que causaram baderna no Palácio do Planalto, durante as “manifestações” fascistas de junho, e colocaram em risco a segurança da Presidenta da República. É esse tipo que “denuncia” Lula por fazer o que todos os ex-Presidentes(começando por FHC)fazem, no Brasil e no mundo, palestras, tentando transformá-las em lobby baseando-se nas “matérias” do ouvi dizer de nossa mídia. E ainda que fossem lobby as ações de Lula, que não são, não haveria nada de errado. Afinal , Lula deixou o cargo, tem direito de trabalhar, e estaria defendendo empresas brasileiras junto a contratos no exterior, que seriam pagos por Governos estrangeiro, antas…….. Ou ou seja, Timbozinho parece estar preocupado com a situação fiscal de países estrangeiros((enquanto isso, Serra tem revelado que manteve contato com empresas estrangeiras, enquanto candidato à Presidência, comprometendo-se a mudar Leis brasileira. E ninguém denuncia). Pausa para rir. Até a atuação da tal Mirella, embora menos fanática que a de Timbó, causa estranheza. Por que demorar tanto com algo tão vazio, uma acusação inconsistente, pois sequer acusa a prática de um crime real, feita sem provas!!!!!!!????????? Por que obrigar o Instituto Lula a “esclarecer” um despautério desses!!!!!!!!!!!!!?????? O ônus da prova cabe a quem acusa, além do mais quando qualquer jumento vê que não há crime nenhum aí. Precisaria perder tempo para arquivar essa farsa!!!!!!!!????? Se amanhã a Globo acusar Lula de armar um plano com marcianos para invadir o Brasil, o MP também pedirá esclarecimentos!!!!!!!!!!!??????? Montará uma “investigação” baseando-se em notícias da mídia!!!!!!!!!!!!????????? A que ponto chegou-se nesse país, onde o debate público é travado pelas loucuras de coxinhas da classe média ignorante, aquela que tem a profundidade intelectual dos cursinhos preparatórios para concurso público. A providência do instituto Lula foi mais do

  • Sem palavras, inacreditável!
    Como pode ser procurador com esse nível de idiotice?
    É como um trator atropelando o que estiver na frente.
    Esse Timbó deveria ser afastado do cargo para não atrapalhar o expediente.
    Infelizmente é a aculturação, o monopóleo da mídia, mentalidade da oligarquia, etc,
    Cada ataque desses deve ser aproveitado para dar lições de senso comum.
    É o que você faz, porisso gosto muito do seu blog, Eduardo!

  • Edu, difícil viver com essa canalhice toda. Apenas uma observação, no oitavo paragrafo do texto, penso que o correto seja “intempestivamente”.

      • Edu, sei que talvez não seja muito importante para o debate aqui.
        Mas penso que o companheiro Alceu tem razão.
        Entrar “tempestivamente” significa que o cara entrou no tempo correto.
        Se me permite a ousadia, uma vez que não sou bacharel em direito, a expressão é usada juridicamente de forma bem precisa. Intempestivo é aquilo que está fora do tempo.
        Exemplo, o recurso é tempestivo: o cara interpôs o recurso dentro do prazo determinado em lei.
        A contestação foi intempestiva. Significa que ela entrou fora do prazo e, como vemos por aí, independentemente do mérito, pode ser de todo desconsiderada.
        Talvez não tenha entendido bem o que você realmente quis dizer. Mas a grande discussão aqui é justamente o tal procurador não ter respeitado o prazo estipulado, portanto agindo “intempestivamente”.
        De qualquer forma, é só um comentário sem importância.
        Sobre o assunto do post propriamente dito, já opinei em outro comentário.

  • O que eles querem é tornar Lula inelegível para sempre!!! No Brasil, infelizmente não existe JUSTIÇA , existe ju$ti$$$$$$$$a.Mas o PT tem grande parcela de culpa pois se acovardou diante das arbitrariedades de todo tipo que fizeram contra Delubio,Zé Dirceu,Genoino,Gushiken,Pizzolato,Joao Paulo, etc etc.

  • É por ai…
    O direito a defesa foi flagrantemente violado. 10 dias foram sacramentados, reduzir para 8 dias é inexplicável ou melhor tem uma explicação. O processo seria realmente arquivado por total falta de provas pela procuradora Mirella.
    O fato de não se respeitar o devido processo legal temporal macula toda a ação que deve por certo ser anulada.
    Esse procurador, pelo visto, seria afastado no MPF no fim do processo de sindicância por negligencia anterior então para ele toda essa tramoia contra o Lula que deve estar sendo generosamente remunerada (dinheiro, por certo, depositado em paraiso fiscal), compensa qualquer vacancia no futuro.

