JN deu um jeito de vincular Lula à prisão de Dirceu

Reportagem

jn

Chega a ser inacreditável o que está acontecendo no país. José Dirceu e Eduardo Cunha foram acusados pelo delator Julio Camargo. O primeiro está preso, o segundo sai distribuindo ameaças, sofre acusações de pressionar testemunhas e nada acontece.

O Estado de Direito não existe mais. Pessoas são presas sem flagrante, sem provas, sem julgamento, sem juiz e sem júri.

O absurdo é tanto que José Dirceu conseguiu ser preso enquanto cumpre pena de prisão, ainda que domiciliar, mas tendo telefones grampeados, visitas e locomoção controlados, sem qualquer possibilidade de interferir em nada.

Mas se alguém pensava que o auge do absurdo tinha sido atingido, o impensável aconteceu. Na edição do Jornal Nacional desta segunda-feira, 3 de agosto de 2015, uma “reportagem” trata de vincular o ex-presidente Lula a Dirceu.

Em reportagem sobre o ex-ministro, o repórter da Globo pergunta ao procurador do MPF Carlos Fernando Lima:

— O Lula pode ser investigado? Como é que está essa questão?

Resta saber que “questão” é essa… Há alguma acusação contra Lula? Por que ele deveria ser investigado? O Ministério Público deu alguma indicação de que Lula é suspeito, para a Globo mandar seu pau-mandado perguntar se o ex-presidente “pode ser investigado”?

Abaixo, o trecho da reportagem em que o JN deu um jeito de implicar Lula em rede nacional.

Em rede nacional, o procurador dá esse olhar significativo após a forma como foi feita a pergunta. Virou esculhambação. O que você acaba de assistir, leitor, foi a um diálogo ensaiado e encenado para ser apresentado em horário nobre.

Neste momento, só o que importa no Brasil é restaurar a democracia. Enquanto a lei continuar sendo usada de formas diferentes dependendo da orientação política das pessoas, podemos ter certeza de que o Brasil deixou de ser uma democracia.

Mais uma vez, este Blog insiste em que a única forma que resta para impedir que este país se transforme em uma ditadura midiático-policial-jurídica será pedindo observadores internacionais para a política interna do país.

Como, quando e por quem isso será feito, não sei. Mas é bom que seja feito o quanto antes. No ritmo em que caminha, o golpe ocorrerá em agosto.

  • Thal Caló

    Não duvido que mais a frente não prendam o Lula, visto que esse Governo amorfo e traíra parece que esqueceu de lutar. Dilma é uma decepção, que fique com sua bela fama de honesta depois de deixarem desconstruir totalmente a esquerda.

    • Vinicius Fluminense

      Concordo com você, tô muito desanimado, Dilma a grande decepção, omissa, covarde, medrosa. Estou envergonhado de ser ptista, neste fim de semana fui ao boteco que sempre frequento, tive que ir embora pois lá sou conhecido como ptista , fui ofendido e fui embora para que as coisas não piorassem. Triste fim de uma luta de 33 anos.

      • edna

        Grande Presidenta Dilma. Coração Valente. Aja coração pra enfrentar essa mídia essa oposição e esse PMDB.

      • Mário

        Ainda dá tempo de você sair da minoria dos 7% que aprovam Dilma e ir para a maioria dos 93% que desaprovam Dilma/PT. E ir para a rua dia 16 de agosto, protestar contra o desgoverno do PT, alta de juros, desemprego, crise econômica, alta dos combustíveis, energia, impostos, corte de direitos trabalhistas, petrolão, eletrolão, e toda corrupção deste desgoverno.

  • Trazibulo Meireles

    A insegurança está instalada em nosso país, temos um STF que ficou a marca da última presidência de Joaquim Barbosa, controlado pela mídia quando da presidência deste e, agora, amofinado sem poder de reação ao assalto que está sendo feito ao Estado Democrático de Direito.
    Da mesma forma, no executivo temos uma presidenta sem reação, atônita, amedrontada os fatos recentes falam por tudo.
    O Legislativo é uma falta de vergonha, acho que até pior do que o Severino Cavalcanti que era café pequeno para a esperteza do achacador Cunha. Renan é raposaa velha que esteve bem comportado enquanto a presidenta mantinha bons níveis de popularidade, mas que mostrou as suas garras, atualmente.

  • Carl

    Concordo plenamente com você. Esse pedido não será feito pela presidenta, pois ela insiste em manter o zé da justiça no poder. As vezes penso que essa mulher uma tucanalha enrustida ou ela é desprovida de inteligência. Obrigado Lula por você ter indicado um poste para a presidente.
    Tantas conquistas para no final voltarmos a estaca zero e tudo isso se deve ao fato d que o Lula sempre acreditou que ser o Lulinha paz e amor a direita raivosa iria deixá-lo em paz. Puro engano. Já escrevi sobre isso várias vezes e há um bom tempo.

  • Salvador Ferreira

    Meu Caro Eduardo, que os deuses nos protejam.

    Presidenta Dilma, pelo amor de Deus, chute esse “zé da justiça”
    e CHAME e REQUIÃO se queres salvar o seu e o nosso pescoço!

  • Luís Guedes

    Caro Eduardo, pra que serve o ministro da justiça?

  • Luís CPPrudente

    O Governo Dilma republicanamente continua dando dinheiro público (através da publicidade) para organizações criminosas que fazem de tudo para derrubar o Governo Dilma.

    Já o STF é a casa da covardia, dos covardes e dos vermes, estes dizem defender a Constituição do Brasil, mas tem medo de que as famiglias do PIG faça algum achaque jornalístico contra os integrantes covardes e vermes do STF.

  • Caro Eduardo,
    Parece que estamos vivendo um filme de terror. Porém, é real. Eu continuo defendendo a esquerda, o PT, Lula, mas a minha cota de defesa da Dilma se esgotou. Desde as eleições estamos vivendo um clima de apreensão, de derrotados. Estamos sem um norte. A Dilma não tem iniciativa, seus assessores só pensam neles. Não temos ministro da justiça.
    Parece que a Dilma vive num outro mundo, o caos está sendo institucionalizado e ela segue muda. O Lula tem suas limitações, pois, não é o presidente. As pessoas querem defender a democracia, não tem a quem seguir e nem o que defender. O governo não orienta e com isso parte da sociedade fica sem saber como agir.
    Será o retrocesso enorme um golpe para o Brasil, mas tudo indica que diante da inação deste governo, o futuro parece bem claro.
    É incompreensível.

    • ivete França

      Estou desesperada. Sou simples prof estadual aposentada e estou sendo acuada em academias, nas conversas e sem um norte a seguir… esperar o regime cair neste mes de agosto? Não virá nenhuma reação de alguma liderança?Que nos estimule a lutar pela democracia? Pelos avanços sociais que já tivemos?

  • naldo

    Sr. Eduardo, acho que já era, se o PT como governo está se saindo mal assim imagine na oposição, e essa da presidente, meio cega da situação de tirar ministerios do PT e encher o governo com o pmdb foi a gota d´agua, dos históicos do PT só falta prender um, isso depois de mais de 12 anos de governo é uma incompetencia imperdoavel,.

  • ELG

    O golpe está sendo armado e ataca em todas as direções: lideranças do PT, o plano de desenvolvimento nacional, o site 247 etc. É a maior ofensiva da direita desde 64. Como alterar isso agora? O governo precisa reagir, ir pra luta defender suas conquistas e convocar a militância. Não pode ter medo de defender seu projeto. Por favor, diga isso aos líderes, Eduardo. Obrigado e boa noite.

