Pôr boneco infamante a Lula na ponte da Folha faz todo sentido

Opinião do blog

boneco

Não poderia ser mais apropriada a escolha da ponte Octavio Frias de Oliveira (fundador falecido da Folha de São Paulo) para que um bando de energúmenos endinheirados atacasse a honra do ex-presidente Lula com um boneco inflável de 300 quilos e 12 metros altura, confeccionado ao custo de 12 mil reais – dinheiro que não se sabe de onde veio.

A Folha, vale lembrar, é o único órgão de imprensa do país que tem uma ponte para chamar de sua. Inaugurada em 2008 pelo então prefeito Gilberto Kassab, a ponte da família Frias, vulgo “ponte estaiada”, custou à viúva 184 milhões de reais e mais 40 milhões para sinalização de trânsito no local.

boneco 2

Detalhe: a ponte tem baixíssima utilização.

Enfim, a chamada da matéria de capa sobre o boneco na edição da Folha do dia seguinte ao ato infamante deixa claro por que a ponte do jornal foi escolhida para o ato. A manchete: “Operação pixuleco”.

boneco 3

A reportagem feita em tom jocoso tanto quanto outras de veículos de linha editorial antipetista análogas reflete o oposicionismo militante do jornal desde que, há pouco mais de 12 anos, durante a campanha eleitoral de 2002, Lula deixou falando sozinho o filho do fundador do jornal (Otavio Frias Filho, o “Otavinho”) durante em almoço em que este ofendeu aquele que naquele ano se elegeria presidente da República – o dono da Folha queria saber como Lula poderia ousar querer ser presidente sem ter diploma universitário e sem falar inglês. O então candidato a presidente se levantou da mesa e deixou o herdeiro de velho Frias falando sozinho.

Desde então, a Folha protagonizou os ataques mais baixos contra a honra de Lula que se possa imaginar, tendo como ponto alto a publicação de uma matéria que acusava o petista de ter tentado estuprar um colega de cela quando esteve preso durante a ditadura militar.

O mais interessante em tudo isso é a inversão de valores que vivemos. Se Lula fosse presidente da República ou ocupasse qualquer cargo público, confeccionar o caríssimo boneco e gastar uma nota preta para transportá-lo e montá-lo não deixaria de ser um crime contra a honra, mas por certo a Justiça entenderia que um governante tem que suportar esse tipo de coisa por ser um gestor público. Porém, atualmente Lula é só um cidadão comum. Não tem que aguentar isso.

O boneco não faz uma crítica, comete uma calúnia. Lula não foi condenado a nada. A investigação contra ele no Ministério Público é só uma ação preparatória para apurar sabe-se lá o que. Não há fato concreto contra o ex-presidente, apenas uma especulação de que as palestras que deu para empreiteiras envolvidas na Lava Jato poderiam ser produto de algum tipo de acordo envolvendo os crimes que essas empresas cometeram.

 

Não há acusação de quando, onde, como e por que haveria sido pago algum tipo de propina. A investigação em curso no MPF baseia-se em notícias de jornal sem um fato determinado que as justifique, até onde se sabe.

O que espanta é o alto custo para fazer esse tipo de manifestação caluniosa, difamatória e injuriosa. Os responsáveis pela criação do boneco contrataram frete para transportá-lo até São Paulo – foi lançado em Brasília, nos protestos de 16 de agosto último. A operação de transporte e montagem do boneco é complexa, pois requer um grande gerador e um potente ventilador.

Para completar o quadro de inversão de valores, a estudante de Direito Emmanuelle Thoazielo, de 21 anos, integrante do movimento União da Juventude Socialista, simpatizante de Lula e do PT, foi “presa” por “suspeita” de ter “esfaqueado” – e, portanto, esvaziado – o boneco inflável durante uma contramanifestação de simpatizantes de Lula, que se revoltaram com a iniciativa infamante e foram ao local protestar.

boneco 4

A mídia vem considerando mais grave “esfaquear” um boneco do que atirar uma bomba contra o Instituto Lula. Colunistas como Merval Pereira e Ricardo Noblat fizeram tal afirmação.

Então ficamos assim: levar uma difamação caluniosa e injuriosa à rua contra alguém que não foi condenado a nada e que, portanto, detém direito à preservação da própria imagem – até por ter sido presidente da República -, pode; reagir à agressão, não pode.

O mais grave é o enfrentamento entre grupos pró e anti Lula nas ruas por causa desse episódio. Após o boneco ser furado na ponte estaiada, os seus proprietários rapidamente o consertaram e o levaram para diante da prefeitura, onde ocorreu o enfrentamento.

Como a esquerda já começa a ir às ruas contra os golpistas, é previsível que comecem a ocorrer nas ruas choques entre petistas e antipetistas cada vez mais virulentos. É mais do que previsível, pois, que é uma questão de tempo para que pessoas acabem feridas e até mortas nesses choques, pois a polícia não estará sempre nos locais em que venham a ocorrer.

Enquanto isso, a mídia trata de pôr lenha na fogueira – como se vê na primeira página da Folha deste sábado.

De vez que a violência comece, vai ser duro fazer com que reflua. Além de todos os problemas econômicos que a crise política está causando, a mídia e esses movimentos fascistas vão acabar desencadeando uma (literal) guerra civil nas ruas do país. E que não se enganem os que desejam essa situação. Dos dois lados haverá gente disposta ao enfrentamento.

92 comments

  • O que até agora eu não entendi é como é que um boneco desses, colocado em um lugar público ao alcance de qualquer cidadão, está em pé até agora.
    Pô, não tem nenhum macho neste país.

  • Já tem muita gente “por aqui” com a cafajestagem da direita golpista. O que a corajosa moça fez pode ter sido o marco zero de uma reação que pode gerar uma escalada rumo à violencia. Se o governo, se Lula e se a parcela não partidarizada da justiça não tomarem as rédeas da situação, sabe-se lá no que vai dar. Talvez nos tornemos uma enorme Venezuela, para deleite dos ianques.