    Há algo tão ruim quanto. A procuradora Mirella foi violada no seu direito funcional a condução do processo e se o CNMP não proceder com a devida firmeza a correção desse fato agora, outros arbitrios podem ser estimulados . O desrespeito a um membro da sociedade a um politico a um ex-presidente é tão ruim quanto o desrespeito a uma colega de profissão.

    Penso como você, Edu, o Lula já tem o direito a perdas e danos, indenização a vista e o Brasil por outro lado também. Houve pelo menos danos ( de dificil calculo agora) à imagem do Brasil no exterior, haja visto que outras autoridades internacionais foram arroladas aqui como co-participes de alguma corrupção a ser investigada. Portugal se insurgiu imediatamente a trama, pois o dele foi colocado na reta por essa denuncia absurda contra Lula.

    Alguém está pagando muito caro para desmoralizar o Brasil, isso está claro e não é de hoje, o que se vislumbra no horizonte, é que paises estrangeiros que tem abundado em pedido de serviços brasileiros vejam, assim como nós, que isso nada mais é jogo pesado do grande capital e como hoje o Brasil é vitima eles podem no futuro ser a bola da vez.

    Tenho fé que esse tiro saia pela culatra.

  • Lamentável esse episódio. O país se transformou literalmente na casa da mãe joana. Passe-se por cima da constituição, das leis e faz-se de tudo para prejudicar o ex-presidente, a atual presidenta e toda pessoa que for mais de esquerda. E não se toma nenhuma providência por parte das autoridades — e aí entra a nulidade do ministro da justiça — e tudo vai descambando para o caos total. E por isso não acredito que esse procuradorzinho vá sofrer alguma punição.

    • Zé Dirceu

      Blog do Zé

      Artigos do Zé

      Colunistas

      Quem é Zé Dirceu

      Entrevista do Mês

      O Processo

      E NÃO DÁ EM NADA!!! VIROU CASA DE MÃE JOANA, ONDE A DIREITA TUDO PODE!!!

      Encontro entre Lula e FHC, um exercício de pura ficção.

      23 de julho de 2015/1 Comentário/em Blog do Zé, Política e Sociedade equipedoblog /por Equipe do Blog

      A suposta reunião entre Lula e FHC, noticiada hoje, não passa de mais uma da Folha de S.Paulo para desgastar e enfraquecer o governo Dilma e alimentar a campanha pelo impeachment, que o jornal e sua direção assumiram como objetivo político.

      Simplesmente nunca houve esse contato ou pedido. Trata-se de um elemento fictício a mais no roteiro que a imprensa costuma construir sobre articulações, reuniões, interesses em torno daqueles que supostamente seriam beneficiados com a queda da presidenta. Incluindo aí as divergências dentro do PSDB entre Aécio, Alckmin e Serra, os interesses do vice-presidente e do presidente da Câmara, divisões entre as diferentes facções do PMDB — todas questões reais, mas que são utilizadas, a partir de declarações em off a jornalistas, para construir cenários e assim estimular e dar realismo à ideia do impeachment.

      Agora, como em uma novela, colocam Lula no centro do drama (isso mesmo), como protagonista em busca de diálogo com FHC para evitar o impeachment… Como em uma novela. Pura ficção…

  • Guido Mantega, Lula, Padilha…Parece que inspirados em um certo blogueiro que não ficou quieto diante de nazistas, e, tal qual Simon Wiesenthal, procura identificá-los. Vamos em frente, Edu. Abs.

  • Rio de Janeiro, 22 de julho de 2015

    PROJETO: O ENCONTRO DAS MEDALHAS

    Caros amigos (as) nós devemos preparar bem o Brasil, para receber a Olimpíada no Rio ano que vem. Pensando nisso, gostaria de sugerir um projeto: O ENCONTRO DAS MEDALHAS, um show no Rio, para homenagear os nossos atletas, que ganharam medalhas no PAN, pois eles merecem o nosso maior apoio, rumo a Olimpíada no Rio, ano que vem. Muitas vezes, esses atletas abandonam os seus lares, rumo ao sonho de ganhar uma medalha, para o seu país, por isso, eles merecem esse carinho da nossa torcida. Observação: algum patrocinador poderia organizar esse show e também arrecadar alimentos, para algumas instituições de caridade, pois fazer o bem, faz bem. Amigos (as) isso vai servir de incentivo, para que os nossos atletas continuem treinando, com mais amor e vontade.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

  • Caro Eduardo,

    Tomara que isto aconteça. Como se sabe, o Ministério Público tem sido implacável com os membros do PT, além disso, predomina o corporativismo naquele Órgão.