  • Antonio

    Este país nunca foi uma democracia, vivíamos um arremedo que servia e serve para aos detentores do poder, econômico e político.
    Os governos Lula e Dilma tentaram mudar o país e as mudanças incomodariam, e muito, os detentores do poder real.
    Tentaram a mudança aparelhando o estado para que fosse republicano, deram força ou criaram órgãos de controle, promoveram a distribuição de renda, promoveram o ensino em todos os níveis.
    Atuaram fortemente para que obras de infraestrutura fossem feitas, algumas a “toque de caixa”.
    Por doze anos o país cresceu e se desenvolveu. Tenho alguma idade e não me lembro de ter passado tanto tempo sem sobressaltos.
    Enquanto os presidente agiam para desenvolver o país a ponto de termos recuperado nosso orgulho de sermos brasileiros, membros do partido dos presidentes e dos partidos aliados agiram de forma desonesta aproveitando-se do poder para enriquecer.
    Tanto os presidentes Lula e Dilma quanto os membros do PT e dos partidos aliados esqueceram-se de uma lição simples que é dada dia a dia pelos conglomerados industriais.
    Cito o caso das cervejarias, temos uma ou duas grandes que controlam a produção e a distribuição. Também temos fábricas menores que atendem a uma região específica, seja porque o mercado atendido por elas é pequeno ou apenas não interessa às grandes.
    Elas existem e subsistem enquanto não incomodarem ou não avançarem sobre o mercado das grandes.
    Quanto isso acontece, das duas uma ou compram ou praticam dumping que leva ao fechamento da menor.
    Aconteceu e acontece na política!
    Por duas vezes aceitaram Lula, na terceira, em que Dilma foi eleita, os episódios aborto e atentado com bolinha de papel já davam o tom do que seria, não só a eleição mas todo o governo Dilma.
    A “bola foi cantada” e não deram importância.
    Dilma inexplicavelmente manteve no ministério da justiça um sujeito que até agora não disse ao que veio.
    Dilma com sua crença republicana não atentou contra as manifestações que começaram em 2013 e as que se seguiram.
    Baderna pura era e foi tratada como livre manifestação em um país democrático.
    Lula foi relapso na escolha de membros para os tribunais superiores e quando podia não encaminhou projeto de lei sobre o controle da mídia como era desejo do seu ministro e muito menos tocou em reforma política.
    Dilma venceu uma eleição dificílima e em seguida fechou-se no palácio. Foi acuada por um moleque que serviu de porta voz das correntes mais atrasadas do país. Que fez ela? Nada!+
    A economia dava sinais de esgotamento e era preciso uma arrumação, é inegável.
    A presidente ao invés de buscar apoio com seus eleitores e com os brasileiros de forma geral, fechou-se no palácio. A única aparição que tivemos foi uma entrevista no Programa do Jô.
    A presidente está sendo ameaçada, sua família, sua filha ou seu neto?
    Essa gente mata, sabemos disso.
    O que não se compreende é o estado catatônico da presidente com o país se desmanchando há mais de 10 meses.
    Enquanto isso, para coroar, José Dirceu e seus contratos continuou agindo em benefício próprio. Ele e outros usando o argumento – Eles também fazem!
    Fazem mas não são estúpidos como José Dirceu e cambada!
    Defender José Dirceu hoje é impensável.
    Todos os contratos são e podem ser legais, mas acima de tudo são imorais, completamente imorais.
    Ele é o único que não poderia ter feito o que fez. Não poderia ter usado o poder conquistado a duras penas para montar um feudo para si e seu filho no Paraná.
    Todas as ilações e suposições usadas pelos promotores delegados e juiz da Lava Jato foram feitas ao arrepio das leis, está claro como o dia que o primeiro objetivo daquele bando é destruir, não o PT, mas o que os governos Lula e Dilma patrocinaram e promoveram. A soberania do nosso país e do nosso povo!
    E os promotores, delegados e juiz só puderam fazer o que tem feito porque homens como José Dirceu fizeram o que fizeram.
    Dele talvez seja a maior culpa pelo que irá suceder daqui para a frente neste país que provavelmente entrará em um caminho sem volta para tornar-se um país de terceira classe, muito pior do que o México.
    Um país de joelhos, com seu povo de joelhos um país que nunca será uma nação.

    • Salvador Ferreira

      Impsionante ! (by Chico Anísio)

  • Gomes

    Como comentei no outro post, a “marcha sobre Roma” tupiniquim se aproxima do palacio do planalto. Em 1922 Mussolini e sua turma tomaram o poder sem reação das instituições italianas. Estamos vendo uma reprise disso aqui. Dilma não manda em mais nada. Quem manda no país é essa turma aí do vídeo. Antes que me esqueça, pergunto: o republicanismo do PT veio mesmo pra ficar?. Parece piada mas só quem salva a Dilma agora são os militares das três forças. Acordos para dar o poder a Temer ferrará o PT do mesmo jeito.

  • Não acredito que observadores internacionais sejam suficientes para dar conta da atual situação.
    Mas também não sei o que poderíamos fazer para contrapor este movimento.
    Uma vergonha!!!

  • Guilherme

    Calma, muito água irá rolar debaixo desta ponte, se estes caras fossem tão bons a Dilma não teria sido reeleita. Não é só a direita que conspira, o universo também tem as suas surpresas.
    Sempre achei que a política é a arte de se engolir sapos, não adianta desesperarmo-nos, o desse pessoal esta guardado, na hora certa hão de ser desmoralizados.
    Por onde anda hoje o Roberto Jefferson, o Joaquim Barbosa? A desmoralização completa os aguarda, a história fará justiça ao José Dirceu, Genoíno e outros.
    Desde o mensalão o Universo conspira a favor da esquerda, o universo escreve certo por linhas tortas, no fim, esta Lava Jato será o tiro de misericórdia, não no PT, e sim, nesta direita pilantra.

  • Carlos Alberto Belmonte Chaves

    O Lula , a mãe do repórter ,os irmãos Marinhos o FHC a vó do Badana , a mãe Joana em suma qualquer um em tese pode seri investigado e todo mundo sabe mas por que colar o Lula talvez porque o próprio Zé Dirceu já tenha ligado antes Lula a sua prisão e o os fatos que levaram a termo.Neste aspecto não se pode culapa a globo por isso o próprio Zé já fez a ligação do lula a ele.

  • Antoniokings

    O inacreditável é que o Governo continua veiculando propaganda na Globo. Hoje assisti mais uma. Santa inocência!

  • Claudio

    Nenhuma pessoa esta isenta de ser investigada, desde ela não seja o AÉCIO NEVES, citado com todas as letras pelo Youssef, com vídeo e tudo, mas homenageado, segundo suas próprias palavras. pelo MPF.

    Para o mundo que eu quero descer!

  • Elza

    Boa madrugada Edu, fui dormir e a insônia tomou conta de mim, tive que levantar, a tristeza é tanta que nem pra chorar ou dormir deu, ficamos completamente sem ação, como disse o Blog Tijolaço: O Governo fraco faz fraca a forte gente…. o deboche é tanto que agora prendem um preso, contra Dra. Catta Preta nada podia ser feito, sigilo advogado- cliente, mas nesta 356ª fase da Lava Jato , divulgam que a Policia Federal ouviu diálogos entre advogados, como? e o sigilo advogado-cliente? Quem deveria comandar a reação seria o governo, mas estamos sem governo, estamos sem stf, estamos sem aqueles corajosos membros do Ministério Público que há alguns anos tanto nos orgulhavam e até mesmo os militares assistem a derrocada dos programas de Defesa sem reação… Assim como você acredito que o que tiver que vir sobre nós virá em agosto e sem nenhuma reação…

  • Concordo contigo Edu. O fascismo se instalou nas instituições brasileiras e através dos grandes medios de comunicação se instalou também em corações e principalmente das mentes de parcela significativa do senso comum brasileiro. Extirpar este mal exige que as forças democráticas se movimentem e convençam corações e mentes sobre o que acontece de fato. O PT e sua direção parecem reviver a social democracia européia diante do fascismo de Mussolini na Itália e do Nazismo hitlerista na Alemanha no século passado. Um torpor insano parece paralisar a direção do maior partido que a classe trabalhadora conseguiu erguer no ocidente na história recente. Se sucumbir o PT, sucumbirá a democracia. E para além dos fascistas e seus aspirantes, responsáveis serão também os dirigentes da esquerda que deixaram os militantes órfãos de idéias, rumo e direção. Ainda dá tempo de acordar. Mas não resta muito tempo.

  • Rodrigo SB

    O PSDB virou uma religião.

  • Jorge Portugal

    De duas coisas eu tenho certeza! Uma é que vou morrer, a outra é que votei num poste mesmo.

  • Euler

    A Lava Jato e Eduardo Cunha têm tudo a ver, ou seja, são duas faces de uma mesma moeda. O primeiro representa o estado policialesco seletivo que a direita já implantou no Brasil; o outro, representa e apoia o programa reacionário da Casa Grande, que finalmente está emplacando reformas trabalhistas (terceirização de atividade-fim), nos direitos humanos, na redução de maioridade penal, contra a comunidade LGBT, etc. Tudo isso só está sendo possível diante da crise interna – e externa – e a fragilidade do governo federal, incapaz de construir articulações que barrem estes ataques.

    A Lava Jato é a expressão do discurso da direita como os de Sheherazades, Datenas e outros, claro que atingindo somente o PT e blindando o PSDB. Um dos objetivos do estado policialesco é justamente criar um clima de terror no país, em todas as áreas. Na economia, a Lava Jato se preparou para engessar os setores estratégicos, como o petrolífero, a indústria naval, a engenharia civil, a energia nuclear e o sistema Eletrobras, desde que não investigue Furnas, por razões óbvias.

    O prejuízo nessas áreas, inclusive em desemprego, é infinitamente maior do que a soma das propinas acumuladas nos últimos 20 anos, pelo menos. Em plena crise brasileira, a mídia elegeu este estado paralelo chamado Lava Jato para fazer o show semanal, criando desesperança, ódio aos políticos, sobretudo do PT e blindando o PSDB. Eles querem isso: criar um clima social de paralisia, que aceite qualquer golpe como algo normal ou até desejável face à “roubalheira” denunciada seletivamente pela mídia.

