Vai pra Cuba, Jesus Cristo!

Crônica

jesus

 

É raro encontrar pesquisador histórico que discorde de que Jesus existiu, mesmo à falta de consenso sobre a precisão dos Evangelhos. Em um ponto, porém, a maioria dos cientistas históricos concorda: Jesus foi um pregador judeu que, por suas ideias sobre igualdade, foi considerado ameaça pelas elites e pelo Império Romano, e condenado a uma execução lancinante para servir de exemplo a outros revolucionários.

Os acadêmicos construíram vários perfis do Jesus histórico que geralmente o retratam em um ou mais dos seguintes papéis: o líder de um movimento apocalíptico, o Messias, um curandeiro carismático, um sábio e filósofo, um reformista igualitário.

O reformismo pregado por Jesus, suas pregações, levaram os poderosos de dois milênios atrás a se preocuparem com uma revolução que pretendesse distribuir riquezas de forma igualitária entre os povos.

Tomemos como exemplo a parábola sobre o jovem rico, episódio da vida de Jesus que trata da vida eterna e que pode ser encontrado nos três evangelhos sinópticos: Mateus 19:16-30, Marcos 10:17-31 e Lucas 18:18-30.

Nesse episódio, Jesus prega sobre “Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas, pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Lucas 18:24-25).

E Jesus expulsando os vendilhões do Templo? Eis um dos eventos do ministério de Jesus, narrado nos quatro evangelhos canônicos do Novo Testamento, que não deixa dúvidas sobre a ideologia política do “filho de Deus”.

Nesse episódio, Jesus e seus discípulos viajam a Jerusalém para a Pessach (a Páscoa judaica) e, uma vez lá, Ele expulsa os cambistas do Templo de Jerusalém (o Templo de Herodes ou “Segundo Templo”), acusando-os de tornar o local sagrado numa cova de atividades comerciais.

A narrativa ocorre perto do final dos evangelhos sinóticos (em Marcos 11:15-19; Mateus 21:12-17 e Lucas 19:45-48) e perto do início do Evangelho de João (em João 2:13-16).

Esse é um relato evangélico sobre Jesus utilizando a força física; sim, Jesus promovia uma revolução socialista, o que o levou a uma morte horrível, imposta por uma elite que queria deixar bem claro que ideias sobre igualdade entre os homens não seriam toleradas.

Pregar contra os ricos?

Pregar distribuição de renda?

Pregar igualdade?

Muitas vezes foi feita essa analogia, mas vale revivê-la porque ganha um significado todo especial neste país em um momento no qual ideias como as de Jesus Cristo são tratadas pelos impérios de comunicação e por grupos político-ideológicos quase que como perversões.

Imaginemos, pois, Jesus Cristo caminhando pela avenida Paulista, com um megafone à mão, pedindo distribuição de renda, igualdade, fraternidade, solidariedade. Não é difícil imaginar quanto tempo demoraria até que uma súcia de fanáticos de ultradireita se aglomerasse em torno Dele e berrasse a principal palavra de ordem do fascismo contemporâneo tupiniquim: “Vai pra Cuba, petralha!”

É Natal. Em vez de se atirar nos ritos pagãos que ironicamente usurparam a comemoração do nascimento do maior socialista da história, molde seu pensamento ao de Jesus Cristo.

Extremistas de direita e ratos de igreja, deixem de ser hipócritas. Ao combater ideias de igualdade entre os homens enquanto aproveitam a celebração máxima do cristianismo para se deliciarem com bugigangas e iguarias que o dinheiro pode comprar, sejam cristãos de verdade. Defendam as ideias socialistas pelas quais Jesus Cristo deu a vida.

*

PS: Feliz Natal a todos e a todas que prestigiaram este Blog em 2015

224 comments

  • Feliz Natal, Jornalista Eduardo Guimarães!

    Parabéns por este belo artigo!

    Acredite ou não, nesta semana em curso, abordei com minha esposa, estabelecendo paralelos, alguns dos pontos que você com sua clareza de sempre aborda nesse artigo.

    Um fraterno abraço,

    CZ

      • Edu,

        muito bom o texto.Jesus não foi o único a ser perseguido pela elite da época, nem tão pouco foi o primeiro.

        Antes dele Sócrates,
        filósofo grego , considerado o pai da Filosofia, nasceu em Atenas, por volta de 470 AC, foi um dos principais pensadores da Grécia antiga e fundou o que hoje conhecemos por Filosofia Ocidental.Seu método para ensinar os cidadãos gregos era o diálogo, quando ele usava a palavra para levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e a essência da alma humana.Sócrates não escreveu seus pensamentos e ideias. Eles se tronaram conhecidos através das obras de seus dois discípulos:Platão e Xenofontes.Seus pensamentos eram muito avançados para sua época, e , por isso, foi acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega.Foi preso pela elite mais conservadora de Atenas , que temia sua popularidade e suas ideias.Foi obrigado a suicidar-se em sua cela, tomando um veneno chamado cicuta , em 399 AC.

        Na idade média Galileo Galilei foi perseguido pela inquisição, por contrariar os interesses da Igreja, ao defender o heliocentrismo.

        Charles Chaplin foi perseguido pelo Macartismo, nos EUA.O posicionamento político de Chaplin sempre foi esquerdista. Durante a era de macarthismo, Chaplin foi acusado de “atividades anti-americanas” como um suposto comunista, e J. Edgar Hoover, que instruíra o FBI a manter extensos arquivos secretos sobre ele, tentou acabar com sua residência nos Estados Unidos. A pressão do FBI sobre Chaplin cresceu após sua campanha para uma segunda frente europeia na Segunda Guerra Mundial em 1942, e alcançou um nível crítico no final da década de 1940, quando ele lançou o filme de humor negro Monsieur Verdoux (1947), considerado uma crítica ao capitalismo. O filme foi mal recebido e boicotado em várias cidades dos Estados Unidos, obtendo, no entanto, um êxito maior na Europa, especialmente na França. Naquela época, o Congresso ameaçou chamá-lo para um interrogatório público. Isso nunca foi feito, provavelmente devido à possibilidade de Chaplin satirizar os investigadores. Por seu posicionamento político, Chaplin foi incluído na Lista Negra de Hollywood.

        Em 1952, Chaplin deixou os Estados Unidos para o que originalmente pretendia ser uma breve viagem ao Reino Unido para a estreia do filme Luzes da Ribalta em Londres. Hoover soube da viagem e negociou com o Serviço de Imigração para revogar o visto de Chaplin, exilando-o do país. Chaplin decidiu não voltar a entrar nos Estados Unidos, escrevendo:

        “(…) Desde o fim da última guerra mundial, eu tenho sido alvo de mentiras e propagandas por poderosos grupos reacionários que, por sua influência e com a ajuda da imprensa marrom, criaram um ambiente doentio no qual indivíduos de mente liberal possam ser apontados e perseguidos. Nestas condições, acho que é praticamente impossível continuar meu trabalho do ramo do cinema e, portanto, me desfiz de minha residência nos Estados Unidos”.
        Chaplin decidiu então permanecer na Europa, escolhendo morar em Vevey, Suíça.