  • Testando hipóteses.
    Como ficaria a capa da revista Época de 17/07/2015 se não pudesse colocar o Lula?
    Fica a hipótese de o procurador Timbó ter sido comprado pela Globo para realizar o tal atropelamento.

  • Infelizmente, duvido que ele seja punido. Punidos serão Lula e Dilma, como já foram Dirceu, Genoino, João Paulo, Pizzolato e Delúbio. Livres, leves e soltos ficarão Aécio, Serra, Cachoeira, Daniel Dantas, Naji Nahas e todos os sonegadores bilionários (Globo, Itaú, Natura e outros).

    Enquanto outros países prenderam seus privateiros (Argentina, Peru), FHC continua solto e, ainda por cima, correndo o mundo para sabotar a economia brasileira, dando palestras para dissuadir empresários a investir em nosso país.

    • Bolsa Familia, nossa caixa, banco do brasil, prouni, luz para todos, mais medicos, petrobras , niobio, rio amazonas, tudo isto sera retirado do povo brasileiro, mas ganharemos salario minimo dos minimos (a presidenta da argentina aumentou o salario minimo para 28%), pelo caminho da carruagem, perderemos o SUS, as dondocas de sao paulo, mandarao caminhoes com restos de comida e roupas para os retirantes do nordeste, devido a seca, a fome para quem, agora podia comer yogurt, voltara, não haverájustiça, como NUNCA HOUVE, para as classes que todos sabem quais são, etc. Estou abismada, que coisa!

      • A minha dúvida é: os que sabotam o Brasil na cara dura, estão precificando o risco de ferrar o País, especialmente os pobres?
        Uma coisa é ferrar um povo que está acostumado às migalhas das migalhas; outra é achar que dá pra retroceder numa boa, fazer o sujeito que passou a viver um pouquinho melhor a “voltar ao seu lugar”.
        Vou um pouco além. Será que a classe média que está se regozijando com a crise que se apresenta com prognósticos sombrios (sim, conheço loucos que dizem estar felizes com isso) acreditam realmente que não serão vítimas dos maus bocados pelos quais torcem?
        Na “verdadeira” crise do segundo mandato de FHC, não foram poucos os relatos de sujeito com bom nível educacional, boa experiência, boas relações etc. e que foram enfrentar filas na frente de trabalho ou arriscaram a sorte em atividades que exigiam menos formação e tudo mais.
        Alguns não viveram intensamente aquela época e outros já se esqueceram dela.
        Seria bom relembrar…

    • Locatelli
      Isso é triste só em pensar.
      Como dói num brasileiro, saber que um ex presidente é tão ordinário,
      apequenando-se dessa forma. Dá nojo.
      Enquanto Lula, que sai pelo mundo apregoando o Brasil, seu antecessor
      faz palestras desmoralizantes contra.

  • Caro Edu. Infelizmente na atual conjuntura política jurídica midiática, virei São Tomé. Só acredito vendo. O golpe está armado e as forças da direita desesperadas pela chave do cofre. Nunca em meus cinquenta anos de vida vi tal desrespeitos as leis e a constituição. Não sei 1964, mas imagino que deve ser semelhante ou mesmo pior. Isto significa que a direita está quebrando ou quebrada. Precisa de grana com urgência. E o cofre pela primeira vez esteve fora de suas mãos. Será por 16 anos. Algo nunca imaginado pela direita.

  • É fácil entender.
    O cara está enrascado no CNMP em virtude de sua negligência.
    Com esse caso, se ele tomar uma bordoada, vão dizer que é perseguição porque ele é o procurador que incomodou Lula.
    Decerto isso até passou na cabeça de algum conselheiro: “e agora, se eu pegar esse procurador que sentou em cima de centenas de processos, vão dizer que eu fiz isso só porque ele foi pra cima do Lula”.
    Imagina aquelas manchetes canalhas da imprensa: “procurador que mandou investigar Lula é punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público”.
    99%, como já bem observado por você, Edu, só leem as manchetes. Aí, algum herói que ler a notícia até o final vai ficar sabendo, lá no antepenúltimo parágrafo, que a punição do procurador veio porque ele deixou de cumprir suas obrigações em centenas de processos que nada tem a ver com Lula.
    Foi essa a jogada inteligente do cara, a qual, aparentemente, recebeu guarida “corporativista” lá no próprio MPF.