    Podemos dizer que a Lava jato, assim como os caciques tucanos e a mídia, está acima da Lei. Não existe qualquer fronteira ou delimitação para a ação do complô do Paraná. Claro que este esquema não nasceu do nada. Ele está ligado a um processo golpista, que tem na mídia a principal sustentação, além, obviamente, do sistema de poder existente no Brasil, que o PT não conseguiu ou nem tentou mudar. Pelo contrário. A PF hoje está, salvo exceções, instrumentalizada pela oposição golpista. A justiça, exceções à parte, idem.

    O que explica o total “desaparecimento” de escândalos como: Operação Zelotes, do HSBC e do Trensalão, só para ficarmos em três exemplos, com fartos indícios de sonegação de impostos, pagamento de propinas, lavagem de dinheiro? Claro que estamos diante de um moralismo seletivo, que está sendo empurrado goela abaixo do país com consequências desastrosas. É o golpe.

    O Estado policialesco é assim: ele substitui o poder que emana do povo por ações espetaculosas, sempre seletivas, contra um alvo determinado, e sustentado em propaganda sem o contraditório. Na Alemanha de Hitler, eram os judeus; na maioria dos países do Ocidente durante a Guerra Fria eram os comunistas; na Rússia já burocratizada, após a Revolução de 1917, Stálin eliminou fisicamente todos os principais dirigentes do Partido Bolchevique – todos com longo histórico de dedicação às lutas em defesa do povo russo. Com suas famílias ameaçadas e o total controle da imprensa pelo grupo de Stálin, estes dirigentes tiveram que confessar a traição ao país, sendo eliminados em seguida.

    A Lava Jato faz algo próximo disso: primeiro, prende seletivamente baseado em supostos indícios; ameaça familiares do preso e acaba arrancando a tal delação premiada justamente daqueles que mais roubaram e receberam propinas – e que em breve estarão livres. O objetivo da Lava jato não é alcançar estas pessoas, mas forçá-las a denunciar o PT. Quando, por algum descuido, os delatores citam caciques do PSDB – caso do mensalão de Furnas para Aécio, ou das sacolas de dinheiro para Anastasia, tudo supostamente, claro, ou do início das propinas na era FHC – logo o juiz diz que não vem ao caso e não manda investigar coisa alguma. O próprio grupo de policiais federais e promotores que cerca o juiz Moro, tal como este, são claramente antipetistas. O que já deveria ter provocado uma mudança na composição dessas equipes.

    Diante desta realidade, acuado e sem apoio entusiasmado das massas – em crise e com cortes levyanos é difícil ter apoio de massa – acho que cabe ao PT abrir mão mesmo do poder formalmente para o PMDB de Renan, Sarney e outros, que são profissionais no assunto, e através do Senado, principalmente, poderiam mudar toda essa dinâmica do programa reacionário de Eduardo Cunha, e coibir as ações da Lava Jato. Os policiais federais da Lava Jato não suportariam uma pressão direta do Senado, se convocados para depor em CPI e terem que explicar a metodologia de trabalho aplicada, os vazamentos seletivos, o grampo nas celas, suas manifestações ideológicas nas redes sociais, e por que não investigaram as denúncias contra Furnas, etc. Isto daria até base para o Ministério da Justiça, talvez com outro ministro, determinar o afastamento dessa equipe.

    O PT precisa fazer política, mesmo que formalmente tenha que abrir mão do poder para o PMDB, repito, o que constitui algo bem menos nocivo ao povo brasileiro do que o estado policialesco que a direita, liderada pelos tucanos, pela mídia (maior partido golpista da oposição) e associada ao grande capital estrangeiro está impondo ao Brasil. Na prática, o PT já não tem mais poder nem junto aos órgãos do governo federal, como a PF. O PMDB, exceto o de Eduardo Cunha, que é a cara do golpe, tem mais traquejo, e malandragem mesmo, para lidar com os golpistas

    Seria uma forma do PT ganhar um tempo para respirar e voltar a conversar e fazer política com a base social que o sustentou até agora, e que se encontra abandonada e até indignada com a falta de ação inteligente do governo federal.

  • Adilson

    Do Tijolaço: A “fazenda” de FHC no centro de Osasco e a hipocrisia nacional: http://tijolaco.com.br/blog/?p=28672
    PS: Como tucano é puro/santo e inimputável, o FHC pode abrir lavandeiria para lavar dinheiro sujo, que a imprensa investigativa não investiga, bem como, o Ministério Público é complacente com a picaretagem do privateiro mor.
    PS 2: O FHC deve uma explicação à sociedade – e era com esse tipo de gente que os assessores da Dilma queria que a Presidenta sentasse para conversar.
    PS 3: eis aqui uma grande oportunidade para o Ministério Público demonstrar que as investigações no Brasil não são seletivas.

  • Renata

    Enquanto isso FHC e seus filhos têm desde 2012 uma empresa de serviços agrícolas e pecuários com sede num sobradinho de Osasco (??), que em onze meses saiu de um capital de 100 mil para 4,35 milhões.
    Tudo a ver, a empresa fica no bairro “Vila Campesina”, ehehehe
    http://tijolaco.com.br/blog/?p=28672

  • Roma-calminho

    Concordaria se estivéssemos falando de inocentes, o que NEM de longe é o caso

    ..não há esculhambação nenhuma ..o próprio STF autorizou a ida de Dirceu pra depor ..questão de interpretação da LEI

    Deprimente é ver DELINQUENTE insistindo em delinquir ..ou gente defendendo BANDIDO tentando passá-lo como probo e honesto, isso enquanto tenta desconstruir as Instituições e homens públicos que ousaram agarrar a FERA.

    Sobre LULA, pergunta normal visto que o esquema de GATUNAGEM de que se fala agora foi inciado em seu mandato por coordenação de seu braço direito e 2o homem mais forte do governo, o 1o ministro Dirceu

    LULA nunca foi rei, muito menos santo

    TRISTE mesmo era o tempo em que Malufs eram inocentados e, como agora, condenados a devolver R$ 80 milhões, só por Jersey, e a nossa JUSTIÇA não pedir desculpas ao povo por não ter condenado este MELIANTE que até hoje posa de inocente e vive livre pelo país.

    MAIS, NINGUÉM vira bandido do dia pra noite ..com certeza tem mais estoria por vir ..vejamos Renato Duque ..reflitamos sobre Santo André e Campinas

    Renato ingressou na Petrobras em 1978 ..foi gerente de diversas áreas (inclusive exploração) entre 1995-2003 (no período em que a Petrobrax estava congelada e colocada a venda) ..a partir de 2003, já atuava na área em que Silvio Pereira operou (em favor da GDK), ali Duque se mantinha por perto e se considerava homem indicado pelo partido

    Não tardou e o BRASIL descobriu a pré Sal, aí foi a festa, não pro povo, mas pros mesmos e sempre, PELEGOS, políticos, empreiteiros e banqueiros (e alguns porta vozes contratados da velha mídia), já em 2008

  • Sávio Valença

    Pois é. Republiqueta de bananas, é isto que somos. Aqui a direita manda e desmanda. A esquerda, quando ousa governar, é derrubada da forma mais trapaceira possível. Estas prisões sem provas de uma lado e esta proteção desenfreada do outro são provas mais do que concretas de que vivemos numa ditadura jurídico midiática.

    Enfim, por um lado, a excrecência da consultoria empíricus estava certa, é o fim do Brasil, mas não da forma como eles pregavam.

  • Osvaldo

    O único jeito de impedir a ditadura é a mobilização de todos os movimentos organizados colocarem multidões nas ruas das principais cidades. Multidões. Multidões. Nenhuma pressão será suficiente, exceto multidões. Os movimentos têm que conscientizar o povão através das redes sociais. MULTIDÕES NAS RUAS.

  • Paulo

    E dona dilma? Não faz nada? Continua com o inútil do ze da justiça, ta difícil ….

  • reinaldo bordon carletti

    olhem a expressão no rosto do bandido da foto…….representa bem, a “justiça” brasileira hoje em dia…….
    reinaldo carletti

  • Paulo Silveira

    Edu, se o “estado de direito” não existe mais o que a Dilma está esperando para ir para cima destes golpistas?
    A república do paraná + minas e são paulo estão rasgando a constituição (procuro ler a sobre os comentários de vários juristas e me baseio nestes comentários. O governo deveria fechar a globo, esse ninho de ratos. Que tudo se exploda! O que não pode é esses lesa pátria voltarem para o poder através golpe.

  • Renato de la Rocha

    Este fato foi um ATO DE TERRORISMO e como tal deveria ser tratado. A direita e seus sabujos jornalistas querem o confronto, então, o terão. Nós somos a maioria e não vamos nos submeter à vontade da minoria corrupta, preguiçosa e golpista..
    Lula deveria contra-atacar denunciando internacionalmente os preparativos de golpe de estado que está sendo executado – pela imprensa corrupta, pelo judiciário tucano e pelos fascistas no Congresso.

  • Valério S. de Alququerque.

    Não existe golpe fulminante!

  • waldyr vaz

    Grande Eduardo !!!!

    Estamos sim em uma ditadura policial-midiática-jurídica .

