“Deixa o Gilmar falando sozinho”, diz professor de Lewandowski e Rosa Weber

entrevista, Opinião do blog, Reportagem

Dallari foto

 

A melhor parte da entrevista que a TV dos Bancários de São Paulo levou ao ar – ao vivo – na noite da última segunda-feira (21/9) em seu programa Contraponto não apareceu na telinha dos internautas, mas nas viagens que este que escreve fez à residência do entrevistado para ir buscá-lo e levá-lo de volta.

Como muitos leitores desta página devem saber – até porque, assistiram a entrevista ao vivo –, o entrevistado foi Dalmo de Abreu Dallari, o jurista serrano (gentílico dos naturais de Serra Negra – SP) nascido em 1931, e que, aos 83 anos, deu inveja a este cinquentão pela clareza de ideias, pela objetividade, pela serenidade e até pelo vigor físico.

Conhecer Dallari e poder ouvi-lo num bate-papo – e esse papo fica melhor se ele monologar – é reconfortante porque faz o interlocutor acreditar que envelhecer pode ser bônus, e não ônus. Conheço-o desde 2013, mas nunca deixo de me espantar.

Se ainda pudesse escolher ser alguém quando crescesse, escolheria ser esse jurista octogenário, ex-professor da Universidade de Paris e ex-membro da Unesco que teve entre seus alunos ninguém mais, ninguém menos do que os ministros do Supremo, Ricardo Lewandowski, e Rosa Weber – sendo o primeiro, aluno dedicado e altamente influenciado pelo professor, e a segunda, uma aluna “eventual”, como Dallari descreveu sua relação com ela.

O que estimula alguém a querer envelhecer “bem” é constatar que certas pessoas não envelhecem, apenas amadurecem, mas no melhor sentido, no sentido de transformar o acúmulo da experiência de vida em um fator muito mais importante que a mera questão biológica da idade física.

A ciência vem divulgando há muito que a prática intensa da atividade intelectual é fator preponderante para se chegar bem à velhice, muitas vezes permitindo ao idoso ter condições mentais e até – pasme – físicas muito melhores do que as de muitos jovens.

É por tudo isso que o otimismo do professor Dallari me estimulou. Por ele ser o fenômeno de preponderância do desenvolvimento mental sobre o processo inerente aos seres vivos, o processo de envelhecimento biológico oriundo da degeneração celular que ocorre a qualquer vivente ao longo dos anos.

Claro que quem não conhece pessoalmente esse octogenário não tem como saber, por exemplo, de sua intimidade com a internet e de sua perfeita interação com a atualidade ao mostrar-se informado até sobre amenidades que dizem muito mais respeito à juventude do que a pessoas mais maduras como eu.

É por isso que fiquei realmente em dúvida sobre a afirmação serena de Dallari de que não tem “a menor preocupação” com o golpe e, até, com “Gilmar Mendes”, quem o jurista diz que já fez todo mal que poderia fazer – e que ele previu que faria em seu artigo profético publicado na página A3 da Folha de São Paulo em 2002, no estertor do governo FHC – e que esse mal não tem como avançar muito mais do que isso (?!).

Ao ser perguntado sobre Gilmar, Dallari mal ouve a pergunta e já dispara:

Vocês dão muita importância a esse homem. Deixa ele falando sozinho lá no Supremo, os outros ministros nem lhe dão bola. Deixam ele lá porque ninguém quer perder tempo em começar uma guerra”.

Pergunto ao professor se não é mal suficiente Gilmar ter segurado o processo de proibição de doação eleitoral por empresas durante um ano e meio. Dallari dá de ombros:

Foi até bom, a sociedade precisava discutir. As denúncias de que ele segurava o processo chamaram atenção. E o que aconteceu? Ele teve que devolver o processo. E depois? Ele foi derrotado. Esperneou, esperneou e foi derrotado. Depois foi à tevê vociferar, todo suado, e, ao fim, vai ter que engolir, porque oito é mais do que três; ele está em minoria”.

Argumento de que em julgamentos decisivos ele pode fazer a diferença não sensibilizaram Dallari. Ele voltou a minimizar a importância de Gilmar:

Isso já era sabido, já faz parte do mal que foi indicá-lo para o cargo. Mas, se for assim, até um ministro melhor pode, naquela votação, votar mal… Além disso, as teses dele são tão toscas que atraem reprovação automaticamente, sobretudo em um STF que melhorou muito em termos de composição”.

Uau! Qualifico a experiência de conversar informalmente com Dallari a um sopro de ar fresco, de juventude, de esperança. E não perder a esperança e o otimismo aos OITENTA E TRÊS ANOS não é para qualquer um, meus caros.

Mas, então, pergunto ao nobre professor sobre o golpe. Ele ri; eu me espanto:

Mas, meu filho, eu já lhe disse: isso é uma fantasia política

Nesse momento – que foi na ida aos estúdios da tevê dos Bancários –, Dallari me passa um pito:

Esse caminho que você está fazendo é muito ruim. Você deu a maior volta. Era só contornar o Fórum Criminal da Praça João Mendes e você pararia a poucos metros do sindicato, e não a duas quadras”.

Eu fora pela 23 de Maio, pegara a Xavier de Toledo e deixara o carro próximo ao Largo São Francisco, para depois irmos andando pela rua São Bento até o Edifício Martinelli, próximo ao Largo São Bento.

Bem, concluí que Dallari estava certo.

Mas, enfim, o professor da Universidade de Paris volta ao tema do golpe:

Isso não existe porque não há uma grande força política, social e econômica desejando derrubar Dilma, como em 1964. São pequenos grupos – de dezenas de milhares de pessoas, mas pequenos em um país como este. E, também, porque o STF não iria deixar

Fico preocupado com o que ouvi, porque Dallari me falava do mesmo Supremo que condenou réus do mensalão pelo “domínio do fato”, ou seja, sem provas, porque, afinal, “a lei permite”. Porém, logo o professor me fez entender a matéria:

O STF mudou. A nova maioria é atenta à Constituição. Aliás, todos deveriam ter um exemplar da Constituição e lê-lo atentamente. É um livrinho fino, curto, objetivo. E, para quem não sabe, a comunidade internacional julga que a Constituição brasileira é uma das melhores do mundo. Precisa apenas ser cumprida

Era inevitável, portanto, que a pergunta seguinte fosse sobre se o Supremo barraria uma iniciativa da Câmara de abrir o processo e afastar Dilma. Dallari diz que não tem dúvida, que não haveria como a maioria que ele bem estudou votar a favor de tal “absurdo”:

Não há provas, não há nada. A Constituição diz que precisa haver crime de responsabilidade da presidente, uma acusação de que ela praticou atos ilegais, que, além disso, teria que ser provada, o que levaria o processo a durar anos. Talvez até o fim do mandato dela”.

Você não acredita no professor de Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Dias Toffoli? Tudo bem. O noticiário é avassalador. A mídia – veja bem, leitor, a mídia – diz que é “inevitável”, que “falta pouco tempo”, apresenta a “agonia de Dilma” diuturnamente, condena por crime quem quiser, quantas vezes quiser… Mas, ainda assim, fiquei tocado pela tese de Dallari.