  • É fácil entender.
    O cara está enrascado no CNMP em virtude de sua negligência.
    Com esse caso, se ele tomar uma bordoada, vão dizer que é perseguição porque ele é o procurador que incomodou Lula.
    Decerto isso até passou na cabeça de algum conselheiro: “e agora, se eu pegar esse procurador que sentou em cima de centenas de processos, vão dizer que eu fiz isso só porque ele foi pra cima do Lula”.
    Imagina aquelas manchetes canalhas da imprensa: “procurador que mandou investigar Lula é punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público”.
    99%, como já bem observado por você, Edu, só leem as manchetes. Aí, algum herói que ler a notícia até o final vai ficar sabendo, lá no antepenúltimo parágrafo, que a punição do procurador veio porque ele deixou de cumprir suas obrigações em centenas de processos que nada tem a ver com Lula.
    Foi essa a jogada inteligente do cara, a qual, aparentemente, recebeu guarida “corporativista” lá no próprio MPF.

  • Espero que você esteja certo.

    De minha parte não acredito que a Justiça brasileira tem se mostrado parcial e não trata as denúncias contra o PT com o mesmo peso e medida que as denúncias contra os partidos de oposição.

    Pode ser que punam o Procurador levemente ( para dar impressão de que são justos ) e, de alguma forma, deixem aberto o inquérito contra Lula.

    Se esse Procurador tem 245 processos engavetados, como pode estar na boa até hoje na Procuradoria?

  • Meu apoio a Levy e ao excelente ministro Nelson Barbosa…

    NÃO !!! Pela magnitude do acerto feito em muitos dos preços e tarifas administrados, nas desonerações que precisaram ser revistas a toque de caixa, e no cambio anteriormente irresponsavelmente represado, convenhamos, termos que TEMPORARIAMENTE conviver com uma inflação próxima dos 10% a.a. não é coisa doutro mundo não.

    Claro também que falarmos em taxa de desemprego encostando em 8% não chega a ser o fim da história prum país que a menos de 2 décadas teve que conviver com geração NEGATIVA por uns 15 anos consecutivos e tacas batendo em mais de 15%. (indo dos militares até boa parte do governo de THC)

    Portanto, mesmo prum país sem memória, penso que NÃO seria difícil pros agentes econômicos entenderem e pedirem um pouco mais de paciência pra sociedade, aliás, até a verem este cenário até com um certo otimismo, só que..

    ..só que o problema é que no meio do caminho tinha uma Dilma, tinha uma Dilma no meio do caminho.

    ..e junto com a pedra, digo, com DILMA, tinha a descrença, a arrogância, a teimosia, a mentira e a manipulação rasa de campanha, a inoperância, a CORRUPÇÃO que correu solta sob sua gestão, a falta de liderança e por conseguinte, ao CONTRARIO de Lula em 2008 (o da marolinha), a falta de perspectivas

    ..e é aqui que a coisa entorta, na tal mulher sapiens e em seu mandato que a esta altura parece que nunca vai terminar.

    https://www.youtube.com/watch?v=ZMFX84cZpPM

    DILMA, a bem do BRASIL, pede pra sair.

  • Retificando o comentário:

    De minha parte não acredito que a Justiça brasileira tem se mostrado imparcial e vejo que não trata as denúncias contra o PT com o mesmo peso e medida que as denúncias contra os partidos de oposição.

  • O Brasil está dividido, não só o povo mas dentro de todas as instituições. Todos sabemos que no MP também. A divisão, claro, não tem nada de ideologia – outros grandes interesses, fora o preconceito, estão em plena atividade.

    Este procurador não pode ser burro! Ele deve ter somado 2+2 e concluiu que o corporativismo vai protege-lo, como já aconteceu em Brasília.

    Aguardemos com pessimismo.