    • Oi Carlos
      A escalada rumo a violência já vem de longe, como se poderia chamar os julgamentos do JB, GM e seus coleguinhas quanto ao PT?! Ou ainda, a grande mídia?! Se isso não for violento, olhe os frutos que estão colhendo.Barueri e Osasco?! Imagine se a policia iria entrar assim em Higienópolis, e matar 18 pessoas??!!!
      Entre outros fatos.
      Saudações

  • Os peritos tucanos vão fazer uma investigação no sentido de descobrir quem e como fizeram um buraquinho no boneco inflável do Lula, fazendo com que o mesmo literalmente “vazasse” da manifestação dos “coxinhas” em S.Paulo. No Nordeste, estão achando que foi um pernambucano “cabra da peste” e que com uso de sua “peixeira” (faca) de 12 polegadas, deu um ” risquinho” no referido, fazendo com que o mesmo, literalmente “vazasse” da manifestação. O mesmo ainda deixou o seguinte recado “escrevinhado” num papel: BULIU COM LULA, BULIU COMIGO!!!,

  • DILMA, por favor, mantenha-se FIRME com Joaquim Levy, não recue ..argumente, convença

    Uma saída pro país ..uma CPMF emergencial com data de validade (digamos pra 2016 e 2017).

    O país esta quebrado !! ..a crise detona receita enquanto as despesas continuam irredutíveis ..o ROMBO é inevitável, dantesco ..a NAÇÃO exige grandeza e senso de responsabilidade de todos os seus líderes.

    Inviabilizar qq saída, pelo CUSTO da divida, pela PERDA do Grau de Investimento (conseguido depois de décadas), pra qq governo que se pretenda, NÃO é negócio pra ninguém.

    Um país de quatro é ruim pra qualquer atividade que terá que arcar com o ônus em se ter acessos mais caros, raros e demorados.

    Não é hora de carimbar verba, a quebra é de CAIXA, depois se discute fontes de rendas mais seguras pra, por ex. a saúde (pelo que se noticia em 2016 o governo – educação e saúde – já começa a receber pela Pré Sal).

    Criar uma CPMF emergencial ZERA a partida, dá tempo pras facções se preparem pra 2018, ano em que todas esperam ter um país pra depois governar..e, acima de tudo, ano em que todos terão de encarar suas faltas e predicados.

    Criar uma CPMF emergencial em LEI desafoga, antes dos governos, o ESTADO que ganha certo tempo pras engrenagens voltarem a rodar (principalmente com a Petrobrás, concessões e alguns investimentos que serão entregues como hidrelétricas e a transposição do SF)

    ..fora claro, com a diminuição de muita incerteza que DEVE culminar com a diminuição da SELIC (inciando já em 2015) e retorno da atividade econômica pra BREVE.

    A CPMF não é, COMO QQ outro imposto, perfeita ..não adianta Delfim, Pastore, Mailson, Bresser ou Langoni bradarem ..HÁ que se PROPOR alternativas !!!!! ..ela é o melhor que temos na razão custo, benefício, confiabilidade, transparência, retroatividade, universalização e eficiência.

    O tempo urge ..coragem !!! a pior proposta é a que não é posta a debate.

  • Acredito que o PT irá pedir que o dono do boneco inflável apareça e apresente a nota fiscal do boneco para que seja identificado como o dono. Eu duvido que apareça, pois se aparecer será, possivelmente, processado por calúnia e difamação.

    • Oi Marcio
      Se esconderam o avião do Eduardo Cunha, o helicóptero do Perrela, os nomes dos tucanos nos lava jatos, entre outras coisas, esconder o nome de quem é o dono do boneco, é coisa muito fácil.
      Saudações

    • Esse boneco é que nem o avião da campanha do Eduardo Campos, a quase meia tonelada de pasta-base de cocaína no helicóptero dos Perrela e mais um monte de coisa que o PIG não tem interesse em mostrar: não tem dono.

  • É tudo absurdo e ultrajante. Só temos que fazer o enfrentamento com serenidade mas firmeza. A população que votou em Lula também está sendo ofendida.

      • Sr. Eduardo,

        Bom dia.
        As coisas estão ficando muito complicadas na economia e com a situação da presidente que tem o mais baixo nível de aprovação da história.
        Por essas e por outras vejo que os apoiadores do governo e os opositores estão com ficando com os ânimos exaltados. E agora vejo aqui simpatizantes do governo falando em enfrentamento.
        Isso me preocupa, pois violência só leva à violência, e não resolve nada, só complica. Bombas e bonecos rasgados podiam terminar mal, com gente machucada, senão pior. E não há nada que justifique a violência.
        Mas vejo que o sr. acredita que o enfrentamento é inevitável, que “não terá jeito”!
        É isso mesmo? O sr. acredita que a melhor forma que resolver essas questões seria pelas “vias de fato”?
        Espero que não.

        Grande abraço,
        Heitor.

  • Edú,
    acabei de ler que a moça foi presa por danificar propriedade privada, na delegacia está um furdúncio, pq os advogados estão exigindo a apresentação da nota fiscal do proprietário, só que ninguém apareceu como dono da coisa.
    Abçs

  • É a Elite mostrando toda sua educação. A Elite é assim.
    Se colocarem lá um boneco do Aécio, ou qualquer outro da “turma” tucana, eles vão tirar na hora.
    Mas, não há nada como um dia após o outro.
    Podem deixar o boneco lá que LULA ficará cada vez mais forte.
    O mundo já percebeu como a direita Brasileira age e não se surpreende com sujeira dessa nível.
    Aliás, temos no Brasil a direita mais suja do mundo, e com tentáculos em todos os setores da vida pública.
    Costumo dizer que estamos em guerra.
    Sempre atentos à movimentação dos golpistas.
    Felizmente, nossa esquerda, apesar de timidamente, começa a reagir e mostrar as garras.
    Bastaram os movimentos do dia 20 passado, para os golpistas sentirem que, há sim resistência.
    LULA está voando pelo Brasil para mostrar as Obras do Governos e denunciar os golpistas.
    A Direita terá que fazer milagres par apresentar um candidato, pois não tem nenhum.
    Certamente teremos alguns sacrifícios pela frente, mas com certeza, o País voltará a andar em breve.
    Apesar dos tucanos.
    Vivas ao LULA, que mudou a direção deste País, para o Futuro.
    O boneco?
    Deixa ele lá, assim LULA é lembrado todos os dias.
    A Elite criou uma imagem para corroer seu cérebro, e aguçar seu ódio todos os dias.
    Quem sofre é a Elite.