    Uma frente de partidos progressistas , OAB , Juristas e

    todas as forças democráticas tem a responsabilidade

    de denunciar ao mundo essa ditadura.

    E…..tem que ser já !!!!!

    NÃO PASSARÃO !!!!!

  • Antonio Lyra Filho

    Gostei dos observadores internacionais. Será que o Ministro da Justiça vai deixar?

  • Pedro Accioli

    O que eles querem mesmo Edu é que estoure uma guerra civil a partir da realização do impeachment! Se existe cumprimento da lei apenas contra o PT, a justiça não está sendo feita! E é claro, coxinha brasileiro é muito burro em achar que só os políticos do PT que praticam corrupção! Ridiculo isso! A justiça tem que ser aplicada contra todos e não somente apenas para um lado!

  • Daniel

    Duas coisas, Eduardo:

    Primeira, NUNCA existiu estado de direito no Brasil. É um faz-de-conta para inglês ver.

    Segundo, NUNCA existiu uma democracia de fato no Brasil. Outro faz-de-conta que se desfaz e mostra a realidade sempre que alguém seja prejudicado por um “figurão” e tende procurar os seus direitos.

    Somos uma “república bananeira” aonde esse negócio de “leis” só vale se for para aplicar contra os inimigos dos “figurões” e manter o povo na linha.

  • Vivaldo

    Esse país virou uma terra de ninguém. Como diria Ricardo Melo, uma esculhambação. E o governo cada vez mais acuado como se tudo isso que está acontecendo é tudo verdade. Por que será que esse ministro(sic) da Justiça, esse parasita continua no cargo? Será que a Dilma tem o rabo preso com esse sujeito?

  • Rodrigo SB

    Se a Veja produziu um documento falso contra um aliado do Aécio Neves, o Romário, porque este mexeu com a CBF, isso significa que: quantos documentos nossa imprensa honesta não forja contra seus inimigos declarados? Quem é que assassina reputações então?

    E mais: Marco Aurélio de Mello, em sua recente declaração, parece acreditar que “fatos” concretos brotam da mídia.

  • Maurílio de Carvalho

    Edu, bom dia. Realmente estamos vivendo dias tenebrosos. O medo impera, porque não temos nenhuma segurança jurídica. Basta apenas a vontade de um juiz de mal humor para sermos presos, quiçá torturados.
    Lutamos tanto para nos livrar da ditadura militar e agora estamos submetidos a uma nova ditadura, que nos impõe as mesmas violência e vilania dos militares. O pior é que desta vez a mídia toda está do lado do algoz, restando, como na luta democrática contra a ditadura militar, alguns focos de resistência, como o seu blog.
    E o Supremo assiste a tudo numa cumplicidade de doer a alma.
    Parabéns por mais esse post. Mas não vi o vídeo, faz mal à saúde.
    Abraços

    • eduguim

      Abs

  • Andre

    Vergonhoso tudo isso, quem tem Zé mané tem isso. Infelizmente o PT vai se afundando. Dilma fará a mesma cara de paisagem que fez no mensalão. Sabe eu até estou torcendo pelo impeachment dela agora não aguento mais sofrer,cansei.

  • Helena/S.André SP

    No site brasil247.com traz uma referência de uma charge, feita pelo cartunista Chico Caruso, com Dirceu atrás das grades com um smarphone nas mãos em que aparece a imagem de Lula e com o título da famosa canção “Agora só falta você” de Rita Lee. Se pensam que será tão fácil assim, estão redondamente enganados. Pois vamos proteger Lula porque mexeu com Lula, mexeu com todos nós petistas e simpatizantes do PT. E se pensam que vão conseguir o golpe, também estão redondamente enganados, pois estaremos preparados para combatê-lo.

  • Herbert

    Caro Eduardo,

    Tudo isso está acontecendo, porque os ministros do STF estão com medo da mídia e da opinião pública. Até mesmo aqueles nomeados por Lula e por Dilma, têm tido um comportamento parcial em relação à operação lava a jato. Nenhum deles ousa revogar as decisões e prisões decretadas pelo magistrado paranaense. O exemplo mais recente é essa decisão do ministro Roberto Barroso, que já era esperada, autorizando a transferência de José Dirceu para a carceragem da PF em Curitiba. Não há como segurar essa onda, e o juiz Sérgio Moro sabe que tem muito poder, e por isso pode fazer o que bem entender, pois não será contestado por nenhum Órgão Superior da Justiça Brasileira. Dirceu, com certeza, ficará muitos anos preso, e nenhum pedido de relaxamento de prisão ou coisa parecida, nas outras Instâncias da Justiça, formulado por seus advogados será atendido.
    Com relação ao ex-presidente Lula, daqui para a frente, a mídia vai bater mais forte, pedindo incansavelmente a sua prisão, e infelizmente, é o que poderá acontecer no momento mais apropriado para essa gente.

  • Ricardo Lima

    “A manipulação inteligente das massas é um governo invisível.” (Edward Bernays). Pagaremos todos o preço da covardia e da incompetência política do governo do PT nos últimos 12/13 anos. No mais, lembro-me de uma frase de Eros Grau: – “Se os juízes brasileiros aplicassem a constituição brasileira, se transformariam nos maiores esquerdistas do país.”. Sabemos o quão incompatível é o poder Judiciário e o proletariado, a massa, o povo. Nem o PT o soube ser, pois praticou a política econômica do status quo por todos estes anos. Com ocasionais e bem sucedidos desvios, mas a essência manteve-se inabalável. Triste fim de Policarpo Quaresma…tentou jogar o jogo da elite e morreu enforcado pelos seus próprios algozes…burrice? Ingenuidade? Complacência? Acho que só o tempo nos dirá. Uma análise posterior, longe do calor dos acontecimentos, poderá nos dar alguma luz. Por ora, é lamentar o que poderia ter sido e nunca foi, talvez nunca será…- “O que tenho é uma incurável nostalgia de um mundo que bem podia ser, mas jamais foi, e que eu nem sei como seria, e se soubesse não diria.” (Darcy Ribeiro)

  • Eduardo

    O problema é que o PT traiu a esquerda! Hoje o PT é igual ao PMDB/PSDB é tudo farinha do mesmo saco.
    Tenho vergonha de ter militado nesse partido, tenho vergonha de ter feito parte desse partido!

    O Partido dos Trabalhadores abandonou os trabalhadores!

    Já está na hora desse pessoal sair do camarote e vir aqui, no chão da fábrica, para ver o que o país precisa.

    Se o PSDB é coxinha hoje o PT é empadinha.

    JÁ PASSOU DA HORA DO GOLPE! Mas o golpe tem que vir do outro lado, da esquerda!

  • Sylvia Tigre de Hollanda Cavalcanti

    Edu,o que nós cidadãos podemos fazer? Não assisto a grobo ( com exceção de novela de época ou de linha
    espiritualista) e então também não tenho estômago para ver esse vídeo aí não.Estou pasma,revoltada e apa-
    vorada com a quase total inação do governo,do partido,da OAB,etc.O que então nós,pessoas conscientes,po-
    demos fazer? Estou ansiosa para conhecer sua ideia. Parabéns pela iniciativa,Sylvia.

  • Leonardo

    Edu… que bom que você nunca mais haverá de tecer loas ao que você chamou de republicanismo do PT. Como você pode ver, esse “republicanismo” colocou canalhas, vigaristas, golpistas e fdp no STF e MPF. Cadê o Barroso? o Levandowsky? E o que diz o Fachin? o Teori? e o que dizer do tal Toffoli, amigo do Gilmar? E o Janot? Livra o Aécio, deixa correr solto qualquer procurador fazer ilações contra Lula… Ou seja, nisso você está certo: Precisamos restaurar a democracia. A ditadura midiática já existe há anos e engordada pelos governos petistas. A ditadura judicial está aí prontinha para “refundar” a república.

    Que beleza!…

    Acabou, Edu. Joguei a toalha. Podemos até vencer mais a frente, mas essa batalha, já perdemos. É a ditadura.

    • Sidnei Brito

      Pior é que o Edu teve companhia nessa empreitada.
      Eu, por exemplo, cheguei a ter vícios de classe média boboca e, em algum momento lá pelo segundo mandato de Lula, declarei a amigos admirar mais o republicanismo dos governos do PT do que a ascensão social. Portanto, envergonhado, digo “mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa”.
      Mas o problema, é claro, não é ter sido republicano, muito pelo contrário. É não ter transformado as instituições nem ter percebido seu caráter classista.
      Muitos de nós não percebíamos, para dizer a verdade.
      O STF do mensalão, por exemplo, foi o mesmo que, em período anterior, fechou por unanimidade a favor das cotas.
      O “Estado policial” pra cima do Dantas e do Pitta, com direito ao espetáculo da TV, era bem bacana também.
      Sei que é arriscado fazer comparações (entre coisas que podem até não ser muito comparáveis) e generalizações, mas não podemos deixar de ver quão ingênuos fomos em alguns momentos. Eu admito que fui.