  • Wilson Maejima
    23 de julho às 13:45

    O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO – VAMOS PARA CIMA !!!
    IRMÃOS BRASILEIROS SOMOS 190 MILHÕES –
    ELES APENAS DOZE MILHÕES
    OS FILHOTES DA DITADURA – TORTURADORA E ASSASSINA – UMA
    ELITE BRANCA – INVASORA – ESTRANGEIRA -DONOS DA MIDIA MANIPULADORA – UMA BURGUESIA QUE FEDE – MALCRIADA – GOLPISTA – CORRUPTA – SONEGADORA – VENDILHONA – ENTREGUISTA – ANTIPATRIOTA – RACISTA – IMPIA – SUJA – ARDILOSA …
    Se o povo não ir a guerra contra estes vagabundos golpistas e entreguistas, vamos retroagir todos os avanços que conseguimos com Dilma e Lula , temos que derramar o nosso sangue , para amar de verdade o nosso país – VAMOS PARA AS RUAS – VAMOS PRA CIMA DELES – ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS …VAMOS PEGA-LOS NA UNHA !!!
    “Ratos, corram para fora do navio”
    O povo agora tem que se organizar – se unir – e tomar às ruas – se não formos para cima destes vigaristas – esta JUSTIÇA – PF – MP – todos vamos ficar com pecha de otários e idiotas – estes juízes corruptos NÃO SÃO DEUSES – são apenas homens corrompidos – que devem ser imediatamente destituídos dos cargos que ocupam – não representam a justiça e o interesse da população – estes corruptos VENDILHÕES estão debochando do povo – ESTES SENADORES , estes deputados federais – estes deputados estaduais – a maioria eleita pelo dinheiro da corrupção e dos corruptores – não representam os interesses e as necessidades da nossa população – eles terão que ser execrados dos seus cargos – estão defendendo os quadrilheiros – bandidos corruptos e sonegadores que se apossaram do Erário Público –
    VAMOS PARA AS RUAS – VAMOS PEGÁ-LOS A UNHA – VAMOS MOSTRAR AS NOSSAS GARRAS PARA ESTES BANDIDOS – CORRUPTOS – LESA PÁTRIA – LADRÕES …
    Esses canalhas não valem o que comem !!!
    VAMOS NOS ORGANIZAR !!!
    VAMOS AS RUAS !!! VAMOS AS RUAS !!! VAMOS AS RUAS !!!

  • Você não entendeu nada, Eduardo. Ele disse que o prazo “estava se esgotando”, ou seja, ia no caminho de se esgotar, iria se esgotar algum dia, cedo ou tarde ele iria se esgotar mesmo, quando se esgotasse todos perceberiam que o prazo esgotou-se.
    Entendeu agora, Eduardo. Nem eu.

  • Seria muita ingenuidade de nossa parte, acreditar que esse Procurador entrou sozinho nessas história.
    Sinceramente, acredito que foi escolhido a dedo.
    Há um verdadeiro aparato estabelecido para combater LULA, em todos os setores da vida pública.
    Certamente viram a ficha do Rapaz e deduziram, que mais um desvio não faria diferença na carreira.
    Como se diz na gíria, ferrado, ferrado e meio.
    Na Lava Jato, muitos pseudo delegados, esqueceram que prestam serviços ao Estado e definiram nas redes sociais sua preferência política na época das eleições.
    Por livre e espontânea vontade? Duvido!
    Orquestração pura.
    O caso desse Procurador não foge à regra.
    Me perdoem se parece teoria da conspiração;.
    Mas como falei, há sim uma máquina mortífera, formada por essa direita fascista, atuando contra LULA e o PT.
    Vemos isso em cada matéria da Blogosfera.
    Desejo sinceramente que esse Procurador, na hora da agonia, fique sozinho para ver a quem serviu.

  • No mínimo este cidadão se intrometeu e atropelou um prazo que sua colega já tinha dado! Ou a Justiça não é uma instituição íntegra e não pedaços que se comportam á bel prazer?

    Um juiz dá um prazo e o outro o modifica?!!

    É assim mesmo que funciona?