  • Sei não! Aqui no Rio esse boneco não permaneceria muito tempo. Cariocas o destruiriam. E acho que, apesar de não apreciar nem o prefeito e muito menos o governador, haveria ordem para retirar esse boneco imediatamente. Dá pena assistir a ignorância da maioria do povo paulista.

  • Para essa gente “paneleira” que só no ano passado sonegou 500 bilhões de reais em impostos 12 mil não é nada, Eduardo! Enfim, se vivêssemos em um país realmente civilizado essa gente estaria usando roupa de presidiário há muito tempo incluindo os também sonegadores e levadores de dinheiro donos da imprensa.

    • Bem lembrado.

      Ela começou e não acabou. Sobrou pro Serra e Kassab. Melhor acabar esse lixo que deixar as pilastras apodrecendo.
      De qualquer forma, mais um lixo brasileiro

  • Esse boneco é apenas mais um capítulo da baderna de direita que SP instaurou desde junho de 2013. Mas o que aqui começa, aqui termina! O Brasil é maior, muito maior do que SP ou de qualquer crise real ou imaginária, meus amigos! É como diz o Paulo Henrique Amorim, “É só desligar a Globo e sair de SP que o Brasil melhora!”.

  • É um absurdo o que a mídia está fazendo com país dando fôlego aos movimentos contra a democracia, aos golpista e fascistas. Interessante, que São Paulo, que teve Paulo Malluf como governador e prefeito durante muito tempo nunca os coxinhas fizeram um boneco. Cunha, que é o ídolo dos coxinhas, está envolvido nas maiores falcatruas do país, cadê o boneco de Cunha? O presidente da Câmara foi denunciado e recebida a denuncia pelo STF.

  • Edu,

    essa cafajestada só poderia nascer no Fascistão. Estamos a caminhar para um confronto sem volta diante da virulência e ofensa apontada. Nada justifica tanta ignomínia desses fascistas acobertados e incentivados pela mídia conservadora e reacionária. Não recuaremos!!!

  • SOBRE O MARAVILHOSO ATO DE CORTAR O BONECO INFAME EM SP (chega de apanhar calado, pois num país onde a justiça está escandalosamente contra o povo, a saída é revidar)
    A forma mais simples de terminar com esta idiotice custou a ser pensada… isso me faz refletir sobre condicionamentos… diante de algo completamente ofensivo e ilegal, havia gente imaginando como usar a justiça para PROIBIR. Oras, diante de um abuso desses, a ação da moça foi curta e direta. Lembro de alguém me dizendo outro dia… Se alguém coloca imundície na tua porta o que tu faz? e eu respondi… bom, eu dou queixa dessa pessoa.. Ela me respondeu… errado. Isso demora muito e acaba não atacando diretamente o problema.. O que tem que fazer e devolver na mesma moeda. Foi o que a moça fez.

  • Nao foi por falta de aviso durante todos estes anos. A midia tem sido a inimiga número um dos governos nacionalistas e progressistas. Todos os dias, há mais de 12 anos esta midia bandida, capitaneada pela Globo, martela nas mentes crises artificiais. Todos sabem que em economia de uma nação a paranóia da crise acaba por materializá -la. O país poderia estar muito melhor, como já esteve com taxas minimas de desemprego não fora a ação malsã da midia terrorista, venal e safada que se tem. Não existe imposto maior e mais escorchante sobre um pobre do que perder o próprio emprego e a midia trabalha por isto, pelo quanto pior melhor, faz tempo. Ela não descansará enquanto não instalar o caos no país. O pior, contemporizar com esta mídia bandida é um pecado capital que estes últimos governos cometem contra todos. O tempo de pular na jugular do PIG, da mesms forma que foi feito na Argentina, já passou. Infelizmente, agora, é caso praticamente perdido. Veja/Cachoeira-Globo-Folha, quantas mentiras, quantos favorecimentos e blindagens criminosas e quantos golpes estes escroques já não patrocinaram impunemente contra o povo brasileiro?

    • Disse tudo, hoje Dilma depende da Globo para chegar em 2018, infelizmente…Teve todas as oportunidades pelo menos para colocar o PIG no seu devido lugar, mas ela apostou com a pior cinismo que existia o controle remoto e os problemas estavam resolvidos, só esqueceu de dizer que não temos na mídia tradicional o contraditório, o máximo que temos são mídias em cima do muro.

  • Caro Edú,
    Morar em São Paulo, está sendo um teste para os nervos.
    Você viu também que barraram um neurologista num hotel, que ele iria dar uma palestra, por que ele era negro ?
    Sei que no Brasil inteiro está acontecendo absurdos, mas São Paulo está na vanguarda do atraso.
    Eu que vivi o período negro da nossa recente história, não lembro desse clima de ódio tão exacerbado.
    Não tenho dúvidas que precisamos ir ás ruas, para fazer o contra ponto.
    Abração
    Ricardo Grillo

  • Vocês já repararam como algumas coisas no Brasil não tem dono?

    A cocaína apreendida no helicóptero e fazenda do Perrela, amigo do Aécio; não tem dono.

    O avião que servia a campanha de Eduardo Campos e Marina Santana; não tem dono.

    O boneco da oposição usado para denegrir a imagem e caluniar um homem; não tem dono.

    É estranho que a direita, tão possessiva, usufrua de tantos bens, mas sem dono.

  • Deveríamos fazer cartazes imensos para cobrir a visão desse boneco, com os milhões que saíram da pobreza extrema, com os jovens negros cursando faculdade, com as mães solteiras tendo creche pra deixar seus filhos e trabalhar, com as milhares de Minha casa, Minha vida…

  • Se é calunia, infâmia e injúria, Lula precisa tomar medidas jurídicas para interditar o boneco e processar o autor. QUEM CALA, CONSENTE. Brigas nada resolvem. Processo neles!