  • hummm …Claro que há muitos que questionam a existência de Cristo, se não na pessoa e líder, no mínimo na forma com que foi escrito e é transmito ..mas isso tb não quer dizer que o que os evangelhos (e tantas outras religiões) nos dizem, deveria ser desmerecido ..não, claro que não

    Jesus ..jesus ..jesus vc disse jesus ??? 2/3 da humanidade (na Índia, China, Paquistão, Afeganistão etc) nem sabe quem foi ele, preferindo ali um Maomé, Buda ou outro qq

    “quem nunca de vós pecou que atire…” sim, isso também ele NUNCA falou ..foi acrescido pelo Rei James I

    Ademais, Matheus, Lucas, João e Marcos ..NENHUM deles conviveu com o cara ..nem Saulo (Paulo) ..muito menos Helena, mãe de Constantino, que “fundou lugares”, cravou relíquias mais de 300 anos depois da morte do cara

    escritos, em tempos contemporâneos que já se conhecia da palavra escrita, até censo tinha …nada, nadinha foi encontrado ..e os judeus, do qual ele fazia parte, eram bons nisso

    Aliás, penso que de Cristo pra cá muito coisa aconteceu, não ? ..na tecnologia, na legislação trabalhista, na organização e formação do Estado

    assim, tal qual os fanáticos muçulmanos do ISIS, cravar e pescar em “seus ensinamentos” como sendo algo parecido com o que se deveria aplicar hoje em dia, pelo Castro, ou por Reagan . .não dá !! ..fora a dificuldade em se transcrever textos escritos em línguas MORTAS tipo o sanscrito

    Não tem jeito ..NÃO somos iguais (a ciência acaba de anunciar que o 1o grupo de gens referentes a inteligência já estão tabulados, pra vc ver como a coisa é complexa) ..assim, algo diferente de se coibi EXAGEROS, ou de se prover oportunidade e condições mínimas de existência, coabitação digna, direito e respeito, ao se sair por aí clamando por uma igualdade socialista que por si só já violenta o livre arbítrio, no mínimo, é um tremendo dum erro primário ..fora ainda de lembrar a você que os líderes que normalmente pregam tais “ensinamentos” são eles os primeiros a tentarem se fazer diferentes e merecedores de mimos pelo encargo de “terem que nos guiar”

    Que a força esteja com Você !!!

    https://www.youtube.com/watch?v=_D0ZQPqeJkk

  • Exelente reportagem.Aos hipócritas do templo de hoje.Não passarão,não vencerão.Como lá trás o povo irá ver quem sào os judas de hoje.E quem está sendo sacrificado hoje,será exaltado amanhà.Vida longa a nossa presidente Dilma,vida longa a nossa democracia e vida longa para um país livre e soberano.

  • Edu, beleza seu texto!
    Gosto de cutucar meus amigos evangélicos, chamando Jesus Cristo de o mais autêntico comunista que já viveu na terra!
    E é verdade!

  • O Natal data comemorativa mor dos cristãos em que a maioria comemoram sem dele saber o sentido, o que mais falta nesta data é os ensinamentos de Cristo, na maioria das casas é um Natal sem Deus. Quantas discussões regadas a álcool se vê, quantas mágoas de épocas passadas são postas à mesa, quantos encerram amizades de longas datas por causa de discussões políticas, eu infelizmente presenciei um homicídio estúpido em uma festa de natal não muito longínquo.

  • Caro Edú,
    Se eu pudesse ser atendido, por um único desejo, pediria o fim da hipocrisia.
    Mas aí, esgotaria-se o ser humano…
    Boas festas, companheiro
    Ricardo Grillo

  • Caro Edu,
    Em nosso tempo, vemos como são tratados aqueles que, como Jesus, não se conformam com a desigualdade que leva muitos de nós a viver na miséria, enquanto uns poucos vivem na opulência e totalmente insensíveis ao sofrimento daqueles que foram lançados a essa situação de miséria, pois a opulência desses poucos é que promove a miséria de muitos.
    Jesus anunciou o Reino de Deus, e o fez denunciando tudo aquilo que se opunha a realização desse Reino. Desde seu nascimento, numa simples manjedoura, sua vida foi marcada por esse anúncio acompanhado por essa denúncia. Como cristãos que querem ser fieis à mensagem de Jesus, devemos também deixar nossas vidas serem marcadas pelo anúncio do Reino acompanhado pela denúncia daquilo que se opõe a ele.
    Muitas vezes, nossas celebrações de Natal lembram mais o palácio de Herodes que a simples manjedoura onde Jesus nasceu, pois esquecemos o verdadeiro sentido do Natal de Jesus, inebriados que ficamos pelo consumismo que nos cega e insensibiliza.
    Que você continue firme em seu blog que é, para mim e para muitos que acompanham você, uma verdadeira trincheira nesta guerra que diariamente travamos em nosso país contra aqueles poucos que vivem na opulência às custas da miséria de muitos.
    Desejo a você e sua família uma Natal abençoado e muitas realizações em 2016.

  • Para os “cristãos” da TFP, para os “católicos” coxinhas e patinhos da Fiesp, Jesus Cristo ser igualitário e socialista não vem ao caso.

  • Provavelmente ele existiu sim, e com certeza, foi um grande sujeito tendo em vista a sua escolha para justificar o surgimento de uma das maiores religiões do mundo. O cristianismo, porém o que eu tenho certeza de que não existiu até mesmo uma por questão de razão pura, foi a sua divindade.

  • Feliz Natal, Eduardo Guimarães.

    Obrigado por estar sempre do lado do nosso Povo, com Lula, Dilma, o PT e o PCdoB. Obrigado por sempre estar ao lado dos progressistas e dos socialistas.

    Dê um beijo babado na pequena Victoria.

    E receba um abraço bem apertado de todos nós que o amamos e admiramos.

    Wilson Alves

  • Caro Eduardo,

    Para um ateu como eu, o brilhantismo do seu texto me faz pensar que o Sr também o seja. Mas por conhecê-lo, pessoalmente, sei que o aspecto fé em sua pessoa o faz muuito melhor do se assim não fosse. Parabéns por ser acima de tudo um cidadão, um pai, um patriota.
    Sua fé não o cega a ponto de ver Jesus Cristo apenas como uma divindadede enviada pelo Pai. Me espanta o quanto algumas celebridades não se dignem a dobrar seus joelhos ante a tudo o que Jesus, por seus exemplos, demonstrou e provou que o ser humano pode e deve ser melhor nesta nossa breve existência. Há recursos naturais para todos, mas por alguns desvios de personalidade alguns se acham mais, mais e mais do que outros(Nietzchie que o diga) a ponto de não aceitarem a democracia como regime menos imperfeito desse mundo.