  • Joel Miranda

    Edu, a mídia do PIG, esta quadrilha formada pela Globo, o chefe, a Veja, Folha e Estadão, os capatazes, Band, Record e outros, os serviçais, é um câncer, já em metástese, que está matando o Brasil!
    Só os movimentos populares, os sindicatos, podem fazer alguma reação, indo pras ruas.
    Os blogues “sujos”, mais limpos que todos, o seu Cidadania, PHA, Nassif, Cafezinho, Tijolaço, Viomundo, Escrivinhador, DCM, Amigos do presidente, Vermelho, Carta Maior e outros mais, muito competentes têm que radicalizar contra a PF, o MP, a Justiça e essa cambada de procuradores direitistas, estes senadores e deputados vendilhões, mostrando que eles não são isentos!

  • Fernando Moreno

    Prezado Eduardo, bom dia.
    Fico pensando em como a democracia vai se sobrepor sobre essa onda fascista e extremista que vem tomando conta do país. Instituições públicas como Polícia Federal, Ministério Público e Judiciário (parte minoritária delas, é bom que se diga), aliadas a uma imprensa que se autoproclamou golpista, quando confessou ter apoiado a ditadura, atuam sem qualquer empecilho para derrubar um governo democraticamente eleito. Sabemos que o uso da força não pode prosperar em qualquer situação, mas deixar que bombas expludam, que pessoas sejam encarceradas brutalmente, que condenações se deem sem qualquer prova, que delações sejam suficientes para prender um cidadão brasileiro, sem qualquer reação, já é demais. O pior é que, enquanto isso, não sabemos como está a apuração da apreensão de quase 500 quilos de cocaína em avião de propriedade de senador da direita; não sabemos de quem era o avião que caiu com o candidato Eduardo Campos; não sabemos como andam as investigações sobre as contas abertas ilegalmente no exterior; não sabemos como andam as investigações sobre a sonegação fiscal no Brasil, ou mesmo se elas estão em curso. Será que, em nome da democracia, outros países toleram que investigações sejam presididas por policiais que, nas últimas eleições, criaram páginas na internet para apoiar o candidato da oposição? Que um juiz seja casado com advogada que trabalha para políticos que pretendem a derrocada do Governo Dilma? Isso é democracia? Que um Procurador da República esqueça um documento incriminador de pessoas ligadas a partidos de oposição durante três anos na gaveta errada? Só queremos que a PF investigue os policiais, juízes e procuradores que estão por trás dessa trama. Se estão agindo de acordo com o Direito, tudo bem. Mas existe a dúvida, então devem ser investigados e mostrado tudo para todos, e não somente para a globo e veja. Chega. Que os juízes, procuradores e policiais de bem se levantem contra seus pares que estão usando a profissão para atender os interesses da elite de nosso país.

  • Sidnei Brito

    Com toda certeza, Edu, seu post poderia ser resumido na seguinte frase: “O que você acaba de assistir, leitor, foi a um diálogo ensaiado e encenado para ser apresentado em horário nobre.”
    Sem dúvida, ensaiado mesmo. Combinado.
    Aliás, o que é bem preocupante é que a direita, tanto as da rua quanto as dos gabinetes refrigerados, estão fazendo ensaios, aumentando as apostas.
    Comentaristas no blog do Nassif, em texto que divulgava a notícia do atentado ao Instituto Lula, sabiamente já intuíam que se tratava de um mero teste.
    A julgar pela reação pífia dos governos e das autoridades, o pouquíssimo caso da mídia e até manifestações de apoio dos psicopatas de sempre, corremos sério risco de aumentarem a altura do sarrafo.
    Espero estar, mais uma vez, enganado.

  • HERBERT

    Caro Eduardo,

    Já disse aqui neste blog que não acredito mais na justiça brasileira. Reitero o que disse. Já foi-se o tempo em que um magistrado da mais alta Corte brasileira só se manifestava nos autos, com isto, dando maior segurança jurídica aos jurisdicionados que buscavam reparar os seu direitos, os quais eram respeitados. Hoje o que vemos é justamente o contrário, os juízes, principalmente do STF, fazem questão de aparecer na mídia, para emitir opiniões de forma açodada, a respeito de determinado processo, que eles mesmos irão julgar, sem nenhuma preocupação com a conduta impecável que se espera de um magistrado que zela pelo cargo que ocupa. Outros, enveredam pelo lado político-partidário, e não têm nenhum pudor ou constrangimento de manifestarem as suas preferências por determinado partido político ou por algum integrante desse partido. É lamentável o que vem ocorrendo com a nossa justiça.

    • carlos alberto couto da cunha

      Caro Herbert,

      Eles perderam a eleição para o LULA por um descuido. Quando acordaram, o Barbudo já estava entronado no poder e dando conta do recado, melhor do que todos os governos ditos de direita.. Agora, estão indo à forra, queimando o combustível fornecido por alguns aloprados do PT. Mas eles não tem interesse em moralizar o pais, até porque, são imorais centenários, desde 1500. Comseguiram enfurecer parte da população e eles mesmos pensam que, impedida a Dilma, automaticamente o “político moleque” assumirá o poder. É bom que saibam como isso funciona, para arrefecer os ânimos.

  • manoel

    Edu, você acha que o governo quer se defender? Ou quer defender o legado destes quase 13 anos?

  • Cláudio José

    Rio de Janeiro, 4 de agosto de 2015

    JUSTIÇA POP STAR

    Caros amigos (as) quando a Justiça começa querer ser uma Pop Star, parece que as coisas estão muito mal, pois a sua missão é ser imparcial e justa.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

    • Cláudio José

      Antes da críticas que quero dizer, que quero uma justiça forte e imparcial, e que trabalhe nos casos do da lista do HSBC, CARF, Mensalão Mineiro,, Trensalão, etc,

  • Rodrigo SB

    Dilma cai mas não perde a esperança de receber um elogio do Reinaldo Azevedo.

    Viva o Levy e sua mandioca no rabicó do povão.

  • Valério S. de Alququerque.

    αἴσθησις ποίησις
    4 de agosto às 11:08

    “Se o governo e o PT não saírem da pasmaceira e continuarem a validar, com a cabeça debaixo da terra, os movimentos da República de Curitiba, claramente comprometidos com as forças mais conservadoras do país, logo será tarde demais para defender o processo de mudanças iniciado em 2003 e seu líder histórico. A política aceita quase qualquer coisa, menos a humilhação de quem decide, por covardia ou erro de cálculo, perder sem lutar.”

    ESTAMOS CANSANDO!!!!

  • Maria Antônia Ferreira Monteiro

    Caro Eduardo e colegas,
    Para alguns compatriotas ser brasileiro é motivo de vergonha por razões quase sempre relacionadas às questões como a de pertencermos a um país, segundo alguns intelectuais, “subdesenvolvido”, sem, no entanto, levar em conta questões fundamentais, como, por exemplo, saber: por que somos, ainda, até hoje, considerados subdesenvolvido por aqueles que pensam as questões civilizatórias de um povo? Penso que a questão mais complexa, porém verdadeira razão, é que, em pleno século XXI, nosso Judiciário tem se comportado como tribunais dos séculos XVI, XVII, cujas leis eram feitas por imperadores, reis e rainhas e executadas de acordo com a vontade destes, visto que as leis eram para favorecer os desejos e anseios classistas, daquela classe que fazia as leis. Dito isso, eu, agora, hoje, me sinto profundamente envergonhada de ser brasileira, não pela mesma razão de meus compatriotas, mas por outra: a de ser nativa de um país cujo judiciário é classista e não tem qualquer atitude, sequer parecida com ação isonômica. Me sinto envergonhada, alquebrada, vilipendiada e alijada de toda a minha capacidade de crença em um país que possa ter uma justiça que seja para todos. Hoje, eu odeio ser brasileira! Odeio profundamente o Judiciário de meu País! Odeio profundamente meu País, que tem todas as pontencialidades para ser democraticamente livre, mas não conseguirá, uma vez que nenhum país tem condições de ser desenvolvido, democrático, se não tem um Judiciário que preze pela justiça, não imparcial, mas não tão escandalosamente a serviço de um partido, de um império chamado Rede Globo e subserviente à vontade de quem pensa vendê-lo ao império americano por alguns milhões a mais nos bolsos! Também hoje, odeio o ex-presidente Lula, por nunca ter se manisfestado publicamente em defesa de José Dirceu. Por mais que ele tenha cometido erros, sempre foi seu companheiro, e não se deixa um companheiro à mercê dos abutres, quando tão claramente se conhece os métodos e intenções das aves de rapina! Maldito o dia em que o ex-presidente teve a infeliz ideia de chamar o infeliz Joaquim Barbosa para ser Ministro do Supremo! O legado desse embusteiro e cretino ex-presidente do Supremo foi envergonhar, enlamear e enfraquecer a já tão enlameada e enfraquecida Justiça brasileira! A sua maior ação foi abrir brechas e respaldar todas as ações do atualmente “Moro Joaquim Barbosa” proceder e punir como se fora o único e exclusivo detentor da lei e da verdade, e a ele todo o resto do Judiciário se queda!
    Quanto ao senhor José Dirceu, sei que para ele é difícil ser um homem público. Contudo, ele está experimentando e tem experimentado na própria pele a própria insensatez, falta de tino e coragem – não só ele, como todo o PT – por não ter criado e investido em uma televisão pública de qualidade para falar ao povo o que são e o que significam os embates políticos verdadeiros com a visão de quem está no governo e não somente de quem está na oposição. Quando era Ministro da Casa Civil e o jornalista Franklin Martins lhe levou o projeto para a criação de uma TV Pública consistente que levasse às massa a realidade de um Brasil que a maioria não conhecia (e talvez ainda não conheça), Dirceu dissera: “nós já temos uma TV Pública”. Era uma referência à Rede Globo. A TV Globo leva notícias para o povo?! Essa Televisão sempre foi e continuará sendo uma TV classista, com a máscara de TV para todos! José Dirceu e o PT confiaram demais em uma democracia ainda em desenvolvimento e em uma consciência coletiva alienada pelo maior canal de televisão! Só não digo “bem-feito!”, porque me doe profundamente vê-lo ser preso de modo injusto, e não é improvável que tenha em breve a companhia de Lula. Afinal, a Rede Globo tudo pode! A estratégia nazista da oposição está dando certo, e a presidenta e o PT continuam prudentes! A prudência só é necessária nas guerras quando o inimigo é mais inteligente e mais forte, porém possível de ser abatido. Será que a oposição é tão forte ao ponto de sequer pensarem em enfrentá-la?! Se não podem enfrentá-la, o que estão fazendo no governo?! Se não podem matar o Imperador, então que não o alimentem!
    Abraços.
    Maria Antônia