A certeza com que ele fala sobre mandar Gilmar às favas e não ficar gastando neurônios com o golpe, para, em vez disso, travar o debate político e esclarecer a sociedade sobre as teses lesivas a ela que a ascensão do conservadorismo extremado está fortalecendo, de repente me parece uma alternativa puramente racional.

Já passou da hora de nos espantarmos com o ponto a que pode chegar aquilo que já faz tempo deixou de ser direita para se converter em uma força político-econômico-ideológica literalmente fascista. Dallari me fez ver que a hora é de batalha de convencimento de corações e mentes sobre o mal que essa ideologia pode promover.

Parafraseando Dalmo de Abreu Dallari, pois:

Deixa o Gilmar falando sozinho

***

Assista, abaixo, à íntegra da volta do programa Contraponto

121 comments

      • Ainda não sei que masoquismo é esse desses trolls que leem o Edu só para depois comentarem alguma besteira…a vida seria mais fácil se eles puxassem o saco dos seu ídolos: patati azevedo, patatá de carvalho. vovó jabor e etc…

      • Marcelo! Se liga. Presta atenção. Continua a busca de melhor informação. Filtra, você é capaz, blog sujos poderão lhe ajudar a criar sua opinião própria.

        Estamos aqui, na torcida. Vai……

    • Marcelo l : se a Dilma cair quem vão colocar no lugar dela? O problema não está nela, mas sim na classe política como um todo, classe essa configurado num sistema onde, SE um cidadão resolve trilhar a carreira política e ser 100% honesto ela nunca passará de vereador… triste, mas verdade…

      • Isso mesmo Fernando, os coxinhas não entendem: eles acham que a presidenta governa o país absolutamente, não sabe que o poder legislativo do congresso serve não apenas para fazer as leis do país, mas também para limitar os poderes do presidente, isso é uma atitude de um otário sem tamanho! E se a Dilma cair, o país irá quebrar economicamente porque seremos vistos novamente como uma república de bananas e nenhuma empresa estrangeira confia em países com democracias frágeis após uma ruptura democrática como esta que vocês coxinhas tanto querem e aí vão parar de investir aqui, a inflação irá estourar e um possível quebra pau do povão contra a medida irá acontecer em sequencia! Portanto meu prezado coxinha, o país irá para o buraco se a Dilma cair, se quer tanto ver o PT fora, espere até 2018 e eu pessoalmente acredito que dificilmente o PT irá continuar no poder depois de 2018!

    • sempre escutei este Sr. Dalari, muito inteligente e um entendido em vários assuntos políticos sociais. ele sabe muito de leis.não é um Bicudo da silva.

    • Sim Dilma vai sair, em dezembro de 2017. Janeiro de 2018 teremos novamente o Lula. E vc e outros tantos continuaram vomitando idiotices nos teclados de seus computadores e se achando ativistas.

    • Marcelo, você deve fazer parte dos brasileiros felizes. Convido aos felizes analisarem. Qual fenômeno ocorre quando crianças jogam e uma delas perde e não aceita e começa a reclamar e se joga de novo, de novo, até o perdedor ganhar? O grupo de meninos isola esse individuo ninguém mais brinca com ele ou quando ele consegue jogar e ganhar ninguém respeita.
      https://www.facebook.com/ricardogiorgio/videos/vb.1096261067/10204447613965838/?type=2&theater

    • Mais que burro, dá nota zero pra ele. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Mais que burro este Marcelo, dá nota zero pra ele. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Ele até leu artigos da Constituição que sustentam suas premissas. É nisso que dá fazer afirmações sobre uma entrevista a que não assistiu. Até porque, seria impossível tê-la assistido porque seu comentário foi postado poucos minutos após a publicação do post, e o vídeo tem mais de uma hora de duração

  • Traçando um paralelo sobre a campanha maciça da grande mídia pela desestabilização do governo Dilma e aposta no golpe. Quem lê as manchetes da grande mídia tem a impressão de que a derrubada da presidente é favas contadas. A grande mídia é assim, fascista e golpista. Porém, quem não se lembra do terrorismo da grande mídia afirmando que não ia ter copa, que teríamos o apagão no país e que Aécio venceria as eleições. Nada disso aconteceu e nem acontecerá, muito menos a ladainha atual da grande mídia pelo golpe. A Frente Brasil Popular está acumulando força para fazer grandes mobilizações no país em defesa de pautas progressistas. Dia 03(sábado) de outubro teremos mobilizações em todo o país em defesa da democracia e reformas populares.

    • Você confunde defesa de Dilma com o que, na verdade, é defesa da democracia. Além do que, só um fascista pode querer negar o direito de as pessoas terem opiniões divergentes.

    • Oi Vinicius
      O grupo que você defende, ainda causará mais danos ao Brasil e a culpa será da Dilma.
      Mas vocês ainda conseguirão piorar mais o Brasil, o imperialismo ainda irá afundar mais os preços, assim vocês se empenharão cada vez mais nas privatizações, que os seus patrões aceitarão como doações.
      Saudações

      • Tenho 39 anos Antonio,

        Sei que FHC entregou ao Lula um país melhor do que o que recebeu do Itamar;
        Sei que o Lula entregou para a Dilma um país melhor do que o que recebeu de FHC;

        E a Dilma pegou tudo isso e estragou.

        • FHC não trouxe nada de bom para o Brasil oh! Ele privatizou quase todas as estatais do Brasil, tudo a preço de banana! Muita grana foi desviada para paraísos fiscais! Fora os inúmeros esquemas de corrupção existentes durante o governo que foram todos engavetados pelo Procurador Geral da República Geraldo Brindeiro, conhecido como Engavetador Geral da República! A inflação no ultimo ano de governo dele estava em 12% ao ano, o índice de desemprego na época era gigantesco, o crescimento econômico médio era bem baixo, fora que o FHC foi humilhado por Bill Clinton em uma reunião de países na Itália em 1999, veja o link: https://www.youtube.com/watch?v=JhCQfsH-R9Q

        • Marcelo l
          quando o FHC pegou o país, o pibi era de 540 bilhões, quando entregou o país ao governo Lula o pibi era de apenas 504 bilhões, portanto o governo de FHC regrediu o pais, o pior governo que o Brasil ja teve, no governo lula o pibi só teve a crescer até agora com Dilma

        • Marcelo l
          quando o FHC pegou o país, o pibi era de 540 bilhões, quando entregou o país ao governo Lula o pibi era de apenas 504 bilhões, portanto o governo de FHC regrediu o pais, o pior governo que o Brasil ja teve, no governo lula o pibi só teve a crescer até agora com Dilma, mas para os coxinhas da oposição analfabeto politico ficam como papagaio de pirata repetindo asneira

    • E desde quando impeachment existe para tirar presidente porque, por exemplo, o dólar chegou a R$ 4,00?
      Impeachment não existe para afastar presidentes ou quaisquer outros mandatários com problemas – reais ou exagerados – de gestão.
      Fosse assim, fazer o que com Alckmin, então?
      E cá entre nós, dólar a R$ 4,00 não é de todo ruim. Menos produtos da China, mais produtos do Brasil; menos importações que geram emprego noutros lugares, e mais exportações que geram empregos aqui; menos viagens para gastar lá fora, e mais turismo interno com gente gastando aqui.
      É assim mesmo que funciona?
      Não sei. Só estou repetindo coisas que ouvi de gente ligada à oposição que criticava o câmbio valorizado de alguns anos atrás, ainda no governo LUla.