    • Prezado Jasson,

      Lembra o que Serra disse a respeito do livro”Privataria Tucana”? -Lixo! Pois é, pelo que parece, o lixo começará a incomoda-lo pois tudo o que lá foi escrito, está aparecendo aos poucos, claro que não na Globo, na veja, ou na Folha, mas o tal primo dele… tão aparecendo coisas interessantes.
      Douglas Quina
      Mogi guaçu – SP

  • Vargas, Jango, ditadura e queda, Collor e sua queda (ou alguém acredita que foram os caras pintadas), eleição do Lula (porque a intenção era desmoraliza-lo mas não deu certo) foram obras da mídia.
    Lula só foi reeleito por causa da internet – que é uma mídia.
    Dilma também.
    As duas guerras mundiais tb –
    Afeganistão e Iraque não foi por causa do terrorismo. (armas de destruição em massa?)

    E voltando no tempo mais atrás, quem matou Jesus Cristo? Pois a maioria da turba que pediu sua morte não o conhecia. Foi a mídia.

    Graças à internet a coisa não está pior.
    Pena que é muito lenta fraquinha e cara.
    Mas a mídia…

  • Concordo.

    Lula que os processe.

    Molecas afetadiças podem protestar. Mas sem mexer no sagrado patrimônio privado alheio. Aliás- tem que ficar provando de onde vem o dinheiro? São pessoas privadas. Diferente dos nossos queridos “governantes”.

    Não me parece que lula tenha dado muita bola para um simples boneco.

    • “Simples boneco”??
      “Moleca afetadiça”, não, moça indignada.
      “Sagrado patrimônio alheio”, palavras típicas de um coxinha que com certeza é contra a propriedade social.
      Você deve ser mais um que minimizou o episódio da bomba, disse que era um rojão, que fez um buraquinho.
      Tudo indica que você deveria estar lá no Rei.

      • A moça pode se indignar. Mas nao pode depredar o sagrado patrimônio particular- nem o “social”. Imagine se quem for contra o “governo” resolve tocar fogo no palacio do Planalto.

        Ou alguém contrario a sua opinião depredar seu carro?

        E sim, é um simples boneco. O proprio Lula nem deu bola. Por outro lado, se o incomodar, ele pode ir à justiça.

        Propriedade social? De um boneco?

        • O boneco era ofensivo, Brinco.
          Se eu fizer uma boneca inflável com a imagem de sua mãe, você poderá mordê-la que não será crime.
          CAPICHE?!

          • Pode ser. Entao que ELE vá lá tomar providencias.

            Quanto a ser “crime” realmente nao é. É uma mercadoria, cabe apenas uma reparação civel, creio.

            E por falar em bonecos:

            http://www.implicante.org/blog/boneco-gigante-de-fhc-feito-pela-cut-em-98-custaria-hoje-r-32-mil/

            Que barato.

            E no que se refere à caricaturas e cartoons, o PHA é campeão, imbatível. E ele costuma se gabar de suas constantes vitórias na justiça contra os que querem calá-lo.

            Portanto sem essa de ofensivo. Isso é frescura.

          • E por falar em bonecos, caro cãozinho, nota-se que pelo menos o boneco da CUT era… da CUT!

            E o de agora?É seu?

            Dá pra notar a diferença entre esquerda e direita?

            Dá pra notar porque a direita não quer CPMF?

            Dá pra notar porque a direita não quer imposto sobre fortunas?

            Porque com CPMF e imposto sobre fortunas os donos das ‘coisas’ aparecem.

            Sem eles tudo fica escondidinho, mais que prato típico…

  • Isso é muito simples de constatar Sr. Eduardo, é só perguntar ao governador e ao mp daqui se fosse um boneco do aécio ou do fhc qual seria a reação dessas autoridades? Os calunistas de sempre já estariam bufando nas paginas de jornais.

  • Lutamos há décadas para que pessoas humildes tivessem uma chance. Por que todos sabíamos que essa chance não seria desperdiçada. E o PT realizou nosso sonho. Quanto as remediados, todos sabemos que eles não querem um país desenvolvido. Querem é ter 3 empregados domésticos em mansões de sete suítes. São Paulo escancara o que toda a elite-ralé nacional pensa e diz. É na Capital dos paulistas que estão as sedes das Irmandades e “clubs” que sempre atrasaram o Brasil é por isso que imagens como essa sempre e ações de cunho golpista sempre acontecem e acontecerão em SAMPA.

  • Meia tonelada de coca __ não tem dono

    Jato acidentado __ não tem dono

    Boneco inflável __ não tem dono

    Aécioporto___ não tem dono,epa, desculpe, esse é do titio

  • :

    04:13

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • A Revista Época contratou Cachoeira e o diplomata Eduardo Saboia?

    A Globo colocou em campo a campanha de 2018, dai que veremos essa difamação contra Lula no JN todos os dias até o fechamento das urnas em 2018 isso se os Irmãos Marinho e a bancada de Cachoeira não conseguierem impedir a candidatura de Lula. O que vi ontem no JN é inacreditável, como pode uma TV aberta, concessionária se serviço público, fazer esse tipo de dobradinha Globo & Época? A Globo diz usar documentos secretos e nega o nome do diplomata que vazou tais documentos. Só muito burro para não se saber que a tal fonte é aquele diplomata maluco que sequestrou o Molina na embaixada da Bolivia e trouxe-o para o Brasil. Como se sabe, o tal embaixador, além de ter recebido uma pena simbólica, hoje assessora os tucanos, pelo que sei ele está lotado no gabinete do senador tucano Pit Bull Aluysio Nunes Ferreira. Stanley Burburinho afirmou em seu face que o pig viria com uma bomba para ocultar o envolvimento de Aécio Neves na Lava Jato….Esse Burburinho…

    Recordar é viver: Cachoeira Plantou notícias na Revista Época

    http://www.cartacapital.com.br/politica/cachoeira-plantou-noticias-na-revista-epoca/

    Nas suas eleiões Cachoeira entrou com tudo para eleger sua bancada,,,hoje ele tem sua própria bancada, ele até indicou um dos seus homens para a sub relatoria da CPI do BNDES, que tal lermos a Época(mais uma semana, como virão outras semans de Epoca contra Lula;;…Cachoeira não morreu….muito pelo contrario

    http://epoca.globo.com/tempo/expresso/noticia/2015/06/perillo-tenta-prestigiar-secretario-que-ja-foi-proximo-de-carlinhos-cachoeira.html

    Mais sobre o poder de Cachoeira, uma especie de governador informal de Go…

    https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=revista+veja+e+a+bancada+de+Cachoeira

    Agora vamos ao “escandalo” de Epoca desta semana contra Lula..a campanha de 2018 segue em frente.