    Que a paz esteja com todos e paz na Terra aos homens de boa vontade!

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  • Há tempos também que venho argumentando que Jesus foi o primeiro socialista do Ocidente (Buda, mais de 500 anos antes, foi provavelmente o primeiro da história humana). Um Ótimo Natal a todos!

  • Edu,
    belíssimo texto. Parabéns por expressar nossos votos de fraternidade e igualdade para todos os que lêem suas palavras sempre fortes, sensiveis e precisas. Que este Natal seja a primavera dos corações e mentes na esperança de um Brasil melhor. Meu abraço e de minha família.

  • Prezado Eduardo, belo texto para refletir sobre Jesus, o grande comunista. Deus abençoe vc e sua família. Um bjp especial para Vitória! Feliz Natal!
    Ivana da Paraiba

  • Edu, SAÚDE E PAZ para você e toda a sua família! Estendendo os votos à todos os colegas do Blog.
    E também um pouco de DISCERNIMENTO aos coxinhas, mas também SAÚDE por que PAZ eles não gostam infelizmente.

  • Edu, Feliz Natal para você e toda Família e em especial para princesa Victoria.
    Meu muito obrigado, pela sua luta, que é a nossa luta
    Abraço, Paulo

  • Feliz Natal Eduardo e a todos que comentam neste espaço em seu blog, inclusive aqueles coxinhas tucanos que detestam democracia e humanidade! abraços a todos!!

  • Agora, estou mandando os coxinhas para a Argentina, quando enchem o saco. Mas deixa prá lá. Feliz natal para Victória e sua família, companheiro Eduardo.

  • Lembro-me do Chávez dizendo isso em pleno Roda Viva (numa época em que valia a pena ver aquele programa).
    Grande Eduardo, já pensei nessa cena de Jesus na Av.Paulista por diversas vezes…
    Feliz Natal a você, grande lutador, e à sua família fora do comum. Grande abraço na sua esposa corajosa e um beijo grande na “nossa” Victoria.

  • Prezado Eduardo, como estamos lutando por um modelo mais justo, mais ligado ao social o ano todo, penso que o Natal é todo dia. Contudo como tem uma data específica para ser comemorada, vamos comemorar os nossos dias do ano nesse dia tão glorioso, é o dia do nascimento do Redentor.

  • Edu, feliz natal, para você e sua família e todos os amigos (as) do blog.
    Então é Natal
    Natal

    exibições
    127.097
    Então é natal
    E o que você fez?
    O ano termina
    E nasce outra vez

    Então é natal
    A festa Cristã
    Do velho e do novo
    Do amor como um todo

    Então, bom natal
    E um ano novo também
    Que seja feliz quem
    Souber o que é o bem

    Então é natal
    Pro enfermo e pro são
    Pro rico e pro pobre
    Num só coração

    Então, bom natal
    Pro branco e pro negro
    Amarelo e vermelho
    Pra paz, afinal

    Então, bom natal
    E um ano novo também
    Que seja feliz quem
    Souber o que é o bem

    Então é natal
    E o que a gente fez?
    O ano termina
    E começa outra vez

    Então é natal
    A festa Cristã
    Do velho e do novo
    Do amor como um todo

    Então, bom natal
    E um ano novo também
    Que seja feliz quem
    Souber o que é o bem

    Então, bom natal
    E um ano novo também
    Que seja feliz quem
    Souber o que é o bem

    Aleluia a quem ama
    Aleluia!

    Então é natal
    E o que você fez?
    O ano termina
    E nasce outra vez

    Aleluia a quem ama
    Aleluia!
    Aleluia a quem ama
    Aleluia!
    Atenciosamente
    Cláudio José, um amigo do povo, da paz, da ONU e um Beija-Flor da floresta do Betinho.

  • • Flávio Josefo (37 – 100 d.C)

    Josefo foi o mais importante historiador judeu do século I, e seus escritos são bastante utilizados nas mais diversas áreas que envolvem a história daquela época, mais especialmente à guerra entre Jerusalém e Roma em 70 d.C, narrada por Josefo com detalhes. Como judeu e historiador, ele não deixou de expor aquilo que notoriamente ocorreu na Palestina pouco antes de ele nascer: o homem chamado Jesus. Vejamos alguns trechos de seu texto mais conhecido e analisemos com outras cópias encontradas:

    “Naquela época vivia Jesus, homem sábio, se é que o podemos chamar de homem. Ele realizava obras extraordinárias, ensinava aqueles que recebiam a verdade com alegria e fez-se seguir por muitos judeus e gregos. Ele era o Cristo. E quando Pilatos o condenou à cruz, por denúncia dos maiorais da nossa nação, aqueles que o amaram antes continuaram a manter a afeição por ele. Assim, ao terceiro dia, ele apareceu novamente vivo para eles, conforme fora anunciado pelos divinos profetas a seu respeito, e muitas coisas maravilhosas aconteceram. Até a presente data subsiste o grupo dos cristãos, assim denominado por causa dele”[1]

    http://ateismorefutado.blogspot.com.br/2014/12/as-provas-historicas-da-existencia-de.html

    Conviveram com Jesus os evangelistas Mateus, João e Marcos.

    Dedico o link acima ao leitor que não crê na existência de Jesus.
    Feliz Natal a todos.

    • vou imaginar que foi comigo ..colega, tal qual BILHÕES de almas, não sou diferente, tb procuro uma luz entre estas dezenas de BILHÕES de estrelas que formam a Nossa Galaxia ..e entre as DEZENAS de BILHÕES de Galaxias que nos cercam ..só que por minha natureza tenho a necessidade de contestar, ou de contextualizar as “muitas verdades” que me trazem ..e não temo por isso, questionar.

      Particularmente não sou cético sobre a existência deste líder, apenas registrei ..inclusive, pelo que já vi, acho que posso dizer que creio mesmo no Espírito antes mesmo que na matéria

      ..o que disse e AFIRMO é que muito do que se disse e se construiu a respeito de Jesus não corresponde a verdade dos acontecimentos ..citei a parábola da “pecadora e seu apedrejamento”, talvez o embuste melhor documentado no tempo

      Ademais, os evangelistas, como vc bem sabe, NÃO podem ser tomados automaticamente como tendo sido os apóstolos do líder – HÁ controversas, se não no autor, na tradução tb – ..aliás, há uma imensa bibliografia e falta de consenso a respeito

      Outros fatos curiosos que cercam deste líder

      …O império romano se estendeu por todo mar mediterrâneo ..uma das coisas que o diferenciava era que ele buscava – quando dava – assimilar as culturas ao invés de aniquilá-las ..convenhamos, unificar a base política e econômica já tem lá de seus desafios, já a parte mística, esta exige uma ginástica muito maior, talvez tentada e alcançada por Roma já próximo do século IV, quando finalmente a religião cristã foi adotada e, ali sim, imposta a todos (com péssimos resultados para a história e a arqueologia por exemplo).