      • O dólar ideal p/ hoje seria entre 3.00 e 3.25. O valor de 1.60 era muito pouco, sufocava a competitividade da indústria nacional. Agora acima de 4.00 (e vai chegar a 4.50 segundo alguns economistas conhecidos) já é demais. Vai provocar pressões inflacionárias já que os insumos p/ produzir muitas coisas é importado, o que fatalmente trará grande queda do poder aquisitivo principalmente do assalariado. A indústria nacional poderia até se beneficiar disso aumentando a exportação mas está sucateada.

    • Olhe, se fosse outra pessoa que me dissesse, Eliana, eu ficaria em dúvida. Mas esse homem sabe mais do que todos os ministros do STF juntos. Até deu aulas a vários deles.

  • Prezado Eduardo:
    “Mas, então, pergunto ao nobre professor sobre o golpe. Ele ri; eu me espanto:

    “Mas, meu filho, eu já lhe disse: isso é uma fantasia política”

    Essa fantasia política dita pelo nosso professor Dallari podemos comparar ao que os ginecologistas chamam ( no meu entender ) de gravidez psicológica. Só que tem uma grande diferença entre a pessoa que deseja ter um filho para dar-lhe ou completar a felicidade que almeja e os golpistas que buscam gerar um fenômeno teratológico que com certeza dará muitas dores e sofrimento ao povo brasileiro.Basta observarmos o comportamento de muitos políticos aliados aos meios de comunicações da grande mídia , blogs de direita, desinformados ou mal informados sobre os avanços que tivemos e que estamos tendo e a oportunistas que querem tirar proveito da crise.

  • Caro Eduardo e demais
    Acredito que o Prof. Dallari foi muito ingênuo nisso.
    Gilmar Mendes não fala sozinho, tem a grande mídia, tem seus comparsas de toga junto, não que se calam, mas que o apoia. Os 8 a 3 foi um momento.
    O estrago que ele está fazendo é grande.Haveria que ser respondido na altura.
    Os golpistas, estão pouco se lixando para a Constituição.
    Saudações

  • Edu, aragem para esse momento político tão apequenado pelas forças fascistas em ascenção. Sinto-me, como vários amigos, reconfortado ao ver e ouvido o Profº. Dalmo e suas posições sempre esclarecedoras e confiantes. O Brasil deve-lhe inúmeros favores e este, agora, muito mais por mostrar quem são esses malfeitores da política.
    Meu abraço fraterno.

  • PQP, até que enfim …entre linhas o que quase ninguém percebeu

    Cair não ..já começou a CAIR !!!

    Cair a inflação acumulada em 12 meses

    Cair o déficit comercial acumulado até set/15. Agora ele já esta em US$ 9,1 bi de superavit contra um deficit de 0,6 bi em 2014

    Cai inclusive o tamanho do desaquecimento ..o PIB em julho surpreendeu e ficou ESTÁVEL

    Caiu inclusive a descrença das agencias de risco que já afirmam, como a Moodys : Uma vez aprovadas as medidas, inclusive a CPMF, o BRASIL tem maior chance de manter seu grau de investimento e sair desta mais cedo.

    Pois é, lentamente DONA DILMA vai vendo o quanto ela foi IMPRUDENTE em ter dado ouvidos ao Mantega, em ter segurado muitos preços, tarifas e principalmente o CAMBIO ..em ter artificializado e exagerado nas intervenções e desonerações, ou em ter turbinado gastos perdulários sem se garantir das fontes ..pior, comprometendo a renda de milhões de famílias pelo país

    Não fosse ela ter sido tão imatura, teimosa e irresponsável e a quebra de confiança não teria se dado ..e muito provavelmente o país não estaria emparedado com esta SELIC de deixar qq um desesperado

    Mas ..mas ..mas há males que vem pra bem ..a economia já começa a reagir e logo mais será impossível justificar este nível de juros

    ..e com ela, com reação da economia, na razão direta do seu exito, a pressão política partida não só da oposição, como também de DESTRAMBELHADOS “ditos esquerdistas” – desmiolados e ignorantes na maioria – estes que insistem na traição e no fogo amigo, também tende a diminuir

    https://www.youtube.com/watch?v=c4f8fxrY6Bs

    • Não é por aí, meu caro.
      As políticas de redução de impostos (IPI), desoneração da folha de pagamentos, redução da tarifa de energia elétrica, redução da taxa Selic, manutenção do preço dos combustíveis e taxa de juros subsidiada do BNDES gerariam um acordo tácito com os empresários que era o seguinte: com os enormes lucros obtidos com o aumento de vendas e redução de custos, as empresas voltariam a investir pesadamente, de tal forma a produzir um círculo virtuoso de crescimento do PIB: mais emprego, aumento da renda do trabalho, aumento de consumo, mais aumento de produção e, consequentemente, da arrecadação e receitas do Governo
      A Presidenta Dilma e o Ministro Mantega foram traídos pelos empresários que preferiram enviar os lucros para o exterior ou aplicar no mercado financeiro nativo.
      Com isto, o PIB estagnou e a arrecadação do Governo se frustrou e a receita do Governo caiu, gerando, então, a não realização da meta de superavit primário em 2014 e, consequentemente, se instalou uma crise econômica, pois as receitas governamentais não conseguem cobrir as despesas previstas para 2015 e 2016.
      Daí, a necessidade de um ajuste fiscal temporário, que permita criar condições para equilibrar as contas públicas.
      A Presidenta e o Ministro só podem ser acusados de ser ingênuos e querer fazer o melhor para o país.

      • Bem, se vc prefere ver assim ..é direito seu ..se prefere optar por um vitimismo ao invés de assumir os ERROS, abusos, a visão obtusa e absurdos cometidos, insistidos e repetidos, fazer o que ?

        Desculpe Vieira, mas desde 2011 quando logo nos primeiros dias Dona Dilma aumentou o PLACEBO da SELIC dizendo pouco antes de ser eleita que não o faria, desde então eu não botava fé na “menina”

        ps – o meu desabafo de “contentamento” é mais pelo país ..pq, SEM alternativa, o máximo que consigo desejar pra Dilma (e bota esforço nisso), desde que NÃO provado NADA de forma material contra ela (mesmo pq em termos ÉTICOS e de PROFICIÊNCIA técnica, política e intelectual, pra mim, ela já devia puxar cana tamanha foram as diversas encrencas em que ela meteu a Nação brasileira quer por sua conivência, imprudência, imperícia e/ou omissão em muito do que hoje estamos vendo e tendo) enfim, o máximo que consigo desejar é que ela consiga ir até o fim do mantado ..e olhe lá ..com o país encontrando, o mais breve possível, um pouco de paz

        .