    Sobre a ilação desta semana, nada encontrei…será que a Globo comprou o Google…há ilações de outras semanas

    https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=instituto+lula+nega+ila%C3%A7%C3%B5es+da+revista+epoca

    Quem sabe acho direto na página do Instituto Lula ja que o Google não me mostra:

    Íntegra da resposta do Instituto não lida no Jornal Nacional
    29/08/2015 21:08

    Jornalistas da revista ​Época e do Jornal O Globo já foram acionados judicialmente por danos morais praticados contra o ex-presidente Lula, em reportagens que divulgam mentiras e manipulam documentos oficiais. O ex-presidente Lula, a exemplo de outros dirigentes mundiais de expressão, atua com muito orgulho para abrir mercados internacionais para o nosso país e nossas empresas, sem receber por isso nenhuma remuneração. Não há ilícito nessa atividade em favor do Brasil e da geração de empregos em nosso país por meio da exportaçào de serviços e de produtos, como faz por exemplo, a Rede Globo, que desde 1982 exporta novelas para Cuba. O ex-presidente Lula jamais interferiu em decisões do BNDES, nem isso seria possível, dado ao rigor dos procedimentos da instituição, e como devem saber os profissionais das Organizações Globo, que têm um antigo e importante relacionamento societário com a subsdiária BNDESPar. Também não há ilícito na contratação de palestras do ex-presidente, como fizeram desde 2011 dezenas de empresas, inclusive a Infoglobo O único crime que ressalta na matéria da revista Época é o vazamento ilegal do sigilo de documentos transferidos ao Ministério Público.

    http://www.institutolula.org/integra-da-resposta-do-instituto-nao-lida-no-jornal-nacional

    Em tempo: sobre o diplomata que, ao que tudo indica, foi a fonte da REvista Epoca…,,ah esses golpistas trabalham durante as 24 horas do dia…Cachoeira, como vai vc…

    Saiba quem é o diplomata Saboia, a provável fonte da Época…o figura tá mais para sociopata

    Tucano convida diplomata Eduardo Saboia para integrar Comissão
    10 de março de 2015….

    Senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), concede entrevistaO senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) convidou para integrar a equipe de assessores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) o embaixador Eduardo Saboia. Ele aceitou o convite.
    O pedido de cessão do embaixador será feito ao ministério das Relações Exteriores por meio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
    Ele assume após a liberação ser publicada no Diário Oficial.
    Caso Molina
    Saboia ajudou na fuga do ex-senador oposicionista boliviano Roger Pinto Molina, em 2013. Na época, o diplomata era encarregado de negócios do Brasil em La Paz.
    Molina, condenado por prevaricação, pediu asilo no Brasil alegando sofrer perseguição. Saboia afirmou ter razões humanitárias e disse que “havia risco iminente à vida e à dignidade do senador”.

    http://www.psdb.org.br/tucano-convida-diplomata-eduardo-saboia-para-integrar-comissao/

    Diplomata que trouxe senador boliviano estava na comitiva de Aécio

    DOM, 21/06/2015 – 20:13
    ATUALIZADO EM 21/06/2015 – 22:53

    Do Jornal GGN – A comitiva dos senadores que foi até Caracas tinha um acompanhante especial, que foi ignorado pela reportagem do Jornal Nacional, apesar de ter enviado repórteres até a cidade para cobrir o evento e de tê-lo filmado de relane no ônibus (http://migre.me/qnwjq).

    Trata-se do diplomata Eduardo Saboia o mesmo que, dizendo-se movido por sentimentos humanitários, trouxe da embaixada da Bolívia para o Brasil o senador boliviano Roger Molina (http://migre.me/qnvBL).

    Saboia refutou qualquer insinuação de que agiria por motivação política. O incidente custou o cargo do chanceler Antônio Patriota

    Saboia levou uma suspensão de vinte dias. Na época, seu gesto foi saudado como humanitário, o chefe do posto diplomático que supriu a falta de ação do Itamarati e da presidente da República (http://migre.me/qnvJz).

    Na ocasião, Saboia ameaçou o Itamarati: “Se vierem para cima de mim, tenho elementos de sobra para me defender e para acusar. Tenho os e-mails das pessoas, dizendo olha, a gente sabe que é um faz de conta, eles fingem que estão negociando [a saída do senador da embaixada] e a gente finge que acredita”, segundo a Folha (http://migre.me/qnvPG).

    Durante a entrevista – segundo o jornal – Saboia chorou a disse ter “ouvido a voz de Deus”.

    Seu gesto foi reconhecido pela oposição. O Senador Aloysio Nunes Ferreira convidou-o para ser assistente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

    Na página “Pró-Eduardo Saboia”, do Facebook (http://migre.me/qnw4H) ele revela ter entrado com uma ação contra o Itamarati. Seu advogado é o ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nacional, Ophir Cavalcante Jr.

    http://jornalggn.com.br/noticia/diplomata-que-trouxe-senador-boliviano-estava-na-comitiva-de-aecio

    A puniçao a Eduardo Saboia foi uma piada…20 dias de suspensao convertida em multa…humm..noutro pais teria perdido o emprego…mas ta ai conspirando como sempre…e pago com dinheiro do nosso bolso…

    DIPLOMATA É SUSPENSO POR AJUDAR BOLIVIANO A FUGIR
    :

    Responsável pela operação que retirou o ex-senador boliviano Roger Pinto Molina da embaixada brasileira na Bolívia, em 2013, o diplomata Eduardo Saboia será punido com 20 dias de suspensão; o episódio resultou na demissão do então chanceler Antonio Patriota; ainda não há data definida para o início da suspensão e durante o período, Saboia ficará sem receber sua remuneração como diplomata; atualmente ele trabalha no Departamento de Assuntos Financeiros do Itamaraty

    11 DE ABRIL DE 2015 ÀS 09:16

    :
    Brasília 247 – Responsável pela operação que retirou o ex-senador boliviano Roger Pinto Molina da embaixada brasileira na Bolívia, o diplomata Eduardo Saboia será punido com 20 dias de suspensão. A punição foi publicada em boletim interno do Itamaraty na sexta (10) e foi a mais leve entre as previstas, que preveem até demissão do funcionalismo público.