    • Helena/S.André SP

      Às vezes, Maria Antonia, ficamos sem entender o porquê de tantas ações do Lula, Dilma e do PT mas lendo o post no site conversaafiada.com.br do PHA com o título “Requião: o grande capital não quer derrubar Dilma”, confesso que fiquei meio baratinada. Dá o que pensar.

    • Arestides Fronza

      Espetacular seu comentário Maria Antônia. Assino embaixo, mas não vou desistir. Vamos pra rua.

      • Maria Antônia Ferreira Monteiro

        Caros Helena e Arestides,
        Acabo de ler no Conversa Afiada que o PT estuda não apoiar o José Dirceu. Se isso acontecer, nas próximas eleições eu, meu marido e pelo menos meia dúzia de amigos anularemos nosso voto. Se forem pras rua iremos juntos, mas se abaixarem a cabeça como avestruz, retiraremos nossos votos. Antes do Lula se candidatar a presidente, sempre anulava o voto, continuarei a fazê-lo!
        Abraços
        Maria Antônia

        • Wilsoleaks Alves

          Beleza. É tudo que os reaças querem, Maria Antônia, que retiremos nosso voto. Anulemos, votemos em branco… Amiga, isso é de uma bobagem desmesurada.

          Entenda que qualquer apoio, mais explícito, agora a José Dirceu pode causar uma convulsão social.

          A prisão de Zé Dirceu só serve para humilhar o PT e provocar atitudes intempestivas. Nossa cúpula está correta em se manter serena, nossa militância pode se indignar, esbravejar, sair as ruas, desabafar, mas não pode pular fora do barco.

          Grande abraço, Maria Antônia. Também no Jeffrey.

          • Maria Antônia Ferreira Monteiro

            Meu caro amigo Wilson,
            Respeito sua opinião. Em convulsão social já estamos. Não é mais momento para contemporização , já estar passando da hora da porrada! Contudo, o partido dos trabalhadores não tem coragem de ir pro pau, pois só aprendeu a gritar “boca de forno”. A questão é que a convulsão social estar sendo produzida e dirigida apenas pelas posições. Enquanto nós estamos aqui a discutir os ovos do elefante! E de que modo poderemos atuar se o governo e o partido não tem e não faz nenhum tipo de direcionamento, a não ser dizer que vai continuar a ficar calado, apenas assistindo a tudo o que os mestres fazem e mandam fazer?! Quanto a retirar meu voto no Partido dos Trabalhadores não é apenas um voluntarismo, não. Se o partido e governo continuarem a se comportar do modo como vêm se comportando, não haverá candidatos do Partido a disputar as próximas eleições. Até lá estará acabado. A estratégia nazista estar em pleno curso e você ainda não percebeu!
            Abraços
            Maria Antônia

          • Wilsoleaks Alves

            Cara Maria Antônia…

            Acho que o significado do termo “convulsão social” não é o mesmo para nós dois.

            Abração.

    • Daniel

      Maria, o Brasil socialmente falando É medieval. Não é impressão sua, a cabeça dos que mandam neste país está mesmo “congelada” na idade média.

  • Norton Eustaquio

    Prezado Eduguim. Não me preocupo com a sequencia de factoides produzidos desde 2006. Porquê? Simples, não tem dado certo, em sendo assim que continue, afinal tem sido bom para o Brasil, ou não? 2018 Lula? Dirceu? Quem sabe o PC d B? Tenho certeza que o legado do Lacerda Jamais! Saudemos o novo Milênio, com BRICS, império ladeira abaixo, tá bom e vai ficar melhor……………….!

  • ClaudioSJ

    Estou disposto a morrer se prenderem o Lula, mas levarei uma meia duzia de coxinhas comigo….

    • Luis Carlos de Alcantara Jr.

      Sério q publicaram isso?

      Acho esses “machos da internet” ridículos!

    • Antonio

      Penso da mesma forma.

  • Marina

    O dilema dos acomodados de boa índole será resistir ao golpe ou deixar o Brasil mergulhar nas trevas. Resistir envolve riscos inerentes à luta . Deixar o Brasil mergulhar nas trevas é morrer em vida, pois a cumplicidade silenciosa cobra um preço muito alto às nossas consciências.

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Cara Marina,
      Perfeito!!! O PT não está entregando à oposição apenas a própria consciência, está entregando também a consciência de seus eleitores!
      Abraços
      Maria Antônia

  • Renata

    Como disse no post anterior, no momento emblemático da bomba não fomos na frente do Instituto mostrar apoio ao Lula. Uns grupos fascistas se mobilizaram e foram, nós cruzamos os braços. Pergunto de novo: o que está por trás dessa inação num momento como esse? Se houve essa inação, porque nos manifestaríamos adiante?

    Diferentemente de alguns não me decepcionei com o governo Lula. A Carta ao Povo Brasileiro foi um balde de água fria. Ali entendi que o Lula não faria enfrentamentos, o que condiz com seu histórico de conciliar o capital e o trabalho. Grande líder, peitou pessoalmente a cruzada contra a fome como continua fazendo mundo afora, coisa maravilhosa. Pagou o FMI, elevou a autoestima, o desenvolvimento e tornou o Brasil bem visto. Mas foi isso.

    Observando os aprofundamentos dos programas da Dilma, eu diria que ela foi adiante do Lula, mas privilegiou demais as classes menos favorecidas, deixou a média de lado e aí vieram as manifestações de 2013 que abriram a caixa de pandora e a corrupção, grande mote moral para essa classe fazer o que certa elite política quer.

    Agora o governo Dilma não pode mais aprofundar os avanços. Está refém de si mesmo e das outras forças. O Requião falou no Barão de Itararé que Governo, Levy, Conselho da Petrobras e PT estão entregando a petroleira e o pré-sal. Se for verdade, a única bandeira capaz de aglutinar forças progressistas, o nacionalismo e a Petrobras – e toda sua rede de desenvolvimento nacional e toda a sua relação emblemática e simbólica com o Lula – não encontra respaldo nem nas forças representativas ditas progressistas.

    Vamos precisar nos reinventar, descobrir brechas nesse emaranhado para uma real esquerda progressista.

    • Helena/S.André SP

      Renata, li no site do jornal ABCDMaior, aqui da região onde moro, que dia 16, mesmo dia da manifestação dos coxinhas, o PT e movimento sindical vão fazer uma manifestação em frente ao Instituto Lula contra a intolerância e em repúdio ao atentado contra o Instituto Lula. O site é abcdmaior.com.br e a matéria tem o título “Movimentos preparam atos contra os ataques a Lula” publicada ontem.

  • Juliano

    Sabe o que é inacreditável mesmo, Eduardo? Inacreditável é o nível de covardia, de omissão, de estagnação, a que chegou o PT. Isso já tá tão cansativo que já ando torcendo para que o Partido acabe de uma vez e que o clima volte a se tornar respirável (ironia, claro). O fato é que todos estão cansados não apenas do massacre, mas da paralisia do governo e do partido. Não tem como defender isso, porque aqueles que têm meios e formas de se defenderem simplesmente não o fazem. Uma presidente que prefere deixar um indigente como o ministro Cardoso na Justiça, um bando de deputados que terceirizaram discursos aguerridos a um ou outro parlamentar do PCdoB ou, quem diria, do PSC (Sílvio Costa). Uma mídia excrota, podre, mas que ninguém do governo explica didaticamente o quanto é podre e excrota. Isso sim é inacreditável. Talvez quando prenderem o Lula alguém reaja. Hoje vi um discurso de uma ministra dizendo que também foi torturada mas não virou delatora… Ou seja, um discurso torto, que nada tem a ver com o contexto atual, como se de fato houvesse algo a delatar e, mais ainda, como se houvesse o mesmo mérito que havia durante a ditadura em não entregar os companheiros de luta. Enfim…

  • Edu
    Acabei de mandar material para você pelo e-mail
    Dê uma olhada e depois me diga o que achou.