  • Oho! Adorei o artigo Edu! eu comecei a assistir a entrevista ontem, mas acabei começando no segundo bloco, quando vc tinha saído e entraram o Kiko e o Altamiro. Bom, vou assistir o vídeo todo mais tarde.
    A cada 4 dias esse negócio vêm à tona, e nunca para de sair no Brasil247 e no Ocafezinho, e tava começando a ficar cansado disso.TODA HORA ERA ISSO!!! ARGH!! Esse negócio do impeachment é só papo furado da oposição que foi turbinada pela GAFE.

  • Clareza, tranquilidade, lucidez – não sei se chegarei assim aos 83, muito menos se chegarei aos 83.

    O que mais gostei nem se refere a impeachment e Gilmar, é que o professor defende os povos indígenas.

    No fim dos anos 70 fiquei um tempo com os índios Tapirapé (passei por adoção ritual), fiz pós em antropologia mas fui para outra área. Nunca deixei de tentar me informar sobre a situação dos índios. Me afligiu o governo atual não ter dado muita atenção ao assunto, se bem que outro dia Dilma homologou mais terras indígenas.

    A mídia quase não fala dos nossos índios, a não ser quando há conflitos. Para saber sobre eles, entro no site do MST que tem assentamentos em todo o Brasil, são mais próximos dos índios e sempre postam sobre o assunto.

    Edu, acho que há samba para mais uma entrevista com o professor, dessa vez falando sobre a sua experiência como defensor dos índios, as razões de ter que defendê-los e o que ele vê e pensa sobre o assunto. Adoraria.

  • As palavras do mestre Dallari funcionam tal qual uma brisa no deserto e nos alivia um pouco, mas eu ainda fico com um pé atrás: Fascistas não respeitam Constituição., somente a mobilização popular barraria o Golpe, mas quem lideraria esse levante ? Lula ?

  • Só que é essa força política que transforma absurdos em Verdades, que acaba de condenar João Vaccari baseando-se em “delações” de criminosos não comprovadas; que até hoje sequer abriu uma investigação contra Aécio Neves, apesar de existirem não apenas “delações” a incriminá-lo, mas provas materiais contidas em um inquérito anterior referente à Lista de Furnas(cuja veracidade documental foi atestada por perícia da Polícia Federal); que mantém pessoas presas “preventivamente” por tempo indeterminado(quando a Lei limita a prisão preventiva a 90 dias)e sem que essas pessoas possam sequer ser enquadradas nos requisitos legais que permitem a prisão preventiva(ameaça às investigações e a testemunhas); que manteve João Vaccari preso sem haver acusação contra ele, recolhendo-o para primeiro depor “coercitivamente”, quando a Lei só admite a condução coercitiva para depor quando a testemunha não cumpriu convocação anterior(o que não existiu no caso de Vaccari). Também é essa mesma força política que, enquanto transforma “delações” de bandidos em provas irrefutáveis(desde que atinjam petistas); atrasa o andamento da Operação Zelotes, negando pedidos de prisão, mesmo que essa operação esteja cheia de provas materiais; escutas telefônicas, documentos; a respaldar as acusações. Contudo a Zelotes “falha” aos olhos dessa força política por envolver apenas membros da classe dominante, não havendo petistas, o que a torna indesejável para o golpismo e explica o resfriamento que sofre habitualmente. Do mesmo modo, enquanto Vaccari foi condenado a 15 anos de cadeia graças a “delações” sem provas, feitas por bandidos, essa mesma força acaba de anular uma condenação da multinacional White Martins(uma empresa de onde!!!!!!!??????? EUA), que ao contrário da Lava jato, baseou-se em provas materiais, escutas telefônicas, somente porque tais escutas teriam-se iniciado a partir de uma denúncia anônima, a mesma “argumentação” que anulou a Operação Castelo de Areia, que também envolvia as mesmas empreiteiras da Lava Jato, mas em negócios escusos com o PSDB(ou seja, “delações” e “propinas” só existem quando atingem o PT, que precisa ser extirpado por ter tido a ousadia de dar dignidade e um mínimo de condições elementares de vida aos descendentes do escravos, crime imperdoável para nossos senhores de engenho e seus capatazes burocratas. Vamos ainda retroceder um pouco no tempo para nos lembrarmos do quando vale o tal “direito” a que Dallari ingenuamente se aferra : foi essa mesma força que ACEITOU O ABSURDO DO “MENSALÃO” , QUE JÁ NASCEU DE UM ESTUPRO À LÓGICA QUE É ADMITIR QUE UM GOVERNO COMPRARIA 13 DEPUTADOS, 12 GOVERNISTAS(QUE JÁ TÊM OBRIGAÇÃO DE APOIÁ-LO)E SÓ UM DA OPOSIÇÃO, PARA GARANTIR INFLUÊNCIA DECISIVA NAS VOTAÇÕES DE UM COLEGIADO COM 513 DEPUTADOS E NUM SISTEMA PARLAMENTAR BICAMERAL(TODA LEI PRECISA SER APROVADA PELA CÂMARA E PELO SENADO), SEM QUE NENHUM SENADOR FOSSE “COMPRADO”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!????????????? PAUSA PARA VOMITAR. E não satisfeito, essa força obteve a condenação de pessoas sem provas(que ao contrário, trouxeram documentos para comprovar sua inocência, o que não é obrigação deles, já que cabe cabe a quem acusa provar a culpa), mas mesmo assim foram condenadas com base em absurdos COMO O DOMÍNIO DO FATO(UMA TEORIA ALEMÃ, USADA DE FORMA DETURPADA); OU EM ANÁTEMAS COMO, “NÃO TENHO PROVAS PARA CONDENAR, MAS A LITERATURA ME PERMITE. Ah, dirão você e Dallari, o STF mudou. Mudou, em que!? Por que colocou um ex-advogado da Globo!!!!!!!! Mudou tanto que permite outro absurdo dessa força política golpista e fascista que influencia todas as instituições, e que tem seu núcleo de comando em nossa classe dominante e em Washington. Falo da Lava Jato. POR QUE NENHUM MINISTRO DESSE “MUDADO” STF NÃO ACABOU COM OS ABSURDOS DE MORO, COMO POR EXEMPLO A JURISDIÇÃO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, QUE FERE O PRINCÍPIO BÁSICO DO JUIZ NATURAL, CONHECIDO POR TODO ESTUDANTE DE DIREITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!????????????? GOSTARIA QUE DALLARI FALASSE SOBRE ISSO. SERÁ QUE NENHUM DOS CARÍSSIMOS E COMPETENTÍSSIMOS ADVOGADOS DOS RÉUS DA LAVA JATO AINDA NÃO TENTOU RECORRER AO SUPREMO USANDO ESSE PRINCÍPIO PARA ANULAR A LAVA JATO!!!!!!!!!!!?????????? É CLARO QUE SIM. DO CONTRÁRIO, NÃO CONSEGUIRIAM NEM UM LUGAR DE ESTAGIÁRIOS NOS ESCRITÓRIO QUE POSSUEM. E OS OUTROS ABSURDOS QUE JÁ CITEI? PRISÃO PREVENTIVA SEM PRAZO DETERMINADO, PRISÃO DE PESSOAS SEM ACUSAÇÃO FORMAL; VAZAMENTO DE “DELAÇÕES” NÃO INVESTIGADO; CONDUÇÃO COERCITIVA ARBITRÁRIA. CADÊ O STF MUDADO PARA ACABAR COM ISSO!!!!!!!!!!???????? É TÃO FÁCIL QUANDO ELES QUEREM. BASTARIA ALGUM ADVOGADO RECORRER AO TRF DO PARANÁ CONTRA TAIS ABSURDOS, VER SEU RECURSO NEGADO E CONSEGUIR A ACEITAÇÃO NO TAL STF “MUDADO” E LEGALISTA” QUE VOCÊ, DALLARI E O COELHINHO DA PÁSCOA ACREDITAM!!!!!!!!!!! COMO CONSEGUEM COM RAPIDEZ A ACEITAÇÃO DESSES RECURSOS QUANDO AS OPERAÇÕES INCOMODAM OS PODEROSOS. COMO O STF ANULOU A SATIAGRAHA OU O STJ A CASTELO DE AREIA COM RAPIDEZ E CELERIDADE, ACABANDO COM AS “ARBITRARIEDADES” QUE OS ADVOGADOS ENCONTRARAM EM OPERAÇÕES QUE SE SUSTENTAVAM NUM CABEDAL DE PROVAS MATERIAIS. AS MESMAS ARBITRARIEDADES QUE O STF “MUDADO” NÃO VÊ NA LAVA JATO, AINDA QUE TODA A OPERAÇÃO SE SUSTENTE EM ARBITRARIEDADES PROCESSUAIS , “DELAÇÕES” SEM PROVAS MATERIAIS APRESENTADAS QUE AS RESPALDEM E NO APOIO DA MÍDIA SEQUIOSA EM DESTRUIR O PT. VOCÊ ACHA MESMO QUE GILMAR MENDES DIZ O QUE QUER, COMETE BARBARIDADES E PERMANECE IMPUNE POR QUE AS PESSOAS “NÃO DÃO BOLA” PARA ELE!!!!!!!!!!!!????????? OU SERÁ QUE É PORQUE MENDES TEM AS COSTAS QUENTES, ESQUENTADAS PELA CLASSE DOMINANTE QUE GARANTE A PROTEÇÃO A UM DEFENSOR DE SEUS INTERESSES. MANDA MENDES OU QUALQUER OUTRO MINISTRO DO STF COMEÇAR A PROMOVER AS MESMAS ARBITRARIEDADES CONTRA O PSDB OU A GLOBO, PARA VER SE ELE NÃO CAI AMANHÃ!!!!!!!!!!!!!????????? Temos sim que conscientizar a população, mas para fazê-la entender que não tem que perder tempo discutindo juridiquês. Lei é só aparência, o que interessa é a política, a luta de classes que se está travando neste país atualmente. Precisamos entender essa luta, suas motivações e principalmente sua essência. Assim, não bateremos cabeça, superaremos a miopia dos que perdem tempo com as aparências e entenderemos que a História só é mudada quando se ataca sua essência. E essa essência está na luta de classes, na construção de uma força política e econômica para peitar os conservadores. Essa é a compreensão necessária. Não percamos tempo com devaneios. O tempo das ilusões burocráticas já passou, esse foi um dos erros do PT, É hora da compreensão da essência motriz da História.