      De tudo isso derivam diversos estudos de autores que afirmam que o MITO Cristo foi um ser CONSTRUÍDO, partido dum verdadeiro, mas no mais, MOLDADO pra congregar diversos ritos e crenças ..inclusive eis aqui um dos motivos da Igreja clamar por provas materiais que não deixem qq duvida, materialidade a respeito da sua existência (como com a insistência com os sudários de Turim e Olviedo ..dois objetos no mínimo intrigantes e magníficos, mas que ainda não obtiveram a ISO da ciência)

      ..assim, o Mito da Virgem Maria teria se fundado em ISIS no Egito (deusa da fertilidade, mãe compassiva, bondosa, a Mãe de Deus cuja iconografia carregava o filho, ela que ajudou a ressuscitar seu marido e que nomeou a constelação de Virgem), ou a Maria – a de Jesus – que a história insinua que teve DIVERSOS filhos, eles que até bem pouco tempo “foram escondidos” do grande público só pra se manter o mito de que morreu virgem (tipo como com as injustiças contra Magdalena).

      ..ou como 25/12 – hoje NATAL – que fora adotado como data para o nascimento de Jesus, data que já era admitida como se sendo do culto a MITRA – Deus da guerra romano

      ..ou sobre os milagres de “ressuscitar mortos e curar leprosos” que já na antiga Galileia eram famosos por terem sido praticados por “tantos outros magos”, como Simon

      enfim, histórias, estórias e lendas não faltam (tipo a dos 3 reis magos – cê acredita nisso ??) ..no mais resta-nos pois acreditar, ou não, se foram verdadeiras, ou se moldadas a interesses ..interesses como consta no Evangelho de Matheus aonde ele, fundado na “memória” de Maria, teve as manhas de descrever a genealogia do Menino Jesus só pra tentar “provar” ao povo Judeu a sua descendência de Abrão e Davi, o que lhe conferiria a “chancela definitiva de profeta, de MESSIAS” ..oras vá ??!! convenhamos, com toda tecnologia e registro, aposto que a maioria daqui dos colegas não chega nem à 5a geração, então há de nos perguntarmos, então como pode que naquele tempo uma família humilde, analfabeta tipo a mãe de Lula, já conhecesse e registrasse tudo isso de cabeça ? ..francamente ..pior que isso só as relíquias de Helena

      Olha, reitero, não falo isso pra atacar, nem pra desmerecer, mas sim pra alertar sobre o poder que as religiões
      exercem sobre a multidões, e como da sua manipulação, sábios e astutos se valeram, e ainda se valem, pra alcançar e manter seus prazeres efêmeros, o Poder.

      em tempo, segundo Matheus Evangelista (que NÃO necessariamente é o apóstolo)

      Abraão gerou a Isaque; Isaque gerou a Jacó (ou Israel); Jacó gerou a Judá e a seus irmãos (cada irmão representa uma das 12 tribos de Israel, dentre elas Judá e Levi – e, desta última, Moisés é descendente);

      Judá gerou de Tamar a Perez e a Zara; Perez gerou a Esrom; Esrom gerou a Arão;
      Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe gerou a Naassom; Naassom gerou a Salmom;
      Salmom gerou de Raabe a Boaz; Boaz gerou de Rute a Obede; Obede gerou a Jessé,
      Jessé gerou ao rei David. David gerou a Salomão daquela que fora mulher de Urias;
      Salomão gerou a Roboão; Roboão gerou a Abias; Abias gerou a Asa;
      Asa gerou a Josafá; Josafá gerou a Jorão; Jorão gerou a Uzias;
      Uzias gerou a Jotão; Jotão gerou a Acaz; Acaz gerou a Ezequias
      Ezequias gerou a Manassés; Manassés gerou a Amom; Amom gerou a Josias,
      e Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos no tempo do exílio em Babilônia.
      Depois do exílio em Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; Salatiel gerou a Zorobabel;
      Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde gerou a Eliaquim; Eliaquim gerou a Azor;
      Azor gerou a Sadoque; Sadoque gerou a Aquim; Aquim gerou a Eliúde;
      Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar gerou a Matã; Matã gerou a Jacó,
      e Jacó gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo.
      Assim todas as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; também desde David até o exílio em Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações. ..acredite quem quiser…

  • “Não é difícil imaginar quanto tempo demoraria até que uma súcia de fanáticos de ultradireita se aglomerasse em torno Dele e berrasse a principal palavra de ordem do fascismo contemporâneo tupiniquim: “Vai pra Cuba, petralha!”.” O pior, muito pior, Eduardo é que, dentre tais fanáticos da ultradireita, há muitos que se consideram e se dizem cristãos como se, para eles, como cristãos, o Evangelho fosse dispensável.
    Feliz Natal a você e família. Feliz Natal para todos daqui.

  • Cristo não é louco.

    Ele jamais voltará à Terra, principalmente ao Brasil. Isso é conversa de evangélico louco por dinheiro.

    Na primeira vez que apareceu no mundo ele foi crucificado.

    Na segunda, ele levará umas porradas com um porrete e será chutado por todo o corpo, como esse pobre coitado que aparece no vídeo que se encontra nesta matéria: http://jornalggn.com.br/noticia/ajudem-a-identificar-esse-assassino

    Cristo sabe que no Brasil a mídia dissemina o ódio 24 horas por dia. Que a Rede Globo é uma força de ocupação permanente e que trabalha para que o país NÃO se desenvolva, não cresça, não invista na auto-estima do seu povo, porque as elites acham que isto aqui é um ótimo lugar para fraudar as fracas instituições e roubar dinheiro do contribuinte (povo e classe média), geralmente com a participação de muitos políticos e também de um poder judiciário corrompido até a medula. Sonegam bilhões ao fisco e ainda nos gozam com a implantação de um tal de impostômetro. E vão gastar o que roubam em Miami. De lá eles se dizem insatisfeitos e dão ordens para que um GOLPE DE ESTADO seja dado contra tudo e contra todos que não rezam pela cartilha neoliberal, filosofia de acumulação que tanta miséria e guerra tem gerado em todos os recantos do planeta.

    Darcy Ribeiro dizia que o Brasil era um ótimo lugar para se construir um país. Concordo quando ele se refere ao “lugar” em termos de extensão territorial (mais de 8,5 milhões de km2), localização geográfica e em termos de recursos naturais. Mas infelizmente, como diria Mino Carta, tem a elite mais reacionária, e acrescento, mais corrupta e corruptora do mundo

    Cristo que se cuide e fique lá no lugarzinho dele.

  • Sua brilhante tenacidade levou-nos à luta nos momentos tão dificeis deste 2015. Para coroar, esta maravilha. de texto que ja estou repassando. Vá para alegria do Brasil que sonhamos.

  • Feliz Natal!

    Jesus era contra os juros cobrados pelo mercadores, o que ainda é considerado sujo, pecado, e não existe no Islamismo.