  • É uma conspiração, Edu. Nada menos do que isto.
    Quando conseguirem afastar o.Lula da disputa e entregarem o país ao Império pensam que tudo estará resolvido, mas não será assim. O próprio Império não será para sempre e terá o seu ponto de inflexão. Eles não são estadistas, não têm a visão dos estadistas, desconhecem a alma e o sofrimento do povo e atirarão um pais no caos, para satisfazer os desígnios do Clube de Bilderberg ou de quem estiver acima, regalando os serviçais endinheirados que aqui vivem e hoje, como o fizeram por 500 anos, oprimem econômica e mentalmente o nosso povo. Creio que se arrependerão do que estão por fazer quando as consequências avultarem, em médio prazo, e acabarão por recorrer ao prisioneiro (se este ainda tiver forças, como Mandela) para reconciliar a nação, juntando-lhe os cacos estilhaçados. Trata-se de uma guerra de transição de época entre uma elite exploradora, insensível e míope e uma nova era que terá de vir, inapelavelmente, por força das mudanças evolutivas. Isto trará muitas dores e humilhações para o nosso povo. Mas, o grande vetor da aniquilação do nosso sonho de país rico, livre e soberano está na velha mídia das 9 famiglias. Até que se elimine esta mídia canalha e detone-se a influencia e o poder dos seus donos, teremos a imperar a manipulação, a mentira, a traição, a injustiça, etc., etc. A mídia que aí está nada menos é do que a voz desta Casa Grande selvagem, retrógrada e racista que jamais enfrentou uma guerra para valer, que jamais viu todo o seu patrimônio ser destruído como na Europa e ter que sair do nada para reconstruí-lo com a colaboração de todos, sem escravos para reunir o que foi despedaçado pelos canhões e bombas.

  • Valtan Timbó Martins Mendes Furtado
    245 processos engavetados.
    “Timbó” é um cipó venenoso que os indígenas usam para matar peixes.
    Furtado no Aurélio é: Gerúndio do verbo furtar.
    É, dá pra entender.
    E ainda tem um “mendes” para completar uma análise menor.
    Viva o Brasil!

  • O cerco está se fechando a cada dia.
    Você vai ver quem é que vai ser punido, além da quadrilha de patifes do primeiro escândalo.
    Seu governinho esquerdopata de mentirosos, corruptos e incompetentes cai de podre a cada dia. Todos voltarão pra onde jamais deveriam ter saído: a lata de lixo da história.

      • Tem razão Eduardo, a ditadura torturou e matou dezenas de milhares de brasileiros, deixou o país na pobreza completa e tudo o que fez foi para beneficiar os ricos. Ainda bem que o PT veio para salvar o Brasil.

  • Como são as coisas denúncias veiculadas na imprensa podem ser motivo para investigarem o Lula mas denuncia do delator Youssef que Aécio recebia cento e cinquentinha de Furnas não motivou nenhum procurador a investigar.

    • Pra uma coisa serviu seu comentário, para eu saber que Chicana é “Ato pelo qual se usam meios inescrupulosos e condenáveis para prejudicar a parte contrária no processo, dificultando a ação, criando embaraços, montando ardis, tais como a retenção capciosa dos autos, o abuso de direito e as citações falsas de leis ou autores”. Explique porque se trata de Chicana o que os advogados do Lula propuseram.

  • Rio de Janeiro, 24 de julho de 2015

    EXPRESSO FUMACÊ 2015

    Caros amigos (as) anos atras eu tive a ideia de criar o Expresso (Trem) Fumacê, para ajudar combater os focos do mosquito da dengue e alertar o povo, que usa a Supervia, mas parece que as nossas autoridades, não ligam para os problemas que afligem o pobre povo. Infelizmente quantos mais, por causa da incompetência de alguns, vão perder as suas vidas?

    Rio registra 221 casos por dia de dengue e 15 mortes no ano

    Contaminados em seis meses superam total de 2014. Autoridades temem epidemias no verão

    CAIO BARBOSA

    Rio – Os números da dengue no Rio de Janeiro em 2015 colocaram em alerta as autoridades de saúde pública, com vistas ao próximo verão. Somente neste ano já foram notificados 48.797 casos suspeitos da doença em todo o estado, segundo a Secretaria estadual de Saúde. São nada menos que seis vezes o registrado nos 12 meses de 2014, quando 7.819 casos foram notificados.

    O número de mortos, de janeiro a julho deste ano (15), segundo o Ministério da Saúde, já é superior ao total registrado no ano passado, quando 10 óbitos foram registrados. O órgão estadual, no entanto, confirma apenas 10 mortes também este ano. “Isto é um prenúncio de epidemia no verão. Nas outras vezes que tivemos tantos casos assim nesta época no ano, sofremos no período mais quente”, explicou o infectologista Edimilson Migowski, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    O infectologista Edimilson Migowski teme que o aumento da dengue no inverno tenha reflexos no verão
    Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
    O subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, também admite o problema. E pede o apoio da população, sobretudo nas cidades de Campos dos Goytacazes e Itaperuna, onde houve epidemia de janeiro a maio. E ainda há um grande índice de transmissão da doença. Macaé, Rio das Ostras e Saquarema também estão sendo monitoradas.