    • Assino em baixo. Depois de tanta arbitrariedade, atos contra a nossa carta magna, não vi nenhum destes doutos defende-la. Será possível que não se percebe que não é só a mídia, os políticos corruptos, etc., e sim, ingerência estrangeira, não só no Brasil mas em toda a América Latina. oh!,gente crédula!!!!!!!!!!!!
      ”’

  • Eu sou uma das pessoas que vem criticando a passividade do STF diante dos ataques à Democracia, diante dos abusos e terrorismo da Vara do dr Sergio Tucano Moro. Parabenizo o STF no momento que a instituição derrotou o delinquente Gilmar Dantas, isto pode ser uma mostra de que o STF possa agir sem pressão, sem a faca no pescoço colocado pelo PIG.

    O STF tem que ter a coragem de ignorar o PIG e não aceitar a faca no pescoço. Se agir assim, o STF vai desfazer os abusos da Vara de Guantânamo de Moro e pode fazer um mea culpa e rever o lendário Mensalão do PT, pois não havia e não há provas de que ele é concreto. Da mesma forma que o STF não vai dar vazão ao golpe tucano.

  • Dallari menospresa o “jurista” de Diamantino “dono jagunço”, Gilmar Mendes, como disse Joaquim Barbosa e, por tabela, o pedido de impeachment do ex-vice de Marta Suplicy, Bicudo, o mais adequado símbolo dos golpistas tucanos.

  • Muito boa a entrevista. Lúcido, claro e didático o Professor Dalmo Dallari. Muitos elementos importantes para o momento. Análise da vaidade do Juiz Moro e suas consequências, a ideia o Ministro Gilmar Mendes como uma figura que não guarda a constituição e sim interesses. A análise das ações dele defendendo os interesses dos proprietários de terras de Mato Grosso, a relação dele com escola e com seus subordinados. Muito interessante esse lado da entrevista.
    Além disso, fala com uma facilidade contra os perfis de advogados que se envolvem com direito. Os que realmente são pelo Estado de direito e os que querem se dá bem.

  • Edu, cheguei do trabalho e assiti o programa, muito bom.
    Vou dormir tranquilo.
    Que pessoal notável o Dalmo Dallari, um grande jurista e humanista, 83 anos esbanjando disposição e saúde.
    Acho que o jornal que o demitiu foi o Jornal do Brasil, onde ele tinha um coluna aos sábados.

  • Muito obrigada Eduardo, pela sua grande iniciativa.

    Gostei muito do parecer do Sr Dallari, uma pessoa que sabe o que é esfôrço, valoriza o livre arbítrio, e nos ensina que a nossa Constituição é uma das melhores do mundo.

    Falou da necessidade de auto consciência de cada cidadão! Da capacidade de pensar com a sua cabeça!

    Mostrou o lado feio da elite (não só esse GM) que destesta a emancipação do povo, e ele até se considera um índio, o que prova a pureza de sua alma.

    Foi até delicado demais por nem citar o jornal que o mandou embora, mas reforçou a obrigação moral do jornalista, coisa que não existe na mídia sensacionalista que inventa fatos para depois desmentir, apenas para desmoralizar o adversário, aproveitando-se do monopóleo midiático.

    Em fim, uma pessoa elegante e sensível, e é sempre um previlégio conhecer pessoas assim.

    Parabéns ao blog da cidadania!