    O episódio resultou na demissão do então chanceler Antonio Patriota e motivou a abertura de uma sindicância para apurar a conduta do servidor. O relatório do grupo estava pronto desde abril do ano passado, mas a possibilidade de um novo desgaste em ano de campanha eleitoral adiou a decisão.

    O resultado da sindicância foi criticado pela defesa do diplomata. “Ele atuou no sentido de salvar uma vida. Foi uma atuação humanitária em todos os aspectos e continuamos a entender que está sendo injustiçado”, disse o advogado Ophir Cavalcante em matéria do jornal Folha de São Paulo.

    Molina foi trazido ao Brasil após permanecer 453 dias enclausurado na representação brasileira em La Paz. Nesse período, o governo de Evo Morales se recusou a conceder salvo-conduto para a retirada do político opositor. Saboia alega que alertou o Itamaraty diversas vezes que a situação estava em “franca deterioração”.

    O advogado do diplomata disse que ainda cabe recurso de Saboia ao ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores). “Isso terá que ser avaliado, e a decisão cabe a ele [Saboia].”

    Molina também criticou a decisão final, mas reconhece que o saldo foi positivo.

    “Acho uma maneira estranha de fazer homenagem a um herói nacional. [Mas foi] a maneira mais barata de ter um herói. Em outro país dariam uma medalha para ele”.

    Ainda não há data definida para o início da suspensão, que começa a valer a partir de publicação de portaria. Durante o período, Saboia ficará sem receber sua remuneração como diplomata. Atualmente ele trabalha no Departamento de Assuntos Financeiros do Itamaraty.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/176780/Diplomata-%C3%A9-suspenso-por-ajudar-boliviano-a-fugir.htm

  • No meu estado rasgamos todas as faixas dos fascistas convocando para o ato do dia 16/08 dos reacionários. Se ousarem colocar um troço desse aqui rasgaremos e tocamos fogo. Militância de São Paulo, não se acovardem, destruam essa palhaçada. Isso é um ato embrionário de ditadura da direita e do fascismo, temos de combater.

  • Já falo aqui há muito tempo que temos que fazer o enfrentamento, se tivéssemos partido para a força antes, a direita não teria chegado a esse grau de afoiteza. Desse modo, sem mais titubeios, NÃO ADIANTA ARGUMENTAR COM ESSES ANIMAIS, ELES NÃO ENTENDEM ARGUMENTOS, SÓ PORRADA. AFINAL, PRECISA ALGUM ESFORÇO PARA ENTENDER QUE LULA NÃO FOI SEQUER FORMALMENTE ACUSADO DE NADA. NÃO HÁ INVESTIGAÇÃO CONTRA ELE (O QUE EXISTE É UMA TENTATIVA DE SE ENCONTRAR ELEMENTOS PARA UMA INVESTIGAÇÃO, TENTATIVA QUE NASCEU DO NADA, JÁ QUE SEQUER BASEIA-SE EM INDÍCIOS, MAS EM MATÉRIAS DE JORNAIS QUE AFIRMAM LEVIANDADES SEM BASEAR-SE EM NADA, ALÉM DO PRECONCEITOS DOS ANIMAIS QUE AS ESCREVERAM PARA SUSTENTÁ-LAS) .E AINDA QUE EXISTISSEM, ELE COMO QUALQUER BRASILEIRO, É INOCENTE ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO. NÃO PRECISA TER NEURÔNIOS PARA ENTENDER-SE ISSO, O QUE SIGNIFICA QUE UM BONECO DESSES CONTRA ELE, DO MESMO MODO QUE CONTRA FHC(E OLHA QUE CONTRA FHC HÁ ELEMENTOS FORMAIS, DOCUMENTOS, QUE NO MÍNIMO O APROXIMAM DE CRIMES, POIS SÃO PROVAS CONCRETAS CONTRA AUXILIARES DIRETOS DELE); AINDA ASSIM, TAMBÉM FAZER UM BONECO DESSES DE FHC SERIA UM CRIME, DO MESMO QUE É FAZÊ-LO DE LULA E NINGUÉM FAZ NADA, E ESSE ANIMAIS CONTINUARÃO COM ISSO IMPUNEMENTE, DIFAMANDO O MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS, RESPEITADO NO MUNDO INTEIRO, SE A GENTE NÃO FIZER NADA, FICAR AQUI DISCUTINDO “JURIDIQUÊS”, QUE NÃO ESTÁ A NOSSO FAVOR, E NÃO PARTIR PARA UMA REAÇÃO CONCRETA. Essa jovem que supostamente furou o boneco, ou qualquer outro que tenha feito, usou a única linguagem que a direita entende. Temos que partir para o enfrentamento organizado contra esses fascistas, principalmente agora, quando à cada vez maior falta de elementos concretos para condenarem o Governo, eles reagem com invencionice e truculência. Para dar uma maozinha ao absurdo de Gilmar Mendes no TSE, a Globo , seguida pelo resto da corja midiática, arrumou uma “denúncia” que supostamente embasaria o golpe de Mendes, o fato suposto de que uma das empresas que prestou serviços para a campanha de Dilam(serviços prestados, não se falou em não realização dos serviços)teria uma laranja como proprietária, a empregada doméstica da proprietária de outra empresa que também trabalhou para a campanha, o que segundo a própria Globo seria uma forma da proprietária da segunda empresa, e provavelmente da outra, pagar menos impostos. Supondo-se que isso seja verdade, ninguém perguntou O QUE DILMA TEM A VER COM ISSO, O FATO NO MÁXIMO REPRESENTA UM CRIME DE SONEGAÇÃO TRIBUTÁRIA DA TAL PROPRIETÁRIA, E PATROA DA EMPREGADA DOMÉSTICA, DA SEGUNDA EMPRESA. ISSO EM NADA CRIA UMA IRREGULARIDADE NA PRESTAÇÃO DE CONTAS, AFINAL O SERVIÇO FOI PAGO E REALIZADO, E NINGUÉM VAI NUMA CAMPANHA NACIONAL, CONTRATANDO CENTENAS DE EMPRESAS, PROCURAR SABER QUEM SÃO OS PROPRIETÁRIOS CUJO NOME CONSTA NO CNPJ DAS EMPRESAS QUE CONTRATOU!!!!!!!!!!!! SÓ NUM PAÍS COMPLETAMENTE IMBECILIZADO PELA MÍDIA, ESSA HISTÓRIA PODERIA SEQUER SER DIVULGADA DA FORMA COMO FOI, ACUSANDO A CAMPANHA DE DILMA DE IRREGULARIDADE POR UM ATO EXCLUSIVO DA EMPRESA EM RELAÇÃO AO FISCO. ESSAS E OUTRAS PÉROLAS, REPRESENTAM O GOLPISMO QUE A MÍDIA MANTERÁ DURANTE TODO O MANDATO DE DILMA. POR EXEMPLO, OUTRO ABSURDO, O DE QUE DIRCEU COMETEU CRIME PORQUE O DINHEIRO QUE “DECLAROU” NÃO PASSOU POR SUAS CONTAS. SÓ UM IMBECIL NÃO VÊ QUE , SE ELE QUISESSE COMETER ALGUM CRIME(COMO POR EXEMPLO RECEBER DINHEIRO DE ORIGEM FRAUDULENTA)NÃO O DECLARARIA!!!!!!!!!!!! É EVIDENTE QUE A DIFERENÇA ENTRE OS RECURSOS É PORQUE DIRCEU DECLAROU SEU FATURAMENTO BRUTO, QUE TEVE COM SUA EMPRESA E PASSOU PELA CONTA DA EMPRESA, E O LÍQUIDO, SEUS GANHOS PESSOAIS, APÓS DESPESAS, DIVISÃO COM SÓCIOS, ETC. SÓ UM JUMENTO OU UM CANALHA NÃO ENXERGAM ISSO, OS MESMOS QUE SÓ ENTENDERÃO O ABSURDO CRIMINOSO DESSE BONECO TODA VEZ QUE ELE FOR FURADO. OS MESMOS QUE ACHAM QUE FURAR UM BONECO É UM CRIME E ATIRAR UMA BOMBA , COM PREGOS NO INTERIOR PARA SE ESPALHAREM COM A EXPLOSÃO, É UMA BRINCADEIRA. ESSES ANIMAIS SÓ ENTENDERÃO O ABSURDO QUE COMETEM QUANDO PASSARMOS A REAGIR COM FORÇA A CADA BARBARIDADE DELES. SE NÃO O FIZERMOS, LOGO ELES INVADIRÃO NOSSAS CASAS PARA NOS AGREDIREM E A GLOBO JUSTIFICARÁ ISSO COMO COMO FATO SEM IMPORTÂNCIA. Esse boneco não pode continuar