  • andré amadio

    Edu,
    Passou da hora da Dilma nomear Lula Ministro e anunciar essa decisão em rede nacional, denunciando o golpe. Essa medida daria ao Lula foro privilegiado, tiraria o peso da República do Paraná e jogaria luz no golpismo, além de devolver Lula à ribalta.
    Coragem Dilma. Contra golpe já!!!

  • Jose Aírton Veras Carvalho

    Prezado Eduardo,

    A prisão de Dirceu foi o primeiro teste do Juiz Moro em face do STF, porque sendo o Ministro Barroso um legalista e dar o despacho que permitiu a transferência para Curitiba, mostrou a força desse Magistrado, tudo que aprendi na Graduação de Direito estar sendo derrubado pelo Magistrado, que diria, Juiz Midiático, ou seja, quem dar a pauta é a imprensa golpista, como se não bastasse preocupa demais o silencio de entidade como a OAB e do Órgão CNJ em face da DESTRUIÇÃO do Estado Democrático de Direito.
    Concordo com a ideia de Andre Amadio, nomeação de Lula como Ministro, confissão de culpa? NÃO mas a única forma de se defender do ÓDIO do MPF, PF e Judiciário do Paraná que estar bastante CLARO.

  • Gerson

    Após ser derrubada, Dilma dará uma entrevista coletiva, cercada por Berzoini, Zé da Justiça e Mercadante e vai dizer: “Vocês me derrubaram, mas vocês tiveram toda a liberdade para isso!!! Sou ou não sou uma verdadeira republicana???”

  • Delano

    O circo da Lava Jato está seguindo uma trama construída para atender a um objetivo que satisfaz os grupos de midia, grupos de direita aqui no Brasil e lá fora, que é tentar incriminar o PT , Lula e derrubar o governo. O estado está sendo usado nesse crime.
    Viram que da forma que estavam fazendo a investigação mostrava claramente que prova alguma tinha para envolver o PT, e para que tudo nao seja invalidado diante da falta de provas, dos grampos ilegais, dos arbítrio, delações forçadas, prisões ilegais, ilações, o constante arbítrio de não se levar em conta as provas da defesa pelos investigadores e juiz, comprovam claramente que vendo que nem tudo que acusam tem provas, envolvem o José Dirceu porque ele sendo condenado pelo mensalão ( sem provas) podem assim impedir que em outras instâncias a Lava Jato seja invalidada, já que onde colocam Dirceu ele já é dado como culpado e aí a mídia golpista ,Globo, Veja e etc fazem o linchamento publico e a pré condenação , e transformando a Lava Jato , que nada tinha a ver com a farsa do Mensalao, em continuação do Mensalão. É uma operação política, uma conspiração golpista que visa incriminar o PT mais ainda perante a opinião pública e livrar a cara dos verdadeiros ladrões do Brasil que são PSDB, DEM, Mídia/Globo/Veja// Folha e demais cartel mafioso de mídias que estão sempre ali de braços dados com o PSDB que protegido passa impune de tudo. Tira do o PT, Cunha e o PSDB , mídia e agentes corruptos do poder judiciário e empresários ficaram tranquilos para roubar sonegar , entregar, privatizar sucateado o patrimônio público, cortar direitos como o que Cunha e PSDB tem tramado de acabar com a obrigação das empresas pagarem plano de saúde para os funcionários, e etc… Desemprefo, mais arrocho, mais corte social, salários reduzidos, aposentadorias cortadas e etc… Exemplo tem nos governos tuca os do Paraná de Beto Richa PSDB, que roubou a aposentadoria de professores , e outros casos como. O Rio Grande do Sul o Sartori que foi apoiado pelo PSDB fez campanha contra o PT e a população seferrou tendo salário reduzido com os cortes de investimento para segurança pública, polícia, bombeiros. São Paulo onde o PSDB tem uma máquina de corrupção a todo vapor que nunca é exterminada, milhares de CPIs engavetada, processos anulados , bilhoes para despoluir o Tietê que nunca é despoluido onde a Sabesp quebrada joga esgoto, ou seja década s de roubalheira e tudo continua numa boa para os verdadeiros ladrões do Brasil o PSDB,mídia, judiciário.

  • Carlos Henrique

    NUNCA EXISTIU!!!!!!!!!!!!!! DO MESMO MODO QUE EU SEMPRE TIVE CERTEZA ABSOLUTA DE QUE A ÚNICA INTENÇÃO DA LAVA JATO ERA ATINGIR LULA, DILMA E O PT, NESSA ORDEM DE PRIORIDADES. CERTEZA AO CONTRÁRIO DE VOCÊ, QUE EM VÁRIAS POSTAGENS NESTE BLOG NO INÍCIO, E DURANTE MUITO TEMPO, DA LAVA JATO, ACREDITAVA NA SERIEDADE DA OPERAÇÃO, CRENÇA TÃO INGÊNUA COMO AQUELA SOBRE O CARÁTER “REPUBLICANO” DE NOSSOS PROCURADORES. SÓ QUEM NÃO CONHECE, OU NÃO QUER CONHECER, A SOCIEDADE BRASILEIRA E A CABEÇA DE NOSSAS INSTITUIÇÕES E DE SEUS MEMBROS, PODE PENSAR ASSIM. NOSSAS INSTITUIÇÕES SÃO BUNKERS DA CLASSE DOMINANTE, COMO O SÃO EM TODOS OS LUGARES DO MUNDO, COM A DIFERENÇA DE QUE AQUI, POR SER UMA SOCIEDADE DESIGUAL ECONOMICAMENTE E AUTORITÁRIA EM SEU INCONSCIENTE COLETIVO; FRUTO DA MONARQUIA E DA ESCRAVIDÃO; AS OUTRAS FORÇAS SOCIAIS NÃO POSSUEM QUASE NENHUMA, OU NENHUMA, INFLUÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES, QUE SEGUEM APENAS A CARTILHA DOS DOMINADORES. QUANTO AOS SEUS MEMBROS, APESAR DE NÃO FAZEREM PARTE DO GRUPO DOS RICOS, ORIGINAM-SE NA CLASSE MÉDIA, GERALMENTE NA ALTA, FAZEM QUESTÃO DE PENSAR EXATAMENTE COMO OS RICOS QUE NÃO SÃO, EMBORA ESQUISOFRENICAMENTE ACREDITEM SER. OU VOCÊ NUNCA REPAROU NA POSTURA DE NOSSAS INSTITUIÇÕES DIANTE DAS LUTAS DOS TRABALHADORES E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!!!!!!!!!!!!!!!??????? POR ISSO, NÃO ADIANTA PERDER TEMPO COM DISCUSSÕES DE JURIDIQUÊS OU QUALQUER ILUSÃO DESSE TIPO; LEMBRA-SE SOBRE O QUE EU DISSE QUANTO A EDUARDO CUNHA!!!!!!!!!!????????? ENQUANTO VOCÊ POSTAVA QUE “CUNHA TINHA MAIS CHANCES DE CAIR DO QUE DILMA”, EU TINHA CERTEZA QUE CUNHA NÃO CAIRIA, AO MENOS NÃO AGORA. AO CONTRÁRIO, SERIA USADO COMO “DOIDO ÚTIL”, FERIDO PROPOSITADAMENTE PELA DIREITA, QUE O FEZ ATRAVÉS DAS DENÚNCIAS DO EMPREITEIRO E DAS ARREMETIDAS DE JANOT, PARA QUE ASSIM SAÍSSE DA ZONA DE CONFORTO INERENTE A QUEM APOIA QUALQUER GOVERNO; CAPACIDADE DE INDICAR APANIGUADOS PARA CARGOS NO SEGUNDO ESCALÃO E OUTRAS COISAS; E PARTISSE PARA O ATAQUE CONTRA DILMA. POR ISSO SERIA MANTIDO VIVO, PARA QUE CONTINUASSE NO CARGO; DOIDO, MAS VIVO; E SERVISSE AOS PROPÓSITO DA DIREITA DE TIRAR DILMA DO PODER. APÓS ISSO, PODERÁ SER DESCARTADO PELOS FASCISTAS, QUE NÃO DEVEM GOSTAR MUITO DE SEU FANATISMO RELIGIOSO E SUA “CORRUPÇÃO SEM CLASSE”, OU SEJA, CUNHA DEIXA RASTROS DEMAIS. DO MESMO MODO QUE OUTRA ILUSÃO, MUITO COMUM EM ESPAÇOS DA MÍDIA ALTERNATIVA, NUNCA ME ENGANOU. FALO DA “INVESTIGAÇÃO” DOS EUA NA FIFA. JAMAIS ACREDITEI QUE OS IANQUES CHEGARIAM NA GLOBO, SIMPLESMENTE PORQUE A “INVESTIGAÇÃO” DO FBI É EXATAMENTE ISSO, UMA “INVESTIGAÇÃO” COM ASPAS QUE, COMO TODA INVESTIGAÇÃO IMPORTANTE, TEM OBJETIVO POLÍTICOS MUITO CLAROS, EM NADA RELACIONADOS COM O COMBATE À CORRUPÇÃO NA FIFA, QUE EXISTE HÁ DÉCADAS, E SÓ FOI ESPANTOSAMENTE DESCOBERTA PELOS IANQUES AGORA(LENTINHOS ELES, NÃO?). ESSES OBJETIVOS SÃO EM PRIMEIRO LUGAR RETIRAR DA RÚSSIA O DIREITO DE SEDIAR A COPA DE 2018, AINDA NÃO ATINGIDO PELOS IANQUES, MAS ELES CHEGAM LÁ; E DEPOIS O DE CONTROLAR O NEGÓCIO DO FUTEBOL, UM DOS MAIS LUCRATIVOS DO MUNDO. POR ISSO, JAMAIS OS IANQUES CHEGARIAM NA GLOBO, PORQUE QUEREM LUCRO E PODER, E NÃO IRIAM DESTRUIR O PRINCIPAL DEFENSOR DE SEUS INTERESSES DE LUCRO E PODER NO BRASIL,. SÓ OS INGÊNUOS, QUE ACREDITAM EM “REPUBLICANISMO” DO MP, CAÍRAM NESSA. DO MESMO MODO, VOCÊ ESTÁ CAINDO EM MAIS UMA ILUSÃO : A SALVAÇÃO PARA IMPEDIR O GOLPE NÃO ESTÁ EM “OBSERVADORES” INTERNACIONAIS, ORIUNDOS DE ORGANIZAÇÕES LIGADAS À ONU QUE, ADIVINHEM POR QUEM É CONTROLADA? PELOS EUA, PRINCIPAL INTERESSADO NA QUEDA DE DILMA. É CLARO QUE EXISTEM ORGANIZAÇÕES ATÉ SÉRIAS, QUE FUNCIONAM COMO ILHAS DE HONESTIDADE DENTRO DO JOGO DE INTERESSES DA ONU(ONDE TRABALHAM PESSOAS DECENTES), MAS NA HORA DO “VAMO VER”, QUEM DÁ AS ORDENS, DETERMINA O TRABALHO, É A CÚPULA DA ONU, COMO EM QUALQUER LUGAR, E ESSA COME NA MÃO DOS EUA. QUER FAZER ALGO PARA IMPEDIR O GOLPE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???????? ORGANIZE MANIFESTAÇÕES DO MSM OU ARTICULE ATOS MAIORES COM OUTRAS ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL. NÃO PERCA TEMPO COM INSTITUIÇÕES, NACIONAIS E ESTRANGEIRAS. VÁ PARA A RUA. UMA PASSEATA DO MSM NA FRENTE DA SEDE DA GLOBO EM SÃO PAULO, CHAMANDO-A DE GOLPISTA, VALE MAIS DO QUE UM MILHÃO DE OBSERVADORES INTERNACIONAIS OU REQUERIMENTOS JURÍDICOS. SE FIZER EM OUTROS ESTADOS, AVISE, ESTOU LOUCO PARA PARTICIPAR DE UM ATO EM DEFESA DE DILMA EM MINHA CIDADE. O QUE PODE NOS SALVAR É A FORÇA DAS NOSSAS MANIFESTAÇÕES NA RUAS, COMO EM 2005. O RESTO É CONVERSA FIADA, , CEGUEIRA, AFINAL TRATA-SE DE LUTA DE CLASSES E, COMO TAL, PRECISA SER TRATADA