  • Para quem tem que lidar com informática dólar alto é péssimo. E agora com esse negócio do “Bloco K” (onde o governo praticamente OBRIGA as empresas a se informatizarem 100%) é péssimo… aliás: Eduardo, você já ouviu falar do famigerado “Bloco K”? Se não, sugiro que te informes… vais te espantar!!!

  • Excelente entrevista, esclarecedora, acompanhei hoje com a Edição de 1997 atualizada com o texto de 5 outubro de 1988. Fez-me despertar para o fato de sempre estar com ela (constituição) as mãos, para confrontar com idéias a maioria das pessoas que estão sendo manipuladas e apresentar de fato o que é direito, ou apenas especulações.
    Como é difícil debater com quem não tem a mínima ideia, desconhece o básico, ou até mesmo explicar como elas vem sendo manipuladas.
    Quando você expõe um ponto de vista diferente e taxado na HORA de PETISTA.
    Como fazer para que mais pessoas despertem da letargia. É difícil as vezes da desânimo,mais com uma entrevista desta as forçasse renovam.

    Abraços,

    Cláudio Pereira de Souza.

  • Com ajuda externa,apoio da extrema esquerda e apoio da midia,quiserram promover uma primaver brasileira.Tenaram cancelar as eleições,tentaram com a Lava Jato (seus participantes estão com o c… na mão ante a hipotese da operação sair da republica dp PR e outro juiz assumir e ver os absurdos,os abusos do Moro,procuradores e Policia Federal),ainda vão tentar com a rejeição pelo TCU das pedaladas fiscais,mas contam mesmo é com a camara , em que uma maioria de 370 votos para aprovar o impeachment,sem nenhum fato concreto,que se passar cai no STF.Governadores,agora o PMDB de Minas tem dado apoio ao Governo,fora que a maioria da população,mesmo que não goste do governo Dilma seria contra um golpe,portanto sera uma tarefa muito grande para oposição conseguir esta maioria.O tranquilizador do grande jurista,como profundo conhecedor da constituição,mas dos integrantes do STF, é que não passarão medidas,julgamentos,condenações sem respaldo.Como no congresso,a oposição e a midia agora utilizam o baixo clero,Policia Federal e promotores e juiz de primeira instancia.E que apos tudo que fizeram,e serão desmascarados e desmoralizados (sem manchetes),dificilmente se armara outro circo destes.A oposição,midia estão jogando tudo,pois em 2018 não tem a menor chance,seja na presidencia,seja na formação de bancadas.A midia vamos ver quanto dela chega em 2018

  • Bem, a respeito do que eu tinha dito do Dalmo Dallari ser a favor do voto distrital nada.
    Como sempre você foge do debate poda os comentários que não lhe convem.
    Esse e seu conceito de “cidadania”.

    • Entenda, meu caro, todos os comentários de vocês são desrespeitosos. Vêm exigir que eu dê satisfações e fique debatendo com vocês. Se fossem inteligentes, limitar-se-iam a escrever suas opiniões de forma elegante e respeitosa, mesmo contrária. Seriam publicados. Porém, postam dezenas de comentários por dia e, algumas pessoas, usando vários nomes diferentes. Por mim, tudo bem. Deletar é facílimo. Tem um sujeito que posta DEZENAS de comentários todos os dias – semana passada, chegou a postar 93 comentários. Começa às 6 da manhã e termina lá pela meia noite. Só preciso puxar pelo IP do cabra e aparecem todos os comentários que fez. Depois, marco todos ao mesmo tempo e mando deletar. A operação dura segundos. Nem leio. É patético. O sujeito já levanta, pela manhã, pensando em mim e continua pensando em mim até a hora de dormir. Chega a ser lisonjeiro…rs Mas, enfim, é uma pena que isso aconteça. O debate ficaria mais rico se tivesse contraponto, mas vocês só sabem escrever comentários grosseiros, com acusações, mentiras, distorções. Por exemplo, se você diz que acha que Dilma é culpada, é seu direito e eu publico. Se você diz que há provas de que ela é culpada, é mentira e eu não publico. Até os grandes jornais dizem que não há provas, pelo menos até o momento. E tampouco publico comentários que façam alusão depreciativa a mim ou a outros leitores. E muito menos ficarem querendo debater comigo via comentários. Eu recebo centenas de comentários todos os dias – não é só no último post que as pessoas comentam. Ainda tenho que gerenciar perfis meus nas redes sociais que têm dezenas de milhares de seguidores. Não dá para ficar debatendo individualmente. Então, é assim: podem colocar quantos mil comentários quiserem. No mais das vezes, nem leio. Se for desconhecido, a primeira palavra abusiva me faz parar e deletar. Rio muito desses sujeitos que colocam dezenas de comentários aqui, mudando de nome, usando emails falsos etc. Se soubessem como é fácil deletar o que escrevem. Gastam horas comentando e eu deleto tudo em segundos.

  • não custa lembrar: o PT em 12 anos deu mais de 12 BILHÕES para a mídia golpista.

    isto é propaganda oficial de publicidade sem critério algum, ou foi a vontade de tentar comprar o pig o que não deu certo.

    o edu tem que comentar o texto do Dr Paulo Klias ( carta maior – economia ), ai pode defender o PT, quero ver o argumento para defender um governo que pelo menos deveria tentar mexer nos privilégios das elites e não no seguro desemprego e seguro defeso achando que é essa fortuna que vai deixar um ajuste fiscal eficiente, cobra do trabalhador e dos milionários não tem coragem de mexer ou pelo menos tentar.

    OOOOOO edu teu partido ta traindo os trabalhadores, reconheça homem , dar dinheiro pra globo e depois ficar nesse choro contra a mídia vocês amamentaram a mídia que agora criticam ooooo !!!!

    e o STF não espanta ninguém, pois os interesses da maioria do judiciário nunca foi com a Republica, é só assistir a seções do CNJ e ver quantos senhores de toga são acusados de bandidos.

    O PT só tem uma saída, voltar a ser fiel as teses que o fundaram: defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores.

    PS: o Senador Lindebergue Farias deu a senha em um artigo publicado em carta maior ou faz isso que ele “implora” que a Presidenta Dilma faça ou vai ter o destino que o Gilmar deseja . Pois vai perder o raro apoio do povo que ainda tem.

  • Edú, mais do que reconfortante e confiável, a posição, a confiança do jurista, e a clareza de suas ideias, vêm aumentar a minha esperança, de que mesmo com muitas dificuldades, atravessaremos esta tormenta, e constitucionalmente, terminaremos este mandato, sem deixar que os torcedores do “quanto pior, melhor” ganhem esta partida, e façam-nos retroceder politicamente.

  • Agradeço imensamente o sopro de ar fresco – e esperança – proporcionado pelo artigo e pela entrevista.
    Vou compartilhar com muitos amigos que também estão cansados e desanimados pelo clima de fim de mundo criado pela mídia e pela turma do “quanto pior, melhor”.
    Que a Justiça e a Democracia prevaleçam!