    “A dengue se comporta de maneira cíclica. É pouco provável que a gente tenha uma grande epidemia, mas provavelmente teremos epidemias localizadas”, explica Chieppe. A solução para o problema é conhecida pela população: evitar água parada. É a forma mais eficaz de combater o mosquito transmissor. “Cerca de 80% dos criadouros se dá na casa das pessoas. Então, é muito mais um problema de cada um de nós do que do governo. Todo mundo tem que fazer a sua parte”, explica Edimilson Migowski.

    Pílula contra o mosquito

    A pesquisadora Elisabeth Sanchez, da Fiocruz, desenvolvou após anos de estudo um comprimido que se dissolve na água e libera microorganismos que intoxicam a larva do mosquito da dengue.
    O produto será colocado no mercado pela empresa BR3, mas somente após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que não deve acontecer até o próximo verão. É possível, no entanto, que já esteja disponível para prefeituras de todo o país.

    Aedes aegypti: Fiocruz desenvolveu pílula que combate o mosquito
    Foto: Banco de imagens
    O composto, colocado em um recipiente com água, inviabiliza o criadouro do mosquito por um período de 60 dias. E segundo a pesquisadora, é inofensivo a humanos.

  • Não há saída mágica.

    Os erros cometidos nos últimos anos foram bárbaros

    ..desoneração destrambelhada, congelamento no cambio, represamento de preços/tarifas, aumento substancial nos subsídios e incentivos ao consumo de porcaria, atrasos-aditivos e cancelamentos de muitos investimentos em INFRA, fora a explosão nos programas sociais que, ATÉ HOJE, não alcançaram a tal redenção das camadas mais populares. (uma conta que, SEM CPMF pra ajudar, só de Bolsa Família custa mais de R$ 30 bi/ano)

    Sim, em um ou noutro ponto, hoje tenta-se corrigir tudo ..e isso gera impacto inflacionário ..pra contê-lo, só com corte forte no crédito, com aumento do custo do dinheiro, desaquecimento forçado com redução dos gastos e investimentos do Estado, com perda de emprego e de renda das famílias ..um circulo vicioso perigoso que auto alimenta a depressão, esta que ainda foi agravada pela DEMORA em se tomar estas medidas mais do que retardatárias

    O mercado fala em JUROS PLACEBO de 14,5% ainda pra 2015 (numero extravagante pra remunerar rentistas e IMPRESTÁVEL pra conter inflação por choque de tarifas/cambio) ..a tudo diz-se que o ESTADO pagará ao ano R$ 400 bilhões de juros

    Na entrevista os ministros disseram que dos 1,2 tri de gastos, apenas pouco mais de 0,1 deles não estavam atrelados a gastos obrigatórios ..qual seja, sobra pouca manobra sobre os gastos, mas um OCEANO pela conta de juros

    De qq forma, não bastasse a fraqueza e tibieza, as limitações dantescas de Dilma, ainda temos como parte da equação o saneamento da Petrobrás (cujos números ficam de fora desta conta) e claro, o risco de vermos novos desdobramentos advindos da Lava Jato travarem o que ainda consegue andar no país.

    em tempo – Noblat num de seus artigos diz não saber direito pq LULA se tornou inimigo de THC ..algumas pistas:

    – os exageros havidos com o Mensalão (afinal, um ESQUEMA importado e copiado dos tucanos)

    – a tentativa de desconstrução e de implantação do CAOS no 1o mandato de LULA (apagão, febre aftosa, depois amarela, caos aéreo etc)

    – e o fim da CPMF que alijou o governo do “nunca-dantes” pra todo sempre ..aliás, CPMF, ainda uma ótima opção pra se começar a desatar este nó

    • Nem tudo é o que parece ..mas não se anime muito

      ..se fossemos levar em conta só os passivos do Estado, a tal divida BRUTA, a situação era impagável e insustentável no CP e LP ..mas temos os ativos, e estes podem, em tese, ser melhor entendidos quando vemos a evolução da divida BRUTA x a Líquida

      Veja a evolução sobre o PIB, da divida BRUTA e líquida, no tempo

      http://www.fpabramo.org.br/fpadefato/?p=670

      Pelo lado da divida BRUTA vemos que sua evolução frente ao PIB não para de crescer desde 2010 (e hoje já estaria em torno de 65% do PIB), Pesa neste quadro, dum lado, o próprio nível do PIB, e doutro, o nível do juros que, IMPAGÁVEL se só pelo superavit primário, acaba sempre sendo capitalizo ao montante dos passivos.