  • Jose Fernando Entratice

    Eu acho é que se tivéssemos esse comunismo terrorista vermelho bolivariano petralhista que tanto alardeiam e amedrontam, teríamos que juntar um quarto cheio de embaixadores gringos pra trocar pelo Zé Dirceu.
    Se investigarem um dia o Trensalão, Sabesp, Furnas, Mensalão Tucano, Petrobras antes de 2003, e tantos outros que mofam por gavetas, eles darão um jeito de prender o Zé Dirceu. Como disse a Rosa Weber, ministra do STF no voto da condenação dele no tal Mensalão, “não tem provas cabais, mas o rito me permite”. E a globo, o Judiciário e o povo, também.
    A Globo gosta de filmar a cara dele entrando no carro da PF.
    O meritíssimo elemento deve ligar pessoalmente pro Marinho: “Ó, amanhã as sete da matina em frente a casa dele. Manda uma equipe boa. Depois manda alguém pra gravar uma entrevista com um procurador, pois pega mal eu falar. Não esquece de perguntar do Lula”.

  • joel alves

    A corrupção está instalada em todos os segmentos da nossa pobre sociedade… infelizmente… não se pode defender ninguém. Ninguém!!!! Uns menos gananciosos e outros que querem abocanhar tudo que podem. Acreditei que o PT poderia transformar este país viciado em corrupção, mas vimos gafanhotos famintos, sem escrúpulos criando meandros de desvios do dinheiro da sua e da minha saúde… da minha e da sua Educação… da minha e da sua Segurança. Não se pode esconder que o Dirceu foi o grande mentor de toda esta safadice. Lula, seu político movimentador de massas, que enganados esperavam como eu um país melhor. Lamentável. Que se mostre a cara dos culpados e a justiça prevaleça. É o que nos resta.

  • Fabio SP

    Ué, os mandiocas deram um jeito de vincular um helicóptero apreendido do filho de um senador ao Aécio Neves… então…

  • Grace Diniz

    Tudo isso, e nada é feito. Não existe ninguém para dar um basta nisso? Esse homem não é o “dono do mundo”, não é um ser inatingível, imputável, ele é um comum e mortal como todos nós. Ele não está acima do bem e do mal. Cadê as autoridades? Entidades? OAB, Conselho, etc. Ninguém faz nada… não tem autoridade, judiciário, ministro… o trator da direita passando por cima das leis, da ordem…a mídia não respeita nada e ninguém… o caos iniciando sua instalação… ninguém faz nadica de nada….Uma inércia paralítica total…E eu ficando “porraqui”…Arre!!! Sabe, já estão ultrapassando todos os limites, e não adianta ficarmos conjecturando na rede e eles rindo de todos nós. Chega!!!

    ‘O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.’
    Martin Luther King

  • Antonio

    Tudo isso está acontecendo prque a Dilmonga não reage….Estou com saudade do Lula.

  • MAAR

    URGENTE REPÚDIO À CRESCENTE ANOMIA JUDICIAL

    O golpismo midiático e as distorções de procedimentos judiciais visam desestabilizar a sociedade brasileira, e tal escalada de abusos precisa ser enfrentada pela sociedade civil organizada, através das instituições democráticas representativas.

    São gravíssimas e assustadoras as evidências de irregularidades praticadas pelos condutores da Lava Jato, tais como vazamentos de informações protegidas por sigilo, seletividade casuística em função da filiação política dos acusados, prisões arbitrárias, realizadas ao arrepio da lei, com objetivos políticos evidentes e ilegítimos.

    Se a decretação de prisão preventiva é cabível apenas quando há justificado receio de que os acusados venham a destruir provas, coagir testemunhas, ou representem riscos para a ordem pública, seria indispensável que a decisão determinante do aprisionamento apontasse indícios concretos de que tais hipóteses estariam presentes no caso.

    Na medida em que, em diversas decisões privativas de liberdade, não foram apontados indícios concretos do cabimento de prisão dos acusados antes da realização de julgamento das denúncias, resulta patente a ilegalidade do aprisionamento prévio.

    Neste sentido, cabe argüir, rigorosamente, a violação de preceitos constitucionais relativos ao devido processo legal e ao cogente princípio constitucional da isonomia.

    Violar dessa maneira o princípio da isonomia significa romper a vigência do Estado Democrático de Direito, ou seja, caracteriza a existência de um regime de exceção.

    Ademais, urge frisar que a conjuntura atualmente evidenciada é de extrema gravidade, pois a multiplicidade das violações de normas legais e de dispositivos constitucionais por parte de componentes do poder judiciário caracteriza anomia social desagregadora, capaz de resultar em completo colapso da democracia.

    Todos os segmentos da sociedade civil organizada têm a obrigação de manifestar, com urgência e por todos os meios democráticos, seu rigoroso repúdio à anomia instaurada no poder judiciário. Antes que seja tarde demais.

    Os primeiros passos da indispensável jornada de resistência em prol da democracia brasileira já começam a surgir, mas precisam ser ampliados urgentemente, e com a participação precisa, prudente e destemida das instituições democráticas representativas.