    A maior mágica fraudulenta dos banqueiros é criar o dinheiro do absolutamente nada, e acorrentar a humanidade com a obrigação dos juros.

    Hitler começou imprimir a própria moeda para sair a crise, porisso foi derrotado.

    Kennedy também imprimiiu dinheiro para livrar os EUA dos banqueiros internacionais porisso foi morto.

    Mas a Islândia conseguiu banir o governo corrupto, expulsou os banqueiros, o povo escreveu a Constituição via Facebook após a crise de 2008, e hoje a população se usufrui dos lucros que antes era oculto.

    Porisso a elite não quer partilhar o bolo, e não quer que o povo pense, ou que o povo tenha informação.

    Mas do jeito que vão as coisas, já vemos que tem muito mais Cristãos que anti-Cristão por aqui.

    Muito amor e paz a todos!

  • Edu, vc tem toda razão. E acho Jesus Cristo foi o maior líder socialista de todos os tempos. Aproveitando, desejo um Feliz Natal para todos os comentaristas do blog e pra vc e toda a sua família, Edu. E que venha 2016, que será um ano igualmente de muita luta. Feliz Natal pra todos, feliz natal!!!!!

  • Caro amigo Eduardo. Mais um belo texto. Parabens
    Deixo aqui no ‘’nosso’’ blog meu desejo de que o seu Natal, junto á sua bela família,
    seja de festa, alegria e amor.
    Estendo esse desejo aos companheiros e companheiras debatedores.
    Que nessa noite haja pelo menos um momento especial em louvor ao aniversariante que nasceu sem
    terra, sem teto, na mais humilde condição, viveu e morreu em favor dos menos favorecidos.
    Parabéns JESUS. Aceite meu respeito, minha admiração e minha fé.

  • Se Jesus chegasse à terra hoje dizendo as mesmas coisas que disse, seria crucificado amanhã mesmo.
    Aliás, quem fala como Jesus também é morto: Gandhi, Luther King, Chico Mendes, etc, etc,

    Feliz Natal Eduardo. Parabéns e obrigada por seu blog.

  • Eduardo,

    Desejo a Você a sua família um feliz natal e que Cristo possa nascer todos os dias nos nossos corações e este ódio insuflado por setores reacionários da sociedade seja inundado pelo amor e solidariedade aos nossos irmãos.

    Marcos Faria.

  • Agora temos um papa, o Francisco, que está querendo radicalizar no seguimento de Jesus, e estão quase mandando-o pra Cuba também….É um petralha!

    Feliz Natal Edu e que Deus o abençoe muito!

  • Edu,
    Feliz Natal para você e toda sua família. Um Ano Novo cheio de saúde e de muitas realizações. Edu, hoje nós somos um imenso feixe de lenha. Por isso é que nós somos fortes. Nossa fortaleza está em nossa união e em nosso ideário. Muita Paz !

  • É muito cômico ver a classe média paulistana fazendo aquelas cestas de Natal para distribuir para crianças pobres.
    O ano todo ficaram criticando políticas sociais.

    • Negando comida (bolsa família) a quem tem fome. A classe media paulista acha que pobre tem direito de comer apenas uma vez no ano, dia 24/12. E ainda faz a caridade para salvar sua alma condenada pelos seus atos ao inferno.
      Pensa que um dia de caridade interesseira salva 364 dias de perversão e maldade. Não salva.

  • Feliz Natal , meu caro Eduardo!

    Só comento um fragmento do seu belo texto: “ritos pagãos que ironicamente usurparam a comemoração do nascimento do maior socialista da história”

    provavelmente ocorreu o contrário. O cristianismo é que “usurpou” (adaptou) os costumes pagãos aos novos anseios cristãos.

  • Querido Eduardo,

    Sou seu leitor há mais de cinco anos e espero continuar lendo seus posts por muitos lustros. Sou fã deles e de sua atuação cívica.

    O Brasil precisa de mais Eduardos Guimarães como você!

    Espero poder ver mais pessoas como você em 2016 para poder continuar sonhando com um Brasil mais “escandinavo”, como apregoa o Paulo Nogueira.

    Quero ver um Brasil “escandinavo” mulato, negro, branco, moreno, hétero, gay, lésbico, bi, trans, amarelo, vermelho, mulher, homem, menino, jovem, velho, adulto, criança, enfim, um Brasil realmente de todos e em que a riqueza material não dite de forma autoritária e fascista o local a que cada um deve pertencer.

    Quero um Brasil de todas as cores e irmanado com o que há de melhor em cada religião e com o que há de mais solidário na não religião. Quero um Brasil em que todos os brasileiros nos sintamos realmente orgulhosos por nascer neste solo tão gentil e tão caloroso, mas tão pisoteado por interesses vis e mesquinhos.

    Quero um Brasil em que as pessoas possam discutir sobre política, filosofia, religião e economia numa mesa de bar e poder dela se levantar como amigos e sem se sentirem como se tivessem cometido um grande pecado.

    Quero um Brasil com menos “Eduardos Cunhas” e mais “Chicos Buarques”, pois creio que assim só teremos a ganhar.

    E, por fim e não menos importante, quero que você e sua família tenham um ótimo natal e muita saúde, paz, amor e alegrias para encarar com firmeza e retidão esse 2016 tão cheio de desafios e novas lições a encarar.

    E deixo aqui registrado um grande abraço em você, que eu espero poder dar pessoalmente um dia!

    Feliz Natal!

  • :

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Um Santo e Feliz Natal a você, prezado Edu e familiares é demais companheiros aqui do Blog!
    Que o ano de 2016 venha para todos nós, repleto de muita paz e muita compreensão entre os homens!
    Abraços e meus agradecimentos por tudo que fez por nós, seus seguidores, através de seu Blog.

  • Edu, desejo a você e sua família um Feliz Natal. Desde já agradeço pelos posts esclarecedores e opinativos escritos ou compartilhados por você nesse blog essencial. Abraços de um leitor assíduo.

  • O mais engraçado é ver os coxinhas comparecendo à missa nos domingos, para na saída continuarem a relinchar seu ódio contra quaisquer ideias igualitárias, sem terem a menor ideia das ideias do cristianismo original. Assim,a espiritualidade, se é que podemos chamar assim, patética dessa gente é de um primitivismo atroz, expressa o medo que têm do desconhecido e da finitude humana, um medo recôndito e incompreendido em sua simplicidade mental que beira o animalesco, ao mesmo tempo em que revela a pobreza e a mesquinharia de suas almas, incapazes de compreender o significado Socialista do Cristianismo, válido evidentemente também para os ateus, que entendem a óbvia limitação de nossa natureza à matéria. Já diziam grandes filósofos que religião é filosofia para os simples, ou seja valores superiores transmitidos aos simples de modo primário, usando a capa da transcendência material, para que assim conseguissem incutí-la em seus cérebros. Afinal seria esperar demais dos “coxinhas”, atuais e de qualquer época, que compreendessem conceitos como Beleza, Verdade, Espírito, Superioridade, Essência, Ser. Aliás, não conseguem compreendê-los nem quando se traduzem de forma simplificada, feita para suas mentes rasteiras, mesquinhas e tolas. . É exatamente essa a mensagem que enxergaremos sempre, não só nos “coxinhas” atuais, que estão mais escrachados porque sua dominação está ameaçada, mas nos de todos os tempos. Da mesma forma, enfrentá-los é a mensagem dos que têm em sua alma os ideias de fraternidade, igualdade, bondade, compreensão e amor. Ideais que perfazem também o que defendem os marxistas.