  • Parabéns à estudante que agiu com coragem. Já chega de suportar as ofensas baixas e caluniosas dos extremistas de direita como de isso fosse normal na democracia. Todos essas babaquices da direita só demonstram o quanto eles são despreparados para um embate político de alto nível, por isso temem tanto o melhor presidente da história do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, ‘o cara’. Chega de tolerância com os facistas, eles começaram a provar o troco e a militância de esquerda não recua, a história mostra isso, por mais que eles (direitistas) negar e deturpar o passado.

  • Na realidade já vivemos um estado facista, quando uma autoridade poderia ser execrada por um bando de gente que ninguem sabe quem os financia em praça publica e com apoio das autirodades locais? Ontem, foram os judeus, hoje são petistas e de esquerda, qual a diferença?

  • Eduardo Guimarães, em São Paulo não tem a Lei da Cidade Limpa? Esta geringonça não fere esta lei? Onde está a Prefeitura do Haddad?

    A Lei não é para todos?

  • Várias Zarabatanas fárão o serviço facilmente, esse bibelô dos tresloucado é alvo fácil, mas seus corações estão endurecidos, mais parece um totem que permitem fazer uma catarse do ódio incrustado dentro de suas mentes e corações, mas a lei universal corrigirá essas anomalias.

  • Se a Prefeitura não pode impedir a permanência dessa infamia, a solução será a ZARABATANA:
    canudo de bambú (ou de aluminio) com 50 centimetros de comprimento e 1.5 cm de diametro, papel enrolado na forma de cone com fita durex para dar rigidez na ponta (cortar o cone no justo diametro do canudo para obter pressão no sopro) com agulha grossa de costura, colada no orifio por dentro do one de papel. Pode ser lançado em movimento. Com a palavra o Prefeito.

  • Sr. Eduardo,

    Bom dia.
    As coisas estão ficando muito complicadas na economia e com a situação da presidente que tem o mais baixo nível de aprovação da história.
    Por essas e por outras vejo que os apoiadores do governo e os opositores estão com ficando com os ânimos exaltados. E agora vejo aqui simpatizantes do governo falando em enfrentamento.
    Isso me preocupa, pois violência só leva à violência, e não resolve nada, só complica. Bombas e bonecos rasgados podiam terminar mal, com gente machucada, senão pior. E não há nada que justifique a violência.
    Mas vejo que o sr. acredita que o enfrentamento é inevitável, que “não terá jeito”!
    É isso mesmo? O sr. acredita que a melhor forma que resolver essas questões seria pelas “vias de fato”?
    Espero que não.

    Grande abraço,
    Heitor.

  • Com relação aos bonecos gigantes, eu digo o seguinte:
    Os militantes do PT são bem burrinhos!
    O que estão esperando para fazer bonecos iguais, um com a cara do Serra, outro do Alckmin, outro com a do FHC, outro com a cara da veja e outro com a cara da época?
    Nem teria como a impren$$$a esconder… seria bem legal uma guerra de bonecos, a transformar SP numa neo-Olinda. Creio que a repercussão seria estupenda, até no exterior!!!
    Divulguem, por favor… façam os petistas saírem da modorra e reagirem!!!