  • Excelente o seu artigo sobre o seu encontro com o nobre Professor Dallari.É sempre bom passar por aqui,Edu.Você faz a diferença..No momento em que a gente começa a esmorecer diante de tanto bombardeio midiático,você nos traz um alento e da melhor qualidade.Juristas como Dalmo de Abreu Dallari nos dão orgulho de nossa brasilidade e fortalece a nossa luta em defesa de um país mais justo e inclusivo. A sua entrevista foi brilhante.Todas as perguntas que eu gostaria de ter feito,você fez.Parabéns,Edu.Continue sendo essa voz forte contra o golpe,em defesa de nossa cidadania que tanto nos representa .Grande abraço.

    • Companheira, não tem outra opção. Não se trata mais de Dilma e, sim, da democracia. Nova ruptura institucional mais de 50 anos depois é uma tragédia. Mas Dallari nos mostra que o país edificou um arcabouço legal que dificultará em muito o golpe

  • Caro Eduardo,
    O saber jurídico, intelectual e moral do Dr. Dalmo Dallari, para mim não estar em discussão. Que ele é um jurista decente, é uma obviedade. Que ele tem tanto conhecimento que sobrepuja o conhecimento dos demais é outra obviedade. Que não haverá ou que será difícil haver imptimam é um fato, pela falta de qualidade ético-moral dos políticos, intelectuais, jornalistas e patrões que querem o impedimento da presidenta. Contudo, não tem sido a qualidade moral de homens e mulheres como o Dr. Dallari que têm barrado a escalada antidemocrática e golpista de políticos, empresários e empresas da mídia. Principalmente, nenhum ou quase nenhum desses homens e mulheres “do bem” entram com processos contra seus colegas de profissão, sejam elas quais forem. Se o fizessem, certamente, contribuiriam para a diminuição da sanha de poder e de abuso de poder de quem tem poder — exemplos — Gilmar Mendes, Sérgio Moro etcs…
    Abraços
    Maria Antônia

  • Licença para fora de pauta. Cadê os/marcitos/as, valterleis e outros que amam os EUA e se recusam a acreditar que há pobreza crescente lá? “LOS ANGELES DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA APÓS AUMENTO DO NÚMERO DE SEM-TETOS” (Estadão)

    Houve uma ‘invasão’ de acampamentos de moradores de rua em Los Angeles. “É algo que se repete por todo o país: trabalhamos para fornecer comida e abrigo de emergência, mas a habitação continua a ser inacessível, então você vê as pessoas dependendo de serviços de emergência ou indo para as ruas”. “Algumas cidades, como Seattle, tentaram criar áreas próprias para sem-teto, mas até o momento, nenhuma cidade americana encontrou uma solução perfeita para o problema”.

    Por isso políticos americanos estão de olho no Bolsa-Família e no Minha Casa, Minha Vida, quem diria!

    • Aliás, não é só nos EUA, na França o Mc Donalds foi obrigado a pedir desculpas depois que uma advertência aos funcionários para não darem sanduíche aos moradores de rua caiu no Twitter. Dizia a advertência: “O McDonald’s não tem vocação para alimentar todos os famintos da região”.

      • Renata, eu queria entender o que esses coxinhas vêem que os EUA e a Europa (com excessão de alguns paises pequenos) são o supra sumo da maravilha. Pelo que vejo, a elite amaricana só é melhor(?) do que a brasileira porquê os daqui são um bando de puxa sacos e de serviçais dêles. E eles não querem que o Brasil vire uma Nação, não querem que nosso povo estude,cresça, que nossa ecomia deslanche, que nossa infraestrutura se desenvolva, pois sabem que nosso potencial é enorme e nosso povo um dos melhores do mundo e não é igual àparte de nossa elíte.

  • Putz, imagina o Dallari no ministério da Justiça? E porque nem Lula nem a Dilma cogitaram de botá-lo no STF? Tem lado sim, não finge uma imparcialidade inexistente. Seu lado é o do progresso humanista. E mais que isso, não exitaria nem um segundo em botar suas posições pol´tiicas de lado no caso de respeitar a constituição. Grande, grandíssimo brasileiro

  • Edu, a parte que explica por que ele foi demitido da Folha ficou de fora. Parece que o presidente da Wolks, esse que burla leis ambientais, mandou, e o Otavinho obedeceu

  • Gente, acho que o juiz moro está perdendo o “encanto”. No site vermelho.org.br saiu a seguinte noticia: “TRF derruba condenação de moro e proíbe intimação por telefone”. Sem falar que o Ministro do STF, sr. Teori Zavascki delimita Lava Jato e pode esvaziar processos de moro”. E ontem os blogs Tijolaço, Conversa Afiada e o Viomundo deram notícias sobre a má conduta do procurador Carlos Fernando Santos Lima no Caso Banestado. Esse procurador Santos Lima disse na CPI do Banestado que não tinha nenhum parente que trabalhava no tal Banco. Mentira, pois a sua mulher, sra. Vera Marcia Santos Lima, não só trabalhava no Banestado como também em dois dos principais locais onde funcionava a “lavanderia” do Banestado. Pelo visto estamos vendo o começo da “fritura” de juiz moro e Cia. Demorou mas começou!

  • Fora de pauta: outra boa notícia que saiu no vermelho.org.br é esta: “Preços estratosféricos fazem americano procurar medicina cubana”. Pois é, “com a diminuição do número de proibições a americanos viajarem para Cuba, milhares deles vislumbram a possibilidade de se tratarem na ilha, lugar onde a medicina é gratuita e de alta qualidade. O NYT conta essa semana, sem disfarçar o contentamento, que americanos montaram empresas de saúde para levarem cidadãos de seu país a Cuba, onde receberão melhores cuidados. O interessante da nota é que o jornal destaca que Cuba “ganhou na loteria” com a possibilidade de ganhar dinheiro nesta área. Entretanto, não repercute qual é a sensação dos americanos em receberem serviços médicos e medicamentos baratos e de alta qualidade, praticamente inexistentes nos EUA”. Enquanto isso, aqui no Brasil, os médicos continuam em sua saga de falar mal de Dilma por ter solicitado médicos cubanos para atuar no Brasil, em caráter emergencial.

    • Verdade, Helena, e além da saúde há o turismo, uma agência de viagem americana registrou aumento de 250%. Como fica a exortação coxinha “vai pra cuba” agora que a ilha é destino de americanos? Sobrou a Venezuela, rs.

  • Plagiando o grande Lula, vou usar uma metáfora futebolística. “O jogo está empatado, chegando aos 40′ do segundo tempo, e o juiz acabou de marcar um pênalti que parece inexistente. Não se confia muito nem no juiz nem no batedor do pênalti. Mas o goleiro e seus consultores mostram confiança, mesmo se sair o gol, em conseguir anular o feito no tapetão.
    A torcida está prestes invadir o campo, mas por um milagre, mantem-se calma por enquanto.”
    A sorte está lançada.