  • Mais um lindo texto, Edu.
    Esse Jesus, perseguido e torturado por estar ao lado dos pobres e oprimidos, era veiculado na mídia quando éramos crianças (anos 60/70), nos filmes passados nas tardes próximas do Natal.
    Sintomaticamente, esse Jesus foi desaparecendo da mídia e, por conseguinte, da sociedade…
    Queridos Edu e família e leitores do blog, um Feliz Natal!

  • Edu, Feliz Natal com Jesus a você e toda a família!!!
    Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que continuamente estejais ouvindo, jamais entendereis; mesmo que sempre estejais vendo, nunca percebereis.

    Posto que o coração deste povo está petrificado; de má vontade escutaram com seus ouvidos, e fecharam os seus olhos; para evitar que enxerguem com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, convertam-se, e sejam por mim curados’.

  • O fascista, depois de mandar um progressista tipo Jesus para o inferno ou para Cuba (para ele é a mesma coisa), pode ir a uma igreja mais próxima, fazer a confissão e obter a absolvição do seu pecado, pelo Padre de plantão. Assim é o sistema, perfeito!

    Boas Festal Edu, renovada admiração pela seu trabalho em prol de um mundo mais justo.

  • Não existe nenhuma menção a figura histórica de Jesus Cristo nos escritos romanos, gregos ou judeus na época de sua suposta vida. Lá pelos anos 200 é que começam a aparecer os primeiros registros escritos do Novo Testamento. Dificilmente algum historiador sério confundiria religião com fatos históricos.

    • Realmente é verdade, porém , se caso for mentira, ela engrandece a quem entende que não há como se achar o melhor por ter o poder do dinheiro. É como Papai Noel, que não existe, mas minha neta fica maravilhada ao receber um beijo dele no shopping. Eu sei que é mentira, mas é um sentimento bom quando vejo crianças FELIZES, correndo atrás de um símbolo da Coca-Cola. O importante é não ter medo de ser feliz.

  • Muito bom Edú !!!

    Sua participação nos acontecimentos durante este ano fatídico foi de grande importância . E, graças a pessoas como você e outros blogueiros, que colaboraram para esclarecimentos e denuncias dos fatos, ,transformaram os Blogs na única imprensa confiável.
    Você foi além, buscando posicionamento das Instituições Democráticas,procurando engajá-las na defesa dos direitos conquistados pelos trabalhadores.
    Parabéns !!!!!
    2015 valeu a pena !!!!!!!
    Abraços.

  • Pre Edu.

    Dá para fazer uso desse seu argumento. Então, para grupo de artista a
    encenar esse discurso na Paulista, bem a caráter
    um Jesus vestido como se fosse há 2000 anos atrás, rodeados por
    um grupo segurança vestido igualmente ao ” Mestre ” e quais poderia
    também fazer parte que após ao discurso “religioso” gritassem
    “vai para Cuba”, ” comunista”, “MENSALEIRO” e outros.
    Podemos sair da ficção e rodar o Sul do Brasil com uma peça dessa.
    O que vc acha? Teria Empresários a fim de colaborar econômica mente?

    um FEliz Natal!!!

  • “Vai pra Cuba, Jesus Cristo!”

    Perfeito Eduardo.

    Uma das coisas mais difícil de entender é como tem gente fascista no Brasil. As vezes me pergunto se esse fascismo é culpa total do PIG ou se tem gente mesmo propensa a ser fascista.

    Quero desejar muita paz a todos do desse blog.

  • Edu, Feliz Natal.
    Caramba vc é o cara.
    Esse texto me fez um livro que li este ano:” Jesus e o Império “sensacional.
    Leiam este livro, um feliz pra Natal tb pra todos comentaristas do blog.

  • Edu, vc tem toda razão. E acho Jesus Cristo foi o maior líder socialista de todos os tempos.COM CERTEZA SE VOLTASSE NOVAMENTE NOS DIA DE HOJE A HISTÓRIA NÃO SERIA DIFERENTE .],FELIZ NATAL A VOCÊ E TODOS DO BLOG

  • A todos nós, que aguentamos 2015, parabéns. Só espero que 2016 seja um pouquinho mais calmo, sem tanto stress. Se alguém tiver oportunidade assista O EVANGELHO SEGUNDO … , de Paolo Passolini, que morreu cruelmente nas mãos de intolerantes. É naquele JESUS, do filme, que acredito.

  • Como registrou Lucas 2:8-11, “… pelo que me ungiu para evangelizar os pobres (…), proclamar libertação aos cativos (…), pôr em liberdade os oprimidos”.

    Boulos, no texto “Natal sem hipocrisia” – “Jesus Cristo (…) enfrentou os poderosos de seu tempo e defendeu ideias que a consciência dominante não podia admitir. Não por acaso morreu na cruz, depois de perseguido, preso e torturado. Como gosta de lembrar Frei Beto, Jesus não morreu de hepatite na cama nem atropelado por um camelo em alguma esquina de Jerusalém. Morreu como preso político (…)”.

    *Obs. Edu, no almoço de família foi tudo bem, mas quando cheguei ao condomínio a subsíndica, um casal e outro morador estavam criticando a Dilma. Como a subsíndica havia deixado recado que queria falar comigo, fiquei de longe esperando terminarem, mas ela deu um toque para eles, deve ter dito – ‘essa daí é petista’. O grupo parou de falar, me aproximei dando feliz natal, o casal me olhou com raiva, virou as costas e foi embora. Ela não precisava ter dito nada, mas me estigmatizou e criou clima, é assim que os fascistas agem.

  • :

    : * * * * 21:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: Feliz 25 de dezembro ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Caro Eduardo e Família;
    Feliz Natal e um trecho da mensagem atribuída ao Papa Francisco: ” A luz de Natal é você, quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz e iluminar o caminho dos outros.” Até 2016 e com a luta continuando.

  • Caro Edu,
    não poderia deixar passar o Natal sem desejar a você e todos os seus as bênçãos do Deus-Menino de Belém, que nasceu pobre, cresceu na pobreza, viveu entre e para mais pobres e foi morto por isso.
    Muito obrigado pelos posts-presentes que você nos proporcionou durante todo este ano, fechando com chave de ouro com essa pérola.
    Um grande abraço.