  • O objetivo de quem fez o boneco sempre foi isso mesmo, forçar o confronto. E a turma caiu feito patinhos e ainda tem gente que exalta a “bravura” da moça. A mesma moça que negou na polícia ter furado qualquer coisa. Não duvido nada que tenham sido os próprios organizadores do protesto que fizeram o rasgo, só pra posarem de vítimas. O que importa pra eles é que o objetivo foi alcançado: nunca mais vão conseguir levar tanta gente pra rua como há meses atrás, mas garantiram pelo menos uma semana de capa de jornais só com manchetes do tipo “boneco de Lula é furado”, “boneco de Lula é consertado e reaparece”, etc. O povo não estava nem aí pra esse boneco, mas a militância da UJS conseguiu torná-lo “martir” da direita raivosa. Neste exato momento já devem estar confeccionando mais uns 10 bonecos iguais, vão espalhá-los por todas as capitais, e se tiverem sorte vão encontrar por lá mais 10 “corajosos” sem tutano dispostos a furá-los para fazer seu movimento ficar ainda maior.

    É muita insensatez. Lula já havia feito piada sobre esse boneco, que deixassem a coisa assim, logo logo ninguém mais ia dar a mínima. Quem se importa com um punhado de coxinhas fazendo onda na ponte estaiada? Mas não, tinham de lhes dar maior importância né? Agora está aí, podem ter certeza: o boneco não sairá do noticiário tão cedo. Tudo o que Dilma precisava agora, mais acirramento de conflito e manchete negativa. É triste. Antigamente eu achava que a direita agia como aqueles touros insanos avançando cegamente contra qualquer bandeira vermelha, hoje vejo que a esquerda faz igual, avança de forma impensada e inconsequente contra qualquer bandeira da direita. E assim faz o jogo de quem quer o caos. Pobres Lula e Dilma, não merecem os “apoiadores” que tem.

    • É bem nessa linha de deixar o apelido pra lá, pois quanto mais se irrita com apelido, mais ele pega.
      Se bem que deixar trambolho difamatório destes na rua sobe no sangue de qqer um…

  • As provocações estão cada vez mais acirradas!!!

    Vamos continuar firmes, não vamos ceder a estas provocações…

    Sabemos muito bem quem está por trás destes movimentos, que conseguem nada mais, nada menos, que R$ 12.000,00 para montar um boneco gigante!!!

    Vamos continuar firmes, vamos sempre lembrar que o que “eles” querem é desestabilizar a sociedade brasileira e afundar o país numa guerra civil!!!

  • Eduardo, não caberia uma ação criminal por calúnia, difamação e injúria? Lula não é acusado. Lula não é réu. Lula não é condenado. Um boneco de 12 metros não é brincadeira, não é picardia inconseqüente e não deveria ser levada como “licença poética politicamente incorreta”, pois aí estão a praticar um crime contra a honra. É algo tão aviltante e violento, que além de tudo ganha enorme destaque em fotos, filmagens e matérias, o que torna o objeto ainda mais repulsivo e de cumplicidade disseminada…

  • As colocações que faz sobre este ato são perfeitas. Há um indício claro de que estão provocando um enfrentamento para que as forças armadas entrem em ação.
    Faço algumas colocações:
    Onde está o ministro da justiça, se é que a presidente tem um entre seus auxiliares?
    O PT contribui para isso na medida em que lança uma nota em apoio ao José Dirceu.
    Este senhor merece o nosso respeito pelo que fez para construir o partido e eleger Lula presidente, tanto quanto merece cadeia por ter enriquecido pessoalmente. Ele é o único que não poderia ter feito!
    A direção do PT, praticamente, toda ela paulista está agarrada aos cargos.
    Na minha opinião composta por um bando de safados que até hoje não engoliram a presidente. Demonstraram isso abandonando a candidatura Padilha porque a preferida da múmia que dirige o partido era a Marta.
    A própria presidente continua encastelada sem dizer nada aos que a elegeram, tão pouco busca seu apoio.
    Minha única preocupação é que o projeto de alteração da lei de partilha seja rejeitado pelo Senado.

  • Vergonhosa a atitude desse pasquim paulista, contrário a qualquer noção de progresso social! Lula deveria processar quem financiou o tal boneco e ordenar a sua destruição imediata!

  • Os movimentos organizados tem é que pressionar os órgãos do PIG diante das sedes dos órgãos do PIG, promovendo esculachos diante desse emissores de ódio e fascismo. Estes órgãos fascistas do PIG tem que sentir a pressão popular contra as suas mentiras (talvez assim estes órgãos mafiosos e fascistas pensem duas vezes antes de continuar destruindo a imagem do Brasil e da Democracia).

  • Alguém por favor me explique. Colocar um boneco desse tamanho não precisaria de alguma autorização por parte de órgão publico? Pode-se colocar esse tipo de boneco em qualquer lugar, sem nenhum tipo de fiscalização?
    Grato

  • Entendo que a rua possui uma força política incomparável, mas o contexto político pede que se utilizem também os meios legais. É momento de expor o Poder Judiciário. Mostrar que ele não usa vendas ou balança.
    Ou estaremos vivendo o poema de Maiakovski e então chegará o tempo em que não poderemos dizer mais nada. Estamos juntos. A luta é de todos.

  • Edu, tempos sombrios estes que vivemos agora…. Até quando assistiremos a tanta parcialidade por parte das autoridades e permissividade em relação a espetáculos de ódio e intolerância? Gostaríamos que as autoridades tomassem alguma providência no sentido de proteger a honra de pessoas com uma biografia como a do presidente Lula e da nossa presidenta Dilma. Precisamos mostrar união e força!!! Aos intolerantes que nos agridem, apenas respondo que baixaria é sinal de falta de inteligência e argumentos…

  • Companheiros, isso é coisa do Playboy fora da lei que não aceitou a derrota ate hoje e usa o dinheiro dos desvios dos governos tucanos e da Privataria Tucana que patrocinaram no desgoverno do FGAGAC, quero lembrar que se tiver que enfrentar a elite nas ruas nós enfrentaremos!!!É Lula 2018!!!

Deixe uma resposta