    • Se fóssemos comparar o momento político atual com uma partida de futebol, de forma alguma o jogo estaria empatado, na pior das hipóteses o jogo estaria 4 a 2 para a esquerda, vejamos, o PSDB marcou os dois primeiros gols com o FHC, depois Lula e Dilma marcaram dois cada um.
      Agora o juiz e os banderinhas são torcedores da direita, porém, nem assim, eles conseguem empatar o jogo. Agora a direita tenta ganhar o jogo no tapetão, anular os jogos e impedir os jogadores adversários de entrarem em campo, na vã esperança de ganharem por wo.
      O desespero do PSDB é que no caso do apito amigo não ser suficiente, nem conseguirem inverter o jogo no tapetão, eles terão que entrar em campo no jogo de 2018 com o time campeão de 1993 e 1997.
      Assim, o PT leva de goleada…

  • Por favor, esse governo que aí está tem que sair. É a única solução para estancar a crise. Dilma está tentando comprar todos os parlamentares que pode. Isso não é democracia, é desespero. Esse canal de propinas ainda que institucionalizadas tem que parar. A ruptura será benéfica. Sofre-se um pouco no início mas depois tudo se ajusta. Do jeito que está não se sustenta, mesmo entregando todos os ministérios ao PMDB. Logo a quem…

    • Se ajusta como?
      Revertendo a proibição de doação de empresas para partidos e deputados?
      Entregando as riquezas do petróleo para interesses estrangeiros?
      Sangrando as empresas nacionais para justificar as estrangeiras entrando aqui, já que seus países estão em crise?
      Que eu, e toda a torcida do flamengo sabemos, quem LITERALMENTE comprou parlamentares foi FHC!!!
      Sai Dilma entra quem? Temer, Cunha, novas eleições para eleger essa turma que está APAVORADA com o cumprimento da promessa de Dilma que iria investigar até o fim?!?
      Me diga se em algum momento na história deste país se investigou tanto a corrupção?
      Me diga também se a corrupção começa somente em 2003!

      • Ellen,
        Não espere respostas da criatura hibrida que se diz, Ramiza. Ela não é só tucana. É tucana e papagaio. Há anos ela/e repete as mesmas perguntas e quase todos os comentaristas deste blogue, incluindo o dono do blogue já lha/lhe responderam. Além de ser imbecilizada deve ser total e absurdamente carente! Precisa de nossa atenção para sentir que faz parte da humanidade e/ou para se sentir gente!
        Abraços
        Maria Antônia

    • Vai ser papagaio do PIG lá blog do tio “rei”. Tudo isto que vc diz não há provas de ser assim. Quer dizer, vc acredita que é assim só com o PT, mas com o PSDB vc acha que é tudo “as mil maravilhas”. Vc também acha que se houver um golpe e depois se instituir um outro governo, tudo, num passe de mágica, ficará bem. Vai te catar.

      Acredite, o que deixa a situação do país ruim agora – que diga-se de passagem, ainda é bem melhor do que a situação em que FHC deixou o país, apesar de FHC ter todo o apoio e proteção do PIG, e Dilma ser bombardeada todo o santo dia – é a crise política. E vc acha que a crise política vai acabar depois do golpe?

      Tenha santa paciência com estes coxinhas delirantes.

    • Oi Ramiza
      Você pegou esse comentário em alguma sede do PSDB, de algum editorialista da grande mídia etc etc etc???
      Já comprou um pixulequinho de presente para a família?!
      Saudações deste petralha

  • Brilhante entrevista com o jurista Dalmo Dallari juntamente com os renomados blogueiros….aproveitei o ensejo das declarações e divulguei para mais de vinte grupos do facebook,por esse Brasil afora…a fim de disseminar uma VERDADE que não é contada pela besta midiática…

  • O Gilmar Dantas tá querendo rever a vitória da inconstitucionalidade da doações de empresas para campanhas eleitorais! Será que ele vai exigir que o Achacador Cunha presida a sessão do STF, para assim ele ser vencedor?

  • Guarujá, 23 de setembro

    Recebi esta porcaria no meu gmail:

    “Olá
    Seu pagamento de R$ 2.299,00 aprovado para AppleStore.
    Código: JD9S-IM27-2299-SSD4
    Site: http://www.apple.com/
    Estado: Em separação.
    Contato do Suporte da Apple
    Nota Fiscal: apple.com/br/iphone?NotaFiscal.JD9S-IM27-2299-SSD4/download”

    Imagino que você tenha comprado um iPad e que esse imbecis do PagSeguro tenham me confundido com você.

    Ficarei louco da vida, se esse débito cair no meu cartão de crédito. Já que não consigo simplesmente “falar” com a porcaria do PagSeguro, estou me dirigindo a você, como antigo visitante no seu blog.

    Jimmy Cricket

  • Dentro do linguajar rebuscado, enfadonho e monótono das argumentações dos magistrados do STF, consegui extrair uma simplificação para meu posicionamento pessoal a respeito das decisões exaradas pelos senhores ministros, principalmente do antipático e antipatriótico Gilmar Mendes: Se ele argumenta a favor, eu fico contra, pois sei que não é bom para o Brasil. Por outro lado, se ele fica contra, fico certo de que a questão é amplamente favorável ao país. Simples assim.

  • Parabéns, Eduardo, pelos excertos nos texto anterior ao vídeo e parabéns pela atuação na primeira parte do Contraponto, uma excelente alternativa de programa de TV, resultado da parceria do Centro de Estudos Barão de Itararé e Sindicato dos Bancários de São Paulo. Na segunda parte, sempre com a mediação de Paulo Salvador, pude ver com satisfação Luiz Carlos Azenha e Kiko Nogueira também autuarem de forma tranquila para o professor Dalmo Dallari explanar suas ideias/aula.

    Achei engraçado o “pito” do professor Dallari: “Esse caminho que você está fazendo é muito ruim. Você deu a maior volta. Era só contornar o Fórum Criminal da Praça João Mendes e você pararia a poucos metros do sindicato, e não a duas quadras”. Nasci no Brás e até hoje me perco na nossa cidade. O professor Dallari, pelo contrário, tem rotas bem calculadas, assim como suas observações sobre a realidade brasileira.

      • Parabéns, Eduardo, pela matéria/entrevista com o Brilhante e lúcido Jurista Dallari.
        E parabéns, também, pela tua luta em prol da Democracia brasileira, informando com seriedade.
        Estamos contigo e com Todos os Brasileiros que querem e sonham com um País sem miséria, sem injustiça e sem desigualdade social.
        Golpistas Não passarão.
        Um abraço,
        Lucinda

  • Parabéns pelo programa e em especial pela lembrança do nome do Prof. Dallari.
    E nunca se esqueçam:
    – Lúcifer também foi banido por dar A LUZ (do conhecimento) para os homens.
    Portanto, é “santa” a missão de vocês também. Não esmoreçam.

  • Nada melhor do que trocar por algumas horas o catastrofismo da mídia indecente, pela companhia de um ser humano decente, digno, honrado e muito antenado. Como é bom saber que não é a idade que transforma as pessoas em múmias, mas o caráter.

  • Sou um auto chato,pouco antes de auto didata: mas me orgulho ao saber que o meu racícionio a respeito de gilmar mendes,é acompanhado pelo prof. DALLARI. É simples,deixe que se mate sózinho.

Deixe uma resposta