  • É isto mesmo prezado Eduardo!

    Se Jesus viesse ao mundo e começasse a difundir o seu ministério nos dias de hoje, suas dificuldades seriam infinitamente superiores à aquela época. A evolução da humanidade na horizontalidade da esquerda para a direita evoluiu muito, mas na vertical pouca coisa mudou, principalmente se observarmos os preconceitos, os fundamentos da elite, os domínios dos sumo sacerdotes, a violencia, o poder do dinheiro. Cristo hoje é um produto comercial para a venda dando lucros para muitos com exploração máxima da Fé daqueles que procuram Deus. É uma lástima tudo isto e o senhor tem total razão em seu texto. Esperemos que muitos ao ler seu escrito possam refletir e fazer a tentativa de uma reforma íntima. FELIZ ANO NOVO PARA O SENHOR E TODOS DE SUA FAMÍLIA.

  • Para mim está claro que o ano de 2016 vai depender das pessoas progressistas, para ser ou trágico ou o começo de um novo tempo para o país. Dependendo da opção entre reagir ou assistir passivamente a escalada da intolerância fascista.
    Nesse sentido estou otimista, pois vejo que a reação começou, encabeçada por grandes figuras humanas como o Edu. É por isso que apesar de tudo que aconteceu nesse ano terrível, dá para desejar feliz natal sem ser só pró-forma.
    O ano vai ser duro, mas estou animado. Brasileiros como Chico, Edu e os blogueiros, entre muitos, não estão dispostos a deixar que transformem o Brasil numa terra de Cunhas e Garneiros
    Feliz natal e muita saúde para a família Guimarães, o Brasil agradece.

    • Eu também estou otimista porque a sociedade civil está se mobilizando e os Blogs como os do Eduardo tem muito a ver com isso.

      A propósito a quem possa interessar:

      Jesus não foi o único a ser perseguido pela elite e sua época, nem tão pouco foi o primeiro.

      Antes dele Sócrates,
      filósofo grego , considerado o pai da Filosofia, nasceu em Atenas, por volta de 470 AC, foi um dos principais pensadores da Grécia antiga e fundou o que hoje conhecemos por Filosofia Ocidental.Seu método para ensinar os cidadãos gregos era o diálogo, quando ele usava a palavra para levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e a essência da alma humana.Sócrates não escreveu seus pensamentos e ideias. Eles se tronaram conhecidos através das obras de seus dois discípulos:Platão e Xenofontes.Seus pensamentos eram muito avançados para sua época, e , por isso, foi acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega.Foi preso pela elite mais conservadora de Atenas , que temia sua popularidade e suas ideias.Foi obrigado a suicidar-se em sua cela, tomando um veneno chamado cicuta , em 399 AC.

      E depois, entre outros:

      na idade média Galileo Galilei foi perseguido pela inquisição, por contrariar os interesses da Igreja, ao defender o heliocentrismo.

      Charles Chaplin foi perseguido pelo Macartismo, nos EUA.O posicionamento político de Chaplin sempre foi esquerdista. Durante a era de macarthismo, Chaplin foi acusado de “atividades anti-americanas” como um suposto comunista, e J. Edgar Hoover, que instruíra o FBI a manter extensos arquivos secretos sobre ele, tentou acabar com sua residência nos Estados Unidos. A pressão do FBI sobre Chaplin cresceu após sua campanha para uma segunda frente europeia na Segunda Guerra Mundial em 1942, e alcançou um nível crítico no final da década de 1940, quando ele lançou o filme de humor negro Monsieur Verdoux (1947), considerado uma crítica ao capitalismo. O filme foi mal recebido e boicotado em várias cidades dos Estados Unidos, obtendo, no entanto, um êxito maior na Europa, especialmente na França. Naquela época, o Congresso ameaçou chamá-lo para um interrogatório público. Isso nunca foi feito, provavelmente devido à possibilidade de Chaplin satirizar os investigadores. Por seu posicionamento político, Chaplin foi incluído na Lista Negra de Hollywood.

      Em 1952, Chaplin deixou os Estados Unidos para o que originalmente pretendia ser uma breve viagem ao Reino Unido para a estreia do filme Luzes da Ribalta em Londres. Hoover soube da viagem e negociou com o Serviço de Imigração para revogar o visto de Chaplin, exilando-o do país. Chaplin decidiu não voltar a entrar nos Estados Unidos, escrevendo:

      “(…) Desde o fim da última guerra mundial, eu tenho sido alvo de mentiras e propagandas por poderosos grupos reacionários que, por sua influência e com a ajuda da imprensa marrom, criaram um ambiente doentio no qual indivíduos de mente liberal possam ser apontados e perseguidos. Nestas condições, acho que é praticamente impossível continuar meu trabalho do ramo do cinema e, portanto, me desfiz de minha residência nos Estados Unidos”.
      Chaplin decidiu então permanecer na Europa, escolhendo morar em Vevey, Suíça.

  • Véspera do Natal, uma roda de amigos, surge o assunto comum nessa época, o dar presentes e outras “bugigangas” aos mais desprovidos de uma sorte melhor. Foi quando eu argumentei que certas “entidades” e determinadas pessoas só lembram dos mesmos nessa época do ano. Xingam o Lula e a Dilma por eles terem uma preocupação permanente com esses brasileiros. Depois vão para as igrejas “orar”, “rezar” e até “comungar” e dizer que são “cristãos”. São na realidade uns grandes hipócritas.
    Belo texto Eduardo, compartilhei nas redes sociais.

  • De onde vem tanto dinheiro.

    A lista publicada pela revista Forbes mostra os 15 mais ricos do Brasil em 2015, no caso

    bilionários, no topo da lista encontramos um dono de cervejaria que tem a riqueza estimada

    em mais de 90 bilhões de reais, mas o que chama a atenção são os três irmãos que estão

    empatados em quinto lugar, cada um com cerca de 23 bilhões de reais. João Roberto

    Marinho, José Roberto Marinho e Roberto Irineu Marinho, os donos da rede globo. Juntos

    eles somam cerca de 70 bilhões de reais. Segundo a revista essa grande fortuna foi

    construída trabalhando com meios de comunicação. A família explora desde a década de

    60 uma concessão publica de rede de televisão, seu apogeu foi durante a ditadura militar.

    R$ 70.000.000.000,00. Sem produzir nada conseguiram juntar isso tudo apenas explorando

    uma concessão publica. Esse valor é maior do que o PIB de muitos estados brasileiros e de

    muitos países no mundo. Será que é por isso que eles não gostam de governos

    progressistas? Será que não está na hora de discutir essa concessão? O presidente Lula

    vai aos quatro cantos do mundo denunciar o acúmulo de riqueza como fator causador da

    fome e da miséria, será que é por isso que desde 1989 a rede globo tenta difamar o ex

    presidente? Fiquei com essas dúvidas, alguém pode me ajudar e entender…

  • Bem, vou falar como cristão q sou. E assim, dessa forma, peço q observem meu escrito.