      ..elo lado da divida líquida podemos ver que ela é mais contida (inclusive caindo MUITO desde THC) ..sobre ela, fora a evolução da divida bruta, pesam os abatimentos que temos pelos créditos dados ao BNDES que compõe a bruta (daí a relevância de se analisar seus subsídios e beneficiários) e a própria valorização em reais das reservas cambiais atuais (um BUZILHÃO amealhado pelo ciclo das commodities e pela própria atração de investimentos externos feitos na ultima década ..apesar dos pesares e da farra de DILMA com as contas externas).

      Claro que numa situação de recessão os créditos do BNDES tendem a ficar mais incertos, fora de remuneram menos o tesouro do que o ônus da selic, e fora tb de estarem sempre espalhados no LP, carregando consigo maiores incertezas.

      veja que texto interessante e elucidativo

      http://www.brasil-economia-governo.org.br/2011/09/12/divida-bruta-e-ativo-do-setor-publico-sao-imprescindiveis-para-se-avaliar-o-equilibrio-fiscal/

      Mais uma curiosidade, o tal mercado se importa muito com os gastos e por ele esta fazendo mó estardalhaço.

      Pior que ele dá de ombros quanto ao montante se refere a juros, uma rubrica muito mais significativa ..curioso tb que a própria constituição deixa uma tremenda porta aberta quando o assunto é SELIC, ou melhor, serviço da divida.

      Ao analisarmos o artigo 166 da constituição vemos que este se cercou de inúmeras garantias e cuidados quando o assunto é investimento e gasto corrente (um assunto dado ao Executivo e ao Legislativo eleitos), já quando trata de “custo da divida”, o artigo 166, 3o $, II – a, a carta deixa a coisa solta e ao sabor do voluntarismo de quem estiver entronado no BC

      ..mais, dizem que este item constitucional NÃO foi aprovado em 1o turno pela Constituinte, entrando sorrateiramente para os anais constitucionais da Nação somente quando da votação final da carta MaGda ..e parece que ninguém percebeu, nem NELSON JOBIN, o revisor-rasurador, muito menos eu que não estava lá pra conferir

      http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10662925/artigo-166-da-constituicao-federal-de-1988

  • 18:13

    Como é bom dar uma chinchadinha na direita!
    Uma? Uma, SÓ, não: duas, três, quatro! QUATRO!!!!
    De quatro é melhor, muito melhor!
    É um prazer quase sexual…
    Mas, AINDA muito mais do que isso,
    é mesmo um prazer soxial,
    quer dizer social…
    Esse PT!!!! Fez os tucanus tomarem de QUATRO!!!!
    É por isso que eles estão tão furiosos!: Já tomaram de QUATRO do PT!!!!
    Ley de Medios JÁ ! ! ! !
    Lula 2018 ! ! ! !

  • Espero que o Conselho do MP cumpra a sua função e processe o tal do procurador aecista Timbó, ele praticou crime e tem que pagar perdendo o cargo (pois não é a primeira atitude suspeita e ilegal desse procurador).

  • Edu,
    Não se iluda.
    O CNMP é uma farsa. Que atuação séria você já viu nesse órgão? Aliás, o Aébrio conseguiu inclusive colocar seu dileto amigo Jarbas Soares Júnior, ex-procurador-geral de Justiça de MG, que muito lhe protegeu, como membro desse conselho.
    Esquece, meu amigo.

  • O que nós brasileiros podemos esperar desse famigerado Ministério Público? Enquanto o Di Grandis comete um crime escondendo pedido de investigação do Ministério Público suíço sobre a corrupção que campeava no metrô de São Paulo, só porque envolvia tucanos de alta plumagem, o Timbó comete o crime de instaurar processo de investigação contra o ex-presidente LULA antes do prazo dado pelo próprio ministério público, para apresentar defesa contra futricas publicadas na mídia golpista, na tentativa de desgastar o figura do ex-presidente. Uma instituição tão pesada aos cofres públicos que serve apenas para fazer politicalha rasteira.

Deixe uma resposta