    Antes de tudo, gostei do texto. Edu Guimarães, ainda estou devendo te mandar uma contribuição p/ a sua viagem a Brasília, esqueci não. Obrigado por representar a nós lá na PGR.

    Se mandarem Jesus pra Cuba, lembrem-se de mandar antes boa parte dos profetas do Velho Testamento, e mandem Deus tb, q inspirou-os a escrever contra a corrupção, a iniquidade, a desigualdade, em prol da justiça social, entre outras coisas. Se bem q Deus já está por lá, em Cuba tb…

    Mas acho limitada a comparação dos ensinamentos de Jesus c/ o socialismo. Como disse, vou falar como cristão q sou.

    A mensagem do Deus feito homem, na pessoa de Cristo, é baseada em amor, é muito + ampla do q a justiça social, o fim da desigualdade ou “este século”. Justiça social, cura de doenças, chicotada em vendilhões do templo… São partes de uma mesma fala trazida por Jesus, chamado o Cristo.

    Certa vez, vi um comercial da care.org na TV, mostrando escritos de várias religiões (islamismo, judaísmo, hinduísmo, etc) sobre ser cuidadoso c/ os pobres, dar esmolas, lutar por justiça social… O q é louvável, desejado e apreciado por todos nós. Mas a frase trazida do livro sagrado dos cristãos (a Bíblia) é um dos mandamentos de Jesus, é + do q o socialismo prega. Apenas foi dito:

    “Ame ao seu próximo como a ti mesmo”.

    Só isso. E qdo vc pensa na profundidade dessa fala, dá vontade de xingar um palavrão p/ exprimir meu assombro.

    Sou progressista, esquerdista, membro de uma igreja q prega e vive a justiça social (“Ide às almas e às piores, levando sopa, sabão e salvação!”, já dizia o nosso fundador)… Mas eu sou cristão, e sigo esse Cristo “revolucionário”, “comunista”, “socialista”, “cubano”, ou seja lá o q for.

    Logo, como cristão, reduzir a mensagem de Cristo a uma ideologia política (q eu simpatizo, aliás. Sou social-democrata, mas abomino o PSDB) é uma observação limitada. É como ver uma das faces de um diamante lapidado, tá faltando coisa, é pouco.

    E vou dizer procês q esse mandamento é difícil demais de empregar. Mas eu tento, todo dia. E é isso q me move a desejar Novos Céus e Nova Terra, já aqui nessa nossa existência curta, de menos de um século.

    Um melhor 2016 p/ todos nós, e meus votos (atrasados) de um Felicíssimo Natal a todos.

  • Esse texto comete uma grande BLASFÊMIA! Alem disso é muito simplório esquecendo-se que os regimes socialistas e comunistas são totalitários e ditatoriais. Se Cristo vivesse nos tempos atuais criticaria a politica tanto de direita quanto de esquerda porque ambas são podres e seus políticos são corruptos em qualquer lugar do mundo.

    • Cara amiga você não entendeu nada do texto. Cristo hoje pregaria a igualdade e fraternidade, não interessa se chamasse hoje esquerda ou direita. Ele sim, seria um verdadeiro socialista. E você, cara amiga, prova que o Eduardo tem razão, pois VOCÊ se encontrasse uma pessoa pregando isto na Paulista o pregaria na cruz chamando de político corrupto. Você é uma das hipócritas que Jesus tanto odiava ou é mentira tudo aquilo que Jesus disse sobre os ricos e poderosos????

    • Leiliane, vou colocar em outras palavras o que voce disse. O texto é bonito mas completamente falso.
      Jesus pregava a pobreza, nao a retirada dos bens dos outros para dar para os pobres. Isto se chama roubar. Jesus pregava a caridade, de aos pobres. Qual é a caridade obrigatoria? nao existe.
      Nunca Jesus pregou pela desigualdade social, ou igualdade, o que falava era para cada um dar o melhor de si. Todos nascem diferentes e progridem segundo o seu trabalho. Lembro do conto dos talentos, um recebeu 7 talentos, outro 5 e outro 1. No final Deus tirou o que nao tinha produzido e dado para o que mais tinha ganho, socialismo ao contrario. Jesus falava seja um bom servo e seja um bom senhor, nao falou para o servo fazer revolucao e acabar com a opressao do mais rico.
      O comunismo e cristianismo sao opostos, na historia todos lideres comunistas sao mais que ateus, sao contra a religiao. China , USRR, coreia do norte, Cuba, todos proibiram e destruiram templos religiosos. Os padres sao uns dos primeiros a ir para o paredao, junto com os homosexuais, negros etc, que Marxs explicitamente desprezava.

  • Caro amigo Edu, os comentários das LEILANES da vida provam que é impossível qualquer tipo de argumentação com esta turma de fascistas hipócritas (desculpe a redundância).

    Um feliz 2016 para você e toda sua família. Vocês são, verdadeiramente, uma família Cristã.

  • “Jesus pregou redistribuição de renda e igualdade”, segundo o Edu, mas não quis repartir uma herança meio a meio.

    Em Lucas 12: 13-15, Cristo é confrontado com um pedido de redistribuição. “Mestre, diz a meu irmão para repartir a herança comigo“. Mas eis que o Filho de Deus, o mesmo Homem que operou curas milagrosas e acalmou as ondas, responde assim: “Homem, quem fez de mim um juiz ou repartidor entre vós? Acautelai-vos e guardai-vos da cobiça, porque a riqueza de um homem não consiste na abundância material que ele possui.” Note que Ele poderia ter repartido a riqueza entre dois homens com um simples aceno de sua mão, mas aproveitou a oportunidade para denunciar inveja.

    • Vocês nunca entendem o sentido da distribuição de renda. Ninguém quer a riqueza do outro, o que se quer é que a riqueza de um não ocasione a fome do outro. Jesus Cristo, segundo as escrituras, não tiraria a riqueza de um para dar a outro, mas de um para dar a muitos. Basta ler o post

      • Em qual parte das escrituras Jesus tomou a riqueza de um para dar a muitos? E para fazer isso é necessário o uso da força, armas e todo aparato coercitivo do governo. Jesus nunca fez isso e nem defendeu algo do tipo. Se Jesus não quis dividir uma herança ao meio o que dirá em diversas partes? Jesus ensinou que você, Edu, de forma livre e espontânea deve ajudar os mais necessitados com seus próprios recursos. Ele não disse que você deve apoiar uma revolução armada e confiar poder estatal a um grupo de pessoas que à força irão tomar o que é dos outros para “redistribuir”. E o socialismo vai além, muito além da propaganda. Todo regime socialista, com seus métodos de planificar a economia, acabou com a desigualdade social deixando toda população igualmente pobre e miserável (exceto os membros do alto escalão do governo que viviam vidas nababescas).

Deixe uma resposta